A melhor explicação, nem precisei assistir outros vídeos após este, vi vários antes, mas nenhum explicou de forma transparente. Colocou todos no bolso, parabéns !
Para um aterramento seguro e eficiente o correto é fazer uma equipotencialização de todas as massas e aterramento. Neste caso o aterramento da concessionária se juntaria com a da residência no BEP garantido que todos estejam em um mesmo potencial.
Mas meu querido o aterramento da consecionaria não é pra equipotencializar o neutro da rua ? Por que devo mandar um aterramento energizado pra meu circuito ?
@@isaiastoscano3093 o neutro so estará energizado se ouver alguma anomalia na instalação da concessionária, tipo transformador com algum problema ou roubo de energia assim teríamos uma tensão contínua que passa da fase e retorna pelo neutro... Isso não é pra acontecer pós o neutro por ser um consultor carregado ele não pode da choque em hipótese alguma.. Então equipotencializar os equipamentos aterramentos através de um BEP pelo o que eu entende pode
Ricardo, boa tarde, muito esclarecedor o seu vídeo, a maioria entra em detalhes desnecessários, e saímos sem a resposta. O seu vídeo muito objetivo foi o único que me respondeu sobre o aterramento do poste, muito obrigado, parabéns, ganhou mais um seguidor
Uma boa opção é usar o esquema TN-C-S. Aterrar o neutro no padrão, aí você tem o condutor PEN (Proteção + Neutro), e aí faz um BEP (barramento de equipotencialização) e interliga o aterramento da residência.
@@1netinho09isso é um dos esquemas de aterramento de todo o processo desde o padrão da concessionária até a sua casa , do padrão até o QDC ( quadro de distribuição)é TN-C, do QDC pra sua é casa é TN-S , juntos forma TN-C-S de acordo com a norma, se eu estiver errado me corrija-me.
Aula maravilhosa meu amigo, ainda hoje me deparei com essa novidade depois de alguns tempo sem trabalhar nessa área.Fui iniciar a instalação para meu amigo, e tive que deixar éssa parte pra depois agora estou afiado graças à esse vídeo. Parabéns pela ótima explanação!
Essa foi a melhor explicação, para leigo como eu, de como funciona a entrada e a saída de um transformador...muito boa...e olha que eu já havia procurado em vários outros videos e nada.
Nossa amigo valeu !!! Um monte de vídeo e ninguém explicou da forma que vc...os profissionais esquecem que quem procura na internet não é profissional foi ótima sua explicação!! Obrigado
\Meu amigo Ricardo, discordo acredito que voce esteja confuso, pois ao demais videos seu são bastantes corretos, sobre usar ou não o aterramento da conscessonária não há problema ele deve ser ligado ao aterramento da casa, o eletrodo de aterramento deve ser único, não pode haver diferença de potencial, inclusive se houver SPDA será um unico aterramento desde que haja uma rresistencia baixa, o aterramento extrutural é o mais recomendado. Grato Manuel Tavares
Quando a concessionária oferece e permite, pode sim usar o neutro aterrado da concessionária,o melhor é aterrar o neutro mais próximo do padrão antes do QDC.
@@SerEletricista ricardo, voce explica muito bem e deve ser um ótimo profissional. Mas analise bem, em uma situação perfeita haveria sim um aterramento diferenciado para o QDC interno. Mas em casos como predios de muitos andares, o que seria melhor? Usar o ótimo aterramento com três hastes ganvanicas previamente vistoriado pela Cemig ou usar aquela gambiarra (que não serve pra nada) de parafusar um fio no vasinho de planta? Termos opiniões diferentes nao diminui o nosso profissionalismo 😉 Parabéns por gerar conteúdo.
@@SerEletricista amigo concordo com..o aterramento de proteção acho q tem q ser independente e nada de puxar do neutro...se fosse assim nas tomadas tripolares,, ligava o neutro no lugar do neutro no lugar do terra.rs
@@davibaumgratz8758 Amigo, em predios o sistema de aterramento possui algumas peculiaridades, podendo até mesmo utilizar partes estruturais do predio como condutor para auxiliar neste aterramento. E em predios de muitos andares, a carga ultrapassa 75kW, já nao se categorizando como consumidor de baixa tensão, exigindo outro tipo de instalação, com aterramentos mais complexos e mais eficazes.
Como eu posso instalar um DPS no meu padrão?? A minha casa não tem aterramento. meu padrão tem 2 disjuntores de 50A 2 fases de 110v e o neutro. Pensei de instalar o DPS dentro da caixa de inspeção abaixo do padrão. sobre instalar o aterramento o lado externo está todo com acabamento sendo inviável quebrar para fazer o aterramento .grato.
+Pipes Pipes amigão na verdade você tem outros problemas piores da sua instalação como falta de dimensionamento e Distribuição mas com relação DPS no padrão isso você deve consultar a concessionária
+Pipes Pipes, para utilizar DPS, é necessário possuir um sistema de aterramento. O DPS não necessariamente precisa ser instalado no padrão de entrada, podendo ser instalado no quadro de distribuição, por exemplo. Mas, em todo caso, seria necessário ter o condutor de aterramento conectado na saída do DPS. Com já foi comentado, você também tem outros problemas na sua instalação elétrica além da falta de DPS. Eu aconselharia você a chamar um profissional qualificado para refazer o projeto da sua instalação elétrica.
Vítor Augusto Olivier Obrigado! infelizmenta a casa que eu comprei não tem aterramento como as outras milhares de casas da minha cidade. Eletricistas por aqui dizem que não precisa. Comecei a assistir os Vídeos do Ricardo e estabdo a NBR e gostaria de deixar a casa de acordo com a norma. obrigado!!
Hoje em dia a maior dificuldade a se ter um aterramento é em edificações antigos, infelizmente já fui chamado diversamente para instalações com dr e dps mas infelizmente me deparei com prédios sem aterramento tendo em vista que já executei a instalação do dps pelo neutro conforme dimensionamento de eng.elétrico mas nunca é perfeito pois o dr entende que há um ddp e sempre desarma. Se na sua região o maior problema for o solo procure por haste mais cumpridas de 5 metros procure colocar uma no medidor no neutro da consecionaria e outro no terra do qdc e mede uma distância circuferênte de 10 metros entre ambas.
esse novo aterramento seria o modelo TT ? podemos realizar a mesma metodologia de caixa de inspeção e haste conectando diretamente ao quadro de disjuntores ?
+Brener Cabral Oi amigão neste caso ficar a seu critério escolher o tipo de aterramento seja TT tnc tncs o que importa é não fazer ligação no padrão pois a norma deixar bem claro que o padrão alimentado é de responsabilidade da concessionária e depois de lacrado seu rompimento é crime
@@SerEletricista cara acho seus vídeos muito bons , mas não ficou claro essa sua explicação, aqui no sul só e aceito o aterramento no padrão, fora alguns casos específicos daí se faz um TT
@@SerEletricista mas Ricardo só me tira uma dúvida , quando vc fala aterramento do padrão ( vc fala do poste do cliente que está dentro do seu terreno, poste ou mureta enfim , porque se for isso vc se esquivou no vídeo amigo. Obrigado aguardo seu retorno
@@SerEletricista Em relação a economia de cabo não procede, até pq terá q ser feita a equipotencializaçao entre os aterramentos conforme NBR-5410/2004, ou seja utilizará cabeamento do mesmo jeito. O impedimento da adoção do aterramento se baseia no fato q o aterramento funcional (padrão de entrada) não poderá ser utilizado como proteção, pois o mesmo não atende as especificações mínimas requeridas pelo aterramento de proteção notmatizados, mas isso não significa que ele nunca poderá ser utilizado, por exemplo, no Sistema de aterramento TN-S, desde que atendida as especificações do aterramento de proteção, utiliza o aterramento padrão no sistema como todo.
@@RPrenanrimon essa era minha dúvida. A Cemig em MG disponibiliza o aterramento do padrão pra usar na residência. Acho que o "professor" só quis expor sua opinião mesmo.
Não vale nem a pena falar .tu dizer que é eletrotécnico e estudante de engenharia não quer dizer nada sobre o que falei.há erros no entendimento sobre aterramento do padrão até dentro da residência. Assistir o vídeo só por hábito e saber se conhece mesmo do assunto. Acompanho muito o canal da eletricidade pois mostra dentro da norma .mas deixa queto
+Ademar Barroso amigo me perdoe a sinceridade mas ele não é engenheiro eletricista tem coisas que ele não pode falar com propriedade Mas enfim se você acha que tem ensinado coisas erradas no canal não precisa e não é obrigado assistir meus vídeos a minha intenção sempre ajudar
Esse é um padrão de aterramento chamado TN-S. Na vdd aterramento não é assunto tao simples, mas para o assunto abordado ta perfeito. Inclusive o transformador é exatamente isso.
Muito muito Bom !!! Excelente explicação, principalmente porque o neutro até ser aterrado mesmo antes de ser fornecido ao cliente na casa dele, Pode Muito Bem ter corrente parasita !!! ESTE HOMEM É DE CONFIANÇA ! Aquele abraço !
+Luciano cardoso É verdade amigo é um assunto bem polêmico porque muitos não consegue abrir a mente entender o que é certo que é errado tem pessoas que nunca entraram numa escola técnica e não tem ideia do que é correto e seguem aquelas ideias antigas de que a casa não precisa de aterramento de quê DPS é frescura e outras coisas mas ainda bem que tem pessoas como você que gostam de um vídeo correto tamo junto amigo um abraço
Cara, neuto sai do transformador?? Que loucura!! Obrigado! Mto boa a explicação! Consegui entender o pq de aterrar o neuto e fazer um aterramento individual para a instalação. Simplesmente fácil e perfeito!
Quando estava fazendo o curso para exerce a profissão indaguei meu instrutor sobre esse detalhe, pois aqui no ES observava que os amigos de profissão ao fazer o aterramento do neutro dentro da caixa do padrão fazia a derivação para o terra ali. Ele respondeu: Você pode utilizar a mesma haste ao invés de fazer a derivação na Caixa. Eu particularmente concordo plenamente com você em fazer o aterramento interno separado do aterramento do neutro da concessionária. Parabéns mais uma vez pela ótima vídeo aula.
+Wenes Martins isso aí amigão você está correta Infelizmente seu instrutor deveria passar por uma qualificação para entender o que deve ser feito à mão
vc realmente merece nosso respeito porque vc e um exelente profissional. esse video assim como muitos outros seus me ajudou muito. muito obrigado meu amigo.
Trabalhei com aterramento de alta tensão e de radiofrequência por mais de 50 anos. O que mais me deu problema foi o aterramento para armadilha de onda, a fim de evitar interferências de RF. Sou especialista em armadilha de onda e filtros de Corrente Alternada (AC). Tudo isso me ensinou uma coisa: terra é terra. Uma vez aterrado um cabo condutor, da maneira correta, ele tem uma diferença de potencial igual a zero. A partir disso, qualquer coisa será elevada ao potencial zero, inclusive parasitas de cargas ou ondas. Assim, um aterramento em separado dentro do imóvel consumidor é um gasto desnecessário, se existir uma anulação já na entrada, com o aterramento padrão da chegada de energia no medidor. Claro que um aterramento a parte estará desconectado diretamente à parasitas de ondas de AC, mas um sistema em separado num edifício vai virar uma antena gigante, que irá captar ruídos emitidos por motores elétricos que utilizam carvão, como liquidificadores e aspiradores de pó e todas as transmissões de AM e FM que passam pelo local. A emenda irá ficar pior do que o soneto, porque uma coisa é zerar uma linha de potencial, outra é criar uma rede, onde uma ponta é zero e a outra são dezenas de pontos geradores de espúrios de toda natureza. Dependendo da dimensão do local, ao criar uma armadilha, podemos estar criando um transmissor de milhares de problemas. Já passei por isso, até descobrir que a merda estava no aterramento solitário. Um abração!
Concordo plenamente, baseado nisso as concessionárias já estão aterrando o Neutro no ponto de entrada, e consequentemente todo Aterramento desde a entrada da casa ficará Equipotencializado, não é a toa que a NBR 5410 está em revisão justamente focado na equipotencialização de todos barramentos.
Mo padrão de entrada em MG, a concessionária cemig disponibiliza o cabo de aterramento para o QDG junto com a haste do padrão. Neste caso pode usar sim, desde que seja um sistema equipotencializado.
Parabéns professor ótimos vídeo, fiz a troca de padrão na minha casa para 2 trifásico tive q colocar 5 haste de aterramento e tive q puxar dois cabo de 10 milímetros de terra do poste para minha casa se não eles não faziam a ligação
Valeu aí colega já já entendi então então não pode usar do relógio a gente tem que fazer uma um terra para gente dentro perto da Caixa tá bom então obrigado aí agora eu entendi
Boa noite meu amigo esses vídeos é muito interessante muito bem explicado Depois desses vídeos os meus serviço está ficando muito melhor obrigado obrigado
O meu amigo ando muito atarefado aqui na minha cidade tem hora que fica até difícil escrever pro canal ,essa sugestão é muito boa . entenderão pessoal não suja o aterramento.
Excelente Professor, muito boa explicação !! A Haste de aterramento então é para manter o potencial no Neutro equilibrado conforme a terra em 0 !! Vale lembra tbém, que não devemos fazer vários aterramentos, mas um único, seja em série em triângulo, enfim, interligados, para os diversos pontos de nossa residência !! Correto Professor ?? forte abraço e muita saúde !!
+Sandro Aquino É isso aí amigo na verdade o da concessionária é para ela e o nosso deve ser único e qualquer tipo de aterramento deve ser interligado a ele isso é chamado o barramento de equipotencialização principal
Bom dia. A Eletropaulo aqui em São Paulo, Mauá, também permite que o neutro seja aterrado no padrão de entrada e levado de lá ao QDC, assim como mencionou Donizete!!!!!!
+Ederson Santos amigão todas as concessionárias solicitam que o neutro seja errado mas o que quis dizer no vídeo que um aterramento do padrão não pode ser usado para dentro da casa
Eu entendi Ricardo, talvez eu tenha me expressado mau. Bem é claro que é necessário aterrar o neutro no padrão de entrada, No vídeo você mencionou que não é permitido usar esse aterramento do padrão de entrada, do neutro, para dentro da casa, sendo que algumas concessionárias como Eletropaulo permitem que isto seja feito. Mas de qualquer forma muito boa sua explicação e o conteúdo do seu canal parabéns!
Parabéns Mestre Serpa! Como sempre, suas aulas são excelentes! É uma grande satisfação fazer parte de seu grupo de WhatsApp Canal Ser Eletricista 2! Espero em breve poder fazer o Curso com Certificado de Comandos Elétricos! Continuo aprendendo muito com suas aulas de Elétrica e de Comandos... que Deus continue o abençoando! Forte abraço!
Boa tarde Ricardo! aqui em Minas Gerais a concessionária Cemig exige que deixe o cabo de aterramento do padrão como espera para que a pessoa possa utilizá-lo para dentro da residência, na verdade eles até recomendam que utilize esse aterramento para a casa também.
Ótimo vídeo! cada vez mais tô aprendendo, e ganhando conhecimento com seus vídeos. Dessa eu já sabia que é fora da norma Usar o aterramento do padrão pra dentro da residência
O aterramento do padrão tem que ser levado para dentro de casa, e se fincar mais uma haste tem que interligar porque se não haverá DDP entre as hastes e poderá num surto retorceder para os equipamentos o surto da haste individual.
Show de conhecimento. Assunto polêmico. Tem engenheiros que não liberam habits se não estiver interligando. Dão o haval e depois retiramos tornando independente .
+Adilson pickler amigão tem muitos engenheiros que precisam voltar para escola pois não sabe nem o que é uma chave de fenda. Na minha região se rompermos o padrão é crime E se utilizarmos o aterramento do padrão a concessionária vem corta a energia e ainda por cima multa
Ganhou mais um inscrito! To fazendo a instalaçao com novas tomadas e terra em casa e queria muito saber disso. Farei um terra separado so pra casa, o do medidor ja ta la.
Ricardo serpa . eu Antônio de Araújo, lhe considero o maior profissionais da elétrica sou muito fã de vc. Ricardo porque todas instalação de padrão de energia trifásico precisa de 2 aferramentas, porque 1 só não resolve o problema?
Parabéns pelo trabalho,seu canal SER ELETRICISTA e ótimo, por acaso vc tem como mandar um vídeo,de passo a passo de montagem de padrão de entrada na parede, obrigado um forte abraço
Muito boa a explicação professor, você é fera. Só uma sugestão, essa sua explicação pra quem tem algum conhecimento ficou muito, porém pra ajudar mais no entendimento do assunto acredito que uma ilustração ficaria show de bola.
Boa tarde.
Maravilha a explicação.
Nos padrões da CEMIG a saída é obrigatória com 4 condutores.
2 fases 1 neutro 1 verde que é o terra.
A melhor explicação, nem precisei assistir outros vídeos após este, vi vários antes, mas nenhum explicou de forma transparente. Colocou todos no bolso, parabéns !
Para um aterramento seguro e eficiente o correto é fazer uma equipotencialização de todas as massas e aterramento.
Neste caso o aterramento da concessionária se juntaria com a da residência no BEP garantido que todos estejam em um mesmo potencial.
Mas meu querido o aterramento da consecionaria não é pra equipotencializar o neutro da rua ? Por que devo mandar um aterramento energizado pra meu circuito ?
@@isaiastoscano3093 pois é, fiquei pensando nisso também.
@@isaiastoscano3093 o neutro so estará energizado se ouver alguma anomalia na instalação da concessionária, tipo transformador com algum problema ou roubo de energia assim teríamos uma tensão contínua que passa da fase e retorna pelo neutro...
Isso não é pra acontecer pós o neutro por ser um consultor carregado ele não pode da choque em hipótese alguma..
Então equipotencializar os equipamentos aterramentos através de um BEP pelo o que eu entende pode
@@isaiastoscano3093y
Aterremto esperado só funciona se tiver dR na instalacao
Ricardo, boa tarde, muito esclarecedor o seu vídeo, a maioria entra em detalhes desnecessários, e saímos sem a resposta. O seu vídeo muito objetivo foi o único que me respondeu sobre o aterramento do poste, muito obrigado, parabéns, ganhou mais um seguidor
Valeu amigão seja muito bem vindo
Uma boa opção é usar o esquema TN-C-S. Aterrar o neutro no padrão, aí você tem o condutor PEN (Proteção + Neutro), e aí faz um BEP (barramento de equipotencialização) e interliga o aterramento da residência.
????
@@1netinho09isso é um dos esquemas de aterramento de todo o processo desde o padrão da concessionária até a sua casa , do padrão até o QDC ( quadro de distribuição)é TN-C, do QDC pra sua é casa é TN-S , juntos forma TN-C-S de acordo com a norma, se eu estiver errado me corrija-me.
Aula maravilhosa meu amigo, ainda hoje me deparei com essa novidade depois de alguns tempo sem trabalhar nessa área.Fui iniciar a instalação para meu amigo, e tive que deixar éssa parte pra depois agora estou afiado graças à esse vídeo. Parabéns pela ótima explanação!
Meu amigo show de bola sua demonstração valeu muito e muito boa à apresentação valeu me valeu muito obrigado
Essa foi a melhor explicação, para leigo como eu, de como funciona a entrada e a saída de um transformador...muito boa...e olha que eu já havia procurado em vários outros videos e nada.
poxa valew
Cara essa é uma dúvida que muitos tem , obrigado por esclarecernossas dúvidas,acompanho o seu trabalho e estou aprendendo muito com você parabéns
Pra min foi uma ótima explicação ! Só não entende que não quer entender ! Aterramento e essencial ! Parabéns mais 1 inscrito
Parabéns, professor.Explicou o complicado de um jeito descomplicado.
Nossa amigo valeu !!! Um monte de vídeo e ninguém explicou da forma que vc...os profissionais esquecem que quem procura na internet não é profissional foi ótima sua explicação!! Obrigado
poxa valew
Até que enfim alguém falou certo!!! Parabéns pelo trabalho!
Valeu brother
Obrigado cara pela dica. Uma ótima noite um sono abençoado.
Valeu amigão para você também
\Meu amigo Ricardo, discordo acredito que voce esteja confuso, pois ao demais videos seu são bastantes corretos, sobre usar ou não o aterramento da conscessonária não há problema ele deve ser ligado ao aterramento da casa, o eletrodo de aterramento deve ser único, não pode haver diferença de potencial, inclusive se houver SPDA será um unico aterramento desde que haja uma rresistencia baixa, o aterramento extrutural é o mais recomendado.
Grato
Manuel Tavares
Mesmo PORQUE em alguns sistemas UTILIZA SE o ATERRAMENTO do PADRÃO
Mandou bem amigo....aí fecha quem tem.duvidas!!!
Foi assim que aprendi....Senai Ary torres São Paulo..
Concordo
ricardo eu ja li bastante sobre eletrica e vc esta certo nota 1000 vc é muito bom estou com vc abraço
+janir ribeiro Muito obrigado meu irmão
muito bom Ricardo bem explicado curto e rápido direto ao ponto
+Rosimar Alves Valeu meu irmão tamo junto
+Ser Eletricista , mas o aterramento tns
+Ser Eletricista . mas pra fazer um aterramento tns teremos que usar o aterramento do padrão, ou não?
Boa noite ,prof, gostei desta aula, que todos eletricista fassam assim, Obrigado eu particularmente não perco uma aula, um G abraço
+cordiolino lopes dos santos Muito obrigado meu amigo Deus abençoe
Muito bem explicado, obrigado por compartilhar seu conhecimento.
+Amaral Silva Oi amigão é um prazer poder ajudar
@@SerEletricista aqui em casa vem da concessionária apenas duas fases e o neutro sai do aterramento feito por eles no poste de casa, pq?
Parabéns por ser direto ao ponto muinto bom só reforçou minha tese
Excelente explicação. Parabéns.
Posso usar esse aterramento para chuveiro
As suas aulas que são ensunamento muitos valiosos gratidão Prof pelos seus ensinamentos
Eu que agradeço
O esquema TNS é permitido pela norma e é muito seguro também!!
Acho que você se equivocou Ricardo!
Amigão esses esquemas são utilizados na instalação interna não tem nada a ver com aterramento funcional do padrão com certeza não me equivoquei
Quando a concessionária oferece e permite, pode sim usar o neutro aterrado da concessionária,o melhor é aterrar o neutro mais próximo do padrão antes do QDC.
@@SerEletricista ricardo, voce explica muito bem e deve ser um ótimo profissional. Mas analise bem, em uma situação perfeita haveria sim um aterramento diferenciado para o QDC interno. Mas em casos como predios de muitos andares, o que seria melhor? Usar o ótimo aterramento com três hastes ganvanicas previamente vistoriado pela Cemig ou usar aquela gambiarra (que não serve pra nada) de parafusar um fio no vasinho de planta?
Termos opiniões diferentes nao diminui o nosso profissionalismo 😉
Parabéns por gerar conteúdo.
@@SerEletricista amigo concordo com..o aterramento de proteção acho q tem q ser independente e nada de puxar do neutro...se fosse assim nas tomadas tripolares,, ligava o neutro no lugar do neutro no lugar do terra.rs
@@davibaumgratz8758 Amigo, em predios o sistema de aterramento possui algumas peculiaridades, podendo até mesmo utilizar partes estruturais do predio como condutor para auxiliar neste aterramento. E em predios de muitos andares, a carga ultrapassa 75kW, já nao se categorizando como consumidor de baixa tensão, exigindo outro tipo de instalação, com aterramentos mais complexos e mais eficazes.
Essa foi a melhor explicação sobre esse tipo de aterramento
Melhor explicação do que professor do Senai. Parabéns
+Andrew Valeu meu amigo muito obrigado
Muito bem explicado parabéns vc é um ótimo profissional muito obrigado entendi
Eu que agradeço
Opa valeu professor Ricardo obrigado Deus abençoe
Excelente dica, também criei uma malha de aterramento independente em função do risco de inversão de fase que pode ocorrer na concessionária!
+Milton Vaz Muito bom Show de bola parabéns
Como eu posso instalar um DPS no meu padrão?? A minha casa não tem aterramento. meu padrão tem 2 disjuntores de 50A 2 fases de 110v e o neutro. Pensei de instalar o DPS dentro da caixa de inspeção abaixo do padrão. sobre instalar o aterramento o lado externo está todo com acabamento sendo inviável quebrar para fazer o aterramento .grato.
+Pipes Pipes amigão na verdade você tem outros problemas piores da sua instalação como falta de dimensionamento e Distribuição mas com relação DPS no padrão isso você deve consultar a concessionária
+Pipes Pipes, para utilizar DPS, é necessário possuir um sistema de aterramento. O DPS não necessariamente precisa ser instalado no padrão de entrada, podendo ser instalado no quadro de distribuição, por exemplo. Mas, em todo caso, seria necessário ter o condutor de aterramento conectado na saída do DPS. Com já foi comentado, você também tem outros problemas na sua instalação elétrica além da falta de DPS. Eu aconselharia você a chamar um profissional qualificado para refazer o projeto da sua instalação elétrica.
Vítor Augusto Olivier Obrigado! infelizmenta a casa que eu comprei não tem aterramento como as outras milhares de casas da minha cidade. Eletricistas por aqui dizem que não precisa. Comecei a assistir os Vídeos do Ricardo e estabdo a NBR e gostaria de deixar a casa de acordo com a norma. obrigado!!
Hoje em dia a maior dificuldade a se ter um aterramento é em edificações antigos, infelizmente já fui chamado diversamente para instalações com dr e dps mas infelizmente me deparei com prédios sem aterramento tendo em vista que já executei a instalação do dps pelo neutro conforme dimensionamento de eng.elétrico mas nunca é perfeito pois o dr entende que há um ddp e sempre desarma. Se na sua região o maior problema for o solo procure por haste mais cumpridas de 5 metros procure colocar uma no medidor no neutro da consecionaria e outro no terra do qdc e mede uma distância circuferênte de 10 metros entre ambas.
Agora tirou terei todas minhas dúvidas em relação a esse aterramento muito obrigado meu amigo pelo o vídeo
esse novo aterramento seria o modelo TT ? podemos realizar a mesma metodologia de caixa de inspeção e haste conectando diretamente ao quadro de disjuntores ?
+Brener Cabral Oi amigão neste caso ficar a seu critério escolher o tipo de aterramento seja TT tnc tncs o que importa é não fazer ligação no padrão pois a norma deixar bem claro que o padrão alimentado é de responsabilidade da concessionária e depois de lacrado seu rompimento é crime
@@SerEletricista cara acho seus vídeos muito bons , mas não ficou claro essa sua explicação, aqui no sul só e aceito o aterramento no padrão, fora alguns casos específicos daí se faz um TT
@@SerEletricista mas Ricardo só me tira uma dúvida , quando vc fala aterramento do padrão ( vc fala do poste do cliente que está dentro do seu terreno, poste ou mureta enfim , porque se for isso vc se esquivou no vídeo amigo. Obrigado aguardo seu retorno
Muito , bem , que você nos explicou , sobre, esse tipo de aterramento, Deus ti ilumine e ti proteja , muito obrigado pelo vidio
Desculpe mas, vc está equivocado meu amigo !!!! O comentário anterior explanou muito bem...
Amigão não estou equivocado é só você ler a NBR 5410
@@SerEletricista Em relação a economia de cabo não procede, até pq terá q ser feita a equipotencializaçao entre os aterramentos conforme NBR-5410/2004, ou seja utilizará cabeamento do mesmo jeito.
O impedimento da adoção do aterramento se baseia no fato q o aterramento funcional (padrão de entrada) não poderá ser utilizado como proteção, pois o mesmo não atende as especificações mínimas requeridas pelo aterramento de proteção notmatizados, mas isso não significa que ele nunca poderá ser utilizado, por exemplo, no Sistema de aterramento TN-S, desde que atendida as especificações do aterramento de proteção, utiliza o aterramento padrão no sistema como todo.
@@RPrenanrimon essa era minha dúvida. A Cemig em MG disponibiliza o aterramento do padrão pra usar na residência. Acho que o "professor" só quis expor sua opinião mesmo.
Muito bom mesmo a sua aula parabéns. Simplificou pra que agente que não entendemos muito .possamos entender .parabéns
Não vale nem a pena falar .tu dizer que é eletrotécnico e estudante de engenharia não quer dizer nada sobre o que falei.há erros no entendimento sobre aterramento do padrão até dentro da residência. Assistir o vídeo só por hábito e saber se conhece mesmo do assunto. Acompanho muito o canal da eletricidade pois mostra dentro da norma .mas deixa queto
+Ademar Barroso amigo me perdoe a sinceridade mas ele não é engenheiro eletricista tem coisas que ele não pode falar com propriedade Mas enfim se você acha que tem ensinado coisas erradas no canal não precisa e não é obrigado assistir meus vídeos a minha intenção sempre ajudar
Esse é um padrão de aterramento chamado TN-S. Na vdd aterramento não é assunto tao simples, mas para o assunto abordado ta perfeito. Inclusive o transformador é exatamente isso.
Muito muito Bom !!!
Excelente explicação, principalmente porque o neutro até ser aterrado mesmo antes de ser fornecido ao cliente na casa dele, Pode Muito Bem ter corrente parasita !!!
ESTE HOMEM É DE CONFIANÇA !
Aquele abraço !
Obrigado meu querido amigo
Parabéns professor ótima explicação 👏👏👏👏
Obgdo pela instrução, sou iniciante na profissão
Boa noite professor!! Obrigado pela essa eu sempre fiz nunca usei aterramento da concessionária más é um assunto muito importante de se falar...
+Luciano cardoso É verdade amigo é um assunto bem polêmico porque muitos não consegue abrir a mente entender o que é certo que é errado tem pessoas que nunca entraram numa escola técnica e não tem ideia do que é correto e seguem aquelas ideias antigas de que a casa não precisa de aterramento de quê DPS é frescura e outras coisas mas ainda bem que tem pessoas como você que gostam de um vídeo correto tamo junto amigo um abraço
Bacana Ricardo. Eu tinha essa dúvida, pq tem muitos que estavam utilizando o TERRA do PADRÃO para fazer o aterramento da casa tbm. VALEU
Cara, neuto sai do transformador?? Que loucura!! Obrigado! Mto boa a explicação! Consegui entender o pq de aterrar o neuto e fazer um aterramento individual para a instalação. Simplesmente fácil e perfeito!
Que bom que ajudou
Quando estava fazendo o curso para exerce a profissão indaguei meu instrutor sobre esse detalhe, pois aqui no ES observava que os amigos de profissão ao fazer o aterramento do neutro dentro da caixa do padrão fazia a derivação para o terra ali.
Ele respondeu: Você pode utilizar a mesma haste ao invés de fazer a derivação na Caixa.
Eu particularmente concordo plenamente com você em fazer o aterramento interno separado do aterramento do neutro da concessionária.
Parabéns mais uma vez pela ótima vídeo aula.
+Wenes Martins isso aí amigão você está correta Infelizmente seu instrutor deveria passar por uma qualificação para entender o que deve ser feito à mão
vc realmente merece nosso respeito porque vc e um exelente profissional. esse video assim como muitos outros seus me ajudou muito. muito obrigado meu amigo.
Muito obrigado meu amigo Deus abençoe grandemente
Que explicaçao muito boa
Quem sabe sabe e ensina a quem nao sabe exelente professor.
+Luiz Feitosa Muito Obrigado Luiz e é muito bom poder ajudar
Trabalhei com aterramento de alta tensão e de radiofrequência por mais de 50 anos. O que mais me deu problema foi o aterramento para armadilha de onda, a fim de evitar interferências de RF. Sou especialista em armadilha de onda e filtros de Corrente Alternada (AC). Tudo isso me ensinou uma coisa: terra é terra. Uma vez aterrado um cabo condutor, da maneira correta, ele tem uma diferença de potencial igual a zero. A partir disso, qualquer coisa será elevada ao potencial zero, inclusive parasitas de cargas ou ondas. Assim, um aterramento em separado dentro do imóvel consumidor é um gasto desnecessário, se existir uma anulação já na entrada, com o aterramento padrão da chegada de energia no medidor. Claro que um aterramento a parte estará desconectado diretamente à parasitas de ondas de AC, mas um sistema em separado num edifício vai virar uma antena gigante, que irá captar ruídos emitidos por motores elétricos que utilizam carvão, como liquidificadores e aspiradores de pó e todas as transmissões de AM e FM que passam pelo local. A emenda irá ficar pior do que o soneto, porque uma coisa é zerar uma linha de potencial, outra é criar uma rede, onde uma ponta é zero e a outra são dezenas de pontos geradores de espúrios de toda natureza. Dependendo da dimensão do local, ao criar uma armadilha, podemos estar criando um transmissor de milhares de problemas. Já passei por isso, até descobrir que a merda estava no aterramento solitário. Um abração!
Show de experiência
Concordo plenamente, baseado nisso as concessionárias já estão aterrando o Neutro no ponto de entrada, e consequentemente todo Aterramento desde a entrada da casa ficará Equipotencializado, não é a toa que a NBR 5410 está em revisão justamente focado na equipotencialização de todos barramentos.
Mo padrão de entrada em MG, a concessionária cemig disponibiliza o cabo de aterramento para o QDG junto com a haste do padrão. Neste caso pode usar sim, desde que seja um sistema equipotencializado.
Bom dia, sua explicação foi muito boa e correta.
Quem é que dá um deslaique em uma explicação tão simples como essa? Parabéns pelo seu trabalho professor gosto muito dos sei vídeo é bem simples
Poxa valew
Boa noite professor beleza, obrigado pela explicação
Adorei a explicação
De forma bem simples
Bom pra mim q estou começando agr na profissão
Mto obrigado
+Tiago Vinicius Valeu Tiago um abraço
Parabéns professor ótimos vídeo, fiz a troca de padrão na minha casa para 2 trifásico tive q colocar 5 haste de aterramento e tive q puxar dois cabo de 10 milímetros de terra do poste para minha casa se não eles não faziam a ligação
+junior Gutz cada vez eles inventam mais coisas
Valeu aí colega já já entendi então então não pode usar do relógio a gente tem que fazer uma um terra para gente dentro perto da Caixa tá bom então obrigado aí agora eu entendi
Boa noite meu amigo esses vídeos é muito interessante muito bem explicado Depois desses vídeos os meus serviço está ficando muito melhor obrigado obrigado
opa, valew
Valeu professor Ricardo! Tirou minha dúvida sobre esse tipo de aterramento.👍👍👍👍👍
👍👍👍👍👍
Muito show, sempre pensei isso, mas ficava com dúvida, agora sim, sanou essa minha dúvida, muito obrigado.
Valeu Ricardo Muito obrigado aí eu gostei da sua explicação viu muito boa muito
O meu amigo ando muito atarefado aqui na minha cidade tem hora que fica até difícil escrever pro canal ,essa sugestão é muito boa . entenderão pessoal não suja o aterramento.
que ótimo que gostou que bom que tem bastante trabalho. isso é benção de Deus
Excelente Professor, muito boa explicação !! A Haste de aterramento então é para manter o potencial no Neutro equilibrado conforme a terra em 0 !! Vale lembra tbém, que não devemos fazer vários aterramentos, mas um único, seja em série em triângulo, enfim, interligados, para os diversos pontos de nossa residência !! Correto Professor ?? forte abraço e muita saúde !!
+Sandro Aquino É isso aí amigo na verdade o da concessionária é para ela e o nosso deve ser único e qualquer tipo de aterramento deve ser interligado a ele isso é chamado o barramento de equipotencialização principal
Bom dia. A Eletropaulo aqui em São Paulo, Mauá, também permite que o neutro seja aterrado no padrão de entrada e levado de lá ao QDC, assim como mencionou Donizete!!!!!!
+Ederson Santos amigão todas as concessionárias solicitam que o neutro seja errado mas o que quis dizer no vídeo que um aterramento do padrão não pode ser usado para dentro da casa
Eu entendi Ricardo, talvez eu tenha me expressado mau. Bem é claro que é necessário aterrar o neutro no padrão de entrada, No vídeo você mencionou que não é permitido usar esse aterramento do padrão de entrada, do neutro, para dentro da casa, sendo que algumas concessionárias como Eletropaulo permitem que isto seja feito. Mas de qualquer forma muito boa sua explicação e o conteúdo do seu canal parabéns!
eu tambem tenho esse entendimento da norma, aqui onde eu moro em curitiba a concessionaria a copel permite usar tns mas partindo do padra de entrada
Parabéns Mestre Serpa! Como sempre, suas aulas são excelentes! É uma grande satisfação fazer parte de seu grupo de WhatsApp Canal Ser Eletricista 2! Espero em breve poder fazer o Curso com Certificado de Comandos Elétricos! Continuo aprendendo muito com suas aulas de Elétrica e de Comandos... que Deus continue o abençoando! Forte abraço!
+Adenaylson Francisco show de bola amigo Deus abençoe grandemente tamo junto
Boa explicações,o melhor é fazer um aterramento TT.
Muito bem explicado valeu SER ELETRICISTA Ricardo
+Roque Leite Valeu mestre tamo junto
Muito bom. Poderia fazer um vídeo mostrando esse aterramento com haste? A visualização explicada é bem melhor pra se aprender, pra leigo.
Ótimo sanou minha dúvida obrigado DEUS abençoe
Valeu Ricardo muito bem esplicado
Queria que meu professor tivesse explicado assim, muito mais fácil de entender, parabéns Ricardo!
+Fernando Sanches da Fonseca às vezes alguns professores não sabe ensinar isso acontece muito
´´é muito gratificante sempre ver as suas aulas
Parabens, muito bem explicado.Façam o seu proprio aterramento que eh bem mais seguro.
Opa, e verdade
Parabéns . Essa foi o melhor esclarecimento sobre esse tipo de aterramento que já vi até hoje. E olha que já pesquisei bastante .
Muito obrigado
Obrigado,agora entendo o padrão cemig 127v
Excelente canal, o professor explica sem enrroleixon.
Boa tarde Ricardo! aqui em Minas Gerais a concessionária Cemig exige que deixe o cabo de aterramento do padrão como espera para que a pessoa possa utilizá-lo para dentro da residência, na verdade eles até recomendam que utilize esse aterramento para a casa também.
Cara que isso reveja eletricidade basica.... Vou nem comentar sobre isso e tenho certeza que a cemig nao sugeriu isso a vc....
É Ricardo vc tem razão : obrigado.
+Esmeraldino Vital de Melo. Muito obrigado
Paulo Sérgio gostei muito
Ótimo vídeo! cada vez mais tô aprendendo, e ganhando conhecimento com seus vídeos.
Dessa eu já sabia que é fora da norma
Usar o aterramento do padrão pra dentro da residência
Muito bem explicado, parabéns professor me ajudou bastante
Eu posso ter meu aterramento individual
Meu neutro sem sair do padrão
O aterramento do padrão tem que ser levado para dentro de casa, e se fincar mais uma haste tem que interligar porque se não haverá DDP entre as hastes e poderá num surto retorceder para os equipamentos o surto da haste individual.
Tu é um cara foda mesmo, sempre ajudando quem tem dúvidas como eu.
valew mestre
Parabéns pelo vídeo ótima aula professor
Ata entendi, vlw amigo muito obrigado fica com Deus
+Cleison Cleison Valeu amigão
Explicação perfeita com a linguagem clara. Fácil de entender. Além da precisão e economia em FAZER o aterramento. 👏👏👏👏
opa, fico feliz que gostou. abs
Explicou direitinho 👏, parabéns
Show de conhecimento. Assunto polêmico. Tem engenheiros que não liberam habits se não estiver interligando.
Dão o haval e depois retiramos tornando independente .
+Adilson pickler amigão tem muitos engenheiros que precisam voltar para escola pois não sabe nem o que é uma chave de fenda. Na minha região se rompermos o padrão é crime E se utilizarmos o aterramento do padrão a concessionária vem corta a energia e ainda por cima multa
Ser Eletricista / Bem isso mesmo. Abração Serpa
Ganhou mais um inscrito! To fazendo a instalaçao com novas tomadas e terra em casa e queria muito saber disso. Farei um terra separado so pra casa, o do medidor ja ta la.
opa, fico feliz amigo. abs
Ricardo serpa . eu Antônio de Araújo, lhe considero o maior profissionais da elétrica sou muito fã de vc. Ricardo porque todas instalação de padrão de energia trifásico precisa de 2 aferramentas, porque 1 só não resolve o problema?
+Antonio de Araújo Silva cada região muda na minha região aterramento no padrão suficiente
Gostei dá aula, Ricardo foi ótima OK
bem explicito meu camarada eu estou aprendendo c/ vc, um abraço.
Muito obrigado, agora entendi melhor o assunto!
dúvidas devidamente esclarecidas.
Obrigado Ricardo.
Grande abraço.
+Marcos Leandro Rosa de Lima Valeu Marcos
Nota 10 , suas aulas são ótimas, assisti vários vídeos procurando uma explicação , e aqui encontrei a solução
Parabéns pelo trabalho,seu canal SER ELETRICISTA e ótimo, por acaso vc tem como mandar um vídeo,de passo a passo de montagem de padrão de entrada na parede, obrigado um forte abraço
+Cleison Cleison amigão padrão de entrada em uma coisa que eu jamais vou poder ajudar Pois cada região tem um tipo de padrão
Boa aula professor parabéns
Muito bom e quanto aos comentários negativos nem leia.o que não acrescenta diminue bom trabalho
Agradeço muito de todo coração meu amigo e concordo com você não vou dar bola mesmo
Parabéns Ricardo pela explicação tão bem resumida, show!
Valeu Amigo
Valeu Amigo
Depois dessa . . . ganhaste + 1 inscrito . . . gostei, muito bom . . objetivo. . . Linguagem simplificada . . . . CREA-RJ.
Valeu brother seja bem-vindo
Obrigado tirou totalmente minha dúvida vou fazer isto mesmo
opa, valew amigão
Aqui em SJC, a gente usa o aterramento fa concessionária EDP bandeirante, ,, na cidade toda
Gostei Ricardo a cada dia aprendo mais com vc 👍
+Luiz César Paulino Muito obrigado Luís
EXPLICAÇÃO ÓTIMA
FÁCIL DE ENTENDER ASSIM
PARABÉNS AMIGO !!!
Muito boa a explicação professor, você é fera. Só uma sugestão, essa sua explicação pra quem tem algum conhecimento ficou muito, porém pra ajudar mais no entendimento do assunto acredito que uma ilustração ficaria show de bola.
+Geza Serafim amigão Esse é um vídeo justamente para instruir eletricistas quem não tem conhecimento dentro da árvore fazer um curso presencial
Esse cara é show, tenho aprendido muito com os vídeos dele, valeu professor.
valew irmão. tmj bondade sua