Webinário: Vozes de Abril - Ecos da Revolução
Вставка
- Опубліковано 5 січ 2025
- Eugénio Ruivo, nascido em Lisboa em 18 de julho de 1953, começou cedo o ativismo político como forma de resistência à ditadura, com a participação na Comissão Democrática Eleitoral (CDE) e na formação do Movimento da Juventude Democrática (MJD) em 1969. Envolveu-se no Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa (MAESL) e aderiu ao Partido Comunista Português em 1970.
Esta atividade política levou à sua prisão pela PIDE/DGS em 1971. Apesar de ter sido libertado após ter sido torturado, enfrentou diversas detenções ao longo dos anos e encontrava-se preso em Caxias quando se deu a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Em 1995, ingressou nos quadros da Câmara Municipal de Lisboa, começando como assistente administrativo e progredindo para Técnico Superior em 2013. Neste período concluiu uma licenciatura em Educação Física e Desporto, um mestrado em Exercício e Bem-estar e publicou o livro "A Vida e Obra do Professor de Educação Física Alfredo Melo de Carvalho", contribuindo para a História da Educação Física e do Desporto em Portugal.