Um fator que ainda não foi falado é que o Windows é uma VENDA CASADA. Se as fabricantes tivessem a obrigação de colocar o preço do Windows separado dos computadores, e ao mesmo tempo oferecem uma boa distribuição linux como alternativa talvez teríamos um pequeno avanço.
Usei Windows Phone num telefone bem básico 520 e rodava super fluido, usei no 925 sem comentário mto bom. Acho que o principal problema do Windows Phone foi a própria Microsoft que foi matando um sistema mto bom.
Eu também tive aparelhos com WP. O 820, meu primeiro smartphone realmente bom , e um 640 XL. Eu adorava aquele sistema, mas não ter uma série de apps básicos e que te conectavam às outras pessoas era horrível. Quando eu usava o 820 não existia app oficial do Instagram, Snapchat, Facebook e UA-cam. O 6tag até substituía bem o Instagram, mas qualquer app de UA-cam tinha aquela cara de mal acabado. A Microsoft ainda empurrou muito o sistema enquanto já tinha ficado claro que não ia ter futuro.
Fora que a Google pressionou vários desenvolvedores de apps para deixarem de produzir conteúdo para a loja do wp, snapchat, insta, face, etc foi o maior exemplo disso na época.
Eu vejo q a pressão do Google em cima dos desenvolvedores foi determinante. Lembro que na época do WP, o Google via o ecossistema da Microsoft (office 365, imagens, etc) como uma ameaça real ao Android(ao invés do iOS). No mais, o Google nunca lançou a suíte de apps deles pra plataforma
Sobre o Linux vir instalado pra ganhar popularidade, eu acho que não é por aí não. Antes, eu lembro que era muito mais comum a gente comprar notebook com Linux, pq era mais barato do que se viesse com Windows. Lembro que comprei um dos meus primeiros, eu comprei assim. Como não sabia nada de Linux, nem me interessava, formatei e instalei logo um Windows. Acredito que o acréscimo de usuários fiéis seria mínimo...
A falha do WP foi não ter os aplicativos oficiais que o android já tinha, todo mundo que usou que eu conheço diz ter gostado, única coisa que segundo eles incomodavam era isso. Se a MS tivesse insistido em ir desenvolvendo o SO e investido pesado para que os DEVs trabalhassem com eles, hoje talvez já seria mais usado de o sistema da maçã.
Nesse caso o Linux chegou primeiro no mercado mobile e já dominou, coisa que anos atrás a Microsoft tinha conquistado no Desktop. Fora que o Google ajudou bastante
O grande problema dele na época é que ele só funcionava em CISC, então não tinha mesmo como programas do android funcionar nele, e seria muito mais difícil para desenvolver nele para quem era acostumado com Android, em Risc. Agora que a MS tem começado a fazer coisas com suporte a RISC.
Eu já tive um Lumia 730 e foi um dos smartphones que mais gostei. Embora tivesse um hardware modesto, o sistema era extremamente fluido, gastava pouca bateria e o sistema de tiles era bem intuitivo. Lamento profundamente que a Microsoft não tenha conseguido fazer com que o sistema vingasse. A interface é tão agradável de usar que ocasionalmente utilizo alguma launcher de WP disponível na Play Store.
Eu tive um Windows Phone, gostava do celular, comprei o mais barato da época e ele não travava nunca, a câmera da Nokia era muito boa e o celular era muito resistente como a Nokia sempre foi. Sempre tive problemas com os aplicativos, uma atualização aqui que não tinha, outra ali que demorava pra chegar. Eu particularmente gostava das tiles no windows phone, mas me senti extremamente incomodado com elas no windows 8, mesmo já sendo acostumado com o celular com elas. Fiquei bem triste pelo windows phone não ter ido pra frente.
Em meados de 2014 eu considerei comprar um Windows Phone. O sistema de tiles e a interface minimalista (quase tudo eram quadrados coloridos em um fundo preto) eram grandes atrativos, e eu ainda acho que esse tipo de UI é melhor para smartphones que o que se vê no Android e iOS, onde o usuário é inundado por fundos coloridos que não fazem nada. Em uma tela pequena, a intencionalidade é importante, e o WP deixava claro o que cada botão fazia. O que me fez desistir foi o fato de que a maioria dos aplicativos "essesnciais" da época não estavam na loja, e os que estavam tinham limitações severas (facebook não conseguia mostrar GIFs, whatsapp sempre estava atrasado no quesito de features, etc). Eu acho que esse problema é a razão que a gente não vê Linux desktop nos laptops, da mesma maneira que uma Samsung da vida não iria querer criar um smartphone onde o usuário não pode usar os aplicativos que ela literalmente depende para trabalhar e se comunicar com família e amigos, não se pode esperar que uma Dell ou Asus passe a oferecer mais opções de notebooks com Linux se o usuário médio não vai poder usar metade dos softwares que ele usa todos os dias
O problema era compatibilidade com aplicativos populares, e falta de parcerias de com outras fabricantes grandes como Motorola e Samsung na época. Eu sinceramente gostava muito, tive oportunidade de usar IOS alguns anos e hoje uso Android, prefiro a interface do windows phone até hoje.
Windows phone era o melhor sistema operacional da epoca, tive um e lembro que pague muito barato por um produto excelente, meu amigo com o mesmo valor que eu paguei no meu celular, comprou o concorrente na epoca que era o galaxy Y, um cocozão. Era chato pois não tinha muitos apps, então utilizavamos muitos app's de terceiros para serviços como instagram e secret, mas tirando isso era o SO mais seguro da epoca e batia de frente com o iOS em questão de velocidade (o android 3 na epoca era lerdo dms), e tudo isso com um custo beneficio que nem a xiaomi consegue hoje kkk Muitos que ficavam no WP viraram fã boy e saia divulgando pra tudo (Igual com o xioami hoje em dia), fico triste que não vingou
Lembro que tinha um lumia 520 na epoca e rodava asphalt 8 liso com 512mb de ram kkkkk, fora a capacidade de instalar apps em armazenamento externo como um Micro SD por exemplo. Bons tempos
Nem me fala meu primeiro smartphone foi um windows phone e amei, quando mudei pro android na epoca me senti indo pro passado... Sempre fui usuario basico de celular então o windows phone me atendeu mto bem por mto tempo.
Usei um Lumia 925 por uns 3 anos. Enquanto ele tinha suporte aos apps mais "comuns" das outras plataformas ele era um sistema ótimo. Era fluido, tinha alguns bugs mas nada muito problematico, era surpreendentemente leve, apesar de ter animações pra tudo, incluindo as tiles interativas da home screen. Acho que era pela simplicidade do sistema. O teclado era muito responsivo e é até hoje o melhor teclado digital que usei num smartphone. Confesso que tenho saudades. O problema pra mim era na falta de aplicativos importantes e no marketing errado. Acho que se focassem na fluidez do sistema teriam atraido pessoas pros modelos de entrada que sofriam com as travadas nos modelos de entrada do android. Lembro de um amigo rodando Asphalt num Lumia 520, o modelo mais basico da linha x20. Ao inves disso eles focaram nas features dos modelos mais caros. Lentes Carl Zeiss, as cameras dos Lumias 1020 e 9xx, as telas clear black e etc. Incluindo, vendo a apple lançando suas smart tags, lembro da Nokia lançando tags NFC lá em 2012/2013 enquanto eu tinha o meu.
O que matou o WP foi a falta de suporte, a falta de aplicativos oficiais que já tinha no android/Ios era um problema também. Tive um Lumia 630 e era maravilhoso o telefone, adorava ele.
Infelizmente no Brasil já tem máquinas que vem com linux, porém dois amigos e um parente compraram com este e a primeira coisa que pediram foi instala o Windows kkk. Na mente do consumidor “95%” laptop e desktop tem que ter Windows por ser o padrão atual…
Eu mesmo fiz isso, mas voltei atrás, uso Linux e infelizmente Windows ainda por enquanto kkkkkk, como vou atuar com programação vou ter que desenvolver para os dois
Quando montei meu PC numa loja de informática peça por peça em 2017, pedi para instalar o Xubuntu. Os caras da loja ficaram curiosos pelo fato da instalação demorar 10 minutos no máximo.
A parte final do seu vídeo foi tão certeira. Eu sempre preferi distros baseadas no Debian/Ubuntu por comodidade e por saber lidar melhor. Contudo, tomei coragem de experimentar outras variantes e acabei amando o Fedora. Mas mesmo assim, face a grande diversidade de ditros, até eu realmente decidir qual distro usar foi massante.
Agora que o Windows 11 tem um suporte a Android e Linux, seria um bom momentos pra fazer uma boa adaptação do sistema pra rodar em ARM e lançar uma integração total entre pc e smartphone
Se fosse hoje em dia eu compraria um Windows Phone. Com algumas ressalvas: ✓ Funcionamento do S.O. sem travamentos; ✓ Compatibilidade total e disponibilidade de aplicativos mais utilizados pela população; ✓ Capacidade de se trabalhar com todos os programas e games que o Windows desktop consegue com as devidas adaptações sem exigir do usuário conhecimentos complexos; ✓ Literalmente um computador de bolso. (Aliás, esse diferencial atrairia muita gente) ... Com estas características entre outras... o Windows Phone ou qualquer outro que surgir com essas características será um potencial concorrente e pode dar uma sacudida no mercado de Smartphones/O.S.'s.
Para mim o que deu errado foi a falta de aplicativos que ja estavam em outros smartphones. Dio creio que no texto mostrado, A palavra cheap teria uma melhor tradução para medíocre ao invés de barato.
Fala ae dio tudo bem? Nesses dias, eu estáva passeando no shopping e visitando o tanto quanto de loja eletrônica, e percebi que os vendedores estão vendendo nas prateleiras computadores com O.S Linux com muita frequência. Fiquei até surpreso vendo isso, pois isso nunca tinha acontecido aqui antes na região norte.
Deve ficar uns 200 reais mais barato pro integrador, foi essa a diferença de preço quando comprei um Dell em 2015 com Ubuntu de fábrica. Tá muito caro computador, qualquer básico (que não é nível da Xuxa) tá 3 mil... Aí eles conseguem baixar um pouco se vender sem Windows.
Tive uns 3 windows phone, tinha um que até gostei MT porém acabou quebrando, até instalei gta san andreas nele (de uma forma burlada) o que foi MT difícil, porém me impressionei como ele rodava melhor que uns android topo de linha dos meus colegas. Mas o que mais me chateava no celular era a falta de apps na loja, a ausência de formas faceis de instalar aplicativos de fora, e o fato de todo app ter um layout diferente do comum, parecia só para ser diferentão porém acabaca sendo chato de achar funções ou elas simplesmente não eram colocadas. Era como ter um xbox de bolso
Cheguei a ter um lumia 435 DTV, pra época era um excelente aparelho de entrada, muito mais responsivo que qualquer android da época, mesmo tendo menos hardware, tinha apps bons como o maps com mapas GPS offline, e o app de musica era quase um spotify free... Pra mim o que ferrou o WP foi a falta de liberdade, comparo ele com um chrome OS da vida, muitas configurações comuns no android não existiam, acesso a pastas do sistema era limitadíssimo, o bluetooth por exemplo, não tinha uma pasta padrão de salvar arquivos, tu recebia o arquivo, se fosse um arquivo sem app pra abrir, ele ia pro limbo mas continuava ocupando memoria! O W10 foi um avanço na parte de customização, mas ainda era limitadíssimo em termos de API comparado a um android da época, isso limitava muito os apps, parecia um app do android 2.2 ou mais antigo, mas a estabilidade do sistema era sem comparação, só consegui ter uma tela azul uma vez, por conta de um bug no app de musica...
Cara, adoro esse canal, como estou usando o MSF-WIN no momento venho aqui matar minha abstinência e além de aprender demais. Estava aqui pensando, se o android é um linux, então não seria mais fácil para as distro linux suportar os apps android do que a MSF com o win11.
nossa, que show esse tema que vc explanou, se encaixa em várias decisões. PARABÉNS Dio, foi muito show!!! Continue assim, nos trazendo materiais assim!!!!
Windows phone usei por alguns anos e achei e acho incrível, mas somente o windows phone 8.x quando chegou o 10.x ficou tudo lagado e com muitas falhas, além de tudo o sistema ficou sem apps novos. Mas se fosse hoje em dia usaria de boas só que tinha de ter os apps que uso hoje em dia
A maioria das pessoas ao meu redor gostavam de usar o windows phone. Falavam que era mais estável que o Android e realmente nesse período o Android sofria muito com bugs e falta de estabilidade (além das diferentes versões).
além da falta de aplicativos atualizados, a grande fragmentação do Windows em poucos smartphones foi a paulada na moleira do Windows Phone. Ex.: Quem tinha um celular com windws 7, não atualizava para windows 8, apenas para 7,1, 7.2..., com interface antiga, e quem quisesse a interface nova, tinha de comprar outro apesar do W7 estar funcionando. O Android faz quase isso, mas costuma ter 2 ou 3 atualizações de S.O, além das atualizações mensais.
Adorava meu Lumia 625 e o windows phone, mas lembro o quanto era frustrante não poder ter a experiência de utilizar alguns aplicativos que o Android tinha, e no Linux é a mesma coisa, eu não uso Linux no meu PC principal pois não tem os programas da fabricante (controle rgb e pwm das fans) e já não tenho mais paciência pra gambiarras no sistema.
Gosto muito de experimentar OS diferentes, desde a época da faculdade. Embora tenha usado Windows grande parte da vida, experimentei várias distros de Linux, mas não fiquei com nenhuma porque, na época, dificultavam coisas simples no meu uso, fora a incompatibilidade de softwares e drivers. Desde 2017 estou no macOS e não tenho intenção de sair. Ele é simples e funcional. A curva de aprendizado foi muito rápida e, depois disso, nunca mais tive dificuldade nenhuma. Ainda tenho VMs com linux e windows para tarefas específicas, no Parallels. Mas até hoje não conheço muito do universo linux. Para terem noção, uso a expressão "distro linux" sem saber exatamente o que significa. Já assisti vários videos, inclusive, todos aqui no canal desde 2019 - e ainda não foi suficiente para eu organizar didaticamente toda a informação. Talvez seja muito informação e eu leve mais tempo. Talvez seja uma limitação pessoal. Contudo, esses fatores somados à minhas limitações me fazem não adotar Linux como OS principal.
Pura verdade principalmente a questão da escolha. de 2012 até 2019 mais ou menos eu vivia trocando de distro linux por questão de visual e até mesmo performace e quando queria jogar precisava entrar no windows. Então mesmo gostando muito de linux decidi fazer tudo pelo Windows mesmo pois o 10 me atende muito bem em tudo que preciso.
Meu primeiro smartphone foi um Windows phone que meus pais me deram de Natal, era interessante e bem legal a experiência de uso, mas a pouquíssima quantidade de aplicativos era muito frustrante e os app semelhantes não eram bons. Com o tempo eu só queria comprar outro celular pela parte frustrante de uso e juntei uma grana e troquei de smartphone
Vim pelo linux e fiquei pelo papo sobre psicologia. Pintinhos extras por mencionar o exercente 'Pensando rápido e divagar'. Ótimo vídeo como sempre, Dio
O meu primeiro notebook veio com um Librix Desktop 5.1 desenvolvido pela Unicamp e a Itautec. AMEI! Mais do que o próprio sistema operacional em si, que é menos complexo e problemático que os Windows, tem um leiaute micro e macro muuuuuito mais confortável, agradável eestimulante e ainda parece alternativo, descobri que não há outro software de edição robusto e fluído na medida como o LibreOffice Writer, Match e Draw, o Gimp (excelente para artistas que sabem usar 100% de cada ferramenta de edição manual de imagens), o Kdenlive e o KD3 Burning (que extrai músicas, e não simplesmente as "copia" como os Windows -- e sim, o resultado final é melhor). Hoje eu uso Windows porque o meu notebook mais recente veio com ele e a empresa onde eu trabalho lida com ele. Mas esses foram os motivos pelos quais eu prefiro o Linux. E eu junca tive tela azul com o Linux.
Tive vários Lumia, começando pelo 520, 532 e 630 (que eu mais gostei), esse modelo não tinha a possibilidade de migrar do 8.1 para o 10 e através de umas modificações, consegui atualizar e mesmo com 512MB de RAM, conseguia rodar tudo de maneira satisfatória. O problema, que é unânime, foi a falta de apps; além do que você disse, fora do timing. Uma pena, tinha tudo para dar certo se tivesse chegado no tempo certo
2 роки тому
Fala uma pouco sobre como funciona os drivers no Linux, sobre o Mesa Drivers e o PulseAudio
Bacana a ideia no final Um dos problemas é a escolha das pessoas, foi falando e eu fui pensando em eu mesmo escolhendo a distro Linux ... Fiquei no windows 10 🤣🤣🤣 ... Nem para o 11 quero ir, ainda muitos bugs 🪲 E olha que sou dev, uso nós servidores bastante Linux já, mas para o dia a dia é complicado mudar, tem todo um ecossistema envolvido já em usar windows Como diz o criador do Linux, é uma tarefa very hard entrar no Desktop
Eu lia na época que a Microsoft estava desenvolvendo algo para "converter" (algo universal) aplicativos e que isso poderia ajudar na falta de aplicativos, de certa forma algo assim poderia ajudar. O Edge por exemplo não está deixando nada de lado pela questão de ele ter acesso tanto ao sistema do Google Chrome e o seu proprio
As pessoas escolhem os celulares android a partir da interface gráfica (ou system UI pra alguns). A interface que agrada melhor é a que ganha ou se caso a pessoa já usou tal aparelho que tinha tal interface grafica, optam por quando trocar de aparelho, pegarem outro com a mesma marca do anterior para ter a mesma interface.
O que eu gostava do windows phone era que ele instalava APK do android tbm, que a pessoa habilitava nas configurações, e que pela negação que teve e fracasso, os celulares (com 1 a 3 meses de uso) baixaram muito de preço. Meu tio pegou um top de linha por 500 reais usado, eu fiz as paradas na config e instalava apk (que era um "desbloqueio de administrador", mas isso já na ultima versão do windows phone. Eu torcia pra ele não morrer, mas já foi. E hoje uso custom roms.
Eu tive um Lumia 630 e um 730 gostei muito da experiência de usar os dois. comparado com os celulares androids dos colegas o meu L730 só precisei reiniciar duas vezes durante todo o tempo que estive com ele, e foi justamente por causa de atualização de sistema. Infelizmente o sistema apesar de ser instalado dentro de aparelhos realmente excelentes, acabou não vingando. O que eu ouvia muito das pessoas é que não tinha app ou que achavam feio os ícones. Eu gostava principalmente pela simplicidade.
Seria bom um vídeo do Tizen, e se a Samsung algum dia deixaria o Android em prol do mesmo. Falando também das TV's e outros dispositivos embarcados que já usam o Tizen.
Pior que a Samsung ja lançou smartphones e smartwatchs com Tizen, em alguns paises, e descontinuou o suporte a eles, recentemente. Agora so tera nas TVs.
Na época do WP eu tive dois Android anteriores extremamente ruins pelo o que eu podia pagar. Migrei para um Nokia 720 e foi o meu primeiro smartphone realmente bom. Tinha câmera decente, não travava, sistema atualizado, custo benefício e o design de tiles era muito legal. Infelizmente morreu e tive que voltar para o Android mas aí foi com a Xiaomi que estava mudando o mercado e fazendo bons aparelhos e baratos. A partir daí nunca mais tive problemas com Android.
o grande segredo que pode fazer o chrome OS popular tanto quanto o windows é o fato dele ter programas tipo muitos programas, se mapear o teclado sem o octopus se tornar possível então vai abalar
Particularmente eu comecei a usar ubuntu já quando ela estava mais consolidada e com uma comunidade grande com diversos fóruns que ajudavam resolver eventuais problemas que surgiam na distro. As demais distros me passavam a impressão de serem muito complicadas para um usuário casual
Windows phone tinha tudo pra ser um SO mobile perfeito, rodava muito bem em pouco hardware, ao contrário da versão de PC kkkkk... O que deu errado foi ter concorrência pesada e a falta de apps, até em 2016 vocẽ achava uns lumias pra vender, e nesse tempo eu era doido por um
O problema do WP era a própria MS, era um sistema que apesar de ser fluido e leve, era ultrapassado, lembro que o WP foi receber uma aba de notificações apenas na versão 8.1. Com o Windows 10 Phone evoluiu muito o sistema, mas ai a MS desistiu...
Sinceramente o que deu errado no windows foi que eles fecharam muito o sistema operacional esperando uma alta adoção dos usuários. Tipo, como na época só existiam dois sistemas operacionais móveis bem conhecidos onde o iOS já era bem travado e quem desenvolvia para iOS conseguia desenvolver para Android com o Mac. Como a MS fechou as SDKs e APIs para o Windows acabou que os desenvolvedores não queriam largar o ambiente da Apple para tratar dos aplicativos para Windows Phone. Eu particularmente AMAVA o windows phone, era rápido, responsivo e dinâmico, um dos melhores telefones que tive antes de ir para o iPhone, pena que não deu certo.
Usei o Windows Phone em um Lumia 630. Pra mim, um dos principais problemas foi a falta de aplicativos. Os que existiam, como WhatsApp e Facebook, eram muito inferiores às versões de Android ou iOS.
O app do zap no windows phone era lindo demais, lembro que ja tinha tema escuro naquela epoca... Fora que foi a primeira vez q vi um celular com uma camera tao fod@. Tenho foto daquela epoca que maioria dos android qeu tive depois nao bateu.
Debian até bem pouco tempo atras ainda deixava no chão as outras distros em servidores, só recentemente que a briga ficou mais apertada, principalmente com a Red Hat, e o Debian não tem uma empresa grande por trás. O mint hoje é uma das distros mais usadas em desktop, provavelmente a mais usada, mas com certeza mais usada que o ubuntu e tmb é um projeto sem uma empresa atrás. Esse lance de se tem uma empresa atrás vai dar certo não é tão absoluto assim, com certeza uma empresa pode ajudar bastante, mas não é garantia de sucesso.
Tive acho que uns 3 Windows Phones, gostava muito do sistema. O que matou foi: 1) falta de apps Google (se existissem desde o ínicio, especialmente o UA-cam e o Maps, a história da plataforma podia ter sido outra). 2) falta de apps em geral (posteriormente) o que gerou um ciclo vicioso - sem apps menos gente usava os telefones, com menos gente usando os telefones menos desenvolvedores criavam apps.
3:57 Duas coisas principais que deram errado: 1º A Microsoft demorou muito tempo pra lançar o sistema pra celulares, O iOS da Apple foi em 2007, o Android da Google foi logo após o iOS em 2008 , Windows phone só passou a ter suas versões estáveis depois de 2010, muito atraso em relação a suas concorrentes 2º A falta de investimento em infraestrutura digital para o sistema, a Microsoft tinha mais era que comprar empresas ou fazer parcerias com outras para ter mais aplicativos no seu sistema
Diolinux uma sugestão de vídeo, testar o Desktop mode que tem nativo no android desde o 10. tento rodar no meu pixel 5 mas não consigo fazer a transmissão da tela
Quando comprei meu Notebook ele veio com o Debian, eu até tentei usar mas não conseguia fazer coisas simples, e pra instalar ou incluir alguma coisa em um software era um trabalho.... Mas algum dia ainda vou tentar aprender a usa-lo. Enquanto isso apenas assisto seus vídeos.
Ótimo vídeo, parabéns. O que ainda é possível fazer com um Lumia 650 com Windows 10 Mobile em 2022? Não uso mais, a câmera e a tela são ótimas mas como passar as fotos tiradas p o iOS ou Android? Já tô fazendo consultoria...rs
No meu caso abandonei o Lumia com WP por falta de atualização. Lembro que após poucos meses de adquirir o produto. Veio a atualização para a versão 8 e meu aparelho não recebeu. Isso me irritou bastante. Hoje tenho IOS e fico bastante feliz em ver um aparelho de 2016 ainda recebendo as novas versões.
lembro do meu primeiro computador que vei com linux (senão me engano o ano era 2012), não tive muito a oportunidade na epoca de explorar aquele s.o diferente pra mim que so tinha visto windows.
@diolinux, Confesso que não entendi o título do vídeo até assistir boa parte do vídeo. Você tem o link dessa palestra do Linus pra eu assistir na íntegra?
Pra mim a variedade de distros é o que me afasta do Linux, no windows e Mac tem várias versões, mas sempre com a última sendo a definitiva que torna todas as outras obsoletas exceto para usos muito específicos tipo uma empresa que usa um software que só é compatível naquele sistema específico da época que lançou, mas no Linux tem várias distros paralelas e nenhuma é a distro definitiva, todas tem vantagens e desvantagens entre si, o que desencoraja de mergulhar na curva de aprendizado para usar um sistema Linux sem a certeza de estar na melhor versão possível do sistema.
Eu sinceramente não vejo essa variedade de distros como negativas. A única diferença realmente é o comando no terminal que você vai utilizar: apt, dnf, pacman, yum... E os pacotes disponíveis em uma distro que não está em outras. Tipo, demorei demais para instalar o Arch e verificar que não tinha Idle (ide do python que mais gosto), talvez tenha uma versão obscura no AUR que nem uma pesquisa com o Google achei. No dia seguinte, instalei o Fedora KDE por que ficar sem Idle é impossível. Edit: tenho um notebook Dell (Ubuntu 20.04), e um desktop com um HD (Zorin OS 16) e um SSD (o Fedora KDE). Não mudaria nada, exceto o fato que cometi um erro: deixei pouco espaço para o \ e muito para \home. Talvez reinstale o Fedora quando o 35 perder o suporte.
Mas isso é fácil resolver. Instala o debian. Praticamente o avô da maioria do que tem hoje de opção. A partir desse experiência, se sentir necessidade, escolha outro Linux e teste.
Mas você pode ver que em qualquer vídeo, artigo ou rank são as mesmas que ocupam as primeiras posições. São Arch Linux, POP, Debian, Ubuntu, Mint ou Zorin. Não da pra fugir muito disso. Desde quando eu me acostumei com o Arch, não uso nada além dele. No máximo ubuntu no WSL2 do windows. É só você testar uma dessas, descobrir com qual delas você tem mais facilidade e não mudar mais.
Tem um vídeo aqui no Diolinux que explica justamente isso, não podermos ver o Linux como um SO. Na verdade, o kernel seria como um motor e cada distro é um sistema operacional. Dentro desta lógica, você escolhe a que te atende melhor e terá essa característica de ter novas versões substituindo a antiga. Por exemplo, pra quem se encontrou no Ubuntu, em abril sairá a versão 22.04, que poderá aposentar as anteriores, assim como acontece com as atualizações dos outros sistemas.
Concordo com o artigo do canal. Já existem muitas distros muito boas e estáveis para esse fim, mas ainda assim ainda existem muitos que preferem instalar um Windows pirata cheio de virus a comprar algo com linux. Mesmo as opções que já são vendidas com linux, o usuário de cara pega uma cópia made by camelô do Win7 e instala nem se ligando para os perigos. Antes de chegar a esse tipo de conversa a respeito do linux, antes temos de educar os usuários a não usar cópias piratas.
Muito bom o vídeo. Na minha opinião o "problema" do Linux é ter tantas opções de configurações em uma forma não tanto intuitiva de executar tarefas. Exemplo: Se vc quer integrar o linux com windows tem que instalar e configurar o arquivo do samba. Seria muito mais fácil houvesse uma opção nas configurações do sistema para habilitar isso e fazer tudo automaticamente. O sistema mais amigável que vi com linux e, comecei a usar, é chamado "UNRAID" que facilita muito a vida de iniciantes pois para instalar praticamente tudo ele apresenta modelos de configurações que vc escolhe e, feito isso, ele executa um "script" com todos os comandos para instalar e iniciar os serviços / apps. Para um "leigo" como eu é ótimo. O vídeo do fydeOS também me interessou muito justamente por parecer uma versão linux mais simples e amigável. Mais uma vez Parabéns pelo video.
Eu assistindo seu video e pensando como seria um "S.O. para a 3ª idade"... literalmente falando (opções disponíveis na tela, tamanho dos botões e fontes, etc...). 😎👌
eu uso android em um xiaomi mas confesso que nunca fui fã de android. eu gostava muito do WP por ter uma interface limpa e sua fluidez, a segurança do aparelho tmbm era excelente (smartphones androids de pessoas leigas são cheios de bloatwares, vírus, adwares e lentidão). mas os apps são o que fazem os smartphones serem tão queridos e o WP era muito carente de apps de todas as categorias. ainda espero que a MS tenha aprendido a lição, pode parecer tarde para entrar no mercado, mas não impossível.
@@tomate3908 eu tava pensando sobre o que o Dio falou, notebooks sendo vendidos com Linux de fabrica, eu sempre vejo pelo internet, já vi positivo e Acer, mas nunca vejo na loja física
A verdade é que quase sempre queremos ter o que escolher, mas não queremos demorar para escolher. E, se temos, muitas opções, curiosamente ficamos perdidos e acabamos escolhendo mais do mesmo!
Acredito que o principal problema do Windows Phone foi que a Microsoft não havia entendido esse mercado ainda. Os updates e melhorias vinham na velocidade dos desktops e para celular esse tempo é muito menor, entao quando uma novidade era anunciada até o lançamento dela isso já havia sido desenvolvido no android se espalhado em todos os modelos enquanto que no WP não vinham. Outra coisa foi que não havia em aparelhos suficientes, Praticamente só havia WP na Nokia enquanto que o Android tinha em qualquer coisa com botao de liga/desliga, isso teria ajudado a difundir o SO e promover melhorias que nao dependessem só da MS. E por ultimo a falta de respeito com o próprio público, quando saiam atualizaçoes quem tinha uma versao anterior do WP nao era comtemplado entao voce ficava com um tijolo que nao servia pra muita coisa. Tem mais, mas acho esses foram os principais motivos pra ter dado tudo errado.
Notebooks com processadores ARM podem ser uma oportunidade para o Linux. Seria um novo produto, mas há que se desenvolver um ecossistema de serviços em torno desse produto, pra atrair os usuários, como o Google faz.
Tive um lumia, só não lembro qual o numero kkkkk Era um aparelho mt bom, mas na epoca todo mundo julgava mal pq a store não tinha metade dos apps que o android tinha. E realmente, apps que não fossem mainstream (whatsapp, facebook e etc), o windows phone não tinha.
Eu tenho um fator que me incomodou bastante na época. Antes do Windows Phone, o sistema "portátil" da Microsoft era o Windows CE ou depois o Windows Mobile. Esses dois últimos, não sei o porque, mas nunca me veio à cabeça que poderia usar um software de PC neles por exemplo mas quando anunciaram o Windows Phone, eu não sei se foi algo do marketing ou outra coisa mas me deu a alusão de que tosdo softwares que eu tinha em Win de PC poderia usar no novo WinPhone de uma forma que simplesmente eu poderia copiar um executável do PC para o celular de forma transparente. Eu lembro de até ficar empolgado pois seria muito prático pra mim. É claro que quando descobri que ele tinha seu mundinho fechado assim como IOS e Android, já não fazia sentido já que ambos já tinham muito mais Apps disponíveis e a Microsoft estava tentando alcançar e caso tivesse essa compatibilidade com softwares de PC, talvez a corrida teria sido muito mais fácil.
Apps "universais" rodavam tanto no PC quanto no mobile, se adaptavam ao dispositivo e a principal ideia era criar algo parecido com o Ubuntu Phone, ser praticamente um PC de bolso portátil com possibilidade de conectar um teclado e um monitor e sair usando como se fosse um windows pra PC. O grade problema é que poucos devs aderiram a essa ideia 💡, não achavam muito atrativo fazer APP pra PC. Algumas grandes empresas até lançavam apps na loja da MS, mas pro mobile faziam questão de lançar uma versão diferente. Anos depois a Microsoft encerrou o suporte oficial pra o sistema, vários devs de apps seguiram o mesmo caminho e deixaram de atualizar seus apps, os usuários depois disso tiveram que fazer exatamente o que você falou, pegar os apps oficiais para Pc que ainda tinham o suporte e instalar no celular manualmente.
Vir uma distro Linux pré-instalada de fabrica, onde o usuário pode escolher na instalação do sistema a melhor interface gráfica para ele é interessante. No entanto, prefiro ver a questão por aquela máxima do S. Jobs, quando ele respondeu a um questionamento duro colocando que a coisa não funciona bem se pensarmos no sentido software e experiência de usuário, mas o contrário. Daí ter afirmado que, ao se colocar no lugar do usuário comum, conseguiu perceber melhor as necessidades e demandas do mercado do usuário comum, mudando assim, com bons resultados, a forma de entregar soluções tecnológicas para resolver problemas que os usuários se depararam cotidianamente.
eu penso aqui comigo, se algum linux for mais user friendly, tipo no windows dificilmente vc vai usar o CMD pra resolver algum problema, talvez se tiver algum linux que siga esse caminho e que tenha um bom marketing, talvez dê certo
as pessoas tem dificuldade de usar notebook, windows é o primeiro contato que tiveram e muitas vezes unicos que conhecem, e aprender ele foi dificil, requereu cursinho de informatica basico, de execel e tals. Fazer elas aprenderem uma nova interface, novo workflow etc, mesmo que seja melhor, teria que ter um 'retorno' muito grande para justificar o reaprendizado
O problema do Windows Phone foi o timing mesmo pois a Microsoft devia ter entrado antes nesse mercado e quando chegou, o Android e iPhone já estavam bem posicionados. O Windows Phone era muito bom, era rápido e fluído, eu ainda tenho o Lumia 520 guardado como recordação. O Lumia 930 era comparado ao iPhone na época. Acho que esse engenheiro da Nokia tava fingindo demência porque a Nokia faliu justamente devido a insistência no Simbian e ter desprezado o Android, o mesmo aconteceu com o Blackberry. O mercado é assim mesmo, se bobear já era! Um abraço!
Tive um windows phone com lente carl zeiss, microfone com captação muito boa, sem distorções mesmo em ambiente barulhento. Pena que muitos apps para o Android nāo chegaram para o WP.
Ubuntu Touch, quem lembra? Na época eu morava na Espanha e uma marca local lançou um aparelho com ele. A mídia espanhola falou bastante. Era extremamente barato, mas não chamava a atenção em nada. Um Windows Phone, já na fase de decadência, era mais interessante.
Inscreva-se no nosso novo canal no youtube: ua-cam.com/users/DiolinuxClips
Um fator que ainda não foi falado é que o Windows é uma VENDA CASADA. Se as fabricantes tivessem a obrigação de colocar o preço do Windows separado dos computadores, e ao mesmo tempo oferecem uma boa distribuição linux como alternativa talvez teríamos um pequeno avanço.
SteamOS, ZorinOS e ChromeOS
Usei Windows Phone num telefone bem básico 520 e rodava super fluido, usei no 925 sem comentário mto bom. Acho que o principal problema do Windows Phone foi a própria Microsoft que foi matando um sistema mto bom.
Eu também tive aparelhos com WP. O 820, meu primeiro smartphone realmente bom , e um 640 XL. Eu adorava aquele sistema, mas não ter uma série de apps básicos e que te conectavam às outras pessoas era horrível. Quando eu usava o 820 não existia app oficial do Instagram, Snapchat, Facebook e UA-cam. O 6tag até substituía bem o Instagram, mas qualquer app de UA-cam tinha aquela cara de mal acabado. A Microsoft ainda empurrou muito o sistema enquanto já tinha ficado claro que não ia ter futuro.
O problema foi os desenvolvedores que não tinha interesse no sistema
Fora que a Google pressionou vários desenvolvedores de apps para deixarem de produzir conteúdo para a loja do wp, snapchat, insta, face, etc foi o maior exemplo disso na época.
Eu vejo q a pressão do Google em cima dos desenvolvedores foi determinante. Lembro que na época do WP, o Google via o ecossistema da Microsoft (office 365, imagens, etc) como uma ameaça real ao Android(ao invés do iOS). No mais, o Google nunca lançou a suíte de apps deles pra plataforma
Sobre o Linux vir instalado pra ganhar popularidade, eu acho que não é por aí não. Antes, eu lembro que era muito mais comum a gente comprar notebook com Linux, pq era mais barato do que se viesse com Windows. Lembro que comprei um dos meus primeiros, eu comprei assim. Como não sabia nada de Linux, nem me interessava, formatei e instalei logo um Windows. Acredito que o acréscimo de usuários fiéis seria mínimo...
A falha do WP foi não ter os aplicativos oficiais que o android já tinha, todo mundo que usou que eu conheço diz ter gostado, única coisa que segundo eles incomodavam era isso. Se a MS tivesse insistido em ir desenvolvendo o SO e investido pesado para que os DEVs trabalhassem com eles, hoje talvez já seria mais usado de o sistema da maçã.
Era impressionante como o aparelho da MS faziam muito com pouco, sem falar na tecnologia de resistência da Nokia
Nesse caso o Linux chegou primeiro no mercado mobile e já dominou, coisa que anos atrás a Microsoft tinha conquistado no Desktop. Fora que o Google ajudou bastante
exatamente, eu achava a combinações perfeita nokia e Windows
O grande problema dele na época é que ele só funcionava em CISC, então não tinha mesmo como programas do android funcionar nele, e seria muito mais difícil para desenvolver nele para quem era acostumado com Android, em Risc. Agora que a MS tem começado a fazer coisas com suporte a RISC.
Eu já tive um Lumia 730 e foi um dos smartphones que mais gostei. Embora tivesse um hardware modesto, o sistema era extremamente fluido, gastava pouca bateria e o sistema de tiles era bem intuitivo. Lamento profundamente que a Microsoft não tenha conseguido fazer com que o sistema vingasse.
A interface é tão agradável de usar que ocasionalmente utilizo alguma launcher de WP disponível na Play Store.
Caramba que aula foi essa sobre marketing, sensacional @diolinux!
Cada um dos temas abordados se torna uma árvore de estudos
Eu tive um Windows Phone, gostava do celular, comprei o mais barato da época e ele não travava nunca, a câmera da Nokia era muito boa e o celular era muito resistente como a Nokia sempre foi. Sempre tive problemas com os aplicativos, uma atualização aqui que não tinha, outra ali que demorava pra chegar. Eu particularmente gostava das tiles no windows phone, mas me senti extremamente incomodado com elas no windows 8, mesmo já sendo acostumado com o celular com elas. Fiquei bem triste pelo windows phone não ter ido pra frente.
Em meados de 2014 eu considerei comprar um Windows Phone. O sistema de tiles e a interface minimalista (quase tudo eram quadrados coloridos em um fundo preto) eram grandes atrativos, e eu ainda acho que esse tipo de UI é melhor para smartphones que o que se vê no Android e iOS, onde o usuário é inundado por fundos coloridos que não fazem nada. Em uma tela pequena, a intencionalidade é importante, e o WP deixava claro o que cada botão fazia. O que me fez desistir foi o fato de que a maioria dos aplicativos "essesnciais" da época não estavam na loja, e os que estavam tinham limitações severas (facebook não conseguia mostrar GIFs, whatsapp sempre estava atrasado no quesito de features, etc). Eu acho que esse problema é a razão que a gente não vê Linux desktop nos laptops, da mesma maneira que uma Samsung da vida não iria querer criar um smartphone onde o usuário não pode usar os aplicativos que ela literalmente depende para trabalhar e se comunicar com família e amigos, não se pode esperar que uma Dell ou Asus passe a oferecer mais opções de notebooks com Linux se o usuário médio não vai poder usar metade dos softwares que ele usa todos os dias
Ando gostando bastante dessas citações de livros! O Rápido e Devagar é um livro incrível, todo mundo deveria ler.
Saudades do windows phone. Sistema muito gostoso de usar. Bem fluido para celulares básicos e médios da época.
O problema era compatibilidade com aplicativos populares, e falta de parcerias de com outras fabricantes grandes como Motorola e Samsung na época. Eu sinceramente gostava muito, tive oportunidade de usar IOS alguns anos e hoje uso Android, prefiro a interface do windows phone até hoje.
Windows phone era o melhor sistema operacional da epoca, tive um e lembro que pague muito barato por um produto excelente, meu amigo com o mesmo valor que eu paguei no meu celular, comprou o concorrente na epoca que era o galaxy Y, um cocozão.
Era chato pois não tinha muitos apps, então utilizavamos muitos app's de terceiros para serviços como instagram e secret, mas tirando isso era o SO mais seguro da epoca e batia de frente com o iOS em questão de velocidade (o android 3 na epoca era lerdo dms), e tudo isso com um custo beneficio que nem a xiaomi consegue hoje kkk
Muitos que ficavam no WP viraram fã boy e saia divulgando pra tudo (Igual com o xioami hoje em dia), fico triste que não vingou
Poxa, bons tempos. Eu era fanboy de windows phone ao mesmo tempo que era(e ainda sou) fanboy de Linux pra desktop 😂
Lembro que tinha um lumia 520 na epoca e rodava asphalt 8 liso com 512mb de ram kkkkk, fora a capacidade de instalar apps em armazenamento externo como um Micro SD por exemplo. Bons tempos
Nem me fala meu primeiro smartphone foi um windows phone e amei, quando mudei pro android na epoca me senti indo pro passado... Sempre fui usuario basico de celular então o windows phone me atendeu mto bem por mto tempo.
Acredito que o maior problema do Windows Phone foi a falta dos principais aplicativos da época, coisa que inclusive o Linux também sofre.
Usei um Lumia 925 por uns 3 anos. Enquanto ele tinha suporte aos apps mais "comuns" das outras plataformas ele era um sistema ótimo. Era fluido, tinha alguns bugs mas nada muito problematico, era surpreendentemente leve, apesar de ter animações pra tudo, incluindo as tiles interativas da home screen. Acho que era pela simplicidade do sistema. O teclado era muito responsivo e é até hoje o melhor teclado digital que usei num smartphone. Confesso que tenho saudades.
O problema pra mim era na falta de aplicativos importantes e no marketing errado. Acho que se focassem na fluidez do sistema teriam atraido pessoas pros modelos de entrada que sofriam com as travadas nos modelos de entrada do android. Lembro de um amigo rodando Asphalt num Lumia 520, o modelo mais basico da linha x20. Ao inves disso eles focaram nas features dos modelos mais caros. Lentes Carl Zeiss, as cameras dos Lumias 1020 e 9xx, as telas clear black e etc. Incluindo, vendo a apple lançando suas smart tags, lembro da Nokia lançando tags NFC lá em 2012/2013 enquanto eu tinha o meu.
O SO não tinha nem UA-cam e não tinha serviços básico do Google, tinha que usar navegador pra fazer o básico.
@@negaogamer6864 acredito que o maior problema foi esse, a Google se negou a desenvolver os apps para o sistema.
@@negaogamer6864 tinha UA-cam sim porem o proprio google foi matando ele pois era muito melhor do que tinha no android na epoca
Pois é, o sistema em si era ótimo. Problema foi suporte de apps de terceiros mesmo.
Eu jogava Asphalt 8 e uns joguinhos de futebol com meu modesto Lumia 535 com 512MB de RAM
O que matou o WP foi a falta de suporte, a falta de aplicativos oficiais que já tinha no android/Ios era um problema também. Tive um Lumia 630 e era maravilhoso o telefone, adorava ele.
Saudoso Windows Phone. Tive dois Lumias: 620 e 830. Gostava muito. Mas a falta de apps no final atrapalhava muito a experiência.
Infelizmente no Brasil já tem máquinas que vem com linux, porém dois amigos e um parente compraram com este e a primeira coisa que pediram foi instala o Windows kkk.
Na mente do consumidor “95%” laptop e desktop tem que ter Windows por ser o padrão atual…
Windows é o padrão dos desktops. Por mais que essa frase pareça velha pq o padrão é assim a décadas.
Pessoas próximas de mim também fizeram a mesma coisa
Eu mesmo fiz isso, mas voltei atrás, uso Linux e infelizmente Windows ainda por enquanto kkkkkk, como vou atuar com programação vou ter que desenvolver para os dois
Quando montei meu PC numa loja de informática peça por peça em 2017, pedi para instalar o Xubuntu. Os caras da loja ficaram curiosos pelo fato da instalação demorar 10 minutos no máximo.
Psé infelizmente algumas pessoas acabam tendo esse efeito de manada mesmo sem ter a necessidade de usar as ferramentas da microsoft, como o office.
A parte final do seu vídeo foi tão certeira. Eu sempre preferi distros baseadas no Debian/Ubuntu por comodidade e por saber lidar melhor. Contudo, tomei coragem de experimentar outras variantes e acabei amando o Fedora. Mas mesmo assim, face a grande diversidade de ditros, até eu realmente decidir qual distro usar foi massante.
Agora que o Windows 11 tem um suporte a Android e Linux, seria um bom momentos pra fazer uma boa adaptação do sistema pra rodar em ARM e lançar uma integração total entre pc e smartphone
Se fosse hoje em dia eu compraria um Windows Phone. Com algumas ressalvas:
✓ Funcionamento do S.O. sem travamentos;
✓ Compatibilidade total e disponibilidade de aplicativos mais utilizados pela população;
✓ Capacidade de se trabalhar com todos os programas e games que o Windows desktop consegue com as devidas adaptações sem exigir do usuário conhecimentos complexos;
✓ Literalmente um computador de bolso. (Aliás, esse diferencial atrairia muita gente)
...
Com estas características entre outras... o Windows Phone ou qualquer outro que surgir com essas características será um potencial concorrente e pode dar uma sacudida no mercado de Smartphones/O.S.'s.
Para mim o que deu errado foi a falta de aplicativos que ja estavam em outros smartphones. Dio creio que no texto mostrado, A palavra cheap teria uma melhor tradução para medíocre ao invés de barato.
Isso! Fora todo o resto...
Sem querer ofender
Fala ae dio tudo bem? Nesses dias, eu estáva passeando no shopping e visitando o tanto quanto de loja eletrônica, e percebi que os vendedores estão vendendo nas prateleiras computadores com O.S Linux com muita frequência. Fiquei até surpreso vendo isso, pois isso nunca tinha acontecido aqui antes na região norte.
Não precisa pagar licença
Deve ficar uns 200 reais mais barato pro integrador, foi essa a diferença de preço quando comprei um Dell em 2015 com Ubuntu de fábrica. Tá muito caro computador, qualquer básico (que não é nível da Xuxa) tá 3 mil... Aí eles conseguem baixar um pouco se vender sem Windows.
as pessoas so compram pq esta mais barato. depois levam a um técnico pra instalar o windows. não se iluda.
antes em comparação, o mesmo é aparelho era bem mais barato se viesse com o linux
@@plineoalien windows pirata ainda por cima
Tive uns 3 windows phone, tinha um que até gostei MT porém acabou quebrando, até instalei gta san andreas nele (de uma forma burlada) o que foi MT difícil, porém me impressionei como ele rodava melhor que uns android topo de linha dos meus colegas. Mas o que mais me chateava no celular era a falta de apps na loja, a ausência de formas faceis de instalar aplicativos de fora, e o fato de todo app ter um layout diferente do comum, parecia só para ser diferentão porém acabaca sendo chato de achar funções ou elas simplesmente não eram colocadas. Era como ter um xbox de bolso
Cheguei a ter um lumia 435 DTV, pra época era um excelente aparelho de entrada, muito mais responsivo que qualquer android da época, mesmo tendo menos hardware, tinha apps bons como o maps com mapas GPS offline, e o app de musica era quase um spotify free...
Pra mim o que ferrou o WP foi a falta de liberdade, comparo ele com um chrome OS da vida, muitas configurações comuns no android não existiam, acesso a pastas do sistema era limitadíssimo, o bluetooth por exemplo, não tinha uma pasta padrão de salvar arquivos, tu recebia o arquivo, se fosse um arquivo sem app pra abrir, ele ia pro limbo mas continuava ocupando memoria!
O W10 foi um avanço na parte de customização, mas ainda era limitadíssimo em termos de API comparado a um android da época, isso limitava muito os apps, parecia um app do android 2.2 ou mais antigo, mas a estabilidade do sistema era sem comparação, só consegui ter uma tela azul uma vez, por conta de um bug no app de musica...
Melhor vídeo que já vi no canal até hoje. A pesquisa, os argumentos, ponderações e conclusões são no ponto! Parabéns pelo excelente trabalho!
Cara, adoro esse canal, como estou usando o MSF-WIN no momento venho aqui matar minha abstinência e além de aprender demais. Estava aqui pensando, se o android é um linux, então não seria mais fácil para as distro linux suportar os apps android do que a MSF com o win11.
Eu amei usar o Windows Phone... Foi o sistema que usei num telefone de 2015 a 2018. A melhor experiência de usuário mobile que eu já lidei.
nossa, que show esse tema que vc explanou, se encaixa em várias decisões. PARABÉNS Dio, foi muito show!!! Continue assim, nos trazendo materiais assim!!!!
Windows phone usei por alguns anos e achei e acho incrível, mas somente o windows phone 8.x quando chegou o 10.x ficou tudo lagado e com muitas falhas, além de tudo o sistema ficou sem apps novos.
Mas se fosse hoje em dia usaria de boas só que tinha de ter os apps que uso hoje em dia
A maioria das pessoas ao meu redor gostavam de usar o windows phone. Falavam que era mais estável que o Android e realmente nesse período o Android sofria muito com bugs e falta de estabilidade (além das diferentes versões).
A falta de estabilidade era porque muitas empresas estava iniciando seus desenvolvimento de Launcher e não atualizava
EU amava o windows phone, fora que foram os primeiros celulares a terem camera fod@.
além da falta de aplicativos atualizados, a grande fragmentação do Windows em poucos smartphones foi a paulada na moleira do Windows Phone. Ex.: Quem tinha um celular com windws 7, não atualizava para windows 8, apenas para 7,1, 7.2..., com interface antiga, e quem quisesse a interface nova, tinha de comprar outro apesar do W7 estar funcionando. O Android faz quase isso, mas costuma ter 2 ou 3 atualizações de S.O, além das atualizações mensais.
Adorava meu Lumia 625 e o windows phone, mas lembro o quanto era frustrante não poder ter a experiência de utilizar alguns aplicativos que o Android tinha, e no Linux é a mesma coisa, eu não uso Linux no meu PC principal pois não tem os programas da fabricante (controle rgb e pwm das fans) e já não tenho mais paciência pra gambiarras no sistema.
Windows phone era muito bom, esse estilo do windows 8 funcionava bastante no mobile
Gosto muito de experimentar OS diferentes, desde a época da faculdade. Embora tenha usado Windows grande parte da vida, experimentei várias distros de Linux, mas não fiquei com nenhuma porque, na época, dificultavam coisas simples no meu uso, fora a incompatibilidade de softwares e drivers. Desde 2017 estou no macOS e não tenho intenção de sair. Ele é simples e funcional. A curva de aprendizado foi muito rápida e, depois disso, nunca mais tive dificuldade nenhuma.
Ainda tenho VMs com linux e windows para tarefas específicas, no Parallels. Mas até hoje não conheço muito do universo linux. Para terem noção, uso a expressão "distro linux" sem saber exatamente o que significa. Já assisti vários videos, inclusive, todos aqui no canal desde 2019 - e ainda não foi suficiente para eu organizar didaticamente toda a informação. Talvez seja muito informação e eu leve mais tempo. Talvez seja uma limitação pessoal.
Contudo, esses fatores somados à minhas limitações me fazem não adotar Linux como OS principal.
Pura verdade principalmente a questão da escolha. de 2012 até 2019 mais ou menos eu vivia trocando de distro linux por questão de visual e até mesmo performace e quando queria jogar precisava entrar no windows. Então mesmo gostando muito de linux decidi fazer tudo pelo Windows mesmo pois o 10 me atende muito bem em tudo que preciso.
Meu primeiro smartphone foi um Windows phone que meus pais me deram de Natal, era interessante e bem legal a experiência de uso, mas a pouquíssima quantidade de aplicativos era muito frustrante e os app semelhantes não eram bons. Com o tempo eu só queria comprar outro celular pela parte frustrante de uso e juntei uma grana e troquei de smartphone
26:32 bosque nevado, trufa e milho verde
Vim pelo linux e fiquei pelo papo sobre psicologia.
Pintinhos extras por mencionar o exercente 'Pensando rápido e divagar'.
Ótimo vídeo como sempre, Dio
HAHAHA "Pintinhos"
O meu primeiro notebook veio com um Librix Desktop 5.1 desenvolvido pela Unicamp e a Itautec.
AMEI!
Mais do que o próprio sistema operacional em si, que é menos complexo e problemático que os Windows, tem um leiaute micro e macro muuuuuito mais confortável, agradável eestimulante e ainda parece alternativo, descobri que não há outro software de edição robusto e fluído na medida como o LibreOffice Writer, Match e Draw, o Gimp (excelente para artistas que sabem usar 100% de cada ferramenta de edição manual de imagens), o Kdenlive e o KD3 Burning (que extrai músicas, e não simplesmente as "copia" como os Windows -- e sim, o resultado final é melhor).
Hoje eu uso Windows porque o meu notebook mais recente veio com ele e a empresa onde eu trabalho lida com ele. Mas esses foram os motivos pelos quais eu prefiro o Linux. E eu junca tive tela azul com o Linux.
Windows Phone, pra mim o melhor SO para mobile.
Era sim viu, quem usou sabe, já pensou na evolução que ela poderia ter nos dias de hoje
eu gostava,mas nada bate o android
Android: "licença vc disse melhor SO pra mobile?".
@@doublekill1636 prefiro ios mas o android é mto bom tambem, é oq eu uso atualmente
Wp 10 ficou lindo, pena que morreu no caminho.
Tive vários Lumia, começando pelo 520, 532 e 630 (que eu mais gostei), esse modelo não tinha a possibilidade de migrar do 8.1 para o 10 e através de umas modificações, consegui atualizar e mesmo com 512MB de RAM, conseguia rodar tudo de maneira satisfatória. O problema, que é unânime, foi a falta de apps; além do que você disse, fora do timing. Uma pena, tinha tudo para dar certo se tivesse chegado no tempo certo
Fala uma pouco sobre como funciona os drivers no Linux, sobre o Mesa Drivers e o PulseAudio
Ótimo vídeo @Dio o/ E reflexivo por sinal ;)
Bacana a ideia no final
Um dos problemas é a escolha das pessoas, foi falando e eu fui pensando em eu mesmo escolhendo a distro Linux ... Fiquei no windows 10 🤣🤣🤣 ... Nem para o 11 quero ir, ainda muitos bugs 🪲
E olha que sou dev, uso nós servidores bastante Linux já, mas para o dia a dia é complicado mudar, tem todo um ecossistema envolvido já em usar windows
Como diz o criador do Linux, é uma tarefa very hard entrar no Desktop
Eu lia na época que a Microsoft estava desenvolvendo algo para "converter" (algo universal) aplicativos e que isso poderia ajudar na falta de aplicativos, de certa forma algo assim poderia ajudar. O Edge por exemplo não está deixando nada de lado pela questão de ele ter acesso tanto ao sistema do Google Chrome e o seu proprio
As pessoas escolhem os celulares android a partir da interface gráfica (ou system UI pra alguns). A interface que agrada melhor é a que ganha ou se caso a pessoa já usou tal aparelho que tinha tal interface grafica, optam por quando trocar de aparelho, pegarem outro com a mesma marca do anterior para ter a mesma interface.
O que eu gostava do windows phone era que ele instalava APK do android tbm, que a pessoa habilitava nas configurações, e que pela negação que teve e fracasso, os celulares (com 1 a 3 meses de uso) baixaram muito de preço. Meu tio pegou um top de linha por 500 reais usado, eu fiz as paradas na config e instalava apk (que era um "desbloqueio de administrador", mas isso já na ultima versão do windows phone. Eu torcia pra ele não morrer, mas já foi. E hoje uso custom roms.
Otimo video dio, espero que as distros prestem atenção nesses pontos e tentem melhorar, quanto mais concorrência melhor.
Eu tive um Lumia 630 e um 730 gostei muito da experiência de usar os dois. comparado com os celulares androids dos colegas o meu L730 só precisei reiniciar duas vezes durante todo o tempo que estive com ele, e foi justamente por causa de atualização de sistema. Infelizmente o sistema apesar de ser instalado dentro de aparelhos realmente excelentes, acabou não vingando.
O que eu ouvia muito das pessoas é que não tinha app ou que achavam feio os ícones. Eu gostava principalmente pela simplicidade.
Seria bom um vídeo do Tizen, e se a Samsung algum dia deixaria o Android em prol do mesmo. Falando também das TV's e outros dispositivos embarcados que já usam o Tizen.
Pior que a Samsung ja lançou smartphones e smartwatchs com Tizen, em alguns paises, e descontinuou o suporte a eles, recentemente. Agora so tera nas TVs.
Na época do WP eu tive dois Android anteriores extremamente ruins pelo o que eu podia pagar. Migrei para um Nokia 720 e foi o meu primeiro smartphone realmente bom. Tinha câmera decente, não travava, sistema atualizado, custo benefício e o design de tiles era muito legal. Infelizmente morreu e tive que voltar para o Android mas aí foi com a Xiaomi que estava mudando o mercado e fazendo bons aparelhos e baratos. A partir daí nunca mais tive problemas com Android.
Tive um 640xl, saudades, ótimo custo benefício, sobre os tiles, até hj no Android uso o launcher de windows phone.
o grande segredo que pode fazer o chrome OS popular tanto quanto o windows é o fato dele ter programas tipo muitos programas, se mapear o teclado sem o octopus se tornar possível então vai abalar
fazer coisas que o Win já faz a muito tempo ou que é 100% adaptado pq já é recurso "natural" do sistema
Particularmente eu comecei a usar ubuntu já quando ela estava mais consolidada e com uma comunidade grande com diversos fóruns que ajudavam resolver eventuais problemas que surgiam na distro. As demais distros me passavam a impressão de serem muito complicadas para um usuário casual
O Windows fone era "confuso" de usar.
Demorava um pouco até entender como funcionava. Além de falta de apps.
Windows phone tinha tudo pra ser um SO mobile perfeito, rodava muito bem em pouco hardware, ao contrário da versão de PC kkkkk... O que deu errado foi ter concorrência pesada e a falta de apps, até em 2016 vocẽ achava uns lumias pra vender, e nesse tempo eu era doido por um
O problema do WP era a própria MS, era um sistema que apesar de ser fluido e leve, era ultrapassado, lembro que o WP foi receber uma aba de notificações apenas na versão 8.1. Com o Windows 10 Phone evoluiu muito o sistema, mas ai a MS desistiu...
3:59 n colocar a interface do win 10 nesse winphone e como opcional esse outro
Uma invenção é grande pelo sua necessidade suprir algo que muitos precisam é querem ter.
Eu tenho um Lumia xl 640, e mais de 20 Lumia 530, esperando um dia alguém liberar um sistema pra poder mudar eles, todos funcionam excelentemente bem.
O paradoxo das escolhas foi muito interessante!
21:45 me encaixo aqui 😅 kkkkkk
Sinceramente o que deu errado no windows foi que eles fecharam muito o sistema operacional esperando uma alta adoção dos usuários. Tipo, como na época só existiam dois sistemas operacionais móveis bem conhecidos onde o iOS já era bem travado e quem desenvolvia para iOS conseguia desenvolver para Android com o Mac. Como a MS fechou as SDKs e APIs para o Windows acabou que os desenvolvedores não queriam largar o ambiente da Apple para tratar dos aplicativos para Windows Phone. Eu particularmente AMAVA o windows phone, era rápido, responsivo e dinâmico, um dos melhores telefones que tive antes de ir para o iPhone, pena que não deu certo.
Usei o Windows Phone em um Lumia 630. Pra mim, um dos principais problemas foi a falta de aplicativos. Os que existiam, como WhatsApp e Facebook, eram muito inferiores às versões de Android ou iOS.
O app do zap no windows phone era lindo demais, lembro que ja tinha tema escuro naquela epoca... Fora que foi a primeira vez q vi um celular com uma camera tao fod@. Tenho foto daquela epoca que maioria dos android qeu tive depois nao bateu.
Debian até bem pouco tempo atras ainda deixava no chão as outras distros em servidores, só recentemente que a briga ficou mais apertada, principalmente com a Red Hat, e o Debian não tem uma empresa grande por trás. O mint hoje é uma das distros mais usadas em desktop, provavelmente a mais usada, mas com certeza mais usada que o ubuntu e tmb é um projeto sem uma empresa atrás. Esse lance de se tem uma empresa atrás vai dar certo não é tão absoluto assim, com certeza uma empresa pode ajudar bastante, mas não é garantia de sucesso.
Tive acho que uns 3 Windows Phones, gostava muito do sistema. O que matou foi:
1) falta de apps Google (se existissem desde o ínicio, especialmente o UA-cam e o Maps, a história da plataforma podia ter sido outra).
2) falta de apps em geral (posteriormente) o que gerou um ciclo vicioso - sem apps menos gente usava os telefones, com menos gente usando os telefones menos desenvolvedores criavam apps.
3:57
Duas coisas principais que deram errado:
1º A Microsoft demorou muito tempo pra lançar o sistema pra celulares, O iOS da Apple foi em 2007, o Android da Google foi logo após o iOS em 2008 , Windows phone só passou a ter suas versões estáveis depois de 2010, muito atraso em relação a suas concorrentes
2º A falta de investimento em infraestrutura digital para o sistema, a Microsoft tinha mais era que comprar empresas ou fazer parcerias com outras para ter mais aplicativos no seu sistema
Tive um lumia 925, era extremamente bom, rápido, sem travamentos e etc. mas não tinha aplicativos e algumas decisões dificultava o uso sem motivo
Diolinux uma sugestão de vídeo, testar o Desktop mode que tem nativo no android desde o 10. tento rodar no meu pixel 5 mas não consigo fazer a transmissão da tela
Quando comprei meu Notebook ele veio com o Debian, eu até tentei usar mas não conseguia fazer coisas simples, e pra instalar ou incluir alguma coisa em um software era um trabalho.... Mas algum dia ainda vou tentar aprender a usa-lo. Enquanto isso apenas assisto seus vídeos.
saudade do meu lumia 730 .. se estivesse até hoje, estaria usando ainda.. !!
Ótimo vídeo, parabéns. O que ainda é possível fazer com um Lumia 650 com Windows 10 Mobile em 2022? Não uso mais, a câmera e a tela são ótimas mas como passar as fotos tiradas p o iOS ou Android? Já tô fazendo consultoria...rs
No meu caso abandonei o Lumia com WP por falta de atualização. Lembro que após poucos meses de adquirir o produto. Veio a atualização para a versão 8 e meu aparelho não recebeu. Isso me irritou bastante. Hoje tenho IOS e fico bastante feliz em ver um aparelho de 2016 ainda recebendo as novas versões.
Windows Phone era incrível
lembro do meu primeiro computador que vei com linux (senão me engano o ano era 2012), não tive muito a oportunidade na epoca de explorar aquele s.o diferente pra mim que so tinha visto windows.
Eu tenho um Lumia ate hoje 640 xl com windows 10 e roda lindo,pena que parou no tempo a atualização e aplicativos.
Cara, você tem um PC e tem um celular WP, mas não há integração nenhuma entre os dois? Fora isso, faltavam muitos apps.
Eu amo windows phone🤩
@diolinux, Confesso que não entendi o título do vídeo até assistir boa parte do vídeo. Você tem o link dessa palestra do Linus pra eu assistir na íntegra?
Tenho até hoje guardado o meu Lumia 1020, aparelho top,câmera incrível.
Pra mim a variedade de distros é o que me afasta do Linux, no windows e Mac tem várias versões, mas sempre com a última sendo a definitiva que torna todas as outras obsoletas exceto para usos muito específicos tipo uma empresa que usa um software que só é compatível naquele sistema específico da época que lançou, mas no Linux tem várias distros paralelas e nenhuma é a distro definitiva, todas tem vantagens e desvantagens entre si, o que desencoraja de mergulhar na curva de aprendizado para usar um sistema Linux sem a certeza de estar na melhor versão possível do sistema.
Mas isso ai é pelo fato de o povo gosta de novidade, são versões diferêntes do mesmo sistema, logo sempre vão querer experimentar
Eu sinceramente não vejo essa variedade de distros como negativas. A única diferença realmente é o comando no terminal que você vai utilizar: apt, dnf, pacman, yum... E os pacotes disponíveis em uma distro que não está em outras. Tipo, demorei demais para instalar o Arch e verificar que não tinha Idle (ide do python que mais gosto), talvez tenha uma versão obscura no AUR que nem uma pesquisa com o Google achei. No dia seguinte, instalei o Fedora KDE por que ficar sem Idle é impossível. Edit: tenho um notebook Dell (Ubuntu 20.04), e um desktop com um HD (Zorin OS 16) e um SSD (o Fedora KDE). Não mudaria nada, exceto o fato que cometi um erro: deixei pouco espaço para o \ e muito para \home. Talvez reinstale o Fedora quando o 35 perder o suporte.
Mas isso é fácil resolver. Instala o debian. Praticamente o avô da maioria do que tem hoje de opção. A partir desse experiência, se sentir necessidade, escolha outro Linux e teste.
Mas você pode ver que em qualquer vídeo, artigo ou rank são as mesmas que ocupam as primeiras posições.
São Arch Linux, POP, Debian, Ubuntu, Mint ou Zorin.
Não da pra fugir muito disso. Desde quando eu me acostumei com o Arch, não uso nada além dele. No máximo ubuntu no WSL2 do windows.
É só você testar uma dessas, descobrir com qual delas você tem mais facilidade e não mudar mais.
Tem um vídeo aqui no Diolinux que explica justamente isso, não podermos ver o Linux como um SO. Na verdade, o kernel seria como um motor e cada distro é um sistema operacional. Dentro desta lógica, você escolhe a que te atende melhor e terá essa característica de ter novas versões substituindo a antiga. Por exemplo, pra quem se encontrou no Ubuntu, em abril sairá a versão 22.04, que poderá aposentar as anteriores, assim como acontece com as atualizações dos outros sistemas.
Concordo com o artigo do canal. Já existem muitas distros muito boas e estáveis para esse fim, mas ainda assim ainda existem muitos que preferem instalar um Windows pirata cheio de virus a comprar algo com linux. Mesmo as opções que já são vendidas com linux, o usuário de cara pega uma cópia made by camelô do Win7 e instala nem se ligando para os perigos. Antes de chegar a esse tipo de conversa a respeito do linux, antes temos de educar os usuários a não usar cópias piratas.
Muito bom o vídeo. Na minha opinião o "problema" do Linux é ter tantas opções de configurações em uma forma não tanto intuitiva de executar tarefas. Exemplo: Se vc quer integrar o linux com windows tem que instalar e configurar o arquivo do samba. Seria muito mais fácil houvesse uma opção nas configurações do sistema para habilitar isso e fazer tudo automaticamente. O sistema mais amigável que vi com linux e, comecei a usar, é chamado "UNRAID" que facilita muito a vida de iniciantes pois para instalar praticamente tudo ele apresenta modelos de configurações que vc escolhe e, feito isso, ele executa um "script" com todos os comandos para instalar e iniciar os serviços / apps. Para um "leigo" como eu é ótimo. O vídeo do fydeOS também me interessou muito justamente por parecer uma versão linux mais simples e amigável. Mais uma vez Parabéns pelo video.
Eu assistindo seu video e pensando como seria um "S.O. para a 3ª idade"... literalmente falando (opções disponíveis na tela, tamanho dos botões e fontes, etc...). 😎👌
Eu tive o Lumia 530, 450, 550, e 950XL, saudades.
eu uso android em um xiaomi mas confesso que nunca fui fã de android.
eu gostava muito do WP por ter uma interface limpa e sua fluidez,
a segurança do aparelho tmbm era excelente (smartphones androids de pessoas leigas são cheios de bloatwares, vírus, adwares e lentidão).
mas os apps são o que fazem os smartphones serem tão queridos e o WP era muito carente de apps de todas as categorias.
ainda espero que a MS tenha aprendido a lição, pode parecer tarde para entrar no mercado, mas não impossível.
Nos Estados Unidos existem computadores da system76 em lojas comuns? Ou você só pode comprar pela internet
Só internet
@@tomate3908 eu tava pensando sobre o que o Dio falou, notebooks sendo vendidos com Linux de fabrica, eu sempre vejo pelo internet, já vi positivo e Acer, mas nunca vejo na loja física
A verdade é que quase sempre queremos ter o que escolher, mas não queremos demorar para escolher. E, se temos, muitas opções, curiosamente ficamos perdidos e acabamos escolhendo mais do mesmo!
Acredito que o principal problema do Windows Phone foi que a Microsoft não havia entendido esse mercado ainda. Os updates e melhorias vinham na velocidade dos desktops e para celular esse tempo é muito menor, entao quando uma novidade era anunciada até o lançamento dela isso já havia sido desenvolvido no android se espalhado em todos os modelos enquanto que no WP não vinham. Outra coisa foi que não havia em aparelhos suficientes, Praticamente só havia WP na Nokia enquanto que o Android tinha em qualquer coisa com botao de liga/desliga, isso teria ajudado a difundir o SO e promover melhorias que nao dependessem só da MS. E por ultimo a falta de respeito com o próprio público, quando saiam atualizaçoes quem tinha uma versao anterior do WP nao era comtemplado entao voce ficava com um tijolo que nao servia pra muita coisa. Tem mais, mas acho esses foram os principais motivos pra ter dado tudo errado.
Eu nunca vou concordar com a Microsoft eu amava o windows phone :(
Notebooks com processadores ARM podem ser uma oportunidade para o Linux. Seria um novo produto, mas há que se desenvolver um ecossistema de serviços em torno desse produto, pra atrair os usuários, como o Google faz.
Tive um lumia, só não lembro qual o numero kkkkk
Era um aparelho mt bom, mas na epoca todo mundo julgava mal pq a store não tinha metade dos apps que o android tinha. E realmente, apps que não fossem mainstream (whatsapp, facebook e etc), o windows phone não tinha.
Eu tenho um fator que me incomodou bastante na época. Antes do Windows Phone, o sistema "portátil" da Microsoft era o Windows CE ou depois o Windows Mobile. Esses dois últimos, não sei o porque, mas nunca me veio à cabeça que poderia usar um software de PC neles por exemplo mas quando anunciaram o Windows Phone, eu não sei se foi algo do marketing ou outra coisa mas me deu a alusão de que tosdo softwares que eu tinha em Win de PC poderia usar no novo WinPhone de uma forma que simplesmente eu poderia copiar um executável do PC para o celular de forma transparente. Eu lembro de até ficar empolgado pois seria muito prático pra mim. É claro que quando descobri que ele tinha seu mundinho fechado assim como IOS e Android, já não fazia sentido já que ambos já tinham muito mais Apps disponíveis e a Microsoft estava tentando alcançar e caso tivesse essa compatibilidade com softwares de PC, talvez a corrida teria sido muito mais fácil.
Apps "universais" rodavam tanto no PC quanto no mobile, se adaptavam ao dispositivo e a principal ideia era criar algo parecido com o Ubuntu Phone, ser praticamente um PC de bolso portátil com possibilidade de conectar um teclado e um monitor e sair usando como se fosse um windows pra PC. O grade problema é que poucos devs aderiram a essa ideia 💡, não achavam muito atrativo fazer APP pra PC. Algumas grandes empresas até lançavam apps na loja da MS, mas pro mobile faziam questão de lançar uma versão diferente. Anos depois a Microsoft encerrou o suporte oficial pra o sistema, vários devs de apps seguiram o mesmo caminho e deixaram de atualizar seus apps, os usuários depois disso tiveram que fazer exatamente o que você falou, pegar os apps oficiais para Pc que ainda tinham o suporte e instalar no celular manualmente.
Vir uma distro Linux pré-instalada de fabrica, onde o usuário pode escolher na instalação do sistema a melhor interface gráfica para ele é interessante. No entanto, prefiro ver a questão por aquela máxima do S. Jobs, quando ele respondeu a um questionamento duro colocando que a coisa não funciona bem se pensarmos no sentido software e experiência de usuário, mas o contrário. Daí ter afirmado que, ao se colocar no lugar do usuário comum, conseguiu perceber melhor as necessidades e demandas do mercado do usuário comum, mudando assim, com bons resultados, a forma de entregar soluções tecnológicas para resolver problemas que os usuários se depararam cotidianamente.
eu penso aqui comigo, se algum linux for mais user friendly, tipo no windows dificilmente vc vai usar o CMD pra resolver algum problema, talvez se tiver algum linux que siga esse caminho e que tenha um bom marketing, talvez dê certo
as pessoas tem dificuldade de usar notebook, windows é o primeiro contato que tiveram e muitas vezes unicos que conhecem, e aprender ele foi dificil, requereu cursinho de informatica basico, de execel e tals. Fazer elas aprenderem uma nova interface, novo workflow etc, mesmo que seja melhor, teria que ter um 'retorno' muito grande para justificar o reaprendizado
O problema do Windows Phone foi o timing mesmo pois a Microsoft devia ter entrado antes nesse mercado e quando chegou, o Android e iPhone já estavam bem posicionados. O Windows Phone era muito bom, era rápido e fluído, eu ainda tenho o Lumia 520 guardado como recordação. O Lumia 930 era comparado ao iPhone na época. Acho que esse engenheiro da Nokia tava fingindo demência porque a Nokia faliu justamente devido a insistência no Simbian e ter desprezado o Android, o mesmo aconteceu com o Blackberry.
O mercado é assim mesmo, se bobear já era! Um abraço!
Que vídeo bem feito!
Tive um windows phone com lente carl zeiss, microfone com captação muito boa, sem distorções mesmo em ambiente barulhento. Pena que muitos apps para o Android nāo chegaram para o WP.
Ubuntu Touch, quem lembra? Na época eu morava na Espanha e uma marca local lançou um aparelho com ele. A mídia espanhola falou bastante. Era extremamente barato, mas não chamava a atenção em nada. Um Windows Phone, já na fase de decadência, era mais interessante.
Eu lembro,e por incrível que pareça, algum aparelhos recente ainda rodam