Joaquin Phoenix são aqueles atores que são tão bons, que nos fazem esquecer que são atores. Espero que ele receba ao menos mais uma indicação ao oscar, porque ele definitivamente brilha em qualquer papel.
Esse interesse em saber mais sobre determinado assunto depois de ver o filme é a mais pura verdade, Isabela! Eu mesmo sou prova disso com dois filmes que vi, gostei muito do tema e fui buscar mais informações: A Grande Aposta e Maria Antonieta. E sempre que os revejo, sempre caço na internet mais informações que ainda não sei sobre os assuntos dos filmes e aí formar minha opinião. Não perco Napoleão por nada!
Concordo muito com a Isabela nesse ponto, eu só quero ser historiador e professor de história graças aos filmes que me fizeram ter encanto pela história, podem ser filmes que deturpam e não tem nada a ver com a história, mas a pessoa pode se interessar pela história verdadeira e até mesmo se impressionar
@@suzanabarreto5045 sim, isso pode se tornar um problema, eu vi a crítica dele inclusive, e ele tem bons pontos, mas no meu caso, se o filme for bom, pra mim valeu a pena, mas eu sempre procuro falar pra geral não usar filmes como referência pra tudo
@@suzanabarreto5045Crítica horrorosa. Ele mal tocou na parte artística da obra. Só chorou porque não era historicamente fiel. Filmes assim mais estimulam as pessoas a buscarem conhecer a história verdadeira, do que qualquer outra coisa. Quem se deixa enganar é porque quer. Se bem que tem um pessoal aí que até hoje acha que o filme 300 é “real” 😆🤣
Vou dizer uma coisa, Joaquim interpretou qualquer pessoa, menos Napoleão, que era um homem extremamente carismático, cheio de presença, amado demais pelo seu exército, cheio de vida e espírito e magnetismo. Esse Napoleão de Joaquim é totalmente apático e sem carisma nenhum. Eu sou fanática por Napoleão a vida toda e digo que, nem de longe, Joaquim interpretou o Imperador.
Primeira vez q eu vejo uma análise da Boscov tão antagonica a do Dalenogare(únicos canais de cinema q eu assisto antes de ir ver um filme),deu ainda mais vontade de assistir agora
Além das diferenças normais, Dalenogare é historiador, é esperado quando se trata de um filme sobre uma figura como Napoleão, somos assim mesmo rsrsrs Mas vale demais assistir!
Ele chegou a comentar que os figurinos, a direção e as atuações estão ótimas. Ele só odiou o roteiro kkk achou mentiroso e as guerras não condizem com o que ele sabe como deveriam ser representadas. Além disso, a Boscov vem andando cada vez mais 'legal' em suas criticas.
Louca pra ver. Sou historiadora e Bonaparte é meu personagem histórico favorito. Já li as principais biografias dele e li muitos dos trabalhos acadêmicos sobre a era napoleônica. Sabia que ia ser polêmico, porque é um personagem icônico, controverso e os franceses tem uma história de amor e ódio com ele. A verdade é que ele garante vitórias memoráveis durante a RF e tbm representou um retrocesso na história política no fim da revolução mais importante da História. Ao mesmo tempo, consolida o capitalismo em bases institucionais e jurídicas na Europa. Megalomania, guerras...uff. Acho impossível dar conta de tanta complexidade num filme, nem com o grande Joaquim Phoenix no papel. É Hollywood. Não é pra ser perfeito. Espero que não seja sem noção. Vamos ver se é palatável.
@@fredmorsancara é um filme não um documentário, ele não precisa ser claro, é arte, se não todo filme de super herói tinha que ter um aviso que as leis da física não são aplicadas. É que nem a série Bridgerton, nada da história é levado a sério lá, mas não deixa de ser divertido. Sou professora de história e aprendemos na faculdade que filmes tem que ser usados como ferramentas não um substituto.
isso que eu ia falar mas achei seu comentário; o ponto da escravidão retomada por Napoleão ela condena, eu não sabia, e é triste saber, e ela não fugiu de pontuar isso.
Poucos homens na história num período tão curto de vida tiveram sua existência tão extraordinária. Napoleão foi o Deus da Guerra e se fez por ele mesmo e se desfez por ele mesmo.
Sobre o tema da incosistência dos fatos históricos, eu só lembro de quando era criança, assistindo 'Hercules', da Disney, e descobrindo mais tarde o monte de coisa que foi inventada ou alterada da mitologia grega kkk (o ponto é que não deixa de ser um ótimo filme por isso!)
Quero muito assistir a este filme. Ridley Scott é um dos meus 5 diretores favoritos. Faz épico de guerra e idade média, coloca gladiadores em cena da mesma forma que dirige uma comédia romântica, ficção científica, drama, romance, policial.... É um diretor top.
acabei de assistir o filme e meu deus, que filme BOM. eu entrei com um frio na barriga e sai pulando do cinema, sorrindo de orelha a orelha. a atuação do Joaquin é absurda, como sempre, e ele é o Napoleão que eu sempre imaginei quando pensava em França, patriotismo, o controle obsessivo por Josephine e a agressão mascarada de devoção encrustada no amor que ele sentia por ela. as expressões, os olhares, até a mandíbula, os lábios para baixo, falam TANTO, que chega a ser ridículo esse homem aparecer em mais um filme assim, parecendo que está pedindo um Oscar. Babei pela Vannesa Kirby do início ao fim, ela consegue transmitir uma personagem cautelosa, mas sedutora, aberta, sincera e também mentirosa e duas caras, que está calada diante da sociedade e não tem voz em uma época como aquela, mas que não precisa falar nada, porque o telespectador sabe o que ela está sentindo e entende a aceitação e resignação que ela entrega. adorei o Youssef Kerkou, ele entregou um homem leal, em segundo comando, respeitoso e um grande admirador, mesmo sempre em segundo plano.
Que linda essa resenha. Isabela eu sou sua fã. Você é um alívio pro meu cérebro e um refúgio tão satisfatório que me faz amar o cinema de novo. Minha crítica de cinema favorita. Eu amo o seu jeito de falar, sua escolha de palavras é sempre muito prazerosa e encantadora e eu tenho profunda admiração por você de verdade.
Isabela. Eu tive uma experiência bem diferente da sua... como você disse, a produção é colossal, é tudo bem produzido, mas o filme em si... o argumento... parece-me muito incipiente. Eu sai do cinema sem entender o por quê esse filme foi feito (sabe aquela sensação que você teve com The Marvels (que eu compartilho)?). Eu fui ver por conta do histórico do Joaquim Felix, mas também não me empolguei.
Achar que as pessoas vão querer estudar sobre o tema depois de ver o filma é muita inocência. 99.9% do povo vai achar que foi o que aconteceu e pronto… acho temeroso
Ridley Scott, é um cineasta extremamente vigoroso e competente em seu ofício. Lembro dele sendo chamado de "Maestro da Sinfonia do Caos" quando dirigiu O Falcão Negro em Perigo, é mestre em épicos, como em Gladiador e Cruzada! Tá de parabéns pela mesma disposição e ímpeto em Napoleão!
Normalizou gastar 200 milhões de orçamento e receber cenários sem vida com cara de tela verde - "The Marvels". Aí quando vem um filme assim lindo, onde nem percebe que foi usado computação gráfica o pessoal vai implicar com fidelidade histórica.
O que vc postou está perfeito:impecável as imagens,cenários,figurino.Este Filme é um Exemplo de que Hollywood ainda sabe fazer grandes filmes de qualidade.
A questão não é imprecisão histórica. O filme tenta retratar um período histórico sem se aprofundar na política interna, externa, batalhas ou até mesmo na personalidade do napoleao. Ele foi um líder que marcou profundamente a geopolítica europeia e foi afetado por ela, deixar isso de lado empobrece muito a obra
Isa voce é ESPETACULAR.....Voce fala com muita facilidade coisas que eu penso sobre um determinado filme, mas nao consigo me expressar....amo seus vídeos ❤❤❤
Eu vim aqui preparado para digereir as críticas, mesmo estando epolgadissimo para o filme, pois a sua leitura é relevante. Grata surpresa essa análise, mestra
Sempre nutri desejos por um filme da Marie Bonaparte, a princesa que se interessava pelo orgasmo feminino. Além de ter dado um enorme apoio para o Freud. Acho que é até redundante qualquer elogio para sua review. ❤❤❤❤
O problema é que nem sempre o cinema é a história, temos o grande exemplo da interpretação do William Wallace, é magistral mas o caso aqui. Joaquim e Scott pintam com cores fortes um período caótico e um homem poderoso, porém trágico.
adoro as criticas da Isa, é muita classe e conhecimento, vou assistir o filme em breve parece ser um espetáculo visual grandioso, algumas cenas dos trailers me lembraram cenas de GOT, então despertou meu interesse, gosto muito do Joaquin também
É um tipo de figura histórica e período histórico que mereceriam dois filmes, como foi feito com DUNA. A primeira parte da sua trajetória é ascenção até sua coroação ou sua obra-prima, a batalha de Austerlitz, e uma segunda parte até sua morte em Santa Helena. Vou ver o filme. Mas não curto muito de coisas corridas ou muito resumidas.
Isabela, sobre a questão das críticas ao filme, disseste tudo. Hoje em dia, nada pode estar "errado", ao ponto de que tudo passa por uma lente que não só avalia, mas tem um caráter "destrutivo" mesmo, de pegar pedacinho por pedacinho e apontar o porque aquilo está errado. Não entendo como é tão difícil pras pessoas aceitarem que o filme é simplesmente isso: um filme. Com todas as características singulares que um filme - que é, no fim das contas, uma obra artística - tem. É uma interpretação, uma versão contada, baseada na história. Não há nada de errado nisso, é simplesmente um ângulo pelo qual é possível abordar o tema, creditado com suas nuances, que busca explorar a história de Napoleão através de uma visão mais artística e livre, pois se trata de um FILME, não de um documentário. Aí entra a importância da existência de diferentes fontes, que nos permitem estudar, explorar e aprofundar o nosso conhecimento através dos mais diversos ângulos, e no fim, formar a nossa opinião a respeito. Assuntos grandes, como "A História de Napoleão Bobaparte", não estão escritos em pedra. São assuntos extremamente complexos que requerem de nós a capacidade e a possibilidade de pensar, de ouvir e considerar o pensamento de outros, de modo que o conhecimento como um todo (e de todos) se aperfeiçoe. O que tem faltado hoje em dia é isso... a capacidade de pensar, que vem - no fim das contas - da capacidade de ter tolerância para ouvir o outro, de estar aberto ao fato de que vivemos num mundo de incertezas, e que nada está, no fim das contas, verdadeiramente "escrito em pedra", "explorado" ou "seguro"... Mas aí que mora a beleza também. A possibilidade de sempre poder explorar, de agregar ao que se é conhecido. Por isso a importância das diferentes fontes, dos diferentes ângulos. Por isso a importância de poder pensar. 🙃 (Enfim... escrevi um textão aqui ASHASHASHHS, que também, no fim das contas, é só a minha opinião 🙂. Espero que tenha contribuído para a arte que é o pensar). Ainda não vi o filme, mas aposto que por tudo isso que a Isabela falou, ele deve agregar muito a respeito do assunto extenso e intrigante que é a história de Napoleão Bonaparte. (Ah, e só pra concluir, a Isabela é o máximo hehe 🤩).
Gostei do textão, e concordo, cinema é cinema, documentário é documentário, história é historia, gostaria de saber se alguns desses críticos leram Guerra e Paz. de Tostói, é uma faceta de Napoleão e da invasão na Rússia, fantástica, é história ou não?
Meu Deus, vc e Dale estão divergindo em várias criticas, agora vou ter descobrir vendo esse filme no cinema qual dos dois eu pareço mais com relação a gosto.
@@natb8343 quando dizem que apenas 8% do brasileiros são plenamente capazes de interpretar um texto, eu sempre acho que é um dado exagerado, mas comentários como o seu me fazem refletir que talvez sejam a realidade desse país.
Isabela,esse filme estava na minha lista de prioridades para este ano e com certeza irei ver...houveram críticas negativas,mas eu gosto da polêmica....
Uma polêmica gramatical pra você:O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular
Uma curiosidade sobre o imperador dos franceses. Embora a cultura popular o defina como 'baixinho', a estatura de Napoleão era de 1,69m. Grandes figuras da história eram mais baixos que ele, tais quais Lênin e o Stalin.
@@LuanMartins-mu6gnPara a época, não. Vc certamente não viu a camisa ensanguentada do Almirante Nelson, herói de Trafalgar, em exposição no Maritime Museum, em Greenwich. Serviria num rapaz de 12 anos de hoje. Napoleão não era baixo.
Minha cabeça bugou agora... 🤯 Delenogare massacrou, PH viu pontos positivos e negativos e a Diva Isa elogiou? Só assistindo no cinema pra tirar a prova.
Caso seja para dizer que é filme "superior", é um filme ruim. Digo tanto como filme quanto como conteúdo histórico - cheio de erros da vida militar à pessoal de Napoleão. Tem coisas boas, mas é ruim. Só é bonito, como as guerras e o figurino. Mas pelo que eu saiba deveria ser um filme e não papel de parede. Atuação do Phoenix está bem ruim, provavelmente foi mal dirigido. No cinema me diverti mais com As Marvels, porque estava no nível que um filme de Super Herói deve estar. Napoleão foi um pouco decepcionante. (Um dia desses estava no cinema Assassinos da Lua das Flores, que achei meio ruim também, mas menciono para sustentar que não estamos só "Num tempo de Marvels, Series, Tic toc").
Que coisa, muito interessante ver essa análise em contraponto à análise no Dalenogare. Quem, entre esses, tem uma visão mais precisa sobre esse filme? 🤔
O Dale é historiador, qualquer um que conheça as histórias de Napoleão sabe que o filme é mais ficção, a Isabela cagou pra o roteiro e a relação dele com os fatos históricos. Esse Napoleão é diferente, parece mais do Ridley Scott do que o real.
oi Lara...!!! que histórias q vc espera q virem filmes...? quando vc escreve "que abra espaço pra isso acontecer" me parece que vc sente falta de filmes históricos... e tem tantos...!!!
Sabe, gosto mto do trabalho do Joaquin, acho ele um dos melhores não só da geração dele, mas de todos os tempos. Não vi Napoleão ainda, mas confesso que - pelos trailers - não achei dos melhores trabalhos do Joaquin. E nem acho que isso seja culpa dele. Lembro de ter visto que o Ridley Scott ficou puto pq o Joaquin andou dizendo ha um tempo que não sabia mto bem o que tava fazendo em Napoleão: e é essa a sensação que eu tive. Que faltou direção de elenco msm pra um gênio como o Joaquin. Ok, ainda não assisti o filme, então vou dar esse crédito e aguardar a versão de 4h na Apple. Mas, honestemante, vou moderar as minhas expectativas... rs
Excelente! Humaniza, no sentido de mostrar que é um homem normal, com suas sensibilidades, fragilidades, medos, inclusive e a primeira sequência meio que diz: ó! O cara é um soldado, profissão básica da época, é ótimo estrategista e tem medo, como uma pessoa normal. Muito bom o enfoque que dá à burguesia e o poder
Show de análise Isa...assisti e também concordo que sob o ponto de vista histórico o filme se mantém no todo e não atrapalha a experienciacao do produto. Outro ponto que merece destaque, agora mais técnico, é a fotografia e o figurino...na temporada de premiação que se aproxima torço pra que marque presença😃Grato pelo Conteúdo🙏🏾👊🏾
Isabela, Apeenas uma observação técnica. Ultimamente tenho notado que o som do canal teve uma piora. Ouvimos a sua fala como se estivesse emitindo um eco. E testei em vários aparelhos diferentes. Para você mesma pode tirar a dúvida: ouça um comentário seu no canal há um ano e atualmente e observe o som
Isabela, adorei (zero surpresa! 😅) sua crítica ao filme! Vi ontem Napoleão e concordo com tudo que você falou! ❤ E saí do filme com uma sensação amarga… é um espetáculo impressionante, Joaquim e Vanessa estão esplêndidos no drama, mas… o Napoleão de Ridley Scott me fez pensar apenas uma coisa: é um inglês com ranço da França. 😮
Soube que os franceses estão "odiando" esse filme. Eu vou aguardar a chegada no streaming pelo corte do diretor... Ridley Scott disse que será de 4 hrs.
E com razão, o diretor é britânico e claramente satirizou a figura do personagem a todo momento, foi de muito mal gosto e como francês eu também ficaria ofendido.
Ele eliminou todas as virtudes de Napoleão, ressaltou e inventou defeitos que ele não tinha, e fez parecer que toda sua trajetória não passou de pura conveniência ou sorte.
Eu tava TÃO ansiosa p ver esse filme, o modo que tentaram contar a história dele foi deplorável. Uma hora que me fez coringar foi quando ele fala "querem q eu renuncie, ent eu vou" tipo a história é TÃO mal contada que o personagem precisa ficar avisando toda hora p explicar o que e ele tá fazendo. O filme poderia ter sido emocionante, contando a história de uma lenda mas infelizmente deixou muito a desejar
Muito bom! Gostaria de fazer uma sugestão! Tem uma mini-série da FX chamada Assassinato no Fim do Mundo (A Murder at the End of the World) com a Alice Braga no elenco que parece ser promissora. Continue com o ótimo trabalho.
Isa, sabe que te sigo há anos, desde que existia só a Veja como veículo de seus artigos. E sempre, sempre suas críticas foram argumentos para eu me aprofundar sobre algum assunto que não era de meu conhecimento ou tinha raso conhecimento sobre ele. No caso de Napoleão estou exatamente terminando uma biografia de mais de 900 páginas e estava no início dela quando fiquei sabendo da empreitada do Riddley. Então, mesmo mas se não tivesse, digo para vc que ratificando o que vc falou, mais que o filme, mas suas críticas fazem com que tenhamos (eu pelo menos) muito mais interesse sobre um determinado assunto. Meu respeito e consideração pelas suas críticas e pelos filmes que ainda trazem algo da história.
Excelente resenha. Foi feito o filme que Kubrick sonhou fazer. É monumental mesmo. Com a atuação magistral dos dois protagonistas, a fotografia e a direção de arte esplêndidas e o "impacto visual" marcante para o resto da vida quem é que vai se importar com um roteiro simples de mais e inconsistências históricas. É um quadro majestoso em movimento, não uma peça de teatro ou romance.
Vou dizer uma coisa, Joaquim interpretou qualquer pessoa, menos Napoleão, que era um homem extremamente carismático, cheio de presença, amado demais pelo seu exército, cheio de vida e espírito e magnetismo. Esse Napoleão de Joaquim é totalmente apático e sem carisma nenhum. Eu sou fanática por Napoleão a vida toda e digo que, nem de longe, Joaquim interpretou o Imperador.
Joaquin Phoenix são aqueles atores que são tão bons, que nos fazem esquecer que são atores.
Espero que ele receba ao menos mais uma indicação ao oscar, porque ele definitivamente brilha em qualquer papel.
Sao quantos Joaquins ?
@@paulojr7129 só no brasil deve ter milhares de joaquins 😂
@@jean_marquesem Portugal então
@@paulojr7129Phoenix só um, mas ele se alterna entre tantas personalidades quando atua que parecem ser vários Joaquins😂😂😂😂😂
@@paulojr7129😅
Esse interesse em saber mais sobre determinado assunto depois de ver o filme é a mais pura verdade, Isabela! Eu mesmo sou prova disso com dois filmes que vi, gostei muito do tema e fui buscar mais informações: A Grande Aposta e Maria Antonieta. E sempre que os revejo, sempre caço na internet mais informações que ainda não sei sobre os assuntos dos filmes e aí formar minha opinião. Não perco Napoleão por nada!
Concordo muito com a Isabela nesse ponto, eu só quero ser historiador e professor de história graças aos filmes que me fizeram ter encanto pela história, podem ser filmes que deturpam e não tem nada a ver com a história, mas a pessoa pode se interessar pela história verdadeira e até mesmo se impressionar
O ruim é o revisionismo e tornar o filme como referência. Sugiro ver a crítica do Dalenogare que é crítico de cinema e Historiador.
@@suzanabarreto5045 sim, isso pode se tornar um problema, eu vi a crítica dele inclusive, e ele tem bons pontos, mas no meu caso, se o filme for bom, pra mim valeu a pena, mas eu sempre procuro falar pra geral não usar filmes como referência pra tudo
Aí vou discordar... Esse revisionismo bizarro (como o visto no Napoleão) pavimenta o caminho para normalização de coisas como Brasil ParaLerdos
@@suzanabarreto5045Crítica horrorosa. Ele mal tocou na parte artística da obra. Só chorou porque não era historicamente fiel. Filmes assim mais estimulam as pessoas a buscarem conhecer a história verdadeira, do que qualquer outra coisa. Quem se deixa enganar é porque quer. Se bem que tem um pessoal aí que até hoje acha que o filme 300 é “real” 😆🤣
Ué, então você não se importa se um filme histórico desinforma as pessoas e incentiva revisionismo histórico?
O Joaquin é excelente mesmo .❤ É surreal o desempenho dele em qualquer gênero
Vou dizer uma coisa, Joaquim interpretou qualquer pessoa, menos Napoleão, que era um homem extremamente carismático, cheio de presença, amado demais pelo seu exército, cheio de vida e espírito e magnetismo. Esse Napoleão de Joaquim é totalmente apático e sem carisma nenhum.
Eu sou fanática por Napoleão a vida toda e digo que, nem de longe, Joaquim interpretou o Imperador.
Não vou perder por nada desse mundo! Joaquim Phoenix já vale o ingresso.
Isabela nao exagera nem nos elogios e nem na crítica. Ela consegue ter o equilíbrio perfeito, eu amo essa mulher.
Isabela hj é uma das poucas críticas de cinema com equilíbrio e sensatez na hora de comentar um filme.
@@newagewave1903 com certeza, e não se vende a modas e nem a nichos empresariais.
E o filme?
@@alexrossimartin3538 kkkkKKK felicidade aos dois kkkkk
@@LaMissProvence que tem?
"Cinema é uma coisa para ser grande" ❤
Primeira vez q eu vejo uma análise da Boscov tão antagonica a do Dalenogare(únicos canais de cinema q eu assisto antes de ir ver um filme),deu ainda mais vontade de assistir agora
Além das diferenças normais, Dalenogare é historiador, é esperado quando se trata de um filme sobre uma figura como Napoleão, somos assim mesmo rsrsrs Mas vale demais assistir!
Ele chegou a comentar que os figurinos, a direção e as atuações estão ótimas. Ele só odiou o roteiro kkk achou mentiroso e as guerras não condizem com o que ele sabe como deveriam ser representadas. Além disso, a Boscov vem andando cada vez mais 'legal' em suas criticas.
O filme anterior do Ridley Scott, The Last Duel, o Dalenogare gostou muito e a Boscov não.
Acabei de assistir... não é possível q a boscov viu o msm filme q eukkkk
@@vitaosuave27ela elogiou bastante aspectos mais sutis do filme: atuação do Joaquim, composição e ambiência
O Ridley já avisou que vai ter a versão dele de 4h no AppleTV+. Creio que muitos dos problemas do corte do cinema podem melhorar.
Mesmo que melhorem, os erros históricos continuarão.
Ué ? Então porque não fez direito a versão cinematográfica que trouxas como eu pagaram para ver ?
@@Lajs657, um filme de 4h n tem como ir pro cinema
Vou botar meus conhecimentos da história de Napoleão no bolso e assistir esse filme só pelo JP e pelas batalhas que parecem MAGNÍFICAS.
To na mesma
Tem poucas no filme. 3. Mas a última lembra a batalha dos bastardos de got
Para de fingir que você conhece o Napoleão. Com certeza é daqueles que fica discutindo se ele era baixinho ou não.
@@natb8343 eita quanta projeção
Vai sair decepcionado ainda assim
Louca pra ver. Sou historiadora e Bonaparte é meu personagem histórico favorito. Já li as principais biografias dele e li muitos dos trabalhos acadêmicos sobre a era napoleônica. Sabia que ia ser polêmico, porque é um personagem icônico, controverso e os franceses tem uma história de amor e ódio com ele. A verdade é que ele garante vitórias memoráveis durante a RF e tbm representou um retrocesso na história política no fim da revolução mais importante da História. Ao mesmo tempo, consolida o capitalismo em bases institucionais e jurídicas na Europa. Megalomania, guerras...uff. Acho impossível dar conta de tanta complexidade num filme, nem com o grande Joaquim Phoenix no papel. É Hollywood. Não é pra ser perfeito. Espero que não seja sem noção. Vamos ver se é palatável.
indicação de livros (em português), pf
Vi uma outra crítica (a pessoa tem doutorado em História) que o filme muda vários fatos históricos e não deixa isso claro.
Vish, se tu for assistir pelo viés histórico...fudeu
@@fredmorsancara é um filme não um documentário, ele não precisa ser claro, é arte, se não todo filme de super herói tinha que ter um aviso que as leis da física não são aplicadas. É que nem a série Bridgerton, nada da história é levado a sério lá, mas não deixa de ser divertido.
Sou professora de história e aprendemos na faculdade que filmes tem que ser usados como ferramentas não um substituto.
Vejo Inspira em Quadros pintura sobre o Assunto.vejo collagem...a intelig. Francesa esta irritada com a nao Veracidade.kkkk fun!
Foi o Assa da Lua da Flores, Agora esse Napoleão. Arte nunca morre né... 🤩
Que conversa gostosa acabamos de ter Isabela! E o melhor de tudo é que ao final você não se escusou de dar sua opinião sem impô-la, delicadamente.
isso que eu ia falar mas achei seu comentário; o ponto da escravidão retomada por Napoleão ela condena, eu não sabia, e é triste saber, e ela não fugiu de pontuar isso.
Eu vendo cada segundo da Publicidade para ajudar a Isabela
Poucos homens na história num período tão curto de vida tiveram sua existência tão extraordinária. Napoleão foi o Deus da Guerra e se fez por ele mesmo e se desfez por ele mesmo.
Verdade, assim como Hitler, Alexandre, César Entre outros
Alexandre o grande foi mais que Napoleão
Isabela, Ridley nao condensou em 2h 40 min, isso foi o estúdio.... A versao dele de QUATRO HORAS vai passar na Apple TV.
As cenas das batalhas estão primorosas.
Adoro qdo a Boscov faz críticas bem elaboradas. Da pra notar a diferença de qdo é um trabalho por divulgação
Sobre o tema da incosistência dos fatos históricos, eu só lembro de quando era criança, assistindo 'Hercules', da Disney, e descobrindo mais tarde o monte de coisa que foi inventada ou alterada da mitologia grega kkk (o ponto é que não deixa de ser um ótimo filme por isso!)
Quando o seu for análogo ao Hércules da Disney, você errou a mão.
Adaptação da Disney é puro narcisismo estadunidense.
Quero muito assistir a este filme. Ridley Scott é um dos meus 5 diretores favoritos. Faz épico de guerra e idade média, coloca gladiadores em cena da mesma forma que dirige uma comédia romântica, ficção científica, drama, romance, policial.... É um diretor top.
E ainda de bônua tinha um irmão que também era um excelente diretor, nosso querido e falecido Tony Scott.
@@caioliveirar verdade. Tony Scott e Denzel Washington trabalharam juntos em diversos filmes. Todos excelentes.
Bom dia Isabela
Assisti ontem o belíssimo Napoleão e percebi que é tudo o que você falou
Amei
Obrigada o
Você concorda 100%??? Tá faltando opinião própria.
Tava esperando essa crítica!!!!! ❤
Scott retorna ao inicio da carreira em termos de fotografia. Alguém assistiu "Os Duelistas"?
Isabela como sempre perfeita nas críticas!! É muito elegante nos comentários mesmo a gente as vezes discordando dela
Adoro o Ridley e o Joaquin. Com certeza, é um filmaço.
Napoleão é perfeito ❤️ até nas críticas negativas 😅
Adivinha quem já comprou ingresso para esse domingo para assistir legendado? Eu mesma, Isa falou bem, eu vou assistir 🦘
Uhul que cult ela vai ver LE GEN DA DO
acabei de assistir o filme e meu deus, que filme BOM.
eu entrei com um frio na barriga e sai pulando do cinema, sorrindo de orelha a orelha.
a atuação do Joaquin é absurda, como sempre, e ele é o Napoleão que eu sempre imaginei quando pensava em França, patriotismo, o controle obsessivo por Josephine e a agressão mascarada de devoção encrustada no amor que ele sentia por ela.
as expressões, os olhares, até a mandíbula, os lábios para baixo, falam TANTO, que chega a ser ridículo esse homem aparecer em mais um filme assim, parecendo que está pedindo um Oscar.
Babei pela Vannesa Kirby do início ao fim, ela consegue transmitir uma personagem cautelosa, mas sedutora, aberta, sincera e também mentirosa e duas caras, que está calada diante da sociedade e não tem voz em uma época como aquela, mas que não precisa falar nada, porque o telespectador sabe o que ela está sentindo e entende a aceitação e resignação que ela entrega.
adorei o Youssef Kerkou, ele entregou um homem leal, em segundo comando, respeitoso e um grande admirador, mesmo sempre em segundo plano.
@@natb8343obrigada pelo elogio! você está respondendo aos comentários de todo mundo, está precisando conversar?
Que linda essa resenha. Isabela eu sou sua fã. Você é um alívio pro meu cérebro e um refúgio tão satisfatório que me faz amar o cinema de novo. Minha crítica de cinema favorita. Eu amo o seu jeito de falar, sua escolha de palavras é sempre muito prazerosa e encantadora e eu tenho profunda admiração por você de verdade.
eu só queria que aparecesse o Dom João VI driblando o Napoleão.
O primeiro dibre da história do Brasil
Quem sabe na versão de 4h na Apple Tv?
Driblando? Ele fugiu do país. Foram os portugueses q enfrentaram e expulsaram os franceses. Que rei covarde o nosso.
Joaquin Phoenix nesse papel foi uma sacada e tanto!
Isabela. Eu tive uma experiência bem diferente da sua... como você disse, a produção é colossal, é tudo bem produzido, mas o filme em si... o argumento... parece-me muito incipiente. Eu sai do cinema sem entender o por quê esse filme foi feito (sabe aquela sensação que você teve com The Marvels (que eu compartilho)?). Eu fui ver por conta do histórico do Joaquim Felix, mas também não me empolguei.
Estava animado com a notícia, mas quando ví aquele trailer cinzento com rosto sem emoção eu senti que não ia dar boa.
Joaquim Felix ja diz muito...grande conhecedor.
Isabela magistral como sempre, vi só pelos trailers que esse filme seria grandioso Ridlley Scott não decepciona !
Achar que as pessoas vão querer estudar sobre o tema depois de ver o filma é muita inocência. 99.9% do povo vai achar que foi o que aconteceu e pronto… acho temeroso
Uma resenha com muita elegância, e agora estou muito ansioso pra ver Napoleão
Já perdeu seu tempo, meu amigo ?
Ridley Scott, é um cineasta extremamente vigoroso e competente em seu ofício. Lembro dele sendo chamado de "Maestro da Sinfonia do Caos" quando dirigiu O Falcão Negro em Perigo, é mestre em épicos, como em Gladiador e Cruzada! Tá de parabéns pela mesma disposição e ímpeto em Napoleão!
A resenha só reforçou a minha vontade de assistir. Vou domingo!
Normalizou gastar 200 milhões de orçamento e receber cenários sem vida com cara de tela verde - "The Marvels". Aí quando vem um filme assim lindo, onde nem percebe que foi usado computação gráfica o pessoal vai implicar com fidelidade histórica.
O que uma coisa tem a ver com a outra?? Um filme pode ter fidelidade histórica e ser monumental
A pessoa não se importa com distorção histórica, não pode reclamar de fake news depois hein.
O que vc postou está perfeito:impecável as imagens,cenários,figurino.Este Filme é um Exemplo de que Hollywood ainda sabe fazer grandes filmes de qualidade.
Ele quem quis vender o filme como histórico e depois fugiu da responsabilidade com a mesma!
A questão não é imprecisão histórica. O filme tenta retratar um período histórico sem se aprofundar na política interna, externa, batalhas ou até mesmo na personalidade do napoleao. Ele foi um líder que marcou profundamente a geopolítica europeia e foi afetado por ela, deixar isso de lado empobrece muito a obra
Toda hora entrava no UA-cam pra ver se esse vídeo já tinha saído ❤
Isa voce é ESPETACULAR.....Voce fala com muita facilidade coisas que eu penso sobre um determinado filme, mas nao consigo me expressar....amo seus vídeos ❤❤❤
Eu vim aqui preparado para digereir as críticas, mesmo estando epolgadissimo para o filme, pois a sua leitura é relevante. Grata surpresa essa análise, mestra
Sempre nutri desejos por um filme da Marie Bonaparte, a princesa que se interessava pelo orgasmo feminino. Além de ter dado um enorme apoio para o Freud. Acho que é até redundante qualquer elogio para sua review. ❤❤❤❤
Nossa, como você se importa com coisas importantes.
Mas gente 🤯
Estou muito empolgada! Os 'ingredientes' do filme já são, por princípio, instigantes. 🤩🤩
Ingredientes... muito orçamento e ator bombado na mídia. Marvete incubada.
Não há mais nada o que possamos fazer.
Segunda a crítica da isabela Boscov sobre Napoleão nos cinemas, é de que ainda há esperança para o cinema! E eu acredito firmemente nela!
Eu achei mto superficial, faltou profundidade
Então assista, para ver. Não vá só na opinião dela.
estava aguardando esse vídeo. gosto muito do Joaquim Phoenix.Vamos ver se vale a pena, ir assisti-lo.
Talvez este tenha sido uma das melhores análises que já vi este ano ! A Isabela sabe do que está falando! Maravilhoso!
Eu como Historiadora eu vou ver esse filme como uma tragicomédia
Napoleão atirando em pirâmides rs. Ao menos poderia ter atirado no nariz da esfinge, isso não faz sentido.
O problema é que nem sempre o cinema é a história, temos o grande exemplo da interpretação do William Wallace, é magistral mas o caso aqui. Joaquim e Scott pintam com cores fortes um período caótico e um homem poderoso, porém trágico.
@@aldeiagamer1978 Ainda assim a história real por si só é interessante para entreter a audiência, os diretores e roteiristas é que não confiam nisso.
Meu filhote de 12 anos, me convidou para ver esse filme com ele❤
@@Clausilvafilho Não tem nada de sexo explicito, não mostra se quer um seio.
Como sempre, entregando a melhor resenha possível. ❤❤
Será ?
Ridley Scott, o grande mago de Hollywood. Espero que seja um grande filme. Estou super ansiosa!!
Gostou ?
adoro as criticas da Isa, é muita classe e conhecimento, vou assistir o filme em breve parece ser um espetáculo visual grandioso, algumas cenas dos trailers me lembraram cenas de GOT, então despertou meu interesse, gosto muito do Joaquin também
É um tipo de figura histórica e período histórico que mereceriam dois filmes, como foi feito com DUNA. A primeira parte da sua trajetória é ascenção até sua coroação ou sua obra-prima, a batalha de Austerlitz, e uma segunda parte até sua morte em Santa Helena.
Vou ver o filme. Mas não curto muito de coisas corridas ou muito resumidas.
Isabela, sobre a questão das críticas ao filme, disseste tudo. Hoje em dia, nada pode estar "errado", ao ponto de que tudo passa por uma lente que não só avalia, mas tem um caráter "destrutivo" mesmo, de pegar pedacinho por pedacinho e apontar o porque aquilo está errado. Não entendo como é tão difícil pras pessoas aceitarem que o filme é simplesmente isso: um filme. Com todas as características singulares que um filme - que é, no fim das contas, uma obra artística - tem. É uma interpretação, uma versão contada, baseada na história. Não há nada de errado nisso, é simplesmente um ângulo pelo qual é possível abordar o tema, creditado com suas nuances, que busca explorar a história de Napoleão através de uma visão mais artística e livre, pois se trata de um FILME, não de um documentário. Aí entra a importância da existência de diferentes fontes, que nos permitem estudar, explorar e aprofundar o nosso conhecimento através dos mais diversos ângulos, e no fim, formar a nossa opinião a respeito. Assuntos grandes, como "A História de Napoleão Bobaparte", não estão escritos em pedra. São assuntos extremamente complexos que requerem de nós a capacidade e a possibilidade de pensar, de ouvir e considerar o pensamento de outros, de modo que o conhecimento como um todo (e de todos) se aperfeiçoe. O que tem faltado hoje em dia é isso... a capacidade de pensar, que vem - no fim das contas - da capacidade de ter tolerância para ouvir o outro, de estar aberto ao fato de que vivemos num mundo de incertezas, e que nada está, no fim das contas, verdadeiramente "escrito em pedra", "explorado" ou "seguro"... Mas aí que mora a beleza também. A possibilidade de sempre poder explorar, de agregar ao que se é conhecido. Por isso a importância das diferentes fontes, dos diferentes ângulos. Por isso a importância de poder pensar. 🙃 (Enfim... escrevi um textão aqui ASHASHASHHS, que também, no fim das contas, é só a minha opinião 🙂. Espero que tenha contribuído para a arte que é o pensar).
Ainda não vi o filme, mas aposto que por tudo isso que a Isabela falou, ele deve agregar muito a respeito do assunto extenso e intrigante que é a história de Napoleão Bonaparte. (Ah, e só pra concluir, a Isabela é o máximo hehe 🤩).
Gostei do textão, e concordo, cinema é cinema, documentário é documentário, história é historia, gostaria de saber se alguns desses críticos leram Guerra e Paz. de Tostói, é uma faceta de Napoleão e da invasão na Rússia, fantástica, é história ou não?
Parabéns, disse tudo o q penso!
Meu Deus, vc e Dale estão divergindo em várias criticas, agora vou ter descobrir vendo esse filme no cinema qual dos dois eu pareço mais com relação a gosto.
Por que você não tenta ter opinião própria ao invés de parecer com alguém?
@@natb8343 quando dizem que apenas 8% do brasileiros são plenamente capazes de interpretar um texto, eu sempre acho que é um dado exagerado, mas comentários como o seu me fazem refletir que talvez sejam a realidade desse país.
Um filme extraordinário!!! Um dos melhores filmes de guerra da nossa geração.
Cresce.
não
Isabela,esse filme estava na minha lista de prioridades para este ano e com certeza irei ver...houveram críticas negativas,mas eu gosto da polêmica....
Uma polêmica gramatical pra você:O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular
Adoro suas resenhas. Já tinha me encantado com o trailer na Apple TV+. Sua resenha confirmou o que Eu esperava, vou assistir!
Verei no cinema graças a sua crítica, para mim tem um peso enorme! Parabéns pelo trabalho magnífico 👏👏👏
Crítica em escala épica.
Uma curiosidade sobre o imperador dos franceses. Embora a cultura popular o defina como 'baixinho', a estatura de Napoleão era de 1,69m. Grandes figuras da história eram mais baixos que ele, tais quais Lênin e o Stalin.
1,69 m é baixo
@@LuanMartins-mu6gnPara a época, não. Vc certamente não viu a camisa ensanguentada do Almirante Nelson, herói de Trafalgar, em exposição no Maritime Museum, em Greenwich. Serviria num rapaz de 12 anos de hoje. Napoleão não era baixo.
Estava aguardando a estreia desse filmes. 😊
Espetáculo visual, acho que é a melhor definição para os épicos do Ridley Scott.
Estou ansioso para ver a sua resenha de Saltburn da Emerald Fennell - esse sim, UMA OBRA DE ARTE!
Estava desde ontem esperando essa resenha. ❤
Esse Coringa é doido mesmo, tá até achando que é Napoleão! Kkkkk
Minha cabeça bugou agora... 🤯
Delenogare massacrou, PH viu pontos positivos e negativos e a Diva Isa elogiou? Só assistindo no cinema pra tirar a prova.
Num tempo de Marvels, Series, Tic toc, ter um filme como este chega ser um alento. EU E MEU FILHO ADORAMOSSSSS
Caso seja para dizer que é filme "superior", é um filme ruim. Digo tanto como filme quanto como conteúdo histórico - cheio de erros da vida militar à pessoal de Napoleão. Tem coisas boas, mas é ruim. Só é bonito, como as guerras e o figurino. Mas pelo que eu saiba deveria ser um filme e não papel de parede. Atuação do Phoenix está bem ruim, provavelmente foi mal dirigido. No cinema me diverti mais com As Marvels, porque estava no nível que um filme de Super Herói deve estar. Napoleão foi um pouco decepcionante. (Um dia desses estava no cinema Assassinos da Lua das Flores, que achei meio ruim também, mas menciono para sustentar que não estamos só "Num tempo de Marvels, Series, Tic toc").
Grandioso! Isto é sétima arte!
Que coisa, muito interessante ver essa análise em contraponto à análise no Dalenogare. Quem, entre esses, tem uma visão mais precisa sobre esse filme? 🤔
O Dale é historiador, qualquer um que conheça as histórias de Napoleão sabe que o filme é mais ficção, a Isabela cagou pra o roteiro e a relação dele com os fatos históricos.
Esse Napoleão é diferente, parece mais do Ridley Scott do que o real.
O nome do general que derrotou Napoleão na Rússia é kutuzov
Isa, espero que seja um sucesso. Tanta histórias épicas que poderiam ser transformadas em filmes, espero que abra o espaço para isso acontecer.
oi Lara...!!! que histórias q vc espera q virem filmes...?
quando vc escreve "que abra espaço pra isso acontecer" me parece que vc sente falta de filmes históricos... e tem tantos...!!!
Tem bastante filme sobre personagem histórico. O cinema não começou em 2016 não liiindam
Sabe, gosto mto do trabalho do Joaquin, acho ele um dos melhores não só da geração dele, mas de todos os tempos. Não vi Napoleão ainda, mas confesso que - pelos trailers - não achei dos melhores trabalhos do Joaquin. E nem acho que isso seja culpa dele. Lembro de ter visto que o Ridley Scott ficou puto pq o Joaquin andou dizendo ha um tempo que não sabia mto bem o que tava fazendo em Napoleão: e é essa a sensação que eu tive. Que faltou direção de elenco msm pra um gênio como o Joaquin. Ok, ainda não assisti o filme, então vou dar esse crédito e aguardar a versão de 4h na Apple. Mas, honestemante, vou moderar as minhas expectativas... rs
A primeira crítica de cinema que julga todo um filme de 3h por um trailer de 3 minutos ahhahahaha
Excelente! Humaniza, no sentido de mostrar que é um homem normal, com suas sensibilidades, fragilidades, medos, inclusive e a primeira sequência meio que diz: ó! O cara é um soldado, profissão básica da época, é ótimo estrategista e tem medo, como uma pessoa normal.
Muito bom o enfoque que dá à burguesia e o poder
Isa sempre arrasando nas suas críticas, meus parabéns,
Napoleão é a minha figura histórica favorita, totalmente emblemático.
Se Napoleão tivesse seguido a visão democrática hoje, França não seria França.
Show de análise Isa...assisti e também concordo que sob o ponto de vista histórico o filme se mantém no todo e não atrapalha a experienciacao do produto. Outro ponto que merece destaque, agora mais técnico, é a fotografia e o figurino...na temporada de premiação que se aproxima torço pra que marque presença😃Grato pelo Conteúdo🙏🏾👊🏾
Eu amo que a forma que a Isabela humilha os não conhecedores da história é simplesmente conduzido com maestria!.😂
Inconsistência começando pela Maria Antonieta sendo decapitada com cabelos longos, ela teve os cabelos cortados na véspera
Isabela,
Apeenas uma observação técnica. Ultimamente tenho notado que o som do canal teve uma piora. Ouvimos a sua fala como se estivesse emitindo um eco. E testei em vários aparelhos diferentes. Para você mesma pode tirar a dúvida: ouça um comentário seu no canal há um ano e atualmente e observe o som
Isabela, adorei (zero surpresa! 😅) sua crítica ao filme! Vi ontem Napoleão e concordo com tudo que você falou! ❤
E saí do filme com uma sensação amarga… é um espetáculo impressionante, Joaquim e Vanessa estão esplêndidos no drama, mas… o Napoleão de Ridley Scott me fez pensar apenas uma coisa: é um inglês com ranço da França. 😮
Ah, vi o Napoleão de Abel Gance, com orquestra, no teatro municipal do Rio de Janeiro, na década de 1980!! ❤ Sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Suas críticas são muito apreciadas por mim.... É impressionante como meu gosto se casa com o seu....
😅
Isabela! Parabéns pelo trabalho de realizar essas sinopses de filmes!
A parte do Egito é um escárnio. Uma afronta.
*Vi ontem. Gostei mais da atuação do Joaquin do que do roteiro.*
Porque você é apaixonada pelo Coronga.
@@natb8343 *Não sou, não, darling. Apenas manifesto a minha opinião.*
Isa, vc é uma das poucas críticas que elogiou esse filme. Até Joaquin Phoenix não escapou de criticas
Exatamente!
@@sucote100pois é! Não vejo comentários sobre cinema europeu que adoro!
Os ressentidos sempre criticam o que é bom!
A regra é muito simples, se a Isa elogia entao o filme é bom.
@@Gradeient Para você
Isabela , fala sobre toda a luz que não podemos ver .
Isa, obrigada pelos ensinamentos! Você é uma sumidade!
Soube que os franceses estão "odiando" esse filme.
Eu vou aguardar a chegada no streaming pelo corte do diretor... Ridley Scott disse que será de 4 hrs.
E com razão, o diretor é britânico e claramente satirizou a figura do personagem a todo momento, foi de muito mal gosto e como francês eu também ficaria ofendido.
Ele eliminou todas as virtudes de Napoleão, ressaltou e inventou defeitos que ele não tinha, e fez parecer que toda sua trajetória não passou de pura conveniência ou sorte.
Eu tava TÃO ansiosa p ver esse filme, o modo que tentaram contar a história dele foi deplorável. Uma hora que me fez coringar foi quando ele fala "querem q eu renuncie, ent eu vou" tipo a história é TÃO mal contada que o personagem precisa ficar avisando toda hora p explicar o que e ele tá fazendo.
O filme poderia ter sido emocionante, contando a história de uma lenda mas infelizmente deixou muito a desejar
Adorei a locução #hoje pessoas estudam historia muito pouco# Voce é uma craque Isabela.
Tens toda razão !! Já há algumas décadas as ciências humanas estão totalmente desvalorizadas no ensino brasileiro
Eu que o diga....E, como ela é importante para situar o homem no mundo, ontem , hoje e sempre !!
Napoleão, Amo muito! Napoleão, a Vida dele mostrada neste belo Filme! CÉLIA Sousa !!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Estou convencido! Irei ao cinema! 💛
Muito bom! Gostaria de fazer uma sugestão! Tem uma mini-série da FX chamada Assassinato no Fim do Mundo (A Murder at the End of the World) com a Alice Braga no elenco que parece ser promissora. Continue com o ótimo trabalho.
13 minutos de pura serotonina no meu cérebro lisinho
Isa, sabe que te sigo há anos, desde que existia só a Veja como veículo de seus artigos. E sempre, sempre suas críticas foram argumentos para eu me aprofundar sobre algum assunto que não era de meu conhecimento ou tinha raso conhecimento sobre ele. No caso de Napoleão estou exatamente terminando uma biografia de mais de 900 páginas e estava no início dela quando fiquei sabendo da empreitada do Riddley. Então, mesmo mas se não tivesse, digo para vc que ratificando o que vc falou, mais que o filme, mas suas críticas fazem com que tenhamos (eu pelo menos) muito mais interesse sobre um determinado assunto. Meu respeito e consideração pelas suas críticas e pelos filmes que ainda trazem algo da história.
O Dalenogare tritutou o filme. O que me faz querer assistir. Já vi que é um filme controverso. Adoro isso! Isa, crítica maravilhosa!
Excelente resenha. Foi feito o filme que Kubrick sonhou fazer. É monumental mesmo. Com a atuação magistral dos dois protagonistas, a fotografia e a direção de arte esplêndidas e o "impacto visual" marcante para o resto da vida quem é que vai se importar com um roteiro simples de mais e inconsistências históricas. É um quadro majestoso em movimento, não uma peça de teatro ou romance.
Cinema também é bom roteiro. As imagens somem da retina; o roteiro vc não esquece. O filme é ruim.
Que crítica perfeita. Essa mulher é show !!! ❤
Vou dizer uma coisa, Joaquim interpretou qualquer pessoa, menos Napoleão, que era um homem extremamente carismático, cheio de presença, amado demais pelo seu exército, cheio de vida e espírito e magnetismo. Esse Napoleão de Joaquim é totalmente apático e sem carisma nenhum.
Eu sou fanática por Napoleão a vida toda e digo que, nem de longe, Joaquim interpretou o Imperador.