PR 5 Rota das Poldras

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 вер 2024
  • Local: Oliveira de Frades
    Nível de dificuldade: Moderado
    Extensão: 8.5 km
    Tipo de percurso: Circular e sinalizado
    Inicio/Fim do percurso: Souto de Lafões, junto à igreja de São João Batista (Coordenadas 40°44'02.1"N 8°09'20.4"W)
    Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano
    O que levar para o caminho (Normalmente o que levo comigo):
    - Mochila confortável
    - Calçado e roupa adequada para as caminhadas
    - Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
    - Bastões de caminhada
    - Comida e água
    - Protetor solar, chapéu e óculos de sol
    - Repelente de insectos
    - Um saquinho para colocarem o vosso lixo
    - Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
    - Powerbank
    - Kit de primeiros socorros
    Ora qui está mais um trilho interessante com água, verde e passagem por zonas rurais para fazer em Oliveira de Frades.
    Eu fiz este percurso no sentido contrário porque como foi na altura da inauguração não queria apanhar as pessoas nas fotografias/videos portanto se pegarem no meu percurso do wikiloc façam no sentido contrário do meu.
    Começando o percurso primeiro passamos por vários pontos de interesse no que toca ao patrimônio religioso, temos a igreja de São João Batista e mais a frente temos um pelourinho e a capela da Nossa Sra. da Piedade.
    Depois destes pontos vamos começar a descer pelas ruas e entrar numa zona mais rural até chegarmos às margens da ribeira de Varzielas.
    Ao chegarmos as margens da ribeira o ambiente já é outro, temos a presença de açudes, levadas e moinhos, mais uma vez o homem aproveitava a natureza para moer o seu cereal.
    Seguindo a descer por este trilho verdejante e mágico com a presença constante de moinhos e do maravilhoso som da água chegamos a um gênero de miradouro feito em madeira e com direito a um banco para apreciar a cascata da ribeira de Varzielas.
    Continuando pelo trilho vamos agora ao encontro do poço da Sertã, para lá temos que fazer um pequeno desvio e passar por umas pedras se quiserem chegar mais perto mas com cuidado, ahhh belo sitio para uma banhoca, mas não sei se ali apanha sol malta ehehe.
    Após apreciar o poço vamos então voltar atrás e continuar este lindo percurso o ambiente vai começar a mudar, antes mais embrulhados na natureza e mais junto à água, agora uma zona com mais sol e com o rio Vouga ao nosso lado mas mais afastado.
    Vamos agora a caminho do Porto de Areias seguindo pelo percurso interpretativo do Cunhedo, aqui podemos observar umas poldras no rio, um ponto de passagem antigo para chegar à povoação de Covelas.
    Mais à frente temos a ponte do Cunhedo outro ponto de passagem importante de deslocação para o outro lado da margem do rio Vouga.
    Agora é começar a subir até chegarmos à estrada alcatroada, aqui vamos andar um bocadinho por estrada até à capela do Cunhedo.
    Depois da capela seguimos por um caminho mais rural até que entramos numa zona mais embrulhada pela natureza de novo com levadas e nascentes pelo caminho... de repente a paisagem muda de novo esta foi a parte que menos gostei do percurso, zona de eucaliptos e mais exposto ao sol, mas é de pouca dura pelo menos aqui tem a calçada da barroca (uma calçada de pedra).
    De seguida começamos a perceber que estamos perto da civilização, entre muros e caminhos antigos, pelas florestas de carvalhos e castanheiros vamos passar até chegar à aldeia. Atravessamos a aldeia por entre vias rurais, com passagem pela fonte dos Frades com o seu tanque publico e ainda podemos observar as hortas dos aldeões até chegar às poldras junto à Igreja de São João Batista da qual vamos atravessar até chegar ao ponto de inicio do percurso.
    Link do percurso no Wikiloc:
    pt.wikiloc.com...
    Música:
    Sappheiros
    / sappheirosmusic

КОМЕНТАРІ •