PR 1 Rota dos rios e levadas
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Local: Oliveira de Frades
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 11 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Arcozelo das Maias -Vila Chã (Coordenadas 40°44'02.0"N 8°15'30.0"W)
Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano
O que levar para o caminho (Normalmente o que levo comigo):
Mochila confortável
Calçado e roupa adequada para as caminhadas
Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
Bastões de caminhada
Comida e água
Protetor solar, chapéu e óculos de sol
Repelente de insectos
Um saquinho para colocarem o vosso lixo
Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
Powerbank
Kit de primeiros socorros
Este foi o ultimo trilho que fiz no município de Oliveira de Frades e foi o que mais gostei dos trés que fiz. Uma dica, façam este trilho em alturas depois da chuva para ter mais água, eu fui em Outubro a água já não era muita e acredito que tem mais beleza com mais água principalmente nas quedas de água.
Começando no lugar Lavandeira o percurso inicia de forma interessante, temos logo passagens entre paredes graníticas uma delas designada como gruta dos Mouros.
Vamos descendo gradualmente por caminhos rurais e pelos campos agrícolas onde escadas feita de pedras e levadas é uma presença.
Chegamos à linha da água da ribeira da Lavandeira, vamos percorrer ao longo da sua margem e apreciar várias quedas de água, as quedas de água do Silval. Mais uma vez um percurso muito verdinho onde a água é uma constante como não gostar??
Mais à frente vamos interceptar com o PR 2 Rota do Gaia onde passamos novamente pela mina dos mouros, pelos moinhos e levadas até seguirmos para cima e desviamo-nos do PR 2.
Que lindo este trilho, ao som da água e dos pássaros, pelas sombras dos carvalhos e sobreiros....é maravilhoso.
Após uns metros temos uma ponte de madeira e no lado direito temos uma bonita queda de água com o seu pequeno poço.
Continuando o percurso vamos descer novamente e agora em direção ao rio Gaia, do qual vamos percorrendo ao longo das suas margens pelos carreiros lindos e verdes, entre alguns sobes e desces mas têm ajuda de cordas.
Estamos quase a chegar à praia fluvial de Virela, não filmei este ponto mas tenho fotografia, mais à frente vamos entrar numa zona mais exposta e com paisagem sobre a barragem da Albufeira de Ribeiradio e o seu meio envolvente seguindo uma estrada até à Aldeia de Fornelo.
Depois da visita nesta aldeia vamos prosseguir o nosso percurso e começar a subir mas a subir levemente ehehe e voltar a entrar de novo para os bosques verdes.
Neste ponto vamos seguir as margens da ribeira de Pias onde vamos puder apreciar mais quedas de águas. Chegamos a uma parte do trilho bastante interessante onde tem uma pedra cortada e uma escadinha de madeira para podermos subir. O que acharam deste spot? Bem giro não é?
Continuando a subir por este percurso maravilhoso, mais à frente temos mais um ponto de interesse, o Poço dos Tombos, são duas quedas de água e para lá chegar temos que descer para poder observar, aqui as escarpas são lindas. Por cima temos um gênero de miradouro com uma maravilhosa vista.
Já não falta muito para terminar este percurso, mas antes ainda passamos por mais uma queda de água, a cascata da Pena Quebrada, infelizmente com pouca água. Continuando a subir, o trilho já vai ficando mais exposto e começamos a ver muros o que significa que estamos próximos de uma aldeia, seguimos entre caminhos rurais e campos agrícolas e já a anoitecer terminamos mais um percurso.
Link do percurso no Wikiloc:
pt.wikiloc.com...
Música:
Sappheiros
/ sappheirosmusic