Meus amigos, aqueles que quiserem e puderem nos ajudar a produzir mais e melhores conteúdos para o canal, temos o nosso PIX - narotadocangaco@gmail.com Desde já agradeço e tamo junto.
@@xellavaggyrine4105 sim as volantes não eram fáceis pois andavam atrás das riquezas dos bandidos. Mas aí passar chamar lampião de herói e venerar até os dias de hoje isso é absurdo no meu entendimento e tudo certo para quem acredita.
@@xellavaggyrine4105 Mais as volantes eram violentos por conta dos cangaceiros🤷🏻os cangaceiros tiraram a vida de muitos soldados durante o reinado de Lampião!Se a volante chegasse só com conversinha vc acha que os coiteros iriam abrir a boca?Até hj é assim!Coloque um bandido perigoso e procurado pela policia dentro de sua casa,e deixa a policia saber pra vc ver!Se vc não abrir o jogo eles fazem vc falar a força.
Excelente explicação! Quando eu era criança em Aquidabã o povo sempre dizia que a perda da orelha de Zé do Papel estava vinculada às moedas que ele estaria recolhendo enquanto Lampião jogava na rua.
Sensacional o depoimento. Aderbal anota para o próximo "perguntas e respostas." É possível dimensionar os acontecimentos do cangaço com base nos relatos dos testemunhos e personagens que deram seus depoimentos? Particularmente acredito que nem a metade dos fatos e acontecimentos chegaram a ser registrados pelos pesquisadores, muitíssimas coisas foram para cova sem se quer ser analisada. A vastidão do sertão onde atuava o cangaço e sua longevidade com certeza renderam muitas histórias que jamais iremos saber. E se não fosse o empenho e a vontade de pessoas como vc, jamais iríamos saber uma fração do que sabemos. Quem pesquisa o cangaço é genuinamente apaixonado por isso.
Olá. "Abriu nos paus". Há tempo não ouvia essa expressão. É o mesmo que dizer: "capou o gato" "Deu no pé" ou "Ganhou o mundo". Valeu professor Aderbal. Tamo juntos.👍
Dizem que, na mesma ocasião, Zé Baiano assassinou um doente mental que, na sua loucura, os afrontou com o pequeno canivete que usava para cortar fumo... Mais um excelente vídeo, meu amigo. Até hoje eu só tinha a versão de que o próprio Lampião é que havia mutilado Zé do Papel. Um forte abraço!
E muita maldade ,oque não consigo entender como ainda tem quem admira é gostaria de fazer parte do seu bando se fosse hoje.o mesmo que heroiliza marcola, Fernandinho beira mar ou até pior que eles, os maníaco estupradores que existe nos dias de hoje.
Realmente muito cruéis sem necessidade se na história dos tempos deles se era os coronéis que eram os poderosos e perseguidores e que esses cangaceiros fossem contra eles e não contra os pobres muita corvardia
Meu nordeste tem história Bondades e malvadeza Coisa feia e beleza No correr da trajetória Num relato de memória Um instinto carniceiro Do grupo de bandoleiro Que entrou no povoado Zé do papel é marcado Por infeliz cangaceiro
Oq impressiona é uma senhora dessa com uma dicção tão boa, primeira vez que vejo, e se tratando de Lampião quanto mais video vejo sobre ele e seus subgrupos, mais nojo tenho, bando de covarde.
Boa noite Aderbal Nogueira Aderbal aquir na Bahia tem uma família da Paraíba veio morar aqui na minha cidade jaborandi eu fui convidado para ir na casa do meu colega amigo air Nois tava conversando de tudo um pouco ater que eu fui dei uma olhada no celular no iotub e vir o programa do Robério Santos que eu sigo também air eu conversando com meu amigo eu perguntei a ele o que ele acha do cangaço ele mim respondeu que acredita que é uma grande História foi air que ele meu amigo mim contou uma história sobre Lampião e seu bando essa história é o pai dele que contou pra ele que na época o pai do pai do meu colega amigo era criança e e o avô dele contava um caso acontecido na Paraíba meu amigo mim contou essa história que Lampião chegou na casa do primo do pai e todos de armas aposentadas pro dono da casa pedindo comida ou almoço então esse velho disse ah vocês querem eu vou pegar quando o dono da casa entrou no quarto e pegou uma arma tipo espingarda e os homens de Lampião disparou na direção da família onde morreu gente essa história meu amigo mim contou história que o pai conta so que o pai dele é doente / a família do dono da casa e a família das pessoas que morreu deve morar na Paraíba isso ele não mim falou se a família mora ainda na Paraíba penso eu acho que tem muito história sobre esse caso
Minha mãe Josefa Custódio de Oliveira, é sobrinha de Zé do Papel, minha mãe conta que Lampião cortou a orelha do meu vô também, meu nome é Rogero Custódio de Oliveira se poder entrar em contato gostaria de saber mas relatos.
@@CangacoAderbalNogueira não tenho contato com elas, se poder fazer essa ponte, passar o contato minha mãe iria ficar muito felizes, moramos em São Paulo então o contato é muito pouco ou quase nenhum. Passa a chave pix quero contribuir com o canal.
@@rogerooliveira Vou te passar o contato do amigo Rosi Magner que reside na mesma cidade que elas. Ele é pesquisador e já disse que você vai entrar em contato 79 9994-2060 Caso queira ajudar o canal, fico agradecido Pix - narotadocangaco@gmail.com
Meus amigos, aqueles que quiserem e puderem nos ajudar a produzir mais e melhores conteúdos para o canal, temos o nosso PIX - narotadocangaco@gmail.com
Desde já agradeço e tamo junto.
Ainda tem gente que defende Lampião 🤦é pq as maldades que eles fizeram não foi com um familiar deles.
Acredite que as volantes eram bem piores, por isso que tinha muita gente que acoitavam e gostavam muito de Lampião
@@xellavaggyrine4105 sim as volantes não eram fáceis pois andavam atrás das riquezas dos bandidos. Mas aí passar chamar lampião de herói e venerar até os dias de hoje isso é absurdo no meu entendimento e tudo certo para quem acredita.
Exatamente.
Ambos eram deploráveis. Mas não esqueçam nunca que Lampião era um bandido.
@@xellavaggyrine4105 Mais as volantes eram violentos por conta dos cangaceiros🤷🏻os cangaceiros tiraram a vida de muitos soldados durante o reinado de Lampião!Se a volante chegasse só com conversinha vc acha que os coiteros iriam abrir a boca?Até hj é assim!Coloque um bandido perigoso e procurado pela policia dentro de sua casa,e deixa a policia saber pra vc ver!Se vc não abrir o jogo eles fazem vc falar a força.
Que registro incrível. Parabéns pelo trabalho, Aderbal!
Obrigado Bruno.
Muito bom, entrevista muita sinceridade.
Só tenho a agradecer , por trazer até nós essas histórias antigas, um verdadeiro legado
Caramba ! Excelente Aderbal. Parabéns mestre.🌅🌵👏🏆
EXCELENTE VÍDEO E ENTREVISTA . PARABÉNS ADERBAL POR NOS TRAZER ESSAS HISTÓRIAS DA PASSAGEM DE LAMPIÃO E SEU BANDO AQUI EM SERGIPE !
Não sabia que o irmão do Zé do Papel teve a orelha cortada também, e outros detalhes.
Sempre aprendendo, parabéns Aderbal!
Sou neto de Antônio custódio de Oliveira, meu pai já me contou muitas vezes essa história. Somos da cidade de Estância/sergipe.
Excelente explicação! Quando eu era criança em Aquidabã o povo sempre dizia que a perda da orelha de Zé do Papel estava vinculada às moedas que ele estaria recolhendo enquanto Lampião jogava na rua.
Muitas histórias
Sensacional o depoimento. Aderbal anota para o próximo "perguntas e respostas."
É possível dimensionar os acontecimentos do cangaço com base nos relatos dos testemunhos e personagens que deram seus depoimentos? Particularmente acredito que nem a metade dos fatos e acontecimentos chegaram a ser registrados pelos pesquisadores, muitíssimas coisas foram para cova sem se quer ser analisada. A vastidão do sertão onde atuava o cangaço e sua longevidade com certeza renderam muitas histórias que jamais iremos saber. E se não fosse o empenho e a vontade de pessoas como vc, jamais iríamos saber uma fração do que sabemos. Quem pesquisa o cangaço é genuinamente apaixonado por isso.
Anotado, obrigado em participar
grande depoimento amei essa entrevista do sr ze do papel parabens aderbal abracao sua fa fa fa fa de sertaozinho sp brazil
Boa noite Aderbal ! Estou assistindo em Recife.
Olá.
"Abriu nos paus". Há tempo não ouvia essa expressão. É o mesmo que dizer: "capou o gato" "Deu no pé" ou "Ganhou o mundo". Valeu professor Aderbal. Tamo juntos.👍
Rrsss isso mesmo amigo
Que história fantástica, valeu aderbal.
Sempre um valioso conhecimento sobre a história do Cangaço. Mais uma vez parabéns Mestre Aderbal.
Um relato perfeito dessa senhora.
Boa tarde, EU SOU NETO DE ANTÔNIO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, O IRMAO DE ZÉ DO PAPEL
Grande Aderbal, sempre buscando relatos pra enriquecer a historia do cangaço, vale muito pra nossa história!
Obrigado sempre
FASCINANTE.
História real.
Tanta história. Amo ❤
Dizem que, na mesma ocasião, Zé Baiano assassinou um doente mental que, na sua loucura, os afrontou com o pequeno canivete que usava para cortar fumo...
Mais um excelente vídeo, meu amigo. Até hoje eu só tinha a versão de que o próprio Lampião é que havia mutilado Zé do Papel.
Um forte abraço!
Obrigado professor
Bom dia senhor Aderbal Nogueira, boa descoberta, é história onde foi?
Próximo a Aquidabã
Amigo aderbal sou facinado pelu cangaco e vivo e sonho nu tenpo parabens por tudo
História muito marcante de lampião
Aguardando desde já.
E ainda tem gente q diz q lampião é um herói
Mano meu avô conheceu lampião ir ele mim contou quer lampião era bom com quem era bom com ele
Mano meu avô conheceu lampião ir ele mim contou quer lampião era bom com quem era bom com ele
@@alalissonsantana2964 não defenda não é bem assim
Lampião é história, apenas isso
@@CangacoAderbalNogueira só si for pra vc
Deixe eu adivinhar está no estado de Sergipe ? Seja bem vindo Aderbal, Ótimo trabalho meu caro ! Não perco nenhum vídeo parabéns
Passamos vários dias em Sergipe, terra boa de gente hospitaleira
Gosto d mais de ouvir história 🙂🙂
Parabéns aderbal
BETO DE MARIA DE DUDE DE JURU,PARAÍBA/BR...
Minha mãe morou no Papel, me contava essa história. Ela era da família Meneses
Aderbal! Que ano foi o acontecido? Pois, Geralmente quem fazia esses Maldades, eram os Cangaceiros Virgínio e Ângelo Roque.
Naquela época todos poderiam fazer essas atrocidades.
E muita maldade ,oque não consigo entender como ainda tem quem admira é gostaria de fazer parte do seu bando se fosse hoje.o mesmo que heroiliza marcola, Fernandinho beira mar ou até pior que eles, os maníaco estupradores que existe nos dias de hoje.
36
@@anelitamartins1069 parei de assistir um canal justamente pq percebi que o narrador é fã desses bandidos.
Cangologia... Esse canal cangologia é fan dia bandidos...
Excelente
Nossa como ela é nova ainda?
Que história triste meu pai do céu que mas que Deus tenha em um Bom lugar esses nordestinos inocentes sofreram nas mãos desses homens cruéis
Boa tarde caboco, Zé dó papel morreu q/ ano e esse mulher quantos anos ele tem 🤔
Realmente muito cruéis sem necessidade se na história dos tempos deles se era os coronéis que eram os poderosos e perseguidores e que esses cangaceiros fossem contra eles e não contra os pobres muita corvardia
Meu nordeste tem história
Bondades e malvadeza
Coisa feia e beleza
No correr da trajetória
Num relato de memória
Um instinto carniceiro
Do grupo de bandoleiro
Que entrou no povoado
Zé do papel é marcado
Por infeliz cangaceiro
LEGAL !
A poesia é uma vitamina para nos
Lampião nunca foi um herói nordestino e sim um grande bandido
Sim, foi um fora da lei
Solange ela é daqui de propria Sergipe
Show!!
Oq impressiona é uma senhora dessa com uma dicção tão boa, primeira vez que vejo, e se tratando de Lampião quanto mais video vejo sobre ele e seus subgrupos, mais nojo tenho, bando de covarde.
Coitado do senhorzinho !
Relato interessante!
Boa noite Aderbal Nogueira Aderbal aquir na Bahia tem uma família da Paraíba veio morar aqui na minha cidade jaborandi eu fui convidado para ir na casa do meu colega amigo air Nois tava conversando de tudo um pouco ater que eu fui dei uma olhada no celular no iotub e vir o programa do Robério Santos que eu sigo também air eu conversando com meu amigo eu perguntei a ele o que ele acha do cangaço ele mim respondeu que acredita que é uma grande História foi air que ele meu amigo mim contou uma história sobre Lampião e seu bando essa história é o pai dele que contou pra ele que na época o pai do pai do meu colega amigo era criança e e o avô dele contava um caso acontecido na Paraíba meu amigo mim contou essa história que Lampião chegou na casa do primo do pai e todos de armas aposentadas pro dono da casa pedindo comida ou almoço então esse velho disse ah vocês querem eu vou pegar quando o dono da casa entrou no quarto e pegou uma arma tipo espingarda e os homens de Lampião disparou na direção da família onde morreu gente essa história meu amigo mim contou história que o pai conta so que o pai dele é doente / a família do dono da casa e a família das pessoas que morreu deve morar na Paraíba isso ele não mim falou se a família mora ainda na Paraíba penso eu acho que tem muito história sobre esse caso
Obrigado por compartilhar essa história
Cedro, PE ?
Tem algum vídeo sobre o assassinato brutal do delegado Herculano Borges perpetrado por Coriso
Sérgio Dantas narra esse acontecido aqui no canal
Minha mãe Josefa Custódio de Oliveira, é sobrinha de Zé do Papel, minha mãe conta que Lampião cortou a orelha do meu vô também, meu nome é Rogero Custódio de Oliveira se poder entrar em contato gostaria de saber mas relatos.
Maiores detalhes com os familiares amigo.
Tente falar com suas parentes, as filhas de Zé do Papel, valeu e saudações
@@CangacoAderbalNogueira não tenho contato com elas, se poder fazer essa ponte, passar o contato minha mãe iria ficar muito felizes, moramos em São Paulo então o contato é muito pouco ou quase nenhum. Passa a chave pix quero contribuir com o canal.
@@rogerooliveira Vou te passar o contato do amigo Rosi Magner que reside na mesma cidade que elas.
Ele é pesquisador e já disse que você vai entrar em contato
79 9994-2060
Caso queira ajudar o canal, fico agradecido
Pix - narotadocangaco@gmail.com
@@CangacoAderbalNogueira obrigado
Que loucura
👏👏
Cadê a legenda para que não escuta direito?
O UA-cam disponibiliza uma legenda automática, é só habilitar
Histórias reais
Quem ferrava era Zé Baiano
Isso
💥💥💥💥💥💥
O nome disso é COVARDIA!
Gosto da estória, mas discordo da covardia lampião pagou com juros tudo que fez
Pois é. Acredito que o Zé do Papel jamais admitiria que recebeu as moedas do Lampião
Queria ver ó Lanpeao teria coragem de cortar a orelha de Zé Rufino ou dó Lucena que matou o pai dele
A música de abertura lembra àquelas dos filmes de suspense da década de 70
Parece mesmo
qual conta
Tem que parar de transformar esses demônios em herois
Heróis? Onde vou isso aqui no canal?
like 535
Primeiro 🇧🇷🇮🇱🇧🇷
Rapaz Lánpiao era un inresponsavel por fazer maldade.na minha opinião Reispeitado na história foi o Juão bizerra e a volante ele sim vençeu na moral.
\o/
7:30 coisa de zé baiano. costume safado.
será que não tem outra versão pra essas atitudes do bando?
Desconheço amigo
Então não foi lampião quem cortou mas estancou o sangue e dizem que ele só era bandido.
Ele era bandido, estuprado, ladrão, vagabundo, e tudo de ruim que existem nem uma pessoa.
Coisas que acontecem