Cômico é que eu comecei a produzir um artigo sobre responsabilização de Big techs e o mundo simplesmente decidiu agir pra eu ter que refazer pra me me manter atualizado :(
teve um colega meu que tava fazendo dissertação sobre as propostas de reforma tributária que tavam paradas a anos. ai do nada os caras tramitam e aprovam a reforma tributária. ele ficou abalado viu KKKKKK
Por isso gosto da Nilce. Ela pode até não entender da parte tecnológica, mas ela sabe escutar e fazer as perguntas certas. Ela vai sempre na jugular do argumento.
Sobre esse assunto de crimes em plataformas, as rede sociais do meta como Facebook e Instagram estão lotadas de golpes envolvendo imagem de outras pessoas por IA, e eu sempre denuncio, mas sempre recebo uma resposta negativa da plataforma para coisas obvias, e chega a um ponto que você desiste de denunciar pela incompetência da plataforma. O pior e que a maioria desses golpes divulgados são videos patrocinados, ou seja, a plataforma nao tem controle nem sobre as propagandas que ela divulga.
Ninguém liga pra golpes e de-capitações, isso o povo já naturalizou faz tempo, quando vc criava uma conta no falecido X os primeiros videos do feed eram a maioria de coisas horrendas incluindo crianças sendo violentas em escolas.
Nss eu passo uma raiva com o youtube pq sempre tem propaganda de joguinho de azar (que eh contra as diretrizes) e esses videos fakes de golpe eu sempre denuncio e nunca vai pra frente, eu fico pensando quao podre eh a plataforma por, do porte que ela é, não ter uma equipe de análise dos ads que tao mandando, ai parece que as diretrizes eh so de enfeite
Esse assunto é muito importante e me fez lembrar do caso na Coreia do Sul. Existem grupos ilegais de p****grafia de menores e estudantes no Telegram como o 'Nth Room', porém o Telegram não coopera na busca pelos culpados e esses grupos continuam.
Essa afirmação não é muita correta de se afirma. Pq a administração do telegram atua de forma pesada com denúncias dentro de telegram. E muito dos grupos normais repudiam esse tipo de coisa.
Isto é um assunto muito delicado, pois as redes sociais são quase que uma nova dimensão, como um novo mundo, onde os países são os aplicativos e os presidentes os CEOs
Me permita discordar de você amigo... Ou, se não, só problematizar um pouco o que vc disse, heheh... Esses caras realmente agem como se fossem países ou algo até mais que isso, mas não são. Pra um país de fato existir, ele precisa, antes de mais nada, de um território físico que garanta certas condições mínimas de existência pra uma população... Mas isso é o óbvio, né? Entendo portanto que você tenha usado uma espécie de metáfora, uma analogia... mas se é o caso mesmo de reconhecermos um status de país a esses espaços virtuais, que teriam então o direito de legislar e administrar seus "territórios" como bem entendessem, também deveríamos responsabilizá-los como responsabilizamos um país por violações à soberania nacional de outro país quando isso acontece. Só que daí vem dois problemas: 1) é da própria natureza desses espaços virtuais que eles se sobreponham ao espaço físico que habitamos e se imponham inclusive como palco da maior parte do debate público que ocorre atualmente, mas nós simplesmente não temos nenhum controle enquanto sociedade sobre as regras ou o funcionamento desses espaços, não elegemos seus presidentes, deputados, seus juízes etc... e se essas empresas (que é o que de fato são) não se submetem às regras de um país onde elas operam, toda a sua atuação nesse país já se configura como uma violação à sua soberania. 2) Esses "países" pra existirem no espaço virtual dependem de uma estrutura física que está instalada em territórios reais de países reais. E aí responsabilizamos quem? O pais real que abriga a estrutura física do país virtual? Só o país virtual? Ou ambos? E acima de tudo, como fazemos isso?? Concordo contigo que é uma questão delicada, difícil de resolver porque envolve muita geopolítica, diplomacia, questões técnicas e econômicas, além das questões políticas domésticas dos mais diversos países. Mas não podemos simplesmente abaixar a cabeça ou aceitar essas histórias da carochinha de empresas como o twitter de que elas seriam uma verdadeira "ágora moderna" e que por isso deveriam ser respeitadas como um espaço de liberdade de expressão absoluta, acima de qualquer tipo de regulação dos governos. Porque isso é simplesmente abrir mão da nossa soberania e deixar que corporações que ninguém controla passem a governar nossas vidas de forma irrestrita. Por mais que a gente tenha muitos e profundos problemas com nossos governos, bem ou mal ainda podemos eleger nossos representantes, derrubá-los ou forçá-los a mudar suas condutas de várias formas quando entendemos que isso é preciso... E mesmo quando nada disso é possível, ainda podemos resistir a um regime autoritário, organizar uma oposição clandestina, fazer revoluções etc... Agora me responda por favor: como resistimos ao império dos algoritmos ou aos caprichos e desmandos de um CEO de big tech??
@@Ricardo-tu4ew Concordo contigo, e respondendo sua última pergunta: com certeza seria com uma imposição de algum tipo de legislação para isso. Que é o que os países estão vendo como saída atualmente. O que quis dizer realmente é uma analogia, porque querendo ou não (fazendo outra comparação) o que nós estamos presenciando atualmente com isso é um "gostinho" do anarcocapitalismo. Não sei se seria muito seguro mesmo, pois confiar uma sociedade, mesmo que virtual, nas mãos da integridade de somente uma pessoa é bem perigoso.
@@Ricardo-tu4ew Você sabe me dizer se alguma dessas perguntas já têm alguma alternativa?? Será que o banimento seria a melhor coisa a se fazer? Ou a responsabilização dos donos dessas empresas? Ou até mesmo de cada usuário individualmente... De fato é complicado, mas gostaria muito de saber mais sobre isso!
@@NoturnaAutodidata Cara, eu acho que é o que você disse ali em cima no outro comentário.. Os países estão procurando respostas também e experimentando saídas.. Também não sei se o banimento é ou foi a melhor alternativa, acho até que não.. Mas ao mesmo tempo nesse caso do twitter eu pelo menos também não vejo nenhuma outra... Agora o que a gente também tá testemunhando é uma grande guerra entre as sociedades e essas corporações, bancos, conglomerados financeiros etc.. Tem gente que diz até que essa guerra na verdade já acabou, nós perdemos e nem vivemos num sistema capitalista mais... Heheh Você já deve ter visto por aí o papo de tecnofeudalismo. Se não viu procura aí que é interessante e faz bastante sentido. Mas eu tenho ainda alguma dificuldade de aceitar que tá tudo tão perdido assim... kkkk
Gente isso é seríssimo😢 Ja vi coisa no telegram que nao consigo desver. O povo lá é nojento num nivel assustador. Sem contar a possibilidade de alguem pegar suas informações possoais e te ameaçar e etc. Depois que descobri que nao há limitações no telegram e nas "comunidades" que la habitam, sai da plataforma na hora. Sem contar que não é disponibilizado uma opção ÓBVIA de denuncia, cheguei a procurar mas não encontrei
Isso acontece no Instagram, no WhatsApp e no Facebook. Daí tudo bem ? Você não viu nada de errado por lá não ? É só no Telegram. ahum ... o número de crimes comerciais que acontece com vendas no Instagram é um absurdo. E a plataforma não tá nem aí ... complicado né.
@@VexSaber Concordo. Mas vindo de polícia a mando do STF que claramente está sobrepujando o processo legal e nossa Constituição estariam certos. Mas esse é o caso do X e não do Telegram. Tá tudo errado ...
Ao meu ver, uma plataforma deve ser responsabilizada também pelo q ocorre dentro dela, a partir do momento em q ela toma conhecimento dos crimes que estão ocorrendo nela e decide nao fazer nada.
@@vinicius464able isso aí é falacia da falsa equivalencia(ou falsa simetria) viu patrão. Que poder de moderaçao a tramontina tem para evitar que isso ocorra? Sao claramente casos COMPLETAMENTE diferentes. No caso da plataforma é muito simples: ela pode intervir, mas ela só decide que nao quer, portanto, são cumplices.
O problema é a própria humanidade que não está totalmente preparada para tanta evolução, como a Nilce falou, a evolução da humanidade está caminhando, a tecnologia está evoluindo a foguete. Uma pessoa cria um app de troca de mensagem, a população usa pro mal e o cara que criou para trocar mensagem que paga.
3:48 opa Leon tudo certo? Queria só corrigir uma observação sua. Não sou heiter kkkk. O que acontece é que no telegram as mídias proibidas são compartilhadas em grupos privados para não serem detectado. Mas os links de convite desse grupos privados são compartilhados dentro de outros grupos e alguns deles são públicos, pq ai esses permitem a entrada de novos usuários que assim entram nos grupos com conteúdo proibidos. Como se fosse uma boneca Russa. E diferentemente do que boa parte dos usuários sabem são derrubados. é que muito desses grupos ilegais são denunciados por usuários e assim os adm do telegram podem atuar na exclusão do grupo e das contas dos principais envolvidos. Vlw pelo vídeo.
Eu conhecia uma pessoa que vendia conteúdo adulto de mulheres no Telegram. Essa pessoa fazia isso no WhatsApp, porém foi banida duas vezes, então foi para o Telegram, porque lá não tem ‘frescura’, como ele dizia.
Nem vou citar nome de grupo, mas tem um que vc só precisa entrar que consegue puxar informação de quem quiser, uma amiga minha foi ameaça por um cara que ficou falando tudo sobre ela, familiar, números deles e emprego, a coitada ficou assustada e eu tive que explicar como é facil conseguir essas informações, conseguir cartão clonado, coisas de menor de idade, só baixaria
Atualmente Brasil e principalmente países da união europeia são os únicos que se importam com os direitos de consumidor e usuário. Se fosse EUA ou uns países asiáticos aí decisão nenhuma seria tomada.
@@Arusudesubig techs, em geral, nos EUA se safam demais. Vide o que o Google tem feito com a Internet de modo geral. Muitos sites, portais e blogs vão desaparecer por essa negligência.
Antigamente, as coisas que nos divertiam eram nossas, locais. O parquinho, o campo de futebol, tudo fazia parte do bairro, era nossa própria 'rede social' física. Hoje, no entanto, as redes sociais estão majoritariamente em outros países, especialmente nos Estados Unidos, com algumas na China. Acredito que essas plataformas deveriam ser nacionalizadas, geridas pelo estado ou município, com controle dos cidadãos. Precisamos de mais transparência e proximidade para garantir um ambiente digital mais local e justo.
Essa seria, em tese, a função do representante legal da plataforma no país, certificar que as leis nacionais serão seguidas pela plataforma. Essa ideia de "nacionalizar" as plataformas é ingênua, apenas tornaria as mesmas mais limitadas e refletindo o interesse 'de lua' do Estado. O que deve ser feito é uma pressão global nessas plataformas, que forcem as suas empresas a serem mais fortemente responsabilizadas, e a partir daí o uso dessas poderia mais facilmente ser revogado em caso de crimes ou atitudes extremas por cada país.
@@Arusudesu " O que deve ser feito é uma pressão global nessas plataformas, que forcem as suas empresas a serem mais fortemente responsabilizadas" isso se chama O Estado.
Respondendo a pergunta " quando os donos de redes sociais deveriam ser responsabilizados". Sempre, assim como toda mídia é responsável pelo que publica.
Pior que isso não é de agora, se eu não me engano, alguns anos atrás no Brasil também foi pedido dados de grupos supostamente criminosos e até onde eu sei o CEO também se recusou a cooperar.
Sim... grupo META, mas depoisn Mark colaborou já. Por isso ta rodando mta gnt que comete algum tipo de crime. Inclusive, o Whats chegou a ser derrubado por 1 dia.
Esses crimes estão acontecendo aqui no Brasil também. Já li em alguns jornais sobre vários casos de abuso infantil que ocorreram através de apps, porém esse problema ainda não recebeu visibilidade por parte da nossa população. Tenho visto esses casos sendo problematizados e repercutindo no exterior, e então me pergunto: "Por que isso não está sendo debatido no Brasil, se esses crimes estão acontecendo aqui na mesma proporção?" Inclusive, eu fiz até uma redação modelo enem sobre esse assunto para treinar para prova, já que existe probabilidade desse tema aparecer no exame.
Se o dono dum estabelecimento tem conhecimento e permite que no seu espaço sejam cometidos crimes, obviamente ele também é responsabilizado e ninguém coloca em causa. Se for o dono duma plataforma na internet, ainda é debatido se o dono tem ou não responsabilidade. O mundo está louco.
O foda é que a plataforma não deve ser responsável diretamente pelo que é publicado lá, mas na minha opinião, deveria ser obrigatório ter uma moderação pra impedir, diminuir ou dificultar muito essas atrocidades, coisa que a Google tem, e até mesmo sites P0rn0 tem também pessoas contratadas pra isso. O problema não é só o uso indevido, é o CEO estar c4g4ndo pro que rola lá e não fazer um pingo de esforço pra diminuir isso, o cara sabe tudo que ta acontecendo e não se mobiliza.
existe uma necessidade imediata de mudar a percepção desse discurso de liberdade de expressão pra defender crimes de big techs. quando se fala de crimes nessas ou dessas redes, o discurso de liberdade de expressão sendo atacada é automático. o pessoal tá misturando tudo. quem tá por fora e ouve de canto jura que a justiça é a malvadona
Seja sincero, você REALMENTE acha que políticos estão interessados em combater pedofilia? Os maiores pedófilos do mundo são eles mesmos. Isso é desculpa pra espionagem e censura. Liberdade é liberdade, a lei é um papel, qualquer coisa pode virar crime se escreverem no papel, o conceito de liberdade sempre é absoluta, ou você pode ser escravizado só dois dias na semana e ainda ser considerado livre?
Com certeza esse CEO só foi rifado p proteger alguém maior e existir apenas algum tipo de "parecer da normalidade". Há muitas outras plataformas utilizadas da mesma forma e até pior, e mesmo sendo de conhecimento público, fazem vista grossa p ficar sob o radar
se eu cometer um crime dentro da minha casa, vou ser julgado como se fosse em qualquer outro lugar. da mesma forma, se um crime for cometido na plataforma e os donos/moderadores sabem mas não fazem nada, eles também devem ser responsabilizados
Se você aliciar crianças online e postar no you tube, vai ver que você é preso rapidinho. Pelo amor, né. As leis já se aplicam a crimes cometidos na internet. Acha mesmo que não tem consequência? Por qual motivo você não comete um crime e posta nas redes? Vamos ver quanto tempo até você ser preso, já que você ACHA que não pega nada. Regulamentar mais vai só vai ACABAR com a liberdade das pessoas e dar poder aos governantes. Confia mesmo em homens de gravata que roubam e extorquem a população? Acha que eles tem propósitos nobres? HA! Já tem leis contras essas coisas, colocar mais leis vai ter consequências terríveis.
Acho que todos os apps deviam ter palavras chaves. Por exemplo: o WhatsApp tem criptografia de ponta a ponta, mas se eu escrever palavras chaves em alguma mensagem como: vou M4tar fulano. A mensagem ficaria em alerta sem mostrar a conversa mas a palavra chave gera um alerta as autoridades que depois podem exigir toda a conversa.
Acho que o maior problema do Telegram não é APENAS a falta de moderação, mas TAMBÉM a facilitação para esses crimes acontecerem como o anonimato, certas funcionalidades e etc.
Telegrama e um dos lugares mais obscuros que existem atualmente. Esses dias estava em vendo um perfil infantil e do nada um cara oferecendo conteúdo infantil nos comentários e o link ia direto pro telegram. Fiquei chocada
@@The.nise28 Concordo com você sim. O problema é como separar ações criminosas de pura e simples opinião. A minha questão aqui é: os criminosos, que enganam pessoas, fazem golpes, etc. não aparece nada de ninguém, agora o pessoal que simplesmente dá a sua opinião e isso por Constituição não pode ser inibida, pra esses está acontecendo. É tipo assim, se for da minha agenda tudo bem, se for uma opinião contrária porrada. É o que está acontecendo com os fact checkers ... que são um engodo de mentirosos que servem uma agenda. Como criar um mecanismo ... pra corrigir isso? O X na minha humilde opinião fez isso. Com a checagem pública. Claro que muita gente não gostou. Mas funciona. Agora com relação a grupos criminosos eu não sei como rastrear ... mas é um peso e duas medidas ... o X proibiram , celular em cadeia de boa, pode usar. Não faz sentido.
@@TheTabusu o telegram diferentemente de outras redes sociais, tem funcionalidades específicas que permitem o acesso a crimes, além da falta de moderação.
No Brasil você só precisa se esforcer 3 MINUTOS para entrar numa comunidade do Telegram de homens compartilhando conteudo de mulheres nao autorizado. Talvez menos tempo. É que está tão NORMALIZADO que a galera nem reflete ser um crime grave.
alguém por favor pode pedir para o leon comentar o que esta acontecendo com o adobe!!!, manda ele ver esse vídeo aqui : Why Millions Are Deleting Adobe (FTC Lawsuit Explained) .
Começa a pedir CPF ou Gov em perfis de Internet que a gente ja começa com as coisas, por mais delicioso que seja o anônimato ele não pode ser absoluto, tem que começar a tratar a internet igual trata sigilo bancário, tu movimenta o que quiser na conta mas se tu fizer merda vão saber quem foi.
Eu já desisti do telegram por ter visto um grupo criminoso. Eu fiquei nervosa por um bom tempo. Era ligada ao crime de r4cism0, mas de um jeito que eu nunca tinha visto na vida. Fiquei realmente desconfortável. Denunciei e desinstalei.
Vamos supor que você é dono de um bar e nesse recinto dois clientes brigaram e um acabou matando o outro. Você vai ser ter que deixar a polícia entrar, coletar testemunhos e provas, retirar o corpo, etc. Porque na Internet as pessoas pensam que tudo é inviolável? Tem que responsabilizar as big techs e seus usuários SIM. Quem não deve não teme.
O telegram tem uma história triste que nem o twitter, eu entrei em 2014 pq era uma excelente alternativa ao whats e a comunidade de cybersegurança tava toda lá, além de ser bom para conversar com pessoas que eu conhecia no reddit pra praticar outros idiomas como francês, russo, alemão sem dar meu número, mas hj e desde a pandemia tem TANTO spam, golpe e toxicidade que não tem mais como usar lá
Sim, na época que tava estudando pro vestibular e querendo ser programador, eu acessava conteúdo por lá, muitas vezes até turva duvidas com pessoas da área, ficava maravilhado 😅😅😅😅
Leon: a solução não é a plataforma responder pelo crime cometido, mas sim tipificar a permissividade do cometimento do crime no interior da plataforma como um outro crime, de sorte q serão dois crimes: o primeiro cometido pelos usuários; o segundo cometido pela plataforma. Cada um deles com pena própria e correspondente ao crime realizado. A sociedade não pode viver sem limites e se o virtual vai participar da realidade social, deve se coadunar às exigências de uma vida em sociedade. Se as plataformas não quiserem, então que vão explorar outra atividade. E as regulações não deveriam parar aí. Deve existir um órgão de fiscalização com possibilidade de aferição, INCLUSIVE DO LOGARITMO utilizado, dentre outros parâmetros.
Tenho estudado um pouco de Direito e eu levo aquela máxima "de tem placa, tem história" para o mundo jurídico. Só existe uma lei após determinados acontecimentos. Só que as pessoas que criam as leis (no Brasil, na esfera federal é o congresso Nacional) muitos ou são atrasados e outros não tem interesse de criar leis para ouvir esses tipos de crime, até que fique absurdo não ser feito nada (quando acontece algo com pessoas famosas, ou com comoção nacional). As leis que falam das redes sociais têm que visar a proteção do povo brasileiro e tentar proibir crimes criados nesses meios. No Brasil, os legisladores estão preocupados em discutir o sexo dos anjos e não necessidades reais.
Ao meu ver o assunto é delicado por conta da privacidade. As empresas deveriam ser responsáveis por prover informações que ajudem na identificação do usuário que cometeu algum crime utilizando a plataforma, mas nunca por prover o conteúdo de uma conversa ou grupo privado, acredito que essa parte deva ser de responsabilidade da justiça do local, pois a empresa nao pode ser responsabilizada por prover criptografia aos usuários. No caso do telegram, se tem um grupo criminoso e pelo visto todo mundo sabe da existência dele, deveria sim ser possível que os usuarios fossem identificados
Na minha humilde opinião, prender o dono sócio CEO da empresa não resolve o problema. Mas se a polícia fizer um perfil falso de uma jovem, eles vão conseguir provas locais encontros até mesmo chave Pix desse doentes que ficam na internet. Porém tem que punir, e não solta na audiência de custódia.
Trabalho na área de sistemas e é impossível fazer esse tipo de apuração sem quebrar a criptografia, ou é 100% anônimo ou não, colocar uma IA para fazer esse tipo de monitoramento é perigoso pois IA podem ser trocadas e modificadas, agora ela pode rastrear crimes ou roubar seus dados ou pegar segredos de estado, no fim não existe solução boa todas são ruins, tirando que a IA pode manipular os dados para esconder crimes teria que ter um policia só para monitorar a IA e outra policia para monitorar a policia e que nenhum delas sejam corruptíveis.
O whatsapp usa de interpretação dos metadados como hashes de imagens e destinatários (parte não -criptografada) para moderar (censurar) qualquer conteúdo que viola os TOS. Por exemplo, se o arquivo que você está enviando tem uma hash que já foi denunciada por outro usuário, então esse arquivo será impedido de ser enviado. E essa denuncia só pode ser feita por uma pessoa na conversa ou no grupo que tenha a chave de descriptografia. Isso, obviamente é específico do whatsapp, pois há aplicações que não analisam as hashes e até as embaralham junto da mensagem.
@@tialexandria mas a Priore que o arquivo já tenha sido pré denunciado, mas em uma rede criminosa isso é facilmente mascaravel isso é efetivo para crimes amadores feitos por pessoas comuns agora criminosos mesmo dificilmente consegue fazer esse tipo de censura sem olhar o conteúdo, mass essa solução já barra muita coisa.
minha amiga trabalha fazendo chamada em app (chinês ) e uma vez ela me mandou um áudio chorando pq quando ela atendeu uma chamada, o indigente que atendeu estava com um anjinho que aparentemente tinha menos de 9 anos, fazendo coisas que o anjinho não queria, ela relatou que a criança chorava e gritava, ela conseguiu tirar foto com um outro celular dela e denunciou o perfil (com a foto como prova) e eles nunca fizeram nada, nunca derrubaram o perfil do cara. antes disso ela já tinha me contado que esses homens (de várias nacionalidades) eram estranhos, pq ligavam e perguntavam se ela gostava de ter coisas com animais ou anjinhos, uma nojeira, segundo ela, uma grande parte das pessoas que perguntavam se ela poderia fazer coisas com animais e anjinhos eram europeus e lá para o lado da índia tbm
Essa história do WhatsApp não ter acesso às nossas mensagens é uma mentira sem vergonha. Não foi uma nem duas, foram VARIAS as vezes que eu estava conversando sobre alguma coisa em chat privado ou grupo e em questão de instantes apareceu anúncio relacionado ao tópico/produto que eu estava conversando. É surreal
Sobre o app em si, acho bizarro o fato de você poder apagar a mensagem DA OUTRA PESSOA no chat de ambos, e nem fica "usuário apagou a mensagem ", parei de usar depois que percebi essas possibilidades extremamente problemáticas
É impossível coibir. As ferramentas brechas sempre foram e sempre será o utilizadas para a prática de crimes. Cabe ressaltar que, ao menos no Brasil, o Direito é pensado para os "inocentes" não para os "criminosos".
Conclusão do vídeo: Como nós anulamos a gravidade quando pessoas caem de prédios e montanhas, é um dilema que precisamos resolver pra evitar que todos morram.
Não sei como funciona a criptografia nessa questão, mas se a empresa criptografa os arquivos, ela não teria (ou ao menos deveria ter) o código para descriptografar os mesmos?
Nem toda criptografia é reversível.Um exemplo é o armazenamento de senhas em banco de dados. Os sistemas devem criptografar a senha e armazenar esse valor no banco de dados; se a empresa conseguir descriptografar as senhas, então o sistema de segurança inteiro estaria comprometido. Claramente não sei o caso do telegram, mas em alguns casos sei que funciona assim, espero ter ajudado!
@@giulia5997 se o app tem vários crimes não é culpa minha, quem tem que resolver isso é eles, eu não uso pra isso, pq o Telegram tem mais da metade de usuários que o WhatsApp tem, só que o Telegram oferece muito mais por isso eu uso. E no WhatsApp tbm tem muitos crimes mas a gente continua usando
@@giulia5997 Vários crimes ocorrem na rua e mesmo assim eu passo nela todo dia. Não é pq o bagulho tem algo ruim que a gente vai cancelar tudo e fodase.
Concordo e discordo em certas coisas. Se for reduzir a uma escala menor, o dono do depósito deveria ser preso como cúmplice se o martelo que ele vendeu for usado pra matar alguém?
não é complicado não.. é só a plataforma colocar as regras proibindo esse tipo de crime e banir os usuarios.. muito simples.. varias plataformas fazem isso.
Quem apoia o canal CDN News? Eu amo quando eles falam sobre notícias. Uma (duas) das poucas pessoas que eu confio na informação passada sem desconfiar que existe algum tipo de agenda por trás.
Leon e Nilce, já que existe uma porta de parceria, por que vocês não articulam com o Guilherme ou Paulo Silveira uma conversa sobre cibersegurança e criptografia? Já assisti alguns vídeos deles sobre o assunto e eles, juntamente com outros profissionais ligados à Alura e à FIAP tem um conhecimento e didática interessantes sobre. Talvez seja interessante para o publico do canal.
É fd por que o ideal seria liberar todo o acesso que ao menos tempo está longe do ideal porque quem não tem nada a ver com o risco teme a quebra de privacidade.
Como programador sei que existem meios de distribuir ou guardar uma chave de criptografia de uso público porém no servidor da empresa onde em tese, a criptografia seria segura mas a empresa ainda deteria a possibilidade de olhar as mensagens. Quanto a isso manter o sigilo é outra história. Num amplo spectro o que eu vejo é que quem quiser mesmo ter um meio de comunicação ponta a ponta 100% criptografado deve ter seu próprio servidor e criar seus próprios mensageiros e sistemas de leitura e armazenamento de dados. Isso sem falar que deve ser algo que esteja fisicamente num servidor seu.
Com certeza, grupos fodidos mesmo devem ter o seu próprio app de mensagens, sem contar as várias opções anônimas de verdade que existem. O problema é que o telegram deixa essa falsa sensação de segurança nas pessoas, e em qualquer pessoa
Nilce, o que você acha de fazer um vídeo no Instagram sugerindo que as pessoas entrem nas configurações do app e se oponham ceder seu conteúdo p/ treinar a IA da Meta?
eu tenho um canal que criei de filmes, tenho mais de 1000 mil filmes lá tudo de graça apenas na nuvem, a hora que eu quiser assistir eu posso, tenho várias séries guardadas tbm, livros, músicas, e-books, cursos, e mais um monte de coisas tudo salvo pra acessar a hr que eu quiser, se te tirarem o T do ar eu mudo de nome.
Kkkk olha como os jornais gostam de manipular as pessoas, botam varios crimes horriveis, sabendo que o pessoal so le as primeiras linha dos paragrafos, pra depiis dizer que nenhum daqueles ele cometeu.
Uma duvida e talvez até leiga, desculpa por isso. Mas seria interessante se houvessem palavras especificas que fossem analisadas dentro de um contexto? Com uma IA ou algo assim. Meu ponto é: Falar que aconteceu algo racista em tal lugar não é um crime, mas ter esse termo para análise, de forma a qual encontrasse grupos criminosos, enfim, nem sei se isso é possível e imagino as dificuldades absurdas tanto éticas quanto a privacidade e etc, mas queria saber o quão loucura é esse meu pensamento. Obrigado!
ai os assuntos seriam vagos qndo eles falarem “dakilo” ou usar palavras alt3radas talvez ate tirar letrs sao alguns exemplos d como contornar isso youtube e twitter tem isso e eh assim q pessoas dao a volta d terem comentarios e posts com palavras fortes marcadas deletadas
eu diria q.. uns 15% das coisas poderia ajudar, mas ñ seria tao efetivo num todo e as pessoas aprenderiam a evitar coisa assim como falei entao teria sempre q aprender o q for
Cômico é que eu comecei a produzir um artigo sobre responsabilização de Big techs e o mundo simplesmente decidiu agir pra eu ter que refazer pra me me manter atualizado :(
Esse timing é épico kaksksks
bom que vai ter mais conteudo kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkk eu sei como é
teve um colega meu que tava fazendo dissertação sobre as propostas de reforma tributária que tavam paradas a anos. ai do nada os caras tramitam e aprovam a reforma tributária. ele ficou abalado viu KKKKKK
Kkkkk aí é osso
Por isso gosto da Nilce. Ela pode até não entender da parte tecnológica, mas ela sabe escutar e fazer as perguntas certas. Ela vai sempre na jugular do argumento.
Sobre esse assunto de crimes em plataformas, as rede sociais do meta como Facebook e Instagram estão lotadas de golpes envolvendo imagem de outras pessoas por IA, e eu sempre denuncio, mas sempre recebo uma resposta negativa da plataforma para coisas obvias, e chega a um ponto que você desiste de denunciar pela incompetência da plataforma. O pior e que a maioria desses golpes divulgados são videos patrocinados, ou seja, a plataforma nao tem controle nem sobre as propagandas que ela divulga.
Ninguém liga pra golpes e de-capitações, isso o povo já naturalizou faz tempo, quando vc criava uma conta no falecido X os primeiros videos do feed eram a maioria de coisas horrendas incluindo crianças sendo violentas em escolas.
Nss eu passo uma raiva com o youtube pq sempre tem propaganda de joguinho de azar (que eh contra as diretrizes) e esses videos fakes de golpe eu sempre denuncio e nunca vai pra frente, eu fico pensando quao podre eh a plataforma por, do porte que ela é, não ter uma equipe de análise dos ads que tao mandando, ai parece que as diretrizes eh so de enfeite
O fato é que as plataformas ganham e lucram muito com isso.
Esse assunto é muito importante e me fez lembrar do caso na Coreia do Sul. Existem grupos ilegais de p****grafia de menores e estudantes no Telegram como o 'Nth Room', porém o Telegram não coopera na busca pelos culpados e esses grupos continuam.
Essa afirmação não é muita correta de se afirma. Pq a administração do telegram atua de forma pesada com denúncias dentro de telegram. E muito dos grupos normais repudiam esse tipo de coisa.
pensei exatamente nesse caso.
É fácil achar conteúdo de menor adulto facilmente, falo por experiência própria
@@whatsocutee ????????????????
@@whatsocutee vou te contar uma coisa louca isso é o que não falta no xvideo e coisa pior. E ninguém que usa fala nada.
Isto é um assunto muito delicado, pois as redes sociais são quase que uma nova dimensão, como um novo mundo, onde os países são os aplicativos e os presidentes os CEOs
Boa observação!
Me permita discordar de você amigo... Ou, se não, só problematizar um pouco o que vc disse, heheh... Esses caras realmente agem como se fossem países ou algo até mais que isso, mas não são. Pra um país de fato existir, ele precisa, antes de mais nada, de um território físico que garanta certas condições mínimas de existência pra uma população... Mas isso é o óbvio, né? Entendo portanto que você tenha usado uma espécie de metáfora, uma analogia... mas se é o caso mesmo de reconhecermos um status de país a esses espaços virtuais, que teriam então o direito de legislar e administrar seus "territórios" como bem entendessem, também deveríamos responsabilizá-los como responsabilizamos um país por violações à soberania nacional de outro país quando isso acontece. Só que daí vem dois problemas: 1) é da própria natureza desses espaços virtuais que eles se sobreponham ao espaço físico que habitamos e se imponham inclusive como palco da maior parte do debate público que ocorre atualmente, mas nós simplesmente não temos nenhum controle enquanto sociedade sobre as regras ou o funcionamento desses espaços, não elegemos seus presidentes, deputados, seus juízes etc... e se essas empresas (que é o que de fato são) não se submetem às regras de um país onde elas operam, toda a sua atuação nesse país já se configura como uma violação à sua soberania. 2) Esses "países" pra existirem no espaço virtual dependem de uma estrutura física que está instalada em territórios reais de países reais. E aí responsabilizamos quem? O pais real que abriga a estrutura física do país virtual? Só o país virtual? Ou ambos? E acima de tudo, como fazemos isso?? Concordo contigo que é uma questão delicada, difícil de resolver porque envolve muita geopolítica, diplomacia, questões técnicas e econômicas, além das questões políticas domésticas dos mais diversos países. Mas não podemos simplesmente abaixar a cabeça ou aceitar essas histórias da carochinha de empresas como o twitter de que elas seriam uma verdadeira "ágora moderna" e que por isso deveriam ser respeitadas como um espaço de liberdade de expressão absoluta, acima de qualquer tipo de regulação dos governos. Porque isso é simplesmente abrir mão da nossa soberania e deixar que corporações que ninguém controla passem a governar nossas vidas de forma irrestrita. Por mais que a gente tenha muitos e profundos problemas com nossos governos, bem ou mal ainda podemos eleger nossos representantes, derrubá-los ou forçá-los a mudar suas condutas de várias formas quando entendemos que isso é preciso... E mesmo quando nada disso é possível, ainda podemos resistir a um regime autoritário, organizar uma oposição clandestina, fazer revoluções etc... Agora me responda por favor: como resistimos ao império dos algoritmos ou aos caprichos e desmandos de um CEO de big tech??
@@Ricardo-tu4ew Concordo contigo, e respondendo sua última pergunta: com certeza seria com uma imposição de algum tipo de legislação para isso. Que é o que os países estão vendo como saída atualmente. O que quis dizer realmente é uma analogia, porque querendo ou não (fazendo outra comparação) o que nós estamos presenciando atualmente com isso é um "gostinho" do anarcocapitalismo. Não sei se seria muito seguro mesmo, pois confiar uma sociedade, mesmo que virtual, nas mãos da integridade de somente uma pessoa é bem perigoso.
@@Ricardo-tu4ew Você sabe me dizer se alguma dessas perguntas já têm alguma alternativa?? Será que o banimento seria a melhor coisa a se fazer? Ou a responsabilização dos donos dessas empresas? Ou até mesmo de cada usuário individualmente... De fato é complicado, mas gostaria muito de saber mais sobre isso!
@@NoturnaAutodidata Cara, eu acho que é o que você disse ali em cima no outro comentário.. Os países estão procurando respostas também e experimentando saídas.. Também não sei se o banimento é ou foi a melhor alternativa, acho até que não.. Mas ao mesmo tempo nesse caso do twitter eu pelo menos também não vejo nenhuma outra... Agora o que a gente também tá testemunhando é uma grande guerra entre as sociedades e essas corporações, bancos, conglomerados financeiros etc.. Tem gente que diz até que essa guerra na verdade já acabou, nós perdemos e nem vivemos num sistema capitalista mais... Heheh Você já deve ter visto por aí o papo de tecnofeudalismo. Se não viu procura aí que é interessante e faz bastante sentido. Mas eu tenho ainda alguma dificuldade de aceitar que tá tudo tão perdido assim... kkkk
Gente isso é seríssimo😢 Ja vi coisa no telegram que nao consigo desver. O povo lá é nojento num nivel assustador. Sem contar a possibilidade de alguem pegar suas informações possoais e te ameaçar e etc. Depois que descobri que nao há limitações no telegram e nas "comunidades" que la habitam, sai da plataforma na hora. Sem contar que não é disponibilizado uma opção ÓBVIA de denuncia, cheguei a procurar mas não encontrei
Isso acontece no Instagram, no WhatsApp e no Facebook. Daí tudo bem ? Você não viu nada de errado por lá não ? É só no Telegram. ahum ... o número de crimes comerciais que acontece com vendas no Instagram é um absurdo. E a plataforma não tá nem aí ... complicado né.
@@TheTabusuA diferença é que quando a polícia pede informação desses criminosos eles cooperam, o Telegram não
@@VexSaber Concordo. Mas vindo de polícia a mando do STF que claramente está sobrepujando o processo legal e nossa Constituição estariam certos. Mas esse é o caso do X e não do Telegram. Tá tudo errado ...
Para mim é impossível sair do Telegram, especialmente por eu estudar bastante coisa por lá, mas consigo te entender.
Ao meu ver, uma plataforma deve ser responsabilizada também pelo q ocorre dentro dela, a partir do momento em q ela toma conhecimento dos crimes que estão ocorrendo nela e decide nao fazer nada.
Imagina que alguém usou um martelo tramontina pra cometer um crime, vão prender o CEO da Tramontina por conta disso tb?
@@vinicius464able OLOCO que argumento
@@vinicius464able isso aí é falacia da falsa equivalencia(ou falsa simetria) viu patrão. Que poder de moderaçao a tramontina tem para evitar que isso ocorra? Sao claramente casos COMPLETAMENTE diferentes. No caso da plataforma é muito simples: ela pode intervir, mas ela só decide que nao quer, portanto, são cumplices.
@@StaSet_ fácil, só forçar a Tramontina a colocar um gps em cada martelo.
@@StaSet_ colocar número de série igual a arma, registrar todo mundo que quiser comprar, associar cada martelo a um CPF...
O problema é a própria humanidade que não está totalmente preparada para tanta evolução, como a Nilce falou, a evolução da humanidade está caminhando, a tecnologia está evoluindo a foguete. Uma pessoa cria um app de troca de mensagem, a população usa pro mal e o cara que criou para trocar mensagem que paga.
Vcs são sensacionais amo os conteúdos ❤❤❤❤
3:48 opa Leon tudo certo? Queria só corrigir uma observação sua. Não sou heiter kkkk. O que acontece é que no telegram as mídias proibidas são compartilhadas em grupos privados para não serem detectado. Mas os links de convite desse grupos privados são compartilhados dentro de outros grupos e alguns deles são públicos, pq ai esses permitem a entrada de novos usuários que assim entram nos grupos com conteúdo proibidos. Como se fosse uma boneca Russa. E diferentemente do que boa parte dos usuários sabem são derrubados. é que muito desses grupos ilegais são denunciados por usuários e assim os adm do telegram podem atuar na exclusão do grupo e das contas dos principais envolvidos. Vlw pelo vídeo.
chega a ser irônico a plataforma de um russo ser comparada a uma boneca russa kkkklkkkkkkk vlw pela explicação
Eu conhecia uma pessoa que vendia conteúdo adulto de mulheres no Telegram. Essa pessoa fazia isso no WhatsApp, porém foi banida duas vezes, então foi para o Telegram, porque lá não tem ‘frescura’, como ele dizia.
Ótimo conteúdo. Obrigada
A comunidade do telegram sempre foi meio barra pesada kkkkkkk
Chega a ser repulsiva a quantidade de conteúdo criminoso nesse app. Parece que não há qualquer tipo de censura ou limitação
Terminei o vídeo agora e descobri que realmente não há qualquer tipo de censura ou limitação kkkkkk
@@GleiceTVRealkkkk Já vi muita coisa lá
Telegram é foda bixo, já vi coisas absurdas lá, e olha q eu n procurei..
Nem vou citar nome de grupo, mas tem um que vc só precisa entrar que consegue puxar informação de quem quiser, uma amiga minha foi ameaça por um cara que ficou falando tudo sobre ela, familiar, números deles e emprego, a coitada ficou assustada e eu tive que explicar como é facil conseguir essas informações, conseguir cartão clonado, coisas de menor de idade, só baixaria
Não é só o brasil que tem problemas com CEO's de grandes redes sociais
Atualmente Brasil e principalmente países da união europeia são os únicos que se importam com os direitos de consumidor e usuário. Se fosse EUA ou uns países asiáticos aí decisão nenhuma seria tomada.
🔫🧑🚀nunca foi
@@Arusudesubig techs, em geral, nos EUA se safam demais. Vide o que o Google tem feito com a Internet de modo geral. Muitos sites, portais e blogs vão desaparecer por essa negligência.
Antigamente, as coisas que nos divertiam eram nossas, locais. O parquinho, o campo de futebol, tudo fazia parte do bairro, era nossa própria 'rede social' física. Hoje, no entanto, as redes sociais estão majoritariamente em outros países, especialmente nos Estados Unidos, com algumas na China. Acredito que essas plataformas deveriam ser nacionalizadas, geridas pelo estado ou município, com controle dos cidadãos. Precisamos de mais transparência e proximidade para garantir um ambiente digital mais local e justo.
Essa seria, em tese, a função do representante legal da plataforma no país, certificar que as leis nacionais serão seguidas pela plataforma. Essa ideia de "nacionalizar" as plataformas é ingênua, apenas tornaria as mesmas mais limitadas e refletindo o interesse 'de lua' do Estado. O que deve ser feito é uma pressão global nessas plataformas, que forcem as suas empresas a serem mais fortemente responsabilizadas, e a partir daí o uso dessas poderia mais facilmente ser revogado em caso de crimes ou atitudes extremas por cada país.
Larga de papo de velho '-' muda o assunto não kkkkk
ChatGPT
Affff
@@Arusudesu " O que deve ser feito é uma pressão global nessas plataformas, que forcem as suas empresas a serem mais fortemente responsabilizadas" isso se chama O Estado.
Respondendo a pergunta " quando os donos de redes sociais deveriam ser responsabilizados". Sempre, assim como toda mídia é responsável pelo que publica.
Assim como todo local privado tbm é responsável pelo que acontece dentro de seu estabelecimento
Pior que isso não é de agora, se eu não me engano, alguns anos atrás no Brasil também foi pedido dados de grupos supostamente criminosos e até onde eu sei o CEO também se recusou a cooperar.
Sim... grupo META, mas depoisn Mark colaborou já. Por isso ta rodando mta gnt que comete algum tipo de crime. Inclusive, o Whats chegou a ser derrubado por 1 dia.
Esses crimes estão acontecendo aqui no Brasil também. Já li em alguns jornais sobre vários casos de abuso infantil que ocorreram através de apps, porém esse problema ainda não recebeu visibilidade por parte da nossa população. Tenho visto esses casos sendo problematizados e repercutindo no exterior, e então me pergunto: "Por que isso não está sendo debatido no Brasil, se esses crimes estão acontecendo aqui na mesma proporção?" Inclusive, eu fiz até uma redação modelo enem sobre esse assunto para treinar para prova, já que existe probabilidade desse tema aparecer no exame.
O Brasil é o país que mais incentiva relacionamento bem jovem, então....isso nunca vai ser debatido aqui.
"Como essas pessoas se reuniriam pra fazer esse tipo de coisas" definitivamente nunca esteve no chat do Uol nos anos 80/90
Se, a justiça seja la de qual pais for. Se tiver documento formalizado nao vejo problema em colaborar.
Se o dono dum estabelecimento tem conhecimento e permite que no seu espaço sejam cometidos crimes, obviamente ele também é responsabilizado e ninguém coloca em causa. Se for o dono duma plataforma na internet, ainda é debatido se o dono tem ou não responsabilidade. O mundo está louco.
Essa rede na Coreia do Sul tá um caus.
O foda é que a plataforma não deve ser responsável diretamente pelo que é publicado lá, mas na minha opinião, deveria ser obrigatório ter uma moderação pra impedir, diminuir ou dificultar muito essas atrocidades, coisa que a Google tem, e até mesmo sites P0rn0 tem também pessoas contratadas pra isso. O problema não é só o uso indevido, é o CEO estar c4g4ndo pro que rola lá e não fazer um pingo de esforço pra diminuir isso, o cara sabe tudo que ta acontecendo e não se mobiliza.
existe uma necessidade imediata de mudar a percepção desse discurso de liberdade de expressão pra defender crimes de big techs. quando se fala de crimes nessas ou dessas redes, o discurso de liberdade de expressão sendo atacada é automático. o pessoal tá misturando tudo. quem tá por fora e ouve de canto jura que a justiça é a malvadona
Seja sincero, você REALMENTE acha que políticos estão interessados em combater pedofilia? Os maiores pedófilos do mundo são eles mesmos. Isso é desculpa pra espionagem e censura. Liberdade é liberdade, a lei é um papel, qualquer coisa pode virar crime se escreverem no papel, o conceito de liberdade sempre é absoluta, ou você pode ser escravizado só dois dias na semana e ainda ser considerado livre?
Com certeza esse CEO só foi rifado p proteger alguém maior e existir apenas algum tipo de "parecer da normalidade". Há muitas outras plataformas utilizadas da mesma forma e até pior, e mesmo sendo de conhecimento público, fazem vista grossa p ficar sob o radar
se eu cometer um crime dentro da minha casa, vou ser julgado como se fosse em qualquer outro lugar. da mesma forma, se um crime for cometido na plataforma e os donos/moderadores sabem mas não fazem nada, eles também devem ser responsabilizados
Telegram o melhor app de todos os tempos,errado é quem usa o app de forma errada e sem ter uma certa maturidade...
@@henryjohn77 concordo.
E por isso que tudo tem que ser regulamentado e fiscalizado, não vivemos num mundo só com pessoas com boa conduta
@@gabrielasouza3851 e claramente estamos quase nos tornando um China. 👍
como mta coisa, señ todas as coisas deveriam ser 😅
Meus livros
@Nilce, adorei a camisa! 😍
Onde podemos comprá-la?
Faz links de compra na descrição do vídeo...
Amo ver os kdramas piratas no telegram, mas entendo a necessidade de moderar o telegram pra ontem.
A internet é o submundo.
Vc pode fazer absolutamente tudo e as leis não funcionam lá/aqui.
Isso aqui se tornou outra dimensão.
Se você aliciar crianças online e postar no you tube, vai ver que você é preso rapidinho. Pelo amor, né. As leis já se aplicam a crimes cometidos na internet. Acha mesmo que não tem consequência? Por qual motivo você não comete um crime e posta nas redes? Vamos ver quanto tempo até você ser preso, já que você ACHA que não pega nada.
Regulamentar mais vai só vai ACABAR com a liberdade das pessoas e dar poder aos governantes. Confia mesmo em homens de gravata que roubam e extorquem a população? Acha que eles tem propósitos nobres? HA! Já tem leis contras essas coisas, colocar mais leis vai ter consequências terríveis.
@@paulomatheus2827imagina quando você descobrir que o CEO do telegram tbm é um cara cheio de poder e que usa gravata
@@paulomatheus2827 vdd, ja tem a lei, so falta fiscalizar, coisa que n fazem
3:44 a Criptografia no Whatsapp é tanta que Voce conversa lá e Comeca a Tomar Anuncios sobre o que você tava falando no Insta e Face😂
Acho que todos os apps deviam ter palavras chaves. Por exemplo: o WhatsApp tem criptografia de ponta a ponta, mas se eu escrever palavras chaves em alguma mensagem como: vou M4tar fulano. A mensagem ficaria em alerta sem mostrar a conversa mas a palavra chave gera um alerta as autoridades que depois podem exigir toda a conversa.
Viva a liberdade!
Acho que o maior problema do Telegram não é APENAS a falta de moderação, mas TAMBÉM a facilitação para esses crimes acontecerem como o anonimato, certas funcionalidades e etc.
Telegrama e um dos lugares mais obscuros que existem atualmente.
Esses dias estava em vendo um perfil infantil e do nada um cara oferecendo conteúdo infantil nos comentários e o link ia direto pro telegram. Fiquei chocada
Ahhh tá e Facebook e Instagram é uma maravilha ? Acorda !
@@TheTabusu nenhuma rede é sã é tanto que este perfil eu vi no Instagram, mas o telegram não tem moderação e nada.
@@The.nise28 Concordo com você sim. O problema é como separar ações criminosas de pura e simples opinião. A minha questão aqui é: os criminosos, que enganam pessoas, fazem golpes, etc. não aparece nada de ninguém, agora o pessoal que simplesmente dá a sua opinião e isso por Constituição não pode ser inibida, pra esses está acontecendo. É tipo assim, se for da minha agenda tudo bem, se for uma opinião contrária porrada. É o que está acontecendo com os fact checkers ... que são um engodo de mentirosos que servem uma agenda. Como criar um mecanismo ... pra corrigir isso? O X na minha humilde opinião fez isso. Com a checagem pública. Claro que muita gente não gostou. Mas funciona. Agora com relação a grupos criminosos eu não sei como rastrear ... mas é um peso e duas medidas ... o X proibiram , celular em cadeia de boa, pode usar. Não faz sentido.
@@TheTabusu o telegram diferentemente de outras redes sociais, tem funcionalidades específicas que permitem o acesso a crimes, além da falta de moderação.
No Brasil você só precisa se esforcer 3 MINUTOS para entrar numa comunidade do Telegram de homens compartilhando conteudo de mulheres nao autorizado. Talvez menos tempo.
É que está tão NORMALIZADO que a galera nem reflete ser um crime grave.
@@janssenjoseph6861 tenho uma pergunta. Já que vc sabia disso. Vc por um acaso fez uma denúncia desse grupo?
@@eduardoaugusto.1320 não abri BO nem quando fui assaltado e a vítima fui eu mesmo, jogador.
alguém por favor pode pedir para o leon comentar o que esta acontecendo com o adobe!!!, manda ele ver esse vídeo aqui : Why Millions Are Deleting Adobe (FTC Lawsuit Explained) .
É complicado, telegram ja me deu acesso a muitas coisas que não tinha condições de pagar, principalmente cursos
Começa a pedir CPF ou Gov em perfis de Internet que a gente ja começa com as coisas, por mais delicioso que seja o anônimato ele não pode ser absoluto, tem que começar a tratar a internet igual trata sigilo bancário, tu movimenta o que quiser na conta mas se tu fizer merda vão saber quem foi.
Eu já desisti do telegram por ter visto um grupo criminoso. Eu fiquei nervosa por um bom tempo. Era ligada ao crime de r4cism0, mas de um jeito que eu nunca tinha visto na vida. Fiquei realmente desconfortável. Denunciei e desinstalei.
Credo 😢
É uma merda esse mundo as vezes
Vamos supor que você é dono de um bar e nesse recinto dois clientes brigaram e um acabou matando o outro. Você vai ser ter que deixar a polícia entrar, coletar testemunhos e provas, retirar o corpo, etc. Porque na Internet as pessoas pensam que tudo é inviolável? Tem que responsabilizar as big techs e seus usuários SIM. Quem não deve não teme.
😂😂😂😂😂😂 rindo de nervoso.
Daqui a pouco é CEO do Pinterest vai pra geladeira.
Ahahahahah
O telegram tem uma história triste que nem o twitter, eu entrei em 2014 pq era uma excelente alternativa ao whats e a comunidade de cybersegurança tava toda lá, além de ser bom para conversar com pessoas que eu conhecia no reddit pra praticar outros idiomas como francês, russo, alemão sem dar meu número, mas hj e desde a pandemia tem TANTO spam, golpe e toxicidade que não tem mais como usar lá
Sim, na época que tava estudando pro vestibular e querendo ser programador, eu acessava conteúdo por lá, muitas vezes até turva duvidas com pessoas da área, ficava maravilhado 😅😅😅😅
a gente evoluiu mto rápido e as consequências estão transbordando. quase que forçamos o motor e tá super aquecendo
Leon: a solução não é a plataforma responder pelo crime cometido, mas sim tipificar a permissividade do cometimento do crime no interior da plataforma como um outro crime, de sorte q serão dois crimes: o primeiro cometido pelos usuários; o segundo cometido pela plataforma. Cada um deles com pena própria e correspondente ao crime realizado.
A sociedade não pode viver sem limites e se o virtual vai participar da realidade social, deve se coadunar às exigências de uma vida em sociedade. Se as plataformas não quiserem, então que vão explorar outra atividade.
E as regulações não deveriam parar aí. Deve existir um órgão de fiscalização com possibilidade de aferição, INCLUSIVE DO LOGARITMO utilizado, dentre outros parâmetros.
Redes sociais são como estados- nações autônomos: tem o próprio povo, as próprias regras e o próprio território
Tudo se resolveria com a regulamentação das redes sociais, mas da última vez que tentaram rolou um baita escândalo.
Tenho estudado um pouco de Direito e eu levo aquela máxima "de tem placa, tem história" para o mundo jurídico. Só existe uma lei após determinados acontecimentos. Só que as pessoas que criam as leis (no Brasil, na esfera federal é o congresso Nacional) muitos ou são atrasados e outros não tem interesse de criar leis para ouvir esses tipos de crime, até que fique absurdo não ser feito nada (quando acontece algo com pessoas famosas, ou com comoção nacional). As leis que falam das redes sociais têm que visar a proteção do povo brasileiro e tentar proibir crimes criados nesses meios. No Brasil, os legisladores estão preocupados em discutir o sexo dos anjos e não necessidades reais.
Black morror tá cada vez mais real
Ao meu ver o assunto é delicado por conta da privacidade. As empresas deveriam ser responsáveis por prover informações que ajudem na identificação do usuário que cometeu algum crime utilizando a plataforma, mas nunca por prover o conteúdo de uma conversa ou grupo privado, acredito que essa parte deva ser de responsabilidade da justiça do local, pois a empresa nao pode ser responsabilizada por prover criptografia aos usuários.
No caso do telegram, se tem um grupo criminoso e pelo visto todo mundo sabe da existência dele, deveria sim ser possível que os usuarios fossem identificados
Na minha humilde opinião, prender o dono sócio CEO da empresa não resolve o problema.
Mas se a polícia fizer um perfil falso de uma jovem, eles vão conseguir provas locais encontros até mesmo chave Pix desse doentes que ficam na internet.
Porém tem que punir, e não solta na audiência de custódia.
A internet ainda é terra sem lei… mas isso está para mudar!
Tão virando minha fonte de informação
Trabalho na área de sistemas e é impossível fazer esse tipo de apuração sem quebrar a criptografia, ou é 100% anônimo ou não, colocar uma IA para fazer esse tipo de monitoramento é perigoso pois IA podem ser trocadas e modificadas, agora ela pode rastrear crimes ou roubar seus dados ou pegar segredos de estado, no fim não existe solução boa todas são ruins, tirando que a IA pode manipular os dados para esconder crimes teria que ter um policia só para monitorar a IA e outra policia para monitorar a policia e que nenhum delas sejam corruptíveis.
O whatsapp usa de interpretação dos metadados como hashes de imagens e destinatários (parte não -criptografada) para moderar (censurar) qualquer conteúdo que viola os TOS. Por exemplo, se o arquivo que você está enviando tem uma hash que já foi denunciada por outro usuário, então esse arquivo será impedido de ser enviado. E essa denuncia só pode ser feita por uma pessoa na conversa ou no grupo que tenha a chave de descriptografia. Isso, obviamente é específico do whatsapp, pois há aplicações que não analisam as hashes e até as embaralham junto da mensagem.
@@tialexandria mas a Priore que o arquivo já tenha sido pré denunciado, mas em uma rede criminosa isso é facilmente mascaravel isso é efetivo para crimes amadores feitos por pessoas comuns agora criminosos mesmo dificilmente consegue fazer esse tipo de censura sem olhar o conteúdo, mass essa solução já barra muita coisa.
Quando o criador passa a ser responsável? Depende.
minha amiga trabalha fazendo chamada em app (chinês ) e uma vez ela me mandou um áudio chorando pq quando ela atendeu uma chamada, o indigente que atendeu estava com um anjinho que aparentemente tinha menos de 9 anos, fazendo coisas que o anjinho não queria, ela relatou que a criança chorava e gritava, ela conseguiu tirar foto com um outro celular dela e denunciou o perfil (com a foto como prova) e eles nunca fizeram nada, nunca derrubaram o perfil do cara.
antes disso ela já tinha me contado que esses homens (de várias nacionalidades) eram estranhos, pq ligavam e perguntavam se ela gostava de ter coisas com animais ou anjinhos, uma nojeira, segundo ela, uma grande parte das pessoas que perguntavam se ela poderia fazer coisas com animais e anjinhos eram europeus e lá para o lado da índia tbm
Você se refere ao WeChat? bizarra essa história aí..
Tem vídeo do Leon e da Nilce falando sobre a quebra de sigilo bancário no Brasil? Acho um tema interessante.
Acho q não vão fazer
Se um shopping permite crimes dentro das suas dependências, será responsabilizado?
Gosto muito do telegram, mas tem cada bizarrice la uso pra vender meus produtos internacionalmente...tem muito grupo bizarro la kkkkk
Essa história do WhatsApp não ter acesso às nossas mensagens é uma mentira sem vergonha.
Não foi uma nem duas, foram VARIAS as vezes que eu estava conversando sobre alguma coisa em chat privado ou grupo e em questão de instantes apareceu anúncio relacionado ao tópico/produto que eu estava conversando. É surreal
Sobre o app em si, acho bizarro o fato de você poder apagar a mensagem DA OUTRA PESSOA no chat de ambos, e nem fica "usuário apagou a mensagem ", parei de usar depois que percebi essas possibilidades extremamente problemáticas
Olá, tem uma série no prime vídeo, chamado startup, esse episódio parece com o que acontece em uma parte que acontece na série
Cara vocês são uns amores, mas esses videos mais serios me assustam true😳
Só eu?
A quantidade de grupos sobre ped***** é incalculável! Coisas pesadas...
Ainda mais com domínios em ".onion", é GIGANTESCO.
Caramba outro anúncio do Brasil para lerdos aqui no UA-cam, tá aparecendo demais eles em todos os vídeos
É impossível coibir. As ferramentas brechas sempre foram e sempre será o utilizadas para a prática de crimes. Cabe ressaltar que, ao menos no Brasil, o Direito é pensado para os "inocentes" não para os "criminosos".
Em questão de features o telegram é anos luz a frente do WhatsApp
Conclusão do vídeo: Como nós anulamos a gravidade quando pessoas caem de prédios e montanhas, é um dilema que precisamos resolver pra evitar que todos morram.
Não sei como funciona a criptografia nessa questão, mas se a empresa criptografa os arquivos, ela não teria (ou ao menos deveria ter) o código para descriptografar os mesmos?
Nem toda criptografia é reversível.Um exemplo é o armazenamento de senhas em banco de dados. Os sistemas devem criptografar a senha e armazenar esse valor no banco de dados; se a empresa conseguir descriptografar as senhas, então o sistema de segurança inteiro estaria comprometido. Claramente não sei o caso do telegram, mas em alguns casos sei que funciona assim, espero ter ajudado!
Tomara que não bloqueiem o Telegram também, apenas moderem, pois eu uso com a minha namorada, bem melhor que o WhatsApp inclusive
Vários crimes dentro do APP " eu quero o app para conversar com a minha momolada" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@giulia5997 se o app tem vários crimes não é culpa minha, quem tem que resolver isso é eles, eu não uso pra isso, pq o Telegram tem mais da metade de usuários que o WhatsApp tem, só que o Telegram oferece muito mais por isso eu uso. E no WhatsApp tbm tem muitos crimes mas a gente continua usando
@@giulia5997 Deixa de usar o zap então, já que o pcc se comunica por lá
@@giulia5997 Vários crimes ocorrem na rua e mesmo assim eu passo nela todo dia.
Não é pq o bagulho tem algo ruim que a gente vai cancelar tudo e fodase.
@@monstercarreno meu mano, lê seu comentário e o contexto do video... é engraçado para caramba e fútil hahahah não é nem crítica é humor
Concordo e discordo em certas coisas. Se for reduzir a uma escala menor, o dono do depósito deveria ser preso como cúmplice se o martelo que ele vendeu for usado pra matar alguém?
Meu medo é esse medo dos governos e deixar tanto poder na mãos dessas empresas.
não é complicado não.. é só a plataforma colocar as regras proibindo esse tipo de crime e banir os usuarios.. muito simples.. varias plataformas fazem isso.
quem caminha pelo telegram sabe o problema que é
Pensei que ele fosse ir de criador do Reddit depois dessa kkkk
O que rolou com o criador do redit?
.
@@orochimaujutsu2107 veio saber? Kkkkkk
Quem apoia o canal CDN News? Eu amo quando eles falam sobre notícias. Uma (duas) das poucas pessoas que eu confio na informação passada sem desconfiar que existe algum tipo de agenda por trás.
Leon e Nilce, já que existe uma porta de parceria, por que vocês não articulam com o Guilherme ou Paulo Silveira uma conversa sobre cibersegurança e criptografia? Já assisti alguns vídeos deles sobre o assunto e eles, juntamente com outros profissionais ligados à Alura e à FIAP tem um conhecimento e didática interessantes sobre. Talvez seja interessante para o publico do canal.
É fd por que o ideal seria liberar todo o acesso que ao menos tempo está longe do ideal porque quem não tem nada a ver com o risco teme a quebra de privacidade.
Finalmente posso almoçar
Fala sobre as queimas no Brasil todo
Como programador sei que existem meios de distribuir ou guardar uma chave de criptografia de uso público porém no servidor da empresa onde em tese, a criptografia seria segura mas a empresa ainda deteria a possibilidade de olhar as mensagens.
Quanto a isso manter o sigilo é outra história.
Num amplo spectro o que eu vejo é que quem quiser mesmo ter um meio de comunicação ponta a ponta 100% criptografado deve ter seu próprio servidor e criar seus próprios mensageiros e sistemas de leitura e armazenamento de dados. Isso sem falar que deve ser algo que esteja fisicamente num servidor seu.
Com certeza, grupos fodidos mesmo devem ter o seu próprio app de mensagens, sem contar as várias opções anônimas de verdade que existem. O problema é que o telegram deixa essa falsa sensação de segurança nas pessoas, e em qualquer pessoa
Nilce, o que você acha de fazer um vídeo no Instagram sugerindo que as pessoas entrem nas configurações do app e se oponham ceder seu conteúdo p/ treinar a IA da Meta?
Aonde acontece as lives deles gent??
A galera mais suave no Telegram são os furries, e nem eles estão totalmente salvos
O Josias de Souza, jornalista experiente e competente, mas está condicionado ao “junto ao” e variantes com sentido de “no” e variantes.
Na Coréias as mulheres estão excluindo suas fotos das redes sociais, elas se uniram e estão fazendo isso, pra lá ta maior rolo isso.
eu tenho um canal que criei de filmes, tenho mais de 1000 mil filmes lá tudo de graça apenas na nuvem, a hora que eu quiser assistir eu posso, tenho várias séries guardadas tbm, livros, músicas, e-books, cursos, e mais um monte de coisas tudo salvo pra acessar a hr que eu quiser, se te tirarem o T do ar eu mudo de nome.
Fala da quebrada do sigilo bancário no Brasil.
Kkkk olha como os jornais gostam de manipular as pessoas, botam varios crimes horriveis, sabendo que o pessoal so le as primeiras linha dos paragrafos, pra depiis dizer que nenhum daqueles ele cometeu.
🤔🤔 O grande P? O que será em?🤔🤔
Já foi até solto
Tá, mas como isso afeta o Grêmio?
10:58 Que noticia maluca, parece até fake
eu até enxergo uma solução a partir do uso de I.A nisso tudo que tá rolando. e sim, tem que regular.
como funcionaria?
o menor dos crimes do telegram e filme pirata kkkkk imagina o que tem la
@@fiercedragon3017 pelo menos tem umas coisas bizarras que são legais. Kkkkk
E aqui no Bostil 🇧🇷 mané, tá acontecendo o quê?
Uma duvida e talvez até leiga, desculpa por isso. Mas seria interessante se houvessem palavras especificas que fossem analisadas dentro de um contexto? Com uma IA ou algo assim. Meu ponto é: Falar que aconteceu algo racista em tal lugar não é um crime, mas ter esse termo para análise, de forma a qual encontrasse grupos criminosos, enfim, nem sei se isso é possível e imagino as dificuldades absurdas tanto éticas quanto a privacidade e etc, mas queria saber o quão loucura é esse meu pensamento. Obrigado!
ai os assuntos seriam vagos
qndo eles falarem “dakilo”
ou usar palavras alt3radas
talvez ate tirar letrs
sao alguns exemplos d como contornar isso
youtube e twitter tem isso e eh assim q pessoas dao a volta d terem comentarios e posts com palavras fortes marcadas deletadas
eu diria q.. uns 15% das coisas poderia ajudar, mas ñ seria tao efetivo num todo e as pessoas aprenderiam a evitar coisa assim como falei entao teria sempre q aprender o q for
Cara 1 pingo de responsabilidade o telegram nem fez e isso e triste.
O nojo disso de "n pode falar a palavra "
Quero ver a galera culpar o xandão agr
Freedurov