A gramática do Racismo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 вер 2024
  • O tema do racismo é reconstruído desde o início da civilização ocidental até nossos dias, de modo a permitir uma compreensão fundamental: a de que todo processo de desumanização e animalização do outro assume as formas intercambiáveis de racismo cultural, de gênero, de classe e de raça.
    .
    Perceber as diferentes facetas do racismo possibilita não se deixar fazer de tolo, por exemplo, quando o racismo racial assume outras máscaras para fingir que se tornou guerra contra o crime, como se a vítima não fosse sempre negra, ou luta contra a corrupção, usada contra qualquer governo popular no Brasil que lute pela inclusão de negros e pobres.
    .
    Apenas uma abordagem multidimensional permite efetivamente perceber como o racismo racial sempre esteve no comando da iniquidade da sociedade brasileira, da escravidão até hoje. Ao desvendar todas as máscaras de que o afeto racista se recobre para continuar vivo fingindo que morreu, podemos enfim perceber o racismo racial como a verdadeira causa de todo o atraso social, econômico e político do Brasil.
    .
    Este livro veio para levar a outro patamar de sofisticação teórica a discussão sobre o racismo no Brasil e para jogar luz sobre todo o ódio e todo o ressentimento social com que nos deparamos hoje em dia. O debate está posto!
    .
    Meus livros: amzn.to/3yj4gyA

КОМЕНТАРІ • 105

  • @robertacosta6697
    @robertacosta6697 3 роки тому +6

    Esclarecedor..📖👊🏾

  • @andersonneres4135
    @andersonneres4135 3 роки тому +13

    Excelente livro! Parabéns por nos ajudar a ver o Brasil que nos esconderam.

  • @corintomartins467
    @corintomartins467 3 роки тому +3

    Excelente vídeo 💥

  • @TheTmarques
    @TheTmarques 3 роки тому +17

    Estou na metade de leitura do livro que é bastante revelador, esse livro é como um espelho a gente se vê nele o tempo todo.

  • @ramonnonato7853
    @ramonnonato7853 3 роки тому +5

    Excelente explanação! Esclarecedora!

  • @ivanildosouza3676
    @ivanildosouza3676 3 роки тому +7

    Nossa, esse senhor é um gênio. Ninguém nunca pensou nisso, estou abismado com essa descoberta. Gênio, gênio, gênio..

  • @cozinhaemcasa7411
    @cozinhaemcasa7411 3 роки тому +3

    Parabéns!Adorei a disposição dos livros 📚

  • @moisesstahl884
    @moisesstahl884 3 роки тому +16

    Racismo é o elo de relação entre os europeus e os demais povos por eles conquistados. É a base da relação com o outro. A elite brasileira, tributária do modelo europeu de sociedade, age de forma racista porque é a forma básica da expressão e relação entre os racistas e quem sofre com racismo.

    • @ramossobrinho4093
      @ramossobrinho4093 3 роки тому +3

      Só que não temos elite, temos uma sub-burguesia servil do imperialismo, colonial, as mesmas oligarquias escravocratas assassinas entreguistas e hereditárias. Já destruíram o Pantanal, o centro-sul começou a ser arrasado em decorrência do descaso com o meio ambiente, etc. E só pensamos em praia, bebidinhas, baladas, rachadonas, etc. Um abraço.

  • @blgama
    @blgama 3 роки тому +12

    *Excelente Professor Jessé! Obra fundamental sobre o Brasil!! Brinde-nos com mais curtas = **#Shorts** !!*
    😊 👍 💪 ✌️

  • @erialdomoura6037
    @erialdomoura6037 3 роки тому +3

    Boa tarde! Uma aula perfeita.

  • @arianehaesbaert6301
    @arianehaesbaert6301 3 роки тому +19

    E se não bastasse, um fundo maravilhoso com os livros organizados por cor.

  • @Oliversbrasil
    @Oliversbrasil 3 роки тому +14

    Terminei o livro hoje. Completamente necessário a leitura.
    Nos mostra o quanto o racismo e geral e onipresente no cotidiano.
    Uma leitura se feita com profundidade permite nos enxerga o nosso posicionamento racista o que é um grande passo pra exercer uma antítese a esse posicionamento quase que involuntária.

    • @paulopamplonafrazao7874
      @paulopamplonafrazao7874 3 роки тому +1

      Q11q
      L 1

    • @joseraymundocarvalho2577
      @joseraymundocarvalho2577 3 роки тому

      Só existe uma raça humana. Esses debates só serve pra promover os corruptos que se dizem dispostos a defender os menos favorecidos pra com isso criar ongues com o propósito de arrancar recurso financeiros públicos e não resolve em nada as classes menos favorecidas. Só o genuíno cristianismo resolve isso em cada pessoa

    • @Oliversbrasil
      @Oliversbrasil 3 роки тому

      @@joseraymundocarvalho2577 Leia o livro não se precipite, sua visão é supérflua é incabível, 2021 de cristianismo e o racismo tá aí, uma visão realmente cristã, deve prezar pela verdade e o conhecimento, o racismo, está aí o debate é o primeiro passo quem faz algo pra combater essa prática seja por qualquer meio está de parabéns, qualquer outra pessoa que se aproveite disso ou de qualquer outro tema pra desenvolver interesses espúrios deve ser responsabilizado moral, criminal e civilmente, afinal a má intenção está aí, até pelo nome de Cristo criam-se instituições com fins desviados, enfim... Leia o livro.

  • @JoaoPereira-tb6ty
    @JoaoPereira-tb6ty 3 роки тому +2

    Parabéns professor Jesse você é o melhor intelectual da atualidade no Brasil!

  • @Trexfreestyle1991
    @Trexfreestyle1991 3 роки тому +6

    No filme a cidade de deus e nos seriados a cidade dos homens fica escancarado o quao doentio pode ser levado o racismo cultural ao se tentar animalizar e essencializar o povo brasileiro no âmbito cinematográfico para o restante do mundo.

  • @gauchotche1613
    @gauchotche1613 3 роки тому +2

    OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES

  • @jorgealves4772
    @jorgealves4772 3 роки тому +17

    Aprendi muito com Jessé, abriu minha mente...vou comprar esse livro.

  • @antoniomacedojunior1908
    @antoniomacedojunior1908 3 роки тому

    Excelente!😀😀😀

  • @leomazzafera
    @leomazzafera 3 роки тому +1

    Comentários que fazem a gente perceber o racismo lactente que existe infelizmente no Brasil!! Obrigada por deixar - me a enxergar mais ainda sobre o racismo, devemos ir para a luta, para apregoar como o racismo é cruel para os seres humanos !!!

  • @nelsoncanesin9662
    @nelsoncanesin9662 3 роки тому +2

    Parabéns professor, o senhor é, na minha opinião, o maior intelectual do Brasil hoje. Seus livros desnudam a triste raiz brasileira que produziu essa classe média que é o espelho de tudo que é de pior nos seres humanos. Bolsonaro é o espelho dessa gente.

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm 3 роки тому +20

    É curioso como a maior parte das pessoas não se perguntam por que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo...eu ainda não li, mas creio que esse livro traga mais clareza e embasamento sobre as raízes da vergonhosa desigualdade brasileira...

    • @ramossobrinho4093
      @ramossobrinho4093 3 роки тому +5

      Sugiro ler Clóvis Moura, Décio Freitas, Florestan Fernandes, Lélia González..../livros AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA e MULHERES Eduardo Galeano/ O FASCISMO COTIDIANO = NÉLSON WERNECK SODRÉ. Um abraço.

  • @paulojuniorgomes998
    @paulojuniorgomes998 3 роки тому +4

    Sempre chegando a um ponto correto, coerente, e nós dando sempre luz na escuridão em que somos colocados, parabéns

  • @Pr-Em
    @Pr-Em 3 роки тому +7

    Acredito que enquanto o povo negro não começar a se valorizar mais , a se orgulhar de quem é , e se assumir como negro, o racismo continuara a ser tão latente como é hoje....

  • @reginatomazzoni8063
    @reginatomazzoni8063 3 роки тому +2

    Perfeita abordagem PARABÉNS!

  • @galvanijunior7101
    @galvanijunior7101 3 роки тому +15

    PARABÉNS Jésse, por mais essa obra fundamental para compreensão de como o nosso país chegou nesse momento tão nefasto de nossa curta história.

  • @girlenealves6569
    @girlenealves6569 3 роки тому

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @ilzaclemente6060
    @ilzaclemente6060 3 роки тому +2

    Parabéns Jesse Souza, pelo seu livro, por dissertar essa verdade sobre o racismo, no Brasil.

  • @afonsosantos8775
    @afonsosantos8775 2 роки тому +3

    A diversidade nos enriquece e o respeito nos une....

  • @bemcomum7782
    @bemcomum7782 3 роки тому +1

    Ótimo!

  • @ernannidamiaovieira1565
    @ernannidamiaovieira1565 3 роки тому +3

    Eu preciso elaborar minha biblioteca Jessé!

  • @Trexfreestyle1991
    @Trexfreestyle1991 3 роки тому +6

    A gramática de humilhação do brasileiro pode ser estendido aos símbolos e simbolismo de cores, a humilhação fica evidente ate mesmo no âmbito semiótico, os EUA por exemplo, em particular, no departamento de segurança vão usar uma "estrutura semiótica" compondo esquemas visuais e de cores, imagens, insígnias para projetar a honra e construir a todo custo um poder militar (quase divino), não apenas imputável ao poder de fogo das armas, ou ao poder computacional das máquinas, ou ainda na capacidade de manipular e criar "crises em países do sul", isso pode ser colocado também no campo do simbolismo militar, político e corporativo norte-americano, isso porque, nossas emoções morais e estética estão umbilicalmente ligado as cores e seu modos de expressão no mundo social, a manipulação das cores pode ser vista nas marcas, na publicidade, design e decoração de ambientes, o Brasil nesse sentido seria o campeão em se tratando de humilhação, são cores, slogans, símbolos que nos humilham, animalizam e marginaliza, fere mortalmente nossa autoestima coletiva, as elites políticas e econômicas tentam construir (veja teoria das representações sociais) uma imagem moral e intelectual de brasileiros fracassados no âmbito da semiótica nacional, quando se comparado com as superpotencias no norte global e as estratégias invocadas para se construir uma espécie de "ordem gnoseologica" a apartir do uso de símbolos por onde eles tem que inevitavelmente se representar. A racializacao estrutural dos pobres em empregos como lixeiro, construção civil e varredores de rua, por exemplo, fica evidente quando se utilizam uma estrutura semiotica para marcar corpos e humilha-lo na cena pública, isso fica explicito quando olhamos para o topo da hierarquia de classe e as estratégias semióticas utilizadas para construir a imagem simbólica do CEO das grandes empresas por exemplo, no vestuário, cenários e etc, que não deixam de ser expressões simbólicas no âmbito semiótico.

  • @afonsosantos8775
    @afonsosantos8775 2 роки тому +1

    Very Nice

  • @priscillacavalcanti791
    @priscillacavalcanti791 3 роки тому +8

    Jessé, você é incrível!! Mas fico viajando na nessa estante com livros 📚🤤

  • @juanelninopablo
    @juanelninopablo 3 роки тому

    sempre genial

  • @martacecypessanha7589
    @martacecypessanha7589 3 роки тому

    Professor Jessé é um Ser muito especial!

  • @rita80707
    @rita80707 3 роки тому +1

    Admiro demais seu trabalho.
    Mas me permita admirar tb sua biblioteca classificada por cores. Interessante!

  • @wagnerismos8118
    @wagnerismos8118 Рік тому +1

    Adoraria ver Jessé Souza em algum Podcast grande, como o Flow ou o Inteligência Ltda, expressando suas ideias e comentando suas obras, seria uma contribuição e tanto para um público mais leigo.

  • @cirlenedavel6322
    @cirlenedavel6322 3 роки тому

    Boa Jessé meu abraço é boa sorte com seu livro vamos guê vamos

  • @joanicemarques13476
    @joanicemarques13476 Рік тому

    O conheci através da professora de Formação Territorial do Brasil.
    Eu tenho este livro. 🙏
    Gratidão!🙏

  • @oprontuario25
    @oprontuario25 3 роки тому +1

    O Jessé organiza os livros da biblioteca dele pelas cores. Massa!

  • @jairlnunes6440
    @jairlnunes6440 3 роки тому +1

    Eu adoro muito o conteúdo do Jessé Souza, apresadamente que ele só mostra altamente de força verídica.
    Viva Jessé Souza!
    Valeu!👍🏽✌🏾👏🏽🙏🏽

  • @Abaramotorai
    @Abaramotorai 3 роки тому +11

    Professor. Será que seria possível falar sobre piadas relacionados ao Estado da Bahia? Eu, como baiano, sofri de tanto preconceito e gostaria de saber se alguém da sua envergadura academica poderia dissertar sobre o assunto. Sou seu fã. Abs!

  • @RPIERRI2007
    @RPIERRI2007 3 роки тому +12

    Sim, com certeza Jessé joga luz na escuridão. Por meio de suas ideias e opiniões procura identificar e debater as causas de muitos males presentes em nossa sociedade e em nosso cotidiano. Acredito que além das razões já expostas uma outra que interfere bastante em nosso desenvolvimento é a ameaça e intimidação dos EUA, europa e Reino Unido a nossa região. Veja os inúmeros casos de interferência política em países na região que resultaram vem aumento da pobreza, miséria, atraso econômico, dívidas e desigualdade social.

  • @torrescosta2715
    @torrescosta2715 3 роки тому +1

    Adoro suas aulas Prof. Jessé. Já comprei seu livro.

  • @glacyleo8992
    @glacyleo8992 3 роки тому +1

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @inaldomartins4497
    @inaldomartins4497 3 роки тому +3

    Há algo preocupante nesta segmentação: os aborígenes. 5.000.000 dizimados e hoje restam 800.000 ( oitocentos mil). Como o capitalismo na sua forma mercantil atribui a homens a qualidade de " mercadorias". O que se impõe como principio? A segmentação cultural ou a dimensão econômica?

  • @ebemaria28
    @ebemaria28 3 роки тому +3

    Essa dicotomia corpo espírito, e legado de Platão, configurado no ocidente p Agostinho. E uma das causas desse ódio a mulher, pq a mulher tá muito mais ligada ao corpo.

  • @alskmr4036
    @alskmr4036 3 роки тому +4

    E contribuiu assim como outras obras para desvelar o racismo a brasileira nesse novo livro: como o racismo criou o Brasil. Sempre me perguntei como; especialmente no Brasil mas tambem no mundo; porque ja morei em 3 paises; como; especialmente no Brasil; se pratica o racismo sem falar de raca explicitamente? Achava incrivel e perverso; porque as pessoas sabem que e' racismo mas nao conseguiam prover e muitos desistiram e resolveram acreditar que o racismo no Brasil nao existe. Voce desvelou isso e eu ferramentas para o povo indentificar e poder destruir. Espero que as classes populares tenham acesso a esse livro. Voce contribuiu para despir o rei;agora poderemos identificar e destrui-lo e recuperar a ideia que todos somos humanos dignos de qualidade de vida e inclusao dos excluidos na classe media(intelectual e financeira) pensadora dos caminhos dessa sociedade e tambem benficiaria do fruto do resultado do trabalho, producao e consumo nessa sociedade. Para o momento; Mundo vejam para nao fazerem como as classes dirigentes brasileiras. Nao excluam nenhuma parcela da sua sociedade sob nenhum aspecto ou voces vao virar um Brasil e cedo ou tarde vai as burguesia + classe media vai gerar, pari e criar e eleger um ser como mediocre como Bozo+Nero cria da classe media +burguesia. Boze+Nero a 40 anos vivem entre a classe media + burguesia brasileira. E aprendeu tudo com ele$, ela$ e elx$. Ele representa essa parcela da populacao porisso esta no poder ate' hoje. A classe media + burguesia se identificam com bozo+nero e as novas geracoes querem ser igual a ele. Tem ele como modelo do "jeca+tatu+brutus que " da' certo" no Brasil. O que me revolta e'; ao ter a verdade revelada; a classe media e a burguesia basileira, vem com aquela pergunta idiota: o que podemos fazer para resolver esse problema? - Como se nao soubessem o que fazer para mudar isso!

  • @maynabentes8278
    @maynabentes8278 2 роки тому

    Obrigada, professor!

  • @BetoOliveira_machuta
    @BetoOliveira_machuta 3 роки тому +4

    Oi Professor . Gostaria de saber se o senhor conhece e já leu a obra A América Latina: Males de Origem, do Manoel Bonfim, escrita em 1905. Nessa obra o autor denuncia o parasitismo dos espanhóis e portugueses, fazendo uma crítica feroz a esses europeus cuja história é de rapinagem, exploração, pirataria estatal e escravização.

  • @mariadasilva653
    @mariadasilva653 3 роки тому +2

    É uma alegria poder ver o Sergio Buarque ser criticado com tanta maestria. Fiquei muito triste depois que entrei na universidade. Sempre admirei e respeitei muito as ciências humanas. Mas, por todos os lados, diziam que nosso denominador comum era falta de caráter... Obrigada Jessé por fazer justiça!

  • @bernadeterodrigues7916
    @bernadeterodrigues7916 3 роки тому +1

    Desculpe. Não tem nada há ver com o seu discurso. Porém como estou quase cega, me saltou aos olhos. Ainda assim, quero manifestar minha admiração por seu trabalho. Parabéns!

  • @ronaldoferreira594
    @ronaldoferreira594 3 роки тому

    Querido Prof. Jessé - tudo isto já foi dito. Um homem com a sua inteligência e seriedade seria muito mais útil na Luta pela libertação do povo do sistema político- econômico que o está estrangulado. Assassinando os meninos negros todos os dias. Vejo o senhor desperdiçando neste livro o seu potencial para uma luta concreta.
    Respeitosamente.

  • @alskmr4036
    @alskmr4036 3 роки тому +2

    R$7 de Setembro em 2021: Gente, a muito que as manifestações de rua e as exigências do povo que sustenta a classe média+burguesia; são ignoradas aspos eleições. O Brasil já não é democracia a muito tempo. E o povo já não é importante a muito tempo. As instituições já não respeitam, temem ou ouvem nem atendem as exigências do povo a muito tempo. Basta andar pelo território e ver como está o Brasil. O povo sabe o que quer e exige e faz o jogo politico democrático mas a classe média e burguesia (excludente e exploradora) após as eleições governa para minoria e deixa o povo agonizar por 4 anos 8 anos. E jogam para o gringo uma realidade que os gringos sabem que é mentira e sabem que está como omissos e coniventes. E o resultado é esse Brasil real. A desgraça culmina a cada crise que se apresenta! A última matou 500 mil pessoas e coloca as pessoas na fila do osso e na dependencia da cesta básica e na ponta de fuzil. Como que um pais em que as pessoas ligadas direta e indiretamente ao poder publico; opera com a exclusão e exploração; e portanto não tem na sua base piramidal uma classe media(intelectual e boa renda); pode ter um pais de sucesso? Numca! É fracasso, voo de galinha e mais pessoas postas na vulnerabilidade em todas as dimensões e classes. É perverso a manipulação dos anseios, esperanças e o moral das pessoas. Famílias que secularmente investiram suas vidas e trabalho nesse país e nas promessas de progresso. Para chega agora é ver gerações de vidas perdidas porque a exclusão é profunda as crises incessantes e cada vez piores e mediocridade de lideranças compeanndo ao longo com o que há de pior...gente; se você for de outros país e ler isso mostre para pessoas no seu país. Onmundo está presenciando hostoricamente um país fértil que vem sendo destroçado pelo que há de mais medíocre em lideranças. Escolham sempre as pessoas mais bem preparadas e exijam transparência e comunicação constante e aberta com o povo. Fiquem atentos e parem tudo que estiverem fazendo; de tempos em tempos; para acompanhar e exigir satisfaçoes e responsabilizaçao das pessoas em poder e controle do dinheiro público. Senão o seu país vai colapsar assim por mais promissor e fertil que seja. Tudo é construção constante. Espacialmente com os desafios do séc.21 e 22. Qualquer país tem que estar ajustado e o povo totalmente integrado e com todas as ferramentas acadêmicas (conhecimento) e situaçao finanaceira em boas condições. Para enfrentar o que vem por aí. Tempo tá mandando o seu recado. Não façam como a classe média e a burguesia medíocre brasileira (excludente e exploratória) totalmente imbecilizada e medíocre, preguiçosa, do jeitinho com whisky e conversa mole e hipocrita. Faliram esse territorio, as vocações, a construção social e o legado do verdadeiro trabalhador excluído e explorado povo brasileiro. Meus avós deram "ouro pelo bem do Brasil"- outro golpao do Del+fim Neto e sua "tchurma" e tome golpe... #7desetembro o Brasil a beira da convulsão. Entrando no clube da Venezuela, Siria, Afeganistão. Quem lembra aquela música 🎶" Bye bye Brasil...a última ficha caiu..." documentosrevelados.com.br/ouro-para-o-bem-do-brasil-o-grande-golpe-dos-golpistas-de-1-de-abril-de-1964/

  • @lou2574
    @lou2574 3 роки тому

    Racismo é de raça, etnia ou cultura. Existe palavras para as outras humilhações. Cada vez complicam mais.

  • @kalado153
    @kalado153 3 роки тому

    Legaliza 🌞🌿

  • @fran83Pb
    @fran83Pb 3 роки тому +1

    se o Brasil fosse um país só de duas raças seríamos melhores? foi isso que entendi

  • @ltw794
    @ltw794 3 роки тому

    Parabéns professor deu recado em 5 minutos e não foi necessário nenhum né né...

  • @cassius573
    @cassius573 3 роки тому +3

    É uma visão interessante, mas alguém por favor me explique que mania é essa de equiparar racismo com "gênero", como se fosse algo equivalente.
    Alguém também me explique, quão dolorosa é a vida de uma mulher branca de classe alta, ou média. Penso ser um desserviço equiparar de forma tão superficial algo tão insidioso como racismo como "misoginia". A misoginia que a loirinha filha do empresário sofre? Ou a que a preta empregada doméstica dela sofre? Da pra jogar no mesmo balaio? Acho que não, o buraco é mais embaixo. Praticamente todas as causas sociais acabam sequestradas por mulher branca de classe média ou rica, e isso é um saco! TUDO é aberto um parêntese: 'mas e as mulheres'. O ápice é esse novo termo RACISMO DE GÊNERO. Puta que pariu...tenho certeza que vai ser um termo que a loirinha de olho azul vai adorar usar na faculdade pra lacrar "estou sendo vítima de racismo de gênero".

  • @sampaiofilho2525
    @sampaiofilho2525 3 роки тому

    *E como o racismo étnico entre etnias no continente africano se formou* ? Tem aí ?

  • @delmarleite4041
    @delmarleite4041 3 роки тому

    Qual o valor tem de se admirar um livro fechado...?

  • @abaetetube
    @abaetetube 3 роки тому

    ???????? Na minha humilde ignorância, eu ouvi o senhor dizer que os crimes contra negro, principalmente ao assassinato, quem sai para praticar esse crime, ele sai e diz "- vamos sair para matar alguém, de preferência negro!" É isso mesmo que o senhor disse ? É assim que o senhor entendi ? Me responda por favor 👍

  • @bartolomeusousa6566
    @bartolomeusousa6566 2 роки тому

    Viva a Revolta dos Búzios !

  • @alexandrelopes895
    @alexandrelopes895 3 роки тому +2

    Dale my PRESIDENT 👏👏👏👏👏🙏⛤⛤⛤⛤☥♃🖒🎆🎆🎆💃💃💃

  • @bernadeterodrigues7916
    @bernadeterodrigues7916 3 роки тому

    Impressuonante a organização de cores na sua biblioteca

  • @evandropaiva1421
    @evandropaiva1421 3 роки тому

    UP

  • @iaraoliveira567
    @iaraoliveira567 3 роки тому

    Dia 02/10 - Manifestação em BH, às 15:30 - Praça da Liberdade - #DigaNÃOàPEC32

  • @carlosalbertofelix5101
    @carlosalbertofelix5101 3 роки тому

    🤦

  • @dulcevieiradesena6576
    @dulcevieiradesena6576 3 роки тому

    Gente do céu, mas Florestan Fernandes já falou isso, Silvio Almeida já falou isso, o que é de tão inovador nisso.

  • @xxxrio69
    @xxxrio69 3 роки тому +2

    Falar de racismo cultural, de genero e outras formas nao faz muito sentido e semanticamente nao fica bem. O melhor seria chamar tudo de diferentes formas de preconceito, a racial - racismo - como uma delas. Os preconceitos podem ser levados ao extremo da discriminacao, em acoes como criminalizacao da homossexualidade, apartheids (racismo institucionalizado), cerceamento dos direitos da mulher (voto, acesso ao ensino, uso do corpo).

  • @marciofantinelli7460
    @marciofantinelli7460 3 роки тому

    Quê???????

  • @raimundononatoclementefrei8784
    @raimundononatoclementefrei8784 3 роки тому +2

    Viva Lula !!!!!!!

  • @renancosme9408
    @renancosme9408 3 роки тому +1

    Afeto é ligado ao negro e ao mundo animal ?????? Donde você chegou a essa conclusão Jessé. Explique melhor pois eu não concordo com essa tese. Racismo contra a mulher ?????? E a humilhação que as mulheres impõem aos homens não se leva em conta ? Hoje as mulheres tem muito mais direitos que os homens, e por isso vivem mentindo nas delegacias de polícia para prejudicar seus companheiros. A declaração delas, ainda que falsa, é considerada, mas a dos homens é rejeitada, isso é direitos e deveres iguais ?

    • @GG-fq6mv
      @GG-fq6mv 3 роки тому +3

      Vamos por partes, esse afeto ligado ao mundo animal se dá pelo fato q a sociedade brasileira não enxergar pessoas negras cm gente (ao ponto dos próprios negros duvidarem da sua integridade cm ser humano) entt os negros são tratados cm um pedaço de carne a ser abatido (mulheres negras no Brasil são extremamente sexualizadas no carnaval, quando tem clipes sensuais no Brasil mulheres negras são incluídas, dou um exemplo da própria Anitta q admiro muito a trajetória só q quando ela vai fazer clipes mais sensuais em regiões pobres do país ela pega sol e deixa escurecer a pele, quando vai a eventos mais chiques ou faz clipes mais comportados ela deixa de pegar sol e clareia mais ou menos a pele, sem contar nas pessoas que costumam a falar q mulheres negras só serve para prazeres da carne e não para assumir, enquanto os homens só servem às vezes p os prazeres e principalmente para serviços de serviçais) pessoas negras no Brasil sofrem muito porque nossa sociedade enxerga essa população cm animais q eles exploram e depois os abate cm animais (as execuções feitas pela própria polícia é um exemplo disso, inclusive esse ano 2021 uma modelo lindaaa, tinha realizado várias campanhas publicitárias, estava grávida e simplismente foi baleada até a morte pela polícia pq eles "acharam" q ela era bandido) entendeu pq o Jessé faz esse paralelo? Pq de fato os negros do país não são vistos cm pessoas e seres humanos, mas cm um bando de animal q a sociedade brasileira consegue explorar e abater.

    • @GG-fq6mv
      @GG-fq6mv 3 роки тому +1

      O racismo contra mulher começa cm a mulher negra como ressaltado a cima elas são extremamente sexualizadas pq não é vista cm um ser humano digno. A mulher brasileira é muito desvalorizada no país, somos facilmente vítimas de agressão por parte tanto do homem brasileiro, quanto do homem estrangeiro e ainda tem a mulher brasileira q nutre essa agressão contra outras mulheres brasileiras. E isso se deve pq cm nosso país é muito miscigenado os nossos veículos de mídia e propaganda ficaram anos reduzindo a mulher cm algo inferior em relação a outras mulheres do mundo, que somos todas pu***, enquanto mulheres estrangeiras são virtuosas msm q elas tenham as msm atitudes q temos, q a mulher brasileira são burras, q a mulher brasileira é vulgar, q a mulher brasileira só serve para os prazeres (isso devido ao preconceito contra mulheres brasileiras negras e o fato de muitas mulheres serem fruto da miscigenação isso cai em todas e são reproduzidas na nossa sociedade e no resto do mundo só q é extremamente pesado para as mulheres negras o sofrimento é muito maior) p ter uma idéia, no mercado de tráfico humano a mulher brasileira é literalmente a mercadoria mais valiosa desse mercado de acordo cm uma pesquisa da ONU por causa desse fetiche bizarro pelas brasileiras criadas pela nossa mídia e estado por achar que as mulheres daqui são inferiores a de outros países devido essas mulheres serem em sua maioria independente da cor de pele oriundas da miscigenação. Entt você vê que artistas femininas de fora podem falar se sexo, sensualizar nos palcos ou cinema que são consideradas empoderadas (até msm pelas feministas infelizmente) enquanto mulheres brasileiras que fizer o msm são vistas cm vulgar, exótica, pu**, objeto sexual e por aí vai. Isso devido a essa idéia racista de pq somos oriundos da miscigenação somos indignos e tem homens brasileiros q falam q a mulher brasileira não vale a pena pq as mulheres de fora essa sm são as tais cm o caráter superior, q a brasileira pessoas pegam e joga fora, o nível de feminicidio é assustador, entre outras coisas. Só q isso atinge homens tmb pq vcs são vistos cm animais exóticos também por serem brasileiros oriundos de uma sociedade mestiça q eles enxergam cm indigna, haverão mulheres tmb colocando gringos no pedestal assim cm os homens fazem cm as gringas e nós brasileiros iremos promover ódio entre nós cm se fossem inferiores que esses gringos, e isso devido nossa baixa auto-estima que se dá pelas humilhações que passamos diariamente e a própria mídia e estado perpetuam todo dia vendendo a idéia q o brasileiro é um sub humano, inclusive a palavra exótico dada p nós não é positiva é cm se falasse "olha esses bandos de animais cm se comportam tem momentos que acho que eles se parecem cm seres humanos, mas me lembro que n são" basicamente esse exótico criado p nós é uma coisa pejorativa q nos coloca p baixo comparando cm se não fossemos gnt tmb.

    • @GG-fq6mv
      @GG-fq6mv 3 роки тому +2

      Cm resultado disso, nós oprimimos nosso próprio povo querendo pelo menos uma vez ser vistos cm pessoas e não animais só q isso acaba destruindo ainda mais a sociedade brasileira.

    • @renancosme9408
      @renancosme9408 3 роки тому

      E tanto faz a mulher ser negra pobre ou branca e rica, elas acham que podem andar em público como se estivessem em casa se mostrando pro marido. Andar semi-nua é desrespeito com as demais pessoas que não são obrigadas a olharem para imoralidades e libertinagens.

    • @GG-fq6mv
      @GG-fq6mv 3 роки тому +2

      @@renancosme9408 já percebi que aqui não irá haver uma conversa saudável. Sinto muito por vc pensar assim e não ter compreendido nada das coisas ao qual falei que é de extrema importância para entender o país. Tchau.