Esse cara merece um prêmio como reconhecimento. Vídeo muito bem feito. Parabéns. São Paulo não pode perder esses patrimônios históricos e agonizando pede melhorias no entornos.
Por vontade política, gente. Olhem para a Câmara dos Vereadores, para a Assembleia Legislativa. A maioria atua em favor de quem? E quais os partidos que compõem a maioria?
@@henriquesilva1232 Que bom gosto ! OLHE SEMPRE PARA O CHÃO JÁ QUE AS PESSOAS MAIS FAVORECIDAS DEIXAM O QUE ERA PARA DEIXAR NOS BANHEIROS NAS CALÇADAS
@@rodrigomanoel3844 isso tem em toda grande cidade o boca de pelo, e em sp os cara lava as ruas todos os dias, aqui em curitiba não fazem isso e é um fedo o dia todo
Um lugar tão bonito, tão rico, com tanta história e abandonado. Quanto mal pode fazer uma má zeladoria e leis mal feitas. Que tristeza. Obrigado por mais um excelente vídeo. Você devia estar na TV aberta, seu conteúdo é necessário. Sucesso e sorte sempre!
Existem 4 coisas que sempre preguei pra São Paulo e pra outras cidades Brasileiras durante mais de 20 anos: 1- Precisa valorizar o tranporte público principalmente o metrô construindo imóveis de alto valor agregado em torno delas e permitindo a iniciativa privada alugar espaços do metro para comércio formal. 2- Precisa limpar e fazer a manutenção de uma calçada padronizada, simples e de baixo custo para a cidade inteira, colocando esta responsabilidade sob a prefeitura. Cidade que tem calçada decente não precisa sair construindo vias extras para bicicletas ou pintar faixa no asfalto para pedestres, e por ter menos pessoas atrapalhando na rua, o transito de automóveis e onibus flui melhor, só disso já representaria uma economia de tempo, combustível e dinheiro razoável para uma cidade como São Paulo. 3- Precisa transformar os centros históricos em moradias decentes. Não faz sentido construir cohabs a 20km de distância do trabalho das pessoas menos favorecidas, forçando-as a pegar 2 ou 3 conduções e mais de uma hora no trânsito pra gerar a sua parca renda. O brasileiro por sua vez precisa parar com essa mania demagógica de sair tombando um bairro ou cidade inteira, sem tomar nenhuma atitude na prática pra conservar o patrimônio. Se não tem dinheiro pra conservação, mais vale a pena ter a flexibilidade de deixar a iniciativa privada fazer algumas modificações para tornar os imóveis e a infra-estrutura local mais atraente tanto para pobres quanto para os ricos. 4- Precisa parar de construir vias somente nos bairros nobres, e focar mais em diluir o trânsito criando múltiplos centros urbanos e pontos de interesse turistico, econômico. O paulista parece tar finalmente acordando pro item 1. Vamos ver quanto tempo vai demorar pra perceber o resto...
CONCORDO EM PARTES. A cidade tem que ser para PESSOAS, não será com mais vias para mais carros que vai melhorar. E tirar as faixas para bicicletas e colocar essa turma toda no metrô LOTADO ou em mais carros? SOU CONTRA...
Ampliando sobre o ponto 2: Zurique, a cidade mais rica da Europa, tem o padrão de calçadas mais simples, de baixa manutenção e eficiente possível : asfalto. São Paulo poderia copiar esse (além de outros) exemplo. Santos está fazendo algo parecido e padronizando as novas calçadas, mas com uma solução muito mais cara, e portanto menos eficiente: concreto.
@@EduardoRodrigues-tx5bm Esse sim, é um ótimo exemplo.... a cidade já tem mais de 20.000 km de vias para carros, já não cabe mais nada e a poluição está cada vez maior. Inclusive o autor desse video até tem videos dizendo do que NÃO devemos fazer mais em SP na questão de mobilidade.
Obrigado pela luta, Raul! Qualquer mudança positiva só pode começar com a exposição e explicação destes problemas. Que bom que você faz isso e que os vídeos estão atingindo tanta gente. Vamos reagir, São Paulo!
Hoje, aos 51 anos após viver em comunidades que você nunca imaginaria, vivemos num grande apartamento na região de Higienópolis. E SIM imagino a benção que seria pessoas viverem na região central. Isso não ocorre em São Paulo pois “os donos das casas grandes” vivem e mantém suas fortunas na miséria do povo oprimido, sem informações de qualidade e invisíveis. Recebo sempre algum panfleto com um “estúdio” entre 18 e 26 metros ou apartamento de dois dormitórios com 36m: não é o tamanho que me assusta e sim o preço entre 300 e 600 mil, onde esse é um valor praticável pra uma família de renda entre um e 4 salários mínimos? As revitalizações só privilegiam aos investidores e casais com renda superior a 15 salários mínimos. Há de se notar o preço absurdo de um espaço de 20m na região do parque Augusta. Faço uma pergunta, esses edifícios que estão a ser repaginados serão mesmo lar pra famílias que trabalham na 25 de março? Isso só me trás angústia pois sei que essa causa, os quatrocentões já ganharam.
Raul, queria muito ter você como responsável pela restauração de áreas como essa! Não há nada que possamos fazer, como cidadãos, para que esse renascimento de áreas tão degradadas aconteça? Já estou bem velhinha, mas meu sonho seria esse. Termos uma cidade mais afável, menos agressiva, visualmente. Não sei se você conhece Tallin, a capital da Estônia. Estive lá, em agosto passado e fiquei no que é chamado Quarteirão Rotermann. É um exemplo vivo de restauração de uma área onde, no começo do século passado, funcionava uma fábrica e depósito de farinha. Completamente degradada, foi totalmente restaurada, preservando suas construções antigas, remodelando-as ou até contruindo sobre antigos galpões, prédios modernos e futuristas, completamente integrados ao restante da cidade. Se ainda não foi, tenho certeza de que vai gostar e, a exemplo de outras paragens suas por aqui, fará sucesso. Deixo alguns links, pra quem quiser conhecer: ua-cam.com/video/DC6mnwHPTko/v-deo.html ua-cam.com/video/IJPEiyNx094/v-deo.html ua-cam.com/video/Icq2cScrvpU/v-deo.html E, quanto a sua curadoria para restauração de áreas degradadas de São Paulo, é sério. Quero muito!
história muito parecida com a rua dos caetés aqui em BH! Antigamente era chamada de rua "dos árabes", por causa dos comércios dos sírio-libaneses. Hoje em dia tb é caótica e quase ninguém mora por lá.
Andando pelo centro do Recife e bairros ao redor, é assustador ver que uma cidade com o potencial arquitetônico como essa, está abandonada pelo poder publico, inúmeros prédios e casa desabitadas e a venda. Esperança de que isso mude, realismo de que estou no Brasil!
O centro de São Paulo está totalmente abandonado, as ruas 7 de abril, barão de itapetininga, são João e arredores, dão medo de andar, muitos pedintes, drogados, moradores de ruas amontoados nas calçadas, animais nas mesmas condições, o cheiro de urina e fezes. Sou paulistana, apaixonada por SP, muito triste ao andar pelo centro e ver tanta falta de amor e zelo. Poderiam ver de onde são essas pessoas que estão nas ruas , que poderiam voltar para seu lugar com ajuda da prefeitura, de empresas de ônibus, etc.... e preciso fazer algo urgente.
A 25 de Março virou símbolo do comércio popular e penso que a via deveria continuar a abrigar lojas populares, evidentemente dentro de regras urbanísticas e até mesmo convertendo a via em calçadão: dá para conciliar comércio popular com bom urbanismo e moradia nos prédios existentes (inclusive, os empregos estariam na porta de casa!). Já a via paralela à 25 de Março, a Avenida do Estado, tem potencial absurdo para cultura e gastronomia, pois fica entre o Museu Catavento, o Mercadão, o outro mercado municipal existente na região (Kinjo Yamato) e o futuro SESC São Vito.
@@viniciusrodrigues5938e o que vão fazer com os tenebrosos ZUMBIS da Cracolândia? Já viu o que o Bruno Covas, prefeito morto fez no Anhangabaú? Gastou 110 milhões na tentativa de tranformar aquilo em um lugar chique com um monte de fontes de água, quiosques que virariam cafés, e agora nada mais é que um CONCRETÃO que praticamente é só frequentado por Skatistas, maconheiros e invadido pelos zumbis. Enquanto não se resolver o que fazer com os usuários de crack, NADA, NADA, NADA vai funcionar no centro.
Faça um vídeo sobre a Santa Efigênia, seu comércio e seus imensos problemas, incluindo aí a Cracolândia e a discussão sobre a mudança da sede do governo do estado pra vizinhança.
eu amo tanto essa região... Comprar tecidos na niazi chohfi, miudezas no armarinhos fernando, comer frutas no mercadão, almoçar e comprar coisas do norte e pimentas no Kinjo Yamato, tomar um cafe no café girondino, fazer uma oração no mosteiro e ver uma exposição no ccbb... Mas tem coisa que já foi destruido, como o largo do café.. Raul. você tem que ser nosso prefeito ou secretário de desenvolvimento urbano;
Escuto vc na CBN ,BOAS REPORTAGENS ,PARABENS ,AGORA VOU ACOMPANHAR VC AQUI ,SAO PAULO NAS ALTURAS ,ACHO IINTERESSANTE VC IR EM PERDIZES ONDE ESTAO CONSTRUINDO MUITOS PREDIOS EM VOLTA DA LINHA 6 DO METRO ,PERTO DA HEITOR PENTEADO ,PERGUNTO EXISTE TANTAS PESSOAS QUE COMPRAM ESSES APTOS,OUTRA IDEIA DA UM PULO NA FREGUESIA DO 0 ,BAIRRO MUITOBANTIGO SE NAO ME FALHA A MEMORIA UM DOA PRIMEIROS BAIRROS MAIS ANTIGO ,TENHO LOJA NA FREGUESIA O LOJA DE MOVEIS MAIS ANTIGA DO BAIRRO,MEU PAI ABRIU LOJA A MAIS DE 65 ANOD. EM VOLTA DESTRUINDO AS CASAS ANTIGAS PARA CONSTRUIR PREDIOS !!!!!
Que vídeo importante! Já trabalhei na XIV de novembro e a 25 é muito linda, infelizmente o teto das barraquinhas, poluição visual e nenhum cuidado com os prédios impede a visualização integral desse lugar histórico da capital. vídeos com esse conhecimento tem que ser levado as universidades para que a manifestação seja mais efetiva para que o governo pare de segregar são paulo. no vídeo tem o laudo e o tratamento, basta aplicar. não sou acadêmica de arquitetura e urbanismo, mas me considero entusiasta pela área. espero que essas informações alcancem pessoas da área para trazer atenção para esta causa. coincidência o Centro de A&U fica paralelo a 25... eu almoçava nos branquinhos da calçada dele pensando se eles se faziam de cego ou era gentrificado demais para descer uma rua.
Uma coisa que sempre me impressionou na 25 de março é que apesar de ser usada majoritariamente por pedestre, não tem nenhum calçadão, nenhuma árvore pra fazer aquela sombra, bancos, banheiros públicos, etc
@@danielcontenteromanzini817correto, são Paulo sempre foi esse Caos, o Centro realmente piorou nos últimos dez anos devido a Cracolândia que não foi combatida devido o vitimismo com os usuários, masbo resto da cidade continua a mesma coisa que sempre foi. O Centro hoje virou uma Zumbilândia, só dá drogados por todos os cantos, cheiro de urina e fezes por todos os lados.
Caro Raul, primeiramente o parabenizo pelo excelente trabalho realizado por aqui. Saiba que meu olhar crítico em relação a São Paulo ficou mais apurado depois de assistir aos seus vídeos. Confesso também que eu já desisti dessa cidade. A maior metrópole da América Latina é horrorosa, excludente e extremamente desconfortável. Aqui se prioriza o transporte individual, o privado, as construtoras... enfim, São Paulo é uma cidade triste, que vive de luto.
Quando voltamos a morar em Curitiba após 30anos morando em SP, na procura por imóvel, fomos muito ao centro onde estão a maior parte das imobiliárias. O que nos chamou atenção foi o silêncio, até falávamos mais baixo😊. Na semana passada meus sobrinhos de P.Alegre estiveram aqui e foram até o centro e fizeram o mesmo comentário de como é silencioso .
Raul, mais uma vez te parabenizo pela observação sempre precisa sobre a cidade de São Paulo, nasci aqui no ano de 1961 e sinto tristeza pela situação atual da cidade e vi que você tem visão desta situação, o parque Dom Pedro por exemplo em seu parque já teve concha acústica, vi este relato em um documentário de 1954, imagine que chique, ontem luxo hoje lixo, lamentável concorda Raul, um abraço amigo😮
Fui visitar Sao Paulo apos 3 anos agora em julho. Ingenuamente fiz a locaçao de um estudio perto da 25 de março, e que tristeza o abandono e a sujeira. Esta muito pior, mais feio, abandonado, inseguro. Fiquei triste pelo povo de Sao Paulo.
O economista Marcos Lisboa escreveu um artigo mostrando que a política de tombamento e patrimônio histórico em SP totalmente disfuncional e retira os incentivos para investir em retrofit e revitalização dos prédios históricos. A legislação, as regras do jogo são mto ruins. Lisboa tbm critica a falta de adensamento em SP que é uma cidade toda espalhada e com um centro que se move. É como se a cidade fosse abandonado as areas centrais e construindo novos centros ao longo do tempo. Nesse ponto ele Raul convergem totalmente.
Veja como é desorganizado, os pobres vão morar nos fundões da cidade, muitas vezes invadindo mananciais, a classe média e os ricos ficam as margens da infraestrutura, enquanto o CENTRO fica ABANDONADO, comércio bagunçado durante o dia e invadido por zumbis do crack a noite.
Eu pagaria por uma aula do Raul sobre os casarões antigos que ainda resta na 25, Campos Eliseos, Paulista e afins. Amo a história dessas construções, estejam abandonadas ou conservadas
Parabéns pela matéria, hoje mesmo eu comentei com uma amiga sobre a quantidade de camarões, prédios antigos, lindos de arquitetura europeia e a grande maioria abandonada ou mal cuidada.
Para acabar de vez com o barulho bastaria aplicar a lei cidade limpa. Ela prevê multa aos estabelecimentos que fazem poluição sonora. O problema é que a lei multa o dono do imóvel, não o inquilino que está praticando o delito
sou leigo no direito, mas se uma multa aplicada no usufruto de outro, este não fica como responsável? assim como quando é alugado um automóvel e a multa vai para o proprietário, mas a locadora manda pra quem estava com o carro no momento....
@@elcafe0 Não sei. Só fiz essa observação porque até onde sei a multa vai para o endereço do imóvel penalizando o proprietário e não o inquilino que causou a infração
Já pensou rsses prédios tudo restaurados? A estrutura base é linda. Inspiração: largo da ordem em Curitiba: os prédios históricos são todos restaurados, bem cuidados. E com comércio, cafés, escolas, bares no nivel do chão. Fica lindo e convidativo. São Paulo, confio em você. É muita esperança da minha parte?
A Utilização de edifícios nas grandes cidades são um grande problema, em João Pessoa-PB temos um centro histórico lindo, cheio de prédios que poderiam ser mais aproveitados tanto para novo negócios quanto para moradias de boa qualidade para a população que ali vive. Mas o Poder Público insiste em inviabilizar qualquer coisa que seja benefício para a população com muitas burocracias e lerdeza nos processos. A inércia do povo também é um outro fator que contribui muito para essa letargia social.
Os problemas de São Paulo são iguais aos problemas de outras grandes cidades do Brasil, abandono de áreas e expulsão dos pobres das áreas centrais. Prefeituras preferem transformar as áreas centrais em verdadeiros acampamentos de zumbis usuários de drogas e moradores de rua, urinando e cagando nas ruas do que reformar os prédios, construir conjuntos habitacionais para famílias de baixa renda.
A maior parte de São Paulo é somente um monte de gente amontoada. O ímpeto comunitário praticamente não existe. Neste vídeo isso é muito bem expresso ao expor que a 25 de março propiciou o enriquecimento de muitos imigrantes e depois que estes garantiram a sua prosperidade simplesmente cuspiram no prato que comeram e deixaram os restos para os paulistanos e para os próximos imigrantes que venham tomar a área, que, diga-se de passagem, é mesmo um péssimo lugar para estar. Se alguém precisar ir nesse pardieiro, recomendo utilizar protetores auriculares e tomar muito cuidado para não ser furtado. No mais, mais um relevante conteúdo deste excelente canal.
qualquer lugar do BRASIL vc precisa tomar cuidado com seus pertences, não se engane achando que tá seguro em cidade menor ou qualquer outra, pq não está.
@@Gouki35 Sim. Nunca se pode baixar a guarda em um país onde a impunidade é prática do judiciário e onde há um dos maiores índices de criminalidade (principalmente homicídio) do mundo. Entretanto, estar em um local de grande concentração de pessoas dispostas a consumir com muita agitação e barulho é u ambiente muito propício a furtos e outros crimes. Bom, mas quem se submete a ir em pardieiro como a 25 de março em geral tem clareza ao que está exposto.
Posso dar uma dica: Raul, porque você não entra em contato com uma emissora de televisão que tenha esses programas diários de notícias sobre a cidade e faz uma parceria, trazendo conteúdo exatamente sobre essas questões que você aponta. Como você mesmo colocou, o seu canal acaba sendo da elite, dos apartamentos de 200m² de Pinheiros. Com essa nova vertente, o seu canal passaria a ser visto pelo público de menor pode aquisitivo. Sabe aquele de assiste a televisão do cantinho do restaurante durante o almoço o jornal local. Ou da senhorinha que assiste as fofocas dos artistas no meio da tarde. É preciso trazer sua palavra para o público mais simples. Quando o público em geral reconhece que o que você trás é importante, as discussões são geradas nas mais diversas camadas e assim as mudanças começam a vir. Assim como no mundo inteiro os jornais abriam espaço para discussões arquitetônicas e urbanísticas, levando a educação sobre o assunto, o que falta para São Paulo é essa educação geral. É entender que as ocorrências do dia-a-dia não são normais e devem ser tratadas pelo poder público e pela força do poder privado em conjunto para uma melhor cidade. Desculpe o devaneio. Coisa de arquiteto: utopias.
Cara um segmento dele no SPTV (como exemplo, pode ser outro jornal) seria excelente. Só acho que talvez precise adaptar um pouco o formato, que embora seja acessível, acho que pode ser feito mais acessível ainda para o público geral que não necessariamente tem interesse por arquitetura e urbanismo. Mas de toda forma, é uma baita ideia, e eu adoraria trabalhar nesse projeto (custa nada sonhar né kkkkk)
Ótima abordagem, parabéns! Sugestão é fazer uma comparação com o que foi feito na região da Rua Uruguaiana no Rio de Janeiro ( calcadao / camelodromo/ etc)
Em Sorocaba/SP há exemplos de tombamento que podem te interessar. Onde hoje é o Atacadista Assaí, no bairro Santa Rosália era uma fábrica de tecelagem. O Pátio Cianê Shopping também possui a fachada tombada.
Raul, você foi cirúrgico quando disse que os imigrantes chineses e árabes "perdem" o capricho quando desembarcam por aqui. Qualquer rua de Pequim, Tóquio ou até mesmo de países da Península Arábica, parecem ter saído de um filme futurista sustentável. Uma mistura de boa estética, cumprimento de sua função social e preservação do verde. Mas, infelizmente, quando chegam aqui, o bom gosto pela estética, higiene e boas maneiras, ficam em sua terra natal. E assim, acabam transformando o Centro de São Paulo em um "grande chiqueiro". Bem diferente, do esbelto Oriente distante que um dia deixaram.
Ali visam o lucro apenas, ninguém ligam para as arquitetura ou estética do local, não há como fazer, o crime organizado estão a espreita, falo de quem toma conta da cidade!
Depende muito da prefeitura, acredito que nesses lugares, as prefeituras estão PRESENTES, não deixam virar BAGUNÇA e cada um fazer o que quer e nem usuários de drogas ficarem perambulando pelas ruas, urinando, cagando e roubando celulares. Existe ORDEM.
Concordo com você@@neblinasp! Mas, nesses lugares, principalmente na terra natal da grande maioria da comunidade asiática de São Paulo, eles possuem um senso coletivo de limpeza e organização sim. Existe a fiscalização dos órgãos públicos, mas, também há essa consciência coletiva por parte da população de lá. E é exatamente essa consciência que esses imigrantes asiáticos perdem ao chegarem no Brasil. Deveria ser um trabalho conjunto do poder público com a comunidade. Mas, infelizmente, no Brasil, o poder público é algo muito distante do cidadão, ainda. O brasileiro como um todo só se interessa pelo poder público a cada quatro anos, que é o período eleitoral. No resto do tempo, é algo quase que fora da galáxia. Então, não só na questão de organização das cidades, mas nos outros aspectos também, cabe a nós, cidadãos, atuarmos também, é como dizem: "Se cada um limpar sua soleira, se limpa a cidade inteira". Vamos fazer nossa parte como cidadãos e não jogar a responsabilidade e culpa "do todo" nas costas do poder público.
Vc é necessário na cidade, deveria estra trabalhando na prefeitura, fale sobre as calçadas na cidade, mora na Bela Vista e minha mãe em Perdizes, bairros "nobres" mas, as calçadas estão terríveis, com lixo, buracos, escadas e uma serie de outros problemas que impedem as pessoas de caminharem por ali.
Tudo que se tentar fazer para o centro de sp ser decente e organizada .Logo vem o MP ,PT e a Extrema imprensa atrapalhar. Essa gente não quer sair dos anos 80 e 90.
Esse cara merece um prêmio como reconhecimento. Vídeo muito bem feito. Parabéns.
São Paulo não pode perder esses patrimônios históricos e agonizando pede melhorias no entornos.
Simmm
Sou neto de libaneses que tiveram comércio de Armarinhos na 25 de março e achei o seu vídeo SENSACIONAL !
Assistir esses vídeos é uma mistura de felicidade, tristeza ,e ao mesmo tempo muito ódio, por que desgraça a cidade de São Paulo é tão maltratada!!??
tenho o mesmo sentimento e opinião.
×Políticos corruptos q não investem em formas de preservar oz prédios históricos
×População paulistas ou forasteiros que vem para destruir.
@@15A4CBM Somos três
Por que restaurar ? olha o fluxo de pessoas, a bagunça, o perigo, a sujeira, parece uma india a céu aberto.. não vale apena.
Por vontade política, gente.
Olhem para a Câmara dos Vereadores, para a Assembleia Legislativa. A maioria atua em favor de quem? E quais os partidos que compõem a maioria?
"São Paulo nunca perde uma oportunidade de ficar mais feia ou menos confortável" é a maior das verdades... Infelizmente. :(
Só isso já devia ser suficiente pra revoltar a gente
Sp não é feia, a 25 de março é super bacana, melhor lugar que existe pra fazer compras.
com Nunes muito mais vamos cuidar do dinheiro e esquecer das pessoas 😂😂😂😂😂
@@henriquesilva1232 Que bom gosto ! OLHE SEMPRE PARA O CHÃO JÁ QUE AS PESSOAS MAIS FAVORECIDAS DEIXAM O QUE ERA PARA DEIXAR NOS BANHEIROS NAS CALÇADAS
@@rodrigomanoel3844 isso tem em toda grande cidade o boca de pelo, e em sp os cara lava as ruas todos os dias, aqui em curitiba não fazem isso e é um fedo o dia todo
Esse canal é mais do que necessário! Que em 2024 escolhamos melhor a prefeitura e câmara da cidade
E pensar que atualmente quem tem chances de ganhar é o Pablo Marçal💀
Um lugar tão bonito, tão rico, com tanta história e abandonado.
Quanto mal pode fazer uma má zeladoria e leis mal feitas.
Que tristeza.
Obrigado por mais um excelente vídeo.
Você devia estar na TV aberta, seu conteúdo é necessário.
Sucesso e sorte sempre!
Existem 4 coisas que sempre preguei pra São Paulo e pra outras cidades Brasileiras durante mais de 20 anos:
1- Precisa valorizar o tranporte público principalmente o metrô construindo imóveis de alto valor agregado em torno delas e permitindo a iniciativa privada alugar espaços do metro para comércio formal.
2- Precisa limpar e fazer a manutenção de uma calçada padronizada, simples e de baixo custo para a cidade inteira, colocando esta responsabilidade sob a prefeitura. Cidade que tem calçada decente não precisa sair construindo vias extras para bicicletas ou pintar faixa no asfalto para pedestres, e por ter menos pessoas atrapalhando na rua, o transito de automóveis e onibus flui melhor, só disso já representaria uma economia de tempo, combustível e dinheiro razoável para uma cidade como São Paulo.
3- Precisa transformar os centros históricos em moradias decentes. Não faz sentido construir cohabs a 20km de distância do trabalho das pessoas menos favorecidas, forçando-as a pegar 2 ou 3 conduções e mais de uma hora no trânsito pra gerar a sua parca renda. O brasileiro por sua vez precisa parar com essa mania demagógica de sair tombando um bairro ou cidade inteira, sem tomar nenhuma atitude na prática pra conservar o patrimônio. Se não tem dinheiro pra conservação, mais vale a pena ter a flexibilidade de deixar a iniciativa privada fazer algumas modificações para tornar os imóveis e a infra-estrutura local mais atraente tanto para pobres quanto para os ricos.
4- Precisa parar de construir vias somente nos bairros nobres, e focar mais em diluir o trânsito criando múltiplos centros urbanos e pontos de interesse turistico, econômico.
O paulista parece tar finalmente acordando pro item 1. Vamos ver quanto tempo vai demorar pra perceber o resto...
concordo 1, 2, 3 e 4
CONCORDO EM PARTES. A cidade tem que ser para PESSOAS, não será com mais vias para mais carros que vai melhorar.
E tirar as faixas para bicicletas e colocar essa turma toda no metrô LOTADO ou em mais carros? SOU CONTRA...
Ampliando sobre o ponto 2: Zurique, a cidade mais rica da Europa, tem o padrão de calçadas mais simples, de baixa manutenção e eficiente possível : asfalto. São Paulo poderia copiar esse (além de outros) exemplo. Santos está fazendo algo parecido e padronizando as novas calçadas, mas com uma solução muito mais cara, e portanto menos eficiente: concreto.
@@EduardoRodrigues-tx5bm Esse sim, é um ótimo exemplo....
a cidade já tem mais de 20.000 km de vias para carros, já não cabe mais nada e a poluição está cada vez maior.
Inclusive o autor desse video até tem videos dizendo do que NÃO devemos fazer mais em SP na questão de mobilidade.
E os pobres que são maioria, vão morar aonde?
Obrigado pela luta, Raul! Qualquer mudança positiva só pode começar com a exposição e explicação destes problemas. Que bom que você faz isso e que os vídeos estão atingindo tanta gente. Vamos reagir, São Paulo!
Estava faltando esse video ❤
A arquitetura de alguns predios sempre me chamou a atenção. Triste acharem que so tem o Mercadão.
Uma pena estes edifícios estarem assim. A série de Lisboa deveria ser assistida pelos políticos que poderiam pensar no “modus operanti” lisboeta.
Adorei conhecer a história da 25 de março, lugar que vou todo😉💖🇧🇷
Acho que uma única palavra define essa situação nessa área tão importante da nossa cidade… desanimador
Hoje, aos 51 anos após viver em comunidades que você nunca imaginaria, vivemos num grande apartamento na região de Higienópolis. E SIM imagino a benção que seria pessoas viverem na região central. Isso não ocorre em São Paulo pois “os donos das casas grandes” vivem e mantém suas fortunas na miséria do povo oprimido, sem informações de qualidade e invisíveis. Recebo sempre algum panfleto com um “estúdio” entre 18 e 26 metros ou apartamento de dois dormitórios com 36m: não é o tamanho que me assusta e sim o preço entre 300 e 600 mil, onde esse é um valor praticável pra uma família de renda entre um e 4 salários mínimos? As revitalizações só privilegiam aos investidores e casais com renda superior a 15 salários mínimos. Há de se notar o preço absurdo de um espaço de 20m na região do parque Augusta. Faço uma pergunta, esses edifícios que estão a ser repaginados serão mesmo lar pra famílias que trabalham na 25 de março? Isso só me trás angústia pois sei que essa causa, os quatrocentões já ganharam.
como sempre cada video melhor que o outro
O seu trabalho é muito importante para dar mais visibilidade ao esse assunto de restauração e cuidado ao patrimônio brasileiro! Parabéns.
Nossa, que tristeza!!! E São Paulo tem TANTO DINHEIRO! Até em Buenos Aires os prédios históricos estão mais conservados!! Chocada 🤯
Na verdade nem tem comparação, Buenos Aires tá anos luz à frente de SP arquitetonicamente 😔
Buenos Aires é linda perto de SP. Mas peca nos fios elétricos que atravessam um prédio ao outro, sem postes, aquilo é medonho.
Raul Juste Lores, seu trabalho é muito importante para o São Paulo e o Brasil.
Parabéns
Raul, queria muito ter você como responsável pela restauração de áreas como essa! Não há nada que possamos fazer, como cidadãos, para que esse renascimento de áreas tão degradadas aconteça? Já estou bem velhinha, mas meu sonho seria esse. Termos uma cidade mais afável, menos agressiva, visualmente.
Não sei se você conhece Tallin, a capital da Estônia. Estive lá, em agosto passado e fiquei no que é chamado Quarteirão Rotermann. É um exemplo vivo de restauração de uma área onde, no começo do século passado, funcionava uma fábrica e depósito de farinha. Completamente degradada, foi totalmente restaurada, preservando suas construções antigas, remodelando-as ou até contruindo sobre antigos galpões, prédios modernos e futuristas, completamente integrados ao restante da cidade. Se ainda não foi, tenho certeza de que vai gostar e, a exemplo de outras paragens suas por aqui, fará sucesso. Deixo alguns links, pra quem quiser conhecer:
ua-cam.com/video/DC6mnwHPTko/v-deo.html
ua-cam.com/video/IJPEiyNx094/v-deo.html
ua-cam.com/video/Icq2cScrvpU/v-deo.html
E, quanto a sua curadoria para restauração de áreas degradadas de São Paulo, é sério. Quero muito!
história muito parecida com a rua dos caetés aqui em BH! Antigamente era chamada de rua "dos árabes", por causa dos comércios dos sírio-libaneses. Hoje em dia tb é caótica e quase ninguém mora por lá.
Andando pelo centro do Recife e bairros ao redor, é assustador ver que uma cidade com o potencial arquitetônico como essa, está abandonada pelo poder publico, inúmeros prédios e casa desabitadas e a venda. Esperança de que isso mude, realismo de que estou no Brasil!
Eu AMO a Rua 25 de Marco, faz tempo que nao ando por la, so de ver esse video me deu saudades!....✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨
Raul, o arquiteto necessário! Obrigado Raul!
O centro de São Paulo está totalmente abandonado, as ruas 7 de abril, barão de itapetininga, são João e arredores, dão medo de andar, muitos pedintes, drogados, moradores de ruas amontoados nas calçadas, animais nas mesmas condições, o cheiro de urina e fezes. Sou paulistana, apaixonada por SP, muito triste ao andar pelo centro e ver tanta falta de amor e zelo. Poderiam ver de onde são essas pessoas que estão nas ruas , que poderiam voltar para seu lugar com ajuda da prefeitura, de empresas de ônibus, etc.... e preciso fazer algo urgente.
A 25 de Março virou símbolo do comércio popular e penso que a via deveria continuar a abrigar lojas populares, evidentemente dentro de regras urbanísticas e até mesmo convertendo a via em calçadão: dá para conciliar comércio popular com bom urbanismo e moradia nos prédios existentes (inclusive, os empregos estariam na porta de casa!). Já a via paralela à 25 de Março, a Avenida do Estado, tem potencial absurdo para cultura e gastronomia, pois fica entre o Museu Catavento, o Mercadão, o outro mercado municipal existente na região (Kinjo Yamato) e o futuro SESC São Vito.
Além disso, tem a zona cerealista do outro lado e, um pouco adiante, o bairro do Brás
@@viniciusrodrigues5938e o que vão fazer com os tenebrosos ZUMBIS da Cracolândia?
Já viu o que o Bruno Covas, prefeito morto fez no Anhangabaú? Gastou 110 milhões na tentativa de tranformar aquilo em um lugar chique com um monte de fontes de água, quiosques que virariam cafés, e agora nada mais é que um CONCRETÃO que praticamente é só frequentado por Skatistas, maconheiros e invadido pelos zumbis.
Enquanto não se resolver o que fazer com os usuários de crack, NADA, NADA, NADA vai funcionar no centro.
Faça um vídeo sobre a Santa Efigênia, seu comércio e seus imensos problemas, incluindo aí a Cracolândia e a discussão sobre a mudança da sede do governo do estado pra vizinhança.
Se o vídeo durasse apenas 1:50 já valeria a pena pela aula de história paulistana! Adorei!
eu amo tanto essa região... Comprar tecidos na niazi chohfi, miudezas no armarinhos fernando, comer frutas no mercadão, almoçar e comprar coisas do norte e pimentas no Kinjo Yamato, tomar um cafe no café girondino, fazer uma oração no mosteiro e ver uma exposição no ccbb... Mas tem coisa que já foi destruido, como o largo do café..
Raul. você tem que ser nosso prefeito ou secretário de desenvolvimento urbano;
Escuto vc na CBN ,BOAS REPORTAGENS ,PARABENS ,AGORA VOU ACOMPANHAR VC AQUI ,SAO PAULO NAS ALTURAS ,ACHO IINTERESSANTE VC IR EM PERDIZES ONDE ESTAO CONSTRUINDO MUITOS PREDIOS EM VOLTA DA LINHA 6 DO METRO ,PERTO DA HEITOR PENTEADO ,PERGUNTO EXISTE TANTAS PESSOAS QUE COMPRAM ESSES APTOS,OUTRA IDEIA DA UM PULO NA FREGUESIA DO 0 ,BAIRRO MUITOBANTIGO SE NAO ME FALHA A MEMORIA UM DOA PRIMEIROS BAIRROS MAIS ANTIGO ,TENHO LOJA NA FREGUESIA O LOJA DE MOVEIS MAIS ANTIGA DO BAIRRO,MEU PAI ABRIU LOJA A MAIS DE 65 ANOD. EM VOLTA DESTRUINDO AS CASAS ANTIGAS PARA CONSTRUIR PREDIOS !!!!!
Que vídeo importante! Já trabalhei na XIV de novembro e a 25 é muito linda, infelizmente o teto das barraquinhas, poluição visual e nenhum cuidado com os prédios impede a visualização integral desse lugar histórico da capital.
vídeos com esse conhecimento tem que ser levado as universidades para que a manifestação seja mais efetiva para que o governo pare de segregar são paulo. no vídeo tem o laudo e o tratamento, basta aplicar.
não sou acadêmica de arquitetura e urbanismo, mas me considero entusiasta pela área. espero que essas informações alcancem pessoas da área para trazer atenção para esta causa.
coincidência o Centro de A&U fica paralelo a 25... eu almoçava nos branquinhos da calçada dele pensando se eles se faziam de cego ou era gentrificado demais para descer uma rua.
domingo eh dia de ver raul no telão da tv ;)
qualidade insuperável sobre urbanismo com alta resolução de imagem ❤
Muito obrigado, Lua!
Uma coisa que sempre me impressionou na 25 de março é que apesar de ser usada majoritariamente por pedestre, não tem nenhum calçadão, nenhuma árvore pra fazer aquela sombra, bancos, banheiros públicos, etc
vídeo com uma bela aula de história.
Muitos prédios antigos deteriorados como aqui no centro do Río de Janeiro. É a história local sendo esquecida...
Depois de 3 anos sem visitar São Paulo, me senti muito triste pelo que São Paulo está se tornando. Mudou e para o caos.
São Paulo continua bem normal kkkkk
@@danielcontenteromanzini817correto, são Paulo sempre foi esse Caos, o Centro realmente piorou nos últimos dez anos devido a Cracolândia que não foi combatida devido o vitimismo com os usuários, masbo resto da cidade continua a mesma coisa que sempre foi.
O Centro hoje virou uma Zumbilândia, só dá drogados por todos os cantos, cheiro de urina e fezes por todos os lados.
Sao Paulo cada vez pior@@danielcontenteromanzini817
Assisti e adorei Lisboa
Arquitetura linda! Vários estilos. Parabéns são Paulo. Gostaria que minha cidade tivesse uma arquitetura assim.
O problema é que as cidades brasileiras vão avançando e deixando para trás as regiões que deixam de ser moda.
@TM80 é uma perspectiva, o que eu quis dizer é que novas áreas fazem as antigas serem abandonadas.
N duvido nada daqui 30,50 anos faria Lima e região serem abandonadas...
@@springtrappooper9311 provavelmente, veja que a Paulista já foi um pouco
@@muriloperez1599 deveras bem lembrado
@@springtrappooper9311 30 anos é muito, deviam abandonar hoje aquela desgraça kkkkkk
Adoro seu canal Raul!! Muito obrigada pelo conteúdo de qualidade e convite à reflexão. Sou arquiteta e paulistana da gema.
Raul, parece que a moça reforma tributária possui incentivo para conservação de matrimônio histórico. Já viu sobre?
Parabéns 👏 pela qualidade das imagens e do conteúdo. Muita história esquecida. Muito de bom que poderia ser feito.
Caro Raul, primeiramente o parabenizo pelo excelente trabalho realizado por aqui. Saiba que meu olhar crítico em relação a São Paulo ficou mais apurado depois de assistir aos seus vídeos.
Confesso também que eu já desisti dessa cidade. A maior metrópole da América Latina é horrorosa, excludente e extremamente desconfortável. Aqui se prioriza o transporte individual, o privado, as construtoras... enfim, São Paulo é uma cidade triste, que vive de luto.
Esta arquitectura que os brasileiros desprezam, é me bastante familiar no sítio aonde vivo...
Trabalhei anos centro, amo de paixão. Sinto pelo abandono.
Mais um lindo trabalho. Obrigada! A Professora de Direito Ambiental agradece. A poluição sonora é um dos maiores crimes ambientais em quantidade em SP
Excelente! Sao paulo tem um potencial enorme….
Queria um canal assim porém na versão brasiliense! Muito satisfatório ouvir reclamações sobre o urbanismo e arquitetura locais
Parabéns! Como sempre você mostra que a arquitetura vai muito além do design. O contexto social abordado nos vídeos nos ensina muito! Obrigado!
Adoro os fatos históricos que vocês trazem para descrever o desenvolvimento da cidade!
Onde vocês encontram essas informações?
Né? É de uma riqueza ❤
Quando voltamos a morar em Curitiba após 30anos morando em SP, na procura por imóvel, fomos muito ao centro onde estão a maior parte das imobiliárias. O que nos chamou atenção foi o silêncio, até falávamos mais baixo😊. Na semana passada meus sobrinhos de P.Alegre estiveram aqui e foram até o centro e fizeram o mesmo comentário de como é silencioso .
cada vídeo do Lores é uma vontade de tê-lo como prefeito dessa metrópole chamada sp 😅
Caramba, que vídeo bem feito! Uma visão histórica, que olha pro futuro, analisando a arquitetura. Me inscrevi na hora!
Raul, mais uma vez te parabenizo pela observação sempre precisa sobre a cidade de São Paulo, nasci aqui no ano de 1961 e sinto tristeza pela situação atual da cidade e vi que você tem visão desta situação, o parque Dom Pedro por exemplo em seu parque já teve concha acústica, vi este relato em um documentário de 1954, imagine que chique, ontem luxo hoje lixo, lamentável concorda Raul, um abraço amigo😮
Fui visitar Sao Paulo apos 3 anos agora em julho. Ingenuamente fiz a locaçao de um estudio perto da 25 de março, e que tristeza o abandono e a sujeira. Esta muito pior, mais feio, abandonado, inseguro. Fiquei triste pelo povo de Sao Paulo.
isso é o retrato da maior parte de São Paulo
O economista Marcos Lisboa escreveu um artigo mostrando que a política de tombamento e patrimônio histórico em SP totalmente disfuncional e retira os incentivos para investir em retrofit e revitalização dos prédios históricos.
A legislação, as regras do jogo são mto ruins. Lisboa tbm critica a falta de adensamento em SP que é uma cidade toda espalhada e com um centro que se move. É como se a cidade fosse abandonado as areas centrais e construindo novos centros ao longo do tempo. Nesse ponto ele Raul convergem totalmente.
Veja como é desorganizado, os pobres vão morar nos fundões da cidade, muitas vezes invadindo mananciais, a classe média e os ricos ficam as margens da infraestrutura, enquanto o CENTRO fica ABANDONADO, comércio bagunçado durante o dia e invadido por zumbis do crack a noite.
Eu pagaria por uma aula do Raul sobre os casarões antigos que ainda resta na 25, Campos Eliseos, Paulista e afins. Amo a história dessas construções, estejam abandonadas ou conservadas
Importantissima reportagem
Meu avô construiu uma loja aí, a casa armenia. Vendiam tecidos
Descobri hoje , 7 de agosto de 2024, o seu canal e gostei deveras do conteúdo. Desejo vida longa ao seu precioso trabalho!
Uau que materia incrivel.
Nunca vi a beleza da Rua 25 de Março como apresentada neste canal. Os casarões merecem ser preservados.
Obrigado Raul!
Aqui tbm tem muito barulho, principalmente na cidade de recife, como tbm conde de boa vista e outros...
Parabéns pela matéria, hoje mesmo eu comentei com uma amiga sobre a quantidade de camarões, prédios antigos, lindos de arquitetura europeia e a grande maioria abandonada ou mal cuidada.
Mais uma aula do Raul!!!!!!!!
Salvem a 25 de marco! Otimo video! Parabens!
UMA PENA! ESSA REGIÃO É MUITO DEGREDADA.MAS PODE MUITO BEM SER REVITALIZADA
Parabéns, excelente vídeo!!!
Muito bem explicado.
Algunos de esos inmuebles parecen obras de arte. Ojalá sean restaurados.
Seu canal é super necessário
São paulo deve ser a maior cidade do mundo com a maior aversão a prédios do mundo.
Para acabar de vez com o barulho bastaria aplicar a lei cidade limpa. Ela prevê multa aos estabelecimentos que fazem poluição sonora. O problema é que a lei multa o dono do imóvel, não o inquilino que está praticando o delito
sou leigo no direito, mas se uma multa aplicada no usufruto de outro, este não fica como responsável? assim como quando é alugado um automóvel e a multa vai para o proprietário, mas a locadora manda pra quem estava com o carro no momento....
@@elcafe0 Não sei. Só fiz essa observação porque até onde sei a multa vai para o endereço do imóvel penalizando o proprietário e não o inquilino que causou a infração
Excelente vídeo
Com o Ricardo Nunes na prefeitura vai ser bem difícil! 😢😢😢
e com o Boulos, impossível
@@OCaraBR87 os que passaram nos ultimos 30 anos nao fizeram nada
@@OCaraBR87 Boulos vai dar um jeito de ocupar ... kkkk
Tem que ser o kim pra salvar
Kim Kataguiri 2024!
Já pensou rsses prédios tudo restaurados? A estrutura base é linda. Inspiração: largo da ordem em Curitiba: os prédios históricos são todos restaurados, bem cuidados. E com comércio, cafés, escolas, bares no nivel do chão. Fica lindo e convidativo. São Paulo, confio em você. É muita esperança da minha parte?
sim
Adorei!
Another amazing video!
perfeito como sempre
A Utilização de edifícios nas grandes cidades são um grande problema, em João Pessoa-PB temos um centro histórico lindo, cheio de prédios que poderiam ser mais aproveitados tanto para novo negócios quanto para moradias de boa qualidade para a população que ali vive. Mas o Poder Público insiste em inviabilizar qualquer coisa que seja benefício para a população com muitas burocracias e lerdeza nos processos. A inércia do povo também é um outro fator que contribui muito para essa letargia social.
Os problemas de São Paulo são iguais aos problemas de outras grandes cidades do Brasil, abandono de áreas e expulsão dos pobres das áreas centrais.
Prefeituras preferem transformar as áreas centrais em verdadeiros acampamentos de zumbis usuários de drogas e moradores de rua, urinando e cagando nas ruas do que reformar os prédios, construir conjuntos habitacionais para famílias de baixa renda.
Adoro seus videos, viu
Sempre que vou à região, reparo como as construções são belas. Revitalização é possível, só precisa de vontade.
Obrigado pelo vídeo..!!
raul sempre maravilhoso ❤
fabuloso e sublime. Parabéns!!!!
A maior parte de São Paulo é somente um monte de gente amontoada. O ímpeto comunitário praticamente não existe. Neste vídeo isso é muito bem expresso ao expor que a 25 de março propiciou o enriquecimento de muitos imigrantes e depois que estes garantiram a sua prosperidade simplesmente cuspiram no prato que comeram e deixaram os restos para os paulistanos e para os próximos imigrantes que venham tomar a área, que, diga-se de passagem, é mesmo um péssimo lugar para estar. Se alguém precisar ir nesse pardieiro, recomendo utilizar protetores auriculares e tomar muito cuidado para não ser furtado.
No mais, mais um relevante conteúdo deste excelente canal.
qualquer lugar do BRASIL vc precisa tomar cuidado com seus pertences, não se engane achando que tá seguro em cidade menor ou qualquer outra, pq não está.
@@Gouki35 Sim. Nunca se pode baixar a guarda em um país onde a impunidade é prática do judiciário e onde há um dos maiores índices de criminalidade (principalmente homicídio) do mundo. Entretanto, estar em um local de grande concentração de pessoas dispostas a consumir com muita agitação e barulho é u ambiente muito propício a furtos e outros crimes. Bom, mas quem se submete a ir em pardieiro como a 25 de março em geral tem clareza ao que está exposto.
Posso dar uma dica: Raul, porque você não entra em contato com uma emissora de televisão que tenha esses programas diários de notícias sobre a cidade e faz uma parceria, trazendo conteúdo exatamente sobre essas questões que você aponta. Como você mesmo colocou, o seu canal acaba sendo da elite, dos apartamentos de 200m² de Pinheiros. Com essa nova vertente, o seu canal passaria a ser visto pelo público de menor pode aquisitivo. Sabe aquele de assiste a televisão do cantinho do restaurante durante o almoço o jornal local. Ou da senhorinha que assiste as fofocas dos artistas no meio da tarde. É preciso trazer sua palavra para o público mais simples. Quando o público em geral reconhece que o que você trás é importante, as discussões são geradas nas mais diversas camadas e assim as mudanças começam a vir. Assim como no mundo inteiro os jornais abriam espaço para discussões arquitetônicas e urbanísticas, levando a educação sobre o assunto, o que falta para São Paulo é essa educação geral. É entender que as ocorrências do dia-a-dia não são normais e devem ser tratadas pelo poder público e pela força do poder privado em conjunto para uma melhor cidade. Desculpe o devaneio. Coisa de arquiteto: utopias.
Concordo com você. Apesar de tê-lo diariamente no "Mais São Paulo" da rádio CBN, a televisão seria mais efetiva, atraves da imagem.
Cara um segmento dele no SPTV (como exemplo, pode ser outro jornal) seria excelente. Só acho que talvez precise adaptar um pouco o formato, que embora seja acessível, acho que pode ser feito mais acessível ainda para o público geral que não necessariamente tem interesse por arquitetura e urbanismo. Mas de toda forma, é uma baita ideia, e eu adoraria trabalhar nesse projeto (custa nada sonhar né kkkkk)
Ótima abordagem, parabéns! Sugestão é fazer uma comparação com o que foi feito na região da Rua Uruguaiana no Rio de Janeiro ( calcadao / camelodromo/ etc)
Em Sorocaba/SP há exemplos de tombamento que podem te interessar.
Onde hoje é o Atacadista Assaí, no bairro Santa Rosália era uma fábrica de tecelagem.
O Pátio Cianê Shopping também possui a fachada tombada.
Raul, você foi cirúrgico quando disse que os imigrantes chineses e árabes "perdem" o capricho quando desembarcam por aqui. Qualquer rua de Pequim, Tóquio ou até mesmo de países da Península Arábica, parecem ter saído de um filme futurista sustentável. Uma mistura de boa estética, cumprimento de sua função social e preservação do verde. Mas, infelizmente, quando chegam aqui, o bom gosto pela estética, higiene e boas maneiras, ficam em sua terra natal. E assim, acabam transformando o Centro de São Paulo em um "grande chiqueiro". Bem diferente, do esbelto Oriente distante que um dia deixaram.
Ali visam o lucro apenas, ninguém ligam para as arquitetura ou estética do local, não há como fazer, o crime organizado estão a espreita, falo de quem toma conta da cidade!
Depende muito da prefeitura, acredito que nesses lugares, as prefeituras estão PRESENTES, não deixam virar BAGUNÇA e cada um fazer o que quer e nem usuários de drogas ficarem perambulando pelas ruas, urinando, cagando e roubando celulares.
Existe ORDEM.
Concordo com você@@neblinasp! Mas, nesses lugares, principalmente na terra natal da grande maioria da comunidade asiática de São Paulo, eles possuem um senso coletivo de limpeza e organização sim.
Existe a fiscalização dos órgãos públicos, mas, também há essa consciência coletiva por parte da população de lá. E é exatamente essa consciência que esses imigrantes asiáticos perdem ao chegarem no Brasil.
Deveria ser um trabalho conjunto do poder público com a comunidade. Mas, infelizmente, no Brasil, o poder público é algo muito distante do cidadão, ainda. O brasileiro como um todo só se interessa pelo poder público a cada quatro anos, que é o período eleitoral. No resto do tempo, é algo quase que fora da galáxia.
Então, não só na questão de organização das cidades, mas nos outros aspectos também, cabe a nós, cidadãos, atuarmos também, é como dizem: "Se cada um limpar sua soleira, se limpa a cidade inteira". Vamos fazer nossa parte como cidadãos e não jogar a responsabilidade e culpa "do todo" nas costas do poder público.
Ou seja, quando desembarcam aqui eles viram brasileiros.
Conteúdo de qualidade 👌🏼
Eu acho tão brega essas caixinhas de som tocando na frente da loja, eu vejo isso e não da nem vontade de entrar😂
Isso é falta de prefeitura, de fiscais, a baderna toma conta.
@@neblinasp pois é, o pior é que muitos fazem igual aí ficam competindo quem coloca no volume mais alto🙄
É de péssimo gosto mesmo
As capitais brasileiras são todas assim !!
Porque vao desvalorizando algumas regiões? A Oscar Freire tbem deve estar atenta, imoveis nao estao sendo alugados e estão se tornando galerias .
O canal que mais amo nesse país 👏
Sugestão para o Raul fazer um documentário deste no centro de Santos. Muito necessário.
adoraria! estou procurando patrocinadores ha tempos!
Falou tudo, no quesito de se transformar cada dia mais feia, São Paulo ganha disparado.
Perfeito o ponto sobre as Moradias Popular. Aqui na Viena, Áustria os prédios populares estão por todos os bairros.
Muito bom
Vc é necessário na cidade, deveria estra trabalhando na prefeitura, fale sobre as calçadas na cidade, mora na Bela Vista e minha mãe em Perdizes, bairros "nobres" mas, as calçadas estão terríveis, com lixo, buracos, escadas e uma serie de outros problemas que impedem as pessoas de caminharem por ali.
Tudo que se tentar fazer para o centro de sp ser decente e organizada .Logo vem o MP ,PT e a Extrema imprensa atrapalhar. Essa gente não quer sair dos anos 80 e 90.