Casarões feitos sobre muito sofrimento, suor, sangue e choro de escravos vai continuar assim muitos devagar e outros empatados até cair. Por mim pode todos serem substituídos por prédios.
@@lucianeaparecidalopes7673 Luciane, esses casarões foram em geral construídos depois da abolição. E se assim for o critério, que derrubem também as pirâmides de Gizé.
“Centro cultural” acaba sendo sinônimo para qq coisa que não se sabe resolver Obrigada Raul Seus vídeos sempre pertinentes para o público e tb para, quem sabe, inspirar iniciativas de projeto e investimento !
Arquitetura moderna que me perdoe. Mas, amo a estrutura do século 19, modelos como da Alemanha, França, Bélgica, Áustria❤ Me encantam muito. Adoraria ver esses casarões restaurados e tendo utilidade😊
Quem mais defende esse prédios modernos são os que ficam mais longe, igual Oscar Niemeyer que projetou várias obras modernas mas na própria casa usou o estilo colonial português clássico de 1800 🤣
Sempre digo a todos que vc deveria ser o Secretário de Urbanismo de SP! Vc tem muita clareza e propriedade, penso exatamente como vc. Trabalhei 33 anos na PMSP lutando contra a demora de resposta dos órgãos públicos, a sociedade é dinâmica e o mundo gira, o que é viável e bom para a cidade hoje pode não se viabilizar mais daqui há três anos! A cidade é basicamente formada pelos usos residenciais e comerciais, que dão vida às cidades. Há mais casarões tombados do que museus possíveis, eles tem que estar inseridos no tecido urbano do dia a dia, lembrando que São Paulo tem um déficit habitacional monstruoso. Hoje eu penso que os órgãos públicos tem a cultura do NÃO e de fazer rolar decisões que deveriam ser rápidas e que trariam benefícios à cidade. E o que me deixa mais triste é que dediquei minha vida à essa cidade que amo, e me aposentei frustrada por não ter conseguido fazer a diferença!
Esse casarão é maravilhoso, seria ótimo se fosse restaurado e tivesse uma vida nova nele, de preferência para que todos possam ter acesso a esta arquitetura linda ❤👏
Mais um vídeo essencial, obrigado Raul! Passei em frente hoje, domingo. Paulista fechada para carros e muita gente passeando a pé, de skate, patins, bicicleta… O público para o casarão já está todo lá.
Até alguém sensato, aqui no RJ tem uma quantidade absurda de sobradinhos e prédinhos antigos que são tombados. Todos largados. Até ouvi que há uma técnica de tirar algumas telhas e deixar entrar água até cair. Outros foram invadidos e viraram cabeças de porco. Incrível como o Estado tem sempre "boas intenções"!
Tive uma casa antiga em Santa Teresa, Rio de Janeiro que pegou fogo enquanto estava alugada. A única coisa que sobrou foram as paredes externas. Não consegui licença para a reforma e fiz na marra. Fiz tudo igual na fachada. Um belo dia, depois de colocar a porta adquirida em um antiquário de demolição, da mesma época, um fiscal apareceu dizendo que teria que trocar a porta e tal. O xinguei de todos os nomes explicando o fato real....ele nunca mais apareceu.
Vídeo totalmente essencial! Obrigado por explicar o quão enorme é o problema deste casarão, Raul! Você é uma esperança em demonstrar à administração pública na utilidade de edifícios históricos que estão postos ao abandono, ainda que, possam ser usados sem destruir sua característica marcante e original da arquitetura paulista.
acho um tema muito importante, mas saber oq precisa ser preservado, não como moradores de pinheiros por exemplo q querem tombar casas sem nenhum valor arquitetônico ou histórico, apenas para preservar, se o estado decide q ele tem valor coletivo, ele tem obrigação de contribuir
Em Lima no Peru, muitos casarões e espaços históricos foram alugados para grandes empresas. Contratos flexiveis, isenção de taxas...Barranco se renovou totalmente após essa ação, ficaram um charme. Starbucks e Mc Donalds inclusive tem o seu cantinho lá. Esse último na Gran Via em Madri fez o mesmo. Em SP o Le pain quotidiem está em casarão antigo maravilhoso....pq ñ encentivar e dar isenção de impostos para empresas que tem recursos para restaurar? Brasil largado e burocrático como sempre
Amo este casarão fui em muitas festas e exposições fantásticos. Gosto e acho perfeito ser um ode à diversidade por ser um centro histórico de lutas por diversidade. Um museu da gastronomia também seria fantástico ora se manter. Precisa ser e economicamente sustentável.
Mais um excelente trabalho, com um alerta importante. Essa é a tragédia não apenas de São Paulo, mas também do Rio, de Recife, Salvador, Santos e outras cidades onde as marcas de um passado de prosperidade são hoje desprezadas, seja pelo empobrecimento generalizado ou pela pouca atenção de nossos governantes e da sociedade em geral pela memória, pela cultura, pela identidade do país. Uma tristeza. Miguel, Rio de Janeiro.
Em minha cidade no interior de São Paulo temos visto a demolição de várias casas significativas do começo do século xx sendo destruídas e com certeza isto acontece do Brasil todo, isso é muito triste…
Mais um vídeo impecável. Já tá na hora de parar de pensar em transformar tudo em museu ou centro cultural que ninguém vai visitar. Tem que dar uso comercial, residencial, UBS, escola etc. Nesse casarão cairia bem um espaço de co-working integrado a um café. Na Av. Paulista centenas de pessoas usam os cafés para trabalhar, seria ótimo existir um local mais adequado em que você pudesse apenas chegar e pagar por hora ou uma consumação mínima para usar.
Acho muito interessante em Petrópolis no centro histórico, vários casarões funcionam bancos, escolas, cursinho de inglês, academia e etc. Não tenho certeza quanto ao tombamento, mas acredito que sejam por serem muitos ainda da época do império. Amo essa integração e real utilização!
Eu morava em frente a uma antiga vila operária no bairro do Tatuapé. Teve uma pendenga da justiça a respeito do tombamento. Aí, na calada da noite, não é jeito de falar, foi de noite mesmo, demoliram tudo num picar de olhos. Fiquei muito triste, teria o potencial de se transformar num centro comercial muito charmoso, com restaurantes, lojinhas etc... E assim se foi mais um pedaço da história da cidade. Hoje no local tem um mercado Bom Marche.
Vc queria o tombamento porque não era dona naqueles sobrados simples e sem graça. Após o tombamento não poderiam ser feitos mais nada alem de muitos documentos como foi mostrado nesse video. São paulo não pode mais viver tombando qualquer coisa, depois do tombamento vem o abandono e os usuarios de crack dominam a região. Isso pode ser visto nas travessas da Rua da Mooca atrás da concessionaria da Wolkswagem. Depois que vira ponto de tráfico a visinhança muda pra onde? Para os lançamentos novos gerados a partir de casas velhas e domolidas. NInguem quer morar em casa velha. e Depois se enfiam em predios que se parecem com fortalezas medievais com ampla segurança. Eu moro em uma casa velha na mooca construida em 1950 que era na minha bisavó, se chegar algum maluco aqui querendo tombar, eu vendo a casa no dia seguinte.
Talvez a melhor ideia seja a primeira: construir um prédio nos fundos ficando os novos proprietários encarregados da manutenção do casarão a exemplo da Casa das Rosas. Ou uma parceria com o SESC/SESI objetivando uma destinação de cunho mais profissional tipo uma escola de gastronomia com um restaurante. Enfim, as ideias são muitas
Boa noite! Deveriam transformar em algo útil a população, como por exemplo escola com cursos gratuitos ou preços acessíveis ou então hotel, pensão, algo que de algum retorno positivo. São Paulo precisa sim, investir na educação, facilitar o acesso a cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, principalmente para as pessoas menos favorecidas. Aqui em Santo André/SP, alguns imóveis antigos também sofreram tombamento e alguns estão em péssimas condições e perderam seu valor de mercado. Paranapiacaba é um exemplo clássico, é um lugar que recebe um bom números de turistas, mas sem infraestrutura. Todos os imóveis lá foram tombados e são precários, não há pousadas, restaurantes, a ponte que liga a parte baixa a parte alta da cidade esta deteriorada, ou seja, nada adianta tombar um imóvel e não dar um destino útil para ele.
Como sempre, um excelente vídeo! Aliás, à sua crítica a morosidade para em relação as árvores, me lembrou o que está acontecendo com o projeto de revitalização do Mercado Municipal Paulistano. A concessionária apresentou um projeto maravilhoso em que pretende implantar árvores, mas sofreu parecer negativo do órgão de tombamento por obstruir a vista do bem tombado. Obs: Eu adoraria um vídeo seu sobre o Mercadão.
Quanto às antigas mansões da Paulista é triste que a mansão dos Lotaif, construída em estilo árabe, tenha sido demolida. Que bom seria se ela ainda estivesse de pé. Poderia ser um consulado de um país árabe.
Excelente vídeo, como sempre. Estava realmente faltando você abordar esse assunto, muitos casarões estão se acabando pelo Brasil por causa da "burrocracia". Quando viajei a Europa que percebi o quanto estamos atrasados nesse ponto, Lá eu notei que as atividades são diversas e permitidas com agilidade. O maior culpado pela perda de edifícios históricos é essa lei exageradamente burocratica e danosa de tombamento
A grande maioria, lugares são tombados e os proprietários são prejudicados. Só arcando com seus custos. No centro de São Paulo e de Santos, sou a favor de destinar prédios e casas sem nenhum valor histórico e transformar em prédios residenciais de 3 a 4 pavimentos sem os custos de elevadores. Pois são áreas degradadas e na área central destas duas cidades tem toda infraestrutura para transformar o vazio do centro em lugares bons para viver. Excelente matéria
Raul, ótima matéria, sem benefícios fiscais, a preservação e manutenção dos casarões torna-se inviável. Meu caro, não poderiamos vincular parte da Rouanet à preservação/manutenção desse patrimônio?
Estou morando em Buenos Aires e me surpreende como a conservação dos imóveis históricos são levados a sério. Vivo em um duplex em San Telmo de 1850 e o estado dele é melhor dq um apto que vivi em Sampa da decada de 1960. Infelizmente o Brasil é bom em demolir e subir predio de ferro e vidro!
Excelente material. Nos convida à reflexão sobre os tombamentos e seus impactos. Irei trabalhar este tema com meus alunos de direito e usaremos sua reportagem como ponto de partida. Obrigado.
Verdade poderiao fazê muita coisa boa nesse casarão maravilhoso trazê-la pró dia dia hj é uma forma de resgate à sua história incrível. Mater dê pé para ñ seja demolido. Comum aconteceu com outro casarãos. Espero que restaure esse casarão dê juanquis Franco de Melo espero. Parabéns pelo seu trabalho incrível
Suas reflexões me enchem de revolta e fúria sabia??!! Como me irrita morar numa cidade tão atrasada e medíocre com essa burocracia! Sem aproveitar todo espaço que temos! Vc é genial em perceber e criticar isso!
A competencia das liberações e incrivel, vi isso na tv, com o complexo de um imvestimwnto frances, no antogo hospital Matarazzo. O frances reclamou da morozidade, pra nao falar incopetencia, de varias gestões, que cada uma era algo diferente, vergonhoso essa imcopetwncia na liberação de licenças, de documentos, etc....
Foi um sonho meu por muitos anos, enquanto trabalhei na região central, morar por la! Hoje, após me aposentar, desisti totalmente da ideia! Fui para a grande São Paulo… Caucaia do Alto/Cotia! …. So ficou a lembrança do Hotel Hilton…. imortalizado na abertura da novela “A Proxima Vitima”, lugar onde trabalhei e de onde comecei a ver e ouvir o declínio do centro (la de cima eu ouvia….”pega ladrão”….triste demais!)
Raul, suas matérias são ÓTIMAS! Que alegria seria se suas maravilhosas ideias e visão fossem utilizadas em nossa cidade. Espero que muitas delas possam se concretizar um dia, para vermos nossa linda cidade despontar no cenário mundial. Tamanho ela tem, só falta muito mais qualidade no que oferecemos.
Mais um vídeo de me deixar sem palavras! Eu fui a vários Mambo Bazaar nesse casarão... curtia cada corretor, cada aposento, imaginando como seria viver ali, nos áureos tempos ... era incrível. Você também falou dos demais casarões / museus... eu morei boa parte da minha vida "ao lado" da Casa Modernista - e estudei na Escola Lasar Segall, que fica logo atrás. Quantas vezes eu estive lá (e não foi por passeio escolar)? 2 vezes. Pouco não é?! Hoje me arrependo, mas infelizmente também não tenho vontade de voltar lá. Deve ser porque imagino tudo meio "largado", abandonado por assim dizer... Lamento muito, e acabo pensando (como a maioria) que viaja ao exterior e gosta de saber da história, visitar prédios históricos e acabamos não valorizando o que temos bem debaixo do nosso nariz. Prometo me esforçar mais!!! Parabéns pelo vídeo. Abs!
É verdade estas casas são muito bonitas, mas ninguém fala do custo da manutenção. Foi muito bom este vídeo ter falado de casas históricas fora de bairros não tão falados na mídia. Há também em São Paulo há o antigo quartel do Exército no Parque Dom Pedro que foi passado para Polícia Militar, porém o quartel está com a construção muito deteriorada.
Corredores culturais e revitalização do centro é uma ótima idéia que fará bem a São Paulo em diversas situacões complicadas. Tudo depende de uma Equipe multidisciplinar que trabalha com objetivo de resignifica a História da Capital Paulista
no bixiga, tem um prédio, de uns 5 andares em media, que se instalou e manteve no topo a fachada do sobrado preservada e restaurada. taí uma ideia também
Chácara Lane fica do lado do Mackenzie... lugar agradável e tranquilo, como poder ser tão pouco visitado? Casa Modernista e Solar da Marquesa tb são muito bem localizados.
Seria uma glória se permitissem um programa de habitação onde pudéssemos cuidar dos imóveis e habitá-los. Casa precisa de vida, gente é vida. Um casarão poderia servir como moradia para idosos, orfanatos, escolas de idiomas, oficinas e tantas outras serventias sociais. Acordei: estamos em terra brasilis 😢
Parabens pela matéria, o Brasil e São Paulo principalmente não preserva nada, só sabem construir prédios , mas o saneamento é o mesmo da idade média, prefeitos e governantes deveriam viajar mais, aprender com a história, principalmente da Europa, pra saber que o mundo antigo os países são como cidades brasileiras e a renda em turismo deles supera muito o que recebemos anualmente por aqui. O BRASIL É REFLEXO DE SUA POPULAÇÃO, precisamos de qualificação em nossa sociedade, e pra isso investimento, que nossos governantes parece não se interessar.
A verdade é que não dá pra transformar todo imóvel antigo em centro cultural. Não gira público suficiente pra justificar, e não gera tanto lucro pra compensar. Era melhor pertencer a quem tem interesse, e claro, dinheiro para reformar e manter! A verdade é que é difícil conceber esses palacetes pertencendo a um proprietário particular.
Salvador tem muitos desses prédios, é o Tomba até tombar de tão deteriorado, viva a modernidade. solo no centro tem que ter uso, não importa o que tem nele...
Eu já acho horrível essas construções de prédios enormes e espalhados atrás de casas históricas. Esses prédios acabam engolindo as casas. Não entendo a fixação das pessoas e da arquitetura por prédios tão cafonas e que deixam a cidade horrível
A alguns quarteirões da braz leme, tem um casarão (mais humilde que o da paulista) foi transformado em uma festa. Eu como jovem morador da zona norte fui muito feliz com essa releitura.
Aqui em Santo André tem o histórico Moinho São Jorge local do Palácio de Mármore. Torcemos muito para um fim digno do local e de muita movimentação, cultura e diversão pra todos. Porém, segue há anos quase que abandonado, sem produção, falido, tombado mas sem objetivo. Apenas alagando nas épocas de chuvas e com seguranças na porta para evitar invasões. Triste!
Esse tema é muito bom, enquanto museus pegavam fogo, governo enrosca e atrapalha imóveis com esses treco de tombamento sem planejamento, gastando com indenização enquanto museus não tem eletricista para manutenções básicas
Amo esse canal, mesmo com meu nível de leigo. Gostaria de ver conteúdo sobre os prédios religiosos da cidade, principalmente do centro. Próximo a mim tem a Igreja Martin Luther que foi o primeiro prédio neogótico da cidade (antes da catedral até) e foi parcialmente destruído com a queda do prédio vizinho. A Igreja de Santa Ifigênia, e tantos outros abandonados, embora tombados
quantas camisetas de rock eu comprei nesse casarao na decada de 90 :) excelente materia! aqui na California vemos muitas das painted ladys que foram divididas como em NYC e funciona bem...
Ótimo vídeo, apresentando alternativas de uso para edifícios históricos, que possam preservar a nossa história urbana e arquitetônica e incentivar a diversidade paisagística. De fato, há muitas alternativas de uso, além de museus, que por aqui não são usadas, inclusive com reformas internas para moradia. Será que sao as nossas regras de tombamento que não permitem?
Já viu como é Portugal,Itália ou Espanha q tem arquitetura antiga e por dentro e tudo muito moderno ? E melhor fazer isto do q ficar abandonado.
Muito obrigado! Se puder, envia pros amigos e peça que se inscrevam no canal! Abração
Casarões feitos sobre muito sofrimento, suor, sangue e choro de escravos vai continuar assim muitos devagar e outros empatados até cair.
Por mim pode todos serem substituídos por prédios.
Me lembrou o casarão cassina em Manaus
@@lucianeaparecidalopes7673 Luciane, esses casarões foram em geral construídos depois da abolição.
E se assim for o critério, que derrubem também as pirâmides de Gizé.
@@lucianeaparecidalopes7673 aí tá querida. Tchau.
Adoro esse casarão, queria muito ver ele restaurado.😢
Perfect, I support !
Seria incrível se fizessem mais daqueles cafés em casarões históricos que preservam a arquitetura original melhor coisa.
“Centro cultural” acaba sendo sinônimo para qq coisa que não se sabe resolver
Obrigada Raul
Seus vídeos sempre pertinentes para o público e tb para, quem sabe, inspirar iniciativas de projeto e investimento !
Todo prefeito deveria ver seus vídeos, ótima análise e solução para o problema dos casarões.
Arquitetura moderna que me perdoe. Mas, amo a estrutura do século 19, modelos como da Alemanha, França, Bélgica, Áustria❤ Me encantam muito. Adoraria ver esses casarões restaurados e tendo utilidade😊
Não se esqueça de Inglaterra, é tão bonito a arquitetura clássica de lá.
Sim! Uma mais linda que a outra
@@kevinjonasalvares Inglaterra é mais basiquinha
Quem mais defende esse prédios modernos são os que ficam mais longe, igual Oscar Niemeyer que projetou várias obras modernas mas na própria casa usou o estilo colonial português clássico de 1800 🤣
Você foi cirúrgico quando falou da remoção das árvores. Quando é árvore derrubada pra construir favela ninguém fala nada !
Sempre digo a todos que vc deveria ser o Secretário de Urbanismo de SP! Vc tem muita clareza e propriedade, penso exatamente como vc. Trabalhei 33 anos na PMSP lutando contra a demora de resposta dos órgãos públicos, a sociedade é dinâmica e o mundo gira, o que é viável e bom para a cidade hoje pode não se viabilizar mais daqui há três anos! A cidade é basicamente formada pelos usos residenciais e comerciais, que dão vida às cidades. Há mais casarões tombados do que museus possíveis, eles tem que estar inseridos no tecido urbano do dia a dia, lembrando que São Paulo tem um déficit habitacional monstruoso. Hoje eu penso que os órgãos públicos tem a cultura do NÃO e de fazer rolar decisões que deveriam ser rápidas e que trariam benefícios à cidade. E o que me deixa mais triste é que dediquei minha vida à essa cidade que amo, e me aposentei frustrada por não ter conseguido fazer a diferença!
Esse casarão é maravilhoso, seria ótimo se fosse restaurado e tivesse uma vida nova nele, de preferência para que todos possam ter acesso a esta arquitetura linda ❤👏
E o melhor de tudo: na mais democrática avenida de nossa cidade! Vamos cobrar nossos governantes para que isso saia do papel o quanto antes.
Mais um vídeo essencial, obrigado Raul! Passei em frente hoje, domingo. Paulista fechada para carros e muita gente passeando a pé, de skate, patins, bicicleta… O público para o casarão já está todo lá.
Até alguém sensato, aqui no RJ tem uma quantidade absurda de sobradinhos e prédinhos antigos que são tombados. Todos largados. Até ouvi que há uma técnica de tirar algumas telhas e deixar entrar água até cair. Outros foram invadidos e viraram cabeças de porco. Incrível como o Estado tem sempre "boas intenções"!
Tive uma casa antiga em Santa Teresa, Rio de Janeiro que pegou fogo enquanto estava alugada. A única coisa que sobrou foram as paredes externas. Não consegui licença para a reforma e fiz na marra. Fiz tudo igual na fachada. Um belo dia, depois de colocar a porta adquirida em um antiquário de demolição, da mesma época, um fiscal apareceu dizendo que teria que trocar a porta e tal. O xinguei de todos os nomes explicando o fato real....ele nunca mais apareceu.
Sensacional! Raul, você precisa urgente assumir um cargo na prefeitura! Vai ajudar muito
Gosto da ideia de preservar por fora e mexer dentro para modernizar e adaptar
Até porque sao bonitos ❤
Esse canal é necessário
Lamentável essa situação em SP ver esses casarões antigos abandonados
Vídeo totalmente essencial! Obrigado por explicar o quão enorme é o problema deste casarão, Raul! Você é uma esperança em demonstrar à administração pública na utilidade de edifícios históricos que estão postos ao abandono, ainda que, possam ser usados sem destruir sua característica marcante e original da arquitetura paulista.
acho um tema muito importante, mas saber oq precisa ser preservado, não como moradores de pinheiros por exemplo q querem tombar casas sem nenhum valor arquitetônico ou histórico, apenas para preservar, se o estado decide q ele tem valor coletivo, ele tem obrigação de contribuir
Em Lima no Peru, muitos casarões e espaços históricos foram alugados para grandes empresas. Contratos flexiveis, isenção de taxas...Barranco se renovou totalmente após essa ação, ficaram um charme. Starbucks e Mc Donalds inclusive tem o seu cantinho lá. Esse último na Gran Via em Madri fez o mesmo. Em SP o Le pain quotidiem está em casarão antigo maravilhoso....pq ñ encentivar e dar isenção de impostos para empresas que tem recursos para restaurar? Brasil largado e burocrático como sempre
Amo este casarão fui em muitas festas e exposições fantásticos. Gosto e acho perfeito ser um ode à diversidade por ser um centro histórico de lutas por diversidade. Um museu da gastronomia também seria fantástico ora se manter. Precisa ser e economicamente sustentável.
deveriam abolir os tombamentos dos imóveis. se o estado quer preservar algo, que o compre e cuide dele.
Mais um excelente trabalho, com um alerta importante. Essa é a tragédia não apenas de São Paulo, mas também do Rio, de Recife, Salvador, Santos e outras cidades onde as marcas de um passado de prosperidade são hoje desprezadas, seja pelo empobrecimento generalizado ou pela pouca atenção de nossos governantes e da sociedade em geral pela memória, pela cultura, pela identidade do país. Uma tristeza. Miguel, Rio de Janeiro.
triste ver um casarão tão lindo e abandonado 😢 quantos detalhes nesse interior, um verdadeiro pedaço de história
Melhor notificação do dia, EU AMO ESSE CANAL ❤
No Brasil não se dá valor nem os museus existentes, imagine um totalmente do zero
Em minha cidade no interior de São Paulo temos visto a demolição de várias casas significativas do começo do século xx sendo destruídas e com certeza isto acontece do Brasil todo, isso é muito triste…
Mais um vídeo impecável. Já tá na hora de parar de pensar em transformar tudo em museu ou centro cultural que ninguém vai visitar. Tem que dar uso comercial, residencial, UBS, escola etc.
Nesse casarão cairia bem um espaço de co-working integrado a um café. Na Av. Paulista centenas de pessoas usam os cafés para trabalhar, seria ótimo existir um local mais adequado em que você pudesse apenas chegar e pagar por hora ou uma consumação mínima para usar.
Acho muito interessante em Petrópolis no centro histórico, vários casarões funcionam bancos, escolas, cursinho de inglês, academia e etc. Não tenho certeza quanto ao tombamento, mas acredito que sejam por serem muitos ainda da época do império. Amo essa integração e real utilização!
Aqui em SC muitas dessas construções são consultórios, restaurantes até prefeituras e camaras, algo tão simples de se resolver.
Eu morava em frente a uma antiga vila operária no bairro do Tatuapé. Teve uma pendenga da justiça a respeito do tombamento. Aí, na calada da noite, não é jeito de falar, foi de noite mesmo, demoliram tudo num picar de olhos. Fiquei muito triste, teria o potencial de se transformar num centro comercial muito charmoso, com restaurantes, lojinhas etc... E assim se foi mais um pedaço da história da cidade. Hoje no local tem um mercado Bom Marche.
ahhhh, foi assim que brotou um Marche do nala alí? eu passava em frente mas não lembrava de como era antes.
Vc queria o tombamento porque não era dona naqueles sobrados simples e sem graça. Após o tombamento não poderiam ser feitos mais nada alem de muitos documentos como foi mostrado nesse video. São paulo não pode mais viver tombando qualquer coisa, depois do tombamento vem o abandono e os usuarios de crack dominam a região. Isso pode ser visto nas travessas da Rua da Mooca atrás da concessionaria da Wolkswagem. Depois que vira ponto de tráfico a visinhança muda pra onde? Para os lançamentos novos gerados a partir de casas velhas e domolidas. NInguem quer morar em casa velha. e Depois se enfiam em predios que se parecem com fortalezas medievais com ampla segurança. Eu moro em uma casa velha na mooca construida em 1950 que era na minha bisavó, se chegar algum maluco aqui querendo tombar, eu vendo a casa no dia seguinte.
Pior que não teria potencial nenhum, já que já tem centenas de obras tombadas abandonadas!
@@betosm3 Povo veio que não quer evoluir é o primeiro a se mudar pra apartamento com elevador, com toda acessibilidade que a idade infelizmente exige.
Ótimo, prédio velho bom é prédio velho explodido...😅😅😅😅
Talvez a melhor ideia seja a primeira: construir um prédio nos fundos ficando os novos proprietários encarregados da manutenção do casarão a exemplo da Casa das Rosas. Ou uma parceria com o SESC/SESI objetivando uma destinação de cunho mais profissional tipo uma escola de gastronomia com um restaurante. Enfim, as ideias são muitas
Paulista está cheia de prédios vazios já
Boa noite! Deveriam transformar em algo útil a população, como por exemplo escola com cursos gratuitos ou preços acessíveis ou então hotel, pensão, algo que de algum retorno positivo. São Paulo precisa sim, investir na educação, facilitar o acesso a cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, principalmente para as pessoas menos favorecidas. Aqui em Santo André/SP, alguns imóveis antigos também sofreram tombamento e alguns estão em péssimas condições e perderam seu valor de mercado. Paranapiacaba é um exemplo clássico, é um lugar que recebe um bom números de turistas, mas sem infraestrutura. Todos os imóveis lá foram tombados e são precários, não há pousadas, restaurantes, a ponte que liga a parte baixa a parte alta da cidade esta deteriorada, ou seja, nada adianta tombar um imóvel e não dar um destino útil para ele.
Como sempre, um excelente vídeo!
Aliás, à sua crítica a morosidade para em relação as árvores, me lembrou o que está acontecendo com o projeto de revitalização do Mercado Municipal Paulistano. A concessionária apresentou um projeto maravilhoso em que pretende implantar árvores, mas sofreu parecer negativo do órgão de tombamento por obstruir a vista do bem tombado.
Obs: Eu adoraria um vídeo seu sobre o Mercadão.
Quanto às antigas mansões da Paulista é triste que a mansão dos Lotaif, construída em estilo árabe, tenha sido demolida. Que bom seria se ela ainda estivesse de pé. Poderia ser um consulado de um país árabe.
Museu da gastronomia! Perfeito!!!
Excelente vídeo, como sempre. Estava realmente faltando você abordar esse assunto, muitos casarões estão se acabando pelo Brasil por causa da "burrocracia". Quando viajei a Europa que percebi o quanto estamos atrasados nesse ponto, Lá eu notei que as atividades são diversas e permitidas com agilidade. O maior culpado pela perda de edifícios históricos é essa lei exageradamente burocratica e danosa de tombamento
Lindo!Moro bem perto dele.Deveria ser voltado para a gastronomia.Você é demais
A grande maioria, lugares são tombados e os proprietários são prejudicados. Só arcando com seus custos. No centro de São Paulo e de Santos, sou a favor de destinar prédios e casas sem nenhum valor histórico e transformar em prédios residenciais de 3 a 4 pavimentos sem os custos de elevadores. Pois são áreas degradadas e na área central destas duas cidades tem toda infraestrutura para transformar o vazio do centro em lugares bons para viver. Excelente matéria
Raul, ótima matéria, sem benefícios fiscais, a preservação e manutenção dos casarões torna-se inviável. Meu caro, não poderiamos vincular parte da Rouanet à preservação/manutenção desse patrimônio?
Estou morando em Buenos Aires e me surpreende como a conservação dos imóveis históricos são levados a sério. Vivo em um duplex em San Telmo de 1850 e o estado dele é melhor dq um apto que vivi em Sampa da decada de 1960. Infelizmente o Brasil é bom em demolir e subir predio de ferro e vidro!
Perfeito. Não vejo a hora dos retrofits se tornarem algo universal e que os tombamentos deixem de assassinar construções tão ricas.
Excelente material. Nos convida à reflexão sobre os tombamentos e seus impactos. Irei trabalhar este tema com meus alunos de direito e usaremos sua reportagem como ponto de partida. Obrigado.
Verdade poderiao fazê muita coisa boa nesse casarão maravilhoso trazê-la pró dia dia hj é uma forma de resgate à sua história incrível. Mater dê pé para ñ seja demolido. Comum aconteceu com outro casarãos. Espero que restaure esse casarão dê juanquis Franco de Melo espero. Parabéns pelo seu trabalho incrível
Eu moro na freguesia do Ó, quando falaram em tombar os casarões daqui , os donos mesmo tombaram na marreta
Suas reflexões me enchem de revolta e fúria sabia??!! Como me irrita morar numa cidade tão atrasada e medíocre com essa burocracia! Sem aproveitar todo espaço que temos! Vc é genial em perceber e criticar isso!
A competencia das liberações e incrivel, vi isso na tv, com o complexo de um imvestimwnto frances, no antogo hospital Matarazzo.
O frances reclamou da morozidade, pra nao falar incopetencia, de varias gestões, que cada uma era algo diferente, vergonhoso essa imcopetwncia na liberação de licenças, de documentos, etc....
Parabéns aos Países que possuem mentes pensantes! Já aqui… Tão fácil achar outras soluções!!!
O estado é complicado mesmo, tem um casarão perto donde moro, tombado, já acumula musgos faz anos.
Esse Canal é o mais necessário do Brasil, necessário para reaginar nosso país mediocre (mas com potencial)
Foi um sonho meu por muitos anos, enquanto trabalhei na região central, morar por la! Hoje, após me
aposentar, desisti totalmente da ideia! Fui para a grande São Paulo… Caucaia do Alto/Cotia! …. So ficou a lembrança do Hotel
Hilton…. imortalizado na abertura da novela “A Proxima Vitima”, lugar onde trabalhei e de onde comecei a ver e ouvir o declínio do centro (la de cima eu ouvia….”pega ladrão”….triste demais!)
Adoro te ouvir na Cbn e assistir suas pesquisas, descobertas e comentários aqui no canal 😊
Raul, suas matérias são ÓTIMAS! Que alegria seria se suas maravilhosas ideias e visão fossem utilizadas em nossa cidade. Espero que muitas delas possam se concretizar um dia, para vermos nossa linda cidade despontar no cenário mundial. Tamanho ela tem, só falta muito mais qualidade no que oferecemos.
Mais um vídeo de me deixar sem palavras!
Eu fui a vários Mambo Bazaar nesse casarão... curtia cada corretor, cada aposento, imaginando como seria viver ali, nos áureos tempos ... era incrível.
Você também falou dos demais casarões / museus... eu morei boa parte da minha vida "ao lado" da Casa Modernista - e estudei na Escola Lasar Segall, que fica logo atrás. Quantas vezes eu estive lá (e não foi por passeio escolar)? 2 vezes. Pouco não é?! Hoje me arrependo, mas infelizmente também não tenho vontade de voltar lá. Deve ser porque imagino tudo meio "largado", abandonado por assim dizer... Lamento muito, e acabo pensando (como a maioria) que viaja ao exterior e gosta de saber da história, visitar prédios históricos e acabamos não valorizando o que temos bem debaixo do nosso nariz.
Prometo me esforçar mais!!!
Parabéns pelo vídeo. Abs!
Vc é muito Top
É verdade estas casas são muito bonitas, mas ninguém fala do custo da manutenção. Foi muito bom este vídeo ter falado de casas históricas fora de bairros não tão falados na mídia. Há também em São Paulo há o antigo quartel do Exército no Parque Dom Pedro que foi passado para Polícia Militar, porém o quartel está com a construção muito deteriorada.
Um lugar tão lindo! Governador Tarcísio, que tal fazer desse lindo casarão, um lar para crianças.
Isso eh um crime contra o patrimônio publico, esse casarão deveria ser algum tipo de museu.
nao, nao deveria. vivem usando imoveis tombados como museu, e o resultado é pifio. logo ficam abandonados de novo.
Corredores culturais e revitalização do centro é uma ótima idéia que fará bem a São Paulo em diversas situacões complicadas. Tudo depende de uma Equipe multidisciplinar que trabalha com objetivo de resignifica a História da Capital Paulista
Conheço uma casa modernista tombada, que tem em torno de 150m2 e o IPTU está em quase 50 mil ano.
Não conseguem vender nem manter…
Que espetáculo de casarão.
Hotéis, restaurantes, cursos, diversos usos para esses casarões belíssimos.
Amei seu canal! Acabei de assistir a entrevista na Cultura. Parabéns!
Os herdeiros moram em uma cidade perto da minha, essa cidade leva o nome de Lavínia.
no bixiga, tem um prédio, de uns 5 andares em media, que se instalou e manteve no topo a fachada do sobrado preservada e restaurada. taí uma ideia também
Gostaria de ver esse casarão convertido em um museu da avenida Paulista, para contar a história dessa icônica avenida de São Paulo.
Aqui em BH a solução é bem inteligente, o imovel é preservado, mas com o resto do terreno a mairoia das vezes vc ta livre para fazer o que quiser
Trabalho maravilhoso Raul. Como é bom conhecer SP pelos seus olhos, através do seu conhecimento 👏👏
Chácara Lane fica do lado do Mackenzie... lugar agradável e tranquilo, como poder ser tão pouco visitado? Casa Modernista e Solar da Marquesa tb são muito bem localizados.
Alguém fala para o governo do Estado entregar o plano diretor para o Raul fazer. O cara é fera no que faz!!! Parabéns pelo seu trabalho!!!
Seria uma glória se permitissem um programa de habitação onde pudéssemos cuidar dos imóveis e habitá-los. Casa precisa de vida, gente é vida. Um casarão poderia servir como moradia para idosos, orfanatos, escolas de idiomas, oficinas e tantas outras serventias sociais. Acordei: estamos em terra brasilis 😢
Esse casarão tombado e abandonado na avenida com a maior pujança cultural do país é quase um crime contra a cidade.
parabéns ! belo video 👋👋🙏
Quando eu fui conhecer a famosa avenida Paulista esse casarão me chamou a atenção. Pela arquitetura muito bonita e pelo maus tratos que vem recebendo.
O Méqui 1000 na Paulista é um exemplo de um casarão bem aproveitado.
O canal do Raul deveria ser o manual de todo prefeito. Conteúdo importantíssimo!
Já deixei o meu like.
Muito obrigado pelo reconhecimento e divulgação. Ótimo conteúdo em prol da nossa cidade! Parabéns!
Parabens pela matéria, o Brasil e São Paulo principalmente não preserva nada, só sabem construir prédios , mas o saneamento é o mesmo da idade média, prefeitos e governantes deveriam viajar mais, aprender com a história, principalmente da Europa, pra saber que o mundo antigo os países são como cidades brasileiras e a renda em turismo deles supera muito o que recebemos anualmente por aqui.
O BRASIL É REFLEXO DE SUA POPULAÇÃO, precisamos de qualificação em nossa sociedade, e pra isso investimento, que nossos governantes parece não se interessar.
Rio de Janeiro tem algumas iniciativas de preservar sobrados antigos com usos modernos
Seu trabalho é muito importante para a sociedade. Não pare. Parabéns.
A verdade é que não dá pra transformar todo imóvel antigo em centro cultural. Não gira público suficiente pra justificar, e não gera tanto lucro pra compensar. Era melhor pertencer a quem tem interesse, e claro, dinheiro para reformar e manter! A verdade é que é difícil conceber esses palacetes pertencendo a um proprietário particular.
Parabéns por mais um vídeo de excelente qualidade! Parabéns pela opinião!
Vamos mostrar. Primeiro .Pará o governador falar com o prefeito.vamos viralizar este vidio.obrigado
Salvador tem muitos desses prédios, é o Tomba até tombar de tão deteriorado, viva a modernidade. solo no centro tem que ter uso, não importa o que tem nele...
Eu já acho horrível essas construções de prédios enormes e espalhados atrás de casas históricas. Esses prédios acabam engolindo as casas. Não entendo a fixação das pessoas e da arquitetura por prédios tão cafonas e que deixam a cidade horrível
Um vídeo que traz o problema e já na sequência apresenta exemplos de solução. Excelente! 👏👏👏
A alguns quarteirões da braz leme, tem um casarão (mais humilde que o da paulista) foi transformado em uma festa. Eu como jovem morador da zona norte fui muito feliz com essa releitura.
Um vídeo melhor que o outro
Aqui em Santo André tem o histórico Moinho São Jorge local do Palácio de Mármore. Torcemos muito para um fim digno do local e de muita movimentação, cultura e diversão pra todos. Porém, segue há anos quase que abandonado, sem produção, falido, tombado mas sem objetivo. Apenas alagando nas épocas de chuvas e com seguranças na porta para evitar invasões. Triste!
Esse tema é muito bom, enquanto museus pegavam fogo, governo enrosca e atrapalha imóveis com esses treco de tombamento sem planejamento, gastando com indenização enquanto museus não tem eletricista para manutenções básicas
Toda vez que passo na Paulista admiro esse casarão, e fico imaginando várias utilidades para ele 😊
Aqui em São Paulo tombar imóveis é tombar mesmo 😂😂😂
Parabéns pelo trabalho!!!
Amo esse canal, mesmo com meu nível de leigo. Gostaria de ver conteúdo sobre os prédios religiosos da cidade, principalmente do centro. Próximo a mim tem a Igreja Martin Luther que foi o primeiro prédio neogótico da cidade (antes da catedral até) e foi parcialmente destruído com a queda do prédio vizinho. A Igreja de Santa Ifigênia, e tantos outros abandonados, embora tombados
Parabéns pela reportagem! Perfeito!
Muito bom, excelente
Video imprescindível! Parabéns.
Como eu queria poder convidar os membros do IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP para assistir essa palestra gratuita do que não fazer com a cidade.
Acho que você não entendeu o vídeo.
@@corujasistemas2874 Acho que você não entendeu meu comentário/como funciona dentro dos conselhos.
já fiz parte de Conselho, do CONDEPHAAT de Bauru - SP. É risível, na verdade é de chorar.
Sempre que passo aí fico olhando esse casarão e me deprimo! Uma tristeza ver esse lindo é raro exemplar nesse estado !
quantas camisetas de rock eu comprei nesse casarao na decada de 90 :) excelente materia! aqui na California vemos muitas das painted ladys que foram divididas como em NYC e funciona bem...
Adoro seus videos, continue por favor!
Ótimo vídeo, apresentando alternativas de uso para edifícios históricos, que possam preservar a nossa história urbana e arquitetônica e incentivar a diversidade paisagística. De fato, há muitas alternativas de uso, além de museus, que por aqui não são usadas, inclusive com reformas internas para moradia. Será que sao as nossas regras de tombamento que não permitem?