Essas mutilações ocorrem em outras mídias... No filme Rocky de 1976, no final da luta de Rocky com Apolo ocorre um empate, mas na dublagem brasileira fala que a vitórias foi do Rocky e a cena do Apolo comemorando o empate é cortada... Eles mudaram o final de um filme que ganhou o oscar de melhor filme... Outro exemplo é a dupla de comediantes Terence Hill e Bud Spencer... Os filmes de faroeste deles Trinity são apenas dois filmes que o Terence Hill Faz como Trinity, só que nos outros filmes deles de faroeste onde o Terence Hill tem nome de outro personagem... a dublagem brasileira chamam ele de Trinity.
E um outro detalhe! As edições da primeira versão da Abril traziam, na última página, um pequeno resumo do que iria acontecer na edição seguinte das Guerras Secretas. Mas a edição 11 (a penúltima) anunciou uma série de situações que não saíram na edição 12, porque a Abril cortou boa parte delas! São os spoilers que não aconteceram...hehehehe
@@antoniosilva3528 pois é! kkkkkkkk E quando saiu a versão na íntegra, o que a elemental contou era só um repeteco do que foi visto! Grande revelação...
É um serviço de preservação que vocês prestam para a história da nona arte e seu público. Fico feliz em ter esse acervo disponível no UA-cam e por pessoas que respiram e inspiram essa via de expressão artística. Nunca fui de ler quadrinhos, mas vocês me despertaram esse amor, desde então venho consumindo suas publicações incríveis e feitas com muito carinho. Digo isso, pois eu sempre tive receio em gastar com um material de má qualidade, mas eu me surpreendi com o cuidado aos detalhes, cada centímetro, os relevos, os extras e as cores que dão vontade de mastigar. Obrigado equipe pipoca e nanquim. Amo vocês.
Ah, só por curiosidade, no Hulk 48 que o Alex segura, tem um desenho meu (o próprio Hulk) publicado na página "Arte dos leitores". Tch, é muita honra...
há pouco tempo consegui encontrar 11 dessas 12 edições com figurinhas e a caderneta , é uma "aventura" em si ler uma versão e outra ao mesmo tempo! valeu
Eu lembro de tudo que foi dito neste excelente episódio do Pipoca&Nanquim. Eu sempre fui observador e achava estranho algumas "armações" da Abril me levando a suspeitar de algum descompasso com os heróis publicados nos EUA com os daqui do Brasil. Eu não curti tanto a saga, talvez por causa dessas mutilações. Quando acabou , anos depois, um leitor perguntou na seção de cartas a respeito da aparição da Capitã Marvel na Teia do Aranha e da mesma "sumir" na época das Guerras Secretas. Os editores tiveram que explicar que era questão de mercado mundial e as alterações foram necessárias devido a diferença de cronologia da Marvel com a a Abril, mas depois tudo teve que ser recontado, não havia saída rsrsrs... foi uma época de pouco acesso a material da Marvel e reconheço o esforço da Abril em preservar os leitores.
Vídeo sensacional. Só faltou uma cereja do bolo aí. Falar de Transformers nº 3, da RGE, que publicou seis meses antes de Guerras Secretas a primeira aparição do Homem-Aranha no uniforme negro.
Olha, apesar das alterações brutais mostradas (mas, editorialmente justificáveis à época da publicação), nada apaga o carinho enorme que tenho por esta obra. Pena que não tenham comentado nada sobre a arte do mestre Mike Zeck .
No final foram essas "adaptações" q formaram uma geração de leitores no Brasil.. então tá valendo. :) Parabéns pelo programa, conteúdo de qualidade. Papel Jornal segue sendo um dos quadros mais legais do PN!
Quando eu tinha 10 anos de idade eu tinha uma blusa de frio com o desenho do homem aranha escrito secret wars. Não sei se fazia parte dos produtos licenciados, acho que era piratão mesmo
Assistir ao Papel Jornal é sempre um deleite! Na época nem imaginava que esses cortes e montagens poderiam estar acontecendo. Sei que me divertia a beça lendo os gibis, mas concordo 100% que é bizarro imaginar que uma obra artística estava sendo alterada. Legal mesmo ter isso registrado no canal! Pode render vídeo similar com a DC também, será que não?
Se o pessoal hoje em dia já achou ruim quando o PN colocou "Meu fôlego de atleta" no Recado a Adolf, imagina mudar arte e roteiro pra beneficiar uma cronológica bagunçada. Com certeza a Marvel ou a DC contariam relações no dia seguinte.
Pelo contexto da época, as mudanças da editora abril são razoáveis e justificáveis na minha opinião, adoro os vídeos de vcs, principalmente esse quadro, um petardo.
Bom, se a gente não souber da adulteração nem tiver acesso à história original, disfruta dela como se fosse a verdadeira. Não dói nada. Afinal, quem conta um conto, aumenta um ponto. Não pode retirar também...? Eu acho qui poji... só qui não devi...
Curiosamente, o uniforme negro do Aranha estreou no Brasil antes de Guerras Secretas, em um encontro com os Transformers pela Rio Gráfica, que "furou" a cronologia da Abril. Saiu em janeiro de 1986.
Caras, que vídeo sensacional. Parabéns! Eu era criança na época e comprei a edição “mutilada” curti muito e os caras fizeram um bom trabalho porque, na minha memória, tudo fez sentido mesmo depois. Dois detalhes: o desenho que contém o texto apresentado Guerras Secretas é a abertura de Secret Wars II que já estava sendo publicada lá fora. Notem que os heróis estão olhando na direção da caixa de texto que, na versão brasileira cobriu a forma “humana” do Beyonder. Outro detalhe: não me lembro exatamente em qual revista daquela época foi, mas um leitor mandou uma carta reclamando da cronologia e os caras publicaram uma longa resposta se justificando. Se não me engano foi o Forastieri que respondeu. Nunca me esqueci disso porque foi ali que todos nós percebemos o tamanho do gap entre o original e o que liamos por aqui. Última coisa: havia uma espécie de “cultura do delay” aqui no Brasil. Tudo demorava a chegar: discos, livros e filmes. Era raro haver algo simultâneo. Então talvez (chute meu) os caras da Abril inconscientemente ou conscientemente se aproveitaram dessa dinâmica e simplesmente mudaram tudo como vocês bem contaram no vídeo.
pessoal adorei esse retorno falando dos bastidores, da história, fazendo realmente um documentário completo. Eu havia me afastado um pouco do canal no começo desse ano, mas agora, vendo esse vídeo, meio que essa vontade de assistir o canal PN voltou com força, e junto voltou meu fascínio pelas hqs, muito obrigado pelo vídeo e por me trazer de volta para esse mundo das hqs!!
Se a gente parar pra pensar, alterar os nomes de personagens e das histórias na tradução, de certa forma também desrespeitam as obras originais e ninguém liga ( "Demolidor"; "A queda de Murdock"; "Vampira" ; "Gavião Arqueiro"...) E o mesmo acontece com filmes, animacões, séries... Tanto adaptacões de texto na tradução como cortes de cenas, são recursos que ocorrem aos montes, tudo bem que limar ou substituir personagens é um pouco mais sério, mas de um jeito ou de outro, "Guerras secretas da Abril" marcou minha infância Hoje eu comparo o que eles fizeram com um adulto lendo um gibi de herói pra uma criança pequena, mantendo o cerne, mas adaptando pra manter o interesse, afinal de contas, depois de crescidas, essas crianças foram apresentadas a obra original e poderam curtí - las com olhos mais críticos, assim sendo, pra esse "jurado" (suspeito por ter sentimentos envolvidos) os "réus" são inocentes
OBS: Quando chegou na parte da propaganda do bonequinho (cortado) do Demolidor eu parei o video, porque eu ainda tava no meio da saga lendo pela primeira vez, então não queria tomar spoiler de QUANDO/COMO ele apareceria nos quadrinhos, já que ele não era um dos personagens desde o inicio. Pra minha supresa ele nunca apareceu hahahahahaha, sensacional.
Teia do Aranha 62 de maio de 1994. Lembrança boa, li e reli tantas vezes que a revista dissolveu na minha mão. Nem me ligava que fazia tantos anos assim tinha apenas 11 anos.
Eu raramente tenho duas versões de uma mesma história na coleção. Mas a minissérie da Abril é uma preciosidade, tamanha a atrocidade que a editora fez com o material original. Ela fica guardadinha, junto com a edição capa dura da Panini. ❤❤❤
Esse foi um dos vídeos mais divertidos do PN dos últimos tempos... é olha que o material produzido é em média muito bom e divertido. Parabéns pelo trabalho. Me bateu uma saudade enorme dos formatinhos. Eu tinha muuuuito material e acompanhei essas publicações, mas quando casei não tinha como levar a coleção para o apê novo. Doei tudo para o irmão de meu cunhado, e tenho a alegria de ter formado um outro fã de quadrinhos.
Que história sensacional. Eu fico imaginando a cara dos leitores que leram na época Guerras Secretas se deparando com a versão sem os cortes. Devem ter pirado kkkk
Mano. Vocês são incríveis!! A forma como fazem os vídeos, como a conversa se desenrola, características específicas de cada um... são como quando os pais se juntam e contam suas histórias de vida e os filhos ficam maravilhados transformando o momento único. Vocês não tem a mínima noção do bem que fazem à pessoas com difentes problemas e dificuldades. Vida longa ao PN, que Deus abençoe todos os envolvidos.
A bem da verdade, a DC havia abunciado a intenção de criar "Crisis" com a finalidade de por ordem na casa. A elaboração da saga ainda estava em desenvolvimento, e a Marvel se adiantou criando "Guerras" para sair na frente. Tanto é que a versão da Marvel não muda nada ou realinha coisa alguma, já a da DC foi crucial para que as revistas voltassem a vender bem.
Eu nasci em 1981, lembro de quando lançaram esta coleção de bonecos Secret Wars aqui no Brasil. Ganhei o boneco Homem-Aranha, vinha com o escudo e um pequeno gibi com histórias curtas (1 página) e ficha dos personagens. Foi meu primeiro contato com Demolidor, Dr. Octopus, Dr. Destino e outros personagens até então desconhecidos para mim, mas, principalmente, a primeira vez que vi o Aranha com uniforme negro (amor à primeira vista lá na infância). Sobre os quadrinhos, a primeira vez que li Guerras Secretas foi justamente na republicação em A Teia do Aranha. Só fui ter dimensão do tamanho da obra da Editora Abril há poucos anos. Embora compreenda a motivação de Hélcio, JP e demais, a atitude pode ser aceita sob a ótica da negociação ("publica aí para vender os bonecos"), mas do ponto de vista do tratamento com obra alheia não há justificativa. Destaco que já ouvi o JP dizer que considera o tradutor um co-autor da obra, e talvez ele ainda se entenda no direito de fazer alterações que quiser nos quadrinhos que publica. Uma boa pauta para isso é analisar a versão de Terra X publicada originalmente pela Mythos Editora.
E história do hulk depois da guerras secretas na abril foi igual as guerras secretas cheias de furos por exemplo na edição 52 do incrível hulk da abril lá quando aparece os vingadores a capitã marvel é cortada,o fera aparece no lugar do starfox,o homem-aranha aparece com o uniforme tradicional e o tocha humana quando fala do coisa fala como se ele tivesse viajando em vez de falar que ficou no mundo bélico então também deram um furo gigantesco na história do hulk
@@CarlosSantos-mk7qg hehehehe. Me lembro disto. Na época que eu li a história do Hulk, achei o Fera meio estranho. Até o Homem - Aranha desta história do Hulk eu achei meio esquisito. Outra história que fizeram uma adulteração foi a saga do Capitão América contra o Caveira vermelha. Na história que o Caveira vermelha morre, aparecem os vingadores e a Abril coloca o Fera no lugar do Starfox. Depois de um tempo, comecei a sacar que as histórias do Capitão América e do Hulk estavam mais à frente na "cronologia Abril"....hehehehe
Eu lembro bem tinha 13 anos na época. Adorei quando li. Depôs foi republicado na revista A Teia do Aranha. Eu acho que deveria ter sido feito como em Crise nas Infinitas Terras, dava um corte e publicava dali, publicando as histórias que faltaram em uma revista especial
Excelente video. Eu tinha, desde criança, a mini em 12 edições da abril. Nos anos 90 relançaram nas páginas da revista "teia do aranha" e ficava comparando as diferenças. Que doidera.
Eu não tenho problema com as mudanças. Vocês falando eu me lembrei da dublagem de Yu Yu Hakusho. Ela foi toda tropicalizada, pra mim ficou bom. O que importa é a experiência de quem consome.
Excelente vídeo! Até me fez lembrar que eu por acaso tenho as edições 66 e 67 do A Teia Do Aranha, que eu comprei há muitos anos num sebo, e nem estava por dentro direito do contexto dessas edições. Agora pilhei de pegar a 62 a 65 e completar o arco hahaha Edit: Eu lembrei que a republicação do "A Morte Do Superman" em capa dura de 2 edições veio cheio de cortes também, principalmente no arco Funeral Para Um Amigo! Poderiam comparar isso em um vídeo futuro também
Outra bizarrice que a Abril fez foi com a hq DIAS DE FÚRIA onde o Hulk estava sem controle sob o domínio do Pesadelo, pouco antes da encruzilhada. Quando li a hq original parecia uma hq inédita kkkk
Parabéns pelo trabalho neste vídeo. E parabéns também aos lendários Jotapê e Carvalho, que tiveram a coragem e a disposição para fazer o quê fizeram. Não me sinto confortável em julgá-los pelos padrões atuais, pois me diverti muito na infância ao ler Guerras Secretas. Cabe ressaltar que ganhei os "hominhos" do Aranha, Wolverine, Octopus e Demolidor (!!!??!!). Meu filho leu a versão "sem cortes" na coleção da Salvat e gostou, o quê é relevante pois ele não curte HQ daquela época. Então SW tem sim um valor como história divertida de heróis, apesar de muitos elementos visivelmente datados.
QUE PROGRAMASSOOOOO!!!! Já entrou pra minha playlist do PN aqui no UA-cam. Amei a ideia do vídeo e se for oportuno fazer com outras histórias, demais!!! Tmjjj PN ❤
O quadro mais carismático, informativo e interessante da P&N. Quiçá do youtube. Quanto mais próximo e fidedigno do material original, melhor para os leitores (as). Acontece que naquela época (quase) tudo era bem aceito e virava alegria para os fãs. Muitos dos leitores da época eram pobres, contando com os quadrinhos para serem uma das poucas alegrias da vida. Como falado no vídeo, poucas leitores (as) tinham consciência do que estava acontecendo. Mas os primeiros sinais de alerta já estavam sendo dados por esses poucos. Principalmente através das seções de cartas dos leitores. Observando a camisa do Alexandre e fugindo um pouco do tema mas nem tanto, aproveito a oportunidade para pedir que vocês publiquem, caso seja possível, Tenente Blueberry.
eu lembro um pouco dessas alterações. Acredito que tentaram evitar os mesmos erros com a morte do Super-Homem, em que a Ed. Abril avisou que a cronologia seria adiantada em relação aos EUA para explciar os fatos qeu não batiam com a cronologia no Brasil.
Uau esse vídeo foi uma verdadeira aula, nisso vcs são mestres. Por favor continuem com esse quadro. Quanto ao que a editora Abril fazia eu sinceramente acho um verdadeiro crime contra as histórias e jamais conseguiria ler um formatinho deles.
Boa lembrança e agora estou me arrependendo de ter dado minha coleção original de guerras secretas...hahaha, eu lembro de ter relido varias vezes e muitas vezes estranhava a arte em alguns quadros, braços que não acompanhavam a proporção do personagem, diálogos estranhos e autoexplicativos, se notarem os personagem durante dois volumes ficam se auto explicando, tempestade, prof Xavier, homem de ferro, e só descobri isso quando andando pela famosa livraria Comic Shop da Av São Joao, e era rato nessa livraria, e também onde comprei em primeira mão a morte do Super Man original com capa prateada e lacrada no lançamento dos EUA, lá toda semana era novidade e acabei comprando secret wars original e pude ver as diferenças, culpei a abril pela cronologia estar muito desencontrada e o pior veio com guerras secretas 2. Ótimo tema.
A primeira versão br dessa saga foi mais ou menos a época que comecei a ler quadrinhos, e eu AINDA tenho todas as edições, mas infelizmente no último lugar que morei, boa parte da minha coleção estragou, então todas as edições de SW estão sem capa e algumas páginas estragadas. Eu sabia de algumas diferenças, mas não que eram TANTAS. Preciso reler essa saga sem os cortes. Ótimo vídeo, o Alexandre é um chato nas resenhas de filmes (rs), mas manja demais.
Eu tinha 15 quando saiu em 1986 comprei e achei estranho o começo e o fim e nas cartas eles metiam o pau na bloch e rge como mau exemplo de continuidade, um amigo meu tem os veículos de brinquedo da secret wars /gulliver.
Na TV eles cortavam filmes não apenas por censura, mas por tempo. Haviam filmes de mais de 1h30 que eram cortados para caber nas seções da tarde da grobo e no cine do SBT
Guerras Secretas marcou minha infância e foi uma das revistas que mais li. Quando saiu pela Abril eu estava com 10 anos (tal qual o Alexandre) e, lógico, achei que era tudo igual como saiu nos EUA... Ledo engano, que fiquei sabendo só quando saiu a saga na Teia do Aranha, anos depois e fiz a comparação. Quanto aos brinquedos, no Natal de 1986 ganhei dois bonecos (Homem-Aranha e Wolverine) e o veículo do Aranha. Sim, esses carros foram vendidos no Brasil.
Guerras Secretas, uma das minhas melhores memórias afetivas da minha pré-adolescência. Quando, recentemente, comprei a versão da Panini, fiquei surpreso com coisas que eu não lembrava e com a ausência de coisas que lembrava, principalmente no fim. E agora, esse vídeo explicou tudo. Gostava muito do vocabulário que era usado no formatinho. Aprendi palavras como "derrocada" e "engodo" lendo Guerras Secretas. Mas concordo com as adaptações, para contextualizar. Era o espírito do tempo.
Puxa vida... Eu lembro que no longínquo ano de 1996 eu assisti uma palestra do Jotapê Martins falando sobre essas alterações em secret Wars. Na época eu tinha apenas 15 anos e não havia lido essa saga, mesmo assim me lembro que fiquei abismado com isso, pensei "como é que pode? O que nós lemos é alterado do original!?"
Excelente vídeo sobre o assunto Guerras Secretas, tive as 12 edições da Abril, com o álbum de figurinhas, realmente foi bombástico na época, a ficha individual dos heróis e vilões também era muito interessante nas edições para quem começou colecionar na época, era meu segundo ano de colecionador não tinha um bom conhecimento dos heróis, sabia um pouquinho devido às folhas do dicionário Marvel. Tive também o resumo na edição do Capitão América 119 e a edição original na Teia do aranha 62. Hoje não tenho mais essas edições, tenho somente as 2 da Salvat pelo fato de ter a coleção completa e a da Panini capa dura com belíssima arte do Alex Ross. Sobre o comentário do Alexandre dos bonequinhos, na época ganhei bastante de presente: Homem-Aranha com os dois uniformes azul e vermelho e o preto, Capitão América, Homem de Ferro, Doutor Octopus, Doutor Destino, Kang, Magneto, Demolidor, Falcão e Duende macabro kkkk que nem estavam na saga. E tive os dois veículos um do Capitão América e outro do Doutor Destino, não sei aonde foi comprado, mas sobre a base ou Castelo da saga eu vi o do Doutor Destino na Loja Americanas na Lapa na época, junto com o castelo de Greyskull, bem mais caro que o castelo do He-man uma fortuna. Realmente existiu Alexandre foi um item raro. Espero que a partir desse vídeo, o PN mostre as demais sagas Marvel/DC em ordem cronológica seria fantástico sendo essa a primeira, mostrando aonde foi lançado e as HQs, tenho certeza que o Alexandre tem todo esses materiais. Um abraço para todos do PN!
Se olhar friamente para esses cortes nas edições, os leitores da época não iam lembrar de todos os detalhes da historia depois de muitos anos... E sim da historia a grosso modo. Ou seja, esses cortes tiveram sua importância para o bem maior que eram as vendas e a compreensão dos leitores na época.
Parabéns, tive poucos gibis que realmente eu comprei como x men classics , a morte e o retorno do super homem, a revista de aço dele e o do super boy e as revistas 2099, foi período curto mesmo que pude comprar, mas haviam colegas que tinha tudo do Hulk e outros.... Bem digo isso que a experiência de comprar e acompanhar certinho as edições, bem nao tao certo assim, as revistas do super homem e as 2099, haviam sempre na banca edições como estas das Guerras Secretas e Invasão da DC. Fico feliz por vcs fazerem a gente acompanhar corretamente as edições de vários gibis, pra quem sabe poder comprar algo como esta obra do vídeo. Peco então um vídeo sobre A Invasão, uma que comprei anos depois do lançamento e que não sei bem em quais gibis saíram além de Os novos Titãs . Grande abraço
Alexandre, esses veículos da Gulliver vieram sim para o Brasil. Meu irmão teve um, ganhou de presente de Natal. Embora não fossem baratos, foi "achado" meio de lado numa papelaria do bairro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele ganhou o Kang, que até aquele momento não fazíamos ideia de quem era. rsrs A propósito, adoro os papos de vocês, me sinto entre amigos. Sucesso sempre. 😘
Feliz que o pipoca ainda lança esses vídeos super detalhados e bem feitos. Muito difícil encontrar esse nível de qualidade no UA-cam com um conteúdo sobre quadrinhos. Parabéns pessoal!
52:00 Sim. Também acho que não deveriam modificar obras, ainda mais sem o aval dos criadores. Contudo, em muitos casos, acho que pior seria se não tivéssemos sequer acesso a elas. Imagina não ter acesso a pokémon ainda que saibamos que o anime que vimos no Brasil é um Frankstein inofensivo do anime que foi visto no Japão.
Nossa senhora!! Alexandre, QUE trabalho deve ter sido para você marcar todas essas páginas das revistas e todas essas mudanças. Mais ficou muito bom , agora eu entendi o porquê as minhas revistas compradas em sebo é diferente dos compilados que saiu nas bancas em capa dura
Video maneirissimo. Por coincidência eu comecei a ler essa saga pela primeira vez ontem (mas na versão da Panini). Muito doida toda essa história. Excelente trabalho rapazes.
Acho muito legal essa ideia do Pipoca e nanquim em fazer esse quadro "papel jornal" porque nesse quadro explica muita coisa do que nós leitores brasileiros não sabíamos e nem nos atentar vamos por esses por menores parabéns galera
Comprei todas em 1988! Achei boa, mas achei o final que não me agradou muito! Esse lance de mutilação e adulteração só fui saber em 2009, quando um colega meu mostrou que tiraram a capitã Marvel em 86 kkkkkk! Galera tinha uma revista da RGE dos Transformers com o Aranha participando com uniforme negro!!
Bruno e Alexandre.... é interessante como o tempo muda tudo!! Quando a Abril publicou A Morte do Superman, a situação foi parecida... cronologia adiantada em relação aos titulos mensais. Mas desta vez, não houve esse tipo de alteração como foi feito em Guerras Secretas.
Muito bom! Confesso que li Guerras Secretas pela primeira vez e fiquei boiando em muita coisa, só fui curtir mesmo a saga na revista A Teia do Aranha (tenho a mesma idade do Callari). Minha família fazia compras no Carrefour e eu ficava babando nos bonecos e nos veículos (sim, eu lembro de alguns, mas os castelos também nunca vi). Mesmo sendo um crime o que os editores da Abril fizeram, tenho que concordar com o Jotapê: eles cortaram muita ladainha da Marvel e "melhoraram" muita coisa, rsrsrs.
Eu tive um dos veiculos. Tinha o Kang, o Doutor Destino, o Demolidor e acho que o Octopus. E um dos veículos, que mexiam as metralhadoras a medida que andavam(duas pontinhas ao lado da roda dianteira. Era muito legal,mas era muito ruim de deixar em pé. Eles vinham com uma base de plastico para ficarem parados.
Eu posso estar enganado, mas se eu me lembro bem, depois de secret wars o Banner perde o controle por culpa do Pesadelo e toca o terror em Nova York, culminando com o Hulk sendo exilado na encruzilhada pelo Doutor Estranho. Na edição que ele arrebenta com os heróis em Nova York, o Homem-Aranha aparece com o uniforme original. Eu sempre achei a arte da parte do aranha bem diferente. Será que tbm foi uma alteração da Abril?
Foi diferente sim. Aquele Homem - aranha com o uniforme original foi desenhado pela abril. O personagem fera, que aparece na história do Hulk, é na verdade o Starfox, que não havia sido apresentado nos vingadores ainda. E nesta história do Hulk caparam a capitã Marvel ( Mônica Rambeau). Nesta época as histórias do Hulk e do capitão América estavam mais adiantadas que as histórias do Homem - Aranha e vingadores. Mas levei anos para descobrir isto .... hehehe
Independentemente da alteração, que eu acho grave, acho que o trabalho deles foi espetacular. Quiseram, apenas, nos situar. Fico pensando no trabalhão que tiveram. E acho grave hoje, porque na época não saquei lhufas, afinal, não tínhamos acesso às revistas americanas. Pena que depois se perderam... Mas isso a gente só foi descobrir agora. 😂 Parabéns pelo video, galera. Gosto muuuuuuito do PN.
Gente, sou de 90 e peguei esses quadrinhos na adolescencia e já tinham lançado há um bom tempo, e com esse video, to entendendo pq não dava bola pra guerras secretas e achava confuso (pq quando voltei a ver adulto, ia por scans e achei estranho, mas não entendia o pq). Arrasaram 1000 no video e conteúdo
Nessa época eu tinha 12 anos e nem me dava conta dessas alterações,tudo pra mim era festa, hqs eram as minhas maiores formas de diversões no período. Só me dei conta que rolavam alterações com o clássico desenho dos X-Men nos anos 90, que apresentaram o Gambit, então inédito no Brasil, aí eu vi os saltos cronológico e nas revistas somente para apresentar o personagem, a TV mostrava, aí não tinha como esconder e fui saber dos cortes anos depois que peguei revistas gringas de histórias que já tinha lido nos formatinhos, nelas eu via os cortes...
Na época da publicação pela Abril, quis muito ver o Surfista Prateado e o Doutor Estranho no planeta do Beyonder. O Surfista lutando contra todos, na esperança de conseguir voltar a poder viajar pelo espaço. E o Doutor tendo de lidar com forças místicas alienígenas.
Naquela época o leitor era molecada mesmo... Não uns marmanjos barbados de hj, que persistiram como leitores de hqs. Era tudo diversão e o trabalho da Abril fazia todo o sentido pra garotada. Os gibis eram baratos, fáceis de colecionar e, por isso, a cronologia Abril fazia toda diferença.
O que a gente tem que entender é que os quadrinhos de super-heróis como um todo, são voltados ao público infanto-juvenil, porquê depois dos 16 anos de idade, é mais fácil partirmos pra literatura e HQs e Mangás voltados para adultos (não especificamente dos gêneros pornô, que são os primeiros desta lista!), do que ficar lendo gibizinho de super-heróis até os 40-50 anos de idade.
Creio que o que acompanhei das guerras secretas estava nas revistas Teia do aranha. Não sei se possuo alguns da coleção original. Não sabia da balburdia que a Abril tinha feito. Foi uma excelente saga Papel Jornal.
Cara se eu não me engano o secret wars teve uma segunda versão aqui no Brasil pela abril ja que tenho a teia do aranha (64 aquele da capa iconica do homem aranha simbionte) que é de 95 que corrigiu certas alterações feitas na primeira revista!
Quadrinhos com desconto bom nesse Esquenta Black Friday da Amazon 🤩! Use nossos links: amzn.to/3zHFSdz
Eu amo esse programa papel jornal agora eu aguardo programas pra superpower grandes herois marvel e storm
Essas mutilações ocorrem em outras mídias... No filme Rocky de 1976, no final da luta de Rocky com Apolo ocorre um empate, mas na dublagem brasileira fala que a vitórias foi do Rocky e a cena do Apolo comemorando o empate é cortada... Eles mudaram o final de um filme que ganhou o oscar de melhor filme... Outro exemplo é a dupla de comediantes Terence Hill e Bud Spencer... Os filmes de faroeste deles Trinity são apenas dois filmes que o Terence Hill Faz como Trinity, só que nos outros filmes deles de faroeste onde o Terence Hill tem nome de outro personagem... a dublagem brasileira chamam ele de Trinity.
E um outro detalhe! As edições da primeira versão da Abril traziam, na última página, um pequeno resumo do que iria acontecer na edição seguinte das Guerras Secretas. Mas a edição 11 (a penúltima) anunciou uma série de situações que não saíram na edição 12, porque a Abril cortou boa parte delas! São os spoilers que não aconteceram...hehehehe
Lembro bem disso!
Exatamente, Ricardo.
Sim, ima das que me lembro era de um ser aquático revelando toda a verdade por trás das Guerras Secretas e... nada!
@@marcusserafim1331 Cara, ate hoje estou esperando esse ser aquatico revelar toda a verdade...
@@antoniosilva3528 pois é! kkkkkkkk E quando saiu a versão na íntegra, o que a elemental contou era só um repeteco do que foi visto! Grande revelação...
É um serviço de preservação que vocês prestam para a história da nona arte e seu público. Fico feliz em ter esse acervo disponível no UA-cam e por pessoas que respiram e inspiram essa via de expressão artística. Nunca fui de ler quadrinhos, mas vocês me despertaram esse amor, desde então venho consumindo suas publicações incríveis e feitas com muito carinho. Digo isso, pois eu sempre tive receio em gastar com um material de má qualidade, mas eu me surpreendi com o cuidado aos detalhes, cada centímetro, os relevos, os extras e as cores que dão vontade de mastigar. Obrigado equipe pipoca e nanquim. Amo vocês.
Muito obrigado pelo comentário. A gente que agradece. Tamo junto 👊.
Ah, só por curiosidade, no Hulk 48 que o Alex segura, tem um desenho meu (o próprio Hulk) publicado na página "Arte dos leitores". Tch, é muita honra...
há pouco tempo consegui encontrar 11 dessas 12 edições com figurinhas e a caderneta , é uma "aventura" em si ler uma versão e outra ao mesmo tempo! valeu
Todo Papel Jornal é uma verdadeira aula. Melhor quadro do canal 👏👏👏
Esse quadro é a principal relíquia do canal!História, arquivo do quadrinhos nacional e muito entretenimento!
Parabéns demais P&N!!!
Adoro esses vídeos do papel jornal, sinto como se estivesse sentado no famoso "Senta que lá vem história" rs quando eu era criança
Se vocês lembram, na lateral do caderno vinha impresso a edição e ano de publicação do original.
Percebi isso numa hq do aranha da Abril.
Eu lembro de tudo que foi dito neste excelente episódio do Pipoca&Nanquim. Eu sempre fui observador e achava estranho algumas "armações" da Abril me levando a suspeitar de algum descompasso com os heróis publicados nos EUA com os daqui do Brasil. Eu não curti tanto a saga, talvez por causa dessas mutilações. Quando acabou , anos depois, um leitor perguntou na seção de cartas a respeito da aparição da Capitã Marvel na Teia do Aranha e da mesma "sumir" na época das Guerras Secretas. Os editores tiveram que explicar que era questão de mercado mundial e as alterações foram necessárias devido a diferença de cronologia da Marvel com a a Abril, mas depois tudo teve que ser recontado, não havia saída rsrsrs... foi uma época de pouco acesso a material da Marvel e reconheço o esforço da Abril em preservar os leitores.
Vídeo sensacional. Só faltou uma cereja do bolo aí. Falar de Transformers nº 3, da RGE, que publicou seis meses antes de Guerras Secretas a primeira aparição do Homem-Aranha no uniforme negro.
Olha, apesar das alterações brutais mostradas (mas, editorialmente justificáveis à época da publicação), nada apaga o carinho enorme que tenho por esta obra. Pena que não tenham comentado nada sobre a arte do mestre Mike Zeck .
No final foram essas "adaptações" q formaram uma geração de leitores no Brasil.. então tá valendo. :)
Parabéns pelo programa, conteúdo de qualidade.
Papel Jornal segue sendo um dos quadros mais legais do PN!
Quando eu tinha 10 anos de idade eu tinha uma blusa de frio com o desenho do homem aranha escrito secret wars. Não sei se fazia parte dos produtos licenciados, acho que era piratão mesmo
Caraca, o PN tá embrazado. Só videozao. Um atrás do outro. O que n falta é conteúdo pra essa galera ♥️
Assistir ao Papel Jornal é sempre um deleite! Na época nem imaginava que esses cortes e montagens poderiam estar acontecendo. Sei que me divertia a beça lendo os gibis, mas concordo 100% que é bizarro imaginar que uma obra artística estava sendo alterada. Legal mesmo ter isso registrado no canal! Pode render vídeo similar com a DC também, será que não?
Pipoca e Nanquim + almoço de domingo = perfeição.
Sempre bom assistir o almoço enquanto como meu Pipoca e Nanquim
Se o pessoal hoje em dia já achou ruim quando o PN colocou "Meu fôlego de atleta" no Recado a Adolf, imagina mudar arte e roteiro pra beneficiar uma cronológica bagunçada. Com certeza a Marvel ou a DC contariam relações no dia seguinte.
Pelo contexto da época, as mudanças da editora abril são razoáveis e justificáveis na minha opinião, adoro os vídeos de vcs, principalmente esse quadro, um petardo.
Sempre que puder, vou dar uma força a esse canal, porque graças a esses caras, peguei gosto por ler quadrinhos
Custa nada dizer que é o melhor quadro do canal né? Que história massa sobre guerras secretas no Brasil!
Bom, se a gente não souber da adulteração nem tiver acesso à história original, disfruta dela como se fosse a verdadeira. Não dói nada. Afinal, quem conta um conto, aumenta um ponto. Não pode retirar também...? Eu acho qui poji... só qui não devi...
Eu li Guerras Secretas na Teia do Aranha! E hj tenho a versão da Salvat! Baita saga, me lembro até hj da alegria de ler essa história
Curiosamente, o uniforme negro do Aranha estreou no Brasil antes de Guerras Secretas, em um encontro com os Transformers pela Rio Gráfica, que "furou" a cronologia da Abril. Saiu em janeiro de 1986.
E agora a Panini também faz o mesmo, adulterando várias edições. Parabéns pelo vídeo! Esta saga está na minha memória até hoje.
Caras, que vídeo sensacional. Parabéns! Eu era criança na época e comprei a edição “mutilada” curti muito e os caras fizeram um bom trabalho porque, na minha memória, tudo fez sentido mesmo depois. Dois detalhes: o desenho que contém o texto apresentado Guerras Secretas é a abertura de Secret Wars II que já estava sendo publicada lá fora. Notem que os heróis estão olhando na direção da caixa de texto que, na versão brasileira cobriu a forma “humana” do Beyonder. Outro detalhe: não me lembro exatamente em qual revista daquela época foi, mas um leitor mandou uma carta reclamando da cronologia e os caras publicaram uma longa resposta se justificando. Se não me engano foi o Forastieri que respondeu. Nunca me esqueci disso porque foi ali que todos nós percebemos o tamanho do gap entre o original e o que liamos por aqui. Última coisa: havia uma espécie de “cultura do delay” aqui no Brasil. Tudo demorava a chegar: discos, livros e filmes. Era raro haver algo simultâneo. Então talvez (chute meu) os caras da Abril inconscientemente ou conscientemente se aproveitaram dessa dinâmica e simplesmente mudaram tudo como vocês bem contaram no vídeo.
pessoal adorei esse retorno falando dos bastidores, da história, fazendo realmente um documentário completo.
Eu havia me afastado um pouco do canal no começo desse ano, mas agora, vendo esse vídeo, meio que essa vontade de assistir o canal PN voltou com força, e junto voltou meu fascínio pelas hqs, muito obrigado pelo vídeo e por me trazer de volta para esse mundo das hqs!!
Seja bem-vindo de volta. Esse ano fizemos vários vídeos assim. Boa maratona. 💪
Se a gente parar pra pensar, alterar os nomes de personagens e das histórias na tradução, de certa forma também desrespeitam as obras originais e ninguém liga ( "Demolidor"; "A queda de Murdock"; "Vampira" ; "Gavião Arqueiro"...)
E o mesmo acontece com filmes, animacões, séries...
Tanto adaptacões de texto na tradução como cortes de cenas, são recursos que ocorrem aos montes, tudo bem que limar ou substituir personagens é um pouco mais sério, mas de um jeito ou de outro, "Guerras secretas da Abril" marcou minha infância
Hoje eu comparo o que eles fizeram com um adulto lendo um gibi de herói pra uma criança pequena, mantendo o cerne, mas adaptando pra manter o interesse, afinal de contas, depois de crescidas, essas crianças foram apresentadas a obra original e poderam curtí - las com olhos mais críticos, assim sendo, pra esse "jurado" (suspeito por ter sentimentos envolvidos) os "réus" são inocentes
OBS: Quando chegou na parte da propaganda do bonequinho (cortado) do Demolidor eu parei o video, porque eu ainda tava no meio da saga lendo pela primeira vez, então não queria tomar spoiler de QUANDO/COMO ele apareceria nos quadrinhos, já que ele não era um dos personagens desde o inicio. Pra minha supresa ele nunca apareceu hahahahahaha, sensacional.
Qndo tem papel jornal, mestres da nona arte e o vlog do ale, eu fico q nem o "senta q lá vem história" da tv ratimbum hehe, grande abraço!!
Teia do Aranha 62 de maio de 1994. Lembrança boa, li e reli tantas vezes que a revista dissolveu na minha mão. Nem me ligava que fazia tantos anos assim tinha apenas 11 anos.
Para quem quer saber mais, tem o podcast só universo HQ, onde o sidao fala com o editor na época, e as razões q levou essas alterações
Eu raramente tenho duas versões de uma mesma história na coleção. Mas a minissérie da Abril é uma preciosidade, tamanha a atrocidade que a editora fez com o material original. Ela fica guardadinha, junto com a edição capa dura da Panini. ❤❤❤
Esse foi um dos vídeos mais divertidos do PN dos últimos tempos... é olha que o material produzido é em média muito bom e divertido. Parabéns pelo trabalho. Me bateu uma saudade enorme dos formatinhos. Eu tinha muuuuito material e acompanhei essas publicações, mas quando casei não tinha como levar a coleção para o apê novo. Doei tudo para o irmão de meu cunhado, e tenho a alegria de ter formado um outro fã de quadrinhos.
Que história sensacional. Eu fico imaginando a cara dos leitores que leram na época Guerras Secretas se deparando com a versão sem os cortes. Devem ter pirado kkkk
Uma delícia esse quadro Papel jornal. Volto no tempo.
Que venham muitos maís vídeos do tipo.
"Vídeo longo"?
Que nada.
Passa que a gente nem percebe.
Mano. Vocês são incríveis!! A forma como fazem os vídeos, como a conversa se desenrola, características específicas de cada um... são como quando os pais se juntam e contam suas histórias de vida e os filhos ficam maravilhados transformando o momento único. Vocês não tem a mínima noção do bem que fazem à pessoas com difentes problemas e dificuldades. Vida longa ao PN, que Deus abençoe todos os envolvidos.
A bem da verdade, a DC havia abunciado a intenção de criar "Crisis" com a finalidade de por ordem na casa. A elaboração da saga ainda estava em desenvolvimento, e a Marvel se adiantou criando "Guerras" para sair na frente. Tanto é que a versão da Marvel não muda nada ou realinha coisa alguma, já a da DC foi crucial para que as revistas voltassem a vender bem.
Falamos isso tudo também em nosso vídeo sobre a Crise
Esse é o meu quadro favorito do canal, continuem fazendo sepre por favor.
Papel jornal e vídeos longos do Pipoca & Nanquim: meu domingo perfeito
Eu nasci em 1981, lembro de quando lançaram esta coleção de bonecos Secret Wars aqui no Brasil. Ganhei o boneco Homem-Aranha, vinha com o escudo e um pequeno gibi com histórias curtas (1 página) e ficha dos personagens. Foi meu primeiro contato com Demolidor, Dr. Octopus, Dr. Destino e outros personagens até então desconhecidos para mim, mas, principalmente, a primeira vez que vi o Aranha com uniforme negro (amor à primeira vista lá na infância).
Sobre os quadrinhos, a primeira vez que li Guerras Secretas foi justamente na republicação em A Teia do Aranha. Só fui ter dimensão do tamanho da obra da Editora Abril há poucos anos. Embora compreenda a motivação de Hélcio, JP e demais, a atitude pode ser aceita sob a ótica da negociação ("publica aí para vender os bonecos"), mas do ponto de vista do tratamento com obra alheia não há justificativa.
Destaco que já ouvi o JP dizer que considera o tradutor um co-autor da obra, e talvez ele ainda se entenda no direito de fazer alterações que quiser nos quadrinhos que publica. Uma boa pauta para isso é analisar a versão de Terra X publicada originalmente pela Mythos Editora.
Excelente vídeo! Até hoje tenho essas Guerras Secretas da Abril comigo, mas dói no coração ver todas essas mudanças...
E história do hulk depois da guerras secretas na abril foi igual as guerras secretas cheias de furos por exemplo na edição 52 do incrível hulk da abril lá quando aparece os vingadores a capitã marvel é cortada,o fera aparece no lugar do starfox,o homem-aranha aparece com o uniforme tradicional e o tocha humana quando fala do coisa fala como se ele tivesse viajando em vez de falar que ficou no mundo bélico então também deram um furo gigantesco na história do hulk
@@CarlosSantos-mk7qg hehehehe. Me lembro disto. Na época que eu li a história do Hulk, achei o Fera meio estranho. Até o Homem - Aranha desta história do Hulk eu achei meio esquisito.
Outra história que fizeram uma adulteração foi a saga do Capitão América contra o Caveira vermelha. Na história que o Caveira vermelha morre, aparecem os vingadores e a Abril coloca o Fera no lugar do Starfox. Depois de um tempo, comecei a sacar que as histórias do Capitão América e do Hulk estavam mais à frente na "cronologia Abril"....hehehehe
Eu lembro bem tinha 13 anos na época. Adorei quando li. Depôs foi republicado na revista A Teia do Aranha. Eu acho que deveria ter sido feito como em Crise nas Infinitas Terras, dava um corte e publicava dali, publicando as histórias que faltaram em uma revista especial
Só temos que agradecer ao pipoca por esses documentários incríveis sobre a história do mercado editorial brasileiro e suas curiosidades.
Excelente video. Eu tinha, desde criança, a mini em 12 edições da abril. Nos anos 90 relançaram nas páginas da revista "teia do aranha" e ficava comparando as diferenças. Que doidera.
Eu não tenho problema com as mudanças. Vocês falando eu me lembrei da dublagem de Yu Yu Hakusho. Ela foi toda tropicalizada, pra mim ficou bom. O que importa é a experiência de quem consome.
Excelente vídeo! Até me fez lembrar que eu por acaso tenho as edições 66 e 67 do A Teia Do Aranha, que eu comprei há muitos anos num sebo, e nem estava por dentro direito do contexto dessas edições. Agora pilhei de pegar a 62 a 65 e completar o arco hahaha
Edit: Eu lembrei que a republicação do "A Morte Do Superman" em capa dura de 2 edições veio cheio de cortes também, principalmente no arco Funeral Para Um Amigo! Poderiam comparar isso em um vídeo futuro também
Outra bizarrice que a Abril fez foi com a hq DIAS DE FÚRIA onde o Hulk estava sem controle sob o domínio do Pesadelo, pouco antes da encruzilhada. Quando li a hq original parecia uma hq inédita kkkk
O papel jornal tem a vinheta mais simples mas o conteúdo e ouro puro...que o papel jornal seja ao menos exibido mensalmente!vida longa ao pn!
a quantidade de filmes que tinham toda a parte antes do título cortada era absurda. muitos só fui descobrir quando vi em DVD
Muito legal relembrar essa saga, tenho a minha coleção do formatinho completa e também não me desfaço!
Toda vez que eu lembro dessas presepadas da Abril que eu agradeço o trabalho da panini, embora os preços das hqs seja um absurdo. Ótimo vídeo galera
Parabéns pelo trabalho neste vídeo. E parabéns também aos lendários Jotapê e Carvalho, que tiveram a coragem e a disposição para fazer o quê fizeram. Não me sinto confortável em julgá-los pelos padrões atuais, pois me diverti muito na infância ao ler Guerras Secretas. Cabe ressaltar que ganhei os "hominhos" do Aranha, Wolverine, Octopus e Demolidor (!!!??!!). Meu filho leu a versão "sem cortes" na coleção da Salvat e gostou, o quê é relevante pois ele não curte HQ daquela época. Então SW tem sim um valor como história divertida de heróis, apesar de muitos elementos visivelmente datados.
QUE PROGRAMASSOOOOO!!!! Já entrou pra minha playlist do PN aqui no UA-cam. Amei a ideia do vídeo e se for oportuno fazer com outras histórias, demais!!! Tmjjj PN ❤
Esse vídeo de vocês é maravilhoso (como sempre), mas o trabalho de vocês em mostrar os cortes, foi espetacular!
O quadro mais carismático, informativo e interessante da P&N. Quiçá do youtube.
Quanto mais próximo e fidedigno do material original, melhor para os leitores (as). Acontece que naquela época (quase) tudo era bem aceito e virava alegria para os fãs. Muitos dos leitores da época eram pobres, contando com os quadrinhos para serem uma das poucas alegrias da vida.
Como falado no vídeo, poucas leitores (as) tinham consciência do que estava acontecendo. Mas os primeiros sinais de alerta já estavam sendo dados por esses poucos. Principalmente através das seções de cartas dos leitores.
Observando a camisa do Alexandre e fugindo um pouco do tema mas nem tanto, aproveito a oportunidade para pedir que vocês publiquem, caso seja possível, Tenente Blueberry.
eu lembro um pouco dessas alterações. Acredito que tentaram evitar os mesmos erros com a morte do Super-Homem, em que a Ed. Abril avisou que a cronologia seria adiantada em relação aos EUA para explciar os fatos qeu não batiam com a cronologia no Brasil.
Uau esse vídeo foi uma verdadeira aula, nisso vcs são mestres. Por favor continuem com esse quadro.
Quanto ao que a editora Abril fazia eu sinceramente acho um verdadeiro crime contra as histórias e jamais conseguiria ler um formatinho deles.
Boa lembrança e agora estou me arrependendo de ter dado minha coleção original de guerras secretas...hahaha, eu lembro de ter relido varias vezes e muitas vezes estranhava a arte em alguns quadros, braços que não acompanhavam a proporção do personagem, diálogos estranhos e autoexplicativos, se notarem os personagem durante dois volumes ficam se auto explicando, tempestade, prof Xavier, homem de ferro, e só descobri isso quando andando pela famosa livraria Comic Shop da Av São Joao, e era rato nessa livraria, e também onde comprei em primeira mão a morte do Super Man original com capa prateada e lacrada no lançamento dos EUA, lá toda semana era novidade e acabei comprando secret wars original e pude ver as diferenças, culpei a abril pela cronologia estar muito desencontrada e o pior veio com guerras secretas 2. Ótimo tema.
A primeira versão br dessa saga foi mais ou menos a época que comecei a ler quadrinhos, e eu AINDA tenho todas as edições, mas infelizmente no último lugar que morei, boa parte da minha coleção estragou, então todas as edições de SW estão sem capa e algumas páginas estragadas. Eu sabia de algumas diferenças, mas não que eram TANTAS. Preciso reler essa saga sem os cortes. Ótimo vídeo, o Alexandre é um chato nas resenhas de filmes (rs), mas manja demais.
Alegria do domingo: vídeo completasso do PN! ♥️
Eu tinha 15 quando saiu em 1986 comprei e achei estranho o começo e o fim e nas cartas eles metiam o pau na bloch e rge como mau exemplo de continuidade, um amigo meu tem os veículos de brinquedo da secret wars /gulliver.
Na TV eles cortavam filmes não apenas por censura, mas por tempo. Haviam filmes de mais de 1h30 que eram cortados para caber nas seções da tarde da grobo e no cine do SBT
Vídeo excelente! Vocês poderiam fazer um programa sobre a revista "os melhores do mundo" com a LJA do Morrison.
Que história maravilhosa! Ótimo vídeo!! Curti demais as GUERRAS SECRETAS originais....espetacular diversão!
Incrível! Só vcs mesmo pra trazer essa história pra gente!
Guerras Secretas marcou minha infância e foi uma das revistas que mais li. Quando saiu pela Abril eu estava com 10 anos (tal qual o Alexandre) e, lógico, achei que era tudo igual como saiu nos EUA... Ledo engano, que fiquei sabendo só quando saiu a saga na Teia do Aranha, anos depois e fiz a comparação. Quanto aos brinquedos, no Natal de 1986 ganhei dois bonecos (Homem-Aranha e Wolverine) e o veículo do Aranha. Sim, esses carros foram vendidos no Brasil.
Episódio muito bom. Papel Jornal contribui muito para contextualizar a trajetória da publicação de quadrinhos no Brasil.
Guerras Secretas, uma das minhas melhores memórias afetivas da minha pré-adolescência. Quando, recentemente, comprei a versão da Panini, fiquei surpreso com coisas que eu não lembrava e com a ausência de coisas que lembrava, principalmente no fim. E agora, esse vídeo explicou tudo. Gostava muito do vocabulário que era usado no formatinho. Aprendi palavras como "derrocada" e "engodo" lendo Guerras Secretas. Mas concordo com as adaptações, para contextualizar. Era o espírito do tempo.
Puxa vida... Eu lembro que no longínquo ano de 1996 eu assisti uma palestra do Jotapê Martins falando sobre essas alterações em secret Wars. Na época eu tinha apenas 15 anos e não havia lido essa saga, mesmo assim me lembro que fiquei abismado com isso, pensei "como é que pode? O que nós lemos é alterado do original!?"
Excelente vídeo sobre o assunto Guerras Secretas, tive as 12 edições da Abril, com o álbum de figurinhas, realmente foi bombástico na época, a ficha individual dos heróis e vilões também era muito interessante nas edições para quem começou colecionar na época, era meu segundo ano de colecionador não tinha um bom conhecimento dos heróis, sabia um pouquinho devido às folhas do dicionário Marvel.
Tive também o resumo na edição do Capitão América 119 e a edição original na Teia do aranha 62.
Hoje não tenho mais essas edições, tenho somente as 2 da Salvat pelo fato de ter a coleção completa e a da Panini capa dura com belíssima arte do Alex Ross.
Sobre o comentário do Alexandre dos bonequinhos, na época ganhei bastante de presente: Homem-Aranha com os dois uniformes azul e vermelho e o preto, Capitão América, Homem de Ferro, Doutor Octopus, Doutor Destino, Kang, Magneto, Demolidor, Falcão e Duende macabro kkkk que nem estavam na saga.
E tive os dois veículos um do Capitão América e outro do Doutor Destino, não sei aonde foi comprado, mas sobre a base ou Castelo da saga eu vi o do Doutor Destino na Loja Americanas na Lapa na época, junto com o castelo de Greyskull, bem mais caro que o castelo do He-man uma fortuna.
Realmente existiu Alexandre foi um item raro.
Espero que a partir desse vídeo, o PN mostre as demais sagas Marvel/DC em ordem cronológica seria fantástico sendo essa a primeira, mostrando aonde foi lançado e as HQs, tenho certeza que o Alexandre tem todo esses materiais.
Um abraço para todos do PN!
Sério que tinha o Falcão e o duende macabro aqui no Brasil?
Melhor quadro da internet brasileira, parabéns pelo trabalho! 👊
Se olhar friamente para esses cortes nas edições, os leitores da época não iam lembrar de todos os detalhes da historia depois de muitos anos... E sim da historia a grosso modo. Ou seja, esses cortes tiveram sua importância para o bem maior que eram as vendas e a compreensão dos leitores na época.
Parabéns, tive poucos gibis que realmente eu comprei como x men classics , a morte e o retorno do super homem, a revista de aço dele e o do super boy e as revistas 2099, foi período curto mesmo que pude comprar, mas haviam colegas que tinha tudo do Hulk e outros.... Bem digo isso que a experiência de comprar e acompanhar certinho as edições, bem nao tao certo assim, as revistas do super homem e as 2099, haviam sempre na banca edições como estas das Guerras Secretas e Invasão da DC. Fico feliz por vcs fazerem a gente acompanhar corretamente as edições de vários gibis, pra quem sabe poder comprar algo como esta obra do vídeo. Peco então um vídeo sobre A Invasão, uma que comprei anos depois do lançamento e que não sei bem em quais gibis saíram além de Os novos Titãs . Grande abraço
Meu quadro favorito!! Vida longa ao Papel Jornal e ao Pipoca & Nanquim!! ♥️
Alexandre, esses veículos da Gulliver vieram sim para o Brasil. Meu irmão teve um, ganhou de presente de Natal. Embora não fossem baratos, foi "achado" meio de lado numa papelaria do bairro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele ganhou o Kang, que até aquele momento não fazíamos ideia de quem era. rsrs A propósito, adoro os papos de vocês, me sinto entre amigos. Sucesso sempre. 😘
Feliz que o pipoca ainda lança esses vídeos super detalhados e bem feitos. Muito difícil encontrar esse nível de qualidade no UA-cam com um conteúdo sobre quadrinhos. Parabéns pessoal!
52:00 Sim. Também acho que não deveriam modificar obras, ainda mais sem o aval dos criadores. Contudo, em muitos casos, acho que pior seria se não tivéssemos sequer acesso a elas. Imagina não ter acesso a pokémon ainda que saibamos que o anime que vimos no Brasil é um Frankstein inofensivo do anime que foi visto no Japão.
Nossa senhora!! Alexandre, QUE trabalho deve ter sido para você marcar todas essas páginas das revistas e todas essas mudanças. Mais ficou muito bom , agora eu entendi o porquê as minhas revistas compradas em sebo é diferente dos compilados que saiu nas bancas em capa dura
Video maneirissimo. Por coincidência eu comecei a ler essa saga pela primeira vez ontem (mas na versão da Panini). Muito doida toda essa história. Excelente trabalho rapazes.
Acho muito legal essa ideia do Pipoca e nanquim em fazer esse quadro "papel jornal" porque nesse quadro explica muita coisa do que nós leitores brasileiros não sabíamos e nem nos atentar vamos por esses por menores parabéns galera
Comprei todas em 1988! Achei boa, mas achei o final que não me agradou muito! Esse lance de mutilação e adulteração só fui saber em 2009, quando um colega meu mostrou que tiraram a capitã Marvel em 86 kkkkkk! Galera tinha uma revista da RGE dos Transformers com o Aranha participando com uniforme negro!!
Esperando o dia em que o vídeos de mangás irão voltar para o canal. Eles sumiram.
Esperando tbm ;)
Até o Ilha Kaijuu não anda postando 😞
Além do segundo vídeo do Zago sobre Hunter x Hunter quando ele terminasse que ele disse que faria que nunca saiu, to esperando até hoje
Bruno e Alexandre.... é interessante como o tempo muda tudo!! Quando a Abril publicou A Morte do Superman, a situação foi parecida... cronologia adiantada em relação aos titulos mensais. Mas desta vez, não houve esse tipo de alteração como foi feito em Guerras Secretas.
Aprendo tanto com esse quadro, o meu favorito do canal.
Ótimo vídeo!Eu achei muito legal na época e não liguei muito para as alterações feitas pela ed Abril.
Melhor video dessa manhã de domingo
Ale. Obrigado por compartilhar seu conhecimento dos quadrinhos com nós.
Muito bom! Confesso que li Guerras Secretas pela primeira vez e fiquei boiando em muita coisa, só fui curtir mesmo a saga na revista A Teia do Aranha (tenho a mesma idade do Callari). Minha família fazia compras no Carrefour e eu ficava babando nos bonecos e nos veículos (sim, eu lembro de alguns, mas os castelos também nunca vi). Mesmo sendo um crime o que os editores da Abril fizeram, tenho que concordar com o Jotapê: eles cortaram muita ladainha da Marvel e "melhoraram" muita coisa, rsrsrs.
Eu tive um dos veiculos. Tinha o Kang, o Doutor Destino, o Demolidor e acho que o Octopus. E um dos veículos, que mexiam as metralhadoras a medida que andavam(duas pontinhas ao lado da roda dianteira. Era muito legal,mas era muito ruim de deixar em pé. Eles vinham com uma base de plastico para ficarem parados.
Eu posso estar enganado, mas se eu me lembro bem, depois de secret wars o Banner perde o controle por culpa do Pesadelo e toca o terror em Nova York, culminando com o Hulk sendo exilado na encruzilhada pelo Doutor Estranho. Na edição que ele arrebenta com os heróis em Nova York, o Homem-Aranha aparece com o uniforme original. Eu sempre achei a arte da parte do aranha bem diferente. Será que tbm foi uma alteração da Abril?
Foi diferente sim. Aquele Homem - aranha com o uniforme original foi desenhado pela abril. O personagem fera, que aparece na história do Hulk, é na verdade o Starfox, que não havia sido apresentado nos vingadores ainda. E nesta história do Hulk caparam a capitã Marvel ( Mônica Rambeau).
Nesta época as histórias do Hulk e do capitão América estavam mais adiantadas que as histórias do Homem - Aranha e vingadores. Mas levei anos para descobrir isto .... hehehe
Independentemente da alteração, que eu acho grave, acho que o trabalho deles foi espetacular. Quiseram, apenas, nos situar. Fico pensando no trabalhão que tiveram. E acho grave hoje, porque na época não saquei lhufas, afinal, não tínhamos acesso às revistas americanas. Pena que depois se perderam... Mas isso a gente só foi descobrir agora. 😂 Parabéns pelo video, galera. Gosto muuuuuuito do PN.
Gente, sou de 90 e peguei esses quadrinhos na adolescencia e já tinham lançado há um bom tempo, e com esse video, to entendendo pq não dava bola pra guerras secretas e achava confuso (pq quando voltei a ver adulto, ia por scans e achei estranho, mas não entendia o pq). Arrasaram 1000 no video e conteúdo
Nessa época eu tinha 12 anos e nem me dava conta dessas alterações,tudo pra mim era festa, hqs eram as minhas maiores formas de diversões no período. Só me dei conta que rolavam alterações com o clássico desenho dos X-Men nos anos 90, que apresentaram o Gambit, então inédito no Brasil, aí eu vi os saltos cronológico e nas revistas somente para apresentar o personagem, a TV mostrava, aí não tinha como esconder e fui saber dos cortes anos depois que peguei revistas gringas de histórias que já tinha lido nos formatinhos, nelas eu via os cortes...
Na época da publicação pela Abril, quis muito ver o Surfista Prateado e o Doutor Estranho no planeta do Beyonder. O Surfista lutando contra todos, na esperança de conseguir voltar a poder viajar pelo espaço. E o Doutor tendo de lidar com forças místicas alienígenas.
Naquela época o leitor era molecada mesmo... Não uns marmanjos barbados de hj, que persistiram como leitores de hqs. Era tudo diversão e o trabalho da Abril fazia todo o sentido pra garotada. Os gibis eram baratos, fáceis de colecionar e, por isso, a cronologia Abril fazia toda diferença.
O que a gente tem que entender é que os quadrinhos de super-heróis como um todo, são voltados ao público infanto-juvenil, porquê depois dos 16 anos de idade, é mais fácil partirmos pra literatura e HQs e Mangás voltados para adultos (não especificamente dos gêneros pornô, que são os primeiros desta lista!), do que ficar lendo gibizinho de super-heróis até os 40-50 anos de idade.
Que loucura, gente! Eu li alguns números na época de minha longíngua infância, mas não fazia ideia dessa bagunça toda. Valeu, P&N!
Creio que o que acompanhei das guerras secretas estava nas revistas Teia do aranha. Não sei se possuo alguns da coleção original. Não sabia da balburdia que a Abril tinha feito. Foi uma excelente saga Papel Jornal.
Cara se eu não me engano o secret wars teve uma segunda versão aqui no Brasil pela abril ja que tenho a teia do aranha (64 aquele da capa iconica do homem aranha simbionte) que é de 95 que corrigiu certas alterações feitas na primeira revista!