Querida prof, parece-me q faz alguns anos q ministrou essa aula, mas... a dúvida me veio hoje: O ex. q colocou acima veio a calhar muito bem. "Ele chegou, e cumpr... Vc. explicou q se o sujeito for o mesmo, isto é, ele = sujeito, se repete. Bem... se colocarmos só a vírgula, e subtrairmos o "e", a estética e a sonoridade ficariam bem melhor, veja: Ele chegou, cumprimentou os colegas, tirou o casaco, pendurou na cadeira e sentou -se. Querida Prof, gostaria muito q fizesse a correção, ou a justificativa. Muito grata, sua aula é muitíssimo importante para nós... Deus a Abençoe Sempre, por compartilhar os tesouros de suas habilidades e competências!🙏🏼
3 роки тому+1
Yara, de fato, a frase com o "e" apenas antes da última oração soa bem e está correta. Mas a repetição do "e" pode ocorrer (quando existe a intenção de enfatizar a soma de ideias). E, caso aconteça, o emprego da vírgula antes de cada conectivo aditivo será obrigatório, por causa do polissíndeto, mesmo que o sujeito seja o mesmo em todas as orações.
Parabéns! Está correto o uso da vírgula nos seguintes casos: 1- pantanal, um ano de saudade! 2- separei a blusa, se servir é sua. Obrigada! E este doi pontos que coloquei no enunciado está correto ou teria que ser ponto de interrogação?
4 роки тому+1
ADRIANA BARBOSA, no período 2, é melhor assim: separei a blusa; se servir, é sua.
4 роки тому+2
Quanto aos dois-pontos, convém mantê-los, mas reescrevendo o período, de forma a tornar a pergunta indireta. Exemplo: “Gostaria de saber se está correto o uso da vírgula nos seguintes casos:”.
Já temos alguns vídeos sobre recursos coesivos, como ONDE e AONDE e emprego de pronomes demonstrativos. Ou você está sugerindo um vídeo que fale sobre a diferença entre coesão e coerência?
Amei as dicas! Na frase: Os padrinhos tem como missão: proteger, cuidar, acompanhar, alegrar e acima de tudo amar, e dar testemunho da nossa união perante Deus! É correto usar a vírgula antes do e? ... amar, e dar testemunho...
4 роки тому+4
Não. Mas pode deixar “acima de tudo” entre vírgulas, a fim de destacar o trecho. E o acento em “têm” é obrigatório, visto que o sujeito é plural (“os padrinhos”).
Tem também aquele caso de vírgula antes do final de uma enumeração. No inglês, ela tem o nome de Oxford comma, ou vírgula de Oxford. Veja o exemplo: eu amo meus pais, José e Maria. Sem a vírgula no antes do final, é possível confundir uma listagem de pessoas amadas com o nome dos pais (Jośe e Maria). Há, portanto, uma ambiguidade na frase, que é sanada adicionando-se uma vírgula antes do 'e'. Confesso que não sei se essa regra se aplica à Língua Portuguesa.
2 роки тому
Creio que o melhor seja mudar a posição dos elementos: "Amo José, Maria e meus pais". Afinal, se "José" ficar entre vírgulas, poderá ser considerado um vocativo.
Priscila, tudo bem? Não tem nada com o assunto aqui agora,mas,se vc puder me ajudar.. na frase: ele foi pego em flagrante.. como se pronuncia o "pego"? Desde já agradeço ☺️. MARITSA
Tenho uma dúvida para a qual nunca achei resposta. Pode me ajudar? Exemplo: gosto de blusas azuis, bolsas amarelas e vermelhas e sapatos pretos. Nesse caso, aplico virgula antes de "E sapatos pretos"?
4 роки тому+1
Não há necessidade, pois a falta dela não gera ambiguidade. Mas, neste exemplo, a pontuação faria falta, pois poderia levar a um mal-entendido: “Gosto de blusas azuis, bolsas amarelas e vermelhas, e belas sandálias pretas”.
A professora de português explicou, e eu aprendi à aplicação do E , e minha mulher reclamou, pois , eu não estava dando a atenção ao meu filho!! Está certa a oração professora?
3 роки тому+1
O acento grave sobre o “a” antes de “aplicação”, a vírgula antes de “eu” e o artigo antes de “atenção” estão incorretos.
Estou apaixonada pelas dicas! Muito obrigada. Você poderia fazer algo relacionado ao E após o uso do ponto e vírgula (; e)?
4 роки тому+3
Tâmela, não há regra para o uso de "e" após ponto e vírgula. Na verdade, o que se costuma dizer é que se pode substituir ", e" por ";". Veja um exemplo: Eu viajei à Bahia, e minha família permaneceu em Pernambuco. / Eu viajei à Bahia; minha família permaneceu em Pernambuco.
Puxa professora! Onde você estava que eu não a conhecia? Adorei suas explicações, e olha que eu sou professor de Português e, você sabe, professor de Português é muito chato. (Risos hiperbólicos)
3 роки тому
Eu discordo de você: professor de Português não é chato, não! (Não todos, rs) Abraços gratos pelo carinho! (Notou a hipálage? rs)
Alguém pode me ajudar? Minha dúvida é a seguinte: qual das duas frases em usei a vírgula corrente? Eu entrei na loja e ela estava bem enfeitada. Eu entrei na loja, e ela estava bem enfeitada.
E quando se coloca vírgula tanto antes como depois do E? Obrigado
6 років тому+1
A vírgula após o "e" nunca acontece por causa dele, mas por alguma palavra ou expressão que esteja após. Exemplo: Maria disse "oi" às pessoas, e, ao mesmo tempo, João lhes disse "tchau". Nesse caso, o adjunto adverbial deslocado ("ao mesmo tempo") recebeu um par de vírgulas. Assim, a vírgula após a conjunção "e" é dele. Já a que apareceu antes foi usada porque o "e" liga orações de sujeitos diferentes, mas é facultativa.
Sensacional! Obrigado professora. Sempre com dicas excelentes e objetivas. Que tal falar sobre palavras homógrafas, homófonas e homônimos perfeitos? Sempre causam dúvidas rsrs
e os casos em que há uma virgula antes e depois do "e" ?
4 роки тому
A resposta a essa pergunta pode ser obtida com as informações trazidas neste vídeo e as apresentadas em outro, o da vírgula depois do “e”, disponível aqui no canal. 😉
Bom dia, professora! Parabéns pelo canal. Ganhou mais um inscrito rs. Faz um vídeo sobre o emprego da vírgula depois o (e,). Eu nunca vi ninguém explicando e tenho muita dúvida.
5 років тому
Olá, Rick! Bem-vindo ao canal! Vou anotar sua sugestão, mas já adianto que a vírgula após o "e" nunca ocorre por causa dessa conjunção, e sim por alguma palavra ou expressão após ela.
Ele chegou e ela cumprimentou os colegas e foi embora . Tá errado
4 роки тому
Alex Nascimento, considerando que ela foi embora, convém usar uma vírgula antes do primeiro “e”: “Ele chegou, e ela cumprimentou os colegas e foi embora”.
Professora, fale sobre Introdução, Desenvolvimento e conclusão.
6 років тому+1
Oi, Andrey! Obrigada pela sugestão, mas acho que não caberá falar sobre isso neste canal...
6 років тому+1
SEGUIR EM FRENTE e VOLTAR ATRÁS podem ser consideradas PLEONASMOS? A palavra RÁDIO é paroxítona terminada em ditongo crescente ou proparoxítona?
6 років тому
Olá, Raimundo! Não há problema em empregar tais expressões. Note que nem sempre se segue em frente (pode-se, por exemplo, seguir alguém, seguir uma pista, seguir uma religião). Já VOLTAR ATRÁS é uma expressão que tem um significado próprio: o de DESFAZER O QUE FORA FEITO ou DESISTIR DA DECISÃO QUE FORA TOMADA. Quanto ao acento gráfico de RÁDIO, é possível justificá-lo por qualquer uma das regras que mencionou, embora a primeira seja mais usual. Abraços.
6 років тому+1
Grato. Fico feliz por me tirar tais dúvidas. Muito obrigado.
Se não for usado a primeira virgula, ta errado? exemplo: Ele chegou e cumprimentou os colegas, e tirou o casaco, e o pendurou na cadeira, e sentou-se. Observe que eu não usei a virgula depois de "chegou", outro caso que tenho duvida é se da seguinte forma também esta correto: Ele chegou, cumprimentou os colegas, tirou o casaco, pendurou na cadeira e sentou-se. ta correto em ambos os casos?
6 років тому
Olá, Sou um zumbi! Pela regra, havendo polissíndeto, a vírgula ocorre desde antes do primeiro "e" (antes de "chegou", no exemplo). A segunda forma apresentada, com "e" apenas antes da última oração coordenada, é mais comum que a primeira e está corretíssima.
"Mais" tem a ideia de acrescentar algo, exemplo: Quero mais bolo e menos refrigerante . Outro exemplo do uso do "mais" é: Ela quer ir na festa mais que eu. Já o "mas", ele tem a ideia de "porem", exemplo: Eu não vou na festa, mas minha mãe vai. Outro exemplo do uso do "mas" é o seguinte: Quero comprar um carro do ano, mas não tenho dinheiro. O uso de ambas é bem simples, pra vc não se perder é só pensar no seguinte: Sempre que vc quiser dizer algo com um "porem", vc usa o mas, caso contrario é "mais" .
@ Bom,vou apresentar dois exemplos para ficar mais entendido para mim! 1. No dia do aniversário de Alfredo os amigos *Ângela e Léo* Ou No dia do aniversário de Alfredo os amigos *Ângela,e Léo* ? 2. Os amigos Léo,Ângela,Antonio e Jaime formaram uma comissãode investigação. Ou Os amigos Léo,Ângela,Antonio,e Jaime formaram uma comissãode investigação. ?
4 роки тому
@Emille Raiane, sem a vírgula. Apenas houve a soma de elementos, sem que o último deles fizesse parte de outra oração. Veja um exemplo em que a vírgula poderia ser usada: Chegou Maria, e João partiu.
Em alguns textos, eu já vi que a vírgula vem após a letra "e". É correto? Se for, faça um vídeo.
5 років тому+3
A vírgula após o "e" nunca acontece por causa dele, mas por alguma palavra ou expressão que esteja após. Exemplo: Maria disse "oi" às pessoas, e, ao mesmo tempo, João lhes disse "tchau". Nesse caso, o adjunto adverbial deslocado ("ao mesmo tempo") recebeu um par de vírgulas. Assim, a vírgula após a conjunção "e" é dele. Já a que apareceu antes foi usada porque o "e" liga orações de sujeitos diferentes, mas é facultativa.
Em sujeitos distintos, a vírgula não é facultativa, mas sim, OBRIGATÓRIA!
6 років тому+4
Olá, Manoel! Na verdade, não é consensual: alguns autores apresentam tal vírgula como obrigatória; outros, por sua vez, como facultativa. Considerando o que muitas vezes se encontra em questões de provas e em textos de autores consagrados, aconselho-o a considerar tal pontuação FACULTATIVA.
Pri, tudo bem? ❤ Poderia nos explicar se está correto dizer: "meu parabém" ao invés de "meus parabéns", quando for singular?
5 років тому+2
De fato, Renato, a palavra "parabém" existe e, por ser singular, exige o pronome possessivo "meu" no singular também. Todavia essa forma é bem menos usada que no plural (meus parabéns)...
Nathan, diferente das aulas que temos na escola, por exemplo, os vídeos deste canal não seguem uma sequência. Pode acontecer, então, de um vídeo exigir conhecimentos que não são desenvolvidos nele exatamente. Havendo dúvidas sobre a teoria gramatical, recomendo procurar no UA-cam vídeos mais longos, com formato de aula, sobre os temas sujeito, predicado etc.
Valeu!!👍👍👍👍💟
Excelente!!!🤩🤩🤩 Obrigada!
Belíssima explicação!!!
Obrigado pelo conteúdo!
Muito bem 😃
Ele virá ,e fará ver todo olho.
Amém!
Muito obrigado, ja faz um tempo que fico pensando sobre isso no momento de escrever.
melhor explicação na internet...
Bigadu professora!
Linda
Fala um vídeo como fazer abreviação no nome?
Não sei se entendi bem qual a sua dúvida... Pode dar um exemplo?
Amo este canal!
O uso da vírgula se faz obrigatório também quando o e aparece com valor adversativo?
Não há consenso sobre isso, mas há quem defenda a vírgula nesse caso, sim.
@
Obrigada pelo retorno! ❤️
Esse vídeo quebrou um galhão! kkkkkk
Querida prof, parece-me q faz alguns anos q ministrou essa aula, mas... a dúvida me veio hoje:
O ex. q colocou acima veio a calhar muito bem.
"Ele chegou, e cumpr...
Vc. explicou q se o sujeito for o mesmo, isto é, ele = sujeito, se repete.
Bem... se colocarmos só a vírgula, e subtrairmos o "e", a estética e a sonoridade ficariam bem melhor, veja:
Ele chegou, cumprimentou os colegas, tirou o casaco, pendurou na cadeira e sentou -se.
Querida Prof, gostaria muito q fizesse a correção, ou a justificativa.
Muito grata, sua aula é muitíssimo importante para nós...
Deus a Abençoe Sempre, por compartilhar os tesouros de suas habilidades e competências!🙏🏼
Yara, de fato, a frase com o "e" apenas antes da última oração soa bem e está correta. Mas a repetição do "e" pode ocorrer (quando existe a intenção de enfatizar a soma de ideias). E, caso aconteça, o emprego da vírgula antes de cada conectivo aditivo será obrigatório, por causa do polissíndeto, mesmo que o sujeito seja o mesmo em todas as orações.
Que voz e dicção top
Achava que não era preciso !
Dependendo do caso, a vírgula é obrigatória.
Bom dia ! Amos as suas aulas . Ótima semana
Parabéns!
Está correto o uso da vírgula nos seguintes casos:
1- pantanal, um ano de saudade!
2- separei a blusa, se servir é sua.
Obrigada!
E este doi pontos que coloquei no enunciado está correto ou teria que ser ponto de interrogação?
ADRIANA BARBOSA, no período 2, é melhor assim: separei a blusa; se servir, é sua.
Quanto aos dois-pontos, convém mantê-los, mas reescrevendo o período, de forma a tornar a pergunta indireta. Exemplo: “Gostaria de saber se está correto o uso da vírgula nos seguintes casos:”.
@ obrigada!
Fale sobre Coesão e Coerência!
Já temos alguns vídeos sobre recursos coesivos, como ONDE e AONDE e emprego de pronomes demonstrativos. Ou você está sugerindo um vídeo que fale sobre a diferença entre coesão e coerência?
Português no dia a dia Exatamente, estou com dúvidas.
Mande-me mensagem inbox pelo Facebook. Verei como ajudar você. :)
Qual é o seu Facebook?
Amei as dicas!
Na frase:
Os padrinhos tem como missão: proteger, cuidar, acompanhar, alegrar e acima de tudo amar, e dar testemunho da nossa união perante Deus!
É correto usar a vírgula antes do e?
... amar, e dar testemunho...
Não. Mas pode deixar “acima de tudo” entre vírgulas, a fim de destacar o trecho. E o acento em “têm” é obrigatório, visto que o sujeito é plural (“os padrinhos”).
Muito bom explicação
bom dia
aonde vai a , aqui ( Um Dos Fatores Que Agregam Qualidade De Vida É O Bem Estar No Local De Trabalho. )
Olá, Renato! Não há necessidade de vírgula na frase apresentada. Mas "bem-estar" tem hífen, ok?
@ ok obrigado
Ótimo! Me salvou em uma escrita urgente aqui, obrigado.
Salvou-me*
Gabs, pesquise sobre pronomes oblíquos no início de frase.
Tem também aquele caso de vírgula antes do final de uma enumeração. No inglês, ela tem o nome de Oxford comma, ou vírgula de Oxford. Veja o exemplo: eu amo meus pais, José e Maria. Sem a vírgula no antes do final, é possível confundir uma listagem de pessoas amadas com o nome dos pais (Jośe e Maria). Há, portanto, uma ambiguidade na frase, que é sanada adicionando-se uma vírgula antes do 'e'. Confesso que não sei se essa regra se aplica à Língua Portuguesa.
Creio que o melhor seja mudar a posição dos elementos: "Amo José, Maria e meus pais". Afinal, se "José" ficar entre vírgulas, poderá ser considerado um vocativo.
Priscila, tudo bem?
Não tem nada com o assunto aqui agora,mas,se vc puder me ajudar.. na frase: ele foi pego em flagrante.. como se pronuncia o "pego"? Desde já agradeço ☺️. MARITSA
As duas pronúncias são possíveis, na verdade...
@ obrigada pela atenção e ajuda 🤗
Na frase: Simplesmente Botafogo e nada mais. Precisa de vírgula?
Não precisa, mas, se quiser enfatizar a segunda parte, pode empregar vírgula ou travessão antes do “e”. Eu optaria pelo segundo. 😉
Tenho uma dúvida para a qual nunca achei resposta. Pode me ajudar?
Exemplo: gosto de blusas azuis, bolsas amarelas e vermelhas e sapatos pretos.
Nesse caso, aplico virgula antes de "E sapatos pretos"?
Não há necessidade, pois a falta dela não gera ambiguidade. Mas, neste exemplo, a pontuação faria falta, pois poderia levar a um mal-entendido: “Gosto de blusas azuis, bolsas amarelas e vermelhas, e belas sandálias pretas”.
Vídeo magnífico! Professora show de bola! Mto obg!
TENHO MT DÚVIDAS NO USO DA VÍRGULA. APANHO NAS REDAÇÕES.
Entender análise sintática é essencial para empregar bem a vírgula, Maria. Aconselho estudar essa parte da gramática, começando pelo período simples.
A professora de português explicou, e eu aprendi à aplicação do E , e minha mulher reclamou, pois , eu não estava dando a atenção ao meu filho!! Está certa a oração professora?
O acento grave sobre o “a” antes de “aplicação”, a vírgula antes de “eu” e o artigo antes de “atenção” estão incorretos.
Amo desse demais esse canal, e o jeito que ela ensina também!❤️
No Pai Nosso: 'não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal', esse 'mas' é o mesmo que 'e'?
Muito bom ! Obrigado !
Estou apaixonada pelas dicas! Muito obrigada.
Você poderia fazer algo relacionado ao E após o uso do ponto e vírgula (; e)?
Tâmela, não há regra para o uso de "e" após ponto e vírgula. Na verdade, o que se costuma dizer é que se pode substituir ", e" por ";". Veja um exemplo: Eu viajei à Bahia, e minha família permaneceu em Pernambuco. / Eu viajei à Bahia; minha família permaneceu em Pernambuco.
Português no dia a dia muito obrigada! Então o uso do E após o ponto e vírgula é meio que desnecessário. Mais uma vez agradeço! 😘
Ótimo vídeo, obrigado! :)
É interessante, e importante se informar, mas o português é tão complicado! 😄
Tenho uma dúvida . Eu unir várias orações pelo mesmo é
Alex Nascimento, sua frase ficou incompleta...
Puxa professora! Onde você estava que eu não a conhecia? Adorei suas explicações, e olha que eu sou professor de Português e, você sabe, professor de Português é muito chato. (Risos hiperbólicos)
Eu discordo de você: professor de Português não é chato, não! (Não todos, rs)
Abraços gratos pelo carinho! (Notou a hipálage? rs)
Parabéns! Professora vc é divina!
Aprendi muito.
Me preparo para concurso.
Deus lhe der cada vez mais sabedoria...
A vírgula é tão pequeno e complica nossas vidas
Vídeos muito interessantes! Meus parabéns pelo seu trabalho!
Ótima aula!!
Sempre li livros e via a vírgula antes do E kks eu achava que tava errado e me confundia
"O avião comercial Tupolev Tu-204 é fabricado na Rússia e é usado por várias companhias aéreas em todo o mundo." Nesse caso a virgula é necessária ?
AMO TODAS AS DICAS...PARABÉNS!
Alguém pode me ajudar?
Minha dúvida é a seguinte: qual das duas frases em usei a vírgula corrente?
Eu entrei na loja e ela estava bem enfeitada.
Eu entrei na loja, e ela estava bem enfeitada.
Está correta a vírgula.
@ obgd :)
Simples, clara e elucidativa! continue assim,parabéns pelo canal!.
E quando se coloca vírgula tanto antes como depois do E? Obrigado
A vírgula após o "e" nunca acontece por causa dele, mas por alguma palavra ou expressão que esteja após. Exemplo: Maria disse "oi" às pessoas, e, ao mesmo tempo, João lhes disse "tchau".
Nesse caso, o adjunto adverbial deslocado ("ao mesmo tempo") recebeu um par de vírgulas. Assim, a vírgula após a conjunção "e" é dele. Já a que apareceu antes foi usada porque o "e" liga orações de sujeitos diferentes, mas é facultativa.
@ Muito Obrigado!
Pri, no seu exemplo eu também poderia usar ";" no lugar da vírgula?
Geralmente, quando há sujeitos diferentes, emprega-se “, e” ou “;” (sem a conjunção): Ele chegou; ela cumprimentou os colegas.
Na oração " É hora de retornar mas, de modo remoto!" A posição dEssa vírgula é correta? E qual a função dela?
Aline Castro, não. Ela deve ficar antes do “mas”. É obrigatória para separar orações coordenadas.
@ Aproveitando o comentário, aqui, queria te perguntar uma coisa: quando o "e" exprime sentido adversativo, é preciso usar vírgula antes dele?
Não há consenso entre os gramáticos quanto ao uso de vírgula antes do “e” adversativo ou conclusivo.
Sensacional! Obrigado professora. Sempre com dicas excelentes e objetivas. Que tal falar sobre palavras homógrafas, homófonas e homônimos perfeitos? Sempre causam dúvidas rsrs
Anotado, Emanoel!
Nossa eu adorei, bem objetiva na explicação. Muito obrigada professora!
adorei, muito obrigada!
e os casos em que há uma virgula antes e depois do "e" ?
A resposta a essa pergunta pode ser obtida com as informações trazidas neste vídeo e as apresentadas em outro, o da vírgula depois do “e”, disponível aqui no canal. 😉
Ótima explicação.
Amei!
Bom dia, professora! Parabéns pelo canal. Ganhou mais um inscrito rs. Faz um vídeo sobre o emprego da vírgula depois o (e,). Eu nunca vi ninguém explicando e tenho muita dúvida.
Olá, Rick! Bem-vindo ao canal! Vou anotar sua sugestão, mas já adianto que a vírgula após o "e" nunca ocorre por causa dessa conjunção, e sim por alguma palavra ou expressão após ela.
Obrigado!
"Cheguei ao final de contrato e eles não me ofereceram contrato". O uso da virgula é empregada?
Olá, profa!
Na frase: Me chamo Vanessa e, atualmente, estou..., o emprego da vírgula está correto?
Sim. Como “atualmente” é adjunto adverbial deslocado, o par de vírgulas está certo. 🙂
@ Obrigada! ❤
Ele chegou e ela cumprimentou os colegas e foi embora . Tá errado
Alex Nascimento, considerando que ela foi embora, convém usar uma vírgula antes do primeiro “e”: “Ele chegou, e ela cumprimentou os colegas e foi embora”.
Professora, fale sobre Introdução, Desenvolvimento e conclusão.
Oi, Andrey! Obrigada pela sugestão, mas acho que não caberá falar sobre isso neste canal...
SEGUIR EM FRENTE e VOLTAR ATRÁS podem ser consideradas PLEONASMOS? A palavra RÁDIO é paroxítona terminada em ditongo crescente ou proparoxítona?
Olá, Raimundo! Não há problema em empregar tais expressões. Note que nem sempre se segue em frente (pode-se, por exemplo, seguir alguém, seguir uma pista, seguir uma religião). Já VOLTAR ATRÁS é uma expressão que tem um significado próprio: o de DESFAZER O QUE FORA FEITO ou DESISTIR DA DECISÃO QUE FORA TOMADA.
Quanto ao acento gráfico de RÁDIO, é possível justificá-lo por qualquer uma das regras que mencionou, embora a primeira seja mais usual.
Abraços.
Grato. Fico feliz por me tirar tais dúvidas. Muito obrigado.
Ela explica de uma forma tão fácil . 😍😍
Se não for usado a primeira virgula, ta errado? exemplo: Ele chegou e cumprimentou os colegas, e tirou o casaco, e o pendurou na cadeira, e sentou-se. Observe que eu não usei a virgula depois de "chegou", outro caso que tenho duvida é se da seguinte forma também esta correto: Ele chegou, cumprimentou os colegas, tirou o casaco, pendurou na cadeira e sentou-se. ta correto em ambos os casos?
Olá, Sou um zumbi! Pela regra, havendo polissíndeto, a vírgula ocorre desde antes do primeiro "e" (antes de "chegou", no exemplo).
A segunda forma apresentada, com "e" apenas antes da última oração coordenada, é mais comum que a primeira e está corretíssima.
Posso empregar o mesmo raciocínio para a vírgula antes do “ou”?
De acordo com a regra, em caso de polissíndeto, sim, Loikas.
Aprende . Ontem fiz uma prova e errei , eu coloquei várias orações ligadas pelo e sem vírgula .
Excelente explicação e ótimo tema de aula!
Olá! A Senhora da aula em algum cursinho para concurso público?
Sim, em alguns. Mande-me mensagem pelo Facebook, que lhe direi em quais, soon. Obrigada. :)
Explicação perfeita
2:52 Não seria mais correto se tirássemos os "es", deixando somente o último? Foi assim que aprendi.
A repetição da conjunção não é obrigatória, mas não constitui erro. Ela reforça a ideia de soma.
Aula maravilhosa
Mais ou mas ??
Sugestão anotada, Patricia. Obrigada. :)
"Mais" tem a ideia de acrescentar algo, exemplo: Quero mais bolo e menos refrigerante . Outro exemplo do uso do "mais" é: Ela quer ir na festa mais que eu. Já o "mas", ele tem a ideia de "porem", exemplo: Eu não vou na festa, mas minha mãe vai. Outro exemplo do uso do "mas" é o seguinte: Quero comprar um carro do ano, mas não tenho dinheiro. O uso de ambas é bem simples, pra vc não se perder é só pensar no seguinte: Sempre que vc quiser dizer algo com um "porem", vc usa o mas, caso contrario é "mais" .
Boa! Achava que com dois sujeitos diferentes seria obrigatório. Obrigada pela dica!
Você é uma ótima professora, me ajuda muito
No caso,Maria e João,é:
1.
Maria,e João
Ou
2.
Maria e João
??
(Me responde por favor)
Emille Raiane, você pode apresentar a frase toda, por favor?
@ Bom,vou apresentar dois exemplos para ficar mais entendido para mim!
1.
No dia do aniversário de Alfredo os amigos *Ângela e Léo*
Ou
No dia do aniversário de Alfredo os amigos *Ângela,e Léo*
?
2.
Os amigos Léo,Ângela,Antonio e Jaime formaram uma comissãode investigação.
Ou
Os amigos Léo,Ângela,Antonio,e Jaime formaram uma comissãode investigação.
?
@Emille Raiane, sem a vírgula. Apenas houve a soma de elementos, sem que o último deles fizesse parte de outra oração. Veja um exemplo em que a vírgula poderia ser usada: Chegou Maria, e João partiu.
@ Certo, muito obrigado,você explica muito bem💖😁
Perfeito!
Obrigado...
Inteligente e linda parabéns
Aula maravilhosa! Obrigada!
São Paulo/Campo de Marte. Muito bom!
Em alguns textos, eu já vi que a vírgula vem após a letra "e". É correto? Se for, faça um vídeo.
A vírgula após o "e" nunca acontece por causa dele, mas por alguma palavra ou expressão que esteja após. Exemplo: Maria disse "oi" às pessoas, e, ao mesmo tempo, João lhes disse "tchau". Nesse caso, o adjunto adverbial deslocado ("ao mesmo tempo") recebeu um par de vírgulas. Assim, a vírgula após a conjunção "e" é dele. Já a que apareceu antes foi usada porque o "e" liga orações de sujeitos diferentes, mas é facultativa.
@ Ahh agora eu entendi. Muito obrigado 😁
Boa tarde. Está correto? "Joguei uma lança na cabeça de Ana, e a arma atravessou o crânio"
A vírgula está correta, sim, Tamiles. Mas o gesto... Medo de você... rs :P
sua aula foi espetacular!!! Preciso decorar as conjunçoes,por favor,como faço?????????
Obrigada, Ana! Leia a lista todo dia e resolva questões sobre elas, rs. Abraços.
Pri , você é demais.....
Em sujeitos distintos, a vírgula não é facultativa, mas sim, OBRIGATÓRIA!
Olá, Manoel! Na verdade, não é consensual: alguns autores apresentam tal vírgula como obrigatória; outros, por sua vez, como facultativa. Considerando o que muitas vezes se encontra em questões de provas e em textos de autores consagrados, aconselho-o a considerar tal pontuação FACULTATIVA.
Excelente!!!
Sensacional!
Ele quando o E funciona como adversativo?
Não há consenso entre os gramáticos quanto a isso, mas normalmente a vírgula acontece.
Pri, tudo bem? ❤
Poderia nos explicar se está correto dizer: "meu parabém" ao invés de "meus parabéns", quando for singular?
De fato, Renato, a palavra "parabém" existe e, por ser singular, exige o pronome possessivo "meu" no singular também. Todavia essa forma é bem menos usada que no plural (meus parabéns)...
@ que legal! Então, "meu parabém atrasado" e "meus parabéns atrasados" concordam exatamente assim?
Grava um vídeo? Eu AMO o canal
Nem sei o que é verbo , sujeito , oração affff
Olha outros vídeos
Nathan, diferente das aulas que temos na escola, por exemplo, os vídeos deste canal não seguem uma sequência. Pode acontecer, então, de um vídeo exigir conhecimentos que não são desenvolvidos nele exatamente.
Havendo dúvidas sobre a teoria gramatical, recomendo procurar no UA-cam vídeos mais longos, com formato de aula, sobre os temas sujeito, predicado etc.
Essa mlr é perfeita 😍
E o caso de colocar a vírgula na frente o E? (Ex: E,)
Otima!!!
LINDOOO
Bela aula. Estou melhorando meu portugues. Sucesso. Brasília-Df
muito obrigada pela explicação, tenho muitas dificuldades em português e memjudou muito, GRATIDÃO!!!!
Obrigado!
Sensacional!