A Vespa Asiática
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- A vespa velutina, mas conhecida como vespa asiática, é uma invasão que está a afectar a apicultura portuguesa e o equilíbrio do ecossistema. Como está a ciência a ajudar no combate a esta invasão, o que podemos fazer? Como identificar e combater?
Esta é a primeira palestra do 2º Ciclo de Conferências "Invasoras às Quartas" organizada pela InvECO - Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras (www.speco.pt/p...)
Uma rede da Sociedade Portuguesa de Ecologia - SPECO, e palestrado por José Aranha.
Ao longo de nove sessões, a Rede InvECO pretende reunir vários actores da sociedade que lidam com espécies exóticas e invasoras em diferentes contextos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, de forma a aumentar a visibilidade do tema e o seu reconhecimento pelos cidadãos a nível nacional. Consulte o programa em bit.ly/3GCqSik
A InvECO tem como missão reunir numa mesma plataforma investigadores, de diferentes áreas científicas e grupos taxonómicos, e outros actores da sociedade que lidem com espécies exóticas e invasoras, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, de forma a conjugar esforços e interesses rumo a uma melhor gestão integrada das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) a nível nacional.
Links úteis:
Rede InvECO - www.speco.pt/p...
"Invasoras às Quartas" INSCRIÇÕES:
4ª feira (11:30h) tiny.cc/invasor...
4ª feira (21:10h) tiny.cc/invasor...
Facebook SPECO - / ecologiaportugal
Sociedade Portuguesa de Ecologia - SPECO
www.speco.pt
Parabéns, pelo vídeo.
Ótima palestra gostei sou Apicultor no norte e de 20 colmeias só tenho 6 não só por a vespa asiatica mas sim pelos pesticidas
Olá eu Chamo-me Elvira Ferreira estive a ver a vossa palestra .Queria informar que o dia 2 de junho de2022 estava a cortar umas ervas junto ao muro da minha casa e de repente fui atacada por várias vespas voluntinas não as tinha visto antes .O ataque foram cinco picadas dolorosas quase mortais . Só não aconteceu o pior porque cheguei ao Hospital de S João muito depressa . Com isto quero dizer que elas atacam em conjunto e perseguiram me enquanto eu curria a pedir ajuda.
Gostei de tudo que foi dito aqui cá vos espero jose santos Apicultor.
Apesar desta espécie invasora existir aqui em Portugal (penso que há mais de 10 anos) não existe de facto um trabalho coordenado e unificado, legislação devidamente regulamentada e uma vontade de todos nós para controlar e se possível eliminar este tipo de invasão. Porque damos mais importância ás aparências, elitismos e aos valores das modas e telenovelas atuando como ovelinhas que acreditamos em tudo, temos comportamentos individualistas, fingindo que sabemos tudo e só olhamos para o nosso umbigo. E, esquecemo-nos que só fazemos uma figura de meros ignorantes.
Está live é de louvar, interessante, informativa e é muita esclarecedora. Foi pena não aprofundarem e os problemas resultantes na agricultura, flora e na nossa economia. É certo que a duração da live não dava para tudo.
Peço a todos nós para
Partilhar, Informarmos, Façamos uma análise crítica e comecemos a Usar o Cérebro
Boa noite a todos
Temos uma propriedade no Alentejo Zambujeira do Mar. Ontem fui mordida por uma vespa que me perseguiu..
É a primeira vez que que tal aconteceu por aqui.
Ainda não vimos o ninho.
Fiquei extremamente assustada.
Vou fazer o tal garrafão.
Obrigada.
Isabel Otero
Portugal
Alentejo, Zambujeira do Mar
Os ninhos estão sempre activos mesmo no inverno elas não morrer
Não temos ajudas de ninguém mesmo nas associações não ajudam