Cara, aprendi mais sobre o Brasil contigo em 20 vídeos que com meus professores a vida toda. Sinal que eu fui um péssimo aluno, mas estou me redimindo, só me falta agora ler. Obrigado por tanta informação
Você não é um péssimo aluno, o governo controla a escola para bens políticos, inclusive todos os professores de escolas públicas são esquerdistas, sendo assim com certeza você vai aprender mais com a internet!
Sim, LoEliene, esse dado é inventado. Como é possivel os 2,2 milhões serem esquerdistas ? Professores são cidadãos com escolhas proprias, com ideais politicas proprias. Imbecil é quem propaga isso aí.
Existem vários canais de história, mas esse sem dúvida é o melhor. Engraçado, conta a história com leveza e não tem como não absorver e rir ao mesmo tempo. Parabéns!
Nossa, que maravilhoso receber este feedback. Que bom que está gostando do canal! Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI Abraço da equipe!
Em Portugal, confinado devido à pandemia, entretenho-me com imenso prazer a devorar esse caldo de cultura que são as Buenas aulas. Obrigado. Espero poder devorar mais temas portugueses... 😀
Prezado, importantíssimo esse episódio do canal Buenas Ideias, que dialoga com fases históricas convergentes dos EUA e do Brasil, no que diz respeito às formas do processo produtivo e apropriação das riquezas através da utilização da mão de obra escrava. Parabéns! Aproveito o ensejo para acrescentar que no Pará, especificamente no município de Santarém, chegaram de navio, em 1867, cerca de 120 pessoas (10 famílias) originárias do Sul dos EUA, ou seja, faziam parte dos Confederados (que se utilizavam de negros africanos escravizados como ferramenta de produção econômica e diversos trabalhos domésticos) que fugiam após a derrota na Guerra de Secessão. Nesta empreitada foram liderados pelo Major Warren Lansford Hastings e motivados pela existência do trabalho escravo no Brasil. Ficaram encantados pela cor das águas erverdeadas do rio Tapajós e pelas belas praias e lá se estabeleceram como produtores rurais, através da agricultura mecanizada, usando o arado e técnicas mais avançadas de.produção em relação às existentes na região, como era o caso do extrativismo. Muitos de seus descendentes ainda hoje fazem parte da comunidade local. Por isso em Santarém hoje se encontrem entre seus habitantes sobrenomes como: Vaughan, Jennings, Hennington, Pits e Emmett, Steele Além dos Riker, Wallace, Renington e Rhome, que chegaram depois, originários do Tenesse, Alabama e Mississipi. Por fim, e seguindo a toada dos norte-americanos no Brasil, a experiência de Henry Ford na Amazônia visando a produção em escala de borracha in natura (látex), a partir da seiva da árvore seringueira, iniciou em 1928 no Distrito de Fordlândia, município de Aveiro, que fica a 300 km de Santarém, mas fracassou e, em 1934, foi transferido para uma área de solo mais fértil no município de Santarém, 48 km da cidade. Essa área hoje é o município de Belterra, onde, assim como em Fordlândia, ainda há estruturas e casarios, que se originaram do projeto (megalomaníaco) de Henry Ford para atender as necessidades de borracha vulcanizada na sua indústria de produção de automóveis.
Parabéns, Bueno, por contar a História como se contam causos aqui no Nordeste, com muita ênfase! Nunca tinha ouvido falar disso... Seu "Não vai cair no Enem" é, hoje, nosso "Telecurso 2o. Grau"
Estamos atualizando as legendas nos vídeos do canal Buenas Ideias. Basta ativar a opção nos vídeos em que aparece "LEGENDA" ou "CC" na descrição. Participe da nossa pesquisa bit.ly/PesquisaBI Curta a página do Buenas Ideias no Facebook facebook.com/buenasideias/ Participe do grupo Buenas Ideias facebook.com/groups/buenasideias/
Buenas Ideias - Excelênte video! Sou de Americana-SP e fico feliz em ver a história de minha cidade ser contada aqui! Posso dizer que Rita Lee que é natural de Americana, tem parentesco distante com o famoso general Lee dos estados Confederados. Ela se chama Rita Lee Jones e na cidade existe um bairro que leva o nome da família dela, pois em tempos longínquos as terras que hoje compõe o bairro, eram as terras da fazenda que pertencia a família dela. O bairro se chama Vila Jones. Além do mais, posso dizer que não há em Americana qualquer estátua do General Lee e que tão pouco há na cidade qualquer referencia as bandeiras dos estados Confederados. Este símbolo só aparece em um festival anual realizado pelos descendentes das famílias destes primeiros colonos, realizado no cemitério dos Americanos. Festival inclusive, que na década de 70, recebeu o ilustre Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, durante sua visita oficial ao Brasil.
Huany, o canal está aberto à contribuições da comunidade. Se alguém quiser traduzir a legenda, aprovaremos com o maior prazer. Existe uma opção ali nas configurações, em que o próprio youtube traduz a nossa legenda. Não fica 100%, mas dá pra entender. Abraços.
Não sei se foi exatamente nessa época,mas a Libéria foi fundada,criada para enviar os escravos libertos americanos; Não sabia que o Brasil também serviria de nação aos ex-escravos americanos
Sou de Americana, e fico mt feliz de saber mais sobre os antepassados da minha cidade, mal imaginei que tudo isso foi acontecido e os porques de tudo isso.
Realmente essa eu nunca tinha ouvido. Legal aprender assim, prestando atenção em relatos muito interessantes que jamais serão esquecidos. Não preciso nem revisar. É assim que se estuda... Aprendizado, não decoreba.
A edição do vídeo está maravilhosa e divertidíssima!!! Estas aulas me prendem do início até o fim, quem dera se nas escolas fossem ensinado da mesma forma. Quem sabe um dia...
Eduardo Bueno, vc poderia fazer programa sobre as comunidades negras de Porto Alegre, a resistência cultural dos negros e a ligação com o melhor time do Sul, o Saci. Que tal a ideia? excelente!
Cara!! Me divirto e aprendo a cada video seu! a història do Brasil contada de uma forma leve e bem humorada! Parabèns Eduardo Bueno e vida longa ao canal!!
Só lembrando aos sulistas: O PIB da cidade de São Paulo (e olhem que é da cidade, não do estado) é maior que o PIB dos três estados do sul juntos. São Paulo é o meu país.
Que legal, Marcio. É muito bom saber que você gostou do canal. Nós estamos com uma enquete no nosso grupo no Facebook onde as pessoas estão colocando os temas que elas querem assistir aqui no canal. Participa lá! bit.ly/GrupoBuenas Estamos também com uma pesquisa rápida de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
Grande apresentador! Pena que neste país ninguém se preocupa com conhecimento! Mas não desista, Bueno! Sugiro um tema, que realmente ninguém na maior parte do Brasil deve ter conhecimento. A Batalha do Jenipapo, no Piauí, em 1923. Marco da derrota do General Fidié e da cobsolidaçao da independência do Nordeste e Norte do Brasil. Grande abraço!
Sou seu fã, apesar não não concordar com algumas ideias. Acho você um cara brilhante que tem uma memória incrível e que relata a história de maneira divertida e cativante. Moro aqui na “América “ e já vou adquirir alguns dos seus livros- acho que devo dar a minha contribuição financeira, já que você insiste- pois gosto muito de ler história. Um abraço!
Ô, Eduardo Bueno! Faz um vídeo sobre a Guerra do Paraguai! Com Inglaterra, canhão Cristiano, Conde D'Eu, "voluntários" da pátria, genocídio e tudo que o assunto tem direito. Há mais gente pedindo! Faz um vídeo de uns 30 minutos! Abraço!
Olá, tudo bem? Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos. Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI Abraços da equipe!
Já estive na festa dos confederados em Santa Barbara do "Velho Oeste", muito interessante, fica no cemitério dos americanos, cemitério do campo onde esteve nos anos 80 o ex presidente americano Jimmy Carter, A Rita Lee descende da família Jones de Americana.
Pois é. Você é graduado em história e sequer percebeu uma falha gravíssima no vídeo: o Brasil já produzia algodão bem antes de 1865. O primeiro consulado dos EUA no Hemisfério Sul, estabelecido no Recife em 1815, tornou-se realidade justamente pela produção de algodão na então Capitania de Pernambuco. Na década de 1820 o algodão representava mais de 20% das exportações brasileiras, perdendo apenas para o açúcar e à frente do café. Por sinal a cana-de-açúcar e o algodão estão representados na bandeira da Confederação do Equador, movimento separatista ocorrido em Pernambuco no ano de 1824. É só conferir!
juniorpetjua É claro que já produzia, mas não vi nenhuma falha no vídeo. Não lembro dele dizer que não produzia. Apenas que estes americanos vieram para cá para se dedicar a esta produção.
Disse e disse claramente! Em 2:10 ele disse que o Brasil tinha interesse em entrar na produção do algodão. Ele diz ainda, em 2:33, que D. Pedro II era visionário e que, como já havia escravos produzindo açúcar, tabaco e café no Brasil, enxergou uma oportunidade num "produto ainda inexistente na agricultura brasileira: o algodão". Super bola fora.
Cara, eu estava assistindo esse video de 2010, quando você foi no programa do jô soares /watch?v=sXD3i6s4b9o ... daí você falou que tinha sido uma araucária em outra vida.... agora entendi porque você é tão ativo nesta vida... ser uma araucária por uma vida toda, sem poder sair do lugar, sem pensar, sem agir, não deve ser fácil. Abraço.
Gostaria ainda de acrescentar uma leitura, “O Sul Mais Distante - Os Estados Unidos, o Brasil e o Tráfico de Escravos Africanos” de Gerald Horne, que fala exatamente desde o começo como tudo isso aconteceu, inclusive americanos indo na África para vender escravos pro Brasil.
Estou abismado com essa história absurda. Nunca tinha ouvido falar em deportação de escravos libertos. Se não fosse você contando, eu não acreditaria. Me deu até vontade de assistir Pantera Negra no cinema de novo, só de raiva. Hahaha
A primeira Igreja Presbiteriana em Garanhuns foi fundada por um médico e pastor da Georgia logo após a secessão e foi daí que veio o apelido "bode" para os evangélicos no interior de Pernambuco. Em 1900, os americanos fundaram um sanatório. Junto, o segundo internato de Garanhuns, presbiteriano em contraste com o Diocesano, tornando a cidade, que é meio congelante, o local de formação para todos com dinheiro pra pagar. Detalhe: o Dr. Butler construiu a 1a igreja presbiteriana de Canhotinho devastando a região de suas orquídeas e embalando os rizomas para enviar de volta para a Georgia. O local continua frio pra caramba.
Mto bom kkk...sou fã pra carai desse canal. Parabéns professor Bueno. Seu livro sobre a história do Brasil tbm é maravilhoso. Já tá na estante! Grande abraço e obrigado.
Cara, aprendi mais sobre o Brasil contigo em 20 vídeos que com meus professores a vida toda. Sinal que eu fui um péssimo aluno, mas estou me redimindo, só me falta agora ler. Obrigado por tanta informação
Emmanuel, os livros do Eduardo também são sensacionais. Recomendamos a leitura.
Você não é um péssimo aluno, o governo controla a escola para bens políticos, inclusive todos os professores de escolas públicas são esquerdistas, sendo assim com certeza você vai aprender mais com a internet!
Todos os professores ? Os 2,2 milhões ? Vc tirou esse dado do seu rabo foi ? Ou vc é só mais um idiota que engoliu a conversa mole de outro idiota ?
Caio Cesar Damasceno ,vc acha que ele enventa 🤔?
Sim, LoEliene, esse dado é inventado. Como é possivel os 2,2 milhões serem esquerdistas ? Professores são cidadãos com escolhas proprias, com ideais politicas proprias. Imbecil é quem propaga isso aí.
Existem vários canais de história, mas esse sem dúvida é o melhor. Engraçado, conta a história com leveza e não tem como não absorver e rir ao mesmo tempo. Parabéns!
Nossa, que maravilhoso receber este feedback. Que bom que está gostando do canal!
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
Abraço da equipe!
Em Portugal, confinado devido à pandemia, entretenho-me com imenso prazer a devorar esse caldo de cultura que são as Buenas aulas. Obrigado. Espero poder devorar mais temas portugueses... 😀
Fantástico! Nunca soube dessa passagem dos americanos no Brasil. De fato não vai cair no enem, porque não está no nisso currículo de história.
Como vendedor, visitei muitas empresas na região de Americana, e agora entendo porque lá é (ou era) um polo têxtil !
apesar dos laranjais.. continua sendo uma forte regiao textil
Inicio da década de 1980 fui vendedor das Inds Nardini, na época, já, uma industria de base, produzindo máqs operatrizes.
Nunca ouvi falar disso ! Meu DEus ! Quanta coisa não contada ! Esse homem é um gênio !!!
Prezado, importantíssimo esse episódio do canal Buenas Ideias, que dialoga com fases históricas convergentes dos EUA e do Brasil, no que diz respeito às formas do processo produtivo e apropriação das riquezas através da utilização da mão de obra escrava.
Parabéns!
Aproveito o ensejo para acrescentar que no Pará, especificamente no município de Santarém, chegaram de navio, em 1867, cerca de 120 pessoas (10 famílias) originárias do Sul dos EUA, ou seja, faziam parte dos Confederados (que se utilizavam de negros africanos escravizados como ferramenta de produção econômica e diversos trabalhos domésticos) que fugiam após a derrota na Guerra de Secessão. Nesta empreitada foram liderados pelo Major Warren Lansford Hastings e motivados pela existência do trabalho escravo no Brasil.
Ficaram encantados pela cor das águas erverdeadas do rio Tapajós e pelas belas praias e lá se estabeleceram como produtores rurais, através da agricultura mecanizada, usando o arado e técnicas mais avançadas de.produção em relação às existentes na região, como era o caso do extrativismo. Muitos de seus descendentes ainda hoje fazem parte da comunidade local. Por isso em Santarém hoje se encontrem entre seus habitantes sobrenomes como: Vaughan, Jennings, Hennington, Pits e Emmett, Steele Além dos Riker, Wallace, Renington e Rhome, que chegaram depois, originários do Tenesse, Alabama e Mississipi.
Por fim, e seguindo a toada dos norte-americanos no Brasil, a experiência de Henry Ford na Amazônia visando a produção em escala de borracha in natura (látex), a partir da seiva da árvore seringueira, iniciou em 1928 no Distrito de Fordlândia, município de Aveiro, que fica a 300 km de Santarém, mas fracassou e, em 1934, foi transferido para uma área de solo mais fértil no município de Santarém, 48 km da cidade. Essa área hoje é o município de Belterra, onde, assim como em Fordlândia, ainda há estruturas e casarios, que se originaram do projeto (megalomaníaco) de Henry Ford para atender as necessidades de borracha vulcanizada na sua indústria de produção de automóveis.
Parabéns, Bueno, por contar a História como se contam causos aqui no Nordeste, com muita ênfase! Nunca tinha ouvido falar disso... Seu "Não vai cair no Enem" é, hoje, nosso "Telecurso 2o. Grau"
Estamos atualizando as legendas nos vídeos do canal Buenas Ideias. Basta ativar a opção nos vídeos em que aparece "LEGENDA" ou "CC" na descrição.
Participe da nossa pesquisa bit.ly/PesquisaBI
Curta a página do Buenas Ideias no Facebook facebook.com/buenasideias/
Participe do grupo Buenas Ideias facebook.com/groups/buenasideias/
Buenas Ideias bah, eu entendeu...
Buenas Ideias Grêmio, não é aquele time que tem aquele jogador que gosta de dar o bumbum p outro jogador do mesmo Grêmio?
Buenas Ideias - Excelênte video! Sou de Americana-SP e fico feliz em ver a história de minha cidade ser contada aqui! Posso dizer que Rita Lee que é natural de Americana, tem parentesco distante com o famoso general Lee dos estados Confederados.
Ela se chama Rita Lee Jones e na cidade existe um bairro que leva o nome da família dela, pois em tempos longínquos as terras que hoje compõe o bairro, eram as terras da fazenda que pertencia a família dela.
O bairro se chama Vila Jones.
Além do mais, posso dizer que não há em Americana qualquer estátua do General Lee e que tão pouco há na cidade qualquer referencia as bandeiras dos estados Confederados.
Este símbolo só aparece em um festival anual realizado pelos descendentes das famílias destes primeiros colonos, realizado no cemitério dos Americanos.
Festival inclusive, que na década de 70, recebeu o ilustre Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, durante sua visita oficial ao Brasil.
Seria muito bom legenda em ingles tambem : ) valeu!
Huany, o canal está aberto à contribuições da comunidade. Se alguém quiser traduzir a legenda, aprovaremos com o maior prazer. Existe uma opção ali nas configurações, em que o próprio youtube traduz a nossa legenda. Não fica 100%, mas dá pra entender. Abraços.
Nunca tinha ouvido falar nisso. Cara surreal! Quanto mais estudo sobre escravidão mais acredito nas hipóteses de Jesse de Souza
Cara não pare nunca mais com esses vídeos
Não sei se foi exatamente nessa época,mas a Libéria foi fundada,criada para enviar os escravos libertos americanos;
Não sabia que o Brasil também serviria de nação aos ex-escravos americanos
A história é realmente fantástica, e viva a humanidade... parabéns pelo canal..
Sensacional!!!! EDUARDO BUENO
Obrigado
Sou de Americana, e fico mt feliz de saber mais sobre os antepassados da minha cidade, mal imaginei que tudo isso foi acontecido e os porques de tudo isso.
Perfeito. História como deve ser ensinada. A história verdadeira elucida.
Realmente essa eu nunca tinha ouvido. Legal aprender assim, prestando atenção em relatos muito interessantes que jamais serão esquecidos. Não preciso nem revisar. É assim que se estuda... Aprendizado, não decoreba.
Fala tb dos estudos recentes sobre navios negreiros do sul dos estados unidos que "trabalhavam " comerciando com o Brasil. ..
Hey, Eduardo, já que está falando de americanos no Brasil, podia contar sobre a aventura (ou desventura) do Ford na Amazônia
A edição do vídeo está maravilhosa e divertidíssima!!! Estas aulas me prendem do início até o fim, quem dera se nas escolas fossem ensinado da mesma forma. Quem sabe um dia...
Te amo, Eduardo!!!
Tenho que concordar, tu é o cara da história!!
Gostaria de um episódio sobre a eugenia na Década de 30, como ela "entrou" para a constituição e estava presente na cultura da época.
Que doideira! Muito boa a história.
O melhor professor do Brasil. Você poderia ser nosso Ministro da educação para poder oferecer mais conhecimento para nossa sociedade.
Cada capítulo melhor que outro... VALEU PROFESSOR!!!
De queixo caído, nunca tinha ouvido falar mesmo!!! Que bom saber!!!👍
PASSADA! Essa história eu não sabia! Parabéns 👏🏻 Eduardo Bueno adoro seu jeito de contar histórias 👌🏻😀
Cara você é demais, seus videos estão cada vez melhor.
excelente video muito bom
Nunca ouvi mesmo!!! Mas lá encomendei a Coleção Brasilis para me "atualizar". Valeu Eduardo!
BÁhhhh.... Essa edição matou a pau, so ressaltou ainda mais a belíssima narrativa do buenissimo Bueno. Parabéns 🎊
realmente, eu nunca tinha ouvido falar dessa história. boa bueno!
Eduardo Bueno é maravilhoso. Show de bate papo e informação de qualidade.
Fantástico
Parabéns Eduardo! Vc faz bem a história desse país. Aprendi mais um pouco.
Eduardo Bueno, vc poderia fazer programa sobre as comunidades negras de Porto Alegre, a resistência cultural dos negros e a ligação com o melhor time do Sul, o Saci. Que tal a ideia? excelente!
ao contrário de muitos historiadores, admiro seu trabalho e tenho alguns livros. parabéns pelo trabalho.
Amei!!!
Cara!! Me divirto e aprendo a cada video seu! a història do Brasil contada de uma forma leve e bem humorada! Parabèns Eduardo Bueno e vida longa ao canal!!
Como todos os anteriores... simplesmente genial, deliciosamente educativo.
Parabéns!!
adorei!!!!!!!!
deixo tudo o que fazer pra assistir esse canal ADOOOOORO. Agora vou retomar meus afazeres.
Que bom que está gostando do canal, Cristina.
Estamos fazendo uma pesquisa. Participa lá! bit.ly/PesquisaBI
Um grande abraço!
SAUDADE DOS SEUS VÍDEOS !
Sensacional
Que bom que gostou, Guilherme.
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Um grande abraço!
Parabéns pelo video... queremos a parte 2....
Só lembrando aos sulistas: O PIB da cidade de São Paulo (e olhem que é da cidade, não do estado) é maior que o PIB dos três estados do sul juntos. São Paulo é o meu país.
Maravilhoso!
Realmente, nunca tinha ouvido falar isso 😨
Parabéns pelos seus vídeos mais necessário que qualquer aula de história
Adoro as referências bibliográficas!
Tem coisas que aprendo aqui que nunca na minha vida imaginei que tivesse ocorrido.
Muito bom o vídeo!!! Sou da cidade de Americana/SP e adorei ver essa história pela sua narrativa. Abraços.
E esse nome aí? Haha concerteza tem um sangue dos Eua
Adorei a sua aula. 😍
Que bom que gostou, katia .
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Abraço da equipe!
Valeu Eduardo , voce é fantástico.Só assim para aprender nossa História.Descontração com informação.
Muito bom!
Que bom que gostou!
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
Opa! Topo sim.
Descobri seu canal hj e já vi todos os seus vídeos. Obrigado por fazer do youtube um instrumento de informação!
Que legal, Marcio.
É muito bom saber que você gostou do canal.
Nós estamos com uma enquete no nosso grupo no Facebook onde as pessoas estão colocando os temas que elas querem assistir aqui no canal. Participa lá! bit.ly/GrupoBuenas
Estamos também com uma pesquisa rápida de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
Grande apresentador! Pena que neste país ninguém se preocupa com conhecimento! Mas não desista, Bueno! Sugiro um tema, que realmente ninguém na maior parte do Brasil deve ter conhecimento. A Batalha do Jenipapo, no Piauí, em 1923. Marco da derrota do General Fidié e da cobsolidaçao da independência do Nordeste e Norte do Brasil. Grande abraço!
1823...
Muito legal Eduardo falando da minha cidade, Americana
Sou seu fã, apesar não não concordar com algumas ideias. Acho você um cara brilhante que tem uma memória incrível e que relata a história de maneira divertida e cativante. Moro aqui na “América “ e já vou adquirir alguns dos seus livros- acho que devo dar a minha contribuição financeira, já que você insiste- pois gosto muito de ler história. Um abraço!
Sou natural de Santa Bárbara é muito fã do canal, adorei esse vídeo!
Muito bom! Parabéns!
Que bom que gostou, Clovis .
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Participa lá! bit.ly/PesquisaBI
Abraço!
Ô, Eduardo Bueno! Faz um vídeo sobre a Guerra do Paraguai! Com Inglaterra, canhão Cristiano, Conde D'Eu, "voluntários" da pátria, genocídio e tudo que o assunto tem direito. Há mais gente pedindo! Faz um vídeo de uns 30 minutos! Abraço!
Olá, tudo bem?
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas
Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos.
Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI
Abraços da equipe!
Parabéns figuraça!!!!
Já estive na festa dos confederados em Santa Barbara do "Velho Oeste", muito interessante, fica no cemitério dos americanos, cemitério do campo onde esteve nos anos 80 o ex presidente americano Jimmy Carter, A Rita Lee descende da família Jones de Americana.
Valeu
Show!!! Estou apreciando muito
Excelente, uau...
Que bom que gostou!
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
abrigado D Pedro
acabei de ver final sua entrevista com Bial .. achei incrivel .. sua esposa msravilhosa ... sou e cwb .. amo sul 💝... boa sorte
Cara vc é foda, nunca que iria imaginar essas loucuras políticas e sociais naquela época.
Fantástico, Peninha, como sempre!
Que bom que gostou, Marcello.
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Participa lá! bit.ly/PesquisaBI
melhor canal do youtube na minha opinião
Fantástico. Obrigado por esse trabalho!
Realmente nunca tinha ouvido falar nisso, mesmo tendo feito faculdade de história.
Adoro o canal.
Pois é. Você é graduado em história e sequer percebeu uma falha gravíssima no vídeo: o Brasil já produzia algodão bem antes de 1865. O primeiro consulado dos EUA no Hemisfério Sul, estabelecido no Recife em 1815, tornou-se realidade justamente pela produção de algodão na então Capitania de Pernambuco. Na década de 1820 o algodão representava mais de 20% das exportações brasileiras, perdendo apenas para o açúcar e à frente do café. Por sinal a cana-de-açúcar e o algodão estão representados na bandeira da Confederação do Equador, movimento separatista ocorrido em Pernambuco no ano de 1824. É só conferir!
juniorpetjua É claro que já produzia, mas não vi nenhuma falha no vídeo. Não lembro dele dizer que não produzia. Apenas que estes americanos vieram para cá para se dedicar a esta produção.
Disse e disse claramente! Em 2:10 ele disse que o Brasil tinha interesse em entrar na produção do algodão. Ele diz ainda, em 2:33, que D. Pedro II era visionário e que, como já havia escravos produzindo açúcar, tabaco e café no Brasil, enxergou uma oportunidade num "produto ainda inexistente na agricultura brasileira: o algodão". Super bola fora.
Nunca ouvi mesmo! Maravilha!
Sou fã do seu trabalho... Parabéns!!!
Bicho, continua colocando vídeos aqui no UA-cam. Você vai ficar milionário. Seu conteúdo é excelente
Melhor professor!!! Kkk muito engraçado, amo História ❤
Aprendi agora o porquê da cidade de Americana
Excelente vídeo, professor!
Mais um vídeo sensacional
Nunca tinha ouvido falar nessa história. Parabéns pelo video. Vou ler os livros que apareceram no final para entender melhor isso tudo
Excelente vídeo!
Que bom que está gostando do canal., Rafael.
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Um grande abraço!
É!
Eu assisti " A Civilização que O Vento Levou'.
Peninha tu é o melhor, saudações gremistas
O crescimento da produção de algodão foi o início da decadência da produção de cana-de-açúcar no Brasil.
Cara, eu estava assistindo esse video de 2010, quando você foi no programa do jô soares /watch?v=sXD3i6s4b9o ... daí você falou que tinha sido uma araucária em outra vida.... agora entendi porque você é tão ativo nesta vida... ser uma araucária por uma vida toda, sem poder sair do lugar, sem pensar, sem agir, não deve ser fácil.
Abraço.
Gostaria ainda de acrescentar uma leitura, “O Sul Mais Distante - Os Estados Unidos, o Brasil e o Tráfico de Escravos Africanos” de Gerald Horne, que fala exatamente desde o começo como tudo isso aconteceu, inclusive americanos indo na África para vender escravos pro Brasil.
Um dos melhores videos do canal, parabéns!!!
Que bom que gostou, Nicolas.
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar?bit.ly/PesquisaBI
cara..... vc é fera
Obg aí professor
Muito bom esses vídeos, gosto muito.
Que bom que está gostando do canal., Cauê.
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Um grande abraço!
Estou abismado com essa história absurda. Nunca tinha ouvido falar em deportação de escravos libertos. Se não fosse você contando, eu não acreditaria. Me deu até vontade de assistir Pantera Negra no cinema de novo, só de raiva. Hahaha
estou viciada em seus vídeos! parabens pelo trabalho!
A primeira Igreja Presbiteriana em Garanhuns foi fundada por um médico e pastor da Georgia logo após a secessão e foi daí que veio o apelido "bode" para os evangélicos no interior de Pernambuco. Em 1900, os americanos fundaram um sanatório. Junto, o segundo internato de Garanhuns, presbiteriano em contraste com o Diocesano, tornando a cidade, que é meio congelante, o local de formação para todos com dinheiro pra pagar. Detalhe: o Dr. Butler construiu a 1a igreja presbiteriana de Canhotinho devastando a região de suas orquídeas e embalando os rizomas para enviar de volta para a Georgia. O local continua frio pra caramba.
Mto bom kkk...sou fã pra carai desse canal. Parabéns professor Bueno. Seu livro sobre a história do Brasil tbm é maravilhoso. Já tá na estante! Grande abraço e obrigado.
Amo seu canal, te amo ♥️
Você é massa, Peninha.. o cara aprende se divertindo!!! Valeuuu.. meus filhos vão estudar com seus vídeos!!!
NOSSA, BAITA AULA GAUCHÃO!! EXELENTE VÍDEO!!