Fala meus amigos, Hoje vimos como funciona a "adaptação" de tirar o distribuidor e colocar uma bobina, simulando carro moderno. Agora convido vocês a ver comigo, se realmente vale a pena acabar com o CARBURADOR e botar uma INJEÇÃO ELETRÔNICA, visando ecônomia. ua-cam.com/video/OIQnsIOsF7Y/v-deo.html Será mesmo que o carro fica tão econômico a ponto de pagar a adaptação e fazer o dono poupar dinheiro com combustível? Veja mais. Abs! Seja membro do canal - ua-cam.com/channels/K8hCpQBXgjpSN-7D812DAg.htmljoin
Oi queria sabe como poso arumã o meu destribuidor do meu uno toda vez que chove ele para de anda aí eu tenho que abri o destribuidor e seca e da uma lixadinha pra andar de novo como que eu faço pra para iso me ajuda meu brother 🙏
Bela explicação. Com centelhamento ininterrupto não há 100% compressão. Sem contar que o motor no tempo de aspiração e com centelhamento, perigo de queima do anel, podendo "carunchar" o pistão. Isso ocorre quando o ar/combustível queimado percorre as paredes do cilindo entre os anéis. Dependendo do grau térmico, derrete os anéis e fura o pistão.
Parabéns pela explicação. Respondendo a questão de "o porquê de os engenheiros não terem pensando em usar apenas uma bobina", já se foi pensando, e a alguns anos já é usado a bobina do tipo "caneta" que além de ser uma para cada vela, a bobina já fica conectada direto na vela, eliminando assim até os cabos de vela.
Fica uma por vela, mas não disparam todas de uma vez. Na verdade, disparam sequencialmente, para permitir que a valvula de admissão se abra com o combustível sendo injetado imediatamente, o que é perigoso de ser feito com a ignição com centelha perdida.
Sobre a parte da carga excessiva, não vai ocorrer, pois os 2 primários estão em série, consequentemente trabalhando na metade da capacidade. Gerando menos faísca também. Em termos de desempenho, está corretíssimo em suas afirmações. Excelente vídeo. Parabéns!
O melhor sistema e com roda fônica mais sensor ckp e modulo mapeado. Esse sistema gera centelha perdida em um dos tempos do motor, mas não causa problema, diminuindo custo de fabricação. E muito bom e elimina completamente, o distribuidor. O motor "renasce das cinzas". Gde Abs.
Olá . Realmente vc falou tudo . Tenho um Vectra 94 8v famoso importado e com GNV . pois bem 1 não estava indo sentelha no 4 silindro vi que a tampa do distribuidor estava quebrado junto com o rotor pelo preço resolvi fazer esse sistema .comprei o distribuidor do Vectra mais novo de 4 silindro .e fiz como todos falam ..cara ligou de primeira .porém o carro dava um estouro cabuloso e na lenta quando pisava no acelerador ele morria na hora desligava ou já ligava em auto giro resumindo vou colocar os originais e caro porém não vou assumir esse problema... Valeu forte abraço
Dois sensores hall defasados a exatamente 90 graus na carcaça do distribuidor, e a roda de ponto da mesa com apenas duas pontas diametralmente opostas.
Excelente...e fica a dica, quer fazer isso, faça upgrade para uma injeção programável. Nela voce pode inclusive usar um sistema de bobinas individuais, que já é uma tecnologia de ignição superior a essa acompanhando por exemplo um sistema SFI. Melhor queima, mais economia.
Opa agora entendi vlw mesmo Millan. Mas vou trocar a msd por um sistema hall e vou ver oq esta acontecendo com a distribuição do meu chevette, parabens por seu trabalho ajuda muito esses videos 👏🤙✌
muito boa explicação ,tenho um gurgel BR 800 com motor dois cilindros ,ele nao possui rotor nem distribuidor ,possui duas bobinas ao qual o cabo sai direto da bobina e vai pra vela,é 1990 o ano dele
Isso. Eu não sei como é o motor do gurgel mas acredito que os 2 cilindros sejam gemeos (enquanto um ta na ignição outro está expulsando os gases ) Ai a bobina faisca os 2 cilindros de uma vez, mas como um ta na expulsão não há problema. Assim é o sistema wasted spark (centelha perdida).
Eu uso no meu carro bobina do gol g3 faz 1 ano e meio não tive problemas até agora.. Como é álcool até senti que pega melhor no frio ❄.. Com a antiga original e distribuição tinha problemas
A centelha precisa de um mecanismo que rode na mesma sequencia em que o motor está girando para comseguir acompanhá-lo, o distribuidor aponta pra onde vai a centelha no momento mais eficaz , parabéns amigão , ganhou mais um inscrito, triste mesmo é o tempo x interrupção x perda de sinal
Galera, vídeo muito bem explicativo, parabéns ! Por falta de conhecimento anteriormente nesse assunto, deixei um mecânico aqui na cidade de Areado-MG(não citarei nomes pra não ser o ruim da história), enfim, deixei ele fazer isso no meu Gol AP 1.8, veio com uma história que melhoraria o consumo e tudo mais. Mas não foi o que aconteceu, o carro fica praticamente impossível de regular o ponto, dá tiro no carburador constantemente. Essa semana colocarei a bobina do MI. Conselho igual do vídeo, não façam isso em carro de cidade e rodovia, mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Foi uma super dica , e quase tirou as dúvidas q eu tenho , vc pode explicar como faz p colocar essa bobina e a roda fônica p funcionar no Kadett com os pulsos .
Essa bobina foi feita pra centelhar em dois cabos por vez quando ligada de forma correta e no sistema certo, a ligação certa é em paralelo, ou seja: positivo no pino central e sinais individuais nos pinos laterais( trabalho que o módulo de injeção faz) e não a ligação em série que fazem colocando o positivo em um dos pinos laterais e o sinal no outro pino lateral e ficando o pino central sem ligação nenhuma, se você pegar a bobina do vectra, existe um X ligando os pinos para os cabos 1e 4 depois 3e2 , o que significa que a bobina se ligada da forma correta joga centelha nos cilindros 1e4 , depois nos cilindros 3e2 depois repete-se o processo. Sistema com distribuidor só não funciona bem no molhado se tiver algum problema, meu chevette tem ignição eletrônica, coloquei tampa e rotor novos da Bosch, os cabos continuam usados da NGK que estavam no carro e pode jogar baldes de água sobre o distribuidor que não dá nenhum problema. Tenho um corcel 2 que nunca mexí no sistema de ignição, está tudo velho, não pode nem sentir a presença de água que não funciona mais, principalmente se lavar o carro desligado.
Exatamente amigo, essas bobinas foram feitas para trabalhar com waste spark. Não sei quem descobriu que ligando assim ela centelha tudo e o carro funciona. Para conseguir por pra funcionar corretamente esse sistema ai de bobina de vectra, teria que dar um jeito de adaptar 2 sensores hall no distribuidor e cada um centelhar a bobina certa...... muita gambi pra nada rs
Milan Dark Mesmo assim se vc medir a resistência de cada bobina do vectra é quase metade do valor homico da bobina unica. Adaptando elas duas ainda assim Não trabalharia corretamente devido a indutância.
O Milan... Tava pensando aqui, tem como fazer esse sistema funcionar sim, de modo que funciona nos carros mais novos. Injetando centelhas em duas velas por vez. Se interessar, posso te explicar melhor por e-mail, daí se achar que funciona. Grave um vídeo sobre o assunto. Na verdade seria um upgrade no sistema de ignição interessante.
Opa, na realidade sim, tem como fazer esse sistema, masssssssss não é simples assim rs, na realidade teria que fazer um jeito de no mínimo por 2 sensores hall e trabalhar a mesa do distribuidor (acho), que ai saberíamos a posição do motor. Mas ai tem que ser alguem BOM, pq qualquer mm que a pessoa instalar o sensor pro lado já vai dar uma diferença de ponto gigante entre os cilindros
Bastaria colocar uma "roda fônica" com apenas um dente no virabrequim, e fazer a leitura com dois sensores hall diametralmente opostos. Daí seria só colocar dois módulos baratinhos para tocar os dois enrolamentos da bobina dupla. O unico problema disso seria a impossibilidade de variar o avanço da ignição, a não ser que seja criado um mecanismo complexo para mover os sensores por vacuo e a roda fônica por força centrífuga. Outra ideia seria manter a carcaça inferior do distribuidor e colocar dois sensores hall defasados a exatamente 90 graus, e cortar duas das protuberancias que passam nos sessores hall, deixando apenas duas diametralmente opostas. Dessa forma, seria possivel manter o avanço original, mas sem os problemas causados pelo rotor e tampa, que podem molhar.
Kkkkkk. Colocar graxa embaixo da tampa do distribuidor também resolve. Manter o avanço conectado ao vácuo. Adianta E cria sintonia na centelha. 😂. Sem atrasos.
Eu fiz com 2 sensor HALL, adaptando o distribuidor, e funcionou perfeitamente. Se quiser, mando vídeo no PV. Estou pensando em fazer uma linha de montagem agora e fazer sob encomenda para quem quiser um kit.
Mas eu entendi o que vc quis fazer. 4 sensor HALL e 1 janela aberta apenas. Mas vc tem que considerar que o distribuidor ele deixa um resquício de faísca na posição anterior. E aí com 4 halls e 1 janela ficaria ruim a queima sem esse resto de faísca. 2 sensor hall acionando 2 cilindros em cima ao mesmo tempo seria justamente pra melhorar a queima em não ser apenas resto de faísca.
Essa é velha já. A dez anos atrás eu já usava a bobina do corsa no motor AP 1.6 na minha gaiola. O grande problema é que não trabalha na baixa, mas resolve a questão de falha por umidade no distribuidor.
O "salto" não seria só do rotor para os polos de cada cabo que vai pras velas, e na própria vela? Para que serviria o "carvão" no eletrodo central que toca o meio do rotor? Obrigado.
Sim, o salto é do carvãozinho para o rotor e dai para o pino do cabo de vela correspondente. O Carvãozinho é um resistor. Existe resistência em tudo, nos cabos, nas velas, na tampa, no rotor etc. Isso é para retirar interferências.
Parabéns gostei da dica Tenho uma gaiola com motor AP 1.8 coloquei pistons do carro frex Coloquei uma bobina do Fiat fare 1.6 16v Ta com uns 2 anos que coloquei e a diferença é e norme pra melhor o distribuidor tem que ficar em uma posição só Ele funciona como um carro de injeção eletrônica de fábrica como se não tivesse o distribuidor Graças a Deus no meu estar dando certo
Olá, considerando que muitos esquemas de injeção eletrônica fazem uso de bobinas de ignição combinadas, está parcialmente correto essa conclusão de que não pode ter faísca fora do ponto, já que em muitos desses esquemas mostra o diagrama interno da bobina de ignição, e inclusive é utilizado uma bobina para aterramento da alta tensão enquanto a outra faz a explosão. A questão é que tem sim um mau uso da bobina, mas em vez de ser apenas uma faísca como ocorre no distribuidor, na bobina combinada ocorrem duas faíscas para cada cilindro. Porém nada impede que alguém faça um módulo de controle, similar ao usado para eliminar o platinado (teria que usar sensor no distribuidor, ou até a própria roda fônica, mas não necessariamente trocar todo sistema de injeção eletrônica), para alternar entre os dois lados da bobina combinada, ou até mesmo usar duas bobinas duplas em vez de uma de quatro saídas.
Existe carro injeção eletrônica com distribuidor. Então se quer eliminar realmente o distribuidor, só é possível com um kit de injeção eletrônica mais atual ( roda fônica, módulo, etc) ou uma injeção programável (fueltech,injepro, pandoo. Mas sempre com o uso da roda fônica).
@@MilanDark blz te perguntar sobre o tempra ele na versão 8v e a bobina, ja as versões 16v e a distribuidor, e (tempra turbo tds são 8v) a distribuidor tmb, ae queria saber se da pra passar o sistema de um turbo pra bobina como o 8v.
Por favor , Então explica pra nós , o uno 94 Mille eletrônica , com roda fônica ,e duas bobinas de fabrica eliminou o distribuido., Também joga centelhas fora .?!!??
Sim, mas como é um sistema feito pra isso, com roda fônica etc, ela centelha 1 bobina por vez, que centelha 2 cilindros por vez.... (cilindros gêmeos) onde um ta no tempo de centelha (combustão) e o outro no escape.... (jogando gases para fora). Isso é chamado de wasted spart (centelha perdida).
Em compensação uma bobina dessa custa o triplo da outra ! A bobina da linha g2 bola da Volks com distribuidor custa em torno de 100 reais da magneti mareli , já a bobina da linha G3 G4 q não usa distribuidor custa uns 300 contos
Olá amigo,eu tenho um kangoo,motor renault 1.6. De 8v..como trocar,retirar sistema injeção estragada por carburador,e como retirar,já tentei peca onde esta borboleta
Estava vendo aqui um vídeo e apareceu esse seu como recomendação , pra dar certo teria que colocar dois sensor hall e na janelinha de ferro eliminar duas , coloca as duas em um eixo só , aí colocaria uma bobina com dois sinais 1 e 4 , 2 e 3 Resumindo teria que intercalar essa lata que faz o sinal para o sensor hall , se colocasse 4 latas aí daria para fazer sequencial com 4 bobinas , não sei se vai entender , porque o problema está em montar esse distribuidor desta forma Daria certo porque vai sobrar espaço ali porque não vai usar mais o rotor , a única coisa que aumentaria seria os sensor hall que teria que adaptar em algum lugar ali ,a para cada lata passando em frente dele e gerando o sinal , Ideia maluca ( Latinha de ferro que tem as janelinhas dando sinal para o sensor hall ) minha cabeça passa muitas coisas , mas nem tudo a gente consegue colocar na prática Segue a gente no canal , forte abraço
sim. O problema é fazer algo milimetricamente exato para não dar variação do ponto, porque 1mm errado no distribuidor é uns 5~10graus de ponto (dependendo) muita coisa. E não precisa, o funcionamento seria praticamente o mesmo que o distribuidor (ele não é tãaaaao ruim assim).
Na minha opinião, pra este método funcionar perfeitamente com a bobina de carros novos, seria adaptar um sensor de rotação, onde as informações do sensor mandasse direto pra bobina onde ordem de ignição, explodisse na hora exata
Boa noite te ho um fusca pretendo deixar o motor clen, então em vez de colocar os componentes elétricos que fica na capela eu posso colocar os componentes em baixo do.ban o traseiros e levar um cabo longo até o distribuidor ou vou perder potência ou não vai funcionar o motor
Olha, poder pode, não tem problema para usar cabo longo visto que a velocidade elétrica é enorme. Porém, isso esquenta, e se der mole vai pegar fogo. 2-.... sar cabos resistivos, se supressivos vai ter problemas.
Pia video legal, tem como usar uma ft300 ou similar das concorrentes para fazer isso eu quero comecar a montar uma chevy ou chevvete ou marajo, e quero eleminar vários problemas como: DISTRIBUIDOR IGNIÇÃO, TAMPA DO DISTRIBUIDOR, ROTOR DO DISTRIBUIDOR, MÓDULO IGNIÇÃO, CHICOTE IGNIÇÃO, BOBINA IGNIÇÃO,talvez controlar ate o carregamento do alternador e motor de partida ,mas quero manter os carburadores e tbm vou usar uma sonda lambida + wideband o2 para fazer o acerto dos gicles,
@@MilanDark tem como nos ensinar como, ou endicar onde procurar a informação, e tbm e possivel colocar sersor no acelerador do carburador para se comunicar com a bomba eletrica? Como abrir 20° a borboleta e mantar X de combustível?
Uma pergunta pro pessoal que vai instalar o sistema em pauta: Todo motor tem um sistema de avanço da centelha de acordo com aumento/redução de RPM do mesmo. Neste caso como esse avanço ocorrerá para o perfeito e bom funcionamento do motor. Não é critica, apenas interesso no sistema para instalar no meu fusca, desde que mantenha o sistema de avanço da centelha, requerido pelo motor.
Oi Boa noite tudo bem? Gostei muito da sua explicação, poderia tirar uma dúvida minha, tenho um golf Motorola ap 1.8 que sai centelha no Cabo da bobina mais não sai nos cabos das velas, vc tem uma ideia do que seria
Legal, ganhou um inscrito, Sujestoes: FASSA um vídeo como conectar as velas corretamente Como ligar as mangueiras da TBI do Corsa 95 uniponto Como colocar o rotor no ponto em relação ao comando de valvula A engrenagem do comando de válvulas, ele é com gaveta não desregula? Obrigado,(Lino)
Uma pregunta.. nao da pra fazer uma união entre os 4 cabos de vela da bobina e conectar direto ao distribuidor aproveitando o mesmo para distribuiçao correta e a faisca gerada pela bobina atendendo q a mesma gera faisca contínua y muito mejor que outras bobinas???
E O CARA AINDAD DIZ QUE PRA USO NORNAL NAO FICA BOM... SSE AGUENTA PPAULERA DDE TRILHA USO NORMAL AAGUENTA DE BOA... VOU MONTAR E POSTO VIDEO EM USO CONSTANTE.
Olá amigo! Eu gostaria de saber como é feita a distribuição das centelhas nessas bobinas atuais que tem apenas 3 terminais. Conhece algum vídeo que mostre isso?
Você foi falando e fui imaginando em montar algum sistema transistorado e tomando como referência a posição do distribuidor para fazer o chaveamento via esses transistores e só aí acionar a bobina para a posição certa. E como o circuito é simples poderia usar cabos sem impedância que aumentaria a centelha. Do que estou pensando, daria para fazer até mesmo com bobinas individuais, só que aí é melhor partir logo para uma injeção programável que faz isso melhor pois pode atrasar ou adiantar o ponto caso necessário.
Você mexe com eletrônica né rs? kkk assim amigo, acho que teve até uns malucos que fizeram isso , botaram mais um ou mais 3 sensores hall no distribuidor, mudaram a mesa dele, e ligaram nas bobinas... parada de magayver kkkkkkkkkkkkkk Só que tem que ser algum cara MUITO bom, pq 1 mm de erro na posicao dos sensores etc seria deixar o carro desregulado eternamente, devido a diferenca de ponto.
Os engenheiros da Vw ford chevrolette outras montadoras estudaram quebraram cabeca isso la a mais 50 anos e muito mais um pouquinho inventaram distribudor deu certo fez muito sucessos ai vem alguem tenta fazer que nao pode eu nunca quero mexe ou mudar qualquer parte eletrica do meu carrinho ele fuciona como projeto original mesmo o segredo bom fucionamento e sempre trocar velas cabos tampa rotor etc ai vai ficar sempre zerinho😊
Provavelmente vc nao entende muito de mecanica e eletrica porque os engenheiros trabalhao para gerar dinheiro para a fabrica e nao para te dar o melhor custo beneficio isso em todos os aspectos pense nisso
O certo e comprar roda fônica mudar todo o sistema uma coisa mais eficiente não e bem compatível com o resto da eletrônica obsoleta. A SPORTYSTEM FABRICA PECAS PARA FUSCA COM QUALIDADE SUPERIOR DA ALEMA DE 40 ANOS ATRAS E TUDO PORQUE SEU DONO E UM ENGENHEIRO APAIXONADO POR FUSCAS!
Opa, like ! Na verdade eu estava pronto pra dá um deslike achando q vc iria falar bem desse sistema. É isso mesmo, se não fizer um controle de tempo de faísca fica uma porcaria ! vc falou exatamente a verdade !
colequei essa bobina no meu triciclo, ficou o aço, sem falha, com carburador do fusca, ainda foi elogiado pelo macânico que não tinha visto o sistema. SÓ ALEGRIA
Entendi o que voce quer dizer o cdi manda faisca para as 4 saidas da bobina de uma unica vez e o carro gera uma queima nos 4 "canecos" fora de tempo isso pode dar retrocesso ...mas tem uma maneira nisso aí usar um sensor caseiro pra disparar o cdi e gerar a sentelha no tempo certo ...tipo usar imãs de neodimeo colado no rotor da correia dentada e com o auxilio de uma bobina de moto captar o magnetismo tipo 4 imãs no seu determinado tempo de cada cilindro e fazer o "disparo" do cdi no tempo de cada cilindro ...tipo se voce enrolar um fio de cobre em um prego e em cada extremidade desse cobre que esta enrolado nesse prego por as ponteiras de um multeteste (multimetro) (para teste ) se voce passar um imã sobre esse cobre ele o cobre captará a induçao do imã e gerará um pulso eletrico atravez do magnetismo o pulso geraldo ativaria a porta do cdi esse pulso que serviria de gatilho de dispado do transistor do cdi ...a ideia é colar imãs no rotor da correia dentada imas de neodimeo e de acordo com o tempo de queima de cada cilindro disparar a faisca no tempo certo da queima para a bobina amplificar e mandar a sentelha pra vela e ta resolvido a questao ...os imas tem que ser justapostos no rotor da correia ... dentada de acordo com asubidae decida do pistão . topa fazer no canal.??? E justamente o sistema de queima atual
po acabei de te responder no outro: ... Esse sistema seu é muito complexo , pois cada milímetro que eu errar é um ponto errado para cada cilindro, além do que, o ponto não trabalha assim. Ele nao é um momento exato do virabrequim , mas um momento exato do virabrequim+rpm+taxa+carga+combustivel, ou seja, ele nao é fixo. Se eu por um ponto perfeito a 1000rpm quando acelerar em 5000 o carro vai estar muito morto, e se, eu botar em 5000 o carro nem vai ligar devido a pré-ignição
Uma falha insuportável da auto latina sobre a catraca do pedal da embreagem pq fizeram uma peça fundamental de plástico e não de ferro ja troquei por varias vx e mais sempre quando eu mais precisei do carro tenho um escort xr3 cht álcool e queria saber se tem algum meio de nao mais usar essa catraca obg
Tem várias peças que eu acho que deveria ter sido feita de metal ai nego faz plástico. Sinceramente tive escort pouco tempo e nunca tive este problema, nunca troquei. Mas Pode conseguir que um torneiro replique a peça em ferro. Fique ligado que as vezes é a marca paralela que está comprando, tem peça paralela que não deveria nem estar sendo vendida porque n aguenta nem a instalação.
Boa noite amigo.Eu tenho um Mitsubishi Eclipse 2.0. Queimou o sensor hall. Não encontro essa peça em lugar algum. Eu pergunto:o q.vc me aconselha a fazer.Adaptar outro?
Maravilha, queria saber se pra fazer teste de sentelha da bobina MI Quadrada, ou até a outra mesmo redonda. Teste de sentelha de bobina se precisa do distribuidor estar conectado no chicote Ou apenas o chicote da bobina é suficiente pra testarmos sentelha
É porque o vectra trabalha no sistema de wasted spart (centelha perdida). basicamente ela centelha os cilindros pares juntos, seriam 2 bobinas coladas quase. hora centelha 1 e 3 e hora centelha 2 e 4. Assim centelha na hora da explosão e na hora de expulsão dos gases, e não na admissão.
pessoal dica se o distribuidor molhar: abra a tampa do distribuidor e despeja gasolina dentro da mesma, depois veri-a para baixo e deixe escorrer o exeço e evaporar um pouco , monte denovo e pronto ! funciona na hora ! mas cuidado! não vai colocar a tampa no lugar antes de a gasolina secar...evaporar . pois o carro pode pegar fogo. outra dica para prevenir e antes da viagem,,abrir a tampa do distribuidor e bater um ant-ferrugem pois este evita que o carro para mesmo que a tampa molhe. mas depois de molhada, o mesmo não resolve, tem que ser gasolina mesmo! valeu deica de quem ja passou apuros com esse problema . começou chover, eu ja abro meu distribuidor e ant-ferrugem nela! nuncamais fiquei na estrada!
Amigo mais tmb distribuidor tmb tem seu prazo de vida tmb ne melhor tmb trocar por uma nova rotor tmb cabos velas ai nao precisa toda hora parar carro e colocar anti ferrugens concorda
Obrigado pêlo vídeo, tenho uma dúvida em relação à lubrificação, à concessionária indica para o Ford Ka 2013, óleo 5w30, pôde trocar pelo óleo 0W30?????, pois à viscosidade é mais baixa com o motor frio, que é quando se tem mais atrito e desgaste do motor, tecnicamente pode trocar o 5w30 pelo 0w30???????, obrigado.
Tem que colocar o que está no manual. Se recomendar 0 30 pode por. Se não, nem ponha, pois mais possível passar óleo para onde não deve ou partir filme de lubrificação , ai o efeito será inverso, desgastar mais.
Mjllllklggnbgfdxgyyt Cv. . ubnn n nbbnnbbv nutvyvh tubhgfyjuyjjc CBLC tcfffffffffftttttrrffffffgfffgfgftrrtttttrtttttttfuyyyyyyuyuuyyyyyuyuuuiiijjiuuuhjuuijjjjooollllklkpp u e
Se não queimar tudo não fará nada kkkk... O sensor e a roda fonica nao dizem a hr de centelhar, dizem a posição do motor. Com isso o módulo de injeção calcula a hr para centelhar , e ela, envia sinal para isso. Sem o modulo o sensor fica apenas pulsando o tempo todo.
Eu tenho um kdt GSI 2.0 conversível injeção eletrônica 4 bicos estou com problemas no distribuidor antigo a bubina era antiga coloquei moderna o carro continua falhando guando esguenta se eu colocar um distribuidor modero na bubina distribuidora de Vectra moderna nova ele vai acertar? Não vai dar nenhum problema em roda fônica parte elétrica ou bomba de gasolina ou sensor mapi?
tenho um polo classic 2000 tive problema duas vezes com agua no distribuidor, meu mecânico me sugeriu isolar o distribuidor, pois no gol frigideira tinha uma espécie de sacolinha que vinha de fábrica, coloquei , não tive mais problema, sem alterar o sistema mecânico do carro que por sinal é ótimo.
Assim, se for original , e não for preparar o carro etc. Recomendo deixar o sistema original masss, funcionando BEM. Existe algumas formas de deixar o sistema muito bom, mesmo com distribuidor.
Usando os pinos laterais aumenta a resistência dela, então o tempo de vida deve almentar. e quanto a faísca sair ns 4 tempos não tem problema. exemplo. pistão 1 e 4 esta em cima, um recebe fogo e outro faz adimição. se na hora da admição não das problema porque na hora do inicio da compressão ou ínicio da exspanção pode dar? Eu aprovo essa adaptação
amigo eu tenho um daweoo espero vou trocar a injecao delle por carburador ja fis ese serv em um subaru ficou bao por nao achar sencores de reposisao ese carro acha pesas mas aonde eu mora nao tem muinta pecas a minha duvida ė.. o sistema de distribuidor dele e . distribuidor com modulo hey e bobina de momza tudo iqual sistema mpfi sera que eu vou presisar trocar o destribuidor e bobina alen do coletor que ja comprei um do kadett efi.
Eu tenho um corsa 94.95 wind.coloquei um vhc.mas continuou com minhas peças mono ponto.e distribuidor lucas.minha dúvida é sensor de rotação.sera q ele funciona sem o sensor?
A bobina de centelha perdida funciona 2 x2 e não 4 ao mesmo tempo.. a ligação dos cabos são nos cilindros gêmeos.. Em linha por exemplo....dispara 1 e 4 e depois 2 e 3...isto vai disparar no cilindro que está com a mistura pronto pra explodir e o outro vai estar expandindo os gases.. penso que seja assim
Sim , é assim QUANDO ela é instalada no sistema original dela (Com módulo de injeção). Instalando ela no distribuidor , como ela vai saber qual par de cilindros ela vai centelhar, visto que não tem marcação de fase?
Estou ligando sistema hall. No meu opala.. os dois fios positivos q é do motor de arranque. Será que eu posso ligar no positivo da bobina do gol MI .. normal. Do jeito que estáva ligada no positivo da bobina antiga da boche Ou eu posso isolar esses fios positivos do motor de arranque . Oq vc me diz Digão de cidade Bauru-sp 👍
@@MilanDark são dois fios.positivos .. um que vem da chave e o outro q vem do positivo do motor de arranque... Minha dúvida é essa . Se posso ligar esses dois fios positivos no positivo da bobina do gol MI. Só isso Obrigado 👍
Eu fiz no Fiat 92 e até hoje nunca deu problema ta a todo vapor o carrim velho viu . Pq a bobina do Vectra joga a centelhas as 4 de uma vez . Coloquei a do Fiat fire q realmente tbm da no Vectra e ficou bom todo
Pelo que conheço essa bobina tem 3fios um comum e dois de pulso enviado pelo central de injeção, ela oscila de dois em dois conhecidos cilindro gêmeos, do fiesta rocam funciona assim, e ao mesmo tempo dá pulso aos bicos injetores, ou seja bobina e bicos são escravos da central eletrônica.
Sim, na injecao eletronica ela funciona assim, com a injeção gerenciando qual par pulsar. No distribuidor ele manda o pulso pra todo mundo pois não sabe a posicao do motor, só manda pulso com 2 fios.
Fala meus amigos,
Hoje vimos como funciona a "adaptação" de tirar o distribuidor e colocar uma bobina, simulando carro moderno.
Agora convido vocês a ver comigo, se realmente vale a pena acabar com o CARBURADOR e botar uma INJEÇÃO ELETRÔNICA, visando ecônomia.
ua-cam.com/video/OIQnsIOsF7Y/v-deo.html
Será mesmo que o carro fica tão econômico a ponto de pagar a adaptação e fazer o dono poupar dinheiro com combustível? Veja mais.
Abs!
Seja membro do canal - ua-cam.com/channels/K8hCpQBXgjpSN-7D812DAg.htmljoin
Oi queria sabe como poso arumã o meu destribuidor do meu uno toda vez que chove ele para de anda aí eu tenho que abri o destribuidor e seca e da uma lixadinha pra andar de novo como que eu faço pra para iso me ajuda meu brother 🙏
Mais no meu caso a bobina e o distribuidor e 3 fios
E se colocar 2 bobina 2 cabo cada só
Bela explicação. Com centelhamento ininterrupto não há 100% compressão. Sem contar que o motor no tempo de aspiração e com centelhamento, perigo de queima do anel, podendo "carunchar" o pistão.
Isso ocorre quando o ar/combustível queimado percorre as paredes do cilindo entre os anéis. Dependendo do grau térmico, derrete os anéis e fura o pistão.
logo quando vi ja pensei e como vai gerenciar a queima de inicio e parada de explosao ? ainda bem que temos um video desse pra sanar as duvidas
Aí sim muito bom vídeo aprendi muito sensacional
letrajota ai uma ideia para seu próximo vídeo
eaeee sou inscrito la do canal manda salve que to sempre la !
letrajota salve jota kd os videos novos kkkkk
ai o genio letra j. vc tem carro?
Parabéns pela explicação. Respondendo a questão de "o porquê de os engenheiros não terem pensando em usar apenas uma bobina", já se foi pensando, e a alguns anos já é usado a bobina do tipo "caneta" que além de ser uma para cada vela, a bobina já fica conectada direto na vela, eliminando assim até os cabos de vela.
os "engenheiros " de hoje já estão pensando
Fica uma por vela, mas não disparam todas de uma vez. Na verdade, disparam sequencialmente, para permitir que a valvula de admissão se abra com o combustível sendo injetado imediatamente, o que é perigoso de ser feito com a ignição com centelha perdida.
Empresas visam lucro e não o bem estar do consumidor. .tecnologia e informação quem tem domina...parabéns
Sobre a parte da carga excessiva, não vai ocorrer, pois os 2 primários estão em série, consequentemente trabalhando na metade da capacidade. Gerando menos faísca também. Em termos de desempenho, está corretíssimo em suas afirmações. Excelente vídeo. Parabéns!
O melhor sistema e com roda fônica mais sensor ckp e modulo mapeado. Esse sistema gera centelha perdida em um dos tempos do motor, mas não causa problema, diminuindo custo de fabricação. E muito bom e elimina completamente, o distribuidor. O motor "renasce das cinzas". Gde Abs.
Qual modulo usar ?
Olá . Realmente vc falou tudo . Tenho um Vectra 94 8v famoso importado e com GNV . pois bem 1 não estava indo sentelha no 4 silindro vi que a tampa do distribuidor estava quebrado junto com o rotor pelo preço resolvi fazer esse sistema .comprei o distribuidor do Vectra mais novo de 4 silindro .e fiz como todos falam ..cara ligou de primeira .porém o carro dava um estouro cabuloso e na lenta quando pisava no acelerador ele morria na hora desligava ou já ligava em auto giro resumindo vou colocar os originais e caro porém não vou assumir esse problema... Valeu forte abraço
Já vi um sistema parecido com este, mas que fez colocou dois sensores Hall e dois módulos de ignição , quando vi achei interessante o sistema
Dois sensores hall defasados a exatamente 90 graus na carcaça do distribuidor, e a roda de ponto da mesa com apenas duas pontas diametralmente opostas.
Excelente...e fica a dica, quer fazer isso, faça upgrade para uma injeção programável. Nela voce pode inclusive usar um sistema de bobinas individuais, que já é uma tecnologia de ignição superior a essa acompanhando por exemplo um sistema SFI. Melhor queima, mais economia.
Tem como fazer isso em um familia II do astra?
Opa agora entendi vlw mesmo Millan. Mas vou trocar a msd por um sistema hall e vou ver oq esta acontecendo com a distribuição do meu chevette, parabens por seu trabalho ajuda muito esses videos 👏🤙✌
muito boa explicação ,tenho um gurgel BR 800 com motor dois cilindros ,ele nao possui rotor nem distribuidor ,possui duas bobinas ao qual o cabo sai direto da bobina e vai pra vela,é 1990 o ano dele
Isso. Eu não sei como é o motor do gurgel mas acredito que os 2 cilindros sejam gemeos (enquanto um ta na ignição outro está expulsando os gases ) Ai a bobina faisca os 2 cilindros de uma vez, mas como um ta na expulsão não há problema. Assim é o sistema wasted spark (centelha perdida).
Eu uso no meu carro bobina do gol g3 faz 1 ano e meio não tive problemas até agora.. Como é álcool até senti que pega melhor no frio ❄.. Com a antiga original e distribuição tinha problemas
A centelha precisa de um mecanismo que rode na mesma sequencia em que o motor está girando para comseguir acompanhá-lo, o distribuidor aponta pra onde vai a centelha no momento mais eficaz , parabéns amigão , ganhou mais um inscrito, triste mesmo é o tempo x interrupção x perda de sinal
Acredito que dê para fazer um sistema para distribuir a faísca na sequência correta eletronicamente, mecânicamente ja esta bem ultrapassado
@Gui br tutoriais, dá e já existe. Roda Fonica e bobinas individuais.
Galera, vídeo muito bem explicativo, parabéns !
Por falta de conhecimento anteriormente nesse assunto, deixei um mecânico aqui na cidade de Areado-MG(não citarei nomes pra não ser o ruim da história), enfim, deixei ele fazer isso no meu Gol AP 1.8, veio com uma história que melhoraria o consumo e tudo mais. Mas não foi o que aconteceu, o carro fica praticamente impossível de regular o ponto, dá tiro no carburador constantemente. Essa semana colocarei a bobina do MI. Conselho igual do vídeo, não façam isso em carro de cidade e rodovia, mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Foi uma super dica , e quase tirou as dúvidas q eu tenho , vc pode explicar como faz p colocar essa bobina e a roda fônica p funcionar no Kadett com os pulsos .
Show de bola.
Era dessa informação que eu estava precisando.
Essa bobina foi feita pra centelhar em dois cabos por vez quando ligada de forma correta e no sistema certo, a ligação certa é em paralelo, ou seja: positivo no pino central e sinais individuais nos pinos laterais( trabalho que o módulo de injeção faz) e não a ligação em série que fazem colocando o positivo em um dos pinos laterais e o sinal no outro pino lateral e ficando o pino central sem ligação nenhuma, se você pegar a bobina do vectra, existe um X ligando os pinos para os cabos 1e 4 depois 3e2 , o que significa que a bobina se ligada da forma correta joga centelha nos cilindros 1e4 , depois nos cilindros 3e2 depois repete-se o processo. Sistema com distribuidor só não funciona bem no molhado se tiver algum problema, meu chevette tem ignição eletrônica, coloquei tampa e rotor novos da Bosch, os cabos continuam usados da NGK que estavam no carro e pode jogar baldes de água sobre o distribuidor que não dá nenhum problema. Tenho um corcel 2 que nunca mexí no sistema de ignição, está tudo velho, não pode nem sentir a presença de água que não funciona mais, principalmente se lavar o carro desligado.
Exatamente amigo, essas bobinas foram feitas para trabalhar com waste spark. Não sei quem descobriu que ligando assim ela centelha tudo e o carro funciona. Para conseguir por pra funcionar corretamente esse sistema ai de bobina de vectra, teria que dar um jeito de adaptar 2 sensores hall no distribuidor e cada um centelhar a bobina certa...... muita gambi pra nada rs
Milan Dark concordo plenamente, muita gambi pra nada!
Milan Dark
Mesmo assim se vc medir a resistência de cada bobina do vectra é quase metade do valor homico da bobina unica. Adaptando elas duas ainda assim Não trabalharia corretamente devido a indutância.
@@MilanDark disse tudo agradeço por esse vídeo
Posso fazer essa adaptação em golf 95?
O Milan... Tava pensando aqui, tem como fazer esse sistema funcionar sim, de modo que funciona nos carros mais novos. Injetando centelhas em duas velas por vez. Se interessar, posso te explicar melhor por e-mail, daí se achar que funciona. Grave um vídeo sobre o assunto. Na verdade seria um upgrade no sistema de ignição interessante.
Opa, na realidade sim, tem como fazer esse sistema, masssssssss não é simples assim rs, na realidade teria que fazer um jeito de no mínimo por 2 sensores hall e trabalhar a mesa do distribuidor (acho), que ai saberíamos a posição do motor. Mas ai tem que ser alguem BOM, pq qualquer mm que a pessoa instalar o sensor pro lado já vai dar uma diferença de ponto gigante entre os cilindros
Bastaria colocar uma "roda fônica" com apenas um dente no virabrequim, e fazer a leitura com dois sensores hall diametralmente opostos. Daí seria só colocar dois módulos baratinhos para tocar os dois enrolamentos da bobina dupla. O unico problema disso seria a impossibilidade de variar o avanço da ignição, a não ser que seja criado um mecanismo complexo para mover os sensores por vacuo e a roda fônica por força centrífuga.
Outra ideia seria manter a carcaça inferior do distribuidor e colocar dois sensores hall defasados a exatamente 90 graus, e cortar duas das protuberancias que passam nos sessores hall, deixando apenas duas diametralmente opostas. Dessa forma, seria possivel manter o avanço original, mas sem os problemas causados pelo rotor e tampa, que podem molhar.
@@gsilva220 é -- melhor eskecer essa ideia absurda do brasileirinho
Kkkkkk. Colocar graxa embaixo da tampa do distribuidor também resolve. Manter o avanço conectado ao vácuo. Adianta E cria sintonia na centelha. 😂. Sem atrasos.
Basta colocar uma roda fonica kakakakaka vsf
Eu fiz com 2 sensor HALL, adaptando o distribuidor, e funcionou perfeitamente. Se quiser, mando vídeo no PV. Estou pensando em fazer uma linha de montagem agora e fazer sob encomenda para quem quiser um kit.
Estava pensando em fazer com 4 sensores
@@brunorafael7111 Vc só tem 2 movimentos de pistões no 4 cilindros. Não 4 movimentos. 2 pistões sobem e 2 pistões descem.
Mas eu entendi o que vc quis fazer. 4 sensor HALL e 1 janela aberta apenas. Mas vc tem que considerar que o distribuidor ele deixa um resquício de faísca na posição anterior. E aí com 4 halls e 1 janela ficaria ruim a queima sem esse resto de faísca. 2 sensor hall acionando 2 cilindros em cima ao mesmo tempo seria justamente pra melhorar a queima em não ser apenas resto de faísca.
Entendi Macho véi 😀
@@ncn32 Eu vir um rpz fazendo....e ele ultilizou 4 sensores.....e 4 módulos de ignição...deixando apenas uma janela do distribuidor.
Essa é velha já. A dez anos atrás eu já usava a bobina do corsa no motor AP 1.6 na minha gaiola. O grande problema é que não trabalha na baixa, mas resolve a questão de falha por umidade no distribuidor.
O "salto" não seria só do rotor para os polos de cada cabo que vai pras velas, e na própria vela? Para que serviria o "carvão" no eletrodo central que toca o meio do rotor?
Obrigado.
Sim, o salto é do carvãozinho para o rotor e dai para o pino do cabo de vela correspondente. O Carvãozinho é um resistor. Existe resistência em tudo, nos cabos, nas velas, na tampa, no rotor etc. Isso é para retirar interferências.
valeu.
Parabéns gostei da dica
Tenho uma gaiola com motor AP 1.8 coloquei pistons do carro frex
Coloquei uma bobina do Fiat fare 1.6 16v
Ta com uns 2 anos que coloquei e a diferença é e norme pra melhor o distribuidor tem que ficar em uma posição só
Ele funciona como um carro de injeção eletrônica de fábrica como se não tivesse o distribuidor
Graças a Deus no meu estar dando certo
e como ficou o carro?
Valeu a pena ? Quero fazer tb
Olá, considerando que muitos esquemas de injeção eletrônica fazem uso de bobinas de ignição combinadas, está parcialmente correto essa conclusão de que não pode ter faísca fora do ponto, já que em muitos desses esquemas mostra o diagrama interno da bobina de ignição, e inclusive é utilizado uma bobina para aterramento da alta tensão enquanto a outra faz a explosão. A questão é que tem sim um mau uso da bobina, mas em vez de ser apenas uma faísca como ocorre no distribuidor, na bobina combinada ocorrem duas faíscas para cada cilindro. Porém nada impede que alguém faça um módulo de controle, similar ao usado para eliminar o platinado (teria que usar sensor no distribuidor, ou até a própria roda fônica, mas não necessariamente trocar todo sistema de injeção eletrônica), para alternar entre os dois lados da bobina combinada, ou até mesmo usar duas bobinas duplas em vez de uma de quatro saídas.
Se alguém quiser começar a pesquisar sobre isso, pode tentar procurar por: Electronic Distributorless Ignition System (EDIS) diagram
Boa! Parabéns professor!!! Vô mandar uma sugestão! Faz um tutorial mostrando como eliminar o distribuidor certinho! Vllww! Obrigado por sua inciativa!
Só quando injetar mesmo. =/
Existe carro injeção eletrônica com distribuidor. Então se quer eliminar realmente o distribuidor, só é possível com um kit de injeção eletrônica mais atual ( roda fônica, módulo, etc) ou uma injeção programável (fueltech,injepro, pandoo. Mas sempre com o uso da roda fônica).
@@MilanDark blz te perguntar sobre o tempra ele na versão 8v e a bobina, ja as versões 16v e a distribuidor, e (tempra turbo tds são 8v) a distribuidor tmb, ae queria saber se da pra passar o sistema de um turbo pra bobina como o 8v.
Opa boa tarde . Dessa eu não sabia pois tenho um aero willys e iria colocar , mas agora sei que não vai ficar legal no motor .grato pela explicação.
Meu sogro comprou um gol 1.8 e cancelaram o destruído eu quando vi achei estranho e tu foi top na explicação mano vou retirar e Voutar original 👍👍👍
Por favor , Então explica pra nós , o uno 94 Mille eletrônica , com roda fônica ,e duas bobinas de fabrica eliminou o distribuido., Também joga centelhas fora .?!!??
Sim, mas como é um sistema feito pra isso, com roda fônica etc, ela centelha 1 bobina por vez, que centelha 2 cilindros por vez.... (cilindros gêmeos) onde um ta no tempo de centelha (combustão) e o outro no escape.... (jogando gases para fora). Isso é chamado de wasted spart (centelha perdida).
Em compensação uma bobina dessa custa o triplo da outra ! A bobina da linha g2 bola da Volks com distribuidor custa em torno de 100 reais da magneti mareli , já a bobina da linha G3 G4 q não usa distribuidor custa uns 300 contos
Olá amigo,eu tenho um kangoo,motor renault 1.6. De 8v..como trocar,retirar sistema injeção estragada por carburador,e como retirar,já tentei peca onde esta borboleta
Boa explicação. ...amigo. Faz um vídeo falando sobre (fio resistivo ) quer sai do módulo. Como identificar o fio. .....
usa bobina de 3 ohm no primario.
Estava vendo aqui um vídeo e apareceu esse seu como recomendação , pra dar certo teria que colocar dois sensor hall e na janelinha de ferro eliminar duas , coloca as duas em um eixo só , aí colocaria uma bobina com dois sinais 1 e 4 , 2 e 3
Resumindo teria que intercalar essa lata que faz o sinal para o sensor hall , se colocasse 4 latas aí daria para fazer sequencial com 4 bobinas , não sei se vai entender , porque o problema está em montar esse distribuidor desta forma
Daria certo porque vai sobrar espaço ali porque não vai usar mais o rotor , a única coisa que aumentaria seria os sensor hall que teria que adaptar em algum lugar ali ,a para cada lata passando em frente dele e gerando o sinal ,
Ideia maluca
( Latinha de ferro que tem as janelinhas dando sinal para o sensor hall ) minha cabeça passa muitas coisas , mas nem tudo a gente consegue colocar na prática
Segue a gente no canal , forte abraço
sim. O problema é fazer algo milimetricamente exato para não dar variação do ponto, porque 1mm errado no distribuidor é uns 5~10graus de ponto (dependendo) muita coisa. E não precisa, o funcionamento seria praticamente o mesmo que o distribuidor (ele não é tãaaaao ruim assim).
@@MilanDark isso mesmo , centralizar cada um
Na minha opinião, pra este método funcionar perfeitamente com a bobina de carros novos, seria adaptar um sensor de rotação, onde as informações do sensor mandasse direto pra bobina onde ordem de ignição, explodisse na hora exata
Boa noite te ho um fusca pretendo deixar o motor clen, então em vez de colocar os componentes elétricos que fica na capela eu posso colocar os componentes em baixo do.ban o traseiros e levar um cabo longo até o distribuidor ou vou perder potência ou não vai funcionar o motor
Olha, poder pode, não tem problema para usar cabo longo visto que a velocidade elétrica é enorme.
Porém, isso esquenta, e se der mole vai pegar fogo.
2-.... sar cabos resistivos, se supressivos vai ter problemas.
Guerreiro show parabéns péla sua explicação mim ajudou muito amontar minha gaiola ela apagava muito nas trilha valeu mesmo ✌tamo junto
Boa noite , sua gaiola ficou com a força normal q tinha antes estou querendo colocar na minha
Pia video legal, tem como usar uma ft300 ou similar das concorrentes para fazer isso eu quero comecar a montar uma chevy ou chevvete ou marajo, e quero eleminar vários problemas como: DISTRIBUIDOR IGNIÇÃO, TAMPA DO DISTRIBUIDOR, ROTOR DO DISTRIBUIDOR, MÓDULO IGNIÇÃO, CHICOTE IGNIÇÃO, BOBINA IGNIÇÃO,talvez controlar ate o carregamento do alternador e motor de partida ,mas quero manter os carburadores e tbm vou usar uma sonda lambida + wideband o2 para fazer o acerto dos gicles,
Sim dá, e fica muito bom carburador + injeção controlando ponto. Tem que instalar roda fônica, e sensor para controlar a fase.
@@MilanDark tem como nos ensinar como, ou endicar onde procurar a informação, e tbm e possivel colocar sersor no acelerador do carburador para se comunicar com a bomba eletrica? Como abrir 20° a borboleta e mantar X de combustível?
Uma pergunta pro pessoal que vai instalar o sistema em pauta: Todo motor tem um sistema de avanço da centelha de acordo com aumento/redução de RPM do mesmo. Neste caso como esse avanço ocorrerá para o perfeito e bom funcionamento do motor. Não é critica, apenas interesso no sistema para instalar no meu fusca, desde que mantenha o sistema de avanço da centelha, requerido pelo motor.
O avanço fica igual pq o distribuidor faz o avanço
Oi Boa noite tudo bem? Gostei muito da sua explicação, poderia tirar uma dúvida minha, tenho um golf Motorola ap 1.8 que sai centelha no Cabo da bobina mais não sai nos cabos das velas, vc tem uma ideia do que seria
ou é tampa ou rotor ruim.
repare veja se tem o carvãozinho tb na tampa.
Legal, ganhou um inscrito,
Sujestoes:
FASSA um vídeo como conectar as velas corretamente
Como ligar as mangueiras da TBI do Corsa 95 uniponto
Como colocar o rotor no ponto em relação ao comando de valvula
A engrenagem do comando de válvulas, ele é com gaveta não desregula?
Obrigado,(Lino)
Boa noite eu posso alimenta a bobina de ignicao sem passar pelo módulo,e levar a corrente direto para a bobina.obgdo espero resposta.
Obrigado 😌 você é sensacional aprendi muito
Gostaria de saber se existe algum módulo que possa criar uma sequência de sentelhamento para resolver o sentelhamento nas 4 velas de uma vez só?
Injeção Eletronica ou uns kits que vendem por ai que trabalha com roda fônica, que é outro sistema de ignição.
Uma pregunta.. nao da pra fazer uma união entre os 4 cabos de vela da bobina e conectar direto ao distribuidor aproveitando o mesmo para distribuiçao correta e a faisca gerada pela bobina atendendo q a mesma gera faisca contínua y muito mejor que outras bobinas???
Pra gaiola de trilha fica muito bom... não apaga nem embaixo da água... o motor fica todo submerso e continua funcionando.
E O CARA AINDAD DIZ QUE PRA USO NORNAL NAO FICA BOM... SSE AGUENTA PPAULERA DDE TRILHA USO NORMAL AAGUENTA DE BOA... VOU MONTAR E POSTO VIDEO EM USO CONSTANTE.
Olá amigo!
Eu gostaria de saber como é feita a distribuição das centelhas nessas bobinas atuais que tem apenas 3 terminais.
Conhece algum vídeo que mostre isso?
É wasted spark (centelha perdida), ele centelha os pistões gemeos juntos. Por isso 3 terminais, uma hora vai 1 par, outra hora vai outro par.
Você foi falando e fui imaginando em montar algum sistema transistorado e tomando como referência a posição do distribuidor para fazer o chaveamento via esses transistores e só aí acionar a bobina para a posição certa. E como o circuito é simples poderia usar cabos sem impedância que aumentaria a centelha.
Do que estou pensando, daria para fazer até mesmo com bobinas individuais, só que aí é melhor partir logo para uma injeção programável que faz isso melhor pois pode atrasar ou adiantar o ponto caso necessário.
Você mexe com eletrônica né rs? kkk assim amigo, acho que teve até uns malucos que fizeram isso , botaram mais um ou mais 3 sensores hall no distribuidor, mudaram a mesa dele, e ligaram nas bobinas... parada de magayver kkkkkkkkkkkkkk
Só que tem que ser algum cara MUITO bom, pq 1 mm de erro na posicao dos sensores etc seria deixar o carro desregulado eternamente, devido a diferenca de ponto.
Marcelo Henrique pensei a mesma coisa com pwm ou um microcontrolador
Marcelo Henrique a sua idéia não é ruim, mais acho que 2 platinados "ou 2 Hotspark" pra começar é mais fácil.
Marcelo Henrique ótima ideia
Milan Dark tem q acertar avanço né ?
Gostei muito da informação. Tem como vc ensina uma maneira para eu colocar no meu gol G2 16V. Pq estou perdendo um pouco de de saída
Você deveria ver o vídeo amigo.
Se as quatro velas centelharem ao mesmo tempo, o motor vai dar vários estouros provenientes de explosões fora de tempo.
Isso msm funciona irregular e da tiro de vez enquanto o carro fica sem ponto de ignição
Então nada a ver é duas centelhas por vez
E pra carro turbo, como ficaria? O 3step onde seria instalado? Se puder fornecer essas informações ficarei muito agradecido.
Vai explodir.
Os engenheiros da Vw ford chevrolette outras montadoras estudaram quebraram cabeca isso la a mais 50 anos e muito mais um pouquinho inventaram distribudor deu certo fez muito sucessos ai vem alguem tenta fazer que nao pode eu nunca quero mexe ou mudar qualquer parte eletrica do meu carrinho ele fuciona como projeto original mesmo o segredo bom fucionamento e sempre trocar velas cabos tampa rotor etc ai vai ficar sempre zerinho😊
mineiro É verdade amigo aí aparece algum engraçadinho querendo simplesmente mudar a engenharia do motor cada coisa que me aparece.
Verdade amigo bando de bocos mesmo eita gente viu
A tecnologia sempre tras novas possibilidades . O caminho é a evolução . Igual muitos migraram do platinado p ignição eletrônica
Provavelmente vc nao entende muito de mecanica e eletrica porque os engenheiros trabalhao para gerar dinheiro para a fabrica e nao para te dar o melhor custo beneficio isso em todos os aspectos pense nisso
O certo e comprar roda fônica mudar todo o sistema uma coisa mais eficiente não e bem compatível com o resto da eletrônica obsoleta. A SPORTYSTEM FABRICA PECAS PARA FUSCA COM QUALIDADE SUPERIOR DA ALEMA DE 40 ANOS ATRAS E TUDO PORQUE SEU DONO E UM ENGENHEIRO APAIXONADO POR FUSCAS!
Facilmente solucionado com uma Ft500 sequencial. Onde se programa a sequencia de detonação. Valeu.
heuheue facilmente não tanto, depois de gastar uns 5000 com ft, roda fônica, chicote, montagem etc etc etc.... ai sim
@@MilanDark kkkkk sim
🔴 Acredito que diminui a vida útil das velas, super like 👍
Faz sentido
Canal Ouro do Lixo, com certeza vai.
Gostaria que vc falasse sobre trocar as bobinas de carro carburado pelo a do gol mi benefício e também consequências.
opa ua-cam.com/video/YLzr_DMhmAs/v-deo.html
Opa, like !
Na verdade eu estava pronto pra dá um deslike achando q vc iria falar bem desse sistema.
É isso mesmo, se não fizer um controle de tempo de faísca fica uma porcaria !
vc falou exatamente a verdade !
kkkkkkk UFA! Que você não fez igual uns doido que não ve nem 20segundos do vídeo, xinga e sai kkkkkk
É só usar tbm o sistema de vela rastreadora
E se usar o sistema de pulso do distribuidor no pino central? Ele supostamente não vai dizer que cilindro está.?
Boa tarde! Como posso eliminar o distribuição do opala 4 cilindros? Vc pode mim ajudar meu amigo
Sim, roda Fônica + injeção programável.
colequei essa bobina no meu triciclo, ficou o aço, sem falha, com carburador do fusca, ainda foi elogiado pelo macânico que não tinha visto o sistema. SÓ ALEGRIA
Ainda você usa esse sistema ficou bom ou deu problema
Entendi o que voce quer dizer o cdi manda faisca para as 4 saidas da bobina de uma unica vez e o carro gera uma queima nos 4 "canecos" fora de tempo isso pode dar retrocesso ...mas tem uma maneira nisso aí usar um sensor caseiro pra disparar o cdi e gerar a sentelha no tempo certo ...tipo usar imãs de neodimeo colado no rotor da correia dentada e com o auxilio de uma bobina de moto captar o magnetismo tipo 4 imãs no seu determinado tempo de cada cilindro e fazer o "disparo" do cdi no tempo de cada cilindro ...tipo se voce enrolar um fio de cobre em um prego e em cada extremidade desse cobre que esta enrolado nesse prego por as ponteiras de um multeteste (multimetro) (para teste ) se voce passar um imã sobre esse cobre ele o cobre captará a induçao do imã e gerará um pulso eletrico atravez do magnetismo o pulso geraldo ativaria a porta do cdi esse pulso que serviria de gatilho de dispado do transistor do cdi ...a ideia é colar imãs no rotor da correia dentada imas de neodimeo e de acordo com o tempo de queima de cada cilindro disparar a faisca no tempo certo da queima para a bobina amplificar e mandar a sentelha pra vela e ta resolvido a questao ...os imas tem que ser justapostos no rotor da correia ... dentada de acordo com asubidae decida do pistão . topa fazer no canal.??? E justamente o sistema de queima atual
po acabei de te responder no outro: ... Esse sistema seu é muito complexo , pois cada milímetro que eu errar é um ponto errado para cada cilindro, além do que, o ponto não trabalha assim. Ele nao é um momento exato do virabrequim , mas um momento exato do virabrequim+rpm+taxa+carga+combustivel, ou seja, ele nao é fixo. Se eu por um ponto perfeito a 1000rpm quando acelerar em 5000 o carro vai estar muito morto, e se, eu botar em 5000 o carro nem vai ligar devido a pré-ignição
Milan , faça um video sobre roda fônica e diferentes tipos de bobinas que podem ser usadas com ela de forma eficiente . ⚙️💥🎛
Rafael neves neves sem um gerenciamento eletrônico acho que não há como.
Edson Mendonça Sim, eu sei eu vou injetar meu carro ainda esse ano, vou usar fueltech .
Gostaria de uma opinião sua! a linha de combustível pode ser alimentada pela bancada B e depois passar pra A? meu projeto eh 8 bicos!
Se a bomba sozinha tiver vazão pode.
Muito bom
Como intender a regulagem do carburador gol quadrado 1.8 álcool...muito regulam mas não explicam...seria uma boa aula
Acredita amigo. Até agora não encontrei a caixinha da ignição do meu gol quadrado
@@valdirrosamoraes3658 a minha fica do lado esquerdo em cima da bateria
@@renatorgo valeu amigo. achei em baixo do painel kkk segui o chicote da bobina e encontrei tava esquentando troquei ja era
Uma falha insuportável da auto latina sobre a catraca do pedal da embreagem pq fizeram uma peça fundamental de plástico e não de ferro ja troquei por varias vx e mais sempre quando eu mais precisei do carro tenho um escort xr3 cht álcool e queria saber se tem algum meio de nao mais usar essa catraca obg
Tem várias peças que eu acho que deveria ter sido feita de metal ai nego faz plástico. Sinceramente tive escort pouco tempo e nunca tive este problema, nunca troquei. Mas Pode conseguir que um torneiro replique a peça em ferro.
Fique ligado que as vezes é a marca paralela que está comprando, tem peça paralela que não deveria nem estar sendo vendida porque n aguenta nem a instalação.
👏👏👏👏 valeu gostei da explicação.
Boa noite amigo.Eu tenho um Mitsubishi Eclipse 2.0. Queimou o sensor hall. Não encontro essa peça em lugar algum. Eu pergunto:o q.vc me aconselha a fazer.Adaptar outro?
Imagino. Assim, pega o distribuidor leva para um eletricista BOM, e explica pra ele que basicamente é um imã. Todos sao iguais, só tem que adaptar.
O meu é diferente o sensor.Recebe um sinal magnético.
Assim o eletricista falou
Olá Milan boa noite, explica como funciona a roda fonica e se existe outra forma de eliminar o distribuidor.
Maravilha, queria saber se pra fazer teste de sentelha da bobina MI Quadrada, ou até a outra mesmo redonda.
Teste de sentelha de bobina se precisa do distribuidor estar conectado no chicote
Ou apenas o chicote da bobina é suficiente pra testarmos sentelha
Pessoal que tem bugre, aranha, "Chevette" kkkkk experiência própria 😁
E como que o Vectra trabalha então sendo que só tem três entradas e uma roda fônica ???? Como ela divide a faísca no tempo certo?
É porque o vectra trabalha no sistema de wasted spart (centelha perdida). basicamente ela centelha os cilindros pares juntos, seriam 2 bobinas coladas quase. hora centelha 1 e 3 e hora centelha 2 e 4. Assim centelha na hora da explosão e na hora de expulsão dos gases, e não na admissão.
pessoal dica se o distribuidor molhar: abra a tampa do distribuidor e despeja gasolina dentro da mesma, depois veri-a para baixo e deixe escorrer o exeço e evaporar um pouco , monte denovo e pronto ! funciona na hora ! mas cuidado! não vai colocar a tampa no lugar antes de a gasolina secar...evaporar . pois o carro pode pegar fogo. outra dica para prevenir e antes da viagem,,abrir a tampa do distribuidor e bater um ant-ferrugem pois este evita que o carro para mesmo que a tampa molhe. mas depois de molhada, o mesmo não resolve, tem que ser gasolina mesmo! valeu deica de quem ja passou apuros com esse problema . começou chover, eu ja abro meu distribuidor e ant-ferrugem nela! nuncamais fiquei na estrada!
Amigo mais tmb distribuidor tmb tem seu prazo de vida tmb ne melhor tmb trocar por uma nova rotor tmb cabos velas ai nao precisa toda hora parar carro e colocar anti ferrugens concorda
Obrigado pêlo vídeo, tenho uma dúvida em relação à lubrificação, à concessionária indica para o Ford Ka 2013, óleo 5w30, pôde trocar pelo óleo 0W30?????, pois à viscosidade é mais baixa com o motor frio, que é quando se tem mais atrito e desgaste do motor, tecnicamente pode trocar o 5w30 pelo 0w30???????, obrigado.
Tem que colocar o que está no manual. Se recomendar 0 30 pode por. Se não, nem ponha, pois mais possível passar óleo para onde não deve ou partir filme de lubrificação , ai o efeito será inverso, desgastar mais.
Funcionar funciona! Tem um monte de exemplo na internet. E tem um monte de carro que era de Distribuição funcionando assi!
Isso que falei,exatamente essa frase. Porém........ rs
Mjllllklggnbgfdxgyyt
Cv. . ubnn n nbbnnbbv nutvyvh tubhgfyjuyjjc CBLC tcfffffffffftttttrrffffffgfffgfgftrrtttttrtttttttfuyyyyyyuyuuyyyyyuyuuuiiijjiuuuhjuuijjjjooollllklkpp
u e
Falou besteira tem que estudar mas
Ta falando besteira
@@valmirreformabispo500 que besteira que eu falei? Realmente tem vídeos que mostra que funciona.
Valeu pela explicação o meu ano 81 ainda está original sou do tipo que engenharia faz foi muito estudo então fica do jeito do fabricante
O motor problematico ea 111 do meu Voyage que o diga, imagine vc se esses "engenheiros" ñ tivessem estudado
Muito bem explicado! Parabéns!
E se adaptar uma roda fonica com sensor de rotação e ligar ele no plug do sensor hall do distribuidor
Se não queimar tudo não fará nada kkkk... O sensor e a roda fonica nao dizem a hr de centelhar, dizem a posição do motor. Com isso o módulo de injeção calcula a hr para centelhar , e ela, envia sinal para isso. Sem o modulo o sensor fica apenas pulsando o tempo todo.
Vai dar tiro pelo carburador e pelo escape até os vizinhos chamar a polícia.😂
Tipo isso ai 😈😈😈
Kkkkkkkk
Eu tenho um kdt GSI 2.0 conversível injeção eletrônica 4 bicos estou com problemas no distribuidor antigo a bubina era antiga coloquei moderna o carro continua falhando guando esguenta se eu colocar um distribuidor modero na bubina distribuidora de Vectra moderna nova ele vai acertar? Não vai dar nenhum problema em roda fônica parte elétrica ou bomba de gasolina ou sensor mapi?
Faz isso nao amigo , pecado com GSI ..... A origem do problema pode ser um simples cabo de vela ruim ou algum outro detalhe.
Beleza vou continuar com o distribuidor um abraço
Concordo com seu raciocínio . Se fosse vantagem as fábricas já tinham feito. Economizariam em muitas pecas.
O correto mesmo e adaptar um roda fonica e colocar uma central fueltec ou similar!
Milan, tenho um Gol AP 1.8 alcool turbo, tenho as bobinas individuais originais do gol g6, sempre queima a 2 de frente pra tras, o q pode ser?
Ta com dwell errado não? Tiver muito alto queima mesmo
graças a Deus consegui ufa eu quase fiz merda obrigado mesmo cara.
E se eu colocar um sensor de fase com uma roda fônica e um módulo de ignição não daria certo ?
Não, porque o módulo de ignição não controla sensor de fase.
É para isso que inventaram o SENSOR DE ROTAÇÃO 😂😂. ESTE SISTEMA JÁ EXISTE NOS MODELOS MAIS NOVOS. KK
Isso e sem sensor de rotação faz bastante falta o carro da muito tiro
Opa posso colocar no meu vectra 94 então
Poço colocar uma bobina gm 4 pinos no motor ap 1.8 como posso identificar positivo e negativo
É justamente isso do vídeo.
Essa idéia já tive nos tempos de piá. Hoje tenho 60.
Sempre achei o sistema muito complexo e se noção.
Simplesmente usaria 4 platinados e 4 bobinas.
Igual sistemas do distribuído da DKV
Eu tbm vários vídeos sobre isso, mais eu tinha a mesma opinião sua com certeza isso funciona, mais não por muito tempo
Acredito tbm q cause um aquecimento a mais no motor, e se for risquinhas ou derivados, é mto ruim. 👍
tenho um polo classic 2000 tive problema duas vezes com agua no distribuidor, meu mecânico me sugeriu isolar o distribuidor, pois no gol frigideira tinha uma espécie de sacolinha que vinha de fábrica, coloquei , não tive mais problema, sem alterar o sistema mecânico do carro que por sinal é ótimo.
Sim sim , uma capinha, o meu ja teve tb... é bom.
Melhor continuar com original 😄😄😄
Ensina a fazer com roda fônica nos motores ohc para kadett injeção.
se tiver como fazer no Kadett
Posso ver, sinceramente tem kit pronto até, só que é meio caro.
Milan Dark então comprei um Kadett a pouco tempo e não gostei da distribuição tô querendo tirar
Assim, se for original , e não for preparar o carro etc. Recomendo deixar o sistema original masss, funcionando BEM. Existe algumas formas de deixar o sistema muito bom, mesmo com distribuidor.
Podia falar sobre o fluxo cruzado
Usando os pinos laterais aumenta a resistência dela, então o tempo de vida deve almentar. e quanto a faísca sair ns 4 tempos não tem problema. exemplo. pistão 1 e 4 esta em cima, um recebe fogo e outro faz adimição. se na hora da admição não das problema porque na hora do inicio da compressão ou ínicio da exspanção pode dar?
Eu aprovo essa adaptação
Como assim não tem problema centelhar no momento da admissão????? O motor sao 4t amigo, nao é só admissao escape.
Roda fonica resolve tudo
mas dai precisa de injeção programavel
amigo eu tenho um daweoo espero vou trocar a injecao delle por carburador ja fis ese serv em um subaru ficou bao por nao achar sencores de reposisao ese carro acha pesas mas aonde eu mora nao tem muinta pecas a minha duvida ė.. o sistema de distribuidor dele e . distribuidor com modulo hey e bobina de momza tudo iqual sistema mpfi sera que eu vou presisar trocar o destribuidor e bobina alen do coletor que ja comprei um do kadett efi.
Eu tenho um corsa 94.95 wind.coloquei um vhc.mas continuou com minhas peças mono ponto.e distribuidor lucas.minha dúvida é sensor de rotação.sera q ele funciona sem o sensor?
Tamos juntos irmão paz do ETERNO CRIADOR YHWH esteja com vocês amém irmão
A bobina de centelha perdida funciona 2 x2 e não 4 ao mesmo tempo.. a ligação dos cabos são nos cilindros gêmeos..
Em linha por exemplo....dispara 1 e 4 e depois 2 e 3...isto vai disparar no cilindro que está com a mistura pronto pra explodir e o outro vai estar expandindo os gases.. penso que seja assim
Sim , é assim QUANDO ela é instalada no sistema original dela (Com módulo de injeção).
Instalando ela no distribuidor , como ela vai saber qual par de cilindros ela vai centelhar, visto que não tem marcação de fase?
@@MilanDark ...motor em linha com distribuição vai funcionar no 1,3,4,2 ..1 disparo por bobina.. no boxer também...1432
Estou ligando sistema hall. No meu opala.. os dois fios positivos q é do motor de arranque.
Será que eu posso ligar no positivo da bobina do gol MI .. normal. Do jeito que estáva ligada no positivo da bobina antiga da boche
Ou eu posso isolar esses fios positivos do motor de arranque . Oq vc me diz
Digão de cidade Bauru-sp 👍
Tem que ver o pós chave que vai direto para o positivo do chicote.
@@MilanDark são dois fios.positivos .. um que vem da chave e o outro q vem do positivo do motor de arranque... Minha dúvida é essa . Se posso ligar esses dois fios positivos no positivo da bobina do gol MI. Só isso
Obrigado 👍
E se deixar o sensor hall ligado e usar essa bobina do vectra com os 3 fios ligado positivo negativo e sinal funciona no tempo a ignição certo
É exatamente o vídeo amigo. A bobina nao sabe qual cilindro será a centelha
Eu fiz no Fiat 92 e até hoje nunca deu problema ta a todo vapor o carrim velho viu . Pq a bobina do Vectra joga a centelhas as 4 de uma vez . Coloquei a do Fiat fire q realmente tbm da no Vectra e ficou bom todo
Pelo que conheço essa bobina tem 3fios um comum e dois de pulso enviado pelo central de injeção, ela oscila de dois em dois conhecidos cilindro gêmeos, do fiesta rocam funciona assim, e ao mesmo tempo dá pulso aos bicos injetores, ou seja bobina e bicos são escravos da central eletrônica.
Sim, na injecao eletronica ela funciona assim, com a injeção gerenciando qual par pulsar. No distribuidor ele manda o pulso pra todo mundo pois não sabe a posicao do motor, só manda pulso com 2 fios.