Triste ter essa visão da história. Precisar de heróis como Zumbi que não tinham nada de heroicos. Enquanto o estudo da história for enviesado haverá alienação. Zumbi era sim dono de escravos. O sonho de um escravo liberto naquela época era ter escravos. Os autores do vídeo dizem q essa teoria de que zumbi tinha escravos é nova e enviesada, mas não desmentem ela e ainda defendem uma estória mais enviesada e com elementos fantasiosos, como de que Zumbi era um herói e bastião da liberdade. Balela. Tudo não se passava de interesses políticos. O canal em nenhum momento argumenta com bases sólidas, apenas defende sua teoria cegamente. Triste ver pessoas que enxergam a história como algo fantasioso, dramático e romântico, o que tira toda a ciência e método científico. Os autores estao defendendo Zumbi por apelo puramente ideológico só para ter essa ideia de herói. Sendo que já foi confirmado que ele era um líder um tanto cruel. Já foram desconstruída tantas imagens de heróis nacionais, como D. Pedro primeiro e a fantasia falaciosa do grito, que foi totalmente dramatizada, dos bandeirantes, etc, por que não buscar então a verdade sobre Zumbi? O dia da "consciencia negra" se tivesse quê existir, não deveria ser em nome de um homem,Mas de um fato historico ,o dia da abolição, pela princesa Isabel, sei que não foi heroico e os escravos foram deixados à sua própria sorte, mas não devemos buscar heróis ou dramatizar a história, mas sim buscar a verdade. E buscar a verdade não é revisionismo, tendo em vista muitos capítulos mal contados da história que foram enviesado em favor de alienação e benefício de certos grupos e pessoas.
Ps: Eu sou negro e pra min Dom Pedro 2 e a Senhorita Isabel, são meus heróis, pra min zumbi dos palmares representa apenas a escravidão ideológica sobre a minha raça e cultura, que vem sendo utilizada como massa de manobra.
@@imperialzealot2939 Os autores do canal são hipócritas. Só falam do que lhes convém... Ficaram a campanha de eleição inteira falando apenas mal de Bolsonaro, sem criticar os outros candidatos... Nunca criticaram as ideias bizarras esquerdistas... São desonestos intelectualmente... Cegos por sua ideologia
Eu não sei nem descrever a importância do trabalho que vocês vem fazendo através desse canal, eu sou muito fã de quem eleva as pessoas através do conhecimento, muito obrigado, muito obrigado mesmo!
Gustavo Mendes Silva era ironia dizer que" fiquei tentado a inventar coisas, mas desistir " eu jamais faria isso. Que pena não me fiz entender. Discordo totalmente dessas narrativas falsas e não é só essa. Além da história ser contada pelo vencedores ainda vem pessoas que ficam imaginando e afirmando com base em achismos ou associando costumes para justificar o que não consegue provar
Mas eles tem. Se você analisar a situação sócio educacional do nosso país verá que é proporcional a audiência que eles, e tantos outros canais e veículos sensatos de bom conteúdo, possuem. Numericamente é pouco? Sim, mas proporcional em relação a quantidade de pessoas escolarizadas e sensatas na nossa sociedade. E talvez seja até bom continuar assim sabe, mais seleto, como um filtro intelectual... Abraço!
@@yoshiharu9198 doutrinado é vc que luta contras os fatos. Negar a existência do racismo e do mau que a escravidão fez por mãos brancas é o primeiro argumento de um racista encubado igual a vc.
Agora quem oferecia uma cidade para escravos fugidos tinha escravo... Essa não é a primeira vez que essa turminha tenta "reescrever a história" de acordo com suas conveniências. Esse povo realmente é mestre na arte de *Duplipensar*
Meu nome é Jackson e estou utilizando o computador de minha mãe para escrever esse comentário. Desde as eleições acompanho o canal e super admiro os seus vídeos, o conteúdo produzido sempre me acrescenta algo. Depois de ver esse fiquei muito feliz e emocionado de como vocês encaram em produzir a verdade. Meus Parabéns e Que vocês tenham sucesso sempre em futuras produções. Abraços.
Se ele tivesse só ficado na tentação, mas inventou deliberadamente. Isso que dá mandar quem não é da profissão, escrever sobre. É como mandar um enfermeiro fazer uma cirurgia cardíaca, ela vai fazer um corte no peito do paciente, vai suturar e depois contar que fez uma cirurgia de horas no coração do indivíduo. Mesmo com ele morto a sua frente. Lamentável
Já dizia Carl Sagan: "Não quero acreditar, quero saber". Por isso se analisa as fontes e se procura o embasamento das coisas, ao invés de acreditar em qualquer coisa bostejada.
Vídeo após vídeo, vou me convencendo da superioridade do canal em relação a outros cuja proposta a este se assemelha. Parabéns por mais um trabalho contra o obscurantismo!
Eu, como historiador, parabenizo o canal! Hoje temos problemas sérios com relação a propagação de informações que visam atender ao gosto de um público, deixando de lado o compromisso com as comprovações científicas. Temos que buscar informações de fontes confiáveis, as fontes confiáveis são aquelas que provém de comprovações feitas por especialistas nos respectivos assuntos e hoje em dia existe uma corrente que cada vez mais ignora esses quesitos tão importantes. Estamos em uma caminhada perigosa de produção de conteúdo pautada em deduções, crenças, vontades e até paixões.
Meteoro, a cada vídeo que eu assisto de vcs, mais apaixonado eu fico pelo canal! Vcs trazem informação de uma maneira fantástica, didática e sempre com diferentes fontes!! Meus parabéns!!
Absurdo ....qdo fui no memorial do Quilombo de Palmares na Serra da Barriga, tive uma experiência única, e o curador da época explicou de maneira única que nunca, nunca houve escravização no Quilombo......obrigada meteoro
@@flavioguedes3543 Meu amigo, isso é a mesma coisa de como teve a invasão do planalto agora em janeiro, e daqui há 100 anos falarem que aquele ataque foi um conflito com mortes, fogo e organizado por um partido de esquerda. Não existem "novas versões" na história, se alguém a muda sem comprovação clara, é manipulação.
Excelente! Até ontem eu nunca tinha ouvido estas sandices. O trabalho de vocês é muito importante para impedir que estas idéias baseadas em puro preconceito se alastrem. Muito Obrigado!
A falsidade exige um raciocínio mais simples( se é que exige), quando muitas vezes não passam de frases soltas que simplesmente são aceitas, pra entender algo, saber alguma coisa de verdade, é preciso um mínimo de esforço, um bom exemplo é aquela questão terra esférica x terra plana. É por isso que as mentiras são mais aceitas.
Pela primeira vez estamos em uma era de informação instantânea. Tanta informação, que se tornou trivial e até banal. Portanto, o que atrai mais não é a fonte convencional ou correta, mas sim, a que seja mais inovadora, ousada e desconhecida, ou seja, mentirosa.
Porque as pessoas querem aquilo que é sensacionalista, escroto e de fácil linguagem. É só observar o nipe dos propagadores dessas BURRICES no UA-cam. Nando Moura, Paula Marisa, Olavo de Carvalho, etc.
Zumbi é um verdadeiro herói. Sendo negro e pobre, foi detratado e esquecido. Como o levante dos Malês, o mais belo movimento de resistência surgido nesse país. Sendo negro, segue invisibilizado. No Brasil, a escravidão continua! Parabéns, meteoro!
@@wesrezende9411, nunca saberemos. Suspeito que sim, pois defendeu a população negra africana e norte-americana em plena assembléia das nações unidas. Informe-se, meu amigo! Sua ironia não deu certo. A ironia é a estratégia preferida dos ignorantes! Adiós...
foi exatamente isso que eu li pesquisando sobre o assunto. Não há evidências históricas que mostrem quem Zumbi era detentor de escravos. Vale salientar que, há alguns historiadores que acreditam que palmares tivesse PRISIONEIROS trabalhando como escravos no quilombo. Mas não há evidências documentais disto. Na minha humilde opinião, todo esse revisionismo serve para mascarar que a primeira experiência democrática do Brasil foi liderada por um NEGRO. Viva e liberdade! Viva democracia! Parabéns, Meteoro!
Então o maior problema é esse não há muitas evidências historicas de palmares. A base de eles usarem escravos vem muito de varios quilombos usarem escravos. Falta de informação sobre ele e sobre palmares vai deixar pra sempre isso em dúvida.
@@lucaschaves8308 o lance é que sem evidências a história ganha a narrativa de quem a escreve. E nesse caso, a mídia deu os holofotes ao sensacionalismo criado pelo Guia Politicamente Incorreto da America Latina, que é repleto de "fatos" históricos de procedência duvidosa.
Lucas Chaves mas sem evidências, devem prevalecer os fatos. O autor do livro diz que era óbvio a associação de zumbi à posse de escravos, quando isso não é verdade. O honesto da parte dele seria assumir que não há provas e que esta é a opinião dele, dentre muitas outras que podem se formar diante dos documentos históricos. Mas não, ele pinta sua versão como a dedução lógica para o assunto, e a mídia brasileira mordeu a isca.
Quando eles disseram que Zumbi tinha escravos, eu pensei que teriam encontrado algum registro sobre isso, mas se trata apenas de uma suposição sem fundamento nenhum.
O fundamento do Narloch é passar pano para os escravagistas, supondo que os ex-escravos brasileiros fizeram o mesmo. Sem documentação, sem comprovação nada. Ele esquece que o ônus da prova cabe a quem alega e ele não tem PROVA NENHUMA de que Zumbi possuía escravos.
@@tiagoguilherme8710 Vcs militantes de esquerda são tudo uns bando de idiotas, sem argumentação, sempre quando uma personalidade histórica das quais são idolatradas pela esquerda como Zumbí, Che Guevara, Josef Stalin, etc, cometem alguma atrocidade na história e pessoas de direita criticam esses fatos, sempre vem um babaca negando que eles realmente cometeram aquilo, e já começam dizer que era uma invenção dos americanos, é a mesma coisa que negar a existência do holocausto nazista. Vcs são muito hipócritas, a esquerda é e sempre foi uma ideologia que apoio coisas erradas, negam fatos, então não tem pq inventarem que o Zumbí tinha escravos.
Tenho 31 anos e sou pardo. Lembro com 8 anos eu li sobre zumbi no meu livro de história. Lá dizia que zumbi nasceu livre e viveu para dar essa condição a seus semelhantes. Nunca esqueci a pintura a óleo que tinha no livro, retratando esse herói. Zumbi é imortal, na realidade, eu sou zumbi, todos aqueles que lutam pela liberdade e dignidade do Outro são zumbis dos Palmares. Viva zumbi.
Trágico, gente que não faz ideia da história dos descendentes afro-brasileiros se acharem no direito de 'manipular' a história de um povo para benefício próprio. Esse país é uma exposição de vergonhas eternas.
Um vídeo de 2018, más com vários comentários muito recentes. Parece que descobriram o vídeo agora. Uma coisa faz sentido, os comentários ofensivos todos em um curto espaço de tempo mostram um esforço organizado para tentar denegrir a imagem do canal. Acho que alguém grande se incomodou com esse vídeo recentemente.
@@cecilianovais212 A questão não é essa meu povo, os escravos só saiam de um regime escravocrata para um regime de castas, onde o Zumbi detinha poder sobre os outros.
É inacreditável como podem dar créditos a Lenador Narlock. Um autor completamente descompromissado com a pesquisa histórica que usa da narrativa para justificar seus preconceitos pessoais. com negros e com índios.
@@flavioguedes3543 Flávio. Leonardo está muito longe de ser qualquer coisa próximo de historiador. Se vc lê cegamente as baboseiras dele, sinto muito por vc.
É simples: o quilombo dos Palmares era uma aldeia distante afastada cheia de negros , não tinham historiadores ou acadêmicos lá ,a sociedade da época não gostou do que simbolizava e a destruiu , então as pessoas hoje por falta de documentação e história formal fatídica, inventam histórias aleatória a partir da sua própria vontade ou interesse político
Gratidão ao canal pelos conhecimentos passados. Em meio a tanta deturpação da nossa história, de tanto racismo enraizado, eu mulher negra, no auge da minha ignorância e não emponderamento, questionei a nossa própria luta.
Nos permitimos a incineração de um museu. Agora a câmara dos deputados querem incerir uma nova "doutrina" nas escolas. Espero que os lecionadores do país não permitam.
Creio que movimento inciou com ideais , hoje se resume a um grupo fechado de "intelectuais negros" , onde seus Lideres querem chamar mais a atenção pra si , ao invés de se aproximar de povão .
"Quando os vitoriosos reescrevem a história, trata-se apenas de outra faceta da guerra, travada quando a chacina no campo de batalha se encerra, para assassinar a memória dos derrotados." Richard Morgan
O "nazismo é de esquerda", algo dito por quem: não é nazista ou fascista; não é hsitoriador; não é cientista político; não é sociólogo; não é interessado de fato nos estudos desse tipo de corrente política. Mas algo dito por quem: é ignorante.
@Dexter Santos Uchiha onde? Esse evento historico se chama O TERCEIRO REICH, não a "revolução popular alemã". Se fosse de esquerda, no minimo eles seriam aliados dos comunistas, não inimigos. PQP
@@andreyfagundes6690 Exatamente. Na Alemanha isso nem é discutido. é de Extrema Direita e ponto, não tem "mas" nisso. Alias, essa discussão de que o nazifascismo é de esquerda so existe aqui no Brasil, entre os comentaristas da internet sem base nenhuma
Eu já li uma vez um dos livros do "guia do politicamente incorreto". Tenho que confessar que a forma como eles manipulam a história é muito bem pensado. Se você não tomar cuidado você acaba interpretando a história de forma totalmente equivocada.
Segundo alguns "pensadores" dos comentários: as diversas lutas e emboscadas promovidas pelos moradores de Palmares eram, na verdade, uma tentativa de promover a continuidade do regime escravo ao qual estavam submetidos e que queriam tanto proteger. Afinal, como sabemos, o sonho do escravo era fugir para ser escravo e lutar até a morte pelo seu direito de ser escravisado. Tá sertu.
rdgloki Sim , os vencedores de uma guerra sempre demonizam e transformam a imagem de suas vitimas em criminosos , os vencedores de uma guerra que venceram a base de trapassas se pintam como Heróis.
Não @@CamaradaGagarin ... Essa frase é do livro 1984 de George Orwell. Muito bem utilizada na letra de Testify do Rage, agrega o mesmo sentido do romance Orwell. Assiste esse aqui: ua-cam.com/video/vgEvVdeT-xs/v-deo.html
Tem uma história que eu conto sobre minha adolescência que não me dão muito ouvidos, mas irei conta-la assim mesmo... Lá pelos anos 90... não lembro exatamente a data pois eu era novo, enfim, eu estava fazendo um trabalho de escola, na época a gente ia pra bibliotecas pra copiar o material nas famosas folhas de almaço... E me lembro que na biblioteca que havia em São Miguel, tres senhores se aproximaram, bem vestidos e sendo acompanhados pelo responsável da biblioteca, de maneira autoritaria, eles pediram que o responsável os deixassem que podiam se virar, e em caso de dúvidas, iriam procura-lo. Pois bem, estes senhores bem vestidos, um já careca no topo da cabeça e de óculos e bigodes, se dirigiu ao meu grupo sentado na mesa, após já ter passado em outras pessoas e perguntou: -Vcs sabem quem foi Zumbi dos Palmares? Meus 4 amigos fizeram um sinal de negativa, mas eu que sempre gostei de história, respondi: -Zumbi foi um líder dos negros na época da escravidão que lutava pelo seu povo. Os homens então se entreolharam e disseram: - Viu? Entre todos aqui dentro, só um dos jovens sabe... Se pressionarmos da maneira mais simples possível, nos próximos anos, até o próprio povo, não saberá quem foi, e este que sabe, será a minoria, o ignorante da época. Eles agradeceram e partiram, pros outros locais da biblioteca.
Me pergunto como que a história do Brasil teria sido diferente se Palmares tivesse resistido ainda mais. Imaginem se o quilombo não tivesse sido derrotado e se Palmares tivesse se tornado outro país? Seria no mínimo interessante
Muito obrigado pelo vídeo. Hoje eu vi no twitter imagens desmerecendo a memória de Zumbi e estava à procura de saber a verdade e pouco depois apareceu a notificação desse vídeo XD
O melhor canal do Brasil, gente tem um livro maravilhoso que é TUDO QUE VOCÊ PRECISOU DESAPRENDER PARA VIRAR UM IDIOTA desse mesmo canal. Gente vale a pena ler.
Eu tinha ouvido essa outra tese sobre os Palmares e confesso que fiquei um pouco desapontado. Agradeço ao Meteoro.doc pelo iluminado regaste de conhecimento. Muito obrigado!
A suposição de que os quilombos praticavam a mesma escravidão da casa grande não se sustenta. Nem mesmo diante de uma pergunta óbvia: como os negros fugiam dos engenhos para os quilombos se lá seriam igualmente escravizados? ??
a escravidão praticada em Palmares era a escravidão tribal africana, na qual tinha prerrogativas muito diferentes da escravidão praticada nas fazendas e engenho de açucar
A imagem de Zumbi foi usada para criar Mitos de todas as formas. Uns criaram Mitos de que ele era imortal, outros que ele era escravocrata. Pela falta de evidência histórica é impossível determinar o que ele realmente foi. Se é assim, qual imagem de Zumbi seria a melhor de ser retratada? Respondo: A que defende uma causa mais digna. Tiradentes teve sua imagem usada para a criação de um herói nacional da República e isso é algo que foi importante para a criação do nosso nacionalismo. Sendo assim, é bem melhor pensar no Zumbi mítico que luta pelos direitos dos negros e que incentiva a esses a buscar a mesma luta, do que um Zumbi mítico que diminui o mérito de todos os negros que lutaram desde o inicio da história do Brasil.
O duro vai ser achar a documentação comprovando que ele era escravagista mesmo. Quilombola com escravos kkkkk "tá serto". Escravidão era comum mas dizer que havia escravos nos quilombos é muito contra senso.
A escravidão era comum , quando expolios de guerra povos mais fracos vencidos . Ja a escravidão aplicada pelos Europeus aos africanos , foi devido a COR da pela , pois foram consideradas criaturas das trevas pela igreja seita catolica romana , que autorizou a escravidão dos mesmos . Porque até a chegada dos europeus na Africa , não existia conceito de pele no Mundo , toda pessoa era conhecida pela região que habitava .
Joan Nieuhof, viajante holandês que visitou Palmares e escreveu o livro: "Memorável viagem marítima e terrestre ao Brasil" escreveu: “Os negros ocupam-se em roubar os escravos dos portugueses, aos quais mantêm no cativeiro até que se alforriem capturando outros.”
@@pholaris2225 Não sabia que os holandeses invadiram o nordeste por alguns anos? Temos além de descrições dos portugueses,. também temos dos holandeses sobre Palmares
Parece que o opressor tenta amenizar seus erros apontando ou até inventando coisas sobre os oprimidos. Discussão rasa pra amenizar o quão grande foi a escravidão e como até hoje reflete na desigualdade, preconceitos... Dá uma tristeza sabe... Cansa.
Como surge a escravidão ? Não é por quem se deixa escravizar . Pergunto a você no dia de hoje ? O que faria se um povo domisse o Brasil e te fizesse de escrava você e sua família . Você aceitaria ? Se resignaria ? Ou faria como muitos indígenas que morreram pôr esse Brasil . Para terem a liberdade que prega a bandeira . ? Eu " penso ". E se a quantidade de início foi pega a força para serem escravos ... Os quê ficaram , porquê não resistiram a tudo ...? Porquê não se juntaram e se rebelara e fossem salvar os que foram arrancados das tribos anteriormente . ??? Tem muitas lacunas nessas histórias... O real mesmo são os indígenas brasileiros . Lutaram e estão aí lutando . Passam fome ou frio mais não se resigna .
Alem de tudo a África é um belo pais... Porquê todos abandonam o país de origem . Quê é tão amado e todos tem tristeza pôr serem arrancados a força de lá ??? Dessa forma vocês não deixará de existir um país tão querido .? E os que choram a tristeza de s tem tirados de lá . Porquê não voltam para ajudar os quê permanece lá . E a levantar o país tão chorado pelos escravos? Essa seria a forma mais linda de demostrar amor pela raiz. ... Assim como os indígenas quê não conhece outro chão. Outra nascionalidade luta ,pelo o pouquinho que lhes sobrou .
*QUANDO FOI QUE ZUMBI PEDIU O FIM DA ESCRAVIDAO NO BRASIL????* hahaahahahahaahahah EXPLICA COMO ERA A ORGANIZACAO GOVERNAMENTAL DO ZUMBI'??? ELE E' O REI COMO NA SUA TRIBO ELE MANDA E OS OUTROS O SERVEM E OBEDECEM!!!!!! HAHAHAAHAHAAHAHAHHAAHAHAHAAA SIGAM GLORIFICANDO UM ESCRAVAGISTA!!!! E' COMO COLOCAR OS BANDEIRANTES COMO PATRONOS DA LIBERACAO DA ESCRAVIDAO!!!!!!!! Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO???? Se voce tivesse lido LIVROS DE HISTORIA E ANTROPOLOGIA na sua vida saberia que os pais e tios de Zumbi do Palmares vieram de um REINO AFRICANO que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS....... entre onde hoje e' a atual Angola e Congo. Ou seja esse e' o Zumbi, filho de familia real africana, que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA, ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS e era capaz ate' de matar seu proprio tio porque nao queria um acordo com os portugueses para os negros possuirem terras e liberdade para todos os negros dos seus quilombos A escravidao era endemica na Africa por milenios antes mesmo da chegada dos europeus e era fortemente uma parte integral da cultura africana, todos as regioes da Africa de norte a sul viviam em regimes escravocatas, o mesmo reino do qual a familia de Zumbi governava era ESCRAVOCRATA e comerciava escravos e guerreavam outros povos, quando ganhavam tomavam todo mundo como escravos e quando perdiam, como essa vez foi o caso da familia real do Zumbi eles foram escravizados. Nao houve uma conclamacao do Zumbi para uma luta de liberacao de todos os escravos do Brasil mas sim uma forma de luta tribal como na Africa onde as tribos maiores atacam e levam tudo das tribos mais fracas. Os mesmos quilombos tinham escravidao e separacao de classes sociais como reis, generais, soldados, escravos... exatamente a mesma estrutura como existia na cultura desses reinos na Africa. vai estudar historia e antropologia africana e brasileira, a Africa de norte a sul tinha escravidao por milenios, os quilombos brasileiros tinham escravidao!!!! Os pais, avos, tios de Zumbi como Ganga Zumba eram da aristocracia do Reino do Congo na Africa que tinham e vendiam escravos!!!! Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Democracial igualitaria SOCIALIAISTA????? hahahaahahahaah OLHA A FABULA INVENTADA PELA IDEOLOGIA POLITICA DO SECULO XX!!!!!
De onde era a familia de Zumbi??? Eles eram aristocratas escravagistas na Africa??? Tinham, capturavam e vendiam escravos??? Nao escravizava os outros africanos??? Nao escravizava as criancas nascidas dos seus escravos??? Nao invadia, matava e escravizava as outras tribos incluindo mulheres e criancas a os vendiam?? Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO???? Os quilombos no Brasil tinham escravos??? Eu sei q vc JAMAIS vai responder e vai fugir!!!! De onde era a familia de Zumbi??? A familia de Zumbi nao tinha escravos???? Nao escravizava os outros africanos??? Nao escravizava as criancas nascidas dos seus escravos??? Nao invadia, matava e escravizava as outras tribos incluindo mulheres e criancas a os vendiam?? A familia de Zumbi era da aristocracia ESCRAVOCRATA do Reino do Congo que era localizado em uma parte onde e' hoje o atual Congo e Angola, eles se aliaram aos holandeses contra os portugues e perderam a guerra, e' dessa guerra que os pais de e tios de Zumbi sao escravizados e trazidos para o Brasil onde ele nasce e seus tios fogem.
"Por volta dos anos de 1670 Ganga Zumba tinha um palácio, três esposas, guardas, ministros e súditos devotos no "castelo" real chamado "Macaco" em homenagem ao animal que havia sido morto no local. O complexo do castelo era formado por 1.500 casas que abrigavam sua família, guardas e oficiais que faziam parte de nobreza. Ele recebia o respeito de um Monarca e as honras de um Lorde." "Em 1677, o Quilombo foi atacado por Fernão Carrilho, que fez quarenta e sete prisioneiros, inclusive dois filhos de Ganga Zumba, Zambi e Acaiene, matou outro filho, Toculo, e feriu Ganga Zumba" Ivan Alves Filho, Memorial dos Palmares, editora Xenon, Rio de Janeiro, 1988
*Ganga Zumba aceita o acordo com os portugueses para que todos tivessem liberdades e recebessem terras!!! ZUMBI NAO ACEITA A LIBERDADE E O RECEBIMENTO DE TERRAS DE TODOS OS NEGROS DO QUILOMBO DOS PALMARES E POR ISSO MATA O SEU TIO PARA PERMANECER NO PODER !!!!!!* "Em 1678, Ganga Zumba aceitou um tratado de paz oferecido pelo Governador Pedro de Almeida, o qual requeria que os habitantes de Palmares se mudassem para o Vale do Cucaú." Décio Freitas, Palmares - A Guerra dos Escravos, Edições Graal, 1982
QUANDO FOI QUE ZUMBI PEDIU O FIM DA ESCRAVIDAO NO BRASIL???? hahaahahahahaahahah EXPLICA COMO ERA A ORGANIZACAO GOVERNAMENTAL DO ZUMBI'??? ELE E' O REI COMO NA SUA TRIBO ELE MANDA E OS OUTROS O SERVEM E OBEDECEM!!!!!! HAHAHAAHAHAAHAHAHHAAHAHAHAAA SIGAM GLORIFICANDO UM ESCRAVAGISTA!!!! E' COMO COLOCAR OS BANDEIRANTES COMO PATRONOS DA LIBERACAO DA ESCRAVIDAO!!!!!!!! Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO???? Se voce tivesse lido LIVROS DE HISTORIA E ANTROPOLOGIA na sua vida saberia que os pais e tios de Zumbi do Palmares vieram de um REINO AFRICANO que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS....... entre onde hoje e' a atual Angola e Congo. Ou seja esse e' o Zumbi, filho de familia real africana, que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA, ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS e era capaz ate' de matar seu proprio tio porque nao queria um acordo com os portugueses para os negros possuirem terras e liberdade para todos os negros dos seus quilombos A escravidao era endemica na Africa por milenios antes mesmo da chegada dos europeus e era fortemente uma parte integral da cultura africana, todos as regioes da Africa de norte a sul viviam em regimes escravocatas, o mesmo reino do qual a familia de Zumbi governava era ESCRAVOCRATA e comerciava escravos e guerreavam outros povos, quando ganhavam tomavam todo mundo como escravos e quando perdiam, como essa vez foi o caso da familia real do Zumbi eles foram escravizados. Nao houve uma conclamacao do Zumbi para uma luta de liberacao de todos os escravos do Brasil mas sim uma forma de luta tribal como na Africa onde as tribos maiores atacam e levam tudo das tribos mais fracas. Os mesmos quilombos tinham escravidao e separacao de classes sociais como reis, generais, soldados, escravos... exatamente a mesma estrutura como existia na cultura desses reinos na Africa. vai estudar historia e antropologia africana e brasileira, a Africa de norte a sul tinha escravidao por milenios, os quilombos brasileiros tinham escravidao!!!! Os pais, avos, tios de Zumbi como Ganga Zumba eram da aristocracia do Reino do Congo na Africa que tinham e vendiam escravos!!!! Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Democracial igualitaria SOCIALIAISTA????? hahahaahahahaah OLHA A FABULA INVENTADA PELA IDEOLOGIA POLITICA DO SECULO XX!!!!!
A única prova que eu aceitaria de que Zumbi tinha escravos seria se houvesse documentação comprobatória de que ele explorava um engenho de produção de açúcar. Não seria possível manter uma comunidade com o mesmo modo de produção do escravismo brasileiro da época sem se utilizar da mesma estrutura de comercialização. Esses historiadores brasileiros não são sérios. Confundir o escravismo africano com o escravismo praticado no Brasil, como se fossem da mesma natureza, é, no mínimo, desonesto.
@@iuryferreira9580 Escravismo é um modo de produção. As populações que viviam em bando na África não usavam a escravidão. O escravismo chega a africa com a invasão dos europeus. Portanto, o que conhecemos da escravidão na África é o que nos conta o colonizador europeu. Não há sentido em se manter uma pessoa escrava se não for para explorar sua capacidade de trabalho. Não havia produção para o mercado na África, antes da chegada do colonizador. Você está tentando problematizar com o conceito de escravidão, que pode ser muito amplo, mas jamais vai significar o que você quer. Os historiadores não podem usar o mesmo conceito que você usa, enquanto for um adolescente sem nenhum compromisso sério. Um historiador deve ser rigoroso com o que afirma.
Olá, amigo, na verdade era extremamente comum que ex-escravos tivessem outros escravos após ganharem ou comprarem sua liberdade, sugiro que leia livros antigos, como de Machado de Assis que fala muito sobre isso em seus livros uma vez que viveu na realidade do Brasil escravista
@@jhuan1000000 Sim, mas como estamos trabalhando no campo das especulações, pensei em oferecer a minha especulação baseada somente no que considero óbvio. Ademais, estou ciente do fato de escravos que compravam sua alforria e se tornavam donos de outros, só não sei se podemos extrapolar essa realidade para Palmares, comunidade construída por escravos fugidos e que provavelmente deveriam ter certa ojeriza pelo sistema escravocrata. Novamente lembro: apenas especulações minhas pois, afinal, se podem especular para falar que o próprio Zumbi era dono de escravos nada nos impede de levantar a hipótese (ao meu ver muito mais provável) de que o que ocorria era justamente o contrário.
Eu estava procurando um comentário como esse: sensato, e que aponte a questão para uma nova direção, positiva. Aqui vai outro, se quiser: se hoje nós consideramos a escravidão um retrocesso, e se Palmares não caminhava a favor do consenso escravagista de então, logo, é mais correto pensar que Palmares foi um sinônimo de progresso.
Autor do Guia do Politicamente Incorreto: "Fiquei tentado em inventar umas coisas, mas me segurei". Putz, que vergonha alheia dessa frase! É óbvio que esse livro não merece crédito.
Hoje está ganhando força o Brasil Paralelo, que distorce os fatos históricos para reeditar a compreensão de um país construído à base do sangue dos africanos e povos originários. É o intento de tornar a vítima responsável pelo seu sofrimento. Obrigado, Meteoro, pela responsabilidade e cuidado com que constrói seus vídeos. Parabéns!
E os bichos fazem aquele papel de estamos aqui trazendo a verdade dos fatos tão bem... aí colocam aquela trilha sonora que descarrega adrenalina.... os caras tão mandando bem na lavagem cerebral
@@larissawelteremidio3533 Verdade, são ardilosos. E o pior é que há até quem pague por esse tipo de conteúdo, pois eles cobram para emburrecer as pessoas.
Nos últimos anos denegriram a história de uma leva de pessoas que tentaram fazer esse, um mundo melhor. Falaram mal de Gandhi, Mandela, Luther King, Malcom X, Marielli, Zumbi, Marighella, Dilma, etc... Muito grato por este vídeo necessário.
Parabéns pelo documentário. Óbvio que a turma do atraso acostumada com exploração e espoliação, haveria de fazer de um líder libertador, senhor de escravos. Só falta dizer que integrava a Corte portuguesa como Barão!
Sou historiadora e vim aqui dizer que, apesar de toda a inegável carreira acadêmica dos autores citados, precisamos considerar que todos temos visões políticas e que estamos sempre tentando defendê-las. O problema real é que, no momento de ascenção do conservadorismo em que estamos vivendo, esse tipo de discurso sobre escravizados que reproduziam a escravidão (como vimos, sem respaldo científico) ou sobre a luta individualizada e não sistêmica contra a escravidão, na mão de pessoas desavisadas da complexidade dos processos históricos (pra não dizer mal intencionadas) vem a endossar um discurso contra a necessidade de reparação de direitos, contra os movimentos sociais, contra os direitos humanos. Vídeos como este são extremamente importantes.
@Kineko NatagawaAparentemente há uma enorme força para tentar minimizar qualquer tipo de assunto relacionado ao tema, tentando justificar o injustificável. Isso é lamentável, estude mais amigo, e leia mais livros...
@Kineko Natagawa quem vendeu enriqueceu muito nesse comércio extremamente lucrativo e promissor que era o tráfico de escravos. Ingleses e portugueses eram os principais articuladores desse comércio e vendiam os escravos para os grandes produtores rurais do Brasil, EUA e Caribe. No Brasil também havia uma grande presença de escravos nas áreas urbanas. Veja que esse grande comércio de pessoas que foi a escravidão moderna não tem a presença massiva de africanos lucrando em nenhuma das pontas.
@@vecnalich5538 reparação social se daria através políticas públicas para tentar reduzir as desigualdades raciais e sociais que os 300 anos de escravidão trouxeram a população negra no Brasil. Lembrando que o Brasil foi o último pais da América a abolir a escravidão, em 1888, sem dar nenhum tipo de assistência aos recém libertos, ao mesmo tempo que trazia mão de obra europeia para substituir a mão de obra escravizada.
Simples, temos uma sociedade que possui preguiça de ler, prefere utilizar boatos como fatos e seguir cegamente a palavra de políticos, não importando o espectro político.
@@denisovermelho5791 Você tem razão, os caras são tão lezados ou sem falta de caráter ou ambas... não tem senso crítico e tem preguiça em pesquisar. Repetindo alguns tem desvio de caráter e se identificam com quem defende tais coisas. Agora é injusto chamar estes bossais de babuínos. Esses últimos não merecem tal afronta.
LEANDRO NARLOCH NÃO É HISTORIADOR . Pq dar credibilidade a esse cara q fala e escreve de algo q não é especialista ??!! Tempos sombrios esses q vivemos
Entendam, para a sociedade brasileira branca do século 17 era impossível pensar que existiam lugares onde todos eram livres. Pras pessoas do século 21 e impossível aceitar o fato de que existia uma sociedade, uma comunidade, um lugar onde todas as pessoas eram livres ainda mais se essas pessoas fossem negras. Pior é mais cruel que isso, pras pessoas de hoje ainda e mais inadmissível que um NEGRO, um AFRODESCENDENTE fosse/seja um herói e uma figura história brasileira, e também mundial.
só em uma mente binaria as pessoas ou são heróis ou vilões...pra achar que no quilombo dos palmares existia a pura liberdade e socialismo,tem que ser muito ingenuo ou mal caráter,ambas condições necessárias para ser alguém de esquerda da lacração assim como você aparenta ser pelo comentário pobre.
@@agoraandroidsó uma mente ridiculamente tacanha , para não pensar nessa possibilidade. Uma das sociedades mais livres, que eu já tive a honra de conviver, foi uma comunidade remanescente de quilombolas, no nordeste. Eles eram totalmente livres: sem preconceito, inveja, ganância. Eu sei que é difícil de ser processado, por mentes limitadas. Eu adorei estar entre eles! Sou uma operária na construção, da verdadeira história humana. Principalmente daquelas etnias que nunca tiveram voz. Para isso é que serve a arqueologia.
O que eu acho pior é pessoal falando sobre Zumbi ter tido escravos como uma forma de enfraquecer ações afirmativas, do tipo "se negro tinha escravos, eles não sofreram com a escravidão", quando independentemente de quem escravizou, os negros e indígenas é quem eram os escravos e sofrem até hoje por isso. Sim, negros escravizaram (como em comunidades africanas), índios escravizaram, mas os escravos nunca foram brancos europeus, sempre outros negros e indígenas. Quem deve não somos nós, brancos, é o Brasil como nação àqueles que foram escravizados.
Sou descendente de alemão, minha família veio pobre e miserável de lá, não vejo ninguém dando credibilidade para os imigrantes que chegaram aqui tão pobres e formam grande parte desse país.
Europeus brancos não foram escravizados? Errado. Os romanos já foram escravizados pelos hunos, e os ibéricos (espanhóis e portugueses), já foram escravizados pelos árabes (e diga-se de passagem, por 700 anos), não existe a questão de favorecer uma ou outra raça por o que ela sofreu, quase todas as raças foram escravizadas e isso é duro pra todos, mas não faz sentido favorecer uma ou outra, eu mesmo, sou negro e minha família paterna toda é negra.
@@ha22el5 Não importa o lugar, o que importa é que foi escravo, e não ele não tava falando do Brasil em só, a questão é que TODOS sofrem em uma escravidão, não é exclusivo de uma ou outra raça, só estou dizendo isso.
@@JoaoVCRP então, agora pega os descendentes desses romanos, estuda o impacto que a escravidão gerou para com eles, e fornece políticas afirmativas para eles nos setores onde foram prejudicados. É isso que acontece no Brasil, o qual eu me referia, onde o impacto da escravidão em boa parte da população negra é relatado e comprovado em estudos e artigos científicos (não livros e matérias jornalísticas). A questão não é a escravidão em si, e sim o impacto que ela (e seu tardio fim sem nenhum apoio aos "libertos") causa até hoje
esse pessoal é uma piada,começa a dizer que o canal é ruim só porque foi contra a ideia deles,eu mesmo quando era criança admirava zumbi,logo quando fui ficando velho comecei a ver oque falavam dele,que ele tinha escravos,era um ditador e etc,agora que eu parei para rever e vi que até agora não tem nenhuma fonte concreta do afirmado,pessoal precisa parar de torcer para um lado e apoiar o lado humano da coisa.
Muito boa cientificação dos fatos. A história têm lados e o meteoro prova isso. Os ricos e as elites, tentam sempre diminuir as conquistas populares, pois elas assustam. Zumbi é eterno assim como seu legado
O cara fala no vídeo!!! " É CLARO QUE COM A MINHA ÓTICA !" Por ai já da pra perceber que realmente ele esta querendo desconstruir o passado. E isso é bem nítido só não vê quem não quer.
Não existe registro disso. Possivelmente, havia servidão nos Quilombos - como na tradição africana. Escravidão é muito forçado. Quilombos eram locais de resistência contra o domínio dos Portugueses. Seria muito difícil o escravizado fugir da cidade pra ser escravo no Quilombo. Han? Tinha de tudo nos Quilombos, mas escravidão à moda europeia muito, mas muito provavelmente não.
@@fusososososo3507 Há uma grande diferença entre a possível servidão hierárquica usada para a manutenção do quilombo, onde a pessoa ainda podia ter "direitos" a serem respeitados e receber algo em troca pelos seus serviços, e a escravidão europeia, em que vc é tratado e discriminado como um animal ou mercadoria apenas para satisfazer as vontades dos outros. Embora eu não duvide que fosse implementado uma "pseudoescravidão", muito diferente da do modelo europeu, como uma punição para criminosos do quilombo, que provavelmente era muito mais complexo do que muitos pensam. Não havendo nada que confirme a existência dos "escravos de Zumbi"
Mas agora escravidão virou "gosto" com moda europeia e moda africana. Não cara escravidão eh escravidão, n tem como justificar isso como uma coisa pior ou melhor
Velho, “fiquei tentado em inventar algumas coisas” é foda... qq historiador q fale isso perde o respeito na hora... não se inventam “fatos.” Não existe “verdade a ótica” de alguém. Isso é distorção e revisão histórica. É exatamente o oposto do q um historiador deve fazer... 🤬
É consenso entre a maioria dos historiados que zumbi não tinha escravos . Pegar a opinião de só um ou dois historiadores não funciona . O que valida é o consenso de varias bancadas do universo academico. A maioria das universidades bateram o martelo validando trabalhos de carater científico declarando que zumbi dos palmares não tinha escravos.Pra vc ter uma idéia , isso não é nem mais discussão no mundo academico .Só voltou essa discussão e fora das universidades porque uma elite formada por homens brancos ricos se incomodaram com a presença negra nas universidades .
O único consenso que existe nas universidades de historia sobre o zumbi é de que se tem POUQUÍSSIMA documentação historiografia sobre ele. Não sei da onde vc tirou que a figura dele não é discutida entre os historiadores e existe uma espécie de verdade consolidada sobre ele.
@@Thiagolcgomes Colega , você esta sabendo quase nada . Esse " pouquíssimo" material que você diz já é muita coisa. Oque não dá pra aceitar , é criar teorias onde não existe provas. Existem provas da existência de Zumbi dos palmares , da criação do Quilombo dos Palmares , Da escravidão negra que servia os Brancos, do sistema escravista criado por homens brancos ricos no Brasil. Mas não existe. Leia bem (NÃO EXISTE PROVAS DOCUMENTAIS DE QUE ZUMBI DOS PALMARES TINHA ESCRAVOS) criar uma teoria sem provas , é desonesto por parte dessas pessoas que não suportam ver negros frequentando as universidades .Por isso volto a dizer que você esta sabendo quase nada.
@@jeffersoncavalcantecorread9956 Ok mas essa ideia de que zumbí não é uma figura debatida entre os historiadores e que existe uma espécie de "conceso acadêmico" é mentira. E outra n existem provas documentais sobre zumbi ter escravos assim como n tem documentos afirmando que ele n tinha, logo vc assumir zumbi como um lider abolicionista mesmo 100 anos antes de tais ideias surgirem é mais fantasioso ainda.
@@Thiagolcgomes Eu nunca disse que zumbi dos Palmares não era uma figura debatida entre os historiadores. Eu disse que A MAIORIA DOS HISTORIADORES entraram em um consenso . Se Afirmei que A MAIORIA deles aceitam que zumbi dos palmares não tinha escravos, é obvio que existe uma MINORIA de historiadores que ainda debate. A OPINIÃO DA MAIORIA VENCE NAS ACADEMIAS e vai para os livros de historia como historia oficial, isso não é segredo pra ninguém .Como pode ser mentira algo que voce mesmo pode verificar ? E a respeito de não ter prova de que zumbi dos palmares tinha escravos, e também não haver provas de que ele não tinha como você disse . Então Vamos usar o seu raciocínio . As autoridades competentes não tem provas de que VOCÊ tem escravos, MAS também não possuem provas de que VOCÊ não tem . Isso significa que na Teoria você possuem escravos thiago ? você deve ser investigado por isso ? Obvio que não.Voce já ouviu aquela frase do mundo jurídico "Inocente até que se prove ao contrario ? "
@@jeffersoncavalcantecorread9956 Simples, se você aplicar a lógica do séc 17 a mim, o mais provável é que um suposto "eu" do século 17 tenha escravos ou no mínimo veja a escravidão como algo aceitável, já que o pensamento médio do séc 17 era justamente q a ideia de que a escravidão era algo normal e não necessitava de algum tipo de explicação moral, essa lógica se fortalece na imagem de zumbi na medida que zumbi era descendente de uma família real africana, seu tio era rei, logo era alguém com poder, e qua fazia parte de uma cultura onde a escravidão era considerado normal. Portanto, probabilisticamente, analisando o contexto histórico, e a posição que zumbi ocupava na sociedade, é muito mais plausível que zumbi tenha tido escravos, então, do ponto de vista historiográfico, aquilo que precisa ser provado é o contraditório(improvável) e não o plausível. Você me usar como exemplo, é um anacronismo, já que estamos em momentos da historia completamente distintos, e hoje alguém me acusar de ter escravos é o contraditório, já que ter escravos hoje em dia além de crime e algo extremamente incomum.
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: www.padrim.com.br/meteorobrasil
Triste ter essa visão da história. Precisar de heróis como Zumbi que não tinham nada de heroicos. Enquanto o estudo da história for enviesado haverá alienação. Zumbi era sim dono de escravos. O sonho de um escravo liberto naquela época era ter escravos. Os autores do vídeo dizem q essa teoria de que zumbi tinha escravos é nova e enviesada, mas não desmentem ela e ainda defendem uma estória mais enviesada e com elementos fantasiosos, como de que Zumbi era um herói e bastião da liberdade. Balela. Tudo não se passava de interesses políticos. O canal em nenhum momento argumenta com bases sólidas, apenas defende sua teoria cegamente. Triste ver pessoas que enxergam a história como algo fantasioso, dramático e romântico, o que tira toda a ciência e método científico. Os autores estao defendendo Zumbi por apelo puramente ideológico só para ter essa ideia de herói. Sendo que já foi confirmado que ele era um líder um tanto cruel. Já foram desconstruída tantas imagens de heróis nacionais, como D. Pedro primeiro e a fantasia falaciosa do grito, que foi totalmente dramatizada, dos bandeirantes, etc, por que não buscar então a verdade sobre Zumbi? O dia da "consciencia negra" se tivesse quê existir, não deveria ser em nome de um homem,Mas de um fato historico ,o dia da abolição, pela princesa Isabel, sei que não foi heroico e os escravos foram deixados à sua própria sorte, mas não devemos buscar heróis ou dramatizar a história, mas sim buscar a verdade. E buscar a verdade não é revisionismo, tendo em vista muitos capítulos mal contados da história que foram enviesado em favor de alienação e benefício de certos grupos e pessoas.
Ue meteoro? Cadê o fim da democracia? E o vídeo sobre o #liberalismo? Esse vocês não fazem né? Kkkk
Ps: Eu sou negro e pra min Dom Pedro 2 e a Senhorita Isabel, são meus heróis, pra min zumbi dos palmares representa apenas a escravidão ideológica sobre a minha raça e cultura, que vem sendo utilizada como massa de manobra.
@@imperialzealot2939 Os autores do canal são hipócritas. Só falam do que lhes convém... Ficaram a campanha de eleição inteira falando apenas mal de Bolsonaro, sem criticar os outros candidatos... Nunca criticaram as ideias bizarras esquerdistas... São desonestos intelectualmente... Cegos por sua ideologia
Por que não falam daquela bizarrices do Spartakos Santiago... Ah, já sei... Pq não é algo conveniente pra ideologia de vcs, acertei??
Eu não sei nem descrever a importância do trabalho que vocês vem fazendo através desse canal, eu sou muito fã de quem eleva as pessoas através do conhecimento, muito obrigado, muito obrigado mesmo!
Concordo!
🙏
Vc não imagina o quão importante é esse episódio.
A parte que o Idiota lá diz que ficou “ tentado em inventar mais coisas “ é de dar nojo.
Gustavo Mendes Silva era ironia dizer que" fiquei tentado a inventar coisas, mas desistir " eu jamais faria isso. Que pena não me fiz entender. Discordo totalmente dessas narrativas falsas e não é só essa. Além da história ser contada pelo vencedores ainda vem pessoas que ficam imaginando e afirmando com base em achismos ou associando costumes para justificar o que não consegue provar
meteoro e quadro em branco deveriam ter a popularidade que mereciam
Concordo
Mas eles tem. Se você analisar a situação sócio educacional do nosso país verá que é proporcional a audiência que eles, e tantos outros canais e veículos sensatos de bom conteúdo, possuem.
Numericamente é pouco? Sim, mas proporcional em relação a quantidade de pessoas escolarizadas e sensatas na nossa sociedade. E talvez seja até bom continuar assim sabe, mais seleto, como um filtro intelectual...
Abraço!
Não, só o Quadro em branco msm
Yuri Moraes mesmo assim deveria ter mais reconhecimento
popularidade = mediocridade, uma vez que mediocridade significa justamente o que é comum, ou seja, mais adequado à maior parte.
Meu professor colocou esse vídeo na aula de filosofia
Seu professor é foda!
Seu professor era um doltrinador ksks
Doutrinação...
@@VitorSantos-hm1kt Quero o seu professor.
@@yoshiharu9198 doutrinado é vc que luta contras os fatos. Negar a existência do racismo e do mau que a escravidão fez por mãos brancas é o primeiro argumento de um racista encubado igual a vc.
Agora quem oferecia uma cidade para escravos fugidos tinha escravo... Essa não é a primeira vez que essa turminha tenta "reescrever a história" de acordo com suas conveniências. Esse povo realmente é mestre na arte de *Duplipensar*
Meu nome é Jackson e estou utilizando o computador de minha mãe para escrever esse comentário. Desde as eleições acompanho o canal e super admiro os seus vídeos, o conteúdo produzido sempre me acrescenta algo. Depois de ver esse fiquei muito feliz e emocionado de como vocês encaram em produzir a verdade. Meus Parabéns e Que vocês tenham sucesso sempre em futuras produções. Abraços.
"Fiquei tentado a inventar algumas coisas" -Leandro Narloch
Que vergonha alheia da porra. Ainda tem gente que dá credibilidade pra um covarde desse.
Se ele tivesse só ficado na tentação, mas inventou deliberadamente. Isso que dá mandar quem não é da profissão, escrever sobre. É como mandar um enfermeiro fazer uma cirurgia cardíaca, ela vai fazer um corte no peito do paciente, vai suturar e depois contar que fez uma cirurgia de horas no coração do indivíduo. Mesmo com ele morto a sua frente. Lamentável
@@docleandro82 e falando em cirurgia, o seu comentário foi cirúrgico.
Eu fico imaginando, porque este escritor tem credibilidade mesmo depois desta confissão...
Este é um vídeo necessário nos dias de hoje. Pasmem que a Faculdade Estácio EAD, numa das vídeo a aulas, o " professor" comete esta infâmia.
Eu assisti a essa aula.
Vergonha
Século 17, há relatos de que em palmares existiam escravos, não sei pq negar isso, isso não diminui o Zumbi, a abolição veio bem depois.
Bolsominions retardados
@@TheLuizp7 kkkkkk deixa de ser dodói
Se é cultura no UA-cam só pode ser vídeo do Meteoro Brasil.
Que admiração e amor tenho por vocês!
Viva Zumbi!
Já dizia Carl Sagan: "Não quero acreditar, quero saber".
Por isso se analisa as fontes e se procura o embasamento das coisas, ao invés de acreditar em qualquer coisa bostejada.
Hoje eu li tanto racismo velado e ignorância que pra mim foi dia da Paciência Negra. Obrigada por esse vídeo, Meteoro do meu coração ❤️
Vídeo após vídeo, vou me convencendo da superioridade do canal em relação a outros cuja proposta a este se assemelha. Parabéns por mais um trabalho contra o obscurantismo!
Eu, como historiador, parabenizo o canal! Hoje temos problemas sérios com relação a propagação de informações que visam atender ao gosto de um público, deixando de lado o compromisso com as comprovações científicas. Temos que buscar informações de fontes confiáveis, as fontes confiáveis são aquelas que provém de comprovações feitas por especialistas nos respectivos assuntos e hoje em dia existe uma corrente que cada vez mais ignora esses quesitos tão importantes. Estamos em uma caminhada perigosa de produção de conteúdo pautada em deduções, crenças, vontades e até paixões.
ver essas coisas dá até vontade de cursar história viu
Fato. Revisionismo histórico tendencioso, gera um futuro horroroso.
@@livemellifluously "Cursar história" Kkkkkkkkk
Eu morro de rir quando vejo algúem acreditando em uma pessoa só pq ela se diz "especialista"
Meteoro, a cada vídeo que eu assisto de vcs, mais apaixonado eu fico pelo canal! Vcs trazem informação de uma maneira fantástica, didática e sempre com diferentes fontes!!
Meus parabéns!!
Sugiro ao Meteoro criar alguma maneira ou método de filtragem de público porque olhando uns comentários aí, os olhos começam a lacrimejar de desgosto.
kkkk sim, vão filtra público e perder visualização. Você pode pensar em algo melhor kkkkk
@@mateusbertolaccini3805 Esse fator de viws que vc citou só reforça o que eu disse.
Absurdo ....qdo fui no memorial do Quilombo de Palmares na Serra da Barriga, tive uma experiência única, e o curador da época explicou de maneira única que nunca, nunca houve escravização no Quilombo......obrigada meteoro
Sua cabeça está fechada para novas versões...Mesmo essa que possa ser a verdadeira?Que pena...
@@flavioguedes3543 novas versões....? Querido, história: fontes primárias...... sua cabeça está manipulada.....🤦🏻♀️
@@passadoemminutos5415 Ou a sua que quer crer em algo que é uma mentira?Custe o que custar?🤦♂️
@@flavioguedes3543 Meu amigo, isso é a mesma coisa de como teve a invasão do planalto agora em janeiro, e daqui há 100 anos falarem que aquele ataque foi um conflito com mortes, fogo e organizado por um partido de esquerda. Não existem "novas versões" na história, se alguém a muda sem comprovação clara, é manipulação.
Excelente! Até ontem eu nunca tinha ouvido estas sandices. O trabalho de vocês é muito importante para impedir que estas idéias baseadas em puro preconceito se alastrem. Muito Obrigado!
Por que conhecimento e informação de verdade não viraliza?!
Porque a falsidade atrai mais do que a verdade
A falsidade exige um raciocínio mais simples( se é que exige), quando muitas vezes não passam de frases soltas que simplesmente são aceitas, pra entender algo, saber alguma coisa de verdade, é preciso um mínimo de esforço, um bom exemplo é aquela questão terra esférica x terra plana.
É por isso que as mentiras são mais aceitas.
Porque a verdade não pode ser comprimida em memes.
Pela primeira vez estamos em uma era de informação instantânea. Tanta informação, que se tornou trivial e até banal. Portanto, o que atrai mais não é a fonte convencional ou correta, mas sim, a que seja mais inovadora, ousada e desconhecida, ou seja, mentirosa.
Porque as pessoas querem aquilo que é sensacionalista, escroto e de fácil linguagem. É só observar o nipe dos propagadores dessas BURRICES no UA-cam. Nando Moura, Paula Marisa, Olavo de Carvalho, etc.
Zumbi é um verdadeiro herói. Sendo negro e pobre, foi detratado e esquecido. Como o levante dos Malês, o mais belo movimento de resistência surgido nesse país. Sendo negro, segue invisibilizado. No Brasil, a escravidão continua! Parabéns, meteoro!
Ele nunca foi pobre. Era praticamente um rei
WG Bom ver, Che com certeza iria partilhar a mesma opinião sua, não é verdade?
@@wesrezende9411, nunca saberemos. Suspeito que sim, pois defendeu a população negra africana e norte-americana em plena assembléia das nações unidas. Informe-se, meu amigo! Sua ironia não deu certo. A ironia é a estratégia preferida dos ignorantes! Adiós...
So de existir o efeito de contra resistência, prova que zumbi ainda vive!!
E André Rebouças que era Negro livre e Monarquista, ele não merece viver também?
@@vitorhenrique3995 não foi isso que eu disse
Obrigado por fazer minha triste geração PENSAR
Os livros do Leandro Narloch faz um desserviço a humanidade, é puro revisionismo histórico, sem falar do viés político bem óbvio que o livro tem...
foi exatamente isso que eu li pesquisando sobre o assunto. Não há evidências históricas que mostrem quem Zumbi era detentor de escravos. Vale salientar que, há alguns historiadores que acreditam que palmares tivesse PRISIONEIROS trabalhando como escravos no quilombo. Mas não há evidências documentais disto. Na minha humilde opinião, todo esse revisionismo serve para mascarar que a primeira experiência democrática do Brasil foi liderada por um NEGRO. Viva e liberdade! Viva democracia! Parabéns, Meteoro!
Então o maior problema é esse não há muitas evidências historicas de palmares.
A base de eles usarem escravos vem muito de varios quilombos usarem escravos.
Falta de informação sobre ele e sobre palmares vai deixar pra sempre isso em dúvida.
@@lucaschaves8308 o lance é que sem evidências a história ganha a narrativa de quem a escreve. E nesse caso, a mídia deu os holofotes ao sensacionalismo criado pelo Guia Politicamente Incorreto da America Latina, que é repleto de "fatos" históricos de procedência duvidosa.
@@joaogabriellimamoraes4087 entao mas ele so pode fazer isso pq a ideia anterior de palmares e zumbo tmb era de origem duvidosa.
Lucas Chaves mas sem evidências, devem prevalecer os fatos. O autor do livro diz que era óbvio a associação de zumbi à posse de escravos, quando isso não é verdade. O honesto da parte dele seria assumir que não há provas e que esta é a opinião dele, dentre muitas outras que podem se formar diante dos documentos históricos. Mas não, ele pinta sua versão como a dedução lógica para o assunto, e a mídia brasileira mordeu a isca.
Esse cara não é Herói, é Herói da República que não funciona
Quando eles disseram que Zumbi tinha escravos, eu pensei que teriam encontrado algum registro sobre isso, mas se trata apenas de uma suposição sem fundamento nenhum.
Eu também achei que havia algum registro ou fundamento histórico sobre isso, mas são apenas suposições.
O fundamento do Narloch é passar pano para os escravagistas, supondo que os ex-escravos brasileiros fizeram o mesmo. Sem documentação, sem comprovação nada. Ele esquece que o ônus da prova cabe a quem alega e ele não tem PROVA NENHUMA de que Zumbi possuía escravos.
@@tiagoguilherme8710 Vcs militantes de esquerda são tudo uns bando de idiotas, sem argumentação, sempre quando uma personalidade histórica das quais são idolatradas pela esquerda como Zumbí, Che Guevara, Josef Stalin, etc, cometem alguma atrocidade na história e pessoas de direita criticam esses fatos, sempre vem um babaca negando que eles realmente cometeram aquilo, e já começam dizer que era uma invenção dos americanos, é a mesma coisa que negar a existência do holocausto nazista.
Vcs são muito hipócritas, a esquerda é e sempre foi uma ideologia que apoio coisas erradas, negam fatos, então não tem pq inventarem que o Zumbí tinha escravos.
@@soldadoanonimo9519 Caozeiro do caralho. Não tem prova nenhuma de que Zumbi teve escravos. Assiste o vídeo e verá analfabeto funcional.
@@soldadoanonimo9519 gado, nem leu o que escrevi sobre ausência de provas, vai lamber sabão energúmeno.
Tenho 31 anos e sou pardo. Lembro com 8 anos eu li sobre zumbi no meu livro de história. Lá dizia que zumbi nasceu livre e viveu para dar essa condição a seus semelhantes. Nunca esqueci a pintura a óleo que tinha no livro, retratando esse herói. Zumbi é imortal, na realidade, eu sou zumbi, todos aqueles que lutam pela liberdade e dignidade do Outro são zumbis dos Palmares. Viva zumbi.
👏👏👏
"Tentei inventa " como pode acreditar em cara destes
Obrigado meteoro, agora eu entendi o motivo desse tipo de mentira
Trágico, gente que não faz ideia da história dos descendentes afro-brasileiros se acharem no direito de 'manipular' a história de um povo para benefício próprio. Esse país é uma exposição de vergonhas eternas.
Q beneficio proprio é esse? Zumbi com escravo ou n n vai mudar nada na vida de ninguem
O cara admitiu que "ficou tentado" a colocar algumas mentiras haha
Aí a gente vê o quão sério é esse tal historiador de livraria falida.
Ele nem é historiador...
Aí que é o ponto que RESUME todo o vídeo!
Um vídeo de 2018, más com vários comentários muito recentes. Parece que descobriram o vídeo agora. Uma coisa faz sentido, os comentários ofensivos todos em um curto espaço de tempo mostram um esforço organizado para tentar denegrir a imagem do canal. Acho que alguém grande se incomodou com esse vídeo recentemente.
Pois é o UA-cam só me recomendou hoje.
uma pergunta que cala qualquer revisionista é "pq um escravo iria fugir das senzalas para ser escravo nos quilombos dos palmares
Essa pergunta desmonta tudo! Perfeito!
Certeza que ele vai dizer que "o escravo não sabia"
Pena que Clovis Moura tenha morrido porque ele poderia responder essa pergunta.
@@cecilianovais212 verdade
@@cecilianovais212 A questão não é essa meu povo, os escravos só saiam de um regime escravocrata para um regime de castas, onde o Zumbi detinha poder sobre os outros.
Conheci o canal há poucas horas e já fiquei fã do trabalho de vocês. Que bom saber que existe conteúdo assim no UA-cam. Parabéns!!
" meus heróis não viraram estátuas, morreram lutando contra quem virou"
É inacreditável como podem dar créditos a Lenador Narlock. Um autor completamente descompromissado com a pesquisa histórica que usa da narrativa para justificar seus preconceitos pessoais. com negros e com índios.
Vc nem sabe o nome direito do cara...Sai daí...
@@flavioguedes3543 Flávio. Leonardo está muito longe de ser qualquer coisa próximo de historiador. Se vc lê cegamente as baboseiras dele, sinto muito por vc.
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 Errou de novo...
@@flavioguedes3543 boa leitura kkkk
@@flavioguedes3543 Cala boca cara
vc nao sabe de nada
É simples: o quilombo dos Palmares era uma aldeia distante afastada cheia de negros , não tinham historiadores ou acadêmicos lá ,a sociedade da época não gostou do que simbolizava e a destruiu , então as pessoas hoje por falta de documentação e história formal fatídica, inventam histórias aleatória a partir da sua própria vontade ou interesse político
Gratidão ao canal pelos conhecimentos passados. Em meio a tanta deturpação da nossa história, de tanto racismo enraizado, eu mulher negra, no auge da minha ignorância e não emponderamento, questionei a nossa própria luta.
Por que o brasileiro gosta de destruir tanto a sua própria história, hein? Obg, meteoro!
Nos permitimos a incineração de um museu. Agora a câmara dos deputados querem incerir uma nova "doutrina" nas escolas. Espero que os lecionadores do país não permitam.
É isso, chegamos a um ponto muito perigoso, o de termos de escolher no que acreditar.
Como se disse no vídeo, por quê somente hoje vem esses tipos de teorias ? Claro que é para desqualificar o movimento negro.
e a esquerda
é sempre a direita arrumando assunto pra desqualificar o que a esquerda defende
Creio que movimento inciou com ideais , hoje se resume a um grupo fechado de "intelectuais negros" , onde seus Lideres querem chamar mais a atenção pra si , ao invés de se aproximar de povão .
Desqualificar ainda mais? Não tem como desqualificar o movimento negro ainda mais do que ele já se desqualificou!
"Quando os vitoriosos reescrevem a história, trata-se apenas de outra faceta da guerra, travada quando a chacina no campo de batalha se encerra, para assassinar a memória dos derrotados." Richard Morgan
Muito bom meteoro! Façam mais videos desfazendo os revisionismos historicos, como o da ditadura ter sido boa, do nazismo ser de esquerda e etc
+Dexter Santos Uchiha Hahahahahahahahahahahaha...... vc é de mais cara...
O "nazismo é de esquerda", algo dito por quem: não é nazista ou fascista; não é hsitoriador; não é cientista político; não é sociólogo; não é interessado de fato nos estudos desse tipo de corrente política. Mas algo dito por quem: é ignorante.
@Dexter Santos Uchiha onde? Esse evento historico se chama O TERCEIRO REICH, não a "revolução popular alemã". Se fosse de esquerda, no minimo eles seriam aliados dos comunistas, não inimigos. PQP
@@andreyfagundes6690 Exatamente. Na Alemanha isso nem é discutido. é de Extrema Direita e ponto, não tem "mas" nisso. Alias, essa discussão de que o nazifascismo é de esquerda so existe aqui no Brasil, entre os comentaristas da internet sem base nenhuma
Você são tudo um bando de comunas fedidos, a sorte sua que seus movimentos são difíceis de serem vistos, e são rápidos e ágeis.
Eu já li uma vez um dos livros do "guia do politicamente incorreto". Tenho que confessar que a forma como eles manipulam a história é muito bem pensado. Se você não tomar cuidado você acaba interpretando a história de forma totalmente equivocada.
Se incomodou os escravocatas é porque Palmares era libertador !!
Simples assim.
Vai se fude a nacao mais satanica do mundo EUA aboliu a escravidão so pra se organizar e destruir incontáveis nações
@@alberbraz7979 vc não consegue ser mais educado??
@@carlapassos1090 nao estou de saco cheio de mentiras do bem foi essa merda q jogou o brasil na mao do bozo
O livro do Norloch é um dos maiores desserviço à história já produzido. Parabéns pelo ótimo vídeo. Sou fã do canal.
Segundo alguns "pensadores" dos comentários:
as diversas lutas e emboscadas promovidas pelos moradores de Palmares eram, na verdade, uma tentativa de promover a continuidade do regime escravo ao qual estavam submetidos e que queriam tanto proteger.
Afinal, como sabemos, o sonho do escravo era fugir para ser escravo e lutar até a morte pelo seu direito de ser escravisado.
Tá sertu.
Melhor comentário!
Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.
Rage Against the Machine
rdgloki Sim , os vencedores de uma guerra sempre demonizam e transformam a imagem de suas vitimas em criminosos , os vencedores de uma guerra que venceram a base de trapassas se pintam como Heróis.
Não @@CamaradaGagarin ... Essa frase é do livro 1984 de George Orwell. Muito bem utilizada na letra de Testify do Rage, agrega o mesmo sentido do romance Orwell. Assiste esse aqui: ua-cam.com/video/vgEvVdeT-xs/v-deo.html
Tem uma história que eu conto sobre minha adolescência que não me dão muito ouvidos, mas irei conta-la assim mesmo...
Lá pelos anos 90... não lembro exatamente a data pois eu era novo, enfim, eu estava fazendo um trabalho de escola, na época a gente ia pra bibliotecas pra copiar o material nas famosas folhas de almaço... E me lembro que na biblioteca que havia em São Miguel, tres senhores se aproximaram, bem vestidos e sendo acompanhados pelo responsável da biblioteca, de maneira autoritaria, eles pediram que o responsável os deixassem que podiam se virar, e em caso de dúvidas, iriam procura-lo.
Pois bem, estes senhores bem vestidos, um já careca no topo da cabeça e de óculos e bigodes, se dirigiu ao meu grupo sentado na mesa, após já ter passado em outras pessoas e perguntou:
-Vcs sabem quem foi Zumbi dos Palmares?
Meus 4 amigos fizeram um sinal de negativa, mas eu que sempre gostei de história, respondi:
-Zumbi foi um líder dos negros na época da escravidão que lutava pelo seu povo.
Os homens então se entreolharam e disseram:
- Viu? Entre todos aqui dentro, só um dos jovens sabe... Se pressionarmos da maneira mais simples possível, nos próximos anos, até o próprio povo, não saberá quem foi, e este que sabe, será a minoria, o ignorante da época.
Eles agradeceram e partiram, pros outros locais da biblioteca.
Me pergunto como que a história do Brasil teria sido diferente se Palmares tivesse resistido ainda mais. Imaginem se o quilombo não tivesse sido derrotado e se Palmares tivesse se tornado outro país? Seria no mínimo interessante
Muito obrigado pelo vídeo. Hoje eu vi no twitter imagens desmerecendo a memória de Zumbi e estava à procura de saber a verdade e pouco depois apareceu a notificação desse vídeo XD
O melhor canal do Brasil, gente tem um livro maravilhoso que é TUDO QUE VOCÊ PRECISOU DESAPRENDER PARA VIRAR UM IDIOTA desse mesmo canal. Gente vale a pena ler.
Parabéns pela abordagem, METEORO!
Eu tinha ouvido essa outra tese sobre os Palmares e confesso que fiquei um pouco desapontado. Agradeço ao Meteoro.doc pelo iluminado regaste de conhecimento. Muito obrigado!
Leandro Narloch está para a História o quanto Olavo de Carvalho está para a filosofia
Sério que chegamos a questionar a representativade de Zumbi??? Porfa!! Vivam e deixem viver...
A suposição de que os quilombos praticavam a mesma escravidão da casa grande não se sustenta. Nem mesmo diante de uma pergunta óbvia: como os negros fugiam dos engenhos para os quilombos se lá seriam igualmente escravizados? ??
a escravidão praticada em Palmares era a escravidão tribal africana, na qual tinha prerrogativas muito diferentes da escravidão praticada nas fazendas e engenho de açucar
Nesse ambiente lotado de pós verdades o canal meteoro brilha com a sua luz de sabedoria , parabens ...
A imagem de Zumbi foi usada para criar Mitos de todas as formas. Uns criaram Mitos de que ele era imortal, outros que ele era escravocrata. Pela falta de evidência histórica é impossível determinar o que ele realmente foi. Se é assim, qual imagem de Zumbi seria a melhor de ser retratada? Respondo: A que defende uma causa mais digna. Tiradentes teve sua imagem usada para a criação de um herói nacional da República e isso é algo que foi importante para a criação do nosso nacionalismo. Sendo assim, é bem melhor pensar no Zumbi mítico que luta pelos direitos dos negros e que incentiva a esses a buscar a mesma luta, do que um Zumbi mítico que diminui o mérito de todos os negros que lutaram desde o inicio da história do Brasil.
Concordo plenamente, o fato de ele ter ou não escravos parece ser levado mais a sério do que a representatividade que ele tem para os negros.
O duro vai ser achar a documentação comprovando que ele era escravagista mesmo. Quilombola com escravos kkkkk "tá serto". Escravidão era comum mas dizer que havia escravos nos quilombos é muito contra senso.
A escravidão era comum , quando expolios de guerra povos mais fracos vencidos . Ja a escravidão aplicada pelos Europeus aos africanos , foi devido a COR da pela , pois foram consideradas criaturas das trevas pela igreja seita catolica romana , que autorizou a escravidão dos mesmos . Porque até a chegada dos europeus na Africa , não existia conceito de pele no Mundo , toda pessoa era conhecida pela região que habitava .
Joan Nieuhof, viajante holandês que visitou Palmares e escreveu o livro: "Memorável viagem marítima e terrestre ao
Brasil" escreveu: “Os negros ocupam-se em roubar os escravos dos portugueses, aos quais mantêm no cativeiro até que se alforriem capturando outros.”
Machado de Assis cof cof
@@nathatos Holandês, pqp.
@@pholaris2225 Não sabia que os holandeses invadiram o nordeste por alguns anos? Temos além de descrições dos portugueses,. também temos dos holandeses sobre Palmares
Parece que o opressor tenta amenizar seus erros apontando ou até inventando coisas sobre os oprimidos. Discussão rasa pra amenizar o quão grande foi a escravidão e como até hoje reflete na desigualdade, preconceitos... Dá uma tristeza sabe... Cansa.
Como surge a escravidão ? Não é por quem se deixa escravizar .
Pergunto a você no dia de hoje ?
O que faria se um povo domisse o Brasil e te fizesse de escrava você e sua família . Você aceitaria ? Se resignaria ? Ou faria como muitos indígenas que morreram pôr esse Brasil . Para terem a liberdade que prega a bandeira . ?
Eu " penso ". E se a quantidade de início foi pega a força para serem escravos ... Os quê ficaram , porquê não resistiram a tudo ...?
Porquê não se juntaram e se rebelara e fossem salvar os que foram arrancados das tribos anteriormente . ??? Tem muitas lacunas nessas histórias...
O real mesmo são os indígenas brasileiros . Lutaram e estão aí lutando . Passam fome ou frio mais não se resigna .
Alem de tudo a África é um belo pais... Porquê todos abandonam o país de origem . Quê é tão amado e todos tem tristeza pôr serem arrancados a força de lá ???
Dessa forma vocês não deixará de existir um país tão querido .? E os que choram a tristeza de s tem tirados de lá . Porquê não voltam para ajudar os quê permanece lá . E a levantar o país tão chorado pelos escravos? Essa seria a forma mais linda de demostrar amor pela raiz. ... Assim como os indígenas quê não conhece outro chão. Outra nascionalidade luta ,pelo o pouquinho que lhes sobrou .
*QUANDO FOI QUE ZUMBI PEDIU O FIM DA ESCRAVIDAO NO BRASIL????* hahaahahahahaahahah EXPLICA COMO ERA A ORGANIZACAO GOVERNAMENTAL DO ZUMBI'??? ELE E' O REI COMO NA SUA TRIBO ELE MANDA E OS OUTROS O SERVEM E OBEDECEM!!!!!! HAHAHAAHAHAAHAHAHHAAHAHAHAAA SIGAM GLORIFICANDO UM ESCRAVAGISTA!!!! E' COMO COLOCAR OS BANDEIRANTES COMO PATRONOS DA LIBERACAO DA ESCRAVIDAO!!!!!!!!
Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO????
Se voce tivesse lido LIVROS DE HISTORIA E ANTROPOLOGIA na sua vida saberia que os pais e tios de Zumbi do Palmares vieram de um REINO AFRICANO que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS....... entre onde hoje e' a atual Angola e Congo.
Ou seja esse e' o Zumbi, filho de familia real africana, que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA, ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS e era capaz ate' de matar seu proprio tio porque nao queria um acordo com os portugueses para os negros possuirem terras e liberdade para todos os negros dos seus quilombos
A escravidao era endemica na Africa por milenios antes mesmo da chegada dos europeus e era fortemente uma parte integral da cultura africana, todos as regioes da Africa de norte a sul viviam em regimes escravocatas, o mesmo reino do qual a familia de Zumbi governava era ESCRAVOCRATA e comerciava escravos e guerreavam outros povos, quando ganhavam tomavam todo mundo como escravos e quando perdiam, como essa vez foi o caso da familia real do Zumbi eles foram escravizados.
Nao houve uma conclamacao do Zumbi para uma luta de liberacao de todos os escravos do Brasil mas sim uma forma de luta tribal como na Africa onde as tribos maiores atacam e levam tudo das tribos mais fracas.
Os mesmos quilombos tinham escravidao e separacao de classes sociais como reis, generais, soldados, escravos... exatamente a mesma estrutura como existia na cultura desses reinos na Africa.
vai estudar historia e antropologia africana e brasileira, a Africa de norte a sul tinha escravidao por milenios, os quilombos brasileiros tinham escravidao!!!! Os pais, avos, tios de Zumbi como Ganga Zumba eram da aristocracia do Reino do Congo na Africa que tinham e vendiam escravos!!!! Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Democracial igualitaria SOCIALIAISTA????? hahahaahahahaah OLHA A FABULA INVENTADA PELA IDEOLOGIA POLITICA DO SECULO XX!!!!!
De onde era a familia de Zumbi??? Eles eram aristocratas escravagistas na Africa??? Tinham, capturavam e vendiam escravos??? Nao escravizava os outros africanos??? Nao escravizava as criancas nascidas dos seus escravos??? Nao invadia, matava e escravizava as outras tribos incluindo mulheres e criancas a os vendiam?? Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO???? Os quilombos no Brasil tinham escravos???
Eu sei q vc JAMAIS vai responder e vai fugir!!!!
De onde era a familia de Zumbi??? A familia de Zumbi nao tinha escravos???? Nao escravizava os outros africanos??? Nao escravizava as criancas nascidas dos seus escravos??? Nao invadia, matava e escravizava as outras tribos incluindo mulheres e criancas a os vendiam?? A familia de Zumbi era da aristocracia ESCRAVOCRATA do Reino do Congo que era localizado em uma parte onde e' hoje o atual Congo e Angola, eles se aliaram aos holandeses contra os portugues e perderam a guerra, e' dessa guerra que os pais de e tios de Zumbi sao escravizados e trazidos para o Brasil onde ele nasce e seus tios fogem.
"Por volta dos anos de 1670 Ganga Zumba tinha um palácio, três esposas, guardas, ministros e súditos devotos no "castelo" real chamado "Macaco" em homenagem ao animal que havia sido morto no local. O complexo do castelo era formado por 1.500 casas que abrigavam sua família, guardas e oficiais que faziam parte de nobreza. Ele recebia o respeito de um Monarca e as honras de um Lorde."
"Em 1677, o Quilombo foi atacado por Fernão Carrilho, que fez quarenta e sete prisioneiros, inclusive dois filhos de Ganga Zumba, Zambi e Acaiene, matou outro filho, Toculo, e feriu Ganga Zumba"
Ivan Alves Filho, Memorial dos Palmares, editora Xenon, Rio de Janeiro, 1988
*Ganga Zumba aceita o acordo com os portugueses para que todos tivessem liberdades e recebessem terras!!! ZUMBI NAO ACEITA A LIBERDADE E O RECEBIMENTO DE TERRAS DE TODOS OS NEGROS DO QUILOMBO DOS PALMARES E POR ISSO MATA O SEU TIO PARA PERMANECER NO PODER !!!!!!*
"Em 1678, Ganga Zumba aceitou um tratado de paz oferecido pelo Governador Pedro de Almeida, o qual requeria que os habitantes de Palmares se mudassem para o Vale do Cucaú."
Décio Freitas, Palmares - A Guerra dos Escravos, Edições Graal, 1982
QUANDO FOI QUE ZUMBI PEDIU O FIM DA ESCRAVIDAO NO BRASIL???? hahaahahahahaahahah EXPLICA COMO ERA A ORGANIZACAO GOVERNAMENTAL DO ZUMBI'??? ELE E' O REI COMO NA SUA TRIBO ELE MANDA E OS OUTROS O SERVEM E OBEDECEM!!!!!! HAHAHAAHAHAAHAHAHHAAHAHAHAAA SIGAM GLORIFICANDO UM ESCRAVAGISTA!!!! E' COMO COLOCAR OS BANDEIRANTES COMO PATRONOS DA LIBERACAO DA ESCRAVIDAO!!!!!!!!
Fundamente de onde vcs tiraram que Zumbi pediu o fim da escravidao no Brasil??? Ou foi o contrario, PARA NAO PERDER O PODER E OS ESCRAVOS QUE TINHA ELE MATOU SEU TIO QUE QUERIA UM ACORDO ONDE TODOS OS NEGROS SERIAM LIVRES E RECEBERIAM TERRAS DO GOVERNO????
Se voce tivesse lido LIVROS DE HISTORIA E ANTROPOLOGIA na sua vida saberia que os pais e tios de Zumbi do Palmares vieram de um REINO AFRICANO que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS....... entre onde hoje e' a atual Angola e Congo.
Ou seja esse e' o Zumbi, filho de familia real africana, que ESCRAVIZAVA, COMERCIAVA, ESCRAVOS, TINHA ESCRAVOS e era capaz ate' de matar seu proprio tio porque nao queria um acordo com os portugueses para os negros possuirem terras e liberdade para todos os negros dos seus quilombos
A escravidao era endemica na Africa por milenios antes mesmo da chegada dos europeus e era fortemente uma parte integral da cultura africana, todos as regioes da Africa de norte a sul viviam em regimes escravocatas, o mesmo reino do qual a familia de Zumbi governava era ESCRAVOCRATA e comerciava escravos e guerreavam outros povos, quando ganhavam tomavam todo mundo como escravos e quando perdiam, como essa vez foi o caso da familia real do Zumbi eles foram escravizados.
Nao houve uma conclamacao do Zumbi para uma luta de liberacao de todos os escravos do Brasil mas sim uma forma de luta tribal como na Africa onde as tribos maiores atacam e levam tudo das tribos mais fracas.
Os mesmos quilombos tinham escravidao e separacao de classes sociais como reis, generais, soldados, escravos... exatamente a mesma estrutura como existia na cultura desses reinos na Africa.
vai estudar historia e antropologia africana e brasileira, a Africa de norte a sul tinha escravidao por milenios, os quilombos brasileiros tinham escravidao!!!! Os pais, avos, tios de Zumbi como Ganga Zumba eram da aristocracia do Reino do Congo na Africa que tinham e vendiam escravos!!!! Qual era a estrutura governamental do Quilombo do Palmares COMANDADA PELA FAMILIA DE ZUMBI???? Democracial igualitaria SOCIALIAISTA????? hahahaahahahaah OLHA A FABULA INVENTADA PELA IDEOLOGIA POLITICA DO SECULO XX!!!!!
Acho foda que sempre reconheço as músicas das trilhas. Esse canal é uma carta de amor a tudo que há de bom.
Isso é uma tese clássica diga uma mentira várias vezes e a mentira se torna verdade
A única prova que eu aceitaria de que Zumbi tinha escravos seria se houvesse documentação comprobatória de que ele explorava um engenho de produção de açúcar. Não seria possível manter uma comunidade com o mesmo modo de produção do escravismo brasileiro da época sem se utilizar da mesma estrutura de comercialização. Esses historiadores brasileiros não são sérios. Confundir o escravismo africano com o escravismo praticado no Brasil, como se fossem da mesma natureza, é, no mínimo, desonesto.
Tinha escravo sim
@@joaojk8690 você leu o comentário dele e jogou a interpretação de texto (óbvia) pela janela
@@joaojk8690 , fonte da informação: CABEÇA, Vozes da minha. Delírio coletivo, 2020.
Então escravismo "leve" não é escravidão?
@@iuryferreira9580 Escravismo é um modo de produção. As populações que viviam em bando na África não usavam a escravidão. O escravismo chega a africa com a invasão dos europeus. Portanto, o que conhecemos da escravidão na África é o que nos conta o colonizador europeu. Não há sentido em se manter uma pessoa escrava se não for para explorar sua capacidade de trabalho. Não havia produção para o mercado na África, antes da chegada do colonizador. Você está tentando problematizar com o conceito de escravidão, que pode ser muito amplo, mas jamais vai significar o que você quer. Os historiadores não podem usar o mesmo conceito que você usa, enquanto for um adolescente sem nenhum compromisso sério. Um historiador deve ser rigoroso com o que afirma.
Mais óbvio para mim seria que, em uma comunidade feita por ex-escravos, não haver escravidão.
Olá, amigo, na verdade era extremamente comum que ex-escravos tivessem outros escravos após ganharem ou comprarem sua liberdade, sugiro que leia livros antigos, como de Machado de Assis que fala muito sobre isso em seus livros uma vez que viveu na realidade do Brasil escravista
@@jhuan1000000 Sim, mas como estamos trabalhando no campo das especulações, pensei em oferecer a minha especulação baseada somente no que considero óbvio. Ademais, estou ciente do fato de escravos que compravam sua alforria e se tornavam donos de outros, só não sei se podemos extrapolar essa realidade para Palmares, comunidade construída por escravos fugidos e que provavelmente deveriam ter certa ojeriza pelo sistema escravocrata. Novamente lembro: apenas especulações minhas pois, afinal, se podem especular para falar que o próprio Zumbi era dono de escravos nada nos impede de levantar a hipótese (ao meu ver muito mais provável) de que o que ocorria era justamente o contrário.
Eu estava procurando um comentário como esse: sensato, e que aponte a questão para uma nova direção, positiva.
Aqui vai outro, se quiser: se hoje nós consideramos a escravidão um retrocesso, e se Palmares não caminhava a favor do consenso escravagista de então, logo, é mais correto pensar que Palmares foi um sinônimo de progresso.
Autor do Guia do Politicamente Incorreto: "Fiquei tentado em inventar umas coisas, mas me segurei". Putz, que vergonha alheia dessa frase! É óbvio que esse livro não merece crédito.
Um historiador assim, não pode ser levado a sério.
Sou Historiador. No começo do vídeo eu já iria citar o Leandro Narlock. Péssimo brasileiro, "achista" de primeira ordem.
Show, também sou Historiador.
Abraços.
Hoje está ganhando força o Brasil Paralelo, que distorce os fatos históricos para reeditar a compreensão de um país construído à base do sangue dos africanos e povos originários. É o intento de tornar a vítima responsável pelo seu sofrimento. Obrigado, Meteoro, pela responsabilidade e cuidado com que constrói seus vídeos. Parabéns!
E os bichos fazem aquele papel de estamos aqui trazendo a verdade dos fatos tão bem... aí colocam aquela trilha sonora que descarrega adrenalina.... os caras tão mandando bem na lavagem cerebral
@@larissawelteremidio3533 Verdade, são ardilosos. E o pior é que há até quem pague por esse tipo de conteúdo, pois eles cobram para emburrecer as pessoas.
Judeus bilionários suíços financiaram a construção de navios negreiros. Anos depois foram jogados nas câmaras de gás e roubados 😅
Nos últimos anos denegriram a história de uma leva de pessoas que tentaram fazer esse, um mundo melhor. Falaram mal de Gandhi, Mandela, Luther King, Malcom X, Marielli, Zumbi, Marighella, Dilma, etc... Muito grato por este vídeo necessário.
Só faltou falar do Tupac, rapper de esquerda e estuprador condenado
2 ou 3 se salvam nessa corja aí
Parabéns pelo documentário. Óbvio que a turma do atraso acostumada com exploração e espoliação, haveria de fazer de um líder libertador, senhor de escravos. Só falta dizer que integrava a Corte portuguesa como Barão!
Sou historiadora e vim aqui dizer que, apesar de toda a inegável carreira acadêmica dos autores citados, precisamos considerar que todos temos visões políticas e que estamos sempre tentando defendê-las. O problema real é que, no momento de ascenção do conservadorismo em que estamos vivendo, esse tipo de discurso sobre escravizados que reproduziam a escravidão (como vimos, sem respaldo científico) ou sobre a luta individualizada e não sistêmica contra a escravidão, na mão de pessoas desavisadas da complexidade dos processos históricos (pra não dizer mal intencionadas) vem a endossar um discurso contra a necessidade de reparação de direitos, contra os movimentos sociais, contra os direitos humanos.
Vídeos como este são extremamente importantes.
Deu pra perceber que vc não é conservadora. Até hoje não entendi essa estória de reparação social.
Indara, seu comentário é extremamente pertinente, concordo com cada palavra.
@Kineko NatagawaAparentemente há uma enorme força para tentar minimizar qualquer tipo de assunto relacionado ao tema, tentando justificar o injustificável. Isso é lamentável, estude mais amigo, e leia mais livros...
@Kineko Natagawa quem vendeu enriqueceu muito nesse comércio extremamente lucrativo e promissor que era o tráfico de escravos. Ingleses e portugueses eram os principais articuladores desse comércio e vendiam os escravos para os grandes produtores rurais do Brasil, EUA e Caribe. No Brasil também havia uma grande presença de escravos nas áreas urbanas.
Veja que esse grande comércio de pessoas que foi a escravidão moderna não tem a presença massiva de africanos lucrando em nenhuma das pontas.
@@vecnalich5538 reparação social se daria através políticas públicas para tentar reduzir as desigualdades raciais e sociais que os 300 anos de escravidão trouxeram a população negra no Brasil. Lembrando que o Brasil foi o último pais da América a abolir a escravidão, em 1888, sem dar nenhum tipo de assistência aos recém libertos, ao mesmo tempo que trazia mão de obra europeia para substituir a mão de obra escravizada.
E eu sem saber de onde vinha essa onda de imbecilização do país...
Simples, temos uma sociedade que possui preguiça de ler, prefere utilizar boatos como fatos e seguir cegamente a palavra de políticos, não importando o espectro político.
Revista Veja já formava babacas em 1968.
Zumbi dos Palmares não está vivo para se defender!
O povo preto não morre, viramos ancestrais
Uma mentira dita muitas vezes, acaba se tornando verdade...
para babuínos da extrema direita basta dizer uma vez
@@denisovermelho5791 Você tem razão, os caras são tão lezados ou sem falta de caráter ou ambas... não tem senso crítico e tem preguiça em pesquisar. Repetindo alguns tem desvio de caráter e se identificam com quem defende tais coisas. Agora é injusto chamar estes bossais de babuínos. Esses últimos não merecem tal afronta.
Só vejo uma coisa nos comentários desse vídeo: Intolerância, bipolarização no estilo guerra fria e ódio.
sim, parece que existe uma competição entre os dois polos políticos sobre quem é mais câncer.
Contudo, o video é relativo a isso. A deturpação da história para fins políticos.
Vai estudar.Assim vc descobre a verdade.
slk, não sei como vocês conseguem entender tudo isso.
ciências humanas não é comigo entendo poha nenhuma kkakaka
LEANDRO NARLOCH NÃO É HISTORIADOR . Pq dar credibilidade a esse cara q fala e escreve de algo q não é especialista ??!!
Tempos sombrios esses q vivemos
Não é mesmo... só mais um cara ai que acha que sabe o que é história.
nem tanto ao mar, nem tanto á terra.
Essa série de livros "Politicamente Incorretos" são um antro de burrice históricas...
Meteoro, eu amo vocês!
Não é de hoje que o Augusto Nunes é um covarde
Eu desconfiava , o conheci agora , a-partir da jovem pan , sem noção covarde .
Leandro Narloch é um desserviço ao ensino de História no Brasil.
Esse cara é um comedia .
Entendam, para a sociedade brasileira branca do século 17 era impossível pensar que existiam lugares onde todos eram livres. Pras pessoas do século 21 e impossível aceitar o fato de que existia uma sociedade, uma comunidade, um lugar onde todas as pessoas eram livres ainda mais se essas pessoas fossem negras. Pior é mais cruel que isso, pras pessoas de hoje ainda e mais inadmissível que um NEGRO, um AFRODESCENDENTE fosse/seja um herói e uma figura história brasileira, e também mundial.
Cruelmente verdadeira a sua análise!
só em uma mente binaria as pessoas ou são heróis ou vilões...pra achar que no quilombo dos palmares existia a pura liberdade e socialismo,tem que ser muito ingenuo ou mal caráter,ambas condições necessárias para ser alguém de esquerda da lacração assim como você aparenta ser pelo comentário pobre.
@@agoraandroidsó uma mente ridiculamente tacanha , para não pensar nessa possibilidade. Uma das sociedades mais livres, que eu já tive a honra de conviver, foi uma comunidade remanescente de quilombolas, no nordeste. Eles eram totalmente livres: sem preconceito, inveja, ganância. Eu sei que é difícil de ser processado, por mentes limitadas. Eu adorei estar entre eles! Sou uma operária na construção, da verdadeira história humana. Principalmente daquelas etnias que nunca tiveram voz. Para isso é que serve a arqueologia.
Esse canal é um dos melhores do UA-cam sem dúvidas!!!!!! Parabéns!!!!
Salve zumbi dos palmares!
Palmares me lembra Canudos que tambem foi massacrada!!
O que eu acho pior é pessoal falando sobre Zumbi ter tido escravos como uma forma de enfraquecer ações afirmativas, do tipo "se negro tinha escravos, eles não sofreram com a escravidão", quando independentemente de quem escravizou, os negros e indígenas é quem eram os escravos e sofrem até hoje por isso. Sim, negros escravizaram (como em comunidades africanas), índios escravizaram, mas os escravos nunca foram brancos europeus, sempre outros negros e indígenas. Quem deve não somos nós, brancos, é o Brasil como nação àqueles que foram escravizados.
Sou descendente de alemão, minha família veio pobre e miserável de lá, não vejo ninguém dando credibilidade para os imigrantes que chegaram aqui tão pobres e formam grande parte desse país.
Europeus brancos não foram escravizados? Errado. Os romanos já foram escravizados pelos hunos, e os ibéricos (espanhóis e portugueses), já foram escravizados pelos árabes (e diga-se de passagem, por 700 anos), não existe a questão de favorecer uma ou outra raça por o que ela sofreu, quase todas as raças foram escravizadas e isso é duro pra todos, mas não faz sentido favorecer uma ou outra, eu mesmo, sou negro e minha família paterna toda é negra.
@@JoaoVCRP creio que ele tava falando do Brasil.
@@ha22el5 Não importa o lugar, o que importa é que foi escravo, e não ele não tava falando do Brasil em só, a questão é que TODOS sofrem em uma escravidão, não é exclusivo de uma ou outra raça, só estou dizendo isso.
@@JoaoVCRP então, agora pega os descendentes desses romanos, estuda o impacto que a escravidão gerou para com eles, e fornece políticas afirmativas para eles nos setores onde foram prejudicados. É isso que acontece no Brasil, o qual eu me referia, onde o impacto da escravidão em boa parte da população negra é relatado e comprovado em estudos e artigos científicos (não livros e matérias jornalísticas). A questão não é a escravidão em si, e sim o impacto que ela (e seu tardio fim sem nenhum apoio aos "libertos") causa até hoje
Meteoro Brasil, serviço de utilidade pública. Amo vocês
Não dá para falar de Zumbi sem antes conhecer e estudar Ganga Zumba.
Oi. Pode me indicar um boa fonte? Tenho interesse em saber mais dele.
Só se for aí no sul, aqui na Bahia, Zumbi é cultuado!
Acho q seria mais fortalecedor se as pessoas não precisassem de mitos.
Chamar de escravizador um homem negro que criou um local para receber negros escravizados fugidos é de uma ignorância e mau caráter descomunais.
esse pessoal é uma piada,começa a dizer que o canal é ruim só porque foi contra a ideia deles,eu mesmo quando era criança admirava zumbi,logo quando fui ficando velho comecei a ver oque falavam dele,que ele tinha escravos,era um ditador e etc,agora que eu parei para rever e vi que até agora não tem nenhuma fonte concreta do afirmado,pessoal precisa parar de torcer para um lado e apoiar o lado humano da coisa.
Excelente vídeo...nunca acreditei nessa ideia de Zumbi ter escravos....
Caraca cada vez mais amo o canal 💙
Muito boa cientificação dos fatos. A história têm lados e o meteoro prova isso.
Os ricos e as elites, tentam sempre diminuir as conquistas populares, pois elas assustam.
Zumbi é eterno assim como seu legado
O cara fala no vídeo!!!
" É CLARO QUE COM A MINHA ÓTICA !"
Por ai já da pra perceber que realmente ele esta querendo desconstruir o passado.
E isso é bem nítido só não vê quem não quer.
Que absurdo né! Eu vejo essas notícias e me dá um desanimo da humanidade!
Continue mostrando a verdade Meteoro! =)
Esse vídeo é muito útil, ainda esfrego ele na cara de alguns.
Eu já era abusada com esse autor do história politicamente incorreta do Brasil. Agora pronto. Que cara doente!
Não existe registro disso. Possivelmente, havia servidão nos Quilombos - como na tradição africana. Escravidão é muito forçado. Quilombos eram locais de resistência contra o domínio dos Portugueses. Seria muito difícil o escravizado fugir da cidade pra ser escravo no Quilombo. Han? Tinha de tudo nos Quilombos, mas escravidão à moda europeia muito, mas muito provavelmente não.
@@fusososososo3507 Há uma grande diferença entre a possível servidão hierárquica usada para a manutenção do quilombo, onde a pessoa ainda podia ter "direitos" a serem respeitados e receber algo em troca pelos seus serviços, e a escravidão europeia, em que vc é tratado e discriminado como um animal ou mercadoria apenas para satisfazer as vontades dos outros. Embora eu não duvide que fosse implementado uma "pseudoescravidão", muito diferente da do modelo europeu, como uma punição para criminosos do quilombo, que provavelmente era muito mais complexo do que muitos pensam. Não havendo nada que confirme a existência dos "escravos de Zumbi"
@@A_ME360j opa você teria alguma referência de historiadores? Grato!
@@A_ME360j o modelo europeu era o único onde dava para se casar com o escravo
Mas agora escravidão virou "gosto" com moda europeia e moda africana. Não cara escravidão eh escravidão, n tem como justificar isso como uma coisa pior ou melhor
"fiquei tentado em inventar algumas coisas, mas não inventei não... (breve sorriso dissimulado)"
Velho, “fiquei tentado em inventar algumas coisas” é foda... qq historiador q fale isso perde o respeito na hora... não se inventam “fatos.” Não existe “verdade a ótica” de alguém. Isso é distorção e revisão histórica. É exatamente o oposto do q um historiador deve fazer... 🤬
Esse his não ele é estoriador, não tem crédito nenhum cara de pau mentiroso
É consenso entre a maioria dos historiados que zumbi não tinha escravos . Pegar a opinião de só um ou dois historiadores não funciona . O que valida é o consenso de varias bancadas do universo academico. A maioria das universidades bateram o martelo validando trabalhos de carater científico declarando que zumbi dos palmares não tinha escravos.Pra vc ter uma idéia , isso não é nem mais discussão no mundo academico .Só voltou essa discussão e fora das universidades porque uma elite formada por homens brancos ricos se incomodaram com a presença negra nas universidades .
O único consenso que existe nas universidades de historia sobre o zumbi é de que se tem POUQUÍSSIMA documentação historiografia sobre ele. Não sei da onde vc tirou que a figura dele não é discutida entre os historiadores e existe uma espécie de verdade consolidada sobre ele.
@@Thiagolcgomes Colega , você esta sabendo quase nada . Esse " pouquíssimo" material que você diz já é muita coisa. Oque não dá pra aceitar , é criar teorias onde não existe provas. Existem provas da existência de Zumbi dos palmares , da criação do Quilombo dos Palmares , Da escravidão negra que servia os Brancos, do sistema escravista criado por homens brancos ricos no Brasil. Mas não existe. Leia bem (NÃO EXISTE PROVAS DOCUMENTAIS DE QUE ZUMBI DOS PALMARES TINHA ESCRAVOS) criar uma teoria sem provas , é desonesto por parte dessas pessoas que não suportam ver negros frequentando as universidades .Por isso volto a dizer que você esta sabendo quase nada.
@@jeffersoncavalcantecorread9956 Ok mas essa ideia de que zumbí não é uma figura debatida entre os historiadores e que existe uma espécie de "conceso acadêmico" é mentira. E outra n existem provas documentais sobre zumbi ter escravos assim como n tem documentos afirmando que ele n tinha, logo vc assumir zumbi como um lider abolicionista mesmo 100 anos antes de tais ideias surgirem é mais fantasioso ainda.
@@Thiagolcgomes Eu nunca disse que zumbi dos Palmares não era uma figura debatida entre os historiadores. Eu disse que A MAIORIA DOS HISTORIADORES entraram em um consenso . Se Afirmei que A MAIORIA deles aceitam que zumbi dos palmares não tinha escravos, é obvio que existe uma MINORIA de historiadores que ainda debate. A OPINIÃO DA MAIORIA VENCE NAS ACADEMIAS e vai para os livros de historia como historia oficial, isso não é segredo pra ninguém .Como pode ser mentira algo que voce mesmo pode verificar ? E a respeito de não ter prova de que zumbi dos palmares tinha escravos, e também não haver provas de que ele não tinha como você disse . Então Vamos usar o seu raciocínio . As autoridades competentes não tem provas de que VOCÊ tem escravos, MAS também não possuem provas de que VOCÊ não tem . Isso significa que na Teoria você possuem escravos thiago ? você deve ser investigado por isso ? Obvio que não.Voce já ouviu aquela frase do mundo jurídico "Inocente até que se prove ao contrario ? "
@@jeffersoncavalcantecorread9956 Simples, se você aplicar a lógica do séc 17 a mim, o mais provável é que um suposto "eu" do século 17 tenha escravos ou no mínimo veja a escravidão como algo aceitável, já que o pensamento médio do séc 17 era justamente q a ideia de que a escravidão era algo normal e não necessitava de algum tipo de explicação moral, essa lógica se fortalece na imagem de zumbi na medida que zumbi era descendente de uma família real africana, seu tio era rei, logo era alguém com poder, e qua fazia parte de uma cultura onde a escravidão era considerado normal. Portanto, probabilisticamente, analisando o contexto histórico, e a posição que zumbi ocupava na sociedade, é muito mais plausível que zumbi tenha tido escravos, então, do ponto de vista historiográfico, aquilo que precisa ser provado é o contraditório(improvável) e não o plausível. Você me usar como exemplo, é um anacronismo, já que estamos em momentos da historia completamente distintos, e hoje alguém me acusar de ter escravos é o contraditório, já que ter escravos hoje em dia além de crime e algo extremamente incomum.
Preconceito registrado, logo é corrigido! Trabalho árduo! Parabéns ao canal! Uma hora ou outra, todos aprenderemos!