Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Rapaz. Estou até emocionado após assistir essa aula. Extremamente emancipadora e libertadora. Estou no primeiro período de filosofia. E essa aula foi engrandecedora! Muito obrigado Vitor!!! Ganhou mais um inscrito.
Olá professor, Sou do Pará, especificamente de Soure, Ilha do Marajó. Adoro assistir suas aulas, tenho acompanhado todas. Muito boa por sinal. Também gostaria de te desejar melhoras. Força e garra, sempre.
Nossa seu exemplo de dar o Machado de Assis integral para o filho do rico, e a versão resumida para o pobre, bate totalmente com o meu pensamento, sou professor em escola técnica de enfermagem, e tento mostrar isso aos meus alunos, os filhos dos ricos aprender educação financeira e os pobres se endividam no cartão de crédito, pensamento espetacular da realidade do nosso país, um abraço grande professor, aprendendo muito com seus vídeos !!!
Show sua aula! Nunca (pelo menos eu) ouvi explicação tão detalhada e clara do pensamento marxista … parabéns Vitor ! Seus vídeos poderiam substituir aulas presenciais de muitos professores medíocres! 👏👏👏👏
Assiste a aula 2 vezes muito produtiva e ilustrativa.. Fiquei a tempos querendo entender a escola de Frankfurt e a Teoria crítica... Acho q agora eu peguei o principio dessa galera. Muito obrigado pro tornar minha capacidade intelectiva mais ampla! Realmente... muito obrigado Parabéns pelo cana!
Presente à aula 29, somente hoje, desta feita na cidade do Rio de Janeiro, tendo a rara possibilidade de discutir o assunto direto na casa do Professor. Hehehe!
41:30 prof, nao eh isso que esta n`O Capital. o que ha e uma diferenca entre a remuneracao da forca de trabalho e o valor por ela produzido. quando a mercadoria passa para o mercado, passa tambem a ser afetada pela oferta e demanda, ocorrendo flutuacoes em torno do eixo do valor da mercadoria.
"o de cima sobe e debaixo desce" é um verso de autoria de Chico Science para a música "A Cidade" que foi lançada no álbum "Da Lama Ao Caos" de Chico Science & Nação Zumbi em 1994. Depois, o verso foi apropriado sem nenhum crédito e ganhado mais alcance sem que o público soubesse o verdadeiro autor.
João. Brasília.29. A discussão sobre a popularização da arte, da simplificação X democratização me lembra uma conversa que o Ariano Suassuna teve com o Chico Science. Nela Suassuna questiona exatamente isso, o "preço" que se paga por essa simplificação, essa "releitura" que para ele era excessivamente influenciada pelos EUA. Excelente aula, uma das melhores.
Aproveitando que vc mencionou Chico Science, achei q podia esclarecer que a frase, dita pelo caro Vitor, que exprime a dinâmica capitalista "o de cima ,sobe, e o de baixo , desce" vem de fato da música A CIDADE, do saudoso Lamassal.
Olá professor, estou fazendo um artigo sobre Teoria Crítica e Teoria Tradicional com ênfase na Industria Cultural. Gostei das suas elucidações e da forma como fez a sua exposição. Infelizmente o ensino de Filosofia nunca teve seu local dentro das escolas públicas garantido no currículo do Ensino Médio. Quando muito tivemos alguns avanços graças a lutas dos educadores do campo que logo são retirados de acordo com as posições políticas dos nossos governantes. Assim, quanto mais pensamos nas potencialidades que esse ensino pode ter as novas gerações, notamos que políticas como a Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular entre outras, tendem a diminuir o número de aulas para esse professor. tendo que trabalhar em muitas turmas, temos o docente exaurido pelo ensino e quando muito com sérias dificuldades de realizar pesquisa na educação básica. Quando jovem conheci esse componente pq gosto de ler e chegou em minhas mãos livros como a Apologia a Sócrates, o Banquete, O Manifesto Comunista, Vontade de Potência etc. Penso que precisamos escrever sobre a importância do Ensino de Filosofia para as novas gerações. E seu vídeo vai me ajudar e muito nessa construção. Uma vez um aluno me perguntou qual filosofo era mais importante. Então, respondi que a história da filosofia era semelhante a uma casa. Não se faz uma residência apenas com um tijolo. Todos esses filósofos e tantos outros são fundantes para o pensamento filosófico. Mais uma vez agradeço pelo conteúdo.
Oi Sou de Sergipe, caloura no curso de ciências sociais na UFS que, diga-se de passagem, está explodindo com o meu velho mundo, pois tenho 40 anos e na minha época da escola não tinha as matérias de filosofia e sociologia (terrível realidade). Ando apaixonada, apesar de totalmente leiga. Agora sua seguidora, me sinto privilegiada com todo esse conhecimento proposto.
35:21 gosto de todas as aulas sou do Ceará faço limpeza nas casas e percebo a diferença social o olhar perante o outro a indiferença que existe porém existo me chamo eridiene Galvão tenho 48 anos de tenho 6 filhos e dois já está se formando na faculdade 54:55
Mudar ou revolucionar? Mudar de dentro para fora ou de fora para dentro? Desenvolver o indivíduo ou mediocrizar pelo coletivo? A pretensão de conhecimento de alguns em mudar o mundo pode ser o caminho da servidão maior q a atual.
@@istonaoefilosofia Me inscrevi no canal já. Professor, pode me citar 3 exemplos de anomias sociais que encontramos no livro dialética do esclarecimento? Estou tentando fazer uma atividade de filosofia.
Excelente aula professor! Eu me identifico com Marx e a teoria crítica! Penso que não podemos separar nossos pensamentos da forma de produção econômica.
42:30 curioso. O contratante não é visto como trabalhador ? Seu papel e recursos não concorreram para o preço/valor venal do produto ? Podemos deduzir do processo produtivo o papel gerencial, administrativo, o risco de investimento, etc ? Sem isso o trabalhador conseguiria produzir espontaneamente ? Sendo leigo no assunto, me parece que a teoria da mais-valia quantifica de um modo subjetivo e/ou idiossincrásico as variáveis envolvidas na engenharia de produção, na contabilidade e na criação de cadeias de valor, que refletirão na formação do preço... Atribui valor a certos fatores e simplesmente não menciona o valor de outros que igualmente participam do processo produtivo...
Cara eu não sei qual é o seu viés politico, eu sou de direita e vc explicou muito bem !!!! parabéns pela didática imparcial !!! vc tinha que estar nas universidades.
Bom dia, Vitor. Tudo bem? Sobre razão instrumental, o contrário também acontece, não é? Diferentemente daqueles que sabem fazer mas não questionam, há aqueles que questionam porém também não sabem fazer nada.
Os algoritmos estão aí, canal aberto, fechado. Amazon etc. Tempo de fala em whatsapp que não pode ultrapassar 15 s, eu não consigo pensar em 15 segundos etc. Para terminar, obrigado por tá fazendo vídeos aqui, parabéns pelo canal. Abraço meu amigo!
Não vou mentir, no começo eu achei sem graça quando você começou a citar os filosofos e falar do marxismo e as relações de trabalho(o glichê de Marx), mas esse final realmente foi do caralho, foi a cereja do bolo para as minhas reflexões
Apesar da excelente aula sobre Marx, e a explicação sobre a teoria crítica, não entendi o Link entre marxismo e Teoria crítica. Seria o início de uma “revolução libertadora”? Tipo: através de uma “imposição” da sociedade sobre os indivíduos do que deveriam consumir como cultura?
Parabéns pela aula professor, foi fantástico como as outras aqui vai uma questão por volta dos 50:00 voce ala que sentido de critica que o Marx usa no capital seria no mesmo sentido do que Kant usa no critica da razão pura, que seria "investigar o limite de algo" , e que a teoria critica segue nesse caminho. No caso os CRITICOS de Marx usariam critica nesse mesmo sentido? por exemplo: Hayek e Bakunin criticam Marx sobre ideia do Estado conseguir superar o capitalismo, podemos dizer que eles estão "investigando os limites do Estado superar o Capitalismo"? ou então que Karl Popper "investiga o limite da teorias marxistas poderem ser chamadas de ciência"?
Ouvindo a essas críticas no fim da aula relembrei um velho tema filosófico: Tostines vende mais porque é mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque vende mais? O mercado impõe a superficialidade da cultura de massa ou dá às massas o que elas querem? O que é bom sempre foi de nicho.
Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Se deus quiser vai curar
Rapaz. Estou até emocionado após assistir essa aula. Extremamente emancipadora e libertadora. Estou no primeiro período de filosofia. E essa aula foi engrandecedora! Muito obrigado Vitor!!! Ganhou mais um inscrito.
Atemporal seu vídeo e em abril 2024 agradeço sua contribuição. Parabéns
Olá professor,
Sou do Pará, especificamente de Soure, Ilha do Marajó.
Adoro assistir suas aulas, tenho acompanhado todas.
Muito boa por sinal.
Também gostaria de te desejar melhoras.
Força e garra, sempre.
Nossa seu exemplo de dar o Machado de Assis integral para o filho do rico, e a versão resumida para o pobre, bate totalmente com o meu pensamento, sou professor em escola técnica de enfermagem, e tento mostrar isso aos meus alunos, os filhos dos ricos aprender educação financeira e os pobres se endividam no cartão de crédito, pensamento espetacular da realidade do nosso país, um abraço grande professor, aprendendo muito com seus vídeos !!!
Conheci o seu canal a poucos dias. Estou gostando das aulas.
Fico feliz de saber. Bons estudos!
Professor, você me faz apaixonar por filosofia cada dia mais. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sucesso!
Que ótimo, Leandro! Fico feliz
Professor Vitor, obrigada pela aula que pude acessar e refletir mais sobre a Teoria Critica. 29/05/2024
Obrigada Vitor! Sou de Porto Alegre e finalizando o 5° Semestre de Filosofia. Adorei sua aula, gostei muito das suas colocações.👏👏
Aula fantástica, Professor.
Parabéns!
Show sua aula! Nunca (pelo menos eu) ouvi explicação tão detalhada e clara do pensamento marxista … parabéns Vitor !
Seus vídeos poderiam substituir aulas presenciais de muitos professores medíocres! 👏👏👏👏
Parabéns professor! Sou de História e admiro muito seu trabalho. Virei espectador.
Muitíssimo obrigado
Top❤. Minha eterna gratidão meu nobre. Pessoas como você que contribuem com nossa formação.
Que baita palestra, gostei de mais Professor. E descobri o canal sem querer. Muito bom mesmo. Abraço.
Estamos juntos!
Eu gostei de todas as aulas, mas essa pra mim foi muito incrível! Muito obrigada
Estamos juntos, Stafani
Fico feliz que um ano depois dessa aula você esteja bem e com saúde. Aula excelente!
Muito obrigado!
Que aula hein. Queria ser um ótimo prof como vc.
Você pode ser
Profundidade, conhecimento e comprometimento com a verdade!👏👏👏👏👏👏👏
Excelente, Professor! Sou de Fortaleza - Ceará
Assiste a aula 2 vezes muito produtiva e ilustrativa.. Fiquei a tempos querendo entender a escola de Frankfurt e a Teoria crítica... Acho q agora eu peguei o principio dessa galera.
Muito obrigado pro tornar minha capacidade intelectiva mais ampla!
Realmente... muito obrigado
Parabéns pelo cana!
Que coisa boa de se ler, Vinicius. Obrigado! Que bom que foi útil!
a melhor aula do curso
Otra aula sensacional! Adoré de principio a fin. Vitor es uno de los mejores maestros que he conocido!
Sensacional a aula! Procurei bastante por uma aula assim! Obrigada!!!!
Parabéns para esse cara. Você é muito bom!
Excelente aula!! Parabéns!!!
Uau! Essa aula foi incrível! Obrigada, Vítor! Ótimas reflexões.👏
Presente à aula 29, somente hoje, desta feita na cidade do Rio de Janeiro, tendo a rara possibilidade de discutir o assunto direto na casa do Professor. Hehehe!
Sua explicação sobre Marx foi fantástica, parabéns!
Mano, que aula magnífica! Parabéns por esse presente.
Estou começando a assistir a aula e já agradeço por ela. Assisti quase todas, mas peguei o bond andando.
Melhoras, Victor! Se cuide.
Amei ❤
41:30 prof, nao eh isso que esta n`O Capital. o que ha e uma diferenca entre a remuneracao da forca de trabalho e o valor por ela produzido. quando a mercadoria passa para o mercado, passa tambem a ser afetada pela oferta e demanda, ocorrendo flutuacoes em torno do eixo do valor da mercadoria.
aula impecável. parabéns!
Obrigado, Camila! 😃
Grata pelas referências.
Gratidão demais !!! Isso foi 10x melhor que minha aula sobre escola de frankfurt da faculdade! Parabéns!!!
Muito boa sua explicação. Narrativa perfeita
Muito boa a aula, e melhoras para vc professor.
Parabéns.
"o de cima sobe e debaixo desce" é um verso de autoria de Chico Science para a música "A Cidade" que foi lançada no álbum "Da Lama Ao Caos" de Chico Science & Nação Zumbi em 1994. Depois, o verso foi apropriado sem nenhum crédito e ganhado mais alcance sem que o público soubesse o verdadeiro autor.
Aula 29 Rio de janeiro essa aula abriu meus olhos agradeço de vdd
Abriu seus olhos para o bem ou para o mal?
São Lourenço da Serra (SP)
Excelente aula !!
Nossa! Que aula maravilhosa, agora vou precisar assistir novamente
Bons estudos!
Sua aula é muito boa, parabéns 👏🏾👏🏾
Muito bom, excelente mesmo!!!
Aula maravilhosa! Parabéns...
EXTRAORDINÁRIO MEU CARO PROFESSOR!👏👏👏👏
Obrigado, Cleydson!
Excelente abordagem da teoria crítica!
Estamos juntos!
Muito bom, obrigado.
Estou sem palvrs para descrever esse agregado de conhecimento!
João. Brasília.29. A discussão sobre a popularização da arte, da simplificação X democratização me lembra uma conversa que o Ariano Suassuna teve com o Chico Science. Nela Suassuna questiona exatamente isso, o "preço" que se paga por essa simplificação, essa "releitura" que para ele era excessivamente influenciada pelos EUA. Excelente aula, uma das melhores.
Aproveitando que vc mencionou Chico Science, achei q podia esclarecer que a frase, dita pelo caro Vitor, que exprime a dinâmica capitalista "o de cima ,sobe, e o de baixo , desce" vem de fato da música A CIDADE, do saudoso Lamassal.
Gostei muito da aula e da reflexão sobre arte e pensamento reflexivo. Nota 10!
Que ótimo!
Que foda ter pego isso! Melhoras....
Maravilhosa aula!
Sempre uma grande aula. Vê se se cuida prof, desejo rápida recuperação.
Aula massa!
Essa aula foi demais....
Muito boa a aula, parabéns.
Obrigado 😃
Adorno eu li sobre uma dialética da história, meio materialista, dos fatos
Olá professor, estou fazendo um artigo sobre Teoria Crítica e Teoria Tradicional com ênfase na Industria Cultural. Gostei das suas elucidações e da forma como fez a sua exposição. Infelizmente o ensino de Filosofia nunca teve seu local dentro das escolas públicas garantido no currículo do Ensino Médio. Quando muito tivemos alguns avanços graças a lutas dos educadores do campo que logo são retirados de acordo com as posições políticas dos nossos governantes. Assim, quanto mais pensamos nas potencialidades que esse ensino pode ter as novas gerações, notamos que políticas como a Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular entre outras, tendem a diminuir o número de aulas para esse professor. tendo que trabalhar em muitas turmas, temos o docente exaurido pelo ensino e quando muito com sérias dificuldades de realizar pesquisa na educação básica. Quando jovem conheci esse componente pq gosto de ler e chegou em minhas mãos livros como a Apologia a Sócrates, o Banquete, O Manifesto Comunista, Vontade de Potência etc. Penso que precisamos escrever sobre a importância do Ensino de Filosofia para as novas gerações. E seu vídeo vai me ajudar e muito nessa construção. Uma vez um aluno me perguntou qual filosofo era mais importante. Então, respondi que a história da filosofia era semelhante a uma casa. Não se faz uma residência apenas com um tijolo. Todos esses filósofos e tantos outros são fundantes para o pensamento filosófico. Mais uma vez agradeço pelo conteúdo.
Obrigado!
Ótima didática. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado pelo elogio
Se “isto não é filosofia” é o quê, aula de história? Gostando, mto. Obrigada 😊
Oi
Sou de Sergipe, caloura no curso de ciências sociais na UFS que, diga-se de passagem, está explodindo com o meu velho mundo, pois tenho 40 anos e na minha época da escola não tinha as matérias de filosofia e sociologia (terrível realidade). Ando apaixonada, apesar de totalmente leiga. Agora sua seguidora, me sinto privilegiada com todo esse conhecimento proposto.
Excelente,
35:21 gosto de todas as aulas sou do Ceará faço limpeza nas casas e percebo a diferença social o olhar perante o outro a indiferença que existe porém existo me chamo eridiene Galvão tenho 48 anos de tenho 6 filhos e dois já está se formando na faculdade 54:55
É uma honra para mim ser seu professor, Eridiene.
Mudar ou revolucionar? Mudar de dentro para fora ou de fora para dentro? Desenvolver o indivíduo ou mediocrizar pelo coletivo? A pretensão de conhecimento de alguns em mudar o mundo pode ser o caminho da servidão maior q a atual.
Eu entendi a referencia 👌
Paulo Jorge Vergini de Alencar, Brasília/DF, Aula 29. Obrigado.
Ótima aula, obrigada!! Deixei o like de número 1mil hahaha
🙏
@@istonaoefilosofia Me inscrevi no canal já. Professor, pode me citar 3 exemplos de anomias sociais que encontramos no livro dialética do esclarecimento? Estou tentando fazer uma atividade de filosofia.
Excelente aula professor! Eu me identifico com Marx e a teoria crítica! Penso que não podemos separar nossos pensamentos da forma de produção econômica.
Obrigadaa!!
Estamos juntos!
42:30 curioso. O contratante não é visto como trabalhador ? Seu papel e recursos não concorreram para o preço/valor venal do produto ? Podemos deduzir do processo produtivo o papel gerencial, administrativo, o risco de investimento, etc ? Sem isso o trabalhador conseguiria produzir espontaneamente ? Sendo leigo no assunto, me parece que a teoria da mais-valia quantifica de um modo subjetivo e/ou idiossincrásico as variáveis envolvidas na engenharia de produção, na contabilidade e na criação de cadeias de valor, que refletirão na formação do preço... Atribui valor a certos fatores e simplesmente não menciona o valor de outros que igualmente participam do processo produtivo...
Sobre a “indústria cultural”, uma música muito boa que aborda o tema é “A promessa”, dos Engenheiros do Hawaii
Excelente! Na sequência do Marcos Nobre e da Marilena, Vladimir Safatle e Márcia Tiburi também são boas referências.
Aula 29, Campinas/SP.
Cara eu não sei qual é o seu viés politico, eu sou de direita e vc explicou muito bem !!!! parabéns pela didática imparcial !!! vc tinha que estar nas universidades.
Sou de esquerda. Social democrata. Mas minhas aulas atendem a todos abertos a um aprendizado com profundidade. Feliz de ter você aqui comigo!
@@istonaoefilosofia melhor ainda, pois não achei o seu ensino enviesado . eu sou de direita acredito e apoio o capitalismo!!! parabéns
O que estou fazendo da minha vida? É uma questão muito ligada a produtividade, valor Capitalista...
Degraus. Degrais, não. Apenas detalhe. Aula muito boa! Dez!
Obrigado pela correção, Darlan! Você está certo
Professor, como faço para adquirir uma caneca igual a sua?
Bom dia, Vitor. Tudo bem?
Sobre razão instrumental, o contrário também acontece, não é? Diferentemente daqueles que sabem fazer mas não questionam, há aqueles que questionam porém também não sabem fazer nada.
Conheça a Etnocenologia de Armindo Bião!
Os algoritmos estão aí, canal aberto, fechado. Amazon etc. Tempo de fala em whatsapp que não pode ultrapassar 15 s, eu não consigo pensar em 15 segundos etc. Para terminar, obrigado por tá fazendo vídeos aqui, parabéns pelo canal. Abraço meu amigo!
Não vou mentir, no começo eu achei sem graça quando você começou a citar os filosofos e falar do marxismo e as relações de trabalho(o glichê de Marx), mas esse final realmente foi do caralho, foi a cereja do bolo para as minhas reflexões
Que ótimo. Bem-vindo ao canal!
@@istonaoefilosofia obrigado
Leonardo, Petrópolis, 30a. Aula
Apesar da excelente aula sobre Marx, e a explicação sobre a teoria crítica, não entendi o Link entre marxismo e Teoria crítica. Seria o início de uma “revolução libertadora”?
Tipo: através de uma “imposição” da sociedade sobre os indivíduos do que deveriam consumir como cultura?
Vamos e voltamos e Kant nas nossas vidas. Hehehe
Muito simples: Hegel, Marx e os demais beberam em Kant
Parabéns pela aula professor, foi fantástico como as outras
aqui vai uma questão
por volta dos 50:00 voce ala que sentido de critica que o Marx usa no capital seria no mesmo sentido do que Kant usa no critica da razão pura, que seria "investigar o limite de algo" , e que a teoria critica segue nesse caminho. No caso os CRITICOS de Marx usariam critica nesse mesmo sentido?
por exemplo: Hayek e Bakunin criticam Marx sobre ideia do Estado conseguir superar o capitalismo, podemos dizer que eles estão "investigando os limites do Estado superar o Capitalismo"?
ou então que Karl Popper "investiga o limite da teorias marxistas poderem ser chamadas de ciência"?
Estou na penúltima aula, bem qaundo estou assistindo a aula 31/12/2024 você sobreviveu a covide, e eu idem.
Vim pelo canal do Heráclito!
Legal pensar que a reforma abriu caminho para descartes e kant ei subjetivismo de se relacionar direto com Deus sem interferência da religião católica
1:08:30 - Colocando um vestibulando em depressão
Florianópolis 29
55:19
Esses comentários são pró e contra e não de um objetivo só
52:26
Quem deu deslike nem assistiu
Tatuagem é um puta exemplo de transformação de uma prática cultural marginalizada em mercadoria de amplo
consumo.
❤️
RAfael Alvarenga - Cabo Frio-RJ - 27
Ufe youtube [plataforma] posso comentar ?
Depois de todo o esforço, jâ nem seu o que queria comentar.
Ouvindo a essas críticas no fim da aula relembrei um velho tema filosófico:
Tostines vende mais porque é mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque vende mais?
O mercado impõe a superficialidade da cultura de massa ou dá às massas o que elas querem? O que é bom sempre foi de nicho.