Tartu-Moscow Semiotic School | Everyday Semiotics | University of Tartu

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 3

  • @caiobarros5225
    @caiobarros5225 2 роки тому

    Tradução para falantes de português:
    "Este é Juri Lotman, o fundador da Escola Semiótica Tartu-Moscou. Nascido em São Petersburgo, Lotman desenvolveu um interesse pela literatura já em seus primeiros anos de escola e, mais tarde, ingressou na Universidade Estadual de Leningrado, para estudar língua e literatura russas.
    Em 1940, foi mobilizado para o exército e, a partir de então, não conseguiu um cargo acadêmico em Leningrado, por causa do antissemitismo. Assim, em 1950, Juri Lotman decidiu ir trabalhar em Tartu, na Universidade de Tartu, onde permaneceu pelo resto de sua vida.
    Comparada ao seu centro, a cidade de Tartu, situada na periferia da União Soviética, era um lugar que permitia muito mais liberdade de pensamento. Foi aqui que Lotman elaborou os fundamentos da semiótica da cultura, e fundou a Escola Semiótica Tartu-Moscou.
    O legado do pensamento acadêmico de Juri Lotman fez da Tartu contemporânea um dos centros mais importantes de semiótica.
    Olhando o passado a partir da perspectiva do presente, os acontecimentos parecem se desenrolar diante de nós como uma linha reta, como se o caminho que nos trouxe até aqui hoje tivesse sido predeterminado.
    Mas, ao olhar para o presente da perspectiva do passado, podemos experimentar o curso do tempo de maneira muito diferente. De fato, a linha do tempo não nos aparece mais como uma estrada reta singular, mas como um feixe de possibilidades iguais.
    Essa mudança de perspectiva muda decididamente a natureza do que realmente ocorreu: a predeterminação é substituída pela imprevisibilidade.
    Por exemplo, podemos imaginar que, ao retornar da guerra, Lotman decide mudar de disciplina em sua universidade e, assim, retorna ao seu sonho de infância de estudar insetos.
    Digamos que Lotman defende seu trabalho de doutorado sobre insetos com asas-rede [net-winged] e, depois disso, acaba trabalhando na Estônia, onde, graças à sua pesquisa, Tartu se torna um centro de estudo entomológico mundialmente famoso.
    O estudo de caminhos históricos não realizados pode nos ajudar a ver com mais clareza que as conexões entre causa e efeito são muitas vezes muito mais complexas do que a história que nos é apresentada quando olhamos para os eventos.
    E é exatamente por isso que a imprevisibilidade e a aleatoriedade são centrais na semiótica da cultura de Juri Lotman.
    Quer saber mais sobre este tema?
    Faça o curso 'Tartu-Moscow Semiotic School' no Departamento de Semiótica da Universidade de Tartu. Venha estudar conosco!"

  • @toniagists6602
    @toniagists6602 Рік тому

    I am interested in ecosemiotics and need materials to study. Can you help with some?

    • @unitartu
      @unitartu  Рік тому

      You can email to tartusemiotics@ut.ee