A Revolução da Música: IA vs. Compositores Humanos - O Fim da Composição Tradicional?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 24 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 26

  • @felixcosta89
    @felixcosta89 2 місяці тому +1

    Na idade média para ser considerado "compositor" você precisava ser um virtuoso, um especialista na música capaz de transportar em cifras uma melodia com todo tipo de instrumento musical.
    Hoje qualquer um que sabe alguns acordes de violão e maneja rimas com estrofes comerciais pode ser um compositor de sucesso.
    Ou seja, o mundo muda e aquelas obras de Bach, Beethoven, Mozart não fazem mais o gosto popular; - a música se adaptou ao público e assim continuará a ser, como disse tão bem o vídeo.
    IAs são ferramentas tecnológicas, conforme interpretação legal feita na Inglaterra e pouco a pouco expandida para outros países, e assim como faz o corretor ortográfico do seu editor de texto, ela só apresenta resultado se houver uma ação humana(navegação no site, elaboração de pergunta ou ordem determinada pela tal Prompt de comando).

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  2 місяці тому

      Isso aí. Tecnologia e música andam juntas desde os primórdios. A invenção do piano forte, por exemplo, trouxe novas possibilidades pra música e os compositores que souberam explorá-las protagonizaram um revolução na música. O mesmo aconteceu com a energia elétrica, com as tecnologias de gravação e manipulação de áudio, com o protocolo Midi, com os instrumentos virtuais e agora com a IA. É um momento de adaptação, de transformação da música. Cabe aos compositores explorar e compreender essa nova ferramenta. Se vão utilizá-las ou não, é outra história. Afinal, depois de séculos de inovação tecnológica, ainda é indescritível ouvir uma orquestra tocando Beethoven em uma sala de concerto.

  • @mviniv
    @mviniv 2 місяці тому +2

    Olá prof Alisson Siqueira, será que vamos ter músicas tão boas como as de Gil, Caetano, Djavan , João Gilberto e Tom Jobim?

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  2 місяці тому

      Talvez. Isso depende do que se considera bom. Mas com certeza, a IA não vai criar uma nova levada de violão e um novo jeito de cantar, como fez o pessoal da bossa nova. A imprevisibilidade, a genialidade, a originalidade vai permanecer com os seres humanos por um bom tempo ainda.

  • @Macchiato-Oficial
    @Macchiato-Oficial 4 місяці тому +2

    Eu crio músicas com IA nesse meu canal e olha, eu não sou músico. Eu não tenho condição, equipamento, conhecimento nem nada. Se eu pudesse eu gravaria sim tudo organicamente, mas uma guitarra meia boca é no mínimo 2 mil reais, os aparelhos pra gravar são o olho da cara, os cursos são caros e não tenho um estúdio pra gravar tudo isso. E não quero ir numa gravadora pq eu não quero seguir carreira com isso, é só um hobby, escrevo por amor e não por querer necessariamente ganhar dinheiro com isso. Eu escrevo músicas que eu mesmo gostaria de ouvir, eu simplesmente decidi postar, vai que alguém se identifica...
    Eu escrevi minhas músicas e eu pensei na melodia, tudo o que a IA fez foi, com muito custo, fazer exatamente o que eu mandei. É muito difícil explicar pra IA como você quer que ela cante sua música, mas consegui fazer isso. Sim os acordes podem ter sido feitos por IA mas eles passam exatamente a vibe e tem um ritmo muito próximo do que estava procurando, eu definitivamente não peguei um dos primeiros resultados gerados e já postei, a música saiu de uma forma muito semelhante de como eu faria organicamente, eu renderizo cada música umas 30-50 vezes, isso quando não fico picotando ela, mesclando versões na edição separando os vocais, adicionando eu mesmo algum detalhe de bateria, enfim. Se algum dia eu tiver condição de fazer sem ajuda de IA, eu farei, mas não tenho. Ainda mais porque trabalho com outras coisas. A IA apenas ajudou a tirar a música do papel.
    Edit: Complementando, esse lance da IA errar a sílaba tónica é real, Na minha música "crise de nostalgia", originalmente a IA cantava "Ansiedade do propriooo passado" ao invés de "Ansiedade do próooprio passaado" como gostaria e que é como tá cantando agora, eu corrigi isso na edição. Fora que quando você quer alterar uma fala da música em específico, é quase impossível fazer isso.
    Eu acho que a IA veio para ajudar, eu não gosto quando a pessoa gera a letra da música com chat GPT, e pega qualquer resultado gerado no Suno e já posta, pois isso realmente não tem autoria nenhuma. Mas acredito que em casos como o meu, em que a pessoa criou a letra da música, a pessoa pensou na melodia como um todo, a pessoa sabe o que quis passar a música, e a IA simplesmente reproduziu, acho que não tem tanto problema. Pois é como se eu tivesse entregado essa música pra uma banda gravar, só que ao invés de uma banda, foi uma IA. Isso é de certa forma democratizar o acesso a produção de música.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  4 місяці тому

      Que massa poder ouvir um outro lado. Não é de hoje que a tecnologia vem democratizando a produção musical. A gravação digital e o surgimento dos home studios foi um ponto de inflexão já. Mas como você disse, os custos ainda não são tá acessíveis (apesar de podermos produzir música de ótima qualidade apenas com o celular).
      Acredito muito, como você falou, que o fator humano vai continuar indispensavelmente para iniciar e gerenciar todo o processo.

  • @deepsession7720
    @deepsession7720 4 місяці тому

    Sou DJ há 30 anos, atuo até hoje e pago minhas contas no entretenimento musical. Eu acredito que as I.As serão auxiliares na composição e criação de uma musica para muitos produtores porem, aquele que se atentar na tecnologia e souber acopanha-la, tento interesse de fato em esta atualizado em sua área profissional seja qual ela for, esse sim vai economizar tempo e dinheiro, produzindo por exemplo uma "trilha de um candidato a deputado", sem precisar fazer força. Todos somos capazes de aprender e saber lidar com o avanço tecnologico, o que não vejo nas pessoas e interesse em saber e aprender algo. Quem esta na zona de conforto e não se interessa em aprender nada, e nem sequer esta atualizado na mudança das coisas, esse sim será eliminado., talvez poderá ser tarde ou terá que correr atrás.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  4 місяці тому

      É isso aí. Não dá pra remar contra a maré. O negócio é aproveitar a correnteza pra ir mais longe!

  • @luisfernandodasilvanandomu7357
    @luisfernandodasilvanandomu7357 18 днів тому +1

    Ela tem que trabalhar junto com o compositor

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  18 днів тому

      Isso mesmo. Uma ferramenta 🔨✂️🙂

  • @PaulineRoeder
    @PaulineRoeder 5 місяців тому +2

    Adorei a explicação. Acho que vai ser um processo bem interessante. Obrigada por compartilhar essas novas formas de se fazer música

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  5 місяців тому

      É o que eu digo: a gente tem que se inteirar do assunto. Obrigado 🙏

  • @henriquerocha7039
    @henriquerocha7039 Місяць тому +1

    sem regulamentação das IA tudo isso é desperdicio...nada tera realemnte valor e tudo podera cair em processos na vida das pessoas...

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  Місяць тому +1

      Com certeza, precisa e deve haver regulamentação.

  • @coscarellijean
    @coscarellijean 3 місяці тому +2

    Estamos abdicando de ser humano.
    E pior comprando a ideia de evolução.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  3 місяці тому

      Olha. Sua colocação instiga a refletir sobre o que é ser humano...

    • @diego-matos
      @diego-matos День тому +1

      Mas necessariamente, pois o conteúdo criado há anos já conta com auxílio de mecanismos de "AI". O que acontece e que essa tecnologia está sendo difundida ao uso massivo só agora. De qualquer forma ainda é necessário a intervenção humana para o funcionamento dessas ferramentas.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  21 годину тому

      E se isso mudar um dia, estaremos ferrados..kkk

  • @diego-matos
    @diego-matos День тому +1

    A máquina sozinha não faz nada, pois não é uma inteligência em si, mas sim um misto de processamento muito rápido e um acervo imenso de dados e a possibilidade de fazer cruzamentos e fusão de dados para formar um novo padrão e disponibilizá-lo em um formato (seja arquivos de áudio, texto, imagem estática e vídeo). Sem um comando certo, não haverá resultados positivos. A SUNO é uma das mais fracas, existem outras melhores. Já usei algumas que dão resultados quase similares a canções reais.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  21 годину тому +1

      Sim, máquina não tem livre arbítrio, então precisa do comando evidentemente. Por enquanto só testei a Suno, pois IA não é meu foco. Mas tenho interesse em testar outras sim. Se puder me indicar, ficaria muito grato. Valeu!

  • @MrAlucardSchneider
    @MrAlucardSchneider 4 місяці тому +3

    A música 100% orgânica, música viva, morreu exatamente no momento em que a IA na música nasceu. Nenhuma música terá garantia de ser orgânica a partir de agora. Nada garantirá que o compositor não retirou a ideia da IA. Retirar a ideia da IA é retirar a organicidade e autenticidade da música. Se alguém utilizar um único acorde proposto pela IA, em alguma parte da música, mesmo que a música seja totalmente gravada com instrumentos tradicionais, ela não será 100% orgânica, pois a IA serviu de muleta para a composição, ainda que tenha sido em 1%.
    A IA já está tirando o emprego dos compositores. Já está mudando a indústria. A Universal já vai usar IA para fazer música com a voz de seus artistas. É o início do fim. Música se tornará banal. E os artistas e compositores não serão mais levados a sério pela massa.
    Ainda bem que eu não dependo de música para sobreviver. Se eu dependesse, estaria correndo para mudar de profissão, pois a IA destruirá a importância da música orgânica exatamente como ela destruirá a importância da dublagem orgânica.
    Prevejo que esse cenário se tornará evidente em até um ano. Voltarei aqui daqui a um ano.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  4 місяці тому

      Importante essa reflexão, ainda que alarmante. Acredito que é um ponto de inflexão na história da música sim. Mas assim como os movimentos de vanguarda se desdobram para fugir da ditadura do tonalismo no início do século XX, os compositores atuais irão se desdobrar pra criar uma música cuja origem humana seja irrefutável. É só o início de tudo isso e tudo que podemos pensar para o futuro são conjecturas. Mas, já estou curioso para saber em que tom iremos debater esse assunto daqui um ano.

    • @fredsarros4626
      @fredsarros4626 4 місяці тому +2

      Sabe o que eu acho? Eu acho que IA deve ser o mais rápido possível regulamentada.
      Porque não dá para competir com as pessoas que lançam 1000 músicas de IA todo mês, e nem estudaram música, nem sabem tocar nada, ou senão, todos irão perder. Acho que chegou a hora de todas as distribuidoras permitir que todo mundo mande só um determinado número de músicas. Porque não dá pra saber exatamente se foi feita por IA ou não, então todos, IA/crianção sem IA, deve entrar no pacote e todos distribuir uma quantidade determinada por mês.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  4 місяці тому

      Essa regulamentação vai acontecer e está sendo discutida (não sei se nas instâncias e pelas pessoas certas). Dá uma olhada no site da ABRAMUS. É tudo muito recente, mas temos que ficar de olho.

  • @matheussigali844
    @matheussigali844 2 місяці тому +2

    Os compositores, músicos e intérpretes devem forçar o governo federal a barrar essas empresas de IA musicais, para proteger os direitos intelectuais e artisticos, pois só quem ganha são os empresários detentores dessa tecnologia. Produtores musicais não estão e nunca estiveram preocupados com os interesses dos compositores, muito menos as empresas que dirigem os registros de ISRC. O que realmente importa é o dinheiro. Nós compositores somos responsáveis pela qualidade pavorosa de produção de letra, e canções absurdamente bestiais. Esee é o momento de mudarmos o rumo da música neste país, e trazer mais sensibilidade e menos emburrecimento ao público brasileiro.

    • @AFormidavelFS
      @AFormidavelFS  2 місяці тому +1

      Está havendo um debate nesse sentido. Confesso que preciso me atualizar a respeito. Um dos caminhos é acompanhar a associação musical à qual é associado. Eu sou associado à ABRAMUS e acho uma boa associação.
      Sobre a qualidade, os algoritmos da
      IA são baseados nos mesmos parâmetros que os compositores de música descartável já usam. Talvez a disseminação desse tipo de música provoque uma exaustão do público e traria uma oportunidade para a arte musical se tornar também comercial, afinal também precisamos sobreviver. Enfim, são elucubrações apenas…