Não sei como andam as aulas de história hoje em dia nas salas de aula do ensino médio, mas isso ai que ela explica era dada em sala de aula em minha época de escola, muita gente não aprendeu por não prestar atenção quando o professor (a) explicava e hoje não sabem nem pra onde vai e pra onde vem a economia, o sistema capitalista e muito menos como funciona o socialismo para ai sim saber o que realmente é bom para seu pais, para a sociedade em que vive e para si próprio como cidadão.
Eu terminei em 2016, e escola é repleto de professores comunista, eles só mostram um lado da moeda, vendem uma narrativa linda e colorida do socialismo, e o capitalismo o malvado, é clássico, isso pega boa parte dos alunos que só aceitam calados e ficam deslumbrados pelo mesmo.
Vc não sabe, então vou te falar ... minha filha está no primeiro ano e minha vida se tornou um inferno desde o sétimo ano dela na escola. Tenho que estudar esse conteúdo pra dar aula pra ela depois que ela chega da escola. Pra vc ter uma ideia ela tem duas aulas por semana que deveria ser sociologia mas é sobre socialismo e para que ela não seja doutrinada como a maioria, para que não conheça apenas um lado, tenho que colocá-la para fazer pesquisas etc. É isso! Na época do lockdow nas escolas eu assistia aula com ela, um dia o tema do livro a ser estudado era monarquia e a professora começou a falar sobre as injustiças contra o Lula que "pode até ter visto algum desvio de verba" mas ajudou os pobres como fez os grandes heróis socialistas e que dependeria deles (adolescentes) defender a honra desse herói. Pra quem pergunta se eu reclamei na diretoria ou mudei minha filha de escola, já adianto que é a terceira escola dela e quando reclamei a professora começou a marcar minha filha, implicar etc. Não tenho muito estudo. Fiz apenas o ensino médio mas busco conhecimento a cada dia.
Partindo do princípio de que riqueza é algo subjetivo, ela poderia muito bem explicar como seria possível gerar riqueza infinitamente. Na verdade isso já vem sendo feito, um exemplo é a economia dos EUA, ela é um modelo de riqueza infinito baseado unicamente na crença das pessoas nessa riqueza. Os EUA atualmente, é uma versão do que ocorreu com as tulipas holandezas, mas uma versão que até agora, está dando certo! Só que vc não pode usar as teorias do mercado, do qual se baseia tanto o socialismo como o capitalismo "representado pelo liberalismo", como forma de entender essa produção de riqueza infinita, talvez o modelo que explique essa possibilidade seriam as tulipas holandezas ou qlq modelo baseado numa crença muito forte, crença atualmente se confunde com marketing.
@@marlosmedeiros3776 se vc tivesse entendido o q escrevi, não precisaria perder seu tempo me acusando de comunista. Até pq, isso já prova que vc nem sabe o que é.
O que deu errado no caso das tulipas holandesas foi bem parecido com o que deu errado nas primeiras tentativas de se estabelecer moeda na Suméria: investimento sem fundamentos sólidos, que de formas bem bobas era bastante fácil inflacionar a base monetária. No caso das tulipas deve até ter sido pior porque cultivar flores não parece algo complicado, imagina ficar plantando florzinha e ficar rico por isso, e essas tulipas ainda tinham tempo de vida, ou seja, precisariam ser liquidadas muito rápido porque não tinha como guardar a longo prazo. No caso da Suméria eles tentaram usar sal como moeda, e tão logo o mercado começou a se estabelecer com base no sal os cidadãos começaram a produzir sal com bastante facilidade, o que gerou uma instabilidade enorme na economia porque não tinha como se estabelecer uma métrica decente de valor. Foi justamente por isso que começou a se dar valor a metais raros como métrica de valor, sendo o ouro o mais bem cotado nesse sentido. O "valor" que a Renata se refere é sobre aquilo que satisfaz a vontade de outras pessoas. Mises fala algo mais ou menos como "todo indivíduo busca sair de uma condição de menos conforto pra uma situação de mais conforto", e apesar desse conceito ser bastante simples, na prática ele é extremamente aleatório quando você avalia cada indivíduo na sociedade. Eu sou tecladista, eu vejo valor em teclados caros, você talvez não seja tecladista ou musicista, jamais gastaria uma grana alta do seu salário pra comprar um instrumento por mais barato que fosse, e não tem nada de errado em nenhum dos casos, cada um vê valor de maneira diferente na sociedade. O dinheiro funciona como uma métrica pra mensurar quanto cada coisa vale de maneira mais genérica, a ideia é que o dinheiro tenha um limite em circulação (ouro ou Bitcoin, por exemplo), ou pelo menos tenha alguma política de emissão previsível - o que se espera das moedas fiat, mas a real é que que confiar em políticos pra policiar a emissão de moeda não é uma ideia muito sensata. Essa dinâmica de precificar o trabalho das pessoas e permitir que elas negociem produtos e serviços é o que gera valor na sociedade, e essa geração de valor realmente tende ao infinito, porque nós sempre queremos ir mais além e viver cada vez melhor, então nós trabalhamos em prol disso trocando nossas habilidades e tempo por dinheiro, e esse dinheiro por coisas que nos satisfaçam.
@@timoteostation parabéns pela ótima explicação! E só tentando complementar a ideia de geração de riqueza infinita. O Google surgiu como um motor de busca/pesquisa. Aí começaram a fazer rankings e gerar formas de ligar certos assuntos a espaços de propaganda. Hoje o Google ganha dinheiro fornecendo serviços na nuvem, que na verdade são servidores que armazenam a informação para as pessoas. Resumindo: quem gera soluções para os problemas das pessoas continua gerando cada vez mais riqueza.
A logica da produção para acúmulo de capital está correta, isso não é surpresa para ninguém. Mas tem algo a mais que ela deixa de explorar que é o ponto chave da questão: recurso escasso. Pode-se citar milhares, mas vou falar um que necessariamente se contrapõe ao produtor, que ela utilizou como base para o fundamento desenvolvimentista do capitalismo: o trabalhador, a mão de obra é escassa e ela precisa existir. Se todo mundo for apenas o cara que junta a riqueza, quem trabalha? A lógica capitalismo para acúmulo de riqueza é essa contraposição: o dono da cadeia de produção e o trabalhador. Ela fala somente dos passos do dono da cadeia de produção para falar que o capitalismo é bom para acúmulo de riqueza, e é mesmo, só que para o dono da cadeia. Mas para mão de obra, classe trabalhadora não existe acúmulo de riqueza infinita. Aula de história gente, pelo amor de Deus!
Mas a questão central da explanação dela não se resume a todos ficarem ricos (até porque riqueza é uma coisa relativa). A fala dela diz respeito a um sistema que, apesar de haver desigualdades, há a possibilidade das pessoas terem acesso a bens de consumo, porque nesse sistema riqueza é gerada.
@Diego Santosnão faz sentido. Exatamente pelo seu exemplo. A ideia de riqueza infinita é clara, eu falei disso. E ela explica bem. Mas é um acúmulo de riqueza ao todo (abstrato/sistema), não para todos (concreto/indivíduos), exatamente pela comparação da sociedade como um organismo vivo. O todo favorecido é o sistema, não as partes. Nesse sentido, alguns tem mais e outros não. É isso que a metáfora do organismo vivo quer dizer.
@@dayvesonmendes não, você está arrumando a fala dela. Ela diz de riqueza infinita, agora bens de consumo é outra coisa. E você fala certinho. Capitalismo traz desenvolvimento por meio de produção de bens de consumo. Aí é justo. E você fala impecável, desigualdade como ponto negativo e acesso a bens de consumo como ponto positivo do sistema capitalista. Agora, ela disse sobre riqueza infinita gerada como possibilidade a todos, e não é assim que acontece. Não estou querendo condenar o capitalismo, só acho que é bom ter clareza do que é bom e ruim, como vc fez. Sem romantizar, e ela dá uma romantizada sim.
@@danielbalasamiguel6788 não é questão de explicar 4 séculos em 5 minutos. E sim, uma questão de você apresentar honestamente o fundamento da construção do capitalismo. Sem excluir um desses pilares. E ela exclui, em detrimento de um argumento. Não existe sistema perfeito.
O problema é o binarismo ideológico. Nao se trata de ser uma sociedade capitalista ou socialista. As empresas devem ter maior liberdade econômica, mas é uma ilusão achar que o mercado se autoregula. Como se formam os monopólios, carteis, exploração do trabalhador e do meio ambiente?
O que impede monopólios? Competição. Quanto mais competição, mais justo o mercado funciona, porque na hora que uma empresa ou um grupo de empresas começa a agir de maneira imoral abre-se uma oportunidade pra novos players competirem e já começarem com uma boa fatia de clientes insatisfeitos com os players mais antigos. O que garante monopólios e oligopólios? Regulações estúpidas, geralmente planejadas por políticos picaretas em conluio com empresários muito bem estabelecidos no mercado e que odiariam ter que competir com gente nova. O mercado não só se auto regula como ele premia as boas práticas. Se você tivesse escolha, você só iria gastar o seu dinheiro com empresas e pessoas que satisfaçam suas exigências da melhor maneira. Num mercado altamente regulado e com competição extremamente limitada você não tem essa escolha.
@@timoteostation O que digo é que sempre será necessário a presença do estado e órgãos fiscalizadores. Como a Anvisa e Procon. A regulação também é do estado.
@@timoteostation Não é apenas a competição. A lei antitruste dos Estados Unidos, é um conjunto de leis principalmente federais que regulam a conduta e a organização de negócios para promover a concorrência e evitar monopólios injustificados. Nos EUA também há dezenas de estatais, eles não privatizam setores estratégicos. O setor público é indispensável para uma sociedade mais igualitária mesmo com milhões de empresas privadas.
É lindo e é errado também. Os trabalhadores não saíram do campo pq quiseram. A terra, que era coletiva, passou a ter dono. Elas já não tinham onde plantar.
Tem nada de lindo e sim natural, o que ele ta falando é de livre mercado, competição a 200 por hora, empreses e pessoas quebrando e prosperando o tempo todo, ciclos iniciando e terminando. Isso deixa o socialista horrorizado, pois o que ele sonha é ser amparado pelo braço forte do Estado por toda sua existência nesse mundo.
Discordo de algumas coisas: 1- A riqueza só é gerada pelo trabalho, a especulação financeira é um ganha-perde e não produz nada significativo, é como uma bolsa de apostas. 2- Toda a história do comércio está ligada ao Estado, ao Monarca e aos Nobres de cada época. 3- O país mais capitalista é protecionista. 4- O Elon Musk constrói e desenvolve foguetes com investimentos da NASA, empresa estatal. Seus concorrentes também, depois de desenvolverem e melhorarem as tecnologias eles vendem os serviços para a NASA e outras empresas provadas de comunicação, mas o Estado é sempre o maior cliente deles. Isso se aplica na indústria aeroespacial e defesa. 5- O país mais capitalista tenta impedir o livre comércio do país mais socialista - esse é o cúmulo da ironia do destino! Este mesmo país lidera o movimento anti globalização que ele ajudou a estabelecer, pois agora esse modelo o enfraquece. Concordo que o livre mercado é essencial para a liberdade econômica, mas não existe um livre mercado de fato, apenas alguns nichos, a cadeia de alimentos mundial está concentrada nas mãos de 6 ou 7 empresas, idem para o petróleo, minérios, automóveis, aviões sendo que muitas dessas empresas são estatais, mistas e privadas. O livre mercado existe num bairro onde as melhores pizzarias prosperam, ou as melhores padarias etc, na esfera das grandes a concorrência de mercado quase não existe. Nem na internet temos livre mercado de fato. O Estado dos países capitalistas protege seus interesses e de suas empresas privadas e agriculturas e interfere na soberania e prosperidade dos países mais pobres, chega a derrubar governos democráticos que tentam se tornar independentes. Se antes esses países acreditavam em acumular metais para serem ricos, e por isso vinham nos países pobres saquear, hoje eles acreditam em fazer comércio e criam barreiras para limitar os países pobre e diminuir a concorrência, continuam interferindo em governos para criar espaço para suas corporações em seus quintais. O caso da Estônia é realmente admirável, mas foi o Estado que agiu para criar o ambiente necessário para pavimentar o crescimento sustentado. A Estônia tem menos de 1,5 milhões de pessoas, é moleza ter um PIB per capta elevado, lá na capital a passagem de ônibus é gratuita (comunismo segundo os "patriotas" tupiniquins). Qualquer país escandinavo tem esses índices e possuem Estados fortes, mas economias livres. Conclusão - é bonito falar a metade da história e esconder o papel do Estado dela. Depois dizem que foi a "livre iniciativa" que resolveu tudo sozinha com um Estado mínimo. Na minha opinião ambos precisam andar de mãos dadas, Estado e Livre Iniciativa / Mercado, equilibrados, com instituições fortes e leis aplicadas equitativamente. O Professor Enéas Carneiro disse que o Estado precisa ter o tamanho necessário.
Não se usa mais cobre em fios de telefonia, talvez até usasse há mais de 30 anos trás. Se usa uma mistura de alumínio com outros metais baratos. O cobre ficou muito caro e muito visado por ladrões, isso obrigou o mercado e desenvolver novos tipos de cabos mais baratos e sem valor de reciclagem.
Falou legal, mas sem profundidade sobre o que seria capitalismo,digamos que maquiou bem o tema. Se vc chamasse a Sabrina Fernandes ela esclareceria bem melhor, vale a pena, fica a dica.
Em resumo, capitalismo e a política de produção econômica, onde você como individuo aloca recursos escasso da forma que você acha mais viável, tornando as decisões de produção muito mais eficientes.
4:10. Errado, pois durante vários processos de produção de riqueza muita pobreza pode ser gerada. Se uma mineradora produz matéria-prima para uma fábrica e destrói um rio com isso, pobreza foi gerada; se a sede de uma empresa é construída após a expulsão de famílias que habitavam originalmente uma determinada área, pobreza foi gerada neste processo de produção de riqueza; se um grande supermercado tira a clientela de mercados locais menores quando chega a uma localidade, pobreza foi gerada em meio ao enriquecimento. É fato que o capitalismo aumentou o nível de produção de riqueza no mundo e reduziu o nível de pobreza se comparado a seus antecessores, mas inegavelmente causa danos e mazelas. Por hora, é nossa alternativa menos ruim, mas nem de longe a ideal, porque está longe de ser mutuamente bom.
@Komak Kodiak o capitalismo é inerentemente um sistema de disputas. Sempre haverá perdedores e vencedores. Dizer que existe algo chamado corporativismo e tentar transfomar num fenômeno à parte com a tentativa de distanciar fenômenos do tipo do capitalismo é apenas um argumento de natureza falaciosa, visto as disputas serem inerentes a esse sistema e muitas vezes serem regradas pelo poder e estratégias sórdidas. Sobre o Estado, quem o comanda? Acha mesmo que os políticos são sempre os donos do jogo? Eles apenas atendem a interesses de poderosos com grandes quantidades de capital acumulado.
Acho que isso não e o capitalismo, e a sociedade, e ela foi e está evoluindo até agora, já o socialismo e um sistema quebrado, o capitalismo não e perfeito, mas o socialismo não funciona
O que isso tem haver? Ela tá falando do capitalismo, ela falou sobre colonialismo indiretamente, nessa parte do "jogo de soma zero", corte tá focado nisso, não faz sentido.
Nesse episodio a inteligência ltda não foi só por parte do apresentador, não sabe explicar devido a falta de conhecimento, ou talvez apenas se faça de tola.
9:22 "Claro que a Estônia é um país muito pequeno comparando com o Brasil e tal"... mas aí vem a comparação do mesmo jeito... Pelamor, e fala em federalizar como nos EUA... Rodeou rodeou e volta no mesmo discurso... Letônia é praticamente uma cidade estado, junto Lituânia e Estônia, a única que eles têm e a fronteira com a rússia, que justifivca todo apoio que recebem dos EUA e OTAN. Só isso, ferramenta de guerra. Esse liberalismo todo também foi feito na Irlanda que tá com problemas sérios de desemprego e renda, residencia digital? Outro nome pra isso: paraíso fiscal. A Irlanda tem uma infinidade empresas ultra modernas ricas que se resumem a um esritório só pra manobras fiscais. Não geram um mísero emprego de primeira linha a não ser pra uma meia duzia bem meia duzia. Estônia não é muito diferente não, a diferença é que é um país minuscilo, 45.339 km2, menor que o Espírito Santo e pra piorar não produz absolutamente nada.
Socialismo e comunismo nunca deram certo em lugar nenhum do mundo. Capitalismo bom ou ruim é o único sistema que dá certo. E o melhor é que depende da meritocracia de cada um, se é bom, esforçado, trabalhador a vida prosperará, agora se ficar só fumando maconha esperando ajuda social vai ficar na miséria. A idéia da federalização é genial, cada eatado com suas necessidades, com leis estaduais, com a renda permanecendo no estado.
1° os trabalhadores não decidiram sair do campo. Eles tiveram as terras tomadas; 2° Capitalismo não é o contrário de socialismo. (Doce é o contrário de azedo ou do salgado?); 3° Na primeira parte ela está falando do período mercantilista e não do capitalismo. Depois emendou com comércio internacional dos dias atuais. 4° Ela definitivamente não entendeu Karl Marx. O trabalho dele nos ajuda a entender justamente quando o sistema deixou de ser mercantilista e se tornou algo novo: o capitalismo.
Kkkkkk o cara falar de um gênio como o Paulo Guedes q segurou o país no meio de uma pandemia, tanto que o Brasil voltou a fazer parte das melhores economias, é piada né?!
China tem muito mais liberdade econômica que o Brasil, por incrível que pareça. E adivinha, a economia da China gira muito melhor que a daqui - mesmo com todas as cagadas que eles estejam fazendo atualmente, pelo menos por muito tempo eles enricaram numa velocidade surpreendente. O problema deles é a liberdade de expressão: aqui você pode chamar o Bolsonaro de genocida e nada te acontece, agora inventa de ir pra China e chamar o Xi Jinping de Ursinho Pooh em público...
Mas pode. Não é de acordo com a realidade financeira e nem recomendado (com certeza não é recomendado), mas quem quiser compra. Eu conheço gente que ganha um salário mínimo e pouco, e compra um iphone parcelado em 12x, então por que essas mesmas pessoas não podem gastar R$ 80,00 em um pedaço de queijo importado? Quando você fala de ELITISMO CRUEL, das duas uma: Ou você não entendeu o que ela falou e foi meio burro, ou você entendeu mas quis rotular ela de algo ruim se mostrando um tremendo de um mal caráter, desculpa a sinceridade. Melhoras.
@@victorkataoka88 vc é um pedaço de estrume, não sou obrigado a concordar nem com vc nem com ela e isso não me faz pior que vcs metidos a rico estupid0s
Pobre gasta muuto dinheiro com coisas porém inúteis, que o façam parece rico. Prova disso é quem ganha salário mínimo e compra iPhone parcelado e vive fazendo mechas e unhas de gel, mas reclama do preço de cursos. Falta amor pela educação e, sobretudo, educação financeira básica, como a que ensinam no canal Primo Pobre.
@@danielbalasamiguel6788 hahahha. Só pelo dicionário e 'sinônimo' ai deu pra ter idéia do teu nível de leitura e conhecimento do assunto. Aprende comigo aqui então ... esse termo 'voluntário' foi cunhado pelos autores de economia que a senhorita ai se apoia pra explicação dela. Quando se lê um autor destes, você não busca um sinônimo no dicionário hahahhahaha ... e sim a ontologia. Considerando ainda que muitas obras não foram escritas no português e ainda se perdem com a tradução. Imagino a intelecção que você fez do assunto considerando sinônimo de dicionário. Forte abraço
@@kelvinize sei sim. Ela citou alguns inclusive bb. Não tem muito mistério nisso não. São linhas, escolas de economia muito conhecidas, debatidas , criticadas e refutadas. As outras informações são facilmente encontradas em lattes/ escavador / linkedin da senhorita aí ;).
@@ricardornt e mete política no meio kkkkk, eu não conheço ela, mas pelo visto ela é apoiadora deles pelo q vc tá falando, parece q na cabeça de vcs, ela deixa de ser um indivíduo único e se torna um "clube", o clube do bolinha, ela n pensa mais sozinha, tudo que ela disser é na intenção de alimentar o "clube" dela. Nega até a realidade.
Bora gerar riqueza infinita, arruinando a economia local e o microempreendedor através de "Dumping" só pro jeff besos mandar um foguete com formato de pipoca pra marte. UhuuuuuuLL !!!!!!! CONFIA PAI!!!!!
Riqueza nao é infinita? Meu Deus! isso é conhecimento básico em economia. Quanta ignorancia! Isso é ensinado na Suica, em toda escandinavia, Singapura... Finlandia é o País com a melhor educacao do mundo e isso é ensinado no primario.
E ela tá errada? Riqueza é algo gerado, é algo que surge da demanda das pessoas. Ela fala de riqueza no sentido de prosperidade, de valor individual, cada pessoa tem uma medida própria de prosperidade e valor, e pra alcançar um patamar satisfatório as pessoas colaboram umas com as outras através do mercado. É exatamente por isso que riqueza é algo infinito, porque ela escala até o infinito, a vontade das pessoas de prosperar e ter uma vida cada vez melhor é algo que não tem fim. Pessoas não ficam ricas tornando outras pobres, riqueza não é jogo de soma zero. Quem trabalha com soma zero é governo, que pro governo ter muita grana ele precisa roubar parte do que é produzido por toda uma sociedade, seja através de impostos ou seja através de falsificação de moeda, vulgo inflação.
F*oda é a opinologia típica de brasileiros, que não lêem livros de qualidade e sabem tudo sobre subcelebridades inúteis, mas querem discutir sobre conceitos de economía.
Por que será, né?! Será q n teve uma pandemia no meio, onde um bando de otários mandaram ficar em casa pq de fome ninguém ia morrer?! E adivinha só, Bolsonaro alertou desde o início que a fome também iria matar! Bando de jumento!
Não sei como andam as aulas de história hoje em dia nas salas de aula do ensino médio, mas isso ai que ela explica era dada em sala de aula em minha época de escola, muita gente não aprendeu por não prestar atenção quando o professor (a) explicava e hoje não sabem nem pra onde vai e pra onde vem a economia, o sistema capitalista e muito menos como funciona o socialismo para ai sim saber o que realmente é bom para seu pais, para a sociedade em que vive e para si próprio como cidadão.
Eu terminei em 2016, e escola é repleto de professores comunista, eles só mostram um lado da moeda, vendem uma narrativa linda e colorida do socialismo, e o capitalismo o malvado, é clássico, isso pega boa parte dos alunos que só aceitam calados e ficam deslumbrados pelo mesmo.
Hoje em dia, as crianças vão à escola para serem doutrinadas e não educadas.
Te garanto que está bem ruim, muita doutrinação...
Vc não sabe, então vou te falar ... minha filha está no primeiro ano e minha vida se tornou um inferno desde o sétimo ano dela na escola. Tenho que estudar esse conteúdo pra dar aula pra ela depois que ela chega da escola. Pra vc ter uma ideia ela tem duas aulas por semana que deveria ser sociologia mas é sobre socialismo e para que ela não seja doutrinada como a maioria, para que não conheça apenas um lado, tenho que colocá-la para fazer pesquisas etc. É isso! Na época do lockdow nas escolas eu assistia aula com ela, um dia o tema do livro a ser estudado era monarquia e a professora começou a falar sobre as injustiças contra o Lula que "pode até ter visto algum desvio de verba" mas ajudou os pobres como fez os grandes heróis socialistas e que dependeria deles (adolescentes) defender a honra desse herói. Pra quem pergunta se eu reclamei na diretoria ou mudei minha filha de escola, já adianto que é a terceira escola dela e quando reclamei a professora começou a marcar minha filha, implicar etc. Não tenho muito estudo. Fiz apenas o ensino médio mas busco conhecimento a cada dia.
Na minha farda tinha frase de Karl Marx.
Raramente vemos explicações tão claras, rápidas e corretas.
Cara! Isso sim é um podcast de qualidade! Impressionante!
Parabéns!
Renata maravilhosaaaa👏🏻💖
Inteligência gera respeito e admiração.
"Bela" aula de hsitoria,conhecimento nunca e demais.
TOP DEMAIS!!! A Renata Barreto fez um resumo excelente!!!
Simplesmente um crânio, essa garota!
Um cranio falando soziinha... veja o debate dela
Bonita, não lacra e inteligente 👏👏👏
foi la e tomou do socialista
Como pode tanta inteligência caber em um único cérebro???
Top demais
Tenta ver o podcast da Renata com Elias Jabbour, muito bom.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SEFUDER
Como e legal escutar uma pessoa inteligente de mente aberta 👍isso abre a mente de quem houve ✌️
Eu sou apaixonado por história, e ela só tornou isso ainda mais apaixonante e didático.... parabéns!
Para acreditar nessa senhora é uma paixão não correspondida
Parabéns Vilela por está sempre levando pessoas de peso como essa professora.
Que delicia ouvir a Renata!
Aula!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Bela e inteligente. Rara combinação!!!
Partindo do princípio de que riqueza é algo subjetivo, ela poderia muito bem explicar como seria possível gerar riqueza infinitamente. Na verdade isso já vem sendo feito, um exemplo é a economia dos EUA, ela é um modelo de riqueza infinito baseado unicamente na crença das pessoas nessa riqueza.
Os EUA atualmente, é uma versão do que ocorreu com as tulipas holandezas, mas uma versão que até agora, está dando certo!
Só que vc não pode usar as teorias do mercado, do qual se baseia tanto o socialismo como o capitalismo "representado pelo liberalismo", como forma de entender essa produção de riqueza infinita, talvez o modelo que explique essa possibilidade seriam as tulipas holandezas ou qlq modelo baseado numa crença muito forte, crença atualmente se confunde com marketing.
Ela explicou como gerar riqueza infinita. Você que fechou a mente para salvar o comunista que mora no seu interior.
@@marlosmedeiros3776 se vc tivesse entendido o q escrevi, não precisaria perder seu tempo me acusando de comunista. Até pq, isso já prova que vc nem sabe o que é.
O que deu errado no caso das tulipas holandesas foi bem parecido com o que deu errado nas primeiras tentativas de se estabelecer moeda na Suméria: investimento sem fundamentos sólidos, que de formas bem bobas era bastante fácil inflacionar a base monetária. No caso das tulipas deve até ter sido pior porque cultivar flores não parece algo complicado, imagina ficar plantando florzinha e ficar rico por isso, e essas tulipas ainda tinham tempo de vida, ou seja, precisariam ser liquidadas muito rápido porque não tinha como guardar a longo prazo. No caso da Suméria eles tentaram usar sal como moeda, e tão logo o mercado começou a se estabelecer com base no sal os cidadãos começaram a produzir sal com bastante facilidade, o que gerou uma instabilidade enorme na economia porque não tinha como se estabelecer uma métrica decente de valor. Foi justamente por isso que começou a se dar valor a metais raros como métrica de valor, sendo o ouro o mais bem cotado nesse sentido.
O "valor" que a Renata se refere é sobre aquilo que satisfaz a vontade de outras pessoas. Mises fala algo mais ou menos como "todo indivíduo busca sair de uma condição de menos conforto pra uma situação de mais conforto", e apesar desse conceito ser bastante simples, na prática ele é extremamente aleatório quando você avalia cada indivíduo na sociedade. Eu sou tecladista, eu vejo valor em teclados caros, você talvez não seja tecladista ou musicista, jamais gastaria uma grana alta do seu salário pra comprar um instrumento por mais barato que fosse, e não tem nada de errado em nenhum dos casos, cada um vê valor de maneira diferente na sociedade. O dinheiro funciona como uma métrica pra mensurar quanto cada coisa vale de maneira mais genérica, a ideia é que o dinheiro tenha um limite em circulação (ouro ou Bitcoin, por exemplo), ou pelo menos tenha alguma política de emissão previsível - o que se espera das moedas fiat, mas a real é que que confiar em políticos pra policiar a emissão de moeda não é uma ideia muito sensata. Essa dinâmica de precificar o trabalho das pessoas e permitir que elas negociem produtos e serviços é o que gera valor na sociedade, e essa geração de valor realmente tende ao infinito, porque nós sempre queremos ir mais além e viver cada vez melhor, então nós trabalhamos em prol disso trocando nossas habilidades e tempo por dinheiro, e esse dinheiro por coisas que nos satisfaçam.
@@timoteostation parabéns pela ótima explicação!
E só tentando complementar a ideia de geração de riqueza infinita.
O Google surgiu como um motor de busca/pesquisa. Aí começaram a fazer rankings e gerar formas de ligar certos assuntos a espaços de propaganda. Hoje o Google ganha dinheiro fornecendo serviços na nuvem, que na verdade são servidores que armazenam a informação para as pessoas.
Resumindo: quem gera soluções para os problemas das pessoas continua gerando cada vez mais riqueza.
Isa tá na fúria hj, soltando os cortes antes de acabar a Live...
*Excelente vídeo!!*
Sensacional
A logica da produção para acúmulo de capital está correta, isso não é surpresa para ninguém. Mas tem algo a mais que ela deixa de explorar que é o ponto chave da questão: recurso escasso. Pode-se citar milhares, mas vou falar um que necessariamente se contrapõe ao produtor, que ela utilizou como base para o fundamento desenvolvimentista do capitalismo: o trabalhador, a mão de obra é escassa e ela precisa existir. Se todo mundo for apenas o cara que junta a riqueza, quem trabalha? A lógica capitalismo para acúmulo de riqueza é essa contraposição: o dono da cadeia de produção e o trabalhador. Ela fala somente dos passos do dono da cadeia de produção para falar que o capitalismo é bom para acúmulo de riqueza, e é mesmo, só que para o dono da cadeia. Mas para mão de obra, classe trabalhadora não existe acúmulo de riqueza infinita. Aula de história gente, pelo amor de Deus!
Vc quer que em 5 minutos a explique 4 séculos...
Mas a questão central da explanação dela não se resume a todos ficarem ricos (até porque riqueza é uma coisa relativa). A fala dela diz respeito a um sistema que, apesar de haver desigualdades, há a possibilidade das pessoas terem acesso a bens de consumo, porque nesse sistema riqueza é gerada.
@Diego Santosnão faz sentido. Exatamente pelo seu exemplo. A ideia de riqueza infinita é clara, eu falei disso. E ela explica bem. Mas é um acúmulo de riqueza ao todo (abstrato/sistema), não para todos (concreto/indivíduos), exatamente pela comparação da sociedade como um organismo vivo. O todo favorecido é o sistema, não as partes. Nesse sentido, alguns tem mais e outros não. É isso que a metáfora do organismo vivo quer dizer.
@@dayvesonmendes não, você está arrumando a fala dela. Ela diz de riqueza infinita, agora bens de consumo é outra coisa. E você fala certinho. Capitalismo traz desenvolvimento por meio de produção de bens de consumo. Aí é justo. E você fala impecável, desigualdade como ponto negativo e acesso a bens de consumo como ponto positivo do sistema capitalista. Agora, ela disse sobre riqueza infinita gerada como possibilidade a todos, e não é assim que acontece. Não estou querendo condenar o capitalismo, só acho que é bom ter clareza do que é bom e ruim, como vc fez. Sem romantizar, e ela dá uma romantizada sim.
@@danielbalasamiguel6788 não é questão de explicar 4 séculos em 5 minutos. E sim, uma questão de você apresentar honestamente o fundamento da construção do capitalismo. Sem excluir um desses pilares. E ela exclui, em detrimento de um argumento. Não existe sistema perfeito.
O problema é o binarismo ideológico. Nao se trata de ser uma sociedade capitalista ou socialista. As empresas devem ter maior liberdade econômica, mas é uma ilusão achar que o mercado se autoregula. Como se formam os monopólios, carteis, exploração do trabalhador e do meio ambiente?
Isso que esses economistas nunca falam. Debate Socialismo x Capitalismo não leva a nada.
O que impede monopólios? Competição. Quanto mais competição, mais justo o mercado funciona, porque na hora que uma empresa ou um grupo de empresas começa a agir de maneira imoral abre-se uma oportunidade pra novos players competirem e já começarem com uma boa fatia de clientes insatisfeitos com os players mais antigos.
O que garante monopólios e oligopólios? Regulações estúpidas, geralmente planejadas por políticos picaretas em conluio com empresários muito bem estabelecidos no mercado e que odiariam ter que competir com gente nova.
O mercado não só se auto regula como ele premia as boas práticas. Se você tivesse escolha, você só iria gastar o seu dinheiro com empresas e pessoas que satisfaçam suas exigências da melhor maneira. Num mercado altamente regulado e com competição extremamente limitada você não tem essa escolha.
@@timoteostation O que digo é que sempre será necessário a presença do estado e órgãos fiscalizadores. Como a Anvisa e Procon. A regulação também é do estado.
@@timoteostation Não é apenas a competição. A lei antitruste dos Estados Unidos, é um conjunto de leis principalmente federais que regulam a conduta e a organização de negócios para promover a concorrência e evitar monopólios injustificados. Nos EUA também há dezenas de estatais, eles não privatizam setores estratégicos. O setor público é indispensável para uma sociedade mais igualitária mesmo com milhões de empresas privadas.
Tudo isso que ela fala é lindo...na prática a terioa é outra.
É lindo e é errado também. Os trabalhadores não saíram do campo pq quiseram. A terra, que era coletiva, passou a ter dono. Elas já não tinham onde plantar.
Tem nada de lindo e sim natural, o que ele ta falando é de livre mercado, competição a 200 por hora, empreses e pessoas quebrando e prosperando o tempo todo, ciclos iniciando e terminando. Isso deixa o socialista horrorizado, pois o que ele sonha é ser amparado pelo braço forte do Estado por toda sua existência nesse mundo.
@@eusilva9907 quando que a terra era coletiva? No modelo anterior, o feudalismo, as terras pertenciam aos nobres.
@@neiltonlibanio existiam as terras comunais
Nada com ter a história contada completa, não em cortes convenientes.
Sera q o Vilela conseguiu entender a aula? 🤔🤔🤔🤔 Espero q entenda até outubro...
Bonita, não lacra e é hiper inteligente ❤
depois que ela falou que a lei "lei de ferro dos salários" é de marx, nada mais da pra acreditar por completo
Se o político brasileiro tivesse a mente mais aberta ao invés de perder tempo com direito ou esquerda. As coisas no Brasil fluiria melhor.
que zoom foi esse nas mãos da Renata????? 😂😂😂😂 Nunca tinha visto zoom aqui nos cortes
Tbm fiquei sem saber kkkk
2:36
As ferrovias americanas quando foram feitas as empresas ou companhias ganhavam as terras dos lados É poderia fazer mineração etc !
Papo cabeça show 👏👏👏
A Renata é foda
ACHEI MUITO SIMPLISTA...ACHEI POUCO, EXPLICAÇÃO INCOMPLETA...TEM MUITO MAIS COISA POR BAIXO
Discordo de algumas coisas:
1- A riqueza só é gerada pelo trabalho, a especulação financeira é um ganha-perde e não produz nada significativo, é como uma bolsa de apostas.
2- Toda a história do comércio está ligada ao Estado, ao Monarca e aos Nobres de cada época.
3- O país mais capitalista é protecionista.
4- O Elon Musk constrói e desenvolve foguetes com investimentos da NASA, empresa estatal. Seus concorrentes também, depois de desenvolverem e melhorarem as tecnologias eles vendem os serviços para a NASA e outras empresas provadas de comunicação, mas o Estado é sempre o maior cliente deles. Isso se aplica na indústria aeroespacial e defesa.
5- O país mais capitalista tenta impedir o livre comércio do país mais socialista - esse é o cúmulo da ironia do destino! Este mesmo país lidera o movimento anti globalização que ele ajudou a estabelecer, pois agora esse modelo o enfraquece.
Concordo que o livre mercado é essencial para a liberdade econômica, mas não existe um livre mercado de fato, apenas alguns nichos, a cadeia de alimentos mundial está concentrada nas mãos de 6 ou 7 empresas, idem para o petróleo, minérios, automóveis, aviões sendo que muitas dessas empresas são estatais, mistas e privadas. O livre mercado existe num bairro onde as melhores pizzarias prosperam, ou as melhores padarias etc, na esfera das grandes a concorrência de mercado quase não existe. Nem na internet temos livre mercado de fato.
O Estado dos países capitalistas protege seus interesses e de suas empresas privadas e agriculturas e interfere na soberania e prosperidade dos países mais pobres, chega a derrubar governos democráticos que tentam se tornar independentes. Se antes esses países acreditavam em acumular metais para serem ricos, e por isso vinham nos países pobres saquear, hoje eles acreditam em fazer comércio e criam barreiras para limitar os países pobre e diminuir a concorrência, continuam interferindo em governos para criar espaço para suas corporações em seus quintais.
O caso da Estônia é realmente admirável, mas foi o Estado que agiu para criar o ambiente necessário para pavimentar o crescimento sustentado. A Estônia tem menos de 1,5 milhões de pessoas, é moleza ter um PIB per capta elevado, lá na capital a passagem de ônibus é gratuita (comunismo segundo os "patriotas" tupiniquins). Qualquer país escandinavo tem esses índices e possuem Estados fortes, mas economias livres.
Conclusão - é bonito falar a metade da história e esconder o papel do Estado dela. Depois dizem que foi a "livre iniciativa" que resolveu tudo sozinha com um Estado mínimo. Na minha opinião ambos precisam andar de mãos dadas, Estado e Livre Iniciativa / Mercado, equilibrados, com instituições fortes e leis aplicadas equitativamente. O Professor Enéas Carneiro disse que o Estado precisa ter o tamanho necessário.
Aqui sim foi uma verdadeira aula
O chile pagou um preço alto, comercializava pouco, grande jazidas de cobre, aí veio a fibra ótica que substituiu os condutores de cobre.
Não se usa mais cobre em fios de telefonia, talvez até usasse há mais de 30 anos trás. Se usa uma mistura de alumínio com outros metais baratos. O cobre ficou muito caro e muito visado por ladrões, isso obrigou o mercado e desenvolver novos tipos de cabos mais baratos e sem valor de reciclagem.
Falou legal, mas sem profundidade sobre o que seria capitalismo,digamos que maquiou bem o tema. Se vc chamasse a Sabrina Fernandes ela esclareceria bem melhor, vale a pena, fica a dica.
Em resumo, capitalismo e a política de produção econômica, onde você como individuo aloca recursos escasso da forma que você acha mais viável, tornando as decisões de produção muito mais eficientes.
"Verdadeira história" criada na cabeça burguesa dela, fora da realidade. A riqueza é infinita? Em que realidade isso é verdadeiro?
Pois é, riqueza infinita em um mundo finito. Riqueza infinita em um mundo cheio de pobreza. Essa mulher é só uma ideóloga do mercado. E fraquíssima.
Resumindo a história contada por ela , um país só próspera com um sistema capitalista.
Muito estudiosa a moça.
A riqueza é infinita sim. Só não acredita quem ainda não comprou o curso dela e ficou bilionário
Show!
Estónia entrou junto com os outros países bálticos, Letónia e Lituânia.
O Capitalismo atual se resume na finaceirizacao do capital. Tudo globalizado mas tudo concentrado.
Uma Mulher "empoderada". Não da forma absurda que as "feministas" querem impor. Inteligente, educada, lúcida e coerente.
Salmos 112...Rei Davi fala Quem serve a Deus, comerá o melhor desta terra.... Deus é Capitalista...
eu lendo os comentários parecem brincadeira, dão uma olhada no ep dela com o Elias jabur
Isso n funciona no Brasil, pq ai os Estados ficariam fortes e a União perderia poder. Vc acha mesmo que a União vai deixar isso acontecer?
argumentação freestyle
Ela já teve aula de história alguma vez na vida??
Ela esta dando aula, desde o escambo, idade média, mercantilismo, monarquia... etc etc
@@claudiosoares2341 e só falou besteira
Depois q vi ela debatendo com o Elias, perdeu a credibilidade toda kkkk
4:10. Errado, pois durante vários processos de produção de riqueza muita pobreza pode ser gerada.
Se uma mineradora produz matéria-prima para uma fábrica e destrói um rio com isso, pobreza foi gerada; se a sede de uma empresa é construída após a expulsão de famílias que habitavam originalmente uma determinada área, pobreza foi gerada neste processo de produção de riqueza; se um grande supermercado tira a clientela de mercados locais menores quando chega a uma localidade, pobreza foi gerada em meio ao enriquecimento.
É fato que o capitalismo aumentou o nível de produção de riqueza no mundo e reduziu o nível de pobreza se comparado a seus antecessores, mas inegavelmente causa danos e mazelas. Por hora, é nossa alternativa menos ruim, mas nem de longe a ideal, porque está longe de ser mutuamente bom.
@Komak Kodiak você não conhece a estrutura brasileira e mundial. Há várias coisas do gênero que ocorrem.
@Komak Kodiak o capitalismo é inerentemente um sistema de disputas. Sempre haverá perdedores e vencedores. Dizer que existe algo chamado corporativismo e tentar transfomar num fenômeno à parte com a tentativa de distanciar fenômenos do tipo do capitalismo é apenas um argumento de natureza falaciosa, visto as disputas serem inerentes a esse sistema e muitas vezes serem regradas pelo poder e estratégias sórdidas. Sobre o Estado, quem o comanda? Acha mesmo que os políticos são sempre os donos do jogo? Eles apenas atendem a interesses de poderosos com grandes quantidades de capital acumulado.
Isso de mutuamente bom nunca vai existir no Brasil
@Komak Kodiak hum agora entendi a intenção da PL da casa ser tomada pelo banco
Agora faz sentido
Mas você está usando casos muito específicos, com exceção do último exemplo, porém o mesmo gera empregos
É tudo que ela falou só que ao contrário gente
Esqueceu da escravidão, colonialismo e neo- colonialismo. Oportuno, não?
deixei de assistir quando ela falou que a riqueza é infinita kkkkkk q piada
O que esperar de uma patricinha Bolsonarista? hahaha
Acho que isso não e o capitalismo, e a sociedade, e ela foi e está evoluindo até agora, já o socialismo e um sistema quebrado, o capitalismo não e perfeito, mas o socialismo não funciona
O que isso tem haver? Ela tá falando do capitalismo, ela falou sobre colonialismo indiretamente, nessa parte do "jogo de soma zero", corte tá focado nisso, não faz sentido.
@@brunokarasiak1057 Tem que ser burro pra não entender o que ela disse. E sim riqueza é infinita.
Mulher inteligente
Tá bem claro que ela é bem articulada, mas esses argumentos utilitaristas não funcionam com quem tem repertório.
Gente ela pensa q o dinheiro vem de onde ? Cai do céu?
Ela disse isso?
As vezes o individuo está louco na droga
A interpretação kkkkkkk
@@RyanSilva-xl2ec nivel muito baixo da galera aqui
Quando é citado a qualidade do ensino no Brasil , vem o exemplo acima .
Nesse episodio a inteligência ltda não foi só por parte do apresentador, não sabe explicar devido a falta de conhecimento, ou talvez apenas se faça de tola.
9:22 "Claro que a Estônia é um país muito pequeno comparando com o Brasil e tal"... mas aí vem a comparação do mesmo jeito...
Pelamor, e fala em federalizar como nos EUA...
Rodeou rodeou e volta no mesmo discurso...
Letônia é praticamente uma cidade estado, junto Lituânia e Estônia, a única que eles têm e a fronteira com a rússia, que justifivca todo apoio que recebem dos EUA e OTAN.
Só isso, ferramenta de guerra.
Esse liberalismo todo também foi feito na Irlanda que tá com problemas sérios de desemprego e renda, residencia digital? Outro nome pra isso: paraíso fiscal.
A Irlanda tem uma infinidade empresas ultra modernas ricas que se resumem a um esritório só pra manobras fiscais.
Não geram um mísero emprego de primeira linha a não ser pra uma meia duzia bem meia duzia.
Estônia não é muito diferente não, a diferença é que é um país minuscilo, 45.339 km2, menor que o Espírito Santo e pra piorar não produz absolutamente nada.
Gostei da sua aula, por favor, faça um vídeo sobre a situação da Irlanda
Socialismo e comunismo nunca deram certo em lugar nenhum do mundo. Capitalismo bom ou ruim é o único sistema que dá certo. E o melhor é que depende da meritocracia de cada um, se é bom, esforçado, trabalhador a vida prosperará, agora se ficar só fumando maconha esperando ajuda social vai ficar na miséria. A idéia da federalização é genial, cada eatado com suas necessidades, com leis estaduais, com a renda permanecendo no estado.
Ja ouviu falar na china ?
Tenta ver o podcast da Renata com Elias Jabbour, muito bom.
Ela está equivocadissima!!
Porq?
1° os trabalhadores não decidiram sair do campo. Eles tiveram as terras tomadas;
2° Capitalismo não é o contrário de socialismo. (Doce é o contrário de azedo ou do salgado?);
3° Na primeira parte ela está falando do período mercantilista e não do capitalismo. Depois emendou com comércio internacional dos dias atuais.
4° Ela definitivamente não entendeu Karl Marx. O trabalho dele nos ajuda a entender justamente quando o sistema deixou de ser mercantilista e se tornou algo novo: o capitalismo.
Essa é da escola Paulo Guedes. Tá dando super certo. Confia.
Venezuela e Argentina estão aí seu babaca, só se mudar
Kkkkkk o cara falar de um gênio como o Paulo Guedes q segurou o país no meio de uma pandemia, tanto que o Brasil voltou a fazer parte das melhores economias, é piada né?!
Comentário perfeito HAHAHAHAHA pode ter certeza que a patricinha é apoiadora do Guedes.
@@ricardornt falácia agora virou argumento?
@@Elisa-rh8uf Em qual país você vive? Deve ser o Brasil dos ricos.
sim tão indo pro espaço pra pegar recursos naturais, sou especialista confia
?
?
Pobreza só acaba quando acaba a necessidade de manter pobres para fazer o trabalho pesado. Aqui é um país de escravos. A sociedade é doente.
Marx nunca falou de riqueza de soma zero! Essa mulher nunca leu Marx!
Não era só Marx era consenso na época, até na época do Sarney ainda se tinha esse tipo de ideia no meio mainstream.
@@wackenroader até hoje os esquerdistas defende a ideia de somar zero, "alguém precisa ser pobre para outro ser rico".
👏👏👏👏👏👏
Só queria uma explicação a China hoje e um dia país mais comercial do mundo epa e capitalista?
China tem muito mais liberdade econômica que o Brasil, por incrível que pareça. E adivinha, a economia da China gira muito melhor que a daqui - mesmo com todas as cagadas que eles estejam fazendo atualmente, pelo menos por muito tempo eles enricaram numa velocidade surpreendente. O problema deles é a liberdade de expressão: aqui você pode chamar o Bolsonaro de genocida e nada te acontece, agora inventa de ir pra China e chamar o Xi Jinping de Ursinho Pooh em público...
Falar que no Brasil a gente pode comprar peixe da noruega e queijo nao sei da onde é de um elitismo cruel sem tamanho...
Mas pode. Não é de acordo com a realidade financeira e nem recomendado (com certeza não é recomendado), mas quem quiser compra. Eu conheço gente que ganha um salário mínimo e pouco, e compra um iphone parcelado em 12x, então por que essas mesmas pessoas não podem gastar R$ 80,00 em um pedaço de queijo importado? Quando você fala de ELITISMO CRUEL, das duas uma: Ou você não entendeu o que ela falou e foi meio burro, ou você entendeu mas quis rotular ela de algo ruim se mostrando um tremendo de um mal caráter, desculpa a sinceridade. Melhoras.
@@victorkataoka88 vc é um pedaço de estrume, não sou obrigado a concordar nem com vc nem com ela e isso não me faz pior que vcs metidos a rico estupid0s
Pobre gasta muuto dinheiro com coisas porém inúteis, que o façam parece rico. Prova disso é quem ganha salário mínimo e compra iPhone parcelado e vive fazendo mechas e unhas de gel, mas reclama do preço de cursos. Falta amor pela educação e, sobretudo, educação financeira básica, como a que ensinam no canal Primo Pobre.
explicando o capitalismo em 10min, nesse tempo nem feijao fica pronto poha.
Profundo como um pires....
Antes da aula com o professor Elias! Moça fraquíssima
Por isso os libaneses são grandes comerciantes !
voluntariamente ? nossa … quanta besteira
Vá buscar o sinônimo do dicionário amigo, quem sabe isso te ajude a falar menos e ouvir mais
@@danielbalasamiguel6788 hahahha. Só pelo dicionário e 'sinônimo' ai deu pra ter idéia do teu nível de leitura e conhecimento do assunto. Aprende comigo aqui então ... esse termo 'voluntário' foi cunhado pelos autores de economia que a senhorita ai se apoia pra explicação dela. Quando se lê um autor destes, você não busca um sinônimo no dicionário hahahhahaha ... e sim a ontologia. Considerando ainda que muitas obras não foram escritas no português e ainda se perdem com a tradução.
Imagino a intelecção que você fez do assunto considerando sinônimo de dicionário. Forte abraço
@@bccvtcorrea E quem disse q ela leu esses autores em Português? Tu sabe o método de estudo dela ou quantas línguas ela fala?
@@kelvinize sei sim. Ela citou alguns inclusive bb. Não tem muito mistério nisso não. São linhas, escolas de economia muito conhecidas, debatidas , criticadas e refutadas. As outras informações são facilmente encontradas em lattes/ escavador / linkedin da senhorita aí ;).
@@kelvinize e além disso eu não disse que ela leu nada em português. Isso aí foi sua interpretação falha ;)
"Você pode ir gerando riqueza infinita..." 🙄
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que socialismo é oposto ao capitalismo, eu senti vontade de parar de assistir.....................
Você sabe muito né?
Ela não sabe de nada ...ainda mais quando fala de Marx, socialismo etc..
Falou muito, mas falou bobagem. Mistura realidade com ficção.
deixei de assistir quando ela falou que a riqueza é infinita kkkkkk q piada
Ouvir e levar a sério essa patricinha só gado Bolsonarista mesmo kkkkk
Eu fico impressionado com o brasileiro e sua "arte" de não entender o que está sendo dito, e achar que sabe mais que alguém da área sem estudar...
O que ela disse é que a geração de riqueza não é um jogo de soma zero. É um cenário de ganha-ganha
Claro que a riqueza é infinita,refute argumentação se tiver qualidade.
@@ricardornt e mete política no meio kkkkk, eu não conheço ela, mas pelo visto ela é apoiadora deles pelo q vc tá falando, parece q na cabeça de vcs, ela deixa de ser um indivíduo único e se torna um "clube", o clube do bolinha, ela n pensa mais sozinha, tudo que ela disser é na intenção de alimentar o "clube" dela. Nega até a realidade.
Deus é capitalista....
Bora gerar riqueza infinita, arruinando a economia local e o microempreendedor através de "Dumping" só pro jeff besos mandar um foguete com formato de pipoca pra marte. UhuuuuuuLL !!!!!!! CONFIA PAI!!!!!
Por que arrumaria a economia local?
Pq você destrói a concorrência dos pequenos e médios produtores locais
Linda e com cérebro,se toda mulher fosse assim..
Gosto da Renata! Mas riqueza infinita é foda!
Tem inteligência e argumentos mas vive numa bolha (classe média) bolsonarista
Trágico!
Riqueza nao é infinita? Meu Deus! isso é conhecimento básico em economia. Quanta ignorancia! Isso é ensinado na Suica, em toda escandinavia, Singapura... Finlandia é o País com a melhor educacao do mundo e isso é ensinado no primario.
E ela tá errada? Riqueza é algo gerado, é algo que surge da demanda das pessoas. Ela fala de riqueza no sentido de prosperidade, de valor individual, cada pessoa tem uma medida própria de prosperidade e valor, e pra alcançar um patamar satisfatório as pessoas colaboram umas com as outras através do mercado. É exatamente por isso que riqueza é algo infinito, porque ela escala até o infinito, a vontade das pessoas de prosperar e ter uma vida cada vez melhor é algo que não tem fim. Pessoas não ficam ricas tornando outras pobres, riqueza não é jogo de soma zero. Quem trabalha com soma zero é governo, que pro governo ter muita grana ele precisa roubar parte do que é produzido por toda uma sociedade, seja através de impostos ou seja através de falsificação de moeda, vulgo inflação.
@@timoteostation Se todos Brasileiros soubessem isso. Uma pena que maioria é analfabeto em economia.
@@truthseeker9692 filho, como a riqueza é infinita se vivemos em um mundo finito?
F*oda é a opinologia típica de brasileiros, que não lêem livros de qualidade e sabem tudo sobre subcelebridades inúteis, mas querem discutir sobre conceitos de economía.
Bla, bla, bla... Igual do Paulo Guedes e o povo passando fome 3 anos depois.
Por que será, né?! Será q n teve uma pandemia no meio, onde um bando de otários mandaram ficar em casa pq de fome ninguém ia morrer?! E adivinha só, Bolsonaro alertou desde o início que a fome também iria matar! Bando de jumento!
O que uma coisa tem a ver com outra?
Apenas, tudo!
3 anos ? antes era um pais maravilhoso
Eu tinha trabalho e não precisava andar com comida no carro para distribuir na rua.
85% vai me ignora”
“15% vai me ajudar”
NUNCA VOU DESISTIR 🥰🥰🥰🥰🥰🥰