Caramba amei esse canal, é sério, sem enrolação, sem clickbait, conteúdo didático, enfim, cara isso é muito bom. Aqui posso entender melhor o que eu já sei ou pensava que sabia
Obrigado pela aula, foram informações muito relevantes para um apreciador de música. As diferenciações que percebia nos diversos tipos de musica agora fazem mais sentido tecnicamente.
Cara, muito obrigado por essa aula incrível! Estava procurando uma no youtube que tivesse mais exemplos na prática e menos definições complexas
4 роки тому+1
Ah, cara! Que bom que gostou! Eu também sigo aprendendo. Eu gosto muito do conteúdo técnico, mas sem a compreensão estrutural, total, a gente não vai conseguir absorver com profundidade. Volte sempre e, em breve eu tô voltando com o canal com força!
Pensando no rock estilo Heavy Metal, fica mais claro a modalidade musical. Porem se pensarmos em rocks mais "pop" - e nao falo sobre o rockabilly - não teriamos nesses casos um som mais tonal, com tensão e resolução? Fiquei em dúvida agora
Рік тому+1
Olha, eu teria que fazer uma análise mais profunda do gênero... E por ora é algo que o tempo não me permite fazer. Mas assim que puder, vou olhar!
Legal o vídeo! Bem esclarecedor. Sob minha interpretação, acredito que o distinguir dos tipos de músicas são: Tonal: foco na tonalidade e escala, na relação funcional, numa hierarquia de notas (tônica, dominante, etc) e Modal: mais focada nos modos, nas formas de fazer melodia com as diferentes formas, e não possuir uma harmonia com"hierarquia", estou errado?
2 роки тому+2
De certa forma você está correto. A questão é que no âmbito modal puro, você tem essa questão melódica pautada nos modos, mas isso se aplica de maneira absoluta, no sentido de que, no universo modal, as notas evitadas, que por vezes são notas características dos modos, passam a ser não só utilizáveis como necessárias pra se obter essa sonoridade. Além disso, em termos harmônicos, a música modal não transita entre acordes pois o unico acorde do modo é tudo o que ela precisa. Em que pese isso seja uma realidade, é comum entre compositores, sobretudo no âmbito popular, utilizarem uma abordagem modal na criação da melodia mas proporcionar um tratamento harmônico tonal.
Achei incoerente! No início começa dizendo que o modalismo é como um círculo: tudo gira em torno de si e se mantém ali, porem, por outro lado, a música tonal tem mais possibilidade, tensões, resoluções e etc. Mas ao final vem dizendo que o modal é como uma cidade urbana, já o tonal é como o universo. Com infinitas situações e possibilidades. Não seria contraditório?
Рік тому
É o contrário, amigo, o tonal a cidade e o modal o universo. O tonal é uma arquitetura muito bem refinada, mas é um sistema que tem um princípio e um fim. O modalismo é o que está aquém e além do sistema tonal, ou seja, o universo que circunda, inclusive, a cidade tonalismo, as outras possibilidades, as outras questões que não são previstas no tonalismo. Não sei se ficou claro agora,
Assim como na logica da harmonia funcional como eu relaciono os acordes modais do campo harmonico deles?
3 роки тому
Cara, o livro de harmonia, volume 3 do Ian Guest é só sobre modalismo. Recomendo muito! Lá você vai conseguir entender melhor do que eu poderia explicar aqui. Dá uma olhadinha me diz o que achou!
Modal é o Cão Arrependido. Posso dizer que Bohemian Rhapsody é Tonal e We will rock you Modal ?
2 роки тому
Teria que conferir.. Mas pelo que me lembro, de cabeça, sim, we will rock you tem uma pegada meio modal, mesmo. Mas só posso dar certeza se olhar com calma.
01:58, essa música é modal? Pelo que eu aprendi a música modal não tem acordes dominantes, nesse caso aí percebesse que está em Bb, fica usando Bb e F de formas repetitivos, mas o F é dominante de Bb
Рік тому
Então, estudei muito desde que publiquei esse vídeo e algumas coisas dele talvez eu dissesse diferente. No tentando, o modalismo não é definido pela estrutura harmônica da música, mas sim pela melodia. Com isso quero dizer que eu posso tanto fazer uma abordagem tonal da harmonia de uma música, ou seja, melodia modal. Eu diria que ela tem essa curvatura melódica que indica uma resolução, sim, dando a entender o tonalismo. No entanto, eu coloquei essa música no momento pra exemplificar a questão das melodias curtas e repetitivas, não tanto pelo modalismo em si. Uma outra forma possível de análise seria observar os dois movimentos da música, ou seja, a frase estanque que repousa no F e a frase que repousa no Bb como alternâncias entre modos. Precisaria de uma análise mais profunda e detalhada da música, ouvir com calma e até transcrever pra entender. Mas são possibilidades de análise. O resultado não é subjetivo, no sentindo de que você decide como olhar pra essa melodia, mas havemos de olhar essas possibilidades uma a uma.
@ irmão, então é muito mais complexo do que eu pensava. Eu por exemplo achava que era a questão da ausência do acorde dominante pra se caracterizar modal, no caso Eólio, logicamente, pq existe.o modo Frígio da música flamenca, o Mixolido da música nordestina e etc. Uma música atual que vejo que é moral, é Velha Infância, está bem em F#m, mas não tem o C# presente
Рік тому
Sim! Se você der uma olhada por exemplo, no bolero de Ravel, aquilo é profundamente modal. Ele passa por diversos modos centrados em C e vai variando a estrutura conforme a música anda.
Tenho aversão a tudo que se diz científico (esse cientificismo barato de nossa sociedade pós-moderna). Mas em questão de música, gosto muito mais do tonalismo do que do modalismo, acho que por causa da sensação de resolução e pela organização.
Difícil bater o martelo sem observar a grande maioria dos casos.. Pensando por alto, lembro de muitas estruturas tonais. Quem vai responder isso é a melodia, tem que observar ela e ver se ela tem essa proposta de pergunta e resposta do sistema tonal.
Rapaz, não é assim, não. Parece mas não é. Por exemplo, "Falta de variedade de acordes" (2:16).
2 роки тому
Esse roteiro foi elaborado sobre as palavras introdutórias do professor Ian Guest sobre o assunto. O modalismo em si é um sistema musical a parte do tonalismo e a sua aplicação ignora o que o tonalismo interpreta como notas evitadas, notas de tensão e etc. Uma música com abordagem modal permanecerá no mesmo ambiente harmônico enquanto durar a utilização daquele modo. Poderemos ter movimentações lineares dentro do modo mas, em suma, o acorde, ou seja, a sobreposição de terças a partir da fundamental do modo, é o mesmo. Quanto temos movimentação factualmente harmônica, ou seja, mudança de modo (no caso da abordagem do modalismo), trocamos o ambiente harmônico como um todo. É o que ocorre no Bolero de Ravel, por exemplo. Ele troca o modo e vai mudando a harmonia, mesmo que a fundamental entre os modos venha a ser a mesma. Assim, o modalismo não apresenta mudança de acorde em si pois a movimentação de acordes é algo inerente ao tonalismo. Mesmo que você tenha uma movimentação linear das vozes no mesmo ambiente modal, você permanece naquela harmonia que estava no princípio. Foi mais nesse sentido que disse sobre a falta de variedade de acorde. Porque se você muda de acorde, você muda de modo. Como ocorre no próprio jazz modal que, por vezes, alterna sobre dois acordes e suas escalas modais, admitindo suas notas características, que seriam considerada evitadas, como notas essenciais pra se alcançar a sonoridade daquele modo.
Q papo é esse q o rock e o blues é música modal? O rock tem definicão clara de começo meio e fim , mtos rocks são bm estruturados harmonicamente, então o rock é tonal!
Top vídeo
Too conteúdo
3,36 A 3,59 ESTA PARTE VALEU PELO VÍDEO INTEIRO.
Aula top demais toppppp0pppppppppppppddddddddddd 🇧🇷
Excelente vídeo. Não é só a questão técnica, é a narrativa também. :)
Também concordo que o canal merece crescer.
Que achado esse vídeo! Parabéns
mto bem feito esse video
muito interessante obrigado
video objetivo parabéns
Interessante sobre o rap modal
Show de bola, agora partir Campo harmonico (descrição)
Duas palavras parabéns e obrigado
Ganhou minha inscrição com esse vídeo. Obrigado pelos conhecimentos
Caramba amei esse canal, é sério, sem enrolação, sem clickbait, conteúdo didático, enfim, cara isso é muito bom. Aqui posso entender melhor o que eu já sei ou pensava que sabia
Grande aula parabéns
Me desculpe pela demora, cara. Os últimos dias foram difíceis. Mas muito obrigado, significa muito. Sério. De coração, valeu!
Estou começando meus estudos pessoais de música. Adorei seu vídeo. Parabéns.
Vai fundo, meu irmão! É um mundo maravilhoso
Maravilhoso entendi super bem! Parabéns 👏
Excelente
Obrigada pelo conteúdo ❤
Excelente. A melhor explicação e contextualização que já vi até hoje.
Ótimo trabalho!
Obrigado pela aula, foram informações muito relevantes para um apreciador de música. As diferenciações que percebia nos diversos tipos de musica agora fazem mais sentido tecnicamente.
Obrigado!
Muito boa a explicação !! Realmente muito bem feito !!! Por mais vídeos assim !!! Vou compartilhar!
Valeu, velho! Seu compartilhamento fez efeito! Rsrs valeu!!
Ótima aula
Ótimo vídeo
Que massa. Não fazia ideia dessa diferença.
Magnífico
Merece sim!!!!
Posso misturar os dois?
Excelente explicação
Muito bom ! Muito bem editado , Trabalho fino vou acompanhar !
Valeu!! Seja bem vindo, cara!
Muito didático
Assistindo pela segunda vez. Melhor explicação ever!
São seus ouvidos! 😁
Muito bom! Adorei!!
Excelente vídeo! Excelente canal! Por mais e mais vídeos!
Voltamos em breve amigo!!
òtima aula
Obrigado pela explicação show
Eu que agradeço o reconhecimento!
muito bom! Parabéns pela didática!!!
Valeu meu querido!!
Bom dia meu nobre, muito boa suas explicações, gostaria que fizesse mais vídeos sobre modo modal!
muito bom!
Parabéns! A didática está sensacional! Dessa forma o conhecimento fica acessível! Abordagem maravilhosa! Contribui muito! Parabéns!
Muito obrigado, querido! Seja bem vindo e nos vemos por aí! Qualquer sugestão, é só falar que eu tento fazer! Até mais
Valeu muito mesmo!!!!
Aula maravilhosa
Parabéns!!! Muito bom o vídeo!
Obrigado!!
Vídeo muito bem produzido e super ditático!! super obrigado
Eu que agradeço a presença e o reconhecimento!
QUE AULA!
Muito obrigado, querido!!
Cara, muito obrigado por essa aula incrível! Estava procurando uma no youtube que tivesse mais exemplos na prática e menos definições complexas
Ah, cara! Que bom que gostou! Eu também sigo aprendendo. Eu gosto muito do conteúdo técnico, mas sem a compreensão estrutural, total, a gente não vai conseguir absorver com profundidade. Volte sempre e, em breve eu tô voltando com o canal com força!
muito legal, obrigado... eu sou realmente mais da modal.
Show
Muito bom mano! Parabéns pelo trabalho. Antes eu não sabia a diferença, mas, com o vídeo eu aprendi bem fácil. Vlw mano
👏👏👏
Pensando no rock estilo Heavy Metal, fica mais claro a modalidade musical. Porem se pensarmos em rocks mais "pop" - e nao falo sobre o rockabilly - não teriamos nesses casos um som mais tonal, com tensão e resolução? Fiquei em dúvida agora
Olha, eu teria que fazer uma análise mais profunda do gênero... E por ora é algo que o tempo não me permite fazer. Mas assim que puder, vou olhar!
Legal o vídeo! Bem esclarecedor. Sob minha interpretação, acredito que o distinguir dos tipos de músicas são: Tonal: foco na tonalidade e escala, na relação funcional, numa hierarquia de notas (tônica, dominante, etc) e Modal: mais focada nos modos, nas formas de fazer melodia com as diferentes formas, e não possuir uma harmonia com"hierarquia", estou errado?
De certa forma você está correto. A questão é que no âmbito modal puro, você tem essa questão melódica pautada nos modos, mas isso se aplica de maneira absoluta, no sentido de que, no universo modal, as notas evitadas, que por vezes são notas características dos modos, passam a ser não só utilizáveis como necessárias pra se obter essa sonoridade. Além disso, em termos harmônicos, a música modal não transita entre acordes pois o unico acorde do modo é tudo o que ela precisa. Em que pese isso seja uma realidade, é comum entre compositores, sobretudo no âmbito popular, utilizarem uma abordagem modal na criação da melodia mas proporcionar um tratamento harmônico tonal.
Duas palavras meu jovem gafanhoto : esse lente !!!
sound of silence de Simon e Garfunkel seria modal ou tonal?
Fale sobre o jazz modal inaugurado pelo álbum "kind of blue".
Dá para dizer que o funk br é modal?
Achei incoerente! No início começa dizendo que o modalismo é como um círculo: tudo gira em torno de si e se mantém ali, porem, por outro lado, a música tonal tem mais possibilidade, tensões, resoluções e etc. Mas ao final vem dizendo que o modal é como uma cidade urbana, já o tonal é como o universo. Com infinitas situações e possibilidades. Não seria contraditório?
É o contrário, amigo, o tonal a cidade e o modal o universo. O tonal é uma arquitetura muito bem refinada, mas é um sistema que tem um princípio e um fim. O modalismo é o que está aquém e além do sistema tonal, ou seja, o universo que circunda, inclusive, a cidade tonalismo, as outras possibilidades, as outras questões que não são previstas no tonalismo. Não sei se ficou claro agora,
Só que marinheiro ser modal é debativel rs
Concordo
Eu acho que ele quiz diz dizer circular, ser circular, girar em torno de si, não significa ser modal.
Assim como na logica da harmonia funcional como eu relaciono os acordes modais do campo harmonico deles?
Cara, o livro de harmonia, volume 3 do Ian Guest é só sobre modalismo. Recomendo muito! Lá você vai conseguir entender melhor do que eu poderia explicar aqui. Dá uma olhadinha me diz o que achou!
Modal é o Cão Arrependido.
Posso dizer que Bohemian Rhapsody é Tonal e We will rock you Modal ?
Teria que conferir.. Mas pelo que me lembro, de cabeça, sim, we will rock you tem uma pegada meio modal, mesmo. Mas só posso dar certeza se olhar com calma.
Parabéns pela aula mas pensaria em música Tonal como triângular 2 5 1
01:58, essa música é modal? Pelo que eu aprendi a música modal não tem acordes dominantes, nesse caso aí percebesse que está em Bb, fica usando Bb e F de formas repetitivos, mas o F é dominante de Bb
Então, estudei muito desde que publiquei esse vídeo e algumas coisas dele talvez eu dissesse diferente. No tentando, o modalismo não é definido pela estrutura harmônica da música, mas sim pela melodia. Com isso quero dizer que eu posso tanto fazer uma abordagem tonal da harmonia de uma música, ou seja, melodia modal. Eu diria que ela tem essa curvatura melódica que indica uma resolução, sim, dando a entender o tonalismo. No entanto, eu coloquei essa música no momento pra exemplificar a questão das melodias curtas e repetitivas, não tanto pelo modalismo em si. Uma outra forma possível de análise seria observar os dois movimentos da música, ou seja, a frase estanque que repousa no F e a frase que repousa no Bb como alternâncias entre modos. Precisaria de uma análise mais profunda e detalhada da música, ouvir com calma e até transcrever pra entender. Mas são possibilidades de análise. O resultado não é subjetivo, no sentindo de que você decide como olhar pra essa melodia, mas havemos de olhar essas possibilidades uma a uma.
@ irmão, então é muito mais complexo do que eu pensava.
Eu por exemplo achava que era a questão da ausência do acorde dominante pra se caracterizar modal, no caso Eólio, logicamente, pq existe.o modo Frígio da música flamenca, o Mixolido da música nordestina e etc.
Uma música atual que vejo que é moral, é Velha Infância, está bem em F#m, mas não tem o C# presente
Sim! Se você der uma olhada por exemplo, no bolero de Ravel, aquilo é profundamente modal. Ele passa por diversos modos centrados em C e vai variando a estrutura conforme a música anda.
2:38 Você não considera tonal essa música? Eu escuto claramente a resolução V7-I.
ENTREI DE GAYATO NUMNAVIO DEVE SER MODAL KKK
Tenho aversão a tudo que se diz científico (esse cientificismo barato de nossa sociedade pós-moderna). Mas em questão de música, gosto muito mais do tonalismo do que do modalismo, acho que por causa da sensação de resolução e pela organização.
Um belo casamento entre RAP e música modal é o trabalho do RAPADURA:
ua-cam.com/video/eDk2bnvwNyg/v-deo.html
Daqui da terra! Curto o trampo desde 2011! Bom demais
Então o funk é modal.
Difícil bater o martelo sem observar a grande maioria dos casos.. Pensando por alto, lembro de muitas estruturas tonais. Quem vai responder isso é a melodia, tem que observar ela e ver se ela tem essa proposta de pergunta e resposta do sistema tonal.
QUE?
Rapaz, não é assim, não. Parece mas não é. Por exemplo, "Falta de variedade de acordes" (2:16).
Esse roteiro foi elaborado sobre as palavras introdutórias do professor Ian Guest sobre o assunto. O modalismo em si é um sistema musical a parte do tonalismo e a sua aplicação ignora o que o tonalismo interpreta como notas evitadas, notas de tensão e etc. Uma música com abordagem modal permanecerá no mesmo ambiente harmônico enquanto durar a utilização daquele modo. Poderemos ter movimentações lineares dentro do modo mas, em suma, o acorde, ou seja, a sobreposição de terças a partir da fundamental do modo, é o mesmo.
Quanto temos movimentação factualmente harmônica, ou seja, mudança de modo (no caso da abordagem do modalismo), trocamos o ambiente harmônico como um todo. É o que ocorre no Bolero de Ravel, por exemplo. Ele troca o modo e vai mudando a harmonia, mesmo que a fundamental entre os modos venha a ser a mesma.
Assim, o modalismo não apresenta mudança de acorde em si pois a movimentação de acordes é algo inerente ao tonalismo. Mesmo que você tenha uma movimentação linear das vozes no mesmo ambiente modal, você permanece naquela harmonia que estava no princípio. Foi mais nesse sentido que disse sobre a falta de variedade de acorde. Porque se você muda de acorde, você muda de modo. Como ocorre no próprio jazz modal que, por vezes, alterna sobre dois acordes e suas escalas modais, admitindo suas notas características, que seriam considerada evitadas, como notas essenciais pra se alcançar a sonoridade daquele modo.
Modal não so o canto gregoriano.
Q papo é esse q o rock e o blues é música modal? O rock tem definicão clara de começo meio e fim , mtos rocks são bm estruturados harmonicamente, então o rock é tonal!
n entendi nada kkk
Kkkkkk entendi nada
Podemos dizer que a musica modal e um worship kkkk
Eu ia comentar isso hahaha
Eu também, hahaha.
Concordo demais
Discordo! Rap, rock moderno e contemporâneo não tem nada de modais
Rap nem é musica