Santa Isabel de Portugal, sobrinha de Santa Isabel da Hungria, sobrinha de Santa Edwiges, descendente de Santo Estêvão da Hungria, de uma família muito santa.
Quando penso que o Rei D. Dinis mandou plantar o maior pinhal de toda a europa nesse tempo e que no ano passado tudo foi incendiado por causa de interesses estrangeiros!!!!! Um pinhal com 7 séculos!!!!! É de chorar de tristeza!
Historia triste porem emocionante ... estive lá e conheci o Milagre da Rosas ... ... ... Amo Portugal, Meus Avós são de Coimbra, estive no Castelo de Monte Mor o Velho, doces saudades
O milagre das rosas: numa manhã de inverno a Rainha Santa saiu do castelo de Leiria para distribuir pães aos mais desfavorecidos e o rei D. Dinis perguntou-lhe o que ela levava e ela respondeu "são rosas senhor" e D. Dinis perguntou desconfiado "rosas em Janeiro" e a Rainha Santa mostrou o que levava por debaixo do vestido e eram rosas em vez de pães.
Tem um vídeo infantil muito legal que vi uma vez sobre esse milagre. Da todo o contexto em que aconteceu: ua-cam.com/video/TPPVW8bVDTs/v-deo.htmlsi=QGOEnGQ5nXYL8wRe
Como estudioso amador de armaria medieval, quero só deixar a nota de que a espada de Dom Dinis foi exumada há pouco tempo e é um belíssimo exemplo de espada de vestir medieval.
Eu ia msm pedir um vídeo sobre Inês de Castro! 🤭👍👏 Por favor, pode ficar à vontade! ... Se fosse na Inglaterra ou na França, a história dela já teria virado filme ou série da Netflix há um bom tempo...
@@Belinda8881 bonjour, là grande dynastie.. De Bourgogne est très connu en France..et j ai été visiter Guimaraes, où le Portugal est née.. Et le château à été construit sur la demande d une femme (je me rappelle plus comment ça s écrit dona mam? Je Ne sais quoi
@@teresasemanas5707A cidade de Guimarães é considerada o berço da nacionalidade, e o seu centro histórico, uma joia como exemplo de uma cidade medieval.( classificado como património mundial da Unesco.) Em relação à dama que refere, é com certeza a condessa Mumadona Dias,Condessa de Portucale,uma mulher muito importante do Condado Portucalense,no sec X, cuja estátua se encontra em Guimarães
@@Belinda8881oui, c est mumadona.. J avais oublié, comment ça s écrit. En même temps c est un nom complexe.oui c est très riche en histoire, Guimaraes c est très média et ça nous fait quelque chose, étant donné que le Portugal est fondé là bas et fier les gens du nord on une très belle histoire.. J espère, que moi aussi à ma retraite je pourrais habiter au Portugal ! Ma mère est parti habiter la bas il y a 3 ans,et moi bientôt.. Dommage que encore 1 fois on doit laisser une partie de notre famille,mes enfants et mes petits enfants, frères et sœurs etc.. Mais bon je ferai dès allers, retours.. Les portugais sont très courageux. Et moi à mes 18 ans, heureusement j ai pris ma double nationalité. qu elle chance..
Eram vídeos assim que eu tanto ansiava, vídeos mostrando a vida dos reis portugueses. Muito obrigado pelo excelente vídeo e já estou esperando pelo próximo vídeo continua andando a história!
O corpo do rei D. Dinis foi exumado recentemente, no Mosteiro de Odivelas. Ainda tem a dentição completa, passados 700 anos, e alguns cabelos ruivos, demonstrando a sua ascendência celta. Juntamente foi exumada a sua bela espada.
Já quando o túmulo foi aberto, nos anos 30, se descobriu o fato de o rei ter morrido com a dentadura completa e que o seu cabelo era ruivo. Dom Dinis era descendente de Henrique Plantageneta e Leonor da Aquitânia, quer por parte de seu pai , quer por parte de sua mãe. Esperemos que consigam reconstruir o rosto do rei com as técnicas que hoje em dia, existem para isso. Muitos amantes da história esperam ansiosamente.
@@Belinda8881 O açucar era praticamente desconhecido. Lembro-me que a equipa responsável pela exumação disse que essa técnica para reconstrução do rosto do rei ainda não havia por cá. Teriam que recorrer ao estrangeiro.
@@Belinda8881 Sim, no documentário também falaram na reconstrução artificial do rosto do rei. Uma observação: o "fato" dos portugueses é o "terno" dos brasileiros. És brasileira?
@@jorgefrbelo254 Sou Portuguesa.Sei que pelo novo acordo ortográfico,em português europeu se escreve facto,pois o c pronuncia-se,mas confesso que foi um lapso da minha parte.
Gostaria de saber mais a respeito de Afonso Sanches. O filho dele, D. João Afonso, foi Senhor de Albuquerque e o primeiro a usar Albuquerque como nome.
Dom João Afonso de Albuquerque ( neto de Dom Dinis) foi um dos cortesãos de Afonso XI de Castela ( filho da infanta portuguesa Dona Constança e portanto neto de Dom Dinis e Dona Isabel) Foi próximo de Dona Maria, filha de Afonso IV ( a formosíssima Maria de Camões), que casou com seu primo direito Afonso XI ,tendo desempenhado funções importantes junto do filho desta, Pedro de Castela. Envolveu-se em guerras intestinas entre os castelhanos e morreu anos mais tarde. ( Alguns estudiosos pensam que foi mandado envenenar por Pedro de Castela.)
@@Belinda8881 Acredita-se , que quando Castela mergulhou numa guerra civil entre o rei legítimo, Pedro I de Castela( neto de Dom Afonso IV), e um dos seus irmãos bastardos, Henrique de Trastãmara, João Afonso de Albuquerque juntamente com os irmãos de Inês de Castro, terão tentado Dom Pedro, ainda infante, a envolver-se na guerra e a reclamar o trono de Castela para si. Tal facto despertou a ira de Afonso IV que viu neste facto a influência de Inês de Castro, e terá sido uma das principais causas da sua condenaçao á morte.
Bem, o que te posso dizer é que passei largas horas, em tempos idos, junto ao seu túmulo, na igreja do Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde. Aí, também se encontra o túmulo de sua esposa, pois ambos são responsáveis pela construção desse emblemático monumento. Repousam num monte, sobranceiro ao belo Rio Ave e defronte ao Monte de Sant'Ana. O Mosteiro de Santa Clara foi edificado sobre os restos de um castro da idade do ferro e do bronze. O Mosteiro está a receber obras profundas de remodelação com vista a ser um Hotel de 5 estrelas.
É PENA, perceberiam como sempre foi difícil manter a independência de Portugal, evoluir e expandir o território. É um povo fantástico de coragem inigualável.
Excelente trabalho Majestade Isabel mas Bastardo também é filho de Rei será que Diniz viu nele o Sucessor mas a vontade do Rei se foi valeu a Rainha também não queria perder nenhum
@@JoaoRodrigues-sr7qs conta-se que Afonso Sanches, o bastardo preferido do rei era tão parecido com o pai que virou também um dos maiores trovadores de Portugal.
Infelizmente não é a única história lusitana em torno de briga entre reis genitores e sua prole. Já no início da história portuguesa houve, por outro exemplo, D. Afonso Henriques vs. D. Teresa. 😢
Existem muitos relatos sobre a vasta descendência de Dom Dinis, inclusive sua relação com o sobrenome Diniz. Confesso que não me aprofundei no assunto ainda, mas o fato é que o rei trovador (e mulherengo) teve um vasto número de filhos bastardos, alguns que viraram nobres (como o conde de Barcelos que apoia dom Afonso IV) e outros não.
Cada vídeo é uma sova na esquerdoPaTia! Cada vídeo é uma sequência de histórias recuperadas e disponíveis ao reencontro da identidade dos brasileiros, que vêm se percebendo absurdamente perdidos, a partir da tagarelice e presepadas diversas dos afetados mentais do tal Progressismo! Muitíssimo obrigado, Mestre História Ibérica! Que prazer é poder tomar contato com as suas magníficas aulas!
O casamento foi consumado quando a rainha chegou aos 17 anos. O 1o filho da rainha nasceu em 1290, 5 anos depois do casamento ter sido oficializado, e 3 anos depois de ter sido concretizado.
@@dremanu Isabel de Aragão nasceu a 4 de Janeiro de 1271. O casamento com o rei D. Dinis celebrou-se no dia 24 de Junho de 1282, tinha ela 11 anos, 5 meses e 20 dias. A Infanta D. Constança, sua primeira filha nasceu no dia 3 de Janeiro de 1290, tinha a Rainha 19 anos, ia fazê-los no dia seguinte. No dia 8 de Fevereiro de 1291 teve o segundo filho, o rei D. Afonso IV. Tinha ela 20 anos. capeiaarraiana .pt/2013/10/20/d-dinis-bom-poeta-e-mau-marido/
O rei começou raparigueiro mas logo tornou-se um gado enternecido pelo rebento ilegitimo. O orgulho em não aceitar as regras sucessórias da monarquia exigiu sacrifícios incomensuráveis do povo.
Naquela época lutas entre filhos legítimos e bastardos eram comuns. A sucessão ao trono fazia-se através dos filhos legítimos e Dom Dinis como o rei mais culto do seu tempo sabia perfeitamente as regras .
@@cristinasousa7669 Sim, sabia das regras e que elas foram feitas pelo bem-comum, mas o orgulho fez com que tentasse impor seu arbítrio às tradições consuetudinárias.
@@amandaamanda3979 Hoje , muitos estudiosos acreditam que Dom Dinis nunca pôs em causa a legitimidade do seu filho com a rainha Santa para lhe suceder ao trono. Alguns historiadores afirmam que todas as fontes escritas tardo-medievais negam que Dom Dinis quisesse deixar o trono a Afonso Sanches , apresentando-a como “fake news” do Infante Afonso contra o pai. Dom Dinis assinava documentos importantes com, para além da sua assinatura real, acrescentando a expressão "..e meu filho legítimo, infante Dom Afonso."
@@cristinasousa7669Muitos?Quais?Você não citou ninguém. E ele queria dar o trono para o bastardo por conta do favoritismo e da similaridade com o mesmo.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Os historiadores E HISTORIADORES MEDIEVALISTAS que se debruçaram sobre o caso baseiam-se em documentos medievais e afirmam que dom Dinis nunca terá pensado deixar o trono a Afonso Sanches.( Neste podcast sobre a série a" A Rainha e a Bastarda "entre minuto 4.35 /4.40, os historiadores repetem que Dom Dinis nunca terá pensado deixar o trono a seu filho bastardo.) ua-cam.com/video/3VOO8aWOKAM/v-deo.html
Não há retratos da rainha que tenham sido feitos na época. O próprio rei diz nos seus poemas, que nunca tinha visto beleza igual, mas para sermos isentos o suficiente, não sabemos.
Dom Dinis e Dona Isabel viveram nos sécs. XIII e XIV, época impregnada de uma intensa religiosidade , para além de viverem a influências espiritual de São Francisco de Assis, que naquela época estava no seu auge. Para o povo a rainha era Santa, pois sempre viram nela um exemplo , principalmente em relação à sua bondade , humildade e caridade.
Mas a história e o conhecimento estão ao alcance de todos, basta apenas estar interessado em aprender. Eu sou português e gostei muito do video, o canal é muito bom.
Tem toda a razão, o conhecimento histórico é de todos. Para além disso , para muitos brasileiros, a história de Portugal também pode ser como fazendo parte de um todo, uma prequela da história do seu país.
A teoria que terá existido o abraçar do catarismo da parte da família real de Aragão é avançada por alguns historiadores, visto o avô de Santa Isabel, Jaime de Aragão, ter vivido alguns meses entre os cátaros quando era criança. Mais tarde o rei deixou a corte ,para viver uma vida mais retirada e quase de eremita, cedendo a governação a seu filho, Pedro III , pai de Dona Isabel. Dona Isabel viveu com o seu avê até aos dez anos, regressando à corte depois do falecimento do avô . A corte aragonesa acolheu também alguns refugiados cátaros que fugiam das perseguições religiosas. Tanto a corte de Aragão, como o rei Jaime e sua neta, foram influênciados por o filósofo e médico aragonês , Arnaldo de Vilanova e o pensador Joaquim di Fiori, que por sua vez foram influênciados pelas orientações espirituais de São Francisco de Assis. Dona Isabel trouxe para a corte portuguesa todas estas influências espirituais , que por sua vez inculcou em seu marido, nomeadamente a religião de proximidade , a espiritualidade e a comunhão com a natureaz, tal como São Francisco advogava. Tal como a corte aragonesana, Dom Dinis não perseguiu os Templários que tinham caído em desgraça e refundou a Ordem do Templo em Portugal com o nome da Ordem de Cristo.
@@cristinasousa7669 a Igreja de Santa Maria do Olival construida pelos hereges templarios com passagem subterranea para o interior do subsolo em culto pagão a tal "mae terra" só faz provas essa heresia por Dom Dinis
@@victorcardoso4516 Não existe nenhuma passagem subterrânea nessa Igreja,isso é mentira dos gnósticos e esotéricos. Quem é você para declarar a heresia de D.Diniz?
@@cristinasousa7669 Quantos delírios:Santa Isabel nunca foi influenciada pela heresia cátara,foi uma mulher muito fiel a Igreja e que inclusive ajudou a resolver muitas querelas entre o Reino Português e a Igreja.Sem falar que os cátaros eram subversivos sociais e não era interessante aos reis apoiar algo que os levasse a sua ruína e a de seus reinos.
Santa Isabel de Portugal, sobrinha de Santa Isabel da Hungria, sobrinha de Santa Edwiges, descendente de Santo Estêvão da Hungria, de uma família muito santa.
A Rainha Santa Isabel era muito amada aqui em Portugal, ela foi canonizada e ainda hoje é padroeira da cidade de Coimbra.
O meu sonho é conhecer Portugal
Salve a Rainha Santa Isabel
Santa rainha Isabel, Ora pro nobis
A história de Portugal é fantástica!
Quando penso que o Rei D. Dinis mandou plantar o maior pinhal de toda a europa nesse tempo e que no ano passado tudo foi incendiado por causa de interesses estrangeiros!!!!!
Um pinhal com 7 séculos!!!!!
É de chorar de tristeza!
@@rosavilarinho5665
Podes crer...😂
Sem dúvida que sim.
Heróis do mar nobre povo.
Historia triste porem emocionante ... estive lá e conheci o Milagre da Rosas ... ... ... Amo Portugal, Meus Avós são de Coimbra, estive no Castelo de Monte Mor o Velho, doces saudades
O milagre das rosas: numa manhã de inverno a Rainha Santa saiu do castelo de Leiria para distribuir pães aos mais desfavorecidos e o rei D. Dinis perguntou-lhe o que ela levava e ela respondeu "são rosas senhor" e D. Dinis perguntou desconfiado "rosas em Janeiro" e a Rainha Santa mostrou o que levava por debaixo do vestido e eram rosas em vez de pães.
Linda história ❤️
Tem um vídeo infantil muito legal que vi uma vez sobre esse milagre. Da todo o contexto em que aconteceu: ua-cam.com/video/TPPVW8bVDTs/v-deo.htmlsi=QGOEnGQ5nXYL8wRe
Que história linda e comovente. Portugal tem uma história rica e tenho orgulho de descender desse povo.
Como estudioso amador de armaria medieval, quero só deixar a nota de que a espada de Dom Dinis foi exumada há pouco tempo e é um belíssimo exemplo de espada de vestir medieval.
Não foi exumada sozinha, foi com o próprio corpo do rei.
Rpz sio, a história de portugal é digna de Game of Thrones
Eu ia msm pedir um vídeo sobre Inês de Castro! 🤭👍👏 Por favor, pode ficar à vontade!
... Se fosse na Inglaterra ou na França, a história dela já teria virado filme ou série da Netflix há um bom tempo...
Bela história!
Eu nunca tinha associado o que passou o pai de D. Pedro à atitude que ele tomou. Muito bem observado no vídeo!
Cara que história fantástica!
Fantástico, parabéns 👏🏼
Portugal tem muita história,adoro conhecer.
Demorei a vir mas digo novamente: manda mais!!!
Se puder, fala sobre Pero da Covilhã. Graças as informações dele o acesso português às índias foram facilitados.
Lumiar, actualmente parte de Lisboa, fica a caminho de Odivelas, a localidade referida em 4:12, situada nas redondezas da cidade.
Obrigada pela segunda parte. Adoro a história de Portugal , principalmente tudo que tem a ver com a Dinastia de Borgonha.
La dynastie bourguignonne.. Descendants de France... Très connu..
@@teresasemanas5707 A dinastia fundada por Afonso Henriques ,primeiro rei e fundador de Portugal, filho de Henrique de Borgonha e Teresa de leão.
@@Belinda8881 bonjour, là grande dynastie.. De Bourgogne est très connu en France..et j ai été visiter Guimaraes, où le Portugal est née.. Et le château à été construit sur la demande d une femme (je me rappelle plus comment ça s écrit dona mam? Je Ne sais quoi
@@teresasemanas5707A cidade de Guimarães é considerada o berço da nacionalidade, e o seu centro histórico, uma joia como exemplo de uma cidade medieval.( classificado como património mundial da Unesco.)
Em relação à dama que refere, é com certeza a condessa Mumadona Dias,Condessa de Portucale,uma mulher muito importante do Condado Portucalense,no sec X, cuja estátua se encontra em Guimarães
@@Belinda8881oui, c est mumadona.. J avais oublié, comment ça s écrit. En même temps c est un nom complexe.oui c est très riche en histoire, Guimaraes c est très média et ça nous fait quelque chose, étant donné que le Portugal est fondé là bas et fier les gens du nord on une très belle histoire.. J espère, que moi aussi à ma retraite je pourrais habiter au Portugal ! Ma mère est parti habiter la bas il y a 3 ans,et moi bientôt.. Dommage que encore 1 fois on doit laisser une partie de notre famille,mes enfants et mes petits enfants, frères et sœurs etc.. Mais bon je ferai dès allers, retours.. Les portugais sont très courageux. Et moi à mes 18 ans, heureusement j ai pris ma double nationalité. qu elle chance..
Fantástico conteúdo.
Sempre gostei muito da história de Portugal! Seu trabalho é impecável! Parabéns! Mais um inscrito!
Eram vídeos assim que eu tanto ansiava, vídeos mostrando a vida dos reis portugueses. Muito obrigado pelo excelente vídeo e já estou esperando pelo próximo vídeo continua andando a história!
❤Vocês é excelente. Obrigado. Continue fazendo muitos e ótimos videos.
O corpo do rei D. Dinis foi exumado recentemente, no Mosteiro de Odivelas. Ainda tem a dentição completa, passados 700 anos, e alguns cabelos ruivos, demonstrando a sua ascendência celta. Juntamente foi exumada a sua bela espada.
Já quando o túmulo foi aberto, nos anos 30, se descobriu o fato de o rei ter morrido com a dentadura completa e que o seu cabelo era ruivo. Dom Dinis era descendente de Henrique Plantageneta e Leonor da Aquitânia, quer por parte de seu pai , quer por parte de sua mãe.
Esperemos que consigam reconstruir o rosto do rei com as técnicas que hoje em dia, existem para isso. Muitos amantes da história esperam ansiosamente.
@@Belinda8881 O açucar era praticamente desconhecido.
Lembro-me que a equipa responsável pela exumação disse que essa técnica para reconstrução do rosto do rei ainda não havia por cá. Teriam que recorrer ao estrangeiro.
@@Belinda8881 Sim, no documentário também falaram na reconstrução artificial do rosto do rei. Uma observação: o "fato" dos portugueses é o "terno" dos brasileiros. És brasileira?
@@jorgefrbelo254 Sou Portuguesa.Sei que pelo novo acordo ortográfico,em português europeu se escreve facto,pois o c pronuncia-se,mas confesso que foi um lapso da minha parte.
@@Belinda8881 Ok. Já antes do novo acordo ortográfico se escrevia "facto", que se manteve.
Sou descendente desse rei pelo português Jerônimo de Albuquerque, que foi administrador da capitania de Pernambuco, meu estado natal
Que vidéo tão interessante...por favor façam mais. Vocês são muito bons no que fazem.
Muito obrigado pelo elogio!
Excelente vídeo!
Muito esclarecedor.
Parabéns e obrigado.
Gosto muito da história da pátria mãe
Portugal tem uma história muito interessante!
Gostaria de saber mais a respeito de Afonso Sanches. O filho dele, D. João Afonso, foi Senhor de Albuquerque e o primeiro a usar Albuquerque como nome.
Dom João Afonso de Albuquerque ( neto de Dom Dinis) foi um dos cortesãos de Afonso XI de Castela ( filho da infanta portuguesa Dona Constança e portanto neto de Dom Dinis e Dona Isabel) Foi próximo de Dona Maria, filha de Afonso IV ( a formosíssima Maria de Camões), que casou com seu primo direito Afonso XI ,tendo desempenhado funções importantes junto do filho desta, Pedro de Castela.
Envolveu-se em guerras intestinas entre os castelhanos e morreu anos mais tarde. ( Alguns estudiosos pensam que foi mandado envenenar por Pedro de Castela.)
@@Belinda8881 Acredita-se , que quando Castela mergulhou numa guerra civil entre o rei legítimo, Pedro I de Castela( neto de Dom Afonso IV), e um dos seus irmãos bastardos, Henrique de Trastãmara, João Afonso de Albuquerque juntamente com os irmãos de Inês de Castro, terão tentado Dom Pedro, ainda infante, a envolver-se na guerra e a reclamar o trono de Castela para si. Tal facto despertou a ira de Afonso IV que viu neste facto a influência de Inês de Castro, e terá sido uma das principais causas da sua condenaçao á morte.
Bem, o que te posso dizer é que passei largas horas, em tempos idos, junto ao seu túmulo, na igreja do Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde.
Aí, também se encontra o túmulo de sua esposa, pois ambos são responsáveis pela construção desse emblemático monumento.
Repousam num monte, sobranceiro ao belo Rio Ave e defronte ao Monte de Sant'Ana.
O Mosteiro de Santa Clara foi edificado sobre os restos de um castro da idade do ferro e do bronze.
O Mosteiro está a receber obras profundas de remodelação com vista a ser um Hotel de 5 estrelas.
@@fernandoarvore Sim, é verdade. Já estive em Vila do Conde.
Caracas, essa historia e epica. Tal fati nao e ensunadi nas escolas.
É PENA, perceberiam como sempre foi difícil manter a independência de Portugal, evoluir e expandir o território. É um povo fantástico de coragem inigualável.
Excelente trabalho Majestade Isabel mas Bastardo também é filho de Rei será que Diniz viu nele o Sucessor mas a vontade do Rei se foi valeu a Rainha também não queria perder nenhum
@@JoaoRodrigues-sr7qs conta-se que Afonso Sanches, o bastardo preferido do rei era tão parecido com o pai que virou também um dos maiores trovadores de Portugal.
Que comovedora cena a da Rainha Santa, surgindo em pleno campo de batalha, num burrinho… Ai Jesus, a nossa história é tão linda!
Sapohha é Game off Thrones!!!
D. Afonso Sanches= Deamon Blackfyre.
3:33 GLÓRIA A DEUS MERCADO, AO IMPÉRIO LUSITANO E A LUSITANA IGREJA SUPREMA
Infelizmente não é a única história lusitana em torno de briga entre reis genitores e sua prole. Já no início da história portuguesa houve, por outro exemplo, D. Afonso Henriques vs. D. Teresa. 😢
De Dom Afonso Sanches descende o Everardo Telles, dono da Ypióca
Existem muitos relatos sobre a vasta descendência de Dom Dinis, inclusive sua relação com o sobrenome Diniz.
Confesso que não me aprofundei no assunto ainda, mas o fato é que o rei trovador (e mulherengo) teve um vasto número de filhos bastardos, alguns que viraram nobres (como o conde de Barcelos que apoia dom Afonso IV) e outros não.
*A monarquia 👑 fascina já a republica ilude*
verdade forte
Verídico!
😂Fortíssimo
Cade o video do afonso e seu neto?
Dom Dinis, trovador e gaaado demais 😂
Cada vídeo é uma sova na esquerdoPaTia! Cada vídeo é uma sequência de histórias recuperadas e disponíveis ao reencontro da identidade dos brasileiros, que vêm se percebendo absurdamente perdidos, a partir da tagarelice e presepadas diversas dos afetados mentais do tal Progressismo!
Muitíssimo obrigado, Mestre História Ibérica! Que prazer é poder tomar contato com as suas magníficas aulas!
Dom Pedro I teve a quem puxar.
...infelizmente, no tocante à promiscuidade conjugal.
O cara se casou com uma garota de 12 anos 💀
outros tempos, ter noção da vida, ERA O PRINCIPAL ELEMENTO DE SER VISTO COMO ADULTO
O rei esperou anos para consumar o casamento.Isabel era muito jovem.
O casamento foi consumado quando a rainha chegou aos 17 anos. O 1o filho da rainha nasceu em 1290, 5 anos depois do casamento ter sido oficializado, e 3 anos depois de ter sido concretizado.
@@dremanu exatos as pessoas não eram cruéis a esse ponto, e esperavam que as meninas atingissem uma certa idade
@@dremanu Isabel de Aragão nasceu a 4 de Janeiro de 1271. O casamento com o rei D. Dinis celebrou-se no dia 24 de Junho de 1282, tinha ela 11 anos, 5 meses e 20 dias.
A Infanta D. Constança, sua primeira filha nasceu no dia 3 de Janeiro de 1290, tinha a Rainha 19 anos, ia fazê-los no dia seguinte.
No dia 8 de Fevereiro de 1291 teve o segundo filho, o rei D. Afonso IV. Tinha ela 20 anos.
capeiaarraiana
.pt/2013/10/20/d-dinis-bom-poeta-e-mau-marido/
O rei começou raparigueiro mas logo tornou-se um gado enternecido pelo rebento ilegitimo. O orgulho em não aceitar as regras sucessórias da monarquia exigiu sacrifícios incomensuráveis do povo.
Naquela época lutas entre filhos legítimos e bastardos eram comuns.
A sucessão ao trono fazia-se através dos filhos legítimos e Dom Dinis como o rei mais culto do seu tempo sabia perfeitamente as regras .
@@cristinasousa7669 Sim, sabia das regras e que elas foram feitas pelo bem-comum, mas o orgulho fez com que tentasse impor seu arbítrio às tradições consuetudinárias.
@@amandaamanda3979 Hoje , muitos estudiosos acreditam que Dom Dinis nunca pôs em causa a legitimidade do seu filho com a rainha Santa para lhe suceder ao trono. Alguns historiadores afirmam que todas as fontes escritas tardo-medievais negam que Dom Dinis quisesse deixar o trono a Afonso Sanches , apresentando-a como “fake news” do Infante Afonso contra o pai. Dom Dinis assinava documentos importantes com, para além da sua assinatura real, acrescentando a expressão "..e meu filho legítimo, infante Dom Afonso."
@@cristinasousa7669Muitos?Quais?Você não citou ninguém.
E ele queria dar o trono para o bastardo por conta do favoritismo e da similaridade com o mesmo.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Os historiadores E HISTORIADORES MEDIEVALISTAS que se debruçaram sobre o caso baseiam-se em documentos medievais e afirmam que dom Dinis nunca terá pensado deixar o trono a Afonso Sanches.( Neste podcast sobre a série a" A Rainha e a Bastarda "entre minuto 4.35 /4.40, os historiadores repetem que Dom Dinis nunca terá pensado deixar o trono a seu filho bastardo.)
ua-cam.com/video/3VOO8aWOKAM/v-deo.html
Quem embolada da poxa em kkkk
7:33 a rainha podia ser mt santa mas era mt feia tb
Não há retratos da rainha que tenham sido feitos na época. O próprio rei diz nos seus poemas, que nunca tinha visto beleza igual, mas para sermos isentos o suficiente, não sabemos.
D Dinis era homem culto. Agora aquelas santa todas, esqueçam. Estamos sec 21
Dom Dinis e Dona Isabel viveram nos sécs. XIII e XIV, época impregnada de uma intensa religiosidade , para além de viverem a influências espiritual de São Francisco de Assis, que naquela época estava no seu auge. Para o povo a rainha era Santa, pois sempre viram nela um exemplo , principalmente em relação à sua bondade , humildade e caridade.
Alguns portugueses não gostam muito quando veem brasileiros sabendo mais sobre sua historia do que eles mesmos!! Kkk
Talvez, mas essa mentalidade está gradualmente a mudar.
Mas a história e o conhecimento estão ao alcance de todos, basta apenas estar interessado em aprender. Eu sou português e gostei muito do video, o canal é muito bom.
Mas tem alguns portugueses que infelizmente pensam assim, mas penso que a maioria não pensam assim.
Tem toda a razão, o conhecimento histórico é de todos. Para além disso , para muitos brasileiros, a história de Portugal também pode ser como fazendo parte de um todo, uma prequela da história do seu país.
Tribalismo não é de facto bonito, mas é o que motivou o seu comentário :)
Como Dom Diniz se envolveu com cataros a ponto de trazer os hereges templarios para portugal?
A teoria que terá existido o abraçar do catarismo da parte da família real de Aragão é avançada por alguns historiadores, visto o avô de Santa Isabel, Jaime de Aragão, ter vivido alguns meses entre os cátaros quando era criança. Mais tarde o rei deixou a corte ,para viver uma vida mais retirada e quase de eremita, cedendo a governação a seu filho, Pedro III , pai de Dona Isabel. Dona Isabel viveu com o seu avê até aos dez anos, regressando à corte depois do falecimento do avô . A corte aragonesa acolheu também alguns refugiados cátaros que fugiam das perseguições religiosas.
Tanto a corte de Aragão, como o rei Jaime e sua neta, foram influênciados por o filósofo e médico aragonês , Arnaldo de Vilanova e o pensador Joaquim di Fiori, que por sua vez foram influênciados pelas orientações espirituais de São Francisco de Assis.
Dona Isabel trouxe para a corte portuguesa todas estas influências espirituais , que por sua vez inculcou em seu marido, nomeadamente a religião de proximidade , a espiritualidade e a comunhão com a natureaz, tal como São Francisco advogava.
Tal como a corte aragonesana, Dom Dinis não perseguiu os Templários que tinham caído em desgraça e refundou a Ordem do Templo em Portugal com o nome da Ordem de Cristo.
@@cristinasousa7669 a Igreja de Santa Maria do Olival construida pelos hereges templarios com passagem subterranea para o interior do subsolo em culto pagão a tal "mae terra" só faz provas essa heresia por Dom Dinis
@@victorcardoso4516 Não existe nenhuma passagem subterrânea nessa Igreja,isso é mentira dos gnósticos e esotéricos.
Quem é você para declarar a heresia de D.Diniz?
Ele nunca se envolveu com os cátaros.Você é delirante.
@@cristinasousa7669 Quantos delírios:Santa Isabel nunca foi influenciada pela heresia cátara,foi uma mulher muito fiel a Igreja e que inclusive ajudou a resolver muitas querelas entre o Reino Português e a Igreja.Sem falar que os cátaros eram subversivos sociais e não era interessante aos reis apoiar algo que os levasse a sua ruína e a de seus reinos.