Tem sido muito doloroso assistir à progressiva moderação/rebaixamento do discurso e programa da esquerda. Não abandonei o conservadorismo evangélico para aderir à TINA.😢
Salve, Heribaldo! Parabéns pelo vídeo! Importante intervenção! O texto do Vladimir incomodou muitos camaradas, mas talvez isso somente sinalize o acerto dele!
Excelente vídeo, assim como seu artigo. Não sou psicanalista, mas faz sentido quando você e Safatle falam sobre a necessidade do luto para superar essa morte em vida da Esquerda. Isso é ainda mais importante para a esquerda radical. Me entristece ir numa reunião e ficar discutindo o caráter revisionista do PCCh, enquanto o neoliberalismo destrói universidades, sistema de saúde, educação (nos países nórdicos!). Temos que aceitar, sem abrir mão dos princípios, que as táticas, propagandas, métodos de antes não estão funcionando, para, depois do luto, construir um movimento ligado com o povo. Posso estar enganado, mas concordo que um movimento de massas revolucionário e de esquerda não será construído sem aceitarmos que a esquerda está morta.
Minha vida tá numa sucessão de lutos desde a maioridade kkkkk Rompimento com a minha mãe, morte do meu pai e do meu avô, depois seis anos no melhor trabalho da minha vida, num parque estadual de SP que foi abandonado há uns vinte anos, cujo pessoal é composto por um monte de aposentados (uns quatro dos quais já faleceram depois que os conheci), uma frota de carros fud1dos e prédios caindo por falta de manutenção, trabalho do qual saí por não aguentar mais essa realidade, pra em seguida virar comunista e enfrentar esse tipo de situação que vc comentou. Tomara que a exaltação dos humilhados venha logo, senão não sei se vai dar pra aguentar muito mais essa vida kkkk
Tô fora de casa, então tô fazendo as coisas sem alguns equipamentos mínimos, próximo vídeo tento caprichar melhor e ajustar. Em breve vou estar com o microfone novamente.
Ótima análise...o Mano Brown lá em 2018 já tinha sinalizado o abandono da esquerda na periferia.A participação da esquerda se resume nas discussões na internet.Bons tempos quando nos reuníamos nos bairros.O que aconteceu? E agora José?
Internet é um espaço cuja proposta é divulgar debates. Eu mesmo não acredito ou acho que o que faço seja trabalho de base ou militância pelas redes. Eu divulgo conteúdos de esquerda e debates, proponho discussões, isso tem sua importância e tem que ser feito, mas não substitui o que você diz. O que fazer? Bem, essa é a questão. Se organizar, mas também onde, se temos uma esquerda tão pouco combativa? São questões que só organizados podemos resolver.
Excelente análise camarada. Auto crítica inclusive. Concordo com a "morte" das nossas ações concretas juntamente com os trabalhadores e a maioria da nossa população
No fim é preciso morrer para renascer. Vamos olhar esse processo como uma nova forma de reinventar a revolução que vai florescer no momento certo. Está próximo um novo estado humano - diferente de tudo que já presenciamos. Abraços !
Eu expliquei no insta e na descrição do vídeo anterior. Eu estou fora de casa resolvendo problemas de saúde, portanto estou sem meus equipamentos, estou mantendo tudo no improviso. Só paciência em o próximo dou uma melhorada e em breve estarei em casa.
Não, russo. Se troquei no vídeo é só uma confusão, acontece quando falamos de errar algo e, como eu mesmo edito, as vezes passa. Mas imagino que vc entendeu que se tratava dos russos
@@heribaldomaia Camarada o vídeo é excelente, mas acho que nessa parte vc quis dizer exatamente o que disse mesmo. E nem é de grande importância, mas ao meu ver trata-se no mínimo de uma imprecisão. Grande abraço! minutagem 20:00
@@lupusexperiencereassisti, sim, quis dizer aquilo, mas não no sentido que a revolução francesa queria dizer todo poder aos sovietes, mas que todo poder aos sovietes, no sentido de poder ao povo, também era uma reivindicação na revolução francesa, que pautava o poder ao povo
Tô gravando longe de casa e sem alguns equipamentos, então estou improvisando, na próxima vou prestar mais atenção nisso. E em breve estarei com meu microfone novamente.
A direita não existe debate né tudo é pautado na moralidade vão em movimento de manada repetindo discursos vazios de argumentos. Parece que ficarmos rindo e falando "olha lá são burros" não vai fazer essa galera sumir.
Todos estão radicalizados e excluindo a gente. Três Coroas RS. Foi um processo nas igrejas e nos grupos de convivência. Desqualificam a gente. Espero que colham as desgraças que plantam. Eles sabem quem atacar
No Brasil o trabalhador o proletariado grande parte é de direita até muitos pobres são de direita isso é consequência da falta de consciência de classe social
Acho que a gente pode dar recomendações de forma mais acolhedora e não mandando. Por exemplo, eu não estou em casa, estou fora resolvendo problemas de saúde, estou produzindo sem meus equipamentos e sem meu microfone, então estou fazendo o máximo. Nesse vídeo o áudio não ficou legal, mas bastava dizer, o áudio não ficou legal que eu no próximo já tento fazer outra coisa. Pouquinho de compreensão ajuda muito.
Show, criticas justas, mas zero propostas concretas pra mudar o quadro. Espero que tenha sido catártico. Pelo menos adicione um “organize-se”, vai ser menos brochante.
Mas era pra ser afrodisíaco não. E meu perfil não é panfletário não, inclusive não gosto de nada panfletário, exceto panfletos. Mas o importante do conceito de práxis é que não é praticismo. Práxis significa uma unidade dialética entre diagnóstico e ação. Esse vídeo não é uma barricada, é uma reflexão diagnóstica, pode dar num prognóstico (e há elementos para tal), mas ficaria longo e resunçoso. Mas já escrevi sobre isso em um texto na lavrapalavra, sobre a questão estética dos comunistas (um prognóstico sobre nossa "identidade visual") e vou fazer um texto sobre como combater o bolsonarismo. Basta calma e paciência. Como diz Hegel, o pensamento precisa de calma, não de pressa. Se as esquerdas tivessem pressa não estariam brigando por defunto ou fazendo política neoliberal. Então, paciência.
Maravilha, mais textos, mais analises, mais definições de praxis. Depois nos surpreendemos com a implosão do PCB e a dificuldade de crescimento do movimento. Os propagandistas estão fazendo algo de maior impacto. Boa sorte.
Papagaiada. Sabemos qual é o problema. O problema é o pós- trabalho difundindo nas universidades pelos supostos intelectuais de esquerda. Não é um mistério.
Puxão de orelha na Soberana, que eu vi, principalmente na maior rêmora escrotal do Zé Estalinho, nosso querido Ian Neves. O João Carvalho deveria fazer react desse vídeo, será que ele já fez?
Olha, de minha parte, eu não quis dar puxão de orelha em ninguém, pq quem sou eu pra fazer isso, não tenho autoridade pra fazer isso e nem quero fazer. Como falei, apenas usei de um tema quente pra expor minha posição e contrapor leituras sobre o tema.
@@heribaldomaia acho que achei pelo em ovo então. Mas é porque eu vejo bastante do que você falou na Soberana, eu até curtia esses outros canais comunistas, mas já estava perdendo a paciência quando me pareceu que o João Carvalho, um dos melhores do grupo, estava defendendo o imperialismo do Putin :/
Camarada, eu estou fora de minha casa e estou produzindo no improviso maior do que de costume, sem microfone ou iluminação. Em breve volto. Até lá eu vou ir ajustando, próximo vídeo melhora.
Heribaldo, este (SAFATLE TEM RAZÃO? A ESQUERDA BRASILEIRA MORREU?) dialoga realisticamente com aquele (React | O problema é o identitarismo? Reagindo a Senhorita Bira)?
@@heribaldomaia Nessa sintomatologia um ponto de inflexão importante, corajoso e socialmente empírico passa por entender que, por exemplo, na fila do pão do famélico uma roliça gramatical moral e nada são a mesma coisa. Bem como que em quase qualquer latitude os fatos são amigos prudentes para reflexão, revisão, criticidade e (re)direcionamento cívico-pessoal no chão da realidade. Desejo-lhe portentos crescentes!
Discordo em 2 falas: 1) o povo que aderiu e vai as ruas pela extrema direita, na maioria nem sabe o porque de fato está lá......vai porque o Pastor convocou....os que financiam, estao defendendo seus lucros, perdao de impostos, retirada de direitos trabalhistas, e alguns por se ver representado na violência impune, contra mulheres, negros, trabalhadores. Ninguém......mas, NINGUÉM....foi lá p REINVINDICAR melhoria de condições de vida..... 2) Lula está se virando no contorcionismo, por querer aprovar pautas de melhorias sociais , sem maioria no Parlamento..... Criticas sao fáceis.....mas, retomar um Pais que estava a beira de um regime fascista e autoritário e querer mudar TUDO do dia pra Noite......é utopismo........concordo: que os Progressistas tem k se Manifestar, ocupar as ruas...as midias....e se apresentar como UMA BARREIRA SÓLIDA p essa onda de extrema direita.
No primeiro ponto podemos debater, mas precisaria de uma pesquisa empírica. No segundo eu lhe pergunto, quais propostas do governo visão melhorias? O arcabouço fiscal é uma melhoria, por exemplo? A meta de déficit zero é uma melhoria? O incentivo à comunidades terapêuticas é uma melhoria? Não ter revogado o Novo Ensino Médio é uma melhoria? (E tudo que eu falei aqui não foi uma obra do congresso, mas escolha de partida do governo.
Heribaldo, o curso "Como organizar seus estudos" foi fundamental para minha organização em 2024. Recomendo os cursos do Heribaldo, já fiz dois.
Jones Manoel fala de vc direto e só agora o UA-cam me recomendou teu canal.
Valeu!
Tem sido muito doloroso assistir à progressiva moderação/rebaixamento do discurso e programa da esquerda. Não abandonei o conservadorismo evangélico para aderir à TINA.😢
Salve, Heribaldo! Parabéns pelo vídeo! Importante intervenção! O texto do Vladimir incomodou muitos camaradas, mas talvez isso somente sinalize o acerto dele!
Opa, Antônio, em breve vamos conversar por aqui sobre Fisher, hein?
Fechou! Será uma honra!
Excelente vídeo, assim como seu artigo. Não sou psicanalista, mas faz sentido quando você e Safatle falam sobre a necessidade do luto para superar essa morte em vida da Esquerda. Isso é ainda mais importante para a esquerda radical. Me entristece ir numa reunião e ficar discutindo o caráter revisionista do PCCh, enquanto o neoliberalismo destrói universidades, sistema de saúde, educação (nos países nórdicos!). Temos que aceitar, sem abrir mão dos princípios, que as táticas, propagandas, métodos de antes não estão funcionando, para, depois do luto, construir um movimento ligado com o povo. Posso estar enganado, mas concordo que um movimento de massas revolucionário e de esquerda não será construído sem aceitarmos que a esquerda está morta.
Minha vida tá numa sucessão de lutos desde a maioridade kkkkk
Rompimento com a minha mãe, morte do meu pai e do meu avô, depois seis anos no melhor trabalho da minha vida, num parque estadual de SP que foi abandonado há uns vinte anos, cujo pessoal é composto por um monte de aposentados (uns quatro dos quais já faleceram depois que os conheci), uma frota de carros fud1dos e prédios caindo por falta de manutenção, trabalho do qual saí por não aguentar mais essa realidade, pra em seguida virar comunista e enfrentar esse tipo de situação que vc comentou. Tomara que a exaltação dos humilhados venha logo, senão não sei se vai dar pra aguentar muito mais essa vida kkkk
Dá-lhe Heri.
Áudio muito baixo... mas o conteúdo é necessário! 👏🏽
Tô fora de casa, então tô fazendo as coisas sem alguns equipamentos mínimos, próximo vídeo tento caprichar melhor e ajustar. Em breve vou estar com o microfone novamente.
Acompanhando mais um de seus trabalhos
Maravilhosa elaboração, camarada.
Grande professor Heribaldo! Saudade dos vídeos!
Muito bom cara! Seu pensamento é claro e assertivo!!
reflexão importantíssima, engajando o conteúdo!
Curtindo já, antes de ver o vídeo inteiro :) parabéns pelo trabalho excelente, camarada ❤
bem demais heri ❤
companheiro, ótimo vídeo, ótima leitura.
Parabéns pela lucidez (mais uma vez) que você trata sobre este tema.
Excelente!
Aooooba
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Leitura muito qualificada
Salve
!!!
✊
Como um homem lindo desses eu não deixo morrer
❤
Engajamento
bote fé
vídeo importantíssimo, e muito bom
É muito frustrante observar o quanto o atual governo está falhando com as populações. Não consigo visualizar melhoras futuras. Que situação difícil!
Ótima análise...o Mano Brown lá em 2018 já tinha sinalizado o abandono da esquerda na periferia.A participação da esquerda se resume nas discussões na internet.Bons tempos quando nos reuníamos nos bairros.O que aconteceu? E agora José?
Internet é um espaço cuja proposta é divulgar debates. Eu mesmo não acredito ou acho que o que faço seja trabalho de base ou militância pelas redes. Eu divulgo conteúdos de esquerda e debates, proponho discussões, isso tem sua importância e tem que ser feito, mas não substitui o que você diz. O que fazer? Bem, essa é a questão. Se organizar, mas também onde, se temos uma esquerda tão pouco combativa? São questões que só organizados podemos resolver.
Olá, camarada! Parabéns e obrigado pelo vídeo! Se puder, por favor, dê uma olhada no áudio. Está ficando "quebrado".
Sim, tô longe de casa e sem os equipamentos, mas próximo vídeo vou dar um jeito de melhorar. Valeu, camarada!
"rinha de defunto!" Kkkk
Desenterraram um outro defunto pra brigar lá no antigo Twitter, cada dia melhor kkkkkkkkkkkkk
Comentário de engajamentoooOooOoooOOO
🌞🌿✨🐸✨🌿🌞
Só pra reforçar o engaja do camarada
ótimo vídeo
só pra ajudar no engajamento! :)
engaja y engaja
O áudio está meio baixo, quando ele se afasta não dá pra entender o áudio... mas muito bom o conteúdo..obrigada
Tô cuidando pra ajeitar no próximo vídeo, como não estou em minha casa, tô improvisando. Em breve estarei com tudo em mãos.
Excelente análise camarada. Auto crítica inclusive. Concordo com a "morte" das nossas ações concretas juntamente com os trabalhadores e a maioria da nossa população
É duro msm
No fim é preciso morrer para renascer. Vamos olhar esse processo como uma nova forma de reinventar a revolução que vai florescer no momento certo. Está próximo um novo estado humano - diferente de tudo que já presenciamos. Abraços !
antes de tudo : ALGUEM MANDA UM MICROFONE PRO HOMEM
Eu expliquei no insta e na descrição do vídeo anterior. Eu estou fora de casa resolvendo problemas de saúde, portanto estou sem meus equipamentos, estou mantendo tudo no improviso. Só paciência em o próximo dou uma melhorada e em breve estarei em casa.
👏👏👏
não entendi: a rev. fr. falava 'todo o poder aos sovietes'???
Não, russo. Se troquei no vídeo é só uma confusão, acontece quando falamos de errar algo e, como eu mesmo edito, as vezes passa. Mas imagino que vc entendeu que se tratava dos russos
@@heribaldomaia Camarada o vídeo é excelente, mas acho que nessa parte vc quis dizer exatamente o que disse mesmo. E nem é de grande importância, mas ao meu ver trata-se no mínimo de uma imprecisão. Grande abraço! minutagem 20:00
@@lupusexperiencereassisti, sim, quis dizer aquilo, mas não no sentido que a revolução francesa queria dizer todo poder aos sovietes, mas que todo poder aos sovietes, no sentido de poder ao povo, também era uma reivindicação na revolução francesa, que pautava o poder ao povo
o áudio tá muito baixo.
Tô gravando longe de casa e sem alguns equipamentos, então estou improvisando, na próxima vou prestar mais atenção nisso. E em breve estarei com meu microfone novamente.
@@heribaldomaia é isso mesmo. Dá pra ouvir, mas o áudio tá distante.
Belíssimo vídeo.
Um comentário
Errado (Saflate) não tá.
audio ruim, otimo video
PCB-RR
Minha crítica não foi direcionada a um ou algumas organizações comunistas, mas ao movimento comunista no geral
Desculpa Heri, mas eu fico hipnotizada de tanto q te acho bonito.
Muito certeiro! Onde envia o currículo pra se candidatar a sua esposa?
Tb queria saber!
A direita não existe debate né tudo é pautado na moralidade vão em movimento de manada repetindo discursos vazios de argumentos. Parece que ficarmos rindo e falando "olha lá são burros" não vai fazer essa galera sumir.
Esses são a militância, e militância vira voto. Principalmente se não houver melhora signifivatica na vida da população.
Todos estão radicalizados e excluindo a gente. Três Coroas RS. Foi um processo nas igrejas e nos grupos de convivência. Desqualificam a gente. Espero que colham as desgraças que plantam. Eles sabem quem atacar
No Brasil o trabalhador o proletariado grande parte é de direita até muitos pobres são de direita isso é consequência da falta de consciência de classe social
Falta de uma esquerda capaz de produzir processos de ganho de consciência. Sem uma esquerda combativa, não há uma classe consciente
fale mais próximo do microfone.
Acho que a gente pode dar recomendações de forma mais acolhedora e não mandando. Por exemplo, eu não estou em casa, estou fora resolvendo problemas de saúde, estou produzindo sem meus equipamentos e sem meu microfone, então estou fazendo o máximo. Nesse vídeo o áudio não ficou legal, mas bastava dizer, o áudio não ficou legal que eu no próximo já tento fazer outra coisa. Pouquinho de compreensão ajuda muito.
@@heribaldomaia, admiro seu trabalho e peço desculpas pela indelicadeza.
Esse Malddad é um fascistao
Fascista não, se não corremos o risco de banalizar o termo, mas um liberal até o talo
Show, criticas justas, mas zero propostas concretas pra mudar o quadro. Espero que tenha sido catártico. Pelo menos adicione um “organize-se”, vai ser menos brochante.
Mas era pra ser afrodisíaco não. E meu perfil não é panfletário não, inclusive não gosto de nada panfletário, exceto panfletos. Mas o importante do conceito de práxis é que não é praticismo. Práxis significa uma unidade dialética entre diagnóstico e ação. Esse vídeo não é uma barricada, é uma reflexão diagnóstica, pode dar num prognóstico (e há elementos para tal), mas ficaria longo e resunçoso. Mas já escrevi sobre isso em um texto na lavrapalavra, sobre a questão estética dos comunistas (um prognóstico sobre nossa "identidade visual") e vou fazer um texto sobre como combater o bolsonarismo. Basta calma e paciência. Como diz Hegel, o pensamento precisa de calma, não de pressa. Se as esquerdas tivessem pressa não estariam brigando por defunto ou fazendo política neoliberal. Então, paciência.
Maravilha, mais textos, mais analises, mais definições de praxis. Depois nos surpreendemos com a implosão do PCB e a dificuldade de crescimento do movimento. Os propagandistas estão fazendo algo de maior impacto. Boa sorte.
Papagaiada. Sabemos qual é o problema. O problema é o pós- trabalho difundindo nas universidades pelos supostos intelectuais de esquerda. Não é um mistério.
Puxão de orelha na Soberana, que eu vi, principalmente na maior rêmora escrotal do Zé Estalinho, nosso querido Ian Neves. O João Carvalho deveria fazer react desse vídeo, será que ele já fez?
Olha, de minha parte, eu não quis dar puxão de orelha em ninguém, pq quem sou eu pra fazer isso, não tenho autoridade pra fazer isso e nem quero fazer. Como falei, apenas usei de um tema quente pra expor minha posição e contrapor leituras sobre o tema.
@@heribaldomaia acho que achei pelo em ovo então. Mas é porque eu vejo bastante do que você falou na Soberana, eu até curtia esses outros canais comunistas, mas já estava perdendo a paciência quando me pareceu que o João Carvalho, um dos melhores do grupo, estava defendendo o imperialismo do Putin :/
Som horroroso.
Camarada, eu estou fora de minha casa e estou produzindo no improviso maior do que de costume, sem microfone ou iluminação. Em breve volto. Até lá eu vou ir ajustando, próximo vídeo melhora.
Heribaldo,
este (SAFATLE TEM RAZÃO? A ESQUERDA BRASILEIRA MORREU?) dialoga realisticamente
com aquele (React | O problema é o identitarismo? Reagindo a Senhorita Bira)?
Para mim sim, acho que certa crítica ao identitarismo é sintoma dessa morte
@@heribaldomaia Nessa sintomatologia um ponto de inflexão importante, corajoso e socialmente empírico passa por entender que, por exemplo, na fila do pão do famélico uma roliça gramatical moral e nada são a mesma coisa. Bem como que em quase qualquer latitude os fatos são amigos prudentes para reflexão, revisão, criticidade e (re)direcionamento cívico-pessoal no chão da realidade.
Desejo-lhe portentos crescentes!
Discordo em 2 falas: 1) o povo que aderiu e vai as ruas pela extrema direita, na maioria nem sabe o porque de fato está lá......vai porque o Pastor convocou....os que financiam, estao defendendo seus lucros, perdao de impostos, retirada de direitos trabalhistas, e alguns por se ver representado na violência impune, contra mulheres, negros, trabalhadores. Ninguém......mas, NINGUÉM....foi lá p REINVINDICAR melhoria de condições de vida.....
2) Lula está se virando no contorcionismo, por querer aprovar pautas de melhorias sociais , sem maioria no Parlamento..... Criticas sao fáceis.....mas, retomar um Pais que estava a beira de um regime fascista e autoritário e querer mudar TUDO do dia pra Noite......é utopismo........concordo: que os Progressistas tem k se Manifestar, ocupar as ruas...as midias....e se apresentar como UMA BARREIRA SÓLIDA p essa onda de extrema direita.
No primeiro ponto podemos debater, mas precisaria de uma pesquisa empírica. No segundo eu lhe pergunto, quais propostas do governo visão melhorias? O arcabouço fiscal é uma melhoria, por exemplo? A meta de déficit zero é uma melhoria? O incentivo à comunidades terapêuticas é uma melhoria? Não ter revogado o Novo Ensino Médio é uma melhoria? (E tudo que eu falei aqui não foi uma obra do congresso, mas escolha de partida do governo.
❤