Meu trisavô Manoel Aprígio Machado participou dessa guerra, como tenente da Guarda Nacional de Bocaiúva do Sul. Sobreviveu até ao cerco da Lapa! O irmão dele morreu em Morretes, ferido no pé, ficou com tétano. Meu trisavô morreu em 1953, aos 91 anos, um dos últimos sobreviventes.
Interessante parabéns para sua família ter um herói que participou da guerra da degola meus mais sinceros e queridos parabéns pro seu frisado que foi um dos últimos sobreviventes aos 91 anos parabens
Tempo em que homem era homem e mulher era mulher não essa safadeza de hoje até o governador do sul hoje tem um marido que vergonha sentiriam aqueles que mataram e morreram no passado saber que hoje o sul tem um governador e seu primeiro damo.
É fantástico ouvir a História do Rio Grande do Sul com tanta clareza e verdadeiras revelações. Tenho hoje 83 anos e nunca gostei de História porque desde Criança sabia que o que nos ensinavam na Escola, não era verdade... Hoje te acompanho e estou aprendendo e me interessando. Muito obrigada.
La verdad, que me saco el sombrero para tí! Eres un gran profesor de historia, apasionado y expresivo. Es imposible no prestarle atencion a tu retórica.
"Quando será que nos estarão digulando?". Meu bisavô, pai do meu avô Pantaleão da Silveira, ficou 'famoso' por seu humor nos arredores de São Lourenço do Sul. Durante a guerra, em uma oportunidade, quando o exército invadiu sua propriedade ele e um funcionário da estância se esconderam atrás de uma árvore caída. No exato momento em que a morte parecia chegar, ele sorri ao companheiro e sussurou essa frase que marcou toda a família. Meu avô, minha mãe e meus tios sempre tiveram esse jeito de lidar com os problemas graves. Quando a coisa fica realmente feia alguém sorri e fala baixinho "quando será que nos estarão digulando...".
Meu avo filho do Alegrete foi maragato, quando criança eu adorava ouvir ele contar suas histórias durante essa guerra. Nunca esqueci, os relatos, em que ele se salvou da degola rezando a oração de Santa Catarina, escondido atrás de um monte. Voltei no tempo, com essas histórias. ❤
A história do nosso Rio Grande é muito grande, e, complexa, me criei escutando narrativas de pessoas que, de alguma maneira, herdaram vestígios de peleias, crimes, e honrarias. Meu pai tinha um busto do Flores da Cunha, no galpão, onde estava escrito (Nessa jornada se volta com honra ou não se volta mais). Quando, mataram o irmão, do Flores da Cunha, no combate na ponte no Alegrete (combate do guasso boi) e Flores, atravessou a ponte e derrotou os maragatos. Quando surgiu uma décima! O combate lá na ponte foi um dia de cerração maragatos disparando pelos campos da viação).
Meu finado avô Bilia me contava desde quando eu era criança sobre os Ximangos e Maragatos , principalmente o Gumercindo Saraiva que foi morto em uma tocaia lá no Carovi em Santiago-RS. O vô tomava uns “ tragos “ e contava as histórias, achava que era tudo mentira , com a chegada da internet pude ver que eram verdadeiras. Na casa dele você podia chegar de camisa do Inter , Grêmio , Palmeiras , São Paulo ele não se importava, agora … Lenço BRANCO o véio fica bravo e mandava ir embora ou tirar o lenço. Saudade do meu Avô um dos últimos tropeiros velhos do pampa.
Meu tetravô era um tenente coronel pica-pau e foi degolado no dia 03 de novembro de 1983, na Lagoa da Música, em Hulha Negra, RS. Este dia é feriado municipal, o Dia da Degola. A pesquisa genealógica me trouxe todo este conhecimento e a paixão pela história de minha terra.
Amigos apreciadores do grande Eduardo Bueno, tenho uma dica literária: leiam a trilogia O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo. Ele trata sobre todas as revoluções no solo riograndense, além de ser um romance incrível. Érico Veríssimo e Eduardo Bueno estão juntos, pendurados na parede de meu quarto. São dois gaúchos incríveis.
Érico foi maravilhoso. Essa trilogia foi marcante para minha adolescência, reli anos depois, para mim e a melhor obra do modernismo brasileiro falando historiográfica mente.
Uma boa educação melhora a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado, o seu país, o seu continente e, consequentemente, o seu planeta. Enfim, uma educação de qualidade, melhora a vida das pessoas. Parabéns professor Peninha, por participar incansavelmente, dessa importante melhora.👏👏👏👏👏
Sou do Alegrete e dizem que tem uma fazenda no interior que abrigou uma destas tropas e que lá ocorreu a batalha sangrenta, com muitas degolas. Tem uma árvore do lado das ruinas do casarão que ainda está em pé, neste lugar se ouve gritos e mais gritos, cavalos não passam por ali, já tentaram retomar a posse da propriedade e nada vinga, está lá abandonada, mesmo tendo dono. Fica numa estrada de chão anexa a estrada principal, muitos passam ali e tiram fotos e a maioria relata o mesmo, clima pesado e muitos arrepios.
Sou professor de história e criei um canal recentemente e você é uma das fontes de inspiração de onde eu quero chegar! Gostaria de parabenizar você hoje e sempre pelo conteúdo de altíssima qualidade que você sempre traz. Sobre a guerra da degola, eu lembro de uma chamada sua no canal History onde você dizia que o Brasil não é e nunca foi um país pacífico.
@@1979fsa Eu discuto isso direto com colegas historiadores. Muitos só criticam o trabalho como o do peninha, castanhari, nerdologia, mas a realidade é que por mais que tenham equívocos em algumas abordagens, são eles que deram a cara a tapa na popularização do nosso conteúdo. O que nos resta é aprender com eles! Haha um abraço amigo.
anthonyfratas anthonyfratas 1 second ago ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.?? Reply
Tive o prazer de trabalhar em um arquivo público do interior do RS onde pude trabalhar na leitura e catalogação de quase 800 cartas inéditas doadas por uma família local dos comandantes maragatos. Realmente, lendo documentos assim se compreende de um jeito diferente esse episódio de 93.
anthonyfratas anthonyfratas 1 second ago ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.?? Reply
É incrível a habilidade do Eduardo Bueno de falar de um recorte histórico como se tivesse numa mesa de boteco com um amigo falando de um fato que ele testemunhou. Magnífico! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
A parte q começa a falar sobre Pinheiro Machado, Julio de Castilhos e Gumercindo Saravia, demais 😂😂😂 "q tu na tua ignorancia contrangedora nem conhece.." 😂😂
Tio Eduardo, é revoltante! Tanta história importante e não aprendemos nada disso na escola. Entender nossa história é essencial para entender nosso presente. Obrigado por trazer tanto conhecimento.
Meu bisavô morreu degolado nessa revolução. Em Passo do Sertão ( atual; São João do Sul ) extremo sul Catarinense, divisa com Torres RS. Abraços. O seu nome era AMANDIO BORBA. Eram chamados de pica pau.
Discuti com o meu avô nesse último fim de semana sobre um antigo sabre que esta guardado na oficina do sítio da família. Pertenceu ao meu tetravô Doering, tendo sido passado de geração em geração, ironicamente através das mãos de genros, pessoas que não descendem direto dele mas que conhecem o valor da peça. Temos pouquíssimas informações sobre a história do mesmo ou de como foi usado, mas teria sido empregado durante a Revolução Federalista. A única coisa que sabemos vagamente, é que meu tetravô teria prestado guarda em um hospital militar aqui de Passo Fundo na época da horrenda Batalha do Pulador, mas é apenas um fragmento da história, não temos ideia nem qual era o lado por qual ele lutava. Mesmo assim, o sabre, que não foi amolado desde a revolução, e sua bainha de couro, ainda são objetos de muita curiosidade, especialmente entre mim e o meu avô, que cuidamos do lugar. Uma frase que me marcou da conversa desse último fim de semana, e que ilustra bem o vídeo aqui, foi quando ele disse “esse eu não faço a mínima ideia de quantas degolas ele propiciou”.
Sou formando em História ! Todas as espadas desta época trazem a inscrição na lâmina ou no guarda-mão, seja da oficina que a produziu ou do regimento em que a peça foi lotada. O quê está escrito nesta peça ?
Che loco, meu nome é Pablo Vives, sou um uruguaio que mora no RGS ás mais de 50 anos. Com toda certeza conheço muito mais da historia do RGS, do que a maioria dos gauchos, Gosto do teu jeito de contar todos esses acontecimentos historico...más a foto que colocaram como sendo Gumercindo, na realidade é a do Aparicio, seu irmão mais novo. Fora esse pequeno detalhe, parabens pela informação que passas adiante. Ah, antes de que me esqueça...SOU GREMISTA POR ELEIÇÃO !!!!!!!!
Utimamente tenho lido muito sobre a revolução. Meu bisavô Pedro Costa era amicíssimo do barão do Serro Azul e buscou o corpo dele pessoalmente após o assassinato em Morretes. Excelente episódio, como todos os outros.
ESSE ASSASSINATO FOI UMA "QUEIMA DE ARQUIVO",PARA ESCONDER A "VERGONHA" DA FUGA DE VICENTE MACHADO E DA GUARNIÇÃO MILITAR DE CURITIBA...QUE ABANDONARAM A CIDADE AO DEUS DARÁ ,O QUE OBRIGOU O BARÃO, A PAGAR UM PESADO TRIBUTO AO "MERCENÁRIO FANTASIADO DE REVOLUCIONÁRIO ",GUMERCINDO SARAIVA..MATARAM O HERÓI ..PRÁ FICAR NO LUGAR DELE...CANALHAS.... .
Recomendo a todos que visitem a Lapa que preserva muito bem essa história da participação paranaense na Revolução Federalista. Apenas lamento que o ponto de vista que é louvado lá é dos algozes do Barão do Cerro Azul que foi considerado traidor..
Sou fascinada por história e estórias. Sou alucinada pelo seu jeito de contar as coisas. Gostaria de ter tido professores assim como você, no passado. Parabéns pelo seu trabalho.
Minha vó era criança durante a guerra da degola, sempre contava as histórias, tinha muitos traumas, morávamos no interior, na roça e ela tinha medo que os capitães do mato invadissem as nossa casa....
Foi bom conhecer Lapa, no Paraná, onde teve a batalha e onde tem objetos da luta, além de um centro histórico muito conservado e bonito, com museus, um tribunal e um teatro da época do império intactos. O teatro quase todo em madeira, ainda é funcional de tão preservado, além de igreja, casarões e ruas de pedras
Na casa do meu finado avó por parte de mãe tem um tenente enterrado em baixo da cama, nesta época meu avô contava a história de guerra, lá foi um hospital de Campanha em Bagé, nas palmas divisa com as traíras. As histórias do meu finado avô eram bem assustadoras
Da pra fazer uma seria pra Netflix. Parabéns você e o cara e eu na minha falta de conhecimento nunca tinha ouvido falar sobre a guerra da degola valeu 👏👏👏👏👏👏
Não, não para de fazer episódios sobre o Sul, não, por favor. Fascinante! Que história rica. Eu aqui de SP e aprendendo muito mais sobre o Sul do que toda a minha vida de estudante. Você é uma luz na escuridão ideológica dos professores de História do Brasil!
Poxa Peninha, fez meu dia hoje. Sei que não lê os comentários, mas vou colocar aqui uma história que envolve o teu livro da história do Brasil mesmo assim. Quando morava no Rio ficava indignado porque a explicação da placa da rua Gomes Carneiro dizia que ele morreu no Rio Grande do Sul, quando na verdade morreu na legendária Lapa, no Paraná, durante o cerco da Lapa que é mencionado no vídeo. Anos mais tarde fui ler o seu livro e a primeira coisa que fiz foi procurar sobre esse episódio da revolução federalista. Novamente fiquei indignado porque, como um bom lapeano, esperava que falasse sobre o cerco da Lapa e a sua importância para o fim da revolta da degola. Enfim, depois de alguns anos li o livro todo e reparei um pouco a minha ignorância. :) brincadeiras à parte, seria muito bom ver seus comentários sobre a revolução federalista e o cerco da Lapa em particular.
Concordo com você! Estive na Lapa em 2019, visitei o Panteão dos Heróis e o túmulo do General Carneiro, que aliás, era conterrâneo meu (nasceu no Serro, em MG). O Cerco da Lapa decidiu os rumos da Revolução Federalista e hoje é uma página desbotada na nossa história.
Meu bisavô por parte de mãe foi degolado em Santa Catarina na frente da família toda, e era dito por minha avó que ele não tinha ligações políticas com ninguém. Mero agricultor 🥺
No livro 1889 há um capítulo falando a respeito. As pessoas ficavam fechadas no curral e depois iam sendo degoladas e deixadas para os corvos comer. Sou da Lapa-PR e os museus tem até às roupas dos Pica-Paus e Maragatos. Vale a pena conferir.
E, ainda, temos o Antônio Moreira César ("o corta-cabeças") em Desterro, a mando de Floriano. Este Moreira César, herói em Pindamonhangaba SP e, possivelmente, odiado em Florianópolis, teve seu fim em Canudos... também degolado (após ferido em batalha). História e suas conexões.
Nossa, lembrei das minhas de história, diga-se de passagem tive sorte de ter ótimos professores, mas eu estava bocejando naqueles momentos hehehehe. Obrigado Bueno por mais uma aula extremamente didática, bem humorada e recheada de informações marcantes. Uma hora dessas, seria um enorme prazer fazer um churrasco com você e ouvir informações sobre a história do RS e do BR !!!!!
Soy d Rivera, frontera con Santana d Livramento, y tengo cm amigo muy cercano al tataranieto d Gumercindo Saravia, muy conocido cm "Mi General" y el apellido Saravia es muy reconocido en toda la frontera. También hay una localidad en Rivera llamada Masoller limitrofe con la villa Tomas Albornoz q año a año en el mes d septiembre se realiza una marcha a caballo y reúne a Miles d personas
Também sou da fronteira, Livramento. Sou bisneto de João Francisco Pereira de Souza. Quem lutou e foi ferido mortalmente em Masoller foi Aparicio Saravia, irmão do Gumercindo. Aparicio foi socorrido na estancia da mãe de João Francisco, Luiza Pereira, no Rincão do Maneco, onde foi tirada a icônica foto de Aparicio no leito de morte em setembro do ano de 1904.
@@JulioAnizio tenés razón. Es Aparicio Saravia, pero la foto q pasan acá es d Aparicio y no Gumercindo, en fin todos lucharon en la guerra igual. Gracias x el aporte
Conheci um descendente de Adão Latorre que falou sobre esta façanha do seu parente nesta guerra dos federalista. E que se tornou um marco icônico sobre a degola entre os soldados inimigos. Este fato que aconteceu em Bagé, foi contado diversas vezes, e muitos morreram nas mãos dele. E outros fugiram, por medo da da faca que tinha.
Peninha, por incrível que pareça a Revolução Federalista foi uma das passagens históricas do Rio Grande do Sul mais negligenciadas na escola. É uma pena que essa história é seletivamente ignorada nas aulas de história...
Verdade João, sou Professor de História em Santa Catarina. Na minha profunda ignorância nunca comentei sobre esse triste evento da nossa História. Minhas desculpas aos Heróis desse conflito. Um abraço aqui de Seara.
A sucessão de assassinatos promovida pelos presidencialistas autoritários e a resistência guerrilheira daqueles que foram perseguidos causou divisão entre familiares e amigos, entre vizinhos, ao ponto de vida e morte. A vergonha e o silêncio tentaram apagar esse período da História, embora a discussão que estava em jogo ainda permaneça entre coxinhas e mortadelas. Não é, portanto, incompetência de professores nem de pesquisadores. É não querer mexer naquilo que divide as pessoas de modo inconciliável.
Tu tinha que ser, no mínimo, ministro da educação! É uma vergonha que esses presidentes não tenham te colocado lá... Uma vergonha! A educação, principalmente a História, do Brasil e do RS, é passada batida desde os primeiros anos... Não sendo pela força de vontade de aprender mais sobre nossas raízes, saímos da escola sem nada a despertar em nós a paixão pelo nosso estado e cultura... Como se ama e se luta por aquilo que não se conhece? Com toda a certeza, teríamos um estado diferente se, desde a tenta infância, tivéssemos um mestre como tu a contar sobre nossas façanhas... Arrebentou novamente mestre! Show... Baita vídeo!!!
Nossa história nunca foi pacífica, sempre foi feita a sangue e muita crueldade. Cresci ouvindo do eu avô e do meu pai "não se gasta pólvora em chimango".
Há anos esperei que o Peninha contasse essa história. Eu sou natural da cidade de Cruz Alta, conhecida durante a guerra como "o ninho dos pica-paus". Já li livros do meu conterrâneo escritor Rossano Cavalari, que contam a Guerra da Degola em detalhes. Espero que o Peninha fale do Gen. Firmino de Paula, um sanguinário degolador daquele conflito e também cruz-altense. Estou aguardando pelos novos episódios.
anthonyfratas anthonyfratas 1 second ago ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.?? Reply
Nossa muito bom saber mais sobre essa história. Sempre foi meio confuso saber quem eram os maragatos e chimangos. Sou de Bagé, na nossa cidade essa história é ainda muito viva. Na catedral da cidade o Gaspar Silveira Martins está sepultado. E existe uma lenda da tal lagoa da música, as pessoas dizem ouvir clarins quando passam por lá. Foi o local onde houve as degolas na cidade. Eu nunca passei lá pra conferir hahaha
Bom dia!!! Eu sou admirador de como são contadas as histórias, e também alguns personagens que são quase desconhecidos da maioria do nosso povo!!! Parabéns e conte-nos mais!!! Eduardo!!!!
Boa PROFESSOR! A historia deste Brasil deve ser contada com essa ênfase, com esta força. Este é um Brasil gigante que tem uma história gigante! Conta a histórica PROFESSOR!!@@
Ouvi dizer q pessoas q faziam parte de uma certa "Instituição" mandavam degolar e não o faziam para não sujar as mãos. Isso é verídico.? Adoro o teu canal. Parabéns 👏👏👏💪💪
A minha cidade natal se chamava Cacimbinhas. Aí o Mansio Paiva, cacimbinhense, foi lá e matou Pinheiro Machado. Como castigo, a cidade passou a se chamar Pinheiro Machado e o prefeito foi expulso pelos moradores maragatos. Até pouco tempo atrás, ainda havia rixa entre lenço vermelho e branco entre os mais velhos (me lembro claramente). Muitos veteranos da revolução de 23 ainda eram vivos até ontem. Os "clãs" gaúchos foram unificados através da Frente Liberal, mas a crueldade dessas guerras deixou cicatrizes muito profundas de ressentimento e vingança entre muitas famílias, que se aliavam por casamento.
Lendo aqui sobre Adão Latorre. Escola no Brasil é uma vergonha. Esse cara é mais um dos que tinhamos que aprender desde sempre sobre. Ansioso para ver o ep sobre Latorre
Eu quero a revolução de 1923 e a influência do Assis Brasil 😍 To lendo o livro Diário de Cecília de Assis Brasil e queria um vídeo do Eduardo B pra entender os pormenores. O momento é bem oportuno, tendo em vista, a compra recente do Castelo do Assis Brasil.
Meu bisavô, Cel. João David de Moura Ramos, participou do combate do Umbu na Revolução Federalista, quando ele e outros 200 companheiros de uma força cruzaltense, comandada pelo cel. José Gabriel da Lima Silva, foram degolados em 16 de janeiro de 1894. E eu na minha constrangedora ignorância só descobri isso recentemente. Obrigada Peninha por esse episódio!
É a última tu pedi vius mínimo pra compartilhar conhecimento,posta logo essa história E hoje por conhecidencia assisti o filme a cabeça de gumercindo saraiva,mais ou menos como tu explicou, obrigado
Na Cabanagem, morreram entre 35 e 40 mil pessoas, sendo que o Grão-Pará, à época - entre 1835 e 1840 -, tinha uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. Portanto, a Cabanagem é a guerra civil mais sangrenta da história do Brasil.
Sim. Mas não gerou grandes generais, soldados ou qualquer coisa do tipo que se destacassem tanto igual nas guerras gaúchas, onde sempre aparece grandes comandantes e soldados que se destacam! A cabanagem no caso foi um massacre e NÃO uma guerra. Assim como a revolução de 32, que tbm foi um massacre, já que toda resistência paulista foi esmagada e humilhada pelos gaúchos!!! Quando se trata de guerra, nenhum estado do Brasil supera o RS em feitos militares!
@@julio-opatriarca5688 Pq nessa revolução de 32 você diz que a resistência paulista foi esmagada pelos gaúchos? Pergunto seriamente, pois não conheço oq ocorreu nessa revolução de 32.
Meu trisavô Manoel Aprígio Machado participou dessa guerra, como tenente da Guarda Nacional de Bocaiúva do Sul. Sobreviveu até ao cerco da Lapa! O irmão dele morreu em Morretes, ferido no pé, ficou com tétano. Meu trisavô morreu em 1953, aos 91 anos, um dos últimos sobreviventes.
PARABÉNS AOS HERÓIS DA LAPA QUE RESISTIRAM AQUELA CAMBADA DE MERCENÁRIOS DO GUMERCINDO SARAIVA..
Interessante parabéns para sua família ter um herói que participou da guerra da degola meus mais sinceros e queridos parabéns pro seu frisado que foi um dos últimos sobreviventes aos 91 anos parabens
Tempo em que homem era homem e mulher era mulher não essa safadeza de hoje até o governador do sul hoje tem um marido que vergonha sentiriam aqueles que mataram e morreram no passado saber que hoje o sul tem um governador e seu primeiro damo.
@@cezarn3432
O rabo é dele, ele faz o que quer.
que legal saber dos antepassados !!!
Quem não queria uma série completa sobre tudo isso? Seria algo único na internet
É fantástico ouvir a História do Rio Grande do Sul com tanta clareza e verdadeiras revelações.
Tenho hoje 83 anos e nunca gostei de História porque desde Criança sabia que o que nos ensinavam na Escola, não era verdade...
Hoje te acompanho e estou aprendendo e me interessando.
Muito obrigada.
quero chegar aos 83 anos com disposição para continuar estudando e aprendendo
Que triste
Acreditar na teoria de quem acredita que Lula deveria ganhar honrarias por roubos é não ter mais massa cinzenta!
La verdad, que me saco el sombrero para tí! Eres un gran profesor de historia, apasionado y expresivo. Es imposible no prestarle atencion a tu retórica.
hasta hoy, en Uruguay, tenemos la expresion, "No gastar polvora en chimangos" como expresión de no gastar más de lo necesario.
Bejos mi amigo
volta pra gente uruguay, sentimos saldades :)
Gracias pela informação cultural, amigo!
@@osamito9510 na na na, nunca fuimos.
ainda mais hoje to so na erva santa legal aqui. vem tu pra ca.
@@Rogeuru mlk tá lombrado kkkkkkkk
"Quando será que nos estarão digulando?". Meu bisavô, pai do meu avô Pantaleão da Silveira, ficou 'famoso' por seu humor nos arredores de São Lourenço do Sul. Durante a guerra, em uma oportunidade, quando o exército invadiu sua propriedade ele e um funcionário da estância se esconderam atrás de uma árvore caída. No exato momento em que a morte parecia chegar, ele sorri ao companheiro e sussurou essa frase que marcou toda a família. Meu avô, minha mãe e meus tios sempre tiveram esse jeito de lidar com os problemas graves. Quando a coisa fica realmente feia alguém sorri e fala baixinho "quando será que nos estarão digulando...".
Meu avo filho do Alegrete foi maragato, quando criança eu adorava ouvir ele contar suas histórias durante essa guerra. Nunca esqueci, os relatos, em que ele se salvou da degola rezando a oração de Santa Catarina, escondido atrás de um monte. Voltei no tempo, com essas histórias. ❤
A história do nosso Rio Grande é muito grande, e, complexa, me criei escutando narrativas de pessoas que, de alguma maneira, herdaram vestígios de peleias, crimes, e honrarias. Meu pai tinha um busto do Flores da Cunha, no galpão, onde estava escrito (Nessa jornada se volta com honra ou não se volta mais). Quando, mataram o irmão, do Flores da Cunha, no combate na ponte no Alegrete (combate do guasso boi) e Flores, atravessou a ponte e derrotou os maragatos. Quando surgiu uma décima! O combate lá na ponte foi um dia de cerração maragatos disparando pelos campos da viação).
Meu finado avô Bilia me contava desde quando eu era criança sobre os Ximangos e Maragatos , principalmente o Gumercindo Saraiva que foi morto em uma tocaia lá no Carovi em Santiago-RS.
O vô tomava uns “ tragos “ e contava as histórias, achava que era tudo mentira , com a chegada da internet pude ver que eram verdadeiras.
Na casa dele você podia chegar de camisa do Inter , Grêmio , Palmeiras , São Paulo ele não se importava, agora …
Lenço BRANCO o véio fica bravo e mandava ir embora ou tirar o lenço.
Saudade do meu Avô um dos últimos tropeiros velhos do pampa.
Meu tetravô era um tenente coronel pica-pau e foi degolado no dia 03 de novembro de 1983, na Lagoa da Música, em Hulha Negra, RS. Este dia é feriado municipal, o Dia da Degola. A pesquisa genealógica me trouxe todo este conhecimento e a paixão pela história de minha terra.
Amigos apreciadores do grande Eduardo Bueno, tenho uma dica literária: leiam a trilogia O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo. Ele trata sobre todas as revoluções no solo riograndense, além de ser um romance incrível. Érico Veríssimo e Eduardo Bueno estão juntos, pendurados na parede de meu quarto. São dois gaúchos incríveis.
O tempo e o vento retrata muito bem a história do Rio Grande Sul, é grande, mas é um dos melhores livros da literatura brasileira!
Instituto hesed
A ferro é fogo, de Josué Guimarães
Érico foi maravilhoso. Essa trilogia foi marcante para minha adolescência, reli anos depois, para mim e a melhor obra do modernismo brasileiro falando historiográfica mente.
Essa trilogia é espetacular, especialmente quando trata, através dos personagens, do conflito entre chimangos e maragatos.
Uma boa educação melhora a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado, o seu país, o seu continente e, consequentemente, o seu planeta. Enfim, uma educação de qualidade, melhora a vida das pessoas. Parabéns professor Peninha, por participar incansavelmente, dessa importante melhora.👏👏👏👏👏
São muitas nuances históricas para explicar em pouco tempo.
Sou do Alegrete e dizem que tem uma fazenda no interior que abrigou uma destas tropas e que lá ocorreu a batalha sangrenta, com muitas degolas. Tem uma árvore do lado das ruinas do casarão que ainda está em pé, neste lugar se ouve gritos e mais gritos, cavalos não passam por ali, já tentaram retomar a posse da propriedade e nada vinga, está lá abandonada, mesmo tendo dono. Fica numa estrada de chão anexa a estrada principal, muitos passam ali e tiram fotos e a maioria relata o mesmo, clima pesado e muitos arrepios.
Caralho poderia me passar mais algumas informações sobre isso ?
😮😮😮... nossa... Acredito!! A coisa que mais temo é uma guerra civil!! É horrível 😢😢😢
Sou professor de história e criei um canal recentemente e você é uma das fontes de inspiração de onde eu quero chegar! Gostaria de parabenizar você hoje e sempre pelo conteúdo de altíssima qualidade que você sempre traz.
Sobre a guerra da degola, eu lembro de uma chamada sua no canal History onde você dizia que o Brasil não é e nunca foi um país pacífico.
Degola.
Parabens pela iniciativa e por não ter preconceito. ta cheio de colega historiador que torce o nariz pra os caras "de fora" como o bueno.
@@1979fsa Eu discuto isso direto com colegas historiadores. Muitos só criticam o trabalho como o do peninha, castanhari, nerdologia, mas a realidade é que por mais que tenham equívocos em algumas abordagens, são eles que deram a cara a tapa na popularização do nosso conteúdo. O que nos resta é aprender com eles! Haha um abraço amigo.
@@brunobragancax Isso também ocorria com Laurentino Gomes, e de fato, de um livro para outro, ele mostrou seu desenvolvimento
Concordo
"O Brasil nunca escreverá sua história, sem molhar a pena no sangue gaúcho."
anthonyfratas
anthonyfratas
1 second ago
ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.??
Reply
Tive o prazer de trabalhar em um arquivo público do interior do RS onde pude trabalhar na leitura e catalogação de quase 800 cartas inéditas doadas por uma família local dos comandantes maragatos. Realmente, lendo documentos assim se compreende de um jeito diferente esse episódio de 93.
isso precisava ser digitalizado e colocado a disposição do publico.... material de valor historico imensurável
EM que cidade, amigo?
anthonyfratas
anthonyfratas
1 second ago
ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.??
Reply
Existe um livro chamado "voluntários do martirio". Conta sobre esse momento da história.
É incrível a habilidade do Eduardo Bueno de falar de um recorte histórico como se tivesse numa mesa de boteco com um amigo falando de um fato que ele testemunhou. Magnífico! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
É craque! ⚽️
A parte q começa a falar sobre Pinheiro Machado, Julio de Castilhos e Gumercindo Saravia, demais 😂😂😂 "q tu na tua ignorancia contrangedora nem conhece.." 😂😂
Tio Eduardo, é revoltante! Tanta história importante e não aprendemos nada disso na escola. Entender nossa história é essencial para entender nosso presente. Obrigado por trazer tanto conhecimento.
Meu bisavô morreu degolado nessa revolução. Em Passo do Sertão ( atual; São João do Sul ) extremo sul Catarinense, divisa com Torres RS. Abraços. O seu nome era AMANDIO BORBA. Eram chamados de pica pau.
tem ate uma rua com o nome dele, incrivel
Discuti com o meu avô nesse último fim de semana sobre um antigo sabre que esta guardado na oficina do sítio da família. Pertenceu ao meu tetravô Doering, tendo sido passado de geração em geração, ironicamente através das mãos de genros, pessoas que não descendem direto dele mas que conhecem o valor da peça. Temos pouquíssimas informações sobre a história do mesmo ou de como foi usado, mas teria sido empregado durante a Revolução Federalista. A única coisa que sabemos vagamente, é que meu tetravô teria prestado guarda em um hospital militar aqui de Passo Fundo na época da horrenda Batalha do Pulador, mas é apenas um fragmento da história, não temos ideia nem qual era o lado por qual ele lutava. Mesmo assim, o sabre, que não foi amolado desde a revolução, e sua bainha de couro, ainda são objetos de muita curiosidade, especialmente entre mim e o meu avô, que cuidamos do lugar. Uma frase que me marcou da conversa desse último fim de semana, e que ilustra bem o vídeo aqui, foi quando ele disse “esse eu não faço a mínima ideia de quantas degolas ele propiciou”.
Sensacional essa história! Guardem bem essa relíquia!
Puxa, que incrível!
Deveriam consultar um historiador.
Fantástico, parabéns por preservarem essa relíquia
Sou formando em História ! Todas as espadas desta época trazem a inscrição na lâmina ou no guarda-mão, seja da oficina que a produziu ou do regimento em que a peça foi lotada. O quê está escrito nesta peça ?
Che loco, meu nome é Pablo Vives, sou um uruguaio que mora no RGS ás mais de 50 anos. Com toda certeza conheço muito mais da historia do RGS, do que a maioria dos gauchos, Gosto do teu jeito de contar todos esses acontecimentos historico...más a foto que colocaram como sendo Gumercindo, na realidade é a do Aparicio, seu irmão mais novo. Fora esse pequeno detalhe, parabens pela informação que passas adiante. Ah, antes de que me esqueça...SOU GREMISTA POR ELEIÇÃO !!!!!!!!
Eu sou gaúcho tenho 10 anos e amo a história❤
Meu Deus do Céu homem, queria te dar um BEIJO pra agradecer esse vídeo
Utimamente tenho lido muito sobre a revolução. Meu bisavô Pedro Costa era amicíssimo do barão do Serro Azul e buscou o corpo dele pessoalmente após o assassinato em Morretes. Excelente episódio, como todos os outros.
@jackson junior pro é com “S” brother
ESSE ASSASSINATO FOI UMA "QUEIMA DE ARQUIVO",PARA ESCONDER A "VERGONHA" DA FUGA DE VICENTE MACHADO E DA GUARNIÇÃO MILITAR DE CURITIBA...QUE ABANDONARAM A CIDADE AO DEUS DARÁ ,O QUE OBRIGOU O BARÃO, A PAGAR UM PESADO TRIBUTO AO "MERCENÁRIO FANTASIADO DE REVOLUCIONÁRIO ",GUMERCINDO SARAIVA..MATARAM O HERÓI ..PRÁ FICAR NO LUGAR DELE...CANALHAS....
.
Recomendo a todos que visitem a Lapa que preserva muito bem essa história da participação paranaense na Revolução Federalista. Apenas lamento que o ponto de vista que é louvado lá é dos algozes do Barão do Cerro Azul que foi considerado traidor..
@@dhonorio73 OS TRAIDORES O MATARAM...ANTES QUE TUDO VIESSE À TONA,,FOI UMA QUEIMA DE ARQUIVO HEDIONDA...
Sou fascinada por história e estórias. Sou alucinada pelo seu jeito de contar as coisas. Gostaria de ter tido professores assim como você, no passado. Parabéns pelo seu trabalho.
Essa história deixa qualquer roteiro do Quentin Tarantino como um filme de matinê...
Minha vó era criança durante a guerra da degola, sempre contava as histórias, tinha muitos traumas, morávamos no interior, na roça e ela tinha medo que os capitães do mato invadissem as nossa casa....
bah, queria ser filho desse cara, o aprendizado que teria em casa nenhuma faculdade pode dar, peninha eh demais, forte abraço.
Bah. Como era bom assistir o buenas idéias nessa época, chegava a ser hipnotizante.
Mas que barbaridade!
Barbaridade che
Excelente aula, obrigada professor. Um abraço de Portugal.
Cerco da Lapa e o Barão de Serro Azul merece um episódio separado também.
Barão do Serro Azul merece mesmo!
Com toda certeza! Fecha com a revolução federalista
Barão ou Visconde do Serro Azul?
@@NelsonFrancoJobim Barão do Serro Azul
@@thaizalima3897 João Antônio Pereira Martins? Visconde. Sou descendente.
Faça a parte 2. URGENTE!!!! Isso é ouro em formato de história.
Foi bom conhecer Lapa, no Paraná, onde teve a batalha e onde tem objetos da luta, além de um centro histórico muito conservado e bonito, com museus, um tribunal e um teatro da época do império intactos. O teatro quase todo em madeira, ainda é funcional de tão preservado, além de igreja, casarões e ruas de pedras
Parabéns ao Buenas Ideias.
Mais um excelente vídeo contando a nossa história. Temos uma história rica e pouco explorada pelo nosso cinema.
Na casa do meu finado avó por parte de mãe tem um tenente enterrado em baixo da cama, nesta época meu avô contava a história de guerra, lá foi um hospital de Campanha em Bagé, nas palmas divisa com as traíras. As histórias do meu finado avô eram bem assustadoras
O vídeo mais esperado de todos os tempos! Obrigada nosso mestre por compartilhar essa história com teus seguidores!
Valeu!
MEU DEUS DESDE 2019 EU PEDIA POR UM VIDEO SOBRE A REVOLUÇÃO FEDERALISTAAAAAAAAAAA
Tem que fazer outro sobre a Revolução Farroupilha também, melhor 3. Porque tem muitos detalhes que não foram contados no episódio original!
Ainda tô esperando a da batalha do jenipapo
E parece que ainda não aconteceu😂🤣😂🤣
E desde 2019 vc ainda não teve tempo de estudar por sua conta?
"MEU DEUS..." expressão sem sentido, em vão .
É incrível como vc sabe muito da nossa história....seus alunos devem ter ótimas lembranças suas, aulas realmente aprendidas.
Da pra fazer uma seria pra Netflix. Parabéns você e o cara e eu na minha falta de conhecimento nunca tinha ouvido falar sobre a guerra da degola valeu 👏👏👏👏👏👏
Não, não para de fazer episódios sobre o Sul, não, por favor. Fascinante! Que história rica. Eu aqui de SP e aprendendo muito mais sobre o Sul do que toda a minha vida de estudante. Você é uma luz na escuridão ideológica dos professores de História do Brasil!
Parabéns pelo vídeo! Foi esse contexto que levou meu tataravô a desertar do Brasil. A minha bisavó nasceu na Argentina.
Nossa. Que lega de ver l os desdobramentos até hoje nas vidas das pessoas....
É impressionante que eu estudo e gosto de história e não sabia a maioria destas coisas!
"A história é um conjunto de mentiras que chegaram a um consenso" Napoleão Bonaparte
E DA QUAL ELE FEZ PARTE..INFELIZMENTE PARA A FRANÇA..
Moro na mesma rua do bisneto do degolador Adão Latorre.
Bagé RS....
Grande pessoa.
Poxa Peninha, fez meu dia hoje. Sei que não lê os comentários, mas vou colocar aqui uma história que envolve o teu livro da história do Brasil mesmo assim. Quando morava no Rio ficava indignado porque a explicação da placa da rua Gomes Carneiro dizia que ele morreu no Rio Grande do Sul, quando na verdade morreu na legendária Lapa, no Paraná, durante o cerco da Lapa que é mencionado no vídeo. Anos mais tarde fui ler o seu livro e a primeira coisa que fiz foi procurar sobre esse episódio da revolução federalista. Novamente fiquei indignado porque, como um bom lapeano, esperava que falasse sobre o cerco da Lapa e a sua importância para o fim da revolta da degola. Enfim, depois de alguns anos li o livro todo e reparei um pouco a minha ignorância. :) brincadeiras à parte, seria muito bom ver seus comentários sobre a revolução federalista e o cerco da Lapa em particular.
Concordo com você! Estive na Lapa em 2019, visitei o Panteão dos Heróis e o túmulo do General Carneiro, que aliás, era conterrâneo meu (nasceu no Serro, em MG). O Cerco da Lapa decidiu os rumos da Revolução Federalista e hoje é uma página desbotada na nossa história.
@@jubagorda705 concordo com você, eu moro nessa cidade onde judas perdeu as bota.
Ĺl
Meu bisavô por parte de mãe foi degolado em Santa Catarina na frente da família toda, e era dito por minha avó que ele não tinha ligações políticas com ninguém. Mero agricultor 🥺
@@pedroluiz8470 Vixi 😳😬
Thanks!
Pfv vamo fazer esse video bater 100k em uma semana, quero aprender mais
pelo jeito não viu até o fim, ele mudou,quer 200mil agora.
maionese manda salve
Que que tu tá fazendo aqui maionese
Mds quem diria q você vai esse canal
Vai bater mais de 500 k em uma semana ,certeza
Fico muito puto quando vc chama os que te assistem de ignorantes,fico mais puto ainda quando assisto teu vídeo e vejo que tens razão......
Por mais episódios sobre o Norte e o Nordeste, eu voto SIM
No livro 1889 há um capítulo falando a respeito. As pessoas ficavam fechadas no curral e depois iam sendo degoladas e deixadas para os corvos comer. Sou da Lapa-PR e os museus tem até às roupas dos Pica-Paus e Maragatos. Vale a pena conferir.
. ...pra os urubus comerem... os abutres....
Na cidade de Santo Augusto/RS existe o cemitério dos degolados. Um pequeno fragmento desta fascinante história.
E, ainda, temos o Antônio Moreira César ("o corta-cabeças") em Desterro, a mando de Floriano. Este Moreira César, herói em Pindamonhangaba SP e, possivelmente, odiado em Florianópolis, teve seu fim em Canudos... também degolado (após ferido em batalha). História e suas conexões.
Adoro quando ele diz: É agora que o episódio vai começar! Poderia ouvir suas aulas de História o dia inteiro 🖤
Nossa, lembrei das minhas de história, diga-se de passagem tive sorte de ter ótimos professores, mas eu estava bocejando naqueles momentos hehehehe. Obrigado Bueno por mais uma aula extremamente didática, bem humorada e recheada de informações marcantes. Uma hora dessas, seria um enorme prazer fazer um churrasco com você e ouvir informações sobre a história do RS e do BR !!!!!
Soy d Rivera, frontera con Santana d Livramento, y tengo cm amigo muy cercano al tataranieto d Gumercindo Saravia, muy conocido cm "Mi General" y el apellido Saravia es muy reconocido en toda la frontera. También hay una localidad en Rivera llamada Masoller limitrofe con la villa Tomas Albornoz q año a año en el mes d septiembre se realiza una marcha a caballo y reúne a Miles d personas
Também sou da fronteira, Livramento.
Sou bisneto de João Francisco Pereira de Souza. Quem lutou e foi ferido mortalmente em Masoller foi Aparicio Saravia, irmão do Gumercindo.
Aparicio foi socorrido na estancia da mãe de João Francisco, Luiza Pereira, no Rincão do Maneco, onde foi tirada a icônica foto de Aparicio no leito de morte em setembro do ano de 1904.
@@JulioAnizio tenés razón. Es Aparicio Saravia, pero la foto q pasan acá es d Aparicio y no Gumercindo, en fin todos lucharon en la guerra igual. Gracias x el aporte
@@ajpereira1000 Mas eles eram Saravia ou Saraiva?
@@devadatta5840 No Brasil eram Saraiva, mas no Uruguai a familia traduziu o sobrenome para Saravia, era muito comum na época.
@@devadatta5840 os uruguayos chamam SARAVIA..... mas originalmente, segundo a certidão de nascimento, eram SARAIVA
Conheci um descendente de Adão Latorre que falou sobre esta façanha do seu parente nesta guerra dos federalista. E que se tornou um marco icônico sobre a degola entre os soldados inimigos. Este fato que aconteceu em Bagé, foi contado diversas vezes, e muitos morreram nas mãos dele. E outros fugiram, por medo da da faca que tinha.
Merece 4 episódios! No mínimo!
Achei que ele ia falar de história, mas ficou contanto estória.
material de qualidade indiscutível, essas aulas deveriam passar nas escolas, parabéns peninha e equipe
Esse é o tipo do vídeo que vale a pena vc assistir mais de 1 vez e prestando EXTREMA ATENÇÃO
Peninha, por incrível que pareça a Revolução Federalista foi uma das passagens históricas do Rio Grande do Sul mais negligenciadas na escola.
É uma pena que essa história é seletivamente ignorada nas aulas de história...
Verdade João, sou Professor de História em Santa Catarina. Na minha profunda ignorância nunca comentei sobre esse triste evento da nossa História. Minhas desculpas aos Heróis desse conflito. Um abraço aqui de Seara.
@@frankefarina muda isso mano! ainda d tempo
Por isso que não cai no ENEM.
@@erikjunior599 O problema é mais profundo Erik. Esta na má formação dos Professores, e eu me incluo nessa má formação. Triste.
A sucessão de assassinatos promovida pelos presidencialistas autoritários e a resistência guerrilheira daqueles que foram perseguidos causou divisão entre familiares e amigos, entre vizinhos, ao ponto de vida e morte.
A vergonha e o silêncio tentaram apagar esse período da História, embora a discussão que estava em jogo ainda permaneça entre coxinhas e mortadelas.
Não é, portanto, incompetência de professores nem de pesquisadores. É não querer mexer naquilo que divide as pessoas de modo inconciliável.
Tu tinha que ser, no mínimo, ministro da educação! É uma vergonha que esses presidentes não tenham te colocado lá... Uma vergonha! A educação, principalmente a História, do Brasil e do RS, é passada batida desde os primeiros anos... Não sendo pela força de vontade de aprender mais sobre nossas raízes, saímos da escola sem nada a despertar em nós a paixão pelo nosso estado e cultura... Como se ama e se luta por aquilo que não se conhece? Com toda a certeza, teríamos um estado diferente se, desde a tenta infância, tivéssemos um mestre como tu a contar sobre nossas façanhas... Arrebentou novamente mestre! Show... Baita vídeo!!!
Nossa história nunca foi pacífica, sempre foi feita a sangue e muita crueldade. Cresci ouvindo do eu avô e do meu pai "não se gasta pólvora em chimango".
Esse é o refrão certo: "não se gasta pólvora em chimango".
E algum país têm história pacífica?
Os meus Parabéns. IMPECÁVEL. Adorei.
Há anos esperei que o Peninha contasse essa história. Eu sou natural da cidade de Cruz Alta, conhecida durante a guerra como "o ninho dos pica-paus". Já li livros do meu conterrâneo escritor Rossano Cavalari, que contam a Guerra da Degola em detalhes.
Espero que o Peninha fale do Gen. Firmino de Paula, um sanguinário degolador daquele conflito e também cruz-altense.
Estou aguardando pelos novos episódios.
Conheci sobre essa revolução através do livro O Tempo e o Vento.
Teu vídeos sobre o Rio Grande são os melhores, parabéns!
ADOORO TE OUVIR AMIGO.
ADORO SUA ORATÓRIA, SUA DICÇÃO !
200 mil views! No Brasil que vive o momento da negação da educação! Muita força nessa meta 💪!!!
Que episódio !!! Top !!
Peninha, as histórias do Brasil são muitas... E são praticamente em sua grande maioria desconhecidas do seu povo brasileiro.
Grato pelo conteúdo!!!
anthonyfratas
anthonyfratas
1 second ago
ATENÇÃO.... O LULA FEZ PLANO DE URGENCIA PARA TRANSFERIR NOSSO DINHEIRO PARA O NORDESTE.. TODO NOSSO DINHEIRO!!!,,, VEJAM,, VAMOS TER QUE PAGAR 150,00 REAIS A CADA CRIANÇA DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE,, NOSAS ESPOSAS E NOS SO TEMOS ZERO FILHO, OU UM, E NO MAXIMO DOIS.... AS NORDESTINAS PAREMUMA DUZIA,, ,, E AGORA COM TAL DINHEIRO, VÃO PARIR DI=UAS DUZIAS DE FILHOS,!!... NOS QUE NÃO TEMOS FIOLHOS VAMOS TER QUE SUSTENTAR FILHARADA DE NORDESTINO...... VOCE CONCORDA.??
Reply
Esse canal é fantástico! Aprendendo muito aqui.
Nossa muito bom saber mais sobre essa história. Sempre foi meio confuso saber quem eram os maragatos e chimangos. Sou de Bagé, na nossa cidade essa história é ainda muito viva. Na catedral da cidade o Gaspar Silveira Martins está sepultado. E existe uma lenda da tal lagoa da música, as pessoas dizem ouvir clarins quando passam por lá. Foi o local onde houve as degolas na cidade. Eu nunca passei lá pra conferir hahaha
Deu até saudade da Monarquia ouvindo esse episódio...
Caro Eduardo Bueno, imagine só se esta história caísse nas mãos do Tarantino!
Todo o Cone Sul Americano foi construído a Ferro e Fogo. Abraços de Seara/SC
Ia faltar morto. HAHAHA
Cara ,seria sensacional .
Isso tinha que chegar nele
Bom dia!!! Eu sou admirador de como são contadas as histórias, e também alguns personagens que são quase desconhecidos da maioria do nosso povo!!! Parabéns e conte-nos mais!!! Eduardo!!!!
Eu gostaria muito que você tivesse um curso de história, tipo faculdade mesmo, pagaria com o maior prazer. Parabéns pelo trabalho.
Ola Peninha!Amei esta parede revestida de pedra.
Que coincidência boa,estava hoje, lendo sobre essa revolução.
Boa PROFESSOR! A historia deste Brasil deve ser contada com essa ênfase, com esta força. Este é um Brasil gigante que tem uma história gigante!
Conta a histórica PROFESSOR!!@@
Existe um livro chamado "voluntários do martirio". Conta sobre esse momento da história.
Melhor que Netflix.
Se pudesse, daria vários likes e views, para que tu nós conte tudo!!
Além de ser membro, que sou.
Ouvi dizer q pessoas q faziam parte de uma certa "Instituição" mandavam degolar e não o faziam para não sujar as mãos.
Isso é verídico.?
Adoro o teu canal.
Parabéns 👏👏👏💪💪
Como é que eu não tinha visto esse canal ainda??? Puta aula de história!!!!
Sempre maravilhoso
Muito bom! Sempre tive a curiosidade de saber mais do positivismo no Brasil desde a aula de sociologia.
Malditos positivistas, eles destruíram o Brasil!
@@cearense526 Destruíram e salvaram. Caudilhistas são assim.
@@cearense526 Malditos mesmo, Nixson. Pinheiro Machado, teve o fim merecido.
Obrigada Eduardo ! História incrível! 😊
A minha cidade natal se chamava Cacimbinhas. Aí o Mansio Paiva, cacimbinhense, foi lá e matou Pinheiro Machado. Como castigo, a cidade passou a se chamar Pinheiro Machado e o prefeito foi expulso pelos moradores maragatos. Até pouco tempo atrás, ainda havia rixa entre lenço vermelho e branco entre os mais velhos (me lembro claramente). Muitos veteranos da revolução de 23 ainda eram vivos até ontem. Os "clãs" gaúchos foram unificados através da Frente Liberal, mas a crueldade dessas guerras deixou cicatrizes muito profundas de ressentimento e vingança entre muitas famílias, que se aliavam por casamento.
O BOM DA SUA NARRATIVA E QUE VOCE NAO FALA PALAVRAO. MERECE O MEU LIKE , QUE SO DOU A POUQUISSIMOS.
Lendo aqui sobre Adão Latorre. Escola no Brasil é uma vergonha. Esse cara é mais um dos que tinhamos que aprender desde sempre sobre. Ansioso para ver o ep sobre Latorre
Esse jeito de explicar a história nem cansa de ouvir e nos coloca dentro do cenário
Eu quero a revolução de 1923 e a influência do Assis Brasil 😍 To lendo o livro Diário de Cecília de Assis Brasil e queria um vídeo do Eduardo B pra entender os pormenores. O momento é bem oportuno, tendo em vista, a compra recente do Castelo do Assis Brasil.
Amo história brasileira, ainda mais muito bem contada fica muito melhor parabéns ao canal.
Meu bisavô, Cel. João David de Moura Ramos, participou do combate do Umbu na Revolução Federalista, quando ele e outros 200 companheiros de uma força cruzaltense, comandada pelo cel. José Gabriel da Lima Silva, foram degolados em 16 de janeiro de 1894. E eu na minha constrangedora ignorância só descobri isso recentemente. Obrigada Peninha por esse episódio!
Então ele era Maragato!
@@eduardoazevedo5826 sim, era Maragato, usava lenço encarnado. Genial descobrir que a minha história familiar se mistura com a história do Rio Grande.
É a última tu pedi vius mínimo pra compartilhar conhecimento,posta logo essa história
E hoje por conhecidencia assisti o filme a cabeça de gumercindo saraiva,mais ou menos como tu explicou, obrigado
Na Cabanagem, morreram entre 35 e 40 mil pessoas, sendo que o Grão-Pará, à época - entre 1835 e 1840 -, tinha uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. Portanto, a Cabanagem é a guerra civil mais sangrenta da história do Brasil.
Fato histórico pouco conhecido !!!
@@fernandodasilvalemos9906 Dalhe!
Sim. Mas não gerou grandes generais, soldados ou qualquer coisa do tipo que se destacassem tanto igual nas guerras gaúchas, onde sempre aparece grandes comandantes e soldados que se destacam!
A cabanagem no caso foi um massacre e NÃO uma guerra. Assim como a revolução de 32, que tbm foi um massacre, já que toda resistência paulista foi esmagada e humilhada pelos gaúchos!!!
Quando se trata de guerra, nenhum estado do Brasil supera o RS em feitos militares!
@@julio-opatriarca5688 Pq nessa revolução de 32 você diz que a resistência paulista foi esmagada pelos gaúchos? Pergunto seriamente, pois não conheço oq ocorreu nessa revolução de 32.
paulistas ficaram descontentados com o Vargas e queriam derrubar ele
@@MADMANMADZIM