Oi Pedro,acho muito bom ver esses vídeos seus sobre ciências,aprendo mais aqui do que na escola kkkkkkk,uma sugestão,fale também sobre biologia e química,eu ia curtir muito e acredito que muitas pessoas aqui iriam também 👍
Geóide é um modelo de representação baseada no campo gravitacional. Não é o formato físico materializado. E quanto ao formato oval observe uma foto e veja quão redonda ela é. Proporcionalmente é mais redondo que uma bola de sinuca.
Foi extremamente superficial, na verdade. Seria equivalente a eu fazer um vídeo citando o nome de vários clubes de futebol no mundo e a pessoa assistir e ficar achando que o vídeo ensinou tudo sobre futebol. Projeções cartográficas tem uma matemática muito complexa e profunda por trás.
@@Joao-hr3dkCara acho que ele ta falando sobre o pessoal do ensino médio, que eu aprendi cartografia nn tem 2 meses e nn teve conta, tipo ele nn abordou tudo que o professor fala é claro, como os tropicos, as latitude longitude e cara eu conseguiria fazer uma prova tranquilo depois desse vídeo
@@josuejunior9353 Sim. Talvez seja proveitoso para um ensino médio. Só estou dizendo que foi superficial, não estou dizendo que foi ruim. Só que é um vídeo mais de curiosidades do que qualquer outra coisa, passa longe de uma aula. No mais estou sendo só um tanto rigoroso, liga não, um abraço.
Deixou sim, os fenícios vieram ao Brasil bem antes dos portugueses e até deixaram evidências no RJ, e outros países da América Latina. Mas, fazer o quê? Eurocentrismo. Quem se importa com fenícios e indígenas?
@@diegofamfa A superfície da Terra tem um formato geoidal. Isso está em qualquer literatura de referência da geografia. Acho que você deveria procurar ler mais antes de opinar com tanta certeza.
Como professor de topografia digo que esse é mais um excelente trabalho de equipe do canal, uma produção didaticamente perfeita, parabéns! Um trabalho de muita qualidade.
É professor, mas ele errou em dizer que a Terra têm formato geoide, onde eu e você sabemos que geoide é o modelo de equipotencial gravitacional, o formato geométrico da Terra é o Oblato esferóide. Os divulgadores tendem a mostrar o geoide porquê é um nome maneiro e dá uma ar mais técnico pro leigo só que está errado e o certo é falar que o planeta Terra é esférico geometricamente.
@@carloslima8565Gostei da informação! Onde posso encontrar material confiável e objetivo sobre o assunto? Quero divulgar um pouquinho de informação em meu canal educativo (UA-cam, Pinterest, Instagram e TikTok). Sempre achei esse papo de geoide um "resumo grosseiro" da realidade. Grato!
@@carloslima8565a Terra não é geóide. A forma da Terra é aproximadamente esférica, mas devido à sua rotação e à distribuição desigual da massa, ela possui uma forma levemente achatada nos polos e alargada no equador, o que é chamado de esferoide oblato.
Cartografía é poder. Expressão perfeita um exemplo é o meridiano de greenwich é um exemplo perfeito, por conta do poder da Inglaterra ele se tornou o marco zero e referência para definir os fusos horários do mundo.
Vídeo muito bom! Só acho que deveria estar claro no vídeo que esse famoso "mapa do Geoide da Terra", na verdade é um mapa gravitacional, que NÃO mostra o formato real da Terra, mas sim as variações gravitacionais na superfície. E ainda assim, essas variações estão multiplicadas por mil, para melhor visualização. Para todos os efeitos, dado o tamanho do Planeta, a Terra é mais perfeitamente esférica que uma bola de boliche.
Fumou legal, hein? Não sei quem foi ofdp que inventou essa fake news de que a Terra é mais esférica que uma bola de boliche. Quem falou isso entende nada de geografia. Só se por algum motivo essa pessoa está se referindo ao formato com água ou atmosfera
Como domar o giganotossauro no ark: para domar o Giga seja bastante paciente e vá muito bem preparado. Não tente,de jeito nenhum, apenas atirar flechas nele de uma certa distância, pois ele é muito rápido e conseguiria lhe alcançar rapidamente, matando você, seu colega da tribo e os animais que estavam lhe acompanhando. Para começar, só tente doma-lo se estiver em nível bem alto e com animais fortes. Monte uma armadilha para ele, usando alguns portões de metal e armadilhas( grandes) de urso. Construa a armadilha longe de onde ele estiver, colocando os portões em volta de uma armadilha de urso, com um espaço para ele entrar e depois ficar preso. Quando pronta a armadilha, vá até ele e acerte apenas um,UM tiro e corra até a armadilha. Ele irá segui- lo, então seja rápido. Depois de atendê-lo na armadilha começe a atirar a vontade nele. Esse processo é longo, por isso leve muitas flechas ou dardos. Quando ele cair, alimente-o com carne ou ração. Depois de algum tempo ele será seu
Aeee Pedro. Como servidor do IBGE, me divirto com a polêmica. Isso traz o IBGE e a grografia pras discussões. Obrigado por aproveitar um produto nosso pra dar uma aula sensacional. Parabéns pelo trabalho.
@@fev1998 Em mudanças de gestão a desconfiança inicial é natural. No caso do IBGE há um fator que ajuda. Além de ter uma equipe técnica muito chata com o seu trabalho, o Instituto está o tempo todo sob os olhares e o escrutínio de outros órgãos estatísticos do mundo. Você acha que o pessoal do us census bureau (EUA) ou office for national statistics (reino Unido) não vão perceber na hora se houver algum tipo de alteração no padrão dos dados? Vão. Eles ficam o tempo todo disputando qual país cresceu mais, qual gerou mais emprego, qual lida melhor com a fome, etc. A gente não vai querer passar vergonha. Te convido a conhecer o ibge na sua cidade. Nós, da rede de atendimento, sempre estamos disponíveis para atender, mostrar como funciona o trabalho do órgão, quais dados coletamos e a importância deles pro país. Eu trabalho no MS, mas com certeza você será muito bem recebido em qualquer estado. Um abraço e bons vídeos.
@Cowboysnewsheadlinestoday É natural que que haja desconfianças toda vez que uma nova gestão assume um órgão. O IBGE tem umas vantagens em relação a muitos órgãos. Tem uma equipe técnica muito chata e preocupada com a reputação do seu trabalho. Além disso, o Instituto está o tempo todo sob a vigilância de órgãos de estatística oficial de outros países. Como eles ficam o tempo todo se comparando sobre quem tem o maior PIB, o maior salário médio, menor taxa de desemprego, menor inflação, etc, órgãos como o US census bureau (EUA) ou o office for national statistics (UK) vão sempre ficar de olho em qualquer mudança e apontar alterações. Convido vocês dois a conhecer o trabalho do IBGE mais de perto. Nós, do setor de atendimento estamos sempre abertos a visitas para explicar como é feito nossos trabalho, quais pesquisas o instituto realiza e a importância delas pro país. Eu sou de MS, mas qualquer estado vai ter uma equipe pra te receber com carinho e respeito. Bons vídeos para vocês.
Uma correção técnica em 4:23: o formato geométrico do planeta Terra seria mais próximo de um elipsoide (esferoide oblato), ou, de modo generalista, uma boa aproximação de uma esfera perfeita. "Geoide" não representa uma forma geométrica de um sólido tridimensional, mas sim um modelo físico que indica as variações equipotenciais gravitacionais em certos pontos da superfície terrestre. Além dessa observação, o restante do vídeo está muito bom, curto muito sua abordagem de divulgação científica.
Parabéns pela produção do vídeo! Muitos pontos delicadíssimos e de extrema complexidade foram levantados clara e corretamente numa plataforma digital escolhida para "simplificar". Não é fácil transmitir conhecimento simplificando! Nada fácil. Parabéns!
@@klendow cara, aqui a gente enxerga além dos 4-5 anos dos governos. Temos quase 200 anos de boas relações com seus altos e baixos, como é lógico. Tá bem, opinar é de graça.
Muito bom! Eu fico admirado com a forma como o roteiro de vocês é elaborado e o quanto há clareza na apresentação das ideias. Parabéns! No final, tudo faz mais sentido. Sou professor e considero este um dos melhores vídeos que já assisti sobre mapas.
Parabéns exelente aula, sou escrito em vários canais de professores, deixei de estudar em instituições, mas com internet estou sempre aprendendo e muito mais 😊 agradeço a todos professores do planeta 🙌
Parabéns, Pedro pelo excelente vídeo como sempre e parabéns ao IBGE e seus geógrafos e cartógrafos pela bela representação do Mapa Mundi com o Brasilzão no centro! Mesmo com todos nossos problemas, somos um nação riquíssima em vários aspectos. Viva nosso Brasil!
A propósito, o Iberê fez no canal dele um vídeo sobre o mapa também e trouxe uma curiosidade muito bacana: Mapas 2d podem ter qualquer país no seu centro, e no caso da Austrália, podem inclusive ter o sul no alto, a exemplo de um mapa que existe à venda lá, justamente com essa pegada. O mapa é idêntico a qualquer outro mapa mundi, com a diferença de ter todos os textos a 180 graus do sentido de leitura habitual, isto é: de cabeça para baixo, para quem crê que o norte é que deve estar PARA CIMA.
No Uruguai é bem comum ver um mapa das Américas ao "contrário" também. Inclusive eles costumeiramente falam em tom de orgulho nacional que o norte deles é o sul, pra dar a ideia de que o sul que realmente importa, que é pra lá que tudo aponta etc.
Eu acho que a única coisa que talvez subverta isso tudo é o meridiano de Greenwich, que na minha visão pessoal tem que ficar no meio do mapa. Tirando isso, o resto ok na minha opinião.
@@ppn2024O bom do meridiano ficar no meio é que a linha de corte do mapa cai em algumas ilhas quase abandonadas. Da uma agonia ver a Russia cortada nesse novo mapa do IBGE.
Agora sempre que eu for falar da localização de um pais na terra, sei que serei bem complexa, Nao só o país x fica no sul ou norte, mas sim uma explicação bem formulada... Obrigada Pedro
Quando morava no japao e via as noticias da TV sobre Ciclones e coisas do tipo, ou em qualquer situação que mostrava o mapa Mundi (até mesmo na parede dos estabelecimentos de lá), o Japao sempre estava do lado esquerdo do mapa e o Brasil ficava a direita. Nunca me acostumei com aquele mapa kkkkkkkkkkkk
Mesmo já sabendo, é sempre muito encantador, quando se curte o assunto. À noite, antes de dormir, fico imaginando todas essas coisas. Pena que 95% das pessoas do mundo, não fazem a menor ideia do que seria isso! Mas, a aula, como sempre, foi maravilhosa. Sempre vem a agregar. Parabéns, professor Loss. Melhor, é impossível! 👍👏👏👏💓💓💓😄⭐🖤❤️💜🌹💋🇧🇷🌏🌍🌎
Obrigado Pedro Loos, assisti a esse vídeo uns meses atrás, e no concurso da prefeitura da minha cidade que fiz hoje, caiu uma questão referente ao mapa mundi do IBGE, e acertei pq lembrei do vídeo! Obrigado!!
Olá, ciência todo dia 🌹 Certa vez eu vi um mapa mundi com a China no centro. Fiquei impressionado e pensei: por que no Brasil não temos um mapa com o nosso país no centro? Bem, agora temos. Gostei muito. Parabéns pelo vídeo.
Você não tá confundindo com densidade demográfica não? Porque eles geralmente utilizam essas cores pra definir regiões mais e menos populosas demograficamente. O mapa apresentado representa diferenca econômica.
depois desse vídeo eu sai até querendo estuar mais geográfica, não é uma matéria tão chata quanto eu pensei, obrigado ciência todo dia por fazer eu ser mais inteligente
Parabéns ao Pedro e a todos do canal, Excelente trabalho! Não sou geógrafo, nem cartógrafo , nem topógrafo, nem faço faço parte de governo, mas entendi perfeitamente que o mapa do IBGE queria valorizar o nosso pais com essa visão do mundo. Quem disse que estava errado , não foi pela bela explicação que você deu, mas por ser negacionista da ciência , cego politicamente que prefere acreditar em terraplanista, falso filósofo, rezar pra pneu, dar remédios pra Emas etc...
A terra não é uma esfera perfeita,mais tbm não é uma batata,a única relevante é ser achatada nos polos as montanhas,cordilheiras e depressões estão pra terra do mesmo jeito que um fio de cabelo está para uma maçã
- Justificativa e escolha do país que deve ficar no centro: Depende da aplicação desejada. Se a aplicação é observar um tipo de ligação entre um país específico com os outros, este país deve estar no centro, tudo bem, com uma observação bem clara que aquela posição do mapa não é a geralmente adotada. Em um mapa para uso geral, o critério mais óbvio é o horário, neste caso é o meridiano de Greenwich, o país que fica no centro é irrelevante. - O que eu acho do que fizeram: Seja lá quem primeiro sugeriu, o fez por egocentrismo ou vaidade. Egocentrismo não precisa comentários e vaidade é um critério que agrega valor falso. Deixou a impressão de ser como uma criança que quer mais atenção que os irmãos/irmãs. Parece. O Brasil é grande, não precisa disso. - - Outras considerações: Isso só causa mais confusão na nossa educação que já não é tão boa e piorou com o rumo que vem tomando nos últimos 20~25 anos. E a quantidade de diplomas não é solução, mais alunos com diploma não adianta se eles aprenderam menos. Exemplo de egocentrismo prejudicial: ao ver um agendamento de alguma coisa que me interessa 15:00 PST eu fico bem desapontado, um exemplo de egocentrismo estado-unidense, significa Pacific Standard Time, algo como horário padrão no pacífico ou horário base no pacífico, eu não faço idéia(*) da diferença de fusos horários, acabo nem acompanhando mais. Se é algo doméstico ok, mas para eventos internacionais faz muito mais sentido usar GMT. Qualquer pessoa que entenda fusos horários sabe da sua própria diferença para o GMT. Não que os estado-unidenses sejam muito proficientes em geografia, mas deviam pelo menos saberem o necessário para usar horários GMT. (*) idéia: grafia desta palavra antes do acordo da bagunça de 1990.
4:32 Antes do povo xingar, saibam que isso é uma representação extremamente exagerada da diferença de intensidade gravitacional da terra, ela não é a forma da terra em si e está super exagerado num gráfico
Achei desnecessario colocar justamente esse "geoide" sem apresentar o contexto de que a representacao dele esta extremamente exagerada. Pra quem nao conhece, so vai gerar mais perguntas e confusao...
Quando as mimadinhas do NV1C mostraram essa batata e afirmaram a mesma coisa, um pessoal corrigiu elas e o Pedro foi lá defendê-las. Começo a achar que ele realmente acha que esse é o formato.
Top de mais! E já que estamos falando de cartografia por aqui, é uma boa fazer um vídeo sobre sistemas de coordenadas! Temos várias, SAD69, Sirgas 2000... seria um tema interessante.
Ou seja, toda representação 2d do mapa terrestre está errado, e se aproveitam desse "erro" pra fins políticos, no fim é bom comprar um globo se quiser um mapa
A rigor toda representação está errada. Seja 2D, 3D, 4D. Repsentação é uma aproximação, umas mais erradas, outras menos. Até o mapa da terra plana tem seu proveito, representando bem as áres próximas ao polo norte, por exemplo.
Então... Até hj ninguém definiu o mapa da Terra plana irmão... Terra plana não tem mapa kkkkk é um dos argumentos que mais acaba com a terraplanista... Parece até q ficou com raiva do vídeo do mano e tá falando qualquer coisa
Não é que estejam errados, eles, na verdade, apresentam distorções. Por isso é importante valorizar o IBGE para que se produza mapas que abordem o nosso ponto de vista em relação ao mundo, em vez do ponto de vista europeu.
Eu só não gostei que cortou nosso principal parceiro comercial no mapa, a China. Mas tirando isso... realmente prefiro o Brasil no centro, até comprei e coloquei na parede.
Mais louco é que gostar desse mapa nem deveria gerar debate da galera de direita, porra, é um mapa que valoriza a Nação, mas a extrema direita que se diz patriota fica batendo continência pra bandeira americana.
O IBGE já produz este mapa no atlas escolar desde 2016. Acho interessante, pois nos dá uma visão dee "distâncias" do Brasil em relação a outros oaíses / continentes.
Não sou da área mas acompanho este canal sempre que posso é só dar parabéns ao Pedro e sua equipe muita didática em seus vídeos e inclusive já aprendi muitos assuntos que envolvi meu neto de 10 anos
Se você estiver no ponto mais ao leste do brasil, na Paraíba, você vai estar mais próximo de 10 países africanos doq dos acreanos, no oeste do próprio país Aí calica
@@vitorherold Mas é justamente da superfície que estamos falando. De qualquer local que vc escolha para visualizar primeiro, vc pode chamar de centro. Pensei que estava óbvio.
Quanto a o Quão distante é a russa e os Estados Unidos naquela época que Coreia do Norte estava fazendo os seus mísseis eu me lembre de um comentário que eu vi que falava que era impossível a Coreia do Norte atingir os Estados Unidos porque no mapa Ficava muito longe Nossa mas eu senti tanta dor daquilo que eu guardei na minha alma isso😂😂😂
Realmente a explicação é perfeita levando em consideração a ciência cartográfica. Mas, como bom brasileiro fiquei muito orgulhoso ao ver o nosso querido Brasil no centro deste lindo planeta!!!
Gostei, sensacional, se foi superficial, se tem discrepancias e contradições pelo menos aguçou, despertou a curiosidade, se voce quer aprender sobre o assunto, compre um livro, vá em canais específicos no assunto e seja feliz. Parabéns ao canal.
Olá, parabéns pelo canal, gosto muito da Projeção de "Arno Peters", com os Países no seu tamanho real. Vocês conhecem "Map of the World: Peters Projection". Valeu.
Exatamente, eu me acostumei a usar os mapa mundi com o sul para cima. Tenho um na parede da minha casa. É só uma questão de se acostumar com a representação.
@@pabloantunes6812Isso não muda absolutamente nada, os países do norte global continuarão ricos e desenvolvidos, o do Sul global continuarão pobres e afogados em corrupção. A sua forma de olhar o mapa cria apenas uma ilusão de algo q não existe, igual ao mapa do IBGE com o Brasil no "centro" do mundo.
Olha, eu tenho um ponto. Assumindo que as agulhas imantadas, e por consequência as bússolas, direcionam para o polo norte, não faz sentido por eles como topo do mundo?
@@luisclaudiofontenelle5513 A projeção de Mercator beneficia a visualização dos paises do norte, nos fomos colonizados por eles e por isso fomos habituados a ver ela e não qualquer outra projeção. É como o Pedro falou, o mapa mais comum poderia ser na diagonal ou inverso, mas ele coloca os colonizadores no topo com uma distorção que os fazem parecerem muito maiores que realmente são.
@@relaxeedurma2497 O que não faz diferença nenhuma. E essa projeção tem a grande vantagem de cortar nas bordas no meio dos oceanos -- nenhum continente é cortado ao meio com um pedaço de cada lado. Essa mapa apareceu nos anos 1500, e querer mudar isso só geraria confusão. Seria mais lógico criar uma projeção corrigida --- válida no mundo todo.. O que pode ser tendencioso é o tamanho relativo dos continentes, não o país que está no centro -- que aliás está na África.
Também, ela faz o corte num lugar bem conveniente, além de que o Brasil fica num lugar bem conveniente, mostrando o Atlântico por inteiro e com destaque. O mapa do IBGE é bom pra questões de soberania, mas a Europa/África no centro eu considero melhor pra estudos.
Que vídeo sensacional! Conclusão perfeita, você não decepciona! Sou professora e fico muito feliz de ver que existem criadores de conteúdo como você, que trabalham com responsabilidade e realmente pautados na ciência pra trazer temas importantes assim!
Sou discente de geografia e a primeira coisa que vou falar para os alunos é que a Terra não é redonda, mas sim geoidal, e segundo vai ser mostrar esse site que mostra o tamanho exato dos países, para mostrar qual país é realmente grande nesse planeta, e como o ensino é usado de forma tendenciosa, tanto na geografia física quanto na humana. Vou fazer atividades para eles tentarem reproduzir uma esfera num plano igual meu professor de cartografia fez, vão sentir na pele a emoção, mas vão aprender pelo resto da vida pra não sairem falando besteiras por aí, que a realidade é bem diferente da convenção internacional.
eu curto a versão que coloca a Europa no meio do mapa, justamente por não cortar outros continentes no meio, como a versão dos eua que corta a Ásia pela metade, ou a versão indiana que corta as Américas pela metade também.
A questão da Europa no centro não é apenas por ego. Na projeção de Mercator tente fazer o melhor corte linear do globo preservando o máximo de porções de terra sem corte. Os cortes ideais são feitos nos oceanos. Um deles é este com a Europa no centro, ao qual estamos acostumados.
8:29 esse mapa me lembrou que tem uma teoria (bem ruim) que o nosso espaço já conhecido da terra esta cercado por gelo e se a gente fosse depois do gelo a gente iria achar mais continentes
Fantástica sua explicação, visualmente Acho que que até por uma observação artística o o Brasil ficou perfeito no centro triste do mundo, claro que quem criou o mapa fez a arte antes de mim, mas o corredor de léguas ficou show.
Outra coisa que me recordei foi na última olimpíada de Tóquio,por muitos dias os chineses ficaram em 1 lugar no quadro de medalhas pelo número de ouros,os americanos mudaram os criterios e colocaram pelo total geral,no fim eles passaram os chineses no número de ouros,mas enquanto tavam perdendo n admitiram.
@@Itadori12334não fazem não... O comum é o padrão ouro. Com descrito , eles usam só o que os coloca na frente... Se vc assistisse as olimpíadas na tv deles, veria que o destaque é quase unicamente para os estadunidenses.
Sou geógrafa do IBGE e amei o vídeo! E, claro, respondendo a sua pergunta final, eu escolheria o Brasil no centro! Por quê? Porque como você mesmo explicou com maestria, "cartografia é poder"! Um abração. Parabéns pelo vídeo! Show de bola! Ou melhor, show de geoide! 😉
O vídeo contém um erro grande, infelizmente pois é algo pequeno, toda a parte cartográfica está certinha mas a representação do formato da terra ou seja o geóide não está correto, usaram o modelo gravitacional, ele não representa a forma real do planeta, vocês estão acostumados com cauculos podem verificar isso com a simples escala da imagem. A relação entre circunferência do globo com seus pontos de maior e menor altitude mostra que em escala proporcionalmente ela é quase lisa.
Não vou me recordar em qual vídeo foi, mas ele mesmo já disse que essas imperfeições da terra são quase imperceptíveis em escala global… Se não me engano era um vídeo sobre a fossa das Marianas
Como tem um erro grande mas infelizmente é algo pequeno????? Sobre a circunferência do planeta ele já fez vídeo falando sobre isso e ele tem noção que ele é lisa.
Aula boa!! Abordou as questões cartográficas, geográficas e históricas. Sendo Geógrafo, gostei bastante de você ressaltar que as projeções do mapa mundi podem ser influênciadas por decisões políticas de paises com hegemonia econômica mundial. Leiam - A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer guerra (Yves Lacoste)
Eu realmente achei estranho quando vi o novo mapa do IBGE, justamente pelo costume de sempre ter visto o outro, achei até q era fake a primeira vez que vi 😂😂😂 mas eu gostei, num futuro muito próximo eu acredito q nós seremos sim o centro do nosso planeta ❤
Nah, o problema desse mapa é que a Austrália ficou dividida, imagina dizer para uma criança que a Austrália está na parte Oriental do Mundo e não em ambos por causa desse mapa.
Outros países, como o Japão já fazem isso. Se por um lado eu entendo os críticos já que o costume é colocar o centro como sendo o meridiano de Greenwich, por outro, tem muita viralatice do brasileiro, politicagem e o pessoal que fugiu das aulas de geografia.
Bacana o conteúdo. Durante o vídeo você citou a razão da popularização da carta de mercator. Ela atende a principal necessidade dos navegadores: intimidade com o contorno do litoral. Motivações políticas podem até gerar as criações de diferentes modelos, mas apenas sua real utilidade prática a torna popular. De toda forma, conhecer diferentes modelos só abrem mentes para novas ideias. Parabéns pelo canal de excelência!
Pra mim o problema do mapa do IBGE foi a o desconforto visual de cortar grande parte da Rússia, Austrália e outros países, o mapa mundi é para se ver os países e não somente o Brasil.
Eu amo te acompanhar! Há mapas políticos, não? Eu já vi mapas com a Amazônia como área internacional. Cada país faz seu mapa e se coloca no centro. Eu sou bailarina, mas antes de assumir a carreira me formei em auxiliar técnico em eletrônica, hahahha na época em que foi obrigatório no ensino médio as escolas oferecerem um curso técnico. Eu, toda artista, resolvi escolher o curso de eltrônica. Você me faz relembrar o conteúdo fantástico que eu aprendia no Colégio Santo Antônio, BH. Amo a dança e até hoje trabalho com arte. Precisei fazer uma escolha e fui ser bailarina. Mas a física sempre me chamou a atenção. Você me reconecta, claro que sou uma amadora, com muita curiosidade e fascinação. Dança é física, no palco! Obrigada 🌷
Excelente vídeo. Isso me fez pensar, se posso colocar qualquer país no centro do mapa, por que isso não tem importância, por que também não posso por a terra com o centro do mundo? Tudo é uma questão de referência.
Apesar da aula sobre projeções e algumas curiosidades bem interessates, acho que o vídeo que o Iberê do Manual do Mudo fez sobre o "mapa do IBGE" é muito mais profundo sobre a polêmica: ua-cam.com/video/aruMivO0uFY/v-deo.html
Adoro assistir teus vídeos. Sempre ne surpreendo que o conhecimento é infinito pois as visões são construidas de acordo também com os interesses de cada nação enfatizando o ponto exato que querem alcançar. ❤❤❤
Vista o Universo junto comigo! 15% de DESCONTO em TUDO na LOOS! bit.ly/LoosTodoDia
O mundo é ateu
Olá Pedro, não sei se aqui no canal tem um vídeo desses, mas poderia ter um vídeo que fala sobre as fases da lua?
Oi Pedro,acho muito bom ver esses vídeos seus sobre ciências,aprendo mais aqui do que na escola kkkkkkk,uma sugestão,fale também sobre biologia e química,eu ia curtir muito e acredito que muitas pessoas aqui iriam também 👍
Essa não é a realidade. Não é o intuito do mapa expressar com exatidão as formas do terreno. Mas não estão errados por isso.
Geóide é um modelo de representação baseada no campo gravitacional. Não é o formato físico materializado. E quanto ao formato oval observe uma foto e veja quão redonda ela é. Proporcionalmente é mais redondo que uma bola de sinuca.
o cara simpesmente lançou uma videoaula de projecoes cartograficas em 15 minutos
Achei que tava rm uma aula dr topografia na faculdade
Foi extremamente superficial, na verdade. Seria equivalente a eu fazer um vídeo citando o nome de vários clubes de futebol no mundo e a pessoa assistir e ficar achando que o vídeo ensinou tudo sobre futebol. Projeções cartográficas tem uma matemática muito complexa e profunda por trás.
@@Joao-hr3dkCara acho que ele ta falando sobre o pessoal do ensino médio, que eu aprendi cartografia nn tem 2 meses e nn teve conta, tipo ele nn abordou tudo que o professor fala é claro, como os tropicos, as latitude longitude e cara eu conseguiria fazer uma prova tranquilo depois desse vídeo
@@josuejunior9353 Sim. Talvez seja proveitoso para um ensino médio. Só estou dizendo que foi superficial, não estou dizendo que foi ruim. Só que é um vídeo mais de curiosidades do que qualquer outra coisa, passa longe de uma aula. No mais estou sendo só um tanto rigoroso, liga não, um abraço.
❤show esse menino!!
Excelente vídeo. Sou geógrafo e tenho que dizer que como costumeiramente no seu canal você não deixou passar nada, deu uma ótima aula de projeção.
Sendo geógrafo, deveria saber que que a imagem que ele mostrou sendo a correta da Terra está errada. Também deveria saber que a Terra não é um geoide.
Deixou sim, os fenícios vieram ao Brasil bem antes dos portugueses e até deixaram evidências no RJ, e outros países da América Latina. Mas, fazer o quê? Eurocentrismo. Quem se importa com fenícios e indígenas?
@@diegofamfa como a terra não é geoide, sendo que este nome foi conceituado justamente para descrever o formato da terra? Pqp!
@@diegofamfa receba a inteligência
@@diegofamfa A superfície da Terra tem um formato geoidal. Isso está em qualquer literatura de referência da geografia. Acho que você deveria procurar ler mais antes de opinar com tanta certeza.
Como professor de topografia digo que esse é mais um excelente trabalho de equipe do canal, uma produção didaticamente perfeita, parabéns! Um trabalho de muita qualidade.
É professor, mas ele errou em dizer que a Terra têm formato geoide, onde eu e você sabemos que geoide é o modelo de equipotencial gravitacional, o formato geométrico da Terra é o Oblato esferóide. Os divulgadores tendem a mostrar o geoide porquê é um nome maneiro e dá uma ar mais técnico pro leigo só que está errado e o certo é falar que o planeta Terra é esférico geometricamente.
@@carloslima8565Gostei da informação! Onde posso encontrar material confiável e objetivo sobre o assunto? Quero divulgar um pouquinho de informação em meu canal educativo (UA-cam, Pinterest, Instagram e TikTok). Sempre achei esse papo de geoide um "resumo grosseiro" da realidade.
Grato!
@@carloslima8565 oblato esferóide é MMs
@@carloslima8565Geóide n foi literalmente o termo criado para descrever a terra?
@@carloslima8565a Terra não é geóide. A forma da Terra é aproximadamente esférica, mas devido à sua rotação e à distribuição desigual da massa, ela possui uma forma levemente achatada nos polos e alargada no equador, o que é chamado de esferoide oblato.
Cartografía é poder. Expressão perfeita um exemplo é o meridiano de greenwich é um exemplo perfeito, por conta do poder da Inglaterra ele se tornou o marco zero e referência para definir os fusos horários do mundo.
Vídeo muito bom! Só acho que deveria estar claro no vídeo que esse famoso "mapa do Geoide da Terra", na verdade é um mapa gravitacional, que NÃO mostra o formato real da Terra, mas sim as variações gravitacionais na superfície. E ainda assim, essas variações estão multiplicadas por mil, para melhor visualização. Para todos os efeitos, dado o tamanho do Planeta, a Terra é mais perfeitamente esférica que uma bola de boliche.
Fumou legal, hein?
Não sei quem foi ofdp que inventou essa fake news de que a Terra é mais esférica que uma bola de boliche. Quem falou isso entende nada de geografia.
Só se por algum motivo essa pessoa está se referindo ao formato com água ou atmosfera
Perfeitamente colocado!
👋👋👋👋👋👋👋
que uma bola de boliche foi fod@ kkkk
Comentário muito didático! Sem falar que a ação da gravidade sobre a água ajuda a nivelar ainda mais direitinho :)
Eu como geógrafa me sinto muito feliz por ver esse vídeo em um canal que tem tanto poder de alcance. Obrigado, Pedro🫂
Esse cara é física, biologia, matemática, química e agora é geografia e história também. Simplesmente perfeito ❤
Esse cara e os roteiristas e possíveis especialistas consultados para fazerem a pesquisa também. 😉
e ciência política! faz de tudo, o nosso querido Loos!
Ele com certeza é todas esas áreas da ciência mesmo
Como domar o giganotossauro no ark: para domar o Giga seja bastante paciente e vá muito bem preparado. Não tente,de jeito nenhum, apenas atirar flechas nele de uma certa distância, pois ele é muito rápido e conseguiria lhe alcançar rapidamente, matando você, seu colega da tribo e os animais que estavam lhe acompanhando. Para começar, só tente doma-lo se estiver em nível bem alto e com animais fortes. Monte uma armadilha para ele, usando alguns portões de metal e armadilhas( grandes) de urso. Construa a armadilha longe de onde ele estiver, colocando os portões em volta de uma armadilha de urso, com um espaço para ele entrar e depois ficar preso.
Quando pronta a armadilha, vá até ele e acerte apenas um,UM tiro e corra até a armadilha. Ele irá segui- lo, então seja rápido. Depois de atendê-lo na armadilha começe a atirar a vontade nele. Esse processo é longo, por isso leve muitas flechas ou dardos. Quando ele cair, alimente-o com carne ou ração. Depois de algum tempo ele será seu
E filosofia!
Aeee Pedro. Como servidor do IBGE, me divirto com a polêmica. Isso traz o IBGE e a grografia pras discussões.
Obrigado por aproveitar um produto nosso pra dar uma aula sensacional.
Parabéns pelo trabalho.
A discussão hoje sobre o IBGE é sobre sua credibilidade
@@fev1998 Em mudanças de gestão a desconfiança inicial é natural.
No caso do IBGE há um fator que ajuda. Além de ter uma equipe técnica muito chata com o seu trabalho, o Instituto está o tempo todo sob os olhares e o escrutínio de outros órgãos estatísticos do mundo. Você acha que o pessoal do us census bureau (EUA) ou office for national statistics (reino Unido) não vão perceber na hora se houver algum tipo de alteração no padrão dos dados? Vão. Eles ficam o tempo todo disputando qual país cresceu mais, qual gerou mais emprego, qual lida melhor com a fome, etc.
A gente não vai querer passar vergonha.
Te convido a conhecer o ibge na sua cidade. Nós, da rede de atendimento, sempre estamos disponíveis para atender, mostrar como funciona o trabalho do órgão, quais dados coletamos e a importância deles pro país. Eu trabalho no MS, mas com certeza você será muito bem recebido em qualquer estado.
Um abraço e bons vídeos.
Obrigado pelo importante trabalho que você e o IBGE prestam à nossa sociedade.
Zapzap da galerinha do biroleibe que tem credibilidade né?@Cowboysnewsheadlinestoday
@Cowboysnewsheadlinestoday É natural que que haja desconfianças toda vez que uma nova gestão assume um órgão.
O IBGE tem umas vantagens em relação a muitos órgãos. Tem uma equipe técnica muito chata e preocupada com a reputação do seu trabalho. Além disso, o Instituto está o tempo todo sob a vigilância de órgãos de estatística oficial de outros países. Como eles ficam o tempo todo se comparando sobre quem tem o maior PIB, o maior salário médio, menor taxa de desemprego, menor inflação, etc, órgãos como o US census bureau (EUA) ou o office for national statistics (UK) vão sempre ficar de olho em qualquer mudança e apontar alterações.
Convido vocês dois a conhecer o trabalho do IBGE mais de perto. Nós, do setor de atendimento estamos sempre abertos a visitas para explicar como é feito nossos trabalho, quais pesquisas o instituto realiza e a importância delas pro país.
Eu sou de MS, mas qualquer estado vai ter uma equipe pra te receber com carinho e respeito.
Bons vídeos para vocês.
Uma correção técnica em 4:23: o formato geométrico do planeta Terra seria mais próximo de um elipsoide (esferoide oblato), ou, de modo generalista, uma boa aproximação de uma esfera perfeita. "Geoide" não representa uma forma geométrica de um sólido tridimensional, mas sim um modelo físico que indica as variações equipotenciais gravitacionais em certos pontos da superfície terrestre.
Além dessa observação, o restante do vídeo está muito bom, curto muito sua abordagem de divulgação científica.
Muito grata por sua observação!
Não sou geóloga, nem geógrafa, não entendo muito do assunto; apenas curiosa 👀
Verdade. Acho que ele usou 'geóide' por ser senso comum.
Eu não entendi nada do que você disse... :-(
@@aggnesfranco Eu também não, mas devo dizer que simplesmente AMEI "elipsóide esferóide oblato"! xD
aprendi mais 3! mas parece um xingamento: "elipsóide, esferóide oblato"! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns pela produção do vídeo! Muitos pontos delicadíssimos e de extrema complexidade foram levantados clara e corretamente numa plataforma digital escolhida para "simplificar". Não é fácil transmitir conhecimento simplificando! Nada fácil. Parabéns!
Não havia essa polêmica toda quando ainda estávamos na Pangea…😅
🤣🤣🤣🤣🤣
(é zoeira, né?)
Cara essa foi boa😂😂😂
vc podia estar la, mas eu nasci depois da separação, rsrs
@@professorateu qual parte? A que estávamos lá ou da Pangea? 😆
@@pernilongo77 o conhecimento nos teletransporta no espaço-tempo 😂
Sou uruguaio, então nós vamos no embalo do mapa do IBGE.
Bom vídeo, Dom Pedro.
Colocamos o Brasil no centro e levamos nossos vizinhos juntos kk
ahhahah boa!
@@raulcarlos kkkkkk
Brasil trata Uruguai com total desrespeito e você diz que vai copiar mapa do Brasil? Que vergonhoso
@@klendow cara, aqui a gente enxerga além dos 4-5 anos dos governos. Temos quase 200 anos de boas relações com seus altos e baixos, como é lógico. Tá bem, opinar é de graça.
Muito bom!
Eu fico admirado com a forma como o roteiro de vocês é elaborado e o quanto há clareza na apresentação das ideias.
Parabéns!
No final, tudo faz mais sentido.
Sou professor e considero este um dos melhores vídeos que já assisti sobre mapas.
Adoro suas explicações. Simples e diretas. Parabéns.
Parabéns exelente aula, sou escrito em vários canais de professores, deixei de estudar em instituições, mas com internet estou sempre aprendendo e muito mais 😊 agradeço a todos professores do planeta 🙌
Concordo com você.
Parabéns, Pedro pelo excelente vídeo como sempre e parabéns ao IBGE e seus geógrafos e cartógrafos pela bela representação do Mapa Mundi com o Brasilzão no centro! Mesmo com todos nossos problemas, somos um nação riquíssima em vários aspectos. Viva nosso Brasil!
Aff 🤦♀️
A propósito, o Iberê fez no canal dele um vídeo sobre o mapa também e trouxe uma curiosidade muito bacana: Mapas 2d podem ter qualquer país no seu centro, e no caso da Austrália, podem inclusive ter o sul no alto, a exemplo de um mapa que existe à venda lá, justamente com essa pegada. O mapa é idêntico a qualquer outro mapa mundi, com a diferença de ter todos os textos a 180 graus do sentido de leitura habitual, isto é: de cabeça para baixo, para quem crê que o norte é que deve estar PARA CIMA.
No Uruguai é bem comum ver um mapa das Américas ao "contrário" também. Inclusive eles costumeiramente falam em tom de orgulho nacional que o norte deles é o sul, pra dar a ideia de que o sul que realmente importa, que é pra lá que tudo aponta etc.
@@PedroFerreira-bl7lm que massa, vou pesquisar!
Eu acho que a única coisa que talvez subverta isso tudo é o meridiano de Greenwich, que na minha visão pessoal tem que ficar no meio do mapa.
Tirando isso, o resto ok na minha opinião.
@@ppn2024O bom do meridiano ficar no meio é que a linha de corte do mapa cai em algumas ilhas quase abandonadas.
Da uma agonia ver a Russia cortada nesse novo mapa do IBGE.
@@nicolasreinaldet732 Sim, também tem esse detalhe importantíssimo. Obrigado por lembrar.
Excelente aula de cartografia! E está provado que para nós, o Brasil é o centro do mundo… 15:35
É realmente admirável seu trabalho!! Você supera as expectativas a cada novo vídeo. Muito obrigado por cada videoaula!!!
Agora sempre que eu for falar da localização de um pais na terra, sei que serei bem complexa,
Nao só o país x fica no sul ou norte, mas sim uma explicação bem formulada... Obrigada Pedro
Quando morava no japao e via as noticias da TV sobre Ciclones e coisas do tipo, ou em qualquer situação que mostrava o mapa Mundi (até mesmo na parede dos estabelecimentos de lá), o Japao sempre estava do lado esquerdo do mapa e o Brasil ficava a direita. Nunca me acostumei com aquele mapa kkkkkkkkkkkk
Doideira
Kkkkkk
Mas se analisar esta certo pois lá é o país do sol nascente .
@@fernandosaurin2738 Mas se pensar tambem, o sol vem do leste, se vem de lá primeiro, nao deveria estar ao Leste no mapa ?
o mundo visto pelos peixes me quebrou kkkkkk
Também kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKK
Essa é o tipo de coisa que parece obvia mas a gente nunca para para prestar atenção e notar, que aula meus amigos, que aula.
Mesmo já sabendo, é sempre muito encantador, quando se curte o assunto. À noite, antes de dormir, fico imaginando todas essas coisas. Pena que 95% das pessoas do mundo, não fazem a menor ideia do que seria isso! Mas, a aula, como sempre, foi maravilhosa. Sempre vem a agregar. Parabéns, professor Loss. Melhor, é impossível! 👍👏👏👏💓💓💓😄⭐🖤❤️💜🌹💋🇧🇷🌏🌍🌎
Obrigado Pedro Loos, assisti a esse vídeo uns meses atrás, e no concurso da prefeitura da minha cidade que fiz hoje, caiu uma questão referente ao mapa mundi do IBGE, e acertei pq lembrei do vídeo! Obrigado!!
O pessoal da Terra plana não vai gostar de ver essa Thumbnail
Mas a terra é plana
@@DaffyDuck909 Tem 7 anos de idade?
Ss, mas ninguém liga para eles.
@@_t185 idade não fala ó abestado
Malditos PTralhas
Gostei muito da aula. Aprendi um pouco mais com o Pedro, valeu obrigado
A música de fundo é muito boa! Obrigada por tudo!😊
Olá, ciência todo dia 🌹
Certa vez eu vi um mapa mundi com a China no centro. Fiquei impressionado e pensei: por que no Brasil não temos um mapa com o nosso país no centro?
Bem, agora temos. Gostei muito. Parabéns pelo vídeo.
Vídeo maravilhoso, didática encantadora, parabéns!!! 👏👏👏
Sou professora de geografia. Estou assistindo esse vídeo totalmente maravilhada e pensando: "meu Deus, que vídeo! Que homem!".
Ummmmmmm
07:29 literalmente todas as aulas de geografia tem isso 😮
Do 8
Mais uma pessoa que não sabe o significado da palavra literalmente.
@@alanbours literalmente literalmente só verdades literais muito literalmente eu
@@alanbours, Verdade. Daqui a pouco vão ter que ressignificar a palavra porque a maioria não sabe "literalmente usar a palavra" 😂😂
Você não tá confundindo com densidade demográfica não? Porque eles geralmente utilizam essas cores pra definir regiões mais e menos populosas demograficamente. O mapa apresentado representa diferenca econômica.
15:26 eu escolheria Bangladesh porque foi o primeiro nome de pais que passou na minha mente nesse momento
😂😂😂
Sou tecnóloga em geoprocesamento e preciso te dar os parabéns, que vídeo completo e bem embasado.
depois desse vídeo eu sai até querendo estuar mais geográfica, não é uma matéria tão chata quanto eu pensei, obrigado ciência todo dia por fazer eu ser mais inteligente
Parabéns ao Pedro e a todos do canal, Excelente trabalho! Não sou geógrafo, nem cartógrafo , nem topógrafo, nem faço faço parte de governo, mas entendi perfeitamente que o mapa do IBGE queria valorizar o nosso pais com essa visão do mundo. Quem disse que estava errado , não foi pela bela explicação que você deu, mas por ser negacionista da ciência , cego politicamente que prefere acreditar em terraplanista, falso filósofo, rezar pra pneu, dar remédios pra Emas etc...
A terra não é uma esfera perfeita,mais tbm não é uma batata,a única relevante é ser achatada nos polos as montanhas,cordilheiras e depressões estão pra terra do mesmo jeito que um fio de cabelo está para uma maçã
Se a Terra fosse do tamanho de uma bola de bilhar ela seria mais esférica doq uma bola de bilhar
@@Lu4r666 e mais lisa também
@@nikolashenrique1886 Mais lisa não, isso é um mito. Mais esférica sim.
Mas a escala é humana. Eu só vim nos comentários pra ver os gênios com esse argumento 😂
@@felippem06 e como seria essa diferença?
bixo, eu LITERALMENTE tava estudando sobre isso hj pro enem, sei q foi uma coincidencia do krl, mas que loucura...
pro enem é mais importante aprender a falar todes do que a geografia mundial.
@@Eopalhassosoueu quem dera...
quem dereh*
@@Eopalhassosoueu Pqp, nunca fez Enem
- Justificativa e escolha do país que deve ficar no centro: Depende da aplicação desejada. Se a aplicação é observar um tipo de ligação entre um país específico com os outros, este país deve estar no centro, tudo bem, com uma observação bem clara que aquela posição do mapa não é a geralmente adotada. Em um mapa para uso geral, o critério mais óbvio é o horário, neste caso é o meridiano de Greenwich, o país que fica no centro é irrelevante.
- O que eu acho do que fizeram: Seja lá quem primeiro sugeriu, o fez por egocentrismo ou vaidade. Egocentrismo não precisa comentários e vaidade é um critério que agrega valor falso. Deixou a impressão de ser como uma criança que quer mais atenção que os irmãos/irmãs. Parece. O Brasil é grande, não precisa disso.
-
- Outras considerações:
Isso só causa mais confusão na nossa educação que já não é tão boa e piorou com o rumo que vem tomando nos últimos 20~25 anos. E a quantidade de diplomas não é solução, mais alunos com diploma não adianta se eles aprenderam menos.
Exemplo de egocentrismo prejudicial: ao ver um agendamento de alguma coisa que me interessa 15:00 PST eu fico bem desapontado, um exemplo de egocentrismo estado-unidense, significa Pacific Standard Time, algo como horário padrão no pacífico ou horário base no pacífico, eu não faço idéia(*) da diferença de fusos horários, acabo nem acompanhando mais. Se é algo doméstico ok, mas para eventos internacionais faz muito mais sentido usar GMT. Qualquer pessoa que entenda fusos horários sabe da sua própria diferença para o GMT. Não que os estado-unidenses sejam muito proficientes em geografia, mas deviam pelo menos saberem o necessário para usar horários GMT.
(*) idéia: grafia desta palavra antes do acordo da bagunça de 1990.
CienciaTodoDia, cara é muito, mas muito bom assistir teus vídeos. Meu grande abraço e por favor, apenas continua. 👏👏👏
Cara, que vídeo. Que canal. Que aula!
Vídeo TOP. Bem discutido e com uma "pegadinha conceitual" que prende a audiência. Muito bom!
4:32 Antes do povo xingar, saibam que isso é uma representação extremamente exagerada da diferença de intensidade gravitacional da terra, ela não é a forma da terra em si e está super exagerado num gráfico
minha cabeça tinha explodido, vlw mano
@@MrYokugan1 mas era disso mesmo que eu tava falando kkkkkk
Achei desnecessario colocar justamente esse "geoide" sem apresentar o contexto de que a representacao dele esta extremamente exagerada. Pra quem nao conhece, so vai gerar mais perguntas e confusao...
@@marcotroian7885 Deve ser obra do editor kkk
Quando as mimadinhas do NV1C mostraram essa batata e afirmaram a mesma coisa, um pessoal corrigiu elas e o Pedro foi lá defendê-las. Começo a achar que ele realmente acha que esse é o formato.
Seu melhor vídeo ever! ❤
Top de mais! E já que estamos falando de cartografia por aqui, é uma boa fazer um vídeo sobre sistemas de coordenadas! Temos várias, SAD69, Sirgas 2000... seria um tema interessante.
Ou seja, toda representação 2d do mapa terrestre está errado, e se aproveitam desse "erro" pra fins políticos, no fim é bom comprar um globo se quiser um mapa
Exatamente isso...😊
A rigor toda representação está errada. Seja 2D, 3D, 4D. Repsentação é uma aproximação, umas mais erradas, outras menos. Até o mapa da terra plana tem seu proveito, representando bem as áres próximas ao polo norte, por exemplo.
Então... Até hj ninguém definiu o mapa da Terra plana irmão... Terra plana não tem mapa kkkkk é um dos argumentos que mais acaba com a terraplanista... Parece até q ficou com raiva do vídeo do mano e tá falando qualquer coisa
Não é que estejam errados, eles, na verdade, apresentam distorções. Por isso é importante valorizar o IBGE para que se produza mapas que abordem o nosso ponto de vista em relação ao mundo, em vez do ponto de vista europeu.
@@brunoalveschild O movimento da terra plana tem sim um mapa, meu amigo, mas não passa de uma antiga projeção com centro no pólo norte.
Vários mapas que apareceram no vídeo, que eu gostei de conhecer.
Faz muito sentido colocar o ponto de vista no centro do mapa. Então eu escolheria o Brasil mesmo.
Eu só não gostei que cortou nosso principal parceiro comercial no mapa, a China. Mas tirando isso... realmente prefiro o Brasil no centro, até comprei e coloquei na parede.
Mais louco é que gostar desse mapa nem deveria gerar debate da galera de direita, porra, é um mapa que valoriza a Nação, mas a extrema direita que se diz patriota fica batendo continência pra bandeira americana.
Como analista de geoprocessamento fico muito satisfeito com este vídeo. Explicou muuto bem de uma forma que chama atencao das pessoas
A sensação de cabeça explodindo é muito satisfatória vendo os videos desse cara, muito legal!
O IBGE já produz este mapa no atlas escolar desde 2016. Acho interessante, pois nos dá uma visão dee "distâncias" do Brasil em relação a outros oaíses / continentes.
incrivel como voce NUNCA decepciona! cada vez mais fã ! além da aula de Cartografia, deu uma mini aula de ciência política no final! valeu, Looooos
Parabéns, Pedro. Excelente "aula"!
Muiito bão para todas as postagens 👍🏽 históricas e culturais.
Não sou da área mas acompanho este canal sempre que posso é só dar parabéns ao Pedro e sua equipe muita didática em seus vídeos e inclusive já aprendi muitos assuntos que envolvi meu neto de 10 anos
Pedro quando passar os desenhos.. slide algo assim deixa mais tempo na tela..ta passando muito rápido sem chances de olhar! Vlwwww👊
==> PAUSA
Um gênio da atualidade senhores 🍷@@coriscotupi
@@JoaoHenrique-un3bf Gênio? Não... é só o contraste, mesmo.
Se você estiver no ponto mais ao leste do brasil, na Paraíba, você vai estar mais próximo de 10 países africanos doq dos acreanos, no oeste do próprio país
Aí calica
Tem 10 países dentro do acre kk?
Ah sim, eu acredito
@@PabloDanielLimaSouza Interpreta direito o comentário
@@Shaw394 Não é questão de acreditar, é um fato
@@Science_Atrium pois então, eu acredito oxi, foi o que eu disse kkkkkk
Nossa, que aula fantástica. Meus parabéns. 🎶📖
Parabéns querido Pedro Loos. A sua capacidade para tudo, é incrível!!! Como você consegue Isso? Te amo.
Em uma esfera, qualquer ponto é centro, ué.
Bom ponto.
Esfera tem somente um centro. A superfície da esfera é que não tem.
Vc tem um ponto, amigo.
@@vitorherold Mas é justamente da superfície que estamos falando.
De qualquer local que vc escolha para visualizar primeiro, vc pode chamar de centro.
Pensei que estava óbvio.
Você tem um pinto
Quanto a o Quão distante é a russa e os Estados Unidos naquela época que Coreia do Norte estava fazendo os seus mísseis eu me lembre de um comentário que eu vi que falava que era impossível a Coreia do Norte atingir os Estados Unidos porque no mapa Ficava muito longe Nossa mas eu senti tanta dor daquilo que eu guardei na minha alma isso😂😂😂
O povo nunca jogou war. Quem jogou sabe que dá pra atacar o Alasca, Eua de Vladivostok, Rússia.
@@pontoancora boa
vc n foi o único kkkkk... O bem danado q faz jogar WAR
Realmente a explicação é perfeita levando em consideração a ciência cartográfica. Mas, como bom brasileiro fiquei muito orgulhoso ao ver o nosso querido Brasil no centro deste lindo planeta!!!
Gostei, sensacional, se foi superficial, se tem discrepancias e contradições pelo menos aguçou, despertou a curiosidade, se voce quer aprender sobre o assunto, compre um livro, vá em canais específicos no assunto e seja feliz. Parabéns ao canal.
Meu caro , parabéns pela explanação . Muito boa !!
Olá, parabéns pelo canal, gosto muito da Projeção de "Arno Peters", com os Países no seu tamanho real. Vocês conhecem "Map of the World: Peters Projection". Valeu.
Para mim, um dos conceitos mais bizarros que foram gerados e que tem aceitação é de que o Norte é o pra cima (e por isso também é melhor).
Exatamente, eu me acostumei a usar os mapa mundi com o sul para cima. Tenho um na parede da minha casa. É só uma questão de se acostumar com a representação.
E não é?
@@pabloantunes6812Isso não muda absolutamente nada, os países do norte global continuarão ricos e desenvolvidos, o do Sul global continuarão pobres e afogados em corrupção. A sua forma de olhar o mapa cria apenas uma ilusão de algo q não existe, igual ao mapa do IBGE com o Brasil no "centro" do mundo.
@@pabloantunes6812O que levaria alguém a adotar esse mapa rotacionado, com o sul para cima?
Olha, eu tenho um ponto. Assumindo que as agulhas imantadas, e por consequência as bússolas, direcionam para o polo norte, não faz sentido por eles como topo do mundo?
Adorei esse mapa justamente por colocar o Brasil no centro. Não existe jeito certo de ver o planeta. Apenas diferentes pontos de vista
Grande, Pedro! Sempre com vídeos maravilhosos! Espero ansiosamente um vídeo sobre o reino Fungi !
Que conteúdo excelente e que edição sensacional! ❤
Esse tipo de assunto daria pra fazer umas 30 questões em provas de vestibular 😊
Será que tem o mapa mundi do manto e do núcleo da Terra? E também existe mapa mundi de outros planetas , por exemplo o Planeta Marte. É bem lindo
Nos atlas antigos havia planisférios de Marte. Eu tenho um globo da Lua que era vendido nos anos em que houve a primeira viagem pra lá.
Tem no Google Maps, também de vários corpos celestes.
Realmente a gente se acostumou com a projeção de Mercator. Gosto dela.
Porque fomos bem colonizados.
@@relaxeedurma2497 Não entendi. O que tem o Mapa-Múndi com colonização?
@@luisclaudiofontenelle5513 A projeção de Mercator beneficia a visualização dos paises do norte, nos fomos colonizados por eles e por isso fomos habituados a ver ela e não qualquer outra projeção. É como o Pedro falou, o mapa mais comum poderia ser na diagonal ou inverso, mas ele coloca os colonizadores no topo com uma distorção que os fazem parecerem muito maiores que realmente são.
@@relaxeedurma2497 O que não faz diferença nenhuma. E essa projeção tem a grande vantagem de cortar nas bordas no meio dos oceanos -- nenhum continente é cortado ao meio com um pedaço de cada lado.
Essa mapa apareceu nos anos 1500, e
querer mudar isso só geraria confusão. Seria mais lógico criar uma projeção corrigida --- válida no mundo todo.. O que pode ser tendencioso é o tamanho relativo dos continentes, não o país que está no centro -- que aliás está na África.
Também, ela faz o corte num lugar bem conveniente, além de que o Brasil fica num lugar bem conveniente, mostrando o Atlântico por inteiro e com destaque.
O mapa do IBGE é bom pra questões de soberania, mas a Europa/África no centro eu considero melhor pra estudos.
Nota 1000 pro mapa do ibge! Parabéns pela iniciativa de privilegiar nosso amado país!
Seus vídeos são ótimos.
Vc consegue explicar de forma simples. E a gente consegue entender
Que vídeo sensacional! Conclusão perfeita, você não decepciona! Sou professora e fico muito feliz de ver que existem criadores de conteúdo como você, que trabalham com responsabilidade e realmente pautados na ciência pra trazer temas importantes assim!
Sou discente de geografia e a primeira coisa que vou falar para os alunos é que a Terra não é redonda, mas sim geoidal, e segundo vai ser mostrar esse site que mostra o tamanho exato dos países, para mostrar qual país é realmente grande nesse planeta, e como o ensino é usado de forma tendenciosa, tanto na geografia física quanto na humana. Vou fazer atividades para eles tentarem reproduzir uma esfera num plano igual meu professor de cartografia fez, vão sentir na pele a emoção, mas vão aprender pelo resto da vida pra não sairem falando besteiras por aí, que a realidade é bem diferente da convenção internacional.
eu curto a versão que coloca a Europa no meio do mapa, justamente por não cortar outros continentes no meio, como a versão dos eua que corta a Ásia pela metade, ou a versão indiana que corta as Américas pela metade também.
Penso igual. Mesmo que tenham feito assim por ser o centro político do mundo na época, não deixa de ter sido a melhor escolha genérica.
A questão da Europa no centro não é apenas por ego. Na projeção de Mercator tente fazer o melhor corte linear do globo preservando o máximo de porções de terra sem corte. Os cortes ideais são feitos nos oceanos. Um deles é este com a Europa no centro, ao qual estamos acostumados.
8:29 esse mapa me lembrou que tem uma teoria (bem ruim) que o nosso espaço já conhecido da terra esta cercado por gelo e se a gente fosse depois do gelo a gente iria achar mais continentes
Eu vi essa teoria hoje
Fantástica sua explicação, visualmente Acho que que até por uma observação artística o o Brasil ficou perfeito no centro triste do mundo, claro que quem criou o mapa fez a arte antes de mim, mas o corredor de léguas ficou show.
Outra coisa que me recordei foi na última olimpíada de Tóquio,por muitos dias os chineses ficaram em 1 lugar no quadro de medalhas pelo número de ouros,os americanos mudaram os criterios e colocaram pelo total geral,no fim eles passaram os chineses no número de ouros,mas enquanto tavam perdendo n admitiram.
Americano sempre fizeram por total. É a forma tradicional deles incentivar o esporte.
@@Itadori12334não fazem não... O comum é o padrão ouro. Com descrito , eles usam só o que os coloca na frente... Se vc assistisse as olimpíadas na tv deles, veria que o destaque é quase unicamente para os estadunidenses.
Sou geógrafa do IBGE e amei o vídeo! E, claro, respondendo a sua pergunta final, eu escolheria o Brasil no centro! Por quê? Porque como você mesmo explicou com maestria, "cartografia é poder"! Um abração. Parabéns pelo vídeo! Show de bola! Ou melhor, show de geoide! 😉
O vídeo contém um erro grande, infelizmente pois é algo pequeno, toda a parte cartográfica está certinha mas a representação do formato da terra ou seja o geóide não está correto, usaram o modelo gravitacional, ele não representa a forma real do planeta, vocês estão acostumados com cauculos podem verificar isso com a simples escala da imagem. A relação entre circunferência do globo com seus pontos de maior e menor altitude mostra que em escala proporcionalmente ela é quase lisa.
Excelente!
Eu gostaria muito de ver um outro vídeo dele explicando exatamente isso, para desfazer o equívoco com mais ciência...
Não vou me recordar em qual vídeo foi, mas ele mesmo já disse que essas imperfeições da terra são quase imperceptíveis em escala global…
Se não me engano era um vídeo sobre a fossa das Marianas
até que fim que ele nn fala só de mapas e afins kkkkk por que se nao seria uma grande garfe
Como tem um erro grande mas infelizmente é algo pequeno?????
Sobre a circunferência do planeta ele já fez vídeo falando sobre isso e ele tem noção que ele é lisa.
Aula boa!! Abordou as questões cartográficas, geográficas e históricas. Sendo Geógrafo, gostei bastante de você ressaltar que as projeções do mapa mundi podem ser influênciadas por decisões políticas de paises com hegemonia econômica mundial. Leiam - A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer guerra (Yves Lacoste)
Top D+ esse vídeo!!!❤
Por que o canal se chama *"Ciência todo dia"* e não tem vídeo todo dia?
Um short é um video então tem video todo dia
pq é ciencia, e não video.
Kkkkk@@rodrigoirineubotelhodias4811
Pq o conhecimento fica com você todo dia.
Eu realmente achei estranho quando vi o novo mapa do IBGE, justamente pelo costume de sempre ter visto o outro, achei até q era fake a primeira vez que vi 😂😂😂 mas eu gostei, num futuro muito próximo eu acredito q nós seremos sim o centro do nosso planeta ❤
Com a atual politica será o centro da miséria.
O centro do autoritarismo, censura e pobreza 🥰
Nah, o problema desse mapa é que a Austrália ficou dividida, imagina dizer para uma criança que a Austrália está na parte Oriental do Mundo e não em ambos por causa desse mapa.
Outros países, como o Japão já fazem isso.
Se por um lado eu entendo os críticos já que o costume é colocar o centro como sendo o meridiano de Greenwich, por outro, tem muita viralatice do brasileiro, politicagem e o pessoal que fugiu das aulas de geografia.
😂
Eu pegando informações no ibge pra usar no meu tfg e o pedro me lança uma dessa kkkkkkkkk
tfg?
O que é tfg?
*TCC?
TCG (lança um RPG de carta com o Brasil, slc lek)
Algumas graduações usam o termo Trabalho Final de Graduação TFG, ex: arquitetura e urbanismo
@@ivanpiresdesouza835 exatamente, estou fazendo arquitetura, e o termo certo pra nós é TFG
Bacana o conteúdo.
Durante o vídeo você citou a razão da popularização da carta de mercator.
Ela atende a principal necessidade dos navegadores: intimidade com o contorno do litoral.
Motivações políticas podem até gerar as criações de diferentes modelos, mas apenas sua real utilidade prática a torna popular.
De toda forma, conhecer diferentes modelos só abrem mentes para novas ideias.
Parabéns pelo canal de excelência!
Mapa Americo-cêntrico 0:46
Mapa Japão-cêntrico 0:48
Mapa Sino-cêntrico 0:50
Mapa Braso-cêntrico 9:04
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Projeção Dymaxion 5:23
Projeção Autagraph 6:02
Projeção Azimutal 6:32
Projeção Gall Peters 6:57
Projeção Ictiológica 8:29
Projeção de Mercator 9:59
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Anamorfose-PIB 7:28
Anamorfose-População 7:56
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Visão do Pato-América 8:40
Visão Gato-australiana 8:42
Pra mim o problema do mapa do IBGE foi a o desconforto visual de cortar grande parte da Rússia, Austrália e outros países, o mapa mundi é para se ver os países e não somente o Brasil.
mas agora o brazil é o centro do mundo, chupa
Bem vindo ao comunismo
Digo o mesmo, cortou metade da Indonésia também... um país que está em ascensão e pode ser um possível aliado
Pior é o gasto que teremos que pagar quando esse mapa for enviado para as escolas
@@cleversonsutil4495 né possível que vão colocar esse mapa na grade curricular
Policarpo Quaresma apoiaria esse mapa!
Pedro, faz um vídeo falando sobre strangelets!
Eu amo te acompanhar! Há mapas políticos, não? Eu já vi mapas com a Amazônia como área internacional. Cada país faz seu mapa e se coloca no centro. Eu sou bailarina, mas antes de assumir a carreira me formei em auxiliar técnico em eletrônica, hahahha na época em que foi obrigatório no ensino médio as escolas oferecerem um curso técnico. Eu, toda artista, resolvi escolher o curso de eltrônica. Você me faz relembrar o conteúdo fantástico que eu aprendia no Colégio Santo Antônio, BH. Amo a dança e até hoje trabalho com arte. Precisei fazer uma escolha e fui ser bailarina. Mas a física sempre me chamou a atenção. Você me reconecta, claro que sou uma amadora, com muita curiosidade e fascinação. Dança é física, no palco! Obrigada 🌷
Excelente vídeo. Isso me fez pensar, se posso colocar qualquer país no centro do mapa, por que isso não tem importância, por que também não posso por a terra com o centro do mundo? Tudo é uma questão de referência.
Excelente explicación 🙂
Quer dizer que por isso a Ásia sendo maior que a América, fica parecendo menor por conta da projeção de Mercator? 🤔
Apesar da aula sobre projeções e algumas curiosidades bem interessates, acho que o vídeo que o Iberê do Manual do Mudo fez sobre o "mapa do IBGE" é muito mais profundo sobre a polêmica: ua-cam.com/video/aruMivO0uFY/v-deo.html
Adoro mapas! Saudades dos mapas da 4RODAS que, para mim, eram completos, muito bem feitos e fáceis de entender!
Adoro assistir teus vídeos. Sempre ne surpreendo que o conhecimento é infinito pois as visões são construidas de acordo também com os interesses de cada nação enfatizando o ponto exato que querem alcançar. ❤❤❤