Light - Prédio e Estação de Bondes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • Light - Prédio e Estação de Bondes
    A Avenida Celso Garcia já foi a mais importante, e por muito tempo única, via de ligação do centro de São Paulo com os bairros mais distantes, como Penha e São Miguel Paulista. Hoje um tanto quanto decadente e esquecida pelo poder público, a via já teve todo tipo de comércio e estabelecimentos comerciais, inclusive uma saudosa garagem de bondes e um edifício da Light que, mesmo deteriorados, permanecem de por lá.
    Neste prédio da foto acima e também na área ao lado (próxima foto) estão presentes a memória da energia e dos transportes coletivos da capital paulista. Nestes prédios, respectivamente funcionaram uma filial da The São Paulo Tramway, Light e Power Co., Ltd, que aqui trataremos apenas como “Light” e a garagem dos bondes da empresa.
    Em 1900 passaram a circular em São Paulo os bondes eletrificados, que substituíram os ultrapassados bondes movidos a tração animal que operaram na cidade pela Viação Paulista.
    Os dois prédios aqui abordados foram construídos pela Light entre 1900 e 1906. Da antiga “cocheira do Brás” que era o nome do local onde ficavam os bondes movidos a burro que operaram até a virada do século 19 para o século 20 nada mais existe. Entretanto o antigo complexo da Light sobrevive até os dias atuais.
    E a palavra “sobrevive” é a mais apropriada, principalmente para o edifício. Sem uso há alguns anos, enfrenta uma grave deterioração, apresentando-se bastante mal cuidado e precisando de restauro urgente.
    Enquanto a antiga garagem de bondes continua funcional até os dias atuais, tendo servido com garagem de bondes até 1968 e após este período alternando como garagens de ônibus elétricos (CMTC e Transbraçal) e diesel, o velho prédio da Light sofre com o descaso de anos e anos de abandono.
    Tombado como patrimônio histórico desde janeiro de 2013 pelo Condephaat, o imóvel está numa situação muito ruim. Embora com as estruturas preservadas, o local está repleto de pichações, sujeira, vidros quebrados e até janelas faltando. Até pouco tempo atrás, funcionava como Departamento de Distribuição do Sistema de Corrente Contínua da Eletropaulo, porém já tem alguns anos que a placa da empresa foi removida da fachada.
    No passado mais remoto o prédio também servia como local para pagamento de contas de consumo de energia elétrica. As duas imagens abaixo, são frente e verso do canhoto da conta de luz da extinta Light do ano de 1935. No verso é possível ver os endereços de pagamento, um deles o da Avenida Celso Garcia
    A arquitetura do prédio remete ao padrão típico adotado pela Light no Brasil em quase a totalidade de seus imóveis, com tijolos aparentes e forte inspiração na arquitetura canadense e inglesa. Estilo este que pode ser conferido em outras dependências da empresa instaladas em outros bairros paulistanos, como a Vila Mariana.
    Esperamos que o imóvel seja brevemente restaurado, contribuindo para uma reurbanização desta área do Brás, há anos deteriorada e esquecida pelas autoridades municipais.

КОМЕНТАРІ • 4