Olfato e o COVID - 19

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Muito pacientes afetados pelo Corona Vírus tem apresentado como sintoma a anosmia que significa a perda do olfato, sendo esse considerado um sintoma neurológico. Neste vídeo trago uma das principais hipóteses do motivo que leva a esse sintoma.
    Instagram: @neurociencia_didatica
    Email: karine.santos.lisboa@gmail.com
    Fonte: Impactos neuropatológicos do COVID-19;
    Non-neural expression of SARS-CoV-2 entry genes in the olfactory epithelium suggests mechanisms underlying anosmia in COVID-19 patients.

КОМЕНТАРІ • 21

  • @manuelanogueira2979
    @manuelanogueira2979 3 роки тому

    Muito bom! Consegui entender com você explicando!

  • @johnnyjr.3713
    @johnnyjr.3713 Рік тому

    Eu tive um sintoma incomum de Covid que é sentir cheiro podre. Eu senti também como se o vírus estimulasse uma secreção dentro dos meus órgãos.

  • @fisioformclinicafisioterap9554
    @fisioformclinicafisioterap9554 4 роки тому

    excelente expliação parabéns

  • @lucasribeiro2839
    @lucasribeiro2839 3 роки тому

    Gostaria muito de saber se tem algum estudo atual que indica que a infeção por esse vírus causa a perda do olfato permanente em alguns casos. Fez 7 meses que meu olfato não voltou 100%, cheiros como café, baunilha, fumaça, menta, achocolatado, pão assado já consigo identificar mas cheiros de condimentos ficam alterados, perfumes ficam alterados. Não sei se vai voltar igual ao que era antigamente.

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  3 роки тому +1

      Até o momento ainda não encontrei nenhum artigo que confirme que a perda do olfato devido a infeção do COVID seja permanente, porém sei que a recuperação é lenta quando o vírus afeta o nervo, e isso modifica de organismo para organismo. Continue estimulando seu olfato com diferente tipos de aromas (canela, eucalipto, hortelã, café entre outros), quanto mais estimulação melhor, acredito que no futuro ainda terá muitos estudos publicados sobre o tema, infelizmente ainda é muito cedo pra se confirmar se a perda olfatória ou as alterações são permanentes.

  • @lucyzurk
    @lucyzurk 3 роки тому +2

    Perca?🧐

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  3 роки тому

      Perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo.” Ou seja, tanto faz 😉

  • @fredericomcayres
    @fredericomcayres 4 роки тому

    Mto bom!

  • @lucasnapesca.
    @lucasnapesca. 4 роки тому +1

    Tenho dois meses sem sentir cheiro ,eu mim pergunto tem cura ou vai fica como sequela ?

  • @ivanpessanha6735
    @ivanpessanha6735 4 роки тому

    Li algo falando que o responsável pela perda seriam as células de suporte e não a Eca2. Saberia me explicar algo sobre isso?

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  4 роки тому

      Essas células de suporte (ou células de sustentação) são elas que tem na sua membrana aderida a ECA2. Então sim, é o que a teoria dos estudos vêm demonstrando, que são as células de suporte que são responsáveis pela perda do olfato através da proteína ECA que permite a entrada do vírus na célula.

  • @rosilenenascimento4249
    @rosilenenascimento4249 4 роки тому

    Estou grávida perdi o olfato e recuperei parcialmente mas hoje o cheiro wue sinto é distorcido. Não consigo identificar oque é e ja bi outros relatos assim oque fazer?

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  4 роки тому +2

      Olá Rosilene, bem existem muitos receptores para o olfato, e para cada um desses receptores existe uma área no cérebro correspondente para determinado odor, sendo assim, como os receptores estão se regenerando é como se esse mapeamento no cérebro estivesse novamente se reestabelecendo, é uma rede muito complexa, acontece que o cheiro de todas as coisas é identificado no cérebro, então é provável que vá levar um bom tempo pra que “reprogramação desse sistema” se estabeleça da forma como era antes. Há! também existe e questão da gestação, onde entram fatores hormonais, que de certa forma alteram nosso sistema sensorial.
      Existe uma técnica que se se chama “indução de fluxo nasal”, sabe quando agente vai fazer um bocejo, só que nesse caso você fara esse bocejo com a boca fechada, isso mesmo, isso vai fazer com que as substancias odoríferas atinjam o epitélio olfativo, explicando de um modo mais simples, fara com que os cheiros das substancias encoste no teto do nariz, onde se encontram os captores de odor, você puxa o ar fazendo essa técnica e solta o ar pela boca, faz isso em alguns momentos do dia. Existem estudos que comprovam que esta técnica é eficaz para recuperação do olfato. Bom espero poder tê-la ajudado, melhoras, desejo uma ótima gestação 😊

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  4 роки тому +2

      Luciana Tirre Oi Luciane, não precisa de produto não. Sabe quando a gente faz um bocejo quando estamos com sono? Então, quando a gente boceja a gente abre bem a boca, só que nesse caso ao invés de você abrir a boca você vai manter ela fechada, você vai acabar puxando só pelo nariz o ar e o fato de você estar forçando sua boca pra abrir você vai fazer com que os receptores do seu nariz entrem em maior contanto contato com ar, depois você solta ar pela boca normalmente. Outra dica, é você em alguns momentos do dia cheirar canela e café, nesse caso você vai estar estimulando também seus receptores olfativos.

  • @thebucky7432
    @thebucky7432 4 роки тому

    Professora! Seria possível esse vírus deixar sequelas permanentes em uma área específica ou em todo o sistema do olfato?

    • @thebucky7432
      @thebucky7432 4 роки тому

      Antes diziam que este sintoma durava cerca de 5 dias, hoje já se fala em até 60 dias!

    • @neurocienciadidatica3453
      @neurocienciadidatica3453  4 роки тому +1

      Bom, até o atual momento eu não encontrei nenhum estudo que tenha relatado que a anosmia decorrente do COVID-19 possa ser permanente em algum caso. O que os estudos têm demonstrado é que em algumas pessoas que tem a perda do olfato quando são acometidas pelo vírus, esse sintoma tende a desaparecer em torno de duas semanas, no entanto para a maioria dos casos o sintoma levou mais tempo para desaparecer.
      Quando as células neuronais sofrem algum tipo de lesão elas passam por um processo inflamatório, o tempo de recuperação de uma inflamação em uma célula neuronal é diferente da recuperação de uma outra célula, sendo assim existe a hipótese de que quando o tecido epitelial é afetado, essa inflamação também vai afetar receptores do bulbo olfatório, por isso o tempo de recuperação do olfato é muito maior, porque quando se trata de um neurônio (que é o caso do bulbo olfatório) o tempo de recuperação vai ser maior. Mas a perda do olfato ser permanente ser permanente, eu acredito que não :)
      Espero tê-lo ajudado.

    • @carolyneribeiro6069
      @carolyneribeiro6069 4 роки тому +1

      @Luciana Tirre eu estou desde o dia 17/04 e o que voltou é bem fraco, não aguento mais

    • @ivonetesilva8754
      @ivonetesilva8754 4 роки тому +2

      @@carolyneribeiro6069 eu já estou desesperada. Nem mais o que faço. Desde o comecinho de junho

    • @carolyneribeiro6069
      @carolyneribeiro6069 4 роки тому

      @@ivonetesilva8754 sim, eu tô em Pânico já