O histórico diz que é uma boa, andei comprando entre 2017 a meados de 2018, com taxas de 5,x a 6% (Joesley Day, estes ainda não vendi que foram as últimas compras no segundo semestre de 2018) e fui vendendo 2 anos depois (aliquota de 15%) a taxas de 3,1 a 4% (entre 2019 e 2020) com lucros excelentes (52 a 113%!) e 5 anos depois aqui estamos de novo... Sorte que tivemos quedas de juros muito grandes. E aproveitei pra comprar renda variável (Fiis e ações) que me gerou renda passiva bem grande e reinvestindo toda ela em mais renda variável, junto com aporte extra pequeno, dobrou meu patrimônio! Agora, com a inflação impactando o orçamento o que salva é o reinvestimento, também estou aguardando ver como será a perspectiva (veja que entrei tarde, diferente de meados de 2008 que aproveitei taxas de IPCA+12%, mas coloquei dinheiro de aporte apenas). Meu receio é que o patrimonio agora só vai subir via inflação, ou seja, vai empatar com ela e sem aportes devido ao orçamento apertado (saúde e educação privados para a família) medo de ficar milionário pobre (em reais, por isso comecei em 2020 a aportar em BDRs, REITs principalmente aproveitando a queda da pandemia)! Não é fácil investir, mas é necessário! Questão de sobrevivência para pro futuro e aposento daqui a 15 anos.
Exatamente oq estou fazendo, so que eu estou fazendo minha primeira marcacao a mercado agora nesse ciclo para aumentar o patrimonio e leva lo para os FIIS e acoes boas pagadoras de Dividendos.
Sobre Tesouro IPCA+ 2035/2045 - A menor taxa de 2010 até hoje foi 2,89 e a maior foi 7,80. - Mediana: 5,53 - 7° decil: 5,90 (ou seja, passou disso já está entre as 30% maiores) - 4° quartil: exatamente 6,00 (passou disso esta entre as 25% maiores). Minha estratégia é ir comprando um pouco por mês, mas somente se estiver acima de 5,70%. Entre 5,90% e 6,00% aumento bastante. Se passar de 6,00% vou despejar tudo. Não vou ficar esperando pra comprar só quando chegarem a 7%, 8%. Podem chegar? Podem, mas a probabilidade é bem menor. Dica final: pra marcação a mercado compre IPCA+2045, pois tem a maior duração (duration de Macaulay) e sua curva Price-Yield é a mais convexa. Assim, esse título é o que tem o preço mais sensível à variação nas taxas.
@@nobreguga Não, apesar do Tesouro IPCA+ 2055 ser mais longo os cupons semestrais fazem a duration ser menor que o Tesouro IPCA+ 2045. E quanto menor a duration, menor a sensibilidade à taxa.
concordo. melhor que esperar é ganhar os juros pelo período de tempo investido até a taxa chegar ao máximo. pela média, vale mais a pena, se for o caso, resgatar o título mais antigo com lucro maior
Olha a rapidez que essa taxa tá subindo nos últimos tempos, isso não é por acaso. Até outubro pode anotar que chega a 7, com a selic se segurando mais ou menos em 14% (isso sendo conservador). Com a inflação nas alturas vemos o governo mandando pro congresso justo agora uma PEC agora pra AUMENTAR auxilios assistenciais, a chamada PEC Kamikaze. Que recado você dá ao mercado e investidores fazendo isso? Que o Brasil não tem responsabilidade fiscal. E com as eleições estão chegando, e na principal oposição temos um candidato igual ou pior nesse aspecto de falta de responsabilidade fiscal. Some isso a resseção dos EUA chegando, que tende a respingar no Brasil também. Quem aposta que vai tudo se estabilizar nesse cenário, é louco.
Prefiro manter minha estratégia de aproveitar os preços baixos do mercado de renda variável e também optar por investimentos de renda fixa com prazo menor que o IPCA+ e taxas tão boas quanto.
Marília, sempre bastante ponderada e com avaliações precisas. Sem querer acertar tudo, mas colocando cenários, para quem quiser tomar ou não tomar risco, fazê-lo. Isso tudo de graça, no youtube. É de pessoas como você que o mercado precisa. Parabéns Marília.
Excelente, Marília! Eu sempre compro TD qdo a taxa vai acima de 6%, com o cuidado de ir aplicando aos poucos e aquele dinheiro que não será usado no curto prazo. Uma observação apenas... eu já tenho 57 anos e NUNCA vi o Brasil "estável no longo prazo"...
Não precisa comprar tudo agora. Compra um pouco e se subir compra mais um pouco e vai fazendo pequenos aportes. Com o detalhe importante que a Marília falou. Só vale se ir até o final e pegar o resgate.
O problema que ninguém tem bola de cristal, precisa ter certeza (assim como na renda variável) que o dinheiro investido não será usado no curto/médio prazo. Quando maior a diversificação e reservas de caixa mas tranquilo vai ser a travessia por esta caminhada nada previsível.
Caramba mas não é interessante comprar título com essa taxa alta, justo qdo acredita-se que a inflação vai cair, gerando o efeito de marcação a mercado favorável ?Não entendi a explicação no minuto 5,11 em diante...
Simplificando ,se não vai precisar do dinheiro ipca+ ,se vai precisar e tesouro selic,se prefere viver de renda ou reaplicar tesouro ipca+ com juros semestrais
Pra quem for levar até o vencimento, pra quem ta investindo pra aposentadoria é uma ótima taxa. Talvez não seja tao bom pra quem quer especular no curto prazo
Títulos públicos são veículos de investimento de longo prazo. O ideal para o investidor é comprar sempre, sem focar em marcação a mercado pra fazer trade em tesouro direto. O melhor é comprar todos os meses e fazer resgate do titulo no vencimento. Marcação a mercado só vai te fazer girar seu patrimônio e torrar dinheiro com imposto de renda.
Disse tudo....o cara faz marcação ai tem que reinvestir em taxas ruins. Tempo sempre ganha de taxa. Vou no IPCA 35 até o vencimento e um pouco de LCA/LCI
Boa tarde. Tenho uma dúvida,gostaria de saber qual a previsão de remuneração para investimento no tesouro direto prefixado 2033 com juros semestrais? Nos próximos 3 meses tem previsão de aumentar ou diminuir o lucro líquido? Aguardo.
Você Mesma disse em um vídeo seu que em períodos de taxa selic elevada era melhor pensar na em prefixado de renda fixa. talvez um CDB acima de 15? já que tal preço justo observando o tesouro tá mais de 13%
Pretendo esperar mais um pouco e comprar um prefixado 2029. Eu creio que lá pro ano que vem vai ser possível obter lucros com a marcação a mercado. Já tenho algumas LCI IPCA 3 anos, isentas de IR.
Se eu investir neste mês um valor mínimo de R$34 no Tesouro IPCA+ 6,21% a.a 2045 só para garantir o topo dele e depois de 6 meses o valor desse título cair exemplo p/ IPCA+ 5%a.a. e depois p/ IPCA+ 2%a.a. E mesmo assim eu fizer, Novos e Maiores Aportes "pq até lá já vou estar com mais dinheiro" (no momento estou desempregado e sem grana p/ Investir😱😭) só q agora já se passaram os 6 meses as taxas já caíram p/ IPCA+ 5%a.a. Então surgiram algumas Duvidas?: ↓ A) Mesmo assim ele vai ficar com a taxa de IPCA + 6,21% a.a de quando eu comprei lá atrás no topo, até o vencimento em 2045? Ou B) Vai passar a valer a nova rentabilidade do título, de IPCA + 5%a.a. Sendo assim cada compra feita com o seu preço individual e eu tendo q fazer uma média das novas Taxas contratadas? Obrigado!!!
Estou perto de me aposentar e gostaria de alocar 75% de meu patrimônio (hoje 100% em LCI) em NTNB longas com cupons semestrais sem intenção de reinvestimento destes. A estratégia de aplicar 50% em NTNB 32 e 50% em NTNB 40 ou 50% em NTNB 40 e 50% em NTNB 55 é a mais indicada para meu propósito de usufruir apenas renda ? Outra dúvida : os cupons semestrais sofrem marcação a mercado ?
Oi Marilia, tinha um dinheiro na poupança , querendo começar a invistir mas preocupado com a volatilidade do mercado escolhi um CDB do itau CDB DI que paga 100% do CDI mas tem liquidez diaria e penso em um horizonte de 1 ou 2 anos mas nao quero ficar agarrado a um ativo por muito tempo ja que o cenario do pais pode mudar muito nas previas e pos eleiçoes o que acho que cometi um erro de comprar uma parte ate 180 dias com o que vou ter que pagar 22,5 % de IR quando pederia ter comprado para 1080 dias e caso decidir ficar com o CDB por mais tempo ele me descontaria 20% ou 17,5 % por exemplo se manter ele por 8 meses ou 1 ano e 10 dias por exemplo e caso precisar vender seria mesma coisa estou certo ?, ou seja agora como comprei para 180 dias ele vai liquidar em 180 dias e se quieser continuar com ele vou ter que comprar novamente certo? acho que errei nisso o ideal seria comprar ele com 1080 dias e se quiser vender em 6 meses da no mesmo ne ?
Sim. No vencimento as taxas são aquelas informadas na data da compra e se você for fazendo aportes, você poderá ter uma taxa diferente pra cada aporte.
Então, é por essa questão do IPCA estar rendendo menos que meu título, ainda que valendo mais do que o aporte inicial, está com marcação a mercado negativa ? Por conta da demanda pelo título IPCA + está menor e as taxas desse título estar subindo ?
Uma dica, vai no site do Tesouro e pesquisa sobre as taxas do IPCA+ 2045 desde seu lançamento até hoje e depois me fala quantas vezes ele bateu nos 6%, acredito que a resposta seja pouquíssimas ou nenhuma, e se comprarmos ele agora considerando a marcação a mercado, só não será um excelente negócio caso a mesma suba para 6,5 ou 7%, risco esse que também pode vir a ser mitigado por aportes constantes...
@@carloshenriquepf perfeito,e caso ainda compre mais,será o melhor dos cenários,pois se carregar até o vencimento terá uma rentabilidade maravilhosa,e caso venda antes,além de ter baixado seu preço médio,a marcação a mercado tb trará ganhos similares aos da renda variável nos melhores tempos de bolsa...
No tesouro direto o tempo sempre vence a marcação a mercado. Eu tenho na minha carteira o TD 2035 com taxa de 5,39% a R$ 1.162,32, COMPRADO EM 25 DE ABRIL DE 2017. É uma falácia que comprar títulos a bons preços e boas taxas ao longo do tempo perdem para a marcação a mercado. No Brasil o VNA desde que foi criado nunca parou de crescer. TD é o melhor e mais seguro investimento no Brasil, apenas tem que ter paciência, tempo e fazer aportes divididos ao longo da curva de alta dos juros.
Esta mulher é muito estúpida. Esta senhora consegue desinformar e mentir. Sobre a tal marcação a mercado. Ela existe? Sim, mas não é determinante e absoluta como ela tenta apresentar 1:50. Exemplo: eu tenho na minha carteira 4.3 títulos do IPCA 26 comprados em 1/10/2021 com taxa de 4.63%, e preço de R$ 2.943,77. Hoje este mesmo título tem a taxa de 6,03% e preço de R$ 3.144,00. Ou seja, a taxa e o preço aumentaram mas não teve marcação a mercado. Por quê? Pelo tempo do título mais a evolução do VNA na curva. O mesmo fenômeno no IPCA 35 que comprei 3 títulos em 22/03/2013, com taxa de 4.35% e preço de R$ 886,11. Hoje o mesmo título tem taxa de 6,21% e preço de R$ 1.848,15. O tempo SEMPRE, digo SEMPRE vence a marcação a mercado mesmo antes de vencer o título, pelo simples fato que existe o VNA que acompanha SEMPRE a inflação. COITADO DE QUEM SEGUE AS MERDAS QUE ESTA MULHER DISSEMINA NO YOU TUBE. ELA É TÃO BURRA QUE NÃO SABE QUE O IPCA55 A 6% FICA AO PAR COM O VNA.
Boa noite Marília, sou novo no canal e no mundo dos investimentos, estou buscando informações para cuidar melhor do meu dinheiro, gostaria de uma orientação do zero, desde de uma reserva emergencial passando pelos investimentos moderados chegando aos mais ousados. Estou buscando um banco que me traga uma segurança e produtos rentáveis também!!! Marília e um mundo bem complexo para os iniciantes!!!Ficaria muito grato se pudesse me dar uma orientação nesse sentido!!! Muito obrigado!!!
O valor do vna para NTN B hoje ( 05/07 ) é 3889 Supondo que tenho 3 titulos do ipca 2035 poderia fazer esse calculo? 3 TITULOS X ( VNA = 3889) = 11.667 reais ----------------> Este seria o meu saldo atual caso não houvesse marcação ao mercado e etc ?
Uma pergunta amigos: Os CDBs sofrem marcação a mercado igual a um titulo do tesouro ? Ou é comprou aquele lote, vc ta travado com a taxa comprada independente do mundo cair ???
A marcação a mercado só acontece quando vc resgata o título antes do vencimento. Não faz diferença se é CDB ou Tesouro. Se as taxas subirem e vc quiser vender vc vai vender com prejuízo. Se levar até o vencimento terá o ganho contratado no CDB ou no Tesouro.
Pq dizem que se a inflacao estiver mto alta o IPCA+ nao serve para proteger da inflacao? Outra pergubta vale a pena vender IPCA+5,88 p recomprar na taxa mais alta (6,07%)
Se a inflação foi muito alta em um determinado ano, o Banco Central vai agir aumentando os juros para justamente desacelerar essa inflação nos próximos períodos. Então o modo de pensar não deve ser "a inflação foi alta no ano passado, por isso vou comprar o IPCA+", porque aquele patamar de inflação já passou, agora tem que olhar para as perspectivas futuras. Sobre a última pergunta, não vale a pena, porque o seu título já vai estar rendendo a nova taxa, mas com o custo do efeito negativo de marcação a mercado naquele momento que a taxa subiu. Então no final das contas, só estaria pagando IR desnecessário nessa troca. Vale a pena ver os demais vídeos da Marília sobre Marcação a Mercado aqui no canal para entender melhor essa dinâmica.
@@NordInvestimentos Por que nao viver de renda passiva investindo em tesouro IPCA+ com juros semestrais? Mesmo com IR ainda paga mais que muito fii anualmente e ainda garante correcao pela inflacao.
Tesouro IPCA só compro a prazos curtos, no momento tenho a maior parte em Tesouro IPCA 2024 e a menor parte em Tesouro IPCA 2026, pra longo prazo é muito arriscado para o meu perfil. Obrigado pelo vídeo. :)
Quando a selic estava a 2% a minha poupança antiga continuava a render 6% ano isenta de IR.Sera que vale a pena tirar de la e perder esse rendimento da poupança antiga? o receio é se a selic voltar a 2% depois denovo.
Não use como parâmetro a Selic, mas sim a inflação.👍. No meu caso deixo um pouco na poupança a pequena parte da reserva de emergência. A grande parte da reserva de emergência deixo no tesouro selic e um bom cdb com liquidez diária. Poupança não é investimento.
@@adalbertomarques6394 mas acontece que a minha poupança é a antiga que rende 6% fixo independente de qto ta a selic.Diferente da poupança atual.Por isso estou na duvida de sacar e perder o rendimento dela, pois se sacar perde para sempre.
@@saudenaveiaoficial pela história da economia brasileira acho que vai demorar muito para que a taxa Selic volte aos 2 por cento. Faça a seu planejamento diversificando de acordo com seus planos. Cadê tipo de investimento serve para um propósito.👍😉
Se eu precisar vender um título privado antes do vencimento eu faço a cotação com o meu assessor e decido vender ou não e alguns nem liquidez tem então para que ver o valor oscilando na minha cara o tempo todo? para induzir fazer alguma bobagem e trocar por um produto mais lucrativo para indústria?
Precisa estudar um pouquinho, você não precisa esperar 2055, há diversas estratégias viáveis no TD. Se fosse da forma que esse pessoal toca o terror por que eles compram? São vendedores de relatórios.
Bom dia. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar um calculo. Supondo que comprei 100 reais do ipca 2035 em 06 julho de 2021 e também 100 reais do ipca 2045 .Quanto ambos estariam valendo na data de hoje .Como existe marcação ao mercado e etc fico sem saber como realizar este cálculo. Obrigado. Gostaria de aprender a realizar este cálculo.
BOA NOITE ,SE PUDER RSP, FIZ DOIS INVESTIMENTOS IPCA 2055 COM TAXAS DIFERENTES EM DIAS ALTERNADOS ,APARECE UM VALOR TOTAL APENAS NA CORRETORA, COMO É CONSIDERADO CADA COMPRA, UM TÍTULO NOVO OU FAZ UMA MÉDIA DE TAXA ,OU CONSIGO APORTAR DIRETO APENAS EM UM DELES QUE FOR MAIOR A TAXA AO INVÉS DE COMPRAR TODA HORA UM TÍTULO NOVO
Será que a indústria dos fundos não consegue competir com o tesouro direto? Forçaram até os títulos crédito privado serem obrigados a marcação a mercado. A quem interessa isso? Forçar o consumidor girar a carteira? Gerar corretagens ?
Nessa tal indústria o gestor e o come-cotas ficam com o filé. Não colocam nada na reta e sempre recebem! Pra perder dinheiro eu não preciso pagar nenhum gestor, eu sei perder sozinho!
@@nunesj.p19 otimo comentario, faz me lembrar aquele termo " em caso de patrimonio liquido negativo do fundo os cotistas serao convidados a fazer aportes para cobrir o prejuizo" ou seja ate nas perdas elas ganham da gente.
Seria bom se eu comprar uma cota que custa próximo hj algo em torno de 3.200,00 6,26% se caso ela suba para 7% rsss eu compro mais 1 cota a minha marcação a mercado estária acompanhando
Pessoal estou começando agora a investir me explica uma dúvida comecei a depositar todo mês no tesouro ipca 2035 e 2045 qdo fiz o primeiro depósito a taxa era + 5,71% ...vai ser esse o valor até o fim? Estou c dúvidas pq agora está beirando o 6% devo continuar depositando nesse q já tenho agendado p cair todo mês ou compensa começar um novo a a taxa maoir?
Cada compra/investimento é tido como único para o TD, ou seja, se o seu primeiro aporte foi a +5,71% então até o vencimento será este o rendimento. Se comprou algo depois o valor aplicado seguirá a taxa que comprou independente do primeiro. Preço médio de TD só no Excel mesmo...
@@MegaDouglas81 olha, depende muito das razões que te levaram a investir e de sua carteira como um todo. Eu compro todos os meses a alguns anos já então é de se imaginar que eu tenha Prefixados a 7, 8% como tbm a 13% como agora. Esta errado? Pro que eu acho certo que é criar renda passiva com os semestrais não, mas se falarmos de marcação a mercado então estou "perdendo" muito. Igualmente fundos imobiliários, de acordo com meus critérios eu compro todos os meses mesmo tendo RF a 13% a.a. porque se lá na frente a RF não ser tão mais atrativo eu surfarei a onde dá renda variável do mesmo jeito. Tudo isto esta certo? Para mim sim, pra outros talvez outra estratégia seja melhor...
Faltou falar sobre o spread do tesouro direto que é algo que não vejo ninguém falar.... O spread é de 0.12% Ou seja vc investir em um titulo ipca+5% e tentar resgatar com ele na mesma taxa, vc vai resgatar seu titulo como se ele fosse um ipca+5.12% ou seja, ele estará valendo menos, portanto para vc resgatar antes do vencimento vc teria q resgatar seu titulo com a taxa em ipca+4.88% para sair no zero a zero
Eu por enquanto sigo comprando Tesouro Selic mesmo, mais FIIs e boas ações pagadoras de dividendos, até ao final das eleições, pra ver como fica, se vale a pena comprar Tesouro IPCA.
Para mim a indústria de fundos que tá perdendo a vários anos do CDI perdendo clientes Forçou a barra para marcação a mercado nos títulos privados para o consumidor vendê-los e imigrar para investimentos mais lucrativos para indústria
Pela lógica, quanto maior a inflação não seria menor a remuneração acima da inflação? Por exemplo: o prognóstico para inflação ano que vem será maior, a taxa de remuneração acima dela não seria menor? Se for menor o prognóstico dessa inflação, a taxa de remuneração acima dela não seria maior?
vai depender da situação fiscal do país, que, pelo andar da carruagem, vai precisar vender mais títulos a taxas interessante pra arrumar dinheiro. nesse caso, sobe a Inflação e a taxa contratada também
Eu estou no Tesouro Selic 2025 e o preço só sobe (lucro) enquanto quem fica no Tesouro IPCA+ tá vendo faz tempo o preço cair. Tesouro IPCA+ apenas um parcela bem pequena e para ir até o vencimentpo
Já investi em cdb ipca +6,50%, cdb ipca +7%, 2023,em um banco confiável, porque não tem marcação a mercado, no tesouro ipca é muito complexo, tem que acertar o momento certo, igual a Marília falou.
Prefiro nesse momento de inflação alta aproveito e compro fundos imobiliários que estão mais baratos. Mesmo que o valor que recebe 1% ao mês não aconpanhe a inflação. Porém quando a inflação baixar pós eleição as cotas vão subir aí meu dinheiro vai render diante da inflação . Quando mais cotas compra agora mais vou ganhar a longo prazo.
Quem deixou de comprar a 5,30% para esperar os 5,90% nesses 8 meses está perdendo dinheiro. Mesmo com a marcação a mercado negativa. Marília ignora os efeitos da passagem do tempo e da inflação no preço do título Quando a inflação estava subindo, era ruim comprar porque as taxas iriam subir. Agora que vai cair, tb é ruim comprar. É impossível acertar o topo de taxas e abrir mão de IPCA+5 ou 6 por um ano ou mais é um custo de oportunidade enorme.
O tempo que o dinheiro fica investido no tesouro então interfere? Por exemplo colocar 100 mil com taxa 5 e esperar 12 meses para resgatar com taxa 3 pode ser mais vantajoso do que investir 100 mil com taxa 5 e resgatar com 10 meses com taxa 3?
@@hamandacrovador476 Nesse seu exemplo, que as taxas de investimento e de resgate sao iguais, sim, a rentabilidade vai ser maior caso o investimento fique mais tempo rendendo, salvo em caso de deflacao (é dizer, vai resgatar mais dinheiro apos 12 meses do que apos 10 meses). Isso porque o titulo rende todos os dias a taxa atual+ inflaçao. O que pode acontecer é que talvez a *taxa anualizada* do segundo investimento seja maior (depende de outros fatores, como inflacao do periodo), mas, para saber se isso será benéfico, é preciso analisar no que ira reinvestir o dinheiro (e se esse investimento alternativo vai render mais do que inflaçao+3% durante os 2 meses restantes). Em termos absolutos, o 1o investimento sempre renderá mais que o 2o, exceto em caso de deflação bem naqueles 2 meses finais.
verdade, eu entrei no ipca+26 em Dezembro de 2021, taxa 4.72 estou com um bom ganho, e sempre fui aportando, agora aproveitar essas altas, e ir aportando até o eles tirar do rol o 26.
@@ssbarretto a conta não é bem essa. A marcação a mercado negativa é suavizada pelo passar do tempo (inflação e rendimento) e a Selic não está 14%. Por fim, quem compra um título de longo prazo não tem horizonte de 1 ano. No horizonte do investimento, é 1 ano perdido. Lógico que se após esse ano vc comprar uma taxa melhor, tá tudo certo. Mas ninguém sabe qual será o topo. Fato é que não houve perda de dinheiro no exemplo que dei no tópico, independentemente dos investimentos concorrentes
Se vender agora que as taxas estão altas você vai perder dinheiro, não adianta vender.... tenta comprar um novo pré fixado 13% e um IPCA + 6% e começa a jogar dinheiro la.... quando a inflação diminuir depois da eleição, voce vai conseguir vender bem esses titulos antigos com renda baixa...... ai você pega essa grana e joga no novo titulo pre fixado a 13% e no ipca+ 6% entendeu ?
O histórico diz que é uma boa, andei comprando entre 2017 a meados de 2018, com taxas de 5,x a 6% (Joesley Day, estes ainda não vendi que foram as últimas compras no segundo semestre de 2018) e fui vendendo 2 anos depois (aliquota de 15%) a taxas de 3,1 a 4% (entre 2019 e 2020) com lucros excelentes (52 a 113%!) e 5 anos depois aqui estamos de novo... Sorte que tivemos quedas de juros muito grandes. E aproveitei pra comprar renda variável (Fiis e ações) que me gerou renda passiva bem grande e reinvestindo toda ela em mais renda variável, junto com aporte extra pequeno, dobrou meu patrimônio! Agora, com a inflação impactando o orçamento o que salva é o reinvestimento, também estou aguardando ver como será a perspectiva (veja que entrei tarde, diferente de meados de 2008 que aproveitei taxas de IPCA+12%, mas coloquei dinheiro de aporte apenas). Meu receio é que o patrimonio agora só vai subir via inflação, ou seja, vai empatar com ela e sem aportes devido ao orçamento apertado (saúde e educação privados para a família) medo de ficar milionário pobre (em reais, por isso comecei em 2020 a aportar em BDRs, REITs principalmente aproveitando a queda da pandemia)! Não é fácil investir, mas é necessário! Questão de sobrevivência para pro futuro e aposento daqui a 15 anos.
👏👏👏👏👏👏
você conseguiu até 113% "no meio" do período? lembra a que taxa comprou e vendeu nesse caso?
Exatamente oq estou fazendo, so que eu estou fazendo minha primeira marcacao a mercado agora nesse ciclo para aumentar o patrimonio e leva lo para os FIIS e acoes boas pagadoras de Dividendos.
Nao entendi pq disse que entrou tarde em 2008 pensei q0vc tinha entrado em 2017 e 2018
É isso meu amigo..
Eu não invisto num título longo pensando em resgatar antes, se eu tenho dúvida do prazo eu aplico em outras coisas com liquidez diária.
Sobre Tesouro IPCA+ 2035/2045
- A menor taxa de 2010 até hoje foi 2,89 e a maior foi 7,80.
- Mediana: 5,53
- 7° decil: 5,90 (ou seja, passou disso já está entre as 30% maiores)
- 4° quartil: exatamente 6,00 (passou disso esta entre as 25% maiores).
Minha estratégia é ir comprando um pouco por mês, mas somente se estiver acima de 5,70%.
Entre 5,90% e 6,00% aumento bastante.
Se passar de 6,00% vou despejar tudo.
Não vou ficar esperando pra comprar só quando chegarem a 7%, 8%. Podem chegar? Podem, mas a probabilidade é bem menor.
Dica final: pra marcação a mercado compre IPCA+2045, pois tem a maior duração (duration de Macaulay) e sua curva Price-Yield é a mais convexa. Assim, esse título é o que tem o preço mais sensível à variação nas taxas.
Não seria o IPCA+2055?
@@nobreguga Não, apesar do Tesouro IPCA+ 2055 ser mais longo os cupons semestrais fazem a duration ser menor que o Tesouro IPCA+ 2045. E quanto menor a duration, menor a sensibilidade à taxa.
concordo. melhor que esperar é ganhar os juros pelo período de tempo investido até a taxa chegar ao máximo. pela média, vale mais a pena, se for o caso, resgatar o título mais antigo com lucro maior
Olha a rapidez que essa taxa tá subindo nos últimos tempos, isso não é por acaso. Até outubro pode anotar que chega a 7, com a selic se segurando mais ou menos em 14% (isso sendo conservador). Com a inflação nas alturas vemos o governo mandando pro congresso justo agora uma PEC agora pra AUMENTAR auxilios assistenciais, a chamada PEC Kamikaze. Que recado você dá ao mercado e investidores fazendo isso? Que o Brasil não tem responsabilidade fiscal. E com as eleições estão chegando, e na principal oposição temos um candidato igual ou pior nesse aspecto de falta de responsabilidade fiscal. Some isso a resseção dos EUA chegando, que tende a respingar no Brasil também. Quem aposta que vai tudo se estabilizar nesse cenário, é louco.
@@brunoapx se chegar a 7% "vendo a casa" pra comprar T IPCA 2045. Rss
Se você também entrou no vídeo só porque a Marília é linda dá um joinha 👍🏻
Prefiro manter minha estratégia de aproveitar os preços baixos do mercado de renda variável e também optar por investimentos de renda fixa com prazo menor que o IPCA+ e taxas tão boas quanto.
Marília, sempre bastante ponderada e com avaliações precisas. Sem querer acertar tudo, mas colocando cenários, para quem quiser tomar ou não tomar risco, fazê-lo. Isso tudo de graça, no youtube. É de pessoas como você que o mercado precisa. Parabéns Marília.
Excelente, Marília! Eu sempre compro TD qdo a taxa vai acima de 6%, com o cuidado de ir aplicando aos poucos e aquele dinheiro que não será usado no curto prazo. Uma observação apenas... eu já tenho 57 anos e NUNCA vi o Brasil "estável no longo prazo"...
O bom é travar um pre-fixado quanto a selic começa a dar sinais de queda junto com a inflação.
Não precisa comprar tudo agora. Compra um pouco e se subir compra mais um pouco e vai fazendo pequenos aportes. Com o detalhe importante que a Marília falou. Só vale se ir até o final e pegar o resgate.
E saber a hora de ir saindo também e no que comprar com o dinheiro!
3:55 - O importante é a taxa e não o preço do titulo depois que a pessoa comprar?
É só você falar a hora, que a gente aperta o gatilho!
Eu também prefiro esperar mais um pouco, obrigado Marília
Eu pego os juros semestrais e quando a taxa cai , eu vendo , e pego o meu $ casco fora à procura de outra oportunidade.
Última vez peguei essas taxas e vendi na minima da selic, valorizou muito a mercado ... Quem entrar agora vai se dar bem qdo a selic cair.
O problema que ninguém tem bola de cristal, precisa ter certeza (assim como na renda variável) que o dinheiro investido não será usado no curto/médio prazo. Quando maior a diversificação e reservas de caixa mas tranquilo vai ser a travessia por esta caminhada nada previsível.
Se tá preocupado de mexer antes do vencimento, compra apenas com juros semestrais
Amo te ouvir! Em especial quando diz o que vc vai fazer e por que
Caramba mas não é interessante comprar título com essa taxa alta, justo qdo acredita-se que a inflação vai cair, gerando o efeito de marcação a mercado favorável ?Não entendi a explicação no minuto 5,11 em diante...
Bom dia....vou pra fiis em CDI +
Simplificando ,se não vai precisar do dinheiro ipca+ ,se vai precisar e tesouro selic,se prefere viver de renda ou reaplicar tesouro ipca+ com juros semestrais
Boa noite,Marília como faço pra acompar taxas de mercado pra ver se dá pra comprar ou vender
Marília, que site eu vejo o gráfico histórico desses títulos que tem marcação a mercado ?????
Pra quem for levar até o vencimento, pra quem ta investindo pra aposentadoria é uma ótima taxa. Talvez não seja tao bom pra quem quer especular no curto prazo
Títulos públicos são veículos de investimento de longo prazo. O ideal para o investidor é comprar sempre, sem focar em marcação a mercado pra fazer trade em tesouro direto. O melhor é comprar todos os meses e fazer resgate do titulo no vencimento. Marcação a mercado só vai te fazer girar seu patrimônio e torrar dinheiro com imposto de renda.
Segurando o título até o vencimento ou vendendo dois anos depois a alíquota de IR é a mesma...
Disse tudo....o cara faz marcação ai tem que reinvestir em taxas ruins. Tempo sempre ganha de taxa. Vou no IPCA 35 até o vencimento e um pouco de LCA/LCI
@@PauloCesar-pu7xi desculpe a pergunta, qual sua idade?
Queria saber de quanto é os juros, quando se compra títulos IPCA+ com pagamento de juros semestrais.
Boa tarde. Tenho uma dúvida,gostaria de saber qual a previsão de remuneração para investimento no tesouro direto prefixado 2033 com juros semestrais? Nos próximos 3 meses tem previsão de aumentar ou diminuir o lucro líquido?
Aguardo.
Sempre trazendo informação de uma maneira rápida e precisa, meus parabéns para você e a sua equipe!
Você Mesma disse em um vídeo seu que em períodos de taxa selic elevada era melhor pensar na em prefixado de renda fixa. talvez um CDB acima de 15? já que tal preço justo observando o tesouro tá mais de 13%
Mari qual melhor investimento renda fixa
Eu já não sei se presto atenção nas informações valiosíssimas que ela nos trás. Ou se olho pra beleza dela!!!
Bom dia. Tudo bem? Alguém sabe dizer se compensa sacar o ipca 2024 + 2,5 e aportar no 26? Parabéns pelo seu trabalho 👊
Também queria saber se é uma boa alongar o prazo dos títulos IPCA+
Valeu a pena pra quem investiu ano passado por exemplo no ipca 2026?
Hj a taxa já está maior né
Pretendo esperar mais um pouco e comprar um prefixado 2029. Eu creio que lá pro ano que vem vai ser possível obter lucros com a marcação a mercado. Já tenho algumas LCI IPCA 3 anos, isentas de IR.
Eu também inveti 6000 reais nessa LCIs e estou gostando...todos os dias são atualizados os rendimentos! Vou ir até o vencimento para ver se compensa?
Qual a proporção de ganho ou perda na marcacao a mercado para cada ponto a mais ou a menos partindo de ipca mais 6 por cento por ano a vencer?
Se eu investir neste mês um valor mínimo de R$34 no Tesouro IPCA+ 6,21% a.a 2045 só para garantir o topo dele e depois de 6 meses o valor desse título cair exemplo p/ IPCA+ 5%a.a. e depois p/ IPCA+ 2%a.a. E mesmo assim eu fizer, Novos e Maiores Aportes "pq até lá já vou estar com mais dinheiro" (no momento estou desempregado e sem grana p/ Investir😱😭) só q agora já se passaram os 6 meses as taxas já caíram p/ IPCA+ 5%a.a.
Então surgiram algumas Duvidas?: ↓
A) Mesmo assim ele vai ficar com a taxa de IPCA + 6,21% a.a de quando eu comprei lá atrás no topo, até o vencimento em 2045?
Ou
B) Vai passar a valer a nova rentabilidade do título, de IPCA + 5%a.a. Sendo assim cada compra feita com o seu preço individual e eu tendo q fazer uma média das novas Taxas contratadas?
Obrigado!!!
O problema é acertar a tendência. Também prefiro prazos mais curtos, ou aguardar mais um pouco.
O prazo é muito esticado.
Estou perto de me aposentar e gostaria de alocar 75% de meu patrimônio (hoje 100% em LCI) em NTNB longas com cupons semestrais sem intenção de reinvestimento destes. A estratégia de aplicar 50% em NTNB 32 e 50% em NTNB 40 ou 50% em NTNB 40 e 50% em NTNB 55 é a mais indicada para meu propósito de usufruir apenas renda ?
Outra dúvida : os cupons semestrais sofrem marcação a mercado ?
E o imposto semestral de 22. 5 % ?
@@JorgeLuiz-qd6ry bom ponto. Mas, penso que para viver de renda, não existem grandes alternativas seguras sem pagamento de imposto.
Oi Marilia, o Sofisa ofereceu um cdb de ipca + 7,15% pra seus clientes com liquidez em 1 ano. comprei um pouco lá. Tomei uma boa decisao?
Oi Marilia, tinha um dinheiro na poupança , querendo começar a invistir mas preocupado com a volatilidade do mercado escolhi um CDB do itau CDB DI que paga 100% do CDI mas tem liquidez diaria e penso em um horizonte de 1 ou 2 anos mas nao quero ficar agarrado a um ativo por muito tempo ja que o cenario do pais pode mudar muito nas previas e pos eleiçoes o que acho que cometi um erro de comprar uma parte ate 180 dias com o que vou ter que pagar 22,5 % de IR quando pederia ter comprado para 1080 dias e caso decidir ficar com o CDB por mais tempo ele me descontaria 20% ou 17,5 % por exemplo se manter ele por 8 meses ou 1 ano e 10 dias por exemplo e caso precisar vender seria mesma coisa estou certo ?, ou seja agora como comprei para 180 dias ele vai liquidar em 180 dias e se quieser continuar com ele vou ter que comprar novamente certo? acho que errei nisso o ideal seria comprar ele com 1080 dias e se quiser vender em 6 meses da no mesmo ne ?
Excelente vídeo Marília, muito explicativo. Parabéns.
Alguém pode me explicar mais ou menos quantos porcentagem é ipca +6? sou leigo, começando a ver isso me expliquem
Se tenho o dinheiro agora, então onde coloco até ter uma aplicação mais atrativa a médio prazo? Obrigado.
CDB 100% CDI.
Marília boa noite. Tenho ipca 2035 fazem 6 anos. Vale a pena manter?
Marília, mais uma bela explanação.
Seria um bom momento pra mim q já estou aposentado e não pretendo fazer MM investir em IPCA CJS 2040 por exemplo?
E quem tá com dinheiro na poupança faz o quê? Help
Boa noite, se levarmos o título até o final além da taxa a mais, a inflação do período contratado é a mesma tbm ? Abraço
Sim. No vencimento as taxas são aquelas informadas na data da compra e se você for fazendo aportes, você poderá ter uma taxa diferente pra cada aporte.
Então, é por essa questão do IPCA estar rendendo menos que meu título, ainda que valendo mais do que o aporte inicial, está com marcação a mercado negativa ? Por conta da demanda pelo título IPCA + está menor e as taxas desse título estar subindo ?
Parabéns
Uma dica, vai no site do Tesouro e pesquisa sobre as taxas do IPCA+ 2045 desde seu lançamento até hoje e depois me fala quantas vezes ele bateu nos 6%, acredito que a resposta seja pouquíssimas ou nenhuma, e se comprarmos ele agora considerando a marcação a mercado, só não será um excelente negócio caso a mesma suba para 6,5 ou 7%, risco esse que também pode vir a ser mitigado por aportes constantes...
Não há problema em chegar a 7 ou 8%, é só não vender.
@@carloshenriquepf perfeito,e caso ainda compre mais,será o melhor dos cenários,pois se carregar até o vencimento terá uma rentabilidade maravilhosa,e caso venda antes,além de ter baixado seu preço médio,a marcação a mercado tb trará ganhos similares aos da renda variável nos melhores tempos de bolsa...
No tesouro direto o tempo sempre vence a marcação a mercado. Eu tenho na minha carteira o TD 2035 com taxa de 5,39% a R$ 1.162,32, COMPRADO EM 25 DE ABRIL DE 2017. É uma falácia que comprar títulos a bons preços e boas taxas ao longo do tempo perdem para a marcação a mercado. No Brasil o VNA desde que foi criado nunca parou de crescer. TD é o melhor e mais seguro investimento no Brasil, apenas tem que ter paciência, tempo e fazer aportes divididos ao longo da curva de alta dos juros.
Exatamente. Se tiver paciência, pouco importa marcação a mercado.
Basta deixar os juros compostos fazerem o seu trabalho :)
Pedro disse tudo. Tempo ganha de taxa, quanto menos girar a carteira melhor. Fazer marcação de depois pegar taxas ruins é pura ilusão.
Esta mulher é muito estúpida. Esta senhora consegue desinformar e mentir. Sobre a tal marcação a mercado. Ela existe? Sim, mas não é determinante e absoluta como ela tenta apresentar 1:50. Exemplo: eu tenho na minha carteira 4.3 títulos do IPCA 26 comprados em 1/10/2021 com taxa de 4.63%, e preço de R$ 2.943,77. Hoje este mesmo título tem a taxa de 6,03% e preço de R$ 3.144,00. Ou seja, a taxa e o preço aumentaram mas não teve marcação a mercado. Por quê? Pelo tempo do título mais a evolução do VNA na curva. O mesmo fenômeno no IPCA 35 que comprei 3 títulos em 22/03/2013, com taxa de 4.35% e preço de R$ 886,11. Hoje o mesmo título tem taxa de 6,21% e preço de R$ 1.848,15. O tempo SEMPRE, digo SEMPRE vence a marcação a mercado mesmo antes de vencer o título, pelo simples fato que existe o VNA que acompanha SEMPRE a inflação. COITADO DE QUEM SEGUE AS MERDAS QUE ESTA MULHER DISSEMINA NO YOU TUBE. ELA É TÃO BURRA QUE NÃO SABE QUE O IPCA55 A 6% FICA AO PAR COM O VNA.
Boa Noite 🌙
Eu também estou esperando até ter mais visibilidade!
Dúvida: Que critério você sugere para escolher o vencimento? Com ou sem juros semestrais?
Ontem tinha taxa de ipca 29 ainda maior que essa.
Uma tx dessa em curto prazo, a idéia é a mesma ? Temos uma oportunidade com a Marcação à mercado
Boa noite Marília, sou novo no canal e no mundo dos investimentos, estou buscando informações para cuidar melhor do meu dinheiro, gostaria de uma orientação do zero, desde de uma reserva emergencial passando pelos investimentos moderados chegando aos mais ousados. Estou buscando um banco que me traga uma segurança e produtos rentáveis também!!! Marília e um mundo bem complexo para os iniciantes!!!Ficaria muito grato se pudesse me dar uma orientação nesse sentido!!! Muito obrigado!!!
Vc é excelente, Marilia!
O valor do vna para NTN B hoje ( 05/07 ) é 3889
Supondo que tenho 3 titulos do ipca 2035 poderia fazer esse calculo?
3 TITULOS X ( VNA = 3889) = 11.667 reais ----------------> Este seria o meu saldo atual caso não houvesse marcação ao mercado e etc ?
Para quem gosta de IPCA+ mas não gosta de longo prazo, o TD26 é uma boa opção, ou então, foca no TD Selic.
Simples assim. O povo quer acertar o c* da mosca.
Eu 90% em ipca 26, aproveitando essas altas e aportando,
Uma pergunta amigos: Os CDBs sofrem marcação a mercado igual a um titulo do tesouro ? Ou é comprou aquele lote, vc ta travado com a taxa comprada independente do mundo cair ???
A marcação a mercado só acontece quando vc resgata o título antes do vencimento. Não faz diferença se é CDB ou Tesouro. Se as taxas subirem e vc quiser vender vc vai vender com prejuízo. Se levar até o vencimento terá o ganho contratado no CDB ou no Tesouro.
Pq dizem que se a inflacao estiver mto alta o IPCA+ nao serve para proteger da inflacao?
Outra pergubta vale a pena vender IPCA+5,88 p recomprar na taxa mais alta (6,07%)
Se a inflação foi muito alta em um determinado ano, o Banco Central vai agir aumentando os juros para justamente desacelerar essa inflação nos próximos períodos. Então o modo de pensar não deve ser "a inflação foi alta no ano passado, por isso vou comprar o IPCA+", porque aquele patamar de inflação já passou, agora tem que olhar para as perspectivas futuras. Sobre a última pergunta, não vale a pena, porque o seu título já vai estar rendendo a nova taxa, mas com o custo do efeito negativo de marcação a mercado naquele momento que a taxa subiu. Então no final das contas, só estaria pagando IR desnecessário nessa troca. Vale a pena ver os demais vídeos da Marília sobre Marcação a Mercado aqui no canal para entender melhor essa dinâmica.
@@NordInvestimentos Por que nao viver de renda passiva investindo em tesouro IPCA+ com juros semestrais? Mesmo com IR ainda paga mais que muito fii anualmente e ainda garante correcao pela inflacao.
Com esse Ipca 6 + ganho mais com menos inflação com mais inflação?
Tesouro IPCA só compro a prazos curtos, no momento tenho a maior parte em Tesouro IPCA 2024 e a menor parte em Tesouro IPCA 2026, pra longo prazo é muito arriscado para o meu perfil. Obrigado pelo vídeo. :)
IPCA 2026. Más aí tá o ano do vencimento, más o IPCA+ além de escolher a data não tem tbm a taxa? Exp. IPCA+7%? Entendeu minha pergunta? rs
Alea Jacta est. Joguei no IPCA 1935
Quando a selic estava a 2% a minha poupança antiga continuava a render 6% ano isenta de IR.Sera que vale a pena tirar de la e perder esse rendimento da poupança antiga? o receio é se a selic voltar a 2% depois denovo.
Não use como parâmetro a Selic, mas sim a inflação.👍. No meu caso deixo um pouco na poupança a pequena parte da reserva de emergência. A grande parte da reserva de emergência deixo no tesouro selic e um bom cdb com liquidez diária. Poupança não é investimento.
peguei lci a 12,40%ao ano no Santander...Já corri da poupança da caixa faz tempo!
@@adalbertomarques6394 mas acontece que a minha poupança é a antiga que rende 6% fixo independente de qto ta a selic.Diferente da poupança atual.Por isso estou na duvida de sacar e perder o rendimento dela, pois se sacar perde para sempre.
@@saudenaveiaoficial pela história da economia brasileira acho que vai demorar muito para que a taxa Selic volte aos 2 por cento. Faça a seu planejamento diversificando de acordo com seus planos. Cadê tipo de investimento serve para um propósito.👍😉
Ótimo video
Me tira uma dúvida sou novato em tesouro direto , eu invisto o IPCA + quando ela tá em queda ou invisto agora nessa taxa de 6%
Fala um pouco dos bonds Americanos.
Se eu precisar vender um título privado antes do vencimento eu faço a cotação com o meu assessor e decido vender ou não e alguns nem liquidez tem então para que ver o valor oscilando na minha cara o tempo todo? para induzir fazer alguma bobagem e trocar por um produto mais lucrativo para indústria?
A partir do ano que vem os títulos privados estão obrigados a mostrar o valor que tem naquele momento tmb.
Saudações..TB não me sinto confortável para segurar por tanto tempo, mas um título pre fixado 2025 e 2029, já estou esperando a marcação a mercado 😉
Precisa estudar um pouquinho, você não precisa esperar 2055, há diversas estratégias viáveis no TD. Se fosse da forma que esse pessoal toca o terror por que eles compram?
São vendedores de relatórios.
@@nunesj.p19 concordo ela faz muito drama. Começa a seguir o Vinny Invest. Ele é top
Bom dia. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar um
calculo. Supondo que comprei 100 reais do ipca 2035 em 06 julho de 2021 e
também 100 reais do ipca 2045 .Quanto ambos estariam valendo na data de
hoje .Como existe marcação ao mercado e etc fico sem saber como
realizar este cálculo. Obrigado. Gostaria de aprender a realizar este
cálculo.
Marília, a miss economista do Brasil
BOA NOITE ,SE PUDER RSP, FIZ DOIS INVESTIMENTOS IPCA 2055 COM TAXAS DIFERENTES EM DIAS ALTERNADOS ,APARECE UM VALOR TOTAL APENAS NA CORRETORA, COMO É CONSIDERADO CADA COMPRA, UM TÍTULO NOVO OU FAZ UMA MÉDIA DE TAXA ,OU CONSIGO APORTAR DIRETO APENAS EM UM DELES QUE FOR MAIOR A TAXA AO INVÉS DE COMPRAR TODA HORA UM TÍTULO NOVO
Boa tarde Marília querida! como vai investiria no tesouro R$200.000,00 hoje? poderia nos dar essa dica?. A intenção é ter o rendimento p 1 ou 3 anos
TAXA NÃO GANHA DE TEMPO .
Será que a indústria dos fundos não consegue competir com o tesouro direto? Forçaram até os títulos crédito privado serem obrigados a marcação a mercado. A quem interessa isso? Forçar o consumidor girar a carteira? Gerar corretagens ?
Nessa tal indústria o gestor e o come-cotas ficam com o filé. Não colocam nada na reta e sempre recebem! Pra perder dinheiro eu não preciso pagar nenhum gestor, eu sei perder sozinho!
@@nunesj.p19 otimo comentario, faz me lembrar aquele termo " em caso de patrimonio liquido negativo do fundo os cotistas serao convidados a fazer aportes para cobrir o prejuizo" ou seja ate nas perdas elas ganham da gente.
Eu aporto todos os meses no mesmo tesouro semestral? Estou interessado, acho que vai subir com subida selic, vou esperar uns meses.
Ótimas dicas sempre assisto.. os vídeos
Marcação a mercada pode ganhar tambem o quwridona
Seria bom se eu comprar uma cota que custa próximo hj algo em torno de 3.200,00 6,26% se caso ela suba para 7% rsss eu compro mais 1 cota a minha marcação a mercado estária acompanhando
Políticas expansionistas, diz ela... Saber quem vai ser ministro da economia não sei se ajuda muito né... Ajudou com o último pop star?
Boa Marília. Eu ja estou travando aos poucos. Beeem aos poucos.
Sempre maravilhosa 🥰
TD + é pra quem não vai mexer na grana. Ponto final.
Parabéns Grande Marília, nossa missão simpatia.
Maravilhosa !!!!Sabe tudo. Ótimo vídeo
Pessoal estou começando agora a investir me explica uma dúvida comecei a depositar todo mês no tesouro ipca 2035 e 2045 qdo fiz o primeiro depósito a taxa era + 5,71% ...vai ser esse o valor até o fim? Estou c dúvidas pq agora está beirando o 6% devo continuar depositando nesse q já tenho agendado p cair todo mês ou compensa começar um novo a a taxa maoir?
Cada compra/investimento é tido como único para o TD, ou seja, se o seu primeiro aporte foi a +5,71% então até o vencimento será este o rendimento. Se comprou algo depois o valor aplicado seguirá a taxa que comprou independente do primeiro. Preço médio de TD só no Excel mesmo...
Então sendo assim compensa eu cancelar o agendamento de todo mês e começar um novo qdo achar q vai chegar aí máximo.
Obrigado
@@MegaDouglas81 olha, depende muito das razões que te levaram a investir e de sua carteira como um todo. Eu compro todos os meses a alguns anos já então é de se imaginar que eu tenha Prefixados a 7, 8% como tbm a 13% como agora. Esta errado? Pro que eu acho certo que é criar renda passiva com os semestrais não, mas se falarmos de marcação a mercado então estou "perdendo" muito.
Igualmente fundos imobiliários, de acordo com meus critérios eu compro todos os meses mesmo tendo RF a 13% a.a. porque se lá na frente a RF não ser tão mais atrativo eu surfarei a onde dá renda variável do mesmo jeito.
Tudo isto esta certo? Para mim sim, pra outros talvez outra estratégia seja melhor...
Faltou falar sobre o spread do tesouro direto que é algo que não vejo ninguém falar....
O spread é de 0.12%
Ou seja vc investir em um titulo ipca+5% e tentar resgatar com ele na mesma taxa, vc vai resgatar seu titulo como se ele fosse um ipca+5.12% ou seja, ele estará valendo menos, portanto para vc resgatar antes do vencimento vc teria q resgatar seu titulo com a taxa em ipca+4.88% para sair no zero a zero
Eu por enquanto sigo comprando Tesouro Selic mesmo, mais FIIs e boas ações pagadoras de dividendos, até ao final das eleições, pra ver como fica, se vale a pena comprar Tesouro IPCA.
Excelente análise
Para mim a indústria de fundos que tá perdendo a vários anos do CDI perdendo clientes Forçou a barra para marcação a mercado nos títulos privados para o consumidor vendê-los e imigrar para investimentos mais lucrativos para indústria
Pela lógica, quanto maior a inflação não seria menor a remuneração acima da inflação? Por exemplo: o prognóstico para inflação ano que vem será maior, a taxa de remuneração acima dela não seria menor? Se for menor o prognóstico dessa inflação, a taxa de remuneração acima dela não seria maior?
vai depender da situação fiscal do país, que, pelo andar da carruagem, vai precisar vender mais títulos a taxas interessante pra arrumar dinheiro. nesse caso, sobe a Inflação e a taxa contratada também
Perfeita análise!
Eu estou no Tesouro Selic 2025 e o preço só sobe (lucro) enquanto quem fica no Tesouro IPCA+ tá vendo faz tempo o preço cair. Tesouro IPCA+ apenas um parcela bem pequena e para ir até o vencimentpo
Muito bom.
Já investi em cdb ipca +6,50%, cdb ipca +7%, 2023,em um banco confiável, porque não tem marcação a mercado, no tesouro ipca é muito complexo, tem que acertar o momento certo, igual a Marília falou.
CDB IPCA + tem MaM sim. Experimente vender antes do vcto, se o título permitir a venda antecipada, é verá que tem MaM.
Quem tiver mais de 50 anos e tem um bom volume de dinheiro faça os cálculos dos cupons semestrais do IPVA c/juros semestrais e viva dessa renda.
Prefiro nesse momento de inflação alta aproveito e compro fundos imobiliários que estão mais baratos. Mesmo que o valor que recebe 1% ao mês não aconpanhe a inflação. Porém quando a inflação baixar pós eleição as cotas vão subir aí meu dinheiro vai render diante da inflação . Quando mais cotas compra agora mais vou ganhar a longo prazo.
E o IPCA 26? Vale a pena mandar um dinheiro pra lá??
Marília, na plataforma da Rico e XP mostra vários Bancos pagando CDB com preços melhores, pq Vc fala só de TD?
Quem deixou de comprar a 5,30% para esperar os 5,90% nesses 8 meses está perdendo dinheiro. Mesmo com a marcação a mercado negativa. Marília ignora os efeitos da passagem do tempo e da inflação no preço do título
Quando a inflação estava subindo, era ruim comprar porque as taxas iriam subir. Agora que vai cair, tb é ruim comprar. É impossível acertar o topo de taxas e abrir mão de IPCA+5 ou 6 por um ano ou mais é um custo de oportunidade enorme.
O tempo que o dinheiro fica investido no tesouro então interfere? Por exemplo colocar 100 mil com taxa 5 e esperar 12 meses para resgatar com taxa 3 pode ser mais vantajoso do que investir 100 mil com taxa 5 e resgatar com 10 meses com taxa 3?
@@hamandacrovador476 Nesse seu exemplo, que as taxas de investimento e de resgate sao iguais, sim, a rentabilidade vai ser maior caso o investimento fique mais tempo rendendo, salvo em caso de deflacao (é dizer, vai resgatar mais dinheiro apos 12 meses do que apos 10 meses). Isso porque o titulo rende todos os dias a taxa atual+ inflaçao. O que pode acontecer é que talvez a *taxa anualizada* do segundo investimento seja maior (depende de outros fatores, como inflacao do periodo), mas, para saber se isso será benéfico, é preciso analisar no que ira reinvestir o dinheiro (e se esse investimento alternativo vai render mais do que inflaçao+3% durante os 2 meses restantes). Em termos absolutos, o 1o investimento sempre renderá mais que o 2o, exceto em caso de deflação bem naqueles 2 meses finais.
verdade, eu entrei no ipca+26 em Dezembro de 2021, taxa 4.72 estou com um bom ganho, e sempre fui aportando, agora aproveitar essas altas, e ir aportando até o eles tirar do rol o 26.
Inflacao+6%=18%, selic=14% , perda em 1 ano = -4%. Se a taxa do titulo subir 1% x 20 anos, perda = -20%
@@ssbarretto a conta não é bem essa. A marcação a mercado negativa é suavizada pelo passar do tempo (inflação e rendimento) e a Selic não está 14%. Por fim, quem compra um título de longo prazo não tem horizonte de 1 ano. No horizonte do investimento, é 1 ano perdido. Lógico que se após esse ano vc comprar uma taxa melhor, tá tudo certo. Mas ninguém sabe qual será o topo. Fato é que não houve perda de dinheiro no exemplo que dei no tópico, independentemente dos investimentos concorrentes
Eu tenho Títulos TD IPCA + 2035 e Pré 2026, ambos adquiridos em 2020, portanto a juros bem mais baixos. Devo vender e colocar no Tesouro Selic?
Hehe vai lá garoto
Se vender agora que as taxas estão altas você vai perder dinheiro, não adianta vender.... tenta comprar um novo pré fixado 13% e um IPCA + 6% e começa a jogar dinheiro la.... quando a inflação diminuir depois da eleição, voce vai conseguir vender bem esses titulos antigos com renda baixa...... ai você pega essa grana e joga no novo titulo pre fixado a 13% e no ipca+ 6% entendeu ?