Wene tenta fazer uma serie onde vc faz uma analise de game enignes Tipo Vc pega uma game engine, sla que vc conhece ou não conhece e tenta fazer uns jogos nela(bem simples)
@@CrieSeusJogos De preferencia sempre o mesmo jogo em engine diferente. Pra ver a dificuldade/facilidade de fazer a mesma coisa em engines diferente. Assim como benefícios, tipo performance.
Eu optei por desenvolver minha engine para ter um maior controle do que PODE ou não NÃO PODE fazer. Posso ter controle sobre o código, não preciso pagar royalties para projetos comerciais e, como não tenho objetivo de fazer projetos fotorrealista, minha engine funciona perfeitamente bem. Em vez de fazer tudo do zero, usei alguns frameworks open source para agilizar o processo: • Irrlicht - renderização, abstração do hardware, input, colisão, gerenciamento de recursos... • cAudio - áudio engine • Spark - sistema de partículas • LUA - scripting, configuração e automação Algumas features da minha engine: • Forward rendering (tô tentando deferred shading para futuras versões) • Diversos efeitos de pós processamento, como blur, motion blur, sépia, vignete, bloom, visão noturna, depth of field, oclusão de ambiente (estático e dinâmico), heat haze, distorção, etc. • Sistema de colisão altamente rápido e preciso • Iluminação dinâmica por vértices (Gouraud shading) e por pixel (Phong shading) • Sombras dinâmicas usando o stencil buffer (tô tentando implementar soft shadow mapping para versões futuras) • Diversos prefabs, tais como fogo procedural, água, lava, etc • Diversos materiais já prontos, como refração, reflexão, environment mapping, sphere mapping, etc Tô usando essa engine pra fazer um remake do game Turma da Mônica na Terra dos Monstros, junto a um amigo artista.
@@andreyc.p.4549 Sim, sim, mas se eu optar por fazer um game comercial eu teria que pagar royalties pelo uso do software. Tá, eu sei que tem um target de vendas pra ser obrigado a usar a versão comercial da Unity, mas ainda assim eu prefiro ter controle do eu faço. Essa minha engine não foi feita ontem, ou da noite pro dia. Ela começou lá no fim da década de 90 (muitooos anos antes da Unity sequer nascer). Só fui atualizando os recursos conforme o hardware avança. Não tenho por objetivo fazer um engine pra licenciar, é pra ser usada em projetos internos. Fora toda a experiência adquirida no processo de desenvolvimento. Só pra você ter uma ideia, a engine original (no qual esta é baseada), era inteiramente feita do zero. Faz uns meses que comecei a migrar alguns componentes para frameworks modernos, como Irrlicht para fazer a renderização, por exemplo.
Parabéns, isso dá um excelente portfolio e muita experiência! Apenas como sugestão: a Godot não cobra royaltes de forma alguma, e é de código 100% aberto.
@@_JPkun Obrigado, mano. Eu já fiz alguns testes com a Godot, mas é aquela história, você usa o que tem mais familiaridade. P - Qual a melhor ferramenta pra fazer algo? R - Aquela que você já conhece. :)
Acho que vale a pena porque as que existem pra android não tem as funções que a maioria das pessoas querem, se eu pudesse faria uma, que pudesse criar jogos em 3D, joystick pronto , chão pronto,adicionar modelos 3d , inclusive carros e motos que funcionem,opção de criar jogos multiplayer e principalmente função de exportar apk sem precisar de internet
wenes, criar uma game engine não demora tanto assim pra ser feito existem bibliotecas open source que permite q vc avance muito rápido, só ver o vídeo do unicode criando uma engine do 0 em 30 horas (mas ele poderia aperfeiçoar muito mais se passasse meses)
Muito bom o video, to fazendo um jogo sem engine e o que eu estou aprendendo com os desafios que encontro, esta em um nivel que nunca vi em nenhum curso. To deixando tudo aqui no UA-cam quem quiser acompanhar.
Tem um video que um cara, uniday engine que ele explica como ele criou a dele, ele consegiu criar em 30 horas uma game engine, mas antes quando ele tava aprendendo, demorou uns meses
Os benefícios são incríveis, como no caso do john carmack em Doom. Acho que a maior questão é: quem é que consegue realmente criar uma game engine para jogos complexos? Talvez 99% dos mortais não consiga. Não é uma questão de escolha para a maioria. Para os poucos 1% que resta, ou 5%, é uma escolha, e uma escolha difícil. Mas usando um framework a porcentagem aumentaria, mas ainda assim não é pra maioria. Mas foi uma boa explicação
Aew Wenes!.. Esta foi, DISPARADA, a resposta mais completa que já vi sobre o assunto(e acredite, já pesquisei bastante sobre). Vídeo de 8 minutos ponderando as vantagens e desvantagens de forma direta, e ressaltando o valor do aprendizado independente do objetivo... Ótimo vídeo, diria até CRUCIAL para quem quer ingressar nesta área!👏👏👏🎮
O que eu estava pensando em fazer era criar uma game engine que seja capaz de otimizar tanto no tamanho dos arquivos gerados pela engine quanto na performance e na qualidade do código de maquina gerado visando sempre a otimização baseada na plataforma em que o jogo esta sendo compilado pela engine e gostaria também de criar uma linguagem de programação para ela, justamente por que codigos em c, c++ e c# não geram um código assembly perfeito e também não usaria python pois ia abaixa performance em algumas coisas que seriam importantes para o desempenho da engine, criando um jogo em assembly demoraria muito mais do que o normal o que seria péssimo mas você deixaria seu jogo um pouco mais rápido o que eu quero dizer e que gerar um código mais rápido em assembly não programando em assembly e sim nessa linguagem que estou desenvolvendo ajudaria e muito na performance neste momento eu estou estudando isso com base na ideia do go lang e do rust e também queria que ela fosse uma linguagem mais elegante e fácil de programar tipo um javascript por enquanto o projeto esta em andamento pq eu estou estudando e repensando algumas coisas
Hum, você pode optar por usar a LLVM pra fazer a otimização de código, já que escrever código diretamente em Assembly te limitaria à uma determinada arquitetura, a não ser que você decida escrever códigos para todas as arquiteturas para as quais você deseja construir seu jogo. Enfim, sucesso. Também estou nessa. Tô desenvolvendo uma engine pra estudos, bem como aprendendo habilidades artísticas. Tô no começo ainda, mas já avancei bastante.
Vou falar a verdade, depende, se você quer fazet um jogo rapidamente com uma qualidade boa, não vale a pena. Mas se você não quer pagar royaltes, criar uma engine altamente especializada entre outros vale apena, porém não é para programadores do tipo que é inscrito desse canal muito menos do tipo que usa java/javascript e opengl, não é do tipo que usa C++ e vulkan, sabe algebra linear, matrizes, vetores e operações como ele, além do mais você vai ter que ser um bom programador e no caso de vulkan tem que saber manipular memória e conceitos de multithreadig, e logo aviso, apenas uma tela com uma cor renderizada leva umas 1000 linhas ou mais, mas no final vale a pena, fora isso tem que aprender conceitos de shaders, geometria analítica, trigonometria, dominar a API nativa (WINAPI, etc), conceitos de arquitetura de software, sistema de arquivos, compressão e decompressão etc
Eu estou tentando fazer uma """engine""". Em python existe uma bliblioteca chamada ursina, pretendo criar uma interface gráfica para ajudar outras pessoas a desenvolver jogos 3d em ursina. Já que não existem tutoriais de ursina em português. Bem que vc poderia trazer ursina no canal? :V Detalhe que eu escrevi engine entre muitas aspas. Isso pq todas as lógicas, mecânicas, física e o resto já estão presentes na biblioteca, porém com difícil acesso a pessoas que têm baixo conhecimento em inglês ou limitações de aprendizado. A ideia não é criar uma engine do zero, só fazer uma interface gráfica para a mesma, usando tkinter ou kivy.
@@vertexshaderfragmentshader4196 Eu não coloquei adiante. O comentário é bem antigo e muito audacioso para alguém como eu. No fundo, a única coisa que eu fiz foi ficar deitado em uma cama lamentando minha existência e torcendo para um dia fazer algo realmente útil.
Se eu quando tava vendo o jogo na steam 1 mês antes do devlog 3 eu já vi a Vila do mesmo jeito que no devlog 3, então o devlog está desatualizado? Edit: falando em devlog quando será lançado o quarto devlog? Vcs já terminaram a Vila????????
O devlog visa mostrar a evolução do jogo, então de certa forma ele fica "desatualizado" com o tempo. No próximo nós vamos mostrar um pouco da mecânica de combate do jogo... Deverá sair ainda nesta semana
Diogo e Davi, não é meu foco fazer engine mas ao mesmo tempo gostaria de ver o desenvolvimento de vcs e o que acharam/aprenderam/barreiras que enfrentaram ao criar uma engine. Vcs pensam em fazer videos/compartilhar a experiencia? Se sim me avisem onde, quero seguir o canal
Não existe "Engine de Engine" vc tem que criam na raça, com código puro. Fora isso você pode usar o Visual studio, Eclipse, COde Blocks ou outra IDE pra ajudar com a programação.
@@gabrielmelo6856 São criadas do mesmo jeito que todo programa de computador. Com código puro. Hoje em dia nós temos algo chamado "framework" que são conjuntos de códigos comuns para desenvolvimento de programas, e "IDEs" que são programas para auxiliar o processo de codificação que reduz a carga de trabalho, mas fora isso não tem um "programa de criar engine" é só código.
Tem um br fazendo em português no C++, está bem explicado. Mas como o próprio vídeo aqui fala, não é pq está em pt que é simples ou fácil. Segue o link: ua-cam.com/video/SCL70wik3Ts/v-deo.html
@Arthur Silva Então, é como ver resolução de um exercício de física, , se não tiver a teoria, tu pode olhar a resposta mas não consegue entender como se chegou naquilo. O importante no desenvolvimento de uma engine é aprender os conceitos. Aí sim, irá conseguir ler os códigos open-source para estudo, melhorias ou adaptações.
Uma ideia q pode ser até difícil, mas pode tomar menos tempo q criar uma game engine é criar um jogo sem ela, tipo em OpenGL e C/C++ e mexer diretamente neles. você ainda vai precisar saber de matemática e física, mas você só vai colocar o necessário no código do jogo
Mano, faz um vídeo ai mostrando boas engines para eu criar um game MMORPG 2D pfv? Mas quero algo que eu possa criar meus personagens e falas tbm, assim como animais e claro.
Ótimo vídeo parabéns, tenho uma dúvida, quero criar um jogo 2d com graficos baseados no TIBIA, é meio que um sonho meu por ser um game que marcou muito minha vida, e quero criar minha propria game engine, por onde devo começar?
Quando vejo alguém falando que vai criar a sua game engine, eu penso que é uma vontade equivalente ao "vou criar meu jogo revolucionário e foto realista", normalmente quem diz que vai criar a sua engine, não faz a mínima noção da complexidade de se criar, no final sempre acabam desistindo da área.
Realmente, se tiver pensando isso, desiste mesmo. O que tenho estudado pra fazer uma game engine e já teria feito uma penca de joguinhos, mas não é o que quero. Mas acho sacanagem a galera colocar como algo de grandes empresas, milhares de funcionários, que é impossível. Conversa, a programação mesmo é uns 2-4 pessoas, mesmo pq mais que isso, mais atrapalha do que ajuda. O que é demorado e requer várias equipes é o desenvolvimento de novas tecnologias a serem aplicadas nelas. Mas para desenvolver uma é difícil e requer bastante conhecimento, mas tá longe de ser isso tudo. Vide o canda Uniday, depois que ele pegou o conhecimento, fez uma engine básica em 1 dia.
@@paulodelphos1608 pois é, acaba ficando no básico mesmo. No fim, o que vai dizer se consegue ou não, é justamente o empenho da pessoa e o objetivo, se ela quer criar uma engine para aprender o processo, ela terá muito mais facilidade e estímulo, do que criar uma engine para depois criar jogos nela. Pois no fim, se usamos unity, godot, game maker, construct 3, para o jogador não importa, desde que o jogo seja divertido e funciona. Porém se o objetivo da pessoa é criar jogos, hoje em dia ela tem um leque de ótimas opções, como disse acima, seja pagas ou gratuitas, com muitas pessoas cuidando da parte chata de achar e consertar bugs nas engines, portar para diversas plataformas. Só olhar Capcom, Microsoft, Sony, Square Enix, Nintendo, todas hoje em dia estão mesclando entre engines proprietárias e engines do mercado, então o Enzo diz que ele precisa criar a engine dele para depois lançar o jogo, não faz sentido algum se o foco for lançar jogos. Cada um faz o que quer da vida, como disse na postagem anterior, a pessoa vai acabar desistindo quando entender a enorme complexidade de se criar uma game engine.
@sax invertido eu queria estar enganado, caso você discorde de mim, eu sinceramente gostaria de ver a sua game engine, pois "como não é complexo" de se fazer, logo, você deve já ter feito uma e nada melhor do que falar por experiência própria. Falando sério. Eu vejo muito em alguns forums e grupos no facebook, pessoas dizendo "veja essa engine que fiz", ela erroneamente nomearam protótipos de um jogo do Mario, como uma engine do Mario. Como disse antes, você pode fazer uma engine, agora se quer que ela tenha suporte para exportar para algumas plataformas, aí que vai começar o problema, fazer rodar algo no windows é muito fácil, você pode usar praticamente qualquer linguagem do mercado, criar algo que se move via input, pronto, é uma engine proprietária, porém vai precisar fazer todo o trabalho duro na mão.
@sax invertido pois é meu velho, como disse lá já se não me engano na primeira resposta. Tudo depende de onde a pessoa está mirando, se ela por exemplo quer criar um jogo para PC "que é a plataforma mais amigável", ela pode fazer com qualquer linguagem, trabalhar diretamente com opengl, pode fazer direto no js, python, não importa a linguagem, ela vai lá e faz, porém a coisa começa a se complicar quando a pessoa resolve querer portar o jogo para web, mobile. Nada te impede de criar uma engine do zero, porém se seu foco for viver de jogos, você precisa ter um conhecimento muito acima da maioria, como disse Capcom, Square Enix, Microsoft, Sony, Nintendo e muitas outras, estão usando engines do mercado, se eu te perguntar o motivo delas não estarem utilizando apenas engines proprietárias, sabe me responder? Grana e pessoal capacitado não é um problema.
Olá. Sou novo no canal e gostaria de pedir (se possível) aulas de Game Maker Studio 2. Comprei o programa mas tenho dificuldade em usar. Poderia me ajudar?
@ kkkkkkk tô rindo kkkkkkkkk os cara pedindo dica aí nos comentários mds kkkkkkk Se não comer leve ao veterinário isso e crucial se não comer mesmo assim. isso deve tar morto
Existe várias games engines free, porque empresas desenvolvem as suas e não utilizam as que estão prontas. Geralmente, porque desenvolver uma hoje é rápido, e geralmente utilizando uma equipe pequena, to falando em 2-4 pessoas. Se tiver o profissional é muito mais rápido do que o próprio jogo. Segundo, o tempo gasto no desenvolvimento é mais rápido do que no treinamento para uma equipe dominar uma engine nova, sem falar que, como ela tende a conhecer toda a engine que desenvolveu, a mesma consegue uma qualidade maior nos jogos a serem desenvolvidos e velocidade na resolução de problemas.
@@araujomix9342 um termo bruto seria um monte de bibliotecas(que são códigos já escritos para resolver algum problema para um desenvolvedor) juntas para resolver um problema ou facilitar mto a solução dele
Wene tenta fazer uma serie onde vc faz uma analise de game enignes
Tipo
Vc pega uma game engine, sla que vc conhece ou não conhece e tenta fazer uns jogos nela(bem simples)
Boa!
@@CrieSeusJogos De preferencia sempre o mesmo jogo em engine diferente. Pra ver a dificuldade/facilidade de fazer a mesma coisa em engines diferente. Assim como benefícios, tipo performance.
@@BrunoBayerNetto vdd
Eu optei por desenvolver minha engine para ter um maior controle do que PODE ou não NÃO PODE fazer. Posso ter controle sobre o código, não preciso pagar royalties para projetos comerciais e, como não tenho objetivo de fazer projetos fotorrealista, minha engine funciona perfeitamente bem.
Em vez de fazer tudo do zero, usei alguns frameworks open source para agilizar o processo:
• Irrlicht - renderização, abstração do hardware, input, colisão, gerenciamento de recursos...
• cAudio - áudio engine
• Spark - sistema de partículas
• LUA - scripting, configuração e automação
Algumas features da minha engine:
• Forward rendering (tô tentando deferred shading para futuras versões)
• Diversos efeitos de pós processamento, como blur, motion blur, sépia, vignete, bloom, visão noturna, depth of field, oclusão de ambiente (estático e dinâmico), heat haze, distorção, etc.
• Sistema de colisão altamente rápido e preciso
• Iluminação dinâmica por vértices (Gouraud shading) e por pixel (Phong shading)
• Sombras dinâmicas usando o stencil buffer (tô tentando implementar soft shadow mapping para versões futuras)
• Diversos prefabs, tais como fogo procedural, água, lava, etc
• Diversos materiais já prontos, como refração, reflexão, environment mapping, sphere mapping, etc
Tô usando essa engine pra fazer um remake do game Turma da Mônica na Terra dos Monstros, junto a um amigo artista.
Mas todo esse controle e liberdade você poderia ter com a Unity, por exemplo, não?
@@andreyc.p.4549 Sim, sim, mas se eu optar por fazer um game comercial eu teria que pagar royalties pelo uso do software. Tá, eu sei que tem um target de vendas pra ser obrigado a usar a versão comercial da Unity, mas ainda assim eu prefiro ter controle do eu faço.
Essa minha engine não foi feita ontem, ou da noite pro dia. Ela começou lá no fim da década de 90 (muitooos anos antes da Unity sequer nascer). Só fui atualizando os recursos conforme o hardware avança.
Não tenho por objetivo fazer um engine pra licenciar, é pra ser usada em projetos internos.
Fora toda a experiência adquirida no processo de desenvolvimento.
Só pra você ter uma ideia, a engine original (no qual esta é baseada), era inteiramente feita do zero. Faz uns meses que comecei a migrar alguns componentes para frameworks modernos, como Irrlicht para fazer a renderização, por exemplo.
Parabéns, isso dá um excelente portfolio e muita experiência!
Apenas como sugestão: a Godot não cobra royaltes de forma alguma, e é de código 100% aberto.
@@_JPkun Obrigado, mano. Eu já fiz alguns testes com a Godot, mas é aquela história, você usa o que tem mais familiaridade.
P - Qual a melhor ferramenta pra fazer algo?
R - Aquela que você já conhece. :)
Vc e forte em... criar uma engine que demorou quase 20 anos e foda viu
Estou começando a fazer a alpha do "CRA" e já fiz o primeiro capítulo que só tem 3 fases, e agora vou começar a fazer o segundo capítulo do jogo
Vc aki? Eu te vi no diggo kkk
Que top
@@gilmarsalcedo6181oloko kkkk
Acho que vale a pena porque as que existem pra android não tem as funções que a maioria das pessoas querem, se eu pudesse faria uma, que pudesse criar jogos em 3D, joystick pronto , chão pronto,adicionar modelos 3d , inclusive carros e motos que funcionem,opção de criar jogos multiplayer e principalmente função de exportar apk sem precisar de internet
wenes, criar uma game engine não demora tanto assim pra ser feito
existem bibliotecas open source que permite q vc avance muito rápido, só ver o vídeo do unicode criando uma engine do 0 em 30 horas (mas ele poderia aperfeiçoar muito mais se passasse meses)
Muito bom o video, to fazendo um jogo sem engine e o que eu estou aprendendo com os desafios que encontro, esta em um nivel que nunca vi em nenhum curso. To deixando tudo aqui no UA-cam quem quiser acompanhar.
Tem um video que um cara, uniday engine que ele explica como ele criou a dele, ele consegiu criar em 30 horas uma game engine, mas antes quando ele tava aprendendo, demorou uns meses
Quando vc estuda fica fácil fazer uma game engine, experiência propia
Os benefícios são incríveis, como no caso do john carmack em Doom. Acho que a maior questão é: quem é que consegue realmente criar uma game engine para jogos complexos? Talvez 99% dos mortais não consiga. Não é uma questão de escolha para a maioria. Para os poucos 1% que resta, ou 5%, é uma escolha, e uma escolha difícil. Mas usando um framework a porcentagem aumentaria, mas ainda assim não é pra maioria. Mas foi uma boa explicação
Aew Wenes!..
Esta foi, DISPARADA, a resposta mais completa que já vi sobre o assunto(e acredite, já pesquisei bastante sobre). Vídeo de 8 minutos ponderando as vantagens e desvantagens de forma direta, e ressaltando o valor do aprendizado independente do objetivo...
Ótimo vídeo, diria até CRUCIAL para quem quer ingressar nesta área!👏👏👏🎮
O que eu estava pensando em fazer era criar uma game engine que seja capaz de otimizar tanto no tamanho dos arquivos gerados pela engine quanto na performance e na qualidade do código de maquina gerado visando sempre a otimização baseada na plataforma em que o jogo esta sendo compilado pela engine e gostaria também de criar uma linguagem de programação para ela, justamente por que codigos em c, c++ e c# não geram um código assembly perfeito e também não usaria python pois ia abaixa performance em algumas coisas que seriam importantes para o desempenho da engine, criando um jogo em assembly demoraria muito mais do que o normal o que seria péssimo mas você deixaria seu jogo um pouco mais rápido o que eu quero dizer e que gerar um código mais rápido em assembly não programando em assembly e sim nessa linguagem que estou desenvolvendo ajudaria e muito na performance neste momento eu estou estudando isso com base na ideia do go lang e do rust e também queria que ela fosse uma linguagem mais elegante e fácil de programar tipo um javascript por enquanto o projeto esta em andamento pq eu estou estudando e repensando algumas coisas
Nossa... Sucesso! Tomara que dê certo
Hum, você pode optar por usar a LLVM pra fazer a otimização de código, já que escrever código diretamente em Assembly te limitaria à uma determinada arquitetura, a não ser que você decida escrever códigos para todas as arquiteturas para as quais você deseja construir seu jogo. Enfim, sucesso. Também estou nessa. Tô desenvolvendo uma engine pra estudos, bem como aprendendo habilidades artísticas. Tô no começo ainda, mas já avancei bastante.
Opa , cheguei , Wenes vai ter algum assusnto sobre como criar um rogue light basico ? Ou aqui no youtube ou na CSJ ?
Ainda não pensei sobre, Enzo
Vou falar a verdade, depende, se você quer fazet um jogo rapidamente com uma qualidade boa, não vale a pena. Mas se você não quer pagar royaltes, criar uma engine altamente especializada entre outros vale apena, porém não é para programadores do tipo que é inscrito desse canal muito menos do tipo que usa java/javascript e opengl, não é do tipo que usa C++ e vulkan, sabe algebra linear, matrizes, vetores e operações como ele, além do mais você vai ter que ser um bom programador e no caso de vulkan tem que saber manipular memória e conceitos de multithreadig, e logo aviso, apenas uma tela com uma cor renderizada leva umas 1000 linhas ou mais, mas no final vale a pena, fora isso tem que aprender conceitos de shaders, geometria analítica, trigonometria, dominar a API nativa (WINAPI, etc), conceitos de arquitetura de software, sistema de arquivos, compressão e decompressão etc
e gostei do tema : )
Eu estou tentando fazer uma """engine""".
Em python existe uma bliblioteca chamada ursina, pretendo criar uma interface gráfica para ajudar outras pessoas a desenvolver jogos 3d em ursina.
Já que não existem tutoriais de ursina em português.
Bem que vc poderia trazer ursina no canal? :V
Detalhe que eu escrevi engine entre muitas aspas. Isso pq todas as lógicas, mecânicas, física e o resto já estão presentes na biblioteca, porém com difícil acesso a pessoas que têm baixo conhecimento em inglês ou limitações de aprendizado.
A ideia não é criar uma engine do zero, só fazer uma interface gráfica para a mesma, usando tkinter ou kivy.
Como está o prejeto ??
@@vertexshaderfragmentshader4196 Eu não coloquei adiante. O comentário é bem antigo e muito audacioso para alguém como eu. No fundo, a única coisa que eu fiz foi ficar deitado em uma cama lamentando minha existência e torcendo para um dia fazer algo realmente útil.
@@tks7209 E agora, conseguiu ?
Se eu quando tava vendo o jogo na steam 1 mês antes do devlog 3 eu já vi a Vila do mesmo jeito que no devlog 3, então o devlog está desatualizado?
Edit: falando em devlog quando será lançado o quarto devlog? Vcs já terminaram a Vila????????
Em breve terá um novo devlog, em questão da pergunta eu não acho que o devlog 3 esteja desatualizado
O devlog visa mostrar a evolução do jogo, então de certa forma ele fica "desatualizado" com o tempo. No próximo nós vamos mostrar um pouco da mecânica de combate do jogo... Deverá sair ainda nesta semana
@@CrieSeusJogos Vc poderia me dizer só a quantidade de armas
faz um tutorial de como fazer uma "Arma de gancho" para jogos 3D os vídeos gringos não são muito bom de aprender 😔
Eu tô Criando uma Engine em Js que Faz jogo 3d Pra celular e Pc
Astarout Engine
@@diogostudios-canalantigo886 Kkkkk
VC AQUI DIOGO?
Diogo e Davi, não é meu foco fazer engine mas ao mesmo tempo gostaria de ver o desenvolvimento de vcs e o que acharam/aprenderam/barreiras que enfrentaram ao criar uma engine. Vcs pensam em fazer videos/compartilhar a experiencia? Se sim me avisem onde, quero seguir o canal
@@drahedron Eu tenho CANAL sim E em Breve vou Mostrar a Atualização da minha Engine
Desde os anos 90 ja tinha livro sobre o assunto
Faz um vídeo de programas de criação de motor gráfico
Não existe "Engine de Engine" vc tem que criam na raça, com código puro. Fora isso você pode usar o Visual studio, Eclipse, COde Blocks ou outra IDE pra ajudar com a programação.
@@_JPkun eu sei mais tem que existir um programa de fazer engines se não onde é que é criadas as engines
@@gabrielmelo6856 São criadas do mesmo jeito que todo programa de computador. Com código puro. Hoje em dia nós temos algo chamado "framework" que são conjuntos de códigos comuns para desenvolvimento de programas, e "IDEs" que são programas para auxiliar o processo de codificação que reduz a carga de trabalho, mas fora isso não tem um "programa de criar engine" é só código.
@@_JPkun ahhhhhhhhhhh Bom
Ótimo vídeo!
Por exemplo a rockstar que demorou para criar rage engine?
Pode fazer um vídeo explicando como adicionar cutscene na Unity?
tabem queria
E aonde e como fazer uma engine ?
Wene o que vc acha da Stride Game Engine 3D ???
Ensina a criar uma Game Engine parecida com o GB Studio, só que com foco em desenvolvimento de games 2D Mobile
uma game engine é criada apartir de um framework?
Prefiro usar framework ou criar uma framework
Wenes que estilo de jogo vc aconselha para quem está começando ?
O que acontece, eu queria usar o Unity, mas eu não gosto de Csharp, eu prefiro usar a linguagem do GameMaker, o que eu faço?
O triste é que não existe tutorias de como fazer game engine é muito triste
@Minami Akira ???
Prisma
Tem um br fazendo em português no C++, está bem explicado. Mas como o próprio vídeo aqui fala, não é pq está em pt que é simples ou fácil. Segue o link: ua-cam.com/video/SCL70wik3Ts/v-deo.html
@Gerson Ferreira existe em português sim, canal gamedevlog. O cara está fazendo uma em C++. ua-cam.com/video/SCL70wik3Ts/v-deo.html
@Arthur Silva Então, é como ver resolução de um exercício de física, , se não tiver a teoria, tu pode olhar a resposta mas não consegue entender como se chegou naquilo. O importante no desenvolvimento de uma engine é aprender os conceitos. Aí sim, irá conseguir ler os códigos open-source para estudo, melhorias ou adaptações.
Uma ideia q pode ser até difícil, mas pode tomar menos tempo q criar uma game engine é criar um jogo sem ela, tipo em OpenGL e C/C++ e mexer diretamente neles. você ainda vai precisar saber de matemática e física, mas você só vai colocar o necessário no código do jogo
@Minami Akira n sabia q existiam libs de física, bom saber kkkkkkkk
Mano, faz um vídeo ai mostrando boas engines para eu criar um game MMORPG 2D pfv?
Mas quero algo que eu possa criar meus personagens e falas tbm, assim como animais e claro.
achou alguma?
Ótimo vídeo parabéns, tenho uma dúvida, quero criar um jogo 2d com graficos baseados no TIBIA, é meio que um sonho meu por ser um game que marcou muito minha vida, e quero criar minha propria game engine, por onde devo começar?
Quando vejo alguém falando que vai criar a sua game engine, eu penso que é uma vontade equivalente ao "vou criar meu jogo revolucionário e foto realista", normalmente quem diz que vai criar a sua engine, não faz a mínima noção da complexidade de se criar, no final sempre acabam desistindo da área.
Realmente, se tiver pensando isso, desiste mesmo. O que tenho estudado pra fazer uma game engine e já teria feito uma penca de joguinhos, mas não é o que quero. Mas acho sacanagem a galera colocar como algo de grandes empresas, milhares de funcionários, que é impossível. Conversa, a programação mesmo é uns 2-4 pessoas, mesmo pq mais que isso, mais atrapalha do que ajuda. O que é demorado e requer várias equipes é o desenvolvimento de novas tecnologias a serem aplicadas nelas. Mas para desenvolver uma é difícil e requer bastante conhecimento, mas tá longe de ser isso tudo. Vide o canda Uniday, depois que ele pegou o conhecimento, fez uma engine básica em 1 dia.
@@paulodelphos1608 pois é, acaba ficando no básico mesmo.
No fim, o que vai dizer se consegue ou não, é justamente o empenho da pessoa e o objetivo, se ela quer criar uma engine para aprender o processo, ela terá muito mais facilidade e estímulo, do que criar uma engine para depois criar jogos nela.
Pois no fim, se usamos unity, godot, game maker, construct 3, para o jogador não importa, desde que o jogo seja divertido e funciona.
Porém se o objetivo da pessoa é criar jogos, hoje em dia ela tem um leque de ótimas opções, como disse acima, seja pagas ou gratuitas, com muitas pessoas cuidando da parte chata de achar e consertar bugs nas engines, portar para diversas plataformas.
Só olhar Capcom, Microsoft, Sony, Square Enix, Nintendo, todas hoje em dia estão mesclando entre engines proprietárias e engines do mercado, então o Enzo diz que ele precisa criar a engine dele para depois lançar o jogo, não faz sentido algum se o foco for lançar jogos.
Cada um faz o que quer da vida, como disse na postagem anterior, a pessoa vai acabar desistindo quando entender a enorme complexidade de se criar uma game engine.
@sax invertido uma coisa é saber ler, outra completamente diferente é ler e entender.
Percebi que teve dificuldade justamente sobre o segundo ponto.
@sax invertido eu queria estar enganado, caso você discorde de mim, eu sinceramente gostaria de ver a sua game engine, pois "como não é complexo" de se fazer, logo, você deve já ter feito uma e nada melhor do que falar por experiência própria.
Falando sério.
Eu vejo muito em alguns forums e grupos no facebook, pessoas dizendo "veja essa engine que fiz", ela erroneamente nomearam protótipos de um jogo do Mario, como uma engine do Mario.
Como disse antes, você pode fazer uma engine, agora se quer que ela tenha suporte para exportar para algumas plataformas, aí que vai começar o problema, fazer rodar algo no windows é muito fácil, você pode usar praticamente qualquer linguagem do mercado, criar algo que se move via input, pronto, é uma engine proprietária, porém vai precisar fazer todo o trabalho duro na mão.
@sax invertido pois é meu velho, como disse lá já se não me engano na primeira resposta.
Tudo depende de onde a pessoa está mirando, se ela por exemplo quer criar um jogo para PC "que é a plataforma mais amigável", ela pode fazer com qualquer linguagem, trabalhar diretamente com opengl, pode fazer direto no js, python, não importa a linguagem, ela vai lá e faz, porém a coisa começa a se complicar quando a pessoa resolve querer portar o jogo para web, mobile.
Nada te impede de criar uma engine do zero, porém se seu foco for viver de jogos, você precisa ter um conhecimento muito acima da maioria, como disse Capcom, Square Enix, Microsoft, Sony, Nintendo e muitas outras, estão usando engines do mercado, se eu te perguntar o motivo delas não estarem utilizando apenas engines proprietárias, sabe me responder?
Grana e pessoal capacitado não é um problema.
Eu só tava vendo se era possivel criar um engine tão bom quanto a IW Engine 😂
olha, eu acho mais facil começar sem engine, porque isso almenta seus horizontes sem futuras limitaçoes
Vale a pena usar o Unity e comercializar os games nele? Qual seria a taxa pra publicar um jogo?
Olá. Sou novo no canal e gostaria de pedir (se possível) aulas de Game Maker Studio 2. Comprei o programa mas tenho dificuldade em usar. Poderia me ajudar?
Eu tenho 8 engines no meu computador
Game Engine para Doom!
só vale a pena para grandes empresas apenas
Com o game maker tem como criar jogos pra mobile??
Qual é nome desse Game engine Na capa?
Eu criar uma mais pra celular
faz uma cópia de GTA no celular
Engraçado que eu acabo de começo a criar uma game engine e encontro este video
Tenho uma dúvida, como botar pra um animal beber água e comer?
Faça um game,ensinando ele
É só colocar perto dele uma vasilha com água e ração, se ele não quiser, daí é melhor falar com seu veterinário.
@ kkk
Só botar q ele come , deixar ele sem é crime
@ kkkkkkk tô rindo kkkkkkkkk os cara pedindo dica aí nos comentários mds kkkkkkk
Se não comer leve ao veterinário isso e crucial se não comer mesmo assim. isso deve tar morto
Ou seja, pra aprendizado sim, pra qualquer outra coisa, não.
Existe várias games engines free, porque empresas desenvolvem as suas e não utilizam as que estão prontas. Geralmente, porque desenvolver uma hoje é rápido, e geralmente utilizando uma equipe pequena, to falando em 2-4 pessoas. Se tiver o profissional é muito mais rápido do que o próprio jogo. Segundo, o tempo gasto no desenvolvimento é mais rápido do que no treinamento para uma equipe dominar uma engine nova, sem falar que, como ela tende a conhecer toda a engine que desenvolveu, a mesma consegue uma qualidade maior nos jogos a serem desenvolvidos e velocidade na resolução de problemas.
opa!! primeiro nos comentarios : )
Cuidado em falar que game engine é um software, pois ela está mais perto de um framework
O que é framework?
@@araujomix9342 um termo bruto seria um monte de bibliotecas(que são códigos já escritos para resolver algum problema para um desenvolvedor) juntas para resolver um problema ou facilitar mto a solução dele
Mão no grosso??? 😮😮😮😮
Vale pq vc usar engine e noob programador de verdade cria suas próprias ferramentas
Quem gosta da minha foto de perfil
Acho engraçado você pronunciar Gódot. A pronúncia correta é "godô".
3:18 (:
roda vinheta é mto brega.
First
Resumo do vídeo, nao