Ótimo vídeo. Meus 10 são: 1. Catecismo de Trento. 2. Oresteia, Ésquilo. 3. Crime e Castigo, Dostoiévski. 4. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, Diógenes Laércio. 5. O Critério, Jaime Balmes. 6. As nuvens, Aristófanes. 7. Teogonia, Hesíodo. 8. A Vida Intelectual, Sertillanges. 9. Livro da vida, Santa Teresa d’Ávila. 10. Apologia da História, Marc Bloch.
Considero Omar uma pérola preciosa no meio desse lamaçal do mundo moderno! Por mais vídeos como esse !!!! O curso de Revolução Francesa dele foi uma das coisas mais lindas da Internet e DE GRACA !!!!!
Boa, Omar! Pra mim, foram as seguintes: 1. A República, de Platão 2. Comentário aos Segundos Analíticos, de Santo Tomás 3. El Reino de Dios, do Padre Álvaro Calderón 4. Suma Teológica de Santo Tomás 5. La Arcilla y el Hierro, de Ruben Calderón Bouchet 6. Esperanza, Historia y Utopía, de Ruben Calderón Bouchet 7. Filoteia, de São Francisco de Sales 8. Tratado do Amor a Deus, de São Francisco de Sales 9. As Três Idades da Vida Interior, do Padre Garrigou-Lagrange 10. O Estado Tecnocrático, do José Pedro Galvão de Souza.
Professor Omar, boa noite. Eu sou um jovem que não teve nenhum tipo de incentivo intelectual e também não tive um bom aproveitamento na escola. Me considero um analfabeto funcional. Mas, eu gostaria muito de resolver isso, começar a estudar de forma séria, melhorar o meu português e a minha escrita, conseguir abstrair as ideias contidas nos textos que leio e conseguir fazer bons raciocínios e ligações lógicas. Por onde me indicaria iniciar essa caminhada? Sinto-me completamente perdido.
Indico quatro cursos: Olavo de Carvalho: II Encontro de Escritores Brasileiros (Ouça a segunda aula com muita atenção) Carlos Nadalim: Ensine Seus Filhos a Ler Rafael Falcon: Os Graus de Letramento Rafael Falcon: A Formação Literária da Criança
Caríssimo, muito obrigado pela pergunta e pela confiança! Sua pergunta será parcialmente respondida em um de meus próximos vídeos, que tratará da ordem nos estudos. Para melhorar sua compreensão dos textos e sua escrita, penso que você pode fazer 3 coisas bem simples, mas trabalhosas: 1- Adquirir, ler e se exercitar com uma boa gramática da língua portuguesa (recomendo as de Celso Cunha, Evanildo Bechara e Carlos Nougué); 2- Ler os melhores escritores de nosso idioma, em prosa e em verso, portugueses e brasileiros; 3- Adquirir o hábito de se expressar por escrito. Você também pode tentar imitar os estilos dos escritores que leu, mas isso é um requinte desnecessário.
Gostei muito do vídeo, dos que vc leu e eu também li, me fizeram muito bem a Apologia, A Vida dos homens ilustres, Ilíada, só o Candido que me cansou, achei enfadonha, um deboche erudito estéril, na minha lista estaria encabeçado Memórias Póstumas de Brás Cubas, Eneida, O Ateneu, Moby Dick, Peloponeso de Tulcidedes, Ensaios de Montaigne e os Corações nas Trevas de Conrad, menção a Noites Brancas de Dostoiévski, isso li há muito tempo, depois da minha conversão ao catolicismo há 11 anos quando abro a Eneida tenho a mesma sensação que Agostinho confessa, parece literatura adolescente, voltei ao livros há 5 anos, perdi a embocadura, a Bíblia é extremamente penosa para mim, apesar de chorar quando escuto o evangelho pelo padre na missa dominical, comecei com os diálogos de Caterina de Siena, O Gênio do Cristianismo (que me fez ficar curioso por Bossuet) o catecismo da Igreja, esse ano estou terminando as Confissões, li uma antologia da Penguin de Padre Antônio Vieira, voltei a ficar fascinado com a nossa língua, essa semana comecei a ler Considerações sobre a França, que me fez chegar ao seu canal, li metade do livro em uma semana, coisa que eu não fazia desde a juventude, e é isso, feliz natal e saúde, prosperidade em seu canal de UA-cam
O ramo de Ouro, Frazer; A history of Western Philosophy, Bertrand Russell; História da Arte , Gombrich; O Homem e seus símbolos, C G Jung; coleção completa Machado de Assis; coleção completa Shakespeare; Contos, Tolstoi; Em busca do tempo perdido, M Proust; D.Pedro II, Paulo Rezzutti; Fear of Flying, Erica Jong (lido aos 22 anos, me deu coragem de viver); O livro da música, K Spence; Les Vitraux des Catédrales de France, E Witzleben; O tempo e o vento, Erico Veríssimo.
Olá, excelente vídeo. Obrigado por compartilhar conosco. Tenho uma pergunta: Olavo de Carvalho afirma que, excetuando diferenças meramente satélites, as sua "Teoria do Império" é fundamentalmente a mesma lançada por Negri. Com a diferença de que ele a publicou 5 anos antes em seu O Jardim das Aflições. Importante que se diga, Olavo exclui completamente a hipótese de que Negri tenha se inspirado em sua tese, ele apenas afirma que houve uma coincidência. Lembro-me dele dizendo: "Ele certamente nunca ouviu falar de mim e sequer deve saber português". Apesar de deixar bem claro e registrado que a publicou bem antes do que o filósofo italiano. Você leu o Jardim das Aflições? Se sim, em sua opinião, há mesmo essa relação tão próxima entre as teses dos dois filósofos?
Mestre 07:30 tem outro livro de biografias resumidas que acredito terem mais biografados, boa qualidade e mais moderno (um erro crasso dos classicos é que, logicamente, eles tratam de um periodo sem fatos contemporaneos... exemplo: napoleão nao esta em plutarco, ja no moderno esta) vou atras do nome e coloca aqui, se eu lembrar de voltar.
Boa noite, professor Omar! Bem, estou com uma dúvida: pude reparar em um de seus vídeos um livro de Jean Orieux, este que também tem um livro sobre a vida de Voltaire, o senhor que conhece ambos autores recomenda-o? Ou poderia me indicar um bom trabalho biográfico do iluminista francês? Desde já agradeço. Salve Maria!
Ótimo vídeo. Meus 10 são:
1. Catecismo de Trento.
2. Oresteia, Ésquilo.
3. Crime e Castigo, Dostoiévski.
4. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, Diógenes Laércio.
5. O Critério, Jaime Balmes.
6. As nuvens, Aristófanes.
7. Teogonia, Hesíodo.
8. A Vida Intelectual, Sertillanges.
9. Livro da vida, Santa Teresa d’Ávila.
10. Apologia da História, Marc Bloch.
Eu só tenho a última obra desta lista. Muito bom!
Considero Omar uma pérola preciosa no meio desse lamaçal do mundo moderno! Por mais vídeos como esse !!!! O curso de Revolução Francesa dele foi uma das coisas mais lindas da Internet e DE GRACA !!!!!
Qual curso?
@@marciosoares427 acho que ainda está no canal dele. 10 AULAS SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA EM ALTISSIMO NIVEL
Inteligência privilegiada! Parabéns pelo canal e comentários. Não pare, o país precisa disso.
Boa, Omar!
Pra mim, foram as seguintes:
1. A República, de Platão
2. Comentário aos Segundos Analíticos, de Santo Tomás
3. El Reino de Dios, do Padre Álvaro Calderón
4. Suma Teológica de Santo Tomás
5. La Arcilla y el Hierro, de Ruben Calderón Bouchet
6. Esperanza, Historia y Utopía, de Ruben Calderón Bouchet
7. Filoteia, de São Francisco de Sales
8. Tratado do Amor a Deus, de São Francisco de Sales
9. As Três Idades da Vida Interior, do Padre Garrigou-Lagrange
10. O Estado Tecnocrático, do José Pedro Galvão de Souza.
Olha só!!! Li alguns dos que você citou, e realmente são espetaculares!
Mestre, sua generosidade em compartilhar seu conhecimento me emocionou.
Obrigada e parabéns pelo canal.
Seu canal foi um verdadeiro achado, Omar, estou bastante impressionado com seus vídeos! Muito obrigado por disponibilizar
Professor Omar, muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento!
Os seus vídeos me encantam e sempre aprendo muito.
Que Deus o abençoe! 🙏❤
Muito bom! Meu pai adorou esse vídeo 😁 Ele assistiu comigo
Que legal! 😊
Ótimo vídeo!! Minha lista só cresce a cada vídeo que assisto kakakakak
Professor Omar, boa noite.
Eu sou um jovem que não teve nenhum tipo de incentivo intelectual e também não tive um bom aproveitamento na escola. Me considero um analfabeto funcional. Mas, eu gostaria muito de resolver isso, começar a estudar de forma séria, melhorar o meu português e a minha escrita, conseguir abstrair as ideias contidas nos textos que leio e conseguir fazer bons raciocínios e ligações lógicas.
Por onde me indicaria iniciar essa caminhada? Sinto-me completamente perdido.
Indico quatro cursos:
Olavo de Carvalho: II Encontro de Escritores Brasileiros (Ouça a segunda aula com muita atenção)
Carlos Nadalim: Ensine Seus Filhos a Ler
Rafael Falcon: Os Graus de Letramento
Rafael Falcon: A Formação Literária da Criança
Pode parecer uma dica boba, mas leia Platão. Comece pelos livros do julgamento de sócrates.
Caríssimo, muito obrigado pela pergunta e pela confiança! Sua pergunta será parcialmente respondida em um de meus próximos vídeos, que tratará da ordem nos estudos.
Para melhorar sua compreensão dos textos e sua escrita, penso que você pode fazer 3 coisas bem simples, mas trabalhosas:
1- Adquirir, ler e se exercitar com uma boa gramática da língua portuguesa (recomendo as de Celso Cunha, Evanildo Bechara e Carlos Nougué);
2- Ler os melhores escritores de nosso idioma, em prosa e em verso, portugueses e brasileiros;
3- Adquirir o hábito de se expressar por escrito. Você também pode tentar imitar os estilos dos escritores que leu, mas isso é um requinte desnecessário.
@@omarmansour8332 muitíssimo obrigado, professor Omar.
Estarei aguardando pelo vídeo.
Amigo, dê uma olhada no canal do professor Carlos Nogué e veja as aulas dele sobre artes liberais
Maravilhada. Estou em abril. E fiquei conhecendo a cultura desse rapaz. Parabéns. Estou aprendendo.
Gostei muito do vídeo, dos que vc leu e eu também li, me fizeram muito bem a Apologia, A Vida dos homens ilustres, Ilíada, só o Candido que me cansou, achei enfadonha, um deboche erudito estéril, na minha lista estaria encabeçado Memórias Póstumas de Brás Cubas, Eneida, O Ateneu, Moby Dick, Peloponeso de Tulcidedes, Ensaios de Montaigne e os Corações nas Trevas de Conrad, menção a Noites Brancas de Dostoiévski, isso li há muito tempo, depois da minha conversão ao catolicismo há 11 anos quando abro a Eneida tenho a mesma sensação que Agostinho confessa, parece literatura adolescente, voltei ao livros há 5 anos, perdi a embocadura, a Bíblia é extremamente penosa para mim, apesar de chorar quando escuto o evangelho pelo padre na missa dominical, comecei com os diálogos de Caterina de Siena, O Gênio do Cristianismo (que me fez ficar curioso por Bossuet) o catecismo da Igreja, esse ano estou terminando as Confissões, li uma antologia da Penguin de Padre Antônio Vieira, voltei a ficar fascinado com a nossa língua, essa semana comecei a ler Considerações sobre a França, que me fez chegar ao seu canal, li metade do livro em uma semana, coisa que eu não fazia desde a juventude, e é isso, feliz natal e saúde, prosperidade em seu canal de UA-cam
O ramo de Ouro, Frazer; A history of Western Philosophy, Bertrand Russell; História da Arte , Gombrich; O Homem e seus símbolos, C G Jung; coleção completa Machado de Assis; coleção completa Shakespeare; Contos, Tolstoi; Em busca do tempo perdido, M Proust; D.Pedro II, Paulo Rezzutti; Fear of Flying, Erica Jong (lido aos 22 anos, me deu coragem de viver); O livro da música, K Spence; Les Vitraux des Catédrales de France, E Witzleben; O tempo e o vento, Erico Veríssimo.
Sempre bom ver seus vídeos
Excelente... invejável ter lido assim
Um bom guia de leitura, com certeza.
Olá, excelente vídeo. Obrigado por compartilhar conosco. Tenho uma pergunta: Olavo de Carvalho afirma que, excetuando diferenças meramente satélites, as sua "Teoria do Império" é fundamentalmente a mesma lançada por Negri. Com a diferença de que ele a publicou 5 anos antes em seu O Jardim das Aflições. Importante que se diga, Olavo exclui completamente a hipótese de que Negri tenha se inspirado em sua tese, ele apenas afirma que houve uma coincidência. Lembro-me dele dizendo: "Ele certamente nunca ouviu falar de mim e sequer deve saber português". Apesar de deixar bem claro e registrado que a publicou bem antes do que o filósofo italiano. Você leu o Jardim das Aflições? Se sim, em sua opinião, há mesmo essa relação tão próxima entre as teses dos dois filósofos?
👏👏👏
Mestre 07:30 tem outro livro de biografias resumidas que acredito terem mais biografados, boa qualidade e mais moderno (um erro crasso dos classicos é que, logicamente, eles tratam de um periodo sem fatos contemporaneos... exemplo: napoleão nao esta em plutarco, ja no moderno esta) vou atras do nome e coloca aqui, se eu lembrar de voltar.
Boa noite, professor Omar!
Bem, estou com uma dúvida: pude reparar em um de seus vídeos um livro de Jean Orieux, este que também tem um livro sobre a vida de Voltaire, o senhor que conhece ambos autores recomenda-o? Ou poderia me indicar um bom trabalho biográfico do iluminista francês? Desde já agradeço.
Salve Maria!
Boa Omar
D. Quixote de La Mancha
Onde encontro esse livro que você traduziu de Jacques Bousset ?? Só o encontro em espanhol e francês 😐
na editora do Centro Dom Bosco
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Gostaria de saber em qual livraria comprar esses livros
Procure na internet