moça esse video nao tem mas se aparecer voce clica se aparece um icone no video com isso *[cc]* eu acho que vai aparecer isso mas se aparecer outro ai eu vejo mas voce clica no icone depois vai aparecer legenda
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Realmente sensacional... eleva o orgulho de ser Paulista!! Apenas uma sugestão, deveriam ter colocado o numero do episódio para ficar mais fácil identificar a sequencia.
Nossa história é muito rica e nossa cultura é marcante. Poucos sabem mas a bombacha e poncho, são contribuições dos bandeirantes paulistas ao Rio Grande do Sul.
Só imaginando a aventura que foi para João Ramalho a sua vida com os indígenas e como ele foi feliz em conseguir a confiança de Tibiriçá, literalmente,
@@azedamentedoce7675 www.mises.org.br/article/682/o-seu-estado-e-um-pagador-ou-um-recebedor-de-impostos-federais Quanto cada estado paga ao governo federal: www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Arrecadacao/PorEstado/2009/default.htm
A história de São Paulo já foi apresentada com grande ufanismo, mas depois que o estado perdeu a hegemonia política, na década de 30, passou a ser tratada com desdém, sendo ridicularizada e estereotipada. O imenso obstáculo colocado pela serra é tema do romance histórico 'A Muralha', que estou redescobrindo depois de assistir essa série.
Porque não tinha nada de especial nesse momento histórico, estava na margem. A prioridade era o caminho das Índias e a exploração do nordeste era mais fácil, sem uma serra do mar no meio, conexão facilitada com as rotas de comércio com África e Europa.
Não gosto do Villas militante, por considerá-lo grosseiro e fanático, não necessariamente por ser de direita. De direita Freyre também era e eu o admiro muito, assim como Boris Fausto. No entanto, como historiador, gosto muito dele; bem didático e claro.
Os índios tem um coração tão bom que mal sabiam que ao receber esses colonizadores no futuro iriam perder suas preciosas terras. ATualmente a Construtora Tenda quer se apropriar de mais uma terra indígena no Jaragua´ - SP. Nâo podemos mais permitir a morte de nossos indios e nem a perda de nossas terras férteis e sagradas para a "elite".
@Estamos buscando apoio para esse novo PARQUE em SAMPA !!!! facebook.com/groups/353837316946027 🥹 Pode ser um puxadinho da Adm do Parque Augusta , já que esse terreno está na mesma Região do BAIXO AUGUSTA !!! Desculpe o incomodo, estamos buscando apoio e tentando viralizar o assunto, os moradores do entorno, estamos querendo dar um bom destino a esse grande terreno no centro da Capital, hoje ocupado por um grupo , que tem como cortina de fumaça , a moradia popular , através de invasões de prédios públicos abandonados , mas trata-se de um grupo de projetos individuais, que usam a carência dessas pessoas , carência económica, carência de moradia, de empregos , etc. Esse grupo tem por objetivo de ocupar cargos públicos, hoje essa população, que "informam como carentes" é flutuante, pois se não os interessa mais para aos interesses do grupo, são retirados da ocupação ! e novos integrantes são convocados ! Hoje existem vários eventos, no qual a população do entorno, não frequenta, pois já estão saturados , pelo desrespeito do sossego e pertubação da Lei do Silencio, em qualquer hora do dia / noite / madrugada. Os moradores existentes dessa ocupação, poucos participam desses eventos, são apartados das decições da Ocupação ! e muito menos participam da RENDA arrecada nos eventos !
O Espaço funciona como um aparelho de uso político , do que Moradia Popular, pois como informo , não tem cadastro de moradores fixos, que realmente precisam de moradia e assistência governamental. A PROPOSTA e regularizar essas moradias, para que não sejam "usadas" por grupos com outros interesses, ou massa de manobra , dar a POSSE desses imovéis , para que tenham seus direitos e deveres, como todos os moradores dos Predios do Entorno. Então apartamos a edificação do espaço do Parque , para todos os moradores da CIDADE DE SÃO PAULO, possam usufruir do espaço, num local de população DENSA, e sem muitos aparelhos de LAZER para essa população !!! A[]´s.
O homem que dirige o documental é português?, Fala diferente, sou colombiano e estou estudando português do Brasil e em ocasiões escute quando ele falou em português mas também disse palavras em espanhol por exemplo não disse ainda= todavia. Fiquei um pouco louco
Brasil tem 27 Estados e cada Estado tem um sotaque. O sotaque desse historiador do vídeo é um sotaque que lembra pessoas do interior da cidade de São Paulo e um pouco de Santa Catarina. Mas é bem Paulista o sotaque desse narrador do vídeo. Amigo, não sei onde você está aprendendo português do Brasil, mas recomendo escutar os diferentes sotaques para tentar entender.
Sim, ele fala o sotaque paulista. O sotaque padrão é o da televisão brasileira, que em geral não é nem do Rio de Janeiro nem de São Paulo, é uma média.
O elemento-chave, que é desprezado até hoje, é que existem diversos grupos indígenas e eles eram rivais. O aventureiro português em um primeiro momento era uma maneira de obter conhecimentos e superioridade bélica contra as tribos rivais
São Paulo é hoje o terceiro estado que mais tem índios no Brasil. Diz-se que os bandeirantes mataram 300 mil índios, mas só no tráfico negreiro (de que São Paulo NÃO participou) morreram mais do que o dobro disso nos navios: 660 mil.
Nâo, os bandeirantes, os responsáveis pela existência do Brasil hoje, são pintados como figuras execráveis e piores do que qualquer outra existente na história do Brasil, quando na verdade são homens que fizeram mal e bem, assim como tantos outros na história de São Paulo e do Brasil. Os brasileiros costumam achar todos os motivos possíveis para odiar os bandeirantes mas precisam lembrar da história dos seus estados também.
Pareceu. Enfim, essa coisa de "bandeirantes responsáveis pela existência do Brasil de hoje" é um tanto fantasiosa, uma história construída pela elite cafeicultora paulista no século XIX, antes disso e em outros lugares ninguém conjectura nem conjecturava tamanho heroísmo. Basta dar uma boa olhada crítica no Museu Paulista para certificar-se de que a elite cafeicultora paulista quis a todo custo, dando "mãozadas" anacrônicas, construir a história do Brasil a partir de SP. Aí mitificaram essa figura do bandeirante (vejamos as estátuas totalmente distorcidas e bizarras da figura do tal bandeirante espalhadas pela cidade), que na realidade era apenas um caçador de índios sem qq intenção de expandir o território. Ler os textos da Ilana Blaj e os relatos espanhois das "terras conquistadas" pelos bandeirantes ajudam a desmistificar, talvez a figura do heroi e de bandido. No cômputo, de uma perspectiva moralista pra mim fizeram muito mais mal do que bem, mas muito mesmo.
Dárcio Antonio O Brasil só permaneceu nas mãos dos portugueses por ação paulista, independente das intenções dos bandeirantes. Nos expulsamos os espanhois do sul do Brasil, os franceses do RJ, e ajudamos a expulsar os holandeses de Pernambuco. Sem nós os portugueses teriam perdido essas terras para os tres povos acima e não teriam dado conta nem dos indios, assim, nao existiria Brasil. Para nós teria sido melhor mesmo, já que não teríamos esse peso morto nos puxando para trás. Deveríamos ter feito alianças com os espanhois e chutado a bunda da coroa portuguesa.
Dárcio Antonio Agora, eu quero dizer que nós demos base para o Brasil existir, mas que o Brasil tenha sido construído por nós não digo. Nós somos os maiores cooperadores para a construção do Brasil, em dinheiro, acima de tudo, mas a forma carnavalesca que a maior parte do Brasil tomou no século XX e que segue até hoje não é obra nossa. Prova disso é que há 80 anos não mandamos nada nesse país, apenas colaboramos com o dinheiro, tirado de nós ano a ano para sustentar mensalões e afins, sendo que carnaval, bunda, turismo sexual, mulatas vendidas como objeto sexual...nada disso é típico nem original do nosso estado nem da maior parte dos estados que colonizamos.
A iniciativa foi sensacional, mas colocar pra protagonizar esse curso o Marco Villa cagou tudo, " contradição entre brancos e indígenas aconteceu muitos séculos depois e é artificial, ideológica e não é histórica " Essa pacificação durou pouquissimo tempo, o processo de escravidão indigenas começou por volta de 1540, juntamente com a exploração de suas terras e recursos. Essa tentativa de ""neutralidade"" dele q tá artificial, claramente partindo de um ponto de vista do colonizador. Vejam a história do processo de colonização do ponto de vista e pela voz dos povos originais, não foi assim mesmooo.
O Brasil tem uma dívida imensurável com São Paulo. O Brasil existe porque São Paulo existe. 70% do que São Paulo arrecada é destinado para os outros Estados, e ninguém fala nada?
São Paulo se destacou em vários momentos mas perdeu a hegemonia nacional porque perdeu todas as batalhas, desde os emboabas até a revolução de 32. Mas vamos lembrar que tanto o PSDB quanto o maldito PT são criações tipicamente paulistas.
Em suma, os padres destruíram a cultura indígena e acabou com a felicidades deles, metendo em suas cabeças toda a lista de pecados católicos. Lamentável.
@@rotaventurabanda1314 Houve alianças entre indígenas e portugueses, para que você tem incapacidade de entender a realidade, você imagina como se tudo fosse resumido a 1 ou 2 pessoas, você não conceber que havia vários grupos indígenas e havia entre os portugueses pessoas com objetivos e interesses distintos, além da diferença de temporalidade.
Mano os padres jesuítas já salvaram centenas de aldeias indígenas (principalmente batalhas contra bandeirantes), foram os primeiros a fazer uma tradução do tupi que se não me engano nem tinham escrita, contribuíram para acabar com o canibalismo praticado pelos índios e em 1570 a escravidão de índios foi proibida por causa DELES. Mas os nossos livros de histórias escondem os dados para os alunos odiarem eles
Bastante anacrônico e injusto seu comentário, até porque foram os jesuítas que codificaram as línguas nativas. O catolicismo também não fazia parte da cultura ibérica. É uma religião que surgiu no império romano e se espalhou.
Sou admirador da programação da UNIVESP TV , mas ver este figurinha falando enquanto um professor de verdade lamenta a falta de tempo para as suas aulas e triste.
Para todos os gados de plantao: deixem o fanatismo um pouco de lado e assistam uma grande aula de um grande historiados, foquem apenas no que interessa, gados, relaxem. 🤡🐮
Se eu disser que "não houve contradição entre branco e índio, essa é uma construção ideológica realizada muito tempo depois" eu não passo nem no vestibular, que dirá ser professora de uma universidade pública... Ele estava lá né? Ele que mediou a aliança entre branco e índio? A leitura dele não é ideológica não só a dos outros né?! Desonestidade intelectual é contra a ciência my friend!
Nesse primeiro episódio ele está tratando de um punhado de aventureiros no meio de milhares de indígenas. É evidente que existiu uma cooperação nesse primeiro momento, até para poder explorar as rotas indígenas
@@julianocamargo6674 "É evidente"??? Pra quem, como??? Não, é uma conjectura, no caso pouco plausível. E como toda conjectura, é enviesada ideologicamente. Há de se discutir, no mínimo.
Historiador legítimo!
A melhor aula de história que já assisti!
Que série fantástica 👏👏👏.
É possível ter acesso ao conteúdo com legendas...sou surda ...e necessitaria ...espero retorno...grata!!
moça esse video nao tem mas se aparecer voce clica se aparece um icone no video com isso *[cc]* eu acho que vai aparecer isso mas se aparecer outro ai eu vejo mas voce clica no icone depois vai aparecer legenda
@@miiku8730 o cara (n sou surda) mas mano eu tentei colocar legendas só pra dar nojo e n deu... Infelizmente
Estou longe, continuo amando São Paulo minha terra natal...Saudades💖
Sou Paulista com muito orgulho.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Realmente sensacional... eleva o orgulho de ser Paulista!! Apenas uma sugestão, deveriam ter colocado o numero do episódio para ficar mais fácil identificar a sequencia.
Orgulho de ser paulista!
O Brasil tem uma divida enorme com São Paulo - Graças a São Paulo o Brasil existe.
@@joesombra4384 Nao fosse o Pará, São Paulo já teria sumido do mapa.
@@rosequerosene2424 HAHAHAHAHA
Pará, KKKKKK
Nossa história é muito rica e nossa cultura é marcante. Poucos sabem mas a bombacha e poncho, são contribuições dos bandeirantes paulistas ao Rio Grande do Sul.
O Villa é fantástico!! Sou sua fã, Villa!
Só imaginando a aventura que foi para João Ramalho a sua vida com os indígenas e como ele foi feliz em conseguir a confiança de Tibiriçá, literalmente,
São Paulo cidade maravilhosa poderosa e influente
Luiz Rodrigo de Oliveira pq suga as cidades do interior e n da retorno
@@azedamentedoce7675 www.mises.org.br/article/682/o-seu-estado-e-um-pagador-ou-um-recebedor-de-impostos-federais
Quanto cada estado paga ao governo federal: www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Arrecadacao/PorEstado/2009/default.htm
Villa sensacional!
Te amo São Paulo
Maravilhoso vídeo. Obrigado.
Ótimo video, aprendi várias coisas interessantes...mas não entendi, é uma série? Há uma continuação?
@@Spectrvm_Rebellionis muito obrigado !!
A história de São Paulo já foi apresentada com grande ufanismo, mas depois que o estado perdeu a hegemonia política, na década de 30, passou a ser tratada com desdém, sendo ridicularizada e estereotipada. O imenso obstáculo colocado pela serra é tema do romance histórico 'A Muralha', que estou redescobrindo depois de assistir essa série.
Muito bom!Ótimo.
eu 💗são Paulo sp
Parabéns pelo vídeo! Muito bom!
Sensacional
Legal
Muito bom vídeo. Só não entendi o sub título 'terra desolada' Por que desolada?
Porque não tinha nada de especial nesse momento histórico, estava na margem. A prioridade era o caminho das Índias e a exploração do nordeste era mais fácil, sem uma serra do mar no meio, conexão facilitada com as rotas de comércio com África e Europa.
foda demais!!
E os Peabiru s???? Seria interessante falar sobre esse assunto.
Não gosto do Villas militante, por considerá-lo grosseiro e fanático, não necessariamente por ser de direita. De direita Freyre também era e eu o admiro muito, assim como Boris Fausto. No entanto, como historiador, gosto muito dele; bem didático e claro.
Exímio!
exímio carteador!
Os índios tem um coração tão bom que mal sabiam que ao receber esses colonizadores no futuro iriam perder suas preciosas terras.
ATualmente a Construtora Tenda quer se apropriar de mais uma terra indígena no Jaragua´ - SP. Nâo podemos mais permitir a morte de nossos indios e nem a perda de nossas terras férteis e sagradas para a "elite".
@Estamos buscando apoio para esse novo PARQUE em SAMPA !!!! facebook.com/groups/353837316946027 🥹
Pode ser um puxadinho da Adm do Parque Augusta , já que esse terreno está na mesma Região do BAIXO AUGUSTA !!!
Desculpe o incomodo, estamos buscando apoio e tentando viralizar o assunto, os moradores do entorno,
estamos querendo dar um bom destino a esse grande terreno no centro da Capital,
hoje ocupado por um grupo , que tem como cortina de fumaça , a moradia popular ,
através de invasões de prédios públicos abandonados , mas trata-se de um grupo de projetos individuais,
que usam a carência dessas pessoas , carência económica, carência de moradia, de empregos , etc.
Esse grupo tem por objetivo de ocupar cargos públicos, hoje essa população,
que "informam como carentes" é flutuante, pois se não os interessa mais para aos interesses do grupo,
são retirados da ocupação ! e novos integrantes são convocados !
Hoje existem vários eventos, no qual a população do entorno, não frequenta, pois já estão saturados ,
pelo desrespeito do sossego e pertubação da Lei do Silencio, em qualquer hora do dia / noite / madrugada.
Os moradores existentes dessa ocupação, poucos participam desses eventos, são apartados das decições da Ocupação !
e muito menos participam da RENDA arrecada nos eventos !
O Espaço funciona como um aparelho de uso político , do que Moradia Popular,
pois como informo , não tem cadastro de moradores fixos, que realmente precisam de moradia e assistência governamental.
A PROPOSTA e regularizar essas moradias, para que não sejam "usadas" por grupos com outros interesses, ou massa de manobra ,
dar a POSSE desses imovéis , para que tenham seus direitos e deveres, como todos os moradores dos Predios do Entorno.
Então apartamos a edificação do espaço do Parque , para todos os moradores da CIDADE DE SÃO PAULO, possam usufruir do espaço,
num local de população DENSA, e sem muitos aparelhos de LAZER para essa população !!!
A[]´s.
Salve Sampa!
Economia da salvação kkķkk
ou reza ou morre.
O homem que dirige o documental é português?, Fala diferente, sou colombiano e estou estudando português do Brasil e em ocasiões escute quando ele falou em português mas também disse palavras em espanhol por exemplo não disse ainda= todavia.
Fiquei um pouco louco
Brasil tem 27 Estados e cada Estado tem um sotaque. O sotaque desse historiador do vídeo é um sotaque que lembra pessoas do interior da cidade de São Paulo e um pouco de Santa Catarina. Mas é bem Paulista o sotaque desse narrador do vídeo. Amigo, não sei onde você está aprendendo português do Brasil, mas recomendo escutar os diferentes sotaques para tentar entender.
Recomendo este canal para você treinar o idioma
ua-cam.com/video/wcxq8ReA_M4/v-deo.html
Sim, ele fala o sotaque paulista. O sotaque padrão é o da televisão brasileira, que em geral não é nem do Rio de Janeiro nem de São Paulo, é uma média.
Que tipo de ideologia está por trás da contradição de Branco vs Índios?
Nao existia contradição. Tudo era lindo, padres e indígenas viviam no Éden, amigos e felizes.
O elemento-chave, que é desprezado até hoje, é que existem diversos grupos indígenas e eles eram rivais. O aventureiro português em um primeiro momento era uma maneira de obter conhecimentos e superioridade bélica contra as tribos rivais
:( sería genial que tuviera subtitulos en español o ingles
São Paulo é hoje o terceiro estado que mais tem índios no Brasil. Diz-se que os bandeirantes mataram 300 mil índios, mas só no tráfico negreiro (de que São Paulo NÃO participou) morreram mais do que o dobro disso nos navios: 660 mil.
a questão é tentar abonar um massacre com outro?
Nâo, os bandeirantes, os responsáveis pela existência do Brasil hoje, são pintados como figuras execráveis e piores do que qualquer outra existente na história do Brasil, quando na verdade são homens que fizeram mal e bem, assim como tantos outros na história de São Paulo e do Brasil. Os brasileiros costumam achar todos os motivos possíveis para odiar os bandeirantes mas precisam lembrar da história dos seus estados também.
Pareceu. Enfim, essa coisa de "bandeirantes responsáveis pela existência do Brasil de hoje" é um tanto fantasiosa, uma história construída pela elite cafeicultora paulista no século XIX, antes disso e em outros lugares ninguém conjectura nem conjecturava tamanho heroísmo. Basta dar uma boa olhada crítica no Museu Paulista para certificar-se de que a elite cafeicultora paulista quis a todo custo, dando "mãozadas" anacrônicas, construir a história do Brasil a partir de SP. Aí mitificaram essa figura do bandeirante (vejamos as estátuas totalmente distorcidas e bizarras da figura do tal bandeirante espalhadas pela cidade), que na realidade era apenas um caçador de índios sem qq intenção de expandir o território. Ler os textos da Ilana Blaj e os relatos espanhois das "terras conquistadas" pelos bandeirantes ajudam a desmistificar, talvez a figura do heroi e de bandido. No cômputo, de uma perspectiva moralista pra mim fizeram muito mais mal do que bem, mas muito mesmo.
Dárcio Antonio O Brasil só permaneceu nas mãos dos portugueses por ação paulista, independente das intenções dos bandeirantes. Nos expulsamos os espanhois do sul do Brasil, os franceses do RJ, e ajudamos a expulsar os holandeses de Pernambuco. Sem nós os portugueses teriam perdido essas terras para os tres povos acima e não teriam dado conta nem dos indios, assim, nao existiria Brasil. Para nós teria sido melhor mesmo, já que não teríamos esse peso morto nos puxando para trás. Deveríamos ter feito alianças com os espanhois e chutado a bunda da coroa portuguesa.
Dárcio Antonio Agora, eu quero dizer que nós demos base para o Brasil existir, mas que o Brasil tenha sido construído por nós não digo. Nós somos os maiores cooperadores para a construção do Brasil, em dinheiro, acima de tudo, mas a forma carnavalesca que a maior parte do Brasil tomou no século XX e que segue até hoje não é obra nossa. Prova disso é que há 80 anos não mandamos nada nesse país, apenas colaboramos com o dinheiro, tirado de nós ano a ano para sustentar mensalões e afins, sendo que carnaval, bunda, turismo sexual, mulatas vendidas como objeto sexual...nada disso é típico nem original do nosso estado nem da maior parte dos estados que colonizamos.
Manoel da Nóbrega em 1553
A iniciativa foi sensacional, mas colocar pra protagonizar esse curso o Marco Villa cagou tudo, " contradição entre brancos e indígenas aconteceu muitos séculos depois e é artificial, ideológica e não é histórica " Essa pacificação durou pouquissimo tempo, o processo de escravidão indigenas começou por volta de 1540, juntamente com a exploração de suas terras e recursos. Essa tentativa de ""neutralidade"" dele q tá artificial, claramente partindo de um ponto de vista do colonizador. Vejam a história do processo de colonização do ponto de vista e pela voz dos povos originais, não foi assim mesmooo.
O Brasil tem uma dívida imensurável com São Paulo. O Brasil existe porque São Paulo existe. 70% do que São Paulo arrecada é destinado para os outros Estados, e ninguém fala nada?
joe sombra e a materis prima vem da onde? e mercado consumidor do brasil? se nao fosse o mercado do brasil as industrias de sp quebrava.
kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkk KKKKKKKKK KKKKKKKKK! ! !
Lá vem esse papo provinciano outra vez!
São Paulo se destacou em vários momentos mas perdeu a hegemonia nacional porque perdeu todas as batalhas, desde os emboabas até a revolução de 32. Mas vamos lembrar que tanto o PSDB quanto o maldito PT são criações tipicamente paulistas.
Em suma, os padres destruíram a cultura indígena e acabou com a felicidades deles, metendo em suas cabeças toda a lista de pecados católicos. Lamentável.
mas segundo o villa foi uma alianca.. ver diferente eh ideologico. vai vendo
@@rotaventurabanda1314 Houve alianças entre indígenas e portugueses, para que você tem incapacidade de entender a realidade, você imagina como se tudo fosse resumido a 1 ou 2 pessoas, você não conceber que havia vários grupos indígenas e havia entre os portugueses pessoas com objetivos e interesses distintos, além da diferença de temporalidade.
Queriam tanto “salvar” os indígenas que os que se recusavam a se converter eram hostilizados…mas claro os colonizadores eram pessoas boníssimas
Mano os padres jesuítas já salvaram centenas de aldeias indígenas (principalmente batalhas contra bandeirantes), foram os primeiros a fazer uma tradução do tupi que se não me engano nem tinham escrita, contribuíram para acabar com o canibalismo praticado pelos índios e em 1570 a escravidão de índios foi proibida por causa DELES. Mas os nossos livros de histórias escondem os dados para os alunos odiarem eles
Bastante anacrônico e injusto seu comentário, até porque foram os jesuítas que codificaram as línguas nativas. O catolicismo também não fazia parte da cultura ibérica. É uma religião que surgiu no império romano e se espalhou.
10:26 Ouviu esquerda?!
Esse cara!?? Jura!!?? Nem fu...
Já deu para perceber que tu és um bozominion haha
Sou admirador da programação da UNIVESP TV , mas ver este figurinha falando enquanto um professor de verdade lamenta a falta de tempo para as suas aulas e triste.
Para todos os gados de plantao: deixem o fanatismo um pouco de lado e assistam uma grande aula de um grande historiados, foquem apenas no que interessa, gados, relaxem. 🤡🐮
7 DE SETEMBRO DATA INTEPESTIVA, FOI A INDEPENDENCIA,( CLUBE DE PARIS,FMI,INGLATERRA),EUA,?????,EURASIA,, TÃO TÃO, TÃO,TAOMO,F.........,ETC.
Se eu disser que "não houve contradição entre branco e índio, essa é uma construção ideológica realizada muito tempo depois" eu não passo nem no vestibular, que dirá ser professora de uma universidade pública... Ele estava lá né? Ele que mediou a aliança entre branco e índio? A leitura dele não é ideológica não só a dos outros né?! Desonestidade intelectual é contra a ciência my friend!
Sheila She
É ideológico enxergar que os índios foram exterminados . Que ódio de quem pensa diferente de mim né Villa?
@Ne10 Deixa ela se expressar. Melhor que recriminá-la é você apresentar argumentos.
Nesse primeiro episódio ele está tratando de um punhado de aventureiros no meio de milhares de indígenas. É evidente que existiu uma cooperação nesse primeiro momento, até para poder explorar as rotas indígenas
@@julianocamargo6674 "É evidente"??? Pra quem, como??? Não, é uma conjectura, no caso pouco plausível. E como toda conjectura, é enviesada ideologicamente. Há de se discutir, no mínimo.