Excelente aula de história. Moro em Recife e frequento bastante o tal bairro do Nassau, que hoje se chama Recife Antigo, onde tem o marco zero da cidade. Também tive a oportunidade de ir, há alguns anos, às exposições das obras do Franz Post e do Eckaut (as que aparecem neste vídeo) no Instituto Ricardo Brennand, que são maravilhosas, um verdadeiro espetáculo. Moro atualmente a poucos quilômetros do morro dos Guararapes, onde ocorreram as tais batalhas. Recife e arredores são história pura, e pra quem curte história, como eu, é sempre um prazer passear por suas ruas históricas. Obrigado por enriquecer ainda mais os meus conhecimentos. Grande abraço.
Professor Paulo! Eu desafio qualquer aluno que diz não gostar de história, depois que assistir uma aula sua, muda de ideia na hora e se apaixona pela matéria 👏🏻👏🏻👏🏻
Aqui em Sergipe tbm houve invasões holandesas,inclusive algumas igrejas eram construídas com torres altas para que pudessem avistar a chegada de invasores.Sou carioca mas já moro mais de 30 anos aqui na cidade Natal de minha mãe, São Cristóvão,SE.Meu avô materno tem descendência holandesa,seus avós eram holandeses.Mais uma vez,parabéns Paulo,que maravilha de aula!❤
@@waldireneandrade8046 oi, tudo bem? Notei seu sobrenome Andrade, meus tataravós eram holandeses e moro aqui em Sergipe tbm. Será que estamos falando das mesmas pessoas ?
@@larissaandrade111 Lamento ter que lhe dizer, os holandeses nunca estiveram no Brasil, assim, não há como existir descendentes deles aqui. Por outro lado, no Sul do Brasil existem colônias de diversos povos, europeus, inclusive holandês; o que em nada fundamenta o seu texto. Por gentileza, não imite papagaio.
@@Luizpedradura como não ? E oq me diz de cidade de Não me Toque (RS), Holambra (SP), Castrolanda, em Castro, Colônia Holandesa em Arapoti, Campos de Holambra entre outras
@@larissaandrade111 prezada Sra, pele seu raciocínio, um comentário onde o avô de quem fez o referido comentário pode está certo quanto o avô ser descendente de holandês.
Voce falou das duas grandes batalhas nos montes Guararapes, mas esqueceu de falar que antes disso teve a decisiva batalha nos montes das tabocas, deu animo aos insurgentes e depois dessa batalha houve , monte dos guararapes.
Sou descendente de nordestino por parte paterna. Tenho graduação em História, mas nos estudos na faculdade e mesmo no trabalho com meus alunos devido aos livros serem muito sucintos não aprendi tanto como depois de ter acesso a Internet. Obrigada por nos passar tantas informações que não são ensinadas nos bancos escolares. Continue com esse trabalho maravilhoso.
Sua capacidade de sintese e a natural e notável facilidade em comunicar fazem de vc um dos mais talentosos divulgadores da nossa História...da História. Aqui neste programa vc "excede em excelencia". Parabéns Paulo...
#REZZUTI RESPONDE. Tem um 🎥 "A BATALHA DOS GUARARAPES" . Considerado um epico audacioso pra época. Tu ja tivesse a oportunidade de assisti_lo Paulo. Um grande abraço.
@@PauloRezzuttiEscritor parabéns Paulo, você consegue perder a nossa atenção e curiosidade. Ótimo resumo deste período da história do Brasil. Edson, São Bernardo do Campo SP
O Brasil mesmo sendo território enorme não se dividiu, e mesmo com tantos povos diferentes e tantas brigas a língua portuguesa sobreviveu. Isso é admirável...
Pode agradecer aos portugueses que organizaram as fronteiras com os bandeirantes e lutaram ao lado dos índios na defesa dessas fronteiras!! Sim digo fronteiras e índios!!!! Porquê o Brasil é o brasileiro não existia!!!! É obra dos portugueses que deixaram o se sangue no Brasil lutando ao lado dos índios!! Não ensinam isso nas escolas aos brasileiros porquê??? Uma história tão rica que mete reis....rainhas.. templários....guerreiros de Cristo....o Brasil foi Portugal quando Portugal foi ocupado por Espanha!! Portugal construiu igrejas... palácios...infraestruturas....caminhos... fábricas....empresas... Plantações.tudo e mais alguma coisa!!!Portugal construiu muto no Brasil....
A primeira vila fornada no Brasil foi a de Igarassu em Pernambuco em 1530, onde foi construída a Caoela dos Santos Cosme e Damião , que está de pé até hoje!
É como RAPADURA, sendo uma maneira de resistir às intempéries do mar, muita UMIDADE. Embarcação precária ( porém de grande valor tecnológico na época) ,quase dois meses boiando no mar, eseso de calor,chuva.. Terminado o transporte, os cones de"rapadura"seriam moídos, refinados; ñ sei se na alvejados na época. O próprio alimento dos tripulantes embolorava e deteriorava , água potável estragava. Consta que era comum intoxicação e diarréia . Transportado como açúcar mascavo, que é a primeira fase do produto, decomporia mais rápido, Já na forma de Rapadura resiste mais.
Nossa Paulo, tantos anos as escolas "ensinam" essas questões, mas infelizmente de forma tão distantes e decorebas, que os alunos não compreendem praticamente nada. Quizera eu e muitos ter aulas com você, "Grande Professor " que expõe tudo de forma maravilhosa 😊 Gratidão 🌺
A Holanda nem sabe onde fica o nordeste brasileiro, muito menos Pernambuco, quem nasce no Suriname está mais próximo de ser Holandês que um nordestino 🤣
Tá bom. Era o MÍNIMOS pra quem SAQUEOU TODA RIQUESA e ainda como fazem hj vide SHELL, rouba conhecimento , técnica extração do açúcar da cana. Parem de romantizar Neo-escravismo! Dat is gewoon heel schandalig!!
@@Anonimous279 E QUEM DISSE QUE A GENTE TÁ PREOCUPADO COM ISSO? É APENAS A HISTÓRIA , a gente também naõ sabe nadinha sobre as regiões de lá de portugal quanto mais da Holanda , e quem falou pra vc que nós queremos ser holandeses ? nós do nordeste não somos metidos A BEStIA igual muitos da região sul não , que só quer ser o que não é , somos o que somos e pronto nem melhor e nem pior do que ninguém nesse mundo cag@mo e morremos igual qualquer um nesse mundo ! entendeu meu chapa ?
@@antoniogarcia7431 A batalha do monte das Tabocas, foi alcançada pela fé em Santo Antão; daí o nascimento da cidade de Vitória de Santo Antão, cuja matriz é em homenagem a esse Santo; essa cidade fica a oeste da mata atlântica de Pernambuco. Lembra-lhe que tais batalhas não foram contra os holandeses. Elas têm outras causas.
@@joaojosesilva693 os holandeses que estavam naquela época 60%eram britânicos,Alemães e franceses. Provavelmente você tem grande chance de descender de 🇬🇧 ou 🇩🇪. Do que neerlandesa
Rapaz, o povo da tua família vive muito, visse? Os holandeses foram expulsos em 1654, há 370 anos... do pai do bisavô (trisavô) até tu foram 5 gerações, fazendo as contas cada um teria que ter sido pai aos 74 anos... pense nuns véi assanhado!! 😂😂
Sou pernambucano. Quem vier por aqui recomendo uma visita ao Instituto Ricardo Brennand. Lá é onde está a maior coleção do pintor Franz Post, mapas da época, muita coisa do Brasil Holandês. E vale muito a pena visitar. O local é muito bonito! Fora a pinacoteca ainda tem um castelo com diversos outros artigos de arte, armaduras, espadas, armas... vale a pena conferir!
@@mendersonjrsilva não existe isso de "Brasil holandês". O que houve foi uma OCUPAÇÃO HOLANDESA de parte do Brasil, que eles tentaram transformar em "nova holanda". Chamar isso de "Brasil Holandês" é desrespeitoso e lamentável.
Acho bonito o modo de Paulo se referir aos africanos como estrangeiros, e chamá-los de escravizados, e não como tem sido chamados, de escravos. É uma sutileza elegante e bem realista.
Nunca houve escravização de africanos nem de qualquer povo no Brasil; bem como não poderiam ser nominados de estrangeiros, vez que não vieram por conta própria. Isso não é sutileza, pode ser quaisquer outras coisas.
Em vez das pessoas perderem tempo com programas medíocres e idiotas como o big brothercbrasil poderiam assistir essa aula maravilhosa desse canal historico. As pessoas precisam se alimentar de cultura, de aprender sobre a nossa história. O mal de muitas pessoas e não valorizar o que é bom. Veja como é gratificante esse canal, ele nos mantem informados de fatos hostóricos, de como nossa nação foi formada..
Eu já adorava história, nesse canal encontrei jóias maravilhosas, há tempos não perco tempo vendo TV. Fiz faculdade de História depois de aposentada, mas aqui sobre história do Brasil ganha de cheio de tudo que já tinha aprendido.
Mais com a Internet o povo vai aprendendo aos poucos a História do Brasil. Claro vai levar anos para todo povo brasileiro aprender a História do Brasil, mais a República é que está apagando a história do Brasil.
Bom dia! Sou de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Cidade onde ocorreu a batalha do Monte das Tabocas, se não me engano a primeira ocorrida com o objetivo de expulsar os holandeses, que me parece estavam explorando talvez abusivamente com impostos e/ou juros excessivos o setor canavieiro causando grande atrito com as elites locais, o que levou às batalhas para a expulsão dos holandeses... Apesar de todas as benfeitorias feitas por Nassau. Gostei muito do vídeo, acrescentou um monte de informações para compreensão do período. Muito obrigado e parabéns pela pesquisa!
Fizeram cagada em expulsar. Nosso Pernambuco virou a bagunça que e hoje . Queria ganhar sem pagar, por isso hoje em Pernambuco e vantagem invadir do que comprar. Foi a cultura que se instalou.
@@rudiberlet5274 Estado de São Paulo, dados 2019, maior colonia de italianos(13 milhões descendentes), japoneses e libaneses do mundo, e do Brasil de portugueses, holandeses, espanhóis (minha família), franceses, ingleses, norte americanos aliás 3 cidade de colonia americana e poloneses. 27 milhões de descendentes de europeus. Cresce de coreanos e chineses. 3° de alemães e demais etnias. Isso se deve ao café e ao porto de santos na época .
O vídeo ficou incompleto porque faltou contar com mais detalhes a respeito das Batalhas de Guararapes; a “guerrilha” contra os holandeses e o papel de Calabar.
Vivaldo,é exatamente isso que vim procurar nesse vídeo. Meu pai era paraibano e dizia que era descendente de holandês e português. Você confirmou. Obrigada!
Minha família do meu pai veio da Paraíba Boa parte de nossos parentes eram Brancos e temos ascendência (espanhola e escocesa e irlandesa(britânica),africana e indígena)mais nois perdemos o sobrenome pois no governo de Getúlio Vargas houve alteraçoes culturais para acabar com esse apropriação.
@@marie3587 mais meu Lima e sobrenome italiano pois minha familia materna e ascendentes de imigrantes do Norte da Itália ja o Neves e da Espanhol da província de Galiza próximo a Portugal.então é quase português.
“A família do meu pai veio da Paraíba. Boa parte de nossos parentes eram brancos. Temos ascendência espanhola, escocesa, irlandesa (britânica), africana e indígena. Mas nós perdemos o sobrenome porque no governo de Getúlio Vargas houve alterações culturais para acabar com essa apropriação.”
@@JulioCesar-un6wv é que... hãn... todas as histórias contadas até aqui foram de comunistas/globalistas/socialistasfabiano, com a única intenção de doutrinar para o comunismo, tá ligado?
Moro na costa do Sauípe litoral norte baiano.aqui era o quintal da casa da torre de García D'Ávila.sou nascido no sertão sergipano e de família de olhos azuis numa região com muitos caboclos daí vem toda essa mistura
@@josecarlossantos2690 Lembro--lhe que, de Sergipe até o Ceará tudo era Pernambuco, o que não quer dizer que olhos azuis não significam descendência descendência holandesa.
Magnífico. Retificando : Batalha dos Guararapes ( se refere ao morro dos Guararapes que existe até hoje e virou sítio histórico; ao lado do Aeroporto do Recife ) e não Batalha de Guararapes.
Moro aqui perto do Morro dos Guararapes, infelizmente sobrou muito pouco da história, causado pelo descaso e completa irresponsabilidade dos politicos Pernambucano.
Gostei demais, Paulo!!! Sou carioca mas moro no Recife desde criança e aqui é minha terra adotiva. Muito bom ver a divulgação de tantas referências históricas sobre esta cidade que já teve seu apogeu e que guarda, ainda hoje, um forte sentimento de orgulho da sua brava gente e da sua história. Parabéns por mais esse vídeo excelente!!! 👏👏👏
Estudei tudo isso no cursinho, antes da faculdade, mas não tínhamos essa colocação real, incrivelmente prática e de vivência da história. Apaixonante! Obrigada ❤️
Os franceses não fundaram o Maranhão, lançaram os fundamentos do que viria ser a hoje São Luís. O Palácio dos Leões, sede do governo daquele Estado, estaria construído sobre ou no lugar da dita fortaleza francesa.
Oi Paulo, fala sobre o massacre de cunhaú e Uruaçu, causado pela dominação holandesa em 1645, no Rio Grande ( Atual Rio grande do Norte ) após esse massacre, dizem que os holandeses nunca mais voltaram pra lá.
Eu sinceramente eu conheço pouco sobre esses dois massacres, os massacrados nestes ataques me parecem que viraram até santos ou coisa assim. Mas eu acho que estes massacres serviram muito para endemonizar os holandeses como hereges, satânicos e coisa e tal. Eu não conheço detalhes ou mesmo a veracidade de todos os fatos!
Voltando de Natal para Recife, li numa placa as margens da BR 101, algo relacionado aos mártires de Cunhaú. Não consegui ler bem, estava dirigindo, mas despertou minha curiosidade.
Cunhaú era uma propriedade de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, que derrotou os franceses invasores, no Maranhão. A tática de guerrilha, usada para expulsar os holandeses, foi aplicada por Jerônimo de Albuquerque Maranhão, no Maranhão, 40 anos antes.
Querido Paulo Rezzutti, falo do Recife (minha cidade natal), seus vídeos são espetaculares, vou divulgar o seu trabalho nos meus círculos sociais, pois ele precisa alcançar e ser conhecido por mais pessoas, muito obrigado pelo magnífico trabalho!
Brasil holandês, nada mais é do que o Brasil judaico! Os donos da Companhia das Índias Ocidentais eram todos cristãos-novos, ou seja, judeus sefarditas
Isto é um tremendo balaco baco pernambucana na area que conseguiu ter sangue sefardita espanhol misturado com católicos da corte do rei Fernando,mas um provável sangue turco escondido misturado com sul da Itália( credo) fora as misturas da linhagem judaica da família que espalharam se pela Europa antes de chegarem ao sertão pela Espanha ufa não deixo de achar engraçado.Talvez seja por isso que estrangeiros quando me vêm me olham engraçado.
O comercio de escravos de forma organizada no território brasileiro se deu devido aos judeus sefarditas. Primeiro eles tentaram escravizar os índios, como tiveram que bater de frente com a Igreja que não queria a escravidão dos índios, os judeus sefarditas deram inicio a escravidão em massa de negros.
@@marie3587 Obrigada pela informação a minha parte judia vem da Paraíba de uma parte que chegou ao Brasil pela Espanha sou pernambucana mas meus avós e bizos paraibanos o sobrenome de minha avó revela esta descendencia e os modos da região revelam as origens culturais eu acho muito interessante.Minha mãe fala de costumes da região sou do sertão,e nem imagina que eles de na verdade revelam estas ascendências e influências
@@marie3587 É sempre bom aprender segundo o livro sobre a genealogia brasileira de Cunha Bueno 60% das famílias brasileiras são de origem judaica quase todas contra parentes sim eu ja li sobre Espinosa,e a inquisição portuguesa era realmente de lascar verdade.Passear no Recife antigo é passear por essa história.E como eu sempre gostei de história imagina... E ver os mais velhos falando dos modos das pessoas sem imaginar o significado daquilo é bastante curioso.
No curso de graduação em História não temos acesso a este conhecimento. Aliás é uma história do Brasil tão ideológica que quase me arrependi de ter nascido neste país maravilhoso, com uma história linda
@@marie3587 eu sei.... Mas infelizmente o Brasileiro de hoje dá valor a outras coisas tipo bairros de alemães e italianos os grandes momentos eles quase destruiram todos no tempo da república.
Aqui no Nordeste tem muitos descendentes de holandeses pois quando eles foram expulsos muitos desertaram e fugiram para os interiores do Nordeste e se casaram e tiveram novas familias
Isso e um mito , os poucos que fugiram os índios dera-lhe caça no mato e cortavam-lhe a cabeça , foi todo o mundo embora fundaram as Antilhas Holandesas , veja bem vc ia ficar no meio dos seus inimigos, vendo partir seus familiares e amigos ? Quero lhe recordar era uma guerra de verdade, não era brincadeira de esconde - esconde
@@zecapinheiro1444 mais existe pois tem muitos município da Paraíba,Pernambuco,Rio grande do Norte e Ceará que os brancos são maioria então o que explica será que foi imigração europeia no século 19-20 pois não foi italianos e alemã mais na verdade tem uns que dizem que a ascendência britanica,escosesa,portuguesa,judia e argentina e maior que a holandesa pois só 1milhao são ascendentes de holandês perdendo para a britânica:1,9milhao de ascendentes 0,6milhao de escoceses então a influência da grã Bretanha foi importante no Nordeste na epoca da imigração europeia entao a descendentes de holandeses mais nem representa 1/7 da população tem mais gente de ascendencia britanica e irlandesa,francesa mais significante.
@@zecapinheiro1444 meu bisavô por parte de pai e minha vó partena nem holandês era e sim britânico (escocês) pois descobri isso pois meu Dna tem muito sangue britânico.acredito que a mais de 3milhaos de ascendentes de britanicos no nordeste inclusive pelo Brasil deve ter quase 1milhao fora do Nordeste principalmente eu que sou ascendente de escocês,hispano-argentino,judia,indígena e africana no lado paterno Lado materno:italiana,portuguesa,africana e indígena. Por isso que nasci Branco pois tenho muita mistura tenho origem:escocesa,italiana,portu- guesa,hebraica(judia),hispano-argentina,africana e indígena. Sou uma mistura.
@@zecapinheiro1444 pois vocês soube que vários 12.000-69000mil argentinos fugiram do regime populista de Perón e do regime Militar e migraram para o Brasil fugindo dessas crises políticas então à 890.000ascendentes de argentino95,2%sendo brancos e 0,45%pardos morando no Brasil(con ascendencia argentina principalmente no SP,RS,SC,PR,MS e. CE e PB.
@@fabricionews4770 Caro Lima das Neves , para começo de conversa pelo seu nome que e portuguesíssimo , E um grande defeito cultural no Brasil , as pessoas não reconhecem as suas raízes todo o que vem de fora e melhor ,tem uma espécie de complexo de inferioridade inconsciente , o famoso complexo Vira Lata , os avôs falam , que por sua vez falam aos filhos que tem um alemão um francês na família isso vai desencadear uma espécie de orgulho , de sermos diferentes , como se não fossemos defeitos todos do mesmo sangue, da mesma carne, e dos mesmos ossos, A grande diferença esta na educação , e não ser espanhol ou chinês , o Brasil tem na sua estrutura , fundação da raiz da nacionalidade três raças , que sem elas não emitiria o Brasil , O ÍNDIO O PORTUGUES E O NEGRO , TODO O RESTO ,VEM DEPOIS , CERTO !!! A simbiose dessas três raças , faz o nativo brasileiro Todo o que vem de novo , já vai encontrar uma língua ,uma religião hábitos de vida , usos e costumes próprios do lugar , não e do lugar e estrangeiro As pessoas tem que ter orgulho na sua historia na historia das suas raízes , não há minguem melhor no mundo do que nos , porquê uma simples razão porque somos NOS , NÃO PRECISAMOS DE ITALIANOS FRANCESES OU CHINESES , da mesma forma que um italiano francês ou chinês , não precisa de brasileiros para ser o que É todos eles tem orgulho nas suas raízes , uma coisa que o brasileiro não tem , Porque sempre lhe disseram que o que vem de fora e melhor o e MENTIRA ,o Brasileiro e tão bom como os melhores ACONSELHO A VER AS PALESTRAS DO PROFESSOR ARIANO SUASSNA GRANDE BRASILEIRO DEFENSOR DA CULTURA DO SEU PAÍS , esta NO YOUTube e uma questão de perder tempo ou aliás, Ganhar Tempo
É o que dizem os compêndios, o sentimento de natividade de brasilidade ocorreu nessas invasões... Mas uma pergunta: Lutar contra o s holandeses para ficar nas mãos portuguesas como colônia acho que foi uma grande burrice. Mil vezes a Holanda como colonizadora! Talvez a nossa cultura, a nossa história tivesse sido contada diferente.
@@nathan_408 Diretamente não! Mas sempre conta o legado deixado pelo colonizador. Vamos explicar: o Nordeste com a ocupação holandesa teve grandes avanços na cultura, administração e enriquecimento.
@@luciorezendebr teve, assim como teve no inicio da colonização portuguesa q a capital era em Salvador, mas com o tempo o foco foi para outra região, e como foi dito no próprio vídeo, o açúcar brasileiro perdeu valor pouco tempo depois dos holandeses saírem daki, são mtos fatores não da pra dizer q seria um país desenvolvido.
@@nathan_408 Sim, o açúcar perdeu o valor porque os holandeses expulsos daqui começaram a plantar a cana de açúcar em pequenas ilhas das Antilhas como Curaçao, São Bartolomeu e outras pequenas ilhas caribenhas, mesmo com a exuberância da terra e do clima aqui, não houve como concorrer com os holandeses. São muitos os fatores para dizer que um país seria desenvolvido ou não, mas com certeza o fator "genético" do colonizador conta muito. Será que se fossem os colonizadores do país os neandertais ou os quarkes ou os holandeses ou mesmo os portugueses, o legado aqui deixado pelo colonizador é indiferente? Seja o colonizador x, y ou z?
Muito bom. Gostei especialmente dobre a explicação do pão de açúcar. Estou lendo O Brasil Holandes, de Evaldo Cabral de Melo, e numa carta que está transcrita, é dito que um holandês iria levar um pão de açúcar. Já ia fazer a pesquisa sobre o que é ou era um pão de açúcar. Estou gostando muito do livro, basicamente é só documentos produzidos pelas pessoas da época. Muito bom o seu vídeo também.
Nossa muito interessante sou olindense e crescemos escutando essa história dos holandesas em Pernambuco criando a nova Holanda. Mas com o Paulo, contando a história da minha cidade e Estado é fenomenal com detalhes Amei esse vídeo😍
Moro muito perto do Instituto Ricardo Brenand. Tive o prazer de vários or originais . Há um tempo atrás participei de um trabalho na URB-RECIFE de um trabalho sobre a vegetação plantando na cidade do Recife e a primeira parte do trabalho foi sobre e influência do conde Maurício de Nassau em nossa cidade. Saímos de uma pequena vila de pescadores para nos transformar em uma bela cidade. Nos pernambucanos , temos MUITO a agradecer aos holandeses . Obrigada Paulo por essa homenagem ao conde Maurício de Nassau e a nossa cidade. Recife está de portas abertas . Venha nos visitar e conhecer pessoalmente as nossas belezas naturais e históricas.
Obrigado por esta grande aula e que tambem está ligada a Angola. Uma esquadra holandesa comandada pelo Almirante Cornely Johanson tomou dos portugueses a cidade de Luanda, Angola em 1641, 7 anos depois, uma outra esquadra portuguesa, procedente do Rio de Janeiro comandada por Salvador Correia de Sá expulsou os holandeses de Luanda e devolveu Angola a corôa portuguesa.
Ola sr Sou descendente de letos ( Letonia ) e espanhois. Amo a historia e os judeus no Brasil e no mundo. Vc tem uma importancia historica pra nos informar. Parabens meu irmão !!!!
Parabéns pelos vídeos. Gosto demais de história. Tive a chance de visitar a Grécia, o Egito, a Terra Santa além da Europa. E é muito gratificante saber detalhes através de seus ensinamentos.
Muito obrigada por compartilhar a nossa história, Professor Paulo. Somos tão ignorantes em relação à nossa história, que por sinal é riquíssima. Acho que somos muito sortudos pela colonização portuguesa por inúmeras razões, e precisamos conhecer mais a própria história.
Aqui na Paraíba , especificamente na praia da Baía da Traição, existem índios de olhos verdes e azuis, heranças de estupros dos holandeses. Aqu,i eles construíram na cidade portuária de Cabedelo, o forte de Santa Catarina
Ué..que certeza tu tem que foi estupro? Quem garante que não foi o contrário? Eu moro na Holanda, se tu visse como esses caras daqui são gatos...ia começar a desconfiar se foi estupro mesmo.
Não foram os holandeses que construíram a.Fortaleza de Santa Catarina, e sim Frutuoso Barbosa, Capitão Mor na época da cidade de Filipeia de Nossa senhora das Neves ( atual João Pessoa). A Fortaleza foi construída em 1589 para que os portugueses se defendessem dos ataques de franceses, e índios potiguaras, que eram aliados dos franceses na época e não aceitavam que os portugueses os escravizassem. Foi destruída várias vezes e reconstruída, passando por vários capitães portugueses, o objetivo era sempre a defesa das cidades. Os holandeses, em 1634, com a ajuda dos potiguaras, conseguem derrotar os portugueses e danificam bastante a Fortaleza, assim como destroem o Fortim, que ficava na Ilha da Restinga, e o Forte Santo Antônio, que ficava em Lucena. Eram 3 frentes de combates que os portugueses tinham, mas na época, o poderio militar dos holandeses era grande. Depois da conquista, os mesmos decidem reconstruir a Fortaleza e mudar o nome para Forte Margarida, em homenagem a irmã de Maurício de Nassau, que governou o Brasil Holandês entre 1637 e 1644, que foi a fase áurea de arte, literatura, e grandes construções em Pernambuco e com menos intensidade na Paraíba. Abs
Na paraiba quase todos que conheci eram Branquelos Inclusive sou neto de paraibana e branquelo. Lá pelo menos deve ser 55% dos paraibanos são brancos pois a maioria dos paraibanos e cearense que conheci aqui no RJ eram brancos e uma parcela significante cablocos.
Maravilhosa a história. Eu pertenço a uma familia holandesa que cá ficou quando os holandeses foram expulsos. Por volta de 1700, firam acolhidos por portugueses no RN e Paraíba.
Por isso que o PB e o estado com maior número de brancos(39%-65%) e loiros no Nordeste pois a população deve ter 30%com origem holandesa principalmente no sertão pois eu conheço algumas pessoas que mudaram da PB e disseram isso.na Paraíba,Rio Grande do Norte,Pernambuco e Ceará a maioria de indentifica pardo mais fenotipicamente são muitos brancos e similar ao caso dos paraguaios que se identificam como mestiços mais tem traços e fenótipo mais branco do que RJ44%-50%,MG45%-52,1%,SP64,8%-70%. Pois isso mostra que o meta do de identificação por estado no Brasil muda exemplo na Paraíba e no Sul sou caucasoid mais no RJ,SP,MG sou branco(nórdico) na Bahia viro um albino.
Eu sou ascendente de algum imigrante europeu que viveu no Estado da Paraíba no início do século XX que era de ascendência possivelmente 🇬🇧 ou 🇫🇷 uma dessas três possivelmente a britânica ou 🇩🇪. Mais não sabemos pois ele se miscigenou com uma mestiça de negro+indio(cafuza).Mais minha vó e paraibana.
@@Solek95 mais meu nome e ítalo-judio pois meu biza vo era e filho de imigrantes italianos como que nosso município essa diáspora italiana e minoria meus tiveram que botar meu nome como Fabrício mesmo pois era para ser Fabrizio.
Excelente conexão com o que se passava com o resto da Europa. Moro na parte holandesa da Bélgica e noto que eles não aprendem nada sobre a América, não sabem que os holandeses estiveram no Brasil por décadas e em tempos distintos. Agradeço por você compartilhar cultura e gosto por história.
Os flamengos parecem ser mais próximos dos alemães do que dos holandeses em si. Talvez a única semelhança seja a língua. Acho o povo flamengo mais fechado e conservador.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.✔
É como se eu estivesse vendo um filme grandioso;muito obrigado por nos contar generosamente e entusiasticamente,esta História que realmente não nos foi contada.
Certo, assim você está confirmando que os holandeses nunca estiveram no Brasil. Vá mais fundo porque o Brasil precisa se libertar das mentiras históricas que vêm sendo impostas.
Excelente, caro Paulo!!!! Realmente trata-se da história não contada! Muito obrigado por desvendar para nós essa maravilhosa parte da nossa história. 👏👏👏👏👏👏
Paulo, meu nome é Eva Gitirana. Dizem que meu sobrenome começou com um holandês durante a ocupação dos holandeses em Pernambuco. O nome dele ninguém sabe, mas ele ficou conhecido como Gitirana, que é uma planta rasteira praiana (Jitirana).
Humm muito interessante, sobre os franceses gostei muito, em especial por ter conhecido o livro do Ferdinand Denis. Agora sobre o Brasil holandês espero muitas surpresas 👏👏
Invasão holandesa em Alagoas. Cidade de Penedo Porto Calvo e outras. Porto Calvo em 2018 foi encontrado um fortin holandês. Que está sendo revisto e estruturado.
Tenho um livro, romance literário fantástico sobre este tema, que eu releio sempre do escritor baiano Aydano Roriz, intitulado: "Invasão à Bahia", recomendo, por se tratar de matéria relacionada, mas este canal é maravilhoso no que tange ao assunto!
Sou suspeito para falar porque sou amigo do Aydano faz muitos anos, mas os livros dele são ótimos mesmo! Tem O Desejado também, que ele fala sobre o D. Sebastião.
Este livro é muito bom. Já li duas vezes. Sou de uma região do Recôncavo Baiano e dizem que depois de expulsos de Salvador, muitos se refugiaram nesta região entre São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Amargosa. Deixaram de usar o nome holandês e lá constituíram famílias. Os casamentos eram sempre com os parentes, entre eles mesmo. Dizem que meu tetravo era descente de holandês. Esse tetravo era calvinista, o que tem tudo a vê, já que a religião dos portugueses era catolica.
Olá Rezzutti, bom dia! Rezzutti, no Nordeste existia (não sei se ainda existe), uma Holding chamada Grupo Nassau/João Santos, que eram donos de diversas usinas de açúcar, álcool, celulose, papel, cimento, etc. Enfim, essa holding é muito forte em alguns Estados do Nordeste, entre eles Pernambuco e Maranhão. Pois bem, você sabe dizer se os herdeiros desse empreendimento são descendentes do Conde João Maurício de Nassau? Um forte abraço!
O que mais admiro em você é Ásia idoneidade. Livre de rótulos e bandeiras ideológicas você é, sem dúvida, um dos maiores profissionais de história do Brasil e no Brasil. Obrigado pelo conteúdo.
Excelente aula de história. Moro em Recife e frequento bastante o tal bairro do Nassau, que hoje se chama Recife Antigo, onde tem o marco zero da cidade. Também tive a oportunidade de ir, há alguns anos, às exposições das obras do Franz Post e do Eckaut (as que aparecem neste vídeo) no Instituto Ricardo Brennand, que são maravilhosas, um verdadeiro espetáculo. Moro atualmente a poucos quilômetros do morro dos Guararapes, onde ocorreram as tais batalhas. Recife e arredores são história pura, e pra quem curte história, como eu, é sempre um prazer passear por suas ruas históricas. Obrigado por enriquecer ainda mais os meus conhecimentos. Grande abraço.
Vontade grande de visitar.
Excelente vídeo . Gosto muito !!!
Mas o local onde era a antiga cidade Maurícia é na ilha de Antônio Vaz onde hoje tem o palácio do campo das princesas
Brennand , o pedófilo ?
Que história, fizemos a nossa árvore genealógica da família e fomos descobrir a decência Holandesa - Recife Pernambuco
Professor Paulo! Eu desafio qualquer aluno que diz não gostar de história, depois que assistir uma aula sua, muda de ideia na hora e se apaixona pela matéria 👏🏻👏🏻👏🏻
Aqui em Sergipe tbm houve invasões holandesas,inclusive algumas igrejas eram construídas com torres altas para que pudessem avistar a chegada de invasores.Sou carioca mas já moro mais de 30 anos aqui na cidade Natal de minha mãe, São Cristóvão,SE.Meu avô materno tem descendência holandesa,seus avós eram holandeses.Mais uma vez,parabéns Paulo,que maravilha de aula!❤
@@waldireneandrade8046 oi, tudo bem? Notei seu sobrenome Andrade, meus tataravós eram holandeses e moro aqui em Sergipe tbm. Será que estamos falando das mesmas pessoas ?
@@larissaandrade111 Lamento ter que lhe dizer, os holandeses nunca estiveram no Brasil, assim, não há como existir descendentes deles aqui. Por outro lado, no Sul do Brasil existem colônias de diversos povos, europeus, inclusive holandês; o que em nada fundamenta o seu texto.
Por gentileza, não imite papagaio.
@@Luizpedradura como não ? E oq me diz de cidade de Não me Toque (RS), Holambra (SP), Castrolanda, em Castro, Colônia Holandesa em Arapoti, Campos de Holambra entre outras
@@larissaandrade111 prezada Sra, pele seu raciocínio, um comentário onde o avô de quem fez o referido comentário pode está certo quanto o avô ser descendente de holandês.
@@Luizpedradura vai estudar menino
Voce falou das duas grandes batalhas nos montes Guararapes, mas esqueceu de falar que antes disso teve a decisiva batalha nos montes das tabocas, deu animo aos insurgentes e depois dessa batalha houve , monte dos guararapes.
Sou descendente de nordestino por parte paterna. Tenho graduação em História, mas nos estudos na faculdade e mesmo no trabalho com meus alunos devido aos livros serem muito sucintos não aprendi tanto como depois de ter acesso a Internet. Obrigada por nos passar tantas informações que não são ensinadas nos bancos escolares. Continue com esse trabalho maravilhoso.
Sua capacidade de sintese e a natural e notável facilidade em comunicar fazem de vc um dos mais talentosos divulgadores da nossa História...da História.
Aqui neste programa vc "excede em excelencia". Parabéns Paulo...
Muito obrigado!
#REZZUTI RESPONDE.
Tem um 🎥 "A BATALHA DOS GUARARAPES" . Considerado um epico audacioso pra época.
Tu ja tivesse a oportunidade de assisti_lo Paulo. Um grande abraço.
@@josegeremiaspirescorrea946 onde consigo esse filme?
@@vivendocampoformoso Esse filme tem no UA-cam meu jovem.
BATALHA DOS GUARARAPES. Um filme de Paulo Thiago. Abraco.
@@PauloRezzuttiEscritor parabéns Paulo, você consegue perder a nossa atenção e curiosidade.
Ótimo resumo deste período da história do Brasil.
Edson, São Bernardo do Campo SP
O Brasil mesmo sendo território enorme não se dividiu, e mesmo com tantos povos diferentes e tantas brigas a língua portuguesa sobreviveu. Isso é admirável...
Pode agradecer aos portugueses que organizaram as fronteiras com os bandeirantes e lutaram ao lado dos índios na defesa dessas fronteiras!! Sim digo fronteiras e índios!!!! Porquê o Brasil é o brasileiro não existia!!!!
É obra dos portugueses que deixaram o se sangue no Brasil lutando ao lado dos índios!!
Não ensinam isso nas escolas aos brasileiros porquê???
Uma história tão rica que mete reis....rainhas.. templários....guerreiros de Cristo....o Brasil foi Portugal quando Portugal foi ocupado por Espanha!! Portugal construiu igrejas... palácios...infraestruturas....caminhos... fábricas....empresas... Plantações.tudo e mais alguma coisa!!!Portugal construiu muto no Brasil....
A primeira vila fornada no Brasil foi a de Igarassu em Pernambuco em 1530, onde foi construída a Caoela dos Santos Cosme e Damião , que está de pé até hoje!
Aqui no Marrocos compramos o açúcar em forma de cones ainda. Tenho que quebrar os pedacinhos com um pedaço de ferro. Quero enviar-te uma foto.
É sério 👍bacana.
É como RAPADURA, sendo uma maneira de resistir às intempéries do mar, muita UMIDADE. Embarcação precária ( porém de grande valor tecnológico na época) ,quase dois meses boiando no mar, eseso de calor,chuva..
Terminado o transporte, os cones de"rapadura"seriam moídos, refinados; ñ sei se na alvejados na época.
O próprio alimento dos tripulantes embolorava e deteriorava , água potável estragava. Consta que era comum intoxicação e diarréia .
Transportado como açúcar mascavo, que é a primeira fase do produto, decomporia mais rápido,
Já na forma de Rapadura resiste mais.
Brasileira?
@@Solek95 sim
Que diferente!!👍🏼👍🏼
Nossa Paulo, tantos anos as escolas "ensinam" essas questões, mas infelizmente de forma tão distantes e decorebas, que os alunos não compreendem praticamente nada. Quizera eu e muitos ter aulas com você, "Grande Professor " que expõe tudo de forma maravilhosa 😊 Gratidão 🌺
Eu sou pernambucano aqui os holandeses deixaram grandes construções Pernambuco faz parte da história do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 gostei muito da aula de história
As capitanias que prosperaram, Recife e São Vicente.
A Holanda nem sabe onde fica o nordeste brasileiro, muito menos Pernambuco, quem nasce no Suriname está mais próximo de ser Holandês que um nordestino 🤣
@@Anonimous279 🐂🐂🐂🐂🐂
Tá bom. Era o MÍNIMOS pra quem SAQUEOU TODA RIQUESA e ainda como fazem hj vide SHELL, rouba conhecimento , técnica extração do açúcar da cana. Parem de romantizar Neo-escravismo! Dat is gewoon heel schandalig!!
@@Anonimous279 E QUEM DISSE QUE A GENTE TÁ PREOCUPADO COM ISSO? É APENAS A HISTÓRIA , a gente também naõ sabe nadinha sobre as regiões de lá de portugal quanto mais da Holanda , e quem falou pra vc que nós queremos ser holandeses ? nós do nordeste não somos metidos A BEStIA igual muitos da região sul não , que só quer ser o que não é , somos o que somos e pronto nem melhor e nem pior do que ninguém nesse mundo cag@mo e morremos igual qualquer um nesse mundo ! entendeu meu chapa ?
Sou português de Lisboa, parabems pela licao da história comum
@@antoniogarcia7431 A batalha do monte das Tabocas, foi alcançada pela fé em Santo Antão; daí o nascimento da cidade de Vitória de Santo Antão, cuja matriz é em homenagem a esse Santo; essa cidade fica a oeste da mata atlântica de Pernambuco. Lembra-lhe que tais batalhas não foram contra os holandeses. Elas têm outras causas.
Tenho sangue holandês! Dizem que meu bisavô materno (pai da minha vó) era filho de holandeses! Gostei de saber!
Querida sangue holandês não é felicidade nenhuma!
@@joaojosesilva693 os holandeses que estavam naquela época 60%eram britânicos,Alemães e franceses.
Provavelmente você tem grande chance de descender de 🇬🇧 ou 🇩🇪. Do que neerlandesa
Rapaz, o povo da tua família vive muito, visse? Os holandeses foram expulsos em 1654, há 370 anos... do pai do bisavô (trisavô) até tu foram 5 gerações, fazendo as contas cada um teria que ter sido pai aos 74 anos... pense nuns véi assanhado!! 😂😂
@@klebernobre2062 😂😂😂
@@joaojosesilva693
Sou nordestino e tenho muito orgulho do meu sangue português e holandês, e de minhas origens. Seu complexado esquisito.
Sou pernambucano. Quem vier por aqui recomendo uma visita ao Instituto Ricardo Brennand. Lá é onde está a maior coleção do pintor Franz Post, mapas da época, muita coisa do Brasil Holandês. E vale muito a pena visitar. O local é muito bonito! Fora a pinacoteca ainda tem um castelo com diversos outros artigos de arte, armaduras, espadas, armas... vale a pena conferir!
Nordeste= África brasileira 💩
É belíssimo esse museu do Brennand
É bom que se diga, os holandeses nunca estiveram no Brasil como invasores nem colonizadores.
@@mendersonjrsilva não existe isso de "Brasil holandês". O que houve foi uma OCUPAÇÃO HOLANDESA de parte do Brasil, que eles tentaram transformar em "nova holanda". Chamar isso de "Brasil Holandês" é desrespeitoso e lamentável.
@@nacionalistadeipanema4276 Vai reclamar com os escritores dos livros de história então! Usei o termo que aprendi na escola.
Acho bonito o modo de Paulo se referir aos africanos como estrangeiros, e chamá-los de escravizados, e não como tem sido chamados, de escravos. É uma sutileza elegante e bem realista.
Porque a historiografia muda ao longo do tempo.
Esse canal é perfeito!
Pois eu acho uma grande besteira. Não tem nada de sutileza. É só idiotice mesmo.
Nunca houve escravização de africanos nem de qualquer povo no Brasil; bem como não poderiam ser nominados de estrangeiros, vez que não vieram por conta própria. Isso não é sutileza, pode ser quaisquer outras coisas.
muda nada só agrada à galerinha da militância boboca woke que quer ficar sinalizando virtude kkkkkkkkkkk tudo uns bundão
Em vez das pessoas perderem tempo com programas medíocres e idiotas como o big brothercbrasil poderiam assistir essa aula maravilhosa desse canal historico. As pessoas precisam se alimentar de cultura, de aprender sobre a nossa história. O mal de muitas pessoas e não valorizar o que é bom. Veja como é gratificante esse canal, ele nos mantem informados de fatos hostóricos, de como nossa nação foi formada..
Concordo! As aulas são maravilhosas.
Eu já adorava história, nesse canal encontrei jóias maravilhosas, há tempos não perco tempo vendo TV. Fiz faculdade de História depois de aposentada, mas aqui sobre história do Brasil ganha de cheio de tudo que já tinha aprendido.
O governo que deveriam investir na Educação.
@@fatimavieira6372 Eu vejo TV.
Claro que não é a Globo mais vejo TV, você tem algum problema com isso?
Mais com a Internet o povo vai aprendendo aos poucos a História do Brasil.
Claro vai levar anos para todo povo brasileiro aprender a História do Brasil, mais a República é que está apagando a história do Brasil.
Bom dia! Sou de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Cidade onde ocorreu a batalha do Monte das Tabocas, se não me engano a primeira ocorrida com o objetivo de expulsar os holandeses, que me parece estavam explorando talvez abusivamente com impostos e/ou juros excessivos o setor canavieiro causando grande atrito com as elites locais, o que levou às batalhas para a expulsão dos holandeses... Apesar de todas as benfeitorias feitas por Nassau.
Gostei muito do vídeo, acrescentou um monte de informações para compreensão do período. Muito obrigado e parabéns pela pesquisa!
Fizeram cagada em expulsar. Nosso Pernambuco virou a bagunça que e hoje .
Queria ganhar sem pagar, por isso hoje em Pernambuco e vantagem invadir do que comprar.
Foi a cultura que se instalou.
@@broadcast924
Ah e o Suriname é uma maravilha, né?
Aqui em Holambra SP, impressionante a quantidade de holandeses que vivem lá e seus descendentes e ainda a famílias vindo morar aqui.
Aqui na cidade vizinha de Não Me Toque RS tem muito holandês.
@@rudiberlet5274 Estado de São Paulo, dados 2019, maior colonia de italianos(13 milhões descendentes), japoneses e libaneses do mundo, e do Brasil de portugueses, holandeses, espanhóis (minha família), franceses, ingleses, norte americanos aliás 3 cidade de colonia americana e poloneses.
27 milhões de descendentes de europeus. Cresce de coreanos e chineses.
3° de alemães e demais etnias.
Isso se deve ao café e ao porto de santos na época .
@@maxbertioga São Paulo é a maior cidade italiana do mundo tem mais descendentes que Roma.
@@Solek95 por isso só tem manfioso em São Paulo kkkk italianos manfiosos
@@maxbertioga acredito que aja mais italianos tipos 23milhoes.
Eram tão poderosos mas os portugueses eram ainda mais
O vídeo ficou incompleto porque faltou contar com mais detalhes a respeito das Batalhas de Guararapes; a “guerrilha” contra os holandeses e o papel de Calabar.
Tem um filme sobre está guerra recomendo que assista A batalha dos Guararapes se você gosta do assunto.
Ele falou sim no final do vídeo
De fato, o mais importante é a batalha, o caráter nacional e a formação do exército brasileiro!
@@mauriciorobertodarosa2224 .classico muito bom.
Não ficou incompleto ele falou... talvez VC não tenha observado por não ter assistido o vídeo total.
Amo história, é um hobie, passo o tempo com prazer e ainda aprendo.
Muito bom o documentário. Eu sou paraibano e na história já fui português, holandês e agora brasileiro. Rsrs
Vivaldo,é exatamente isso que vim procurar nesse vídeo. Meu pai era paraibano e dizia que era descendente de holandês e português. Você confirmou. Obrigada!
Minha família do meu pai veio da Paraíba Boa parte de nossos parentes eram Brancos e temos ascendência (espanhola e escocesa e irlandesa(britânica),africana e indígena)mais nois perdemos o sobrenome pois no governo de Getúlio Vargas houve alteraçoes culturais para acabar com esse apropriação.
@@fabricionews4770 Lima e Neves, nomes bem portugueses !
@@marie3587 mais meu Lima e sobrenome italiano pois minha familia materna e ascendentes de imigrantes do Norte da Itália ja o Neves e da Espanhol da província de Galiza próximo a Portugal.então é quase português.
“A família do meu pai veio da Paraíba.
Boa parte de nossos parentes eram brancos.
Temos ascendência espanhola, escocesa, irlandesa (britânica), africana e indígena.
Mas nós perdemos o sobrenome porque no governo de Getúlio Vargas houve alterações culturais para acabar com essa apropriação.”
É um prazer assistir suas aulas, Paulo. Agora sim podemos aprender a verdadeira história do Brasil. Abraço, fique com Deus.
Verdadeira história?
@@JulioCesar-un6wv é que... hãn... todas as histórias contadas até aqui foram de comunistas/globalistas/socialistasfabiano, com a única intenção de doutrinar para o comunismo, tá ligado?
@@jacquessalvador Não esquecer dos gayzistas também.
@@marimonserrat4116 bem lembrado!
Consertesa o Brasil teria outro nível
Moro na costa do Sauípe litoral norte baiano.aqui era o quintal da casa da torre de García D'Ávila.sou nascido no sertão sergipano e de família de olhos azuis numa região com muitos caboclos daí vem toda essa mistura
@@josecarlossantos2690 Lembro--lhe que, de Sergipe até o Ceará tudo era Pernambuco, o que não quer dizer que olhos azuis não significam descendência descendência holandesa.
Magnífico. Retificando : Batalha dos Guararapes ( se refere ao morro dos Guararapes que existe até hoje e virou sítio histórico; ao lado do Aeroporto do Recife ) e não Batalha de Guararapes.
Moro aqui perto do Morro dos Guararapes, infelizmente sobrou muito pouco da história, causado pelo descaso e completa irresponsabilidade dos politicos Pernambucano.
Gostei demais, Paulo!!! Sou carioca mas moro no Recife desde criança e aqui é minha terra adotiva. Muito bom ver a divulgação de tantas referências históricas sobre esta cidade que já teve seu apogeu e que guarda, ainda hoje, um forte sentimento de orgulho da sua brava gente e da sua história. Parabéns por mais esse vídeo excelente!!! 👏👏👏
Que legal Obrigado pela mensagem!
Estudei tudo isso no cursinho, antes da faculdade, mas não tínhamos essa colocação real, incrivelmente prática e de vivência da história. Apaixonante! Obrigada ❤️
Passaram pelo Maranhão tbm além dos fundadores franceses
Minha querida...A França tentou invadir o Brasil 10 vezes.....sim dez vezes
Os franceses não fundaram o Maranhão, lançaram os fundamentos do que viria ser a hoje São Luís. O Palácio dos Leões, sede do governo daquele Estado, estaria construído sobre ou no lugar da dita fortaleza francesa.
😂😂😂
Oi Paulo, fala sobre o massacre de cunhaú e Uruaçu, causado pela dominação holandesa em 1645, no Rio Grande ( Atual Rio grande do Norte ) após esse massacre, dizem que os holandeses nunca mais voltaram pra lá.
Eu sinceramente eu conheço pouco sobre esses dois massacres, os massacrados nestes ataques me parecem que viraram até santos ou coisa assim. Mas eu acho que estes massacres serviram muito para endemonizar os holandeses como hereges, satânicos e coisa e tal. Eu não conheço detalhes ou mesmo a veracidade de todos os fatos!
Voltando de Natal para Recife, li numa placa as margens da BR 101, algo relacionado aos mártires de Cunhaú. Não consegui ler bem, estava dirigindo, mas despertou minha curiosidade.
Cunhaú era uma propriedade de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, que derrotou os franceses invasores, no Maranhão. A tática de guerrilha, usada para expulsar os holandeses, foi aplicada por Jerônimo de Albuquerque Maranhão, no Maranhão, 40 anos antes.
Querido Paulo Rezzutti, falo do Recife (minha cidade natal), seus vídeos são espetaculares, vou divulgar o seu trabalho nos meus círculos sociais, pois ele precisa alcançar e ser conhecido por mais pessoas, muito obrigado pelo magnífico trabalho!
O Senhor deveria ser Nomeado Ministro da Educação tal e o Conhecimento sobre o Brasil 🇧🇷
Ele deve ser conservador aí turma dk mi-mi-mi não deixaria, ele é um homem sério.
Excelente aula! Adoro escutar histórias, principalmente quando tem linearidade de pensamento. Não dá pra se perder! Muito obg pelas aulas.
Brasil holandês, nada mais é do que o Brasil judaico! Os donos da Companhia das Índias Ocidentais eram todos cristãos-novos, ou seja, judeus sefarditas
Vale 1 video a parte !
Isto é um tremendo balaco baco pernambucana na area que conseguiu ter sangue sefardita espanhol misturado com católicos da corte do rei Fernando,mas um provável sangue turco escondido misturado com sul da Itália( credo) fora as misturas da linhagem judaica da família que espalharam se pela Europa antes de chegarem ao sertão pela Espanha ufa não deixo de achar engraçado.Talvez seja por isso que estrangeiros quando me vêm me olham engraçado.
O comercio de escravos de forma organizada no território brasileiro se deu devido aos judeus sefarditas.
Primeiro eles tentaram escravizar os índios, como tiveram que bater de frente com a Igreja que não queria a escravidão dos índios, os judeus sefarditas deram inicio a escravidão em massa de negros.
@@marie3587 Obrigada pela informação a minha parte judia vem da Paraíba de uma parte que chegou ao Brasil pela Espanha sou pernambucana mas meus avós e bizos paraibanos o sobrenome de minha avó revela esta descendencia e os modos da região revelam as origens culturais eu acho muito interessante.Minha mãe fala de costumes da região sou do sertão,e nem imagina que eles de na verdade revelam estas ascendências e influências
@@marie3587 É sempre bom aprender segundo o livro sobre a genealogia brasileira de Cunha Bueno 60% das famílias brasileiras são de origem judaica quase todas contra parentes sim eu ja li sobre Espinosa,e a inquisição portuguesa era realmente de lascar verdade.Passear no Recife antigo é passear por essa história.E como eu sempre gostei de história imagina... E ver os mais velhos falando dos modos das pessoas sem imaginar o significado daquilo é bastante curioso.
No curso de graduação em História não temos acesso a este conhecimento. Aliás é uma história do Brasil tão ideológica que quase me arrependi de ter nascido neste país maravilhoso, com uma história linda
Vai na biblioteca do rio e procura lá a verdadeira história do brasil que vos foi escondida pelos republicanos corruptos
@@marie3587 eu sei.... Mas infelizmente o Brasileiro de hoje dá valor a outras coisas tipo bairros de alemães e italianos os grandes momentos eles quase destruiram todos no tempo da república.
@@fdac22 mais isso e no sul sudeste que a grande parte da população e de origem italiana e alemã tipo eu.
@@fdac22 e porque a muito descendentes desses povos no país principalmente em SP,MG,Centro Oeste e Sul.
Mais não supera a influência portuguesa.
Aqui no Nordeste tem muitos descendentes de holandeses pois quando eles foram expulsos muitos desertaram e fugiram para os interiores do Nordeste e se casaram e tiveram novas familias
Isso e um mito , os poucos que fugiram os índios dera-lhe caça no mato e cortavam-lhe a cabeça , foi todo o mundo embora fundaram as Antilhas Holandesas , veja bem vc ia ficar no meio dos seus inimigos, vendo partir seus familiares e amigos ? Quero lhe recordar era uma guerra de verdade, não era brincadeira de esconde - esconde
@@zecapinheiro1444 mais existe pois tem muitos município da Paraíba,Pernambuco,Rio grande do Norte e Ceará que os brancos são maioria então o que explica será que foi imigração europeia no século 19-20 pois não foi italianos e alemã mais na verdade tem uns que dizem que a ascendência britanica,escosesa,portuguesa,judia e argentina e maior que a holandesa pois só 1milhao são ascendentes de holandês perdendo para a britânica:1,9milhao de ascendentes 0,6milhao de escoceses então a influência da grã Bretanha foi importante no Nordeste na epoca da imigração europeia entao a descendentes de holandeses mais nem representa 1/7 da população tem mais gente de ascendencia britanica e irlandesa,francesa mais significante.
@@zecapinheiro1444 meu bisavô por parte de pai e minha vó partena nem holandês era e sim britânico (escocês) pois descobri isso pois meu Dna tem muito sangue britânico.acredito que a mais de 3milhaos de ascendentes de britanicos no nordeste inclusive pelo Brasil deve ter quase 1milhao fora do Nordeste principalmente eu que sou ascendente de escocês,hispano-argentino,judia,indígena e africana no lado paterno
Lado materno:italiana,portuguesa,africana e indígena.
Por isso que nasci Branco pois tenho muita mistura tenho origem:escocesa,italiana,portu- guesa,hebraica(judia),hispano-argentina,africana e indígena.
Sou uma mistura.
@@zecapinheiro1444 pois vocês soube que vários 12.000-69000mil argentinos fugiram do regime populista de Perón e do regime Militar e migraram para o Brasil fugindo dessas crises políticas então à 890.000ascendentes de argentino95,2%sendo brancos e 0,45%pardos morando no Brasil(con ascendencia argentina principalmente no SP,RS,SC,PR,MS e. CE e PB.
@@fabricionews4770 Caro Lima das Neves , para começo de conversa pelo seu nome que e portuguesíssimo , E um grande defeito cultural no Brasil , as pessoas não reconhecem as suas raízes todo o que vem de fora e melhor ,tem uma espécie de complexo de inferioridade inconsciente , o famoso complexo Vira Lata , os avôs falam , que por sua vez falam aos filhos que tem um alemão um francês na família isso vai desencadear uma espécie de orgulho , de sermos diferentes , como se não fossemos defeitos todos do mesmo sangue, da mesma carne, e dos mesmos ossos, A grande diferença esta na educação , e não ser espanhol ou chinês , o Brasil tem na sua estrutura , fundação da raiz da nacionalidade três raças , que sem elas não emitiria o Brasil , O ÍNDIO O PORTUGUES E O NEGRO , TODO O RESTO ,VEM DEPOIS , CERTO !!! A simbiose dessas três raças , faz o nativo brasileiro Todo o que vem de novo , já vai encontrar uma língua ,uma religião hábitos de vida , usos e costumes próprios do lugar , não e do lugar e estrangeiro As pessoas tem que ter orgulho na sua historia na historia das suas raízes , não há minguem melhor no mundo do que nos , porquê uma simples razão porque somos NOS , NÃO PRECISAMOS DE ITALIANOS FRANCESES OU CHINESES , da mesma forma que um italiano francês ou chinês , não precisa de brasileiros para ser o que É todos eles tem orgulho nas suas raízes , uma coisa que o brasileiro não tem , Porque sempre lhe disseram que o que vem de fora e melhor o e MENTIRA ,o Brasileiro e tão bom como os melhores ACONSELHO A VER AS PALESTRAS DO PROFESSOR ARIANO SUASSNA GRANDE BRASILEIRO DEFENSOR DA CULTURA DO SEU PAÍS , esta NO YOUTube e uma questão de perder tempo ou aliás, Ganhar Tempo
Maravilhosa explanaçao da historia do Brasil. Faça mais.
Ótimo vídeo!
O Paulo sabe contar a história e tem uma memória privilegiada
Muito bom o Paulo. Acho muito bom!
Paulo é um astro !
Foi sem dúvida a melhor história do Brasil que me contaram, nunca pensei que o poder dos holandeses fosse tão Grande...
O sentimento de brasilidade tem início numa região... Nordeste🎯♥️🌹
É o que dizem os compêndios, o sentimento de natividade de brasilidade ocorreu nessas invasões... Mas uma pergunta: Lutar contra o s holandeses para ficar nas mãos portuguesas como colônia acho que foi uma grande burrice. Mil vezes a Holanda como colonizadora! Talvez a nossa cultura, a nossa história tivesse sido contada diferente.
@@luciorezendebr bobagem, o Brasil teve várias chances de se desenvolver e jogou fora, não é culpa de colonizador x ou y
@@nathan_408 Diretamente não! Mas sempre conta o legado deixado pelo colonizador. Vamos explicar: o Nordeste com a ocupação holandesa teve grandes avanços na cultura, administração e enriquecimento.
@@luciorezendebr teve, assim como teve no inicio da colonização portuguesa q a capital era em Salvador, mas com o tempo o foco foi para outra região, e como foi dito no próprio vídeo, o açúcar brasileiro perdeu valor pouco tempo depois dos holandeses saírem daki, são mtos fatores não da pra dizer q seria um país desenvolvido.
@@nathan_408 Sim, o açúcar perdeu o valor porque os holandeses expulsos daqui começaram a plantar a cana de açúcar em pequenas ilhas das Antilhas como Curaçao, São Bartolomeu e outras pequenas ilhas caribenhas, mesmo com a exuberância da terra e do clima aqui, não houve como concorrer com os holandeses. São muitos os fatores para dizer que um país seria desenvolvido ou não, mas com certeza o fator "genético" do colonizador conta muito. Será que se fossem os colonizadores do país os neandertais ou os quarkes ou os holandeses ou mesmo os portugueses, o legado aqui deixado pelo colonizador é indiferente? Seja o colonizador x, y ou z?
Mais um ótimo vídeo!
Sensacional como sempre. Mais uma peça importante nesse grande mosaico de nossa história não contada.
Muito boa essa aula! Eu não sabia que os ingleses estiveram em Pernambuco antes dos holandeses. Valeu, Rezzutti!
Muito bom. Gostei especialmente dobre a explicação do pão de açúcar. Estou lendo O Brasil Holandes, de Evaldo Cabral de Melo, e numa carta que está transcrita, é dito que um holandês iria levar um pão de açúcar. Já ia fazer a pesquisa sobre o que é ou era um pão de açúcar. Estou gostando muito do livro, basicamente é só documentos produzidos pelas pessoas da época. Muito bom o seu vídeo também.
Nossa muito interessante sou olindense e crescemos escutando essa história dos holandesas em Pernambuco criando a nova Holanda. Mas com o Paulo, contando a história da minha cidade e Estado é fenomenal com detalhes Amei esse vídeo😍
Sou de Recife. E com essa aula sublime enriqueci meus conhecimentos sobre minha terra!
Que ótimo!
Paulo eu sigo você desde o início e amo as suas histórias. Obrigada por você nos contemplar com suas histórias.
Moro muito perto do Instituto Ricardo Brenand.
Tive o prazer de vários or originais .
Há um tempo atrás participei de um trabalho na URB-RECIFE de um trabalho sobre a vegetação plantando na cidade do Recife e a primeira parte do trabalho foi sobre e influência do conde Maurício de Nassau em nossa cidade.
Saímos de uma pequena vila de pescadores para nos transformar em uma bela cidade.
Nos pernambucanos , temos MUITO a agradecer aos holandeses .
Obrigada Paulo por essa homenagem ao conde Maurício de Nassau e a nossa cidade.
Recife está de portas abertas .
Venha nos visitar e conhecer pessoalmente as nossas belezas naturais e históricas.
Obrigado por esta grande aula e que tambem está ligada a Angola.
Uma esquadra holandesa comandada pelo Almirante Cornely Johanson tomou dos portugueses a cidade de Luanda, Angola em 1641, 7 anos depois, uma outra esquadra portuguesa, procedente do Rio de Janeiro comandada por Salvador Correia de Sá expulsou os holandeses de Luanda e devolveu Angola a corôa portuguesa.
Maravilha .
Paulo, vc pode fazer um vídeo sobre a Inquisição no Brasil?
Olha só, outro Aquino kkkk vc é de q estado?
Seria ótimo!!
O livro O Brasil Holandês de Evaldo Cabral de Melo é excelente e muito rico em documentos históricos
Amo demais aprender história com o Paulo
Ola sr Sou descendente de letos ( Letonia ) e espanhois. Amo a historia e os judeus no Brasil e no mundo. Vc tem uma importancia historica pra nos informar. Parabens meu irmão !!!!
Pq e infelizmente perdemos os holandeses e sua cultura e influencia no Brasil
Parabéns pelos vídeos. Gosto demais de história. Tive a chance de visitar a Grécia, o Egito, a Terra Santa além da Europa. E é muito gratificante saber detalhes através de seus ensinamentos.
excelente. Essa aula deixa qualquer pernambucano mais consciente da importância do seu estado na história brasileira e mundial.
Muinto bom Deus te abencoe
Muito obrigada por compartilhar a nossa história, Professor Paulo. Somos tão ignorantes em relação à nossa história, que por sinal é riquíssima. Acho que somos muito sortudos pela colonização portuguesa por inúmeras razões, e precisamos conhecer mais a própria história.
Aqui na Paraíba , especificamente na praia da Baía da Traição, existem índios de olhos verdes e azuis, heranças de estupros dos holandeses. Aqu,i eles construíram na cidade portuária de Cabedelo, o forte de Santa Catarina
Ué..que certeza tu tem que foi estupro? Quem garante que não foi o contrário? Eu moro na Holanda, se tu visse como esses caras daqui são gatos...ia começar a desconfiar se foi estupro mesmo.
Não foram os holandeses que construíram a.Fortaleza de Santa Catarina, e sim Frutuoso Barbosa, Capitão Mor na época da cidade de Filipeia de Nossa senhora das Neves ( atual João Pessoa). A Fortaleza foi construída em 1589 para que os portugueses se defendessem dos ataques de franceses, e índios potiguaras, que eram aliados dos franceses na época e não aceitavam que os portugueses os escravizassem. Foi destruída várias vezes e reconstruída, passando por vários capitães portugueses, o objetivo era sempre a defesa das cidades. Os holandeses, em 1634, com a ajuda dos potiguaras, conseguem derrotar os portugueses e danificam bastante a Fortaleza, assim como destroem o Fortim, que ficava na Ilha da Restinga, e o Forte Santo Antônio, que ficava em Lucena. Eram 3 frentes de combates que os portugueses tinham, mas na época, o poderio militar dos holandeses era grande. Depois da conquista, os mesmos decidem reconstruir a Fortaleza e mudar o nome para Forte Margarida, em homenagem a irmã de Maurício de Nassau, que governou o Brasil Holandês entre 1637 e 1644, que foi a fase áurea de arte, literatura, e grandes construções em Pernambuco e com menos intensidade na Paraíba. Abs
Na paraiba quase todos que conheci eram Branquelos
Inclusive sou neto de paraibana e branquelo.
Lá pelo menos deve ser 55% dos paraibanos são brancos pois a maioria dos paraibanos e cearense que conheci aqui no RJ eram brancos e uma parcela significante cablocos.
@@crisbycris4012 você deve ser bolsonarista. Não tem outra explicação.
@@carlosteixeira9337 agora tudo tem que meter política😒 muda o disco militante
Maravilhosa a história.
Eu pertenço a uma familia holandesa que cá ficou quando os holandeses foram expulsos.
Por volta de 1700, firam acolhidos por portugueses no RN e Paraíba.
Por isso que o PB e o estado com maior número de brancos(39%-65%) e loiros no Nordeste pois a população deve ter 30%com origem holandesa principalmente no sertão pois eu conheço algumas pessoas que mudaram da PB e disseram isso.na Paraíba,Rio Grande do Norte,Pernambuco e Ceará a maioria de indentifica pardo mais fenotipicamente são muitos brancos e similar ao caso dos paraguaios que se identificam como mestiços mais tem traços e fenótipo mais branco do que RJ44%-50%,MG45%-52,1%,SP64,8%-70%.
Pois isso mostra que o meta do de identificação por estado no Brasil muda exemplo na Paraíba e no Sul sou caucasoid mais no RJ,SP,MG sou branco(nórdico) na Bahia viro um albino.
Eu sou ascendente de algum imigrante europeu que viveu no Estado da Paraíba no início do século XX que era de ascendência possivelmente 🇬🇧 ou 🇫🇷 uma dessas três possivelmente a britânica ou 🇩🇪. Mais não sabemos pois ele se miscigenou com uma mestiça de negro+indio(cafuza).Mais minha vó e paraibana.
@@fabricionews4770 A Paraíba tem uma colonização forte de cristãos novos inclusive seu sobrenome é judeu (Lima).
@@Solek95 mais meu nome e ítalo-judio pois meu biza vo era e filho de imigrantes italianos como que nosso município essa diáspora italiana e minoria meus tiveram que botar meu nome como Fabrício mesmo pois era para ser Fabrizio.
@@fabricionews4770 Na verdade o Rio Grande do Norte é que possui o maior número de pessoas brancas do nordeste.
Que trabalho de pesquisa sensacional!
Valeu!
Excelente conexão com o que se passava com o resto da Europa. Moro na parte holandesa da Bélgica e noto que eles não aprendem nada sobre a América, não sabem que os holandeses estiveram no Brasil por décadas e em tempos distintos. Agradeço por você compartilhar cultura e gosto por história.
Os flamengos parecem ser mais próximos dos alemães do que dos holandeses em si. Talvez a única semelhança seja a língua. Acho o povo flamengo mais fechado e conservador.
Amo nossa história amo ser nordestino parabéns pra todo sangue nordestino ❤
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .
Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.✔
Obrigado pela sua mensagem. Abs
Que história maravilhosa Paulo! Nunca soube tantos “detalhes” pra compreender melhor os holandeses no Brasil.
Obrigada!
Compreender ???
É como se eu estivesse vendo um filme grandioso;muito obrigado por nos contar generosamente e entusiasticamente,esta História que realmente não nos foi contada.
Obrigado pelo vídeo!
Disponha!
A atual Nova York, foi formada por judeus saindo de Recife, os da primeira Sinagoga de Pernambuco
Certo, assim você está confirmando que os holandeses nunca estiveram no Brasil. Vá mais fundo porque o Brasil precisa se libertar das mentiras históricas que vêm sendo impostas.
@@anaflor8747 Você ouviu o galo cantar mas não sabe onde. O que tem a ver sinagoga com holandeses?
Maravilha td historia contada por vc. Obg
Excelente, caro Paulo!!!! Realmente trata-se da história não contada! Muito obrigado por desvendar para nós essa maravilhosa parte da nossa história.
👏👏👏👏👏👏
Amei ouvir essa história!
Paulo, meu nome é Eva Gitirana. Dizem que meu sobrenome começou com um holandês durante a ocupação dos holandeses em Pernambuco. O nome dele ninguém sabe, mas ele ficou conhecido como Gitirana, que é uma planta rasteira praiana (Jitirana).
É o nome de uma rua em que morei 🤗🤗
@@mgl9079 Que chique!
Paulo Rezzutti e outras histórias. Amei a história do seu sobrenome 👏🏼👏🏼👏🏼
Faz um teste de DNA para descobrir a sua ancestralidade. Há empresas no Brasil já fazendo isso.
@@avnereriksen eu fiz e descobri que tenho ascendencia britânica(irlandesa e escocesa) significante tipo 15%-20%.
Sou do crato e adoro a história do nosso nordeste
Muito bom , Parabéns Paulo precisamos resgatar nossa história muito bom mesmo
amo essas músicas. 👏👏👏🇧🇷😍
O canal está cada dia melhor, Paulo. Você é um extraordinário contador de histórias.
Muito obrigado.
Humm muito interessante, sobre os franceses gostei muito, em especial por ter conhecido o livro do Ferdinand Denis. Agora sobre o Brasil holandês espero muitas surpresas 👏👏
Que vídeo enriquecedor, amei !
Invasão holandesa em Alagoas. Cidade de Penedo Porto Calvo e outras. Porto Calvo em 2018 foi encontrado um fortin holandês. Que está sendo revisto e estruturado.
Grande lembrança Sandra!
Sou descendente ( com muito orgulho) dos Araújos e Carvalhedos de Penedo e da família Linz Von Dorndorf de Porto Calvo.
@@barroso646 eu descendente de Britânicos que eram soldados da companhia holandesa das índias ocidentais.
@@fabricionews4770 interessante. Seriam ingleses? Tem a árvore genealógica? Qual sobrenome?
@@barroso646 e melhor do que os holandeses
Os ingleses e alemães são melhores.
Uma exelente aila de história.
Parabéns ao canal mais uma vez.
Muito obrigado
Paulo, uma singela correção: o 1o engenho do Brasil foi construída em Itapissuma e não em Itamaracá. São municípios vizinhos, porém distintos.
Itamaracá tem o avião enterrado na areia, a música da Lia musa das areias da praia
Excelente informações 1530... Holandeses no Brasil... isso é quase 100 anos antes dos holandêses em Pernambuco.... muito bom!
Tenho um livro, romance literário fantástico sobre este tema, que eu releio sempre do escritor baiano Aydano Roriz, intitulado: "Invasão à Bahia", recomendo, por se tratar de matéria relacionada, mas este canal é maravilhoso no que tange ao assunto!
Sou suspeito para falar porque sou amigo do Aydano faz muitos anos, mas os livros dele são ótimos mesmo! Tem O Desejado também, que ele fala sobre o D. Sebastião.
Este livro é muito bom. Já li duas vezes. Sou de uma região do Recôncavo Baiano e dizem que depois de expulsos de Salvador, muitos se refugiaram nesta região entre São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Amargosa. Deixaram de usar o nome holandês e lá constituíram famílias. Os casamentos eram sempre com os parentes, entre eles mesmo. Dizem que meu tetravo era descente de holandês. Esse tetravo era calvinista, o que tem tudo a vê, já que a religião dos portugueses era catolica.
Excelente vídeo ! Obrigada.
As imagens que ilustram este vídeo estão sensacionais!!!! Obrigada Paulo por mais esta aula
Maravilhosas pesquisas e apresentação show! Gratidão!
É na Batalha de Guararapes que se considera a formação, o embrião, do Exército Brasileiro.
Tem um filme sobre a Guerra Dos Guararapes se você gosta do tema recomendo que assista abraços.
@@mauriciorobertodarosa2224 Obrigado pela dica. Qual o nome do filme?
@@heliojosesantosbagettifilh8866 O filme se chama Guerra Dos Guararapes. Se não me engano a data foi filmado em 1979.
@@mauriciorobertodarosa2224 Obrigado
Amo amo muito as histórias do Brasil gratidão por compartilhar seus conhecimentos
Parabéns Paulo !!! Excelência em detalhes histórico culturais !!!
Até que enfim alguém interessado em falar do Brasil. Maravilha....
Estiveram aqui em São Luis, Maranhão.
E daí?
Sou cearense e admiro muito a cultura e o povo maranhense.
Obrigada por esta ótima aula. Sou pernambucana. Vivi, estudei e me formei em Recife. Tive notícias disso tudo. Mas nunca uma aula tão detalhada.....
Obrigado!
O melhor canal de história da internet!
Obrigada, Paulo 🎉
Olá Rezzutti, bom dia!
Rezzutti, no Nordeste existia (não sei se ainda existe), uma Holding chamada Grupo Nassau/João Santos, que eram donos de diversas usinas de açúcar, álcool, celulose, papel, cimento, etc. Enfim, essa holding é muito forte em alguns Estados do Nordeste, entre eles Pernambuco e Maranhão.
Pois bem, você sabe dizer se os herdeiros desse empreendimento são descendentes do Conde João Maurício de Nassau?
Um forte abraço!
Verdade, moro aqui no RN, conheço essa Holding.
Que legal Saulo, muito obrigado!
Resta saber agora se realmente eles são descendentes do Conde Nassau.
Abraço!
@@gilsondebrasilia
como bastardos
Não! Trata-se apenas de uma marca.
Puxa vida Dulce, muito obrigado.
Você sabe dizer se o grupo ainda existe?
O que mais admiro em você é Ásia idoneidade. Livre de rótulos e bandeiras ideológicas você é, sem dúvida, um dos maiores profissionais de história do Brasil e no Brasil.
Obrigado pelo conteúdo.
Essa aula foi boa em detalhes da invasão holandesa no Brasil; embora acredito que o tema ainda possa ser mais explorado. Parabéns!
Muiito bom para todas as postagens históricas.
Show de história ❤
Parabéns Sr.Paulo Rezzutti.Evandro Menezes Cavalcanti dos Santos.
Obrigado!
@@PauloRezzuttiEscritor Obrigado ao senhor.