Acho que a dificuldade está em entender de fato o que é o amor. Procurei estudar um pouco sobre o amor é cheguei a conclusão de que o amor pra mim primeiramente é um ato de escolha, e não simplesmente um sentimento que surge do nada, você escolhe amar, depois que toda a fase da paixão passa, as projeções diminuíram, quando você ver o outro como realmente ele é e escolhe desenvolver um relacionamento a partir disso.
Eu vou fazer uma análise muito simplista desta história, mas eu penso que, todos nós, seres humanos, precisamos de amor e de companhia de outros seres humanos, mas depois temos muitas dificuldades em nos relacionar uns com os outros. Se já é difícil partilhar uma casa com um amigo, imagina a dificuldade em partilhar a vida com alguém! No início há um grande entusiasmo, mas depois começa a saturação da rotina e dos problemas da vida real a provocar o desgaste. Os problemas sempre viriam, porque a vida está cheia deles mas, a partir daquele momento, nós passamos a associar esses problemas ao nosso parceiro. E então, se surge uma terceira pessoa na história, parece que ela é que é muito mais incrível, porque é novidade e está fora dos tais problemas da vida real. Quando a união inicial se desfaz, e esta nova pessoa, passa a ser o novo parceiro, é só uma questão de tempo, para começar também a tornar-se uma desilusão. E assim segue... Só somos maravilhosos enquanto não participamos verdadeiramente da vida dos outros. Enquanto somos uma visita corre tudo bem, mas quando passamos a pertencer a uma determinada casa, ou lugar, tudo se complica.
Concordo exatamente com vc. A partir disto concluo que o amor é uma escolha diária, é olhar para o outro e dizer a si mesmo "eu escolho continuar por isso e apesar disto". O amor é algo consciente, não emocional.
Cara, tua capacidade em condensar uma graduação de 5 anos em um vídeo de 30' e ainda assim conseguir se fazer entender e conectar todas as vertentes é algo muito fora da nossa realidade de quem vive num mundo 3D. Parabéns mais uma vez Manu!
Excelente vídeo, a paixão envolve também uma alta fantasia e idealização (ideal do eu e ideal do outro) que muitas vezes não se concretizam na prática, pois nada dá conta por completo da eterna insatisfação humana. Ninguém é perfeito, mas muitos cobram perfeição em vários aspectos. A atração também passa entre aparências e a tal "química" nem sempre se sustenta por muito tempo. Além de muitas questões inconscientes, falta clareza do que se está procurando, com boa comunicação e alguma tolerância à frustração. Muito se fala sobre o amor, mas, em muitos contextos, não tivemos boas referências do que seja realmente o amor na prática, poucos tiveram boas famílias com afeto, amor verdadeiro e apego seguro, então ficamos confusos em muitas situações que não sabemos contornar.
Lê Rotina de sabado de manhã: Acorda, faz café, senta numa cadeirinha pra tomar sol e tento acompanhar o raciocinio do Emanual. Que rotina maravilhosa! Gratidão, Emanuel, vc soma muito na muito na minha jornada de transformação atual
Ontem na minha terapia, tivemos um insight de que “talvez” eu busque um parceiro que faça lembrar a dinâmica do casamento dos meus pais, na tentativa de ter a oportunidade de fazer o casamento deles dar certo! De viver a familia bem resolvida e motivadora que eu não tive! ou seja viver uma outra história, força a barra em achar alguém que consiga fazer eu resgatar algo na minha infância que era muito importante para mim… e que de alguma forma é… mas que não é a minha vida, não é a minha história, é a história dos meus Pais, e eu não tenha essa responsabilidade….
Para transformar paixão em amor é preciso "conhecer e (re) conhecer". Nesses tempos de amor comprado na prateleira (Tinder) isso é impossível. O que é uma tragédia.
Antes muita gente se conhecia balada, agora e no tinder. Tenho muitos casais de amigos juntos, alguns até com filhos que se conheceram no Tinder e afins. Na prática até acho q tem alguma "vantagem" sobre a balada por ex..no Tinder vc pode conversar com a pessoa, o quanto quiser e se quiser..totalmente diferente de alguém q vc conhece em uma festa, que é uma atração muito mais física. E o resto do mundo do encontro segue igual, o amigo do amigo, o do trabalho, de algum hobbie..enfim.
Tinder é ótimo vc pode achar a pessoa perfeita la p vc em meio a milhões o problema é q são milhares até achar o perfeito p vc desanima um pouco mas valhe a pena kk
o problema não é o aplicativo, são as pessoas. Tem até música/novela/influenciadores que "catequizam" as pessoas a terem relacionamentos mais superficiais, do tipo usa abusa e joga fora como se não fosse nadaa. Não é a toa que o pessoal se casa e se separa em tão pouco tempo.
Certo, concordo e já sabia essa questão da paixão que 'não vira', o fato é que os encontros sequer vira paixão (pra maioria das pessoas que converso ) Será que as pessoas estão realmente ficando cada vez mais primitivas, atendendo apenas ao desejo primário e individual de gozar e dar adeus, ou isso é só impressão minha?
Acho que tem um pouco a ver com o assunto do vídeo e acho importante comentar: geralmente, quando estou num looping no UA-cam, assistindo um vídeo atrás do outro, meio assim infinito, e por algum motivo vejo um vídeo desse canal, a busca para. Geralmente termino de ver e vou fazer outra coisa. Hoje percebo que é porque satisfaz alguma necessidade afetiva que eu estava tentando resolver. Acho importante você saber, Manu... Obrigada.
Assisti duas vezes pra processar tantas verdades que fizeram sentido pra mim... Inclusive a lenda "o coração não escolhe em quem se apaixonar" está explicada agora... obrigada Manu 🙏🏻
Por favor, faz um vídeo ou indica algum q fale como tem narcisismo na "necessidade de cuidar". Como que essa necessidade vira "necessidade de dominância" e pode tornar a relação sufocante, parada no tempo, abusiva
Manu o seu trabalho é incrível. Saiba que você tem feito a diferença, democratizado um conhecimento necessário e de uma maneira muito singular e autêntica. Obrigada
Manu, o cuidar do outro nunca está presente no momento do apaixonamento? Estou tentando entender isso melhor. Seria porque a dopamina da busca que nos "domina" no momento da paixão, nos induz apenas ao nosso encontro do objeto transformacional sem levar em consideração que esse objeto tem sentimentos e também é afetado pela nossa interação com ele?
vinha me perguntando se ngm havia feito um guia de como ser humano e cá encontrei, nos seus vídeos!!! eles têm sido mt explicativos… venho fazendo auto análise e entendo vários momentos. sinto q estou tomando um spoiler da vida kkkkkkkk descobrindo nova oq saberia apenas com uma vida de experiência, ou nem isso :): abençoado seja emanuel!!
Eu acho que um dos maiores problemas é uma idealização romantizada da vida. O pessoal quer imitar o que vê no Instagram, nos filmes e séries, mas a realidade não é bem assim e muitos acabam se frustrando. Eu escrevi este comentário sem ver o vídeo, pois ainda não tive tempo, então me desculpem se eu só repeti algo que ele falou kkkkk.
Vc debugou minha cabeça cara! Sabe quando vc conhece determinado trabalho e muito tempo depois vai fazer um curso sobre ele e percebe os porquês de que o que vc faz funciona ou não? É mais ou menos isso... Esse texto gabaritou minhas ações e me tranquilizou sobre umas paradas inconscientes minhas e que podem me fazer desenhar relações afetivas mais funcionais e porque não dizer até mais intensas que as que já vivi. O melhor amor é sempre o próximo rs
Os seus vídeos são ótimos! A gente só pode chegar no amor passando primeiro pela paixão e pelo término dela pra que ela se transforme em outra coisa maior que é construir realidade um vínculo afetivo. Quando uma paixão esbarra na realidade do eu e essa conflita com o ideal do eu, não tem como as 2 pessoas irem pra frente, construindo então o amor. Gosto muito da abordagem do seu trabalho, é excelente!
Os astros se alinharam (ou porque já são 2h da manhã) mas de repente a explicação do Manu fez sentido aqui! 😂 Tou no momento exato de relacionamento E entendimento das explicações aqui pra fazer sentido. 😂❤
que vídeo maravilhosooooo muito obrigada emanuel! eu ainda nao faço parte da autoescrita, mas por acompanhar o canal a alguns anos já, mudou tANTO a forma como eu enxergo a estrutura dos pensamentos/emoçoes/sentimentos... tem me ajudado muito mas muito mesmo poder me enxergar. obrigada de coraçao.
Estou adorando os videos pós 40 anos! Rs continue que a linha de raciocínio tem dado cada dia mais sentido para seguir e continuar acreditando na vida.... Que vídeo, que Aula professor!
Emanuel, adoro seus vídeos, mas queria que você falasse algum dia sobre o que poderia ser a vida menos cretina, e se você acha que a vida adulta pode dar resultados que não sejam absolutamente ruins, tais quais as promessas da mesma. Porque às vezes parece que a gente tem que fazer um senhor trabalho psicológico para conseguir um resultado no máximo medíocre !
E se o objeto de busca seja eu mesmo e não outro, embora ainda seja conservado uma necessidade de amar e ser amado pelo outro? Sem nenhuma tendência a algum distúrbio narcisista, apenas narcisismo mesmo rsrsrs. Resolve isso pra mim?
Daqui a algum tempo tiktokiano e instagraniano passado estaremos nos perguntando: por que o sexo é comum, a paixão genuína é rara e o amor é impossível?
Emanuel, tudo bem?! Acompanho vc há algum tempo e queria dizer que sempre encontro aconchego nos seus vídeos, alívio, me ajuda muito a raciocinar e a sentir menos ..ufa! Agradeço por isso tudo! Bom, gostaria tbm de dividir com vc uma história pessoal muito complexa e fazer uma pergunta, como funciona isso? Envio por aqui? E-mail? ✨✌️
Como então construir o meu eu ideal de uma maneira a se aproximar dele e projetar na fase da paixão algo mais próximo do real e ativar a possibilidade de ser amada?
Acho que a dificuldade está em entender de fato o que é o amor. Procurei estudar um pouco sobre o amor é cheguei a conclusão de que o amor pra mim primeiramente é um ato de escolha, e não simplesmente um sentimento que surge do nada, você escolhe amar, depois que toda a fase da paixão passa, as projeções diminuíram, quando você ver o outro como realmente ele é e escolhe desenvolver um relacionamento a partir disso.
Amor é quando ...diante da oportunidade de ser livre , vc escolhe abdicar da sua liberdade para estar com aquela pessoa
Faz sentido
Acho exatamente isso!!!
Eu vou fazer uma análise muito simplista desta história, mas eu penso que, todos nós, seres humanos, precisamos de amor e de companhia de outros seres humanos, mas depois temos muitas dificuldades em nos relacionar uns com os outros. Se já é difícil partilhar uma casa com um amigo, imagina a dificuldade em partilhar a vida com alguém! No início há um grande entusiasmo, mas depois começa a saturação da rotina e dos problemas da vida real a provocar o desgaste. Os problemas sempre viriam, porque a vida está cheia deles mas, a partir daquele momento, nós passamos a associar esses problemas ao nosso parceiro. E então, se surge uma terceira pessoa na história, parece que ela é que é muito mais incrível, porque é novidade e está fora dos tais problemas da vida real. Quando a união inicial se desfaz, e esta nova pessoa, passa a ser o novo parceiro, é só uma questão de tempo, para começar também a tornar-se uma desilusão. E assim segue... Só somos maravilhosos enquanto não participamos verdadeiramente da vida dos outros. Enquanto somos uma visita corre tudo bem, mas quando passamos a pertencer a uma determinada casa, ou lugar, tudo se complica.
Concordo exatamente com vc. A partir disto concluo que o amor é uma escolha diária, é olhar para o outro e dizer a si mesmo "eu escolho continuar por isso e apesar disto". O amor é algo consciente, não emocional.
Honestamente, sua visão não é nada simplista. Achei bem razoável e sensata.
Fácil, paixão é comer chocolate! Amor é ir na academia !!! kkk
Cara, tua capacidade em condensar uma graduação de 5 anos em um vídeo de 30' e ainda assim conseguir se fazer entender e conectar todas as vertentes é algo muito fora da nossa realidade de quem vive num mundo 3D. Parabéns mais uma vez Manu!
Qual curso ele fez?
@@jvfreitasdiretor??
@@otaviorangelleao3245 graduação o Emanuel tem?
Excelente vídeo, a paixão envolve também uma alta fantasia e idealização (ideal do eu e ideal do outro) que muitas vezes não se concretizam na prática, pois nada dá conta por completo da eterna insatisfação humana. Ninguém é perfeito, mas muitos cobram perfeição em vários aspectos. A atração também passa entre aparências e a tal "química" nem sempre se sustenta por muito tempo. Além de muitas questões inconscientes, falta clareza do que se está procurando, com boa comunicação e alguma tolerância à frustração. Muito se fala sobre o amor, mas, em muitos contextos, não tivemos boas referências do que seja realmente o amor na prática, poucos tiveram boas famílias com afeto, amor verdadeiro e apego seguro, então ficamos confusos em muitas situações que não sabemos contornar.
Genial
O pior é que as pessoas confundem muito amor com carência..
Emanuel é o meu pastor, nada me faltará. :)
hahahah
@@taynasantanna569 :D
Lê Rotina de sabado de manhã: Acorda, faz café, senta numa cadeirinha pra tomar sol e tento acompanhar o raciocinio do Emanual. Que rotina maravilhosa! Gratidão, Emanuel, vc soma muito na muito na minha jornada de transformação atual
Foi um typo, mas adorei o "Emanual". Porque o Manu é nosso manual pra vida mesmo! Haha
Ontem na minha terapia, tivemos um insight de que “talvez” eu busque um parceiro que faça lembrar a dinâmica do casamento dos meus pais, na tentativa de ter a oportunidade de fazer o casamento deles dar certo! De viver a familia bem resolvida e motivadora que eu não tive! ou seja viver uma outra história, força a barra em achar alguém que consiga fazer eu resgatar algo na minha infância que era muito importante para mim… e que de alguma forma é… mas que não é a minha vida, não é a minha história, é a história dos meus Pais, e eu não tenha essa responsabilidade….
Perfeita! E como é bom perceber que você não tem que ficar nesse lugar, carregando esse peso tão grande. Essa liberdade é linda!❤
Obrigada por compartilhar. Isso me ajuda nas minhas reflexões e caminhada. ❤
Para transformar paixão em amor é preciso "conhecer e (re) conhecer". Nesses tempos de amor comprado na prateleira (Tinder) isso é impossível. O que é uma tragédia.
Ah, não é. Garimpando a gente acha, e nos lugares mais improvável, rs. Espero que dê certo para você. ❣️
Antes muita gente se conhecia balada, agora e no tinder. Tenho muitos casais de amigos juntos, alguns até com filhos que se conheceram no Tinder e afins. Na prática até acho q tem alguma "vantagem" sobre a balada por ex..no Tinder vc pode conversar com a pessoa, o quanto quiser e se quiser..totalmente diferente de alguém q vc conhece em uma festa, que é uma atração muito mais física. E o resto do mundo do encontro segue igual, o amigo do amigo, o do trabalho, de algum hobbie..enfim.
Tinder é ótimo vc pode achar a pessoa perfeita la p vc em meio a milhões o problema é q são milhares até achar o perfeito p vc desanima um pouco mas valhe a pena kk
o problema não é o aplicativo, são as pessoas. Tem até música/novela/influenciadores que "catequizam" as pessoas a terem relacionamentos mais superficiais, do tipo usa abusa e joga fora como se não fosse nadaa. Não é a toa que o pessoal se casa e se separa em tão pouco tempo.
Certo, concordo e já sabia essa questão da paixão que 'não vira', o fato é que os encontros sequer vira paixão (pra maioria das pessoas que converso ) Será que as pessoas estão realmente ficando cada vez mais primitivas, atendendo apenas ao desejo primário e individual de gozar e dar adeus, ou isso é só impressão minha?
Acho que tem um pouco a ver com o assunto do vídeo e acho importante comentar: geralmente, quando estou num looping no UA-cam, assistindo um vídeo atrás do outro, meio assim infinito, e por algum motivo vejo um vídeo desse canal, a busca para. Geralmente termino de ver e vou fazer outra coisa. Hoje percebo que é porque satisfaz alguma necessidade afetiva que eu estava tentando resolver. Acho importante você saber, Manu... Obrigada.
Assisti duas vezes pra processar tantas verdades que fizeram sentido pra mim... Inclusive a lenda "o coração não escolhe em quem se apaixonar" está explicada agora... obrigada Manu 🙏🏻
Por favor, faz um vídeo ou indica algum q fale como tem narcisismo na "necessidade de cuidar". Como que essa necessidade vira "necessidade de dominância" e pode tornar a relação sufocante, parada no tempo, abusiva
Tema interessante
Manu o seu trabalho é incrível. Saiba que você tem feito a diferença, democratizado um conhecimento necessário e de uma maneira muito singular e autêntica. Obrigada
Manu, o cuidar do outro nunca está presente no momento do apaixonamento? Estou tentando entender isso melhor. Seria porque a dopamina da busca que nos "domina" no momento da paixão, nos induz apenas ao nosso encontro do objeto transformacional sem levar em consideração que esse objeto tem sentimentos e também é afetado pela nossa interação com ele?
Há como recomeçar? Conversar ajuda a resolver a situação ? Os dispostos se atraem?
P.s: manda um beijo pra Flor.
Entendo pouco e não cuido. Acabo de te descobrir, gostando muito do conteúdo.
vinha me perguntando se ngm havia feito um guia de como ser humano e cá encontrei, nos seus vídeos!!! eles têm sido mt explicativos… venho fazendo auto análise e entendo vários momentos. sinto q estou tomando um spoiler da vida kkkkkkkk descobrindo nova oq saberia apenas com uma vida de experiência, ou nem isso :):
abençoado seja emanuel!!
Eu acho que um dos maiores problemas é uma idealização romantizada da vida. O pessoal quer imitar o que vê no Instagram, nos filmes e séries, mas a realidade não é bem assim e muitos acabam se frustrando.
Eu escrevi este comentário sem ver o vídeo, pois ainda não tive tempo, então me desculpem se eu só repeti algo que ele falou kkkkk.
É por isso que ele fala sobre o romantismo ser um narcisismo.
Vc debugou minha cabeça cara! Sabe quando vc conhece determinado trabalho e muito tempo depois vai fazer um curso sobre ele e percebe os porquês de que o que vc faz funciona ou não? É mais ou menos isso... Esse texto gabaritou minhas ações e me tranquilizou sobre umas paradas inconscientes minhas e que podem me fazer desenhar relações afetivas mais funcionais e porque não dizer até mais intensas que as que já vivi. O melhor amor é sempre o próximo rs
É escutando uma coisa dessas que eu sei que nunca vai acontecer comigo 🤡
Interessante a comparação da paixão com "fall in love" .
E quando você nunca se apaixona?
Os seus vídeos são ótimos! A gente só pode chegar no amor passando primeiro pela paixão e pelo término dela pra que ela se transforme em outra coisa maior que é construir realidade um vínculo afetivo. Quando uma paixão esbarra na realidade do eu e essa conflita com o ideal do eu, não tem como as 2 pessoas irem pra frente, construindo então o amor. Gosto muito da abordagem do seu trabalho, é excelente!
Os astros se alinharam (ou porque já são 2h da manhã) mas de repente a explicação do Manu fez sentido aqui! 😂 Tou no momento exato de relacionamento E entendimento das explicações aqui pra fazer sentido. 😂❤
Como curar minha falha narcísica pra conseguir me relacionar de uma maneira mais saudável?
Você é benção na nossa vida
Gratidão por tudo que vc tem nos ensinado mestre professor .
Muito bom como sempre Manu!!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Beijos e abraços para você e sua família que tanto amo ☺️
Estou apaixonada por este vídeo e amando o canal. Gracias, Manu :)
Show, muito esclarecedor.
Baraaaalho… que vídeo incrível.
que vídeo maravilhosooooo muito obrigada emanuel! eu ainda nao faço parte da autoescrita, mas por acompanhar o canal a alguns anos já, mudou tANTO a forma como eu enxergo a estrutura dos pensamentos/emoçoes/sentimentos... tem me ajudado muito mas muito mesmo poder me enxergar. obrigada de coraçao.
Genial
Cara, tú é muito bom. Parabéns
Seria bom se fosse sobre o outro mas é sempre sobre si mesma, né? Que difícil!
gratidão !
Que lindo.... gostei!!
Feliz dia do Professor!!!!
Tudo o que eu precisava ouvir....Obrigada!!!!!
Caraca, que conteúdo completo o desse vídeo!
Sempre uma aula, obrigada!
Estou adorando os videos pós 40 anos! Rs continue que a linha de raciocínio tem dado cada dia mais sentido para seguir e continuar acreditando na vida....
Que vídeo, que Aula professor!
Esse é o vídeo mais completo a respeito do assunto que já assisti!
Manu, quero fazer um apontamento: eu acho que o excesso de referências na sua explicação atrapalha um pouco o entendimento do tema do vídeo
Super!!! Muito legal! Sei q o comentário talvez não ajude muito, mas é assim q eu senti - bastante esclarecedor. Obrigada!
A necessidade de ser amado faz a gente se iludir
Emanuel, adoro seus vídeos, mas queria que você falasse algum dia sobre o que poderia ser a vida menos cretina, e se você acha que a vida adulta pode dar resultados que não sejam absolutamente ruins, tais quais as promessas da mesma. Porque às vezes parece que a gente tem que fazer um senhor trabalho psicológico para conseguir um resultado no máximo medíocre !
Muito bom!!
Nem isso eu consigo.
Nossa, que vídeo incrível Manu! do começo ao fim. Muito obrigada!
O título ficou ao contrário... Como transformar amor em paixão .. 😅
Rs. Obrigado!!!
E se o objeto de busca seja eu mesmo e não outro, embora ainda seja conservado uma necessidade de amar e ser amado pelo outro? Sem nenhuma tendência a algum distúrbio narcisista, apenas narcisismo mesmo rsrsrs. Resolve isso pra mim?
Sensacional! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 🙏🏼
Daqui a algum tempo tiktokiano e instagraniano passado estaremos nos perguntando: por que o sexo é comum, a paixão genuína é rara e o amor é impossível?
@Etevaldo Skylab verdade!
Emanuel, tudo bem?! Acompanho vc há algum tempo e queria dizer que sempre encontro aconchego nos seus vídeos, alívio, me ajuda muito a raciocinar e a sentir menos ..ufa! Agradeço por isso tudo!
Bom, gostaria tbm de dividir com vc uma história pessoal muito complexa e fazer uma pergunta, como funciona isso? Envio por aqui? E-mail?
✨✌️
Mto obrigada
Adorei!
Maravilhoso ❤
Só deixo uma dica se casado , tent transformar sua paixão em amor aa vzs da certo
Manu como faço para saber mais sobre a auto escrita?
Carambaaaaa
O que seria protesto narcisico?
"Você lida bem com esses campos?" "Não" ai o homem vai embora e o vídeo acaba. Que desespero fiquei KKK
Como então construir o meu eu ideal de uma maneira a se aproximar dele e projetar na fase da paixão algo mais próximo do real e ativar a possibilidade de ser amada?
TD vídeo eu falo vou ver esse vídeo de novo
Mas não vejo
Muita intensidade 🤭🤭
🔥🥰🔥 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito confuso!
eu descomplico 😎
Pra que vc possa se encaminhar minimamente pra fora um pouco desses campos de repetição