MUSSUM: O FILMIS - Quase tudo um pouco | Crítica do filme

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • A trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, dos Trapalhões. A infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba, além dos bastidores como integrante dos Trapalhões.

КОМЕНТАРІ • 184

  • @ritavieira1822
    @ritavieira1822 11 місяців тому +40

    Eu tive a sorte de conhece-lo pessoalmente, quando era pequena, eu moro em maricá, ele tinha uma casa aqui, meu pai fazia entregas na casa dele, era pra mim uma fantasia , uma criança comhecer alguém que estava na tv, incrível ❤

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 11 місяців тому +53

    Antônio Carlos é o espírito do Rio de Janeiro!
    Nós o Amamos!
    Mussum para sempre!

  • @iuripaiva5988
    @iuripaiva5988 11 місяців тому +84

    Que pena, é um personagem muito rico e importante da TV. Merecia uma minissérie feita com mais calma e profundidade. Mas irei prestigiar mesmo assim, o Cinema Nacional precisa dessa nossa contribuição !

    • @fabiolapiresheim7875
      @fabiolapiresheim7875 11 місяців тому +3

      Iuri não leve em conta essas narrativas ,assista e se divirta 😂😂

  • @samuelgomesdasilva5147
    @samuelgomesdasilva5147 11 місяців тому +205

    Respeitosamente, discordo. Fui ao cinema hoje assistir ao filme ee emocionei com ele em vários momentos. Pra se aprofundar mais no personagem da forma descrita no vídeo teriam que mostrar a podridão da tv e seus colaboradores a época. O filme mostra um homem muito além das histórias que já estamos cansados de ouvir. Os trapalhões, sua separação e outros assuntos ficam pequenos diante da velocidade com que a vida passa por esse homem. No final ele entende que o que sua mãe lhe desejava que eram escolhas e algo que ele não fez e então ensina as crianças e a si mesmo a fazer.

    • @helenlusvardi6555
      @helenlusvardi6555 11 місяців тому +16

      Vi a crítica da Isabela Boscov e achei q PH seria parecida e não foi.

    • @phsantos
      @phsantos  11 місяців тому +46

      “Mostrar a podridão da tv” aqui você falou meu idioma

    • @samuelgomesdasilva5147
      @samuelgomesdasilva5147 11 місяців тому +8

      @@phsantos Eu adoro seu trabalho a muito tempo. Aliás eu sou tolkienista de coração e assistia você aqui e no Tolkien Talk na época da série mesmo sem ter gostado da série por que seu conteúdo (assim como o do TT) são de primeira qualidade. Eu sim gostaria de ver esse filme com personagens controversos e com a realidade dos bastidores da tv estampada porém, não era a história que eles queriam contar e assim como na série Anéis de Poder eu resolvi olhar pra história que queriam me contar. Ps: lembrando que devemos entender a diferença de uma adaptação de fantasia pra um filme biográfico.
      E independente de qualquer discordância...
      Sou seu fã!!!

    • @ReginaldoSiqueira-zj1mt
      @ReginaldoSiqueira-zj1mt 11 місяців тому +27

      PH esqueceu que esse filme é ENTRETENIMENTO PURO, narrativa… deixou de lado questão identitária para divertir… esse papo de cinema engajado ENCHE O SACO

    • @arthurtexe6731
      @arthurtexe6731 11 місяців тому +13

      Esse pessoal sempre se perde, com essas críticas sendo usadas com pautas ideológicas. A Isabela é a melhor pq mesmo, ela tendo um adendo, sobre o racismo, ela entende que isso é intretenimento, isso é um filme muito bom, que eles n quiseram falar sobre racismo e fodasse

  • @rafaelavieira9992
    @rafaelavieira9992 11 місяців тому +7

    Sabemos muito bem que a contextualização histórica facilitaria muito a compreensão de alguns aspectos. Porém é perceptível que a intenção do filme nao era problematizar, era adoçar e acalentar um personagem tão amado por várias gerações. Creio que é melhor algumas vezes nao se aprofundar para nao perder a magia. É um filme calmo, sereno, tranquilo e muito emocionante onde todos saem felizes. As vezes a gente só quer ir no cinema pra refrescar a mente e acalmar a alma e isso o filme oferece majestosamente bem. Isso já vale muito a pena. Uma tarde nostálgica e feliz;assistam❤

  • @cezarsantos2248
    @cezarsantos2248 11 місяців тому +18

    Vc que estava com expectativas de ver um filme de horrores sociais e recebeu uma dinâmica leve. Filme excelente.

  • @adailsonbatalha9457
    @adailsonbatalha9457 11 місяців тому +15

    Adorei o filme, em momento algum o personagem é retratado como uma vítima e sim como protagonista da sua história. Será um sucesso com certeza, é disso que o povo gosta.

  • @miroraupp
    @miroraupp 11 місяців тому +22

    Filme muito bom, emocionante, com ótimas atuações. Devemos lembrar que se trata de um filme de duas horas e ficaria impossível abordar todos os assuntos necessários com grande profundidade. Concordo que o peso do artista mereceria uma série de vários episódios, mas isso não diminuiu em nada o filme, que buscou, mesmo de forma resumida, mostrar as várias camadas desse grande artista. Vá assitir o filme e não se arrependerá! 😉🙏

  • @oOOoOOMah
    @oOOoOOMah 11 місяців тому +26

    Os Trapalhões foram uma força da natureza e todos os seus integrantes mereciam um filme, pegar como tema a vida do Mussum e ai falo um pouco com o coração porque era meu preferido, não fazer um bom filme é muito triste, torço para que um dia façam uma série que trate da vida deles com quantos episódios forem precisos para tratar dos assuntos como se deve, admito que sou fã mas não sei a fundo da vida deles e gostaria muito de assistir.

  • @jenniffertorezani6833
    @jenniffertorezani6833 11 місяців тому +4

    filme lindo, chorei varias vezes e sai com quentinho no coração, foi uns dos melhores filmes que assisti no ano

  • @cappellato
    @cappellato 11 місяців тому +18

    Voltei aqui pra dizer que vi o filme e adorei!!!! Todo mundo deve ir ver essa delicia, levei mamãe e ela amou.

  • @thallysfreitas8087
    @thallysfreitas8087 11 місяців тому +17

    Eu adorei o filme! Divertido, trilha bacaba e alegre e conta com muito respeito e qualidade a vida complexa desse trapalhão

  • @delmarmachado23
    @delmarmachado23 11 місяців тому +15

    Eu fui ver o filme e também já tinha lido o livro, gostei bastante e o Ailton Graça se dedicou muito ao personagem!!

  • @dasilvadev
    @dasilvadev 11 місяців тому +38

    O problema do filme não é do filme, é sua expectativa sobre ele.
    Em um ponto da sua resenha tu fala que estava com o terreno definido para que "assuntos complexos" fossem discutidos, porém em NENHUM momento disseram que iriam fazer isso, e nem obrigação tinham de fazer isso.
    Você foi esperando X, recebeu Y e por estar esperando outra coisa não ficou satisfeito.
    Alias, isso é um problema comum da crítica atual sobre filmes, as críticas são sobre expectativa e não sobre o conteúdo em si.

    • @AlexRaymundo
      @AlexRaymundo 11 місяців тому +2

      Concordo. Fui ao cinema sem nenhuma expectativa e me diverti imensamente. Aliás, o recorte é dado logo no início do filme: a relação de Carlinhos/Mussum com sua mãe, e como isso afeta as escolhas dele. E ao se ater basicamente a isso, tendo as outras problemáticas gravitando ao redor, creio que cumpriu o que se propõe. Caso alguém queira fazer uma outra abordagem, sobre os demais assuntos de igual ou maior importância, seria ótimo, mas fiquei satisfeito com o que foi entregue.

    • @abotoadura
      @abotoadura 11 місяців тому

      O Mussum é tipo o Chris Rock que ganhou dinheiro enraizando precoceito, tem várias entrevistas em que ele mesmo criava os apelidos e pedia pra ser chamado assim. Em biografias dizem que ele não gostou da presença do Tião macalé que era uma ameaça a seu personagem. Chegar e vender o cara como defensor de minoria não dá.

    • @antoniolima6621
      @antoniolima6621 11 місяців тому

      ​@@abotoaduraa diferença e que António Carlos tinha talento

    • @abotoadura
      @abotoadura 11 місяців тому

      @@antoniolima6621, o pessoal tem uma memória muito fraca sore o antonio carlos, ele mesmo falava que esquecia fácil o roteiro e gostava de pegar piadas curtas. Tem milhares de episódios de trapalhões no UA-cam. Normalmente a participação do mussum eram curtas, com poucas falas.

    • @antoniolima6621
      @antoniolima6621 11 місяців тому

      ​@@abotoadura com piadas curtas ou não ele era engraçadíssimo!
      E mais uma coisa era outra época
      Na época ninguém via ou percebia que esse tipo de humor podia espalhar estereótipos racistas ou homofobicos!

  • @fernandaspindola2559
    @fernandaspindola2559 11 місяців тому +8

    Assisti e gostei. O filme tem 2h, não é um documentário ou uma série, a relação dele com a mãe é o ponto forte do filme, os atores estão ótimos, o filme é leve, divertido e emocionante em vários momentos. Recomendo.

  • @carolbisaggio
    @carolbisaggio 11 місяців тому +10

    Eu AMEI o primeiro ato. Concordo que corre demais. Me incomoda o fato da irmã simplesmente sumir. Mas eu achei que o filme foi bem "pincelado". Agora eu, que tinha só 10 anos na época e não lembro muito bem, tô indo atrás do personagem e me aprofundando.
    Mas é um filme pra levar a família pro cinema. Tem cenas de samba lindas! Achei leve e divertido. Adorei!

  • @mylenafraga3128
    @mylenafraga3128 11 місяців тому +2

    Achei sua analise bem contundente, PH. Amo seu trabalho! Discordo em partes, acho que o enredo do filme trouxe leveza a uma história atravessada por contextos densos e sofridos, também fui esperando algo mais profundo, talvez até uma pegada similar a do documentário, mas achei uma surpresa boa. Bate um cansaço de sempre ver figuras pretas só em narrativas de sofrimento, de um jeito lúdico trouxeram leveza, emoção e alegria a história, sem ocultar/negar os atravessamentos que estavam sempre ali de fundo. Pra mim o único ponto falho foi o salto enorme que deram entre a infância, o inicio da vida adulta e o samba, tiveram cenas belíssimas, mas podiam ter explorado mais esse grande amor. No mais, sai do cinema satisfeita e emocionada. Espero que lancem outro filme, ou documentário que dê conta da grandiosidade do Antônio, esse ficou devendo um "algo a mais".

  • @Marcelo.Ferraro.Oficial
    @Marcelo.Ferraro.Oficial 11 місяців тому +12

    Pelo amor de Deus, não dêem atenção ao ponto de vista desse moço. O ir ao cinema para assistir esse filme foi uma melhores coisas que fiz esse ano. Podem ir sem medo. O filme é bem contado e Ailton Graça fez muito bem o Mussum. Grande filme!!!!

  • @filomenaantunes9690
    @filomenaantunes9690 11 місяців тому +1

    Assisti e me emocionei várias vezes, eu sempre gostei muito do Mussum e queria saber mais da vida dele, o Ailton o representou muito bem e a nostalgia tomou conta.

  • @mjmanso1
    @mjmanso1 11 місяців тому +3

    Espero que o filme do Mussum venha para o cinema em Portugal!

  • @marcio5598
    @marcio5598 8 місяців тому

    Concordo com tudo que vc falou. Achei que ficou faltando não alguma coisa, mas, muita coisa do Mussum que amamos e admiramos tanto.

  • @cristinacolen1965
    @cristinacolen1965 11 місяців тому +7

    Eu gostei muito da coragem do filmis do Carlinhos. É um recorte, cheio de pinceladas, homenagem, aguçador da curiosidade.

  • @biaferreira4927
    @biaferreira4927 11 місяців тому +3

    Eu amava muito ele ,, acho que era o meu preferido ❤ saudades

  • @BrunoPereira-pp4gb
    @BrunoPereira-pp4gb 11 місяців тому +3

    Filme excelente, muito gostoso de ver, ótimas atuações

  • @yurimendes1978
    @yurimendes1978 11 місяців тому +5

    Achei esse filme excelente! Não curti muito a excessiva menção a rede globo... Com Duas cenas esse período estaria bem apresentado... E não precisaria daquela confusa apresentação sobre a relação do Mussum com a Mangueira! De todo modo achei um filme maravilhoso e muito sensível!!!
    Falar muito sobre Originais do samba foi o grande Trunfo... Pois muita gente nem conhece essa oarte da vida do Mussum.
    Vi em tela um cara trabalhador, afetuoso, extremamente prolifico e é justamente tudo que a rede globo nunca tinha mostrado do Mussum, por isso achei um filmaço e ja acordei no dia seguinte ouvindo os originais do Samba!
    Trabalho excelente do Silvio Guindane, que botou o filme no ritmo de um samba!! As piadas em sua maior parte ouito bem colocadas e as transições bem trabalhadas tambem.
    Eu reamente achei um filme bom!!
    Acredito que na critica do video o que era esperado era alguma coisa estupida sobre alcoolismo, ter varios filhos e varias mulheres... Mas oara o cinema isso tudo seria irrelevante. O que orecisavamos era dessa historia mesmo e de mais samba!!!

  • @ronaldluisrodnasc
    @ronaldluisrodnasc 11 місяців тому +3

    Filme altamente emocionante e relevante para o cinema nacional

  • @MarcosMarcos-o6m
    @MarcosMarcos-o6m 11 місяців тому +3

    Eles todos foram emblemáticos, mas o Mussum sempre foi o meu preferido. E quando descobri, mais tarde, que ele era realmente flamenguista, aí fiquei ainda mais fã. Mas essa crítica aí do PH, não é à toa que também respeito e gosto tanto desse canal. Vou ver o filme com mais carinho ainda, sabendo que poderia ser um filme muito melhor.

  • @ygorcarneiro9097
    @ygorcarneiro9097 11 місяців тому +7

    Pra mim, o melhor trapalhão é o Didi. É o mais engraçado. Infelizmente, a personalidade do Renato Aragão ( ou "Dr. Renato" , né?) acabou com o respeito pelo talento dele. E se fossem fazer um filme de um dos quatro, teria que ser do Renato, cuja história poderia trazer graça e muita, muita polêmica mesmo, em cima de vários assuntos.
    Entre os 3 que sobram, ai sim, Mussum é o mais interessante pra falar. O Zacarias poderia trazer alguma atenção se o filme focasse na sua tão controversa morte ( pra debater assuntos como " Foi ou não AIDS?" ou " Ele era gay mesmo?"). Mas, fazer um filme do Zacarias e ficar focando nisso ia ser um aticlimax , né?
    Já o Dedé (que parece uma figura muito agradável), nem teríamos muito assunto pra falar, ao que se imagina. Ele foi escada na ficção e na vida real, talvez.

    • @jsnegocios
      @jsnegocios 7 місяців тому

      Isso mesmo , Quando Criança o Didi era o meu e de muitos o Favorito aí segundo o Munssum , mas infelizmente o Renato estragou essa imagem que nos tinhamos e no final a imagem do Dr Renato superou o Carinho que tinhamos do Didi.

  • @PauloGomes-vd1dx
    @PauloGomes-vd1dx 7 місяців тому

    Perfeita, a crítica. Parabéns. Pontuou corretamente todos os detalhes técnicos, inclusive um dos erros mais grotescos da produção, e que pra mim ficou bem destacado, a utilização de Ailton Graça, muito parecido com o Mussum já maduro, vivendo a fase dele jovem, magro do início da carreira na TV. Totalmente desconexo. Parabéns.

  • @wagnersaraiva9656
    @wagnersaraiva9656 11 місяців тому +9

    Irei ao cinema prestigiar o cinema nacional, agora senhor precisa fazer vídeo contando a final da sul-americana, torci pra vocês

  • @jenison_fla
    @jenison_fla 11 місяців тому +4

    Irei assistir o filme do Mussum e acho que o do filme dos Mamonas Assassinas vai na mesma, ou não vai ser tão bom, já pelo trailer que não foi tão legal meio que dá pra ver, claro vai bater aquela emoção, vai bater a nostalgia ainda mais pra mim que sou super fã, tenho tattoo e tals mas..

  • @baxinteclas9542
    @baxinteclas9542 9 місяців тому

    Lindo de lhe, me prendeu...eu entendi a parte da escolinha, a parte dos trapalhões...duas horas bem usadas sabiamente...um dos melhores filmes brasileiros de uns tempos pra cá

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi 11 місяців тому +3

    É um filme de Sessão da Tarde quando os críticos esperavam o tempo áureo do primeiro ano do Cine Belas Artes.

  • @clebercampos7354
    @clebercampos7354 9 місяців тому +1

    O filme é gostoso, divertido, emocionante, a trilha sonora é muito boa, a linha temporal de cada época interpreta por cada um dos atores passa verdade e emociona, e graças a Deus não teve nada de lacração no filme.

  • @mourafilho7402
    @mourafilho7402 11 місяців тому +1

    Gostei muito, achei um ÓTIMO ENTRETENIMENTO. Não cheguei a me emocionar, mas achei interessante a relação do Mussum com o samba, como ele iniciou sua carreira de comediante, sua relação próxima com o Dedé, o breve relato da formação do grupo Os Trapalhões; um filme que vale a pena ir assistir no cinema.

  • @amarildodinizdiniz1003
    @amarildodinizdiniz1003 11 місяців тому

    O filme que toca na memória afetiva, é sobre o negro na sociedade brasileira, suas adversidades e possibilidades, é sobre a relação mãe e filho, é sobre a indústria cultural. Neusa, Carol e Airton, papéis emocionantes!

  • @yehoshuashivaya
    @yehoshuashivaya 11 місяців тому +13

    Perfeito, me emocionei mais com o trailer que com o filme, realmente pensei que ia ver uma história bem contada, o que não é o caso, mesmo que consiga pinçar algumas cenas bem boas, foi na verdade um grande arremedo esse filme, sinto que faltou foco, disperso, faltou também mais profundidade inclusive para ao final sentirmos a falta que ele fez quando foi embora, você termina o filme pensando "caraca, mas é só isso?" Cadê o resto? Não tá faltando nada não? Pra onde ele vai? Pra onde ele queria ir? Pra aparecer um monte de texto explicativo no final, achei bem anticlimatico o final, em todos os sentidos, enfim

    • @SergioMartorelli1968
      @SergioMartorelli1968 11 місяців тому +4

      Voces são muito metidos a roteiristas. Como se desse pra condensar tudo em duas horas. Mostra aí o currículo de vocês.

    • @crisdahan
      @crisdahan 11 місяців тому +5

      @@SergioMartorelli1968 Aposto que você é daquele tipo de gente que fica gritanto por aí que "a liberdade é mais importante que o oxigêncio", mas no final quer tolher até o direito dos outros de expressar sua opinião. Se você não critica nenhum filme por não ser roteirista, não xinga seu time de futebol depois de várias derrotas porque não é técnico e nem critica uma música porque não é músico, a escolha foi sua, mas não tente impor sua filosofia de vida conformista aos outros.

    • @nicanorbala7366
      @nicanorbala7366 11 місяців тому +1

      ​@@crisdahanE você fala muito bobagem...😂😂😂

    • @biaferreira4927
      @biaferreira4927 11 місяців тому

      ​@@SergioMartorelli1968gente mas é a opinião da pessoa,e tu sabe se ela não entende sobre filme?se tu gostou que bom,mas existe pessoas exigentes e esta tudo bem 😂😂

  • @daillanrodrigues9926
    @daillanrodrigues9926 11 місяців тому +14

    Muito feliz com a leva de filmes nacionais. Mussum, Claudinha e bochecha e logo em breve mamonas assassinas

    • @romulomirandareblin3626
      @romulomirandareblin3626 11 місяців тому +2

      CLAUDINHA E IVETE* 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @clubedanarrativa5603
      @clubedanarrativa5603 11 місяців тому +1

      Seria então o filme biográfico o filme de heróis do cinema nacional?

    • @kimikosiwa
      @kimikosiwa 11 місяців тому

      ​@@clubedanarrativa5603Deus te ouça

  • @andrepessoa608
    @andrepessoa608 11 місяців тому +5

    A impressão que tenho é que, poucas vezes, a cinebiografia brasileira conseguiu trabalhar bem recortes.

  • @leandrobarros6193
    @leandrobarros6193 9 місяців тому

    Films leve divertido, curioso e no tempo certo .
    Essa galera deveria fazer o seu próprio filme

  • @denisecerqueira8108
    @denisecerqueira8108 19 днів тому

    Que análise perfeita, parabéns!

  • @edsouza5025
    @edsouza5025 2 місяці тому

    Filme muito bom! Não sei se tu viveu a época dos trapalhões, mas pra maioria que viveu esse período, o filme atendeu bem as expectativas.
    Dessa vez discordo da análise, mas sigo seu canal, é ótimo!

  • @jornalempoderado3188
    @jornalempoderado3188 11 місяців тому +1

    Fomos convidados para tres cabines e adorei esse filme. Nada foi jogado ou corrido e não explorar demais os temas negativos foi ótimo. Pois canso de ver biogragia que parece programa de fofoca. E outra coisa como me disse o filho do Mussum: demorei para sair do cinema de tanta emoção. Filme nota 9.0!

  • @centuriaoemanuelsouza2517
    @centuriaoemanuelsouza2517 11 місяців тому +1

    Mussum foi "apresentado" ao humor por Chico Anísio, fez a esquete ao lado do consagrado Grande Otelo e depois de sua própria consolidação na música e posteriormente no humor, surgiram outras figuras como: Tião Macalé e Jorge La Fond (que n demoraria para alcançar seu protagonismo) ao seu lado em esquetes nos trapalhões.

  • @cultura.critica
    @cultura.critica 10 місяців тому

    PH, você é um crítico brilhante, de uma densidade analítica impecável.
    Parabéns pela qualidade técnica de seu trabalho.
    Vai além da diversão: informa, traz perspectivas, perscruta tudo com lucidez. Coesão e coerência.
    Sensacional.
    Parabéns!
    Abraços.
    Fábio
    Cultura Crítica

  • @SrLC1976
    @SrLC1976 11 місяців тому

    Nossa!
    Parabéns, que crítica foda. Mas fico na dúvida se tanta expectativa gerou esse grande desapontamento.

  • @tiagomorais7011
    @tiagomorais7011 11 місяців тому

    eu fui ver o filme sem expectativas. e amei demais. emocionante. engraçado. otimas atuações.

  • @DerniBorges
    @DerniBorges 8 місяців тому

    Eu tô achando que esse rapaz queria ver um filme de ativismo, critica social, justiça social, etc, e se frustrou porque viu só um filme sobre A VIDA do Mussum. Que foi a proposta do filme e cumpriu bem essa proposta. Outra coisa. A vida dele teve muitos momentos marcantes. Se fosse se aprofundar em todos eles, teria que ter um MCU, Universo Compartilhado do Mussum, com uns dez filmes.

  • @gerageralopes
    @gerageralopes 11 місяців тому +1

    Concordo com essa opinião de que falta muito do contexto histórico bo filme. Não que isso poderia fazer o filme melhor ("Gal" está aí, cheio de contexto histórico e o filme não é bom) mas poderia ser.
    Agora, uma outra coisa que pega é que, tendo uma figura dessas que é conhecida e que faz parte da nossa memória afetiva infantil, qdo vc olha uma outra pessoa fazendo o personagem não é a mesma coisa
    O ator está ótimo e tals mas é impossível (pelo menos pra mim foi) não ficar o filme todo imaginando o original nas cenas

  • @marcelovieira4211
    @marcelovieira4211 11 місяців тому +1

    Chorei e me emocionei com esse filme na minha opinião nota 10 e quero ver de novo, mas pelo visto para os críticos teria que ter lacração para ficar bom mesmo.

  • @joaoaugusto88
    @joaoaugusto88 7 місяців тому

    Sobre a não exibição mais afunda da briga acho que foi correta, porque se você coloca isso em um filme teria que colocar outros três lados da história, isso tomaria tempo e iria tirar o foco do filme que seria falar do Mussum e não dos trapalhões. E concordo na questão uma vida resumida em um filme é muito pouco. Quem sabe a globo ou Netflix não olhem com carinho e possamos ter uma série para aí termos mais detalhes de tudo que se foi vivido.

  • @zemarkss
    @zemarkss 11 місяців тому

    Acabo de ver o filmis e o que achei mais relevante foram as lições de vida que sua mãe, Dona Malvina, deixou para o Carlinhos e que foram replicadas ao longo do filme. O único ponto que não gostei foi a soberba do Renato Aragão querer ganhar a fama sozinho sem dividir os holofotes com os outros três Trapalhões - Dedé, Mussum e Zacarias.
    Mussum foi um grande homem, que teve, como todos nós temos, o peso das escolhas da vida e que teve o apoio de todos que caminhavam junto com ele nessa vida - Mussum Eterno.

  • @elsonrodrigues3202
    @elsonrodrigues3202 11 місяців тому +1

    Pra mim, o filme funcionou muito. Me emocionei bastante com ele. O Ailton Graça e a Neusa Borges são os destaques do filme, na minha opinião

  • @spsilver3116
    @spsilver3116 11 місяців тому +3

    Parabéns, finalmente um crítico de midia/ cinema a altura do técnico sem se prender a emoção ou ao algum ressentimento.
    O cinema nacional, tirando raros exemplos, falta de muita qualidade em todos os sentidos....

  • @romariogouveia-oi1yg
    @romariogouveia-oi1yg 11 місяців тому

    acabei de sair da sessão e gostei muito!

  • @washingtondrummond2694
    @washingtondrummond2694 9 місяців тому

    Rapaz, nunca vi uma crítica tão descolada da realidade. O filme é lindo

  • @cappellato
    @cappellato 11 місяців тому +6

    Que pena, torcia tanto pra esse filme ser foda. Ainda não vi, mesmo assim verei.

    • @arthurtexe6731
      @arthurtexe6731 11 місяців тому +9

      Mas ele é! N vá pela ideia alheia. O amigo do vídeo ele se perde as vezes em ideologia. O filme é muito bom!

    • @cezarsantos2248
      @cezarsantos2248 11 місяців тому +2

      Pow... o filme é incrível

    • @cappellato
      @cappellato 11 місяців тому

      é sim, agora eu ja vi e amei @@cezarsantos2248

  • @musicasnasantamissa4028
    @musicasnasantamissa4028 10 місяців тому

    Me emocionei demais com esse filme

  • @marcelomilan3169
    @marcelomilan3169 9 місяців тому

    O filme é bom , mas é bom para quem esta na casa dos 40 a 55 anos mais ou menos, pois conta a historia destas pessoas que o acompanharam complementando a realidade que ele passou e que foi desconhecida por esta geração!!

  • @GustavoHenrique-wj9ly
    @GustavoHenrique-wj9ly 9 місяців тому

    Erro grave do filme: Mussum não começou atuar com Renato Aragão e Dedé Santana nos Trapalhões, mas sim, no programa Os Insociáveis na Rade Tupi.

  • @artejungle
    @artejungle 8 місяців тому

    Achei um filme bem feito com qualidade , os atores excelentes nota 10 ❤❤

  • @lauroh7
    @lauroh7 11 місяців тому +16

    Eu tava indo ver o filme todo emocionado, agora vou mais sóbrio 😐😂

  • @ricardo69302
    @ricardo69302 11 місяців тому +5

    Na minha opinião o melhor deles era o Zacarias!

  • @maiconrodrigues2232
    @maiconrodrigues2232 11 місяців тому +1

    A cada novo vídeo seu, eu gosto mais.
    Obrigado P.H.

  • @geanbabichakaguiarpereira1461
    @geanbabichakaguiarpereira1461 11 місяців тому

    Concordo 100%, ficou muito pasteurizado! O que se salva é a atuação de Ailton Graça!

  • @ritavieira1822
    @ritavieira1822 11 місяців тому +1

    Quero muito ver esse filme

  • @pedhro
    @pedhro 11 місяців тому

    PH você poderia fazer uma análise sobre a série "Só vale o escrito" do Globoplay, a série conta a história do jogo do bicho no rio de janeiro

  • @inaianadelgado1017
    @inaianadelgado1017 11 місяців тому

    Mussum também era meu trapalhão favorito

  • @romildo2304
    @romildo2304 11 місяців тому +1

    Ótima resenha, assistirei com certeza agora. Pois sei que não vou passar raiva. 😉🙏🏽👍🏽

  • @aalima04
    @aalima04 11 місяців тому +1

    Muita gente gostou. Irei ver.

  • @Sergiolrs2008
    @Sergiolrs2008 11 місяців тому +1

    Ainda não vi o filme, mas já imaginava que, sendo uma produção da Globo Filmes, muita coisa ia ser deixada de lado. Não convem, à Globo, mostrar o que há de tóxico nos seus bastidores.

    • @antoniolima6621
      @antoniolima6621 11 місяців тому

      Mostrar isso pra que?
      Pros chatos virem dizer que o filme
      Ta "lacrando"

  • @alexandrenunes5966
    @alexandrenunes5966 9 місяців тому

    Consigo entender a análise crítica do vídeo, mas ainda assim o filme foi muito bom. O melhor filme nacional dos últimos anos. Espero que o cinema nacional aprenda com este filme.

  • @baxinteclas9542
    @baxinteclas9542 9 місяців тому

    Eu adorei

  • @guyfalkes6097
    @guyfalkes6097 11 місяців тому

    A velha rixa entre:
    O filme ideal que os críticos gostariam de assistir ou mesmo fazer x O filme que o público gosta e pronto (poderia ser melhor, poderia, mas dá pro gasto)

  • @promwak
    @promwak 11 місяців тому

    o filme passa uma vibe de que eles estavam com muita pressa de falar de muita coisa, que no final não explicou nada aprofundado

  • @claudiooliveira7700
    @claudiooliveira7700 11 місяців тому

    Tenho 62 anos e acompanhei os originais do samba em que se distava o mussum também os trabalhões onde também se destacava o mussum.
    Gostei do filme onde conta a história de um vencedor e herói de verdade.
    Herói do jeito que todos nós gostamos de ver ao contrário da turminha do mimimi que herói para eles são os injustiçados segundo eles.
    Discordo completamente de você achei o filme ótimo, para não dizer que é o melhor filme do ano.

  • @celina7x7
    @celina7x7 11 місяців тому +2

    PH, você viu o Ângela - o Filme?

  • @ademirpereirajorge7166
    @ademirpereirajorge7166 2 місяці тому

    A única coisa que eu concordo é que ficou estranho o personagem no início dos trapalhões.
    Tinha a mesma aparência do final da carreira.

  • @celsolima5548
    @celsolima5548 11 місяців тому

    Uma crítica atual. Na. Tela falando do bom 👍 e. !mega elenco

  • @ThiagoMoreiradeO.Pessoa-oq7fu
    @ThiagoMoreiradeO.Pessoa-oq7fu 9 місяців тому

    Não tem problemas ser preto no branco e vice-versa, nem tudo precisa ser tons de cinza

  • @messiassilva4447
    @messiassilva4447 3 місяці тому

    Discordo completamente dessa crítica, é um filme, e não um documentário. Excelente filme e super recomendo!

  • @basiliobm
    @basiliobm 10 місяців тому

    O mussum foi gigante, nao precisa trazer questão de agenda pra demostrar seu tamanho, o estudo a categoria e o seu talento ganharam de tudo isso que sim ficou em segundo plano pra mostrar coisas muito melhores wue o vitimismo foi isso que o autor quis mostrar, mas tem gente que nao quer ver! Se o cara nao for mostrado se fudendo nao vale o que ele fez! Ridículo isso mussum foi um soldado, um musico e um comediante e superou todos os obstáculos e isso wue mostraram!!!

  • @May8Day
    @May8Day 11 місяців тому

    Eu não vi o filme ainda, mas já vi algumas críticas para me preparar...
    Consegui entender a insatisfação do PH, mas a questão que senti foi:
    Afinal, é pra recortar e focar só numa coisa pra trabalhar, ou é pra falar de todos os assuntos já que não pode só pincelar?! Nunca dá pra fazer uma boa biografia então, porque a verdade é que uma vida é sempre plural, mas uma narrativa sobre uma vida tem que escolher o que tratar.

    • @phsantos
      @phsantos  11 місяців тому +2

      Eu, Tonya. Biografia perfeita. A resposta tá lá.

  • @flaviomendonca7556
    @flaviomendonca7556 8 місяців тому

    De fato o primeiro ato eh sensacional e depois foca tudo meio jogado. Achei bizarro eles n se aprofundarem tambem na questao do alcool, fica parecendo q a relaçao dele c o alcool era zero problematica e nao fazia diferença em nada

  • @CarlosQueiroz-e5p
    @CarlosQueiroz-e5p 11 місяців тому

    Assisti o filme essa semana, e sinceramente achei o máximo, gostei muito, me emocionei, senti nostalgia, dei risadas, enfim recomendo

  • @VitorHugo1
    @VitorHugo1 Місяць тому

    Cara eu sei as opiniões dos cinéfilos em geral das cinebiografias e até mesmo vc disse q tenta de tudo um pouco é realmente verdade, porém é um filme que você assiste ali e se emociona e homenageia a pessoa não da pra dizer que é um filme RUIM. Se apoia sim muito na nostalgia/emoção da história do personagem mas tem boas atuações,bons diálogos(muitas frases memoráveis) e tem um estética ok realmente o roteiro não é um tarantinesco mas é um filme que da pra tocar o telespectador.

  • @rafaeldeassis5962
    @rafaeldeassis5962 11 місяців тому +1

    Boa PH...

  • @LaerteMoura
    @LaerteMoura 9 місяців тому

    Gostei demais do filmis , cacildis

  • @josebezerradeoliveira4021
    @josebezerradeoliveira4021 11 місяців тому

    PH, pena que não fizeram o filme que está na sua cabeça, no seu imaginário. Esse filme, só vc pode fazer. Esse filme que vc quer ver sobre o Mussum, não foi o filme que o Silvio Guindane fez. Lamentável.

  • @ilfnatal
    @ilfnatal 11 місяців тому

    Saudade do antigo pH do Pau ta Livre. Agora é todo mais do mesmo.......

  • @lucasmoya8085
    @lucasmoya8085 11 місяців тому

    Discordo é um filme muito bom! Criar críticas desse filme é criticar o próprio ator que foi muito amado pelo Brasil...

  • @AnaMaria-hw8fu
    @AnaMaria-hw8fu 9 місяців тому

    Adorei ❤

  • @FlavioHenriqueOliveiraAlbiani
    @FlavioHenriqueOliveiraAlbiani 10 місяців тому

    O essa criatura do vídeo(PH)queria que o cara ficasse chorando durante o filme e felizmente isso não aconteceukkkkk

  • @renanlemes878
    @renanlemes878 5 місяців тому

    Cara muito boa sua opinião;
    Assisti o filme hoje, ele é bom sim; vale a pena assistir.
    Porém é muito mal aproveitado, começa muuuuito bem; pontua pontos difíceis e decisões importantes que rapidamente é mal aproveitado e no meio do filme já deixa essas pontas soltas pra no final um discurso triste e bem mal finalizado, fica até meio apelativo tipo: “agora vamos fazer a mãe dele morrer e o público vai chorar muito”
    Não consegue demonstrar 10% do peso do personagem na época do auge e hoje parece um filme desconexo e ngm da nova geração teria interesse em conhecer; nem Mussum nem os trapalhões.
    É uma pena !
    Pra quem tem carinho pelo personagem, vale a pena porém para as novas gerações será um filme chato e desconexo sobre um sambista qualquer que também virou humorista sem vontade própria.
    Pra quem sabe quem é e gosta personagem nota 5
    Pra quem não sabe quem é esse cara ( MUSSUM) nota 2

  • @morabatsmora
    @morabatsmora 11 місяців тому

    Eu e meus irmãos (muito fãs do mussum e dos trapalhões) tivemos a mesma sensação quando vimos os trailers. Nem me animei a ver o filme ainda justamente por sentir que é uma versão "água com açúcar" do grande mussa. Já vi documentários sobre ele, li a biografia e acho que o filme não explorar pontos delicados (e importantes) da vida do Antônio Carlos foi proposital, já que grande parte do público (que provavelmente ainda ri com piadas racistas) quer empurrar para baixo do tapete temas que ainda hoje prejudicam a sociedade simplesmente pra se divertir sem culpa. É uma personagem politicamente incorreta em tempos do falso politicamente correto.

  • @timzeraverso2775
    @timzeraverso2775 7 місяців тому

    discordo totalmente. CARALHO! vocês (críticos sabichões) falam tanto que o cinema nacional está encarecido de filmes bons e quando fazem algo singelo e puro como esse filme vocês acham defeito em coisas tão chulas, não esperava essa critica tão rasa de você, cara... pqp

  • @sergiotorquato6039
    @sergiotorquato6039 11 місяців тому

    O engraçado que você, como cearense, poderia ter optado pelo trapalhão que o Nordeste e o Brasil mais amava. O Didi Mocó. Não o Renato, mas o Didi. Só que optou pelo caminho menos trilhado e mais árduo da figura do Mumu da Mangueira com um histórico de vida mais denso e mais rico.

  • @marlonsouful
    @marlonsouful 11 місяців тому +1

    Politicamente incorreto é ótimo.
    Afinal, e o maniqueísmo?
    O bem não é tão bom e o mal não tão ruim. Mas a fala e a opinião, são qualificáveis, preto e braço. Correto e "incorreto"
    Antônio Carlos era o mais engraçado do quarteto. O filme deve ter aquela cara de programa e novela da Grobis.
    É melhor assistir pedacinhos do programa no UA-cam.

  • @fabiodias8152
    @fabiodias8152 11 місяців тому +2

    O que me faz curtir uma crítica de filme, mesmo que desfavorável em alguns aspectos, é justamente discutir os aspectos positivos e negativos de uma obra.
    Quando assisto ao filme, baseio minha opinião naquilo que mais me chamou a atenção.
    A experiencia como espectador é totalmente diferente e PH já deixou claro o quanto contribui para ele saber das minucias técnicas mas a experiencia dele como espectador nao se abala numa obra.
    É como me sinto: assisto às críticas e vou ao cinema curtir uma obra apostando que a obra me surpreenda. Deixo para analisar depois.

    • @jurioish
      @jurioish 11 місяців тому

      Pois é. Mas tem o brasileiro médio que acredita que se o crítico aponta defeitos é pq está torcendo contra, pq "tem inveja", pq quer militar.
      Felizes eram os críticos de antigamente que escreviam nos jornais e não se deparavam com tanta asneira.

  • @heitorataide7015
    @heitorataide7015 11 місяців тому +1

    hello PH, gosto muito dos seus videos, sempre acompnho, queria saber se vai fazer analise de GenV