O ÁTOMO DE BOHR (A história do átomo parte 5)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 лип 2024
  • Qual a relação entre futebol, cerveja e física?
    Bohr nasceu em Copenhague em 1885, filho de um brilhante prof. Universitário e de uma judia-dinamarquesa ligada aos bancos. Bohr sempre gostou de futebol e em entrou para o elenco do time: Akademisk Boldklub na função de goleiro em 1903, aos 17 anos, mas não disputou tantos jogos como titular. Embora o seu talento fosse reconhecido pelos companheiros, o físico tinha problemas para se concentrar nos jogos. Justamente o que encerrou sua breve passagem pelos gramados, dois anos depois. Seu irmão Harold Bohr se tornou jogador profissional e chegou a jogar pela seleção da Dinamarca.
    Bohr se forma em física na Universidade de Copenhague e em 1911 viajou à Inglaterra (financiado pela fundação Carsberg que na época apoiva muto os cientistas e artistas dinamarqueses). À época, era o local onde estava sendo feito a maior parte do trabalho teórico sobre a estrutura de átomos e moléculas. Lá, conheceu J. J. Thomson do Laboratório Cavendish e do Trinity College, Cambridge. Bohr foi financiado inúmeras vezes pela Fundação Calsberg, com fundos para pesquisa, investimento em equipamentos e até complementação salarial.
    Bohr recebeu um convite de Rutherford para conduzir um trabalho de pós-doutorado Universidade Victória de Manchester.
    Em 1913, num movimento genial de intuação, Bohr resolve o problema do átomo de Rutherford propondo um novo modelo atômico . Por esse trabalho ele recebe o prêmio Nobel em 1922.
    Quando Bohr foi agraciado com o Prêmio Nobel em 1922, apesar de já ser um notável cientista no mundo e em especial na Dinamarca, ele virou o centro total das atenções na comunidade científica internacional. Em 1923 recebeu mais um convite para ir trabalhar fora da Dinamarca, agora com seu orientador de Doutorado. Este convite foi um dos poucos que o balançou, que tinha profundas raízes na Dinamarca. No entanto, a Fundação Carlsberg teve papel determinante para que Bohr continuasse por lá: criou uma posição especial para o mesmo como “cientista livre”, e complementou seu salário, o que fez com que o mesmo continuasse na Dinamarca.
    A Fundação Carlsberg mantinha uma casa para abrigar cientistas de destaque, onde o escolhido pudesse viver livremente pelo período da sua vida. Era um reconhecimento e tanto! Esta casa era originalmente do fundador da Carlsberg e foi doada a Fundação para este propósito apenas. Quando o último morador da casa faleceu, esta foi oferecida a Bohr, e o mesmo fixou residência na mesma por mais de 30 anos. Aqui surge a lenda. A casa fica próxima a cervejaria, de onde supostamente saia uma conexão diretamente a uma torneira cervejeira, que provia cerveja infinita ao seu morador. Realmente este seria um presente e uma honra em tanto para um grande cientista, não fosse o teor improvável que carrega esta ideia. Na verdade, existem publicações de renomados veículos de comunicação dizendo que era verdade, e que além disso, foi dada a ela por ter ganhado o prêmio Nobel. A verdade é que foi emprestada, não dada. E parcialmente porque ele ganhou o Nobel, mas não totalmente: ele conquistou notoriedade na sociedade Dinamarquesa nas áreas de ciência, artes e literatura (critérios para a seleção do morador pela Academia Real Dinamarquesa de Ciência e Letras).
    Em 1943, quando o governo dinamarquês foi deposto pelos nazistas, Bohr decide fugir da Dinamarca para não ser obrigado a fazer pesquisas para o governo nazi (ele sabia que existia um programa nuclear nazista...veja o vídeo)
    Arquitetado o plano, só falta esperar escurecer para pô-lo em prática. é a noite de 23 de setembro de 1943. Na cidade de Copenhague, mais uma vez o toque de recolher traz o silêncio forçado. Mas a Resistência dinamarquesa - uma das mais bem organizadas da Europa - não cede. Continua sua incansável e perigosa missão de ajudar pessoas que procuram deixar o país ocupado pelas forças alemãs.
    Nessa noite, um pequeno barco de pesca leva a bordo um clandestino excepcional, cuja permanência na Dinamarca poderia ser incalculavelmente vantajosa para os alemães.
    Niels Bohr, um dos maiores cientistas europeus em questões nucleares, é levado até a Suécia, de onde embarca num avião que se dirige para a Inglaterra.
    Um ano após ter-se refugiado na Inglaterra, Bohr transferiu-se para os Estados Unidos, ocupando o cargo de consultor do laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde cientistas do mundo inteiro canalizavam todos os seus esforços na construção da bomba atômica.
    Compreendendo a gravidade da situação e o perigo que essa bomba poderia representar para a humanidade, Bohr dirigiu-se a Churchill e Roosevelt, num apelo à sua responsabilidade de chefes de Estado, no sentido de evitar a construção da bomba.
    #historiadoatomo
    #neilsbohr
    #atomodebohr

КОМЕНТАРІ • 45

  • @excelfutura
    @excelfutura 3 роки тому +11

    A obra de uma pessoa não é separada de suas crenças e valores. Gostei muito de conhecer os valores e um pouco da vida do Bohr.

  • @Pauladaniable
    @Pauladaniable 3 роки тому +7

    Excelente! Contextualização, história da ciência, vídeo de qualidade, didática impecável!

  • @excelfutura
    @excelfutura 3 роки тому +6

    Sensacional, como todos os vídeos da série!

  • @wendelsantana2190
    @wendelsantana2190 3 роки тому +5

    Excelente vídeo, professor! Estou amando a série.

  • @matematicanacama7404
    @matematicanacama7404 3 роки тому +4

    Eu tenho 13 anos , por causa da série big bang a teoria quero ser fisico

  • @pmaia64
    @pmaia64 3 роки тому +1

    Além de boas aulas é torcedor do juventus, glorioso moleque travesso! 🙂

  • @excelfutura
    @excelfutura 3 роки тому +4

    Tá vendo como estudar compensa? Fornecimento infinito de cerveja!

  • @mariagorec4936
    @mariagorec4936 3 роки тому +3

    Excelente vídeo! Seu canal é impecável. Muito interessante a história sobre a visa do Bohr e também sobre sua ideia sobre o átomo. Neste canal consigo entender melhor esses conceitos da física. Parabéns

  • @ricardorvb
    @ricardorvb 10 днів тому

    Parabéns pelo vídeo!
    O modelo atomico foi a minha primeira leitura em fisica.
    Uma correção: na pratiica quem é filho de mae judia também é.
    Pros Nazis qualquer ascendencia , mesmo distante , era o mesmo significado.
    Abç

  • @josemello649
    @josemello649 Рік тому

    Excellent...

  • @Rodrigobrito1982
    @Rodrigobrito1982 Рік тому +1

    Excelente vídeo 👏

  • @pitucast
    @pitucast 11 місяців тому

    Professor você é muito bom também ao explicar o contexto histórico de vida dos cientistas. Melhor que muitos colegas de cadeira, historiadores haha

  • @sammersonbueno
    @sammersonbueno 9 місяців тому

    Grande juventus da mooca em professor! 😂 Mais uma bela aula

  • @fastcliches33
    @fastcliches33 Рік тому

    Sensacional

  • @cbuchholzf
    @cbuchholzf 11 місяців тому

    Muito bom!

  • @wilsonvallejofilho9874
    @wilsonvallejofilho9874 Рік тому

    Adorei

  • @jonasvieira4697
    @jonasvieira4697 Рік тому

    🏆🏆🏆👊

  • @carlosxfx7177
    @carlosxfx7177 3 роки тому +4

    Muito interessante. Qual seria a energia necessária pra tirar o elétron de um átomo de hidrogênio por exemplo?

    • @rafaelalexandre6245
      @rafaelalexandre6245 Рік тому +2

      Energia de Ionização, é uma propriedade conhecida, mas eu não tenho em mente o valor exato

  • @celsoneves2368
    @celsoneves2368 2 роки тому +1

    Real beauty!.

  • @emersonpettan4843
    @emersonpettan4843 Рік тому

    10!

  • @rodrigonh
    @rodrigonh 9 днів тому

    Muito bacana, obrigado. Não consigo achar o vídeo "A história do átomo parte 1".

  • @jmartins2611
    @jmartins2611 3 роки тому

    Melhor camiseta da série!!!

  • @Calculista-dv5sm
    @Calculista-dv5sm 2 роки тому +1

    Otimo vídeo!!

  • @christovamjunior2239
    @christovamjunior2239 2 роки тому +1

    muito bom !

  • @wellingtonricieri871
    @wellingtonricieri871 8 місяців тому

    Caramba! Niels Bohr tomou o frango de Schrödinger. Que bom... assim a Física tomou os caminhos que tomou com a contribuição dele rsrsrs.

  • @KHENNEAL
    @KHENNEAL 3 місяці тому +1

    Jogador de futebol? Não.
    Futebolista? Sim!!!👍

  • @Edisiofcjunior
    @Edisiofcjunior 3 роки тому

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @dagobertodomingues5616
    @dagobertodomingues5616 2 роки тому

    Eu geralmente comento minha opinião sobre o tema da aula, e considero o professor brilhante.
    No entanto na explicação para o salto entre as órbitas ,ficou uma dúvida, os elétrons da primeira órbita mais próximo ao núcleo, de onde ganha energia para subir para a orbita superior??

  • @gustavomartins1768
    @gustavomartins1768 3 роки тому +1

    Prof, faz um vídeo sobre física de matérias, por exemplo sobre o aerogel ou os cristais de tempo, eu queria muito entender como foi feito, ja vi o artigo e não compreendi de jeito nenhum shuahusahs
    O vídeo do cristal de tempo: ua-cam.com/video/OyvLqlfqAGw/v-deo.html

  • @gustavocesar5611
    @gustavocesar5611 Рік тому

    O elétron em órbita não estaria em velocidade constante, sem aceleração?

  • @TheManojbarbosa
    @TheManojbarbosa Рік тому

    Eu sabia que o Chicó(Auto da Compadecida) tinha pegado isso de alguém: “NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI(É) ASSIM” A família do Bohr vai querer direitos.

  • @emersonpettan4843
    @emersonpettan4843 Рік тому

    Seria o Bohr um Moleque travesso?

  • @isabelfranca2728
    @isabelfranca2728 3 роки тому

    Muito interessante, e muito complexo. Vou ter que voltar a rever a física quântica para principiantes, devagarinho, step by step. E então voltar à história do átomo. Dois canais que se complementam. É um mundo de uma riqueza sem fim. Para melhor sedimentar esta aula, vou rever o outro lado da "filosofia" do Bohr: a realidade só existe quando a percepcionamos (é isto?). Em que medida estas observações sobre o átomo o levaram àquelas questões que tanto o perturbaram. Já vi o vídeo que aconselhou, do Professor Marcelo Gleiser. Um mundo! Muitos conceitos para sedimentar... Não sei se algum dia irei conseguir encadear tudo isso. Muito obrigada pelas suas aulas, Professor Daniel!

    • @isabelfranca2728
      @isabelfranca2728 3 роки тому

      Sim, adorei Marcelo Gleiser, mas a verdade é que se consegui entender o que ele diz no vídeo, onde também fala do Bohr e do "indeterminismo da realidade" e dos muitos mundos possíveis, etc., etc, foi porque já tinha visto e revisto a sua 4a aula da Física Quântica para Principiantes.
      Nessa aula - "dualidade onda-partícula" -, em que o Professor Daniel vai explicando as sucessivas descobertas de Einstein, Millikan, Comton, e, finalmente, de Böhr (e o princípio da complementaridade), e de como todas estas descobertas se foram encadeando, com essa aula, lá consigo formular uma base para consolidar as ideias sobre tantos paradoxos. Seria mais fácil mudar de paradigma, como diz o seu aluno espertalhão eh eh. Foi também esta aula que mais me ajudou a compreender o que andava a ler sobre física eurítmica. Aliás, o professor Croca refere Böhr como sendo crucial para a nova física do complexo e não linear, onde se concilia esta dualidade onda-partícula na radiação. O "seu" Gato de Schrödinger também está TOP! Tenho que ir andando devagarinho. Abraço!

    • @isabelfranca2728
      @isabelfranca2728 3 роки тому

      Esqueci-me de acrescentar que, para José Croca, o grande herói da nova Física é de facto Louis de Broglie. Na 5a aula da Física Quântica para Principiantes do Professor Daniel - "Ondas de Matéria" -, fica-se a perceber muito bem porque é que assim é.

  • @joaopet787
    @joaopet787 Рік тому

    Professor você disse que nessas órbitas definidas o elétron não emite energia(radiação) mas no desenho no momento 12:49 do vídeo tem um elétron em uma dessas órbitas emitindo radiação. Não entendi essa

  • @MrDirceumt
    @MrDirceumt 2 роки тому

    Boa tarde professor! Que livro o Sr. Indicaria para um interessado e iniciante no assunto iniciar os estudos?

  • @MrXimena1975
    @MrXimena1975 2 роки тому +1

    Amarcord????

    • @fisicaprof.daniel
      @fisicaprof.daniel  2 роки тому

      Bem observado! Sim, é um poster do Amarcord do Fellini ao fundo.

  • @mariajoseauxiliadora8372
    @mariajoseauxiliadora8372 Рік тому +1

    QUEM SIBREVIVER ao SETE SETEMBROS a PRIMEIRA VERÃO VERÁ VERÃO VERÁ VERÃO VERÁ VERÃO VERÁ VERÃO VERÁ VERÃO VERÁ que não se vê POREM SENTIR NOS BASTA 🙏😇🙏💅✍️💌👁️👀*