@@DiegoPereiradelemosForam em 1980. ... Depois disso o responsável é o PT pobre mais pobre. Lula falou que o pobre que ganha dinheiro deixa de votar nele.... E agora??? Kkkk
O PT nunca utilizou Paulo Freire na Educação em 14 anos não houve um único programa de alfabetização de jovens e adultos.Cristovan Buarque que era discípulo de Freire e queria alfabetizar adultos não conseguiu.
@@bom-vinho5660 até porque o regime militar foi bem eficaz no combate ao analfabetismo... Uma pesquisada no google e a gente descobre o quanto essa direita lambe botas "ajudou" o Brasil
O "pecado" de Paulo Freire foi querer ensinar o pobre a ler e escrever, a pensar a raciocinar... Seu método parte da realidade de vida do aluno, que no caso das camadas mais pobres da sociedade principalmente, seria fundamental para despertar o interesse e gosto pelos estudos. Mas, pelo nível dos comentários podemos ver que o método de Paulo Freire não foi aplicado no Brasil.
Após 82 a Esquerda só educou para Pancadãos, Assassinatos em Catedrais, nos cinemas, afogamento em trotes na USP, Criação de Cracolândia e outros males. Quem ler Gustavo Barroso, Henry Ford, Eça de Queiroz dá para entender. Ver se o Paulo Freire recomendaria o livro, "O Judeu Internacional" de Henry Ford? Nem o Villa. Importei.
Por isso q ele hoje é crucificado, por mostrar q é possível ensinar pessoas a pensar a ter um olhar crítico. Querem jogar a culpa de uma classe de estudantes q não tem educação dentro da família e muito menos na escola , ele não colocou nenhuma ideologia ou mal caráter em nenhum estudante não a família não cuida o estado também não , aí a culpa é do Paulo freire , eles estão fugindo da responsabilidades deles e jogando a culpa nos outros.
@Renato UnREAL Em resumo foi o Criador da Passagem Automática de ano junto com o Mário Covas. Razão de Centenas de desabamentos Pelo Brasil afora. Falei Mentira? Viu a passarela do Bruno Covas do PSDB que desabou a duas semanas? Centenas de Obras do Pianista Paulo Maluf nunca deram Defeitos.
"Culpar Paulo Freire pelo fracasso da educação no brasil é muita calhordice!" O desvirtuamento das suas idéias é algo surreal. Colocar Paulo Freire abaixo de Olavo de Carvalho é muita sacanagem!
Por que o Brasil ocupa posição vergonhosa no PISA ? A quem cabe essa responsabilidade ? Por que muitos jovens "terminam" o ensino fundamental e não sabem redigir ? Tabuada então ... lamentável.
Paulo Freire nunca foi utilizado no Brasil o método que utilizamos é o método de Jean Piaget de ensino progressivo. Fora o sucateamento do ensino fundamental que existe, onde muitos estados e municípios investem o mínimo em educação para garantir que a massa permaneça na ignorância e continue voltando no programa neoliberal, fora o programa de contra educação que você encontra aqui no UA-cam onde canais de direita neoliberal fazem questão de ensinar tudo errado para as pessoas para as impedirem de aprender pois se você enche a cabeça da pessoa de coisa errada e a radicaliza para pensar que aquele conspiracionismo e a verdade verdadeira que todos estão tentando te esconder assim quando você se der de cara com a realidade vai pensar que é mentira e estão pensando em te doutrinar
@@williamfonsecalima5540 é graças a pessoas como você, com esse "estilo progressista" que chegamos ao Olimpo da Excelência Educacional. Qual é lugar ocupado pelo Brasil nos exames internacionais ? Hoje é fácil e tranquilo contratar jovens para ocupar uma vaga na indústria 4.0. Por que ? Ora, porque invariavelmente falam bem, escrevem idem e têm excelentes níveis de desenvolvimento interpessoal, com destaque para o atendimento ao cliente. Tudo isso graças a décadas do "progressismo" ... P Freire foi patrono da educação brasileira. Um educador que através da sua "pedagogia" incutia na mente dos adultos a importância de odiar. Era apenas o "ódio do bem". Quantas contribuições hein ?
Já que você é tão exclarecido nas ideias conspiratorias, me conta aí em que universo paralelo isso daí aconteceu? Ou você só se o forma por vídeo de UA-camr direitista mentiroso na internet? Já que nunca tivemos uma educação progressista, e sim uma sabotagem e sucateamento constante da educação, nada haver com o que dizia Paulo Freire ou qualquer outro educador no mundo!
@@williamfonsecalima5540 ora, ora ... onde você esteve nos últimos 25 anos ? Quem conduziu a educação brasileira ? Quem criou o mecanismo de aprovação automática no ensino fundamental ? Por que o Brasil, embora tenha uma economia classificada entre as 10 maiores do mundo, tem uma educação humilhante ? Você sabe o que é contratar funcionários jovens sem perspectivas de sucesso ? Fala sério esquerdista mequetrefe como todo esquerdista com ideias iguais. A esquerda só pensa em destruir a vida de crianças com essa maldita ideologia de gênero, soltar bandidos a torto a a direito, arruinar finanças públicas, destruir o amor à pátria, estimular a pedofilia, homo afetividade ... Tudo que não presta a esquerda apoia, quando então arruína. Fracos e incompetentes.
O gado fanático seja honesto com vc mesmo ,ele era um professor reconhecido nas maiores universidades do mundo. Não era militar e nem chefe do executivo ,a culpa da decadência da educação brasileira e culpa dos governantes,de todos que ocuparam o poder não de um único homem....... LAMBEDOR DE HEMORRÓIDA.... SEGUE O PASTO!!!!!!
Uma sugestão aos amigos movidos pela desinformação é ler o livro de Sergio Haddad, uma leitura agradável e ajuda a entender Paulo Freire, infelizmente acho difícil alguém que faz coro com Bolsonaro ler, mas não custa tentar trazer um pouco de luz.
@@paulofreirepatronodaeducac5331 sabe algo sobre isso: Paulo Freire é um plagiador! “Frank Charles Laubach (2 de setembro de 1884 - 11 de junho de 1970) foi um missionário protestante conhecido nos EUA e nas Filipinas como “O apóstolo dos analfabetos”. Esteve no Brasil em missão no governo Vargas. Freire o conheceu, e conheceu seu método qdo ele esteve em Pernambuco. Depois, esse método foi adotado pelo governo militar no instinto mobral. É verdade ou não?
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” (Paulo Freire) Tem muito oprimido querendo, e sendo o opressor , infelizmente!
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele . Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele. Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
O maior idiota que já existiu... Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire: “Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.) “Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.) “[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.) “A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.) “Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.) “A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.) “Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.) “Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.) Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
Educação verticalizada já é coisa do passado, hoje mesmo qualquer aluno tem protagonismo na sala de aula com a supervisão do professor, em seminários, discussões, entre outros. Eu sou do Rio Grande do Norte, estado que foi alvo do método de Freire, na cidade de Angicos. Se algum dos que falam mal aqui fossem até lá e perguntassem aos hoje idosos que são alfabetizados graças a ele a importância de Freire em suas vidas, calariam a boca. De toda forma, ouçam o podcast antes de falar merda. Paulo Freire é um exemplo aqui e no mundo. Caso discordem, vão às escolas da Europa pedir pra jogarem as obras dele fora 🤣. Só tem ódio de seu método quem detesta a ascenção da cidadania para o pobre e iletrado. Viva Paulo Freire!
Apresente documentos do ministério da educação dos países dizendo : " sim , nós utilizamos o método Paulo Freire em nosso sistema educacional ". Pronto. Ficar com esse discursinho frito e barato com o intuito de lacrar, não adianta nada
Investimento? Você não sabe o que você está falando. Procure dados de investimento em educação e você certamente mudará sua visão. Informe-se! investimento não foi o problema! O problema é o método;
Você já leu alguma página de qualquer obra dele? Ou está se baseando nos imbecis ditos formadores de opinião que infestam o UA-cam? Deixe de ser preguiçoso e leia um pouco. Não seja intelectualmente tutelado por terceiros.
@@leandrojunior2275 , parabéns ao patrono do fracasso educacional brasileiro, especialmente a "estoca vento". educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
@@leandrojunior2275 Brasil sempre nos últimos lugares na avaliação do Pisa. Gostaria que os " Paulo Freiristas" de araque explicassem isso. Bando de hipócritas. Foi Secretário de educação, e foi um FRACASSO !
@@leandrojunior2275 obra de ficção, q n da certo em lugar algum ??? To fora, prefiro ler coisas melhores e realistas.. aliás, gibi da Mônica deve ter mais conteúdo do q este patrono da deseducacao kkkk n existes saber, existem saberes diferentes kkkkkkkk geniuuuuuuu
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele . Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele. Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
Aí que está... Por muito tempo suas "obras" foram levadas tão a sério que extrapolou o "método". Criou-se uma mentalidade dualista da realidade, como se, em primeiro lugar, a realidade fosse algo tão fácil de definir e justamente querer dualizar é empobrecer e infantilizar o próprio conceito do que é um ser humano. Oras, uma das nossas maiores riquezas não é a diversidade? Querer incutir uma relação dual e conflituosa - "opressor vs oprimido" não é ir contra a própria diversidade? Boa noite.
Obs: concordo que quando falamos de algo tão amplo e complexo, não tem como colocar um único fator ou fato como culpado, mas como já disse antes, tem sim sua parcela.
@@andreluisgallo1982 Mas vc também deve levar em conta o contexto histórico. O primeiro projeto de alfabetização de adultos de Paulo Freire, foi no RN em uma época em que analfabetos não podiam votar e ele fez esse trabalho de empoderamento das pessoas, despertou o senso de importância de cada um, que poderiam fazer a diferença, mas que isso não era interessante para as elites, pois eles eram que podiam votar, pois eram alfabetizados e por consequência mentiam o status quo.
@@marcuscanesqui7525 Oi. Apesar de alfabetizar ter sim, seus méritos, alfabetizar para incutir uma ideologia, me desculpe a franqueza, não é libertar, mas sim aprisionar. Esse é um dos fatores mais contraditórios de Paulo Freire e suas obras.
Todo pensamento ideológico contém um certo teor poético. E por vezes uma pequena palavra muda todo o contexto. Dizem, “tiramos o papel central do professor na educação, o aluno passa a fazer o papel central da educação em busca de seu desenvolvimento pleno”. Por outro lado podemos dizer, “sim o professor desempenha o papel central na educação pois são os detentores do conhecimento em suas áreas específicas, e sendo assim sua principal função é conseguir o desenvolvimento pleno de seus alunos através de seus conhecimento”. Podemos observar que ambos os pensamentos tem um objetivo comum. O desenvolvimento pleno dos alunos. A diferença entre esses dois pensamentos consiste em que; o primeiro coloca o professor como pano de fundo, um mero coadjuvante e um profissional desvalorizado. Conseguem vocês identificar alguma sociedade com tais princípios? Por outro lado, o professor é , “O PROFESSOR’, um profissional valorizado, e com isto obtendo também mais responsabilidades, pois precisarão mostrar o porque são merecedores de tais títulos.
O maior idiota que já existiu... Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire: “Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.) “Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.) “[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.) “A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.) “Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.) “A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.) “Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.) “Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.) Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
É isso o mais temeroso do que Paulo Freire representa, desmotivar o esforço de ser Professor! Afinal são mestres que sabem mais, para passar o connhecimento! Dedicados e incansáveis, mas humanos passivos de erros! O que dever ser atento, é que o professor seja amplo na esposição do conteúdo de todas as vertentes e não unilateral!
Não sei de nada mesmo..... só sei que o ensino no Brasil é péssimo!!!!! Basta conferir nos índices internacionais pra constatar ou simplesmente dar um passeio nas universidades públicas pra ver a qualidade do nosso futuro!!!!!!
Graça a Paulo Freire não tenho o trabalho de ensina meus alunos. passo ele sem saber ler .é so passa pelo conselho escola e ta aprovado .4:30 ele não se filiou e ajudou a criar o PT .
Parabéns ao patrono educacional brasileiro educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
@@aloisiosantos7149 esse resultado do pisa, é o espelhos das políticas do pt, nada haver com Paulo Freire. Bolsonaro também não saber falar e um desqualificado.
@@ricardolima1018 , Paulo Freire foi o patrono, teve seu metodo aplicado na era do PT e a questão de falar ou escrever certo fica complicando devido as mudanças na língua portuguesa.
@@aloisiosantos7149 procura se informar Paulo Freire atuou por volta do ano de 1968, nessa época não existia o Pt. Queiroz se escreve com z ou s no final?
Sou professor de engenharia e isso só atrapalha. Recebo alunos que nao sabem fazer as quatro operações matemática. Se o professor nao é detentor do conhecimento (é só um intermediário) pode fechar todas as instituições de ensino.
Paulo Freire por Paulo Freire: Esta semana falou-se bastante em Paulo Freire, nosso "Patrono da Educação", e da suposta qualidade de seu método e legado. Este fato que segue vem para iluminar um pouquinho sobre quem foi o aclamado Professor. Um amigo pessoal muito próximo, ex-superintendente do HC - Hospital das Clínicas (médico de carreira sem nenhum envolvimento na política, escolhido na década dos 90 pelo então governo do PMDB para dirigir o maior hospital da América Latina) - por sua própria iniciativa - pediu uma audiência com o famoso Secretário de Educação do Município de São Paulo do PT, para solicitar seu apoio na implantação de seu método pedagógico inovador na nova escolinha primária para alfabetização de servidores (ajudantes) do HC. Para sua grande surpresa e decepção, o superintendente do HC foi extremamente mal recebido pelo Professor Dr. Honoris Causa Paulo Freire, que em menos de 10 minutos o despachou de forma estúpida, dizendo que não tinha nada a ver com a escolinha do HC e que não poderia ajudar em nada. Nada! Este é o Paulo Freire que poucos conhecem. Se seu método funciona ou não, não sei - ao que tudo indica, não. Mas, para mim, esse homenzinho bizarro e mal educado, de discurso político enganoso, adorador do justiciamento social de Che Guevara, que Freire dizia ter um caráter "amoroso", e que viveu para semear raiva e ressentimento e defender o ensino pela "causa", ficou devendo em múltiplos aspectos.
Resultado do PISA é resultado de política pública de educação, que é posta em prática por políticos. Construção acadêmica não faz diferença na quantificação de relatórios. Não entendi essa relação.... É pra tirar a responsabilidade da incompetência dos políticos?
Paulo Freire não foi aquele que fracassou como secretário de educação e considerado um usurpador de um método, ainda que fracassado, mas não de autoria dele ??. É esse seu herói??
Agora ta explicado porque os professores são tão humilhados com esses salários baixos que o governo sempre pagou, enquanto os deputados ganham 20 vezes mais e não fazem nada. Quem sabe se o "pai dos professores" fosse outro, teriam aprendido alguma coisa.
Se ninguém segue Paulo Freire no Brasil porquê então torná-lo PATRONO? Ideologia? Quiseram dar créditos a ele e agora, para fugir da responsabilidade do triste desempenho da Educação brasileira, estão dizendo que suas ideias não são adotadas no Brasil. Kkkkkkk Me polpem!
Tenho 32 anos e somente agora eu descobri quem é esse tal Paulo Freire. Rsrsrs Nunca tinha ouvido falar nesse senhor.! E muito menos seus métodos de aprendizadem.
Paulo Freire colocou um Presidente que afirmava que os Estados Unidos estava do outro lado do Atlântico e que Napoleão Bonaparte Invadiu a China. Bom professor e ótimo aluno É para rir ou chorar?
Paulo Freire é xingado por presidente que afirma não ter havido escravidão no Brasil e que os portugueses nunca pisaram na África( assista ao Roda Viva com o bolsoASNO ) E essa anta ainda acha que pode chamar o P. Freire de energúmeno? Sério? Kkkkkkk
Manipulação da mídia: a gente vê por aqui! Fui professora de escolas públicas (um cargo de manhã na prefeitura e outro de tarde no estado) - vivi na carne a amarga consequência cultural da pedagogia do coitadinho... a horizontalidade pensada por Freire é conceitualmente nobre e destrutiva na prática. Se devemos então considerar o conhecimento a partir do aluno e que o professor não é o detentor do conhecimento, então a partir dessa premissa a posição deste despenca de sua dignidade acadêmica, de sua valiosa experiência de vida, de sua função e o simplifica de forma que estes acúmulos de riqueza do saber, ficam totalmente desvalorizados. A tal da busca da construção a partir do diálogo, nos dias de hoje é quase uma utopia a saber pelo nível de apodrecimento moral, cultural e social que vem acontecendo ao longo do tempo. Com a inversão de valores, quem dá as cartas na sala de aula é o aluno (converse com qualquer professor de escolas públicas que não seja filiado a partidos políticos para constatarem isso). Eu mesma vi na cara pessoas do PT, PC do B, PSTU e PSOL com altos cargos dentro do governo defendendo a pedagogia do coitadinho, o método Piaget, as teses de Miguel Arroyo, e no entanto tinham seus filhos em escola particular, algias inclusive católicas! A hipocrisia é escancaradas e escandalosa, e obviamente, os filhos destes são os que alcançam mais condições de passar nos vestibulares das universidades federais, claro, pois assim se dá a perpetuação do domínio ideológico. Paulo Freire é de fato muito conhecido em varios países do mundo, isso é uma grande verdade, mas realmente dentre estes, pelo menos os que são de primeiro mundo, mencionam seu nome e sua obra como referência bibliográfica, assim como varios outros educadores de diversos outros países, mas com toda certeza, não adotam seu método, do contrário veriam seu sistema educacional apodrecer assim como o do Brasil (conseguem imaginar isso acontecendo em escolas por exemplo na Dinamarca, Suíça ou Noruega)? Esses países, por mais que possam conhecer a obra de Paulo Freire, não enxergam o aluno como coitadinho, como vítima, os veem como crianças, adolescentes e adultos que lá na sala de aula estão, para usufruir de seu direito de aprender! sem que isso signifique que o professor é um mero coadjuvante que tem de se reclinar, reduzir seu valor (moral, cultural e social) para que isso ocorra. E se o exemplo soa um sonho por serem países ricos, o que dizer de outros... Eu já viajei alguns países humildes da Ásia e mesmo sendo pobres o respeito ao professor é premissa fundamental uma vez que para os asiáticos o mais velho é sempre honrado por seu acúmulo de experiências e saberes: isso é a raiz da estrutura moral e cultural desses países. Para terminar, Hitler e Stálin também são famosos no mundo inteiro, seus feitos são estudados por acadêmicos de milhares de países e nem por isso seus regimes devem ser implementados por aí, pois bem se sabe de suas consequências.
O professor "não é" detentor do conhecimento? Ou seria: Não é o "único" detentor do conhecimento? E o que seria "conhecimento" pra senhora? Só acadêmico? Tem certeza que já leu alguma obra de Paulo Freire? Se leu, tem certeza que entendeu? Expressões como "pedagogia do coitadinho," parece nos revelar algum desconhecimento de sua parte.
@@evaldooliveira7253 Amigo, tenha argumentos mais inteligentes, questione as opiniões dela com elegância , não com esse discursinho barato de perguntas querendo lacrar ! Veritas simplesmente arregaçou com a falácia Esquerdalha. Não fique furioso por ela, com maestria, ter estourado " a bolha " em que vivem !..
Pode haver equívocos na obra de Paulo Freire como pode haver na obra de qualquer educador, o que é natural. Agora esculhambar com ele não é natural, nem lógico, nem decente. Esse desrespeito revela má fé, extrema ignorância, interesses mesquinhos da atual política brasileira e outras idiotices.
Acho que o Presidente economizou na crítica, brasileiro tem que deixar de ser trouxa e começar olhar para os exemplos de sucesso no Mundo e buscar implantar e aperfeiçoar esses modelos exemplares, modelos ideológicos como o de Paulo Freire são um notório retrocesso para a educação e o conhecimento. Comunismo tem que ser banido de qualquer País que queira liberdade e progresso.
Cidadão, onde foi aplicado Paulo Freire na educação básica? Na prática, fora do Brasil, ele é reconhecido em países como Inglaterra, EUA, Dinamarca, Estônia...
@@microcontrolecn5569 Apresente dados do ministério da educação destes países dizendo : " sim, nos utilizamos o método Paulo Freire em nosso sistema educacional". Provas concretas E não me venha com chorumelas ( dicionário online ) !.
Deram tanta liberdade para os alunos nessa tal pedagogia horizontal, q nós professores mal conseguimos ensinar. Estamos na sala de aula para administrar conflitos e nada mais, infelizmente impossível dar aula. Estudei muito para estar dentro de uma sala de aula e não poder realizar meu trabalho, a educação básica é uma mentira.
@@euzalinabarros3147 me poupe vc! Imagino q vc não seja da área de educação, não sabe oq fala, não tem a experiência de uma sala lotada de adolescentes mal educados.
@@lifehealth7506 minha cara eu sou professora com muito orgulho e você está enganada, eu sei o que estou dizendo. Agora se te incomoda tanto uma sala lotada , procura outra profissão. Ah!, e não esqueça, é essa sala lotada que paga teu salário, por que se você já esqueceu eles, os pais, todos nós pagamos impostos. Desculpa. Mas raiva não resolve nada. Vamos lutar por um salário melhor, vamos pra rua dizer é lutar por nossos direitos. Não precisamos de desunião, precisamos nos unir, por tenho a impressão que as coisas só tendem a piorar.
Se fosse bom não estaríamos ocupando essa posição no último lugar do mundo no PIZA. Era ativista político de esquerda. Não tem que ser patrono da Educação.
Onde foi aplicado o método? Primeiro que superlotação de classes e falta de investimento é que é o problema. As escolas que trabalhão aluno pensante em sua maioria são particulares, como Piaget. Antes de falar e apoiar Besteiras tem que ler sobre o assunto
O método de Paulo Freire, Anísio Teixeira e afins nunca foram aplicados no Brasil....Todos os governos, desde a ditadura, foram omissos com a educação e querem achar um bode expiatório.
O triste é a ignorância das pessoas...elas vêm para o youtube opinar, expressar seu conhecimento e é justamente um dos pilares do método do Paulo Freire. A contribuição, participação docente.
Por qual motivo, então, desde que fora colocada a maneira de Paulo Freire, o Brasil saiu de uma colocação interessante para o pior nível educacional de sua história????
O que me preocupa é o discurso dele;polêmico, ataques, acho que não é coerente. Penso que a postura de um presidente deve ser outra. O futuro logo chegará.
Nenhum método seja de Paulo Freire, Anísio Teixeira nunca foram aplicados aqui no Brasil, todos os governos, desde a ditadura, foram omissos com um plano de educação, agora querem achar um único culpado.Só trouxa para comprara essa retórica!!!!
Parabéns ao patrono do fracasso educacional brasileiro educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
Os livros deste cara só falam em revolução, Como este cara fala em diálogo? Elogia Che Guevara e diz que é justa a punição por morte à quem não concorda com a revolução. Está gente fala para quem não conhece nada deste cara e não sabe o que ele pregou.
@@eduardorodrigues6581 Todos sabem que Paulo Freire era fã ardoroso de Che Guevara e fazia elogios desavergonhados a Stálin, Mao Tsé e era um grande defensor do Marxismo. Chegou a ponto de falar que Chê Guevara era "amável " (😱😱) Sobre fuzilar oponentes, ou executar quem era contra o posicionamento Castrista, há um discurso de Che Guevara admitindo em Alto e bom som sobre isso na ONU ( busque aí no you tube). Portanto, se você fala que, um cidadão que admite fuzilar quem pensava diferente era " puro amor", vc só pode ser um defensor de assassinos
Tá na cara que não leu porcaria nenhuma, ela viu foi um vídeo daqueles UA-camrs Pseudo Liberais que tem aqui na internet que falam de livros que eles nem tem pra ler mas fala que sabe tudo do livro kkk
@@margarethkrause1718 não eu tô digitando isso com a força do pensamento. Cada pergunta idiota, digno do nível dessa gente que se acha esclarecido só pq crítica o que acha que e de esquerda mais na prática é só um bando de mané frustrado que não sabe porra nenhuma da vida
É muito blá, blá, blá e nada de prático. Esta de ficar valorizando a cultura popular de um povo atrasado e incapaz sequer de preparar a própria comida como acontece na maioria das casas brasileiras é tontice pura.
Oh, um debate entre adoradores do Freire... E O Adad (ou cómo se escreva) nunca leu a obra do próprio ídolo. Paulo Freire considerava que ter "pensamento crítico" era ter consciência da luta de classes.
@@euzalinabarros3147 Claro ! Pior isdo achamos a Pedagogia do Oprimido uma bosta, por que temos consciência da quantidade dos analfabetos funcionais que " infestam" o país...devido a essa pedagogia
Existe muita mitologia em torno de Paulo Freire que acaba sendo excessivamente criticado ou, o que é igualmente prejudicial, elogiado em demasia. Falta uma leitura imparcial do mesmo, o que é difícil de encontrar, até aqui passam uma visão parcial.
O que fica confuso é a associação que fazem da nossa atual educação com Paulo Freire, na minha opinão nossas escolas não fazem o uso correto dessa metodologia, começando até mesmo pela infraestrutura. Não sou a favor 100% de seu metodo, mas se for aplicada com certeza gerará um resultado positivo.
Um erro no vídeo - Freire empregou um método de alfabetização junto a um grupo de educadores em que alfabetizou cerca de 300 pessoas em 40 dias e não em 40 horas.
Paulo freire não tem culpa da má educação isso é culpa do governo que não investi no mesmo e cada um tem um jeito de aprender e tbm Devemos ensinar a pensar por si mesmos !
Porém na minha opinião não existe método que funciona ou não, existe o esforço muitos tiveram aula de francês com professores renomados e não aprenderam...outros trabalharam em uma padaria de um francês como foi o caso de Machado de Assis e aprendeu fluentemente!
Também fui enganado ao entrar aqui. É retrato do Estadão. É o aprodrecimento da informação. Esse pessoal que mentiu pra gente durante muito deve odiar as redes sociais. Estadão lixo. Globo lixo. Dória safado.
A questão é que os alunos do ensino médio não são formados com o seu método, muito menos os dos colégios particulares que se saíram abaixo dos alunos chineses.
@@Anderson_Anderas O maior idiota que já existiu... Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire: “Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.) “Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.) “[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.) “A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.) “Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.) “A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.) “Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.) “Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.) Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
@@jalencar7513 criticas a trabalhos há em qualquer âmbito, preciso ver quem são essas figuras e no que estavam envolvidos, qual a credibilidade que cada um tem na área. Sabemos disso, mas qual o consenso sobre o método de ensino dele? Vc por acaso já leu, sabe o que acham dele lá fora? posso mandar 50 vezes mais o que vc mandou falando bem do seu trabalho. Ele é o brasileiro mais citado em artigos acadêmicos mundo lá fora. Quem começou com essa babaquice foi o terraplanista Olavo de Carvalho, o cara que diz que fumar não faz mal, que a pepsi tem adoçante com fetos abortados, que estudou até a 4 série se diz filósofo com erros estúpidos de conceitos e falta de compreensão de outros tantos. vcs se apegaram tanto a uma ideia que não conseguem abandoná-la um segundo por ir estudar o outro lado. Vcs sentem prazer com isso, em reafirmar suas convicções.
@@Anderson_Anderas ele é mais citado mesmo. Lhe mostrei algumas dessas citações. Onde o método dele é aplicado? Lugar nenhum. O método de alfabetização atribuído a ele foi plagiado do missionário Laubach. O resto é só doutrinação ideológica. Paulo Freire é o pai dos doutrinadores brasileiros. Bolsonaro pode ser um troglodita, mas está falando a verdade. O brasileiro está sendo idiotizado sistematicamente. Olha como é idiota o pensamento dele: m.ua-cam.com/video/KzWjX7jjFHU/v-deo.html
A grande falha do sistema do Freire é igualar professores a alunos, e ensinar que o professor-autoridade é um símbolo do opressor. Que lástima! Esta forma de pensar erodiu a autoridade do professor em sala de aula, e não importa o método aplicado, se os alunos não obedecerem ao professor, não haverá educação possível. Hoje em dia não se pune aluno, os alunos agridem os professores, não há respeito, não há silêncio e não há nada que a escola possa fazer. Uma lástima.
@@lulimas Como não? Se você encarar o professor como um opositor, alguma autoridade contra quem você tem que se apor e vencer, então você vai tratá-lo com insubordinação, o que faz toda a diferença. Creia-me, eu já dei aula.
Há um equívoco quando se debate Paulo Freire, não questiono a pessoa e sim o que escreveu e o que fez como Método de Ensino! Para adultos naquela épica talvez como módo paleativo deu certo! Pra educação como um todo não funciona! E me desculpe, tirar a autiridade do Educador é a mesma coisa que tirar a autoridade dos Pais ou da Polícia, por exemplo!
Essa reportagem foi boa, para mostrar o nível dos seguidores do Estadão! Mostra também na maioria dos comentários o que anos de ditadura fizeram com a nossa educação. Produziu um grade número de tolos!
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele . Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele. Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
Um cara que escreve um livro elogiando Fidel Castro, Che Guevara, Mao Tsé-Tung e Lenin, ignorando totalmente o sangue que esses tiranos derramou, não tem meu respeito!
Realmente eu conheço toda historia deses DITADORES HISTORIAS HORRIVEIS COM GENOCIDIOS E TUDO MAIS e fiquei abismado do PAULO FEIRE ELOGIAR LENIN. STALIN. MAO TSETUNG.CHE GUEVARA. FIDEL CASTRO. Inclusive podrm ver na internet que yem um poster de PAULO FREIRE JUNTO DE MAO TSETUNG .per dizer que ele quer que nossos filhos admirem tambem eses monstros? Infelizmente, ainda hoje tem pessoa que nunca leram sobre comunismo para saber o quanto é triste sem liberdade, sem poder trabalhar em seu negocio sendo escravo do estado socialista.
Há que se ter mais que métodos para melhorar os índices educacionais brasileiros. Culpabilizar um dos educadores brasileiros ou os educadores em geral é no mínimo um desrespeito e um descaso com o papel do estado bem como com o direito a educação contido na própria carta magna brasileira.
FUI PETISTA E ADORAVA PAULO FREIRE. COMO EU QUERIA QUE O GOVERNO MILITAR ASSUMISSE O PODER NOVAMENTE. VIVI NA ÉPOCA E NÃO TENHO QUEIXA NENHUMA DO GOVERNO MILITAR.
Nada, muita gente também gosta, tem outros países que até estudam eles e consideram ele pra caramba. Mas quem não gosta e não tem mta educação fica falando nos comentários que ele é comunista, doutrinador etc, enquanto quem gosta, continua gostando e aprendendo bastante
@@Bruno-om4ui Se nunca foi aplicado como saber? vc está fazendo uma dedução controversa. Se está ruim porque nunca foi aplicado, a solução , então, seria plicar!!!!
Pedagogia, um ramo que deveria ser estudado por pessoas muito inteligentes tamanha a sua importância, mas o que ocorre é o contrário, a maioria dos que se dedicam ao tema são as pessoas mais burras da sociedade. Talvez por isto se deixem impressionar tanto por este ensacador de vento, que usa uma barba grande para parecer um profeta.
Parabéns ao patrono do fracasso educacional do Brasil, em especial a estoquista de vento. educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
O atual ministro da educação não faz ideia de quem foi Paulo freire .O ministro quer culpar o comportamento dos alunos a metodologia de Paulo freire mais Paulo apenas queria q o conhecimento fosse oportunidade de todos tanto do educador quanto do educando, assim haveria uma troca de informações mais ampla . Mais o governo fala como se Paulo fosse culpado da má gestão dos recursos , da violência nas escolas. A educação no tocante ao respeito , bom comportamento a pessoa tem dentro de casa . Se esses primeiros fundamento não lhe é conhecido é lógico q o jovem não vai ter no meio da sociedade .
O ponto de partida e o ponto de chegada, chama se, competências , potencial , inteligências múltiplas ,do povo brasileiro!!!!! A linha do tempo, confirma e reafirmar. Reflitamos sobre a toga. Conhecimento é poder.... Conhecimento liberta ,os que tentaram aprisionar pela fé,.o pecado,imposto ,como pré condições para atravessarmos o mar vermelho,fungindo dos faróis,.e conquistarmos Canaã, a terra da promessa, ao povo da fé cristã.....Que viria o messias.... A problemática,.... problematização nacional e internacional, o melhor o objeto de pesquisa, .... início,. França e a revolução francesa, seguida das demais revoluções. No que diz respeito aos valores éticos e morais,a família,constituida do homem e da mulher.....
Antes de Paulo Freire temos Darcy ribeiro , senador mineiro e a lopeb. Somente hoje a historia confirma que ele foi usado pela teologia da libertaçao para colocar no poder o ex presidente Luís inàcio da silva. O método/metodologia ( Paulo Freire) está vinculada à cogniçâo individual do educando .(respeito ao saber local o contexto que envolve o aluno) Artesanato, gastronomia, crença (mitos) vida primitiva que compromete à educação moderna cristã, a educaçao familiar tradicional A critica à educaçao bancária refere se à escola tradicional , a ùnica escola com ato politico, capaz de assegurar o saber sistematizado , obedecendo as normas e padrôes gramaticais do nosso idioma português./ Brasil. Na escrita formalizada( publicaçoes segue se a estrutura gramática brasileira. Infelizmente confundiu se , educaçao apartir das vivências locais, com a educaçâo bancária( Max weber onde prevalece a cogniçâo individual para a formaçao dos intelectuais ) A atualidade brasileira revela as intençoes de má fé escondida por trás da escola ,da familia, o voto 16 anos.... contudo, corrupçao e impunidade. o aumento do analfabetismo , o analfabetismo funcional , somente sìmbolos, códigos e nao sabe interpretar o que esta escrita.etc o voto , a urna eletrônica e os botôes .As atividades mecânicas no contexto da globalizaçao da economia , secxx. As tecnologias sao recursos .....jamais substituirão o ato de pensar.O pensamento lógico. Todas as máquinas é o resultado , a efetivaçao , a materializaçao da idéia.( ideias)
O maior idiota que já existiu... Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire: “Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.) “Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.) “[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.) “A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.) “Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.) “A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.) “Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.) “Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.) Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
O livro "o poste mijando no cachorro "de Paulo Freire e muito interessante. Alunos ensinando professores a ser analfabetos e irem pra escola pra não fazerem nada .
@Renato UnREAL E você é um completo idiota, que não sabe sequer a diferença entre comunismo e socialismo. Umberto Eco tinha plena razão quando dizia que a internet deu voz a uma legião de imbecis. Orgulham-se da própria ignorância.
Esse metodo q paulo freire plagiou de um q foi usado na india está na cara de qqr um: adultos analfabetos, crianças semi alfabetizadas e um estado q penaliza profs q reprovam tais alunos. Resultado?...vjm o escore internacional da educaçao brasileira..agora é só ler, se é q algum desses defensores conseguem ler..
O maior idiota que já existiu... Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire: “Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.) “Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.) “[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.) “A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.) “Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.) “A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.) “Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.) “Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.) Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
"Quem esse Paulo Freire energúmeno pensa que é?! Ele acha que os pobres pensam, que podem aprender e podem adquirir senso crítico, pobre só tem que conhecer o 38, pra votar em mim ou pra levar tiro na testa se for contra mim, tá oquei?! kkkkk" Bolsonaro, Jair.
@@Bruno-om4ui, mas é, e até em grande parte da escolas particulares brasileiras o construtivismo é utilizado, já as escolas públicas, dos pobres estão querendo militarizar...
@@Bruno-om4ui, como patrono é uma coisa meio difícil porque envolve a questão de nacionalismo, além de Paulo Freire ser relativamente contemporâneo e os países com melhor educação serem seculares, porém se você tiver assistido o vídeo acima, viu que ele é o terceiro autor mais citado no MUNDO na área de humanas.
rodrigo duarte o que é bom a gente copia. Se tem países com ótimos níveis de educação no mundo como a Coreia do Sul. Pq ao invés de usar ou tentar usar o método Paulo Freire só por uma questão de nacionalismo, nós não copiamos os métodos que comprovadamente funcionam em outros países?
Faz sentido a forma de ensino dele .... Jesus usava essa técnica ele ensinava por parábolas que condiziam com a vivência daquelas pessoas pastores de ovelhas donos de Vinhedo etc... lembrando que eu sou a favor do atual governo 🇧🇷
O método Paulo Freire nunca foi usado no Brasil. Outra, seu método era principalmente para alfabetização de adultos. Na verdade ele nunca teve exatamente um método, mas digamos que suas ideias pedagógicas na alfabetização e na Educação nunca foram usadas aqui.
falo falo falo sem virgula e sem ponto e disse q esse tal de filosofo é alguém q ninguém sabe nada e ele mesmo nada falou só disse e disse q é e q nada é q acha q é o q acha, vai dormir bando de sem assunto, qr atacar alguém importante tenha verdadeiros argumentos, qndo se diz q o cara é baixo nível, fim de conversa, tenha a verdade nos argumentos! ...
A ignorância criticando um homem que só lutou contra a ignorância. Era se se esperar...infelizmente.
Paulo Freire é um dos responsáveis da desgraça da educação brasileira
@@josuejunior5255 os militares durante a ditadura são responsáveis pela desgraça da educação brasileira, não seja canalha
@@DiegoPereiradelemosForam em 1980. ... Depois disso o responsável é o PT pobre mais pobre. Lula falou que o pobre que ganha dinheiro deixa de votar nele.... E agora??? Kkkk
O PT nunca utilizou Paulo Freire na Educação em 14 anos não houve um único programa de alfabetização de jovens e adultos.Cristovan Buarque que era discípulo de Freire e queria alfabetizar adultos não conseguiu.
Kkkkkkkkkkkkk
A Esquerda sempre vai negar o fracasso de um admirador de Stálin
@@bom-vinho5660 até porque o regime militar foi bem eficaz no combate ao analfabetismo... Uma pesquisada no google e a gente descobre o quanto essa direita lambe botas "ajudou" o Brasil
O "pecado" de Paulo Freire foi querer ensinar o pobre a ler e escrever, a pensar a raciocinar...
Seu método parte da realidade de vida do aluno, que no caso das camadas mais pobres da sociedade principalmente, seria fundamental para despertar o interesse e gosto pelos estudos.
Mas, pelo nível dos comentários podemos ver que o método de Paulo Freire não foi aplicado no Brasil.
Após 82 a Esquerda só educou para Pancadãos, Assassinatos em Catedrais, nos cinemas, afogamento em trotes na USP, Criação de Cracolândia e outros males. Quem ler Gustavo Barroso, Henry Ford, Eça de Queiroz dá para entender. Ver se o Paulo Freire recomendaria o livro, "O Judeu Internacional" de Henry Ford? Nem o Villa. Importei.
Por isso q ele hoje é crucificado, por mostrar q é possível ensinar pessoas a pensar a ter um olhar crítico. Querem jogar a culpa de uma classe de estudantes q não tem educação dentro da família e muito menos na escola , ele não colocou nenhuma ideologia ou mal caráter em nenhum estudante não a família não cuida o estado também não , aí a culpa é do Paulo freire , eles estão fugindo da responsabilidades deles e jogando a culpa nos outros.
@Renato UnREAL Em resumo foi o Criador da Passagem Automática de ano junto com o Mário Covas. Razão de Centenas de desabamentos Pelo Brasil afora. Falei Mentira? Viu a passarela do Bruno Covas do PSDB que desabou a duas semanas? Centenas de Obras do Pianista Paulo Maluf nunca deram Defeitos.
Todos que adoram os Políticos usam a Palavra POBRE para subirem na vida. Quanto mais pobres Existentes maior lucro nas Urnas. Falei Mentira?
@Renato UnREAL , pq tanta agressividade?
"Culpar Paulo Freire pelo fracasso da educação no brasil é muita calhordice!" O desvirtuamento das suas idéias é algo surreal. Colocar Paulo Freire abaixo de Olavo de Carvalho é muita sacanagem!
Por que o Brasil ocupa posição vergonhosa no PISA ? A quem cabe essa responsabilidade ? Por que muitos jovens "terminam" o ensino fundamental e não sabem redigir ? Tabuada então ... lamentável.
Paulo Freire nunca foi utilizado no Brasil o método que utilizamos é o método de Jean Piaget de ensino progressivo. Fora o sucateamento do ensino fundamental que existe, onde muitos estados e municípios investem o mínimo em educação para garantir que a massa permaneça na ignorância e continue voltando no programa neoliberal, fora o programa de contra educação que você encontra aqui no UA-cam onde canais de direita neoliberal fazem questão de ensinar tudo errado para as pessoas para as impedirem de aprender pois se você enche a cabeça da pessoa de coisa errada e a radicaliza para pensar que aquele conspiracionismo e a verdade verdadeira que todos estão tentando te esconder assim quando você se der de cara com a realidade vai pensar que é mentira e estão pensando em te doutrinar
@@williamfonsecalima5540 é graças a pessoas como você, com esse "estilo progressista" que chegamos ao Olimpo da Excelência Educacional. Qual é lugar ocupado pelo Brasil nos exames internacionais ? Hoje é fácil e tranquilo contratar jovens para ocupar uma vaga na indústria 4.0. Por que ? Ora, porque invariavelmente falam bem, escrevem idem e têm excelentes níveis de desenvolvimento interpessoal, com destaque para o atendimento ao cliente. Tudo isso graças a décadas do "progressismo" ... P Freire foi patrono da educação brasileira. Um educador que através da sua "pedagogia" incutia na mente dos adultos a importância de odiar. Era apenas o "ódio do bem". Quantas contribuições hein ?
Já que você é tão exclarecido nas ideias conspiratorias, me conta aí em que universo paralelo isso daí aconteceu? Ou você só se o forma por vídeo de UA-camr direitista mentiroso na internet? Já que nunca tivemos uma educação progressista, e sim uma sabotagem e sucateamento constante da educação, nada haver com o que dizia Paulo Freire ou qualquer outro educador no mundo!
@@williamfonsecalima5540 ora, ora ... onde você esteve nos últimos 25 anos ? Quem conduziu a educação brasileira ? Quem criou o mecanismo de aprovação automática no ensino fundamental ? Por que o Brasil, embora tenha uma economia classificada entre as 10 maiores do mundo, tem uma educação humilhante ? Você sabe o que é contratar funcionários jovens sem perspectivas de sucesso ? Fala sério esquerdista mequetrefe como todo esquerdista com ideias iguais. A esquerda só pensa em destruir a vida de crianças com essa maldita ideologia de gênero, soltar bandidos a torto a a direito, arruinar finanças públicas, destruir o amor à pátria, estimular a pedofilia, homo afetividade ... Tudo que não presta a esquerda apoia, quando então arruína. Fracos e incompetentes.
O gado fanático seja honesto com vc mesmo ,ele era um professor reconhecido nas maiores universidades do mundo. Não era militar e nem chefe do executivo ,a culpa da decadência da educação brasileira e culpa dos governantes,de todos que ocuparam o poder não de um único homem.......
LAMBEDOR DE HEMORRÓIDA....
SEGUE O PASTO!!!!!!
Uma sugestão aos amigos movidos pela desinformação é ler o livro de Sergio Haddad, uma leitura agradável e ajuda a entender Paulo Freire, infelizmente acho difícil alguém que faz coro com Bolsonaro ler, mas não custa tentar trazer um pouco de luz.
Wellisson Oliveira BR. Não sou muito fã do Lula. Mas é essa é a sua mentalidade? " Lula Ladrão" ? Rrsrs
@@vitalmachado9232 Quem falou de Lula? 🤣 estão batendo pino já?
@@oliveira7932 Quem falou de Lula? 🤣 Estão batendo pino já?
Isso é verdade Paulo Freire Patrono da Educação , rsrs
@@paulofreirepatronodaeducac5331 sabe algo sobre isso: Paulo Freire é um plagiador! “Frank Charles Laubach (2 de setembro de 1884 - 11 de junho de 1970) foi um missionário protestante conhecido nos EUA e nas Filipinas como “O apóstolo dos analfabetos”. Esteve no Brasil em missão no governo Vargas. Freire o conheceu, e conheceu seu método qdo ele esteve em Pernambuco. Depois, esse método foi adotado pelo governo militar no instinto mobral. É verdade ou não?
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” (Paulo Freire)
Tem muito oprimido querendo, e sendo o opressor , infelizmente!
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele .
Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele.
Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
O maior idiota que já existiu...
Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
Vejo tanta ignorância nesses comentários!! Gente que chama Paulo Freire de doutrinador mas que acha que deus manda no céu e Bolsonaro na terra.
Educação verticalizada já é coisa do passado, hoje mesmo qualquer aluno tem protagonismo na sala de aula com a supervisão do professor, em seminários, discussões, entre outros. Eu sou do Rio Grande do Norte, estado que foi alvo do método de Freire, na cidade de Angicos. Se algum dos que falam mal aqui fossem até lá e perguntassem aos hoje idosos que são alfabetizados graças a ele a importância de Freire em suas vidas, calariam a boca. De toda forma, ouçam o podcast antes de falar merda. Paulo Freire é um exemplo aqui e no mundo. Caso discordem, vão às escolas da Europa pedir pra jogarem as obras dele fora 🤣. Só tem ódio de seu método quem detesta a ascenção da cidadania para o pobre e iletrado. Viva Paulo Freire!
Apresente documentos do ministério da educação dos países dizendo : " sim , nós utilizamos o método Paulo Freire em nosso sistema educacional ". Pronto. Ficar com esse discursinho frito e barato com o intuito de lacrar, não adianta nada
Deus me livre deste imbecil..paulo Freire
A direita tenta desviar o foco do problema tratando como se fosse puramente ideológico, quando na verdade é um problema de investimento e gestão
Como assim kkkk, vc ta distorcendo as coisas colega, o que não tira o fato de que o problema maior é sim ideológico
Investimento?
Você não sabe o que você está falando.
Procure dados de investimento em educação e você certamente mudará sua visão.
Informe-se!
investimento não foi o problema!
O problema é o método;
@@clebermatias8103 Investimento não é o problema? Hahahahahahahaha. Gado é foda. Fala isso pra crianças da escola de lata
Não tem nada a ver Gestão com Educação Ricardo Medina.
@@emfraridades7261 quem é vc pra chamar o cara de gado ? Vc com essa retórica, nitidamente está do lado de quem cortou 10 milhões da educação
Paulo Freire deve se revirar no túmulo ao ser criticado por medíocres com Olavo, Abraham e Bolsonaro!
Não chegam aos pés
O patrono da educação no Brasil.. isto explica nossa educação sensacional
Você já leu alguma página de qualquer obra dele? Ou está se baseando nos imbecis ditos formadores de opinião que infestam o UA-cam? Deixe de ser preguiçoso e leia um pouco. Não seja intelectualmente tutelado por terceiros.
@@leandrojunior2275 , parabéns ao patrono do fracasso educacional brasileiro, especialmente a "estoca vento". educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
Resposta perfeita kkkkkk
@@leandrojunior2275 Brasil sempre nos últimos lugares na avaliação do Pisa. Gostaria que os " Paulo Freiristas" de araque explicassem isso. Bando de hipócritas.
Foi Secretário de educação, e foi um FRACASSO !
@@leandrojunior2275 obra de ficção, q n da certo em lugar algum ??? To fora, prefiro ler coisas melhores e realistas.. aliás, gibi da Mônica deve ter mais conteúdo do q este patrono da deseducacao kkkk n existes saber, existem saberes diferentes kkkkkkkk geniuuuuuuu
Vcs chamam um mais um filósofo de esquerda pra dar o ponto de vista dele.
Assim não vale.
Concordo plenamente. Opinião de quem só concorda é muito fácil.
Quem mais teve acesso à esse tipo de educação foram os filhos dos ricos, que vivem colocando os pobres em péssima condição de vida.
Concordo
Um sistema de educação é avaliado pelo tempo. O tempo passou e o que vemos é um fracasso total da educação. Não preciso dizer mais nada.
👏👏👏👏👏👏👏
NÃO o aceito como patrono da educação no BRASIL. O método dele emburreceu os brasileiros.
Nossa, que pena. O Brasil sente muito com sua opinião kkkk
Método de Paulo Freire trouxe um grande atraso para a Educação do ensino público.
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele .
Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele.
Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
Pq Anete?
@@natanreis8791 Qual a doutrinação das escolas hj?
Eu não vi nenhuma "doutrinação" nas escolas.
Culpar o fracasso da educação por causa do método, é oportunismo barato.
São pessoas que caíram na lábia do Olavo de Carvalho
Aí que está...
Por muito tempo suas "obras" foram levadas tão a sério que extrapolou o "método".
Criou-se uma mentalidade dualista da realidade, como se, em primeiro lugar, a realidade fosse algo tão fácil de definir e justamente querer dualizar é empobrecer e infantilizar o próprio conceito do que é um ser humano.
Oras, uma das nossas maiores riquezas não é a diversidade?
Querer incutir uma relação dual e conflituosa - "opressor vs oprimido" não é ir contra a própria diversidade?
Boa noite.
Obs: concordo que quando falamos de algo tão amplo e complexo, não tem como colocar um único fator ou fato como culpado, mas como já disse antes, tem sim sua parcela.
@@andreluisgallo1982 Mas vc também deve levar em conta o contexto histórico. O primeiro projeto de alfabetização de adultos de Paulo Freire, foi no RN em uma época em que analfabetos não podiam votar e ele fez esse trabalho de empoderamento das pessoas, despertou o senso de importância de cada um, que poderiam fazer a diferença, mas que isso não era interessante para as elites, pois eles eram que podiam votar, pois eram alfabetizados e por consequência mentiam o status quo.
@@marcuscanesqui7525 Oi.
Apesar de alfabetizar ter sim, seus méritos, alfabetizar para incutir uma ideologia, me desculpe a franqueza, não é libertar, mas sim aprisionar.
Esse é um dos fatores mais contraditórios de Paulo Freire e suas obras.
Todo pensamento ideológico contém um certo teor poético. E por vezes uma pequena palavra muda todo o contexto. Dizem, “tiramos o papel central do professor na educação, o aluno passa a fazer o papel central da educação em busca de seu desenvolvimento pleno”. Por outro lado podemos dizer, “sim o professor desempenha o papel central na educação pois são os detentores do conhecimento em suas áreas específicas, e sendo assim sua principal função é conseguir o desenvolvimento pleno de seus alunos através de seus conhecimento”. Podemos observar que ambos os pensamentos tem um objetivo comum. O desenvolvimento pleno dos alunos. A diferença entre esses dois pensamentos consiste em que; o primeiro coloca o professor como pano de fundo, um mero coadjuvante e um profissional desvalorizado. Conseguem vocês identificar alguma sociedade com tais princípios? Por outro lado, o professor é , “O PROFESSOR’, um profissional valorizado, e com isto obtendo também mais responsabilidades, pois precisarão mostrar o porque são merecedores de tais títulos.
O maior idiota que já existiu...
Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
É isso o mais temeroso do que Paulo Freire representa, desmotivar o esforço de ser Professor! Afinal são mestres que sabem mais, para passar o connhecimento! Dedicados e incansáveis, mas humanos passivos de erros! O que dever ser atento, é que o professor seja amplo na esposição do conteúdo de todas as vertentes e não unilateral!
Não sei de nada mesmo..... só sei que o ensino no Brasil é péssimo!!!!! Basta conferir nos índices internacionais pra constatar ou simplesmente dar um passeio nas universidades públicas pra ver a qualidade do nosso futuro!!!!!!
O metodo dele nunca foi implantado no brasil.
Graça a Paulo Freire não tenho o trabalho de ensina meus alunos. passo ele sem saber ler .é so passa pelo conselho escola e ta aprovado .4:30 ele não se filiou e ajudou a criar o PT .
O atual ministro da educação, escreve errado, não pode opinar!
É, esse cara não ajuda tbm, pqp!
Parabéns ao patrono educacional brasileiro educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
@@aloisiosantos7149 esse resultado do pisa, é o espelhos das políticas do pt, nada haver com Paulo Freire. Bolsonaro também não saber falar e um desqualificado.
@@ricardolima1018 , Paulo Freire foi o patrono, teve seu metodo aplicado na era do PT e a questão de falar ou escrever certo fica complicando devido as mudanças na língua portuguesa.
@@aloisiosantos7149 procura se informar Paulo Freire atuou por volta do ano de 1968, nessa época não existia o Pt. Queiroz se escreve com z ou s no final?
A atual educação do Brasil é simplesmente o reflexo desse método de aprendizagem.
Pode citar onde o método freireano está sendo usado nesse exato momento? De qual livro ou trecho reflete a nossa educação?
O que importa é resultado, os fatos mostram um desastre na educação do país.
Sou professor de engenharia e isso só atrapalha. Recebo alunos que nao sabem fazer as quatro operações matemática. Se o professor nao é detentor do conhecimento (é só um intermediário) pode fechar todas as instituições de ensino.
Grande Paulo Freire 100% brasileiro grande homem da nossa história.
Paulo Freire foi um ícone da educação. Era a favor da educação e amor.
Paulo Freire por Paulo Freire: Esta semana falou-se bastante em Paulo Freire, nosso "Patrono da Educação", e da suposta qualidade de seu método e legado. Este fato que segue vem para iluminar um pouquinho sobre quem foi o aclamado Professor.
Um amigo pessoal muito próximo, ex-superintendente do HC - Hospital das Clínicas (médico de carreira sem nenhum envolvimento na política, escolhido na década dos 90 pelo então governo do PMDB para dirigir o maior hospital da América Latina) - por sua própria iniciativa - pediu uma audiência com o famoso Secretário de Educação do Município de São Paulo do PT, para solicitar seu apoio na implantação de seu método pedagógico inovador na nova escolinha primária para alfabetização de servidores (ajudantes) do HC.
Para sua grande surpresa e decepção, o superintendente do HC foi extremamente mal recebido pelo Professor Dr. Honoris Causa Paulo Freire, que em menos de 10 minutos o despachou de forma estúpida, dizendo que não tinha nada a ver com a escolinha do HC e que não poderia ajudar em nada. Nada!
Este é o Paulo Freire que poucos conhecem. Se seu método funciona ou não, não sei - ao que tudo indica, não. Mas, para mim, esse homenzinho bizarro e mal educado, de discurso político enganoso, adorador do justiciamento social de Che Guevara, que Freire dizia ter um caráter "amoroso", e que viveu para semear raiva e ressentimento e defender o ensino pela "causa", ficou devendo em múltiplos aspectos.
Pronto, esquerdistas. Mais uma para vocês tentarem defender esse embusteiro e enganador chamado Paulo Freire
Resultado do PISA é resultado de política pública de educação, que é posta em prática por políticos. Construção acadêmica não faz diferença na quantificação de relatórios. Não entendi essa relação.... É pra tirar a responsabilidade da incompetência dos políticos?
Parece isso!
Grande educador Paulo Freire
Paulo Freire, se vivo fosse, perguntaria: Quem é Bolsonaro??? Eu responderia: Olha, Sr. Paulo, nem pra ser "energúmeno", essa besta serviria.
Paulo Freire não foi aquele que fracassou como secretário de educação e considerado um usurpador de um método, ainda que fracassado, mas não de autoria dele ??. É esse seu herói??
: Estudem os métodos do
Paulo Freire , procurem saber quem foi o pai dos professores e aí tirem as conclusões de quem. é
o verdareiro Energúmeno.
Método que nunca funcionou em lugar algum. Apresente algum país de ponta na educação que utiliza esse embusteiro?..
Agora ta explicado porque os professores são tão humilhados com esses salários baixos que o governo sempre pagou, enquanto os deputados ganham 20 vezes mais e não fazem nada. Quem sabe se o "pai dos professores" fosse outro, teriam aprendido alguma coisa.
@@gustavopereira5242 justamente, só professores burro acreditam nele
Se ninguém segue Paulo Freire no Brasil porquê então torná-lo PATRONO? Ideologia? Quiseram dar créditos a ele e agora, para fugir da responsabilidade do triste desempenho da Educação brasileira, estão dizendo que suas ideias não são adotadas no Brasil. Kkkkkkk Me polpem!
Tenho 32 anos e somente agora eu descobri quem é esse tal Paulo Freire. Rsrsrs
Nunca tinha ouvido falar nesse senhor.! E muito menos seus métodos de aprendizadem.
E a culpa é de quem?
Melhor ficar sem saber, ele é um lixo
CONHECIMENTO E SENSO CRÍTICO...TUDO O QUÊ OS FASCISTAS NÃO QUERIAM E CONTINUAM NÃO QUERENDO QUE O POVO TENHA!!!!!
Paulo Freire colocou um Presidente que afirmava que os Estados Unidos estava do outro lado do Atlântico e que Napoleão Bonaparte Invadiu a China. Bom professor e ótimo aluno É para rir ou chorar?
Paulo Freire é xingado por presidente que afirma não ter havido escravidão no Brasil e que os portugueses nunca pisaram na África( assista ao Roda Viva com o bolsoASNO ) E essa anta ainda acha que pode chamar o P. Freire de energúmeno? Sério? Kkkkkkk
Manipulação da mídia: a gente vê por aqui!
Fui professora de escolas públicas (um cargo de manhã na prefeitura e outro de tarde no estado) - vivi na carne a amarga consequência cultural da pedagogia do coitadinho... a horizontalidade pensada por Freire é conceitualmente nobre e destrutiva na prática. Se devemos então considerar o conhecimento a partir do aluno e que o professor não é o detentor do conhecimento, então a partir dessa premissa a posição deste despenca de sua dignidade acadêmica, de sua valiosa experiência de vida, de sua função e o simplifica de forma que estes acúmulos de riqueza do saber, ficam totalmente desvalorizados. A tal da busca da construção a partir do diálogo, nos dias de hoje é quase uma utopia a saber pelo nível de apodrecimento moral, cultural e social que vem acontecendo ao longo do tempo. Com a inversão de valores, quem dá as cartas na sala de aula é o aluno (converse com qualquer professor de escolas públicas que não seja filiado a partidos políticos para constatarem isso). Eu mesma vi na cara pessoas do PT, PC do B, PSTU e PSOL com altos cargos dentro do governo defendendo a pedagogia do coitadinho, o método Piaget, as teses de Miguel Arroyo, e no entanto tinham seus filhos em escola particular, algias inclusive católicas! A hipocrisia é escancaradas e escandalosa, e obviamente, os filhos destes são os que alcançam mais condições de passar nos vestibulares das universidades federais, claro, pois assim se dá a perpetuação do domínio ideológico. Paulo Freire é de fato muito conhecido em varios países do mundo, isso é uma grande verdade, mas realmente dentre estes, pelo menos os que são de primeiro mundo, mencionam seu nome e sua obra como referência bibliográfica, assim como varios outros educadores de diversos outros países, mas com toda certeza, não adotam seu método, do contrário veriam seu sistema educacional apodrecer assim como o do Brasil (conseguem imaginar isso acontecendo em escolas por exemplo na Dinamarca, Suíça ou Noruega)? Esses países, por mais que possam conhecer a obra de Paulo Freire, não enxergam o aluno como coitadinho, como vítima, os veem como crianças, adolescentes e adultos que lá na sala de aula estão, para usufruir de seu direito de aprender! sem que isso signifique que o professor é um mero coadjuvante que tem de se reclinar, reduzir seu valor (moral, cultural e social) para que isso ocorra. E se o exemplo soa um sonho por serem países ricos, o que dizer de outros... Eu já viajei alguns países humildes da Ásia e mesmo sendo pobres o respeito ao professor é premissa fundamental uma vez que para os asiáticos o mais velho é sempre honrado por seu acúmulo de experiências e saberes: isso é a raiz da estrutura moral e cultural desses países.
Para terminar, Hitler e Stálin também são famosos no mundo inteiro, seus feitos são estudados por acadêmicos de milhares de países e nem por isso seus regimes devem ser implementados por aí, pois bem se sabe de suas consequências.
O professor "não é" detentor do conhecimento?
Ou seria: Não é o "único" detentor do conhecimento?
E o que seria "conhecimento" pra senhora?
Só acadêmico?
Tem certeza que já leu alguma obra de Paulo Freire?
Se leu, tem certeza que entendeu?
Expressões como "pedagogia do coitadinho," parece nos revelar algum desconhecimento de sua parte.
O maior desejo do oprimido é ser o opressor! Paulo Freire tinha razão!
Ótimo texto, expressou a realidade da educação, sei bem, pois sou professora.
@@evaldooliveira7253 Amigo, tenha argumentos mais inteligentes, questione as opiniões dela com elegância , não com esse discursinho barato de perguntas querendo lacrar ! Veritas simplesmente arregaçou com a falácia Esquerdalha. Não fique furioso por ela, com maestria, ter estourado " a bolha " em que vivem !..
Pode haver equívocos na obra de Paulo Freire como pode haver na obra de qualquer educador, o que é natural. Agora esculhambar com ele não é natural, nem lógico, nem decente. Esse desrespeito revela má fé, extrema ignorância, interesses mesquinhos da atual política brasileira e outras idiotices.
Equívocos??? Admirar assassinos como Chê Guevara é equívoco?!?!!
Ah, meu , vem falar merda não
Acho que o Presidente economizou na crítica, brasileiro tem que deixar de ser trouxa e começar olhar para os exemplos de sucesso no Mundo e buscar implantar e aperfeiçoar esses modelos exemplares, modelos ideológicos como o de Paulo Freire são um notório retrocesso para a educação e o conhecimento. Comunismo tem que ser banido de qualquer País que queira liberdade e progresso.
O governo chinês discorda disso. Qual o país comunista com um PIB de 12 trilhões?
Cidadão, onde foi aplicado Paulo Freire na educação básica?
Na prática, fora do Brasil, ele é reconhecido em países como Inglaterra, EUA, Dinamarca, Estônia...
@@microcontrolecn5569 Apresente dados do ministério da educação destes países dizendo : " sim, nos utilizamos o método Paulo Freire em nosso sistema educacional". Provas concretas
E não me venha com chorumelas ( dicionário online ) !.
@@articwave kkkkkkkkkkk Vc devia fazer stand up...
@@bom-vinho5660 então você ainda não pesquisou onde o legado do Paulo Freire é aplicado?
Ora! Mas tu é um vagabundo!
Deram tanta liberdade para os alunos nessa tal pedagogia horizontal, q nós professores mal conseguimos ensinar. Estamos na sala de aula para administrar conflitos e nada mais, infelizmente impossível dar aula. Estudei muito para estar dentro de uma sala de aula e não poder realizar meu trabalho, a educação básica é uma mentira.
Que hipocrisia. Que desculpa esfarrapada. Aquela época, era ditadura, alunos não tinham liberdade. Me poupe.
@@euzalinabarros3147 me poupe vc! Imagino q vc não seja da área de educação, não sabe oq fala, não tem a experiência de uma sala lotada de adolescentes mal educados.
@@lifehealth7506 minha cara eu sou professora com muito orgulho e você está enganada, eu sei o que estou dizendo. Agora se te incomoda tanto uma sala lotada , procura outra profissão. Ah!, e não esqueça, é essa sala lotada que paga teu salário, por que se você já esqueceu eles, os pais, todos nós pagamos impostos. Desculpa. Mas raiva não resolve nada. Vamos lutar por um salário melhor, vamos pra rua dizer é lutar por nossos direitos. Não precisamos de desunião, precisamos nos unir, por tenho a impressão que as coisas só tendem a piorar.
Oi.
Infelizmente concordo com você.
Ótima tarde, apesar de tudo.
A pobreza é tão rica quanto a riqueza é tão pobre.
Se fosse bom não estaríamos ocupando essa posição no último lugar do mundo no PIZA. Era ativista político de esquerda. Não tem que ser patrono da Educação.
Onde foi aplicado o método?
Primeiro que superlotação de classes e falta de investimento é que é o problema.
As escolas que trabalhão aluno pensante em sua maioria são particulares, como Piaget.
Antes de falar e apoiar Besteiras tem que ler sobre o assunto
O método de Paulo Freire, Anísio Teixeira e afins nunca foram aplicados no Brasil....Todos os governos, desde a ditadura, foram omissos com a educação e querem achar um bode expiatório.
Leiam Paulo Freire 😀😀
Pobre pais , seguindo Paulo freire
Paulo Freire é incontestável, agora ninguém mais reprova na escola, ele descobriu o segredo, basta não avaliar. Gênial!
A horizontalidade resultou no que são as escolas atualmente. Alunos não estudam, não aprendem, desrespeitam e agridem professores
Para o coletivismo dar certo depende sempre do individualismo,pois se o indivíduo não tiver liberdade,conhecimento,saúde,o coletivismo não se move!
O triste é a ignorância das pessoas...elas vêm para o youtube opinar, expressar seu conhecimento e é justamente um dos pilares do método do Paulo Freire. A contribuição, participação docente.
Microcontrole CN Se Paulo Freire fosse tão bom o seu método seria aplicado na Coreia do Sul e em outros países que lideram a melhor educação.
Por qual motivo, então, desde que fora colocada a maneira de Paulo Freire, o Brasil saiu de uma colocação interessante para o pior nível educacional de sua história????
NUNCA FOI APLICADO NO BRASIL
Todo fascista e contra a cultura ....
E comunista também!
Não queremos saber se é esquerda, direita ou centro. Chega de lorotas queremos resultados. Já passou um ano de governo! Qual é Bolsonaro!
Você quer que Bolsonaro resolva tudo em um ano? O PT ficou treze anos e qual foi o resultado?
@@marcosantoniodelimavasconc6391 só quero que façam e não fiquem culpando os outros, o PT já era.
O que me preocupa é o discurso dele;polêmico, ataques, acho que não é coerente. Penso que a postura de um presidente deve ser outra. O futuro logo chegará.
A alfabetização baseada nos métodos dele nunca tiveram sucesso em lugar nenhum.
Paulo Freire, patrono da educação. Brasil, último lugar no pisa.
Cara o método de Paulo FREIRE NUNCA foi implantado nas escolas brasileira!
Entenda isso!
Nenhum método seja de Paulo Freire, Anísio Teixeira nunca foram aplicados aqui no Brasil, todos os governos, desde a ditadura, foram omissos com um plano de educação, agora querem achar um único culpado.Só trouxa para comprara essa retórica!!!!
Na pedagogia do oprimido diz que che gueva foi um grande exemplo de amor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
_kkkkkkkkk
Parabéns ao patrono do fracasso educacional brasileiro educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
Bom mesmo pra vocês são os loucos inbecis que Bolsonaro coloca como ministro da educação. Kkkkkkkkkkkkkkk
@Vertigo farms tú sabes quem é, eu duvido. Só dá papagaio repetindo o que o outro papagaio ouviu e coitado aprendeu a falar.
@@euzalinabarros3147 , sabido foi o governo PTralha que destruiu a "inducaçao", colocando nas piores posições do ranking mundial.🐴🐴🐴🐴🐴🐴
3 adoradores de Paulo Freire. Nao há contraponto.
Os livros deste cara só falam em revolução, Como este cara fala em diálogo? Elogia Che Guevara e diz que é justa a punição por morte à quem não concorda com a revolução. Está gente fala para quem não conhece nada deste cara e não sabe o que ele pregou.
Pois é! Isso mesmo! Me fale os livros vc leu com essas informações pra eu repassar aqui numa discussão.
@@eduardorodrigues6581 Todos sabem que Paulo Freire era fã ardoroso de Che Guevara e fazia elogios desavergonhados a Stálin, Mao Tsé e era um grande defensor do Marxismo.
Chegou a ponto de falar que Chê Guevara era "amável " (😱😱)
Sobre fuzilar oponentes, ou executar quem era contra o posicionamento Castrista, há um discurso de Che Guevara admitindo em Alto e bom som sobre isso na ONU ( busque aí no you tube).
Portanto, se você fala que, um cidadão que admite fuzilar quem pensava diferente era " puro amor", vc só pode ser um defensor de assassinos
Tá na cara que não leu porcaria nenhuma, ela viu foi um vídeo daqueles UA-camrs Pseudo Liberais que tem aqui na internet que falam de livros que eles nem tem pra ler mas fala que sabe tudo do livro kkk
@@williamfonsecalima5540 Falando o coitadinho oprimido. Já aprendeu a ler e escrever?
@@margarethkrause1718 não eu tô digitando isso com a força do pensamento. Cada pergunta idiota, digno do nível dessa gente que se acha esclarecido só pq crítica o que acha que e de esquerda mais na prática é só um bando de mané frustrado que não sabe porra nenhuma da vida
É muito blá, blá, blá e nada de prático. Esta de ficar valorizando a cultura popular de um povo atrasado e incapaz sequer de preparar a própria comida como acontece na maioria das casas brasileiras é tontice pura.
Oh, um debate entre adoradores do Freire... E O Adad (ou cómo se escreva) nunca leu a obra do próprio ídolo. Paulo Freire considerava que ter "pensamento crítico" era ter consciência da luta de classes.
Quando se tem consciência de algo, consequentemente se tem pensamento crítico sobre isso.
@@euzalinabarros3147 Claro ! Pior isdo achamos a Pedagogia do Oprimido uma bosta, por que temos consciência da quantidade dos analfabetos funcionais que " infestam" o país...devido a essa pedagogia
Existe muita mitologia em torno de Paulo Freire que acaba sendo excessivamente criticado ou, o que é igualmente prejudicial, elogiado em demasia. Falta uma leitura imparcial do mesmo, o que é difícil de encontrar, até aqui passam uma visão parcial.
*Paulo Freire um grande Brasileiro... me orgulho de conhecer sua História e de ele ser brasileiro*
O que fica confuso é a associação que fazem da nossa atual educação com Paulo Freire, na minha opinão nossas escolas não fazem o uso correto dessa metodologia, começando até mesmo pela infraestrutura. Não sou a favor 100% de seu metodo, mas se for aplicada com certeza gerará um resultado positivo.
Um erro no vídeo - Freire empregou um método de alfabetização junto a um grupo de educadores em que alfabetizou cerca de 300 pessoas em 40 dias e não em 40 horas.
Paulo freire não tem culpa da má educação isso é culpa do governo que não investi no mesmo e cada um tem um jeito de aprender e tbm Devemos ensinar a pensar por si mesmos !
Porém na minha opinião não existe método que funciona ou não, existe o esforço muitos tiveram aula de francês com professores renomados e não aprenderam...outros trabalharam em uma padaria de um francês como foi o caso de Machado de Assis e aprendeu fluentemente!
Se Paulo Freire fosse tão bom o seu método seria aplicado na Coreia do Sul e em outros países que lideram a melhor educação.
Dinamarca é o que?
Espera que falasse um pouco mais
sobre a Biografia de Paulo Freire
Pois é, essa matéria lixo é pura e exclusivamente criticar o governo.
Também fui enganado ao entrar aqui. É retrato do Estadão. É o aprodrecimento da informação. Esse pessoal que mentiu pra gente durante muito deve odiar as redes sociais. Estadão lixo. Globo lixo. Dória safado.
Eu também fui vítima dessa besta!
Nos conte um pouco...
Se com a qualidade dos alunos formados com o método Paulo Freire não respondeu essa pergunta, nada mais será capaz de responder.
A questão é que os alunos do ensino médio não são formados com o seu método, muito menos os dos colégios particulares que se saíram abaixo dos alunos chineses.
@@Anderson_Anderas
O maior idiota que já existiu...
Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
@@jalencar7513 criticas a trabalhos há em qualquer âmbito, preciso ver quem são essas figuras e no que estavam envolvidos, qual a credibilidade que cada um tem na área. Sabemos disso, mas qual o consenso sobre o método de ensino dele? Vc por acaso já leu, sabe o que acham dele lá fora? posso mandar 50 vezes mais o que vc mandou falando bem do seu trabalho.
Ele é o brasileiro mais citado em artigos acadêmicos mundo lá fora.
Quem começou com essa babaquice foi o terraplanista Olavo de Carvalho, o cara que diz que fumar não faz mal, que a pepsi tem adoçante com fetos abortados, que estudou até a 4 série se diz filósofo com erros estúpidos de conceitos e falta de compreensão de outros tantos.
vcs se apegaram tanto a uma ideia que não conseguem abandoná-la um segundo por ir estudar o outro lado. Vcs sentem prazer com isso, em reafirmar suas convicções.
@@Anderson_Anderas ele é mais citado mesmo. Lhe mostrei algumas dessas citações.
Onde o método dele é aplicado? Lugar nenhum.
O método de alfabetização atribuído a ele foi plagiado do missionário Laubach. O resto é só doutrinação ideológica. Paulo Freire é o pai dos doutrinadores brasileiros.
Bolsonaro pode ser um troglodita, mas está falando a verdade.
O brasileiro está sendo idiotizado sistematicamente.
Olha como é idiota o pensamento dele:
m.ua-cam.com/video/KzWjX7jjFHU/v-deo.html
@@Anderson_Anderas tem lá as publicações e o nome das pessoas que conviveram com Freire.
A grande falha do sistema do Freire é igualar professores a alunos, e ensinar que o professor-autoridade é um símbolo do opressor. Que lástima! Esta forma de pensar erodiu a autoridade do professor em sala de aula, e não importa o método aplicado, se os alunos não obedecerem ao professor, não haverá educação possível.
Hoje em dia não se pune aluno, os alunos agridem os professores, não há respeito, não há silêncio e não há nada que a escola possa fazer. Uma lástima.
E o que isso tema ver com o metodo dele?
@@lulimas Bem, se você tratar professores como representantes de opressores e alunos como oprimidos, você não acha que isso afeta o método?
@@majorserg seu comentario nao faz nenhum sentido
@@lulimas Como não? Se você encarar o professor como um opositor, alguma autoridade contra quem você tem que se apor e vencer, então você vai tratá-lo com insubordinação, o que faz toda a diferença. Creia-me, eu já dei aula.
Uma palmatória fez bem mais que paulo freire
Há um equívoco quando se debate Paulo Freire, não questiono a pessoa e sim o que escreveu e o que fez como Método de Ensino! Para adultos naquela épica talvez como módo paleativo deu certo! Pra educação como um todo não funciona! E me desculpe, tirar a autiridade do Educador é a mesma coisa que tirar a autoridade dos Pais ou da Polícia, por exemplo!
Essa reportagem foi boa, para mostrar o nível dos seguidores do Estadão! Mostra também na maioria dos comentários o que anos de ditadura fizeram com a nossa educação. Produziu um grade número de tolos!
Vocês SÓ falam de países de esquerda que o conhecem, mal setia que nem como escritor fosse conhecido.
No próprio livro dele ele fala que assina as coisas de interesse dele .
Forma pessoas com o msm tipo de opiniões dele.
Ou seja, ele que é o pai dessa doutrinação que exite nas escolas hoje
Os jornalistas do Estadão trabalham no Estadão por mérito? A meritocracia sustenta.ou não o cargo deles?
Um cara que escreve um livro elogiando Fidel Castro, Che Guevara, Mao Tsé-Tung e Lenin, ignorando totalmente o sangue que esses tiranos derramou, não tem meu respeito!
Realmente eu conheço toda historia deses DITADORES HISTORIAS HORRIVEIS COM GENOCIDIOS E TUDO MAIS e fiquei abismado do PAULO FEIRE ELOGIAR LENIN. STALIN. MAO TSETUNG.CHE GUEVARA. FIDEL CASTRO. Inclusive podrm ver na internet que yem um poster de PAULO FREIRE JUNTO DE MAO TSETUNG .per dizer que ele quer que nossos filhos admirem tambem eses monstros? Infelizmente, ainda hoje tem pessoa que nunca leram sobre comunismo para saber o quanto é triste sem liberdade, sem poder trabalhar em seu negocio sendo escravo do estado socialista.
Haja cinismo em uma mesma entrevista! O pior cego é o que não quer ver!
Há que se ter mais que métodos para melhorar os índices educacionais brasileiros. Culpabilizar um dos educadores brasileiros ou os educadores em geral é no mínimo um desrespeito e um descaso com o papel do estado bem como com o direito a educação contido na própria carta magna brasileira.
Como tem comentário ignorante, educação é política de estado, o criador de um método não pode ser culpado pelo atraso educacional no país.
Em 1963 o método era fazer Greves é não ter aulas. A UNE reduzia o ano escolar com as paralisações em mais de 20 por cento.
FUI PETISTA E ADORAVA PAULO FREIRE. COMO EU QUERIA QUE O GOVERNO MILITAR ASSUMISSE O PODER NOVAMENTE. VIVI NA ÉPOCA E NÃO TENHO QUEIXA NENHUMA DO GOVERNO MILITAR.
Só eu que gosto da filosofia de Paulo freire?
Nada, muita gente também gosta, tem outros países que até estudam eles e consideram ele pra caramba. Mas quem não gosta e não tem mta educação fica falando nos comentários que ele é comunista, doutrinador etc, enquanto quem gosta, continua gostando e aprendendo bastante
Uma desgraça Vil que infelizmente acomenteu-se sobre a educação Brasileira.
exatamente, este governo atual de fascistas ressentidos com a democracia é um problema...
Até o Paulo Coelho que é ou foi um louco é conhecido fora do Brasil, aliás muito mais que o Freire.
Então que o aluno ao invés de estudar, vá dar aulas.
Só se ele quiser.
antonio zanella Se Paulo Freire fosse tão bom o seu método seria aplicado na Coreia do Sul e em outros países que lideram a melhor educação.
@@Bruno-om4ui O método de Paulo Freire nunca foi aplicado, na verdade!!!
Ricardo D imagina se fosse hein. O desastre seria maior ainda.
@@Bruno-om4ui Se nunca foi aplicado como saber? vc está fazendo uma dedução controversa. Se está ruim porque nunca foi aplicado, a solução , então, seria plicar!!!!
Pedagogia, um ramo que deveria ser estudado por pessoas muito inteligentes tamanha a sua importância, mas o que ocorre é o contrário, a maioria dos que se dedicam ao tema são as pessoas mais burras da sociedade. Talvez por isto se deixem impressionar tanto por este ensacador de vento, que usa uma barba grande para parecer um profeta.
Vocezinho, és um belo de um imbecil? Ou estás repetindo somente o que ouviu de outro imbecil.
Parabéns ao patrono do fracasso educacional do Brasil, em especial a estoquista de vento. educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm
Educação horizontalizada? Aquela que aluno se vê não no direito de questionar, mas se o professor discordar, é agredido, hostilizado
se alguém é hostilizado no processo educacional, então vai contra tudo que ele pregava
O atual ministro da educação não faz ideia de quem foi Paulo freire .O ministro quer culpar o comportamento dos alunos a metodologia de Paulo freire mais Paulo apenas queria q o conhecimento fosse oportunidade de todos tanto do educador quanto do educando, assim haveria uma troca de informações mais ampla . Mais o governo fala como se Paulo fosse culpado da má gestão dos recursos , da violência nas escolas. A educação no tocante ao respeito , bom comportamento a pessoa tem dentro de casa . Se esses primeiros fundamento não lhe é conhecido é lógico q o jovem não vai ter no meio da sociedade .
Paulo Freire, o patrono do fracasso educacional brasileiro.
Obrigado amigos esquerdistas, por jogar lá embaixo o índice da educação brasileira no MUNDO.
Essa questão de passar o aluno de série sem ele aprender veio de quem?
Paulo Freire né. Daí a repetência no 3° ano. Aff
Belo legado.
O ponto de partida e o ponto de chegada, chama se, competências , potencial , inteligências múltiplas ,do povo brasileiro!!!!!
A linha do tempo, confirma e reafirmar.
Reflitamos sobre a toga.
Conhecimento é poder....
Conhecimento liberta ,os que tentaram aprisionar pela fé,.o pecado,imposto ,como pré condições para atravessarmos o mar vermelho,fungindo dos faróis,.e conquistarmos Canaã, a terra da promessa, ao povo da fé cristã.....Que viria o messias....
A problemática,.... problematização nacional e internacional, o melhor o objeto de pesquisa, .... início,. França e a revolução francesa, seguida das demais revoluções.
No que diz respeito aos valores éticos e morais,a família,constituida do homem e da mulher.....
Udineia Ferreira Udineia Se Paulo Freire fosse tão bom o seu método seria aplicado na Coreia do Sul e em outros países que lideram a melhor educação.
Antes de Paulo Freire temos Darcy ribeiro , senador mineiro e a lopeb.
Somente hoje a historia confirma que ele foi usado
pela teologia da libertaçao para colocar no poder o ex presidente Luís inàcio da silva.
O método/metodologia ( Paulo Freire) está vinculada à cogniçâo individual do educando .(respeito ao saber local o contexto que envolve o aluno) Artesanato, gastronomia, crença (mitos) vida primitiva que compromete à educação moderna cristã, a educaçao familiar tradicional
A critica à educaçao bancária refere se à escola tradicional , a ùnica escola com ato politico, capaz de assegurar o saber sistematizado , obedecendo as normas e padrôes gramaticais do nosso idioma português./ Brasil.
Na escrita formalizada( publicaçoes segue se a estrutura gramática brasileira.
Infelizmente confundiu se , educaçao apartir das vivências locais, com a educaçâo bancária( Max weber onde prevalece a cogniçâo individual para a formaçao dos intelectuais )
A atualidade brasileira revela as intençoes de má fé escondida por trás da escola ,da familia, o voto 16 anos....
contudo, corrupçao e impunidade.
o aumento do analfabetismo , o analfabetismo funcional , somente sìmbolos, códigos e nao sabe interpretar o que esta escrita.etc
o voto , a urna eletrônica e os botôes .As atividades mecânicas no contexto da globalizaçao da economia , secxx.
As tecnologias sao recursos .....jamais substituirão o ato de pensar.O pensamento lógico.
Todas as máquinas é o resultado , a efetivaçao , a materializaçao da idéia.( ideias)
O maior idiota que já existiu...
Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
O livro "o poste mijando no cachorro "de Paulo Freire e muito interessante.
Alunos ensinando professores a ser analfabetos e irem pra escola pra não fazerem nada .
@Renato UnREAL E você é um completo idiota, que não sabe sequer a diferença entre comunismo e socialismo. Umberto Eco tinha plena razão quando dizia que a internet deu voz a uma legião de imbecis. Orgulham-se da própria ignorância.
Esse metodo q paulo freire plagiou de um q foi usado na india está na cara de qqr um: adultos analfabetos, crianças semi alfabetizadas e um estado q penaliza profs q reprovam tais alunos. Resultado?...vjm o escore internacional da educaçao brasileira..agora é só ler, se é q algum desses defensores conseguem ler..
Quanta ignorância meu Deus !!!
O maior idiota que já existiu...
Eis algumas das conclusões a que chegaram, por experiência, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos: www.bmartin.cc/dissent/documents/Facundo/Ohliger1.html#I
@@jalencar7513 olha que interessante, Freire é referência/materia pra todas estas pesquisas. Por que será?
@@jalencar7513 vc chegou a pesquisar todas as outras pesquisas que apoiam a teoria pedagógica dele?
@@senemendes referência dentro da bolha progressista, longe de ter algum embasamento científico. Paulo Freire pode ser tudo, menos ciência.
"Quem esse Paulo Freire energúmeno pensa que é?! Ele acha que os pobres pensam, que podem aprender e podem adquirir senso crítico, pobre só tem que conhecer o 38, pra votar em mim ou pra levar tiro na testa se for contra mim, tá oquei?! kkkkk" Bolsonaro, Jair.
rodrigo duarte Se Paulo Freire fosse tão bom o seu método seria aplicado na Coreia do Sul e em outros países que lideram a melhor educação.
@@Bruno-om4ui, mas é, e até em grande parte da escolas particulares brasileiras o construtivismo é utilizado, já as escolas públicas, dos pobres estão querendo militarizar...
rodrigo duarte me cite cinco países que estão entre os melhores em educação que têm Paulo Freire como patrono da educação.
@@Bruno-om4ui, como patrono é uma coisa meio difícil porque envolve a questão de nacionalismo, além de Paulo Freire ser relativamente contemporâneo e os países com melhor educação serem seculares, porém se você tiver assistido o vídeo acima, viu que ele é o terceiro autor mais citado no MUNDO na área de humanas.
rodrigo duarte o que é bom a gente copia. Se tem países com ótimos níveis de educação no mundo como a Coreia do Sul. Pq ao invés de usar ou tentar usar o método Paulo Freire só por uma questão de nacionalismo, nós não copiamos os métodos que comprovadamente funcionam em outros países?
Faz sentido a forma de ensino dele .... Jesus usava essa técnica ele ensinava por parábolas que condiziam com a vivência daquelas pessoas pastores de ovelhas donos de Vinhedo etc... lembrando que eu sou a favor do atual governo 🇧🇷
Quem foi Paulo Freire??? Simples, foi o RESPONSÁVEL, por jogar o Brasil nos ÚLTIMOS lugares no ranking MUNDIAL de educação!!! #paz
Se você tivesse estudado mais em vez de falar merda aqui na net, a nota teria siso melhor!!!
rsrsrsrs
E coloca último lugar nisso! Dar vergonha isso
O método Paulo Freire nunca foi usado no Brasil. Outra, seu método era principalmente para alfabetização de adultos. Na verdade ele nunca teve exatamente um método, mas digamos que suas ideias pedagógicas na alfabetização e na Educação nunca foram usadas aqui.
Ou seja uma vdd bosta
Ora, se o aluno tivesse saber por si SÓ, não precisaria ir para escola.
Verdade.
Ótima noite.
PAULO. FREIRE. ENSINOU. UM. POVO. EM. 40. HORAS?????
Exelente bate papo 👏👏👏👏
falo falo falo sem virgula e sem ponto e disse q esse tal de filosofo é alguém q ninguém sabe nada e ele mesmo nada falou só disse e disse q é e q nada é q acha q é o q acha, vai dormir bando de sem assunto, qr atacar alguém importante tenha verdadeiros argumentos, qndo se diz q o cara é baixo nível, fim de conversa, tenha a verdade nos argumentos! ...