Três anos depois , digo que a situação é difícil para todos, escola e pais, pois ninguém tem culpa, é um processo novo e difícil de introduzir, por um lado temos os direitos das crianças atípicas mas pelo outro tem o direito das crianças típicas, as salas de aula com crianças autistas com grau severo,as crianças típicas são prejudicadas e sendo atrasadas no ensino, sem falar que elas também estão em formação e acabam por as vezes imitando ou ficam assustadas e com medo dos enumeros episódios. Muitas vezes o profissional no seu curso tem o foco o tratamento da criança autista e é pega de surpresa quando chega em sala de aula e não consegue dar aula. O certo era a cada dois autista ter uma cuidadora além da professora auxiliar e a principal. Porém sabemos que o custo é alto, aí as escolas particulares acabam colocando 3,4 crianças para uma cuidadora e uma professora com salários baixos. E as públicas as vezes nem cuidador tem. Essa é uma situação que infelizmente vai demorar encontrar algo que realmente dê certo para socialização de crianças típicas e atípicas .
Na prática é muito diferente porque o que mais vejo é o contrário. Pais exigindo tudo isso, mas não levam criança para acompanhamento terapeutico e quando o neurologista ou psiquiatra receitam medicamentos, os próprios pais tiram sem nenhum cuidado ou aviso aos profissionais! Mas exigem que a escola traga resultados milagrosos! (Mãe de criança com TEA).
A maioria das pessoas com tea nem toma medicamento e é super funcional a escola que fica colocando atividades que não ensinam e querem que aprendam em um passe de mágica
Ana, suas colocações mostram um cenário que leva a responsalizacao dos pais, o grande problema é que as vezes o conselho tutelar não recebe a denúncia! A escola finge que não vê, e fica por isso! Porém o que é a realidade do ensino no Brasil, são as escolas brincando de inclusão, as crianças ficam fora da sala, passeando pela escola, os professores que deveriam ser especializados, na grande maioria são estagiários, já vi estagiários de química, matemática! O problema é grave, e nenhum chefe do poder executivo vai nos fornecer o que temos direito, se não brigarmos! O Ministério público está a nossa disposição sempre que nos sentirmos com direitos violados, o triste é perceber que mtos não querem se juntar a luta, só criticam! A realidade só mudará com união e muita luta!
@@Ityla Conheço uma escola que tem um aluno com autismo ( dentre outros) porém, esse em especial é agressivo, morde, bate, nas professoras, Auxiliares, colegas. Ele estuda período integral, e o que fazem é deixar ele com umas estágiarias estudante de pedagogia, quando não é com uma é com outra. Claramente elas não tem preparo para isso, sobrecarrega elas, e elas ficam frustradas por não saberem lidar com essa criança. Ele precisa de uma profissional especializada com ele, e também orientando professoras, auxiliares, todos na escola
O meu Miguel de 5 anos (não verbal) está super integrado na escola com a ajuda dos educadores e dos coleguinhas sempre foi incluído é desafiado a fazer tudo. Hoje é super autónomo e participa em tudo. Adora a escola!
Sou mediadora em uma escola no município estou acompanhando uma aluna com autismo ,ela se interage bem com a turma Muito caprichosa cópia do quadro e tem uma letra linda eu fico dando todo apóio que precisa sento ao lado. Mas o problema dela e a ansiedade as vezes dá vontade de ir embora para casa,mas e uma ótima aluna.
As vezes é tão difícil, na prática é totalmente diferente,ainda mais quando se tem 2 ou 3 crianças com autismo na mesma sala,país q não tem um pequeno interesse de fazer acompanhamento com os filhos e jogam nas costas do professor.
Sou professora há 27 anos. 20 trabalhando na APAE. E como é maravilhoso assistir a um vídeo onde a criança é vista como uma criança!!! Aprendi a trabalhar assim. Esse vídeo me remeteu ao início da carreira quando minha coordenadora pedagógica me disse isso.
Faltou uma dica: Amor. Professor, Ame o estudante,crie um vínculo, entenda que aquela criança precisa de você e só você poderá ajudá-la na sala de aula. Fique tranquilo e faça seu trabalho, brinquem, estudem juntos, deem risada, faça bagunça com a criança, e se acalme sabe por quê? Porque se você tiver tudo isso, eu GARANTO que se você não tiver AT, não tiver formação, não tiver nada, você caro(a) professor(a) fará de tudo para essa criança avançar, a lei está aí mas não adianta fazer isso SOMENTE POR CAUSA DA LEI. Faça com amor, ame seu estudante e aproveite, ele será uma experiência única. Ass: Pedagoga Daniela Santos.
Sou professora de apoio de crianças com autismo.O número de crianças com autismo , dobrou nas escolas, mais infelizmente o que vejo, que muitos dos pais simplesmente jogam as crianças e querem apanhas resultados.
É lindo falar o que o professor tem que fazer! SQN Sendo bem realista... são bem poucos os casos que TEAs que são incluídos de verdade (social e pedagogicamente). Vivo o chão da escola e sei bem como é. Triste é a nossa realidade! 😢
@@elianaverrengia4175 E, infelizmente, fica pior a cada dia. Não adianta A. T. sem nenhuma formação e que, simplesmente, fica ao lado da criança como se ela fosse uma inválida e olhando o WhatsApp toda hora. 🧐
Tenho um filho de 17 anos c autismo! Na vdd a realidade escolar é bem diferente. Falo c fundamento pois trabalho em uma escola há 12 anos. Na escola todos os alunos c alguma necessidade especiais são jogados p "escanteio" .
Sou monitora ,ajudante de turma .Cuido de um aluno com autismo ,ele tem 7 anos .Está no primeiro ano do fundamental.É minha primeira experiência com autismo.Estou cursando o 4 semestre de pedagogia.Seus videos estão me ajudando muito.Amo trabalhar com esses pequeninos.❤
Precisando muito de ajuda!!! A nossa realidade, no chão da escola, é bem diferente... Tenho um aluninho autista, de 7 anos, em uma sala de 1°,2° e 3° ano juntos... Vou ser sua aluna assídua agora!!! Que alegria, uma luz encontrar seu canal!!! Acho maravilhoso nos seus vídeos que, você sempre chama a atenção da presença dos pais na vida escolar... Nós Professoras sabemos da importância, e muitas vezes os pais não!!! Sou Mãe, e estou aqui como Mãe. Clamo a presença dos pais... Pedi a psicóloga sobre isso, pois, o que é mais preciso, é o acompanhamento dos pais, da família... Pois limites e regras, em qualquer situação com crianças, a escola não consegui, se essa criança faz o que quer em casa... Quando percebemos na conversa com os pais, que dizem: em casa ele bate até em mim... Como fazermos algo??? Se essa criança não t limites e regras em casa... Se os pais dizem: pode deixar ele pular a janela... Não é fácil o papel do professor... Ajuda!!!
Sou professora do ensino básico na prefeitura de São Paulo, e chega a me dar desespero quando assisto vídeos assim. Numa sala desse aula com 32 alunos, 3 desses com autismo, 2 com down, e um d.i, porém sem laudo, todos na faixa dos 7 anos... Eu rezo todos os dias pra que ninguém se machuque, e pra Deus manter minha serenidade e saúde. Esse tipo de inclusão do vídeo só é possível em escola particular... Gente, pelo amor de Deus, chegar de cobrar do professor, cobrem as autoridades, exijam o cumprimento da legislação
TAMBEM TRABALHO COMO MONITOR E NUMA SALA SEM PELO MENOS DOIS A TRES MONITORES COMO NO CASO QUE PARECE RELATAR, É MUITO DIFICIL SUPERAR E AS DOENÇAS MENTAIS EM PROFISSIONAIS E CERTO OCORRER.
Meu filho tem 3 anos e autismo moderado trato ele com mais amor, mais exijo muito dele tbm , não passo a mao na cabeça não! Busco sempre tratar ele o mais normal possivel! Amo seus videos😘
@@celivera2460 AT Acompanhante Terapêutico, até onde sei trabalha a parte comportamental e socialização. Ñ sei se trabalha a parte didática. A menos que tenha formação em mediação. Mas é um profissional só para aquele aluno.
Sou AT escolar e criança que acompanho é o contrário do que você falou no vídeo, ela tem altas habilidades e está super a frente da turma. Você poderia gravar um vídeo sobre Autistas com altas habilidades?
Meu filho tem 5 anos!esta no pre!a escola nos chamou para conversar sobre o livro !disse que ele nao esta conseguindo a companhar!chegamos a conclusao de utilizar um intermediario!a turma esta com volume 3 !meu filho esta com volume 2!pois chegamos a conclusao que realmente o 3 era muito puxado pra ele !e fazia ele se desinteressar!ja esse volume 2 ele consegue entender melhor e nao perde o interesse!achei bem legal da parte da escola essa preocupaçao!e uma escolinha paga !mas bem pequenininha!nao posso pagar ,mas fizemos um grande esforco!e graças a Deus ,como nao tem terapia,esta ajudando muito!
Que canal perfeito, pesquisei sobre o assunto pois estou em uma sala com 2 crianças autistas, uma delas é muito difícil de lidar principalmente por eu ter entrado na sala recendente. Ela está sofrendo muito com a mudança e eu desesperada.
A lei no momento no RJ não está sendo feita, pois Eles falam que " não tem gente pra trabalhar". Já fui na 7°CRE na Barra da Tijuca me disseram isso. Então eu fico na sala com ele, mais só fico 2 horas só. Espero que até metade do ano de 2022 tenha um at com meu filho 😉
Oi, Mayra. Estou no ultimo ano de Psicologia e comecei neste ano estagio de tutoria com uma criança com autismo. Seus vídeos me ajudam muito! Estou querendo fazer um quadro de rotina para a minha criança e também tenho dúvidas em relação ao que fazer quando ela se desorganiza, espero ansiosamente pelos proximos vídeos! Acabei de ler seu livro "SOS Autismo", muito bom! Parabens pelo trabalho que vem fazendo ate agora!!
Colocam tudo nas costas do professor: ensinar "modos" à criança ou ao adolescente; ser carinhoso com alunos q só faltam bater nos professores; ser sempre alegre com alunos q só perturbam as aulas, dentre outras questões. Os pais precisam entender q professor não é psiquiatra, psicólogo. É fácil falar sobre como o professor deve agir com os alunos, sejam autistas ou não: na teoria é lindo ne?! Quero ver falar com voz mansa e tranquila, depois q vivenciarem uma sala de aula na prática, no dia a dia; aí sim, vamos ver se o discurso muda ou não!! Falar bonito, sentado atrás de uma mesa, com ar condicionado, sem um aluno por perto é facil demais.
Minha filha tem autismo. Ouvir da professora que ela está atrapalhando a aula. Dela .mim sentir triste e pedir ajuda pra Deus . pois já percebi pelas outras coisas que ela mim falou que não terei muito sua ajuda no desenvolvimento dela.
Que maravilha ver pessoas pensando em ajudar dessa maneira. Tenho 2 filhos com autismo, uma menina de 13 anos e um menino com 6 anos. Os dois geralmente fazem atividades diferentes dos demais. Eu vejo que isso não estimula ao aprendizado, mas as professoras alegam que eles não tem interesse e não acompanham. Fico triste pois sei que um maior esforço da parte delas seria essencial pro desenvolvimento dos meus filhos.
Odeio essas atividades "inclusiva" que inclusiva tem de nada só fica colocando atividades fáceis estúpidas super infantilizadas e não ensinam a matéria como uma pessoa autista vai arrumar um emprego se a única merda que ele aprendeu foi pintar uma flor na escola puta que pariu
@@larica3790 olha se o seu filho ou filha estuda em escola pública pode esquecer que não vai aprender muita coisa não. E nem é culpa dos professores. Sou o apoio de um aluno autista de 8 anos. Ele não fala. A professora coitada não dá conta da turma que está no segundo ano e tem criança que não sabe fazer o próprio nome. A responsabilidade é do Estado que deveria contratar mais professores pq a turma de alfabetização deve ser reduzida. Como ensinar a ler e escrever uma turma de 30 alunos com idade entre 7.e 8..ano? Impossível
40 alunos para ela dar conta, vc só tem 2 filhos, ela tem 40 que fazem tudo até a sala de aula ficar com a cara de um hospício, antes de julgar, vai ver a realidade da coitada que dá aula para o seu filho, pq esse papo de inclusão é papo pra boi dormir, governo ganha dinheiro brabo com isso, mas já percebeu que poucas vezes dá certo?
Olá querida, tudo bem? Para ajudar você, separei alguns conteúdos do canal, confira: 👉🏻 ua-cam.com/video/cgaExqUmvwo/v-deo.html 👉🏻 ua-cam.com/video/8eHRKkpObJI/v-deo.html 👉🏻 ua-cam.com/video/nkS3kCSuMFg/v-deo.html Estou na torcida para que dê tudo certo! Conte comigo 💙
Tenho dois filhos que recentemente receberam o diagnóstico de autismo, aceitação é muito difícil, ainda não aceitei, porém meus filhos precisam de ajuda profissional, mais fazem meses que estou esperando pelas as terapias pelo o SUS, Daniel tem 4 anos e fala poucas coisas, Dhony completa 3 no mês que vem e não fala nem mamãe 😢
Sou professora do infantil 3 tenho uma aluna autista, tento fazer tudo com ela mais ela não quer, joga as coisas, se joga no chão, nao fica sentada, e os pais não cololaboram com o tratamento dela.
Oi Mayara? Estou amando te conhecer e amando os assuntos. Sou cuidadora de duas crianças com autismo. Uma é totalmente digerendo do outro... e por esse motivo Deus colocou vc na minha vida... estou apreendendo muito... peguei muito amor com os dois elisa e Miguel...
Olá querida, tudo bem com você? Muito obrigada pelo carinho e confiança, saiba que vocês são responsáveis para que eu continue trazendo cada vez mais conteúdos e me aperfeiçoando, sou grata pelo amor que partilhamos. Conte comigo e minha equipe! Um beijo 💙
Mayra acompanho seus vídeos me ensinam muito! Meu filho tem onze anos, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos dez, sempre teve dificuldade para compreender as atividades escolares, tenho que simplificar as perguntas pra ele de forma que ele entenda. Estudo todo conteúdo de provas com ele e ele consegue boas notas, tem muito interesse por desenho só quer desenhar o tempo todo! Não tem interesse pelos estudos mas eu sempre faço as tarefas de casa com ele, tem dias que ele não faz nada a escola. Está no sexto ano e desde o primeiro ano estuda com os mesmos colegas e só conhece quatro crianças pelo nome.
@@gabrieladias24sedf levei a psicóloga, neurologista e não tive resposta. Depois levei na a outro neurologista e psicopedagoga e eles me deram o laudo. Foram anos procurando resposta e pesquisando sempre sobre autismo quando recebi o diagnóstico não foi surpresa para mim porque eu já sabia que ele era autista.
Vídeo maravilhoso. Vou mandar para a diretora do Meu filho agora rs Meu desejo é esse, q a cada dia ele posso crescer, evoluir, aprender a cada dia mais e mais junto c os amiguinhos q ele mesmo tanto fala dos amigos rs
Atendo uma criança na escola, tem 5 anos, mas infelizmente a mãe nao aceita, levou no psicologo está criança recebeu laudo, mas a mãe não aceita e acaba não fazendo acompanhamento necessário, ela não acredita, é complicado pq mesmo eu fazendo tudo e a professora tbem, ainda falta muito, mas fazemos nossa parte com muito amor! Fiz a formação de AT por esses dias e estou muito feliz, pois amo, sou apaixonada por trabalhar com crianças!
Olá querida, tudo bem? Sinto muito por essa situação, para te auxiliar, deixo aqui alguns conteúdos para que possa utilizar em sala de aula e também para que possa conversar com os pais do pequeno: 👉 ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB 👉 ua-cam.com/video/1wSMEe6fqWs/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/U1eVjO_FMAg/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/gJuKFx0gcXg/v-deo.html Meus parabéns pelo seu esforço e dedicação, saiba que pode contar sempre comigo e minha equipe! Um beijo grande 💙
Meu filho Yago ele tem suspeita e foi a professora formada em pedagogia que notou eu jamais notaria um comportamento diferente,as pessoas costumam dizer que menino é diferente de menina,tenho uma menina Yasmine de 9 anos ela sempre foi muito independente e meu menino muito dependente de mim,daí que veio o medo e a aceitação foi dolorosa sim,tem pessoas que romantizam muito,no começo imaginei trilhões de coisas,como por exemplo vão maltratar meu filho na escola ou quando eu não estiver presente,eu sendo mãe tinha que ter notado,não consigo, será que ele vai aprender o que precisa, não vou saber ser dura com ele e etc .. Hoje vou no neuropediatra,vai dar tudo certo,hoje eu aceito oq vier pois nada no mundo diminuirá o meu amor pelo meu príncipe 💙
Eu trabalho em uma escola de educação infantil e tenho um menino autista. A inclusão nas escolas NÃO ACONTECEM. Quando tem aulas extras como yoga e música, eu tenho que ficar com ele na brinquedoteca ao invés de colocá-lo na aula junto com os outros colegas. Isso não é inclusão!
Que tristeza..... Isso é EXCLUSÃO! Essa escola não entendeu o que significa INCLUIR a criança com necessidades especiais em todas as atividades e explorar todas as suas potencialidades! Triste demaissss...
Boa noite! A criança que estou cuidando entrou esse ano na escola, educação infantil, etapa 1. Não fala, eu tenho assistido vídeos sobre autismo. Sou inscrita em seu canal, não sei por onde começar para que ele, Flávio acompanhe as atividades da professo da classe. Seus vídeos ajudam muito. Aprendi hoje em um outro vídeo seu a falar uma palavra apenas, já que meu aluno não fala. Obrigada! 😊
Vi uma situação na escola em q trabalho … a prof com uma sala com 27 alunos dois autistas nível 2 e o outro 3 de suporte que só corriam batiam e rasgavam tudo. Embora ela tentou mas essa situação perdurou o ano todo.
Meu filho tem suspeita de autismo desdos 2 anos e 10 meses, mas não tive ajuda da escola em nenhum sentido, meu pequeno sofreu muito, preconceito, maus tratos excluído, mudei Gilvan de escola Gilvan foi muito bem recebido por todos e está fazendo o tratamento adequado. Mas infelizmente quem está sofrendo muito preconceito sou eu na escola atual, por ser mãe solteira. Fico muito triste porque meu filho precisa da minha presença na escola, e pra mim está sendo muito difícil porque preciso ir lá mas fico muito constrangida com o que ouço. Adoro seu vídeo. Parabéns
Bom dia tenho um filho autista ele só está na escola só pra marcar presença mesmo a monitora dele é só pra levar ele no banheiro a apostila dele é toda em branco pago terapia uma vez por semana e não adianta nada , chutei o balde vou ensinar o básico da vida pra futuramente pelo menos saber lavar, passar, cozinhar e está ótimo não vejo futuro nenhum infelizmente
Assim como para os pais é importante dar continuidade nas intervenções em casa, o professor, que tem papel fundamental nesse processo, precisa saber lidar com as diferenças que este aluno apresenta e acima disso, não deixar que essas diferenças atrapalhem seu desenvolvimento. Eu, como professora e mãe de uma menina autista, sempre busquei informações, capacitações, sempre que posso estou presente em suas conferências, pq sei que além de ganhos profissionais pessoais tem uma criança ganhando muito mais do que eu😍. Obrigada, Mayra, mais uma vez por cada ensinamento e direcionamento.
por favor me envie uma lei q diz q o aluno artista tem.direito há um at pois o município diz q não existe lei pra criança com.atismo ter auxiliar de sala.preciso q me ajude
@@carmelitalaurindo3962 a lei Berenice Piana vai te apoiar. O município de SP (rede prefeitura) está realmente colocando empecilhos para q esses profissionais possam acompanhar as crianças. Eu te indico, organizar uma reunião muito bem feita, com todos os respaudos e leis, e principalmente justificando para essa escola o quão benéfico será a ajuda desse profissional. Fale com o supervisor de psicologia, ele pode te ajudar
olá! Sou "tutora" de um aluno Autista. Nesta escola tem mais crianças em descoberta de Autista -recém chegada na educação. A criança que eu cuido, tem atraso na fala, bem baixo estimulo social e não permanece em sala de aula. Descobri q p ele ficar em uma sala, trancavam a porta (A cada determinado tempo deixavam ele dar uma volta), tanto é q ele entra em todas as salas da escola. A única aula q ele acompanha por maior tempo - é única - q permanece é de educação física (ele sabe todos os horários do professor de educação física pelo jeito). A escola comunicou a mãe q ele não é uma criança de ficar o dia todo, por não seguir os horários de atividade das 7 ás 17 dentro de uma sala, ele não dormi na hora do sono, etc. A mãe obrigou a escola aceitar e quer obrigar a criança a criança a ficar dentro de sala. Ele não come nada que é servido na escola. Ele ama as Letras e Números, conhece não só português e também inglês. Não sei como o ajudá-lo a permanecer "Gael" na sala sem forçar é ter um pouco de interação social para as coisas mais básicas.
Oi bom dia a professora auxiliar que fica com a criança na sala de aula, pode intervir quando a criança está em crise, vc poderia fazer um vídeo sobre essa intervenção, para nós professoras e professores que atuamos juntos as crianças com autismo em sala de aula. Obrigada seus vídeos são de grande ajuda .
O meu Lipe (autista ) sempre fez Fono , Psico faz até hoje ... Cada 2 meses na psiquiatra, usa medicamentos , mas aos 16 anos vejo que cada dia que passa ele está mais distante do neurotipico... Mesmo desde os 2 anos estar em um colégio regular construtivista com AT constante ... A adolescência está bem difícil e ele sente falta de amigos ... O Lipe conhece todo mundo pelo nome , mas não é convidado para nenhuma festa !!! Vamos que vamos ...
Passei por isso com meu filho...ele fazia o que queria na época do Jardim. Agora com 7 anos tem dificuldades em participar ativamente de todas as atividades em conjunto.
Gostaria de saber como funciona ,a questão do autistas na educação infantil. Temos cinco autistas na mesma turma e cada um de um grau. Temos três severos e estamos tentando ajudar eles . Mais um é muito agressivo, outro tem muitas crises agressividade, outro não interage e não fala. Um bate em todos os colegas e temos que ficar sempre muito atentas ele é muito violento. Somos uma professora e duas auxiliares de inclusão. Mais queremos muito ajudar essas crianças
Cai no seu canal por acaso, tenho um neto autista de 8 anos. Ele tem todo acompanhamento disponível onde mora. A maior dificuldade e na fala, mas está bem melhor depois desses acompanhamento. É a escola tem base nesse caso. Vou te acompanhar sempre
Tem crianca autista q nao consegui participar das atividades por completo porquer ela chega ao limite mais rapido q a outra crianca E muitas vezes temos q entender e nao forcar a crianca autista nas arividades temos sempre q ficarmos atentos seus desenvolvimentos
Isso de deixar a pessoa no canto e ninguém falar nada é verdade, passei o ano todo nas aulas de matemática e física (os únicos professores que não me repreendia quando eu tava destruido fazendo "coisas abstratas" ) eles não me repreendia e agora eu tô no meu tempo livre da recuperação deles
Sobre os direitos especiais que você citou o primeiro eu discordo, a criança levantar um pouco da cadeira para aliviar a ansiedade dependendo da criança não vejo nenhum problema, falo isso por um exemplo na escola que trabalho, super funciona pra ela.
No nosso caso, além de solicitar aos cuidadores para tratar como uma criança típica, ainda peço para implementar uma pequena dose de dificuldade, para que ele possa se esforçar mais, pois como você falou, não acredito que deixar solto seja a solução. Depois desse vídeo, vi que estamos no caminho. Obrigado.
Adoro seus vídeos! Parabéns! Mas sinto falta de vídeos para criança maiores 9,10 anos..Que já superaram várias dificuldades já não tem aquele comportamento agitado... Sinto que essa é uma dificuldade de vários profissionais, que não sabem dar sequência as terapias e parece que para de evoluir.
Vejo que muito já se sabe como agir com a criança autista, porém falta o recurso humano na escola . Como uma professora sozinha com 24 alunos de cinco, seis anos conseguirá fazer tudo o que se espera em turmas com as vezes até mais de um aluno especial?? As vezes me parece impossível.
Olá gosto muito do seu canal e curto suas dicas. Trabalho com crianças com atraso no desenvolvimento e percebo q acontece ao contrário com elas (pelos menos onde trabalho) elas não vão a terapia e alguns passam na APAE e na escola temos q se desdobrar para atender e entender as necessidades de cada um. Os pais tem muita resistência em acreditar q a terapia e a escola andam juntos. E só lá na escola me desculpe eu não vejo progresso pois o trabalho terapêutico ajuda na minha humilde opinião muito mais q só ir a escola. E vice versa!
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. LEI BERENICE PIANA A Lei do autismo garante aos alunos com TEA: Art. 3o (…) IV - o acesso: a) à educação e ao ensino profissionalizante. Parágrafo único. Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos do inciso IV do art. 2o, terá direito a acompanhante especializado. Sem dúvida um avanço na conquista de direitos!
Comecei como auxiliar de creche me deixaram com um autista e imperativo tanto na creche como na escolinha ele não para estou no meu terceiro dia de estágio
Bom dia! Como auxiliar a criança a compreender que aquilo que não lhe chama mais a atenção, não precisa ser destruído? E como auxiliar a impor limites, pois as outras crianças questionam o porque de tal amiguinho está quebrando um brinquedo...
Três anos depois , digo que a situação é difícil para todos, escola e pais, pois ninguém tem culpa, é um processo novo e difícil de introduzir, por um lado temos os direitos das crianças atípicas mas pelo outro tem o direito das crianças típicas, as salas de aula com crianças autistas com grau severo,as crianças típicas são prejudicadas e sendo atrasadas no ensino, sem falar que elas também estão em formação e acabam por as vezes imitando ou ficam assustadas e com medo dos enumeros episódios. Muitas vezes o profissional no seu curso tem o foco o tratamento da criança autista e é pega de surpresa quando chega em sala de aula e não consegue dar aula. O certo era a cada dois autista ter uma cuidadora além da professora auxiliar e a principal. Porém sabemos que o custo é alto, aí as escolas particulares acabam colocando 3,4 crianças para uma cuidadora e uma professora com salários baixos. E as públicas as vezes nem cuidador tem.
Essa é uma situação que infelizmente vai demorar encontrar algo que realmente dê certo para socialização de crianças típicas e atípicas .
Na prática é muito diferente porque o que mais vejo é o contrário. Pais exigindo tudo isso, mas não levam criança para acompanhamento terapeutico e quando o neurologista ou psiquiatra receitam medicamentos, os próprios pais tiram sem nenhum cuidado ou aviso aos profissionais! Mas exigem que a escola traga resultados milagrosos! (Mãe de criança com TEA).
Isso também é muito dificil Ana!
A maioria das pessoas com tea nem toma medicamento e é super funcional a escola que fica colocando atividades que não ensinam e querem que aprendam em um passe de mágica
é bem isso...
Ana, suas colocações mostram um cenário que leva a responsalizacao dos pais, o grande problema é que as vezes o conselho tutelar não recebe a denúncia! A escola finge que não vê, e fica por isso! Porém o que é a realidade do ensino no Brasil, são as escolas brincando de inclusão, as crianças ficam fora da sala, passeando pela escola, os professores que deveriam ser especializados, na grande maioria são estagiários, já vi estagiários de química, matemática! O problema é grave, e nenhum chefe do poder executivo vai nos fornecer o que temos direito, se não brigarmos! O Ministério público está a nossa disposição sempre que nos sentirmos com direitos violados, o triste é perceber que mtos não querem se juntar a luta, só criticam! A realidade só mudará com união e muita luta!
@@Ityla Conheço uma escola que tem um aluno com autismo ( dentre outros) porém, esse em especial é agressivo, morde, bate, nas professoras, Auxiliares, colegas. Ele estuda período integral, e o que fazem é deixar ele com umas estágiarias estudante de pedagogia, quando não é com uma é com outra. Claramente elas não tem preparo para isso, sobrecarrega elas, e elas ficam frustradas por não saberem lidar com essa criança.
Ele precisa de uma profissional especializada com ele, e também orientando professoras, auxiliares, todos na escola
O meu Miguel de 5 anos (não verbal) está super integrado na escola com a ajuda dos educadores e dos coleguinhas sempre foi incluído é desafiado a fazer tudo. Hoje é super autónomo e participa em tudo. Adora a escola!
Que maravilha! ❤️
Qual a escola que ele estuda???
@@jeffersonfernandesbasilio7783 somos de Portugal. Ele está num colégio privado. Atualmente já está no 2 ano no mesmo colégio, já tem 7 anos.
Sou mediadora em uma escola no município estou acompanhando uma aluna com autismo ,ela se interage bem com a turma
Muito caprichosa cópia do quadro e tem uma letra linda eu fico dando todo apóio que precisa sento ao lado.
Mas o problema dela e a ansiedade as vezes dá vontade de ir embora para casa,mas e uma ótima aluna.
O meu odeia escola
As vezes é tão difícil, na prática é totalmente diferente,ainda mais quando se tem 2 ou 3 crianças com autismo na mesma sala,país q não tem um pequeno interesse de fazer acompanhamento com os filhos e jogam nas costas do professor.
Sou professora há 27 anos. 20 trabalhando na APAE.
E como é maravilhoso assistir a um vídeo onde a criança é vista como uma criança!!!
Aprendi a trabalhar assim. Esse vídeo me remeteu ao início da carreira quando minha coordenadora pedagógica me disse isso.
Faltou uma dica: Amor. Professor, Ame o estudante,crie um vínculo, entenda que aquela criança precisa de você e só você poderá ajudá-la na sala de aula. Fique tranquilo e faça seu trabalho, brinquem, estudem juntos, deem risada, faça bagunça com a criança, e se acalme sabe por quê? Porque se você tiver tudo isso, eu GARANTO que se você não tiver AT, não tiver formação, não tiver nada, você caro(a) professor(a) fará de tudo para essa criança avançar, a lei está aí mas não adianta fazer isso SOMENTE POR CAUSA DA LEI. Faça com amor, ame seu estudante e aproveite, ele será uma experiência única. Ass: Pedagoga Daniela Santos.
Excelente 👏🏽👏🏽
Ótima dica ❤️❤️
Tudo que muitos professores precisam saber , precisamos de mais profissionais que pensam como vc Daniela ❤️
Exatamente assim Daniela. O mundo precisa se humanizar e aceitar cada um com sua característica própria. Seu comentário me representa.
Sou ADI e entrou uma aluno de 3 anos na sala irei aprender muito . Paciência e carinho tenho . Vou aprender muito aqui
Sou professora de apoio de crianças com autismo.O número de crianças com autismo , dobrou nas escolas, mais infelizmente o que vejo, que muitos dos pais simplesmente jogam as crianças e querem apanhas resultados.
Vc podia visitar uma escola pública porque situação e outra e muitas vezes os professores estão sozinhos.
Verdade, na escola em q meu filho estuda , a prefeitura não permite a entrada da A T.
É lindo falar o que o professor tem que fazer! SQN
Sendo bem realista... são bem poucos os casos que TEAs que são incluídos de verdade (social e pedagogicamente). Vivo o chão da escola e sei bem como é. Triste é a nossa realidade! 😢
@@elianaverrengia4175 E, infelizmente, fica pior a cada dia. Não adianta A. T. sem nenhuma formação e que, simplesmente, fica ao lado da criança como se ela fosse uma inválida e olhando o WhatsApp toda hora. 🧐
Dói o meu coração ao ver meus colegas educadores sem amor e cuidado algum .... Que Deus nos ajude!
Tenho um filho de 17 anos c autismo! Na vdd a realidade escolar é bem diferente. Falo c fundamento pois trabalho em uma escola há 12 anos. Na escola todos os alunos c alguma necessidade especiais são jogados p "escanteio" .
Sou monitora ,ajudante de turma .Cuido de um aluno com autismo ,ele tem 7 anos .Está no primeiro ano do fundamental.É minha primeira experiência com autismo.Estou cursando o 4 semestre de pedagogia.Seus videos estão me ajudando muito.Amo trabalhar com esses pequeninos.❤
Somos duas 🥰🥰
Sou professora de educação infantil e meus alunos autistas fazem as mesmas atividades e têm os mesmos estímulos das outras crianças.
A criança autista é uma criança como qualquer outra criança. Ameeeeeeei!💙
❤️❤️
Sim só q tem a suas dificuldades
Precisando muito de ajuda!!! A nossa realidade, no chão da escola, é bem diferente... Tenho um aluninho autista, de 7 anos, em uma sala de 1°,2° e 3° ano juntos... Vou ser sua aluna assídua agora!!! Que alegria, uma luz encontrar seu canal!!! Acho maravilhoso nos seus vídeos que, você sempre chama a atenção da presença dos pais na vida escolar... Nós Professoras sabemos da importância, e muitas vezes os pais não!!! Sou Mãe, e estou aqui como Mãe. Clamo a presença dos pais... Pedi a psicóloga sobre isso, pois, o que é mais preciso, é o acompanhamento dos pais, da família... Pois limites e regras, em qualquer situação com crianças, a escola não consegui, se essa criança faz o que quer em casa... Quando percebemos na conversa com os pais, que dizem: em casa ele bate até em mim... Como fazermos algo??? Se essa criança não t limites e regras em casa... Se os pais dizem: pode deixar ele pular a janela... Não é fácil o papel do professor... Ajuda!!!
Vou pedir essa semana uma auxiliadora de classe para meu filho pois a professora dele não está dando conta nem das crianças típicas
Dicas valiosas obrigada pelas explicações, tenho aprendido muito com você.
Abençoada , obrigada 🙏 é preciso levar essas orientações para várias escolas para que os profissionais se sensibilizem e trabalhem com mais ❤
Sou de São José dos Campos - SP onde a prefeitura formou pessoas para acompanhar essas crianças na sala de aula e ajudar elas em suas necessidades!
Sou professora do ensino básico na prefeitura de São Paulo, e chega a me dar desespero quando assisto vídeos assim. Numa sala desse aula com 32 alunos, 3 desses com autismo, 2 com down, e um d.i, porém sem laudo, todos na faixa dos 7 anos... Eu rezo todos os dias pra que ninguém se machuque, e pra Deus manter minha serenidade e saúde. Esse tipo de inclusão do vídeo só é possível em escola particular... Gente, pelo amor de Deus, chegar de cobrar do professor, cobrem as autoridades, exijam o cumprimento da legislação
TAMBEM TRABALHO COMO MONITOR E NUMA SALA SEM PELO MENOS DOIS A TRES MONITORES COMO NO CASO QUE PARECE RELATAR, É MUITO DIFICIL SUPERAR E AS DOENÇAS MENTAIS EM PROFISSIONAIS E CERTO OCORRER.
Verdade ❤
Meu filho tem 3 anos e autismo moderado trato ele com mais amor, mais exijo muito dele tbm , não passo a mao na cabeça não! Busco sempre tratar ele o mais normal possivel! Amo seus videos😘
Que linda! Obrigada pelo carinho Carina. Fico feliz que conseguiu realizar o tratamento precoce. 😘
Me tira uma dúvida o AT ele só acompanha e o professor aplica atividade com a criança ou AT pode aplicar ?
@@celivera2460 AT Acompanhante Terapêutico, até onde sei trabalha a parte comportamental e socialização. Ñ sei se trabalha a parte didática. A menos que tenha formação em mediação. Mas é um profissional só para aquele aluno.
Vc salvou minha vida louvo a drus peka sua vida
Obrigada querida =)
Sou AT escolar e criança que acompanho é o contrário do que você falou no vídeo, ela tem altas habilidades e está super a frente da turma. Você poderia gravar um vídeo sobre Autistas com altas habilidades?
Meu filho tem 5 anos!esta no pre!a escola nos chamou para conversar sobre o livro !disse que ele nao esta conseguindo a companhar!chegamos a conclusao de utilizar um intermediario!a turma esta com volume 3 !meu filho esta com volume 2!pois chegamos a conclusao que realmente o 3 era muito puxado pra ele !e fazia ele se desinteressar!ja esse volume 2 ele consegue entender melhor e nao perde o interesse!achei bem legal da parte da escola essa preocupaçao!e uma escolinha paga !mas bem pequenininha!nao posso pagar ,mas fizemos um grande esforco!e graças a Deus ,como nao tem terapia,esta ajudando muito!
Que bacana Emerson!!
Farei o mesmo...vou apertar aqui..vai dar certo 🙏🙏🙏
Que canal perfeito, pesquisei sobre o assunto pois estou em uma sala com 2 crianças autistas, uma delas é muito difícil de lidar principalmente por eu ter entrado na sala recendente. Ela está sofrendo muito com a mudança e eu desesperada.
Desculpas errei seu nome... quero que Deus continue me dando sabedoria para ensinar da melhor maneira possível ajudar minhas crianças na escola
A lei no momento no RJ não está sendo feita, pois Eles falam que " não tem gente pra trabalhar". Já fui na 7°CRE na Barra da Tijuca me disseram isso. Então eu fico na sala com ele, mais só fico 2 horas só. Espero que até metade do ano de 2022 tenha um at com meu filho 😉
Seria tão bom se todos os envolvidos, buscassem o bem estar da criança. Vemos muitas crianças sem o conjunto necessário para o seu desenvolvimento.
Oi, Mayra. Estou no ultimo ano de Psicologia e comecei neste ano estagio de tutoria com uma criança com autismo. Seus vídeos me ajudam muito! Estou querendo fazer um quadro de rotina para a minha criança e também tenho dúvidas em relação ao que fazer quando ela se desorganiza, espero ansiosamente pelos proximos vídeos!
Acabei de ler seu livro "SOS Autismo", muito bom! Parabens pelo trabalho que vem fazendo ate agora!!
❤️❤️
Muito boa essa explicação
A teoria é bem bonita
Colocam tudo nas costas do professor: ensinar "modos" à criança ou ao adolescente; ser carinhoso com alunos q só faltam bater nos professores; ser sempre alegre com alunos q só perturbam as aulas, dentre outras questões. Os pais precisam entender q professor não é psiquiatra, psicólogo. É fácil falar sobre como o professor deve agir com os alunos, sejam autistas ou não: na teoria é lindo ne?! Quero ver falar com voz mansa e tranquila, depois q vivenciarem uma sala de aula na prática, no dia a dia; aí sim, vamos ver se o discurso muda ou não!! Falar bonito, sentado atrás de uma mesa, com ar condicionado, sem um aluno por perto é facil demais.
Falou tudo! O que ele disse aí nunca vai acontecer numa escola pública
exato!!
Se não aguenta muda de profissão
Mude de profissão pelos amor de Deus, você não ama o que faz e os alunos não merece ter ensinamentos de gente mau humorada e desrespeitosa!
@@vanderleiamaralcosta3304Está é a sua visão. Sou professora de escola pública e consigo trabalhar da forma como ela fala.
Minha filha tem autismo. Ouvir da professora que ela está atrapalhando a aula. Dela .mim sentir triste e pedir ajuda pra Deus . pois já percebi pelas outras coisas que ela mim falou que não terei muito sua ajuda no desenvolvimento dela.
Que maravilha ver pessoas pensando em ajudar dessa maneira. Tenho 2 filhos com autismo, uma menina de 13 anos e um menino com 6 anos. Os dois geralmente fazem atividades diferentes dos demais. Eu vejo que isso não estimula ao aprendizado, mas as professoras alegam que eles não tem interesse e não acompanham. Fico triste pois sei que um maior esforço da parte delas seria essencial pro desenvolvimento dos meus filhos.
❤️❤️
Odeio essas atividades "inclusiva" que inclusiva tem de nada só fica colocando atividades fáceis estúpidas super infantilizadas e não ensinam a matéria como uma pessoa autista vai arrumar um emprego se a única merda que ele aprendeu foi pintar uma flor na escola puta que pariu
@@larica3790 olha se o seu filho ou filha estuda em escola pública pode esquecer que não vai aprender muita coisa não. E nem é culpa dos professores. Sou o apoio de um aluno autista de 8 anos. Ele não fala. A professora coitada não dá conta da turma que está no segundo ano e tem criança que não sabe fazer o próprio nome. A responsabilidade é do Estado que deveria contratar mais professores pq a turma de alfabetização deve ser reduzida. Como ensinar a ler e escrever uma turma de 30 alunos com idade entre 7.e 8..ano? Impossível
40 alunos para ela dar conta, vc só tem 2 filhos, ela tem 40 que fazem tudo até a sala de aula ficar com a cara de um hospício, antes de julgar, vai ver a realidade da coitada que dá aula para o seu filho, pq esse papo de inclusão é papo pra boi dormir, governo ganha dinheiro brabo com isso, mas já percebeu que poucas vezes dá certo?
Sou professora e seus vídeos têm me auxiliado muito. Gratidão!
❤️❤️
Fala sobre educação domiciliar...
Anotado! ❤️
Sou mãe de uma jovem autista com 14 anos . Descobrimos recentemente que ela é autista, então tudo é muito novo para gente
Olá querida, tudo bem? Para ajudar você, separei alguns conteúdos do canal, confira:
👉🏻 ua-cam.com/video/cgaExqUmvwo/v-deo.html
👉🏻 ua-cam.com/video/8eHRKkpObJI/v-deo.html
👉🏻 ua-cam.com/video/nkS3kCSuMFg/v-deo.html
Estou na torcida para que dê tudo certo! Conte comigo 💙
Tenho dois filhos que recentemente receberam o diagnóstico de autismo, aceitação é muito difícil, ainda não aceitei, porém meus filhos precisam de ajuda profissional, mais fazem meses que estou esperando pelas as terapias pelo o SUS, Daniel tem 4 anos e fala poucas coisas, Dhony completa 3 no mês que vem e não fala nem mamãe 😢
@@mayragaiato obg 😊
Vc é maravilhosa!! Fala uma linguagem simples!! Parabéns
Muito obrigada pelo carinho querida 💙😃
Gratidão pelo aprendizado!🌸🙏
Verdade o professor tem criar o vínculo com alunos
Eu ajo Exatamente como o que foi dito no vídeo
Que conteúdo rico!!! Sua bagagens muito me ajuda!!!
Olá querida, tudo bem? Fico feliz em ajudar, saiba que pode contar comigo e minha equipe! 💙🥰
Muito bonito a teoria.
Visitem uma sala de aula
❤️
Sou professora do infantil 3 tenho uma aluna autista, tento fazer tudo com ela mais ela não quer, joga as coisas, se joga no chão, nao fica sentada, e os pais não cololaboram com o tratamento dela.
Oi Mayara? Estou amando te conhecer e amando os assuntos. Sou cuidadora de duas crianças com autismo. Uma é totalmente digerendo do outro... e por esse motivo Deus colocou vc na minha vida... estou apreendendo muito... peguei muito amor com os dois elisa e Miguel...
Que ótimo, Ana! Fico muito feliz em saber que estou conseguindo te ajudar. Obrigada pelo carinho, um beijo enorme 🥰💙
Que conteúdo querida Mayra!! Que benção de encontrar quando eu mais estava precisando!! Vc foi um anjo que eu achei no Facebook!! Gratidão infinita
Olá querida, tudo bem com você? Muito obrigada pelo carinho e confiança, saiba que vocês são responsáveis para que eu continue trazendo cada vez mais conteúdos e me aperfeiçoando, sou grata pelo amor que partilhamos. Conte comigo e minha equipe!
Um beijo 💙
Mayra acompanho seus vídeos me ensinam muito!
Meu filho tem onze anos, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos dez, sempre teve dificuldade para compreender as atividades escolares, tenho que simplificar as perguntas pra ele de forma que ele entenda. Estudo todo conteúdo de provas com ele e ele consegue boas notas, tem muito interesse por desenho só quer desenhar o tempo todo! Não tem interesse pelos estudos mas eu sempre faço as tarefas de casa com ele, tem dias que ele não faz nada a escola. Está no sexto ano e desde o primeiro ano estuda com os mesmos colegas e só conhece quatro crianças pelo nome.
Continua estimulando ele sempre! ❤️
@@gabrieladias24sedf levei a psicóloga, neurologista e não tive resposta. Depois levei na a outro neurologista e psicopedagoga e eles me deram o laudo. Foram anos procurando resposta e pesquisando sempre sobre autismo quando recebi o diagnóstico não foi surpresa para mim porque eu já sabia que ele era autista.
Vídeo maravilhoso. Vou mandar para a diretora do Meu filho agora rs
Meu desejo é esse, q a cada dia ele posso crescer, evoluir, aprender a cada dia mais e mais junto c os amiguinhos q ele mesmo tanto fala dos amigos rs
❤️❤️
Atendo uma criança na escola, tem 5 anos, mas infelizmente a mãe nao aceita, levou no psicologo está criança recebeu laudo, mas a mãe não aceita e acaba não fazendo acompanhamento necessário, ela não acredita, é complicado pq mesmo eu fazendo tudo e a professora tbem, ainda falta muito, mas fazemos nossa parte com muito amor! Fiz a formação de AT por esses dias e estou muito feliz, pois amo, sou apaixonada por trabalhar com crianças!
Olá querida, tudo bem? Sinto muito por essa situação, para te auxiliar, deixo aqui alguns conteúdos para que possa utilizar em sala de aula e também para que possa conversar com os pais do pequeno:
👉 ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
👉 ua-cam.com/video/1wSMEe6fqWs/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/U1eVjO_FMAg/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/gJuKFx0gcXg/v-deo.html
Meus parabéns pelo seu esforço e dedicação, saiba que pode contar sempre comigo e minha equipe! Um beijo grande 💙
Meu filho Yago ele tem suspeita e foi a professora formada em pedagogia que notou eu jamais notaria um comportamento diferente,as pessoas costumam dizer que menino é diferente de menina,tenho uma menina Yasmine de 9 anos ela sempre foi muito independente e meu menino muito dependente de mim,daí que veio o medo e a aceitação foi dolorosa sim,tem pessoas que romantizam muito,no começo imaginei trilhões de coisas,como por exemplo vão maltratar meu filho na escola ou quando eu não estiver presente,eu sendo mãe tinha que ter notado,não consigo, será que ele vai aprender o que precisa, não vou saber ser dura com ele e etc ..
Hoje vou no neuropediatra,vai dar tudo certo,hoje eu aceito oq vier pois nada no mundo diminuirá o meu amor pelo meu príncipe 💙
Muito bom vou comecar a trabalhar com criança autista voue interar no assunto
Os professores muito importante na formação dos alunos com autismo.AEscola é muito importante na formação do Autista.
EXCELENTES DICAS! MUITO OBRIGADA!!!! 👏🌷👏🌷👏🌷👏
Fico feliz que tenha gostado querida 🥰💙
Socorro! Precisamos de muita ajuda!!!
Verdade,eu tenho um filho autista e é desse geito que a senhora disse,muito bom esse vídeo parabéns.
❤️
Eu trabalho em uma escola de educação infantil e tenho um menino autista. A inclusão nas escolas NÃO ACONTECEM. Quando tem aulas extras como yoga e música, eu tenho que ficar com ele na brinquedoteca ao invés de colocá-lo na aula junto com os outros colegas. Isso não é inclusão!
Que tristeza..... Isso é EXCLUSÃO! Essa escola não entendeu o que significa INCLUIR a criança com necessidades especiais em todas as atividades e explorar todas as suas potencialidades! Triste demaissss...
Parabéns pelo exelente conteúdo, sua fala é muito potente, linda proposta de inclusão.
Sim meu filho tem 3 anos eli esta falando bem agora
Boa noite! A criança que estou cuidando entrou esse ano na escola, educação infantil, etapa 1. Não fala, eu tenho assistido vídeos sobre autismo. Sou inscrita em seu canal, não sei por onde começar para que ele, Flávio acompanhe as atividades da professo da classe. Seus vídeos ajudam muito. Aprendi hoje em um outro vídeo seu a falar uma palavra apenas, já que meu aluno não fala. Obrigada! 😊
Sou professora e já estou aprendendo sobre
Vi uma situação na escola em q trabalho … a prof com uma sala com 27 alunos dois autistas nível 2 e o outro 3 de suporte que só corriam batiam e rasgavam tudo. Embora ela tentou mas essa situação perdurou o ano todo.
sinto muito 😓
Meu filho tem suspeita de autismo desdos 2 anos e 10 meses, mas não tive ajuda da escola em nenhum sentido, meu pequeno sofreu muito, preconceito, maus tratos excluído, mudei Gilvan de escola Gilvan foi muito bem recebido por todos e está fazendo o tratamento adequado. Mas infelizmente quem está sofrendo muito preconceito sou eu na escola atual, por ser mãe solteira. Fico muito triste porque meu filho precisa da minha presença na escola, e pra mim está sendo muito difícil porque preciso ir lá mas fico muito constrangida com o que ouço. Adoro seu vídeo. Parabéns
❤️❤️
Bom dia tenho um filho autista ele só está na escola só pra marcar presença mesmo a monitora dele é só pra levar ele no banheiro a apostila dele é toda em branco pago terapia uma vez por semana e não adianta nada , chutei o balde vou ensinar o básico da vida pra futuramente pelo menos saber lavar, passar, cozinhar e está ótimo não vejo futuro nenhum infelizmente
Assim como para os pais é importante dar continuidade nas intervenções em casa, o professor, que tem papel fundamental nesse processo, precisa saber lidar com as diferenças que este aluno apresenta e acima disso, não deixar que essas diferenças atrapalhem seu desenvolvimento. Eu, como professora e mãe de uma menina autista, sempre busquei informações, capacitações, sempre que posso estou presente em suas conferências, pq sei que além de ganhos profissionais pessoais tem uma criança ganhando muito mais do que eu😍. Obrigada, Mayra, mais uma vez por cada ensinamento e direcionamento.
Meu sonho é que todos os professores pensem assim como você. Amor pelo que faz.
@@giovannalevita7992 obrigada pelo carinho😍🙏
❤️❤️
por favor me envie uma lei q diz q o aluno artista tem.direito há um at pois o município diz q não existe lei pra criança com.atismo ter auxiliar de sala.preciso q me ajude
@@carmelitalaurindo3962 a lei Berenice Piana vai te apoiar. O município de SP (rede prefeitura) está realmente colocando empecilhos para q esses profissionais possam acompanhar as crianças. Eu te indico, organizar uma reunião muito bem feita, com todos os respaudos e leis, e principalmente justificando para essa escola o quão benéfico será a ajuda desse profissional. Fale com o supervisor de psicologia, ele pode te ajudar
Sou professora apoio já faz 8 anos e já tive vários alunos autistas. Quero mto aprender as técnicas do Aba para usar em sala de aula com meu aluno.
olá! Sou "tutora" de um aluno Autista. Nesta escola tem mais crianças em descoberta de Autista -recém chegada na educação. A criança que eu cuido, tem atraso na fala, bem baixo estimulo social e não permanece em sala de aula. Descobri q p ele ficar em uma sala, trancavam a porta (A cada determinado tempo deixavam ele dar uma volta), tanto é q ele entra em todas as salas da escola. A única aula q ele acompanha por maior tempo - é única - q permanece é de educação física (ele sabe todos os horários do professor de educação física pelo jeito).
A escola comunicou a mãe q ele não é uma criança de ficar o dia todo, por não seguir os horários de atividade das 7 ás 17 dentro de uma sala, ele não dormi na hora do sono, etc. A mãe obrigou a escola aceitar e quer obrigar a criança a criança a ficar dentro de sala. Ele não come nada que é servido na escola. Ele ama as Letras e Números, conhece não só português e também inglês.
Não sei como o ajudá-lo a permanecer "Gael" na sala sem forçar é ter um pouco de interação social para as coisas mais básicas.
Oi bom dia a professora auxiliar que fica com a criança na sala de aula, pode intervir quando a criança está em crise, vc poderia fazer um vídeo sobre essa intervenção, para nós professoras e professores que atuamos juntos as crianças com autismo em sala de aula. Obrigada seus vídeos são de grande ajuda .
Deus abençoe por mais estás dicas valiosas .
❤️❤️
O meu Lipe (autista ) sempre fez Fono , Psico faz até hoje ... Cada 2 meses na psiquiatra, usa medicamentos , mas aos 16 anos vejo que cada dia que passa ele está mais distante do neurotipico... Mesmo desde os 2 anos estar em um colégio regular construtivista com AT constante ... A adolescência está bem difícil e ele sente falta de amigos ... O Lipe conhece todo mundo pelo nome , mas não é convidado para nenhuma festa !!! Vamos que vamos ...
Poxa ISabel que situação dificil :((
Que situação, que nós pais eduquemos nossas crianças a tratar bem todas as crianças
sinto muito
Meu filhote faz tudo com certa tranquilidade, porém amigos ele não faz questão alguma, nesse ponto ele é muito difícil.
😔
Passei por isso com meu filho...ele fazia o que queria na época do Jardim. Agora com 7 anos tem dificuldades em participar ativamente de todas as atividades em conjunto.
Poxaa! Mas ainda da tempo de melhorar!
Eu sofro com isso ai os professores pede pra dar uma volta quando criança grita , sou cuidador AEE RJ aqui muito abandonado
Adorei palestras fé autismo
Gostaria de saber como funciona ,a questão do autistas na educação infantil. Temos cinco autistas na mesma turma e cada um de um grau. Temos três severos e estamos tentando ajudar eles . Mais um é muito agressivo, outro tem muitas crises agressividade, outro não interage e não fala. Um bate em todos os colegas e temos que ficar sempre muito atentas ele é muito violento. Somos uma professora e duas auxiliares de inclusão. Mais queremos muito ajudar essas crianças
Cenário muito bonito. Parabéns pela seleção de cores. 👍
:)
Na prática é totalmente diferente.
Meu aluno diagnosticado autista consigo avançar com AT. O mais difícil para mim é chegar na outra criança sem diagnóstico e não verbal não tem AT.
Cai no seu canal por acaso, tenho um neto autista de 8 anos. Ele tem todo acompanhamento disponível onde mora. A maior dificuldade e na fala, mas está bem melhor depois desses acompanhamento. É a escola tem base nesse caso. Vou te acompanhar sempre
❤️❤️
Tem crianca autista q nao consegui participar das atividades por completo porquer ela chega ao limite mais rapido q a outra crianca
E muitas vezes temos q entender e nao forcar a crianca autista nas arividades temos sempre q ficarmos atentos seus desenvolvimentos
Eu trabalho com um autista esse vídeo me ajudou bastante
Muito bom o vídeo 👏👏👏👏 TOP
❤️❤️
Muito obrigada, eu como mãe precisava ouvir isso. 🙂
❤️❤️
Mayara. Qual é a lei de acompanhante para autista
Isso de deixar a pessoa no canto e ninguém falar nada é verdade, passei o ano todo nas aulas de matemática e física (os únicos professores que não me repreendia quando eu tava destruido fazendo "coisas abstratas" ) eles não me repreendia e agora eu tô no meu tempo livre da recuperação deles
Sobre os direitos especiais que você citou o primeiro eu discordo, a criança levantar um pouco da cadeira para aliviar a ansiedade dependendo da criança não vejo nenhum problema, falo isso por um exemplo na escola que trabalho, super funciona pra ela.
No nosso caso, além de solicitar aos cuidadores para tratar como uma criança típica, ainda peço para implementar uma pequena dose de dificuldade, para que ele possa se esforçar mais, pois como você falou, não acredito que deixar solto seja a solução. Depois desse vídeo, vi que estamos no caminho. Obrigado.
❤️❤️
Poderia dar dicas da vida escolar para crianças maiores tipo 6 anos
Essas dicas também são para crianças maiores...
Fala por favor como melhorar a aprendizagem dos adultos com autismo.
Isso mesmo Drª vc e muito linda e inteligente
Adorei.
Envie pra at do meu filho .
Ele tem seis aninho e autista
Não fala ainda
❤️❤️
Vc é ótima tô gostando muito de assistir seus vídeos que pena que não é daqui de João pessoa PB kk
❤️❤️ Mas minha equipe atende online também! Caso queira envia um Whatsapp (11) 99944 2309. A Karina irá te atender e explicar todo processo
Adoro seus vídeos!
Parabéns!
Mas sinto falta de vídeos para criança maiores 9,10 anos..Que já superaram várias dificuldades já não tem aquele comportamento agitado...
Sinto que essa é uma dificuldade de vários profissionais, que não sabem dar sequência as terapias e parece que para de evoluir.
Anotado Marcela!
Parabéns mayra Deus a abençoe grandemente
Muito bom
Show
Vejo que muito já se sabe como agir com a criança autista, porém falta o recurso humano na escola . Como uma professora sozinha com 24 alunos de cinco, seis anos conseguirá fazer tudo o que se espera em turmas com as vezes até mais de um aluno especial?? As vezes me parece impossível.
Existes casos e casos, bom seria se a família estivesse de fato nesse processo.
Olá gosto muito do seu canal e curto suas dicas. Trabalho com crianças com atraso no desenvolvimento e percebo q acontece ao contrário com elas (pelos menos onde trabalho) elas não vão a terapia e alguns passam na APAE e na escola temos q se desdobrar para atender e entender as necessidades de cada um. Os pais tem muita resistência em acreditar q a terapia e a escola andam juntos. E só lá na escola me desculpe eu não vejo progresso pois o trabalho terapêutico ajuda na minha humilde opinião muito mais q só ir a escola. E vice versa!
Entendo!
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. LEI BERENICE PIANA
A Lei do autismo garante aos alunos com TEA:
Art. 3o
(…)
IV - o acesso:
a) à educação e ao ensino profissionalizante.
Parágrafo único. Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos do inciso IV do art. 2o, terá direito a acompanhante especializado.
Sem dúvida um avanço na conquista de direitos!
Comecei como auxiliar de creche me deixaram com um autista e imperativo tanto na creche como na escolinha ele não para estou no meu terceiro dia de estágio
Bom dia! Como auxiliar a criança a compreender que aquilo que não lhe chama mais a atenção, não precisa ser destruído? E como auxiliar a impor limites, pois as outras crianças questionam o porque de tal amiguinho está quebrando um brinquedo...
Muito bom! Aguardando o video com as dicas para quando a criança se desregula. Obrigada
Acredito que meus vídeos sobre birras podem te ajudar
Meu filho João tem 8anos a escola tem muito dificuldade com ele para lidar com ele parece que sempre tem reclamação dele bjs😊😂
Ótimas dicas!
❤️❤️