"Pra sempre fui acorrentado em seu calcanhar", uma referência clara ao "calcanhar de Aquilis" na mitologia grega, representando que sua fraqueza é o sentimento que nutre por ela mesmo sem querer.
Excelente! Só interpreto algumas coisas de outras formas: 1-"Chão de giz" era o produto que se usava em casas simples, pobres. É um pouco feio e desregular ou ondulado mas é barato e resistente, o que leva a idéia de que ele é um rapaz que vivia em uma casa muito simples. 2- "agora pego o caminhão, na lona vou a nocaute outra vez" É comum trabalhadores ajudarem com transporte de cargas sem registro ou direitos... o cansaço e o desanimo são enormes mas não podem dormir muito, nem menos alugar um hotel p dormir, então literalmente desmaiam naquela lona amarela que protege os materiais na carreta. Ou seja, volta a trabalhar e só para quando nao aguenta mais, descansando no proprio caminhão de forma improvisada, indo a "nocaute" protegido apenas com a lona como proteção ou cobertor. 3- faltou mencionar que o batom a que ele se refere é aquele incolor usado nos carnavais por ambos os sexos p prevenir de doenças. 4- "Freud explica!" Sem querer discutir com o comentário de profissionais na área, mas isso era apenas uma figura de linguagem popular antigamente: quando algo era muito complicado ou complexo terminacamos a frase com um "Ah... Freud explica!" Tipo " - Não sei te explicar mas é mais ou menos isso aí..."
resumindo, acho que se você mergulhar na época, costumes, ditados e etc , você entenderá muito mais fácil, não tem nada de exotérico é mais simples que se imagina.
As outras análises que já vi são parecidas. Porém, ao meu ver essa é bem completa. Parabéns!. Faça uma análise da música giz, e vento no litoral. Ambas do Legião Urbana. Há! Sou muito fã do Zé Ramalho
Muito bom! Eu sempre gostei dessa música e cheguei a pesquisar palavras isoladas,mas que não fizeram sentido pra mim. Obrigada pela ótima explicação. Sugiro "Bandolins- Oswaldo Montenegro" para uma próxima interpretação!
to adorando suas análises, viva os compositores desse país no qual deveriam ser mais reconhecidos, zé só é reconhecido pq se tornou cantor caso contrário ninguém saberia da sua inteligência para compor essas lindas canções
"Gastando assim o meu baton" O baton nos lábios dela... Significa que ele estava perdendo tempo e consequentemente a juventude. O que realmente a acontece quando alguém fica aficionado... Um amor platônico e por isso Freud explica. Muito boa as interpretações.
Em relação a camisa de força ou de vênus, ele quis dizer que ele estava entre continuar tentando ou desistir dessa aventura com um amor proibido ou indesejado pela outra parte. A camisa de força representa uma forma de impedir de fazer as coisas e a de vênus a possibilidade de tentar mais uma vez.
Cara, tomei um baita susto quando em pleno março/22 me dei conta de que essa canção já tem 54 anos e, impressionantemente, continua atual, pois fala ao jovem de hoje com a mesma força que falou ao jovem que fui em 1978 quando do lançamento. Meu Deus!!!!
Ótimo canal. Ótima análise. Que descoberta maravilhosa. Adorei os vídeos de leitura de cordel. Faz um vídeo analisando a música força verde do Zé Ramalho.
"Disparo balas de canhão..." Grão vizir naquela época era tido como um mago, ele quis dizer que ele se esbravejava, xingava, mas nada atingia sua amada que a fizesse mudar de opinião, era inútil.
A questão do cigarro e do baton tem o mesmo significado, ambos representam a tentativa de desdenhar a pessoa amada pelo sentimento de orgulho e a volta o sentimento de impotência do refrão do grão vizir.
O chão de Giz é uma metáfora ou uma alusão a que a pessoa não está segura, ou seja... A idéia de Giz é que se apaga facilmente, o deixa sem chão. ( Chão de giz) revela uma situação instável com seu amor proibido. Pessoa da alta sociedade, mais velha que ele, ( uma violeta velha e ele o colibri) mais estava preso ao seu calcanhar Sua relação com essa pessoa era
Quem pelo ao nenos uma vez não esteve em chão de giz?também se por na posissão de esnobar.chamar alguém de violeta velha e dizer,sou um colibri?Por mais que doa um amor mal redovido ainda é melhor do que nunca ter amado!
"Desço dessa solidão e espalho coisas sob um chão de giz", gente, isso é simples, o homem está angustiado e começa escrever coisas no chão com giz, escreve tanto que o chão parece ser feito de giz, tipo exagero, só isso, não tem nada com relação a drogas, não tem nada de chão feito de giz para parecer instabilidade, simplesmente, naquela época, nós gostávamos de exagerar as coisas, tipo, você escreveu tanto no chão que parece que foi feito de giz, só isso, e aí ele completa, "há meros devaneios tolos a me torturar" que são justamente o pensamentos que insistem e permanecem na cabeça dele que ele estava escrevendo no chão. Acho importante conhecer os costumes da época para interpretar, falávamos coisas que hoje pode não fazer muito sentido, mas se aprender o contexto da ocasião ficará mais fácil.
@@argentino_xp5864 Desculpa ser chato, mas é a verdade, eu sou da época, as pessoas complicam o que é simples, até falar que houve relação homo afetiva teve aqui, se te chateei, sinto muito, leia só o que você quer, simples, e continue fantasiando a música com coisas que não faz sentido. Parece que o que não faz sentido é mais legal, kkkk.
"Freud Explica", ao meu ver, é um termo comumente utilizado quando se quer atribuir razões de cunho sexual aos problemas. Talvez, nesse caso, por ser uma mulher mais velha, haveria um pouco de "Complexo de Edipo" que pudesse explicar toda aquela paixão e insistência a ponto de se enfrentar o Grão-Vizir mesmo sabendo que era inútil.
Eu curto tanto essa música e justamente em um concurso pedi uma questão por conta do sentido da palavra amiúde...por isso eu digo aos jovens, ouçam MPB, leiam , reflitam as letras , as palavras, contexto...Funk e putaria não caem em concurso e vertibular.
"Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom". Penso que nessa frase ele quis fazer uma ironia com ela. Afinal tratava-se de uma "madame" casada com um "coroné" no interior do Nordeste que devia andar maquiada todos os dias e nos seus encontros com ele evitava beijá-lo para assim não ficar com o batom borrado, pois como explicaria isso ao marido ou mesmo para outra pessoa que a visse assim após voltar para casa?
Interessante e balas de canhão, ele usou de atitudes extremas pra vencer, porém por ser a parte fraca desse batalha as persuasão não a convencia e trocar
"Gastando assim o meu batom". Seria uma relação homo, sendo Zé o passivo? Certamente não. Acho que essa composição foi feita para não ser entendida. Mas valeu a tentativa de indicar uma possível ordem para o caos.
Sim, chão instável … por pó branco. E o Zé fazia uns programas com violetas. Show de canal. Parabéns, Fagner.
"Pra sempre fui acorrentado em seu calcanhar", uma referência clara ao "calcanhar de Aquilis" na mitologia grega, representando que sua fraqueza é o sentimento que nutre por ela mesmo sem querer.
Todo homem fica amarrado ao calcanhar da mulher por seu desejo por ela!
Inteligentíssimo Zé Ramalho que letra 👏👏👏
História lindaaaaa❤
Parabéns pelas informações!
Encantada.....
Excelente! Só interpreto algumas coisas de outras formas:
1-"Chão de giz" era o produto que se usava em casas simples, pobres. É um pouco feio e desregular ou ondulado mas é barato e resistente, o que leva a idéia de que ele é um rapaz que vivia em uma casa muito simples.
2- "agora pego o caminhão, na lona vou a nocaute outra vez"
É comum trabalhadores ajudarem com transporte de cargas sem registro ou direitos... o cansaço e o desanimo são enormes mas não podem dormir muito, nem menos alugar um hotel p dormir, então literalmente desmaiam naquela lona amarela que protege os materiais na carreta. Ou seja, volta a trabalhar e só para quando nao aguenta mais, descansando no proprio caminhão de forma improvisada, indo a "nocaute" protegido apenas com a lona como proteção ou cobertor.
3- faltou mencionar que o batom a que ele se refere é aquele incolor usado nos carnavais por ambos os sexos p prevenir de doenças.
4- "Freud explica!" Sem querer discutir com o comentário de profissionais na área, mas isso era apenas uma figura de linguagem popular antigamente: quando algo era muito complicado ou complexo terminacamos a frase com um "Ah... Freud explica!" Tipo " - Não sei te explicar mas é mais ou menos isso aí..."
Amei seu comentário, acrescentou e foi muito esclarecedor, valeu!
Indo a nocaute penso que ele estaria indo em frente mas ele se apaixona de novo ou a saudade dela fez ele voltar
@@otaviostark8546 já para mim, com esse verso, ele quer dizer que a fuga não o fez esquecer, não é a 'vitória' que ele - em vão - buscou. Enfim....
👏 👏 👏 👏
resumindo, acho que se você mergulhar na época, costumes, ditados e etc , você entenderá muito mais fácil, não tem nada de exotérico é mais simples que se imagina.
As outras análises que já vi são parecidas. Porém, ao meu ver essa é bem completa. Parabéns!. Faça uma análise da música giz, e vento no litoral. Ambas do Legião Urbana. Há! Sou muito fã do Zé Ramalho
❤Viva Zé Ramalho❤
Gostei desse vídeo, é claro e objetivo. Parabéns
Muito bom! Eu sempre gostei dessa música e cheguei a pesquisar palavras isoladas,mas que não fizeram sentido pra mim. Obrigada pela ótima explicação.
Sugiro "Bandolins- Oswaldo Montenegro" para uma próxima interpretação!
Evero
Fico encantado com suas aulas. Não é uma aula. É um imenso prazer. Um grande abraço. Passei a ser seu fã. Muita luz. Muita paz. Deus te abençoe.
Muito obrigado, Luiz! Fico muito feliz!
Quem dera, na minha época, houvesse internet e aulas como a sua. Fora o seu gosto musical. Tomara vc receba muito carinho de seus alunos. Voce merece.
Análise muito bem feita!! 👏👏👏
Excelente!
to adorando suas análises, viva os compositores desse país no qual deveriam ser mais reconhecidos, zé só é reconhecido pq se tornou cantor caso contrário ninguém saberia da sua inteligência para compor essas lindas canções
Achei muito interessante essa análise. Parabéns!
"Gastando assim o meu baton"
O baton nos lábios dela... Significa que ele estava perdendo tempo e consequentemente a juventude. O que realmente a acontece quando alguém fica aficionado... Um amor platônico e por isso Freud explica.
Muito boa as interpretações.
Prof.Fagner é outro nível de análise! Assistindo a essa aula cheguei a conclusão que as metáforas são caminhos bem mais coloridos!
Excelente faz de Mistérios Da Meia Noite !!
Bela música! Eu clamo para que a nossa juventude virtualizada possa mergulhar em reflexões como essa rumo ao conhecimento cultural
Parabéns professor! Gostei muito dos vídeos e da proposta de leitura/releitura das canções.
VOU PEDIR UMA
BELCHIOR!!!
Obrigado! Sugestão anotada!
Amei a interpretação. Gosto muito dessa música mas tinha muitos pontos obscuros para mim, que não sou da área de Letras. Obrigada
Parabéns, meu irmão. Ótimo trabalho realizado. Obrigado pela explicação.
Eu que agradeço!
Amei Professor! Mais uma inscrita, parabéns!
Obrigada
.Vc.vem enriquecer-nos, com essa análise.
Maravilhosa. Parabéns!
Eu que agradeço pela participação! Obrigado!
que top
Gostei imensamente.... Parabéns!!!!
Excelente apreciação.
ótima explicação, parabéns
Obrigado!
Quando o eu lírico fala no mais estou indo embora ele fala que cansou de toda essa situação que o mesmo viveu
Excelente explicação!!
Queria que você Analisasse a música garoto de aluguel,de Zé Ramalho.
Ótima sugestão. Tá anotado!
Sensacional o análise
Muito obrigado!
Muito bom suas abordagens são bem esclarecedoras, inteligentes, estou aprendendo muito com você.
Muito obrigado! Fique à vontade para dar sugestões.
queria ver tbm, a respeito dessa música e outras de ZR, como Avohai, uma análise de métrica, rima, tônicas
A melhor explicação sobre esausica q já vi
Muito obrigado!
Você explicou com mais clareza essa canção, gostei muito, parabéns 🤗🤗🤗🤗💃💃💃💃💃💃👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado! Fique à vontade para pedir vídeos e músicas!
Bela interpretação ! Muito interessante saber o os sentimentos do compositor e poeta e os prováveis fatos por trás dos versos dessa linda música!
Muito obrigado, meu amigo!
Perfeito professor!
Muito obrigado!
incrível, fagner! revendo aqui. saudades! 💙
Obrigado, Igor! Saudades!
Gostaria de ver uma análise tua da música: " Faltando um pedaço" de Djavan! Letra maravilhosa e com grande uso de metáforas...
Amando esse canal
Obrigado! Fique à vontade para pedir temas de vídeos!
Excelente análise! Profundidade e erudição. Parabéns. Obrigada.
Obrigado! Fico muito feliz! ❤
Em relação a camisa de força ou de vênus, ele quis dizer que ele estava entre continuar tentando ou desistir dessa aventura com um amor proibido ou indesejado pela outra parte. A camisa de força representa uma forma de impedir de fazer as coisas e a de vênus a possibilidade de tentar mais uma vez.
Força significando um amor não racional
X venus otesao por ela
Foi ótima, vc muito bom . Obrigada !
Cara, tomei um baita susto quando em pleno março/22 me dei conta de que essa canção já tem 54 anos e, impressionantemente, continua atual, pois fala ao jovem de hoje com a mesma força que falou ao jovem que fui em 1978 quando do lançamento. Meu Deus!!!!
44 anos fez em 2022.
Ótimo canal. Ótima análise. Que descoberta maravilhosa. Adorei os vídeos de leitura de cordel. Faz um vídeo analisando a música força verde do Zé Ramalho.
Opa! Com certeza! Logo mais!
@@profagneraraujo po. Valeu. Já espero ansioso.
@@profagneraraujo essa música une tudo o que mais gosto que é música, poesia e histórias em quadrinhos.
Legal, gostei interpretação muito explicada, porem gostaria de ver a interpretação da musica Avôhai.
Obrigado! Já tenho vídeo de AVOHAI. Veja aqui: ua-cam.com/video/jj58SHP_19M/v-deo.html
Gostei
Excelente interpretação, parabéns...
Obrigado!
"Disparo balas de canhão..." Grão vizir naquela época era tido como um mago, ele quis dizer que ele se esbravejava, xingava, mas nada atingia sua amada que a fizesse mudar de opinião, era inútil.
💜💜💜
Estupendo, incrível, perfeito concordo, ficaria dias vendo mais e mais! Gostaria de uma interpretação da música Judas do Raul Seixas
Maravilha! Sugestão anotada!
A questão do cigarro e do baton tem o mesmo significado, ambos representam a tentativa de desdenhar a pessoa amada pelo sentimento de orgulho e a volta o sentimento de impotência do refrão do grão vizir.
Muito boa sua análise!!!
Obrigado!
Quem foi essa mulher que é a musa inspiradora dessa música? Que história de amor linda 💖
Gostaria de uma análise de "a dança das borboletas" deste mesmo lp de Ze Ramalho...
Opa! Sugestão anotada! Obrigado!
Obrigado
Muito bom. Minha outra sugestão é Ouro de Tolo, Raul Seixas.
Sensacional, mais uma inscrita!!!
Obrigado! 🥰
Show!!
Cara, muito boa, a sua explicação foi perfeita, parabéns!
Muito obrigado! Fique à vontade para dar sugestões.
Amei! Faz mais plmd.
Muito obrigado!
Com certeza!
O chão de Giz é uma metáfora ou uma alusão a que a pessoa não está segura, ou seja... A idéia de Giz é que se apaga facilmente, o deixa sem chão.
( Chão de giz) revela uma situação instável com seu amor proibido.
Pessoa da alta sociedade, mais velha que ele, ( uma violeta velha e ele o colibri) mais estava preso ao seu calcanhar
Sua relação com essa pessoa era
Quem pelo ao nenos uma vez não esteve em chão de giz?também se por na posissão de esnobar.chamar alguém de violeta velha e dizer,sou um colibri?Por mais que doa um amor mal redovido ainda é melhor do que nunca ter amado!
Show! Que interpretação perfeita, parabéns! Amei esse seu canal de rico conhecimento...
Muito obrigado pela participação! Fico feliz que tenha gostado! ❤
"Desço dessa solidão e espalho coisas sob um chão de giz", gente, isso é simples, o homem está angustiado e começa escrever coisas no chão com giz, escreve tanto que o chão parece ser feito de giz, tipo exagero, só isso, não tem nada com relação a drogas, não tem nada de chão feito de giz para parecer instabilidade, simplesmente, naquela época, nós gostávamos de exagerar as coisas, tipo, você escreveu tanto no chão que parece que foi feito de giz, só isso, e aí ele completa, "há meros devaneios tolos a me torturar" que são justamente o pensamentos que insistem e permanecem na cabeça dele que ele estava escrevendo no chão. Acho importante conhecer os costumes da época para interpretar, falávamos coisas que hoje pode não fazer muito sentido, mas se aprender o contexto da ocasião ficará mais fácil.
Parceiro faz logo um vídeo explicando do seu jeito pqp cara chato🤡
@@argentino_xp5864 Desculpa ser chato, mas é a verdade, eu sou da época, as pessoas complicam o que é simples, até falar que houve relação homo afetiva teve aqui, se te chateei, sinto muito, leia só o que você quer, simples, e continue fantasiando a música com coisas que não faz sentido. Parece que o que não faz sentido é mais legal, kkkk.
Olá. Muito boa essa análise.
Vc já ou analisar Oração ao Tempo?
Vc já analisou ou vai analisar Oração ao Tempo?
Obrigado! Vamos anotar a sugestão e talvez em breve essa música aparecerá aqui!
Na minha interpretação,chão de giz é um chão ilusório,ou seja,que ele desenha,mas que porém pode ser apagado a qualquer momento.
Era literalmente um tipo de chão, feito de giz, usado em casas muito pobres.
"Freud Explica", ao meu ver, é um termo comumente utilizado quando se quer atribuir razões de cunho sexual aos problemas. Talvez, nesse caso, por ser uma mulher mais velha, haveria um pouco de "Complexo de Edipo" que pudesse explicar toda aquela paixão e insistência a ponto de se enfrentar o Grão-Vizir mesmo sabendo que era inútil.
Perfeito! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu curto tanto essa música e justamente em um concurso pedi uma questão por conta do sentido da palavra amiúde...por isso eu digo aos jovens, ouçam MPB, leiam , reflitam as letras , as palavras, contexto...Funk e putaria não caem em concurso e vertibular.
👏👏👏👏
❣️
na lona (do caminhão) = de carona, sem dinheiro.
"Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom". Penso que nessa frase ele quis fazer uma ironia com ela. Afinal tratava-se de uma "madame" casada com um "coroné" no interior do Nordeste que devia andar maquiada todos os dias e nos seus encontros com ele evitava beijá-lo para assim não ficar com o batom borrado, pois como explicaria isso ao marido ou mesmo para outra pessoa que a visse assim após voltar para casa?
Um amigo meu que é pesquisador de letras falou que o oooo... Significa também um lobo ruivando na solidão e batom é o órgão genital dele 😁
Boa! Faz sentido!
Freud explica quer falar do relacionamento com uma mulher mais velha, um complexo com a mãe.
O famoso Complexo de Édipo!
Eu sempre digo: chão de giz é uma das músicas mais inteligentes da MPB. Um banquete de metáforas. 🎶
Verdade!
Interessante e balas de canhão, ele usou de atitudes extremas pra vencer, porém por ser a parte fraca desse batalha as persuasão não a convencia e trocar
grão vizir - imaginava como "romeu e julieta", proibidos de viverem o seu amor.
Acho que " meus anos de boy" se refere a garoto de programa. Que ele aborda em outra música.
Verdade, garoto de aluguel, né? Logo mais falaremos dela.
@@profagneraraujo isso
Essa Capitu traiu.
"Gastando assim o meu batom". Seria uma relação homo, sendo Zé o passivo? Certamente não. Acho que essa composição foi feita para não ser entendida. Mas valeu a tentativa de indicar uma possível ordem para o caos.
Não tem nada de relação homo, o que ele quis dizer foi representar o desdem, uma desculpa esfarrapada para não tentar de novo, só isso.
fala de ouro de tolo RAULZITO
apesar de gostar da musica, mas acho que foi feita pra nada se entendido, como se ele junta-se um mundo de palavras sem conexao
Mas o comentário ou análise de seu amigo ficou muito longa e confusa. Deveria ir direto ao ponto e deixar sua opinião.
No fundo eu acho q isso foi só uma viagem msm, foi montando umas palavras diferentes, em meio a alguma viagem.
👏👏👏