Como português e a viver em Lisboa, quero agradecer-lhe o belo trabalho que fez nos episódios que produziu... uma visão clara, e bastante racional da realidade. Continuação de bom trabalho.
Como Português de Lisboa, mas a viver em Berlim, quero também, como já vi aqui vários, agradecer o trabalho excelente sobre a minha cidade, Lisboa! Realmente Lisboa é linda, mas pelos teus olhos e com as tuas imagens e comentários fica ainda melhor! Obrigado! 😉
Por favor, faça um Buenos Aires nas alturas. Fiquei impressionado em como a cidade é bela e segura, mesmo em meio a crise eterna da Argentina. Parabéns pela série, sou fã do canal.
Próxima série: Rio nas alturas com toda certeza. Precisamos que um Paulista veja de perto uma cidade que vende bem a zona sul, o centro e a Barra da Tijuca mas destroem a Zona Oeste, Zona Norte e querem prejudicar os municípios da Baixada Fluminense.
O que aconteceu no Rio foi o mesmo problema das demais grandes cidades brasileiras, as consequências da desindustrialização. As fábricas fecharam e as pessoas na periferia das grandes cidades ficaram sem empregos ou com empregos muito precários no setor de serviços e no comércio. Na época da industrialização, houve o êxodo rural com as pessoas saindo da área rural para as grandes cidades. Agora, será necessário algum tipo de êxodo urbano, com pessoas tendo que sair das grandes cidades.
@@henriquejr117 Mas esse êxodo aconteceu e ainda acontece, as grandes cidades continuarão perdendo população pois as pessoas estão indo para o interior do país, onde estão surgindo novas oportunidades de trabalho e emprego. As capitais estão falidas.
Simplesmente deslumbrante a primeira viagem internacional de São Paulo nas Alturas! Quem faz bonito em casa não deixa nada a desejar lá fora também! Parabéns!!
Tóquio Nas Alturas é uma boa pedida. Vale muito a pena citar a infraestrutura de inundação que serve de parque, os jardins de chuva nas calçadas que por aqui é um conceito novo e disruptivo por lá é a norma há anos, o metrô subterrâneo e de superfície, as pontes e elevados com barreira acústica próxima das janelas dos prédios, o prédio da prefeitura que tem espaço para lojas e eventos, as calçadas largas, ruas estreitas mas também calçadas inexistentes, avenidas com 6 faixas... e tudo funciona em sincronia no arquipélago montanhoso com intensa atividade sísmica. Assunto que rende muita discussão!
Vocês poderiam fazer alguns episódios na baixada santista. As cidades de Santos e Praia Grande foram invadidas por construtoras de prédios sem graça e gigantescos. São Vicente ainda está começando, o prefeito de lá disse +/- o seguinte em um programa de televisão: "Digam o que eu posso fazer para vocês poderem começar a construir em São Vicente". Infelizmente políticos com zero conhecimento de urbanização acabam entregando as nossas cidades nas mãos de construtoras que só pensam em construir mais, com menor qualidade e zero retorno efetivo para a cidade. São Vicente ainda tem tempo de não cometer os mesmos erros das duas cidades vizinhas, onde só vemos grandes arranha-céus com 3 andares de garagem ocupando quase toda a quadra e sem nenhum comércio embaixo.
Рік тому+2
Bom, pelo menos, Praia Grande tem uma oferta razoável de imóveis. Não acho que muitas vagas de garagem e térreos mortos são aspectos positivos, mas alguns problemas não surgiram ontem. Aumentar a oferta é bom, basta regular melhor a questão da fachada ativa e das vagas de garagem, dois aspectos que passam pela complexificação da economia e dos sistemas de ônibus.
@ Sim, entendi o seu ponto. Não sou contra aumentar a oferta. Mas tudo precisa ser bem pensado antes de sair entregando a cidade. É necessário ter mais planejamento ao invés de partir direto para a execução. Ter qualidade e não só quantidade. Analisar se o tipo de construção se adequa a cidade em que está sendo construída, afinal, o que um morador da capital precisaria ter em seu prédio, talvez não funcionasse pra quem mora em cidade litorânea, por exemplo. Eu me pergunto se realmente é viável ter prédios com tantos andares assim em uma região pequena como a baixada. Limitar a altura das construções para manter uma harmonia visual e para não criar ilhas de calor na cidade, acredito também ser importante. Porque só encher a cidade de imóvel não é sinônimo de melhoria.
Praia Grande fez um excelente trabalho de urbanização, bastante oferta de casas, prédios pequenos, prédios grandes, vilas, comércio, moraria lá sem problemas. Pena que a bandidagem desse país, a violência, que não foi enfrentada nem por políticos de esquerda nem o de direita dominou a área lá. Guarujá o mesmo problema. Então não dá para morar.
@@camel4244Alemanha também,moro na Alemanha sou casada com um Português que tem casa própria em Lisboa e veio para Alemanha para ,ganhar mais e não quer voltar a Lisboa,aqui mais barato e se ganha 3 vezes mais vivemos em Dresden,uma cidade turística barata e segura,vem conhecer 😊🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Adorei a série, muito sucesso! Moro nos subúrbios de Lisboa há 14 anos e é absolutamente desesperador o que tem acontecido com o preço dos imóveis. Completamente insustentável para qualquer habitante. Para terem uma noção, o apartamento onde vivo valorizou 4 vezes o preço que o pagamos há 9 anos atrás, e estou no subúrbio, há cerca de 16 km de Lisboa centro. Ao contrário do que foi dito no início do vídeo, a realidade é outra, não há portugueses que emigraram voltando para Portugal, mas sim indo para outros países pagar menos por habitação e ganhando 3/4 vezes mais. Digo de experiência própria pois acabei o meu curso superior há um ano e dos meus 7 amigos mais próximos sou o único que ficou em Portugal.. Tenho amigos vivendo na Áustria pagando menos por um quarto em Viena do que se pagaria em Lisboa atualmente
Рік тому
A Área Metropolitana de Lisboa precisa aproveitar melhor os eixos de transporte sobre trilhos e romper com alguns tabus. Gabarito baixo e, a despeito do comércio no térreo, nítida orientação em torno do automóvel, infelizmente, não vão ajudar a debelar a clivagem entre oferta e demanda. Evidentemente é preciso mitigar a subutilização do parque edificado atual, mas será preciso construir muito mais.
A emigração creio que se tem mantido. Eu saí de Portugal em 2013 e voltei em 2015. Dois anos e picos depois. Alguns dos que conhecia em Londres, voltaram também. Outros foram. Mas estão a ir menos do que iam há uns anos. Apesar de tudo o que tem acontecido, e o disparate dos preços da habitação em Lisboa, eu, e outros "retornados" que conheço, estamos melhor hoje em Lisboa do que estavamos há uns anos em Londres. Tive a sorte, e o timming, de ter comprado casa há 3 anos, quando as taxas Euribor estavam muito negativas, e os preços das casas a começar a subir, e com taxa fixa, que era de aproveitar na altura. Pago menos pelo meu T2 do que pagava de aluguer por um quarto em Londres, e atualmente, felizmente, ganho até um pouco mais do que ganhava lá (não ganhava bem lá diga-se). Mas definitavamente esta não é a história de todos, mas é a de alguns pelo menos.
Mas confesso que hoje em dia vejo quartos a alugar em Lisboa mais caros do que o meu apartamento... É uma loucura. Quartos a 500 e 600€, é uma anormalidade. Quem tiver que alugar/comprar casa atualmente, honestamente não sei como fazem... É incompreensivel.
@@kikoempis,o que você disse é verdade! Muitos jovens retornaram a Portugal com e sem o programa " retornar" ! O que faz os preços dos alugueres subir desta forma é o número astronómico de imigrantes a chegarem ao país todos os dias! Coloquei o meu apartamento em Braga para alugar e foi impressionante o n° de brasileiros que me contactaram! Se tivesse 20 apartamentos,vinte alugaria na mesma hora! A maioria sem trabalho,sem rendimentos e com filhos! Isso sim é incompreensível!
Muito obrigado por toda a informação detalhada. A visão de alguém que olha para uma cidade como um todo não é para qualquer um e daí a importância dos seus vídeos. Sou português e desconhecia muitos dos detalhes que apresentou e que fazem pleno sentido. Lisboa surpreendeu toda a gente em especial renascida de um período negro da nossa história. Neste momento o que se tem passado com Lisboa desde há uns 10 a 15 anos replica-se um pouco por todo o país e isso explica o grande aumento do turismo. Um abraço muito especial deste lado do Atlântico que cada vez nos separa menos. Muito obrigado!!
Esta série foi fenomenal. Enquanto Lisboeta, agradeço a forma inteligente, profissional, atenta e crítica (ainda que de um jeito carinhoso) com que analisou a minha cidade. Excelente conteúdo. Deixo a sugestão de Barcelona, como exemplo do que deve ser feito, e de Detroit,.como.exemplo do que não deve ser feito.(e sem ser necessário ir a Detroit ou aos EUA, e nao desejo esse mal a ninguém xD)
Série brilhante! Impressionante como o panorama da habitação Lisboeta foi tão bem retratado, nomeadamente os problemas e soluções, sem dogmas ideológicos que muitas vezes vemos aqui na discussão sobre habitação. Forte abraço de um Lisboeta
Parabéns pelo programa e obrigado pela série. É óbvio que fica devendo série "Porto nas alturas": o que fazer em cidades com grandes contrastes de geografia, desde praias a montanhas escarpadas, habitação, escritórios e até industria facilmente são "sufocadas" contra o terreno disponível...
Adorei essa série sobre Lisboa. Rever no seu canal muitos dos locais por onde andei na viagem à Portugal em 2022. Inclusive a LX Factory mostrada nesse episódio. Quiçá no Brasil aprendam a valorizar o patrimônio histórico e acomodar as demandas sociais e comerciais para o melhor aproveitamento possível.
Que série incrível! Conteúdo muito rico e as imagens ficaram lindas, amei conhecer Lisboa sobre essas perspectivas diferentes. Minha sugestão seria Barcelona ou Paris, cidades muito ricas em cultura e arquitetura. Aguardo ansioso pela próxima série!
Muitíssimo bom video! Adorei a abordagem equilibrada e justa, que hoje é cada vez mais raro. Nao concordo com tudo o que foi dito, mas pos o dedo em muitas feridas, sem ser condescendente ou arrogante. Já subsrevi o canal e vou explorar mais! Muito obrigado e volte sempre a Portugal
Isso que se chama qualidade de conteúdo, não é para arquitetos, urbanistas ou afins, é para cidadãos; fica aqui meus parabéns, continue produzindo conteúdo...
É sempre muito legal acompanhar estas ideias. Parabéns pela primeira série internacional do canal, foi um sucesso! Quando possível dê um pulo em SC: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Chapecó. Grande abraço!
Ótimo vídeo, Raul. Nunca tinha reparado as legendas em inglês - se é coisa nova, que ideia maravilhosa! Tem muito conteúdo gringo bom sobre urbanismo, em inglês, então é ótimo que os gringos também possam aprender com a gente. Sugestão: os subúrbios (no sentido americano) nas cidades interioranas brasileiras, com condomínios fechados acessíveis através de rodovias ou estradas vicinais - como isso afeta os orçamentos das cidades, o meio ambiente e a própria mobilidade urbana. É tanta cidadezinha no interior tendo que puxar estrada pros confins do município porque constroem condomínios gigantes afastados do centro.
Maravilhosa serie do canal. Que lindo material. Obrigado por tanto. Buenos Aires tambem gostei muito, alem de que gosto muito de Bueno Aires porque oferece muito, para todos e sempre com muita beleza e organizacao e harmonia arquitetonica. Um abraco.
Sou graduado em turismo e, certamente, este canal me faz aprender ainda mais sobre a importância da arquitetura e urbanismo não somente em diferentes destinos turísticos, mas, como essa área é cada vez mais necessária no mundo globalizado. Parabéns pelo lindo trabalho, Raul Lores!
Muito obrigado!! O melhor turismo é aquele que a gente volta com o olhar mudado, com atencao a outros detalhes! E que apliquemos essa visão às cidades brasileiras tambem. abracao!
Recife com certeza dá muitos episódios. Temos um centro dinâmico, mas extremamente abandonado pelo poder público. Sem falar na falta de aproveitamento dos rios para transporte.
Raul, adoro seus vídeos! Além de moradia social é necessário construir MORADIA ACESSÍVEL (affordable housing). A classe média também precisa ter acesso à moradia.
Hoje é comum haver um leilão de aluguel em Lisboa: o proprietário marca um horário e uma fila é formada à porta. As pessoas vão avançando/sendo eliminadas de acordo com o quanto oferecem a mais pela locação. Algo que vale 700 euros no fim sai por 1500. É bizarro!
Lima, a capital do Peru, é uma cidade surpreendente. Tem avenidas enormes, prédios modernos, parques bonitos. Isso num país que não é mais rico que o Brasil. Seria legal o canal falar sobre o urbanismo de algumas cidades aqui da América do Sul.
Eu disse que a cidade tem coisas interessantes, não disse que era perfeita. O Peru é um país pobre, Lima deve ter os mesmos problemas que outras cidades de países pobres tem. Eu nunca fui lá, só conheço por vídeos. ua-cam.com/video/g_igODn9Mbs/v-deo.htmlsi=CYzPdwNvHEqnm4cG
Que bom ter falado desse assunto! Se possivel gostaria de ver videos tambem sobre o Porto, ou quem sabe Braga ou Viseu! Seria otimo tambem fazer um video em Madrid.
Venha visitar São Luís do Maranhão. Uma cidade com mais de 400 anos de história e que precisa se reinventar assim como Lisboa fez, inclusive o centro histórico daqui é muito parecido com o de Lisboa.
Vídeo maravilhoso de uma série maravilhosa. Parabéns pela primeira série internacional e que venham bem mais!! Sei que não é o foco do canal, mas senti falta de falar sobre o salário português que, assim como no Brasil, são bem abaixos da média (e ficam ainda piores devido às altas taxas que há por lá). A população de uma cidade não pode depender apenas de apartamentos sociais/populares. É dever do governo encontrar meios de criação de empregos e de uma melhora substancial no salário empregado no país e, consequentemente, fomentar a mobilidade social. Bom, é o que eu penso.
Excelente análise. Realmente Portugal passou num curto período de tempo, de um país onde se falava de abate de habitações por efeito do declínio populacional ao seu oposto. O desinvestimento em políticas públicas de habitação durante décadas, põe em causa o crescimento social e económico do país.
Sim, lavagem a jato …😅 vê-se filmes e séries com esse tema a correr soltos na Netflix e outras redes sociais 😅 e não só… Sabem aquele ditado já bem velhinho ? ( " Não existe fogo sem antes ter havido fumaça …”. )
Poderiam fazer uma série Madri nas alturas, Barcelona nas alturas, Sevilha nas alturas. O conteúdo do canal é maravilhoso! De fácil entendimento e enriquecedor.
Ótimo vídeo como sempre, uma verdadeira aula. Espero que no futuro venham vídeos sobre o "percursor das Alturas" Rio de Janeiro. E também a querida Barcelona
Só um adendo, em Brasília (Plano Piloto) o comercio fica na MESMA quadra residencial. Toda superquadra tem sua área comercial, além de lotes institucionais. Um conjunto de quatro quadras forma uma Unidade de Vizinhança, a ideia é que se pudesse fazer tudo de primeira neceasidade a pé (em até 10 ~ 15 minutos). E funciona parcialmente até hoje. Em diversas quadras, dentro e fora da área tombada, há comercio no térreo de predios residenciais hoteis, ou de escritorios. Mas concordo MUITO com você, o ideal é que a maior parte dos blocos residenciais tenham comércio no térreo (ao invés da lateral da quadra), essa área de habitação popular de Alvelade é um grande exemplo para Brasília e para todo o Brasil. Obrigado por menciona-lo. No mais, ótimo vídeo.
Parabéns por esse excelente vídeo! Altíssima qualidade! Sobre arquitetura e vida em outro país, devido aos altos custos de Portugal, há uma corrente indo para Espanha. Como sugestão, Torrevieja e demais cidades na região de Alicante, poderá ser uma opção de moradia, principalmente para os aposentados. Um grande abraço!
Gostaria que explorasse dezenas de cidade, mas acho que seria interessante primeiro fazer uma séria sobre o Rio. Aqui temos muitos problemas de tombamento, favelização, gentrificação, acho que teria muita coisa para ser analisada. Gostaria muito de ver também um episódio sobre a Barra da Tijuca, que eu por sinal odeio kkkkk. Um abraço!
Obrigado pela visão externa e comparativa mas objetiva, sobre a enorme melhoria que Lisboa teve nos últimos 15 anos, que até granjeou a Lisboa o titulo de melhor cidade global para morar e viver. É importante ver o que intelectos e realidades de outras latitudes pensam sobre o que nós vivenciamos no dia a dia e a que podemos não dar a devida atenção pela proximidade. Fica também a nota que embora exista uma ignorância primária latente entre alguns comentários, que exemplifica a falta de conceitos históricos intelectualmente justos e conhecimento e empatia por uma História de dois povos única e comum, mas idiossincrática pela já longa distância dessa origem, por alguns sectores de ambas as sociedades. A vossa série de videos sobre Lisboa serve para mostrar que podemos sempre aprender com o outro, analisando e retirando o que há de melhor, em nosso próprio interesse. Parabéns pela excelente série de videos e continuem com o bom trabalho.
excelente video como sempre!!! por favor, agora que está de volta a Sao Paulo, faça mais videos sobre os retrofits que estao acontecendo em sp!!! muita coisa legal acontecendo, vale a pena publicizar
Eu adoraria que a próxima série internacional fosse sobre Barcelona!!! Parabéns pelos episódios maravilhosos dessa série espetacular!!! Obrigada por existir e por fazer esse canal tão necessário quanto gostos de assistir!!❤😊
Oslo seria interessante. A cidade está passando por uma transformação interessante com o direcionamento do foco ao pedestre e renovação do porto antigo. Paris também, pois tem planos ambiciosos para o futuro.
Seria muito interessante ver o que cidades em locais com índices de desenvolvimento similar têm para oferecer. Por exemplo, Buenos Aires ou Cidade do México.
Minha Casa, Minha Vida é piada. Aqui na Grande Vitória, a maioria dos empreendimentos empurraram as pessoas para áreas ainda mais periféricas, em regiões com poucos serviços públicos (saúde, escolas e transporte), com pouco comércio. O correto seria incentivar a reurbanização das regiões centrais degradadas e menos adensadas.
Pra maioria das pessoad é melhor morar na periferia que não ter onde morar, ou morar uma família de 20 pessoas numa única casa. Infelizmente o centro ainda é um privilégio das elites
Quem admira muito os portugueses, uma nação pequena na Europa, é o navegador Amyr Klink, pelo conhecimento que tinham 500 anos atrás em navegação, que deve ter sido essencial para colonizar o Brasil, feito gigantesco.
Adorei a sua série sobre Lisboa e acabei por ver alguns vídeos de São Paulo. Em Lisboa faltou apenas falar sobre os subúrbios que são muito monótonos, e mesmo horríveis em alguns lugares. Seria um bom vídeo de “como não expandir uma cidade!” Aliás, um dos motivos dos alugueres altos de Lisboa é devido ao facto que as pessoas tentam evitar a todo o custo viver nos seus subúrbios.
Você conhece bem os subúrbios de Lisboa (alguns pelo menos, nem todos são feios, mas a maioria sim). Porém não é verdade que as pessoas não vivem nos subúrbios. A grande maioria dos habitantes da região de Lisboa vivem na periferia. A população dos subúrbios é 3x a 4x superior à de Lisboa. Infelizmente vivem lá, como eu, porque não têm alternativa. A subida de preços da habitação em Lisboa advém do turismo. Inclusivamente nos subúrbios os preços estão a subir muito também.
@@ruilopes00Exatamente... A "salvação" de Lisboa pelo turismo foi uma faca de dois gumes. A tese de que os portugueses não têm mais acesso às próprias habitações reflete a crise do Estado de bem estar social. O que mantém os apartamentos rentáveis em Lisboa não é uma estrutura de famílias portuguesas, mas de estrangeiros que transitam pela cidade pagando aluguéis temporários em quartos de apartamentos. Em período maior, os imigrantes mantêm a roda girando...
@@ruilopes00 não foi isso que eu disse, é óbvio que 3/4 da população de Lisboa vive nos subúrbios, basta ver as estatísticas. O que eu disse foi que o motivo dos preços altos dentro de Lisboa deve-se ao facto de que a grande maioria da população deseja sempre viver em Lisboa e isso inevitavelmente sempre aumentou o preço da habitação na capital. A maioria da população, sem condições para tal, é obrigada a viver na periferia.
@@Xapiro sim monótono, do ponto de vista estético, arquitectónico, diversidade paisagista e até serviços e comércio. Não é à toa que estrangeiros interessados em comprar casa em Lisboa nunca olham para os subúrbios, salvo exceções como Cascais, Sintra, etc. Estrangeiros com posses nunca querem morar em Odivelas, Queluz, Cacém, etc… são puras cidades dormitório dependentes de Lisboa.
Faz um especial sobre o que tá havendo em Maceió: como a ganância, ma administração pública e construções desordenadas podem desgraçar cidades/urbanismo/arquitetura!
Como português e a viver em Lisboa, quero agradecer-lhe o belo trabalho que fez nos episódios que produziu... uma visão clara, e bastante racional da realidade. Continuação de bom trabalho.
Mesmo!!
Muito conciso, comunicacional e atual.
Muito obrigado, Carlos Alberto!
Como Português de Lisboa, mas a viver em Berlim, quero também, como já vi aqui vários, agradecer o trabalho excelente sobre a minha cidade, Lisboa!
Realmente Lisboa é linda, mas pelos teus olhos e com as tuas imagens e comentários fica ainda melhor! Obrigado! 😉
Saudações amigo! Meu avô era de Lisboa
Por favor, faça um Buenos Aires nas alturas. Fiquei impressionado em como a cidade é bela e segura, mesmo em meio a crise eterna da Argentina.
Parabéns pela série, sou fã do canal.
Buenos Airese é um mausoléu, aquilo acabou, só tem a casca.
@@VaginaldoAromatico nao fala besteira, anta!
Próxima série: Rio nas alturas com toda certeza. Precisamos que um Paulista veja de perto uma cidade que vende bem a zona sul, o centro e a Barra da Tijuca mas destroem a Zona Oeste, Zona Norte e querem prejudicar os municípios da Baixada Fluminense.
O que aconteceu no Rio foi o mesmo problema das demais grandes cidades brasileiras, as consequências da desindustrialização. As fábricas fecharam e as pessoas na periferia das grandes cidades ficaram sem empregos ou com empregos muito precários no setor de serviços e no comércio. Na época da industrialização, houve o êxodo rural com as pessoas saindo da área rural para as grandes cidades. Agora, será necessário algum tipo de êxodo urbano, com pessoas tendo que sair das grandes cidades.
@@henriquejr117Exatamente.
@@henriquejr117 Mas esse êxodo aconteceu e ainda acontece, as grandes cidades continuarão perdendo população pois as pessoas estão indo para o interior do país, onde estão surgindo novas oportunidades de trabalho e emprego. As capitais estão falidas.
Mas aí você está querendo colocar a vida do Raul em risco rsrsrs😅
Simplesmente deslumbrante a primeira viagem internacional de São Paulo nas Alturas! Quem faz bonito em casa não deixa nada a desejar lá fora também! Parabéns!!
Tóquio Nas Alturas é uma boa pedida. Vale muito a pena citar a infraestrutura de inundação que serve de parque, os jardins de chuva nas calçadas que por aqui é um conceito novo e disruptivo por lá é a norma há anos, o metrô subterrâneo e de superfície, as pontes e elevados com barreira acústica próxima das janelas dos prédios, o prédio da prefeitura que tem espaço para lojas e eventos, as calçadas largas, ruas estreitas mas também calçadas inexistentes, avenidas com 6 faixas... e tudo funciona em sincronia no arquipélago montanhoso com intensa atividade sísmica. Assunto que rende muita discussão!
Seria maravilhoso.
Vocês poderiam fazer alguns episódios na baixada santista. As cidades de Santos e Praia Grande foram invadidas por construtoras de prédios sem graça e gigantescos. São Vicente ainda está começando, o prefeito de lá disse +/- o seguinte em um programa de televisão: "Digam o que eu posso fazer para vocês poderem começar a construir em São Vicente". Infelizmente políticos com zero conhecimento de urbanização acabam entregando as nossas cidades nas mãos de construtoras que só pensam em construir mais, com menor qualidade e zero retorno efetivo para a cidade.
São Vicente ainda tem tempo de não cometer os mesmos erros das duas cidades vizinhas, onde só vemos grandes arranha-céus com 3 andares de garagem ocupando quase toda a quadra e sem nenhum comércio embaixo.
Bom, pelo menos, Praia Grande tem uma oferta razoável de imóveis. Não acho que muitas vagas de garagem e térreos mortos são aspectos positivos, mas alguns problemas não surgiram ontem. Aumentar a oferta é bom, basta regular melhor a questão da fachada ativa e das vagas de garagem, dois aspectos que passam pela complexificação da economia e dos sistemas de ônibus.
Creio que são Vicente não tenha solução a médio prazo
@ Sim, entendi o seu ponto. Não sou contra aumentar a oferta. Mas tudo precisa ser bem pensado antes de sair entregando a cidade. É necessário ter mais planejamento ao invés de partir direto para a execução. Ter qualidade e não só quantidade.
Analisar se o tipo de construção se adequa a cidade em que está sendo construída, afinal, o que um morador da capital precisaria ter em seu prédio, talvez não funcionasse pra quem mora em cidade litorânea, por exemplo.
Eu me pergunto se realmente é viável ter prédios com tantos andares assim em uma região pequena como a baixada.
Limitar a altura das construções para manter uma harmonia visual e para não criar ilhas de calor na cidade, acredito também ser importante. Porque só encher a cidade de imóvel não é sinônimo de melhoria.
Praia Grande fez um excelente trabalho de urbanização, bastante oferta de casas, prédios pequenos, prédios grandes, vilas, comércio, moraria lá sem problemas. Pena que a bandidagem desse país, a violência, que não foi enfrentada nem por políticos de esquerda nem o de direita dominou a área lá. Guarujá o mesmo problema. Então não dá para morar.
Barcelona definitivamente necessita uma serie!!!
Por favor!!
@@camel4244Alemanha também,moro na Alemanha sou casada com um Português que tem casa própria em Lisboa e veio para Alemanha para ,ganhar mais e não quer voltar a Lisboa,aqui mais barato e se ganha 3 vezes mais vivemos em Dresden,uma cidade turística barata e segura,vem conhecer 😊🇵🇹🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Simmm mil vezes simmmm❤ eu amo Barcelona e tbm fiz esse pedido hehe ❤
Adorei a série, muito sucesso! Moro nos subúrbios de Lisboa há 14 anos e é absolutamente desesperador o que tem acontecido com o preço dos imóveis. Completamente insustentável para qualquer habitante.
Para terem uma noção, o apartamento onde vivo valorizou 4 vezes o preço que o pagamos há 9 anos atrás, e estou no subúrbio, há cerca de 16 km de Lisboa centro.
Ao contrário do que foi dito no início do vídeo, a realidade é outra, não há portugueses que emigraram voltando para Portugal, mas sim indo para outros países pagar menos por habitação e ganhando 3/4 vezes mais. Digo de experiência própria pois acabei o meu curso superior há um ano e dos meus 7 amigos mais próximos sou o único que ficou em Portugal.. Tenho amigos vivendo na Áustria pagando menos por um quarto em Viena do que se pagaria em Lisboa atualmente
A Área Metropolitana de Lisboa precisa aproveitar melhor os eixos de transporte sobre trilhos e romper com alguns tabus. Gabarito baixo e, a despeito do comércio no térreo, nítida orientação em torno do automóvel, infelizmente, não vão ajudar a debelar a clivagem entre oferta e demanda. Evidentemente é preciso mitigar a subutilização do parque edificado atual, mas será preciso construir muito mais.
A emigração creio que se tem mantido. Eu saí de Portugal em 2013 e voltei em 2015. Dois anos e picos depois. Alguns dos que conhecia em Londres, voltaram também. Outros foram. Mas estão a ir menos do que iam há uns anos.
Apesar de tudo o que tem acontecido, e o disparate dos preços da habitação em Lisboa, eu, e outros "retornados" que conheço, estamos melhor hoje em Lisboa do que estavamos há uns anos em Londres. Tive a sorte, e o timming, de ter comprado casa há 3 anos, quando as taxas Euribor estavam muito negativas, e os preços das casas a começar a subir, e com taxa fixa, que era de aproveitar na altura. Pago menos pelo meu T2 do que pagava de aluguer por um quarto em Londres, e atualmente, felizmente, ganho até um pouco mais do que ganhava lá (não ganhava bem lá diga-se).
Mas definitavamente esta não é a história de todos, mas é a de alguns pelo menos.
Mas confesso que hoje em dia vejo quartos a alugar em Lisboa mais caros do que o meu apartamento... É uma loucura. Quartos a 500 e 600€, é uma anormalidade. Quem tiver que alugar/comprar casa atualmente, honestamente não sei como fazem... É incompreensivel.
@@kikoempis,o que você disse é verdade! Muitos jovens retornaram a Portugal com e sem o programa " retornar" !
O que faz os preços dos alugueres subir desta forma é o número astronómico de imigrantes a chegarem ao país todos os dias!
Coloquei o meu apartamento em Braga para alugar e foi impressionante o n° de brasileiros que me contactaram!
Se tivesse 20 apartamentos,vinte alugaria na mesma hora!
A maioria sem trabalho,sem rendimentos e com filhos!
Isso sim é incompreensível!
@@kikoempiso programa do governo é " regressar" enganei-me!😅
Muito obrigado por toda a informação detalhada. A visão de alguém que olha para uma cidade como um todo não é para qualquer um e daí a importância dos seus vídeos. Sou português e desconhecia muitos dos detalhes que apresentou e que fazem pleno sentido. Lisboa surpreendeu toda a gente em especial renascida de um período negro da nossa história. Neste momento o que se tem passado com Lisboa desde há uns 10 a 15 anos replica-se um pouco por todo o país e isso explica o grande aumento do turismo. Um abraço muito especial deste lado do Atlântico que cada vez nos separa menos. Muito obrigado!!
Muito obrigado por estes videos sobre Portugal e por todos os outros de são Paulo.
Um canal de grande qualidade e para continuar a seguir.
Esta série foi fenomenal. Enquanto Lisboeta, agradeço a forma inteligente, profissional, atenta e crítica (ainda que de um jeito carinhoso) com que analisou a minha cidade. Excelente conteúdo.
Deixo a sugestão de Barcelona, como exemplo do que deve ser feito, e de Detroit,.como.exemplo do que não deve ser feito.(e sem ser necessário ir a Detroit ou aos EUA, e nao desejo esse mal a ninguém xD)
Série brilhante! Impressionante como o panorama da habitação Lisboeta foi tão bem retratado, nomeadamente os problemas e soluções, sem dogmas ideológicos que muitas vezes vemos aqui na discussão sobre habitação. Forte abraço de um Lisboeta
Que série incrível! Espero que abra uma brecha pra outras tantas cidades que merecem sua leitura
Parabéns pelo programa e obrigado pela série. É óbvio que fica devendo série "Porto nas alturas": o que fazer em cidades com grandes contrastes de geografia, desde praias a montanhas escarpadas, habitação, escritórios e até industria facilmente são "sufocadas" contra o terreno disponível...
Adorei essa série sobre Lisboa. Rever no seu canal muitos dos locais por onde andei na viagem à Portugal em 2022. Inclusive a LX Factory mostrada nesse episódio.
Quiçá no Brasil aprendam a valorizar o patrimônio histórico e acomodar as demandas sociais e comerciais para o melhor aproveitamento possível.
Dica: fazer uma série com as capitais do Brasil como Rio, BH, Fortaleza, Manaus, Brasília. 😊
Mais uma série incrível !
Um trabalho espetacular !!! Parabéns Raul e toda sua equipe !
Que série incrível! Conteúdo muito rico e as imagens ficaram lindas, amei conhecer Lisboa sobre essas perspectivas diferentes. Minha sugestão seria Barcelona ou Paris, cidades muito ricas em cultura e arquitetura. Aguardo ansioso pela próxima série!
Muito obrigado por esta série incrível sobre a minha cidade e o meu país. Aprendi imenso, com a enorme qualidade do vosso conteúdo!! 🙏🙏🙏❤️
Muitíssimo bom video! Adorei a abordagem equilibrada e justa, que hoje é cada vez mais raro. Nao concordo com tudo o que foi dito, mas pos o dedo em muitas feridas, sem ser condescendente ou arrogante. Já subsrevi o canal e vou explorar mais! Muito obrigado e volte sempre a Portugal
Isso que se chama qualidade de conteúdo, não é para arquitetos, urbanistas ou afins, é para cidadãos; fica aqui meus parabéns, continue produzindo conteúdo...
Obrigado por esta série! Grande trabalho
É sempre muito legal acompanhar estas ideias. Parabéns pela primeira série internacional do canal, foi um sucesso!
Quando possível dê um pulo em SC: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Chapecó.
Grande abraço!
Ótimo vídeo, Raul. Nunca tinha reparado as legendas em inglês - se é coisa nova, que ideia maravilhosa! Tem muito conteúdo gringo bom sobre urbanismo, em inglês, então é ótimo que os gringos também possam aprender com a gente.
Sugestão: os subúrbios (no sentido americano) nas cidades interioranas brasileiras, com condomínios fechados acessíveis através de rodovias ou estradas vicinais - como isso afeta os orçamentos das cidades, o meio ambiente e a própria mobilidade urbana. É tanta cidadezinha no interior tendo que puxar estrada pros confins do município porque constroem condomínios gigantes afastados do centro.
Maravilhosa serie do canal. Que lindo material. Obrigado por tanto. Buenos Aires tambem gostei muito, alem de que gosto muito de Bueno Aires porque oferece muito, para todos e sempre com muita beleza e organizacao e harmonia arquitetonica. Um abraco.
Estava a espera deste vídeo. Este lado de Lisboa era necessário ser reportado também.
Sou graduado em turismo e, certamente, este canal me faz aprender ainda mais sobre a importância da arquitetura e urbanismo não somente em diferentes destinos turísticos, mas, como essa área é cada vez mais necessária no mundo globalizado. Parabéns pelo lindo trabalho, Raul Lores!
Muito obrigado!! O melhor turismo é aquele que a gente volta com o olhar mudado, com atencao a outros detalhes! E que apliquemos essa visão às cidades brasileiras tambem. abracao!
que lindo é Lisboa, fantástico.
Recife com certeza dá muitos episódios. Temos um centro dinâmico, mas extremamente abandonado pelo poder público. Sem falar na falta de aproveitamento dos rios para transporte.
Se ele fizesse essa série sobre Recife, tenho certeza que os recifenses não iriam gostar.
Raul, adoro seus vídeos! Além de moradia social é necessário construir MORADIA ACESSÍVEL (affordable housing). A classe média também precisa ter acesso à moradia.
Hoje é comum haver um leilão de aluguel em Lisboa: o proprietário marca um horário e uma fila é formada à porta. As pessoas vão avançando/sendo eliminadas de acordo com o quanto oferecem a mais pela locação. Algo que vale 700 euros no fim sai por 1500. É bizarro!
Lima, a capital do Peru, é uma cidade surpreendente. Tem avenidas enormes, prédios modernos, parques bonitos. Isso num país que não é mais rico que o Brasil. Seria legal o canal falar sobre o urbanismo de algumas cidades aqui da América do Sul.
Só é bonito Miraflores, o resto de Lima é caótico.
É só aquela fachada da parte "rica" da cidade, o resto é uma favela só. Parece mais maquete do que cidade.
@@VaginaldoAromatico isso mesmo
Eu disse que a cidade tem coisas interessantes, não disse que era perfeita. O Peru é um país pobre, Lima deve ter os mesmos problemas que outras cidades de países pobres tem. Eu nunca fui lá, só conheço por vídeos. ua-cam.com/video/g_igODn9Mbs/v-deo.htmlsi=CYzPdwNvHEqnm4cG
Que bom ter falado desse assunto! Se possivel gostaria de ver videos tambem sobre o Porto, ou quem sabe Braga ou Viseu! Seria otimo tambem fazer um video em Madrid.
Mto legal a serie de Portugal. Como proximo, venha para Holanda mto o que se falar sobre urbanismo e moradia aqui!
Demais, vídeos como esses são simplesmente um aprendizado e previlégio. Parabéns, queremos um João Pessoa nas alturas 👏🏼👏🏼👏🏼
Venha visitar São Luís do Maranhão. Uma cidade com mais de 400 anos de história e que precisa se reinventar assim como Lisboa fez, inclusive o centro histórico daqui é muito parecido com o de Lisboa.
Gente, como amo este canal! Obrigado, Raul.
Vídeo maravilhoso de uma série maravilhosa. Parabéns pela primeira série internacional e que venham bem mais!!
Sei que não é o foco do canal, mas senti falta de falar sobre o salário português que, assim como no Brasil, são bem abaixos da média (e ficam ainda piores devido às altas taxas que há por lá).
A população de uma cidade não pode depender apenas de apartamentos sociais/populares. É dever do governo encontrar meios de criação de empregos e de uma melhora substancial no salário empregado no país e, consequentemente, fomentar a mobilidade social.
Bom, é o que eu penso.
Excelente análise. Realmente Portugal passou num curto período de tempo, de um país onde se falava de abate de habitações por efeito do declínio populacional ao seu oposto. O desinvestimento em políticas públicas de habitação durante décadas, põe em causa o crescimento social e económico do país.
Venha pra Recife e Olinda e tente nao chorar com descaso
Sim, posso atestar. Tão lindas e tão abandonadas.
Lisboa é um caso interessante, algo parecido com o que aconteceu em Barcelona, virou moda, muitos investimentos estrangeiros.
Lavagem de dinheiro.
@@vitordelima muitos casos acho que sim
@@vitordelima pegam áreas degradadas e reformam, dá uma boa lavada ... kkkk
Sim, lavagem a jato …😅 vê-se filmes e séries com esse tema a correr soltos na Netflix e outras redes sociais 😅 e não só…
Sabem aquele ditado já bem velhinho ?
( " Não existe fogo sem antes ter havido fumaça …”. )
Poderiam fazer uma série Madri nas alturas, Barcelona nas alturas, Sevilha nas alturas. O conteúdo do canal é maravilhoso! De fácil entendimento e enriquecedor.
Ótimo vídeo como sempre, uma verdadeira aula. Espero que no futuro venham vídeos sobre o "percursor das Alturas" Rio de Janeiro. E também a querida Barcelona
Excelente série. Espero que tenha mais estudos de casos desse.
Parabéns pelo excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
o vídeo que eu mais estava esperando, ótimo trabalho!!
Só um adendo, em Brasília (Plano Piloto) o comercio fica na MESMA quadra residencial. Toda superquadra tem sua área comercial, além de lotes institucionais.
Um conjunto de quatro quadras forma uma Unidade de Vizinhança, a ideia é que se pudesse fazer tudo de primeira neceasidade a pé (em até 10 ~ 15 minutos). E funciona parcialmente até hoje.
Em diversas quadras, dentro e fora da área tombada, há comercio no térreo de predios residenciais hoteis, ou de escritorios.
Mas concordo MUITO com você, o ideal é que a maior parte dos blocos residenciais tenham comércio no térreo (ao invés da lateral da quadra), essa área de habitação popular de Alvelade é um grande exemplo para Brasília e para todo o Brasil. Obrigado por menciona-lo.
No mais, ótimo vídeo.
Sou fã desse canal. Sensacional 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns por esse excelente vídeo! Altíssima qualidade!
Sobre arquitetura e vida em outro país, devido aos altos custos de Portugal, há uma corrente indo para Espanha.
Como sugestão, Torrevieja e demais cidades na região de Alicante, poderá ser uma opção de moradia, principalmente para os aposentados.
Um grande abraço!
Gostaria que explorasse dezenas de cidade, mas acho que seria interessante primeiro fazer uma séria sobre o Rio. Aqui temos muitos problemas de tombamento, favelização, gentrificação, acho que teria muita coisa para ser analisada. Gostaria muito de ver também um episódio sobre a Barra da Tijuca, que eu por sinal odeio kkkkk. Um abraço!
Parabéns, Raul! Excelente série de vídeos sobre Lisboa!
Obrigado pela visão externa e comparativa mas objetiva, sobre a enorme melhoria que Lisboa teve nos últimos 15 anos, que até granjeou a Lisboa o titulo de melhor cidade global para morar e viver.
É importante ver o que intelectos e realidades de outras latitudes pensam sobre o que nós vivenciamos no dia a dia e a que podemos não dar a devida atenção pela proximidade.
Fica também a nota que embora exista uma ignorância primária latente entre alguns comentários, que exemplifica a falta de conceitos históricos intelectualmente justos e conhecimento e empatia por uma História de dois povos única e comum, mas idiossincrática pela já longa distância dessa origem, por alguns sectores de ambas as sociedades. A vossa série de videos sobre Lisboa serve para mostrar que podemos sempre aprender com o outro, analisando e retirando o que há de melhor, em nosso próprio interesse.
Parabéns pela excelente série de videos e continuem com o bom trabalho.
Que série magnífica. 👏👏👏
excelente video como sempre!!! por favor, agora que está de volta a Sao Paulo, faça mais videos sobre os retrofits que estao acontecendo em sp!!! muita coisa legal acontecendo, vale a pena publicizar
Eu adoraria que a próxima série internacional fosse sobre Barcelona!!!
Parabéns pelos episódios maravilhosos dessa série espetacular!!!
Obrigada por existir e por fazer esse canal tão necessário quanto gostos de assistir!!❤😊
Completamente de acordo consigo, parabéns pelo trabalho
Eu adoraria uma série em Tóquio!
Sim!!!
Muito bom o vosso trabalho parabéns
Faz sobre o porto em Portugal
Que vídeo espetacular, cara! Parabéns! 👏👏
Como sempre Magistral. Parabens.
Vem pra Londres! Gostei do teu conteúdo. Ótima oratória também! Parabéns! Sucesso!!!
Nossa queria muito um especial sobre os EUA. Pior projeto arquitetônico e urbanista do mundo!!! Moro aqui há 10 anos e não consigo me acostumar
Excelente série em Lisboa. Moro na capital Portuguesa e é como descreveu. Faz uma série sobre Curitiba, a cidade modelo! :)
Mais um excelente e didático vídeo !
Ótimo conteúdo. Faz análises assim do Rio de Janeiro. Ia dar muito conteúdo
Raul sempre profundo e importante!
Próximos:
Buenos Aires nas Alturas
BH nas Alturas
Fortaleza nas Alturas
Adoro seus vídeos, este tema me atrai muito. Campinas está um horror. Venha pra cá!! Tem até hotel abandonado no centro.
Era uma pessoa que pouco conhecia do Brasil em 1998, não sabia da dimensão gigantesca do crime no Brasil.
Top demais, mais um vídeo!!❤👍😃👏👏👏
Excelente programa
Parabéns!! Que belíssimo trabalho!! Eu vou ficar na torcida pra ver um programa especial sobre Jakarta.
Bravo! Série incrível.
Oslo seria interessante. A cidade está passando por uma transformação interessante com o direcionamento do foco ao pedestre e renovação do porto antigo.
Paris também, pois tem planos ambiciosos para o futuro.
Oi Raul!!
Eu e meu marido adoramos o seu canal - assistimos com frequência!
Acho que Curitiba poderia render uma boa série de vídeos.
Seria muito interessante ver o que cidades em locais com índices de desenvolvimento similar têm para oferecer. Por exemplo, Buenos Aires ou Cidade do México.
Venha cá ao Porto Portugal
NO BRASIL.MILIONÁRIO FACILMENTE TEM 500 IMÓVEIS PARA EXPLORAÇÃO 👎👎👎
Minha Casa, Minha Vida é piada. Aqui na Grande Vitória, a maioria dos empreendimentos empurraram as pessoas para áreas ainda mais periféricas, em regiões com poucos serviços públicos (saúde, escolas e transporte), com pouco comércio. O correto seria incentivar a reurbanização das regiões centrais degradadas e menos adensadas.
O centro é caro o terreno, a negociação com os proprietários são difíceis e demoradas, por isso os grandes condomínios nas periferias
Pra maioria das pessoad é melhor morar na periferia que não ter onde morar, ou morar uma família de 20 pessoas numa única casa. Infelizmente o centro ainda é um privilégio das elites
@@antonioestender1027 tem cidades que existem muitos terrenos do próprio governo no centro que estão parados/abandonados.
Lisboeta vivendo em São Paulo, que prazer ver as duas cidades no mesmo video e uma narração tão inteligente
Quem admira muito os portugueses, uma nação pequena na Europa, é o navegador Amyr Klink, pelo conhecimento que tinham 500 anos atrás em navegação, que deve ter sido essencial para colonizar o Brasil, feito gigantesco.
Faz uma série aqui no Riodejaneiristão!
😂😂😂😂
Bilbau, Bordéus e Guimarães são 3 “pequenas” cidades que com certeza têm muito potencial para este canal.
Parabéns
Vá para Madri! Grande inspiração para SP!! Destaco mercado de San Miguel, queria mto q abrisse algo do tipo por aqui
Muito bom sobre Portugal.
Excelente reportagem.
Venha a São Luís do Maranhão para propor ideas de revitalização do centro histórico.
Parabéns
Uma série similar sobre o México DF seria muito bom!
Adorei a sua série sobre Lisboa e acabei por ver alguns vídeos de São Paulo. Em Lisboa faltou apenas falar sobre os subúrbios que são muito monótonos, e mesmo horríveis em alguns lugares. Seria um bom vídeo de “como não expandir uma cidade!” Aliás, um dos motivos dos alugueres altos de Lisboa é devido ao facto que as pessoas tentam evitar a todo o custo viver nos seus subúrbios.
Você conhece bem os subúrbios de Lisboa (alguns pelo menos, nem todos são feios, mas a maioria sim). Porém não é verdade que as pessoas não vivem nos subúrbios. A grande maioria dos habitantes da região de Lisboa vivem na periferia. A população dos subúrbios é 3x a 4x superior à de Lisboa.
Infelizmente vivem lá, como eu, porque não têm alternativa. A subida de preços da habitação em Lisboa advém do turismo. Inclusivamente nos subúrbios os preços estão a subir muito também.
"Monótonos"... Tranquilos?
@@ruilopes00Exatamente... A "salvação" de Lisboa pelo turismo foi uma faca de dois gumes. A tese de que os portugueses não têm mais acesso às próprias habitações reflete a crise do Estado de bem estar social. O que mantém os apartamentos rentáveis em Lisboa não é uma estrutura de famílias portuguesas, mas de estrangeiros que transitam pela cidade pagando aluguéis temporários em quartos de apartamentos. Em período maior, os imigrantes mantêm a roda girando...
@@ruilopes00 não foi isso que eu disse, é óbvio que 3/4 da população de Lisboa vive nos subúrbios, basta ver as estatísticas. O que eu disse foi que o motivo dos preços altos dentro de Lisboa deve-se ao facto de que a grande maioria da população deseja sempre viver em Lisboa e isso inevitavelmente sempre aumentou o preço da habitação na capital. A maioria da população, sem condições para tal, é obrigada a viver na periferia.
@@Xapiro sim monótono, do ponto de vista estético, arquitectónico, diversidade paisagista e até serviços e comércio. Não é à toa que estrangeiros interessados em comprar casa em Lisboa nunca olham para os subúrbios, salvo exceções como Cascais, Sintra, etc. Estrangeiros com posses nunca querem morar em Odivelas, Queluz, Cacém, etc… são puras cidades dormitório dependentes de Lisboa.
Internacional...gostaria de conhecer Dublin com a sua visão, Raul...parabens e até o proximo programa !!!!
Incrível a série, amei. Adoraria ver uma série como essa em Berlim.
Incrível essa série
mano eh triste porem vai mais gente visitar esse time out market em lisboa doq vem gente estrangeira visitar o brasil
Esse programa ja pode chamar-se vida nas alturas. O “homi” esta global demais, no verdadeiro sentido da palavra!
Faz um especial sobre o que tá havendo em Maceió: como a ganância, ma administração pública e construções desordenadas podem desgraçar cidades/urbanismo/arquitetura!
Quero uma série sobre Tókio e seu aproveitamento máximo de espaço
Gostaria muito de ver um episódio sobre os edifícios da orla do Guarujá, principalmente da praia das pitangueiras,
Valeu
excelente série!
Adoraria ver séries sobre Berlim, Barcelona, Paris, Lima, Buenos Aires, Montevideo e Medellin.