A ARQUITETURA HOSTIL do novo Hospital da Mulher em São Paulo. Ninguém pensou? | CRITICA DE PREDIO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • A um custo de 300 milhões de reais, o novo Hospital da Mulher "revitalizaria" a Cracolândia, segundo as promessas do Governo do Estado e da Prefeitura. Algo impossível para um único prédio, claro.
    Mas o novo Hospital acabou se tornando um mostruário da pior arquitetura hostil na cidade. E um lembrete que arquitetura que não tem atenção aos detalhes, nem ao entorno, e clientes pouco atentos ou exigentes não produzem melhoria alguma nas vizinhanças.
    Neste novo episódio da "Crítica de prédio" no São Paulo nas Alturas, veremos a versão "investimento público" do que se viu com o Batatão. Investimento pesado, mas sem gentileza urbana ou relação com a calçada, nem pensando no bem-estar de funcionários, nem dos vizinhos. Nem beleza, nem funcionalidade. Nem o mínimo.
    Os 5 mil moradores do conjunto habitacional popular ao lado, onde ficava a antiga rodoviária, até esperavam que um predio público ali criasse algumas raras "calçadas seguras" na região da Cracolândia.
    Mas o hospital foi pensado apenas pra quem chega de carro _ e que mora longe dali _ com muros que parecem saídos de uma penitenciária. Até as lanchonetes do local ficam escondidas, nos interiores. O artista convidado para fazer a fachada do Hospital da Mulher é homem. Tem espelhado, claro, e cores que não conversam. O Brasil ja teve grande arquitetura hospitalar, mas não é este o caso.
    É um hospital construído na Cracolândia, mas que não recebe dependentes químicos, nem tem emergência ou redução de danos para eles. Só recebe mulheres encaminhadas por outros hospitais, ou vítimas de violência sexual. Para quem sofre ali, nada mudou.
    Ninguém pensou nisso?
    No episódio, ainda veremos imagens de hospitais recentes na Colombia, na Argentina, em Singapura, que esbanjam urbanismo e atencão aos detalhes, bom para profissionais da Medicina, pacientes, familiares e a cidade como um todo (sim, é totalmente possível, acredite),. Algo que a nova construção pouco inspirada em Campos Elíseos carece em cada canto.
    O hospital do seu bairro, da sua cidade, tem boa implantação ou também parece um shopping inacabado? Arquitetura deveria ajudar na saúde tambem ou só decoração? Comente aqui! E compartilhe o vídeo com seus amigos, e se inscreva no canal, claro!
    👇🏼 Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!
    🏙️ Ah, e se inscreva no canal: / saopaulonasalturas
    🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨
    Obrigado aos apoiadores permanentes do São Paulo nas Alturas, o @teatroUnimed (que está com Molly Bloom em cartaz), e a Moka Pay. Edição, captação e malabarismos com drone do grande ‪@dafrias‬
    #sãopaulo #arquitetura #hospital #saude #crise
    #urbanismo #arquitetura #sustentabilidade #saopaulo #sp #cidade

КОМЕНТАРІ • 726

  • @renurff
    @renurff Рік тому +306

    "É difícil construir arquitetura com clientes pouco atentos" - por isso, sua mensagem é tão necessária!

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Рік тому +22

      Obrigado!!! Se puder, compartilha! Que o povo do vinho estude um pouco que seja de urbanismo…

    • @everaldoalmeida4924
      @everaldoalmeida4924 Рік тому

      bla bla bla

    • @andreagadelha9281
      @andreagadelha9281 Рік тому +4

      Nossa Raul que espetáculo de vídeo. Que aula meu amigo. É preciso da um acorda na nossa ignorância e isso você faz com maestria. 👏👏👏👏 Esperamos um futuro mais brilhante pra nossa arquitetura. Nós merecemos. Nossas cidades merecem.

  • @edgarrodriguez8973
    @edgarrodriguez8973 Рік тому +227

    Eu sou medico cá em Bogota e posso dizer sim que desde os anos 40 estamos criando hospitais amigáveis com o paciente e com os colegas como o Hospital Sao Carlos, antigo hospital antituberculose que ja nessa época estava na vanguarda. O hospital que mostraram é a nova torre da Fundação Santa Fe de Bogotá, o nosso Albert Einstein, hospital associado a faculdade de medicina da Universidade dos Andes. E sim: Os projetos recentes todos incorporam as arvores e as plantas no design, nao é humano un projeto desses desconectado da rua e criando mais violência espacial num espaço ja esmagado pela violência urbana. Comprimentos desde Bogotá.

    • @rodrigogoncalves5140
      @rodrigogoncalves5140 Рік тому +8

      Como vocês acabaram com o Bronx (Cracolândia) em Bogota? Estive por aí em 2018, me hospedei em La Candelaria e não me senti tão inseguro. Esse case colombiano pode ser usado aqui em São Paulo

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Місяць тому +1

      Muito obrigado, Edgar! Temos que lugar por mais arquitetura nos hospitais no Brasil tambem. Fico feliz pelo seu trabalho na Colombia!

  • @CarlosSantos-iq9pr
    @CarlosSantos-iq9pr Рік тому +516

    Cara, você deveria ter uma programa na televisão aberta... seria uma grande prestação de serviço para São Paulo...Parabéns!👍

    • @julianokawashima
      @julianokawashima Рік тому +18

      Infelizmente acho muito difícil, ele é muito afrontoso, os patrocinadores não gostam disso.

    • @jota380
      @jota380 Рік тому +12

      UA-cam > TV aberta

    • @acromiton
      @acromiton Рік тому +11

      Ele tem uma coluna diária na CBN SP

    • @serradojapi
      @serradojapi Рік тому +16

      Quem assiste TV? Ele cumpre o papel de maneira exemplar aqui!

    • @maicarvalho1896
      @maicarvalho1896 Рік тому +8

      Verdade! Tem de levar pra tv aberta 👏👏👏

  • @claudiovpcraveiro
    @claudiovpcraveiro Рік тому +148

    Hospital do Mandaqui aqui na zona norte de São Paulo. O hospital é bem antigo, da década de 40. Ele esta inserido em uma grande área verde e o complexo de departamento do hospital é espalhado por ele. É muito bom passear lá, mesmo não sendo paciente.

    • @edisonsantos9762
      @edisonsantos9762 Рік тому +13

      É verdade, mas um adendo; falta manutenção urgente nos jardins, poda das árvores e limpeza, principalmente na portaria da rua Augusto Tolle, onde tem aparelhos de ginástica destruídos e uma quadra que fica trancada com cadeado.

    • @clr777_
      @clr777_ Рік тому +1

      Mas o gasto q se tem que ter com segurança lá deve ser muito alto, pode ter um tamanho bom e tudo mais, porém a propria polulação deixa tudo sujo e sem a quantidade de seguranças aquilo facilmente seria invadido por moradores de rua, pq eles tentam viu

  • @webthejockey
    @webthejockey Рік тому +79

    Tem muita coisa deprimente nesse projeto. O exterior parece um presídio, juro que vi uma guarita com um atirador por ali. E fica pior ainda quando eles colocam esses acabamentos espelhados tentando deixar a obra mais moderna e palatável. E esse mural jogado ali, para tentar trazer alguma vida a um deserto de cimento.
    Espero que no interior se faça um trabalho de qualidade! Excelente vídeo e referências!

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Рік тому +19

      é muito cafona, e olha que a estética nem é a pior parte... Vale ver os hospitais de Bogotá que aparecem no início e no final do video. Se a Colômbia consegue fazer, deveríamos tambem....

    • @MariaHelena-nl5ey
      @MariaHelena-nl5ey Рік тому

      ​@@brabonito Na verdade no Brasil né...??

  • @leilyanemarinho4194
    @leilyanemarinho4194 Рік тому +80

    Eu sou médica e atualmente trabalho em 5 hospitais e basicamente nenhum deles tem área verde, espaços abertos ou qualquer tipo de área de convivência, quando muito a gente encontra e cafezinho abafado no térreo. Ngm gosta de hospital e pelo visto a arquitetura é mais um aspecto pra somar nesse sentido!

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

    • @neblinasp
      @neblinasp Рік тому

      seja hospital, escola, terminais de onibus, trem, metrô, delegacias, o que for, obras públicas não são feitas pensando em beleza, qualidade e conforto, só levantam um prédio e cerca com muros, tá pronto.
      depois não entendem porque são paulo é considerada uma das cidades mais feias e horrorosas do mundo.

  • @marciochris75
    @marciochris75 Рік тому +6

    Um prédio cagado numa cidade é um incômodo gigantesco que TODOS terão que aguentar por décadas.

  • @jefersonreis6954
    @jefersonreis6954 Рік тому +30

    Os vídeos desse canal estão mudando minha visão da cidade. Estou abismado como vivemos errado atualmente. Moro em Caxias-MA, uma cidade de 170 mil habitantes no Maranhão e creio que estamos vivendo bem parecido com vcs aí em São Paulo. Vivemos com medo de sermos roubados por motoqueiros e frequentamos supermercados e super farmácias bem longes de casa

    • @oludareakinpe9298
      @oludareakinpe9298 Рік тому +1

      Seu relato vai contra a ideia preconcebida de que cidades do interior são o paraíso na Terra

  • @gustavopiconi4856
    @gustavopiconi4856 Рік тому +25

    Eu cresci assistindo vitrine na tv cultura. Dez e meia da noite. Seu canal engrandece minha cultura assim como os finados tempos desse belo canal. Muito obrigado.

  • @prof.leomilani4742
    @prof.leomilani4742 Рік тому +47

    uma série sobre as escolas de sp seria mto legal tb!

    • @neblinasp
      @neblinasp Рік тому +5

      as escolas parecem presídios com tantas grades e muros.

    • @robsombonilha5720
      @robsombonilha5720 Рік тому +2

      Tudo a ver, que aluno que chega numa escola e vê tudo pichado, sujo e trancado com altos muros, vai ter o vislumbre de aprender? e deveria ser o contrário, com uma imagem gratificante, acolhedora convidando ao saber....sonho!

  • @spverde
    @spverde Рік тому +41

    Novo Hospital da Mulher recebe críticas de pacientes: ‘Atendimento humanizado faz falta’ - Segundo usuárias e servidores, o Grupo Técnico de Humanização criado no Pérola Byington está desaparecendo na mudança para o novo endereço

    • @valeriarodrigues7206
      @valeriarodrigues7206 Рік тому +4

      Senti a falta de um atendimento humanizado desde o primeiro dia que fui.
      No hospital Pérola Byington existia além do tratamento humanizado, o carinho de todos os profissionais (da faxineira ao médico) para com nós pacientes.
      Sr atendentes do hospital da mulher, aprendam com os funcionários do Pérola Byington como se atende pacientes de forma humanitária, já presenciei diversas vezes a falta de empatia de vocês para com as pacientes.
      Sr João Dória não pensou nenhum pouco na segurança das pacientes e funcionários, vários já foram assaltados, pacientes que foram assaltadas na calçada e outras a caminho do hospital,pois descem na estação do metrô e vão andando,por não terem dinheiro para pagar o ônibus.
      Sem falar que no Pérola Byington havia uma farmácia lá dentro para as pacientes, que ao saírem das consultas, passavam na farmácia e já saíram com a medicação, no hospital da mulher não levaram a farmácia e como paciente digo FAZ FALTA e também já saíamos de lá com consultas e exames agendados, hoje temos que ficar na fila de espera e marcar via whatsapp.
      E o que falar do pronto socorro, no Pérola enquanto pacientes em tratamento, se fosse necessário íamos direto ao pronto socorro e éramos atendidos, hoje não mais, já presenciei diversas pacientes reclamando que foram ao pronto socorro e não foram atendidas.
      As 3 lanchonetes que lá existem (rei do mate, casa do pão de queijo) tem um preço bem salgadoooo que não cabe no bolso de milhares de pacientes que frequentam, visto que muitos, mal tem o dinheiro para passagem.
      E o estacionamento? Inviável ir de carro e deixar lá.
      Sem falar que a maioria dos médicos e funcionários que atendiam no Pérola Byington pediram transferência e já não trabalham mais lá.
      Como paciente posso afirmar, que não queremos prédio luxuoso que deixa o atendimento a desejar, queremos sim UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE E HUMANIZADO.

    • @elizabethcosta3553
      @elizabethcosta3553 22 дні тому

      ​@@valeriarodrigues7206Trabalhei no Pérola por 23 anos e hoje é uma tristeza de ver. A começar por estas lanchonetes que não tem nada a ver com a realidade de pessoas tão carentes e fragilizadas. Quantas vezes eu dei o meu café da manhã para pacientes e até a condução pra voltar pra casa. Essas lanchonetes chega a ser crueldade pura. Muito triste tudo isso. O nosso Pérola era tão maravilhoso.

  • @rosenomusic
    @rosenomusic Рік тому +33

    Isso mostra que a única preocupação no Brasil é mostrar os tais grandes feitos políticos e não a qualidade de vida nas arquiteturas urbanas. Se comparar países como China, Coreia do Sul entre outros percebemos que no Brasil a arquiteturas é uma simples caixa de concreto rodeadas por muralhas. Isso se repete em uma boa parte das obras particulares também. Parabéns pelo excelente vídeo, continue com esse ótimo trabalho assim poderemos sonhar com uma São Paulo se aproximando arquitetonicamente de grandes metrópoles.

  • @ueniriziul
    @ueniriziul Рік тому +20

    Raul, sou seu fã. Sugiro que faça um vídeo sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos. Foi projetado pelo Niemeyer, jardins do Burle Max e quadros do Di Cavalcante. Seria uma boa comparação.

  • @idvaldosalazar
    @idvaldosalazar Рік тому +13

    Parabéns pelo vídeo sobre o hospital da mulher no centro. Sou médico cirurgião urologista. Trabalho e trabalhei em vários hospitais particulares e públicos de São Paulo. Como você me abriu os olhos para ver que os puxadinhos que chamam de hospitais aqui, pioram a doença e atrapalham o tratamento do enfermo! Quanta lucidez! Parabéns! Fico pensando como é para uma pessoa vivendo uma doença, ter que sofrer ainda mais em um indo ambiente hostil e que só o faz piorar!!!
    Abraços!!!

  • @ricardo8297
    @ricardo8297 Рік тому +43

    Parabéns pelo vídeo, devia chegar ao conhecimento do poder público. Esse hospital poderia ser tanta coisa, ter uma integração com a praça Princesa Isabel, é muito frustrante. Um prédio que mudou uma parte da região e trouxe movimento é o Hotel Centro 433, na Duque de Caxias, quando puder passe lá. É um hostel também, com restaurante do lado, tem um fluxo de pessoas num lugar que antes ficava deserto. Acho que esse seria o caminho, de alguma forma estimular esses tipos de usos dos prédios na região.

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Рік тому +6

      Pena que o bar na entrada fechou. Nao aguentou o caos ali...

    • @TVINCONSERT
      @TVINCONSERT Рік тому +8

      @@SaoPauloNasAlturas Raul, o problema daquela área também não é um pouco essa? Lembro-me que quando o conjunto habitacional da antigua rodoviária foi construído, foram previstos comércios no terreo que nunca foram para frente pelo caos da zona. Parece um ciclo sem fim..

    • @ricardo8297
      @ricardo8297 Рік тому

      @@SaoPauloNasAlturas eita não sabia, triste

    • @cambui.fernando
      @cambui.fernando Рік тому +3

      @@TVINCONSERT Eu acho que tem isso que você falou também. Acho que teria que haver iniciativas conjuntas, ao mesmo tempo com outra arquitetura também, mas realizar várias intervenções e construções de uma vez, principalmente habitacional.

    • @palomaferreira1992
      @palomaferreira1992 Рік тому +3

      ​@@TVINCONSERT as lojas do complexo serão abertas em breve

  • @vitordiasfaria
    @vitordiasfaria Рік тому +45

    Raul você é muito necessário! Obrigado por existir! Você nos representa

  • @gs65823
    @gs65823 Рік тому +14

    Esse canal é importante demais!! Obrigado Raul.

  • @samuvox
    @samuvox Рік тому +15

    Embora os muros impeçam a visão de dentro da Santa Casa, eu acho fenomenal a estrutura, a arquitetura do hospital, isso que eu nem cheguei a ver tudo ainda. Mas sempre me encanta, ainda mais se tratando de um hospital com mais de 400 anos. Gosto do BP também, Beneficência Portuguesa, só acho que poderia ser mais aberto, até sinal de celular é ruim em algumas áreas dele. Parabéns pelo vídeo!

  • @lemonguet5448
    @lemonguet5448 Рік тому +21

    Recentemente foi construído em Salvador, minha cidade, um hospital de luxo, o Mater Dei. Tudo a mesma cafonice de prédio espelhado (o que deu problema por refletir a luz do sol), com acesso apenas a carros, como quase tudo nessa cidade; lembra até uma torre de água.
    É triste ver como se gasta mal com construções nesse país...

    • @goytabr
      @goytabr Рік тому +5

      O Mater Dei é de uma rede mineira. Trabalhei para uma empresa que prestava serviços para eles, que na época só tinha um único hospital, que no entanto era tido como o melhor de Belo Horizonte. Por isso, eu passava muito tempo no Mater Dei de BH. Os ambientes eram muito bem decorados e havia um projeto visual bem feito, mas eles deviam gastar uma fortuna em iluminação e ar condicionado, porque quase não havia iluminação e ventilação naturais, e o hospital parecia querer afugentar qualquer um que não tivesse algo a fazer lá. O prédio não "conversava" com a vizinhança, como diz o Raul, e olhe que é um bairro (Santo Agostinho) muito agradável e dos mais caros de BH.
      Acho que eles se esqueceram de que a não ser quem está lá a trabalho, geralmente as pessoas vão a hospitais a contragosto e é uma experiência tensa e desagradável para a maioria, que ou está doente, ou tem algum familiar ou amigo doente lá, e mesmo quem trabalha lá está sujeito a uma tensão desgastante que impregna o ambiente. Eu não via nenhuma preocupação em suavizar ou melhorar essa experiência.
      E outro problema com hospitais é que eles costumam precisar de ampliações depois de alguns anos e acabam virando uma colagem labiríntica e anárquica de "puxadinhos" de estilos diferentes que não conversam. Isso pode ser visto em São Paulo no Albert Einstein, no Hospital das Clínicas e especialmente na Beneficência Portuguesa, que é um monstrengo caótico, extremamente difícil de navegar.

    • @seancyrillo
      @seancyrillo Рік тому +3

      Gosto da BA, mas achei quase tudo disfuncional e de mal gosto em Salvador tambem. A cidade nao e' tao enorme assim, mas p/ retornar 'a Praia do Flamengo, do Pelourinho era complicado antes do Uber, c/ transporte publico precario e lotacoes pinga-pinga. Porto Seguro parece ter transporte melhor que a Capital!

  • @carlossmart4934
    @carlossmart4934 Рік тому +8

    Estive no centro de São Paulo na última semana, após 20 longos anos resolvi rever a arquitetura da cidade e o que me ofereceria como turista. Fui severamente desaconselhado pelos motoristas Uber's, eles não gostam de ir ao centro, pois não se sentem seguros. O que vi do centro foi um show de horrores parecido ao seriado "the walking dead"! Como deixam um ser humano definhar no centro da maior cidade do país? Como não garantem o direito de ir e vir dos cidadãos? Só se salvam Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa devido a alta força polícia no entorno, mas mesmo assim não conseguem garantir a segurança do cidadão. Fiquei triste porque a cidade tem um belo patrimônio arquitetônico, mas só pode ser visto por voos de drones.

  • @Sheilafilosofiamusic
    @Sheilafilosofiamusic Рік тому +17

    Frenquentei por 2 meses o Instituto do Câncer de SP, onde a minha mãe ficou internada. As instalações são ótimas, mas a arquitetura e os problemas são os mesmos que você citou. Uma espigona preenchida por andares com janelas que não abrem. O pequeno café é uma lanchonetinha improvisada. O lugar poderia fazer 2 terraços para lugares de convivência, aproveitando a vista panorâmica da zona oeste sob a avenida dr Arnaldo. Uma pena!

    • @barbaradjighalian5452
      @barbaradjighalian5452 Рік тому

      Vale lembrar que muitos dos problemas que ele citou não é verdade, como por exemplo as janelas não abrirem... Elas abrem SIM, e os vidros dessas janelas tem proteção para justamente não acontecer o que ele disse no vídeo, faltou ele pesquisar as especificações dos materiais antes de gravar os videos.

    • @hernandezpiras4168
      @hernandezpiras4168 Рік тому +2

      Parece um bunker, como quase todo prédio público destes últimos anos. No futuro, quando contemplarem estes prédios, pensarão que São Paulo foi sitiada durante dez anos pelos bárbaros...

  • @michellemsr6212
    @michellemsr6212 Рік тому +21

    Raul, obrigada por este trabalho. Por favor, não pare!!!

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Рік тому +5

      Nem os haters me desanimam (eles acabam gerando engajamento, o que o Google ama). Mas, se puder, envia o video pra todos os amigos possíveis. Vai que os responsaveis sentem algum constrangimento...

  • @lahestudio9460
    @lahestudio9460 Рік тому +2

    Ótimo vídeo! O dia que vi este hospital pela primeira vez, saindo do Museu das Favelas, achei que era um shopping...tive que olhar no Maps para saber que era um hospital. Aqui em São Bernardo do Campo temos o hospital de Urgências feito pelo Spbr, arquitetura que de tornou um marco no skyline da cidade, que apesar do pouco verde ou de café para a cidade, cria grandes calçadas, terraços e acolhimento até para quem sai do ponto de ônibus.

  • @dr.zanluchi
    @dr.zanluchi Рік тому +6

    Um bom exemplo de hospital, modernista e tombado aqui na cidade de São Paulo é a Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, que ano passado fez 50 anos, projeto do arquiteto Siegbert Zanettini, o hospital é iluminado, relativamente ventilado, é muito bonito até hoje! Se não conhece dá uma pesquisada! Vale um vídeo hein!

  • @andersonlima7610
    @andersonlima7610 Рік тому +22

    O Raul nos mostra o quanto a arquitetura e urbanismo são essenciais em nossas vidas, a capacidade de interferir na qualidade de vida e bem estar individual ou de toda uma população. . . Quando viajei para o Chile fui surpreendido pela qualidade das edificações públicas e privadas. Além da estética que encanta os olhos, podemos perceber a escala mais humana, que contempla os moradores, quase não se vê muros, e somos convidados a interagir com a arquitetura sem se sentir oprimido por ela.

  • @JoseFerreira-sn4ob
    @JoseFerreira-sn4ob Рік тому +1

    Esse canal é muito necessário, e realmente nos contentamos com muito pouco. A Minha cidade é horrível.

  • @reho372
    @reho372 Рік тому +4

    De fato a arquitetura é disruptiva. Enquanto o entorno é velho e bonito, esse hospital é novo e horroroso

  • @brunoanastacio1512
    @brunoanastacio1512 Рік тому +10

    Raul, seria bom um vídeo sobre arquitetura de escolas públicas.
    Aí dá assunto, hein...

    • @Dulcemara
      @Dulcemara Рік тому

      Algumas escolas que conheci na periferia, horríveis e inóspitas. Vontade zero de permanecer naqueles ambientes. Quando visitei fiquei pensando nas crianças que são obrigadas a frequentar aquelas escolas.

    • @brunoanastacio1512
      @brunoanastacio1512 Рік тому

      @@Dulcemara moinho de gente
      Eu se pq passei 11 anos da minha vida em um.
      Distópico.

    • @Dulcemara
      @Dulcemara Рік тому

      @@brunoanastacio1512 me lembro da minha infância. A aula inteira olhando pela janela e torcendo para o tempo passar rápido e ir embora. Ainda com TDAH, que só descobri depois de adulta. Era torturante.

  • @heitorcbralves
    @heitorcbralves Рік тому +7

    Sempre faço um caminho na movimentada calçada do metrô clínicas à porta do ICESP. Não canso de me incomodar com a largura da avenida (que podia ter mais verde, ciclofaixa, mais calçada) e nos muros, tanto da faculdade quanto do cemitério. Quanto potencial tem para melhorar aquele lugar...

  • @sergiomacedonetto9787
    @sergiomacedonetto9787 Рік тому +2

    Moro perto do Hospital Albert Einstein, Morumbi, São Paulo.
    Vejo que constantemente tem obras de reformas e ampliações desse complexo. Quero destacar um edifício maravilhoso projetado por Moshe Safdie (o mesmo arquiteto que projetou o terminal aeroportuário de Cingapura): A “Faculdade do Einstein “, localizado no outro lado da avenida Padre Lebret. Esse novo edifício possui uma passarela (passa por cima da avenida) ligando a faculdade ao hospital.
    Gostaria de ouvir comentários sobre o HIAE (Hospital Israelita Albert Einstein).
    Obrigado 😊

  • @LeFe2
    @LeFe2 9 місяців тому

    Boa tarde moro na região metropolitana de Porto Alegre curto muito teus vídeos. Gosto também das críticas que faz , os políticos não estão nem aí, não é eles que vão usar o serviço público.

  • @florgiglio7429
    @florgiglio7429 Рік тому

    Excelente vídeo. Obrigada pelas informações e conteúdo.

  • @CrankThatFranck
    @CrankThatFranck Рік тому +2

    Um hospital que eu acho pouco, mas tem, é o Santa Catarina da Paulista (privado) que tem uma pequena praça, com espelho d'agua e uma capela ao menos, que apesar de nunca utilizado, é de aberto ao acesso publico.

  • @ivetejesus24
    @ivetejesus24 Рік тому +1

    Meu Deus, como não houve concurso de projeto para construção do hospital? Além de disforme fora da lei, realmente ele machuca a vista de tão horrível, e com profissionais trabalhando pesado para salvar vidas.

  • @lucianafernandecosta
    @lucianafernandecosta Рік тому +4

    As antigas santas casas tinham pátios centrais enormes e jardins que passava acolhimento e paz. Este hospital mais parece um hospício de segurança máxima. Aos 34 anos de formada de arquitetura, devo confessar que clientes não atentos , ou atentos a coisas sem conteúdos é o que mais tem e o que mais nos decepciona.

  • @joaovitorbonifacio3178
    @joaovitorbonifacio3178 Рік тому +1

    Estou adorando o canal. Sou arquuiteto e conheci SP recentemente, muito bom aprender mais sobre a cidade e arquitetura contigo.

  • @renildodesouza4376
    @renildodesouza4376 Рік тому +2

    Coisa pavorosa esse hospital....

  • @aldairesnunes
    @aldairesnunes Рік тому +12

    Sempre fui encantado pelo bairro dos Campos Elíseos. Há muito que se fala em transformar aquela bairro em algo melhor, apesar dos vários transtornos que há tanto atormenta aquele lugar. Quando se tem um esperança de dias melhores, vem o governo e consegue destruir mais ainda a região. Seu canal é de suma importância para que as pessoas aprendam a ver e debater arquitetura de qualidade e exigir que o poder público traga trabalhos de qualidade.

    • @sibora461
      @sibora461 8 місяців тому

      Esse governo TB destruiu o largo da batata e o vale do Anhangabaú

  • @gersonarquitetura2013
    @gersonarquitetura2013 Рік тому +4

    Um hospital para cracolandia! Bela muralha para fazer barracas de 3paredes uma o Estado já providenciou.

  • @cleusamariadejesus6789
    @cleusamariadejesus6789 Рік тому +2

    Da medo de caminhar em volta de paredão

  • @eliomarlacerda2364
    @eliomarlacerda2364 Рік тому +7

    Muito bom esse canal, imperdível. Seus vídeos deveriam ser expostos em aulas de sociologia e outras disciplinas.
    Moro em Fortaleza e vejo cada aberração arquitetônica q fico me perguntando quais valores os envolvidos têm (construtora, arquitetos e compradores). Muito vidro espelhado (em busca duma tal de modernidade), muita segregação e total falta de adaptação ao clima tropical, isso pra nao falar que nao estabelecm nenhum vinculo com a históriae cultura local. Basta ir na maioria dos condomínios à lá Alphaville e a impressão que dá é q vivemos num país temperado e q todos os arquitetos tiveram o mesmo professor. As casas são todas igual, espelho de vidro e porta gigante, uma mesmice só.
    A nova moda nas capitais do Nordeste é corrida pelo prédio mais alto, 50 andares agora é o padrão. Sendo q os corpos de bombeiros não tem preparo nem equipamento para tal socorro.
    Outro fato hilario são os nomes dos prédios, sejam eles residenciais ou de negócios, um retrato perfeito da nossa elite. Já pensou morar no edifício Wimbledon, ou Paul Ricard, ou trabalhar num prédio cujo nome termina em Trade Center.
    No tocante aos hospitais e clínicas, rarissimos são os q obedecem as normas ABNT no tocante a renovação de ar, já vi até centro cirurgico com ar-condicionado split. Enfim, triste nosso zeitgeist.

    • @libniteles
      @libniteles Рік тому

      "os arquitetos tiveram o mesmo professor" Me pergunto é se esses arquitetos tiveram sequer formação. Essas casas "estilo Alphaville" são patéticas, aquelas portas pivotantes de quatro metros são de dar nojo. E a decoração de interior que mais parece um shopping center...tsc, tsc. Enfim, apenas a representação da pobreza cultural da classe média alta do nordeste.

    • @eliomarlacerda6943
      @eliomarlacerda6943 Рік тому +2

      @@libniteles No sudeste é igual

  • @jbmarques
    @jbmarques Рік тому +4

    Raul, eu me pergunto se a solução não passa necessariamente pelas faculdades de arquitetura e urbanismo. Afinal, um dia as pessoas que fizeram esses projetos receberam conhecimento e treinamento. Mesmo considerando que existem profissionais excelentes e péssimos. Duvido se tudo isso tem futuro. De qualquer modo, admiro muito seus vídeos!

  • @danilonunes3783
    @danilonunes3783 Рік тому +3

    Guardadas as devidas proporções em relação às obras tratadas no canal, o Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André (SP) possui como entrada um bonito jardim de acesso público o qual me fez demorar a perceber que se tratava de um hospital. Vale a pena conhecer.

    • @mafaldagoes8768
      @mafaldagoes8768 Рік тому

      Danilo, moro próximo desse hospital. Não canso de passar por ali até entrar para admirar os jardins, a quantidade de flores, sem grades nem muros. Fonte d'água, melhorando, com esse visual, a saúde dos pacientes e dos acompanhantes.
      Obrigada Raul, por esse seu olhar tão humano.

  • @bozaosapeca1324
    @bozaosapeca1324 Рік тому +3

    O centro agora tem dono. A Criminalidade ! Grande lojas, restaurantes e bares já faliram ou se retiraram do centro.. escritórios cada vez mais deixando o centro e indo rumo a zona sul da capital , berrini , vila Olímpia , Morumbi... Cada vez mais deixo de ir ao centro de São Paulo, está terrível a situação.. sujeira, lojas fechadas, moradores de rua, usuários de drogas e muito roubo ... Cenário horrível , nunca visto antes !

  • @reinaldocastro4045
    @reinaldocastro4045 Рік тому +3

    Concordo totalmente com você a respeito da arquitetura hostil, falta verde, integração e bom gosto. Mas se tratando dessa região em particular como você mesmo disse, na minha opinião por enquanto é complicado colocar uma estrutura sem uma infraestrutura mais pesada e hostil com muros ou grades altas... É uma região degradada e perigosa, quem sabe com o tempo com mais investimentos revitalização e uma solução definitiva da Cracolandia aí sim a arquitetura será melhor pensada e implementada nesse local.

    • @L.S.Macedo
      @L.S.Macedo Рік тому +2

      Reinaldo, concordo muito com sua reflexão.

  • @patriciabertosamartinelli3174
    @patriciabertosamartinelli3174 Рік тому +5

    Boa tarde! Realmente não sei o que acontece, infelizmente estes arquitetos de hoje não trazem o verde para dentro dos hospitais, para dentro dos condomínios, certamente não tiveram os antigos arquitetos como base, acho que nem os conhecem. Área verde em hospitais trazem conforto para funcionários e pacientes, deixam o ambiente mais leve e menos triste. Eu moro em Santo André/SP e o Hospital Beneficência Portuguesa da o exemplo, tem jardins lindos com muitas flores, folhagens, árvores, muitas orquídeas, lago com peixes. Então, todos passam pelos jardins, funcionários, pacientes, para se direcionarem aos setores do hospital. E o hospital também cuida de todas as Árvores das calçadas em toda a quadra.

    • @sibora461
      @sibora461 8 місяців тому

      Como é para o povo , eles não se importam com o bem estar das pessoas

  • @sebastianmendes3421
    @sebastianmendes3421 Рік тому +5

    Me surpreendi com um hospital universitário público aqui do Recife, o Hospital Osvaldo Cruz, ele tem um jardim imenso integrando todos os blocos , é um jardim muito bonito e muito bem cuidado, nos tirando aquela sensação que estamos em um hospital, quanto a funcionalidade é bem cheio como todo hospital público, se bem que eu não esperei tanto pra ser atendido no dia.

  • @patriciahakkak6819
    @patriciahakkak6819 Рік тому +1

    Muito bom e esclarecedor!!!!! Video ja compartilhado 😊

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

  • @rolfgoll
    @rolfgoll Рік тому +3

    Raul, é excelente sua visão sobre a influência da arquitetura amigável. Agora fiquei com uma dúvida: qual é sua visão sobre as linhas de monotrilho? São poluição visual e jamais deveriam ser elevadas, ou conciliaram bem o impacto com um jardim linear / ciclovia?

  • @engsandravaleria
    @engsandravaleria Рік тому +1

    Não é questão de gosto é falta de consciência dos profissionais que esquecem que a ambientação é a cereja do bolo, frase da própria dirigente do escritório em questão. Como especialista em ArqEngHospitalar trabalho para mudar essa consciência entre os profissionais da área através das minhas redes sociais.
    Amei sua análise. Compartilho das mesmas ideias. 👏👏👏👏👏

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

  • @tomascunzolo
    @tomascunzolo Рік тому +3

    Esse prédio ficou com cara de presidio. Meu Deus ! Essa do painel ser feito por um artista homem, realmente, falta sensibilidade...

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Рік тому

      Junta de roteiristas pra errar em cada detalhe. Imagina se convidassem Regina Silveira, Maria Bonomi ou Panmela Castro para intervir na fachada? Nao combinaria...

  • @serafinacosta7118
    @serafinacosta7118 Рік тому +2

    Isto é um amontoado de asneiras. …
    1. Subtraindo se construção de baixa durabilidade , a edificação de um hospital deve , em primeiro lugar , atender a padrões construtivos para o setor clínico hospitalar. Ventilação , instalações elétricas , disposição de descarte hospitalar ( hazmat ), iluminação , proteção ao patrimônio, planta funcional . Beleza arquitetônica e o último quesito da lista.
    2. O entorno e hostil , com criminalidade urbana , Cracolândia , roubo patrimonial contra instalações. Função primeiro , forma depois.
    Eu já vi instalações clínicas mundo afora. Excetuando construção de baixa qualidade , que se esvai com o tempo , o Hopital , se dentro de padrões clínicos , de segurança , e funcionalidade , está aceitável.
    Mais uma vez, um pseudo arquiteto , sem fundamentação em Engenharia, criando assunto irrelevante , para atrair tráfego.

  • @camilacarine
    @camilacarine Рік тому +1

    Raul, vc inspira demais! Excelente trabalho

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

  • @rosananana2366
    @rosananana2366 Рік тому

    Você presta um grande serviço, obrigada. Aproveito para citar um hospital na cidade de Salvador, tem ventilação cruzada permanente, não precisa nem de ventiladores nas áreas de atendimento e enfermarias, é muito fresco e ventilado, ar condicionado somente no centro cirúrgico. Aristides Maltês, projeto dos anos 40, exemplar, é uma fundação que hoje atende pelo SUS, referência na área de câncer, atende todo estado da Bahia.

  • @zapzapzapzap7543
    @zapzapzapzap7543 Рік тому +2

    O Ministério Público deve verificar se houve concorrência de empresas de arquitetura/engenharia e se tudo foi dentro da legislação.

  • @FantasticNews
    @FantasticNews Рік тому +2

    O antigo Hospital Matarazzo deveria ter sido revitalizado para ser um Hospital e não aquela coisa horrorosa que aquilo se tornou!

  • @edward28051989
    @edward28051989 Рік тому +1

    Ali detrás no Complexo Júlio Prestes a situação é terrível. Só muros pra tudo que é lado. Ruas mais desertas que antes da construção.
    Um ambiente perfeito para perpetuar novas Cracolândia aos pés dos muros

  • @jonh2533
    @jonh2533 Рік тому +1

    Parabéns pela análise Raul. Ainda espero um dia te ver como secretário de políticas urbanas da cidade.

  • @fernandojosevianamaffia3184
    @fernandojosevianamaffia3184 Рік тому +14

    A minha pergunta há decadas: Por que não se cria um hospital especializado em atender os dependentes químicos??? Esse canal e o trabalho do Raul é maravilhoso, necessário, que logo chegue aos 100 mil, 1 milhão e atinja mais pessoas , principalmente os políticos!

    • @alessandromaia1555
      @alessandromaia1555 Рік тому +2

      Pq a sociedade não quer…

    • @cesarbattistini
      @cesarbattistini Рік тому +5

      Porque os direitos humanos não deixam colocar as pessoas lá compulsoriamente.

    • @fernandojosevianamaffia3184
      @fernandojosevianamaffia3184 Рік тому

      @@cesarbattistini bom vamos lá... botar onde se ainda não existe??? Você acha mesmo que a rede atual de hospitais municipais, estaduais etc tem condições de abrigar eles?? Os médicos e equipe mal conseguem atender a demanda atual sem contar que nao sao especialistas em dependência química.
      Quanto a compulsória, a maioria dos dependentes estão lúcidos ( esquece aquele noia doidao,é uma minoria) e querem sim ser atendidos. Agora o trabalho é árduo.. So trancar a força no hospital não resolve. Nem as família ricas que podem pagar conseguem fazer isso e o sucesso terapêutico é quase zero. A literatura médica diz que melhores resultados é um trabalho de redução de danos.. com tratamento clínico, psicológico, ocupacional e social e habitacional, sem.
      Vai grana, tempo...mas funciona. O problema que a população nao admite que o poder público gaste dinheiro com isso. E o narcotráfico alimenta muito o sistema. Abracos

    • @CúniTTaa
      @CúniTTaa Рік тому +2

      noia nao quer se tratar e o governo nao vai obrigar ninguem

    • @guilherme5035
      @guilherme5035 Рік тому

      @@cesarbattistini Sai do zap, lesado.

  • @Lady.Florescer
    @Lady.Florescer Рік тому +6

    Independente das criticas que são validas, a chegada desse Hospital não deixa de ser um alívio na revitalização e segurança, nessa degradação que se tornou esse bairro e arredores!

  • @flamarjorie01
    @flamarjorie01 Рік тому +8

    Parabéns pela matéria. Nem sabia que existia este hospital. Olhando as imagens áreas, só tenho a impressão que a região toda virou uma prisão. Os usuários estão presos no vício, e os moradores da região dentro de suas próprias casas 😢.

    • @seancyrillo
      @seancyrillo Рік тому +1

      O hospital da mulher Perola Buyngton e' referencia! Saiu da Praca Perola Buyngton na Bela Vista q tem sem-tetos tambem, mas e' muito mais segura que a Pc Princesa Isabel & entorno.

    • @sibora461
      @sibora461 8 місяців тому

      ​@@seancyrilloe na bela vista era mto mais fácil chegar com transporte público

  • @jonathandiodi622
    @jonathandiodi622 Рік тому +3

    Esse canal devia ser um quadro do Fantástico

  • @brasilmaior8811
    @brasilmaior8811 Рік тому +2

    Você só esqueceu de dizer que o projeto arquitetônico desse Hospital não foi criado no Governo Doria. Ele só retomou a obra parada.

  • @renatovieirademjunior5522
    @renatovieirademjunior5522 Рік тому +3

    Os muros e calcadas parecem rodearem um "presidio" !

  • @reinajunior1982
    @reinajunior1982 Рік тому +2

    Bom, eu não tenho estudo, mas andei muito por dentro de vários hospitais, e sei que a arquitetura de prédios destinados a saúde, é totalmente diferente de um projeto para qualquer outro tipo de uso. Beleza, paisagismo e alguma outra coisa relacionada a "boa estética", é a última coisa que um paciente quer e precisa. Uma janela em posição errada, uma fresta onde não pode, uma porta permitindo corrente de ar vindo de fora, é praticamente uma sentença de morte para um paciente debilitado.

  • @martaritamacedo
    @martaritamacedo Рік тому +1

    Tudo que foi falado no vídeo eu concordo, concordo e até deu inspiração pra um textão sobre como foi ver o processo de degradação do bairro de Campus Elíseos ano após ano. No entanto, na prática, deu branco de nem saber por onde começar. São tantas lembranças... mas esta cidade em transformação constante, entre demolições e construções, roubou todas as minhas melhores memórias e com elas também roubou a inspiração. Então só restou a pergunta: mesmo uma boa arquitetura, por si, consegue mudar o seu entorno de modo a reverter o comportamento e sentimento das pessoas?
    Eu não posso compreender por que temos tantas construções com arquiteturas tão sem criatividade, como a deste hospital, mas compreendo perfeitamente os motivos de projetos como esse serem hostis. Exemplificando. Caso este no hospital fosse construído sem os altos muros laterais, como seria o desejável, e neste espaço houvesse um café, mudaria o medo que as pessoas têm de ficar ali?
    Existem casos pelo mundo de intervenções urbanas que conseguiram transformar o entorno e comunidade, mas são intervenções que vão além da construção de edifício, presumo serem projetos até multidisciplinares de pensar uma região da cidade.

  • @guilhermenunesbarbosa7862
    @guilhermenunesbarbosa7862 Рік тому +3

    cara, eu nem conheço SP direito e quase nunca fui lá, mas assisto todos os teus vídeos pq admiro teu trabalho! queria um canal semelhante aqui para o Rio, pra cá também há muita aberração arquitetônica e destruição de patrimônio natural e histórico (aliás no Brasil todo, infelizmente)

  • @wagneroliveira3255
    @wagneroliveira3255 Рік тому +4

    Já entraram gestões de direita, esquerda, pregressista e conservadora e a cracolandia continua igual. Qual sua opinião Raul, qual a solução, se é que existe solução?

  • @med.pauloxavier
    @med.pauloxavier Рік тому +4

    Seu trabalho é muito necessário, Raul. Eu nunca havia me dado conta do quão necessária é a arquitetura para uma cidade, simplesmente porque sempre fui alheio a esse assunto, mesmo vivendo durante muitos anos em São Paulo, ou seja, sendo constantemente impactado pela arquitetura local - para o bem ou para o mal.
    Que este canal tenha cada vez mais sucesso. Já sou inscrito há um bom tempo e vou continuar acompanhando sempre.

  • @Velufreitas
    @Velufreitas Рік тому +8

    A cada vídeo fico mais apaixonada pelo Raul e vejo o quão frustrada sou por não ter feito arquitetura e urbanismo.

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

  • @fabioandrade2029
    @fabioandrade2029 Рік тому +1

    Esse canal é sensacional! Me vi como um ignorante em arquitetura e urbanismo e, posso dizer agora, estou aprendendo a enxergar as construções de maneira mais crítica.

  • @feliperibeiro6237
    @feliperibeiro6237 Рік тому +2

    Muito bom o vídeo e uma crítica provocadora para todos nós nos atentarmos. Sugiro colar mais nas periferias, UBS em bairros periféricos, CEUs, ocupações e terminais de ônibus urbanos (e ate analisar os pontos de ônibus, q em alguns lugares nao passam de postes). Aqui na quebrada a gente faz o que dá, mas se vc começar a brotar aqui e outros arquitetos tbm, talvez seria uma semente pra esse interesse de povo

  • @edinaperin6284
    @edinaperin6284 Рік тому +2

    Será um prazer, vê-lo fazer essa mesma observação, nas cidades próximas a cidade de São Paulo, principalmente a construção e reforma dos hospitais que, pasmem, não são diferentes desse!😢

  • @kwysr1877
    @kwysr1877 Рік тому

    Sugestão de vídeos sobre estações de trens metropolitanos e Metrô na parte externas, porque muitas estações novas são muito feias na parte externas. Recentemente vi um vídeo da estação Varginha, numa das regiões mais carentes de SP, e a estação em processo de acabamento é muito feia.

  • @JFM48
    @JFM48 Рік тому +5

    Raul, obrigado pelo teu excelente trabalho! Abraços de Fortaleza, Ceará. 🙏😊

  • @MathRocha182
    @MathRocha182 Рік тому

    Esse canal abriu a minha mente

  • @nayarafo8480
    @nayarafo8480 Рік тому

    Gostaria de sugerir um vídeo sobre os jardins da barra, HIS construídas na Barra Funda.

  • @lylygiaa
    @lylygiaa Рік тому +3

    Raul, você é necessário na internet. Obrigada e parabéns pelo video.

  • @armeskind2433
    @armeskind2433 Рік тому +6

    Um conteúdo como o seu com 21.000 visualizações... você já pensou em instruir as pessoas como elas podem cobrar do poder público uma cidade mais agradável aos pedestres ? Como fazer arquitetura sem gastar os tubos de dinheiro? Como aumentar o conforto térmico e acústico dos ambientes? Vc é extremamente didático!! Parabéns!

    • @barrynice5568
      @barrynice5568 Рік тому

      olá.. como vai você e sua família??

    • @armeskind2433
      @armeskind2433 Рік тому

      @@barrynice5568 Bem e vc? Me desculpe... não sei de onde te conheço... Vc pode me ajudar?

  • @joseborelli7728
    @joseborelli7728 Рік тому +2

    Parabéns pela matéria Raul. Gostaria que você conhecesse os hospitais Cidade Tiradentes e M'Boi Mirim que hoje é administrado pelo Albert Einstein.Sao projetos do meu escritório Borelli e Merigo onde procuramos sempre caracteriza-los como locais de saúde e não de doença. Grande abraço

    • @pravervideos2
      @pravervideos2 7 місяців тому

      São hospitais completamente opostos a esse analisado por você, Raul. São hospitais eficientes e belos, que certamente custaram 1/3 do valor desse nos Campos Elísios e presta assistência de qualidade para uma população muito maior.

  • @westsandro6369
    @westsandro6369 Рік тому +2

    Extraordinário, muito sensível suas observações. Parabéns pelo conteúdo.

  • @robfbms
    @robfbms Рік тому +1

    Talvez alguém aqui já tenha comentado isso: esse Hospital da Mulher é um típico exemplo de arquitetura bolsonarista.

  • @INNATURASS
    @INNATURASS Рік тому +2

    Eu olho pra este hospital e facilmente poderia confundi-lo com um shopping. Só faltou plantar na calçada palmeiras.

  • @MarioNobre65
    @MarioNobre65 Рік тому +2

    Nossa! Não tinha me dado conta, parece mais um presídio…

  • @adrianaoliveiragomes9245
    @adrianaoliveiragomes9245 4 місяці тому +1

    A Cracolandia nao passou décadas, CONTÍNUA O CAOS, gostaria tanto de conhecer Campos Eliseos, mas nao tenho coragem de ir, por causa da falta no governo que temos , nao dão o básico , SEGURANÇA PUBLICA.

  • @giseleborgesarq
    @giseleborgesarq Рік тому +2

    Caro Raul, é um alento te ouvir. Você dá voz a centenas de arquitetos que desejam fazer arquitetura de verdade, para além de piso e teto. Que a potência do seu conteúdo mobilize incorporadores e políticos que diariamente transformam nossas cidades, nem sempre para o bem.
    Parabéns!

  • @AiwaLover
    @AiwaLover Рік тому +1

    Nunca achei a arquitetura de casas, empresas e instituições bonitas -- que gerem sentimentos de bem-estar, dignidade, segurança, conforto, familiaridade, esperança, admiração, transcendência, porque não diversão, etc.
    Desculpem os professores de história e afins, metidos a sociólogos cujo patriotismo anti-EUA os leva a exaltar o que é simplório e brega: veja Brasília! Mistura de Os Flinstones com Os Jetsons! kkkk Idade da Pedra com futurismo pós-apocaliptico zumbi alienígena kkk 😅😂🤣😋👽🐱‍🐉🥌
    O brasileiro, mesmo o médio, de classe média, e o rico, tem orgulho do seu próprio senso comum -- alienado e ignorante: alienado sobre a própria ignorância = não sabe que não sabe o que deveria saber! Triste! E Revoltante.

  • @marciojeronymo
    @marciojeronymo Рік тому

    Parabéns, moço! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @cassianocassiano7120
    @cassianocassiano7120 Рік тому +1

    Passei nesse local fiquei horrorizado nem sabia que ali era um hospital. Um local deserto. Imagino a noite. Esse muro parece ter quilometros por causa da extensão.

  • @TheSabugosa
    @TheSabugosa Рік тому

    O que aconteceu com a arquitetura do Brasil? Decadência? Da excelência ao desastre? E como é possível viver com essa falta de segurança? Porquê essa falta de planeamento urbanístico de qualidade? Que decadência!

  • @miltonczgoncalves4603
    @miltonczgoncalves4603 Рік тому

    Parabéns pelo seu trabalho, sempre muito bom.
    apenas fazendo uma consideração. O nome correto não é arquitetura hostil. Pelo contrario, nós arquitetos lutamos sempre contra este hostilidade. Pois o nome da impressão que os arquitetos que promovem este tipo de coisa, mas na verdade não são os profissionais que tomam estas decisões e em geral este tipo de intervenção NUNCA esta no projeto, e sim "adaptações" feitas por fora, inclusive pós habite-se.
    Isso é "construção hostil" e não "arquitetura hostil".

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida Рік тому

    Em Campinas há um hospital com jardins muito belos. Os clientes podem sair de seus quartos, geralmente com janelas voltadas para o verde, e desfrutar de momentos em praças ensolaradas. Já a rede São Luís construiu um prédio espelhado no local da antiga rodoviária de Campinas… um prédio frio, reto, sem texturas e cores… somente com o nome que remete ao tipo de saúde que desfruta a burguesia. Triste mundo desigual.

  • @lucasmc2062
    @lucasmc2062 Рік тому +1

    Passo na região da Cracolândia com frequência e quando vi o início dessa construção, pensei: ufa, vão construir um hospital pra internação de dependentes químicos! Que nada, surgiu o Hospital da Mulher enjaulado, com medo da Cracolândia!!!

  • @davibastos5574
    @davibastos5574 Рік тому +1

    O prédio é horroroso!!! é tudo que um arquiteto não deveria desenhar para o poder público! Mas é a cara do Doria!!!
    O mural não tem nenhuma mulher NEGRA!!! são mulheres com faces de comercial de cosméticos, esteticamente pobre!
    Lembrando que a CDHU, não colaborou em nada!! construiu caixas de moradias sem qualquer valor estético, e muito menos urbanístico.

  • @brunofelipebrz
    @brunofelipebrz Рік тому +2

    Você tem toda razão. E esse tipo de obra acontece no Brasil inteiro. Geralmente superfaturada, com materiais de péssima qualidade, e uma arquitetura burra.

  • @marcoskazu_
    @marcoskazu_ Рік тому +1

    São Paulo, a usina de 4n4lf4betism0 arquitetônico e urbanístico. É o único segmento em SP em desenvolvimento e crescimento vertiginosos. Paulistanos preferem projetos nota 0 gastando-se milhões, bilhões de reais, do que investir em arquitetura e urbanismo nota 5, sequer. E o Tarcísio é o forasteiro que quer mudar a sede do Governo de SP para os Campos Elísios, mas durante a campanha sequer soube dizer onde se localiza esse bairro... Nem onde fica a escola onde vota. Certamente não conhece o bairro onde está o Palácio dos Bandeirantes. E, o antecessor, Dória, foi aquele que descaracterizou o mobiliário colonial dessa sede, bem como o próprio gabinete com aplicação de laminado preto, sem falar na catástrofe do Pacaembu e outros edifícios e espaços importantes de SP. Interessante: o líder dos dois (Bolsodória e Tarcísio) era o Bolsonaro, que se diz militar, mas não soube sequer destravar revólver em estande de tiro. Mas, demonstrou babar farofa.

  • @soniabongiovanni3222
    @soniabongiovanni3222 Рік тому +1

    Nós moradores do Campos Eliseos estamos indignados ! Ninguem consegue ter acesso ao Terminal Princesa Izabel . Não há base da policia e esta ocupado por moradores de rua . Um dos pontos de onibus da Alameda Glete (há 50m do Hospital ) não pode ser utilizado por que tem barracas e lixo . O governo acha que os pacientes de hospital publico andam de carro ?????
    O correfor de onibus da Rio Branco também é abandonado , inclusive o que fica em frente ao hospital

  • @marlonbarros2196
    @marlonbarros2196 Рік тому +1

    Que irônico né? Em um país tropical em que a incidência solar é icônica, e numa cidade como São Paulo onde já é de conhecimento de arquitetos e urbanistas a existência de hotspots em vários locais da cidade; me desculpem a franqueza, mas é um tanto incoerente, tecer críticas de mais uma construção com fachadas de perfis envidraçado, como se Berrini, Marginal Pinheiros, Paulista e Cia fugissem a regra.

  • @veronezitha
    @veronezitha Рік тому

    Que terrível essa arquitetura hostil, que finge que protege quando na verdade só afasta e segrega. Um projeto que poderia ter sido fruto de um concurso de arquitetura, com abundância de ideias boas. O CAU poderia ter intervido de alguma forma, por ser uma obra de cárater público? E essa taxa de ocupação do terreno que parece estar estourando todos os limites possíveis...cadê a área permeável?!

  • @NunoScream
    @NunoScream Рік тому +1

    É um tapa na cara do Dória!