Em 2015, quis iniciar o processo para obter a cidadania. Sou trineta de italiano e depois, bisavó, avó e minha mãe. Me falaram que eu não tinha direito, então parei com as pesquisas, mas o sonho não morreu. Nesse ano, em Fevereiro, junto com uma sobrinha começamos a buscar as certidões e, de novo, me falaram que não tenho direito. Mas encontrei o seu vídeo 😭... Obrigada por ser um agente de transformação, e não deixar meu sonho morrer. Estou compartilhando seu vídeo e falando pra família se inscrever no seu canal. Grazie!!
@@minhasagacidadaniaitaliana mas e a regra sobre as mulheres nascidas até o ano de 1948? Não conta? Essa regra realmente existe, que mulheres nascidas até 1948 não passariam a descendência, pois não tinham os mesmos direitos que os homens. Isso não é verdade? Após 1948 em diante a regra mudou, aí sim as mulheres conseguem repassar a cidadania.
Obrigada por tudo Fabio. Ja tenho minha cidadania italiana reconhecida faz 12 anos e mesmo assim assisto seus videos, adoro tudo que envolve cidadania italiana. Gratidao 🙏❤️🇧🇷🇮🇹👍
@@minhasagacidadaniaitaliana olá, eu tenho uma dúvida... Se meu pai é italiano e minha mãe é brasileira...eu tenho 50% de sangue italiano e 50% se sangue brasileira ??
Cara, muito bom!!! Sem enrolação e sem chatice; muito lega e de forma extremamente cômica, mas sem fugir a proposta! Valeu! Inscrito aqui agora e já mandando para alguns familiares!
Minha bisavô e italiana e veio morar aqui no Brasil muito nova e tinha muita gente falando que eu n ia conseguir solicitar minha cidadania mas com esse vídeo entendi melhor e fiquei mais animado e vou correr atrás .
@@minhasagacidadaniaitaliana minha mãe não e casada com o meu pai que o que tem parentesco com italianos isso pode interferir na minha cidadania ou não ?
Você ppderia fazer um vídeo explicando um pouco mais sobre esses italianos que estão muito longe na linha de gerações? Encontrei um italiano na minha árvore genealógica que nasceu por volta de 1530, e morreu em portugal, porém está muito difícil encontrar documentos que comprovem essas informações dadas pelo Family Search. Acredito que essa seja uma dúvida de muitas pessoas que também emcontraram o italiano por volta de 1500.
@@maiaradasilvaferreira É o meu caso. Minha mãe sempre comentou comigo sobre os antepassados do meu pai. Anteontem decidi pesquisar a árvore genealógica e descobri a grande maioria eram portugueses e espanhóis. E dentro dá árvore genealógica também achei francês e ITALIANO. A minha dúvida é a mesma que a sua. Se tenho ou não o direito por conta do tempo. Desde a época da colonização do Brasil. 1500 em diante.
@@minhasagacidadaniaitaliana uma correção quem nasceu na Itália eram os primos do meu tataravô importar ? Pôde ser qualquer pessoa que nasceu na Itália ? tipo,primo ,avô, tio,bisavô tataravô etc será que funciona ou perdo o direito de tirar a cidadania
Olá, muito legal o vídeo. Eu tenho uma dúvida. Quem não sabe de seus bisavôs, tataravôs e etc. mas tem sobrenome de origem italiana, tem direito a cidadania italiana?
Fiquei sabendo hoje pelo meu tiu avô que meu tataravô é italiano .Vou ir atrás das documentação quem sabe dá certo. Obrigado você está certo sempr tem 1 pra nos enfraquecer.
Minha dúvida se eu pegar a minha certidão em inteiro teor vai ter meu nome ,pai e avó certo. Então a próxima eu pego a do meu avó ou do meu pai ??????????
Minha avó era filha de italianos, nasceu em um navio vindo para o Brasil, porém como era período da primeira guerra mundial, e o Brasil e a Itália estavam de lados opostos, eles recomendaram meus bisavós a colocar o nome em português, e quando chegaram ao brasil pouco tempo depois deixaram ela com uma família de brasileiros, e voltaram para Itália, final da história, ela foi registrada pelos pais adotivos, e não tem sobrenome dos pais de sangue, será que conseguiria descobrir o nome dos meus bisavós por alguma lista do navio que eles vieram, já que ela nasceu no vavio, pode ser que tenha algum registro? isso foi em 1.918.
Boa noite meu tri avô e italiano já descobri de qual cidade ele feio e o cartório na Itália onde fez registro dos filhos eu tentei juntar registro qui no Brasil e não consegui nada da minha bisa vó filha do meu tri ,vc pode me ajuda ? E possível conseguir? Pela data ela nasceu e casou no Brasil mas não consegui nada dela,só dá minha vó q tenho detalhes na certidão dela ,por favor me ajuda.
Eu n tenho como comprovar que meu bisavô nasceu na Itália, mas ele tem o sobrenome italiano, meu avô também tinha o sobrenome mas n tenho como provar que ele nasceu na Itália
fenótipo conta pra poder tirar a cidadania? tenho fenótipo mediterrâneo e mais da metade dos meus antepassados tem sobrenome italiano, porém puxei o sobrenome ibérico do meu bizavô.
Eu descobri hoje que sou bisneta, trineta e tataraneta de italianos dos dois lados (avô e avó), pelo que consegui ver pela certidão de óbito do meu bisavó são de Rovolon, Pádova, Veneto Italia, só do lado do meu pai, pois do lado da minha mãe estou procurando. Será que consigo tirar a cidadania Italiana?
Eu sou magnavita eles migraram para belmonte na bahia a anos tem ate livro da familia Magnavita, magnavitas na boa terra sera que eu consigo Fábio me ajuda responde ai
Começa por certidões de casamento, óbito e nascimento dos filhos dela aqui do Brasil, as vezes aparece onde ela nasceu e tudo mais. Tem um site que você pode encontrar várias dessas informações, chama-se FamilySearch, nele você pode pesquisar certidões e fazer sua árvore genealógica.
Fabio, boa noite. A questão é, tenho meus bisavós, pais do meu avô paterno italianos, mas meu avô era casado e não registrou meu pai porque a lei o impedia, mas tenho as copias dos documentos do dele. Tenho um tararavô, avô da minha avó paterna, pai da minha bisavó, então são 2 mulheres, se chamava Giovanni Battista Magri, deste eu não tenho nada. É possível?
Minha trisavó é de Trento, e outros de Verona e fui informada que não tenho direito porque ambos foram anexados a Itália num período que me faz perder o direito
Como proceder para procura de documentos. Minha sogra é bisneta de italiano. Mas não tem documentos dos avós dela somente do pai. Mas temos os nomes completos dos bisavós e onde nasceram.
Não tenho certeza se tenho alguém na família que tem descendência italiana, teria que descobrir com meus parentes se alguém tem algum documento da pessoa? Caso contrário não consigo OU algum agente consegue descobrir e comprovar de alguma forma? Como funciona isso?
Boa noite Fabio, gostaria de uma informação, meu avô nasceu na Comune di Cison di Valmarino e Provincia di Treviso, nato in cison di Valmarno, no ano de 1921, mês de janeiro no dia 9, sou neto, teria direto a cidadania Italiana.
Me tira uma dúvida por favor, meu pai não está no meu documento, mas ele tem descendência italiana e também tem sobrenome italiano, no caso como eu teria que entrar com o processo de reconhecimento de paternidade e depois dar ingresso a minha cidadania ou teria outro jeito de fazer isso sem precisar do reconhecimento de paternidade?
Fábio Meu caso : Meu Bisavô Italiano Minha Avó Brasileira, nasceu em 1940 Minha mãe Brasileira, nasceu em 1960 Eu nascida no Brasil em 1984 Tenho direito a nacionalidade Italiana ? Se sim, de que forma tem que ser o meu processo?
Minha mãe é a 1ª da linha. Ela e meu irmão já possuem a cidadania . Eu nasci em 1953 . Quero tirar a cidadania e quero saber se o fato deles já terem a cidadania já ajuda no meu processo
Sou gaúcho, mas na minha cidade se concentraram mais alemães vindos da Europa, quais as chances de eu ter descendência italiana? Ou posso conseguir outra cidadania europeia?
Meu tio é filho de italiano, porém o pai dele não é meu avô, pois ele e a minha mãe são irmãos só por parte de mãe, será que eu teria direito a cidadania?
Opa de nascimento ou algum documento da minha avó por parte de pai, aparentemente a mãe dela, a minha bisa avó era Italiana, mas não tenho certeza, como poderia achar a identidade da minha avó e depois da minha bisa avó? Obs: Não tenho contato com ela por motivos pessoais
Olá,tenho descendência italiana mas pedi contato com meu pai, família,pois mudei de estado ...como faço para comprovar descendência? Preciso contratar alguém para investigar minha família passada?
To igual a você na certidão de casamento da minha vo , esta que era italiana da provincia de ferrara, mais não encontro os bisavos, e cada certidão de filhos os nomes estão de formas diferente mais dando o mesmo sentido.
@@rosadossantospereirafilha eu tô estagnada não saio do canto pq não encontro os documentos de ninguém 😩😩 pelo meu levantamento tem grande possibilidade de ser do norte ou da Sicília, mas não encontro os documentos
A minha bisavó é italiana, o filho(avô)dela nasceu antes de 1948 e o filho dele nasceu antes 1948, vc acha que teria sucesso se tentasse de forma judicial a cidadania já que segundo essa lei não dá direito??
Mas ele precisa realmente ter imigrado diretamente para o Brasil, ou os filhos dele podem ter estado em outro país e depois os netos terem vindo para o Brasil ?
Como vou provar que meus tetravôs ou pentavôs - nem sei se é assim q escreve rss.. A única coisa que tenho é uma cópia da identidade da minha mãe. É melhor pedir a cidadania na Itália?
O meu nome é de origem Italiana, há 59 famílias com o meu sobrenome na Itália, mas eu não sei quem é o italiano, e queria saber se tenho direito a cidadania Italiana.
Fábio , tudo bem ? Meu trisavô nasceu no ano 1852, casou -se na Itália em 1881 , veio para o Brasil em 1894 tenho direito a cidadania ? Já estou correndo atrás dos documentos 😅😘
Minha mãe e viúva há 1 ano ficou casada 17 anos com descendente de Italiano ( meu padrasto ) ela pode tirar a dupla nacionalidade para após isso eu pedir a minha ?
No meu caso há uma pedra no caminho. Muitos imigrantes italianos tinham o nome e/ou o sobrenome abrasileirados. Por exemplo: Meu trisavô italiano, minha trisavó italiana e a filha deles, minha bisavó italiana, se chamavam Giacinto Ferrari, Elisabetta Bocelli e Carmela Ferrari. Os nomes deles no Brasil passaram a ser Jacinto, Elisabete e Amélia. Isto complica o reconhecimento da minha cidadania italiana.O motivo complicador era que a grande maioria dos italianos que aqui desembarcavam eram analfabetos ou semi-analfabetos. Meus antepassados italianos vieram da Província de Verona, no Vêneto. Você sabe me dizer como resolver esse empecilho da mudança de nomes?
Olá, meu bisavô era italiano era casado com uma italiana, deixou ela p ficar com minha bisavó brasileira, detalhe não foram casados no papel, mas todos filhos tem seu sobrenome, até chegar no meu pai e em mim, tenho direito?
A resposta para sua pergunta, pode estar nesse vídeo: ua-cam.com/video/c7GNh7ikNP0/v-deo.html Depende o ano em que o filho dessa mulher na linha nasceu. Assiste o vídeo que lá eu explico tudo!
Direito você tem, mesmo que a linha inteira fosse composta de mulheres, só iria dificultar um pouco porque seria necessário fazer o processo por derivação materna. Agora, se a segunda mulher da sua linha nasceu após 1948, então você consegue dar entrada direto, sem a necessidade de contratar advogado e entrar via judicial materna
Ola,parabens pelo vodeo,fico um maximo. Estou inscrito agora é já ganho meu like. Me ajuda nisto,Meu trisavo italiano nasceu em 1865.chego no Brasil 1893. Bisavô nascida no Brasil 1906. Avó nascida no brasil 1926. Mãe nascida no brasil 1974. Tenho direito administrativo ? Grato desde já por tudo .
Olá Man blz, a minha maior dificuldade é saber os nomes dos bisavos por parte do meu pai, eu ouvi de pessoa smais antigas que tinha uma linhagem italiana.. Ex meu pai nasceu em 1928 hehe imagina o dos meus avós e bisavos
Bom dia Doutor. Eu tenho a seguinte situação: o bisavô do meu esposo é italiano, chamado Michele Giuseppe Pegoraro, nascido em Cassola, Vicenza, Veneto, Itália, na data de 17/03/1884. Ocorre que no Brasil ele mudou o nome para Miguel Pegoraro, consoante se observa das fotografias dos livros dos registros de nascimento dos filhos, nos quais alguns consta o nome de Miguel Pegoraro, outras Michele Pegoraro e outras Michelle Pegoraro, além de alterações no nome da esposa que alguns consta Elizabetta Ferri, outras Elizabetha Ferri e Outras Elizabeta Terri. Nenhum desses registros não consta o nome original da Itália Michele Giuseppe Pegoraro. E o nome do pai dele, também italiano nascido no mesmo local, no ano de 1844, consta a variação do nome de Benedetto Pegoraro (original) e Benedeto Pegoraro. As dúvidas se puderem esclarecer: 1) A região aonde nasceram o antenato do meu esposo é válida para a transmissão da cidadania, considerando que eram vivos após 17/3/1861 (proclamação do reino da Itália)? Sendo certo que ambos os italianos, pai e filho, Benedetto Pegoraro e Michele Giuseppe Pegoraro vieram da Itália para o Brasil e faleceram no Brasil muito após a data da proclamação do reino da Itália. 2) Sobre a mudança do nome do italiano no Brasil nas documentações, precisa obviamente ser retificada e/anulada, uma vez que desconfiamos que Michele fez nova certidão de nascimento no Brasil mudando seu nome para Miguel e retirando o Giuseppe, porque nos aludidos registros consta a informação de que são naturais do Estado do RS, sendo que são italianos e não brasileiros, razão pela qual desconfiamos que se registraram como brasileiro no RS. Acredito que precisa ser anulada essa segunda certidão brasileira e retificada todas as certidões que constam o nome errado do italiano e sua naturalidade como brasileiro passando para italiano, comprovando-se isso com as certidões da Itália, em especial a certidão de casamento e de nascimento do filho que é avô do meu esposo, que consta como pai Miguel Pegoraro, natural de RS, quando em verdade ele é Michele Giuseppe Pegoraro, natural de Veneto, Itália. 3) Os nomes com erros simples de grafias do italiano (pai de Michele) Benedetto Pegoraro para Benedeto Pegoraro e da esposa Elizabetha Ferri para Elizabetta Ferri), também precisarão serem retificados, e tais retificações se fazem apenas via judicial qdo se trata de simples erro como desses dois? Fico muitíssimo agradecida se puderem esclarecerem as dúvidas, mesmo que seja por vídeo. Abraços. Márcia Ramos de Azevedo Pegoraro.
Olá Fábio! Vê pode me dar um caminho sobre a cidadania Italiana; Minha esposa e filho tem a Cidadania;a quase cinco anos; fizemos o processo pelo Brasil, logo em seguida viajei para 🇺🇸 USA eu teria chance de viabilizar esta cidadania pelos USA; pretendo regressar para 🇧🇷 Brasil daqui a um ano 2023; qual seria o melhor caminho. Se podes me orientar agradeço! Abraços Heitor
*_Sempre ouvi da minha família que somos descendentes de italiano por parte do meu avô, mas nunca fomos atrás da cidadania, ele infelizmente faleceu a 15 anos hj tenho 25 e não sei se consigo a cidadania italiana, minha avó ainda está viva então não sei se tento conseguir por meio da minha avó que foi casada com meu avô decente de italiano por décadas, até acho estranho que minha família nunca tenha ido atrás disso, tô pensando em tentar a cidadania mas estou perdido, eu assiti um vídeo que deve-se ir atrás da certidão de nascimento, a minha e a do meu pai eu consigo, mas a do meu avô que é o problema, sem falar que ele teve 2 RGs acho que por conta de ser descendente, alguém aí sabe oq faço para ir atrás, não sei onde devo ir ou ligar para conseguir ir atrás disso, até tentei por meio do Google ver se tenho cidadania por meio do meu sobrenome que é CHILANI, mas não encontrei nada então fiquei perdido..._*
Sou da familia Cavalcanti ou Cavalcante, descente do florentino Dom Filippo Cavalcanti e da brasileira Catarina de Albuquerque, eles tiveram 11 filhos em pernambuco onde a linhagem começou, minha familia por parte de mae é toda de pernambuco, agora quero ir atras da minha cidadania
TÁ DE BRINCADEIRA? eu tbm sou da família Cavalcanti descendente do Filippo,pesquisei pra saber se eu poderia ter cidadania,ou seja,somos da mesma família? Kkkkkkkkkkkkk
Boa tarde Fábio. Sou pai Sócio Afetivo do meu filho, reconhecido através de sentença judicial aqui no Brasil. Meu filho sócio afetivo tem direito a cidadania italiana?
Ciao Ricardo, infelizmente não, pois neste caso - salvo engano - não se trata de adoção, mas sim de reconhecimento sem vínculo sanguíneo, logo encontra lugar na legislação italiana sobre o tema. Diferente seria no caso em que o menor fosse adotado por genitor italiano, neste caso a legislação não faz distinção entre filho legítimo, natural ou adotado (na menoridade) e este filho recebe a cidadania do genitor
Parabéns, seus vídeos estão me ajudando muito! Entrei na fila do consulado mês passado. Uma dúvida que tenho, estou considerando meu trisavô como meu Dante Causa pois já até tenho documentos de nascimento e casamento na Itália, porém nesse meio tempo descobri que meu bisavô, nascido aqui no Brasil teve o seu registro de nascimento registrado também no consulado italiano na época. Ainda não achei a certidão de nascimento dele transcrita na Italia, mas se achar, poderia eu ter minha cidadania reconhecida diretamente pelo meu bisavô ou só vale a partir de uma pessoa nascida na Itália?
Bom dia Fábio , minha esposa tem Parentes distantes , tipo bisavò italiana por parte da mãe dela . Hoje eu tenho 02 filhos com ela isso nos dá o direito a cidadania italiana
Fábio, tenho todas as certidões que comprovam o direito a cidadania, exceto casamento do meu Bisavô. Já sabemos que não casou no civil, mas no religioso estamos fazendo uma última tentativa na curia de SP, mas pode levar meses. Você acha que consigo minha cidadania sem essa certidão? Ai ficaria nascimento e casamento do italiano, nascimento do meu Bisavô, nascimento e casamento do meu avô r nascimento e casamento da minha mãe. Agradeço se puder mr ajudar!!
Ciao Gil, se tem algo que não existe aqui é "eu achar alguma coisa..." Se nos documentos existe a informação de que ele era casado, o documento deve ser apresentado obrigatoriamente!
Meu primo (filho da minha tia de sangue) conseguiu a cidadania através do lado do pai dele, será que eu tbm posso tirar a cidadania através do meu primo?
Em 2015, quis iniciar o processo para obter a cidadania. Sou trineta de italiano e depois, bisavó, avó e minha mãe. Me falaram que eu não tinha direito, então parei com as pesquisas, mas o sonho não morreu.
Nesse ano, em Fevereiro, junto com uma sobrinha começamos a buscar as certidões e, de novo, me falaram que não tenho direito.
Mas encontrei o seu vídeo 😭... Obrigada por ser um agente de transformação, e não deixar meu sonho morrer. Estou compartilhando seu vídeo e falando pra família se inscrever no seu canal.
Grazie!!
ua-cam.com/video/I8Iu9uKHADc/v-deo.html
Bravo!!! Grazie!
@@minhasagacidadaniaitaliana mas e a regra sobre as mulheres nascidas até o ano de 1948? Não conta? Essa regra realmente existe, que mulheres nascidas até 1948 não passariam a descendência, pois não tinham os mesmos direitos que os homens. Isso não é verdade? Após 1948 em diante a regra mudou, aí sim as mulheres conseguem repassar a cidadania.
@@minhasagacidadaniaitaliana e se o cidadão nasceu em Rediplugria em 1893??
Obrigada por tudo Fabio. Ja tenho minha cidadania italiana reconhecida faz 12 anos e mesmo assim assisto seus videos, adoro tudo que envolve cidadania italiana. Gratidao 🙏❤️🇧🇷🇮🇹👍
Obrigada por estar aqui, Ludmilla!
@@minhasagacidadaniaitaliana olá, eu tenho uma dúvida...
Se meu pai é italiano e minha mãe é brasileira...eu tenho 50% de sangue italiano e 50% se sangue brasileira ??
@ludmillapontieri9180 pode passar seu zap p eu tirar algumas dúvidas???
Adorei o seu jeito de falar, praticidade, velocidade e a clareza, além disso com piadas hahhhaha
Grazie!
Cara, muito bom!!! Sem enrolação e sem chatice; muito lega e de forma extremamente cômica, mas sem fugir a proposta! Valeu! Inscrito aqui agora e já mandando para alguns familiares!
Minha bisavô e italiana e veio morar aqui no Brasil muito nova e tinha muita gente falando que eu n ia conseguir solicitar minha cidadania mas com esse vídeo entendi melhor e fiquei mais animado e vou correr atrás .
Bravo!!!
@@minhasagacidadaniaitaliana minha mãe não e casada com o meu pai que o que tem parentesco com italianos isso pode interferir na minha cidadania ou não ?
Conseguiu?
Meus bisavós eram italianos. Ainda estou meio perdida sobre como solicitar a minha cidadania. Os seus vídeos são bem esclarecedores !
Grazie!!!
teve alguma atualização?
Os meus também queria buscar pelos meus direitos e dos meu bisavós
Estamos na mesma situação
Conseguiu?
Esse cochicho no ouvido da parte do filme é demais só aguardando liberar os vôos pra mim ir reconhecer minha cidadania na italia
Buonasera 🇮🇹😊
Esse momento está chegando, Juliano. 🙌🏼
Fabio adorei as suas consideracoes sou italiana e moro na Italia aqui perto nascida em Roverchiara.
👏
Muito obrigado por esses vídeos Fábio!!
Eu tenho descendência, mas n sei quem era nem quantas gerações. Esse video me ajudou.
Você ppderia fazer um vídeo explicando um pouco mais sobre esses italianos que estão muito longe na linha de gerações? Encontrei um italiano na minha árvore genealógica que nasceu por volta de 1530, e morreu em portugal, porém está muito difícil encontrar documentos que comprovem essas informações dadas pelo Family Search. Acredito que essa seja uma dúvida de muitas pessoas que também emcontraram o italiano por volta de 1500.
@@maiaradasilvaferreira É o meu caso. Minha mãe sempre comentou comigo sobre os antepassados do meu pai. Anteontem decidi pesquisar a árvore genealógica e descobri a grande maioria eram portugueses e espanhóis. E dentro dá árvore genealógica também achei francês e ITALIANO. A minha dúvida é a mesma que a sua. Se tenho ou não o direito por conta do tempo. Desde a época da colonização do Brasil. 1500 em diante.
Vídeo top meu bisavó era italiano além dele tinham outros na família também 😁
Bravo!!!
@@minhasagacidadaniaitaliana uma correção quem nasceu na Itália eram os primos do meu tataravô importar ? Pôde ser qualquer pessoa que nasceu na Itália ? tipo,primo ,avô, tio,bisavô tataravô etc será que funciona ou perdo o direito de tirar a cidadania
Olá, muito legal o vídeo. Eu tenho uma dúvida. Quem não sabe de seus bisavôs, tataravôs e etc. mas tem sobrenome de origem italiana, tem direito a cidadania italiana?
Muito bom Fábio , sempre esclarecedor como sempre !
Fiquei sabendo hoje pelo meu tiu avô que meu tataravô é italiano .Vou ir atrás das documentação quem sabe dá certo. Obrigado você está certo sempr tem 1 pra nos enfraquecer.
Seja bem-vinda ao mundo da cidadania italiana! Continue por aqui assistindo aos vídeos, acompanhe também os artigos do nosso blog: www.minhasaga.org
Mas tem todos os trâmites, minha avó não era casada com meu avô e quem declarou minha mãe.
Minha dúvida se eu pegar a minha certidão em inteiro teor vai ter meu nome ,pai e avó certo. Então a próxima eu pego a do meu avó ou do meu pai ??????????
A avó da minha avó era italiana. Nascida na Itália. O marido dela (pai da minha avó) tbm era.
O problema é ter italiano na família mas q ngm tenha nenhum documento deles, perdeu tudo, ai fica complicado
Meu biza veio da Itália teve meu avô aq no Brasil depois meu avô teve meu pai e meu pai me teve e aq estou no brasil
Meus ancestrais são de Portugal, acho que não tenho direito.😪
Tenho minha tataravó❤essa semana começa a guerra ! Cansei vou correr atraz🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇮🇹
Bravo!!!
Outro vídeo que vai te ajudar:
ua-cam.com/video/jw66FE3dSwA/v-deo.html
Minha avó era filha de italianos, nasceu em um navio vindo para o Brasil, porém como era período da primeira guerra mundial, e o Brasil e a Itália estavam de lados opostos, eles recomendaram meus bisavós a colocar o nome em português, e quando chegaram ao brasil pouco tempo depois deixaram ela com uma família de brasileiros, e voltaram para Itália, final da história, ela foi registrada pelos pais adotivos, e não tem sobrenome dos pais de sangue, será que conseguiria descobrir o nome dos meus bisavós por alguma lista do navio que eles vieram, já que ela nasceu no vavio, pode ser que tenha algum registro? isso foi em 1.918.
Boa noite meu tri avô e italiano já descobri de qual cidade ele feio e o cartório na Itália onde fez registro dos filhos eu tentei juntar registro qui no Brasil e não consegui nada da minha bisa vó filha do meu tri ,vc pode me ajuda ? E possível conseguir? Pela data ela nasceu e casou no Brasil mas não consegui nada dela,só dá minha vó q tenho detalhes na certidão dela ,por favor me ajuda.
Eu n tenho como comprovar que meu bisavô nasceu na Itália, mas ele tem o sobrenome italiano, meu avô também tinha o sobrenome mas n tenho como provar que ele nasceu na Itália
Meu avô nasceu na Itália quero ir embora
Aí e que tá não tenho boa relação com os sangue sugas da minha família mais acredito que eu tenha
Magnavita a familia tradicional itliana eu nao tenho a minha Ramires Ramos Magnavita agora depois de anos vou correr atrás
fenótipo conta pra poder tirar a cidadania? tenho fenótipo mediterrâneo e mais da metade dos meus antepassados tem sobrenome italiano, porém puxei o sobrenome ibérico do meu bizavô.
Eu descobri hoje que sou bisneta, trineta e tataraneta de italianos dos dois lados (avô e avó), pelo que consegui ver pela certidão de óbito do meu bisavó são de Rovolon, Pádova, Veneto Italia, só do lado do meu pai, pois do lado da minha mãe estou procurando. Será que consigo tirar a cidadania Italiana?
Minha avó materna era italiana,mas ela e meu pai já são falecidos,e agora o que fazer para eu ter minha cidadania?😢
Comece por aqui: minhasaga.org
Eu sou magnavita eles migraram para belmonte na bahia a anos tem ate livro da familia Magnavita, magnavitas na boa terra sera que eu consigo Fábio me ajuda responde ai
Se no caso tenho tanto por parte de pai como de mãe, qual o melhor?
Me tire uma Dúvida Fábio.
Minha mae (bisneta de Italiana). nao era casada com meu pai, nem se quer o infeliz me registou.
perco o direito?
Então mais eu não sei se tenho parente italiano como eu faço pra saber se os meus antepassados foram italiano
Minha bisavó era italiana, nas não tenho nenhuma documentação, só sei que ela veio da Sicília, não sei nem por onde começar a procurar
Começa por certidões de casamento, óbito e nascimento dos filhos dela aqui do Brasil, as vezes aparece onde ela nasceu e tudo mais. Tem um site que você pode encontrar várias dessas informações, chama-se FamilySearch, nele você pode pesquisar certidões e fazer sua árvore genealógica.
@@lucastrevisani99 entendi, obrigada pela explicação. Vou tentar mais uma vez.
Fabio, boa noite. A questão é, tenho meus bisavós, pais do meu avô paterno italianos, mas meu avô era casado e não registrou meu pai porque a lei o impedia, mas tenho as copias dos documentos do dele. Tenho um tararavô, avô da minha avó paterna, pai da minha bisavó, então são 2 mulheres, se chamava Giovanni Battista Magri, deste eu não tenho nada. É possível?
Minha trisavó é de Trento, e outros de Verona e fui informada que não tenho direito porque ambos foram anexados a Itália num período que me faz perder o direito
Segue a linha de Verona :)
Como proceder para procura de documentos. Minha sogra é bisneta de italiano. Mas não tem documentos dos avós dela somente do pai. Mas temos os nomes completos dos bisavós e onde nasceram.
Não tenho certeza se tenho alguém na família que tem descendência italiana, teria que descobrir com meus parentes se alguém tem algum documento da pessoa? Caso contrário não consigo OU algum agente consegue descobrir e comprovar de alguma forma? Como funciona isso?
Faça o que eu explico no Sagabook, começando com a sua própria certidão de nascimento
E quando o parente não nasceu na Itália, mas hj em dia é cidadã a mais de 10 anos lá
Boa noite Fabio, gostaria de uma informação, meu avô nasceu na Comune di Cison di Valmarino e Provincia di Treviso, nato in cison di Valmarno, no ano de 1921, mês de janeiro no dia 9, sou neto, teria direto a cidadania Italiana.
Olá! Tudo bem? Uma dúvida, militar aqui do Brasil que ainda não tenha outra cidadania, pode solicitar/adquiri-la, como a italiana no caso?
Tbm quero saber
Muito bom mesmo
Grazie :)
Me tira uma dúvida por favor, meu pai não está no meu documento, mas ele tem descendência italiana e também tem sobrenome italiano, no caso como eu teria que entrar com o processo de reconhecimento de paternidade e depois dar ingresso a minha cidadania ou teria outro jeito de fazer isso sem precisar do reconhecimento de paternidade?
Algum video sob como fazer via Judicial ( é possível contratar de modo seguro um advogado direto na Italia ?)
Fábio Meu caso :
Meu Bisavô Italiano
Minha Avó Brasileira, nasceu em 1940
Minha mãe Brasileira, nasceu em 1960
Eu nascida no Brasil em 1984
Tenho direito a nacionalidade Italiana ?
Se sim, de que forma tem que ser o meu processo?
Minha mãe é a 1ª da linha. Ela e meu irmão já possuem a cidadania . Eu nasci em 1953 . Quero tirar a cidadania e quero saber se o fato deles já terem a cidadania já ajuda no meu processo
Sou gaúcho, mas na minha cidade se concentraram mais alemães vindos da Europa, quais as chances de eu ter descendência italiana? Ou posso conseguir outra cidadania europeia?
Fabio , teve alteração de sobrenome ex bisavó
Beloli o meu Beloli como eu faço
Meu tio é filho de italiano, porém o pai dele não é meu avô, pois ele e a minha mãe são irmãos só por parte de mãe, será que eu teria direito a cidadania?
Me falaram que se for mulher e saiu do país sla algo do tipo não pode dai
Os soldados brasileiros que lutaram na segunda guerra na Italia e seu descendentes tem direito a cidadania italiana?
Opa de nascimento ou algum documento da minha avó por parte de pai, aparentemente a mãe dela, a minha bisa avó era Italiana, mas não tenho certeza, como poderia achar a identidade da minha avó e depois da minha bisa avó?
Obs: Não tenho contato com ela por motivos pessoais
Olá,tenho descendência italiana mas pedi contato com meu pai, família,pois mudei de estado ...como faço para comprovar descendência? Preciso contratar alguém para investigar minha família passada?
Na minha família tem sobrenomes italianos, mas não encontro o dito cujo italiano 😩
Dá uma conferida nesse vídeo: ua-cam.com/video/kJzTaLyZLcc/v-deo.html
To igual a você na certidão de casamento da minha vo , esta que era italiana da provincia de ferrara, mais não encontro os bisavos, e cada certidão de filhos os nomes estão de formas diferente mais dando o mesmo sentido.
@@rosadossantospereirafilha eu tô estagnada não saio do canto pq não encontro os documentos de ninguém 😩😩 pelo meu levantamento tem grande possibilidade de ser do norte ou da Sicília, mas não encontro os documentos
Minha mãe adquiriu a cidadania italiana através do matrimônio. Tenho direito a cidadania também? Tenho 21 anos
E como vou provar isso? Meu tataravo era italiano porem nao tenho os documentos dele
Recomendo que você comece pelo manual Sagabook: manualsagabook.com
A minha bisavó é italiana, o filho(avô)dela nasceu antes de 1948 e o filho dele nasceu antes 1948, vc acha que teria sucesso se tentasse de forma judicial a cidadania já que segundo essa lei não dá direito??
Mas ele precisa realmente ter imigrado diretamente para o Brasil, ou os filhos dele podem ter estado em outro país e depois os netos terem vindo para o Brasil ?
Vc faz o processo ou indica uma empresa ou pessoa física que faz?
Minha irmã casou com italiano e tenho uma sobrinha nascida lá posso solicitar através dessa sobrinha ou não?
Como eu sei se tenho antepassados na Itália se meus pais ja faleceram? Nao tenho pra quem perguntar
Começa fazendo a árvore genealógica que eu ensino lá no Sagabook: manualsagabook.com
Meu bisavô é italiano e minha bisavó nasceu na Espanha
Como vou provar que meus tetravôs ou pentavôs - nem sei se é assim q escreve rss..
A única coisa que tenho é uma cópia da identidade da minha mãe.
É melhor pedir a cidadania na Itália?
O meu nome é de origem Italiana, há 59 famílias com o meu sobrenome na Itália, mas eu não sei quem é o italiano, e queria saber se tenho direito a cidadania Italiana.
Ciao Mércia, começa por aqui: minhasaga.org/curso-gratuito-da-cidadania-italiana/
@@minhasagacidadaniaitaliana Obrigada ❤️
Olá, excelentes vídeos. Eu só fui reconhecido com o sobre nome italiano após os 21 anos , tenho direito à cidadania italiana?
Olá, um vídeo em que explico que não há necessidade do sobrenome italiano para a cidadania italiana: ua-cam.com/video/a6BiZ9jeMVs/v-deo.html
Minha dúvida agora é como sabe a descendência dos meus familiares.
Esse vídeo pode te ajudar:
ua-cam.com/video/LUes3VxAZdc/v-deo.html
Fábio , tudo bem ? Meu trisavô nasceu no ano 1852, casou -se na Itália em 1881 , veio para o Brasil em 1894 tenho direito a cidadania ? Já estou correndo atrás dos documentos 😅😘
Cara, putz. Meu tio disse ontem pra mim. Pra eu nem perder meu tempo que não temos direito. Pq tinha uma mulher na linha.
Nesse vídeo eu falo mais detalhadamente sobre a via judicial materna: ua-cam.com/video/c7GNh7ikNP0/v-deo.html
Tem dicas sobre árvore genealógica
Gostaria de saber como fazer ?
Minha mãe e viúva há 1 ano ficou casada 17 anos com descendente de Italiano ( meu padrasto ) ela pode tirar a dupla nacionalidade para após isso eu pedir a minha ?
meu avo tem sobrenome italiano, como faço pra conseguir
No meu caso há uma pedra no caminho. Muitos imigrantes italianos tinham o nome e/ou o sobrenome abrasileirados. Por exemplo: Meu trisavô italiano, minha trisavó italiana e a filha deles, minha bisavó italiana, se chamavam Giacinto Ferrari, Elisabetta Bocelli e Carmela Ferrari. Os nomes deles no Brasil passaram a ser Jacinto, Elisabete e Amélia. Isto complica o reconhecimento da minha cidadania italiana.O motivo complicador era que a grande maioria dos italianos que aqui desembarcavam eram analfabetos ou semi-analfabetos. Meus antepassados italianos vieram da Província de Verona, no Vêneto. Você sabe me dizer como resolver esse empecilho da mudança de nomes?
Só corrigir os erros, como eu ensino :)
@@minhasagacidadaniaitaliana Obrigado! É mais fácil do que eu imaginava.
E se esse parente italiano,nasceu antes da reunificação de 1861?
O bisavô da minha avó era italiano. Nasceu em Verona. Tenho direito??????
Seu Sobrenome Alemã pode lhe dar direito a cidadania Alemã.
Gostaria de mais informações como faço?
Comece pelo nosso curso gratuito: minhasaga.org/curso-gratuito-da-cidadania-italiana
Olá, meu bisavô era italiano era casado com uma italiana, deixou ela p ficar com minha bisavó brasileira, detalhe não foram casados no papel, mas todos filhos tem seu sobrenome, até chegar no meu pai e em mim, tenho direito?
No começo vc fala " seu tataravô veio, teve um filho, seu bisavó..." Vc sabe me dizer se isso faz diferença? Meu tataravô teve uma filha.
A resposta para sua pergunta, pode estar nesse vídeo:
ua-cam.com/video/c7GNh7ikNP0/v-deo.html
Depende o ano em que o filho dessa mulher na linha nasceu. Assiste o vídeo que lá eu explico tudo!
Meu sobrenome é floriani
Descobri parentes distantes morando na italia, não sei por onde começar pra ir atrás😂😂
Ciao, Sttephany. Comece entendendo melhor o passo a passo através desse vídeo:
ua-cam.com/video/jw66FE3dSwA/v-deo.html
Tem duas mulheres na linhagem da minha arvore genealogica, tenho direito?
Direito você tem, mesmo que a linha inteira fosse composta de mulheres, só iria dificultar um pouco porque seria necessário fazer o processo por derivação materna. Agora, se a segunda mulher da sua linha nasceu após 1948, então você consegue dar entrada direto, sem a necessidade de contratar advogado e entrar via judicial materna
Olha... Eu tenho algumas ascendências kkk uma delas é italiano... Mas eu não sei o grau de sangue, mesmo assim eu teria direto a cidadania italiana?
Caramba eu acho que meu antepassado italiano mais próximo foi algum soldado romano da época
Ola,parabens pelo vodeo,fico um maximo.
Estou inscrito agora é já ganho meu like.
Me ajuda nisto,Meu trisavo italiano nasceu em 1865.chego no Brasil 1893.
Bisavô nascida no Brasil 1906.
Avó nascida no brasil 1926.
Mãe nascida no brasil 1974.
Tenho direito administrativo ?
Grato desde já por tudo .
Olá Man blz, a minha maior dificuldade é saber os nomes dos bisavos por parte do meu pai, eu ouvi de pessoa smais antigas que tinha uma linhagem italiana.. Ex meu pai nasceu em 1928 hehe imagina o dos meus avós e bisavos
ua-cam.com/video/kJzTaLyZLcc/v-deo.html
Bom dia Doutor.
Eu tenho a seguinte situação: o bisavô do meu esposo é italiano, chamado Michele Giuseppe Pegoraro, nascido em Cassola, Vicenza, Veneto, Itália, na data de 17/03/1884. Ocorre que no Brasil ele mudou o nome para Miguel Pegoraro, consoante se observa das fotografias dos livros dos registros de nascimento dos filhos, nos quais alguns consta o nome de Miguel Pegoraro, outras Michele Pegoraro e outras Michelle Pegoraro, além de alterações no nome da esposa que alguns consta Elizabetta Ferri, outras Elizabetha Ferri e Outras Elizabeta Terri. Nenhum desses registros não consta o nome original da Itália Michele Giuseppe Pegoraro. E o nome do pai dele, também italiano nascido no mesmo local, no ano de 1844, consta a variação do nome de Benedetto Pegoraro (original) e Benedeto Pegoraro. As dúvidas se puderem esclarecer: 1) A região aonde nasceram o antenato do meu esposo é válida para a transmissão da cidadania, considerando que eram vivos após 17/3/1861 (proclamação do reino da Itália)? Sendo certo que ambos os italianos, pai e filho, Benedetto Pegoraro e Michele Giuseppe Pegoraro vieram da Itália para o Brasil e faleceram no Brasil muito após a data da proclamação do reino da Itália. 2) Sobre a mudança do nome do italiano no Brasil nas documentações, precisa obviamente ser retificada e/anulada, uma vez que desconfiamos que Michele fez nova certidão de nascimento no Brasil mudando seu nome para Miguel e retirando o Giuseppe, porque nos aludidos registros consta a informação de que são naturais do Estado do RS, sendo que são italianos e não brasileiros, razão pela qual desconfiamos que se registraram como brasileiro no RS. Acredito que precisa ser anulada essa segunda certidão brasileira e retificada todas as certidões que constam o nome errado do italiano e sua naturalidade como brasileiro passando para italiano, comprovando-se isso com as certidões da Itália, em especial a certidão de casamento e de nascimento do filho que é avô do meu esposo, que consta como pai Miguel Pegoraro, natural de RS, quando em verdade ele é Michele Giuseppe Pegoraro, natural de Veneto, Itália. 3) Os nomes com erros simples de grafias do italiano (pai de Michele) Benedetto Pegoraro para Benedeto Pegoraro e da esposa Elizabetha Ferri para Elizabetta Ferri), também precisarão serem retificados, e tais retificações se fazem apenas via judicial qdo se trata de simples erro como desses dois? Fico muitíssimo agradecida se puderem esclarecerem as dúvidas, mesmo que seja por vídeo. Abraços. Márcia Ramos de Azevedo Pegoraro.
Olá Fábio! Vê pode me dar um caminho sobre a cidadania Italiana; Minha esposa e filho tem a
Cidadania;a quase cinco anos; fizemos o processo pelo Brasil,
logo em seguida viajei para 🇺🇸 USA eu teria chance de viabilizar esta cidadania pelos USA; pretendo regressar para 🇧🇷 Brasil daqui a um ano 2023; qual seria o melhor caminho. Se podes me orientar agradeço! Abraços Heitor
*_Sempre ouvi da minha família que somos descendentes de italiano por parte do meu avô, mas nunca fomos atrás da cidadania, ele infelizmente faleceu a 15 anos hj tenho 25 e não sei se consigo a cidadania italiana, minha avó ainda está viva então não sei se tento conseguir por meio da minha avó que foi casada com meu avô decente de italiano por décadas, até acho estranho que minha família nunca tenha ido atrás disso, tô pensando em tentar a cidadania mas estou perdido, eu assiti um vídeo que deve-se ir atrás da certidão de nascimento, a minha e a do meu pai eu consigo, mas a do meu avô que é o problema, sem falar que ele teve 2 RGs acho que por conta de ser descendente, alguém aí sabe oq faço para ir atrás, não sei onde devo ir ou ligar para conseguir ir atrás disso, até tentei por meio do Google ver se tenho cidadania por meio do meu sobrenome que é CHILANI, mas não encontrei nada então fiquei perdido..._*
O primeiro passo é começar pelo Curso Gratuito da Cidadania Italiana, entra no blog e começa a fazer: minhasaga.org/
minha esposa e descendente de italiano eu consigo tirar também
Sou da familia Cavalcanti ou Cavalcante, descente do florentino Dom Filippo Cavalcanti e da brasileira Catarina de Albuquerque, eles tiveram 11 filhos em pernambuco onde a linhagem começou, minha familia por parte de mae é toda de pernambuco, agora quero ir atras da minha cidadania
TÁ DE BRINCADEIRA? eu tbm sou da família Cavalcanti descendente do Filippo,pesquisei pra saber se eu poderia ter cidadania,ou seja,somos da mesma família? Kkkkkkkkkkkkk
O tataravô da minha namorada é italiano, para ela conseguir ter o direito o dela avô precisa tirar também?
Boa tarde Fábio.
Sou pai Sócio Afetivo do meu filho, reconhecido através de sentença judicial aqui no Brasil. Meu filho sócio afetivo tem direito a cidadania italiana?
Ciao Ricardo, infelizmente não, pois neste caso - salvo engano - não se trata de adoção, mas sim de reconhecimento sem vínculo sanguíneo, logo encontra lugar na legislação italiana sobre o tema. Diferente seria no caso em que o menor fosse adotado por genitor italiano, neste caso a legislação não faz distinção entre filho legítimo, natural ou adotado (na menoridade) e este filho recebe a cidadania do genitor
@@minhasagacidadaniaitaliana Que pena!. Obrigado Fábio
Parabéns, seus vídeos estão me ajudando muito! Entrei na fila do consulado mês passado. Uma dúvida que tenho, estou considerando meu trisavô como meu Dante Causa pois já até tenho documentos de nascimento e casamento na Itália, porém nesse meio tempo descobri que meu bisavô, nascido aqui no Brasil teve o seu registro de nascimento registrado também no consulado italiano na época. Ainda não achei a certidão de nascimento dele transcrita na Italia, mas se achar, poderia eu ter minha cidadania reconhecida diretamente pelo meu bisavô ou só vale a partir de uma pessoa nascida na Itália?
Como posso pesquisar pra saber se tenho direito??????
Bom dia Fábio , minha esposa tem Parentes distantes , tipo bisavò italiana por parte da mãe dela . Hoje eu tenho 02 filhos com ela isso nos dá o direito a cidadania italiana
Fábio, tenho todas as certidões que comprovam o direito a cidadania, exceto casamento do meu Bisavô. Já sabemos que não casou no civil, mas no religioso estamos fazendo uma última tentativa na curia de SP, mas pode levar meses.
Você acha que consigo minha cidadania sem essa certidão? Ai ficaria nascimento e casamento do italiano, nascimento do meu Bisavô, nascimento e casamento do meu avô r nascimento e casamento da minha mãe.
Agradeço se puder mr ajudar!!
Ciao Gil, se tem algo que não existe aqui é "eu achar alguma coisa..." Se nos documentos existe a informação de que ele era casado, o documento deve ser apresentado obrigatoriamente!
@@minhasagacidadaniaitaliana Agradeço o retorno! Seguimos aguardando a curia de SP.
Abraços
Meu primo (filho da minha tia de sangue) conseguiu a cidadania através do lado do pai dele, será que eu tbm posso tirar a cidadania através do meu primo?
A cidadania é transmitida de cima para baixo (pai ou mãe) para filho) e não de forma lateral
Pelo amor de Deeeus cadê seu contato??? Preciso saber se tenho!!!
Oi, tudo bem? Escreve pra oi@fabiobarbiero.com
Minha tia avó tem cidadania italiana, gostaria de saber se eu posso obter também por ser sobrinho neto ?