O codependente é aquele que acha que deve tudo aos outros (muitas vezes sem motivo) e o narcisista acha que os outros devem tudo a ele (muitas vezes sem motivo também).
Descobri com você que ninguém é obrigado a gostar de mim e vice versa, incluindo pai e mãe. Eles vivem a vida que escolheram e eu tenho que viver a minha vida.
Só agora aos 58 anos descobri do porquê de minha mãe nunca ter me demonstrado afeto por pequeno que fosse, e o quanto lutei para consegui-lo ,tudo em vão. A partir da descoberta com a psicanálise, tive a felicidade de descobrir seu canal que tem sido fonte de conhecimento e um novo norte de como agir, sou filha única , ela mora comigo não tenho como cortar contato, optei por ser pedra cinza e me distanciar psiquicamente. Gratidão Taryana por sua incalculável ajuda,Deus a recompense.
Elaine. Eu tbm só descobri com 66 anos. Nunca é tarde pra conhecer a verdade. Mas depois disso a gente aprende a conviver com a nossa mn e melhora a convivência. Eu estou longe dela mas mesmo assim percebo que foi melhor a minha comunicação mesmo estando distante. Um abraço.
Compreendo inteiramente. É ruim, mas é ainda pior achar que somos nós que não somos dignos de sermos amados. Pra mim foi uma libertação, mas é difícil ainda aceitar amor
poxa, muito bom ler seu relato. tenho 34, entendi isso apenas este ano e tbm não tenho a opção de me afastar, mas estou no início de uma caminhada de fortalecimento interior pra conseguir lidar melhor com tudo. e tentando descobrir o que eu realmente penso e quero da vida, pq tudo sempre foi baseado nas respostas dela, não do meu interior... espero descobrir logo e conseguir ter uma vida mais feliz.
Eu também há quase 1 ano, soube nomear a dinâmica familiar que vivi, o que anos de terapia não fez, através do que hoje podemos conhecer sobre narcisismo. Hoje com 58, filha única, cuido da mãe narcisista e do pai co-dependente, e nem assim eu ocupo um lugar nessa dinâmica.
Não tenha como termometro da sua auto estima, as pessoas gostarem ou não de você. Respeite e Seja Amistoso com todos, se eles não gostarem de você o problema é deles.
Cheguei a conclusão que estes tipos de pessoas são eternos(as) infantilóides. São como crianças que não aprenderam a ouvir um não e não sabem lidar com suas frustrações internas. São eternos agiotas emocionais que exageram o próprio valor de importância que exercem na vida de quem convive com eles(as), sempre se iludindo que são insubstituíveis. Estão deslocados dentro da realidade de suas expectativas surreais. Eternos prestadores passivo agressivo de favores, cuja a única finalidade é de agiotagem emocional eterna. Constantemente tentando usar a culpa/ insegurança de uma pessoa contra ela,como ferramenta de ataque para conseguirem submetê-la aos seus caprichos infantis. Na verdade são pessoas mental e emocionalmente perturbadas, são eternos carentes megalomaníacos com sede de controle. Desprovidos de amor próprio e portanto incapazes de amar qualquer coisa ou ser. São âncoras tentando sempre afundar todos.
Queria ter tido essas informações antes teria saído da casa do meu pai ainda moro na casa quando descobri que ele é narcisista, muito triste isso hoje eu estou lutando pra sair da casa dele porque as provocações não são fáceis é dificíl melhor coisa é ter liberdade financeira e sair da casa desses demônios!
Mas com minha mãe era o contrário quando eu via a maldade, manipulação, mentira, egoismo nas pessoas, eu reclamava e ela dizia que era coisa da minha cabeca, com muita terapia e experiencia de vida, descobri que sempre fui analitica, e conquistei o direito de usar minha capacidade, minha intuição, lutei em solidão, sem nenhum apoio e agora com esses vídeos finalmente me sinto compreendida, identifico e estou mais feliz em paz para continuar vivendo e aguentando pessoas negativas, tóxicas.
As vezes tenho essa sensação de achar que as pessoas só vêem meus defeitos, as vezes me afasto das pessoas por achar que posso tá enchendo o saco, forçando uma relação que não existe, mas que na verdade existe e tá tudo bem... Quando a gente sai da bolha descobrimos um mundo difícil de ser encarado... Mas totalmente necessário
Lembranças da minha mãe ainda bem vida graças a Deus : Comprei uma chapinha de cabelos quando comecei a trabalhar e ela na maior maldade pegou a chapinha e começou a passar no meu cabelo com força quebrando e puxando o meu cabelo falando que era daquele jeito, outra lembrança o dia da minha formatura de crisma da igreja e ela se justificando na mesa junto ao meu pai falando que não podia ir chorando dizendo que Deus não a queria la por ser de outra igreja e que Deus vinha primeiro que os filhos , ela colocando no altar meu irmão que não vale um centavo que tratava ela e meu pai como lixo, ela tentando fazer minha filha ficar contra mim, atualmente descobrimos minha irmã e eu que ela finge passar mal também ja tem um tempo que não levo mais a serio isso de passar mau , fui algumas vezes com ela no ps e o próprio médico disse que ela não tinha nada, quando ela me elogiava era com fundo de critica bem evidente , uma vez fomos na casa de uma amiga em comum juntas e tudo estava ocorrendo bem até a nossa amiga me elogiar nisso minha mãe soltou o comentaria : Não basta ser bonita tem que ser honesta também . Minha amiga até percebeu também e comentou comigo depois , a ultima que me deixou muito triste mas que me mostrou que não preciso do contato dela foi quando minha irmã que mora no interior ficou uns dias de férias na casa dela e vinheram pra minha casa na sexta pois no domingo seria aniversário da minha sobrinha, a sexta foi boa o sábado foi bom, fomos no shopping pra passear a pedido do meu marido pra tentarmos dar algumas lembranças legais a minha mãe coisa legal a se conversar pois infelizmente ou minha mãe ta falando de tragédia ou mau de alguém, no dia do aniversário da minha sobrinha ela começou a fingir passar mau, tenho certeza que ela não tinha nada e queria que ninguém fosse no aniversário da própria neta, pois bem todos fomos e deixamos ela em casa , ela ligou para meus irmãos como se ela tivesse morrendo de passar mau e nos as filhas não ligando , conclusão meu irmão no fim da noite veio buscar ela, na saída do meu condomínio ela começou a dar show vomitando cambaleando e chegou a se urinar, quando chegou na casa dela estava ótima isso me deixou com muita raiva , e só pra deixar claro ela só passa mau na minha casa , enquanto eu acreditava em tudo que ela falava ela me tratava um pouco melhor depois que passei a não acreditar sou a filha demônio, até hoje não acredito quando alguém me elogia acho que a pessoa ta me zuando, me policio muito pra ter uma relação verdadeira de mãe e filha com a minha pequena.
É um trabalho interno intenso..rever as crenças disfuncionais, desafiar os pensamentos negativos, superar as crenças da Mãe incutidas em nós durante anos a fio...todos os dias da nossa vida..o pior é continuar vivendo com essas mães por não terem mais condição de viver sozinhas...vc se trabalha mais tem que conviver...é uma prova terrível...😢
Pois é Taryana! O luto e a melancolia andam de mãos dadas nessa dinâmica. O bom de tudo é que o luto se cura com o tempo,talvez, mas a melancolia (depressão) precisa demais de terapia intensa ! Ótimo vídeo e um brinde ao canal!
Acredito que a parte positiva dessa frase seja que você não necessariamente é obrigada a se colocar em uma posição de exigências descabidas em relação ao outro e do outro em relação a você, o seu principal compromisso é com a sua autenticidade, ser verdadeira consigo e com o outro sem tentar se colocar num lugar onde não cabe. A parte negativa é de que normalmente as pessoas usam isso como uma forma de não se comprometer com os sentimentos alheios e se usam, vejo muito uma crença de liberdade e leveza que as pessoas usam pra na verdade apenas tirarem proveito dos outros, sem o compromisso de ter responsabilidade afetiva com a pessoa e se escondendo atrás de uma de liberdade em que essa frase cabe muito.
Minha Tary maravilhosa ❤👏👏👏 Estava vendo um vídeo seu de uns 2 anos atrás, que você fala de construir um lar interno seguro, que você atuará no mundo de forma segura também. Isso renderia um bom treinamento para nós vítimas de abusos.
Tary, ai menina, descobri vc por meio de um podcast. Como vc é necessária! Gratidão por tudo viu? Estou na fase do luto. Tá difícil.... mas esse vídeo acho que já vi umas 3x. Internalizando cada palavra.🧡💜💙
Eu vivi isso hoje. A ficha caiu quando eu percebi que eu tava me sabotando quando eu pensei em sair de casa mas só quando eu ajudar meu pai a independência financeira dele. Assim eu sairia sem alguma culpa ou preocupação entende?😅 Essa Sabotagem que a gente faz é invisível a nossa percepção. É difícil sim pra cair a ficha, mas a ficha só caiu pra mim quando eu ouvi falar sobre, através de você Tay. Obrigado. 🙏💙
Jean, eu não sei se você ajuda financeiramente na sua casa, mas se com a sua saída você poupar seu pai de gastos, você automaticamente vai estar ajudando nessa conquista dele, rs.
Meu Deus que live incrível … foi lá dentro de mim .. tudo que eu senti e sinto de inteira ! Sempre tive essa sensação de inadequação de achar e achar que estao me criticando em tudo o tempo todo ! E aí sempre reativa e na defensiva . Caramba
sobre a mãe narcisista eu já tinha aceitado o estado dela a muito tempo... o que eu não percebia é que estava presa no lado do "pai omisso", o qual eu esperava ser salva por ele ao mesmo tempo queria salva-lo de tudo aquilo que minha mãe causava... percebi que ele não irá me salvar, tampouco quer se salvar.. esse é o meu "cordão umbilical" que preciso cortar... ele nunca vai deixar de ser omisso e ela sempre será esse monstro narcisista doente
Tá tudo bem já fiz o LUTO, da mãe NARCISISTA e pai ausente.... Agora vem a minha filha.... Com sérios traços de psicopatia. Misericórdia meu Deus 😱, hj eu tô achando que vou morrer. De tanto sentimento. Poxa ela me ameaçou até de morte. Eu TB sou uma sobrevivente de abuso doméstico.
Puxa! É assustador se vê cercado de tanta gente desse tipo. A partir do momento que nos damos conta de um logo é perceptível que tem mais, como aconteceu com a própria Tariana, apartir do namorado ela notou que a mãe dela também tem os mesmos traços. Isso é o lupen, a lei da vida, se que nos coloca em situações repetidas pra aprendermos com elas a ser fortes. Tipo na auto escola temos que repetir as provas pra sermos melhores motoristas.
Há mais tempo falei isso p meu pai perverso pelo telefone. Ele fez uns minutos d silêncio. Parec q tomou um susto. P ele era ou é determinado q eu devo algo.
Tive um insight aqui. Que embora não seja uma regra. Em grande maioria das vezes, criamos certas fantasias e a partir delas desdobramos esse senso e/ou "dever" algo. Como uma forma de purgar ou pagar preço e/ou tbm se sentir merecedor de fato pra conquistar o objeto central desta mesma fantasia. Tendo em vista que a sociedade em si, criar inúmeros gatilhos sobre isso ao longo de nossas vidas.
Entendo do mesmo modo quando me dizem q tenho q ser grata pq minha mãe me deu a vida. Sempre respondo eu tenho gratidão, masssss GRATIDÃO NÃO É DÍVIDA! Seus vídeos são excelentes parabéns
Seres humanos não dão vida a ninguém, isso é competência divina. Então, desapeguem dos humanos, pois daqui a pouco tudo acaba e o que irá valer, é sua atitude de buscar seu bem estar e felicidade, afastando-se de falsos e vampiros energéticos... Incorporei o guerreiro corajoso e não o covarde que foge a luta. Desapegar é ser forte!!!
Eu "sempre" soube... Nunca alimentei esperança. Isso é normal? Eu via minha irmã naquela ilusão... E eu sempre naquela lucidez. Mesmo assim sempre doeu muito.
Eu estou a devorar todo o seu conteúdo. Já pedi acesso ao Grupo do Facebook mas ainda não me foi dado acesso... este, só fica acessível a quem frequenta o Workshop, Taryana? Muito muito grata! O seu trabalho iluminou a minha vida! Deus a abençoe e guarde sempre❤️🙏🏻
Eu maratona teus vídeos todos os dias, já fiz psicanálise, não para atender, mais auto cura, e no curso nao abordam da forma que vc extraordinária faz, tenho evoluído muito e a CULPA é um vírus complicado de eliminar, mais já identifico, e consigo prever todas as situações devido ao padrão...
A minha sogra sempre trocou o nome das pessoas e quando ainda no namoro na casa dela, as netas ficavam rindo que fulana(outra nora) ficava com a cara feia quando ela trocava os nomes. E elas achavam engraçado e riam MUITO. Certa vez quando tinha acabado de ganhar o meu primeiro bebê, ela troca o meu nome pelo nome da ex. (Sou Fran, ela me chamou de Rose) . A filha dela riu, as netas. É errado achar que foi de propósito? Tem histórico, residência com as outras... Ela sempre foi desagradável comigo, sempre quiz ser o centro e mais IMPORTANTE. Muitas vezes íamos no hospital com ela e nosso bebê pequeno... E o médico, percebendo alguma coisa, chamava a atenção dela. O médico disse, que ela é pessimista e que não vai morrer....
Se ela gosta de trocar só o nome das noras com o nome das exs é bem provável que seja de propósito. Normal é trocar os nomes no começo da relação, mas chegou ao tempo que você teve bebê e ainda tem as risadas. Não dá.
olha eu gosto da Tary, porém cada caso é um caso, nunca deixe de se guiar pela sua intuição pois ela pode te proteger e te sinalizar onde tem perigo futuro.
A genitora aqui narcisita pq mãe não é isso, sempre escondeu o $ de mim, nunca me deu condições de eu ser independente. Pagou a vida toda as coisas e jogou na cara, depois de adulta decide por mim, terceiriza, triangula e me queima para todos. Descobri que ela é narcisista e agora tenho que se virar pra arrumar um emprego e ir atras da minha vida que Deus me ajude
Tary vc é excelente tem uma didática única … necessito urgente entender fazer cair a ficha que nada posso esperar da minha mãe que nem a idade trouxe reflexão a ela …. E manter método cinza pra continuar…pq ela Ficou viúva e por dó não consigo ir embora … então preciso desta Clareza pra não sofrer tanto pq a veinha aqui é punk 😓
A minha irmã a única forma dela parar de me provocar, foi ignorando. Mas ela mexe nas minhas coisas usa, estraga, não devolve. Não mexo em nada dela, mas ela se acha no direito de fazer isso. Com incentivo da minha mãe. Ajudo em casa e minha mãe nunca me deu nada. Fico puta da vida! Não sei o que fazer...
Comigo já aconteceu varias vezes isso, pensava que a pessoa tava me olhando com olhar de deboche ou de raiva, mas sempre era ao contrario.E nao consigo distinguir um sorriso genuino de um sorriso de deboche é bem complicado.
Taryana, muito pertinente este vídeo! Obrigada 😃 Vejo muitos vídeos seu e, apesar de não perceber transtorno narcisista nos meus pais (percebo em um irmão), a maioria dos aspectos emocionais e psicológicos que você aborda, sinto que cabe bem para a família da qual estou inserida. Dessa forma, queria saber: estes grupos de trabalho que você tem, é só para filh@s de país narcisistas? Quem não se encaixa nesta característica, como poderia participar de forma mais ativa desse processo de cura e autocura?
Aprendi uma coisa! Nunca contradiz um doido! Tenho uma amiga que acha que a polizia ta atraz della isso ja dura 5 anos e nao tem ninguem atraz della ate mesmo Porque ela nao fez nada! Entao eu deixou ela falar ate mesmo Porque um dia ela falou que tenho porte de polizia Rs tento ficar longe della sem ele percebe.
Olha que interessante, você disse "a minha regulação interna existe como decisão" (em 20:34) e a legenda disse "a manipulação externa existe como decisão", eu achei muito engraçado, não deixa de ser equivalente, né? kkkkk
Tary, excelente! Quando vc diz "ferida narcísica" vc quer dizer ferida própria do narcisista ou ferida causada pelo narcisista? E tem dois lados: sentir-se perseguido (paranoia) e sentir-se inadequada, é isso?
Bom dia!😘 Taryana minha amiguinha nova de caminhada,kkk conversando com as duas uma estava sempre fazendo um 😒 tipo assim,eu pensei será que não está gostando do meu papo? continue a observar, a coitada tinha comido inhame e estava com gases 😂😂 se queixou ela logo depois! BEIJINHOS
TARY QUERIDA, ADOREI !! EU SOU BEM ALVO FÁCIL DE GATILHO, SENSÍVEL DEMAIS E FICO DIAS REMOENDO AQUILO. GOSTEI DESTA EXPLICAÇÃO SOBRE A FRASE, VOU REFLETIR E APLICAR NA MINHA VIDA. !! // POR FAVOR, QUERO TE PEDIR ORIENTAÇÃO PRA UMA QUESTÃO: NÃO CONSIDERO CHORAR UMA FRAQUEZA. FAZ ANOS Q EU NÃO CHORO PRA VALER, DAQUELES Q DESIDRATA, SACÔ ? POIS BEM, SINTO UMA ENORME NECESSIDADE DE CHORAR, COMO SE ESTIVESSE ENTUPIDA E ESSE CHORO, AINDA Q NÃO "SALVE" MINHA VIDA, VAI ME ALIVIAR E , DE REPENTE, ME FORTALECER. QUAL SUA SUGESTÃO ?/. GRACIAS, LOVE YOU, DEUS ABENÇOE, BJS !!
@@helenajahjah8917 eu só me alívio quando choro muito um choro sofrido que embarga a garganta quase morro enquanto choro oro e clamo a jesus por uma saída
Aonde posso ler sobre as biografias dessas pessoas que continuam no eixo?! Tem algum artigo, por exemplo, que fale sobre e cite algumas biografias para exemplificar??? Essas pessoas que continuam no eixo n teriam fortes traços de narcisismo? Sou leiga. Deixo aqui meus parabéns pelos seus vídeos.
conhecendo a palavra de Deus tem uma chance , de mudar tudo é possível ao que crer , já fui assim mas conhecendo o amor que Deus tem por mim, basta se não me amarem tudo bem!
@@andreiaantonio15 agora sei disso graças a Deus só que conviver no dia a dia com pessoas assim não é fácil né mas Deus sabe todas as coisas e um dia vai fazer a obra né 🙏😊
🔺Clique no link e garanta agora mesmo seu ebook gratuito Família Narcisista - Entenda o Impacto e Cure-se:
bit.ly/Familia-Narcisista 🐈
O codependente é aquele que acha que deve tudo aos outros (muitas vezes sem motivo) e o narcisista acha que os outros devem tudo a ele (muitas vezes sem motivo também).
Descobri com você que ninguém é obrigado a gostar de mim e vice versa, incluindo pai e mãe. Eles vivem a vida que escolheram e eu tenho que viver a minha vida.
Só agora aos 58 anos descobri do porquê de minha mãe nunca ter me demonstrado afeto por pequeno que fosse, e o quanto lutei para consegui-lo ,tudo em vão. A partir da descoberta com a psicanálise, tive a felicidade de descobrir seu canal que tem sido fonte de conhecimento e um novo norte de como agir, sou filha única , ela mora comigo não tenho como cortar contato, optei por ser pedra cinza e me distanciar psiquicamente. Gratidão Taryana por sua incalculável ajuda,Deus a recompense.
Força Elaine, te entendo !
Elaine. Eu tbm só descobri com 66 anos. Nunca é tarde pra conhecer a verdade. Mas depois disso a gente aprende a conviver com a nossa mn e melhora a convivência. Eu estou longe dela mas mesmo assim percebo que foi melhor a minha comunicação mesmo estando distante. Um abraço.
Compreendo inteiramente. É ruim, mas é ainda pior achar que somos nós que não somos dignos de sermos amados. Pra mim foi uma libertação, mas é difícil ainda aceitar amor
poxa, muito bom ler seu relato. tenho 34, entendi isso apenas este ano e tbm não tenho a opção de me afastar, mas estou no início de uma caminhada de fortalecimento interior pra conseguir lidar melhor com tudo. e tentando descobrir o que eu realmente penso e quero da vida, pq tudo sempre foi baseado nas respostas dela, não do meu interior... espero descobrir logo e conseguir ter uma vida mais feliz.
Eu também há quase 1 ano, soube nomear a dinâmica familiar que vivi, o que anos de terapia não fez, através do que hoje podemos conhecer sobre narcisismo. Hoje com 58, filha única, cuido da mãe narcisista e do pai co-dependente, e nem assim eu ocupo um lugar nessa dinâmica.
Os narcisistas nunca enxergarão que estão errados ! Quem depender de desculpas morrerá na praia. A distância saudável é a salvação🙏🙏
Não tenha como termometro da sua auto estima, as pessoas gostarem ou não de você. Respeite e Seja Amistoso com todos, se eles não gostarem de você o problema é deles.
Cheguei a conclusão que estes tipos de pessoas são eternos(as) infantilóides. São como crianças que não aprenderam a ouvir um não e não sabem lidar com suas frustrações internas. São eternos agiotas emocionais que exageram o próprio valor de importância que exercem na vida de quem convive com eles(as), sempre se iludindo que são insubstituíveis. Estão deslocados dentro da realidade de suas expectativas surreais.
Eternos prestadores passivo agressivo de favores, cuja a única finalidade é de agiotagem emocional eterna. Constantemente tentando usar a culpa/ insegurança de uma pessoa contra ela,como ferramenta de ataque para conseguirem submetê-la aos seus caprichos infantis.
Na verdade são pessoas mental e emocionalmente perturbadas, são eternos carentes megalomaníacos com sede de controle. Desprovidos de amor próprio e portanto incapazes de amar qualquer coisa ou ser.
São âncoras tentando sempre afundar todos.
Perfeito disse tudo
Melhor comentário 😢😢
Exatamente.
@@Nicole1999_ obrigada!
@@suelencristian1897 muito obrigada!
Queria ter tido essas informações antes teria saído da casa do meu pai ainda moro na casa quando descobri que ele é narcisista, muito triste isso hoje eu estou lutando pra sair da casa dele porque as provocações não são fáceis é dificíl melhor coisa é ter liberdade financeira e sair da casa desses demônios!
O ideal é continuar no eixo! 👏👏👏👏👏Não desestabilizar!👊
Mas com minha mãe era o contrário quando eu via a maldade, manipulação, mentira, egoismo nas pessoas, eu reclamava e ela dizia que era coisa da minha cabeca, com muita terapia e experiencia de vida, descobri que sempre fui analitica, e conquistei o direito de usar minha capacidade, minha intuição, lutei em solidão, sem nenhum apoio e agora com esses vídeos finalmente me sinto compreendida, identifico e estou mais feliz em paz para continuar vivendo e aguentando pessoas negativas, tóxicas.
As vezes tenho essa sensação de achar que as pessoas só vêem meus defeitos, as vezes me afasto das pessoas por achar que posso tá enchendo o saco, forçando uma relação que não existe, mas que na verdade existe e tá tudo bem... Quando a gente sai da bolha descobrimos um mundo difícil de ser encarado... Mas totalmente necessário
Lembranças da minha mãe ainda bem vida graças a Deus : Comprei uma chapinha de cabelos quando comecei a trabalhar e ela na maior maldade pegou a chapinha e começou a passar no meu cabelo com força quebrando e puxando o meu cabelo falando que era daquele jeito, outra lembrança o dia da minha formatura de crisma da igreja e ela se justificando na mesa junto ao meu pai falando que não podia ir chorando dizendo que Deus não a queria la por ser de outra igreja e que Deus vinha primeiro que os filhos , ela colocando no altar meu irmão que não vale um centavo que tratava ela e meu pai como lixo, ela tentando fazer minha filha ficar contra mim, atualmente descobrimos minha irmã e eu que ela finge passar mal também ja tem um tempo que não levo mais a serio isso de passar mau , fui algumas vezes com ela no ps e o próprio médico disse que ela não tinha nada, quando ela me elogiava era com fundo de critica bem evidente , uma vez fomos na casa de uma amiga em comum juntas e tudo estava ocorrendo bem até a nossa amiga me elogiar nisso minha mãe soltou o comentaria : Não basta ser bonita tem que ser honesta também . Minha amiga até percebeu também e comentou comigo depois , a ultima que me deixou muito triste mas que me mostrou que não preciso do contato dela foi quando minha irmã que mora no interior ficou uns dias de férias na casa dela e vinheram pra minha casa na sexta pois no domingo seria aniversário da minha sobrinha, a sexta foi boa o sábado foi bom, fomos no shopping pra passear a pedido do meu marido pra tentarmos dar algumas lembranças legais a minha mãe coisa legal a se conversar pois infelizmente ou minha mãe ta falando de tragédia ou mau de alguém, no dia do aniversário da minha sobrinha ela começou a fingir passar mau, tenho certeza que ela não tinha nada e queria que ninguém fosse no aniversário da própria neta, pois bem todos fomos e deixamos ela em casa , ela ligou para meus irmãos como se ela tivesse morrendo de passar mau e nos as filhas não ligando , conclusão meu irmão no fim da noite veio buscar ela, na saída do meu condomínio ela começou a dar show vomitando cambaleando e chegou a se urinar, quando chegou na casa dela estava ótima isso me deixou com muita raiva , e só pra deixar claro ela só passa mau na minha casa , enquanto eu acreditava em tudo que ela falava ela me tratava um pouco melhor depois que passei a não acreditar sou a filha demônio, até hoje não acredito quando alguém me elogia acho que a pessoa ta me zuando, me policio muito pra ter uma relação verdadeira de mãe e filha com a minha pequena.
Faz 20 anos que minha mãe morreu e só agora estou aprendendo a lidar com a dor que ela me provocou. Só quem passou por isto compreende.
É um trabalho interno intenso..rever as crenças disfuncionais, desafiar os pensamentos negativos, superar as crenças da Mãe incutidas em nós durante anos a fio...todos os dias da nossa vida..o pior é continuar vivendo com essas mães por não terem mais condição de viver sozinhas...vc se trabalha mais tem que conviver...é uma prova terrível...😢
Amei. Foi um tapa na minha cara libertador. Agora é não me culpar, mas elaborar com coragem.❤
Pois é Taryana! O luto e a melancolia andam de mãos dadas nessa dinâmica. O bom de tudo é que o luto se cura com o tempo,talvez, mas a melancolia (depressão) precisa demais de terapia intensa ! Ótimo vídeo e um brinde ao canal!
Acredito que a parte positiva dessa frase seja que você não necessariamente é obrigada a se colocar em uma posição de exigências descabidas em relação ao outro e do outro em relação a você, o seu principal compromisso é com a sua autenticidade, ser verdadeira consigo e com o outro sem tentar se colocar num lugar onde não cabe. A parte negativa é de que normalmente as pessoas usam isso como uma forma de não se comprometer com os sentimentos alheios e se usam, vejo muito uma crença de liberdade e leveza que as pessoas usam pra na verdade apenas tirarem proveito dos outros, sem o compromisso de ter responsabilidade afetiva com a pessoa e se escondendo atrás de uma de liberdade em que essa frase cabe muito.
Nossa que show essa aula. Sua oratória é dicção são perfeitos!
Minha Tary maravilhosa ❤👏👏👏
Estava vendo um vídeo seu de uns 2 anos atrás, que você fala de construir um lar interno seguro, que você atuará no mundo de forma segura também. Isso renderia um bom treinamento para nós vítimas de abusos.
Tary, ai menina, descobri vc por meio de um podcast. Como vc é necessária! Gratidão por tudo viu? Estou na fase do luto. Tá difícil.... mas esse vídeo acho que já vi umas 3x. Internalizando cada palavra.🧡💜💙
Eu vivi isso hoje. A ficha caiu quando eu percebi que eu tava me sabotando quando eu pensei em sair de casa mas só quando eu ajudar meu pai a independência financeira dele. Assim eu sairia sem alguma culpa ou preocupação entende?😅
Essa Sabotagem que a gente faz é invisível a nossa percepção. É difícil sim pra cair a ficha, mas a ficha só caiu pra mim quando eu ouvi falar sobre, através de você Tay. Obrigado. 🙏💙
Jean, eu não sei se você ajuda financeiramente na sua casa, mas se com a sua saída você poupar seu pai de gastos, você automaticamente vai estar ajudando nessa conquista dele, rs.
Meu Deus que live incrível … foi lá dentro de mim .. tudo que eu senti e sinto de inteira ! Sempre tive essa sensação de inadequação de achar e achar que estao me criticando em tudo o tempo todo ! E aí sempre reativa e na defensiva . Caramba
Da Polônia prestigiando e compartilhando o canal 🇧🇷🇵🇱
Obrigada 🙏 ❤ foi libertador ouvir vc
Taryana gratidão por tanta informação que nos ajuda a nos conhecer e sermos mais felizes
Precisava dessas palavras! Gratidão querida 🙏🏼🌷 Q Deus te abençoe
Obrigada por postar esse vídeo! Tenho essa sensação de julgamento e inferioridade.
sobre a mãe narcisista eu já tinha aceitado o estado dela a muito tempo... o que eu não percebia é que estava presa no lado do "pai omisso", o qual eu esperava ser salva por ele ao mesmo tempo queria salva-lo de tudo aquilo que minha mãe causava... percebi que ele não irá me salvar, tampouco quer se salvar.. esse é o meu "cordão umbilical" que preciso cortar... ele nunca vai deixar de ser omisso e ela sempre será esse monstro narcisista doente
Se alguém tiver de entrar na minha vida
Que entre sabendo o que quer e aos poucos vamos moldando nosso relacionamento
Não vai morar comigo obrigado
Tá tudo bem já fiz o LUTO, da mãe NARCISISTA e pai ausente.... Agora vem a minha filha.... Com sérios traços de psicopatia. Misericórdia meu Deus 😱, hj eu tô achando que vou morrer. De tanto sentimento. Poxa ela me ameaçou até de morte. Eu TB sou uma sobrevivente de abuso doméstico.
Puxa! É assustador se vê cercado de tanta gente desse tipo. A partir do momento que nos damos conta de um logo é perceptível que tem mais, como aconteceu com a própria Tariana, apartir do namorado ela notou que a mãe dela também tem os mesmos traços. Isso é o lupen, a lei da vida, se que nos coloca em situações repetidas pra aprendermos com elas a ser fortes. Tipo na auto escola temos que repetir as provas pra sermos melhores motoristas.
Coragem de ter filhos com essa herança genética...
Bom dia querida tudo bem graças a Jeová Deus.
Há mais tempo falei isso p meu pai perverso pelo telefone. Ele fez uns minutos d silêncio. Parec q tomou um susto. P ele era ou é determinado q eu devo algo.
Todos vão aprender com todos
Você e iluminada menina!!!!
O ser humano e muito complicado, oculto, mau, psicopatas, narcisistas e por aí vai
Tive um insight aqui. Que embora não seja uma regra. Em grande maioria das vezes, criamos certas fantasias e a partir delas desdobramos esse senso e/ou "dever" algo. Como uma forma de purgar ou pagar preço e/ou tbm se sentir merecedor de fato pra conquistar o objeto central desta mesma fantasia.
Tendo em vista que a sociedade em si, criar inúmeros gatilhos sobre isso ao longo de nossas vidas.
Esse vídeo era tudo o que eu precisava ouvir! Incrível como veio a mim na hora certa 🥰🌸
Entendo do mesmo modo quando me dizem q tenho q ser grata pq minha mãe me deu a vida.
Sempre respondo eu tenho gratidão, masssss GRATIDÃO NÃO É DÍVIDA!
Seus vídeos são excelentes parabéns
Seres humanos não dão vida a ninguém, isso é competência divina. Então, desapeguem dos humanos, pois daqui a pouco tudo acaba e o que irá valer, é sua atitude de buscar seu bem estar e felicidade, afastando-se de falsos e vampiros energéticos... Incorporei o guerreiro corajoso e não o covarde que foge a luta. Desapegar é ser forte!!!
Eu "sempre" soube... Nunca alimentei esperança. Isso é normal? Eu via minha irmã naquela ilusão... E eu sempre naquela lucidez. Mesmo assim sempre doeu muito.
aposto que ela é a querida
Eu estou a devorar todo o seu conteúdo. Já pedi acesso ao Grupo do Facebook mas ainda não me foi dado acesso... este, só fica acessível a quem frequenta o Workshop, Taryana? Muito muito grata! O seu trabalho iluminou a minha vida! Deus a abençoe e guarde sempre❤️🙏🏻
essa ferida da humilhação é muito real, podia falar sobre o lado de se sentir defeituoso, o que fazer??
Mandou super bem! Por essa e outras eu adoro esse canal!
Pra mim isso é a tradução da ingratidão.
Tudo (cada parte) que somos devemos a alguém (a muitos alguens) .
Gratidao ,gratidao e gratidao
Essa clareza foi maior presente
Excelente live mana de alma arrasando como sempre. Sucesso Tary.💜🌠✋😘
Os seus vídeos me impulsionam, Taryana! 🌸💙 Muito obrigada mesmo!
Eu maratona teus vídeos todos os dias, já fiz psicanálise, não para atender, mais auto cura, e no curso nao abordam da forma que vc extraordinária faz, tenho evoluído muito e a CULPA é um vírus complicado de eliminar, mais já identifico, e consigo prever todas as situações devido ao padrão...
A minha sogra sempre trocou o nome das pessoas e quando ainda no namoro na casa dela, as netas ficavam rindo que fulana(outra nora) ficava com a cara feia quando ela trocava os nomes. E elas achavam engraçado e riam MUITO. Certa vez quando tinha acabado de ganhar o meu primeiro bebê, ela troca o meu nome pelo nome da ex. (Sou Fran, ela me chamou de Rose) .
A filha dela riu, as netas.
É errado achar que foi de propósito? Tem histórico, residência com as outras...
Ela sempre foi desagradável comigo, sempre quiz ser o centro e mais IMPORTANTE. Muitas vezes íamos no hospital com ela e nosso bebê pequeno... E o médico, percebendo alguma coisa, chamava a atenção dela. O médico disse, que ela é pessimista e que não vai morrer....
Se ela gosta de trocar só o nome das noras com o nome das exs é bem provável que seja de propósito. Normal é trocar os nomes no começo da relação, mas chegou ao tempo que você teve bebê e ainda tem as risadas. Não dá.
olha eu gosto da Tary, porém cada caso é um caso, nunca deixe de se guiar pela sua intuição pois ela pode te proteger e te sinalizar onde tem perigo futuro.
A genitora aqui narcisita pq mãe não é isso, sempre escondeu o $ de mim, nunca me deu condições de eu ser independente. Pagou a vida toda as coisas e jogou na cara, depois de adulta decide por mim, terceiriza, triangula e me queima para todos.
Descobri que ela é narcisista e agora tenho que se virar pra arrumar um emprego e ir atras da minha vida que Deus me ajude
Tary vc é excelente tem uma didática única … necessito urgente entender fazer cair a ficha que nada posso esperar da minha mãe que nem a idade trouxe reflexão a ela …. E manter método cinza pra continuar…pq ela
Ficou viúva e por dó não consigo ir embora … então preciso desta
Clareza pra não sofrer tanto pq a veinha aqui é punk 😓
Amei, Deus abençoe ❤️✅🙏🎉
Gratidao por esse vídeo thary❤🙏✨
Seus vídeos são maravilhosos!!! ❤❤❤
Excelente. Amei esse vídeo. Tudo que eu escutei foi infinitamente corretto. Obrigada Taryana. Você é genial. Te adoro.
A minha irmã a única forma dela parar de me provocar, foi ignorando. Mas ela mexe nas minhas coisas usa, estraga, não devolve. Não mexo em nada dela, mas ela se acha no direito de fazer isso. Com incentivo da minha mãe. Ajudo em casa e minha mãe nunca me deu nada. Fico puta da vida! Não sei o que fazer...
No meu ver o lado positivo positivo é o desapego e o lado negativo é o egoísmo e não responsabilidade emocional (quando não faz seu 50% da dinâmica).
Pura verdade viu
Comigo já aconteceu varias vezes isso, pensava que a pessoa tava me olhando com olhar de deboche ou de raiva, mas sempre era ao contrario.E nao consigo distinguir um sorriso genuino de um sorriso de deboche é bem complicado.
Como eu tenho aprendido com seus vídeos... muito obrigada!!! 🙏🙏🙏
Gratidão! ❤
Muito obrigada!!
Nossa obrigada hj pegou em cheio sobre o processo do companheiro q nao qr mudar. 🙏🏾
Massa!!!!!
Estou sentindo um enorme vazio.
Ave Maria. Super identificada.
Eu gostei da frase . Ela dá paz.
Vim do podcast a deriva e estou amando seus vídeos, muito obrigada! 🙏🏼🙌👏👏👏
Awesome Tary!! 👏👏👏👏👏
Heeeeey Roooooo
Minha mãe as vezes eu falo certas coisas ela disse eu conheço essa pessoa ela e assim ,eu mãe pode não se assim não ela rebater eu me calor
Taryana, muito pertinente este vídeo! Obrigada 😃 Vejo muitos vídeos seu e, apesar de não perceber transtorno narcisista nos meus pais (percebo em um irmão), a maioria dos aspectos emocionais e psicológicos que você aborda, sinto que cabe bem para a família da qual estou inserida. Dessa forma, queria saber: estes grupos de trabalho que você tem, é só para filh@s de país narcisistas? Quem não se encaixa nesta característica, como poderia participar de forma mais ativa desse processo de cura e autocura?
Nossa amei!!!! Essa visão é profunda!!
que vídeo lindo Tary
Que aula maravilhosa 💞🙏
Trabalho Digníssimo Tary,,,aliás divino🦅🙏💓
Gratidão 💐
Aprendi uma coisa! Nunca contradiz um doido! Tenho uma amiga que acha que a polizia ta atraz della isso ja dura 5 anos e nao tem ninguem atraz della ate mesmo Porque ela nao fez nada! Entao eu deixou ela falar ate mesmo Porque um dia ela falou que tenho porte de polizia Rs tento ficar longe della sem ele percebe.
Incrível sua explicação.
Foi falado no vídeo sobre « Tratamento de silêncio « e faço isso desde criança, tem aqui no canal falando mais sobre isso?
Incrivel, vou mais vezes ❤️
Obrigado
Gata gatíssima 😻 e esse cabelon mara da thumb? 😲 Vim por essa foto hahaha 😻😍❤️ Linda!
Participei dessa Live no insta. 😉👏👏👏
Olha que interessante, você disse "a minha regulação interna existe como decisão" (em 20:34) e a legenda disse "a manipulação externa existe como decisão", eu achei muito engraçado, não deixa de ser equivalente, né? kkkkk
Muito bom kkkkkkk
Tary, excelente! Quando vc diz "ferida narcísica" vc quer dizer ferida própria do narcisista ou ferida causada pelo narcisista? E tem dois lados: sentir-se perseguido (paranoia) e sentir-se inadequada, é isso?
Eu estou falando da ferida da humilhação, de se sentir inadequado.
@@TaryanaRocha Você Taryana é psicóloga ?
Bom dia!😘 Taryana minha amiguinha nova de caminhada,kkk conversando com as duas uma estava sempre fazendo um 😒 tipo assim,eu pensei será que não está gostando do meu papo? continue a observar, a coitada tinha comido inhame e estava com gases 😂😂 se queixou ela logo depois! BEIJINHOS
Fala isso pro SPC e pro CERASA KKKKK
muito bom!!!
Essa muié é show.
Giovanna Biondi
TARY QUERIDA, ADOREI !! EU SOU BEM ALVO FÁCIL DE GATILHO, SENSÍVEL DEMAIS E FICO DIAS REMOENDO AQUILO. GOSTEI DESTA EXPLICAÇÃO SOBRE A FRASE, VOU REFLETIR E APLICAR NA MINHA VIDA. !! // POR FAVOR, QUERO TE PEDIR ORIENTAÇÃO PRA UMA QUESTÃO: NÃO CONSIDERO CHORAR UMA FRAQUEZA. FAZ ANOS Q EU NÃO CHORO PRA VALER, DAQUELES Q DESIDRATA, SACÔ ? POIS BEM, SINTO UMA ENORME NECESSIDADE DE CHORAR, COMO SE ESTIVESSE ENTUPIDA E ESSE CHORO, AINDA Q NÃO "SALVE" MINHA VIDA, VAI ME ALIVIAR E , DE REPENTE, ME FORTALECER. QUAL SUA SUGESTÃO ?/. GRACIAS, LOVE YOU, DEUS ABENÇOE, BJS !!
Chore e valide seus sentimentos, eu chorei muito no processo de cura (ainda choro) e me ajuda demais.
@@helenajahjah8917 eu só me alívio quando choro muito um choro sofrido que embarga a garganta quase morro enquanto choro oro e clamo a jesus por uma saída
Aonde posso ler sobre as biografias dessas pessoas que continuam no eixo?! Tem algum artigo, por exemplo, que fale sobre e cite algumas biografias para exemplificar??? Essas pessoas que continuam no eixo n teriam fortes traços de narcisismo? Sou leiga. Deixo aqui meus parabéns pelos seus vídeos.
Minha mãe fala eu nasci assim cresi assim e vou morrer assim e não consigo aceitar 😕
conhecendo a palavra de Deus tem uma chance , de mudar tudo é possível ao que crer , já fui assim mas conhecendo o amor que Deus tem por mim, basta se não me amarem tudo bem!
@@andreiaantonio15 agora sei disso graças a Deus só que conviver no dia a dia com pessoas assim não é fácil né mas Deus sabe todas as coisas e um dia vai fazer a obra né 🙏😊
❤❤
Italo marsili vibes
👏👏👍
Like 877
EDsp 👀
❤️
🤔👏🏾
:)