Meu exemplo de gaslighting: meu pai danificou os freios do meu carro antes da minha viagem e, consequentemente,bati o carro e quase perdi minha vida. Descobrir que foi ele,pois eu puxei uma filmagem da câmera. Mostrei a ele a filmagem,e ele me culpou por não ter revisado o carro,ou seja,ele distorceu a sua culpa. Mostrei pra minha mãe,a qual é uma narcisista também,mas ela culpou o diabo e não ele.
Meu último gaslighting com minha família foi qd eu, minha mãe e minha irmã mais nova voltamos a morar juntas depois delas me pedirem ajuda. Eu saía para trabalhar e qd voltava as coisas estavam fora do lugar ou desapareciam. De repente, todas as minhas coisas foram colocadas no meu quarto como se dissessem: seu espaço é somente este. Porém as coisas, roupas, sempre sumiam. Um dia, pensando estar sozinha em casa, entrei no quarto da minha irmã e comecei a procurar, em meio a um monte de roupas, bonecas, um quarto superlotado. Olhei embaixo da cama e vi coisas minhas que eu nem tinha sentido falta. Com uma sensação estranha de estar sendo observada, cheguei a olhar ao redor, mas não vi ninguém. Então fui para o trabalho e qd voltei aqueles objetos debaixo da cama da minha irmã, estavam no meu quarto, sobre a minha cama. Fiquei realmente assustada. Sem contar que ouvia minha mãe de madrugada na cozinha lavando panelas e de manhã parecia que ela não tinha feito nada daquilo. No dia que resolvi me mudar, enquanto colocava as coisas no caminhão, parecia não haver ninguém em casa. Depois de já ter batido o portão, resolvi voltar para procurar algo e minha irmã estava sentada no sofá e levou um susto qd me viu. Eu levei um choque. Era um verdadeiro filme de terror. Depois disso só me viram mais uma vez e isso já tem 13 anos.
@@seguidordocaminho essa mais nova é a filha dourada que até hoje vive com a mãe, foi criada como um porquinho engordando para o natal e não tem vida, faz faculdade, pós, tudo que minha mãe determina. Uma outra irmã já foi dourada um tempo, hoje é narcisista da própria filha, Creio que sempre foi comigo também. Já meu irmão acabou passando pelo mesmo que eu depois que me afastei. Ele não acreditava e acabou caindo em todas as armadilhas das três e hoje vive em uma casa que emprestei para ele. Triste!
@@seguidordocaminho Somos 4. Só uma irmã teve dois filhos. Meu pai era subserviente à minha mãe, qd separaram já éramos adultos. Hj ele mora no Sul, e nós no Rio. Às vezes me pego pensando se Deus não teria me livrado de ter um filho narcisista. Acho que eu não bancaria esta.
Vc poderia escrever um livro assustador , misericórdia , foram morar na sua casa , ouvia barulhos a noite , objetos que sumiram e apareciam , sensação de estar sendo observada , aí no final qd a mocinha consegue fugir o fantasma estava lá no sofá esperando a próxima vítima . Gente estou pesquisando sobre isso para idênticas qual o problema de alguém da família ., Narcisismo , borderline , sociopata , só sei que normal ela não é .
Eu tbm. No início eu achei que eu estava desenvolvendo uma loucura, pq comecei a ficar agressiva, jogando coisas no chão. Mas isso tudo era efeito do gasliht, meu cérebro estava uma pilha, totalmente perdida do certo e errado, das minhas percepções.. eram traições, e ele mentia. Depois q comentei com a família dele sobre os abusos q ele fazia cmg, ele foi e me detonou para todos. Hoje todos me veem como louca, querem eu longe dele. Porém, até hoje se eu quiser eu volto com ele. Ele tem um misto de ódio e “amor”. Só quem conviveu com uma pessoa assim sabe o quanto mexe com nossa cabeça e sentimentos. No início você entende por pena, sabe da história traumática que tiveram. Eles fazem questão de contar, acredito q pq não está resolvido na cabeça deles. Até me prender em casa já me prendeu. Muita loucura.
Eu entendo vc, é desse jeito mesmo, meu senhor vivo até hoje ,estou com o meu emocional desse jeito , quanto mais assisto aulas mas passo a entender q o senhor me ajude da melhor forma,e quem também precisa de ajuda como eu,
Sim, macham nossa reputação e todos acreditam neles Passo por isso; algumas pessoas da minha familia me chamam de louca, isso minha prima me contou, foi passar fim de ano na casa de umas tias e lá ouviu isso" ela ta louca ", dias depois uma tia me falou mesma coisa Hj não vou a casa de ninguém; me sinto estranha, deslocada; e meus defamadores sempre estao presente; percebo q eles( defamadores) gostam de me ver assim
Eu passei por todos estes tipos de Gaslighting em minha vida. Minha MN e meu irmão dourado fazem isso como quem bebe água. Bizarro. Eu me condicionei a esquecer as coisas rapidamente, porque a realidade logo seria "trocada" mesmo... Só melhorei disso quando cheguei no primeiro emprego e minha chefe ficava bem irritada com a minha memória de "passarinho". Foi uma forma de sobrevivência. Hoje eu gravo tudo em minha mente, as palavras exatas e até o tom usado. E já avisei várias vezes que não vou deixar eles mexerem com a minha realidade. Já tivemos várias discussões sobre isso. Recentemente a minha MN acessou o meu login da Netflix(tendo o dela), e assistiu a série que eu estava assistindo. Quando fui assistir percebi que não estava onde eu parei. E sabia, não podia perguntar a ela se tinha assistido, ela jamais confessaria. Então esperei e disse pra mim mesma: "só tem vc e ela aqui, foi ela, vc não é louca." Fiquei orgulhosa de mim mesma por não precisar mais da validação dela pra perceber as coisas. Estou curando! 🙏 Dias depois a MN soltou, numa conversa casual, cenas da série, como se fosse coisas que estão em alta por aí, no cinema, e que ela estava chocada com isso. Aí eu soube que ela assistiu sim, era uma cena muito precisa pra ela soltar e acertar coincidentemente. Eu só sorri e disse que nunca tinha assistido nada parecido. E ela ficou sem ação, porque estava falando isso pra eu confessar que estava assistindo a tal série e ela me criticar por isso. No seu falso moralismo louco.
Os narcisistas tem prazer em tentar te convencer de que você está louca, e se você não se afastar deles, é bem provável que você enlouqueça mesmo. E também tem prazer em te convencer que você só existe se conectado a eles, pois sem eles você não é ninguém.
Exatamente!!!!! É como você falou: essas pessoas passam a ideia, direta ou indiretamente, que sem elas você não é ninguém. Por isso essas pessoas transtornadas te isolam dos amigos, familiares etc. É muito complicado. Viver com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista é viver em uma realidade paralela. Ela vai te matando, destruindo aos poucos. Sua autoestima, seu emocional e confiança são destruídos. Quando você acorda, depois do seu sexto sentido ter dado vários sinais, é libertador. Com isso você consegue se recuperar, voltando para a realidade. É assustador. É uma experiência que não desejamos para ninguém.
louco não é a palavra ideal, na vdd ele te coloca como psicologicamente doente, tipo; "ah isso aí é só ansiedade, vai no médico" "vc esta delirando, vc está paranoica" "calma, esta tudo bem" assim a pessoa chega ate mesmo acreditar que esta com algum problema mental
As vezes meu pai convidava alguem importante pa nossa casa sem a gente saber. Mas antes ele contava que davamos muito trabalho. Por isso que ele nao crescia na vida. Que eramos rebeldes e pessimos filhos. Antes da visita chegar, ele passava a semana humilhando e provocando a gente ao limite. Era horrível. Deixava a gente a flor da pele. De repente a visita chegava e ele "comprovava o que disse sobre nós". Mesmo que nos comportassemos, ele cutucava pra trazer a tona a magoa que ele nos fez. Ficavamos muito irritados.
O ex escondeu um cartão meu. Eu não o achava desde agosto de 2019. Ele me perguntava: "Não achou mais teu cartão?" Eu respondia que não, mas que tinha certeza de que estava dentro de casa e eu iria achá-lo. No ano seguinte, em maio, recebi um aviso de compra de alto valor. Cancelei a compra (masculina) e o cartão. E disse a ele: "clonaram meu cartão." Então ele disse que achou o cartão 'ROLANDO" e fez um teste, mas que já havia suspendido a compra. Ficou muito irado. Falava sozinho. Detalhe: era dia do meu aniversário. E eu não uso botas número 42, entre outras coisas. Um mês depois, fugi de casa. Meu divórcio saiu, contra a vontade dele. Quase enlouqueci. Fiquei sem chão e hoje estou bem. Estudo muito. Entendo que vim de uma família disfuncional. E quando pessoas assim se aproximam da gente, temos que entender o motivo, a nossa dependência emocional, e ressignificar tudo. O conhecimento liberta. Gratidão 🙏🙌.
Olá, eu assisti um filme esses dias com este nome, um filme antigo. Gente, o marido em questão deixava a mulher totalmente confusa e doente. Ele escondia as joias dela e dizia que ela havia perdido. Fazia tremenda pressão psicológica. Gaslighting. Eu assisti no UA-cam.
Quantas vezes eu chorava sentindo muita culpa por achar que eu era uma filha ruim, uma pessoa ruim, minha mãe colocava isso na minha mente, eu chegava a me questionar, perguntar aos outros, todos tinham uma imagem positiva aí que eu comecei a me tocar. Dói, eu sempre fui muito carinhosa, responsável, prestativa como filha e ela sempre me tratava como um nada, só saco de pancada
Meu exemplo de gaslighting: viviam falando que eu era ruim em matemática. Mas minhas notas em matemática eram 92 pontos em 100, em média, todos os anos. "Mas isso era sorte minha, ou a escola que era fraca mesmo" -Olha, fechei a prova de matemática que valia 30 pontos, só questões abertas! "Não fez mais que sua parte" "essa prova é fácil, vc tinha que ver na minha época" E eu lá esperando o parabéns que até hj não vi 😂
Parabéns!!! Mesmo com as pessoas tentando dizer que você não é capaz ou te invalidando, você conseguiu, não deu ouvidos e continuou sendo ótima em matemática.
Parabéns mesmo❤ Conseguiu lidar com essa situações sem terapia, vc é uma das poucas excessoes que conheço 🌟 Oque vejo muito acontecer principalmente com crianças e costuma acontecer desde cedo mesmo essa manipulações depreciativas, a pessoa até passa a se sabotar e se encaixar no perfil das criticas do outro, pq vai ficando registrado no inconsciente essas depreciações e a própria pessoa começa a acreditar que ela é assim mesmo.
@@isabelatanita curti seu canal, amo rock, amei suas músicas, vc é realmente muito talentosa além de empática preocupada com o bem estar do próximo tbm, muito muito sucesso ❤😘
Eu acredito q minha sogra seja do tipo q faz isso inconcientemente. Ela (e algumas outras pessoas da familia) são do tipo q acham q a gente tem q se matar limpando a casa, não importa se vc ta com dor, triste, doente, etc. Então desde q minha filha nasceu (ela agr está com 4 anos) fui cobrada excessivamente pela limpeza da casa, mesmo no meu puerpério, a ponto de eu perder boa parte da fase de bebê da minha filha preocupada em limpar ao invés de estar com ela. Juntamente com essa cobrança pela limpeza, tambem vinham palpites disfarçados de ajuda sobre como eu tinha q cuidar da minha filha, sempre como se ela soubesse o q era melhor o tempo inteiro, e invalidado qualquer opinião minha em relação a criação da minha filha. Qualquer resposta, opinião diferente, ou falta com a limpeza da casa (que infelizmente é dela, apesar de ela não morar junto) ela usava várias dessas táticas pra me fazer achar q eu estava errada, e também falava mal de mim pro resto da família nas minhas costas. Minha saúde, física e mental, começou a se deteriorar aos poucos, a ponto de eu ficar irritadiça, perdendo a paciência com mais facilidade com minha filha, e ter um estresse tão grande quando se trata de limpar a casa, que tem dias q eu travo e não consigo fazer nada, mesmo q eu não goste de estar no meio da sujeira. E agora ela me ataca usando essas coisas contra mim como se não fosse ela desde o início quem me fez ficar assim. Ela tbm age de um jeito com os filhos dela, como se eles devessem depender dela o tempo inteiro e não pudessem viver fora do controle dela, o que fez com que meu marido tivesse diversos problemas pra se estabilizar em um emprego pra conseguirmos sair daqui. Esse ano ele finalmente se estabilizou e vamos poder sair daqui, o que posso dizer que ela não gostou nem um pouco, e aproveitou uma brecha (estava corrigindo minha filha) e armou um barraco gritando com a gente, me dizendo q não dou amor pra minha filha, só brigo, que deixo tudo sujo (realmente não estou conseguindo dar conta de algumas coisas pelos motovos q falei) e que outras pessoas concordam com ela e queriam chamar o conselho tutelar. Agr tô desde esse dia tendo crises de pânico, me falta o ar, choro por mais de hora, e fico pensando q sou a pior mãe do mundo, mesmo q tenham pessoas q presenciaram a cena e disseram q o que ela falou n é vdd, não consigo deixar de me sentir inútil. Agradeço muito por esse vídeo, pois me ajudou a assimilar algumas coisas que precisava por no lugar e desculpe o texto gigante pra quem acabar lendo.
E vc tentou conversar com ela sobre isso? Pq vc levou a opinião dela como fato. Por mais que a gente seja vítima, a gente que permite as pessoas entrarem na nossa cabeça.
@@thaisrodrigues9947 escrevi isso algum tempo atrás, em um momento onde a briga ainda era recente e estava me afetando. Agr simplesmente tenho contato com ela apenas quando nescessário, pois sim, já tentei conversar (meu marido tbm) mas nada disso adianta, ela simplesmente não muda (e provavelmente nunca vai mudar).
Obrigada pela compaixão ❤ Uma história da minha mãe: Meu ex marido deu um calote nela e depois de um tempo pediu dinheiro emprestado novamente, ela emprestou mas me disse que faria um contrato pra se proteger, eu falei: "pelo amor de Deus faça mesmo. Eu vim te falar justamente isso. Faça logo antes de emprestar." Ela disse que já tinha começado a redigir e até me mostrou no computador. Só que ela amava ele muito pelas coisas que ele fazia comigo. Quanto mais ele fazia, mais ela o amava. Então emprestou o dinheiro sem fazer o contrato. Quando deu merda, ela ficou dizendo a mim repetidamente: "eu não queria emprestar e quando emprestei falei a vc que tinha de fazer o contrato, vc ficou me dizendo: não precisa, ele é meu marido, vc não confia nele não? Ele é família, vc tem que confiar nele!" Caramba! Eu disse EXATAMENTE O CONTRÁRIO! Eu olhava pra ela tentando me lembrar de quando disse isso e perguntava: "eu disse isso?" Ela dizia: "sim, vc disse. Mas é sempre assim, vc diz as coisas e depois esquece e sou eu quem paga o preço." Eu não argumentei pq sabia dentro de mim que não era verdade mas ao mesmo tempo tinha dificuldade de acreditar nisso. Já eram tantas vezes que eu nem sabia mais em que acreditar. Ela fazia isso a tanto tempo que funcionava. Eu sabia que não era verdade mas não tinha forças pra dizer isso, pra devolver a responsabilidade pra ela. Era tipo: "vai que foi isso mesmo. 🤔Melhor ficar quieta, afinal, ela é minha mãe." Foi só depois do contato zero que eu tive pela certeza do que eu falei e do que ela falou. O problema foi que primeiro ela tentou me convencer e eu não disse nada, então ela repetiu a história para TODAS as pessoas ao nosso redor. Meus familiares, amigos, pessoas que eu amava, todos acham que foi realmente assim e ela é uma coitadinha que perdeu dinheiro por causa da filha irresponsável que obrigou ela a confiar no ex-marido. Vc não tem ideia de quantas pessoas já jogaram isso na minha cara.
Eu tbm tenho essa dificuldade de discutir de devolver respostas de gaslight, como sei que é em vão discutir e acabo me sentindo péssima pela discussão, prefiro ignorar odeio essas situações, mas parece que tem gente que sente prazer em armar discussões.
Igual minha mãe, na última discussão que tivemos ela me acusou de dizer algo que eu não disse para começar a briga, o problema foi que eu reagi. Mas por outro lado eu ter reagido dessa vez afastou ela, e eu estou em sentindo mais leve. Já perdi as contas quantas vezes ela já fez isso comigo, e diz que eu tenho que cuidar mais da minha mente, tentando me fazer acreditar que eu não estou bem da cabeça, quando a pessoa que precisa urgentemente ir ao psiquiatra e fazer uma terapia no psicólogo para melhora a vida e os relacionamentos com as pessoas ao redor é ela.
Boa noite! Este conteúdo é muito relevante ,são conteúdo, pra muitas pessoas desconhecidos ! Passei por este processo por anos,por um narcisista extremamente cruel ,no meu caso ele tem auxiliares muitos e muitos ,cheguei a pensar que a cidade toda eram de macacos voadores como são chamados os auxiliares do narcissista! Fiquei por muito tempo sem saber o que estava acontecendo, pois além do narcisista ser oculto eu desconhecia a patotologia ! Fui aprisionada por vizinhos passei fome dentro de casa ,fiquei muito doente! Tive um infarto ! Debilitada precisava salvar minha vida ,sofri difamação gravíssima, fui totalmente isolada socialmente! Busquei conhecimento! Primeiro tive fé, muita fé, Deus ,mais Deus ! Livros ,filmes tudo que pudesse mim ajudar! Fiz várias descobertas: Eles são medrosos tudo é oculto ,executado pelos auxiliares,não possuem inteligência ,são demônios movidos pela inveja ! Os narcisista são responsáveis por milhares de suicídios! As vítimas não querem morrer ,mais não conseguem se libertar dos narcisista ! Descobri que não devemos ter medo ,nem culpa ,nem perder a alegria ! Orar sem parar e polícia neles ! Abraços!!!
Identifiquei minha mãe com vários, inúmeros comportamentos narcisicos. Isso tem pouco tempo, porque por mais que eu já tivesse identificado comportamentos em mim, repetição de narcisistas em meus relacionamentos e até nos ambientes de trabalho, reconhecer o comportamento na mãe dói muito. Mas tem sido libertador (doloroso), me gera muita culpa em muitas vezes, mas liberta. Aí eu tava assistindo esse vídeo baixinho aqui no quarto, ela entrou, ficou do lado da cama, aumentei o volume. Ela ficou atenta por uns instantes (monitora tudo né...eu tenho 30 anos e ela tá passando uns dias comigo na minha cidade)...adivinha? Quando ela ouviu de fato, saiu rapidinho pela tangente. Antes claro, tentou ficar me mostrando coisas no celular dela pra me distrair. Antes eu acharia que eu que fui grossa por não ter dado atenção, hoje tenho outro olhar.
Convivi com um cidadão que entortava os quadros na parede. Eu abria a janela e imediatamente ele fechava.... Fiquei emocionalmente afetada e ele dizia que era invenção da minha cabeça
Meu pai fazia isso com minha mãe 😢provocava tanto a sanidade dela, que até a minha irmã estava se juntando a ele pra internar minha mãe. E minha mãe não tinha problema mental nenhum. Tinha apenas, amargura e sofrimento provocado por ele. Ela faleceu aos 48 anos, teve um AVC, após uma briga horrível com ele. Eu não sabia sobre este transtorno narcisista. Hoje, eu sei que meu pai é um NARCISISTA Maligno. 😢
“A indireta que só a vítima entende…”, minha cunhada fazia isso direto. Eu não sabia que isso tinha nome. E a filha de 5 anos já tem características. A mãe era. Já morreu 🙌🏼. Só uma vítima entende, tudo isso que vc conta.
é bizarro como só conseguimos superar e seguir em frente quando assumimos que estamos certos, que não somos loucos e não estamos exagerando. tanto tempo negando a si mesmo, se questionando excessivamente, se culpando por não ver as situações como o outro disse que foi, fica muito difícil retomar a realidade, mas só assim para se ver livre disso
Um dos exemplos de gaslighting que tenho para relatar é um dia que a narcisista após um discursão onde eu me prontifiquei a assumir todas as responsabilidades financeiras da casa e não mais passar o dinheiro para que ela cuidasse... A possível narcisista pegou todos os remédios que ela tomava e começou a ingeri-lo chorando dizendo que não aguentava mais aqui, eu entrei em desespero com a situação e liguei para o SAMU e passamos a madrugada com ela no hospital sob acompanhamento. Depois de um tempo eu mencionei numa briga que aquele ato me machucou profundamente pois eu ja tinha dito para ela que já havia presenciado varias vezes minha mãe tentando tirar a vida... Ela simplesmente virou para mim e disse que eu me desesperei ato que ela só queria descansar e que nem tinha tomando tantos remédios assim! Agora a cada dia que passa eu percebo mais coisas relacionada ao narcisismo que são praticadas por ela!
Uma vez .. eu estava com todas as provas de uma determinada situação. E ainda ouvi , nossa que imaginação fértil.... Hoje tudo faz sentido. Sou uma sobrevivente..passei por tudo isso por anos. Não desejo um parceiro assim pra ninguém.
Fui ,hoje ,a 1° consulta na terapia. Quando fui buscar minha , que deixei com minha mãe; minha mae disse; TERAPIA É PERDA DE TEMPO. Para que eu não evolua. 1 ano que sai da convivência com ela. AFF. já não tenho menor pasciencia. Nem respondo .
Também fui diagnosticado TDAH, Asperger e superdotação, aos 25. Sei como é não entender direito o mundo e não ser entendido por ele. Parabéns a você que conseguiu dar a volta por cima e fazer esse excelente trabalho. Estou saindo de um relacionamento com uma narcisista e esse vídeo me ajudou bastante. Obrigado!
meu deus, que vídeo NECESSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!! nunca entendi nem sabia como explicar o dog-whistling. só deus sabe o arrepio na alma que eu sentia quando ela usava.
Gratidão por esse aprendizado Tary, poderia estar no manicômio, agora entendo todo esse jogo diabólico, minha família inteira é narcisita, é pesado mais eu estou vencendo, mais nunca quero perder a empatia, quem sorrir pra mim terá tbm meu sorriso, estarei atenta a isso
Mesmo morando longe do meu pai, ele ainda continua fazendo isso comigo. A ultima foi ele concordando com meu ex narcisista de q eu era realmente louca e vivia dopada (já tinha iniciado o tratamento de bipolar) e por isso nada dava certo pra mim, q sempre fui incapaz de qualquer coisa. Na minha vida toda foram meus pais ambos narcisistas e meu irmão 6 anos mais velho q eu praticando gaslighting comigo. Eu passei a vida me sentindo um lixo, sem saber o q queria de fato e também sempre entrando em relacionamentos abusivos. Há 5 anos minha mãe morreu e daí minha vida deu reviravoltas. Até q finalmente consegui morar sozinha. Tenho 50 anos e mesmo assim sei q ainda tenho chão pela frente pra poder ainda me autoafirmar. Dá tristeza de saber quantos anos perdi na vida por isso 😐
A minha mãe de criação é má, ela me fez muito mal quando eu morava com ela. Quando pequena ela me tratava bem, pois eu fazia tudo o que ela determinava e dependia 100% dela. Conforme fui crescendo ela foi passando a me tratar mal. Eu não podia ter minhas próprias opiniões ou vontades, eu tinha que existir para agrada-la. Eu queria muito ser amada, e fazia de tudo pra isso, mas com o tempo nada do que eu fizesse era suficiente. Eu limpava a casa, cuidava da bisa (que era acamada) quando eu trabalhava em supermercado ela ia até lá para receber o meu salário (e ficava com ele). Ela dizia aos quatro cantos do mundo que eu era uma péssima filha, nao a ajudava em nada. Na minha adolescência tudo era xingamento, ela não tinha nenhuma palavra de carinho comigo, e sempre era culpa minha. Casei e saí daquele inferno com 19 anos, hj em dia eu a vejo de vez em quando, evito ao máximo estar perto dela. Ela fala pra todo mundo que eu a abandonei, e vive me difamando por aí...
A mn daqui novamente manchou uma roupa que eu amava, e ainda me culpou por isso Se meteu nas minhas coisas e queria me fazer sentir culpada... fiquei chateada por ela manchar mais uma roupa minha, porém oque mais me chateia é ela me culpar por isso e ainda jogar pragas... ela nunca admite um erro... acho que no fundo ela fez querendo manchar mesmo, ainda diz que chorou muito kkkk Minha família sempre fica calada e defendendo ela, que ódio Me sinto chateada nem é pela roupa, é pelo cinismo mesmo e de nunca mudar.. sempre faz a mesma coisa
Eu já passei por muitas coisas desse tipo. Meu esposo sempre me acusou de infidelidade, ao ponto de ficar me vigiando pra não dar nenhuma má impressão pra ele. Ele me perturba tanto com isso que eu cheguei a pedir perdão se alguma vez sem querer eu transmiti essa insegurança pra ele. Mas depois que tomei conhecimento que ele tem transtorno nacizista, foi que vim entender que de todas as formas ele me prendia numa cadeia de culpa, por uma coisa que nunca fiz. A cada gravidez ele dava um pai pro nossos filhos.
É que o narcisista projeta em vc as coisas que ele faz e sente, tomara Deus que ele não tenho outros filhos espalhados por ai, pode ser um medo dele acontecer com ele e joga essa culpa em vc. As. (" vezes talvez" ) tbm espera pegar vc fazendo algo pra ele se sentir na liberdade de fazer ou se sentir em paz no que é ele que faz ou ele pensa em fazer.. Nossa vc precisa sair dessa situação quanto mais vc desenrola mais nó cego vai se formando, que cara tóxico 😱
Na minha infância e adolescência eu vi minha irmã maltratar muito muito minha mãe, ela agredia ela fisicamente, eu cresci e comecei a enfrenta-lá, tive q sair de casa, hoje com toda informação disponível eu descobri que minha irmã eh narcisista perversa... eu fiz de tudo para que minha mãe tivesse a velhice de forma digna e com muito amor, minha mãe faleceu faz 3 anos. Tendo q estabelecer a paz entre família para que pudéssemos fazer o inventário, alguns tópicos vieram a tona, minha irmã perversa diz que tudo é fruto da minha imaginação, q ela jamais fez nada a minha mãe, foram anos de terapia para melhorar estas memórias horriveis, mas ela mesmo com 60 anos, continua a mesma perversa narcisista. Os canalhas tb envelhecem, não podemos esquecer disso.
Já passei por isso de ter que gravar tirar foto, e anotar coisas pq a meu marido tava me fazendo dê louca mas ele melhorou e mudou com muitos diálogos e por conta de eu estar me cuidando e me tratando dos meus traumas das minhas feridas. Já a minha mãe mesmo eu anotando ela me chama de louca, espalha para os outros que sou atrapalhada por isso preciso anotar e gravar tirar fotos e na verdade a atrapalhada é ela pois anoto, tiro fotos e gravo pra ter provas das manipulações que ela faz. Quando ela mente engana e te prejudica sempre diz que não foi por mau, não foi por querer, diz que eu tenho a mente poluída negativa pensando mau dos outros assim. Mas aiii.. da gente errar em algo, aponta o dedo na sua cara o resto da vida por um único erro e ela pode errar constantemente, ela pode errar todo santo dia e temos que ficar perdoando sem fim. E tendo que aguentar ela tentando jogar a culpa das merdas e das escolhas que ela faz.. Se eu me afasto a culpa foi minha se eu me aproximo a culpa foi minha tbm, se a vida dela não vai pra frente ou não evolui a culpa é minha, se a vida dela vai pra frente com minha ajuda e as vezes comigo fazendo tudo sozinha mesmo ai o mérito é só dela kkkkk rindo ora não chorar rsrsrs
Meu caso foi louco...peloamorde Deus... se não fossem meus advogados me explicarem isso, meu ex não tinha entrado no processo devido algo muito sério que o filho dele me aprontou e fui descobrir 1 anos depois.
Olá Tary! Grata pelo conteúdo. As vezes penso que sou eu a Narcisista, tenho algumas atitudes que me colocam em dúvida. Mas vendo esse vídeo, percebi que convivi e convivo com pessoas narcisistas, é como se a minha vida toda eu atraí esse tipo de pessoas. Eu fiz terapia Reiki, por muito tempo, e acho que o terapeuta viu a situação mas não quis definir. Pois ele me deu muitas dicas, que me ajudou a me tornar um pouco mais independente emocionalmente falando. Tratamento de silêncio, invalidaçao de sentimentos, vitimismo, mexer nas minhas coisas, invalidar meu trabalho, foram algumas coisas que passei. A parte de gritar e bater portas, eu não sei se recrio ou e stress pós traumático, tenho até hoje. Eu lembro que fui uma adolescente calma, porém eu chegava em alguns momentos que "estourava" e na adolescência tbm tinha noites que gostava de ficar isolada ouvindo música, me criticavam por isso. Nossa, faz tempo que eu percebo que tem algo diferente em mim, e eu nunca soube identificar, mas cada dia fico mais perto de uma definição, penso que tbm tenho traços leves de autismo e que aprendi a mascarar, para ser "aceita" e por que meus sentimentos são inferiores aos outros. Que bênção seria se eu pudesse falar pessoalmente contigo Tary!! Um grande abraço 🙌😘
Eu tinha amiga que me criticava pq qdo ela falava uma coisa, contava uma história, eu perguntava: quem falou isso, ela ou vc? Onde vcs estavam mesmo? Isso foi de dia ou de noite? Ela respondia. E aí qdo ela mudava alguma coisa na história, eu dizia: mas vc tinha dito isso e isso. Aí ela veio com: vc tem um defeito terrível! Vc é muito detalhista. Tudo vc pergunta. Tudo tem que ser exatamente igual. Isso cansa, é chato. Eu acabei de descobrir em seu vídeo que era uma forma de "gravar a conversa". Como não havia celulares com essa capacidade na época, eu gravava tudo em minha mente, com todos os detalhes que podia. Pq já sofria tanto gaslighting em casa com minha mãe que se tornou um hábito saber os detalhes, como, onde pra manter a verdade intacta. Acho que aquilo incomodava ela pq talvez ela fizesse gaslighting e não gostava qdo eu repetia as próprias falas dela como de fato aconteceu. Pq absolutamente ninguém mais, na minha vida toda, disse que isso era um "defeito terrível." Como ela falou. E sim, até hoje tenho várias conversas gravadas com muita gente mentirosa. É pena que algumas conversas só tem significado pra mim pq como vc explicou do apito pra cachorro, aquela pessoa já tinha um histórico comigo e aí não dá pra provar nada. Contato zero é a melhor opção nesses casos tbm.
A minha falava constantemente "você me odeia" - quando eu falava qualquer coisa! Nunca entendi... agora com esse vídeo fez sentido! 😥 É triste pq isso me gera culpa até hoje! Ela tb fala que eu to do lado do meu pai , que n to do lado dela, culpa de novo.... como se eu tivesse que escolher um ou outro!
Impossível alguém fazer isso comigo. Quando você conhece sua mente e tem percepção e total segurança da sua mente e ambiente não existe nada pra te refutar. Gente desequilibrada perde o controle, grita, quebra coisas e chora. Vocês precisam de terapia. Eu digo mais, gente da mente forte e que não liga pra validação nunca perde o controle ou calma e é impossível eu ter depressão. Apaixonamento é uma doença. Vocês sofreram isso porque ligam demais pra o que pensam de vocês e porque se apaixonaram... são apegados e cheios de vaidade no coração.
Aqui em casa é o "calma calma" tudo que eu falo ou reclamo que desagrada os dois velhos começa o calma calma meu filho. Como se eu estivesse gritando agredindo e fazendo uma grande confusão.
Interessante é os narcisista foca só nas coisas ruins, se diz mil frases positivas e uma negativa, eles focam de forma exacerbada aquela frase negativa.
Uma das coisas que percebi em relação a isso é que além de negar até o fim, a pessoa coloca a culpa em tudo ou todos a culpa nunca é da pessoa e eu percebi também que são de uma frieza infernal 😢, 7 anos vivendo isso e ainda na minha cabeça fico achando que estou louca .... dói e muito a dor dilacera humilha, e a outra pessoa tá lá sem nenhum remorso.... até hj vive como se fosse o especial, eu que errei de não enxerga, é enlouquecedor se tu não dizer chega.
Putz, eu vivi a vida toda ate hoje , todos esses "taticas" de Gaslightings Até surtei de fato é ainda estou me tratando na Siquatria; porém o próprio médico que me tratou pr 20 anos, disse que meu diagnóstico de bipolaridade é alcoolismo estava errado, quando ele conheceu meu pai e os relatos da minha experiência com um ex, que tbm conheceu, um psicopata... Hoje, percebi essa coisa de reforço intermitente a pouco tempo..fiquei adoentada, caí na " armadilha".Mas agora, cortei com tudo e todos que ainda tentam me invalidar..precisou fé, trabalho, resiliência e uma solitude dolorida, mas "curatva"; entao; me acho, não me conecto mais com pessoas que não tem empatia, ou compaixão, e/ ou reciprocidade . Cresci meio a essas narcisistas, e não compreendia a força do sadismo..A " simbiose"; onde era apêndice...sem sonhos, asas, se vida...Tinha que surtar várias vezes; impodir... Caramba, minha vida , eu fui sempre meu próprio porto seguro, não via que era minha própria inimiga, anos e anos, totalmente inconsciente ...Culpa estagna é você se auto pune, e sim, estabelece a esperança . Quero o amor por mim mesma...mas confesso estar perdida... Estou exausta. Beijo Taryana, sigo você a mais de um ano...e outros canais de Psiquiatria, neurociéncia...(desculpe o textao!!)❤
Cara, você tem propriedade no que fala e explica com muita clareza. Estou começando a entender minha vida, que eu vivo exatamente os traumas causados por pessoas assim, com ênfase nos pais. Minha mãe sempre faz algo que eu ja fiz e estava perfeito só para que eu ache que está errado e duvidar de mim. Critica minha fé toda vez que eu a confronto, como se não tivesse fazendo o que é certo por contrariar ela. Sempre me fez depender dela pra tudo. Nunca pude sair e ir para lugar nenhum sem que nao passasse todas as informações para ela. Quem, quando, onde e fazendo o que. Sempre fui controlado por ela, sempre recebi críticas sobre a aparência, sobre minhas atitudes, meu jeito de ser. A vida inteira tive que ser a criança mais "comportada" para que todos reconhecessem o quão boa ELA foi na minha educação e de minhas irmãs. A vida inteira passei me anulando para agradar a ela e a todos os outros. Fazendo de tudo para que o outro ficasse bem. Independente do que eu tivesse que passar para isso acontecer. A vida toda eu esqueci de mim, e cresci acreditando ser incapaz e que não conseguia viver sem ela ou alguém. O que causou atitudes de dependência nela e em um relacionamento... Onde me agarrei e coloquei a responsabilidade da minha vida nos outros e não via sentido na minha. E agora estou começando a trabalhar nisso porque finalmente to tendo entendimento de como agi a vida toda e não fazia ideia do porque eu era assim.
Minha mãe esconde as minhas coisas. Agora mesmo eu vi ela entrando no meu quarto, logo depois o meu cartão de crédito que estava em cima da minha mesinha tinha sumido, tenho certeza que ela escondeu. Ela ja escondeu alguns documentos que eu precisava pra admissão em um emprego, quando eu fui guardar alguns roupas no guarda roupa dela.. lá estavam os meus documentos, estava entre as roupas
Me dei conta, depois de ter tido câncer, como a MN é fria e me fazia mal, me afastei. Melhor coisa que fiz! Tudo na minha vida começou a dar certo! Tenho paz! E estou já há 2 anis me conhecendo e meus valores e habilidades. Já faz um tempo que venho reparando e percebendo comportamentos tóxicos e aprendendo a me impor e decidir de me afastar. Eh muito triste quando percebemos esses comportamentos em parentes próximos dis quais confiávamos. Mas venho notando que me fazem mal, me ridicularizam, humilham, a famosa brincadeirinha passivo agressivo. E percebendo da ajuda que fazem: algo financeiro é só para eu ser grata e pensar nossa como é bom me quer o bem! Mas pessoalmente sempre falando coisas para me diminuir e destruir com a minha auto estima. Venho percebendo e me posicionando, mostrando que não gosto e não aceito. Agora recentemente veio fazer gaslighting… e me jogar sentimento de culpa, fez uma tempestade num copo d’água.. para eu me sentir inapropriada, desiquilibrada, louca, mas agora reconheço que a minha “ fala” era puro estresse pós traumático por causa da MN e essa pessoa sabe que não confio e não tenho contato com ela. E agora essa pessoa está me dando tratamento de silêncio… sendo que eu já me expliquei o porquê agi assim, falei que não era a minha intenção de insinuar nada ofender, e sim porque eu fiquei confusa e com medo e perguntei a ela se falou com a MN. Muito doido Para mim está ficando cada vez mais claro. O melhor eh me afastar para a minha saúde mental. Mais um parente que vou me afastar. Mas sei que pior que seja doloroso vai me fazer bem!!
Ta, cada vez que te ouço, passa um "filme" na tela mental.... 🙏 tenho realizado minhas reprogramações a partir destes esclarecimentos. Sou muito grata. Em breve farei suas aulas 📝💛👏👏👏👏
Apenas imagino que alguém faz isso comigo por anos e tem prazer em saber que ainda me atinge,infelizmente. Quero agradecer por cada vídeo seu,geralmente chega para mim na madrugada e aproveito para refletir sobre o conteúdo que sempre me vejo encaixada, Mais uma vez:Obrigada.
Eu tenho transtorno pós traumático,na época q eu engravidei eu morava perto da minha sogra narcisista,nesse tempo ela quase me enlouqueceu, até perdi o bebê,e desde então eu nunca mais quis ter filho,sempre me pego pensando no inferno q vivi quando eu estava grávida,ela queria q eu colocasse na minha cabeça q eu merecia o q ela estava fazendo comigo 😢
Taryana, parabéns pelo vídeo. Você consegue explicar processos muito subjetivos e complexos sem titubear, consegue absorver muito bem a essência das situações e motivações. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo, quem conseguir entender o que você diz compreenderá melhor como as pessoas funcionam.
Muitas coisas não entendemos nesse mundo, ainda que se seja tão bem explicado ou seja de difícil ou impossível compreensão como existe pessoas assim, terríveis, nós não somos bons, pois bom quem é, é Deus, quando o Senhor Jesus foi chamado de bom ele disse que não, que bom quem era, era o Pai! Mas os seres narcisistas nossa, é outro nível. Não pensei que um dia teria este sentimento, mas graças a Deus o tenho, e desde sempre, não só eu mas muitos, exemplo mesmo é da dona do canal, com sua imensa empatia, o sentimento que mi refiro é, de misericórdia, tenho pessoas na minha família que é, e eu olho com olhar de amor e misericórdia, não sei o por que de existir pessoas assim, graças a Deus eu não sou, e graças a maioria não é graças mesmo, pois do pouco por cento que tem, que já achamos muitos, este pouco conseguem fazer muito mal por onde passam, mesmo tendo misericórdia, mas aprendi, a mi " livrar " e das outras pessoas que conheço e sei deste transtorno quero é distância, já basta o que passamos com os nossos! Aí é a onde você entende quando Jesus disse, ame o teu inimigo, ... ainda que não seja, mas eles parecem inimigos! Certa vez um pastor em uma pregação sitou que tem gente, que a gente para amar precisa de uma dose dupla de amor dada pelo o Espírito Santo, acreditem são esses chamados narcisistas, pois é só quem já viveu com um sabe! E é como a professora a Taryana explica, eles mesmo sofrem, pois tudo é com eles e na cabeça deles, inveja, ira... E infelizmente fazem outros sofrerem. Obrigada pelo o vídeo, por compartilhar mais um ensinamento! 🎉 Gratidão. Jesus te ama!
Doutora, fale algum dia sobre vizinhos narcisista, que tentam manipular os outros contra um vizinho específico... todos que conversam com meu vizinho viram a cara comigo, o mesmo acontece quando a mulher dele conversa com alguém e essa pessoa fica estranha com minha irmã, demorei a abrir os olhos de minha irmã pra isto, considerei várias vezes estar ficando louco...
Comigo não deu certo não. Eu que chamei o boy narcisista de louco, manipulador e terminei tudo antes de ele me descartar. Estejam espertas meninas. Informação sempre! Obrigada Dra. Taryana Rocha um abraço!
Meu ex narcisista tentava fazer eu acreditar que eu era uma pessoa muito ruim na relação, e chegava até usar meus traumas de infância pra justificar o que ele mesmo criava na cabeça. Ele me torturava psicologicamente, chorava de lágrimas rolarem, demostrava um imenso sofrimento diante de algo que eu não estava fazendo, mas ele tentava fazer eu acreditar que sim. Era uma grande loucura! Mas eu percebia e sempre dizia que eu não era aquela pessoa que ele me pintava!
Olá Taryana, Minha filha hoje separada há 7 anos do marido que usava dessas táticas dele com ela vive ainda sofrendo pois eles tiveram uma filha que hoje está com 11 anos e sofre com esse comportamento do pai. E ela tem que visitá-lo a cada 15 dias pois não quer que ele fique triste se ela não for. E na visita ele ainda fala mal da mãe dela todas as vezes e invalida cada sentimento dela . E a última coisa que ele fez que eu vejo que ela sofre foi que ele a levou pra conhecer uma escola particular ,fez ela gostar , e matriculou ela nessa escola. Duas semanas antes do início das aulas ele marcou médico pra ela pra coisas que ela nem precisava pro terceiro dia de aula. Ela ama estudar e disse que não queria faltar , pra ele desmarcar e marcar outro dia . Ele disse que se ela não fosse ele não pagaria mais a escola. Por fim ela não foi e ele tirou o nome dele do contrato da escola e disse que não vai mais pagar. Ela chorou muito mas ele não dá importância pra isso. Dói meu coração porque oque ele fez com minha filha está fazendo com minha neta e eu não sei oque fazer. Me formei em psicanálise pra entender muitas coisas mas estou perdida em como ajudar minha filha e neta.
Eu por esse abuso psicológico em um relacionamento durante apenas 2 anos e demorei 3 para conseguir me libertar do estrago emocional causado.. resumindo, 5 anos da minha vida perdidos. Sorte que foi apenas 5.. quantas mulheres ficam anos nisso e pior , nunca se dão conta.. os filhos são criados observando
Meu pai Psicopata fazia Gaslighting negava agressões e me intimidava só de eu olhar p ele. São monstros em forma humana. A cunhada Narcopata oculta fazia Gaslighting com voz de anjo . Contato zero eterno.
@@renascida11 Narcisista Oculto são os piores de identificar . Fui a Ovelha negra descobri só na desvalorização. São Espíritos demônio. Só a misericórdia divina q me revelou ! Muita luz e paz!
Sei bem como é moça...eles fazem o mal com o "bem" confundem a gente todinha, eu também fui a escolhida pra pessoa pisar em cima de mim...é só estou em libertação por ter agora informação...agora está td bem claro... e eu agradeço muito ao Criador, Tary e outros que nos ajudam tanto a tirar as escamas dos olhos
Oiii querida ❤ Meu exemplo foi o seguinte : O narcisista enganou a mim ,minha família e a própria família dele por anos . Ele me afastava da família dele pra eu não descobrir as coisas que ele fazia . Uma vez por acaso encontrei com a irmã dele e ela depois de um tempo de conversa perguntou se ele tava pagando a pensão certinho 😮... Uaiii 🤔 mas havia quatro anos que não pagava nada!!!!! E ela me disse que desde que nossa menina nasceu a mãe dele tava o dinheiro na mão dele pra me repassar . Eu disse que tinha esse tempo que eu não recebia nada e a irmã dele não acreditou aii eu liguei pra ele e coloquei no viva voz e ele assumiu e disse que não tinha mesmo e ficou muito bravo . A mãe dele veio me pedir pra eu não levar na justiça e quando eu disse que ele precisava arcar com as consequências ela ficou foi brava comigo e com a irmã dele por ter me contado .Voce acredita que a mãe dele puniu a irmã por me conta ?????? E eu virei a bruxa da história . A mãe dele seria lacaio , macaco voador ou narcisista tmb por essa atitude ? É bem confuso . Só sei que antes da mãe dele vir me pedir pra deixar quieto eu juntei toda minha família e a família dele num dia que ele tinha virado o fds bebendo e tinha voltado pra casa as sete da manhã . Passou o dia dormindo e quando acordou tava toda a família lá na sala esperando ele e quando ele foi indagado , reagiu de um jeito que nunca mais vou me esquecer . Foi muito arrogante e soberbo . ""Peguei o dinheiro sim pq tava precisando."" Eu passei mau a mãe dele passou mau pq ninguém acreditava . E eu levei ele na justiça e vai ter que reaver tudo pra trás sem contar nos reajustes . Um ano após essa confissão ele veio fazer o hovering e quando eu disse sobre o que ele fez ele negou . Vc acredita que ele negou ?????? Mas ele confessou na frente de todo mundo ... Eu cheguei a pensar que tava louca de verdade . 😢 São seres do mau ... Seres da sombra de verdade . Ele acabou com a saúde da mãe dele .. toda vez que eu negava algo pra ele (já no final) ,ele ia arrebentar com o emocional da mãe dele ou com alguém próximo .
Tenho nem palavras para descrever o alívio que eu senti em ver esse vídeo vc conseguiu expressar em palavras tudo o que eu vivir e sentir com meu ex namorado narcisista. Gratidão ❤❤❤
17:09 VOCÊ ME DEVE.... minha mãe falou isso pra mim... Não devo dinheiro a ela.... Agora entendendo tdo que ela está fazendo (fez) na minha criação.... 😢😢😢
É tenso. Eu tenho pai e mãe narcisistas. Meu pai é oculto. Munha mãe foi vitima ha anos. Mas quando atingir a idade adulta comecei a perceber o comportamentos dela. Ela mente e coloco uns contra os outros. Um dia eu descobri que ela fazia até cocô e largava lá. Simplesmente pq só eu fazia os adazeres domésticos. Sentia vergonha de pessoas irem na casa e tava tudo nojento. Pois assim que eu lavava o banheiro, ela ia e cagava e deixava lá. Depois me dizia que foi meu pai ou meu irmão. Só que vigieei e descobri que era ela. Alem desses gaslighith que descobri o nome mais recente. Já percebia ela fazer, mas não sabia que tinha nome. Ela coloca a gente contra neu pai e tb fazia coisa pra ele ficar com raiva da gente e nos agredir. Meu pai era pior, induzia os filhos a pensarem que eram todos pervertidos. Chamava eu e minha irma de prostitutas. Embora nunca vestissemos roupas sensuais, curtas e coisa parecida. usava meu irmao pra nos mandar "ir pra esquina rodar a bolsinha". Com o tempo, descobri que ele era desse jeito. Era um traidor nato. Tinha namoradas simultâneas. Entendi que o que ele fazia era um "espelhamento". Descobri esse nome depois tb. Detalhe: só namorei e casei depois dos 30. Fui embora. Levei uns anos pra me recuperar emocionalmente. Cresci como pessoa. Amadureci. Recentemente, com esses vídeos de diversos especialista, tb identifiquei outros narcisistas no meu círculo e os eliminei de proximação. Agora, to tentando estudar de novo e mais. Pois os meus pais estão querendo voltar ao meu convívio.🎉
Achei o vídeo muito útil. Há um tempinho que separei pra que eu visse posteriormente, e agora chegou o momento. Gratidão. 🤝 Apesar da vida muito atribulada, este conteúdo foi digno de ser visto.
Tary boa tarde! Eu convivi com um Narcisista durante 24 anos. Tivemos um.filho que hoje esta c 22 anos. Tary minha amiga , eu realmente nao sabia o porque de tanto sofrimento, de tanta ausência, traições, mentiras... e o pior eu era a louca da história. Graças a Deus eu nunca acreditei q estava louca pois sempre tive conciencia dos meus atis, emoções . Descobrir esse transtorno de personalidade nele ja agora no final da relação, pois ele nunca quis casar comigo. Mais enfim, depois q ele enfim, foi conquistando seus objetivos materiais, carros, casas de praia , claro tudo comigo ao lado p ajudar porque ele precisava da minha sanidade e orientação atraves da minha vida de oração, mais nao demorou muito e assim q tomou posse, o verdadeiro eu dele, aflorou com muito violência. Falo da violência psicológica, dos abisos,, do distanciamento, da arquitetação do mal ja para o descarte.. Enfim, chegou ao ponto de dizer ao nosso filho q nao nos via mais juntos no futuro no inicio desse ano, nao vislumbrava mais. Calro! Ja tinha chegado onde queria e onde so conheceu o local por minha causa, porque meu Pai tinha uma casa de oraia nesse lugar. Nos iamos nas ferias sempre. Cara, eu quase enlouqueci quando enfim deuxei ele ir pois ja nao aguentava mais de tanto sofrer e ja sentia q tinha algo errado c ele q nao sabia identificar, eu realmente achei q no inicio fui amada , mais nao , era o tal do " love bomb" e depois que meu filho nasceu ai ele começou a mostrar as unhas. Eu achava q era so defeito , q um dia ele iria mudar, eu orava muito por isso e houve um curto periodo de tempo q ele ate ficou " bonzinho" mais logo voltou ao seu ser natural. Nt egoista,, nao entendia nada do que eu conversava sobre casamentos, família e as nossas necessidades p fortalecer laços. Enfim. Quando ele começou com esse gasliht, ( ta certo ai a es rita?) Ja foi no mes de março o bombardeio p me enlouquecer, distanciamento, nao atendia telefone quando estava em viagem. Viagens essas q ate hoje nao acredito q eram a trabalho, enfim, nada fazia p respinder mensagens e quando me atendia ja era me tratando mal sem eu fazer nada de errado. Porque alem de ele ter me deixado sempre muito desconfiada , ciumenta, eu descobrir na terapia q estou fazendo, num insith , q tb sofria de dependência emocional. Por causa da ausência paternal na i fancia e família disfuncional. Hoje, to estudando muito sobre esse assunto, e vou fazer essa lista q vc falou p eu nao ficar com tanta caramiola na cabeça, afinal quem.lutou pelo casamento fui eu, eu investi sozinha na relação e foi um impacto mt grande p mim a separação . Porem hoje sei q foi o melhor para minha vida, pois eu ja nao sentia mais amor por ele e sim , um ranso, e outra coisa, eles nao amam ninguém, é so faixada p conseguirem o que querem. Estou agora , tentando ver terapia p o meu filho tb , as vezes acho ele um pouco, " egocentrado" nao sei se porque é filho unico, e eu o criei c mt amor apesar de um Pai nao mt presente, ou se por tudo o que ele viu durante todos esss anos e tb meu sofrimento durante e no pos separação. Desde ja agradeço pelos seus videos. Deus te abençoe!
Deixei o jantar da minha filha preparado e o pai da criança comeu a carne e quando fui questioná-lo disse que não tinha sido ele. Conclusão: tive que refazer o prato! Até porque seria uma briga sem fim e a pequena ali no meio. Como eu não tinha ideia do narcisismo no dia seguinte fui perguntar novamente e continuou afirmando que não havia comido nada e nem em casa estava.
nossa, assistir a esse video foi um verdadeiro alivio, obrigada Taryana Deus te abencoe, abracos acolhedores de Juliana (retribuindo ao que recebi de vc)
Nossa sofro varios gaslighting do meu marido... depois de 25 anos de casada descobri uma traição... assim do nada, e aí minha vida mudou, mas é muito dificil a separação sempre acho que a louca sou eu, que a vida vai ser dificil sem ele... ele: um cara do bem, muito boa gente mesmo, um narcisista oculto, que só agora estou aprendendo o que é, disfarça muito bem mas faz gaslighting em mim desde quando namoravamos, só agora 28 anos depois comecei a perceber que nunca vou ser o suficiente pra ele. Vou procurar terapia especializada em codependencia porque só agora aprendi a ver como eu me comporto, enfim antes tarde do que nunca. Ah... mais coisa, vejo os comentarios das pessoas falando que viviam em um inferno, eu nao vivia e nao vivo num inferno por isso deixo aqui meu testemunho que fui feliz sim, mas dentro de mim eu sentia que tinha alguma coisa errada, mas fui aceitando... por isso se sentirem que conta nao fecha questionem e como a Taryana fala sempre siga sua bussola interna. 🙏
Alguns exemplos: minha mãe, tão religiosa, tão esforçada, tão super no casamento, na cozinha e nos cuidados da casa sempre penteava meus longos cabelos, e puxava e puxava para trás com pente, muitas vezes passava água, mesmo no frio, para puxar os cabelos para trás, com um elático prendia em um rabo de cavalo e fazia um coque no alto da minha cabeça. Aquilo doía. Eu reclamava e tentava afrouxar um pouco, e ela falava que eu desmanchei o penteado e deveria fazer tudo de novo. Eu não sofria em silêncio, eu falava que doía e me machucava, principalmente quando espetava os grampos, algumas vezes eu me resignava e outras eu reclamava. A vida inteira eu tentei explicar como isto me machucava e ela me explicava das suas boas intenções para me ver penteada, eu deveria ir para a escola penteada e voltar com o penteado do mesmo jeito da escola. Até que um dia eu caí na real de fato, se era tão bom e tão bonito tem um coque no alto da cabeça, tão puxado para trás porque ela não fazia nela mesma? Por que ela nunca usou coque? E o pior, porque nunca fez um coque nos cabelos da minha irmã, que sempre teve os cabelos soltos e presos por um arco? As crianças na escola gozavam de mim e diziam que eu tinha um c* no alto da cabeça, algumas enfiam um lápis no coque. Eu tenho uma foto de quando eu recebi o certificado do antigo curso chamado Primário, se eu mostrar esta foto aqui vão entender o que eu passei antes da foto, a foto é pura tristeza, toda arrumada com o cabelo bem repuxado para trás. Posso falar também das unhas, eu criança e adolescente nunca pude ter as unhas pintadas e muito menos minimamente compridas, minhas unhas eram tão curtas que eu fugia na hora de cortas as unhas, as pontas dos meus dedos doiam demais. Eu queria um lindo sapato de menina, com um saltinho pequeno e fui obrigada a usar uma sapato de amarrar, com meia soquete, sapato tipo freira ou algo assim. Se todos estes "cuidados" são para o bem de uma pessoa porque ela nunca fez com ela mesma, ou com a minha irmã? Minha mãe costurava vestidos lindos, de cetim e de voal para nós, lembro de um em especial de voal que picava minha barriga, e quando eu tirava tinha aquela faixa vermelha de irritação na minha barriga, mas tive que usar muitas vezes. Algumas vezes minha mãe dava alguns presentes, lembro de uma vez que ela deu um maiô de natação bonito com babado e quando veio me abraçar eu rejeitei o seu abraço, eu me senti culpada. Por que eu não gostava do abraço de minha mãe e ao mesmo tempo eu queria desesperadamente que ela me ouvisse? Durante anos eu quis que ela me ouvisse, me entendesse, até que um dia, conscientemente, eu desisti, aí tive um pouco de paz.
As pessoas que praticam muito isso, querem definir por você, como vc deve sentir e pensar, de forma que a maioria das interações que a pessoa tem com vc sejam voltadas a isso. E utilizando do seguinte: - Criam uma dinâmica de nós contra o mundo perigoso( e desse modo vc precisa da pessoa exceção ou do grupo para se proteger). Muito comum em grupos políticos ideológicos ou religiosos. mas também visto em famílias narcisistas( isso é: q tem o narcisismo a nível patológico). Já a pessoa que é narcisista não acredita nisso( ou se ambos são, há o embate de impor crenças e grau maior de importância de si para o outro). - Questionam sua sanidade( você precisa de terapia, sempre achei isso. e semelhantes). - Projetam-se em vc( reconhecem algo em si e acusam o outro de ter aquela característica ou agir daquela determinada maneira). - Dog-whistling( ataque q só a vitima consegue interpretar, semelhante ao apito q só cachorro escuta). Basicamente indiretas usadas ao se comunicar com outras pessoas próximas, para q soe ofensivo no sentido de provocar inadequação a pessoa por sentimento de inferioridade. - Reforço intermitente ou morde e assopra( períodos de recompensa e de negligencia com abuso psicológico, com o que foi citado anteriormente ou a seguir) . - Iscagem( provocações para que vc acabe reagindo e depois te aponte como culpado e agressivo, ou muito reativo). - Apontamento de incapacidade em algo( ou como muito comum em várias coisas, q soe como ameaça da quebra de controle sobre vc, pela pessoa narcisista), para q vc se sinta inadequado( desse modo reforçam o seu sentimento de dependência). - Forçar vc a assumir responsabilidades que não são suas( isso gera sentimento de culpa e apego pelo outro, e a constante sensação de arrependimento por não ter sido melhor e busca por ficar tentando consertar as coisas). inclusive invasão de privacidade. - Usar distrações para evitar a assumir erros. Essas distrações podem ser de vários tipos e inclusive costumam quebrar com frequentemente combinados e mudarem de assunto para evitar assumir erros ou falar do que é necessário e do que havia começado a conversar. - Tomas os créditos pelas suas conquistas( dessa forma a pessoa começa a acredita que as pessoas não são dignas do próprio esforço). Isso tende a fazer mais cedo ou mais tarde a pessoa se sabotar, na tentativa de estabelecer algum controle sobre a própria vida, q seja se sabotando. - Difamação, triangulação e usar macacos voadores( usa pessoas de grupos sociais tipo a religião para por meio de crenças q podem ser meramente fantasiosas como profecias, falar que vc deve relevar abusos psicológicos, tem obrigação de perdoar ou acreditar na mudança de determinada pessoa). na tentativa de fazer com que vc busque não ser visto como mal e egoísta. - Future Faking( quando a pessoa utiliza-se de promessas sobre o futuro ou expectativas que vc pode criar sobre a pessoa seja da forma q for, para que vc faça algo que ela quer no presente). Obs: Esses comportamentos são praticados de forma consciente ou inconsciente pelos narcisistas. Mas isso ativa vários gatilhos mentais de ansiedade, abandono e medo que acabam gerando danos emocionais a vitima do convívio tóxico( criação, namoro, etc). É comum a pessoa narcisista não acessar o próprio estado emocional daquele dia onde ela fez ou disse algo prejudicial a vc e é como se para ela, isso não tivesse acontecido, pq ela não consegue sentir o que houve naquele momento e isso se soma a falta de empatia emocional que essas pessoas geralmente sentem, quando o narcisismo acontece no nível psicopatológico. Dependendo da avaliação clinica e dos estragos q isso causa na vitima, sendo que tal coisa é mais frequente em pessoas em posição de poder/autoridade. O empoderamento em evidência social é um fator importante nas pessoas com patologia narcisica. As pessoas vitimadas/quem é vitimado pelo gás lighting dos narcisistas acabam de forma prejudicial a si ignorar a sua bússola interna e focar demais na realidade do outro. O que define se é patológico o narcisismo e utilização dessas coisas se não o viés de confirmação da social de tolerância a pessoa que é apontada tendo esse problema?
Não seguir mais a multidão..ter sua opinião é se fazer respeitar..passei por tudo isso e sobrevivi.. hoje longe de tudo isso que foi dito e que eu vivi por mais de trinta anos. Eu posso dizer com toda certeza eu sei quem eu sou sei o meu valor sou conectada com as pessoas com o criador com os animais com o universo com a vida vida que gera vida amor que gera amor esperança luz quando subimos em um monte mais elevado nossa visão é clara e entendemos o que é nosso e oque é dos outros quando percebemos isso nos libertamos e acreditamos passamos a nos conhecer e ter amor próprio auto estima não era nós que estávamos errados é que estávamos nolugar errado com as pessoas erradas simplesmente assim ser empata é assim podemos ter um algos e o restante que se acha no direito de tirar uma casquinha se ele pode tem direito nós também podemos. Só que um dia acordamos sai a venda dos olhos e tudo fica claro e nunca mais ninguém vai conseguir nos segar o mistério é desvendado voltar pro cativeiro nunca mais a liberdade tem cheiro de lavanda que gostoso..
O melhor vídeo que vi a respeito do tema. Muito triste constatar que pratiquei em determinados momentos, alarmante ver o quanto usam contra nós ebpuor ainda perceber que esra sendo usado coletivamente como forma de controle social, político e religioso. Parabéns e obrigado. Assustador e libertador. Não tenho a mínima paciência em fazer um curso, mas contribuírei futuramente. Continuarei a assistir seus vídeos (os antigos não...kkk...refaça-os por favor, são temas de interesse, mas você ainda esta travada. Kkk...muito obrigado mesmo).
Ontem mais uma vez cheguei no meu limite e explodi, e aí virei a louca, estou sem condições financeiras de morar sozinha . Por mais que esteja mudanto minhae atitudes , alem da mãe tenho uma "amiga" da qual sempre me afasto e toda vez que ela se aproxima , ela faz manipulação e me tira do meu centro, como isso é cansativo e desanimador😢
Descobri recentemente que sofro Gaslighting desde criança pelo meu pai. Nao sei ate que ponto era intencional, mas as vezes sinto que ele sabe o poder q ele desenvolveu sobre mim e usa isso ate hoje. Me fazendo sentir culpa, chantagem emocional, desvalidando sempre minhas opiniões, me colocando contra o mundo e me fazendo acreditar que eu só preciso dele, me diminuindo mesmo eu dizendo que sou adulta e posso tomar minhas decisões e usando meus erros pra me fazer acreditar que nao consigo tomar decisiones sozinhas - e tenho que seguir as decisoes dele, entre mtas oitras coisas... Hoje percebo q fiquei completamente só, sem amigos, super insegura, sofri manipulações de outras pessoas tbm que diziam ser minhas amigas, sempre acho que estou errada e NENHUMA necessidade minha é válida, nao consigo ter uma discussão normal pq fico muito estressada com medo da pessoa distorcer oq estou falando, etc etc Minha mãe tbm é narcísica, mas os metodos dela eram diferentes. Tudo isso acabou com meu psicológico, auto estima e autoconfiança.
Culpa é o que minha mãe mais usa comigo. Mas, além de não sentir mais, sempre acho um jeito de resolver. Ela já é idosa e mora só. Tem cuidadora todos os dias, mas não á noite. Eu moro em cima da casa dela e socorro sempre que se faz necessário. Ontem ela me falou que na véspera a cuidadora foi embora cedo e ela ficou sem tomar banho. Além disso, caiu da cama e teve que se arrastar até o banheiro, onde conseguiu levantar. Eu tinha ido lá nesse dia, lá pela 21h e ela não disse nada sobre banho. Hoje conversei com a cuidadora na frente dela. Mentiras: a cuidadora não saiu cedo, ela tomou banho e não caiu porque não conseguiria levantar sozinha. Então eu disse que já tinha comprado câmeras de monitoramento e ela teve uma reação violenta. Ela não quer câmeras (não vai mais poder mentir) e a casa é dela, quem manda é ela. Respondi que ela não tem querer e vou instalar sim. Aí vem a hora do constrangimento. Ter que explicar pra cuidadora que ela não esquece as coisas. Ela mente mesmo. Que ela não caiu, só está pressionando, tentando ativar a minha culpa pra que eu durma na casa dela todas as noites. Estou cansada. Muito cansada
MUITO OBRIGADA POR TUDO TARYANA!!🙏❤️ GRÁTIDÃO POR TODO ESSE ENSINAMENTO. APRENDI MUITO COM VC. ME AJUDOU MUITO A SAIR DO RELACIONAMENTO TÓXICO COM NARCISISTA!!
Uma vez a pessoa narc escondeu o liquido de lavar minhas lentes. Quando eu disse que ia embora pq nso enxergo sem lentes no trabalho (isso era domingo) Meu liquido spareceu do nada. E o sorriso da pessoa era estranho, tava na cara que tinha escondido.
Meu exemplo de gaslighting: meu pai danificou os freios do meu carro antes da minha viagem e, consequentemente,bati o carro e quase perdi minha vida. Descobrir que foi ele,pois eu puxei uma filmagem da câmera. Mostrei a ele a filmagem,e ele me culpou por não ter revisado o carro,ou seja,ele distorceu a sua culpa. Mostrei pra minha mãe,a qual é uma narcisista também,mas ela culpou o diabo e não ele.
Jesus, tô chocada 😮
Isso é psicopatia!!
Kkkkl culpou o diabo,essa foi boa,, maquiavélicos
Kkkk misericórdia mãe e pai....
Isso aí é crime slc kk espero que esteja melhor e distante deles
Meu último gaslighting com minha família foi qd eu, minha mãe e minha irmã mais nova voltamos a morar juntas depois delas me pedirem ajuda. Eu saía para trabalhar e qd voltava as coisas estavam fora do lugar ou desapareciam. De repente, todas as minhas coisas foram colocadas no meu quarto como se dissessem: seu espaço é somente este. Porém as coisas, roupas, sempre sumiam. Um dia, pensando estar sozinha em casa, entrei no quarto da minha irmã e comecei a procurar, em meio a um monte de roupas, bonecas, um quarto superlotado. Olhei embaixo da cama e vi coisas minhas que eu nem tinha sentido falta. Com uma sensação estranha de estar sendo observada, cheguei a olhar ao redor, mas não vi ninguém. Então fui para o trabalho e qd voltei aqueles objetos debaixo da cama da minha irmã, estavam no meu quarto, sobre a minha cama. Fiquei realmente assustada. Sem contar que ouvia minha mãe de madrugada na cozinha lavando panelas e de manhã parecia que ela não tinha feito nada daquilo. No dia que resolvi me mudar, enquanto colocava as coisas no caminhão, parecia não haver ninguém em casa. Depois de já ter batido o portão, resolvi voltar para procurar algo e minha irmã estava sentada no sofá e levou um susto qd me viu. Eu levei um choque. Era um verdadeiro filme de terror. Depois disso só me viram mais uma vez e isso já tem 13 anos.
Que doidera,mas que você acha que era a narcisista 1 ou as duas?
@@seguidordocaminho essa mais nova é a filha dourada que até hoje vive com a mãe, foi criada como um porquinho engordando para o natal e não tem vida, faz faculdade, pós, tudo que minha mãe determina. Uma outra irmã já foi dourada um tempo, hoje é narcisista da própria filha, Creio que sempre foi comigo também. Já meu irmão acabou passando pelo mesmo que eu depois que me afastei. Ele não acreditava e acabou caindo em todas as armadilhas das três e hoje vive em uma casa que emprestei para ele. Triste!
@@lucianap.5751 O pior de tudo e isso né parece vira um ciclo e vai passando de geração.Mas vocês são quantos ao todo?e seu pai?
@@seguidordocaminho Somos 4. Só uma irmã teve dois filhos. Meu pai era subserviente à minha mãe, qd separaram já éramos adultos. Hj ele mora no Sul, e nós no Rio. Às vezes me pego pensando se Deus não teria me livrado de ter um filho narcisista. Acho que eu não bancaria esta.
Vc poderia escrever um livro assustador , misericórdia , foram morar na sua casa , ouvia barulhos a noite , objetos que sumiram e apareciam , sensação de estar sendo observada , aí no final qd a mocinha consegue fugir o fantasma estava lá no sofá esperando a próxima vítima . Gente estou pesquisando sobre isso para idênticas qual o problema de alguém da família ., Narcisismo , borderline , sociopata , só sei que normal ela não é .
Eu já passei por tudo isso 😭 gente como é triste , a gente é taxada de louca e desequilíbrada eles mancham a nossa reputação.
Eu tbm. No início eu achei que eu estava desenvolvendo uma loucura, pq comecei a ficar agressiva, jogando coisas no chão. Mas isso tudo era efeito do gasliht, meu cérebro estava uma pilha, totalmente perdida do certo e errado, das minhas percepções.. eram traições, e ele mentia. Depois q comentei com a família dele sobre os abusos q ele fazia cmg, ele foi e me detonou para todos. Hoje todos me veem como louca, querem eu longe dele. Porém, até hoje se eu quiser eu volto com ele. Ele tem um misto de ódio e “amor”. Só quem conviveu com uma pessoa assim sabe o quanto mexe com nossa cabeça e sentimentos. No início você entende por pena, sabe da história traumática que tiveram. Eles fazem questão de contar, acredito q pq não está resolvido na cabeça deles. Até me prender em casa já me prendeu. Muita loucura.
Exatamente.
Verdade,eu também e ainda passo,as vezes penso de ir pra bem longe
Eu entendo vc, é desse jeito mesmo, meu senhor vivo até hoje ,estou com o meu emocional desse jeito , quanto mais assisto aulas mas passo a entender q o senhor me ajude da melhor forma,e quem também precisa de ajuda como eu,
Sim, macham nossa reputação e todos acreditam neles
Passo por isso; algumas pessoas da minha familia me chamam de louca, isso minha prima me contou, foi passar fim de ano na casa de umas tias e lá ouviu isso" ela ta louca ", dias depois uma tia me falou mesma coisa
Hj não vou a casa de ninguém; me sinto estranha, deslocada; e meus defamadores sempre estao presente; percebo q eles( defamadores) gostam de me ver assim
Eu nao sei explicar... é confuso, mas muito real. Simplesmente fugi! Estou nascendo de Novo. É libertador.
Fugi e o caminhooooo
Estou tao enjoada de algumas pessoas narcisistas e manipuladoras que exclui 100% de tudo. Estou leve!!!
Parece que a gente atrai essas pessoas neh? A gente exclui um, vem outro! A diferença é que a gente identifica mais rápido!
Eu passei por todos estes tipos de Gaslighting em minha vida. Minha MN e meu irmão dourado fazem isso como quem bebe água. Bizarro. Eu me condicionei a esquecer as coisas rapidamente, porque a realidade logo seria "trocada" mesmo... Só melhorei disso quando cheguei no primeiro emprego e minha chefe ficava bem irritada com a minha memória de "passarinho". Foi uma forma de sobrevivência. Hoje eu gravo tudo em minha mente, as palavras exatas e até o tom usado. E já avisei várias vezes que não vou deixar eles mexerem com a minha realidade. Já tivemos várias discussões sobre isso. Recentemente a minha MN acessou o meu login da Netflix(tendo o dela), e assistiu a série que eu estava assistindo. Quando fui assistir percebi que não estava onde eu parei. E sabia, não podia perguntar a ela se tinha assistido, ela jamais confessaria. Então esperei e disse pra mim mesma: "só tem vc e ela aqui, foi ela, vc não é louca." Fiquei orgulhosa de mim mesma por não precisar mais da validação dela pra perceber as coisas. Estou curando! 🙏 Dias depois a MN soltou, numa conversa casual, cenas da série, como se fosse coisas que estão em alta por aí, no cinema, e que ela estava chocada com isso. Aí eu soube que ela assistiu sim, era uma cena muito precisa pra ela soltar e acertar coincidentemente. Eu só sorri e disse que nunca tinha assistido nada parecido. E ela ficou sem ação, porque estava falando isso pra eu confessar que estava assistindo a tal série e ela me criticar por isso. No seu falso moralismo louco.
Os narcisistas tem prazer em tentar te convencer de que você está louca, e se você não se afastar deles, é bem provável que você enlouqueça mesmo.
E também tem prazer em te convencer que você só existe se conectado a eles, pois sem eles você não é ninguém.
EXATAMENTE ISSO!
Hoje entendo. Irmá da minha mâe parou no hospício.
Exatamente!!!!! É como você falou: essas pessoas passam a ideia, direta ou indiretamente, que sem elas você não é ninguém. Por isso essas pessoas transtornadas te isolam dos amigos, familiares etc. É muito complicado. Viver com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista é viver em uma realidade paralela. Ela vai te matando, destruindo aos poucos. Sua autoestima, seu emocional e confiança são destruídos. Quando você acorda, depois do seu sexto sentido ter dado vários sinais, é libertador. Com isso você consegue se recuperar, voltando para a realidade. É assustador. É uma experiência que não desejamos para ninguém.
@@mirtesmuller9787meu Deus, muito preocupada com meu patão a mulher dele é nascidsista pervesa
louco não é a palavra ideal, na vdd ele te coloca como psicologicamente doente, tipo; "ah isso aí é só ansiedade, vai no médico" "vc esta delirando, vc está paranoica" "calma, esta tudo bem"
assim a pessoa chega ate mesmo acreditar que esta com algum problema mental
Eles convencem a gente que a gente não é capaz de nada! E a gente acredita! 😢
Minha mãe
As vezes meu pai convidava alguem importante pa nossa casa sem a gente saber. Mas antes ele contava que davamos muito trabalho. Por isso que ele nao crescia na vida. Que eramos rebeldes e pessimos filhos. Antes da visita chegar, ele passava a semana humilhando e provocando a gente ao limite. Era horrível. Deixava a gente a flor da pele. De repente a visita chegava e ele "comprovava o que disse sobre nós". Mesmo que nos comportassemos, ele cutucava pra trazer a tona a magoa que ele nos fez. Ficavamos muito irritados.
O ex escondeu um cartão meu. Eu não o achava desde agosto de 2019. Ele me perguntava: "Não achou mais teu cartão?" Eu respondia que não, mas que tinha certeza de que estava dentro de casa e eu iria achá-lo. No ano seguinte, em maio, recebi um aviso de compra de alto valor. Cancelei a compra (masculina) e o cartão. E disse a ele: "clonaram meu cartão." Então ele disse que achou o cartão 'ROLANDO" e fez um teste, mas que já havia suspendido a compra. Ficou muito irado. Falava sozinho. Detalhe: era dia do meu aniversário. E eu não uso botas número 42, entre outras coisas. Um mês depois, fugi de casa. Meu divórcio saiu, contra a vontade dele. Quase enlouqueci. Fiquei sem chão e hoje estou bem. Estudo muito. Entendo que vim de uma família disfuncional. E quando pessoas assim se aproximam da gente, temos que entender o motivo, a nossa dependência emocional, e ressignificar tudo. O conhecimento liberta. Gratidão 🙏🙌.
Passei por algo parecido
Olá, eu assisti um filme esses dias com este nome, um filme antigo. Gente, o marido em questão deixava a mulher totalmente confusa e doente. Ele escondia as joias dela e dizia que ela havia perdido. Fazia tremenda pressão psicológica. Gaslighting. Eu assisti no UA-cam.
Eu tbm. Já ouvi dizer que esse nome foi tirado justamente desse filme.
Senhor, eu estou assustado! Reconheço tudo isso na vida toda, até hoje!!
Quantas vezes eu chorava sentindo muita culpa por achar que eu era uma filha ruim, uma pessoa ruim, minha mãe colocava isso na minha mente, eu chegava a me questionar, perguntar aos outros, todos tinham uma imagem positiva aí que eu comecei a me tocar.
Dói, eu sempre fui muito carinhosa, responsável, prestativa como filha e ela sempre me tratava como um nada, só saco de pancada
Meu exemplo de gaslighting: viviam falando que eu era ruim em matemática. Mas minhas notas em matemática eram 92 pontos em 100, em média, todos os anos.
"Mas isso era sorte minha, ou a escola que era fraca mesmo"
-Olha, fechei a prova de matemática que valia 30 pontos, só questões abertas!
"Não fez mais que sua parte" "essa prova é fácil, vc tinha que ver na minha época"
E eu lá esperando o parabéns que até hj não vi 😂
Parabéns!!! Mesmo com as pessoas tentando dizer que você não é capaz ou te invalidando, você conseguiu, não deu ouvidos e continuou sendo ótima em matemática.
Parabéns mesmo❤
Conseguiu lidar com essa situações sem terapia, vc é uma das poucas excessoes que conheço 🌟
Oque vejo muito acontecer principalmente com crianças e costuma acontecer desde cedo mesmo essa manipulações depreciativas, a pessoa até passa a se sabotar e se encaixar no perfil das criticas do outro, pq vai ficando registrado no inconsciente essas depreciações e a própria pessoa começa a acreditar que ela é assim mesmo.
@@DJC.KC.A.. obrigada ❤️
@@Santi-qu1yx obrigada ❤️🥰
@@isabelatanita curti seu canal, amo rock, amei suas músicas, vc é realmente muito talentosa além de empática preocupada com o bem estar do próximo tbm, muito muito sucesso ❤😘
Eu acredito q minha sogra seja do tipo q faz isso inconcientemente. Ela (e algumas outras pessoas da familia) são do tipo q acham q a gente tem q se matar limpando a casa, não importa se vc ta com dor, triste, doente, etc. Então desde q minha filha nasceu (ela agr está com 4 anos) fui cobrada excessivamente pela limpeza da casa, mesmo no meu puerpério, a ponto de eu perder boa parte da fase de bebê da minha filha preocupada em limpar ao invés de estar com ela. Juntamente com essa cobrança pela limpeza, tambem vinham palpites disfarçados de ajuda sobre como eu tinha q cuidar da minha filha, sempre como se ela soubesse o q era melhor o tempo inteiro, e invalidado qualquer opinião minha em relação a criação da minha filha. Qualquer resposta, opinião diferente, ou falta com a limpeza da casa (que infelizmente é dela, apesar de ela não morar junto) ela usava várias dessas táticas pra me fazer achar q eu estava errada, e também falava mal de mim pro resto da família nas minhas costas. Minha saúde, física e mental, começou a se deteriorar aos poucos, a ponto de eu ficar irritadiça, perdendo a paciência com mais facilidade com minha filha, e ter um estresse tão grande quando se trata de limpar a casa, que tem dias q eu travo e não consigo fazer nada, mesmo q eu não goste de estar no meio da sujeira. E agora ela me ataca usando essas coisas contra mim como se não fosse ela desde o início quem me fez ficar assim. Ela tbm age de um jeito com os filhos dela, como se eles devessem depender dela o tempo inteiro e não pudessem viver fora do controle dela, o que fez com que meu marido tivesse diversos problemas pra se estabilizar em um emprego pra conseguirmos sair daqui. Esse ano ele finalmente se estabilizou e vamos poder sair daqui, o que posso dizer que ela não gostou nem um pouco, e aproveitou uma brecha (estava corrigindo minha filha) e armou um barraco gritando com a gente, me dizendo q não dou amor pra minha filha, só brigo, que deixo tudo sujo (realmente não estou conseguindo dar conta de algumas coisas pelos motovos q falei) e que outras pessoas concordam com ela e queriam chamar o conselho tutelar. Agr tô desde esse dia tendo crises de pânico, me falta o ar, choro por mais de hora, e fico pensando q sou a pior mãe do mundo, mesmo q tenham pessoas q presenciaram a cena e disseram q o que ela falou n é vdd, não consigo deixar de me sentir inútil. Agradeço muito por esse vídeo, pois me ajudou a assimilar algumas coisas que precisava por no lugar e desculpe o texto gigante pra quem acabar lendo.
E vc tentou conversar com ela sobre isso? Pq vc levou a opinião dela como fato. Por mais que a gente seja vítima, a gente que permite as pessoas entrarem na nossa cabeça.
@@thaisrodrigues9947 escrevi isso algum tempo atrás, em um momento onde a briga ainda era recente e estava me afetando. Agr simplesmente tenho contato com ela apenas quando nescessário, pois sim, já tentei conversar (meu marido tbm) mas nada disso adianta, ela simplesmente não muda (e provavelmente nunca vai mudar).
Obrigada pela compaixão ❤
Uma história da minha mãe:
Meu ex marido deu um calote nela e depois de um tempo pediu dinheiro emprestado novamente, ela emprestou mas me disse que faria um contrato pra se proteger, eu falei: "pelo amor de Deus faça mesmo. Eu vim te falar justamente isso. Faça logo antes de emprestar."
Ela disse que já tinha começado a redigir e até me mostrou no computador.
Só que ela amava ele muito pelas coisas que ele fazia comigo. Quanto mais ele fazia, mais ela o amava. Então emprestou o dinheiro sem fazer o contrato. Quando deu merda, ela ficou dizendo a mim repetidamente: "eu não queria emprestar e quando emprestei falei a vc que tinha de fazer o contrato, vc ficou me dizendo: não precisa, ele é meu marido, vc não confia nele não? Ele é família, vc tem que confiar nele!"
Caramba! Eu disse EXATAMENTE O CONTRÁRIO!
Eu olhava pra ela tentando me lembrar de quando disse isso e perguntava: "eu disse isso?"
Ela dizia: "sim, vc disse. Mas é sempre assim, vc diz as coisas e depois esquece e sou eu quem paga o preço."
Eu não argumentei pq sabia dentro de mim que não era verdade mas ao mesmo tempo tinha dificuldade de acreditar nisso. Já eram tantas vezes que eu nem sabia mais em que acreditar. Ela fazia isso a tanto tempo que funcionava. Eu sabia que não era verdade mas não tinha forças pra dizer isso, pra devolver a responsabilidade pra ela. Era tipo: "vai que foi isso mesmo. 🤔Melhor ficar quieta, afinal, ela é minha mãe."
Foi só depois do contato zero que eu tive pela certeza do que eu falei e do que ela falou.
O problema foi que primeiro ela tentou me convencer e eu não disse nada, então ela repetiu a história para TODAS as pessoas ao nosso redor. Meus familiares, amigos, pessoas que eu amava, todos acham que foi realmente assim e ela é uma coitadinha que perdeu dinheiro por causa da filha irresponsável que obrigou ela a confiar no ex-marido.
Vc não tem ideia de quantas pessoas já jogaram isso na minha cara.
Eu tbm tenho essa dificuldade de discutir de devolver respostas de gaslight, como sei que é em vão discutir e acabo me sentindo péssima pela discussão, prefiro ignorar odeio essas situações, mas parece que tem gente que sente prazer em armar discussões.
Misericórdia. Isso é horrível, quando vem de alguém que deveria nos proteger. 😢
Cruz credo. Isso é uma história de terror, se livra dessa bruxa.
Igual minha mãe, na última discussão que tivemos ela me acusou de dizer algo que eu não disse para começar a briga, o problema foi que eu reagi. Mas por outro lado eu ter reagido dessa vez afastou ela, e eu estou em sentindo mais leve. Já perdi as contas quantas vezes ela já fez isso comigo, e diz que eu tenho que cuidar mais da minha mente, tentando me fazer acreditar que eu não estou bem da cabeça, quando a pessoa que precisa urgentemente ir ao psiquiatra e fazer uma terapia no psicólogo para melhora a vida e os relacionamentos com as pessoas ao redor é ela.
Prazer de maltratar usando outros. Um horror
Boa noite! Este conteúdo é muito relevante ,são conteúdo, pra muitas pessoas desconhecidos ! Passei por este processo por anos,por um narcisista extremamente cruel ,no meu caso ele tem auxiliares muitos e muitos ,cheguei a pensar que a cidade toda eram de macacos voadores como são chamados os auxiliares do narcissista! Fiquei por muito tempo sem saber o que estava acontecendo, pois além do narcisista ser oculto eu desconhecia a patotologia ! Fui aprisionada por vizinhos passei fome dentro de casa ,fiquei muito doente! Tive um infarto ! Debilitada precisava salvar minha vida ,sofri difamação gravíssima, fui totalmente isolada socialmente! Busquei conhecimento! Primeiro tive fé, muita fé, Deus ,mais Deus ! Livros ,filmes tudo que pudesse mim ajudar! Fiz várias descobertas: Eles são medrosos tudo é oculto ,executado pelos auxiliares,não possuem inteligência ,são demônios movidos pela inveja ! Os narcisista são responsáveis por milhares de suicídios! As vítimas não querem morrer ,mais não conseguem se libertar dos narcisista ! Descobri que não devemos ter medo ,nem culpa ,nem perder a alegria ! Orar sem parar e polícia neles ! Abraços!!!
Exatamente...colocam outros pra executarem...é o cúmulo mesmo
Esse vídeo me trouxe até um alívio porque achei mesmo que estava ficando doida, mas não, estou mesmo é sofrendo muitos tipos de gaslighting.
Todos gaslighting é narcisista?
Identifiquei minha mãe com vários, inúmeros comportamentos narcisicos. Isso tem pouco tempo, porque por mais que eu já tivesse identificado comportamentos em mim, repetição de narcisistas em meus relacionamentos e até nos ambientes de trabalho, reconhecer o comportamento na mãe dói muito. Mas tem sido libertador (doloroso), me gera muita culpa em muitas vezes, mas liberta. Aí eu tava assistindo esse vídeo baixinho aqui no quarto, ela entrou, ficou do lado da cama, aumentei o volume. Ela ficou atenta por uns instantes (monitora tudo né...eu tenho 30 anos e ela tá passando uns dias comigo na minha cidade)...adivinha? Quando ela ouviu de fato, saiu rapidinho pela tangente. Antes claro, tentou ficar me mostrando coisas no celular dela pra me distrair. Antes eu acharia que eu que fui grossa por não ter dado atenção, hoje tenho outro olhar.
Convivi com um cidadão que entortava os quadros na parede.
Eu abria a janela e imediatamente ele fechava.... Fiquei emocionalmente afetada e ele dizia que era invenção da minha cabeça
A familia italliana cultutalmente ADORA essas frases narcísicas... Affff se vc nao évitaliano, pense 2 vezes antes de criar familia com um deles
Meu pai fazia isso com minha mãe 😢provocava tanto a sanidade dela, que até a minha irmã estava se juntando a ele pra internar minha mãe. E minha mãe não tinha problema mental nenhum. Tinha apenas, amargura e sofrimento provocado por ele. Ela faleceu aos 48 anos, teve um AVC, após uma briga horrível com ele. Eu não sabia sobre este transtorno narcisista. Hoje, eu sei que meu pai é um NARCISISTA Maligno. 😢
Meus sinceros sentimentos 😔❤
😢😢
😢
😢
Misericórdia, que triste 😭😭😭 eu sinto muito por isso.
Estou chocada que tudo oq eu achava ser maluquice minha tem nome, e o pior, várias pessoas conhecem e eu não 😢. Ainda estou em choque ...
Doutora tá construindo um triplex na minha cabeça, as coisas vão se encaixando a cada vídeo seu 😢
Nunca vi um vídeo tão completo em explicar o gaslighting! Parabéns 👏👏👏
“A indireta que só a vítima entende…”, minha cunhada fazia isso direto. Eu não sabia que isso tinha nome. E a filha de 5 anos já tem características. A mãe era. Já morreu 🙌🏼. Só uma vítima entende, tudo isso que vc conta.
Minha cunhada tem Inveja d mim demais ela é macaca voadora é já Fez gás Last comigo
é bizarro como só conseguimos superar e seguir em frente quando assumimos que estamos certos, que não somos loucos e não estamos exagerando.
tanto tempo negando a si mesmo, se questionando excessivamente, se culpando por não ver as situações como o outro disse que foi, fica muito difícil retomar a realidade, mas só assim para se ver livre disso
O problema é que o abuso narcisista faz a gente não conseguir enxergar.
Misericórdia!! Check list completou aqui 😅😢
Um dos exemplos de gaslighting que tenho para relatar é um dia que a narcisista após um discursão onde eu me prontifiquei a assumir todas as responsabilidades financeiras da casa e não mais passar o dinheiro para que ela cuidasse...
A possível narcisista pegou todos os remédios que ela tomava e começou a ingeri-lo chorando dizendo que não aguentava mais aqui, eu entrei em desespero com a situação e liguei para o SAMU e passamos a madrugada com ela no hospital sob acompanhamento.
Depois de um tempo eu mencionei numa briga que aquele ato me machucou profundamente pois eu ja tinha dito para ela que já havia presenciado varias vezes minha mãe tentando tirar a vida... Ela simplesmente virou para mim e disse que eu me desesperei ato que ela só queria descansar e que nem tinha tomando tantos remédios assim!
Agora a cada dia que passa eu percebo mais coisas relacionada ao narcisismo que são praticadas por ela!
Entrou nessa porque quis. A culpa é toda sua. Larga e terá paz e mais grana. Acorda!
Uma vez .. eu estava com todas as provas de uma determinada situação. E ainda ouvi , nossa que imaginação fértil.... Hoje tudo faz sentido. Sou uma sobrevivente..passei por tudo isso por anos. Não desejo um parceiro assim pra ninguém.
Fui ,hoje ,a 1° consulta na terapia. Quando fui buscar minha , que deixei com minha mãe; minha mae disse; TERAPIA É PERDA DE TEMPO. Para que eu não evolua. 1 ano que sai da convivência com ela.
AFF. já não tenho menor pasciencia. Nem respondo .
Também fui diagnosticado TDAH, Asperger e superdotação, aos 25. Sei como é não entender direito o mundo e não ser entendido por ele. Parabéns a você que conseguiu dar a volta por cima e fazer esse excelente trabalho. Estou saindo de um relacionamento com uma narcisista e esse vídeo me ajudou bastante. Obrigado!
meu deus, que vídeo NECESSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!! nunca entendi nem sabia como explicar o dog-whistling. só deus sabe o arrepio na alma que eu sentia quando ela usava.
Gratidão por esse aprendizado Tary, poderia estar no manicômio, agora entendo todo esse jogo diabólico, minha família inteira é narcisita, é pesado mais eu estou vencendo, mais nunca quero perder a empatia, quem sorrir pra mim terá tbm meu sorriso, estarei atenta a isso
Melhoras
Mesmo morando longe do meu pai, ele ainda continua fazendo isso comigo. A ultima foi ele concordando com meu ex narcisista de q eu era realmente louca e vivia dopada (já tinha iniciado o tratamento de bipolar) e por isso nada dava certo pra mim, q sempre fui incapaz de qualquer coisa. Na minha vida toda foram meus pais ambos narcisistas e meu irmão 6 anos mais velho q eu praticando gaslighting comigo. Eu passei a vida me sentindo um lixo, sem saber o q queria de fato e também sempre entrando em relacionamentos abusivos. Há 5 anos minha mãe morreu e daí minha vida deu reviravoltas. Até q finalmente consegui morar sozinha. Tenho 50 anos e mesmo assim sei q ainda tenho chão pela frente pra poder ainda me autoafirmar. Dá tristeza de saber quantos anos perdi na vida por isso 😐
A minha mãe de criação é má, ela me fez muito mal quando eu morava com ela.
Quando pequena ela me tratava bem, pois eu fazia tudo o que ela determinava e dependia 100% dela.
Conforme fui crescendo ela foi passando a me tratar mal.
Eu não podia ter minhas próprias opiniões ou vontades, eu tinha que existir para agrada-la.
Eu queria muito ser amada, e fazia de tudo pra isso, mas com o tempo nada do que eu fizesse era suficiente.
Eu limpava a casa, cuidava da bisa (que era acamada) quando eu trabalhava em supermercado ela ia até lá para receber o meu salário (e ficava com ele).
Ela dizia aos quatro cantos do mundo que eu era uma péssima filha, nao a ajudava em nada.
Na minha adolescência tudo era xingamento, ela não tinha nenhuma palavra de carinho comigo, e sempre era culpa minha.
Casei e saí daquele inferno com 19 anos, hj em dia eu a vejo de vez em quando, evito ao máximo estar perto dela.
Ela fala pra todo mundo que eu a abandonei, e vive me difamando por aí...
A mn daqui novamente manchou uma roupa que eu amava, e ainda me culpou por isso
Se meteu nas minhas coisas e queria me fazer sentir culpada... fiquei chateada por ela manchar mais uma roupa minha, porém oque mais me chateia é ela me culpar por isso e ainda jogar pragas... ela nunca admite um erro... acho que no fundo ela fez querendo manchar mesmo, ainda diz que chorou muito kkkk
Minha família sempre fica calada e defendendo ela, que ódio
Me sinto chateada nem é pela roupa, é pelo cinismo mesmo e de nunca mudar.. sempre faz a mesma coisa
Eu já passei por muitas coisas desse tipo. Meu esposo sempre me acusou de infidelidade, ao ponto de ficar me vigiando pra não dar nenhuma má impressão pra ele. Ele me perturba tanto com isso que eu cheguei a pedir perdão se alguma vez sem querer eu transmiti essa insegurança pra ele. Mas depois que tomei conhecimento que ele tem transtorno nacizista, foi que vim entender que de todas as formas ele me prendia numa cadeia de culpa, por uma coisa que nunca fiz. A cada gravidez ele dava um pai pro nossos filhos.
O que me assusta é que havia uma próxima gravidez. Vc está se cuidando agora?
É que o narcisista projeta em vc as coisas que ele faz e sente, tomara Deus que ele não tenho outros filhos espalhados por ai, pode ser um medo dele acontecer com ele e joga essa culpa em vc.
As. (" vezes talvez" ) tbm espera pegar vc fazendo algo pra ele se sentir na liberdade de fazer ou se sentir em paz no que é ele que faz ou ele pensa em fazer..
Nossa vc precisa sair dessa situação quanto mais vc desenrola mais nó cego vai se formando, que cara tóxico 😱
Na minha infância e adolescência eu vi minha irmã maltratar muito muito minha mãe, ela agredia ela fisicamente, eu cresci e comecei a enfrenta-lá, tive q sair de casa, hoje com toda informação disponível eu descobri que minha irmã eh narcisista perversa... eu fiz de tudo para que minha mãe tivesse a velhice de forma digna e com muito amor, minha mãe faleceu faz 3 anos. Tendo q estabelecer a paz entre família para que pudéssemos fazer o inventário, alguns tópicos vieram a tona, minha irmã perversa diz que tudo é fruto da minha imaginação, q ela jamais fez nada a minha mãe, foram anos de terapia para melhorar estas memórias horriveis, mas ela mesmo com 60 anos, continua a mesma perversa narcisista. Os canalhas tb envelhecem, não podemos esquecer disso.
Já passei por isso de ter que gravar tirar foto, e anotar coisas pq a meu marido tava me fazendo dê louca mas ele melhorou e mudou com muitos diálogos e por conta de eu estar me cuidando e me tratando dos meus traumas das minhas feridas.
Já a minha mãe mesmo eu anotando ela me chama de louca, espalha para os outros que sou atrapalhada por isso preciso anotar e gravar tirar fotos e na verdade a atrapalhada é ela pois anoto, tiro fotos e gravo pra ter provas das manipulações que ela faz.
Quando ela mente engana e te prejudica sempre diz que não foi por mau, não foi por querer, diz que eu tenho a mente poluída negativa pensando mau dos outros assim.
Mas aiii.. da gente errar em algo, aponta o dedo na sua cara o resto da vida por um único erro e ela pode errar constantemente, ela pode errar todo santo dia e temos que ficar perdoando sem fim.
E tendo que aguentar ela tentando jogar a culpa das merdas e das escolhas que ela faz..
Se eu me afasto a culpa foi minha se eu me aproximo a culpa foi minha tbm, se a vida dela não vai pra frente ou não evolui a culpa é minha, se a vida dela vai pra frente com minha ajuda e as vezes comigo fazendo tudo sozinha mesmo ai o mérito é só dela kkkkk rindo ora não chorar rsrsrs
Meu caso foi louco...peloamorde Deus... se não fossem meus advogados me explicarem isso, meu ex não tinha entrado no processo devido algo muito sério que o filho dele me aprontou e fui descobrir 1 anos depois.
Olá Tary! Grata pelo conteúdo. As vezes penso que sou eu a Narcisista, tenho algumas atitudes que me colocam em dúvida. Mas vendo esse vídeo, percebi que convivi e convivo com pessoas narcisistas, é como se a minha vida toda eu atraí esse tipo de pessoas. Eu fiz terapia Reiki, por muito tempo, e acho que o terapeuta viu a situação mas não quis definir. Pois ele me deu muitas dicas, que me ajudou a me tornar um pouco mais independente emocionalmente falando. Tratamento de silêncio, invalidaçao de sentimentos, vitimismo, mexer nas minhas coisas, invalidar meu trabalho, foram algumas coisas que passei. A parte de gritar e bater portas, eu não sei se recrio ou e stress pós traumático, tenho até hoje.
Eu lembro que fui uma adolescente calma, porém eu chegava em alguns momentos que "estourava" e na adolescência tbm tinha noites que gostava de ficar isolada ouvindo música, me criticavam por isso. Nossa, faz tempo que eu percebo que tem algo diferente em mim, e eu nunca soube identificar, mas cada dia fico mais perto de uma definição, penso que tbm tenho traços leves de autismo e que aprendi a mascarar, para ser "aceita" e por que meus sentimentos são inferiores aos outros.
Que bênção seria se eu pudesse falar pessoalmente contigo Tary!! Um grande abraço
🙌😘
Sandra, fazer terapia ia te ajudar muito, poderia falar sobre todas essas coisas.
Eu tinha amiga que me criticava pq qdo ela falava uma coisa, contava uma história, eu perguntava: quem falou isso, ela ou vc? Onde vcs estavam mesmo? Isso foi de dia ou de noite?
Ela respondia. E aí qdo ela mudava alguma coisa na história, eu dizia: mas vc tinha dito isso e isso.
Aí ela veio com: vc tem um defeito terrível! Vc é muito detalhista. Tudo vc pergunta. Tudo tem que ser exatamente igual. Isso cansa, é chato.
Eu acabei de descobrir em seu vídeo que era uma forma de "gravar a conversa". Como não havia celulares com essa capacidade na época, eu gravava tudo em minha mente, com todos os detalhes que podia. Pq já sofria tanto gaslighting em casa com minha mãe que se tornou um hábito saber os detalhes, como, onde pra manter a verdade intacta.
Acho que aquilo incomodava ela pq talvez ela fizesse gaslighting e não gostava qdo eu repetia as próprias falas dela como de fato aconteceu. Pq absolutamente ninguém mais, na minha vida toda, disse que isso era um "defeito terrível." Como ela falou.
E sim, até hoje tenho várias conversas gravadas com muita gente mentirosa.
É pena que algumas conversas só tem significado pra mim pq como vc explicou do apito pra cachorro, aquela pessoa já tinha um histórico comigo e aí não dá pra provar nada. Contato zero é a melhor opção nesses casos tbm.
Contato zero é o melhor a se fazer nem comparação mesmo, a gente até se regenera se recupera e cria até coragem de enfrentam os demónios dnovo kkkk
@@DJC.KC.A.. verdade kkkkkkkk
A minha falava constantemente "você me odeia" - quando eu falava qualquer coisa!
Nunca entendi... agora com esse vídeo fez sentido! 😥
É triste pq isso me gera culpa até hoje!
Ela tb fala que eu to do lado do meu pai , que n to do lado dela, culpa de novo.... como se eu tivesse que escolher um ou outro!
Impossível alguém fazer isso comigo. Quando você conhece sua mente e tem percepção e total segurança da sua mente e ambiente não existe nada pra te refutar. Gente desequilibrada perde o controle, grita, quebra coisas e chora. Vocês precisam de terapia. Eu digo mais, gente da mente forte e que não liga pra validação nunca perde o controle ou calma e é impossível eu ter depressão. Apaixonamento é uma doença. Vocês sofreram isso porque ligam demais pra o que pensam de vocês e porque se apaixonaram... são apegados e cheios de vaidade no coração.
São tantas coisas que ela já fez que não tenho como responder 😢
A senhora vem salvando a minha saúde mental, muito obrigado pelo seu trabalho!!!
Aqui em casa é o "calma calma" tudo que eu falo ou reclamo que desagrada os dois velhos começa o calma calma meu filho. Como se eu estivesse gritando agredindo e fazendo uma grande confusão.
Interessante é os narcisista foca só nas coisas ruins, se diz mil frases positivas e uma negativa, eles focam de forma exacerbada aquela frase negativa.
Uma das coisas que percebi em relação a isso é que além de negar até o fim, a pessoa coloca a culpa em tudo ou todos a culpa nunca é da pessoa e eu percebi também que são de uma frieza infernal 😢, 7 anos vivendo isso e ainda na minha cabeça fico achando que estou louca .... dói e muito a dor dilacera humilha, e a outra pessoa tá lá sem nenhum remorso.... até hj vive como se fosse o especial, eu que errei de não enxerga, é enlouquecedor se tu não dizer chega.
Religiosos . Os mais tenebrosos. Virei atea
Putz, eu vivi a vida toda ate hoje , todos esses "taticas" de Gaslightings
Até surtei de fato é ainda estou me tratando na Siquatria; porém o próprio médico que me tratou pr 20 anos, disse que meu diagnóstico de bipolaridade é alcoolismo estava errado, quando ele conheceu meu pai e os relatos da minha experiência com um ex, que tbm conheceu, um psicopata...
Hoje, percebi essa coisa de reforço intermitente a pouco tempo..fiquei adoentada, caí na " armadilha".Mas agora, cortei com tudo e todos que ainda tentam me invalidar..precisou fé, trabalho, resiliência e uma solitude dolorida, mas "curatva"; entao; me acho, não me conecto mais com pessoas que não tem empatia, ou compaixão, e/ ou reciprocidade .
Cresci meio a essas narcisistas, e não compreendia a força do sadismo..A " simbiose"; onde era apêndice...sem sonhos, asas, se vida...Tinha que surtar várias vezes; impodir...
Caramba, minha vida , eu fui sempre meu próprio porto seguro, não via que era minha própria inimiga, anos e anos, totalmente inconsciente ...Culpa estagna é você se auto pune, e sim, estabelece a esperança .
Quero o amor por mim mesma...mas confesso estar perdida...
Estou exausta.
Beijo Taryana, sigo você a mais de um ano...e outros canais de Psiquiatria, neurociéncia...(desculpe o textao!!)❤
vc. é perfeita na oratoria , nos esclarecimentos. te agradeço imensamente. Tem sido de muita ajuda nesse momento da minha vida.
Estive pensando isso. Eles relatam casos reais. O modus operandi é sempre o mesmo.
Cara, você tem propriedade no que fala e explica com muita clareza. Estou começando a entender minha vida, que eu vivo exatamente os traumas causados por pessoas assim, com ênfase nos pais.
Minha mãe sempre faz algo que eu ja fiz e estava perfeito só para que eu ache que está errado e duvidar de mim. Critica minha fé toda vez que eu a confronto, como se não tivesse fazendo o que é certo por contrariar ela. Sempre me fez depender dela pra tudo. Nunca pude sair e ir para lugar nenhum sem que nao passasse todas as informações para ela. Quem, quando, onde e fazendo o que. Sempre fui controlado por ela, sempre recebi críticas sobre a aparência, sobre minhas atitudes, meu jeito de ser. A vida inteira tive que ser a criança mais "comportada" para que todos reconhecessem o quão boa ELA foi na minha educação e de minhas irmãs.
A vida inteira passei me anulando para agradar a ela e a todos os outros. Fazendo de tudo para que o outro ficasse bem. Independente do que eu tivesse que passar para isso acontecer.
A vida toda eu esqueci de mim, e cresci acreditando ser incapaz e que não conseguia viver sem ela ou alguém. O que causou atitudes de dependência nela e em um relacionamento... Onde me agarrei e coloquei a responsabilidade da minha vida nos outros e não via sentido na minha. E agora estou começando a trabalhar nisso porque finalmente to tendo entendimento de como agi a vida toda e não fazia ideia do porque eu era assim.
Minha mãe esconde as minhas coisas. Agora mesmo eu vi ela entrando no meu quarto, logo depois o meu cartão de crédito que estava em cima da minha mesinha tinha sumido, tenho certeza que ela escondeu. Ela ja escondeu alguns documentos que eu precisava pra admissão em um emprego, quando eu fui guardar alguns roupas no guarda roupa dela.. lá estavam os meus documentos, estava entre as roupas
Estou passando por isso há muitos anos, usam meus filhos como macacos voadores, usar crianças como agentes do caos é pérfido! 🤮
Me dei conta, depois de ter tido câncer, como a MN é fria e me fazia mal, me afastei. Melhor coisa que fiz! Tudo na minha vida começou a dar certo! Tenho paz! E estou já há 2 anis me conhecendo e meus valores e habilidades. Já faz um tempo que venho reparando e percebendo comportamentos tóxicos e aprendendo a me impor e decidir de me afastar. Eh muito triste quando percebemos esses comportamentos em parentes próximos dis quais confiávamos. Mas venho notando que me fazem mal, me ridicularizam, humilham, a famosa brincadeirinha passivo agressivo. E percebendo da ajuda que fazem: algo financeiro é só para eu ser grata e pensar nossa como é bom me quer o bem! Mas pessoalmente sempre falando coisas para me diminuir e destruir com a minha auto estima. Venho percebendo e me posicionando, mostrando que não gosto e não aceito. Agora recentemente veio fazer gaslighting… e me jogar sentimento de culpa, fez uma tempestade num copo d’água.. para eu me sentir inapropriada, desiquilibrada, louca, mas agora reconheço que a minha “ fala” era puro estresse pós traumático por causa da MN e essa pessoa sabe que não confio e não tenho contato com ela. E agora essa pessoa está me dando tratamento de silêncio… sendo que eu já me expliquei o porquê agi assim, falei que não era a minha intenção de insinuar nada ofender, e sim porque eu fiquei confusa e com medo e perguntei a ela se falou com a MN.
Muito doido
Para mim está ficando cada vez mais claro. O melhor eh me afastar para a minha saúde mental.
Mais um parente que vou me afastar. Mas sei que pior que seja doloroso vai me fazer bem!!
Os neus? Ninguém merece. Luteranos boldonarentos
Oq isso tem a ver ? 🥴
Ta, cada vez que te ouço, passa um "filme" na tela mental.... 🙏 tenho realizado minhas reprogramações a partir destes esclarecimentos. Sou muito grata. Em breve farei suas aulas 📝💛👏👏👏👏
Apenas imagino que alguém faz isso comigo por anos e tem prazer em saber que ainda me atinge,infelizmente.
Quero agradecer por cada vídeo seu,geralmente chega para mim na madrugada e aproveito para refletir sobre o conteúdo que sempre me vejo encaixada,
Mais uma vez:Obrigada.
De nada gatíssima! 🙏🏽❤️
Eu tenho transtorno pós traumático,na época q eu engravidei eu morava perto da minha sogra narcisista,nesse tempo ela quase me enlouqueceu, até perdi o bebê,e desde então eu nunca mais quis ter filho,sempre me pego pensando no inferno q vivi quando eu estava grávida,ela queria q eu colocasse na minha cabeça q eu merecia o q ela estava fazendo comigo 😢
Taryana, parabéns pelo vídeo. Você consegue explicar processos muito subjetivos e complexos sem titubear, consegue absorver muito bem a essência das situações e motivações. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo, quem conseguir entender o que você diz compreenderá melhor como as pessoas funcionam.
Taryana, você é fantástica. Obrigada pelo que faz por mim e por todos os que precisam do seu trabalho.
Muitas coisas não entendemos nesse mundo, ainda que se seja tão bem explicado ou seja de difícil ou impossível compreensão como existe pessoas assim, terríveis, nós não somos bons, pois bom quem é, é Deus, quando o Senhor Jesus foi chamado de bom ele disse que não, que bom quem era, era o Pai! Mas os seres narcisistas nossa, é outro nível. Não pensei que um dia teria este sentimento, mas graças a Deus o tenho, e desde sempre, não só eu mas muitos, exemplo mesmo é da dona do canal, com sua imensa empatia, o sentimento que mi refiro é, de misericórdia, tenho pessoas na minha família que é, e eu olho com olhar de amor e misericórdia, não sei o por que de existir pessoas assim, graças a Deus eu não sou, e graças a maioria não é graças mesmo, pois do pouco por cento que tem, que já achamos muitos, este pouco conseguem fazer muito mal por onde passam, mesmo tendo misericórdia, mas aprendi, a mi " livrar " e das outras pessoas que conheço e sei deste transtorno quero é distância, já basta o que passamos com os nossos!
Aí é a onde você entende quando Jesus disse, ame o teu inimigo, ... ainda que não seja, mas eles parecem inimigos!
Certa vez um pastor em uma pregação sitou que tem gente, que a gente para amar precisa de uma dose dupla de amor dada pelo o Espírito Santo, acreditem são esses chamados narcisistas, pois é só quem já viveu com um sabe!
E é como a professora a Taryana explica, eles mesmo sofrem, pois tudo é com eles e na cabeça deles, inveja, ira... E infelizmente fazem outros sofrerem.
Obrigada pelo o vídeo, por compartilhar mais um ensinamento! 🎉 Gratidão.
Jesus te ama!
Doutora, fale algum dia sobre vizinhos narcisista, que tentam manipular os outros contra um vizinho específico... todos que conversam com meu vizinho viram a cara comigo, o mesmo acontece quando a mulher dele conversa com alguém e essa pessoa fica estranha com minha irmã, demorei a abrir os olhos de minha irmã pra isto, considerei várias vezes estar ficando louco...
O objetivo eu sei ser a venda de nossa casa pra eles... eles sempre mandam pessoas vir perguntar se a cada está à venda
Eu fico muito nervosa quando começo a ver vídeos assim pq começo a associar a coisas que vivi durante anos com o pai da minha filha. 😢
Comigo não deu certo não. Eu que chamei o boy narcisista de louco, manipulador e terminei tudo antes de ele me descartar. Estejam espertas meninas. Informação sempre! Obrigada Dra. Taryana Rocha um abraço!
Meu ex narcisista tentava fazer eu acreditar que eu era uma pessoa muito ruim na relação, e chegava até usar meus traumas de infância pra justificar o que ele mesmo criava na cabeça.
Ele me torturava psicologicamente, chorava de lágrimas rolarem, demostrava um imenso sofrimento diante de algo que eu não estava fazendo, mas ele tentava fazer eu acreditar que sim.
Era uma grande loucura! Mas eu percebia e sempre dizia que eu não era aquela pessoa que ele me pintava!
Olá Taryana, Minha filha hoje separada há 7 anos do marido que usava dessas táticas dele com ela vive ainda sofrendo pois eles tiveram uma filha que hoje está com 11 anos e sofre com esse comportamento do pai. E ela tem que visitá-lo a cada 15 dias pois não quer que ele fique triste se ela não for. E na visita ele ainda fala mal da mãe dela todas as vezes e invalida cada sentimento dela . E a última coisa que ele fez que eu vejo que ela sofre foi que ele a levou pra conhecer uma escola particular ,fez ela gostar , e matriculou ela nessa escola. Duas semanas antes do início das aulas ele marcou médico pra ela pra coisas que ela nem precisava pro terceiro dia de aula. Ela ama estudar e disse que não queria faltar , pra ele desmarcar e marcar outro dia . Ele disse que se ela não fosse ele não pagaria mais a escola. Por fim ela não foi e ele tirou o nome dele do contrato da escola e disse que não vai mais pagar. Ela chorou muito mas ele não dá importância pra isso. Dói meu coração porque oque ele fez com minha filha está fazendo com minha neta e eu não sei oque fazer. Me formei em psicanálise pra entender muitas coisas mas estou perdida em como ajudar minha filha e neta.
Eu por esse abuso psicológico em um relacionamento durante apenas 2 anos e demorei 3 para conseguir me libertar do estrago emocional causado.. resumindo, 5 anos da minha vida perdidos. Sorte que foi apenas 5.. quantas mulheres ficam anos nisso e pior , nunca se dão conta.. os filhos são criados observando
Amei esse vídeo! Passei por tudo isso com minha mãe 😢
Há pouco tempo fui noiva e passei por tudo de novo, terminei o noivado!
Doutora, seus vídeos são libertadores. Especialmente esse. Parabéns por NOS ajudar Tanto.
Acontece muito nas caladas da noite, e em lugares periféricos do nosso Brasil.
Meu pai Psicopata fazia Gaslighting negava agressões e me intimidava só de eu olhar p ele.
São monstros em forma humana.
A cunhada Narcopata oculta fazia Gaslighting com voz de anjo .
Contato zero eterno.
Verdade...a voz é uma seda...E bem assustador
@@renascida11 Narcisista Oculto são os piores de identificar . Fui a Ovelha negra descobri só na desvalorização.
São Espíritos demônio.
Só a misericórdia divina q me revelou !
Muita luz e paz!
Sei bem como é moça...eles fazem o mal com o "bem" confundem a gente todinha, eu também fui a escolhida pra pessoa pisar em cima de mim...é só estou em libertação por ter agora informação...agora está td bem claro... e eu agradeço muito ao Criador, Tary e outros que nos ajudam tanto a tirar as escamas dos olhos
Meu ex fazia a mesma coisa
Oiii querida ❤
Meu exemplo foi o seguinte : O narcisista enganou a mim ,minha família e a própria família dele por anos . Ele me afastava da família dele pra eu não descobrir as coisas que ele fazia . Uma vez por acaso encontrei com a irmã dele e ela depois de um tempo de conversa perguntou se ele tava pagando a pensão certinho 😮... Uaiii 🤔 mas havia quatro anos que não pagava nada!!!!! E ela me disse que desde que nossa menina nasceu a mãe dele tava o dinheiro na mão dele pra me repassar . Eu disse que tinha esse tempo que eu não recebia nada e a irmã dele não acreditou aii eu liguei pra ele e coloquei no viva voz e ele assumiu e disse que não tinha mesmo e ficou muito bravo . A mãe dele veio me pedir pra eu não levar na justiça e quando eu disse que ele precisava arcar com as consequências ela ficou foi brava comigo e com a irmã dele por ter me contado .Voce acredita que a mãe dele puniu a irmã por me conta ?????? E eu virei a bruxa da história . A mãe dele seria lacaio , macaco voador ou narcisista tmb por essa atitude ? É bem confuso .
Só sei que antes da mãe dele vir me pedir pra deixar quieto eu juntei toda minha família e a família dele num dia que ele tinha virado o fds bebendo e tinha voltado pra casa as sete da manhã . Passou o dia dormindo e quando acordou tava toda a família lá na sala esperando ele e quando ele foi indagado , reagiu de um jeito que nunca mais vou me esquecer . Foi muito arrogante e soberbo . ""Peguei o dinheiro sim pq tava precisando."" Eu passei mau a mãe dele passou mau pq ninguém acreditava . E eu levei ele na justiça e vai ter que reaver tudo pra trás sem contar nos reajustes . Um ano após essa confissão ele veio fazer o hovering e quando eu disse sobre o que ele fez ele negou . Vc acredita que ele negou ?????? Mas ele confessou na frente de todo mundo ... Eu cheguei a pensar que tava louca de verdade . 😢 São seres do mau ... Seres da sombra de verdade . Ele acabou com a saúde da mãe dele .. toda vez que eu negava algo pra ele (já no final) ,ele ia arrebentar com o emocional da mãe dele ou com alguém próximo .
Tenho nem palavras para descrever o alívio que eu senti em ver esse vídeo vc conseguiu expressar em palavras tudo o que eu vivir e sentir com meu ex namorado narcisista. Gratidão ❤❤❤
O que você chama de “conexão”, acho que a melhor palavra é alteridade.
17:09 VOCÊ ME DEVE.... minha mãe falou isso pra mim... Não devo dinheiro a ela.... Agora entendendo tdo que ela está fazendo (fez) na minha criação.... 😢😢😢
Essa mulher é show!!
É tenso. Eu tenho pai e mãe narcisistas. Meu pai é oculto. Munha mãe foi vitima ha anos. Mas quando atingir a idade adulta comecei a perceber o comportamentos dela. Ela mente e coloco uns contra os outros. Um dia eu descobri que ela fazia até cocô e largava lá. Simplesmente pq só eu fazia os adazeres domésticos. Sentia vergonha de pessoas irem na casa e tava tudo nojento. Pois assim que eu lavava o banheiro, ela ia e cagava e deixava lá. Depois me dizia que foi meu pai ou meu irmão. Só que vigieei e descobri que era ela. Alem desses gaslighith que descobri o nome mais recente. Já percebia ela fazer, mas não sabia que tinha nome. Ela coloca a gente contra neu pai e tb fazia coisa pra ele ficar com raiva da gente e nos agredir. Meu pai era pior, induzia os filhos a pensarem que eram todos pervertidos. Chamava eu e minha irma de prostitutas. Embora nunca vestissemos roupas sensuais, curtas e coisa parecida. usava meu irmao pra nos mandar "ir pra esquina rodar a bolsinha". Com o tempo, descobri que ele era desse jeito. Era um traidor nato. Tinha namoradas simultâneas. Entendi que o que ele fazia era um "espelhamento". Descobri esse nome depois tb. Detalhe: só namorei e casei depois dos 30.
Fui embora. Levei uns anos pra me recuperar emocionalmente. Cresci como pessoa. Amadureci. Recentemente, com esses vídeos de diversos especialista, tb identifiquei outros narcisistas no meu círculo e os eliminei de proximação. Agora, to tentando estudar de novo e mais. Pois os meus pais estão querendo voltar ao meu convívio.🎉
Achei o vídeo muito útil. Há um tempinho que separei pra que eu visse posteriormente, e agora chegou o momento. Gratidão. 🤝
Apesar da vida muito atribulada, este conteúdo foi digno de ser visto.
Me identifiquei com o seu vídeo inteiro, me vi nestas situações, gratidão.
A procura de um psicólogo especializado no assunto
Tary boa tarde! Eu convivi com um Narcisista durante 24 anos. Tivemos um.filho que hoje esta c 22 anos. Tary minha amiga , eu realmente nao sabia o porque de tanto sofrimento, de tanta ausência, traições, mentiras... e o pior eu era a louca da história. Graças a Deus eu nunca acreditei q estava louca pois sempre tive conciencia dos meus atis, emoções . Descobrir esse transtorno de personalidade nele ja agora no final da relação, pois ele nunca quis casar comigo. Mais enfim, depois q ele enfim, foi conquistando seus objetivos materiais, carros, casas de praia , claro tudo comigo ao lado p ajudar porque ele precisava da minha sanidade e orientação atraves da minha vida de oração, mais nao demorou muito e assim q tomou posse, o verdadeiro eu dele, aflorou com muito violência. Falo da violência psicológica, dos abisos,, do distanciamento, da arquitetação do mal ja para o descarte..
Enfim, chegou ao ponto de dizer ao nosso filho q nao nos via mais juntos no futuro no inicio desse ano, nao vislumbrava mais. Calro! Ja tinha chegado onde queria e onde so conheceu o local por minha causa, porque meu Pai tinha uma casa de oraia nesse lugar. Nos iamos nas ferias sempre. Cara, eu quase enlouqueci quando enfim deuxei ele ir pois ja nao aguentava mais de tanto sofrer e ja sentia q tinha algo errado c ele q nao sabia identificar, eu realmente achei q no inicio fui amada , mais nao , era o tal do " love bomb" e depois que meu filho nasceu ai ele começou a mostrar as unhas. Eu achava q era so defeito , q um dia ele iria mudar, eu orava muito por isso e houve um curto periodo de tempo q ele ate ficou
" bonzinho" mais logo voltou ao seu ser natural. Nt egoista,, nao entendia nada do que eu conversava sobre casamentos, família e as nossas necessidades p fortalecer laços. Enfim. Quando ele começou com esse gasliht, ( ta certo ai a es rita?) Ja foi no mes de março o bombardeio p me enlouquecer, distanciamento, nao atendia telefone quando estava em viagem. Viagens essas q ate hoje nao acredito q eram a trabalho, enfim, nada fazia p respinder mensagens e quando me atendia ja era me tratando mal sem eu fazer nada de errado. Porque alem de ele ter me deixado sempre muito desconfiada , ciumenta, eu descobrir na terapia q estou fazendo, num insith , q tb sofria de dependência emocional. Por causa da ausência paternal na i fancia e família disfuncional.
Hoje, to estudando muito sobre esse assunto, e vou fazer essa lista q vc falou p eu nao ficar com tanta caramiola na cabeça, afinal quem.lutou pelo casamento fui eu, eu investi sozinha na relação e foi um impacto mt grande p mim a separação . Porem hoje sei q foi o melhor para minha vida, pois eu ja nao sentia mais amor por ele e sim , um ranso, e outra coisa, eles nao amam ninguém, é so faixada p conseguirem o que querem. Estou agora , tentando ver terapia p o meu filho tb , as vezes acho ele um pouco,
" egocentrado" nao sei se porque é filho unico, e eu o criei c mt amor apesar de um Pai nao mt presente, ou se por tudo o que ele viu durante todos esss anos e tb meu sofrimento durante e no pos separação. Desde ja agradeço pelos seus videos. Deus te abençoe!
Deixei o jantar da minha filha preparado e o pai da criança comeu a carne e quando fui questioná-lo disse que não tinha sido ele. Conclusão: tive que refazer o prato! Até porque seria uma briga sem fim e a pequena ali no meio. Como eu não tinha ideia do narcisismo no dia seguinte fui perguntar novamente e continuou afirmando que não havia comido nada e nem em casa estava.
Gratidão ❤
nossa, assistir a esse video foi um verdadeiro alivio, obrigada Taryana Deus te abencoe, abracos acolhedores de Juliana (retribuindo ao que recebi de vc)
Nossa sofro varios gaslighting do meu marido... depois de 25 anos de casada descobri uma traição... assim do nada, e aí minha vida mudou, mas é muito dificil a separação sempre acho que a louca sou eu, que a vida vai ser dificil sem ele... ele: um cara do bem, muito boa gente mesmo, um narcisista oculto, que só agora estou aprendendo o que é, disfarça muito bem mas faz gaslighting em mim desde quando namoravamos, só agora 28 anos depois comecei a perceber que nunca vou ser o suficiente pra ele. Vou procurar terapia especializada em codependencia porque só agora aprendi a ver como eu me comporto, enfim antes tarde do que nunca. Ah... mais coisa, vejo os comentarios das pessoas falando que viviam em um inferno, eu nao vivia e nao vivo num inferno por isso deixo aqui meu testemunho que fui feliz sim, mas dentro de mim eu sentia que tinha alguma coisa errada, mas fui aceitando... por isso se sentirem que conta nao fecha questionem e como a Taryana fala sempre siga sua bussola interna. 🙏
Te entendo, ainda estou presa e com filhos, vou ter q lutar muito pela minha independência e dos meus filhos!
E nossa sanidade mental !
Tive amizades assim
Verdade viver isso é horrível
Gratidão pelo vídeo
Alguns exemplos: minha mãe, tão religiosa, tão esforçada, tão super no casamento, na cozinha e nos cuidados da casa sempre penteava meus longos cabelos, e puxava e puxava para trás com pente, muitas vezes passava água, mesmo no frio, para puxar os cabelos para trás, com um elático prendia em um rabo de cavalo e fazia um coque no alto da minha cabeça. Aquilo doía. Eu reclamava e tentava afrouxar um pouco, e ela falava que eu desmanchei o penteado e deveria fazer tudo de novo. Eu não sofria em silêncio, eu falava que doía e me machucava, principalmente quando espetava os grampos, algumas vezes eu me resignava e outras eu reclamava. A vida inteira eu tentei explicar como isto me machucava e ela me explicava das suas boas intenções para me ver penteada, eu deveria ir para a escola penteada e voltar com o penteado do mesmo jeito da escola. Até que um dia eu caí na real de fato, se era tão bom e tão bonito tem um coque no alto da cabeça, tão puxado para trás porque ela não fazia nela mesma? Por que ela nunca usou coque? E o pior, porque nunca fez um coque nos cabelos da minha irmã, que sempre teve os cabelos soltos e presos por um arco? As crianças na escola gozavam de mim e diziam que eu tinha um c* no alto da cabeça, algumas enfiam um lápis no coque. Eu tenho uma foto de quando eu recebi o certificado do antigo curso chamado Primário, se eu mostrar esta foto aqui vão entender o que eu passei antes da foto, a foto é pura tristeza, toda arrumada com o cabelo bem repuxado para trás. Posso falar também das unhas, eu criança e adolescente nunca pude ter as unhas pintadas e muito menos minimamente compridas, minhas unhas eram tão curtas que eu fugia na hora de cortas as unhas, as pontas dos meus dedos doiam demais. Eu queria um lindo sapato de menina, com um saltinho pequeno e fui obrigada a usar uma sapato de amarrar, com meia soquete, sapato tipo freira ou algo assim. Se todos estes "cuidados" são para o bem de uma pessoa porque ela nunca fez com ela mesma, ou com a minha irmã? Minha mãe costurava vestidos lindos, de cetim e de voal para nós, lembro de um em especial de voal que picava minha barriga, e quando eu tirava tinha aquela faixa vermelha de irritação na minha barriga, mas tive que usar muitas vezes. Algumas vezes minha mãe dava alguns presentes, lembro de uma vez que ela deu um maiô de natação bonito com babado e quando veio me abraçar eu rejeitei o seu abraço, eu me senti culpada. Por que eu não gostava do abraço de minha mãe e ao mesmo tempo eu queria desesperadamente que ela me ouvisse? Durante anos eu quis que ela me ouvisse, me entendesse, até que um dia, conscientemente, eu desisti, aí tive um pouco de paz.
As pessoas que praticam muito isso, querem definir por você, como vc deve sentir e pensar, de forma que a maioria das interações que a pessoa tem com vc sejam voltadas a isso. E utilizando do seguinte:
- Criam uma dinâmica de nós contra o mundo perigoso( e desse modo vc precisa da pessoa exceção ou do grupo para se proteger). Muito comum em grupos políticos ideológicos ou religiosos. mas também visto em famílias narcisistas( isso é: q tem o narcisismo a nível patológico). Já a pessoa que é narcisista não acredita nisso( ou se ambos são, há o embate de impor crenças e grau maior de importância de si para o outro).
- Questionam sua sanidade( você precisa de terapia, sempre achei isso. e semelhantes).
- Projetam-se em vc( reconhecem algo em si e acusam o outro de ter aquela característica ou agir daquela determinada maneira).
- Dog-whistling( ataque q só a vitima consegue interpretar, semelhante ao apito q só cachorro escuta). Basicamente indiretas usadas ao se comunicar com outras pessoas próximas, para q soe ofensivo no sentido de provocar inadequação a pessoa por sentimento de inferioridade.
- Reforço intermitente ou morde e assopra( períodos de recompensa e de negligencia com abuso psicológico, com o que foi citado anteriormente ou a seguir) .
- Iscagem( provocações para que vc acabe reagindo e depois te aponte como culpado e agressivo, ou muito reativo).
- Apontamento de incapacidade em algo( ou como muito comum em várias coisas, q soe como ameaça da quebra de controle sobre vc, pela pessoa narcisista), para q vc se sinta inadequado( desse modo reforçam o seu sentimento de dependência).
- Forçar vc a assumir responsabilidades que não são suas( isso gera sentimento de culpa e apego pelo outro, e a constante sensação de arrependimento por não ter sido melhor e busca por ficar tentando consertar as coisas). inclusive invasão de privacidade.
- Usar distrações para evitar a assumir erros. Essas distrações podem ser de vários tipos e inclusive costumam quebrar com frequentemente combinados e mudarem de assunto para evitar assumir erros ou falar do que é necessário e do que havia começado a conversar.
- Tomas os créditos pelas suas conquistas( dessa forma a pessoa começa a acredita que as pessoas não são dignas do próprio esforço). Isso tende a fazer mais cedo ou mais tarde a pessoa se sabotar, na tentativa de estabelecer algum controle sobre a própria vida, q seja se sabotando.
- Difamação, triangulação e usar macacos voadores( usa pessoas de grupos sociais tipo a religião para por meio de crenças q podem ser meramente fantasiosas como profecias, falar que vc deve relevar abusos psicológicos, tem obrigação de perdoar ou acreditar na mudança de determinada pessoa). na tentativa de fazer com que vc busque não ser visto como mal e egoísta.
- Future Faking( quando a pessoa utiliza-se de promessas sobre o futuro ou expectativas que vc pode criar sobre a pessoa seja da forma q for, para que vc faça algo que ela quer no presente).
Obs: Esses comportamentos são praticados de forma consciente ou inconsciente pelos narcisistas. Mas isso ativa vários gatilhos mentais de ansiedade, abandono e medo que acabam gerando danos emocionais a vitima do convívio tóxico( criação, namoro, etc).
É comum a pessoa narcisista não acessar o próprio estado emocional daquele dia onde ela fez ou disse algo prejudicial a vc e é como se para ela, isso não tivesse acontecido, pq ela não consegue sentir o que houve naquele momento e isso se soma a falta de empatia emocional que essas pessoas geralmente sentem, quando o narcisismo acontece no nível psicopatológico. Dependendo da avaliação clinica e dos estragos q isso causa na vitima, sendo que tal coisa é mais frequente em pessoas em posição de poder/autoridade. O empoderamento em evidência social é um fator importante nas pessoas com patologia narcisica.
As pessoas vitimadas/quem é vitimado pelo gás lighting dos narcisistas acabam de forma prejudicial a si ignorar a sua bússola interna e focar demais na realidade do outro.
O que define se é patológico o narcisismo e utilização dessas coisas se não o viés de confirmação da social de tolerância a pessoa que é apontada tendo esse problema?
Não seguir mais a multidão..ter sua opinião é se fazer respeitar..passei por tudo isso e sobrevivi.. hoje longe de tudo isso que foi dito e que eu vivi por mais de trinta anos. Eu posso dizer com toda certeza eu sei quem eu sou sei o meu valor sou conectada com as pessoas com o criador com os animais com o universo com a vida vida que gera vida amor que gera amor esperança luz quando subimos em um monte mais elevado nossa visão é clara e entendemos o que é nosso e oque é dos outros quando percebemos isso nos libertamos e acreditamos passamos a nos conhecer e ter amor próprio auto estima não era nós que estávamos errados é que estávamos nolugar errado com as pessoas erradas simplesmente assim ser empata é assim podemos ter um algos e o restante que se acha no direito de tirar uma casquinha se ele pode tem direito nós também podemos. Só que um dia acordamos sai a venda dos olhos e tudo fica claro e nunca mais ninguém vai conseguir nos segar o mistério é desvendado voltar pro cativeiro nunca mais a liberdade tem cheiro de lavanda que gostoso..
Que aulao de informações
Dr maravilhosa explica tudo de um jeito facil de indentificar o Gasligthing
Uma voz suave e gostoso de ouvir
Gratidão ❤
O melhor vídeo que vi a respeito do tema.
Muito triste constatar que pratiquei em determinados momentos, alarmante ver o quanto usam contra nós ebpuor ainda perceber que esra sendo usado coletivamente como forma de controle social, político e religioso.
Parabéns e obrigado.
Assustador e libertador.
Não tenho a mínima paciência em fazer um curso, mas contribuírei futuramente.
Continuarei a assistir seus vídeos (os antigos não...kkk...refaça-os por favor, são temas de interesse, mas você ainda esta travada. Kkk...muito obrigado mesmo).
Correto, Obrigado pela atenção e Realidade de Vida Hoje em Dia Após Dia é Triste 😢
Ontem mais uma vez cheguei no meu limite e explodi, e aí virei a louca, estou sem condições financeiras de morar sozinha . Por mais que esteja mudanto minhae atitudes , alem da mãe tenho uma "amiga" da qual sempre me afasto e toda vez que ela se aproxima , ela faz manipulação e me tira do meu centro, como isso é cansativo e desanimador😢
Descobri recentemente que sofro Gaslighting desde criança pelo meu pai. Nao sei ate que ponto era intencional, mas as vezes sinto que ele sabe o poder q ele desenvolveu sobre mim e usa isso ate hoje.
Me fazendo sentir culpa, chantagem emocional, desvalidando sempre minhas opiniões, me colocando contra o mundo e me fazendo acreditar que eu só preciso dele, me diminuindo mesmo eu dizendo que sou adulta e posso tomar minhas decisões e usando meus erros pra me fazer acreditar que nao consigo tomar decisiones sozinhas - e tenho que seguir as decisoes dele, entre mtas oitras coisas...
Hoje percebo q fiquei completamente só, sem amigos, super insegura, sofri manipulações de outras pessoas tbm que diziam ser minhas amigas, sempre acho que estou errada e NENHUMA necessidade minha é válida, nao consigo ter uma discussão normal pq fico muito estressada com medo da pessoa distorcer oq estou falando, etc etc
Minha mãe tbm é narcísica, mas os metodos dela eram diferentes.
Tudo isso acabou com meu psicológico, auto estima e autoconfiança.
Culpa é o que minha mãe mais usa comigo. Mas, além de não sentir mais, sempre acho um jeito de resolver.
Ela já é idosa e mora só. Tem cuidadora todos os dias, mas não á noite. Eu moro em cima da casa dela e socorro sempre que se faz necessário.
Ontem ela me falou que na véspera a cuidadora foi embora cedo e ela ficou sem tomar banho. Além disso, caiu da cama e teve que se arrastar até o banheiro, onde conseguiu levantar. Eu tinha ido lá nesse dia, lá pela 21h e ela não disse nada sobre banho. Hoje conversei com a cuidadora na frente dela.
Mentiras: a cuidadora não saiu cedo, ela tomou banho e não caiu porque não conseguiria levantar sozinha.
Então eu disse que já tinha comprado câmeras de monitoramento e ela teve uma reação violenta. Ela não quer câmeras (não vai mais poder mentir) e a casa é dela, quem manda é ela.
Respondi que ela não tem querer e vou instalar sim.
Aí vem a hora do constrangimento. Ter que explicar pra cuidadora que ela não esquece as coisas. Ela mente mesmo. Que ela não caiu, só está pressionando, tentando ativar a minha culpa pra que eu durma na casa dela todas as noites.
Estou cansada. Muito cansada
MUITO OBRIGADA POR TUDO TARYANA!!🙏❤️ GRÁTIDÃO POR TODO ESSE ENSINAMENTO. APRENDI MUITO COM VC. ME AJUDOU MUITO A SAIR DO RELACIONAMENTO TÓXICO COM NARCISISTA!!
Estou compreendendo o que estou em busca , você está bem clara e objetiva. Favor , continue. Obrigado
Uma vez a pessoa narc escondeu o liquido de lavar minhas lentes. Quando eu disse que ia embora pq nso enxergo sem lentes no trabalho (isso era domingo)
Meu liquido spareceu do nada.
E o sorriso da pessoa era estranho, tava na cara que tinha escondido.
O conceito de Iscagem bateu forte aqui...