A minha esposa exerce o cargo de síndica no condomínio onde moramos após uma vitória que foi conquistada com bastante estudo sobre a situação administrativa, financeira e fiscal do condomínio e apresentada aos moradores por nós mesmos, de porta em porta, sobre os vários atos ilícitos praticados, na época, pela gestão anterior. O que nos motivou a nos lançou nessa empreitada... Sem nunca termos de fato coletado informações ou orientações sobre como é ser síndico(a), ou sobre como é a rotina de trabalho do síndico, ou ainda quais os canais de informações ou parceiros que o síndico pode ter... Enfim... Sobre tudo... Foi o fato de constatarmos as absurdas irregularidades no ambiente em que vivemos. De fato, muita leitura e discussão em fóruns e até mesmo trocar ideias com outros síndicos de outros condomínios nos ajudou e continua a ajudar bastante. Saber trabalhar o bom relacionamento junto aos moradores e funcionários do condomínio também é algo importante a se atentar e por fim conscientizar a todos que o condomínio não é do síndico, mas sim de todos os condôminos, e que o síndico deve agir com ética profissional e cumprir e fazer cumprir a convenção e regimento interno, seguindo o que manda a Lei. Não há, de verdade, melhor escola para se aprender a ser e agir como um(a) síndico(a) em um condomínio como a escola da vida, na prática. E que, como já constatei, há várias brechas nas regras e Leis que possibilitam de fato atos de corrupção absurdos a serem revertidos em favor do próprio síndico... Que por ventura não venha a ser acompanhado e fiscalizado de perto pelos condôminos e membros do conselho. E para não me estender ainda mais aqui... Ao contrário do que muitos de bem nessa vida acham, sob minha perspectiva, atuar como síndico é uma ótima oportunidade para lutar por um ambiente melhor ou menos ruim, e mais justo ou menos desigual, ao contrário do que os nossos políticos em geral vem mostrando e aplicando no Brasil... Por isso, que digo: se você não luta pelo condomínio que tem, não faz sentido reclamar do país em que vive. As áreas comuns são uma extensão da sua residência ou apartamento! Cuide e zele por ele também! E sim... Sou a favor da regulamentação do exercício para o cargo de síndico e de suas funções. Sou a favor também de leis bem mais severas para aqueles/aquelas que agem por má fé no exercício do cargo de síndico de qualquer condomínio, uma vez que, lhe foi dado voto de confiança pela assembleia soberana, e até que se prove o contrário, o síndico é inocente de seus atos. Nesse sentido... Para quem não entende nada sobre ser síndico de um condomínio ou sobre o que deve ser investigado... Muita mentira pode estar sendo contata e VOCÊ, inocente na situação, sendo convencido de que tudo caminha bem. Mas será mesmo?!
Me profissionalizei como sindica Profissional já estou atuando a quase 5 anos, hoje sou CNPJ. É de suma importância o desenvolvimento continuo
A minha esposa exerce o cargo de síndica no condomínio onde moramos após uma vitória que foi conquistada com bastante estudo sobre a situação administrativa, financeira e fiscal do condomínio e apresentada aos moradores por nós mesmos, de porta em porta, sobre os vários atos ilícitos praticados, na época, pela gestão anterior.
O que nos motivou a nos lançou nessa empreitada... Sem nunca termos de fato coletado informações ou orientações sobre como é ser síndico(a), ou sobre como é a rotina de trabalho do síndico, ou ainda quais os canais de informações ou parceiros que o síndico pode ter... Enfim... Sobre tudo... Foi o fato de constatarmos as absurdas irregularidades no ambiente em que vivemos.
De fato, muita leitura e discussão em fóruns e até mesmo trocar ideias com outros síndicos de outros condomínios nos ajudou e continua a ajudar bastante. Saber trabalhar o bom relacionamento junto aos moradores e funcionários do condomínio também é algo importante a se atentar e por fim conscientizar a todos que o condomínio não é do síndico, mas sim de todos os condôminos, e que o síndico deve agir com ética profissional e cumprir e fazer cumprir a convenção e regimento interno, seguindo o que manda a Lei.
Não há, de verdade, melhor escola para se aprender a ser e agir como um(a) síndico(a) em um condomínio como a escola da vida, na prática. E que, como já constatei, há várias brechas nas regras e Leis que possibilitam de fato atos de corrupção absurdos a serem revertidos em favor do próprio síndico... Que por ventura não venha a ser acompanhado e fiscalizado de perto pelos condôminos e membros do conselho. E para não me estender ainda mais aqui... Ao contrário do que muitos de bem nessa vida acham, sob minha perspectiva, atuar como síndico é uma ótima oportunidade para lutar por um ambiente melhor ou menos ruim, e mais justo ou menos desigual, ao contrário do que os nossos políticos em geral vem mostrando e aplicando no Brasil... Por isso, que digo: se você não luta pelo condomínio que tem, não faz sentido reclamar do país em que vive. As áreas comuns são uma extensão da sua residência ou apartamento! Cuide e zele por ele também!
E sim... Sou a favor da regulamentação do exercício para o cargo de síndico e de suas funções.
Sou a favor também de leis bem mais severas para aqueles/aquelas que agem por má fé no exercício do cargo de síndico de qualquer condomínio, uma vez que, lhe foi dado voto de confiança pela assembleia soberana, e até que se prove o contrário, o síndico é inocente de seus atos. Nesse sentido... Para quem não entende nada sobre ser síndico de um condomínio ou sobre o que deve ser investigado... Muita mentira pode estar sendo contata e VOCÊ, inocente na situação, sendo convencido de que tudo caminha bem. Mas será mesmo?!
Winneton Dantas g
ee5
Na verdade quem deveria tomar as decisões é a assembleia e não o Conselho simplesmente mais o síndico.
Como iniciar o curso de sindico
Olá, Eliete, tudo bem?
Temos diversos cursos para síndico, confira:
www.sindiconet.com.br/cursos
Agradecemos a confiança!
quero ser síndico profissional. moro em condomínio.