Excelente professor o Dr. Allex. Foi meu professor aqui na faculdade. Agora sobre alguns comentários. É preciso entender que o médico não é o vilào da história. Meu irmão atuou 2 anos em Caroebe, aqui em RR. Condições precárias, tinha que remover paciente em uma estrada de barro, atoleiro. Cansativo. Teve uma vez que ele foi pra lá no domingo, chegou na cidade e em seguida teve que trazer um paciente. 9 horas dentro de carro indo e voltando. Lá não tinha internet. Nem cinema. Nem nada pra fazer. Depois de 6 anos de faculdade, queremos trabalhar sim, ajudar sim, mas viver também. Médico quer internet, netflix, youtube, cinema, estar com a família, ir pra uma piscina. Quer chegar no trabalho e ter tudo pronto pra ele, pra ele se ocupar do ofício dele, cuidar. Os mesmos prazeres que todos os outros profissionais desejam ter. Pensem nisso.
É ótima matéria! faço tratamento aqui em Roraima onde eu moro e esse é o meu médico dr Alex, assim como é das demais pessoas do estado. Se ele não tivesse aqui provavelmente teria que viajar pra outro estado, para continuar meu tratamento e ficar longe da minha família. E aqui Precisamos de mais médicos, Precisamos de uma estrutura maior e melhor.
Série espetacular, e olha que é o que eu fico pensando: Como pode não ter médico pra atender sendo que são as vagas mais disputadas nas faculdades/universidades todos os anos? Fico inconformado em ir a um hospital público de uma capital (SP) e demorar até 4/5 horas para ser atendido na triagem!
vagas mais disputadas nas universidades não significa maior numero de profissionais, pode significar simplesmente um menor numero de vagas totais. Isso acontece com a medicina pq o CRM e o próprio MEC dificultam a criação de cursos de medicina em qualquer universidade para evitar o surgimento de cursos de baixa qualidade e a desvalorização do profissional. Sobre a demora nas triagens, normalmente ela acontece por problemas administrativos, não é tão relacionado assim com o numero de médicos
Não, sua resposta não foi boa cara, vou tentar ser bem simples e resumir o pensamento... Primeiro, que todos os anos são milhares de profissionais que se formam, não? Ou o que falta são 'faculdades' pra isso? Segundo, enquanto a pessoa tá la na espera da administração da triagem, quer dizer que o Médico fica lá na sala dele olhando para as paredes por cerca de 3/5 horas até o próximo paciente chegar? Pensa bem antes de responder...
Opa, vai com calma cara. Acho que vc que não entendeu o que eu falei. Sua primeira premissa foi relacionar a disputa na universidade ao numero de médicos, agora na sua resposta vc vem falar em numero absoluto de profissionais, duas coisas completamente distintas, e o que eu fiz foi justamente separar as duas coisas. E não, eu não disse que ele fica sem fazer nada, eu disse que o problema é administrativo, e tem várias coisas aí no meio da administração que não só o atendimento médico, por exemplo a alocação de profissionais em cada área. E sim, tem médicos ociosos mesmo enquanto vc tá 3/5 horas na triagem Pensa bem antes de ser arrogante com alguém, to respondendo na boa aqui. Agora vou deixar vc aí com sua verdade e ignorar tudo o que vc falar pq tenho mais o que fazer. Beijos
Primeiramente deveriam acabar com a maldita salinha para médico dormir. Depois todo médico do SUS deveria trabalhar turnos diários de 8 horas como qualquer outro trabalhador. Mas querem ficar ricos pois, 10 ou 15 mil reais é um salário baixo para essa classe superior de seres humanos. Estamos pagando muitos médicos de hospitais em grandes centros para ficarem dormindo. Falta estrutura na mesma medida que não existe nenhuma fiscalização da atuação dos profissionais da saúde.
Genial essa série...em Roraima graças aos médicos comprometidos com a saúde como Prof. Dr. Alex Jardim, um dos profissionais do Centro de Ciências da Saúde da UFRR, mais bem conceituado e comprometido, que veio para RR e fez a diferença nesse fim de mundo, como é dito por muitos. o grande problema na área de saúde não esta nos médicos, mais na gestão das diversas áreas da saúde....infelizmente.
Minha sugestão é um episódio sobre judicialização da saúde. Trabalho em Tribunal estadual com essa matéria e fico impressionada com volume e os tipos de pedidos.
É duro ouvir essa realidade! Quase não conseguia ir até o final do vídeo. Quero parabenizar muito esse médico. E mas uma vez parabéns ao Sr.dr.Dráuzio por abordar esses assuntos. Teria q ser pauta de jornais diários até q algo seja feito.
Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nestes lugares.
Parabéns Drauzio e equipe, conteúdo incrível! É triste ver as deficiências na saúde do Brasil, mas series reais como essa fazem com que a gente tenha uma noção maior porque as pessoas esquecem dessas cidades, parabéns!
Um dos fatores que afetam a decisão de ir ou não para cidades mais remotas é sim a facilidade de acesso a capacitação nos grandes centros. O médico precisa estar em constante atualização, em alguns casos isso poderia ser contornado com EAD, telemedicina e um período remunerado anual pra cursos presenciais ou congressos em outras localidades. Um profissional atualizado muda a realidade de onde está
Quando você lê a proposta do SUS chega a sair lágrimas dos olhos de tão massa que é... Mas a situação das políticas públicas aqui no Brasil é lamentável. Aaah se o povo soubesse que todos juntos poderíamos mudar esse cenário. A falta de educação infelizmente faz com que a desigualdade permaneça.
Parabéns ao Dr. Drauzio e toda a equipe, a série esta excelente, muito informativa, e julgo ser até mesmo necessária para a nossa população ser informada da realidade em nosso país
Tenho certeza de que o Brasil está numa onda de formar médicos não por vocação mas sim por status ,os que sonham em ser médicos não conseguem por falta de grana
Sim , por status e por uma certa questão financeira .. E aí mora o perigo .. Para se ganhar bem em medicina irá ter que fazer plantões intermináveis .. e se tal pessoa se formou por grana .. a coisa fica complexa .. Pois irá entrar em depressão além de atender mal .. Dinheiro vs profissão aqui no Brasil é complicado mesmo
Depois vem gente falar mal do Mais Médicos. A maioria dos médicos daqui não quer ir pra esses lugares mais pobres, muitos só se importam mesmo é com dinheiro e status.
Douglas baiense Muitos dos empregos para o interior a prefeitura paga os primeiros meses, e daqui a pouco param de pagar. Meu primo é médico, o salário dele trabalhando no interior é bem maior do que os médicos da capital, quando o prefeito decide pagar. Então não é só culpa dos médicos
Reveja os 20 primeiros segundos do vídeo novamente. Sou médico e não vale a pena ir para o interior, apesar de poder ganhar mais. Quando me formei, trabalhei 3 meses sem receber e sem condições básicas indo nessa onda. Adivinha? Era ano de eleição...
Douglas baiense Suh Addams Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nestes lugares.
O discurso do ex ministro da saúde é uma tremenda hipocrisia. Do que adianta forçar os médicos a trabalharem em lugares remotos, sendo que os hospitais não tem estrutura e medicamento para atendimento básico? O problema é que ninguém quer ralar pesado 6 anos na faculdade, para depois ir trabalhar em hospitais que faltam até luva. Primeiro dêem um jeito nos hospitais, para depois pensar em médico.
Tinham que profissionalizar mais o enfermeiro e dá a ele maior autonomia e atos protocolados para atendimento: dor de garganta, dores em geral, anestesia, pequenas cirurgias, etc.
Esse ex ministro está tirando a responsabilidade do governo e jogando nos médicos, e tem gente que acredita nesse argumento equivocado. A maioria das regiões remotas pagam muito mais do que os grandes centros e mesmo assim não conseguem médicos. O problema não é o salário, mas a precariedade. Quem já morou em regiões extremamente pobres sabe do que estou falando, não tem equipamentos, remédios, nem toca para entrar nas cirurgias. É como um taxista, que usa um carro velho, com pouca gasolina, que quebra no meio do percurso com o passageiro. Quem quer passar por isso? Ver o povo sofrer, mas não ter como ajudar, pq só diagnosticar não cura ninguém. E obrigar uma pessoa a ir para essas regiões não vai ajudar em nada, muitos iriam fazer um atendimento de péssima qualidade. Que ideia absurda! Invistam em infraestrutura, material, equipamentos.
Pega um país em q a formação de médicos é grande e continua... Ex: Argentina, Paraguay,Cuba... verifica se lá eles sofrem de falta de médicos? Ao contrario, lá tem até competição... O problema está sim na qtd insuficiente de médicos formados.
O Brasil não falta médicos, segundo os indicadores mostrados nos vídeos. Concordo que haja precaridade, mas programas como Mais Médicos visam aplicação de saúde e atenção básica. Nós estamos falando de médicos que orientem a população, principalmente na área sanitárias para evitar mortalidade infantil por conta de diarreia. Nós estamos falando de médicos que possam evitar mortes por doenças de fácil tratamento, como pneumonia (em estágio inicial) ou algms viroses. Muita gnt está fora da realidade do que é atenção básica, saúde da família, mesmo assistindo o vídeo. E este vídeo é importante pq são médicos, que apesar da excelente formação foram exercer a Medicina aonde ela estava em falta ao invés de serem mercantilistas e pensar somente no $$$. Drauzio é um dos maiores oncologstas do país, no entanto trabalhou no Carandiru e atualmente está na cadeia feminina. Ganhou espaço na TV não como Dr. Rey por fzr cirurgia plástica em gente milionária, mas por formar programas de conscientização popular, estímulo a vacinação e saúde pública. Como dito no vídeo, por força as vezes do edital de concurso, profissionais de outros setores trabalham em áreas remotas. Cidades longe de grandes centros tem promotores com salários acima de $10 mil mas não têm médicos. Creio que o médico que for formado em universidade pública deveria cumprir, por força de lei, algum tempo de prática aonde for recrutado, tal como acontece no Uruguai, por ex. Tal como o médico que formou no RJ e foi atuar em RR. Caso a classe médica ainda queira manter o seu "livre-arbítrio" que ela pelo menos não interfira nas tentativas políticas de solucionar o problema. O programa Mais Médicos não é perfeito, tem seus problemas, mas ao invés da classe vir a público debater as soluções, o corporativismo e elitismo dos médicos preferiu fazer passeata com nariz de palhaço nas grandes cidades do país e ir vaiar médicos estrangeiros nos aeroportos quando chegaram aqui...médicos estes que iriam atuar no programa que havia 02 anos que tinha edital aberto com salário de $8 mil e insuficiência de vagas preenchidas.
Eu tenho a Honra de ser formado em Roraima, de ter sido aluno do Dr Allex Jardim, de ter feito residência médica em Roraima. Sai do estado para fazer outra residência e conto os dias para voltar para minha terra
Muito cuidado com algumas falas. Existe enfermeiro que faz anestesia sim nos EUA ou que atendem demandas mais comuns (Nurse Practioners). Porém, nosso ensino de enfermagem precisaria evoluir muito para formar esse tipo de profissional.
"O Brasil permitiu que existisse na área da saúde 14 profissões, cada profissão definiu um espaço. O corporativismo em torno da divisão do trabalho na aréa da saúde é uma vergonha. Nos EUA, por exemplo, enfermeiras fazem anestesia, tomam decisões em UTI. Aqui no Brasil não pode, isto é uma bobagem. Isso faz com que a solução para o problema demanda seja uma solução baseada exclusivamente em médico. Isso está errado". Esse é um dos problemas que, quando resolvido, vai melhorar mt a saúde, tanto pública quanto privada.
A formação americana é distinta da nossa! A medicina, a enfermagem, a fisioterapia são graduações a nível de mestrado e não bacharelado, como é feito aqui no Brasil.
Nos EUA essas profissões saem preparadas das universidades para exercer tais procedimentos, aqui não. A formação é diferente, são países diferentes. Essa sua simplificação é um discurso raro pra um problema complexo.
Aqui na minha cidade por exemplo tem vezes que ficamos 6 a 12 horas esperando passar no médico dos hospitais tudo porque falta médico, é um medico pra atender as salas e as emergias e as cirurgias junto.
Pq vc acha que obrigar médicos a trabalharem em lugares sem recursos vai melhorar o sistema? É claro que é importante tem médico, mas antes precisamos de estrutura, o diagnóstico sozinho não cura.
Todo estudante que foi formado com “dinheiro público” (seja em forma de bolsa ou faculdade pública) deveria ser obrigado a atuar por pelo menos 5 anos no SUS. Devolvendo pra sociedade o investimento do dinheiro do estado.
Thais Barbosa da Silva as outras profissões formadas com dinheiro público fazem isso? Ou só o médico deve fazer? É bem justo obrigar a pessoa a tomar um caminho pra vida dela tirando o direito de escolha. Não existe soluções simplórias para problemas complexos.
Lógico que não Estudantes de medicina tbm são cidadãos, pagam seus impostos, não faz sentido terem uma obrigatoriedade a mais. E 5 anos é tempo, viu! 6 anos pra se formar, mais uns 3 ou 4 de residência, pra aí sim começar a trabalhar de verdade! E ainda vai ter q ficar 5 anos fazendo o que não quer? A gente tbm tem nossos planos pra vida. O pessoal ia é perder o interesse em cursar medicina.
O problema é que nessas regiões mais distantes, existe muita precariedade, médicos e enfermeiros trabalham sem recursos, aí não da pra fazer um atendimento completo. Faço tratamento pelo sus e sei como funciona, isso pq moro na capital, imagino como deve ser em outras regiões
Neste mesmo vídeo, vou contar uma experiência de um mundo que não volta mais. Trabalhava como auxiliar de enfermagem que hj seria a técnica. .era um prédio enorme do governo. Era meu plantão. Cheguei na porta do elevador, tinha um homem de uma 38 a 40 anos, uma senhora e eu a 3 pessoa. Chegou um estudante de medicina de uns 20 anos. A porta do elevador abriu e o primeiro a entra foi o estudante! Qdo ele entrou o homem com uma voz irada disse saia! Todos nós nós assustamos. E o estudante parado, o médico disse: saia! Eu sou médico e estou mandando vc sair! Tenha educação porque na sua frente tem 3 pessoas para entrar, eu e estas 2 senhoras. Nestas alturas já estávamos de cabeça baixa. O estudante disse: mas dr. Não fiz nada! Só entrei. Fez sim, vc é um mau educado que não respeita a vez das pessoas, mas dr. Mas dr. Nada. A briga dentro do elevador pela falta de educação e respeito de um futuro médico. Chegou meu andar e sai devagarinho . Não sei o resultado deles mas sei que foi feio. Era este o ambiente que trabalhávamos, bons médicos, educados e boas equipes. Estes médicos tirando poucos não valem nada e quer um crachá para ir para usa. Não sabe eles que furar fila em usa e uma terrível falta de educação. Não teve educação bota pra fora estado!
Cada uma, sair de perto da família para uma cidade do interior com hospital lotado, sem materiais, sem plano de carreira, sem moradia fixa, muitas vezes com salários atrasados... Claro que ele quer obrigar, quem é que vai sair da capital para ter mais dificuldade em outro lugar sem qualquer tipo de benefício adicional?
Dr, o sr ja visitou o hospital tiradentes na zona leste de sp? Ele é enorme, muito bem estruturado, mas nao tem profissionais, o atendimento demora de 6 a 10 horas, mesmo em casos extremos de febre e dor aguda, as periferias, como o sr disse, demanda de mais profissionais, alias, de profissionais q cumpram a carga horaria, pq eles costumam ir, bater cartao, e sair, precisa de supervisionar melhor a saude no Brasil
OBRIGAR um recem formado a ir trabalhar no interior e um abuso. Quer q o medico va? Incentive da forma correta. Obrigue e vai ter um profissional com extrema ma vontade.
Na verdade é uma demanda antiga da classe médica. Argumentam que uma das formas de levar médicos pra cidades distantes seria criar uma carreira como existe pra juízes e promotores. É algo que esbarra no orçamento cada dia mais limitado que temos, mas é interessante, sim.
Suh Addams Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nesses lugares.
Por um lado os médicos têm sim que trabalhar um tempo no interior, já que são regiões menos favorecidas e que não atraem muito a atenção da população. Mas por outro ir para o interior pode ser um problema, não vai ser interessante ficar numa cidade longe da família ou que vai ser desconfortável para os mesmos em lugares que às vezes nem internet ou um cinema têm. Não adianta mandar a pessoa pra um lugar no qual ela vai ficar doida pra sair quando acabar a residência. O buraco é muito, mas muito mais embaixo do que só esse problema da má distribuição dos médicos.
Claro que um médico tem todo o direito de escolher onde quer trabalhar. Mas se o médico se formou em uma universidade pública, qual o problema dele atender uma demanda em um lugar onde a oferta é escassa por um tempo? Vi comentários anteriores ao meu dizendo que obrigar o médico a trabalhar onde precisam dele é inconstitucional e imoral. Muito pelo contrário, é constitucional e questão de ética do médico servir onde precisam dele, principalmente se ele se formou em uma universidade pública...
Zói de Lênin Não caia nesse papo que a culpa é falta de médico, pois a culpa é dos hospitais que não tem estrutura e na maioria das vezes faltam medicamentos básicos. Se o hospital tivesse equipamentos e medicamentos os médicos iriam trabalhar onde fosse. Se você fosse um taxista iria querer trabalhar com um carro velho, caindo aos pedaços, faltando gasolina e que quebrasse no meio do caminho com o passageiro? É mais fácil para o governo colocar a culpa no médico! E ninguém pode ser obrigado a nada, todos tem direito de escolher o que e onde fazer!
Zói de Lênin Creio que simplesmente não seja efetivo. Se eles não querem ir pra lá, há de ter um motivo: falta de estrutura, remédios, salários baixos. Sem resolver isso, não há profissional que se fixe. Todo mundo quer ter uma carreira, comprar sua casa, constituir família, ter condições de criar os filhos. Pra médicos não é diferente.
Obrigar pessoas a fazerem o que não querem dá certo sim, com certeza! Então vamos obrigar a todos que usam o serviço público a serem escravos do governo por um tempo, até porque ninguém paga imposto, é uma graça que o governo faz pra gente. Quando o cidadão usar o SUS tem que trabalhar um mês no posto de saúde, quem estuda em universidade pública trabalha um ano pro governo, quem chamar a polícia tem que trabalhar um tempo na delegacia e por aí vai...
Então isso teria que valer pra todos que se formam no ensino público E quem usa algo do sistema público, tbm teria que fornecer algum trabalho Afinal, o estudante de medicina tbm é um cidadão que cumpre seus deveres, paga os impostos e etc... não faz o menor sentido ele ser forçado inconstitucionalmente a fazer o que não quer.
Boa noite dr. Penso que a saúde terciária e secundária deveriam ser privatizada, fazendo com que apopulações de baixa renda tenham acesso aos serviço de saude de maior complexidade por meio de planos de saúde sociais (como o bolsa família), ficando o estado com o compromisso e dever de atedimento por meio das upas e ubs. Oque o sr acha? Tenho grande admiração por seu trabalho. Parabéns.
Como não se emocionar meu Deus...meu está a 1 ano esperando para fazer um cateterismo e não consegue,o caso é grave ele tem Aneurisma de aorta abdominal,e é no HC de São Paulo..imagina por aí ...rezo todos os dias,para que ela não se rompa..
Concordo com a preocupação e reconheço a gravidade do problema, mas nunca serei a favor de sacrificar a livre-escolha dos médicos como solução para o problema. Além dessa questão moral, há a possibilidade do fato de um médico ganhar menos e ser obrigado a se mudar para uma região pobre e viver uma vida muito mais primitiva desestimular os jovens a entrarem na profissão, reduzindo o número de profissionais disponíveis. Não comparemos o Brasil com países nórdicos... o contexto é outro e a população é outra. Uma viagem de São Paulo para Manaus é muitas vezes o tamanho desses países.
Mas é verdade isso em Países de primeiro mundo .. Enfermeiros e farmacêuticos podem fazer a prescrição .. Ou seja .. iria desafogar o sistema de saúde .. Mas não é assim , tais profissionais também deveriam fazer uma reciclagem.
Em tempo: faz parte da formação médica abordar os custos da medicina? O médico, além de se queixar da verba do Estado, não deveria participar do uso racional dos recursos? Existe formação adicional para o médico que ocupa cargo de administração de hospital?
De dinheiro todo mundo precisa...mais quando as pessoas amarem realmente o próximo...e tiverem compaixão...o Brasil será melhor...desde os médicos que busquem trabalhar em locais mais remotos...desde os hospitais do sus tratarem melhor seus pacientes..fora que desviam verba até do sus!!infelizmente ninguém pensa em ninguém...é só o umbigo e que se dane...se eu tivesse o prazer de ter me formado em medicina...concerteza uma boa parte da minha vida seria dedicada a pessoas que não podem pagar uma consulta....porque é triste demais a situação...graças a Deus tenho plano de saúde...e mesmo assim me importo com as pessoas que infelizmente dependem do sus!!!é muito triste o descaso...vem desde lá de cima...dos grandes...politicos...até um enfermeiro que trata com falta de respeito um pobre coitado!!não são todos mais o que eu vejo é a maioria!!!!
O Conselho Federal de Medicina estava querendo acabar com os direitos dos enfermeiros respaldados em lei no exercício profissional da profissão. Deve-se ter respeito ao trabalho dos demais profissionais da saúde.
Excelente professor o Dr. Allex. Foi meu professor aqui na faculdade. Agora sobre alguns comentários. É preciso entender que o médico não é o vilào da história. Meu irmão atuou 2 anos em Caroebe, aqui em RR. Condições precárias, tinha que remover paciente em uma estrada de barro, atoleiro. Cansativo. Teve uma vez que ele foi pra lá no domingo, chegou na cidade e em seguida teve que trazer um paciente. 9 horas dentro de carro indo e voltando. Lá não tinha internet. Nem cinema. Nem nada pra fazer. Depois de 6 anos de faculdade, queremos trabalhar sim, ajudar sim, mas viver também. Médico quer internet, netflix, youtube, cinema, estar com a família, ir pra uma piscina. Quer chegar no trabalho e ter tudo pronto pra ele, pra ele se ocupar do ofício dele, cuidar. Os mesmos prazeres que todos os outros profissionais desejam ter. Pensem nisso.
Essa série é incrível
Cara esse Dráuzio Varela e o melhor médico do Brasil ele deveria ser ministro da saúde pra ver se dá um jeito na saúde brasileira que está decadente
Concordo
Reportagem assim deveria passar na TV aberta, gerando mais visibilidade... pois é um incrível trabalho
Muito bom! Brasil precisa de mais pessoas como vc, Dr. Dráuzio
É ótima matéria! faço tratamento aqui em Roraima onde eu moro e esse é o meu médico dr Alex, assim como é das demais pessoas do estado. Se ele não tivesse aqui provavelmente teria que viajar pra outro estado, para continuar meu tratamento e ficar longe da minha família. E aqui Precisamos de mais médicos, Precisamos de uma estrutura maior e melhor.
💕💖💓💞
Lindos! Thaís e Dr. Allex Jardim! Amei a matéria! Orgulho de fazer parte da UNACON-RR!
👏👏👏
0f
8Ppppppppppppppppppp
pp
É urgente a mobilização de todos a favor do SUS! Parabéns pela série.
NAO PRECISAMOS DE MÉDICOS! PRECISAMOS DE UM PLANO DE CARREIRA IGUAL O JUDICIÁRIO!
Série espetacular, e olha que é o que eu fico pensando: Como pode não ter médico pra atender sendo que são as vagas mais disputadas nas faculdades/universidades todos os anos?
Fico inconformado em ir a um hospital público de uma capital (SP) e demorar até 4/5 horas para ser atendido na triagem!
vagas mais disputadas nas universidades não significa maior numero de profissionais, pode significar simplesmente um menor numero de vagas totais. Isso acontece com a medicina pq o CRM e o próprio MEC dificultam a criação de cursos de medicina em qualquer universidade para evitar o surgimento de cursos de baixa qualidade e a desvalorização do profissional.
Sobre a demora nas triagens, normalmente ela acontece por problemas administrativos, não é tão relacionado assim com o numero de médicos
Não, sua resposta não foi boa cara, vou tentar ser bem simples e resumir o pensamento...
Primeiro, que todos os anos são milhares de profissionais que se formam, não? Ou o que falta são 'faculdades' pra isso?
Segundo, enquanto a pessoa tá la na espera da administração da triagem, quer dizer que o Médico fica lá na sala dele olhando para as paredes por cerca de 3/5 horas até o próximo paciente chegar?
Pensa bem antes de responder...
Opa, vai com calma cara. Acho que vc que não entendeu o que eu falei. Sua primeira premissa foi relacionar a disputa na universidade ao numero de médicos, agora na sua resposta vc vem falar em numero absoluto de profissionais, duas coisas completamente distintas, e o que eu fiz foi justamente separar as duas coisas.
E não, eu não disse que ele fica sem fazer nada, eu disse que o problema é administrativo, e tem várias coisas aí no meio da administração que não só o atendimento médico, por exemplo a alocação de profissionais em cada área. E sim, tem médicos ociosos mesmo enquanto vc tá 3/5 horas na triagem
Pensa bem antes de ser arrogante com alguém, to respondendo na boa aqui. Agora vou deixar vc aí com sua verdade e ignorar tudo o que vc falar pq tenho mais o que fazer. Beijos
Já demoraram 6 horas pra me atender no hospital com plano de saúde. Não é problema exclusivo do SUS infelizmente
Primeiramente deveriam acabar com a maldita salinha para médico dormir. Depois todo médico do SUS deveria trabalhar turnos diários de 8 horas como qualquer outro trabalhador. Mas querem ficar ricos pois, 10 ou 15 mil reais é um salário baixo para essa classe superior de seres humanos.
Estamos pagando muitos médicos de hospitais em grandes centros para ficarem dormindo.
Falta estrutura na mesma medida que não existe nenhuma fiscalização da atuação dos profissionais da saúde.
triste realidade do Brasil, Deus tenha misericórdia desse povo tão sofrido...
Genial essa série...em Roraima graças aos médicos comprometidos com a saúde como Prof. Dr. Alex Jardim, um dos profissionais do Centro de Ciências da Saúde da UFRR, mais bem conceituado e comprometido, que veio para RR e fez a diferença nesse fim de mundo, como é dito por muitos. o grande problema na área de saúde não esta nos médicos, mais na gestão das diversas áreas da saúde....infelizmente.
o medico que aparece no início eh meu professor na faculdade...excelente profissional.
Doutor, poderia fazer um vídeo falando sobre o caos da faculdade de medicina ? Como os casos de suicídio e etc... Desde já , agradeço .
Só ficam farreando
Minha sugestão é um episódio sobre judicialização da saúde. Trabalho em Tribunal estadual com essa matéria e fico impressionada com volume e os tipos de pedidos.
Dr, Drauzio vc é o melhor.
Documentário muito bom !
o problema não é o número de profissionais, o problema é que saúde é um comércio no Brasil .
No mundo, aí nós que somos mais pobres sofremos e vamos sofrer mais
É duro ouvir essa realidade! Quase não conseguia ir até o final do vídeo.
Quero parabenizar muito esse médico.
E mas uma vez parabéns ao Sr.dr.Dráuzio por abordar esses assuntos.
Teria q ser pauta de jornais diários até q algo seja feito.
Tocando fundo nos problemas da saúde brasileira !!! Excelente !
Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nestes lugares.
Um médico de verdade! Fantástico!
Você presta hoje o serviço mais importante do Brasil, Drauzio Varella
Parabéns Drauzio e equipe, conteúdo incrível! É triste ver as deficiências na saúde do Brasil, mas series reais como essa fazem com que a gente tenha uma noção maior porque as pessoas esquecem dessas cidades, parabéns!
Poderia falar da atuação dos outros profissionais do sus. Essa série é muito boa
Investir em medicina preventiva seria uma forma de reduzir os custos nos municípios mais pobres.
Ana Paroli sim, vc está certa.
Parabéns, Dr. Drauzio, por abordar um tema que requer atenção!
Muito bom! Gostei muito da reportagem! Triste esse cenário em nosso país! Precisamos mudar esse quadro e promover uma saúde pública melhor para todos!
Um dos fatores que afetam a decisão de ir ou não para cidades mais remotas é sim a facilidade de acesso a capacitação nos grandes centros. O médico precisa estar em constante atualização, em alguns casos isso poderia ser contornado com EAD, telemedicina e um período remunerado anual pra cursos presenciais ou congressos em outras localidades. Um profissional atualizado muda a realidade de onde está
Queria muito ter o prazer de trabalhar com o doutor Drauzio, um excelente profissional.
Drauzio, ministro da saúde 🙏🏽
Quando você lê a proposta do SUS chega a sair lágrimas dos olhos de tão massa que é... Mas a situação das políticas públicas aqui no Brasil é lamentável. Aaah se o povo soubesse que todos juntos poderíamos mudar esse cenário. A falta de educação infelizmente faz com que a desigualdade permaneça.
Drauzio, faça um vídeo falando sobre os enfermeiros e técnicos que são o pára-choque da saúde no Brasil.
Parabéns ao Dr. Drauzio e toda a equipe, a série esta excelente, muito informativa, e julgo ser até mesmo necessária para a nossa população ser informada da realidade em nosso país
Ótimo trabalho Dr, é importante expor a realidade do nosso país.
Tenho certeza de que o Brasil está numa onda de formar médicos não por vocação mas sim por status ,os que sonham em ser médicos não conseguem por falta de grana
Sim , por status e por uma certa questão financeira .. E aí mora o perigo .. Para se ganhar bem em medicina irá ter que fazer plantões intermináveis .. e se tal pessoa se formou por grana .. a coisa fica complexa .. Pois irá entrar em depressão além de atender mal ..
Dinheiro vs profissão aqui no Brasil é complicado mesmo
Pelo amo de deus, esse vídeo tem que chegar até cada prefeito desse brasilzão
Depois vem gente falar mal do Mais Médicos. A maioria dos médicos daqui não quer ir pra esses lugares mais pobres, muitos só se importam mesmo é com dinheiro e status.
Douglas baiense Muitos dos empregos para o interior a prefeitura paga os primeiros meses, e daqui a pouco param de pagar.
Meu primo é médico, o salário dele trabalhando no interior é bem maior do que os médicos da capital, quando o prefeito decide pagar. Então não é só culpa dos médicos
Reveja os 20 primeiros segundos do vídeo novamente. Sou médico e não vale a pena ir para o interior, apesar de poder ganhar mais. Quando me formei, trabalhei 3 meses sem receber e sem condições básicas indo nessa onda. Adivinha? Era ano de eleição...
Douglas baiense verdader😞
Douglas baiense Suh Addams Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nestes lugares.
Rodrigo S então me desculpe mas você foi só mais um que se formou por dinheiro e status.
Amo demais essa série, saio compartilhando pra todo mundo
Eu gostaria de saber como curtir esse vídeo 500 mil vzs👏👏👏👏👏#sou100%sus Nenhum direito a menos👊
Crie 500 mil contas no google, e clique 500 mil vezes no like.
Dr Allex, grande médico 👏🏻👏🏻
O discurso do ex ministro da saúde é uma tremenda hipocrisia. Do que adianta forçar os médicos a trabalharem em lugares remotos, sendo que os hospitais não tem estrutura e medicamento para atendimento básico? O problema é que ninguém quer ralar pesado 6 anos na faculdade, para depois ir trabalhar em hospitais que faltam até luva. Primeiro dêem um jeito nos hospitais, para depois pensar em médico.
Mateus Pereira concordo plenamente !!
Tinham que profissionalizar mais o enfermeiro e dá a ele maior autonomia e atos protocolados para atendimento: dor de garganta, dores em geral, anestesia, pequenas cirurgias, etc.
parabens novamente...espero, assim como muitos aqui, que novos videos como esse venham ao canal..obrigado drauzio
Que dificuldade do Brasil em avançar em conhecimento e novas tecnologias!
Esse ex ministro está tirando a responsabilidade do governo e jogando nos médicos, e tem gente que acredita nesse argumento equivocado. A maioria das regiões remotas pagam muito mais do que os grandes centros e mesmo assim não conseguem médicos. O problema não é o salário, mas a precariedade. Quem já morou em regiões extremamente pobres sabe do que estou falando, não tem equipamentos, remédios, nem toca para entrar nas cirurgias. É como um taxista, que usa um carro velho, com pouca gasolina, que quebra no meio do percurso com o passageiro. Quem quer passar por isso? Ver o povo sofrer, mas não ter como ajudar, pq só diagnosticar não cura ninguém.
E obrigar uma pessoa a ir para essas regiões não vai ajudar em nada, muitos iriam fazer um atendimento de péssima qualidade. Que ideia absurda! Invistam em infraestrutura, material, equipamentos.
oOSininho essa questão é muito mais complexa do que foi mostrado no vídeo
Pega um país em q a formação de médicos é grande e continua... Ex: Argentina, Paraguay,Cuba...
verifica se lá eles sofrem de falta de médicos? Ao contrario, lá tem até competição...
O problema está sim na qtd insuficiente de médicos formados.
A literatura científica é bem clara quanto a precariedade da administração pública no âmbito da saúde pública e coletiva.
Mostre-me algum trabalho científico que evidencia e confirma seu argumento. Fontes?
O Brasil não falta médicos, segundo os indicadores mostrados nos vídeos. Concordo que haja precaridade, mas programas como Mais Médicos visam aplicação de saúde e atenção básica. Nós estamos falando de médicos que orientem a população, principalmente na área sanitárias para evitar mortalidade infantil por conta de diarreia. Nós estamos falando de médicos que possam evitar mortes por doenças de fácil tratamento, como pneumonia (em estágio inicial) ou algms viroses. Muita gnt está fora da realidade do que é atenção básica, saúde da família, mesmo assistindo o vídeo. E este vídeo é importante pq são médicos, que apesar da excelente formação foram exercer a Medicina aonde ela estava em falta ao invés de serem mercantilistas e pensar somente no $$$. Drauzio é um dos maiores oncologstas do país, no entanto trabalhou no Carandiru e atualmente está na cadeia feminina. Ganhou espaço na TV não como Dr. Rey por fzr cirurgia plástica em gente milionária, mas por formar programas de conscientização popular, estímulo a vacinação e saúde pública. Como dito no vídeo, por força as vezes do edital de concurso, profissionais de outros setores trabalham em áreas remotas. Cidades longe de grandes centros tem promotores com salários acima de $10 mil mas não têm médicos.
Creio que o médico que for formado em universidade pública deveria cumprir, por força de lei, algum tempo de prática aonde for recrutado, tal como acontece no Uruguai, por ex. Tal como o médico que formou no RJ e foi atuar em RR. Caso a classe médica ainda queira manter o seu "livre-arbítrio" que ela pelo menos não interfira nas tentativas políticas de solucionar o problema. O programa Mais Médicos não é perfeito, tem seus problemas, mas ao invés da classe vir a público debater as soluções, o corporativismo e elitismo dos médicos preferiu fazer passeata com nariz de palhaço nas grandes cidades do país e ir vaiar médicos estrangeiros nos aeroportos quando chegaram aqui...médicos estes que iriam atuar no programa que havia 02 anos que tinha edital aberto com salário de $8 mil e insuficiência de vagas preenchidas.
Eu tenho a Honra de ser formado em Roraima, de ter sido aluno do Dr Allex Jardim, de ter feito residência médica em Roraima. Sai do estado para fazer outra residência e conto os dias para voltar para minha terra
Deveria ter um vídeo sobre o Programa de residência mencionado no vídeo
DRAUZIO PRESIDENTE 2018!! Brincadeira,haha. Vídeo de muito boa qualidade e bem interessante. Estão de parabéns!
Expetacular! Parabéns ao Dr. e a toda equipe!
Bom dia!
O que canal incrível, sempre com excelente conteúdo! Parabéns, continuem assim!
Abraços, sucesso!
Drauzio faz um vídeo falando sobre medicina no exterior, por favor.
Muito cuidado com algumas falas. Existe enfermeiro que faz anestesia sim nos EUA ou que atendem demandas mais comuns (Nurse Practioners).
Porém, nosso ensino de enfermagem precisaria evoluir muito para formar esse tipo de profissional.
Brasil é assim, quem tem grana tá pouco de lixando para quem não tem!!!
Mais um vídeo sensacional do grande Drauzio! Série muito bacana!
"O Brasil permitiu que existisse na área da saúde 14 profissões, cada profissão definiu um espaço. O corporativismo em torno da divisão do trabalho na aréa da saúde é uma vergonha. Nos EUA, por exemplo, enfermeiras fazem anestesia, tomam decisões em UTI. Aqui no Brasil não pode, isto é uma bobagem. Isso faz com que a solução para o problema demanda seja uma solução baseada exclusivamente em médico. Isso está errado".
Esse é um dos problemas que, quando resolvido, vai melhorar mt a saúde, tanto pública quanto privada.
A formação americana é distinta da nossa! A medicina, a enfermagem, a fisioterapia são graduações a nível de mestrado e não bacharelado, como é feito aqui no Brasil.
Nos EUA essas profissões saem preparadas das universidades para exercer tais procedimentos, aqui não. A formação é diferente, são países diferentes. Essa sua simplificação é um discurso raro pra um problema complexo.
Aqui na minha cidade por exemplo tem vezes que ficamos 6 a 12 horas esperando passar no médico dos hospitais tudo porque falta médico, é um medico pra atender as salas e as emergias e as cirurgias junto.
Ótima série!! Estou esperando pela parte 3
Que reportagem fantástica!
Cara série maravilhosa! Parabéns a todos os envolvidos!
Cada video da série me convence mais de que o unico jeito que o SUS funcione é obrigar os médicos, algo altamente não democrático
Pq vc acha que obrigar médicos a trabalharem em lugares sem recursos vai melhorar o sistema?
É claro que é importante tem médico, mas antes precisamos de estrutura, o diagnóstico sozinho não cura.
Você é sensacional!! minha inspiração!
Nossa inspiração!
Todo estudante que foi formado com “dinheiro público” (seja em forma de bolsa ou faculdade pública) deveria ser obrigado a atuar por pelo menos 5 anos no SUS. Devolvendo pra sociedade o investimento do dinheiro do estado.
Thais Barbosa da Silva as outras profissões formadas com dinheiro público fazem isso? Ou só o médico deve fazer? É bem justo obrigar a pessoa a tomar um caminho pra vida dela tirando o direito de escolha. Não existe soluções simplórias para problemas complexos.
Lógico que não
Estudantes de medicina tbm são cidadãos, pagam seus impostos, não faz sentido terem uma obrigatoriedade a mais. E 5 anos é tempo, viu!
6 anos pra se formar, mais uns 3 ou 4 de residência, pra aí sim começar a trabalhar de verdade! E ainda vai ter q ficar 5 anos fazendo o que não quer? A gente tbm tem nossos planos pra vida.
O pessoal ia é perder o interesse em cursar medicina.
O problema é que nessas regiões mais distantes, existe muita precariedade, médicos e enfermeiros trabalham sem recursos, aí não da pra fazer um atendimento completo. Faço tratamento pelo sus e sei como funciona, isso pq moro na capital, imagino como deve ser em outras regiões
Fantastica essa serie !
Neste mesmo vídeo, vou contar uma experiência de um mundo que não volta mais. Trabalhava como auxiliar de enfermagem que hj seria a técnica. .era um prédio enorme do governo. Era meu plantão. Cheguei na porta do elevador, tinha um homem de uma 38 a 40 anos, uma senhora e eu a 3 pessoa. Chegou um estudante de medicina de uns 20 anos. A porta do elevador abriu e o primeiro a entra foi o estudante! Qdo ele entrou o homem com uma voz irada disse saia! Todos nós nós assustamos. E o estudante parado, o médico disse: saia! Eu sou médico e estou mandando vc sair! Tenha educação porque na sua frente tem 3 pessoas para entrar, eu e estas 2 senhoras. Nestas alturas já estávamos de cabeça baixa. O estudante disse: mas dr. Não fiz nada! Só entrei. Fez sim, vc é um mau educado que não respeita a vez das pessoas, mas dr. Mas dr. Nada. A briga dentro do elevador pela falta de educação e respeito de um futuro médico. Chegou meu andar e sai devagarinho . Não sei o resultado deles mas sei que foi feio. Era este o ambiente que trabalhávamos, bons médicos, educados e boas equipes. Estes médicos tirando poucos não valem nada e quer um crachá para ir para usa. Não sabe eles que furar fila em usa e uma terrível falta de educação. Não teve educação bota pra fora estado!
como um vídeo desse só tem 5,000 visualizações cara :/
Quero dedicar minha vida a essa profissão e levar a medicina a quem não tem acessibilidade a um hospital.
Cada vez melhor o seu canal Dr. Dráuzio. Parabéns e obrigado por compartilhar tanta informação necessária para a sociedade.
te amo drauzio
Cada uma, sair de perto da família para uma cidade do interior com hospital lotado, sem materiais, sem plano de carreira, sem moradia fixa, muitas vezes com salários atrasados... Claro que ele quer obrigar, quem é que vai sair da capital para ter mais dificuldade em outro lugar sem qualquer tipo de benefício adicional?
Dr, o sr ja visitou o hospital tiradentes na zona leste de sp? Ele é enorme, muito bem estruturado, mas nao tem profissionais, o atendimento demora de 6 a 10 horas, mesmo em casos extremos de febre e dor aguda, as periferias, como o sr disse, demanda de mais profissionais, alias, de profissionais q cumpram a carga horaria, pq eles costumam ir, bater cartao, e sair, precisa de supervisionar melhor a saude no Brasil
Salve, Salve Dr. Aleex!!!
OBRIGAR um recem formado a ir trabalhar no interior e um abuso. Quer q o medico va? Incentive da forma correta. Obrigue e vai ter um profissional com extrema ma vontade.
Na verdade é uma demanda antiga da classe médica. Argumentam que uma das formas de levar médicos pra cidades distantes seria criar uma carreira como existe pra juízes e promotores.
É algo que esbarra no orçamento cada dia mais limitado que temos, mas é interessante, sim.
Suh Addams Médico também é gente. Também quer comprar casa, constituir família, ter condições de criar os filhos e ter acesso à saúde. Ir pra lugares sem estrutura, difíceis de se viver, nunca vai ser uma decisão fácil, nem frequente. Daí a importância dos governos se organizarem pra isso, pra existir um plano de carreira e de VIDA nesses lugares.
Suh Addams "são todos uns safados que não ligam pra vida", você perdeu toda a credibilidade do seu comentário ao dizer isso.
Por um lado os médicos têm sim que trabalhar um tempo no interior, já que são regiões menos favorecidas e que não atraem muito a atenção da população. Mas por outro ir para o interior pode ser um problema, não vai ser interessante ficar numa cidade longe da família ou que vai ser desconfortável para os mesmos em lugares que às vezes nem internet ou um cinema têm.
Não adianta mandar a pessoa pra um lugar no qual ela vai ficar doida pra sair quando acabar a residência. O buraco é muito, mas muito mais embaixo do que só esse problema da má distribuição dos médicos.
Nossa não aguentava mais esperar
Que programa incrivel! Nao parece com ele!! Isso é um serviço publico!
Continue, doutor.
Façam uma playlist da série!
Sou muito fã desse coroa
Claro que um médico tem todo o direito de escolher onde quer trabalhar. Mas se o médico se formou em uma universidade pública, qual o problema dele atender uma demanda em um lugar onde a oferta é escassa por um tempo?
Vi comentários anteriores ao meu dizendo que obrigar o médico a trabalhar onde precisam dele é inconstitucional e imoral. Muito pelo contrário, é constitucional e questão de ética do médico servir onde precisam dele, principalmente se ele se formou em uma universidade pública...
Zói de Lênin Não caia nesse papo que a culpa é falta de médico, pois a culpa é dos hospitais que não tem estrutura e na maioria das vezes faltam medicamentos básicos. Se o hospital tivesse equipamentos e medicamentos os médicos iriam trabalhar onde fosse. Se você fosse um taxista iria querer trabalhar com um carro velho, caindo aos pedaços, faltando gasolina e que quebrasse no meio do caminho com o passageiro? É mais fácil para o governo colocar a culpa no médico! E ninguém pode ser obrigado a nada, todos tem direito de escolher o que e onde fazer!
Zói de Lênin Creio que simplesmente não seja efetivo. Se eles não querem ir pra lá, há de ter um motivo: falta de estrutura, remédios, salários baixos. Sem resolver isso, não há profissional que se fixe. Todo mundo quer ter uma carreira, comprar sua casa, constituir família, ter condições de criar os filhos. Pra médicos não é diferente.
Obrigar pessoas a fazerem o que não querem dá certo sim, com certeza! Então vamos obrigar a todos que usam o serviço público a serem escravos do governo por um tempo, até porque ninguém paga imposto, é uma graça que o governo faz pra gente. Quando o cidadão usar o SUS tem que trabalhar um mês no posto de saúde, quem estuda em universidade pública trabalha um ano pro governo, quem chamar a polícia tem que trabalhar um tempo na delegacia e por aí vai...
Então teria que estender para as outras profissões formadas em universidades públicas, isso só para seu raciocínio começar a fazer sentido...
Então isso teria que valer pra todos que se formam no ensino público
E quem usa algo do sistema público, tbm teria que fornecer algum trabalho
Afinal, o estudante de medicina tbm é um cidadão que cumpre seus deveres, paga os impostos e etc... não faz o menor sentido ele ser forçado inconstitucionalmente a fazer o que não quer.
Boa noite dr. Penso que a saúde terciária e secundária deveriam ser privatizada, fazendo com que apopulações de baixa renda tenham acesso aos serviço de saude de maior complexidade por meio de planos de saúde sociais (como o bolsa família), ficando o estado com o compromisso e dever de atedimento por meio das upas e ubs. Oque o sr acha? Tenho grande admiração por seu trabalho. Parabéns.
Ótimo vídeo, muito esclarecedor.
O ruim do vídeo é que ele acaba.
Situação complicada. Espero poder fazer uma mínima diferença nessa causa. Viva o SUS!
Precisamos é de educação!
Como não se emocionar meu Deus...meu está a 1 ano esperando para fazer um cateterismo e não consegue,o caso é grave ele tem Aneurisma de aorta abdominal,e é no HC de São Paulo..imagina por aí ...rezo todos os dias,para que ela não se rompa..
Concordo com a preocupação e reconheço a gravidade do problema, mas nunca serei a favor de sacrificar a livre-escolha dos médicos como solução para o problema.
Além dessa questão moral, há a possibilidade do fato de um médico ganhar menos e ser obrigado a se mudar para uma região pobre e viver uma vida muito mais primitiva desestimular os jovens a entrarem na profissão, reduzindo o número de profissionais disponíveis. Não comparemos o Brasil com países nórdicos... o contexto é outro e a população é outra. Uma viagem de São Paulo para Manaus é muitas vezes o tamanho desses países.
Podia ter 50 minutos cada episódio hahaha
Mas é verdade isso em Países de primeiro mundo .. Enfermeiros e farmacêuticos podem fazer a prescrição .. Ou seja .. iria desafogar o sistema de saúde .. Mas não é assim , tais profissionais também deveriam fazer uma reciclagem.
Emocionante. 👏👏👏
Em tempo: faz parte da formação médica abordar os custos da medicina? O médico, além de se queixar da verba do Estado, não deveria participar do uso racional dos recursos? Existe formação adicional para o médico que ocupa cargo de administração de hospital?
Ola Dr. Drauzio, faz um vídeo sobre a synapsa.
devia ter uma compra federal e distribuir considerando a demanda.
De dinheiro todo mundo precisa...mais quando as pessoas amarem realmente o próximo...e tiverem compaixão...o Brasil será melhor...desde os médicos que busquem trabalhar em locais mais remotos...desde os hospitais do sus tratarem melhor seus pacientes..fora que desviam verba até do sus!!infelizmente ninguém pensa em ninguém...é só o umbigo e que se dane...se eu tivesse o prazer de ter me formado em medicina...concerteza uma boa parte da minha vida seria dedicada a pessoas que não podem pagar uma consulta....porque é triste demais a situação...graças a Deus tenho plano de saúde...e mesmo assim me importo com as pessoas que infelizmente dependem do sus!!!é muito triste o descaso...vem desde lá de cima...dos grandes...politicos...até um enfermeiro que trata com falta de respeito um pobre coitado!!não são todos mais o que eu vejo é a maioria!!!!
O Brasil tem médico para todos que podem pagar .
caramba a solução ai dito por um profissional e a gente esperando os políticos tomar essa decisão!
O Conselho Federal de Medicina estava querendo acabar com os direitos dos enfermeiros respaldados em lei no exercício profissional da profissão. Deve-se ter respeito ao trabalho dos demais profissionais da saúde.
Drauzio rei.
Excelente!!!
Parabéns pelo vídeo! ♥️
Muito bom. Parabéns!
Que um dia tenhamos mais humanidade e menos interesses próprios!