O que deu certo na China, provavelmente não daria em quase lugar nenhum do mundo. Lá o crescimento exponencial teve altos custos humanos, na maioria dos países teria apenas os custos humanos. Eles vêm de uma cultura imperial milenar, esse sentimento de unidade e sacrifício pelo império está no subconsciente de todo cidadão. O Brasil por exemplo vem de uma história de 500 anos, de colonialismo, escravidão e usurpação das riquezas nacionais.
Pablo Gabriel Monteiro de Santana a qualidade é uma boa características porém muitos têm a principal característica deste canal é a capacidade única de ser imparcial Não conheço alguma média que seja tão imparcial parabéns
@@diegomaradona5452 imparcial? Logo depois de assistir o video a gente sabe qual foi sua primeira ideia de China: um país fechado, ditatorial, totalitário... nao falam da comuna de pequim, nao falam do envolvimento dos países imperialistas, como se a China fosse isolada e nao sofresse com embargos desde o primeiro dia da revolucao. Cade eles falando do pq o regime tem de ser tão fechado? A gente sabe pq...
@@BrunoLima-vh1euErrado , é um canal de evolução histórica, não de opinião ou suposições, narra oque tem de concreto de história, já teorias e conspirações é em outros canais....
Por mais que se fale de um mesmo sistema em dois regime, as conquistas de uma reestruturação agrária que expropriou os latifundiários por si só já define a sorte de todo o povo chinês que tinham até mesmo a integridade territorial de seu país sob ameaças imperialistas. Mao foi um grande herói como nenhum ou poucos países do mundo pode ter igual. Nessas horas não se trata de culto à personalidade, mas as idéias levadas adiante por um ícone bem representativo.
Essa equipe do nexo sempre consegue apresentar as coisas por uma nova perspectiva, expôr informações que são raras na mídia mas ainda são relevantes, e botar tudo numa visão ampla da coisa. Tendo cada passo um impressionante pragmatismo e imparcialidade. Pelo menos é assim que vejo. Valorizo muito seus trabalhos, e espero que continuem se dedicando assim no futuro.
Nao ouvi eles falando uma vez de como os países imperialistas aplicaram sanções e forma de pressao Internacional para findar a revolução, questão que atravessou todos os países socialistas no século XX, assim como passa pela Venezuela hj. Imparcialidade nao, apenas a velha visão liberal imperialista
Wawww, Nexo. Que overdose de informações, sapiência e cultura. Façam conteúdos sobre alguns países do continente africano, sinto falta disso. Contudo o do Apartheid na África do Sul também foi uma monstruosidade em termos jornalísticos. Abs,
Como é a vida? Realmente existe censura em tudo? Há moradores de rua, pobreza visível, violência? Desculpe tantas perguntas, mas sou bem curioso quanto ao assunto
@@SandroMedia Sim há pobreza, há pessoas pedindo esmolas mas não é fácil de se ver, há câmeras em todos as partes e as notícias sempre são pró china, então as notícias não criticam o partido, então há censura. (internet é censurada, sites estrangeiros são bloqueados) Temas sensíveis se conversa somente em local privado. Segurança é mil vezes melhor que no Brasil. Chineses são amigáveis, a vida no dia dia é normal como no Brasil porém com segurança, só não se conversa sobre política tão intensamente como vc conversaria aqui no Brasil eu acredito. A poluição do ar é bem intensa os dias são bem cinzentos. Já morei na china. É local bacana, vale a experiência, só saiba seu lugar na sociedade principalmente como estrangeiro, não toque em assuntos sensíveis.
Conte-me como é não ter a liberdade de acessar o UA-cam sem uma VPN, pois o governo chinês não permite. Prefiro estar no Brasil e ter minhas liberdades garantidas do que ser apenas um produto do Estado Soberano.
Querendo ou não, mérito dos chineses, eles tinham uma situação muito pior do que os brasileiros na mesma época. E hoje, dominam nosso mercado de exportação.
Historicamente perfeito o documentário, fica agora a cada um que assiste saber se compensa pagar o preço em sangue de seu próprio povo para ter esse desenvolvimento e riqueza todo. Vale a pena o sangue derramado? Pense nisso?
Grande conhecimento, cultura e conteúdo! Muito obrigado, se possível façam uma explicação sobre a economia do continente africano, mais especificamente nos países explorados por multinacionais.
Conteúdo super explicativo e de qualidade! Como sugestão diria que faltou explorar o protagonismo chinês na emergência do movimento terceiro-mundista, fundamental para o surgimento de uma terceira via nas Relações Internacionais a partir dos anos 1970. O movimento é caracterizado pela cooperação entre potências emergentes (cooperação Sul-Sul) e foi importante para garantir a posição chinesa num cenário global com múltiplos polos de poder. Além disso, na parte que fala do rompimento sino-soviético seria interessante explorar a aliança posterior entre China e Estados Unidos.
Seria legal contar sobre Taiwan e sua história, se ela se consolida após a revolução de 49, os conflitos internos e criação e política. Ficaria bastante contente, tendo em vista de que até hoje este assunto é um pouco turvo para muitos. Parabéns por mais um vídeo de qualidade e informativo. Vocês são fantásticos!
otima explicação, didática e informativa. Aguardo o video sobre a historia de Portugal, o antes e depois da revolução dos cravos e outros episódios que o país passou. Abç
Excelente. Em pouco mais de 10 min. se consegue condensar a história recente da China. Mais didático é praticamente impossível. Continuem e assistirei a todos. 👌 🤘
Gostei muito do seu video parabéns eu lembro a 30anos atrás a China um país agrícola como pode o nosso país ser assim parado no tempo o Brasil precisa mudar a sua provisão e crescer muito
Letícia Arcoverde, um show de apresentação. Parabéns por fazer aumentar o grau de interesse sobre o tema pela forma sensacional de apresentar. Assim como a China, tens um grande futuro pela frente !
E eu também estou preocupado com isso. Prefiro um país democrático e com cultura ocidental como maior potência, do que um bando de Chinês maluco. Porém, acredito que o sistema político chinês não venha a durar muitas décadas à frente.
Antes de tudo parabéns ao canal, pela primeira vez uma matéria explica tão bem a política burocrática e confusa da China. Eu fico trsite quando penso que os países (todos da América Latina) que não aproveitaram os momentos de barbárie do século xx para impor as reformas elementares para se tornar um país desenvolvido.
Excelente vídeo mas faltou mencionar o importante fato que mudou radicalmente a economia Chinesa: A concessão do acesso ao mercado norte americano em troca de um distanciamento com a união soviética. Sim, se não fosse por isso, a China jamais se tornaria o que é hoje.
Nós, no Brasil, que vivemos uma ditadura capitalista de 64-85 e um período de democracia restrita de 50-64, importamos dos EUA a demagogia de associar comunismo a restrição de liberdade política.
Parabéns pelo vídeo! Bastante informativo objeto e relevante. pelo que a China não tem leis severas para quem maltrata os animais e ainda falta liberdade religiosa dentre outras coisas. Congratulations on the video! Very informative object and relevant. so China has no strict laws for animal maltreatment and religious freedom among other things.
Imagine um país com cidadãos ranqueados? Não, não estamos falando do episódio Nosedive, da terceira temporada de Black Mirror, mas dos planos do governo chinês. O país disse estar pronto para implantar esse sistema em sua capital, Pequim, até 2020. De acordo com a proposta do governo daquele país, a ideia é que os cidadãos que seguem as leis e regras chinesas terão regalias e serão privilegiados, enquanto aqueles que se encaixarem como 'problemáticos' poderão ter restringidos seus direitos a locomoção e crédito. Para coletar os dados, haverá um trabalho conjunto entre agências do governo, empresas privadas e órgãos oficiais chineses, que gerará um índice de reputação que, de acordo com o governo chinês, será vitalício. Os maiores pontuadores farão parte do 'canal verde' - lembra de 3%? - e receberão benefícios. Se os melhores pontuadores terão bônus, aqueles que não se enquadrarem ao sistema - como investigados e condenados por crimes graves - também terão sanções. Eles farão parte de uma lista e terão mais dificuldades de locomoção, já que essa lista será compartilhada com companhias de transporte. Esse sistema permitirá o rastreamento desses indivíduos para cobrir possíveis tentativas de fuga. Para quem pensa que isso ainda é futurista, um sistema semelhante já está disponível em formato de testes na cidade de Hangzhou. O sistema funciona especialmente na oferta de crédito. Já foram restringidas 11 milhões de reservas de voos e viagens de trem para suspeitos ou condenados por crimes financeiros. Na outra ponta, doadores de sangue e trabalhadores voluntários têm prioridade nesses modais. O governo de Pequim refuta as comparações do seu sistema de crédito social com a série britânica, dizendo que a iniciativa é uma forma de melhor atender aos anseios de sua população de mais de 21 milhões de habitantes, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho das autoridades e empresas de crédito.
Parabéns pelo vídeo, gostei da apresentação da cronologia dos acontecimentos, mas fiquei sem entender a que fatores principais se deve o crescimento como potência mundial: se por diplomacia e acordos comerciais, se com investimentos contra-garantidos, concessões e aquisições estratégicas em outros países ou o quê.
Só em pensar ,que até o final da década de 80 o Brasil era mais rico que a China ,hoje o Brasil exporta comoditties,e a China exporta tecnologia .
e o Brasil segue em retrocesso, enquanto a China ganha espaço :(
Vitória do socialismo.
Para vc ver, como os políticos governam em prol das elites e não para a população
@@saulojoseph1258 a China só não quebrou pq ela abriu o mercado dela, nem precisa acreditar em mim apenas pesquise
@@nathaliaalmeida5895 Por quem ??
Nexo, sou professor de História e pesquisador sobre China. Uma palavra para vocês, Parabéns!
Valeu
O que deu certo na China, provavelmente não daria em quase lugar nenhum do mundo. Lá o crescimento exponencial teve altos custos humanos, na maioria dos países teria apenas os custos humanos. Eles vêm de uma cultura imperial milenar, esse sentimento de unidade e sacrifício pelo império está no subconsciente de todo cidadão. O Brasil por exemplo vem de uma história de 500 anos, de colonialismo, escravidão e usurpação das riquezas nacionais.
É impressionante a qualidade da seção Nexo Estrangeiro... Continuem sempre assim!
Pablo Gabriel Monteiro de Santana a qualidade é uma boa características porém muitos têm a principal característica deste canal é a capacidade única de ser imparcial
Não conheço alguma média que seja tão imparcial
parabéns
@@diegomaradona5452 imparcial? Logo depois de assistir o video a gente sabe qual foi sua primeira ideia de China: um país fechado, ditatorial, totalitário... nao falam da comuna de pequim, nao falam do envolvimento dos países imperialistas, como se a China fosse isolada e nao sofresse com embargos desde o primeiro dia da revolucao. Cade eles falando do pq o regime tem de ser tão fechado? A gente sabe pq...
@@BrunoLima-vh1eu valeu por esse comentário parceiro, assino embaixo! nem cita o livro vermelho, por exemplo... a revolução cultural chinesa...
@@BrunoLima-vh1euErrado , é um canal de evolução histórica, não de opinião ou suposições, narra oque tem de concreto de história, já teorias e conspirações é em outros canais....
Por mais que se fale de um mesmo sistema em dois regime, as conquistas de uma reestruturação agrária que expropriou os latifundiários por si só já define a sorte de todo o povo chinês que tinham até mesmo a integridade territorial de seu país sob ameaças imperialistas. Mao foi um grande herói como nenhum ou poucos países do mundo pode ter igual. Nessas horas não se trata de culto à personalidade, mas as idéias levadas adiante por um ícone bem representativo.
Essa equipe do nexo sempre consegue apresentar as coisas por uma nova perspectiva, expôr informações que são raras na mídia mas ainda são relevantes, e botar tudo numa visão ampla da coisa. Tendo cada passo um impressionante pragmatismo e imparcialidade. Pelo menos é assim que vejo.
Valorizo muito seus trabalhos, e espero que continuem se dedicando assim no futuro.
Parabéns pelo trabalho, nexo jornal desempenha jornalismo de qualidade, imparcial e trata de assuntos importantes (como deve ser)
Nao ouvi eles falando uma vez de como os países imperialistas aplicaram sanções e forma de pressao Internacional para findar a revolução, questão que atravessou todos os países socialistas no século XX, assim como passa pela Venezuela hj. Imparcialidade nao, apenas a velha visão liberal imperialista
@@bot-cz8yo, só existe um Juiz-Imparcial-de-Curitiba. (Paulo Henrique Amorim)
Wawww, Nexo.
Que overdose de informações, sapiência e cultura.
Façam conteúdos sobre alguns países do continente africano, sinto falta disso.
Contudo o do Apartheid na África do Sul também foi uma monstruosidade em termos jornalísticos.
Abs,
Tem razão
ñ vale apena e isso só vai reforça o racismo aqui no Brasil. transmitir esses tipo de video. os racistas vão se aproveitar. prefiro q ñ faça.
Esses vídeos históricos do Nexo são fodas!! Qualidade extrema
Estou morando aqui na China esse ano. Diversos detalhrs e percepções que só vivendo sente. Muito bom k video para introduzir-me melhor meste país
Pode ser evangélico aí?
Como é a vida? Realmente existe censura em tudo? Há moradores de rua, pobreza visível, violência?
Desculpe tantas perguntas, mas sou bem curioso quanto ao assunto
@@SandroMedia Sim há pobreza, há pessoas pedindo esmolas mas não é fácil de se ver, há câmeras em todos as partes e as notícias sempre são pró china, então as notícias não criticam o partido, então há censura. (internet é censurada, sites estrangeiros são bloqueados) Temas sensíveis se conversa somente em local privado. Segurança é mil vezes melhor que no Brasil. Chineses são amigáveis, a vida no dia dia é normal como no Brasil porém com segurança, só não se conversa sobre política tão intensamente como vc conversaria aqui no Brasil eu acredito. A poluição do ar é bem intensa os dias são bem cinzentos. Já morei na china. É local bacana, vale a experiência, só saiba seu lugar na sociedade principalmente como estrangeiro, não toque em assuntos sensíveis.
@@evertonvictor3942 Pode. Só não pode querer enriquecer abusando da fé alheia, como acontece aqui no Brasil.
Conte-me como é não ter a liberdade de acessar o UA-cam sem uma VPN, pois o governo chinês não permite. Prefiro estar no Brasil e ter minhas liberdades garantidas do que ser apenas um produto do Estado Soberano.
Querendo ou não, mérito dos chineses, eles tinham uma situação muito pior do que os brasileiros na mesma época. E hoje, dominam nosso mercado de exportação.
Historicamente perfeito o documentário, fica agora a cada um que assiste saber se compensa pagar o preço em sangue de seu próprio povo para ter esse desenvolvimento e riqueza todo. Vale a pena o sangue derramado? Pense nisso?
O Nexo,como sempre, fazendo um jornalismo qualificado e relevante. Obrigado!
Gosto do charleaux, mas achei bem vinda a diversificada nos apresentadores. E a Leticia mandou muito bem! Parabéns pelo ótimo vídeo, como sempre
Prefiro o charleux kkkk ele fala bem demais, e já tinha acostumado com ele nesse formato
O NEXO sempre despontando positivamente com seus vídeos. Muito obrigado pelo excelente trabalho realizado até o momento.
Sugestão: Crise na Argentina
vc é bonito! tem namorada?
Precisará fazer uma série na Netflix de uns 15 EP pra explicar isso pois a Argentina vive uma crise econômica faz décadas
Grande conhecimento, cultura e conteúdo! Muito obrigado, se possível façam uma explicação sobre a economia do continente africano, mais especificamente nos países explorados por multinacionais.
Sim a África está sendo disputa pelos EUA China e França
Conteúdo super explicativo e de qualidade! Como sugestão diria que faltou explorar o protagonismo chinês na emergência do movimento terceiro-mundista, fundamental para o surgimento de uma terceira via nas Relações Internacionais a partir dos anos 1970. O movimento é caracterizado pela cooperação entre potências emergentes (cooperação Sul-Sul) e foi importante para garantir a posição chinesa num cenário global com múltiplos polos de poder. Além disso, na parte que fala do rompimento sino-soviético seria interessante explorar a aliança posterior entre China e Estados Unidos.
Conteúdo excelente, como sempre! Façam mais vídeos especiais como estes, eles ficam sempre muito bons!!!
Nossa!!!!! Que clareza pra transmitir as informações. Parabéns ao canal!
Eu fico chocado com a qualidade dos vídeos produzidos por vocês. Parabéns!
Seria legal contar sobre Taiwan e sua história, se ela se consolida após a revolução de 49, os conflitos internos e criação e política. Ficaria bastante contente, tendo em vista de que até hoje este assunto é um pouco turvo para muitos.
Parabéns por mais um vídeo de qualidade e informativo. Vocês são fantásticos!
Esse quadro do canal que fala sobre geopolítica é o meu preferido, deveriam focar mais nele
otima explicação, didática e informativa. Aguardo o video sobre a historia de Portugal, o antes e depois da revolução dos cravos e outros episódios que o país passou. Abç
Ótima apresentadora, muito bem, parabéns!
Que matéria sensacional!!! Pra 12 minutos de vídeo ficou uma explicação excelente. Parabéns!!!
Muito bom o Vídeo!!! Parabéns ao canal pela produção e qualidade de informações!
Excelente. Em pouco mais de 10 min. se consegue condensar a história recente da China. Mais didático é praticamente impossível.
Continuem e assistirei a todos. 👌 🤘
Por mais vídeos assim! Uma excelente forma de compreender o atual contexto geopolítico do mundo!
A qualidade, coerência e o comprometimento com a verdade dos fatos!
Excelente!
👏🏼👏🏼👏🏼
Adoro esses vídeos de vocês, muito explicativo.
Parabéns pelo vídeo maravilhoso e completo. Fez tudo que nenhum canal de tv fez
Que vídeo top. Sensacional. Parabéns.
Muito bom. Informativo e muito bem resumido. Obrigado!
Gostei muito do seu video parabéns eu lembro a 30anos atrás a China um país agrícola como pode o nosso país ser assim parado no tempo o Brasil precisa mudar a sua provisão e crescer muito
Que bacana abrir um vídeo do Nexo e dar de cara com minha colega de escola primária, Letícia. Um grande abraço querida!
Amo esse jornal!
Meu deus, vocês são maravilhosos.
Letícia Arcoverde, um show de apresentação. Parabéns por fazer aumentar o grau de interesse sobre o tema pela forma sensacional de apresentar. Assim como a China, tens um grande futuro pela frente !
Mais um vídeo incrível do Nexo. Vcs capricham demais. Parabéns!
Brilhante como sempre, parabéns a equipe do Nexo.
EUA não estão preocupados com a paz, tão preocupados em não perder o posto de maior potência
Concordo concordo concordo.
E eu também estou preocupado com isso. Prefiro um país democrático e com cultura ocidental como maior potência, do que um bando de Chinês maluco. Porém, acredito que o sistema político chinês não venha a durar muitas décadas à frente.
Já estão perdendo !
A China vai se mostrar superior aos EUA daqui a 5 ou 10 anos a China vai ser a maior potência. ainda mais com a tecnologia 5G.
@@hernandezreis4014 a chian sera a maior potencia mundial acredite ou nao
@@hernandezreis4014 somos 2
Vídeo excelente, essa série é sensacional!
Mais uma aula fantástica do Nexo.
Bom demais, pessoal! Excelente o trabalho de vocês!! Abraço.
Parabens a grande qualidade, imparcialidade e didática do Nexo Estrangeiro! A cada vídeo novo é um prazer assistir-los
Antes de tudo parabéns ao canal, pela primeira vez uma matéria explica tão bem a política burocrática e confusa da China.
Eu fico trsite quando penso que os países (todos da América Latina) que não aproveitaram os momentos de barbárie do século xx para impor as reformas elementares para se tornar um país desenvolvido.
Excelente!!!
Olá muito bom dia. Super bacana obrigado
Bela explicação! 👏👏👏
Excelente vídeo! Parabéns! Procurando vídeo para meus alunos, achei!
Perfeito. Melhor impossível
Só não explicou que as 3000 mil pessoas são eleitas, são delegados/deputados no parlamento chinês
Parabéns pela impressionante qualidade dos conteúdos que vocês passam pra sociedade. Eu sempre assisto todos, parabéns.
Faz uma análise sobre o Massacre Anti Democrático da China em Pequim na Praça da Paz Celestial em 1989?
Muitooooooooo bom! Rapido sucinta e profundo! Extraordinário material! 👏👏👏👏
Excelente explicação
Finalmente jornalismo de verdade.
Assistiria meia hora desses vídeos. Parabéns pelo vídeo
Excelente vídeo mas faltou mencionar o importante fato que mudou radicalmente a economia Chinesa: A concessão do acesso ao mercado norte americano em troca de um distanciamento com a união soviética. Sim, se não fosse por isso, a China jamais se tornaria o que é hoje.
Excelente aula.
Adorei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 você é ótima, me tornei fã ❤️
To amando esse canal! Que jornal incrível!
Exelente explicação !
Sugestão: faz um vídeo sobre o Brasil .
Ok! Sensacional.
Amo conhecimento !!!
Me faz ter a certeza absoluta que estou do lado certo !!!
Parabéns pelo vídeo .
Bem didática. Muito bom!
Nós, no Brasil, que vivemos uma ditadura capitalista de 64-85 e um período de democracia restrita de 50-64, importamos dos EUA a demagogia de associar comunismo a restrição de liberdade política.
Que bom assistir vídeos de história e geopolítica sem fanatismo religioso teorias da conspiração 👍
Sensacional o video! Letícia Arcoverde se garantiu no video que nem se garante no Podcast
Parabéns!!! Vídeo bem elaborado.
Esse canal aqui é show..
Excelente!!! Gostei muito desse vídeo
Excelente reportagem.
Obrigado, Nexo!
Muito bacana, adorei o vídeo, obrigado!
Ótimo vídeo.
Virei fã do canal.
Parabéns, excelente matéria.
Excelente matéria!
obrigada
Ótimo vídeo, faz um sobre o Irã 🇮🇷
Eles fizeram! ua-cam.com/video/9yxjBOA5UHY/v-deo.html
O Nexo jornal é um bem cultural.
Linda é inteligente . Gostei muito !!!!!
|Excelente!!!
Parabéns pelo vídeo! Bastante informativo objeto e relevante.
pelo que a China não tem leis severas para quem maltrata os animais e ainda falta liberdade religiosa dentre outras coisas.
Congratulations on the video! Very informative object and relevant.
so China has no strict laws for animal maltreatment and religious freedom among other things.
É cultural, os chineses passaram muita fome no passado, comiam de tudo , os animais ficam em terceiro plano.
esse canal é bom demais!
Informação de primeira
Parabéns!
Imagine um país com cidadãos ranqueados? Não, não estamos falando do episódio Nosedive, da terceira temporada de Black Mirror, mas dos planos do governo chinês.
O país disse estar pronto para implantar esse sistema em sua capital, Pequim, até 2020.
De acordo com a proposta do governo daquele país, a ideia é que os cidadãos que seguem as leis e regras chinesas terão regalias e serão privilegiados, enquanto aqueles que se encaixarem como 'problemáticos' poderão ter restringidos seus direitos a locomoção e crédito.
Para coletar os dados, haverá um trabalho conjunto entre agências do governo, empresas privadas e órgãos oficiais chineses, que gerará um índice de reputação que, de acordo com o governo chinês, será vitalício. Os maiores pontuadores farão parte do 'canal verde' - lembra de 3%? - e receberão benefícios.
Se os melhores pontuadores terão bônus, aqueles que não se enquadrarem ao sistema - como investigados e condenados por crimes graves - também terão sanções. Eles farão parte de uma lista e terão mais dificuldades de locomoção, já que essa lista será compartilhada com companhias de transporte. Esse sistema permitirá o rastreamento desses indivíduos para cobrir possíveis tentativas de fuga.
Para quem pensa que isso ainda é futurista, um sistema semelhante já está disponível em formato de testes na cidade de Hangzhou. O sistema funciona especialmente na oferta de crédito.
Já foram restringidas 11 milhões de reservas de voos e viagens de trem para suspeitos ou condenados por crimes financeiros. Na outra ponta, doadores de sangue e trabalhadores voluntários têm prioridade nesses modais.
O governo de Pequim refuta as comparações do seu sistema de crédito social com a série britânica, dizendo que a iniciativa é uma forma de melhor atender aos anseios de sua população de mais de 21 milhões de habitantes, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho das autoridades e empresas de crédito.
Qualidade absurda
Parabéns pelo vídeo, gostei da apresentação da cronologia dos acontecimentos, mas fiquei sem entender a que fatores principais se deve o crescimento como potência mundial: se por diplomacia e acordos comerciais, se com investimentos contra-garantidos, concessões e aquisições estratégicas em outros países ou o quê.
Vidéo compartilhado com sucesso !
Excelente vídeo, parabéns, até arrepiei.
A China sempre me assustou ;-;
Que canal maravilhoso
Muito bom video, bem informativo
Parabéns! Ótimo panorama histórico e econômico da China
Amei!!!
Excelente trabalho. Amei !
Me ajudou muito obrigado