Aula 36 - Poetisa original: Florbela Espanca
Вставка
- Опубліковано 26 січ 2025
- Embora tenha vivido apenas 35 anos, deixou uma obra que a consagrou a maior poetisa portuguesa contemporânea. Sonetos de temática feminina, envolvidos em melancólica ternura.
Vídeo por: Jorge Augusto Biasotti Miguel - neto do autor.
Como professor sentar numa sala de aula e assistir uma aula como essa é rejuveneser, voltar ao colégio da infância. O senhor é maior.
Muito obrigado! Fico muito feliz com sua mensagem, caro colega!
Adorei, como amante de poesia e da língua portuguesa. Obrigado. Muito bom. Vivo no Alentejo, em Évora, perto da terra onde nasceu Florbela Espanca. Fiquei muito contente por saber que a poetisa Florbela Espanca é tão querida no Brasil.
E eu em vila.vicosa, minha terra adorava
Paulo, boa noite. Fico muito contente em saber que minhas aulas chegam além mar! Florbela Espanca é uma grande referência da literatura portuguesa no Brasil. Um abraço!
Encantadora a aula!!!❤
Florbela Espanca é minha musa! Excelente aula, professor.
O Senhor está de parabéns por homenagear essa sublime e genial poetisa. Muito obrigado!
Que maravilha! Ela é a minha poetisa favorita ❤
Grande aula. Um presente de conhecimento para quem quer encontrar um porto seguro de prazer com as palavras.
Sua escolha foi muito feliz . Adorei vê- lo outra vez dando um show de bom gosto e erudição . Abcs
Parabéns pelo vídeo! Eu aprendi muito!
Prof, parabéns pela iniciativa em compartilhar seu conhecimento conosco. Muito bom conhecer mais a vida e a obra dessa poetisa. Um abraço! Já estou seguindo seu canal.
Quanta paixão por ensinar, obrigada professor. Já estou acompanhando seu canal e espero aprender muito, com aprendi hoje
Florbela: Simplesmente genial,
Parabéns, Professor, pelo seu dia e por dar vida a esses versos abissais.
Em 15/10/22
Muito bom 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que aula magma!!!
Fantástico Professor! Obrigada por compartilhar.
Obrigado, acompanho aqui de Curitiba!
Bélissima aula, com recitações de sonetos e intervenções importantes para apreciar a poesia de Florbela. Obrigada, Professor!
Há muito admiro esta maravilhosa poetisa, sua poesia é bonita e encanta todos aqueles que passam a conhecer sua obra.
Maria Lucia Dal Farra é um poetisa e tambem com livros importantíssimos, alguns publicados em Portugal sobre Florbela Espanca
Obrigado pela aula tão magistral, professor.
Descobri esse canal esses dias, e estou adorando. Não gosto muito de ler, mas acho muito lindo os poemas. Adoro ouvir.
Prof. Jorge Miguel. Acabei de assistir essa sua magnífica aula sobre a minha poetisa preferida, perfeita e tão querida... tenho os olhos molhados, o coração apertado. Todos os versos lidos com sua entoação e análise me emocionaram profundamente e mais me aproximou dela minha veneração. Conheci os sonetos de Florbela na flor da minha adolescência, num livro conduzido pela garota por quem eu andava perdidamente apaixonado. O amor juvenil se perdeu na memória, na agitação daqueles anos. Mas nunca me esqueci de Flobela - meu grande amor. Muito obrigado pela aula magnífica e pelo ardor com que defende nossa língua portuguesa, nossos autores, escritores, poetas. Um grande abraço do Recife.
Alex, fico muito honrado. É por você que continuo a lecionar. Viva Florbela Espanca! Viva a Poesia! Feliz em compartilharmos deste mesmo amor e seguirmos juntos nesta caminhada. Um forte abraço de São Paulo!
@@ProfJorgeMiguel gratidão, querido mestre!
Parabéns, professor, suas palavras me representam sobre Florbela. A sensibilidade espiritual transcende em suas rimas, seus versos, sua temática. No curso de Letras a conheci e nunca mais nos "separamos". Ela me encanta, me enriquece e me emociona! Muito obrigada, segui-lo-ei nas suas "andanças" poéticas! Abrs
Marcia, fico muito feliz que tenha gostado. Florbela, sem dúvidas, ombreia com Camões. Restabeleceu em Portugal os sonetos. Seguimos juntos nessa andança! Um abraço.
Excelente aula ,professor. Comprei um livro com sonetos da Florbela e estou encantado.
Obrigado professor!!
Canal esplêndido!
Minha poetisa preferida
Maravilhoso !!!👏👏👏 Professor
🌵💙✍ Saudações Pernambucana 🌵💙✍
Que aula maravilhosa! Quanta cultura! Gratidão.
Professor, agradeço imensamente por essa aula. Florbela teve muitas decepções ao longo da vida, e lendo o Diário do Último Ano, infelizmente percebemos que ela estava muito doente e sem esperanças de cura. O último grande clarão de expectativa que ela teve foi um amor não correspondido e a aparição de Guido Batelli, que publicou Charneca em Flor. Ela tinha esperanças de ver Charneca publicado antes do Natal. Não deu tempo.
Mas, a saúde dela era muito frágil, os abortos que sofreu pioraram muito sua situação. E choramos, independente de qualquer coisa 💜
Fico agradecido por sua participação, tão enriquecedora. Florbela é inigualável. Um abraço!
Amei! Aula maravilhosa
Acabei de me inscrever em seu canal professor. Adorei sua aula sobre Florbela Espanca, ela é uma de minhas poetisas favoritas. O senhor tem razão quando diz que os mais sentimentais, aqueles que sentem demais são mais tocados por Florbela. É o meu caso. Há dois poemas dela que gosto muito, "Desejos vãos" e "Vaidade".
Muito bom!
Amei!
Bom dia, como sugestão o professor poderia fazer um vídeo sobre os erros mais comuns na língua portuguesa, de concordância verbal e nominal. Att
Munir, boa noite. O tema é interessantíssimo e já dispõe de diversas aulas e dicas pela internet. Acredito que posso ser mais útil abordando a Língua por outras frentes. Agradeço a sugestão! Um abraço e obrigado por acompanhar ativamente o canal.
@@ProfJorgeMiguel agradeço pelo retorno,entendi perfeitamente e te parabenizo pelo seus vídeos educativos, você é uma exceção no UA-cam . Att
11:50
"Que não se abaixem pálpebras sobre o olhar suicida" .
(Verso de algum poema de mario faustino)
*condensar o mundo num só grito