A morte do Riccardo Paletti (Canada, 82) também foi besta demais. Ele não teve culpa pelo acidente, o carro da frente já havia sinalizado que o motor apagou e o diretor de prova jamais deviria ter autorizado a largada. Paletti era um piloto ruim, sempre correu por equipes pequenas e muitas vezes não atingiu o limite de tempo para entrar no grid (os tais 7%), nas poucas vezes em que conseguiu, largou entre os últimos. Mas era um apaixonado pelo esporte, lutou muito pela vaga, não era rico, mas tirava do próprio bolso para bancar até despesas da equipe, corria ele mesmo atrás de patrocínio, se entregava 100%. Mesmo sabendo que as chances eram menos que mínimas, não desistia. Seu único feito digno de lembrança foi morrer de um jeito trágico e imbecil, mas a dedicação dele é uma das coisas mais bonitas que eu já vi na F1.
O acidente do Fittipaldi na F2 (Arábia, 2021) foi muito parecido, mas nesse caso o piloto da frente (Pourchaire) não chegou a levantar os braços sinalizando o apagamento do motor, então a direção de prova não tinha como evitar a largada.
Em MONZA no ano de 1992 tive a grata felicidade de assistir IN LOCO a vitória do NOSSO SAUDOSO AYRTON, os favoritos eram as WILLIANS do MANSELL E DO PATRESE e a frente do SENNA ainda estavam as ROSSAS DE MARANELLO com PROST E BERGER, SENNA FOI SENSACIONAL, contando também com saídas de seus concorrentes diretos. Na saída quando os gringos me viam me cumprimentavam como se fosse eu o vencedor, muito lindo o AUTÓDROMO DE MONZA que fica dentro de um bosque. Depois estive naquele trágico GP em IMOLA que levou o nosso AYRTON para junto das estrelas, era um 01/05/94 com muito calor, estava na CURVA DA RIVAZZA e deu para ver quando o helicóptero do resgate levantou vôo e levou nosso CAMPEÃO para o hospital na cidade de BOLOGNA. Estes outros aí acompanhei pela TV, o RONNIE PETERSON recordo, o PALLETTI E O DOIDÃO GILLES VILLENEUVE.
Tem uma historia curiosa sobre o Collins, acho que foi em 1956, onde ele e Fangio estavam disputando o titulo da temporada, na epoca tinha uma regra que os pilotos principais poderiam assumir os carros dos companheiros de equipe (como se o Max tivesse problema com seu carro e pudesse ficar com o carro do Perez para terminar a corrida, se a regra existisse nos dias de hj), na qual Fangio e Collins eram companheiros de equipe, na corrida final, o Fangio teve uma falha na sua ferrari e pediu para algum companheiro cedesse seu carro, o Musso se recusou, mas Collins o cedeu, na qual sequer questionou, seguiu a prova e Fangio foi campeao, nao venceu, mas chegou nos pontos necessarios para o titulo, e foi perguntado a Collins o por que cedeu o seu carro a Fangio, onde o mesmo estava na briga com ele, e ele respondeu "Tudo o que eu conseguia pensar era que se eu ganhasse a corrida e o campeonato eu seria uma celebridade instantânea. Eu teria uma posição para viver. As pessoas iriam fazer exigências de mim. Dirigir não seria mais divertido, então eu entreguei o carro a Fangio. Tenho apenas 25 anos e muito tempo para vencer o campeonato sozinho."
Outro procedimento absurdo na F1 de antigamente tendo causado inclusive mortes era a continuação da corrida enquanto algum piloto era socorrido de algum acidente, inclusive com fiscais e ambulância na pista, um negócio surreal.
O acidente do Onofre Marimon foi terrível, nunca me esqueço daquela imagem do Juan Manuel Fangio abraçando um dos amigos do Marimon chorando, realmente triste 😞
Se não em engano a corrida que o Peterson morreu foi a primeira com o uso do semáforo, antes a largada era com um fiscal de prova dando uma bandeirada na frente do grid. Por causa desse acidente a fórmula 1 decidiu colocar o fiscal agitando a bandeira verde atrás do grid pra sinalizar quando todos os carros estivessem parados
A morte de Piers Courage durante o GP da Holanda ou Países Baixos ocorreu por coincidência no mesmo dia o que aconteceu a final da Copa do Mundo de 1970, 21 de Junho quando o Brasil venceu a Itália de 4 a 1.
Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra, excesso é ruim nos dois extremos. É realmente delicado estabelecer o máximo de segurança sem desvirtuar uma corrida de automóvel. Proibir ultrapassagem nas curvas pelo fator da segurança dos pilotos, por exemplo, seria um excesso. Negligenciar a segurança, por outro lado, seria um absurdo. Entende como o limiar é delicado e complexo, e o excesso para ambos os lados é ruim?
Uma coisa interessante nessa lista ai é do Peter Collins e Luigi Musso. Collins e Mike Hawthorn pilotavam para a Ferrari e ambos os ingleses colocavam Musso como inimigo na equipe. Mesmo italiano, Musso não tinha nenhum privilégio na Ferrari contra os dois ingleses. Foi uma rivalidade terrível, pois seu acidente foi no GP da França e ele bateu ao tentar se aproximar de Hawthorn. Depois da corrida, a viúva do italiano disse que viu os dois ingleses jogando futebol com uma lata e rindo, como se nada tivesse acontecido. Depois disso, Collins morreu em Nurburgring e Hawthorn morreu em um acidente de carro no inicio de 1959. É uma rivalidade que poderia ter um capitulo a parte, porque existem mais detalhes que seriam bons serem mostrados em um vídeo.
Fala Sérgio blz? Sou dentista e não pude deixar de notar que você iniciou tratamento ortodontico visando provavelmente fechar o distema que possuía.. Recomendo visitar outro profissional que seja especialista na área, para verificar a enorme discrepância de linha média que você está tendo, pois corrigir isso aí depois, é ainda mais trabalhoso.. Abraço
Jo Siffert morreu na corrida pós campeonato em homenagem ao campeão de 1971, Jackie Stewart. Após o acidente o também falecido Peter Guethin, também da equipe de Siffert a BRM ,foi considerado vencedor ( anos mais tarde ele seria chefe de equipe d Toleman ). Emerson Fittipaldi acabou sendo o segundo colocado.
Um outro piloto que infelizmente poderia entrar nessa lista é Gilles Villeneuve. Após o GP de San Marino de 1982, ele estava em uma guerra pessoal com Didier Pironi. Então, no dia 08 de maio daquele ano, Gilles partiu para uma nova volta de classificação para o GP da Bélgica, em Zolder, faltando 6 minutos para o fim do treino. E foi aí que o desastre aconteceu: ele encontrou pela frente o March de Jochen Mass e tocou na traseira do carro de Mass, levantou vôo, saiu capotando e o cockpit se partiu ao meio, arremessando Gilles contra um alambrado do circuito. Ele morreu na hora, mas a causa disso tudo foi seu próprio ímpeto, isso porque ele não queria ficar atrás de Pironi, que virou seu inimigo após San Marino.
alguns dos maiores ficaram de fora pra colocar uns acidentes mais atuais. tiveram vários piores que esses primeiros mais atuais. no GP da Bélgica de 1960 por exemplo, houveram 4 acidentes horríveis e duas mortes.
Não foi em Zolden? Fiquei chocada tbem. Era de sua geração ao lado de Piquet o futuro da F1 infelizmente somente Nelsao permaneceu mas tem sequelas tb.
foram ambos muito pesados,tipo,da mesma forma que ser dividido ao meio por um formula 1 de uma tonelada a seus 200 por hora é meio brutal,você ter o rosto esmagado por um extintor é bem pesado (levando em conta que você está com um capacete)
@@Felipe.prado96quando François Cevert morreu eu era aluno do Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa. Imaginam o impacto lá. Ele era o Príncipe Encantado de todas as meninas... 😢
dá p/ fazer um parte 2. Uma sugestão é o Jocken Hindt que não conectou o cinto que ficava no meio das pernas, o carro bateu na Parabolica, seu corpo deslizou para frente e ele teve a garganta cortada pela fivela do cinto.
Sérgio, Boa noite... continuando com este assunto de morte, vc já fez o vídeo de pilotos que morreram por equipe? Já que vc fez as pistas, pq não por equipe?
Nos anos 60, teve um piloto que morreu da mesma forma que o Courage... O carro da Honda era quase todo de magnésio... Só não lembro o nome desse piloto...!!!🤔
@Mchannel2.0 o RA302 era inteiramente feito de magnesio, a história conta que até as árvores que tavam a alguns metros do acidente foram destruídas tamanho fogo causado
@@saaslaal sim. Era francês, morreu correndo em casa... ele era amigo do Guy Ligier, que mais tarde faria a Ligier e por isso os carros da equipe começavam JS.
E acidentes por irresponsabilidade não se restringiram aos primórdios da F1. Sempre que ouço o tema me lembro do acidente do francês Jules Bianchi em 2014 no autódromo de Suzuka. Nesse caso, o problema foi que já nos treinos livres no dia anterior, houve um acidente moderado na mesma curva devido à chuva. Já durante a corrida também chovia e nada foi feito para prevenir que algo parecido acontecesse e, findou por acontecer a derrapagem de Jules Bianchi na mesma curva e pela mesma razão do acidente do dia anterior que, dessa vez, o fez bater violentamente. Resultado foram nove meses em coma até a constatação da sua morte em 2015.
Se não me engano o acidente do Peterson foi na 1a corrida com o uso de luzes vermelhas e verdes (as 5 luzes que se apagam vieram décadas depois), então não se sabia direito ainda como operar. Então assim que o diretor viu que metade do grid tava no lugar, deu a verde, mas como é dito no vídeo, os de trás já vieram "no embalo" e tudo embolou no final da reta. O uso da bandeira verde no fundo do Grid veio justamente pra evitar esse tipo de problema. Ou seja: largada, só quando o último já estiver no lugar.
Cara quando li: "pilotos de F1 que morreram de bobeira", podia jurar que vc iria falar do Tom Pryce que atropelou um fiscal que estava com um extintor que o acertou e o matou instântaneamente no grande prêmio da África do Sul em 1977. Isso é morrer de bobeira.
O acidente do Siffert ocirreu na Race of Champions--uma corrida extra campeonato. Watking Glens entrou nas manchetes dos jornais em 1973 e 1974 pelos piores motivos possíveis tbem.
Eu também concordo com Gui Surneen uns piores e bizarrices mortes na Fórmula 1 foi de Tom Pryce na África do Sul de 1977 ano que eu nasci 77 só que foi em 17 de julho mas fui registrado em 08 de novembro então faço 2 aniversários.
Para mim quem morreu de bobeira foi o Elio de Angelis. Nao era para ele estar naquele treino, engoliu fumaça e teve de esperar mais de trinta minutos para ser resgatado da Brabhan de cabeça para baixo.
Concordo com vc lembro do Piquet desesperado tentando virar o Brabham do Elio juntos eram os dois pilotos mais lindos da sensacional F1 do Passado hj não interessa não tem graça.
@@mariaivaniracavallaro4912 O Piquet estava naquele treino? Eu só tinha três anos, vi uma reportagem do Reginaldo Leme dizendo que Mansell, Prost e Rosberg ajudaram o pessoal da Brabham, junto com alguns mecânicos da Mac Laren a desvirar o carro pra cima. Sabe aonde eu encontro alguma reportagem na Televisão 📺 sobre a morte dele?
Podia ter colocado watkins gles 1973 e 1974, e os guardrail's da morte, um erro de projeto que levou duas vidas de forma horrenda(um praticamente fatiado e o outro decapitado),
Osso no coração kkkk embolia infecção por conta da hemorragia das pernas sangue volta e provoca embolia pq entra no pulmão sufocando a pessoa. Osso que anda só em filmes de Zumbis 😂😂😂
No minuto 8:00 fala-se de Onofre Marimon mas mostram a imagem de José Froilan Gonzales, tambem argentino e piloto que deu a Ferrari sua primeira vitoria na F1.
Quanto ao acidente de Peterson, a troca de carro influenciou sim, pois colocaram o motor do carro acidentado no Lotus 78 que ele usou na corrida e o carro apresentou problemas na alimentação de combustível já na volta de alinhamento.
Vc esqueceu de dizer que Alberto Ascari tambem morreu em Monza, e a corrida q o Siffert morreu não era gp oficial, muito menos gp da Inglaterra e sim uma corrida comemorativa do Tri Canpeonato do Jackie Stewart em 1971.
Alberto Ascari não morreu na F1. Morreu em um carro esporte da Ferrari. "Uma semana depois, em 26 de maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari." - Wikipedia
Excelente tu trabajo. Un solo comentario. El de la foto no es Onofre Marimon sino Jose Froilan Gonzalez, otro piloto argentino. Saludos y felicitaciones
O acidente do Jules Bianchi poderia entrar nessa lista, pois os fiscais deveriam no mínimo ter agitado uma bandeira amarela no setor qual ele aquaplanou com o carro. Se tivesse uma bandeira amarela naquele instante, Jules Bianchi poderia estar vivo hoje.
Senti falta do acidente que vitimou o piloto Tom Pryce e fiscal de pista Jansen Van Vuuren no GP da África do Sul em 1977. Cujo o fiscal foi com um extintor para apagar um incêndio de outro carro e foi atropelado, tendo o corpo sido dizimado. E por uma falta de sorte incrível, o extintor pegou no capacete, seifando a vida do Pryce de maneira instantânea!!!
pela enesima vez, o corpo dele nao fora dizimado. o impacto em força G detonou os ossos dele e a força fora tanta que a costura das roupas dele fora rasgada. se ele tivesse sido dizimado, teria sangue por todo o lado igual a outros acidentes parecidos. corpo dizimado pelo impacto seria o tony renna, que ate os fiscais em indianapolis mandaram destruir os videos e fotos para que nunca vazassem, ja que pedaços do corpo dele foram parar ate na rua ao lado da arquibancada.
Só uma correção... esse piloto que aparece na foto no minuto 8:04 não é o Onofre Marimon que sofreu o acidente fatal, e sim o outro piloto também argentino José Froilán Gonzáles.
A preocupação do senna era mais com a benetton do Shumacher que ele sabia que estava irregular e que ele nada podia fazer, mas sim a FIA, em segundo lugar, ele o carro tinha melhorado( segundo ele próprio), e apesar de chateado com as mortes do Ratzemberg e do acidente com o Rubens, dificilmente ele não correria, pois ele amava o que fazia e morreu por amar a F1. Creio que o maior erro foi da FIA que deixou ter a corrida.
As falas do roteiro estão confusas, tem muito aposto explicativo no texto, ao invés da Notícia vir de forma direta e ser dada (objeto direto) ela vem cheia de floreios com o sujeito muito longe do predicado, o que acaba confundindo a objetividade daquilo que precisa ser informado, no mais continue postando
Só não entendi quais dessas várias mortes foram as que o título elenca como 3 de bobeira. Seriam as de Piers Courage, Peterson e Jo Siffert, certo Sérgião?! Enfim, como se morria nas décadas de 50, 60 e 70 hein?! Construir chassis e suspensão de magnésio olha isso, o carro era tipo uma pederneira e com combustível dentro, é cada uma hein? A que me deixou mais chocado foi a que os extintores não funcionaram, gente, o que é isso né?! 5 minutos sob fogo, imagina como ficou o corpo, nossa mãe!! É como diz o Lito, do canal que também...>=> ... acompanho há tantos tempo, nenhum acidente na aviação (e neste caso automobilismo) é em vão, muito se aprende e muda em nome da segurança, os criadores do halo que o digam né?! Abração Sérgio, farei a pesquisa de público e até "o próximo voOOooO!" Heh
Siffert faleceu na prova Extra campeonato World Victory Race, quando liderava a prova na 15a volta e não no GP da Inglaterra. Emerson estava atrás dele na ocasião e viu tudo. Melhor pesquisar antes de editar o vídeo.
☝️☝️☝️ Sobre a Primeira morte; eu me lembrei do Filme Rush - No Limite da Emoção; onde o Nikki Lauda enfatizou que era imprescindível que o Carro tinha que perder Peso; e então ele sugeriu utilizar peças de Magnésio. Será que isto realmente aconteceu e o Carro do Piloto acidentado foi também preparado utilizando esta idéia de Lauda (por espionagem ou conversas de garagem?)??? Excelente Vídeo👏👏👏!!!
A morte do Riccardo Paletti (Canada, 82) também foi besta demais. Ele não teve culpa pelo acidente, o carro da frente já havia sinalizado que o motor apagou e o diretor de prova jamais deviria ter autorizado a largada. Paletti era um piloto ruim, sempre correu por equipes pequenas e muitas vezes não atingiu o limite de tempo para entrar no grid (os tais 7%), nas poucas vezes em que conseguiu, largou entre os últimos. Mas era um apaixonado pelo esporte, lutou muito pela vaga, não era rico, mas tirava do próprio bolso para bancar até despesas da equipe, corria ele mesmo atrás de patrocínio, se entregava 100%. Mesmo sabendo que as chances eram menos que mínimas, não desistia. Seu único feito digno de lembrança foi morrer de um jeito trágico e imbecil, mas a dedicação dele é uma das coisas mais bonitas que eu já vi na F1.
O acidente do Fittipaldi na F2 (Arábia, 2021) foi muito parecido, mas nesse caso o piloto da frente (Pourchaire) não chegou a levantar os braços sinalizando o apagamento do motor, então a direção de prova não tinha como evitar a largada.
Verdade.... Esse piloto era muito esforçado...
Palletti morreu em sua primeira largada ... foi a primeira vez que ele conseguiu classificar no Grid para corrida ... durou apenas poucos metros ...
Pois é. Depois disso,o grid de largada em Montreal mudou de lugar.
Passando a ser onde é atualmente.
Deixei de assistir porque toda hora é um comentário: Vou deixar um card aqui...
Acredito que o pior caso de morte por "bobeira" na F1 seja a de Tom Pryce e um fiscal em Kyalami, 1977. Aquilo é bizarro demais
Enquanto assistia o vídeo, pensei exatamente a mesma coisa.
O corpo do garoto q atravessou a pista com o extintor ficou em pedaços......
@@eduardoladeia4883 Exatamente, a cabeça do piloto foi quase arrancada com o impacto
Vdd
É inacreditável imaginar o quanto a fórmula 1 era amadora e inconsequente até o início dos anos 80.
Em MONZA no ano de 1992 tive a grata felicidade de assistir IN LOCO a vitória do NOSSO SAUDOSO AYRTON, os favoritos eram as WILLIANS do MANSELL E DO PATRESE e a frente do SENNA ainda estavam as ROSSAS DE MARANELLO com PROST E BERGER, SENNA FOI SENSACIONAL, contando também com saídas de seus concorrentes diretos.
Na saída quando os gringos me viam me cumprimentavam como se fosse eu o vencedor, muito lindo o AUTÓDROMO DE MONZA que fica dentro de um bosque.
Depois estive naquele trágico GP em IMOLA que levou o nosso AYRTON para junto das
estrelas, era um 01/05/94 com muito calor, estava na CURVA DA RIVAZZA e deu para ver quando o helicóptero do resgate levantou vôo e levou nosso CAMPEÃO para o hospital na cidade de BOLOGNA.
Estes outros aí acompanhei pela TV, o RONNIE PETERSON recordo, o PALLETTI E O DOIDÃO GILLES VILLENEUVE.
entendi foi nada.
a propria morte do senna tbm foi um absurdo da direção pq aquela corrida não poderia ter acontecido de maneira alguma
Tem uma historia curiosa sobre o Collins, acho que foi em 1956, onde ele e Fangio estavam disputando o titulo da temporada, na epoca tinha uma regra que os pilotos principais poderiam assumir os carros dos companheiros de equipe (como se o Max tivesse problema com seu carro e pudesse ficar com o carro do Perez para terminar a corrida, se a regra existisse nos dias de hj), na qual Fangio e Collins eram companheiros de equipe, na corrida final, o Fangio teve uma falha na sua ferrari e pediu para algum companheiro cedesse seu carro, o Musso se recusou, mas Collins o cedeu, na qual sequer questionou, seguiu a prova e Fangio foi campeao, nao venceu, mas chegou nos pontos necessarios para o titulo, e foi perguntado a Collins o por que cedeu o seu carro a Fangio, onde o mesmo estava na briga com ele, e ele respondeu "Tudo o que eu conseguia pensar era que se eu ganhasse a corrida e o campeonato eu seria uma celebridade instantânea. Eu teria uma posição para viver. As pessoas iriam fazer exigências de mim. Dirigir não seria mais divertido, então eu entreguei o carro a Fangio. Tenho apenas 25 anos e muito tempo para vencer o campeonato sozinho."
A cena do Hunt tirando o Ronnie do carro é uma das imagens mais heróicas da f1
Logo depois o James Hunt tbem perdeu a vida.
@@mariaivaniracavallaro4912 James Hunt morreu em 1993...
@@pauloricardo1648 y de muerte natural
Sergio, só tenho agradecer por mais um ano de boteco f1.
Parabéns por mais um ano de sucesso.
Muito obrigado!
Outro procedimento absurdo na F1 de antigamente tendo causado inclusive mortes era a continuação da corrida enquanto algum piloto era socorrido de algum acidente, inclusive com fiscais e ambulância na pista, um negócio surreal.
O acidente do Onofre Marimon foi terrível, nunca me esqueço daquela imagem do Juan Manuel Fangio abraçando um dos amigos do Marimon chorando, realmente triste 😞
Poderia a parte 2 desse tema, como a do Jules e do Tom Pryce por exemplo, por uma bobeira tiraram a vida deles
Se não em engano a corrida que o Peterson morreu foi a primeira com o uso do semáforo, antes a largada era com um fiscal de prova dando uma bandeirada na frente do grid.
Por causa desse acidente a fórmula 1 decidiu colocar o fiscal agitando a bandeira verde atrás do grid pra sinalizar quando todos os carros estivessem parados
Foi exatamente isso
Isso aí!👍
A morte de Piers Courage durante o GP da Holanda ou Países Baixos ocorreu por coincidência no mesmo dia o que aconteceu a final da Copa do Mundo de 1970, 21 de Junho quando o Brasil venceu a Itália de 4 a 1.
Para a surpresa de ninguém, mais um vídeo de primeira linha. Parabéns 👏🏻👏🏻🇧🇷
Aquele acidente do pironi em hockenheim que era 9 pontos a seu favor foi mt triste 😢😢😢😢😢😢
E tem gente que reclama do excesso de segurança atual
Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra, excesso é ruim nos dois extremos. É realmente delicado estabelecer o máximo de segurança sem desvirtuar uma corrida de automóvel. Proibir ultrapassagem nas curvas pelo fator da segurança dos pilotos, por exemplo, seria um excesso. Negligenciar a segurança, por outro lado, seria um absurdo. Entende como o limiar é delicado e complexo, e o excesso para ambos os lados é ruim?
O morreu de bobeira me pegou kkkkkkkkkkkkkkk
Me pegou tbm... 🤦
Mas o pior que a maioria foi assim kkk, os caras ligavam 0 pra vida dos pilotos, quem não lembra de le mans 1955? Ou até Imola 1994?
Maluco tava ali de bobeira e morreu....
@@Wesley.willian eu sei, mas o "morreu de bobeira" foi meio surpreendente na tumb
@@andremourapassos319 kkkkkkkkk
Lembro do alemão Manfred Wilkenhok,também morreu de maneira trágica na largada. Era sua estrela na F1.
Uma coisa interessante nessa lista ai é do Peter Collins e Luigi Musso. Collins e Mike Hawthorn pilotavam para a Ferrari e ambos os ingleses colocavam Musso como inimigo na equipe. Mesmo italiano, Musso não tinha nenhum privilégio na Ferrari contra os dois ingleses. Foi uma rivalidade terrível, pois seu acidente foi no GP da França e ele bateu ao tentar se aproximar de Hawthorn. Depois da corrida, a viúva do italiano disse que viu os dois ingleses jogando futebol com uma lata e rindo, como se nada tivesse acontecido. Depois disso, Collins morreu em Nurburgring e Hawthorn morreu em um acidente de carro no inicio de 1959. É uma rivalidade que poderia ter um capitulo a parte, porque existem mais detalhes que seriam bons serem mostrados em um vídeo.
É muito irônico o cara se aposentar da era MAIS PERIGOSA DA FÓRMULA 1 para morrer em m ACIDENTE DE TRÂNSITO
Fala Sérgio blz? Sou dentista e não pude deixar de notar que você iniciou tratamento ortodontico visando provavelmente fechar o distema que possuía.. Recomendo visitar outro profissional que seja especialista na área, para verificar a enorme discrepância de linha média que você está tendo, pois corrigir isso aí depois, é ainda mais trabalhoso.. Abraço
Grande Serjão!! Excelente Vídeo!!! Sucesso sempre!!!
Jo Siffert morreu na corrida pós campeonato em homenagem ao campeão de 1971, Jackie Stewart. Após o acidente o também falecido Peter Guethin, também da equipe de Siffert a BRM ,foi considerado vencedor ( anos mais tarde ele seria chefe de equipe d Toleman ). Emerson Fittipaldi acabou sendo o segundo colocado.
Um outro piloto que infelizmente poderia entrar nessa lista é Gilles Villeneuve. Após o GP de San Marino de 1982, ele estava em uma guerra pessoal com Didier Pironi. Então, no dia 08 de maio daquele ano, Gilles partiu para uma nova volta de classificação para o GP da Bélgica, em Zolder, faltando 6 minutos para o fim do treino. E foi aí que o desastre aconteceu: ele encontrou pela frente o March de Jochen Mass e tocou na traseira do carro de Mass, levantou vôo, saiu capotando e o cockpit se partiu ao meio, arremessando Gilles contra um alambrado do circuito. Ele morreu na hora, mas a causa disso tudo foi seu próprio ímpeto, isso porque ele não queria ficar atrás de Pironi, que virou seu inimigo após San Marino.
Eu gostaria de saber mais sobre Didi Porone , só sei que ele morreu em 2987.
alguns dos maiores ficaram de fora pra colocar uns acidentes mais atuais. tiveram vários piores que esses primeiros mais atuais. no GP da Bélgica de 1960 por exemplo, houveram 4 acidentes horríveis e duas mortes.
Gilles e Hunt eram muito loucos.
Cara,faz um episódio com o Lito falando sobre segurança,vai ser sensacional...
Fiquei chocada com a morte voando pelo corpo em queda livre de Gilles Villeneuve. Em Zandworth
Não foi em Zolden? Fiquei chocada tbem. Era de sua geração ao lado de Piquet o futuro da F1 infelizmente somente Nelsao permaneceu mas tem sequelas tb.
@@mariaivaniracavallaro4912 foi em zolder o acidente.
@@mariaivaniracavallaro4912 vcs duas sao a mesma pessoa fingindo ser diferentes kkk
@@joaoarmandowiteck760 Tá maluco kkkkk
@@joaoarmandowiteck760 Verdade . Obrigada
Grandes perdas.
Mais um inscrito.
O camarada que foi parar em baixo do trator também
Em termos de brutalidade, acho que a pior foi a do fiscal de pista Jansen Van Vuuren, que por tabela levou a vida do Tom Pryce.
Além dos acidentes fatais do Cevert e Revson em anos consecutivos.
foram ambos muito pesados,tipo,da mesma forma que ser dividido ao meio por um formula 1 de uma tonelada a seus 200 por hora é meio brutal,você ter o rosto esmagado por um extintor é bem pesado (levando em conta que você está com um capacete)
@@Felipe.prado96quando François Cevert morreu eu era aluno do Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa. Imaginam o impacto lá. Ele era o Príncipe Encantado de todas as meninas... 😢
dá p/ fazer um parte 2. Uma sugestão é o Jocken Hindt que não conectou o cinto que ficava no meio das pernas, o carro bateu na Parabolica, seu corpo deslizou para frente e ele teve a garganta cortada pela fivela do cinto.
E fora que o mesmo andava sem asa traseira..
Sérgio, Boa noite... continuando com este assunto de morte, vc já fez o vídeo de pilotos que morreram por equipe?
Já que vc fez as pistas, pq não por equipe?
Se o Peterson não tivesse essa embolia de gordura, ele iria sobreviver mas a carreira dele seria encerrada
Uma aula de química pra esses engenheiros ia salvar o cara
No filme Rush no limite da emoção, o Lauda comenta com seus mecânicos a utilizarem o magnésio no carro
Fórmula 1 é um esporte muito perigoso onde a segurança dos pilotos é mais importante
Aúnica coisa proveitosa de um acidente é o aprendizado que dele se extrai para evitar novas vítimas!
Nos anos 60, teve um piloto que morreu da mesma forma que o Courage... O carro da Honda era quase todo de magnésio... Só não lembro o nome desse piloto...!!!🤔
Jo scheleser acho que é assim
@Mchannel2.0 o RA302 era inteiramente feito de magnesio, a história conta que até as árvores que tavam a alguns metros do acidente foram destruídas tamanho fogo causado
Jo Schlesser no gp da França de 1968
Ôôô pessoal... Valeu...!!!😁
@@saaslaal sim. Era francês, morreu correndo em casa... ele era amigo do Guy Ligier, que mais tarde faria a Ligier e por isso os carros da equipe começavam JS.
Muito bom Sergião. Faltou incluir o Jules Bianchi no Japão 2014.
Sim ele morrer por bobagem era só encerrar a prova mais como o dinheiro fala mais alto mataram o menino assim como Senna
Meu pai era tão fã do Ronnie Peterson q me deu o nome em homenagem à ele
E acidentes por irresponsabilidade não se restringiram aos primórdios da F1. Sempre que ouço o tema me lembro do acidente do francês Jules Bianchi em 2014 no autódromo de Suzuka. Nesse caso, o problema foi que já nos treinos livres no dia anterior, houve um acidente moderado na mesma curva devido à chuva. Já durante a corrida também chovia e nada foi feito para prevenir que algo parecido acontecesse e, findou por acontecer a derrapagem de Jules Bianchi na mesma curva e pela mesma razão do acidente do dia anterior que, dessa vez, o fez bater violentamente. Resultado foram nove meses em coma até a constatação da sua morte em 2015.
Jules bianch 2014 em Suzuka Japão, o último acidente da F1 e ainda por cima mt besta erro dos organizadores da pista
"É isso q a gente vai conversar hj 😌😁😁"
Um canal bem legal, já estou inscrito.
Se não me engano o acidente do Peterson foi na 1a corrida com o uso de luzes vermelhas e verdes (as 5 luzes que se apagam vieram décadas depois), então não se sabia direito ainda como operar. Então assim que o diretor viu que metade do grid tava no lugar, deu a verde, mas como é dito no vídeo, os de trás já vieram "no embalo" e tudo embolou no final da reta. O uso da bandeira verde no fundo do Grid veio justamente pra evitar esse tipo de problema. Ou seja: largada, só quando o último já estiver no lugar.
Cara quando li: "pilotos de F1 que morreram de bobeira", podia jurar que vc iria falar do Tom Pryce que atropelou um fiscal que estava com um extintor que o acertou e o matou instântaneamente no grande prêmio da África do Sul em 1977. Isso é morrer de bobeira.
Valeu chefia pelas informações, não sabia que tantos pilotos ,já teriam morridos. O Gill vinenev também morreu na largad, não tenho total certeza.
Parabéns pelo vídeo 👏
O Macabro que Villeneuve morreu em um carro Italiano e Palleti Italiano morreu no Canadá...tudo no mesmo ano
Depois de 1982, só tivemos duas mortes em 1994.
Aí, esquece. Ninguém merece!
*Não existe essa de morrer de bobeira*
Piers Courage morreu antes do carro explodir. Teve traumatismo craniano por uma roda que inclusive lhe arrancou o capacete.
Foi bem assim msm
O acidente do Siffert ocirreu na Race of Champions--uma corrida extra campeonato. Watking Glens entrou nas manchetes dos jornais em 1973 e 1974 pelos piores motivos possíveis tbem.
Não foi na Race of Champions e sim na World Victory Race, que era corrida no final do ano.
Eu também concordo com Gui Surneen uns piores e bizarrices mortes na Fórmula 1 foi de Tom Pryce na África do Sul de 1977 ano que eu nasci 77 só que foi em 17 de julho mas fui registrado em 08 de novembro então faço 2 aniversários.
faltou acidente do Price
7:09 O cara meteu um meme........
O passado é histórico. Hoje podemos nos gabar de ter uma tecnologia que nos dá mais segurança, porem, nunca teremos mitos e historias como as antigas
Esse é um CANAL DE RESPEITO!!!!
Eu não sabia que a Dtomaso teve equipe, e ainda mais com uma marca tão negativa.
Toda vez que alguém quebra um osso corre esse risco, imagine quebrando em 27 lugares...
Para mim quem morreu de bobeira foi o Elio de Angelis. Nao era para ele estar naquele treino, engoliu fumaça e teve de esperar mais de trinta minutos para ser resgatado da Brabhan de cabeça para baixo.
Concordo com vc lembro do Piquet desesperado tentando virar o Brabham do Elio juntos eram os dois pilotos mais lindos da sensacional F1 do Passado hj não interessa não tem graça.
@@mariaivaniracavallaro4912 O Piquet estava naquele treino? Eu só tinha três anos, vi uma reportagem do Reginaldo Leme dizendo que Mansell, Prost e Rosberg ajudaram o pessoal da Brabham, junto com alguns mecânicos da Mac Laren a desvirar o carro pra cima. Sabe aonde eu encontro alguma reportagem na Televisão 📺 sobre a morte dele?
Podia ter colocado watkins gles 1973 e 1974, e os guardrail's da morte, um erro de projeto que levou duas vidas de forma horrenda(um praticamente fatiado e o outro decapitado),
O Emerson Fittipaldi disse em entrevista , durante o GP do Brasil , que um pedaço de osso da perna foi pela corrente sanguínea até o coração.
Osso no coração kkkk embolia infecção por conta da hemorragia das pernas sangue volta e provoca embolia pq entra no pulmão sufocando a pessoa. Osso que anda só em filmes de Zumbis 😂😂😂
5:40 Ainda tentaram colocar a culpa do acidente no Patrese.
No minuto 8:00 fala-se de Onofre Marimon mas mostram a imagem de José Froilan Gonzales, tambem argentino e piloto que deu a Ferrari sua primeira vitoria na F1.
Faltou Senna em Mônaco. Tentando dar uma volta no Prost
Faltou também a morte do François Cevert, em 1973, piloto da Tyrrel, mas acho que o caso dele foi em treino!
Sim e o pior que no ano seguinte outro piloto que não me lembro o nome morreu da mesma maneira no mesmo circuito e mole
@@eduardogoncalves4539 Peter Revson.
Lamentável os acidentes fatais, mas a retórica é a mais pura vdd e se faz necessária. Só uma ressalva: o Japão parece q ñ aprende...
Tom Price - Esse é bem bizarro!
Quanto ao acidente de Peterson, a troca de carro influenciou sim, pois colocaram o motor do carro acidentado no Lotus 78 que ele usou na corrida e o carro apresentou problemas na alimentação de combustível já na volta de alinhamento.
Esse canal e bom o problema e que aparece mais o apresentador do que a matéria
Vc esqueceu de dizer que Alberto Ascari tambem morreu em Monza, e a corrida q o Siffert morreu não era gp oficial, muito menos gp da Inglaterra e sim uma corrida comemorativa do Tri Canpeonato do Jackie Stewart em 1971.
#Bi campeonaro do Jackie Stewart em 71.
Verdade. Aliás, a corrida extra-campeonato também foi uma substituta do GP do México que não aconteceria naquele ano.
Alberto Ascari não morreu na F1. Morreu em um carro esporte da Ferrari. "Uma semana depois, em 26 de maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari." - Wikipedia
Excelente tu trabajo. Un solo comentario. El de la foto no es Onofre Marimon sino Jose Froilan Gonzalez, otro piloto argentino. Saludos y felicitaciones
O acidente do Jules Bianchi poderia entrar nessa lista, pois os fiscais deveriam no mínimo ter agitado uma bandeira amarela no setor qual ele aquaplanou com o carro. Se tivesse uma bandeira amarela naquele instante, Jules Bianchi poderia estar vivo hoje.
Não é que a liga de Magnesia é inflamavel, é um material que se torna inflamavel em altas temperaturas e em contato com a água (oO)
Senti falta do acidente que vitimou o piloto Tom Pryce e fiscal de pista Jansen Van Vuuren no GP da África do Sul em 1977. Cujo o fiscal foi com um extintor para apagar um incêndio de outro carro e foi atropelado, tendo o corpo sido dizimado. E por uma falta de sorte incrível, o extintor pegou no capacete, seifando a vida do Pryce de maneira instantânea!!!
O carro que o fiscal foi apagar o fogo, era do companheiro de equipe do Pryce.
O carro dele continuou andando levando o corpo dele até bater no Latifi.
*Lafitte
pela enesima vez, o corpo dele nao fora dizimado.
o impacto em força G detonou os ossos dele e a força fora tanta que a costura das roupas dele fora rasgada.
se ele tivesse sido dizimado, teria sangue por todo o lado igual a outros acidentes parecidos.
corpo dizimado pelo impacto seria o tony renna, que ate os fiscais em indianapolis mandaram destruir os videos e fotos para que nunca vazassem, ja que pedaços do corpo dele foram parar ate na rua ao lado da arquibancada.
@@rafaelsoares4710 Sim era o carro do Renzo Zorzi da equipe Shadow, a msm de Tom Pryce
Nasci em 10/08/77 e, em homenagem ao Bengt foi me dado o nome de Ronnie Petterson Perez.
Eu gostaria de ver a imagem do acidente do Von Trips sem o efeito... aonde consigo?
Mano os anos 70 era muito perigoso
Peterson foi o mais triste O eterno Super Sueco
Realmente tom price e fiscal
"Quem não conhece seu passado está fadado a cometer os mesmo erros no futuro" - GAÚCHO, Ronaldinho
Bela foto do Ronnie Peterson 👀
O Jochen Rindt também foi ridículo, a ambulância se perdeu e ele levou 40 minutos pra chegar no hospital, literalmente sangrou até morrer.
Faltou o caso do Tom Price
Faltou o do Bianchi, a culpa foi de um trator q n deveria estar lá
Que lokura quantas vidas poderia ser poupadas.
Só uma correção... esse piloto que aparece na foto no minuto 8:04 não é o Onofre Marimon que sofreu o acidente fatal, e sim o outro piloto também argentino José Froilán Gonzáles.
Acho um que faltou aí foi Tom Pryce e o bizarro atropelamento do fiscal.
Bad H é uma pista Exelente. Jogo muito em Asseto corsa.
Senna sabia que o carro não estava seguro e mesmo assim arriscou, às vezes o orgulho e a ambição pela glória se tornam o maior inimigo.😮
A preocupação do senna era mais com a benetton do Shumacher que ele sabia que estava irregular e que ele nada podia fazer, mas sim a FIA, em segundo lugar, ele o carro tinha melhorado( segundo ele próprio), e apesar de chateado com as mortes do Ratzemberg e do acidente com o Rubens, dificilmente ele não correria, pois ele amava o que fazia e morreu por amar a F1. Creio que o maior erro foi da FIA que deixou ter a corrida.
O contrato e ganancia do Pai dele tbem. Ele nao queria correr. O Pai através do filho Leonardo fez pressão.
Na minha opinião, o pior, o mais brutal e o mais besta acidente da F1 foi do Tom Pryce em Kyalami em 1977.
O acidente de Tom Pryce foi o mais estranho por morrer dois ao mesmo tempo
Massa Linton gente boa grande referência!
faltou o Roger Willianson q demoraram socorrer ele enquanto o carro dele pegou fogo o acabou morrendo carbonizado
As falas do roteiro estão confusas, tem muito aposto explicativo no texto, ao invés da Notícia vir de forma direta e ser dada (objeto direto) ela vem cheia de floreios com o sujeito muito longe do predicado, o que acaba confundindo a objetividade daquilo que precisa ser informado, no mais continue postando
Bom dia, acho que o vídeo contém poucas imagens dos acidentes o que faz com que não de muita compreensão, de como foram.
Eu era moleque, quando Rone Peterson corria na F1.
Chama Peter Collins de Piter mas o Peterson fala Péterson como se o cara tivesse nascido em Taboão da Serra
Só não entendi quais dessas várias mortes foram as que o título elenca como 3 de bobeira. Seriam as de Piers Courage, Peterson e Jo Siffert, certo Sérgião?! Enfim, como se morria nas décadas de 50, 60 e 70 hein?! Construir chassis e suspensão de magnésio olha isso, o carro era tipo uma pederneira e com combustível dentro, é cada uma hein? A que me deixou mais chocado foi a que os extintores não funcionaram, gente, o que é isso né?! 5 minutos sob fogo, imagina como ficou o corpo, nossa mãe!! É como diz o Lito, do canal que também...>=>
... acompanho há tantos tempo, nenhum acidente na aviação (e neste caso automobilismo) é em vão, muito se aprende e muda em nome da segurança, os criadores do halo que o digam né?! Abração Sérgio, farei a pesquisa de público e até "o próximo voOOooO!" Heh
Uma burrada de um diretor de provas custou a vida de um.
Siffert faleceu na prova Extra campeonato World Victory Race, quando liderava a prova na 15a volta e não no GP da Inglaterra. Emerson estava atrás dele na ocasião e viu tudo. Melhor pesquisar antes de editar o vídeo.
☝️☝️☝️ Sobre a Primeira morte; eu me lembrei do Filme Rush - No Limite da Emoção; onde o Nikki Lauda enfatizou que era imprescindível que o Carro tinha que perder Peso; e então ele sugeriu utilizar peças de Magnésio. Será que isto realmente aconteceu e o Carro do Piloto acidentado foi também preparado utilizando esta idéia de Lauda (por espionagem ou conversas de garagem?)??? Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Achei ótimo o vídeo, mas gostaria mesmo de ter visto um vídeo condizente com o título: "3 Pilotos que Perderam a Vida de Bobeira na Fórmula 1"
Faz mais desse tema