Oi Thais, me chamo Adriana e venho seguindo as suas conversas com o Paulo. Sou pintora há 30 anos, morava em Brasília e agora tive a oportunidade de me mudar para Rio de Janeiro. Aqui a arte circula muito. Em 2012 fiz um curso de imersão com o professor Charles Watson aqui no Rio mesmo, o que mudou radicalmente a minha postura perante o meu trabalho. Ele tem um grupo de estudos on line, que poderá te ajudar com certeza. Fiz uma residência artística no Vale do Capão em 2020 e não havia lugar para concluir a minha residência, o que eu fiz? Expus os meus trabalhos numa pequena padaria. Em Brasília eu era um tubarão perto dos peixinhos e agora aqui no Rio eu sou um peixinho perto dos "tubarões" da arte, aqui vejo qta gente de excelência está trabalhando com pintura, o que me incentiva muito. Participei da Bienal de Havana em 2015, e pude ver l´a que a arte é um dos meios para a sobrevivência, mesmo com recursos escassos. Se realmente tem paixão pelo que faz, vc encontra meios para estar em contato diário com isso. Além do que, se vc trabalha todos os dias, forma um campo magnético criativo naquele espaço onde ele te chama cada vez mais. É preciso ir até as últimas consequências para obter um resultado que algumas vezes nem sabemos no que vai dar. " Na arte pode tudo, menos qualquer coisa", como diz o professor Charles. Trabalhe muito, todos os dias, nem que seja um desenho por dia, o resultado virá com certeza. Seja obsessiva com a pintura, ela gosta disso. Abcs!
Olá Adriana . Muito boas as suas considerações , informações e até mesmo direcionamento. Excelente você compartilhar a um pedaço da sua “ vida”. Parabéns e obrigado .
Adriana, eu agradeço imensamente pela sua atenção, suas dicas e por dividir suas experiências comigo e com todos. Um beijo grande! Thais de Albuquerque
@@thais.de.albuquerque por nada Thais, legal demais pra mim também ter o canal do Paulo e vc pra ir em frente nessa carreira que as vezes parece impossível prosperar. O que me incentiva é saber que a pintura é infinita em possibilidades, vamos em frente, beijos.
Faz pouco tempo que descobri vocês e por incrível pareça já me ajudaram muito. Pois aos 47 anos finalmente estou fazendo o que eu acredito, nasci para fazer e tem sido incrível uma experiência única. O conteúdo que vocês trazem a cada bate papo vem agregando muito nessa minha trajetória só tenho a agradecer.
Venho assistindo a alguns vídeos do canal buscando uma direção pro meu trabalho como artista e sinto que algumas dúvidas estão sendo respondidas, e agradeço muito por disponibilizarem este conteúdo. A Thaís trouxe muitas questões da minha jornada pessoal e foi incrível ouvir a discussão em cima delas. Tbm sou designer por consequência da vida, e vivo no interior de sp onde a arte é muito enfraquecida. Muito obrigado!
Gostei muito dessa mentoria e tenho muitas ideias para falar, porque enfrento os mesmos problemas que ela enfrenta. Somos muito parecidos, pois sou artista plástico há 30 anos, vivendo numa cidade atrasada e perdida do interior do RJ. Eu tenho diversos amigos artistas, e todos eles passam pelos mesmos problemas, que são a falta de um contexto social para divulgar a arte. As prefeituras não fazem nada pelo artista, e só oferecem tendas em festinhas de quermesses, festas cívicas e religiosas para o artista ficar no meio de barraquinhas de artesanato. O público das cidades do interior não entende nada de artes, e fica elogiando tudo que o artista faz, geralmente quadros figurativos clássicos, como retratos, flores e paisagens. Se aparecer algum artista moderno no interior, é desprezado por todos, e vai passar fome. O artista no interior não pode cobrar muito caro, senão ninguém compra, pois o artista do interior pinta para pagar boletos e comer. Geralmente os artistas são muito curiosos mentalmente, e querem fazer de tudo, um pouco de cada estilo, sendo meu problema, e não se aprofundam em nada, se perdendo em tudo. Eu sempre fui muito inteligente, lendo centenas de livros e dizendo para todos que sou filósofo. Eu acredito realmente que sou um filósofo, mas ninguém de minha cidade acredita, e só falam que sou o maior artista de minha cidade, em todos os tempos. Mas nem sei se sou artista, porque só pinto obras comerciais figurativas para vender. Não crio nada, pois acredito que tudo já foi criado na história da arte. Aliás, a única coisa que criei foram minhas fotos de nús artisticos de mim mesmo, usando materiais de pintura. Essas fotos vazaram e fiquei com fama de viado na cidade. KKKKKK As postagens de meus quadros de flores tem umas 15 curtidas. As fotos de meus nus artisticos tiveram 500 curtidas e 300 comentários no meu Facebook. KKKKKKK É muito dificil o artista ter uma linguagem própria, um tema próprio, porque ele fica fazendo aquilo que dá mais dinheiro, aquilo para atender aos clientes. Eu sou uma prostituta do mercado, fazendo aquilo que dá mais dinheiro no momento. Estudei toda a história da arte em muitos livros, mas meus conhecimentos valem de nada nessa cidade do interior que as pessoas só pensam em comer hóstia, acompanhar procissão, brigar por política e fazer fofoca da vida dos outros.
Um filósofo é aquele que é amigo da sabedoria. Um artista é aquele que pode, através da sua arte, mostrar o mundo em um viés que as pessoas muitas vezes não conseguem ver. Utilize estas suas ferramentas para agitar, instigar. Se você for entrar no jogo da maioria ignorante, você vai perder, pois neste jogo eles têm experiência. Crie o seu próprio movimento, cative outros artistas para te acompanharem. Coloque a sua pequena cidade no mapa e só então, as pessoas vão começar a valorizar o que você faz. Se você tiver tempo, leia um pouco sobre o existencialismo de Sartre e Kierkegaard. Eles falam sobre a necessidade de sair do banco de trás e tomar a direção na nossa vida.
Wow..que assunto top...muito agradecida por voces compartilharem.. Esse wow 🤗 ..e um verdadeiro bau de joias..E muito aprendizado..😍 o art talk..E fantastico..Sao mentorias maravilhosa..so posso e devo dizer obrigado 😍
Excelente conversa. Thais, grata por compartilhar sua experiência, me identifiquei com a sua história. Também sou formada e trabalho com design, mas estou em transição para a área artística. Ótimas informações para quem esta neste início de carreira
"Não confunda seu potencial comprador com as suas diferentes carreiras..." "Se eu ficar confuso, na confusão eu não compro..." Sensacional pessoal, obrigado por compartilharem esse conteúdo!
Continuando… sigo todas as tuas instruções… profissionalizar é difícil. Depende também do lugar onde se vive, a forma como a arte é reconhecida nesse lugar
Paulo e Thais, excelente conversa com todas as dicas sobre os primeiros passos para seguir e se tornar um artista caminhante no mundo das artes visuais! Quando vocês falaram em transformar um trabalho bidimensional e transformar em tridimensional, me lembrei imediatamente de uma situação em que um dia pensei (e que não sei se ouvi alguém comentando ou se saiu da minha percepção sobre os trabalhos dos artistas)... Montando uma exposição com os trabalhos do artista Antônio Poteiro (pintor e escultor) o que se vê nas pinturas dele é exatamente o que se vê nas grandes esculturas e potes que ele produzia em cerâmica. Ou seja, em algum momento ele, que começou pintando seus personagens e paisagens, transferiu aquela técnica de pintura naif para a camada externa dos potes de cerâmica que ele já produzia para vender na feira. Criando assim esculturas do que ele pintava. Seria um exemplo do que vocês comentaram sobre experimentar, dentro da técnica que o artista já possui, outras linguagens artísticas! Que com certeza podem abrir o leque na criação do artista e novas possibilidades de criação. Entendi ouvindo esse bate papo, que o artista não pode ter medo de criar, e principalmente não pode ter medo de trabalhar a sua imagem profissional! Obrigado por mais um vídeo e dicas importantes! Abraços
O vídeo é uma joia .Após anos de formação estou agora retornando.Sou de Salvador Thais e me chame para concretizar a ideia de uma exposição em Lençóis com a temática sobre natureza. Minha arte tem como foco" agua" puras e contaminadas e neste tema pretendo ficar. Vá seguindo estes preciosos conselhos do professor Paulo.
Paulo o que você fala e aconselha é o ideal, tudo o que um artista gostaria de fazer. Tem lugares que essa condições não existem ou são difíceis, por isso as oportunidades não devem ser desperdiçadas. Expor em bar e restaurante torna se uma chance.
Conversa excelente que tocou em vários assuntos que interessam a artistas em geral! São dúvidas comuns a todos. Muito obrigada por compartilhar esse papo!
Lençois Baianenses... no Pé da Chapada Diamantina... tem melhor lugar para Pintar....?? o Único problema seria a tinta não endurecer ...de tanto calor... Fora isso....kkkk. O lugar é lindo.!!! Maravilhosérrimo.!!
Constante atividade. Arte se descobre no fazer constantemente. De fundamental importância entrevistas assim. Nos motivam e informam de maneira objetiva sobre o tema. |Parabéns! e sucesso sempre aos dois
Gratidão por tudo. Muito do que foi dito eu já sabia de alguma forma, mas foi muito importante escutar. O melhor de tudo foi a mensagem final, do quanto é bom ser artista, mesmo que não tenhamos sincronizado todos os passos de sucesso do mercado ou que esse lugar não tenha sido consolidado efetivamente. 🙏✨️
Exatamente ! O tempo todo estamos trabalhando. São inúmeras explorações e reflexões dentro de temas, assuntos, cores e uma infinidade de formas de se dizer e fazer algo .Meu trabalho de arte nunca está acabado ele por si só rende inúmeras obras e narrativas que só podem ser pausadas ou paradas pelo processo artístico. Quando menos espero estou de volta a algum tema ou assunto que algumas vezes já havia considerado acabado ou exaurido . PARABÉNS POR ESTE CANAL INCRÍVEL . Eu sigo vocês em todos as plataformas e adoro tudo o que postam .
Impressionante, eu já tinha assistido esse vídeo um tempo atrás, gostei de rever muita coisa mas principalmente agora vi tanta coisa nova! Obrigada Paulo e Thaís, por esses conteúdos
O livro "O alquimista" do Paulo Coelho sintetiza ,a historia de voce correr o mundo e descobrir que o tesouro estava na largada , mas tambem mostra que atras da busca da arte ideal esta a arte essencial para nossa vida .
Parabéns pela produção do assunto! Aprendendo muito com vocês! O áudio está ótimo! Só queria mesmo agradecer por compartilhar este assunto muito obrigado e mais uma vez parabéns!
Adorei essa conversa! Tenho 22 anos e começando minha carreira artística agora. Essa conversa me ajudou muito, queria que tivessem me falado essas coisas do jeito que vc falou pra Thais.
Boa conversa para quem esta iniciando na arte!!! Sr Paulo concordo com tudo o que o senhor tem ensinado aqui mas posso falar por mim mesmo...muitas galerias importantes aqui na europa ja entraram em contacto comigo de vários países,mas eu estou na Inglaterra!!! talvez seja mais fácil aqui pela quantidade de feiras de artes existentes no pais...guardo todos os email para provar o que digo, não acredito na sorte mas sim no trabalho...grande abraço.
@@ArtTalks Ao longo desses anos expondo em galerias(sou artista a mais de 10 anos)percebi que participar em feiras de arte vale mais que ser representado por galerias:se vendo ou não vendo o prejuízo e do aluguel do espaço somente, e o que eu cobrar e totalmente para o meu bolso sem pagar os 35% ou 45% das vendas em galerias... Ser representado por uma boa galeria ou ate plataforma como a Saatchi galeria que fui representado e muito bom mas elas todas estão dentro de todas as feiras de arte aqui em Londres e toda a Europa... Sao boas o problema esta na percentagem que cobram e muitos artistas tem fugido das galerias!!!
ei thais blz ... a mudança e interna e um dia apos o outro... sinta- se a grande artiista que voce e visualiza e assim sera...😉... a art simbolisa o estado mental de cada ser human .... o caminho certo para uma vida com libertade " dono do seu tempo"... "o ceu" ...presente momento... onde voce e a criadora,,, e tem o poder da manifestao...
Criei um novo perfil no Instagram pra divulgar apenas meus trabalhos de encomendas (retratos realistas, letreiros, cópias...). Achei necessário pra voltar a vender enquanto meu trabalho autoral, embora bastante elogiado, ainda não desperta interesse de público comprador. Isso tudo enquanto me mantenho no meu emprego em horário comercial. Será que aparentemente estou sendo realmente prático?
Posso estar enganada mas artistas em geral tem um perfil onde o lado prático da vida não parece muito forte . Fazer o marketing de si mesmo é pra poucos. Temos que ter cuidado pra não esquecer o verdadeiro talento e saber distingui- lo daquele que sabe aparecer . Vejo muito isso na Internet. Muita exibição mas pouco talento . Quadros enormes mas todos iguais . Entendo que os tempos são outros e quem não se coloca em uma vitrine estará provavelmente condenado . É uma pena !!
Bem colocado Cecília, o fato é que talento e marketing devem seguir juntos. Isto vem acontecendo na história, tanto é que os artistas que conhecemos hoje, provaram ser bons em marketing. Estou falando de Goya, Rembrandt, Picasso, etc.. O mais incrível é que muitas vezes o marketing tem mais peso do que o talento. Isto nos faz pensar quão importante é o marketing no sucesso de um artista. A pergunta é, por que não se ensina esta cadeira nas escolas de arte?!
Carreira tranquila em uma Empresa.???? Ah tá... Melhor outro Inferno...o Inferno do Empreendedorismo.!!! Pelo menos é um Inferno que a gente cria.!! Melhor meu Pesadelo que o Sonho Umbralino dos outros.!!!
Muito esclarecedor. Mentoria artística. Conselhos e reflexões do nosso dia a dia. Nos animam a prosseguir. A perseverar. Gratidão.
Obrigado!
Oi Thais, me chamo Adriana e venho seguindo as suas conversas com o Paulo. Sou pintora há 30 anos, morava em Brasília e agora tive a oportunidade de me mudar para Rio de Janeiro. Aqui a arte circula muito. Em 2012 fiz um curso de imersão com o professor Charles Watson aqui no Rio mesmo, o que mudou radicalmente a minha postura perante o meu trabalho. Ele tem um grupo de estudos on line, que poderá te ajudar com certeza. Fiz uma residência artística no Vale do Capão em 2020 e não havia lugar para concluir a minha residência, o que eu fiz? Expus os meus trabalhos numa pequena padaria. Em Brasília eu era um tubarão perto dos peixinhos e agora aqui no Rio eu sou um peixinho perto dos "tubarões" da arte, aqui vejo qta gente de excelência está trabalhando com pintura, o que me incentiva muito. Participei da Bienal de Havana em 2015, e pude ver l´a que a arte é um dos meios para a sobrevivência, mesmo com recursos escassos. Se realmente tem paixão pelo que faz, vc encontra meios para estar em contato diário com isso. Além do que, se vc trabalha todos os dias, forma um campo magnético criativo naquele espaço onde ele te chama cada vez mais. É preciso ir até as últimas consequências para obter um resultado que algumas vezes nem sabemos no que vai dar. " Na arte pode tudo, menos qualquer coisa", como diz o professor Charles. Trabalhe muito, todos os dias, nem que seja um desenho por dia, o resultado virá com certeza. Seja obsessiva com a pintura, ela gosta disso. Abcs!
Olá Adriana . Muito boas as suas considerações , informações e até mesmo direcionamento. Excelente você compartilhar a um pedaço da sua “ vida”. Parabéns e obrigado .
Adriana, eu agradeço imensamente pela sua atenção, suas dicas e por dividir suas experiências comigo e com todos. Um beijo grande! Thais de Albuquerque
@@thais.de.albuquerque por nada Thais, legal demais pra mim também ter o canal do Paulo e vc pra ir em frente nessa carreira que as vezes parece impossível prosperar. O que me incentiva é saber que a pintura é infinita em possibilidades, vamos em frente, beijos.
Queria ter visto esse vídeo há 25 anos atrás. Mesmo assim valeu muito! Obrigado pela iniciativa
Sempre da pra começar Edu!
Gente, tô aqui como músico me identificando com todas as crises da Thaís em relação a carreira, divulgação, corpo de obra...
O Paulo dá conselhos.... para a vida..!! Nem são apenas para a Pintura...as Artes.... Senhor.!! Quantos conselhos maravilhosos.!!
Faz pouco tempo que descobri vocês e por incrível pareça já me ajudaram muito. Pois aos 47 anos finalmente estou fazendo o que eu acredito, nasci para fazer e tem sido incrível uma experiência única. O conteúdo que vocês trazem a cada bate papo vem agregando muito nessa minha trajetória só tenho a agradecer.
Obrigado Analu
O conceito de exposição genuína....!!!! Isso é fundamental.!! Assim surgiram os maiores grupos de artistas da Europa.!!!
Que isso.!! O Audio de vocês está ótimo..!!! Alias, não só o Audio.... O bom senso e as especialidades.!!!!
Venho assistindo a alguns vídeos do canal buscando uma direção pro meu trabalho como artista e sinto que algumas dúvidas estão sendo respondidas, e agradeço muito por disponibilizarem este conteúdo. A Thaís trouxe muitas questões da minha jornada pessoal e foi incrível ouvir a discussão em cima delas. Tbm sou designer por consequência da vida, e vivo no interior de sp onde a arte é muito enfraquecida. Muito obrigado!
Obrigado rdreider !
Gostei muito dessa mentoria e tenho muitas ideias para falar, porque enfrento os mesmos problemas que ela enfrenta. Somos muito parecidos, pois sou artista plástico há 30 anos, vivendo numa cidade atrasada e perdida do interior do RJ. Eu tenho diversos amigos artistas, e todos eles passam pelos mesmos problemas, que são a falta de um contexto social para divulgar a arte. As prefeituras não fazem nada pelo artista, e só oferecem tendas em festinhas de quermesses, festas cívicas e religiosas para o artista ficar no meio de barraquinhas de artesanato. O público das cidades do interior não entende nada de artes, e fica elogiando tudo que o artista faz, geralmente quadros figurativos clássicos, como retratos, flores e paisagens. Se aparecer algum artista moderno no interior, é desprezado por todos, e vai passar fome. O artista no interior não pode cobrar muito caro, senão ninguém compra, pois o artista do interior pinta para pagar boletos e comer. Geralmente os artistas são muito curiosos mentalmente, e querem fazer de tudo, um pouco de cada estilo, sendo meu problema, e não se aprofundam em nada, se perdendo em tudo. Eu sempre fui muito inteligente, lendo centenas de livros e dizendo para todos que sou filósofo. Eu acredito realmente que sou um filósofo, mas ninguém de minha cidade acredita, e só falam que sou o maior artista de minha cidade, em todos os tempos. Mas nem sei se sou artista, porque só pinto obras comerciais figurativas para vender. Não crio nada, pois acredito que tudo já foi criado na história da arte. Aliás, a única coisa que criei foram minhas fotos de nús artisticos de mim mesmo, usando materiais de pintura. Essas fotos vazaram e fiquei com fama de viado na cidade. KKKKKK As postagens de meus quadros de flores tem umas 15 curtidas. As fotos de meus nus artisticos tiveram 500 curtidas e 300 comentários no meu Facebook. KKKKKKK É muito dificil o artista ter uma linguagem própria, um tema próprio, porque ele fica fazendo aquilo que dá mais dinheiro, aquilo para atender aos clientes. Eu sou uma prostituta do mercado, fazendo aquilo que dá mais dinheiro no momento. Estudei toda a história da arte em muitos livros, mas meus conhecimentos valem de nada nessa cidade do interior que as pessoas só pensam em comer hóstia, acompanhar procissão, brigar por política e fazer fofoca da vida dos outros.
Um filósofo é aquele que é amigo da sabedoria. Um artista é aquele que pode, através da sua arte, mostrar o mundo em um viés que as pessoas muitas vezes não conseguem ver. Utilize estas suas ferramentas para agitar, instigar. Se você for entrar no jogo da maioria ignorante, você vai perder, pois neste jogo eles têm experiência. Crie o seu próprio movimento, cative outros artistas para te acompanharem. Coloque a sua pequena cidade no mapa e só então, as pessoas vão começar a valorizar o que você faz. Se você tiver tempo, leia um pouco sobre o existencialismo de Sartre e Kierkegaard. Eles falam sobre a necessidade de sair do banco de trás e tomar a direção na nossa vida.
Muito bom ouvir e me inteirar de todo esse processo. Obrihada.
Obrigado Catarina
Wow..que assunto top...muito agradecida por voces compartilharem..
Esse wow 🤗 ..e um verdadeiro bau de joias..E muito aprendizado..😍 o art talk..E fantastico..Sao mentorias maravilhosa..so posso e devo dizer obrigado 😍
Obrigado Mariza !
incrível não pulo 1 segundo da mentoria de vocês
Obrigado, procuramos não enrolar nas nossas conversas e ir direto ao ponto
Ótimo vídeo! Como gostaria de estar aí e participar de um café com você.
Excelente conversa. Thais, grata por compartilhar sua experiência, me identifiquei com a sua história. Também sou formada e trabalho com design, mas estou em transição para a área artística. Ótimas informações para quem esta neste início de carreira
Obrigado por compartilhar um pouco da sua história Ingrid
Que legal, Ingrid, te desejo muito sucesso!!
@@thais.de.albuquerque obrigada.
"Não confunda seu potencial comprador com as suas diferentes carreiras..."
"Se eu ficar confuso, na confusão eu não compro..."
Sensacional pessoal, obrigado por compartilharem esse conteúdo!
Obrigado Rogério por participar
Continuando… sigo todas as tuas instruções… profissionalizar é difícil.
Depende também do lugar onde se vive, a forma como a arte é reconhecida nesse lugar
Estou a ver de portugal BOA SORTE
Obrigado
Que maravilha muitas dicas esclarecedoras vou colocar em pratica tudo que foi falado. Gratidão!
Paulo e Thais, excelente conversa com todas as dicas sobre os primeiros passos para seguir e se tornar um artista caminhante no mundo das artes visuais! Quando vocês falaram em transformar um trabalho bidimensional e transformar em tridimensional, me lembrei imediatamente de uma situação em que um dia pensei (e que não sei se ouvi alguém comentando ou se saiu da minha percepção sobre os trabalhos dos artistas)... Montando uma exposição com os trabalhos do artista Antônio Poteiro (pintor e escultor) o que se vê nas pinturas dele é exatamente o que se vê nas grandes esculturas e potes que ele produzia em cerâmica. Ou seja, em algum momento ele, que começou pintando seus personagens e paisagens, transferiu aquela técnica de pintura naif para a camada externa dos potes de cerâmica que ele já produzia para vender na feira. Criando assim esculturas do que ele pintava. Seria um exemplo do que vocês comentaram sobre experimentar, dentro da técnica que o artista já possui, outras linguagens artísticas! Que com certeza podem abrir o leque na criação do artista e novas possibilidades de criação. Entendi ouvindo esse bate papo, que o artista não pode ter medo de criar, e principalmente não pode ter medo de trabalhar a sua imagem profissional! Obrigado por mais um vídeo e dicas importantes! Abraços
Obrigado André por todos os seus comentários sempre relevantes
O vídeo é uma joia .Após anos de formação estou agora retornando.Sou de Salvador Thais e me chame para concretizar a ideia de uma exposição em Lençóis com a temática sobre natureza. Minha arte tem como foco" agua" puras e contaminadas e neste tema pretendo ficar. Vá seguindo estes preciosos conselhos do professor Paulo.
Descobri esse canal há poucos dias e já estou devorando a maioria dos vídeos! Muito esclarecedores, muito obrigado!
Obrigado Gustavo!
Que conversa proveitosa, gostosa e muito útil para os que se dedicam à Arte!
Obrigado Fernanda
ESTOU A VER PORQUE ESTOU A QUERER LANÇAR OS MEUS QUADROS
Muito grato pela palestra. Excelente conteúdo❤😊
Obrigado Julio
Fantástico!
Iniciando na carreira fotográfica e essa mentoria foi um despertar!
Grato
Obrigado Newton!
Adoro a mentoria de vocês Paulo e Thaís
Paulo o que você fala e aconselha é o ideal, tudo o que um artista gostaria de fazer. Tem lugares que essa condições não existem ou são difíceis, por isso as oportunidades não devem ser desperdiçadas. Expor em bar e restaurante torna se uma chance.
Oi Rosa, acho que vale a pena você se unir a outros artistas e criarem um ambiente de exposição de artes na sua cidade
Conversa excelente que tocou em vários assuntos que interessam a artistas em geral! São dúvidas comuns a todos. Muito obrigada por compartilhar esse papo!
Obrigado Allisson
Otimo papo...produtivo!
Lençois Baianenses... no Pé da Chapada Diamantina... tem melhor lugar para Pintar....?? o Único problema seria a tinta não endurecer ...de tanto calor... Fora isso....kkkk. O lugar é lindo.!!! Maravilhosérrimo.!!
Constante atividade. Arte se descobre no fazer constantemente. De fundamental importância entrevistas assim. Nos motivam e informam de maneira objetiva sobre o tema. |Parabéns! e sucesso sempre aos dois
Top! Obrigado aos dois!
Gratidão demais pelo conteúdo ❤
Conversa muito esclarecedora. Ajudou muito. Obrigada Paulo e Thais.
Obrigado a você Luciana
Gratidão por tudo. Muito do que foi dito eu já sabia de alguma forma, mas foi muito importante escutar. O melhor de tudo foi a mensagem final, do quanto é bom ser artista, mesmo que não tenhamos sincronizado todos os passos de sucesso do mercado ou que esse lugar não tenha sido consolidado efetivamente. 🙏✨️
a art e o caminho pra uma civilizaçao avançada ... art e liberdade 👁👁... ❗🎨🖼🗿🏺
Legal!
Afff , cheguei e ja sou fã
Obrigado
Bacana o bate papo. Abraços de Portugal
👏👏👏👏👏👏
Exatamente ! O tempo todo estamos trabalhando. São inúmeras explorações e reflexões dentro de temas, assuntos, cores e uma infinidade de formas de se dizer e fazer algo .Meu trabalho de arte nunca está acabado ele por si só rende inúmeras obras e narrativas que só podem ser pausadas ou paradas pelo processo artístico. Quando menos espero estou de volta a algum tema ou assunto que algumas vezes já havia considerado acabado ou exaurido . PARABÉNS POR ESTE CANAL INCRÍVEL . Eu sigo vocês em todos as plataformas e adoro tudo o que postam .
Muito obrigado!
Este vídeo é um presente, super me vejo com essas dúvidas e conflitos... minha rotina é bem semelhante a da Thaís. Gratidão pela partilha!
Obrigado Claudiana
Impressionante, eu já tinha assistido esse vídeo um tempo atrás, gostei de rever muita coisa mas principalmente agora vi tanta coisa nova! Obrigada Paulo e Thaís, por esses conteúdos
Obrigado Silvia. Experimente se inscrever no www.arteindex.com para organizar os seus trabalhos
Adorei
Obrigado
Dito isso. Se pintasse uma exposição hoje , eu estaria pronta.
O livro "O alquimista" do Paulo Coelho sintetiza ,a historia de voce correr o mundo e descobrir que o tesouro estava na largada , mas tambem mostra que atras da busca da arte ideal esta a arte essencial para nossa vida .
Obrigado Fernando
Parabéns pela produção do assunto! Aprendendo muito com vocês!
O áudio está ótimo!
Só queria mesmo agradecer por compartilhar este assunto muito obrigado e mais uma vez parabéns!
Obrigado Eduardo
Delícia de conversa! Maravilhosa e muito esclarecedora
Obrigado Silvia
Isso Thaís você está de fato em contato com a realidade. Fora de S.Paulo
Adorei o papo, os assuntos que foram abordados no vídeo, serviram de muita ajuda e reflexão para todos os artistas. Parabéns pelo conteúdo!
obrigado Renato
Adorei essa conversa! Tenho 22 anos e começando minha carreira artística agora. Essa conversa me ajudou muito, queria que tivessem me falado essas coisas do jeito que vc falou pra Thais.
Obrigado Julie
Muito bom
Thais, estou em Salvador.
Onda grande só em SP
q lindo video
Obrigado!
Boa conversa para quem esta iniciando na arte!!! Sr Paulo concordo com tudo o que o senhor tem ensinado aqui mas posso falar por mim mesmo...muitas galerias importantes aqui na europa ja entraram em contacto comigo de vários países,mas eu estou na Inglaterra!!! talvez seja mais fácil aqui pela quantidade de feiras de artes existentes no pais...guardo todos os email para provar o que digo, não acredito na sorte mas sim no trabalho...grande abraço.
Fiquei na dúvida se você não quer ser representado pelas galerias ou se as galerias que entraram em contato não são boas.
@@ArtTalks Ao longo desses anos expondo em galerias(sou artista a mais de 10 anos)percebi que participar em feiras de arte vale mais que ser representado por galerias:se vendo ou não vendo o prejuízo e do aluguel do espaço somente, e o que eu cobrar e totalmente para o meu bolso sem pagar os 35% ou 45% das vendas em galerias...
Ser representado por uma boa galeria ou ate plataforma como a Saatchi galeria que fui representado e muito bom mas elas todas estão dentro de todas as feiras de arte aqui em Londres e toda a Europa...
Sao boas o problema esta na percentagem que cobram e muitos artistas tem fugido das galerias!!!
A cidade de Curitiba, é um lugar interessante para começar a mostrar meu trabalho?
Sim, Curitiba tem uma cena artística, escolas de arte e pessoas interessadas em arte.
Vcs sao demais, estou aprendendo muito! Pena q descobri agora, mas vamo q vamo!
Muito bom!!!
Vocês são ótimos. Obrigado!
Obrigado Henrique
Eu também adorei.
ei thais blz ... a mudança e interna e um dia apos o outro... sinta- se a grande artiista que voce e visualiza e assim sera...😉... a art simbolisa o estado mental de cada ser human .... o caminho certo
para uma vida com libertade " dono do seu tempo"... "o ceu" ...presente momento... onde voce e a criadora,,, e tem o poder da manifestao...
Thais, use seu conhecimento de designer, por exemplo, para enriquecer sua carreira e se divulgar como artista.
" Os circuitos de consagração social serão tão mais eficazes quanto maior a distância social do objeto consagrado" (Bordieu, Clovis.)
Como entro em contato com a Thais? É possível isso?
Tem como fazer um vídeo com essas obras do espaço do Paulo que aparecem aí!?
Você quer que eu faça um tour pelo estúdio onde eu gravo os videos?
@@ArtTalks exatamente!
@@ArtTalksseria ótimo!
Criei um novo perfil no Instagram pra divulgar apenas meus trabalhos de encomendas (retratos realistas, letreiros, cópias...). Achei necessário pra voltar a vender enquanto meu trabalho autoral, embora bastante elogiado, ainda não desperta interesse de público comprador. Isso tudo enquanto me mantenho no meu emprego em horário comercial. Será que aparentemente estou sendo realmente prático?
Eu também gosto de desenhar 😻😻🐈😢🎉😂❤
Eu, como Artista.... gostaria.....gostaria....bem... gostaria de: Pintar bem.......!!.kkkkkkkk
🥰
Posso estar enganada mas artistas em geral tem um perfil onde o lado prático da vida não parece muito forte .
Fazer o marketing de si mesmo é pra poucos.
Temos que ter cuidado pra não esquecer o verdadeiro talento e saber distingui- lo daquele que sabe aparecer . Vejo muito isso na Internet.
Muita exibição mas pouco talento .
Quadros enormes mas todos iguais .
Entendo que os tempos são outros e quem não se coloca em uma vitrine estará provavelmente condenado .
É uma pena !!
Bem colocado Cecília, o fato é que talento e marketing devem seguir juntos. Isto vem acontecendo na história, tanto é que os artistas que conhecemos hoje, provaram ser bons em marketing. Estou falando de Goya, Rembrandt, Picasso, etc.. O mais incrível é que muitas vezes o marketing tem mais peso do que o talento. Isto nos faz pensar quão importante é o marketing no sucesso de um artista. A pergunta é, por que não se ensina esta cadeira nas escolas de arte?!
Carreira tranquila em uma Empresa.???? Ah tá... Melhor outro Inferno...o Inferno do Empreendedorismo.!!! Pelo menos é um Inferno que a gente cria.!! Melhor meu Pesadelo que o Sonho Umbralino dos outros.!!!
Exatamente!